PT100585B - Produto alimentar compreendendo uma mistura refinada de uma materia aditiva refinavel e de materias gordas e processo para a sua preparacao - Google Patents

Produto alimentar compreendendo uma mistura refinada de uma materia aditiva refinavel e de materias gordas e processo para a sua preparacao Download PDF

Info

Publication number
PT100585B
PT100585B PT100585A PT10058592A PT100585B PT 100585 B PT100585 B PT 100585B PT 100585 A PT100585 A PT 100585A PT 10058592 A PT10058592 A PT 10058592A PT 100585 B PT100585 B PT 100585B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mixture
portions
refined
fat
fats
Prior art date
Application number
PT100585A
Other languages
English (en)
Other versions
PT100585A (pt
Inventor
Ernest Badertscher
Marianne Bruelhart
Original Assignee
Nestle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8206827&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT100585(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Nestle Sa filed Critical Nestle Sa
Publication of PT100585A publication Critical patent/PT100585A/pt
Publication of PT100585B publication Critical patent/PT100585B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G9/00Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor
    • A23G9/32Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
    • A23G9/322Products for covering, coating, finishing, decorating
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G3/00Sweetmeats; Confectionery; Marzipan; Coated or filled products
    • A23G3/34Sweetmeats, confectionery or marzipan; Processes for the preparation thereof
    • A23G3/343Products for covering, coating, finishing, decorating
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23PSHAPING OR WORKING OF FOODSTUFFS, NOT FULLY COVERED BY A SINGLE OTHER SUBCLASS
    • A23P30/00Shaping or working of foodstuffs characterised by the process or apparatus
    • A23P30/40Foaming or whipping
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G2200/00COCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF containing organic compounds, e.g. synthetic flavouring agents
    • A23G2200/02COCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF containing organic compounds, e.g. synthetic flavouring agents containing microorganisms, enzymes, probiotics

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um produto alimentar que pode ser facilmente espalhado, de preferencia com pouco conteúdo de matéria gorda e de açúcar, e a um processo para a sua preparação.
É conhecida, pela patente US 3.969.534, a preparação de um produto de lactioínio fermentado com pouco conteúdo de matéria gorda, que se pode conservar durante um longo período de tempo à temperatura ambiente, por aquecimento a 38-65,JC de uma mistura de uma base de lacticínio fermentada e de um estabi11zante como o amido, seguindo-se a homogeneização da mistura aquecida e a pasteurização a 76-93‘'C.
É também conhecida, pela patente US 4.569.846, a preparação de um produto de lacticínio fermentado que pode ser conservado num tubo a 5''C ou a 2O‘“'C e que pode ser facilmente pressionado para fora do tubo conservando uma boa coesão, por fermentação láctica de uma emulsão óleo-em-água contendo uma matéria gorda e um produto lácteo desnatado e/ou proteínas de soja.
À requerente colocou-se o problema de preparar um produto alimentar, com pouco conteúdo de matéria gorda e de
açúcar, apresentando-se o referido produto, de modo vantajoso, sob a forma de volume aumentado e arejada, e possuindo uma textura leve.
Um primeiro objectivo da presente invenção é portanto um produto alimentar que se apresenta sob a forma de volume aumentado, compreendendo uma mistura refinada de uma matéria aditiva refinável e de uma matéria gorda, compreendendo a referida mistura antes da refinação um máximo de 30% em peso de matéria gorda livre, tendo a mistura refinada uma granulometria máxima de 30ym.
presente produto alimentar pode apresentar-se sob a forma de uma massa facilmente barrável ou sob a forma de uma barra ou tablete dura e friável.
A presente invenção tem também por objectivo proporcionar um processo que permite a preparação do referido produto.
Assim, um outro objectivo da presente invenção é um processo para a preparação de um produto alimentar segundo o qual se prepara uma mistura compreendendo pelo menos uma matéria gorda e uma matéria aditiva refinável de modo a obter-se uma mistura compreendendo no máximo 30% em peso de matéria gorda livre, refina-se a mistura assim preparada até à obtenção de uma granulometria máxima de 30 ym e faz-se aumentar de volume a mistura refinada.
