PT756331E - Componente limitador de corrente o processo de realizacao - Google Patents

Componente limitador de corrente o processo de realizacao Download PDF

Info

Publication number
PT756331E
PT756331E PT96420258T PT96420258T PT756331E PT 756331 E PT756331 E PT 756331E PT 96420258 T PT96420258 T PT 96420258T PT 96420258 T PT96420258 T PT 96420258T PT 756331 E PT756331 E PT 756331E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
current
microns
doped
component
zones
Prior art date
Application number
PT96420258T
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Godignon
Jean-Francois De Palma
Rene Deshayes
Juan Fernandez
Jose Millan
Original Assignee
Ferraz Sa
Nacional De Microelectronica C
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ferraz Sa, Nacional De Microelectronica C filed Critical Ferraz Sa
Publication of PT756331E publication Critical patent/PT756331E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01LSEMICONDUCTOR DEVICES NOT COVERED BY CLASS H10
    • H01L29/00Semiconductor devices specially adapted for rectifying, amplifying, oscillating or switching and having potential barriers; Capacitors or resistors having potential barriers, e.g. a PN-junction depletion layer or carrier concentration layer; Details of semiconductor bodies or of electrodes thereof ; Multistep manufacturing processes therefor
    • H01L29/66Types of semiconductor device ; Multistep manufacturing processes therefor
    • H01L29/86Types of semiconductor device ; Multistep manufacturing processes therefor controllable only by variation of the electric current supplied, or only the electric potential applied, to one or more of the electrodes carrying the current to be rectified, amplified, oscillated or switched
    • H01L29/861Diodes
    • H01L29/87Thyristor diodes, e.g. Shockley diodes, break-over diodes

Landscapes

  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Condensed Matter Physics & Semiconductors (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Computer Hardware Design (AREA)
  • Bipolar Integrated Circuits (AREA)
  • Thyristors (AREA)
  • Tone Control, Compression And Expansion, Limiting Amplitude (AREA)
  • Emergency Protection Circuit Devices (AREA)
  • Bipolar Transistors (AREA)