Uma vantagem da invenção é permitir a obtenção de um produto microbiologicamente estável contendo muito pouca água e podendo ser conservado à temperatura ambiente durante um longo período.
Uma outra vantagem é permitir a obtenção de um produto que pode ser enriquecido com fibras e/ou nutrimentos, tais como vitaminas e sais minerais.
Uma outra vantagem é permitir a obtenção de um produto que pode ser aromatizado por exemplo por adição de agentes aromatizantes, de chocolate, de frutos.
Na sequência da presente descrição, as percentagens e porções são dadas em peso.
No processo de preparação a que se refere a presente invenção, prepara-se uma mistura que compreende pelo menos uma matéria gorda e uma matéria aditiva refinável. A referida matéria gorda pode ser uma matéria gorda de origem láctica ou vegetal tal como, por exemplo, uma óleo de manteiga, um óleo de girassol, um óleo de soja ou uma mistura de diferentes matérias gordas. Podem-se escolher as matérias gordas em função da sua temperatura de fusão, de acordo com a consistência que se deseja para o produto final.
Assim, para se obter um produto muito fluido e oleoso, pode-se utilizar, por exemplo, uma mistura de 30-40% de matéria gorda sólida a 20-25''C e de 60-70% de matéria gorda líquida a 20-25'_,C.
Se se deseja um produto final mais duro, por exemplo do tipo de tablete para trincar, pode-se utilizar uma mistura de 85-95% de matéria gorda sólida e 5-15% de matéria gorda líquida.
A matéria aditiva compreende qualquer matéria refinável, ou seja, cuja granulometri a das partículas de matéria sólida pode ser reduzida por alisamento, tal como, por exemplo, as fibras, os açúcares e/ou uma base fermentada.
Assim, numa forma de realização particular do presente processo, pode-se preparar uma mistura compreendendo 2 a 4 porções de matéria gorda de origem láctica, 0,5 a 2 porções de matéria gorda de origem vegetal, 4 a 7 porções de fibras alimentares e 0 a 1 porção de nutrimentos tais como sais minerais e vitaminas. Pode-se realizar a mistura a uma
temperatura de 40''C, num misturador universal, num amassador manual ou qualquer outro misturador susceptível de trabalhar misturas pastosas.
Numa segunda forma de realização particular do presente processo, pode-se preparar uma mistura compreendendo 0,5 a 3 porções de matéria gorda de origem láctea, 0,5 a 5 porções de matéria gorda de origem vegetal, 1 a 3 porções de uma base fermentada e 2 a 4 porções de pelo menos um açúcar, tal como a sacarose.
A referida base fermentada pode ser obtida por fermentação de uma pré-mistura acidificada compreendendo nomeadamente uma matéria láctea e um cereal hidrolisado.
A referida matéria láctea pode ser, por exemplo, leite desnatado e/ou proteínas de soro de leite.
O referido cereal hidrolisado pode ser, por exemplo, uma matéria gorda amilácea, tal como grãos de cereais, uma farinha ou um amido de cereais ou de uma mistura de cereais ou qualquer outra matéria vegetal rioa em amido, tendo sido hidrolisada, nomeadamente um oereal hidrolisado enzimaticamente como descrito na patente EP 31050. o cereal hidrolisado apresenta, de preferência, uma DE (dextrose equivalente) da ordem de 30-35.
A referida pré-mistura acidificada pode compreender, por exemplo, em porções em peso de matéria seca, 510 porções de cereal hidrolisado, 8-20 porções de leite desnatado e/ou de proteínas de soro de leite e 0-5 porções de matéria gorda láctica e/ou vegetal, às quais se pode adicionar água em quantidade suficiente para se obter uma taxa de matéria seoa de cerca de 25-35¾ em peso, a fim de assegurar uma fermentação correcta.
A fermentação da referida pré-mistura pode ser efectuada com o auxílio de uma cultura de iogurte, durante cerca de 3-5 horas, a 40-45’'C, até à obtenção de um pH de 4,25,0. A pré-mistura fermentada pode em seguida ser pasteurizada e depois seca, por exemplo por atomização, a fim de se obter uma base fermentada apresentando uma taxa de matéria seca de 95-98% em peso.