Description

83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ
DESCRICÃO "Componente limitador de corrente o processo de realização" O presente invento refere-se a um componente limitador de corrente, destinado pois a ser ligado em série no ramal de circuito, para o qual se deseja uma limitação de corrente.
No campo dos componentes limitadores de corrente, ou limitadores de sobre-intensidade, são conhecidas as resistências de coeficiente positivo, ou "PTC", que são componentes poliméricos capazes de suportar grandes intensidades. O seu tempo de reacção a uma sobre-intensidade é, no entanto, demasiadamente lento para que os mesmos possam ser utilizados em certas aplicações em que a reacção de limitação deve ser muito rápida. São conhecidos componentes limitadores de corrente, do tipo semi-condutor com estrutura MOS, que reagem rapidamente, mas que não podem suportar intensidades nominais elevadas, por exemplo da ordem de algumas dezenas de ampéres como muitas vezes se deseja. O invento, que tem por objectivo remediar os inconvenientes destes componentes conhecidos, propõe um componente limitador de sobre-intensidade que é capaz de suportar uma corrente nominal de várias dezenas de ampéres e que reage muito rapidamente a uma sobre-intensidade acidental, sendo o seu tempo de reacção da ordem, por exemplo, do microssegundo.
Por consequência, refere-se a um componente limitador de corrente, do tipo "quatro camadas", que é constituído por uma fatia ou barra de semi-condutor com três junções, estando este semi-condutor compreendido entre dois eléctrodos, portanto, um eléctrodo, ou ânodo, de entrada da corrente com limitador e um eléctrodo, ou cátodo, de saída da corrente, e que inclui, sucessivamente, entre o ânodo e o cátodo: - uma primeira zona, dopada P, - uma segunda zona, dopada N, - - uma terceira zona, dopada P, - uma quarta e última zona, dopada N, na qual:
83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ a barra ou fatia de semi-condutor, tal como o silício, usada para a realização deste componente tem um comprimento (ou "espessura") compreendida entre 160 e 700 mícron e uma dopagem de base compreendida em 1013 cm'3 e 1015 cm'3; a referida primeira zona é dopada P com mais de 1018 átomos cm'3 com uma difusão relativamente pouco profunda, com a profundidade, tipicamente, compreendida entre 0,5 e 5 mícron; a referida quarta zona é dopada N com mais de 1018 átomos cm'3 com uma difusão também relativamente pouco profunda, com a profundidade compreendida entre 0,2 e 2 mícron, as referidas segunda e terceiras zonas são, respectivamente, dopadas N a menos de 1015 átomos cm'3 e P a um valor compreendido 1017 e 1019 átomos cm'3 com uma difusão bem mais profunda, com profundidade que varia, tipicamente, de 5 a 90 mícron, enquanto que as profundidades das primeira e quarta zonas variam, respectivamente, de 0,5 a 5 mícron e de 0,2 a 2 mícron; sendo as características dimensionais e as características de dopagem desta barra de semi-condutor escolhidas para que: - a característica de corrente e tensão deste componente seja, em directo, a de um díodo para todos os valores de intensidade da corrente, que não excedam um valor limite IL; e - para este valor limite IL, esta característica apresenta um patamar, ficando então a corrente sensivelmente constante e igual a este valor limite IL, enquanto que a tensão nos terminais deste componente cresce até, evidentemente, um valor limite de tensão VBR que corresponde à tensão de falha do componente.
Vantajosamente, as características de dopagem respectivamente destas quatro zonas sucessivas N, P, N, P são tais que, para os níveis de corrente baixos, a soma dos ganhos em corrente do transístor bipolar PNP, formado pelas três primeiras zonas e do transístor bipolar NPN formado pelas três zonas seja igual a 1.
De qualquer modo, o invento será bem compreendido e as suas vantagens e características sobressairão melhor durante a descrição seguinte de um exemplo
83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ 3 de concretização deste componente, feita com referência ao desenho esquemático junto, no qual: a Fig. 1 representa esquematicamente o componente com as suas camadas diferentes, a Fig. 2 é a sua característica de resposta de correntes e tensões, e Fig. 3 é o seu esquema eléctrico equivalente.