Pode-se efectuar a mistura da matéria gorda, de preferência previamente amolecida a 40-60'X, e da matéria aditiva num misturador universal ou num amassador manual, a uma temperatura de 40-60''C.
Pode-se trabalhar a mistura obtida durante 2-10 minutos, a uma velocidade de 50-80 rotações por minuto, mantendo-se a temperatura a 40-60''C, de modo a obter-se uma mistura com uma consistência homogénea, è. possível adicionarem-se nutrimentos à mistura assim preparada, tais como sais minerais e/ou vitaminas, agentes aromatizantes como a canela ou a baunilha, cacau em pó, polpa de frutos.
Refina-se a mistura assim preparada, por meio por exemplo de um refinador comparável aos utilizados na técnica do fabrico de chocolate.
A refinação consiste em reduzir por alisamento a granulometria das partículas de matéria sólida encontradas na matéria gorda, a fim de as tornar impalpáveis sob a língua no momento do consumo do produto. Reduz-se a granulometria das partículas até a um tamanho máximo de cerca de 30pm, por exemplo fazendo passar a mistura num refinador de 3 ou 5 cilindros sob uma pressão de 8-12 bars e a uma temperatura de 40-6CTC.
No caso de as partículas de matéria sólida presentes na mistura após a primeira passagem no refinador terem uma granulometria superior à desejada, é possível efectuar uma segunda, ou mesmo uma terceira passagem da mistura pelo refinador, sob as mesmas condições de temperatura © de pressão. Obtém-se assim uma mistura refinada de granulo~ 5 -
metria máxima de cerca de 30μι·η, que se apresenta geralmente sob a forma de pequenos flocos comparáveis a pedaços de chocolate ralado.
Antes de se proceder ao aumento de volume, pode-se adicionar á mistura refinada 0,1 a 3 porções de matéria gorda por porção de mistura refinada.
Adiciona-se de preferência uma mistura gorda de origem vegetal com uma boa estabilidade térmica, numa quantidade tal que a quantidade total de matéria gorda contida nas 10 porções do produto final seja de pelo menos 3 porções, das quais pelo menos 25% de matéria gorda de origem vegetal tenham uma boa estabilidade térmica, ou seja, um ponto de fusão de pelo menos 32’'C.
A matéria gorda tem de facto a função de formar uma rede cristalina sólida que permite reter no produto o ar que se lhe incorpora no momento do aumento de volume, e portanto de manter no produto final um aspecto de mousse arejada.
Se se deseja um produto final com uma forma dura e friável, a matéria gorda total deve ser composta por 80-95wC de matéria gorda com um ponto de fusão de pelo menos 32~C.
A mistura refinada é em seguida submetida a um aumento de volume.
O aumento de volume consiste em bater o produto em mousse, ou seja, introduzir-lhe ar, a fim de se obter uma textura leve e arejada.
aumento de volume pode ser efectuado por meio de um misturador universal equipado com uma pá que roda a uma velocidade de 80-120 rotações por minuto ou por meio de um permutador de superfície raspada.
Efectua-se o aumento de volume de preferência a uma temperatura de 20-25MC.
Com efeito, verificou-se que s© o aumento de volume for efectuado a uma temperatura inferior a 2O'’C, a mistura torna-se dura e muito dificilmente consegue ser bati da.
Quando o aumento de volume é efectuado a uma temperatura superior a 25”C, a mistura torna-se fluida e já não consegue reter o ar que se lhe incorpora por batimento.
aumento de volume pode ser efectuado durante a 3 minutos de modo a obter-se um produto final com uma densidade aparente de 700 a 900 gl \
Na primeira forma de realização do processo, obtém-se assim um produto final que compreende uma matéria gorda, fibras e nutrimentos, que apresenta uma textura leve e arejada e que se pode espalhar facilmente.
O presente produto pode portanto ser constituído por uma mistura refinada que compreende 2-4 porções de matéria gorda de origem láctica, 0,5 a 2 porções de uma matéria gorda de origem vegetal, 4 a 7 porções de fibras alimentares e 0-1 porções de nutrimentos, e de 0,1 a 3 porções, por porção de mistura refinada, de matéria gorda.
presente produto contem de preferência 30 a 80% de matéria gorda, e pode portanto ser utilizado como substituinte de manteiga ou de margarina.
Além disso, o presente produto quase não contem água e pode conservar-se durante um longo período de tempo à temperatura ambiente.
Na segunda forma de realização do processo, obtém-se um produto completo, que contem pouca matéria gorda e
açúcar, enriquecido em nutrimentos e que pode ser facilmente barrado, por exemplo sobre uma fatia de pão.
presente produto pode portanto ser constituído por uma mistura refinada que compreende 0,5 a 3 porções de matéria gorda de origem láctica, 0,5 a 5 porções de matéria gorda de origem vegetal, 1 a 3 porções de uma base fermentada e 2 a 4 porções de açúcar, e de 0,1 a 3 porções, por porção de mistura refinada, de matéria gorda.
produto assim obtido pode em seguida ser acondicionado, de preferência directamente após a sua preparação, enquanto a massa do produto ainda está macia, a fim de que a fixação da estrutura e da textura do produto, devido à cristalização das matérias gordas que contem, se realize dentro da embalagem.
Os exemplos que se seguem ilustram mais detaIhadamente o processo de acordo com a invenção.
Exemplo 1
Mistura-se num misturador universal 250 gr de óleo de manteiga e 50 gr de óleo de girassol a 40C, adicionam-se à mistura assim preparada 700 gr de fibras alimentares, vitaminas A, C e E, assim como sais minerais.
Trabalha-se a mistura durante cerca de 5 minutos, a uma velocidade de 60 rotações por minuto mantendo a temperatura a 40’'C, até se obter uma consistência homogénea.
Verte-se a mistura assim trabalhada num refinador de 3 cilindros, no qual se mantém uma pressão de 10 bars e uma temperatura de 40''C.
Efectuam-se 2 passagens da mistura sobre os cilindros de modo a obter-se uma granulometria das partículas de cerca de 28ym.
!'
Obtém-se um produto que se apresenta sob a forma de flocos, semelhantes a raspas de chocolate.
A mistura refinada é em seguida introduzida num misturador universal equipado com uma pá, e é submetida a um aumento de volume, a uma temperatura de 22-23''C, a uma velocidade de 100 rotações por minuto, durante cerca de 2 minutos, até à obtenção de uma densidade aparente de 800 gl \
Durante o aumento de volume, adicionam-se 275 gr de óleo de manteiga.
Obtém-se assim um produto arejado, que contem 45% de matéria gorda, menos de 1% de água, e que apresenta uma actividade de água de 0,3. Este produto pode facilmente ser espalhado, por exemplo sobre uma fatia de pão.
Exemplo 2
Prepara-se primeiro uma pré-mistura que compreende 1 ,0Kg de leite desnatado em pó, 200 gr de óleo de manteiga, 600 gr de farinha de trigo previamente hidrolisada enzimaticamente de acordo com o processo descrito na patente EP 31050 e apresentando uma taxa de matéria seca de 40%, 100 gr de óleo de amendoim e 3,3 1 de água de modo a obter-se uma taxa de matéria seca de cerca de 30%. Adiciona-se à prémistura assim preparada uma cultura de Streptococcus thermophilus e de Lactobacillus bulgaricus disponíveis no mercado, e deixa-se fermentar a 42'''C, durante cerca de 4 horas, até se obter um pH de 4,5.
A pré-mistura fermentada é em seguida seca por atomização a 90,JC e permite obter-se uma base fermentada que apresenta uma taxa de matéria seca de 97%.
Mistura-se, num misturador universal, 0,5Kg de matéria gorda de origem vegetal comercializada sob o nome de Blscuitine-N por SAIS, 0,5 Kg de óleo de manteiga e 0,5 Kg de
óleo de girassol previamente amolecidos a 4O'“'C,' adicionam-se 2,0 Kg de base fermentada preparada tal como precedentemente, 3,0 Kg de sacarose e 0,5 Kg de morangos em pó, e trabalha-se a mistura assim formada a uma velocidade de 60 rotações por minuto, a 40C, durante 5 minutos.