Com referência à Fig. 1, o componente limitador 1, de acordo com o invento, está representado ligado em série numa linha eléctrica 2, a qual é percorrida por uma corrente eléctrica unidireccional, cuja intensidade nominal é, por exemplo de 50 ampéres. O componente está munido de dois eléctrodos, um ânodo 3 e um cátodo 4, que permitem ligar o mesmo de modo clássico em série na linha 2. O próprio componente é constituído por uma fatia ou barra 12 de material semi-condutor, tipicamente, de silício, que é dopado como está representado de modo a definir quatro zonas ou camadas sucessivas, seja, do ânodo 3 para o cátodo 4: - uma primeira camada 5, dopada P, - uma segunda camada 6, dopada N, - uma terceira camada 7, dopada P, - uma quarta camada 8, dopada N.
Estas quatro camadas sucessivas definem três junções 9, 10 e 11.
De acordo com o invento, as características dimensionais e as características de dopagem da barra de silício 12 são escolhidas para que, ao contrário de um outro componente conhecido - o tirístor - que também é um componente com quatro camadas: - a característica de corrente e tensão deste componente seja, em directo, a de um díodo para todos os valores de intensidade da corrente que não excedam um valor limite IL; e
83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ 4 - para este valor limite IL, esta característica apresenta um patamar, permanecendo a corrente sensivelmente constante e sensivelmente igual a este valor limite IL, enquanto a tensão nos terminais deste componente cresce até, evidentemente, um valor limite de tensão VBR, o qual corresponde à tensão de falha como limitador do componente. A característica de "corrente (I) e tensão (V)" que é obtida finalmente escolhendo tais características dimensionais e dopagens para a barra de silício 12 é a representada na Fig. 2.
Trata-se unicamente da característica em directo porque, ao contrário do tirístor, este componente não tem a tensão inversa e não pode, portanto, funcionar como rectificador.
Como se vê na Fig. 2 enquanto a corrente I, que atravessa o componente 1, permanece inferior a um valor limite IL, a característica l(V) é a de um díodo alimentado em directo, ou C1, permanecendo então a queda de tensão V nos terminais do componente muito pequena, como acontece com um díodo polarizado em directo.
Na curva marcou-se o ponto N de funcionamento nominal, para o qual a corrente I é a corrente nominal IN, por exemplo, de 5 Ampéres, enquanto que a queda de tensão VN nos terminais do componente 1 é inferior a 1 volt.
Para um valor limite de corrente IL igual, por exemplo, de 6 a 10 vezes a corrente nominal IN, a curva l(V) inflecte bruscamente para se tornar num patamar C3 de corrente sensivelmente constante e igual a IL; o componente 1 funciona então como um limitador de corrente, ao passo que a tensão V nos seus terminais pode então crescer regularmente.
Evidentemente, este crescimento da tensão V só é possível até à tensão de falha como limitador VBR do componente 1, a partir da qual se produz o fenómeno clássico da avalanche (parte C3 da curva), que leva à destruição do componente.
Deve ser notado que o patamar C2 é devido a um fenómeno de des-saturação já referido por certos autores. Este fenómeno é, no domínio dos tirístores, um fenómeno parasita e estes últimos são, portanto, feitos de maneira a 83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ 5
evitar ο mesmo, ao contrário do invento onde este fenómeno, muito pelo contrário, é vantajosamente explorado.
Um esquema equivalente do componente 1 está representado na Fig. 3 onde as camadas 5, 6, 7 definem um transístor 13 do tipo PNP, ao passo que as camadas 6, 7, 8 definem um outro transístor 14 do tipo NPN. Este esquema equivalente é apenas aproximado, uma vez que o componente não suporta a tensão inversa, o que não seria necessariamente o caso de um circuito disposto de acordo com a Fig. 3.