A mistura trabalhada é em seguida refinada num refinador de 5 cilindros, sob uma pressão de 10 bars e a uma temperatura de 40‘'C.
Obtém-se um produto, a uma temperatura de 4042'“'C, que se apresenta sob a forma de pequenos flooos e oom uma granulometria máxima de 30 pm.
A mistura refinada é em seguida introduzida num misturador universal equipado com uma pá e é submetida a um aumento de volume, a uma temperatura de 22-23’'C, a uma velocidade de 100 rotações por minuto.
Durante o aumento de volume da mistura, adiciona-se 3,0 Kg de Biscuitine~N a fim de manter o ar incorporado na massa do produto e de lhe conservar o seu aspecto de mousse.
Obtém-se assim um produto arejado que pode facilmente ser espalhado, apresentando uma densidade aparente de 800 gl \ contendo 0,85% © apresentando um Aw de 0,3, que se pode acondicionar imediatamente em pequenos recipientes de vidro.
Exemplo 3
Mistura-se, num misturador universal, 1,5 Kg de Buicuitine-N, previamente amolecida a 4O''C, 1,6 Kg de base fermentada preparada de um modo idêntico ao descrito no exemplo 2, 3,0 Kg de sacarose, 0,7 Kg de cacau em pó com uma taxa de matéria seca de 96% em peso, 0,07 Kg de sais minerais e d© vitaminas, principalmente A, D e E, e 0,1 Kg de iogurte activo em pó.
A mistura é trabalhada a 5O''C, a 60 rotações por minuto, durante 5 minutos, em seguida refinada num refinador de 5 cilindros, sob uma pressão de 10 bars e a uma temperatura de 45’’'C.
Obtém-se uma mistura que se apresenta sob a forma de pequenos flocos, de granulometria máxima igual a 30μΐϊΐ.
Adicionam-se a esta mistura 3,0 Kg de biscuitine-N, a aumenta-se de volume a mistura obtida num permutador de superfície raspada, a uma temperatura de 30'’C.
Após o arrefecimento completo, obtém-se um produto arejado, duro e friável.

Claims (1)

  1. - 1â -
    Produto alimentar que se apresenta sob a forma de volume aumentado, caracterizado por compreender uma mistura refinada de uma matéria aditiva refinável e de matérias gordas, compreendendo a referida mistura antes da refinação no máximo 30% em peso de matérias gordas livres, tendo a mistura refinada uma granulometria máxima de 30ym.
    - 2â ~
    Produto alimentar de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser constituído por uma mistura refinada compreendendo 2-4 porções de matérias gordas de origem láctica, 0,5-2 porções de matérias gordas de origem vegetal e 4-7 porções de fibras alimentares, 0-1 porções de nutrimentos, e de 0,1-3 porções, por porção de matéria refinada, de matérias gordas.
    - 3â -
    Produto alimentar de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser constituído por uma mistura refinada que compreendendo 0,5-3 porções de matérias gordas de origem láctica, 0,5-5 porções de matérias gordas de origem vegetal, 1-3 porções de base fermentada e 2-4 porções de açúcar, e de 0,1 a 3 porções, por porção de mistura refinada, de matérias gordas.
    - 4â -
    Processo para a preparação de um produto alimentar, caracterizado por se preparar uma mistura que compreende pelo menos uma matéria gorda e uma matéria aditiva refinável de modo a obter-se uma mistura que compreende no máximo 30% em peso de matérias gordas livres, refinar-se a mistura assim preparada até à obtenção de uma granulometria máxima de 30pm e aumentar-se de volume a mistura refinada.
    - 5â -
    Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por se adicionar a uma porção de matéria refinada, antes do aumento de volume, 0,1 a 3 porções de matérias gordas.
    - 6â -
    Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por se preparar uma mistura que compreende 2-4 porções de matérias gordas de origem láctica, 0,5-2 porções de matérias gordas de origem vegetal e 4-7 porções de fibras alimentares, refinar-se a mistura até se obter uma granulometria máxima de 30pm, adicionar-se a uma porção da mistura refinada 0,1-3 porções de matérias gordas e aumentar-se de volume a mistura assim obtida.
    - 7â -
    Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por se preparar uma mistura que compreende 0,5-3 porções de matérias gordas de origem láctica, 0,5-5 porções de matérias gordas de origem vegetal, 1-3 porções de base fermentada e 2-4 porções de açúcar, refinar-se a mistura até se obter uma granulometria máxima de 30pm, adicionar-se a uma porção da mistura refinada 0,1-3 porções de matérias gordas e aumentar-se de volume a mistura assim obtida.
    λ requerente reivindica a prioridade do pedido de patente Europeia, apresentado em 14 de Junho de 1991, sob o nõ 91109769.9.
PT100585A 1991-06-14 1992-06-11 Produto alimentar compreendendo uma mistura refinada de uma materia aditiva refinavel e de materias gordas e processo para a sua preparacao PT100585B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP91109769A EP0517944B2 (fr) 1991-06-14 1991-06-14 Produit alimentaire et procédé de préparation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT100585A PT100585A (pt) 1993-09-30
PT100585B true PT100585B (pt) 2000-01-31

Family

ID=8206827

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100585A PT100585B (pt) 1991-06-14 1992-06-11 Produto alimentar compreendendo uma mistura refinada de uma materia aditiva refinavel e de materias gordas e processo para a sua preparacao

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5393549A (pt)
EP (1) EP0517944B2 (pt)
AT (1) ATE128822T1 (pt)
BR (1) BR9202245A (pt)
CA (1) CA2070483C (pt)
DE (1) DE69113790T3 (pt)
DK (1) DK0517944T4 (pt)
ES (1) ES2079519T5 (pt)
GR (2) GR3018302T3 (pt)
PT (1) PT100585B (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE69613688T2 (de) * 1995-03-29 2001-10-18 Unilever Nv Sossegrundzusammensetzung
ATE214547T1 (de) * 1996-09-05 2002-04-15 Nestle Sa Füllung für backwaren- oder keks- oder süsswarenprodukte, herstellungsverfahren und zusammengesetzte füllung
JP2001505046A (ja) * 1996-09-06 2001-04-17 ソシエテ デ プロデユイ ネツスル ソシエテ アノニム アイスクリーム
US6458402B1 (en) 1997-04-04 2002-10-01 Pepsico, Inc. Process for making milkshake beverage compositions having improved consistency, flavor and physical stability
US5869125A (en) * 1997-06-17 1999-02-09 Rich Products Corporation Whipped low fat spread
US5955136A (en) * 1998-05-15 1999-09-21 Pepsico, Inc. Low fat, shelf-stable, ready-to-drink milk shake beverages having the mouth feel of high fat milk shake beverages
DK1139799T3 (da) * 1998-12-23 2003-10-20 Unilever Nv Hældbare vand- og olieholdige emulsioner, der indeholder gasbobler
AU3008800A (en) * 2000-04-20 2001-10-25 Mars, Incorporated Heat stable confectionery
WO2007039066A1 (en) * 2005-09-23 2007-04-12 Unilever Plc Process for producing a frozen aerated composition
EP1926389B8 (en) * 2005-09-23 2009-03-04 Unilever PLC Low ph aerated products
ZA200800990B (en) * 2005-09-23 2009-08-26 Unilever Plc Process for producing a frozen aerated composition
CA2617548C (en) * 2006-01-31 2014-04-08 Unilever Plc Aerated compositions comprising hydrophobin
BRPI0705417B1 (pt) * 2006-12-20 2016-08-16 Unilever Nv produto alimentício aerado e processos para a produção de um produto alimentício aerado
CA2681594C (en) * 2007-03-26 2015-06-02 Unilever Plc Aerated food products being warm or having been heated up and methods for producing them
US20100112179A1 (en) * 2007-03-26 2010-05-06 Andrew Richard Cox Aerated food products being warm containing soluble and/or insoluble solids and methods for producing them
US20100291630A1 (en) * 2007-10-18 2010-11-18 Andrew Richard Cox Method for producing a foaming agent
AU2008229927B2 (en) * 2007-10-25 2009-08-06 Unilever Plc Aerated fat-continuous products
US20100112139A1 (en) * 2008-03-28 2010-05-06 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Foaming Agents Comprising Hydrophobin
MX2011004080A (es) * 2008-10-16 2011-07-28 Unilever Nv Solucion de hidrofobina conteniendo antiespumante.