Para se obter um componente limitador 1, o qual funciona de acordo com a característica da Fig. 2 é necessário, evidentemente, ajustar certos parâmetros tecnológicos, sem o que se corre o risco não só de se obter um componente que não funciona como um limitador de corrente, mas também de se obter um tirístor, isto é, um rectificador, o qual precisará de ser disparado por meio de uma fonte auxiliar, para se tornar condutor: - A tensão de falha VBR depende, essencialmente, das propriedades iniciais da barra de silício 12, ou substrato, antes da criação por dopagem das três junções 9, 10 e 11: verificou-se que são adequados para pôr em prática o presente invento, valores de dopagem inicial deste substrato, os quais estão compreendidos entre 1013 cm'3 e 1015 cm"3, e comprimentos (ou "espessuras") da barra 12 compreendidos entre 160 e 700 mícron. - A primeira zona 5 é dopada P com mais de 1018 átomos cm"3, com uma difusão relativamente pouco profunda, de uma profundidade compreendida, tipicamente, entre 0,5 e 5 mícron. A quarta zona 8 é dopada N com mais de 1018 átomos cm'3, com uma difusão também pouco profunda, de uma profundidade compreendida, tipicamente, entre 0,2 e 2 mícron. A segunda zona 6 é dopada N a menos de 1015 átomos cm"3, ao passo que a terceira zona é dopada P a um valor compreendido entre 1017 e 1019 átomos cm'3, ambas com uma difusão muito mais profunda, de uma profundidade que varia de 5 a 90 mícron, quando as profundidades da primeira e da quarta zona 5, 8 variam, respectivamente, de 0,5 a 5 mícron e de 0,2 a 2 mícron.
Ajustando estas características nestas gamas de valores foi possível obter a característica de díodo C1, seguida do patamar de corrente C2. 83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ 6
Verificou-se que este resultado pode ser obtido, no que se refere às primeira e quarta zonas 5, 8, ou "emissores", quer usando um processo de dopagem por implantação + difusão, com doses de implantação compreendidas entre 7x1014 e 7x1015 cm'2 e tempos de difusão compreendidos entre 20 e 70 minutos num ambiente neutro ou oxidante, ou por difusão em fase sólida, líquida ou gasosa, para se obterem níveis de dopagem compreendidos entre 5x1019 cm'3 e 5x1020 cm' 3 para a quarta zona dopada N, e entre 8x1018 cm'3 8x1019 cm'3 para a primeira zona 5, dopada P, Profundidades de junções que vão de 0,2 a 2 mícron para a quarta zona 8, e de 0,5 a 5 mícron para a primeira zona 5.
Da mesma maneira, a terceira zona, ou "base" 7, pode ser dopada P ou por um processo de implantação + difusão de impurezas de tipo P ou por um processo de difusão em fase sólida, líquida ou gasosa. - A soma dos ganhos de corrente dos transístores 14 e 15 (Fig. 3) deve ser igual a 1 com corrente fraca. A tecnologia de fabrico deste limitador de corrente 1 pode ser uma tecnologia "planare" ou uma tecnologia "mesa".
No anteriormente mencionado, são dadas diversas duplas de valores de dopagens e profundidades. Todavia é necessário notar que apenas certas combinações, entre os valores das diferentes duplas, permitem obter a característica desejada. Pode-se considerar que existem 8 parâmetros interdependentes. Parece, portanto impossível listar todas as possibilidades excepto, se forem consideradas as duplas na totalidade e se for considerado que, nestas duplas, funcionam apenas determinadas combinações.
Para ver bem como funciona a optimização do componente, tomemos um exemplo:
Fixemos espessura do substrato 12 = 320 mícron e dopagem 1014 cm'3 dose da zona 7 = 8x1014 cm'2 e tempo de recozimento 2000 horas a
1200°C dopagem do emissor 5 = 5x1019 cm'3 e profundidade 2 mícron 7 83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ tempo de recozimento do emissor 4 = 30 minutos.
Estando estes sete parâmetros (ou grupos de parâmetros) fixos, pode-se então fixar uma dupla para a dopagem de emissor 4 (oitavo parâmetro): 9,2x1019 a 1,2x1020 cm'3.
Sendo mudado um dos outros sete parâmetros, esta dupla deixa de ser válida.
Além disso, existe um nono parâmetro que vai influenciar as características: a duração de vida dos portadores. Esta duração de vida não é constante na estrutura e é possível que o componente funcione para uma distribuição de duração de vida e que o mesmo não funcione para outra distribuição (dependendo esta distribuição nomeadamente das condições de fabrico).
Lisboa, K. 2000
Por FERRAZ Société Anonyme e CENTRO NACIONAL DE MICROELECTRONICA - CSIC
EMG.° ANTÓNiO ÍOAO DA CUNHA FERREIRA Ag. Oj. Pr. Ind.
Roo das Flores, 74 - 4.® 1EOO LISBOA

Claims (4)

  1. 83 935 ΕΡ Ο 756 331/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Componente limitador de corrente, constituído por uma fatia ou barra (12) de semi-condutor com três junções (9, 10, 11) estando este semi-condutor compreendido entre dois eléctrodos (3,4), portanto, um eléctrodo, ou o ânodo (3), de entrada da corrente.com limitador e um eléctrodo, ou cátodo (4) de saída da corrente, e incluindo sucessivamente, entre o ânodo e o cátodo: - uma primeira camada (5), dopada P, - uma segunda camada (6), dopada N, - uma terceira camada (7), dopada P, - uma quarta camada (8), dopada N. no qual: a barra (12) de semi-condutor, como o silício, usada para a realização deste componente tem um comprimento (ou "espessura") compreendida entre 160 e 700 mícrori e uma dopagem de base compreendida entre 1013 cm'3 e 1015 cm'3; a referida primeira zona (5) é dopada P com mais de 1018 átomos cm'3 com uma difusão relativamente pouco profunda, com a profundidade compreendida, tipicamente, entre 0,5 e 5 mícron; a referida quarta zona (8) é dopada N com mais de 1018 átomos cm'3 com uma difusão também relativamente pouco profunda, com a profundidade compreendida, tipicamente, entre 0,2 e 2 mícron; as referidas segunda (6) e terceira (7) zonas são dopadas respectivamente N a menos de 1015 átomos cm"3 e P com um valor compreendido entre 1017 e 1019 átomos cm'3, com uma difusão bem mais profunda, variando a profundidade, tipicamente, de 5 a 90 mícron enquanto que as profundidades das primeira (5) e quarta (8) zonas variam respectivamente de 0,5 a 5 mícron e de 0,2 a 2 mícron; sendo as características dimensionais e as características de dopagem desta barra de semi-condutor (12) escolhidas para que: - a característica corrente e tensão seja, em directo, a (C1) de um díodo para todos os valores de intensidade da corrente, que não excedam um valor limite IL; e 83 935 ΕΡ Ο 756 331 /ΡΤ 2/2 - para este valor limite IL, esta característica apresente um patamar (C2), ficando então a corrente sensivelmente constante e igual a este valor limite IL, enquanto que a tensão nos terminais deste componente aumenta até um valor limite de tensão VBR, que corresponde à tensão de falha do componente.
  2. 2 - Componente limitador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as características de dopagem respectivas destas quatro zonas sucessivas N, P, N, P serem tais que, para os níveis de corrente baixos, a soma dos ganhos em corrente do transístor bipolar PNP (13), formado pelas três primeiras zonas (5, 6, 7) e do transístor bipolar NPN (14), formado pelas três últimas zonas (6, 7, 8) seja igual a 1.
  3. 3 - Processo de realização de um componente limitador (1) de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por se utilizar, para a realização das referidas primeira (5) e quarta (8) zonas, um processo de dopagem por implantação e difusão com doses de implantação compreendidas entre 7.1014 cm'2 e 7.1015 cm'2 e tempos de difusão compreendidos entre 20 e 70 mícron em ambiente neutro õu oxidante.
  4. 4 - Processo de realização de um componente limitador de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de que se usa, para a realização das referidas quarta (8) e primeira (5) zonas, um processo de dopagem em fase sólida, líquida ou gasosa para obter níveis de dopagem entre 5x1019 cm'3 e 5x1020 cm'3 para a quarta zona (8) dopada N e entre 8x1018 cm'3 e 8x1019 cm'3 para a primeira zona (5) dopada P, Profundidades de junções que vão de 0,2 a 2 mícron para a quarta zona (8) e de 0,5 a 5 mícron para primeira zona (5). Lisboa, I4. MAR. 2000 Por FERRAZ Société Anonyme e CENTRO NACIONAL DE MICROELECTRONICA - CSIC -O AGENTE OFICIAL-
PT96420258T 1995-07-28 1996-07-26 Componente limitador de corrente o processo de realizacao PT756331E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9509442A FR2737343B1 (fr) 1995-07-28 1995-07-28 Composant limiteur de courant et procede de realisation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT756331E true PT756331E (pt) 2000-06-30

Family

ID=9481668

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96420258T PT756331E (pt) 1995-07-28 1996-07-26 Componente limitador de corrente o processo de realizacao

Country Status (7)

Country Link
US (1) US5696390A (pt)
EP (1) EP0756331B1 (pt)
DE (1) DE69605615T2 (pt)
DK (1) DK0756331T3 (pt)
ES (1) ES2140049T3 (pt)
FR (1) FR2737343B1 (pt)
PT (1) PT756331E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2789519B1 (fr) * 1999-02-05 2003-03-28 Commissariat Energie Atomique Transistor mos a tension de seuil dynamique equipe d'un limiteur de courant, et procede de realisation d'un tel transistor
US6501630B1 (en) 1999-12-17 2002-12-31 Koninklijke Philips Electronics N.V. Bi-directional ESD diode structure
US6674129B1 (en) * 1999-12-17 2004-01-06 Koninklijke Phillips Electronics N.V. ESD diode structure

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL239104A (pt) * 1958-05-26 1900-01-01 Western Electric Co
NL251532A (pt) * 1959-06-17
US3175934A (en) * 1960-01-19 1965-03-30 Hitachi Ltd Semiconductor switching element and process for producing the same
US3093755A (en) * 1960-07-07 1963-06-11 Mallory & Co Inc P R Semiconductor diode exhibiting differential negative resistance
NL131695C (pt) * 1960-07-19
DE1614440A1 (de) * 1967-03-08 1970-07-16 Siemens Ag Thyristor
FR2458905A1 (fr) * 1979-06-06 1981-01-02 Silicium Semiconducteur Ssc Diode de shockley et son procede de fabrication
JPH0638508B2 (ja) * 1988-05-12 1994-05-18 工業技術院長 半導体サージ保護素子
EP0347778B1 (de) * 1988-06-21 1995-05-31 Siemens Aktiengesellschaft Diode mit verbessertem Abschaltverhalten
DE3931589A1 (de) * 1989-09-22 1991-04-04 Bosch Gmbh Robert Halbleiterschaltelement
US5483086A (en) * 1993-04-20 1996-01-09 Shindengen Electric Manufacturing Co., Ltd. Four layer semiconductor surge protector having plural short-circuited junctions

Also Published As

Publication number Publication date
FR2737343B1 (fr) 1997-10-24
EP0756331B1 (fr) 1999-12-15
DE69605615D1 (de) 2000-01-20
FR2737343A1 (fr) 1997-01-31
ES2140049T3 (es) 2000-02-16
DE69605615T2 (de) 2000-05-31
DK0756331T3 (da) 2000-05-01
US5696390A (en) 1997-12-09
EP0756331A1 (fr) 1997-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100391560B1 (ko) 반도체장치
KR950034864A (ko) 발광 다이오드 장치와 그 장치의 제조방법
JPH02307274A (ja) 半導体装置
JP2007214267A (ja) 半導体装置
PT756331E (pt) Componente limitador de corrente o processo de realizacao
JP2706120B2 (ja) Gtoパワーサイリスタ
EP0680089A1 (en) Power semiconductor device with overvoltage protection circuit integrated structure, and related manufacturing process
KR930022582A (ko) 복합제어형 반도체장치 및 그것을 사용한 전력변환장치
KR910010707A (ko) 기준전압 발생장치
US8138520B2 (en) Bi-directional diode structure
CN105321809B (zh) 降低杂质浓度的方法、半导体器件及制造其的方法
US4109272A (en) Lateral bipolar transistor
US7671424B2 (en) Power MOSFET, semiconductor device including the power MOSFET, and method for making the power MOSFET
US20090134474A1 (en) Constant Current Source Device and Method for Manufacturing The Same
CN102044494B (zh) 半导体器件的制造方法
RU2298256C2 (ru) Стабилитрон с регулировкой рабочего тока
Deshpande Observation of double injection in long p+ p+ diffused silicon junctions and some related effects
KR100348700B1 (ko) 광소자 및 그 제조방법
JPS60175457A (ja) 電界効果トランジスタの製造方法
Gurumurthy et al. Excellent rectifying characteristics in Au/n-CdTe diodes upon exposure to rf nitrogen plasma
Radeka et al. Monolithic JFET preamplifier for ionization chamber calorimeter
JP5167478B2 (ja) 半導体装置及びその製造方法
JP2005191161A (ja) 半導体装置
GB2128022A (en) Integrated transistors protected against overvoltages
JP3443260B2 (ja) 半導体装置