ES2395224T3 (es) 2008-12-16 2013-02-11 Unilever Nv Procedimiento para extraer hidrofobina de una disolución
GB0905672D0 (en) * 2009-04-01 2009-05-20 Cadbury Holdings Ltd Confectionery product
US8394444B2 (en) * 2009-05-29 2013-03-12 Conopco, Inc. Oil-in-water emulsion
US8357420B2 (en) * 2009-05-29 2013-01-22 Conopco, Inc. Oil-in-water emulsion
CA2704702C (en) * 2009-06-02 2018-06-12 Unilever Plc Aerated baked products
CN111227042A (zh) * 2018-11-29 2020-06-05 内蒙古伊利实业集团股份有限公司 一种乳饮料及其制备方法

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT942028B (it) * 1968-05-17 1973-03-20 Mosimann G Procedimento e dispositivo per la fabbricazione di una massa base per cioccolato
FR2302046A1 (fr) * 1975-02-28 1976-09-24 Normandie Centrale Laitiere Ht Procede pour la preparation d'un produit alimentaire a base de lait et produit ainsi obtenu
FR2397792A1 (fr) * 1977-07-19 1979-02-16 Normandie Laitiere Nouveau produit alimentaire a base d'extrait proteique de lait
US4323588A (en) * 1980-08-07 1982-04-06 Life Savers, Inc. Aerated confections
US4431682A (en) * 1982-06-15 1984-02-14 General Foods Corporation Frozen aerated creamy frosting and method therefore
FR2541868B1 (fr) * 1983-03-04 1988-07-15 Haute Normandie Centrale Laiti Procede pour stabiliser un produit alimentaire solide ayant une teneur residuelle en humidite et produits obtenus
FR2541870B1 (fr) * 1983-03-04 1985-08-16 Haute Normandie Centrale Laiti Procede pour augmenter la proportion de proteines dans les produits alimentaires tout en conservant leurs proprietes organoleptiques, nouvelle matiere premiere alimentaire ainsi obtenue et applications
JPS61170351A (ja) * 1985-01-24 1986-08-01 Morinaga Milk Ind Co Ltd 気泡を含有するデザ−ト類の製造法
ES2038123T3 (es) * 1985-12-20 1993-07-16 Morinaga & Co., Ltd. Productos de dulceria.
CH666991A5 (fr) * 1986-05-16 1988-09-15 Jacobs Suchard Ag Produit alimentaire aere a base de lait frais et procede pour sa preparation.
US4698232A (en) * 1986-06-17 1987-10-06 Warner-Lambert Company Soft-textured confectioner composition containing fiber
NL193652C (nl) * 1986-08-19 2000-06-06 Ferrero Ohg Zoete lekkernij en werkwijze voor de bereiding daarvan.
CH669890A5 (pt) * 1986-12-05 1989-04-28 Nutricia Nv
US4714620A (en) * 1986-12-12 1987-12-22 Warner-Lambert Company Soft, sugarless aerated confectionery composition
CH672996A5 (pt) * 1987-06-26 1990-01-31 Battelle Memorial Institute
US4851239A (en) * 1987-09-29 1989-07-25 Kathleen M. Dalziel Shelf-stable aerosol dispensable yogurt products
US5112626A (en) * 1990-12-31 1992-05-12 The Pillsbury Company Aerated frozen dessert compositions and products
IT1247102B (it) * 1991-02-21 1994-12-12 Orlando Nuovi Investimenti Ali Prodotto dolciario aereato spalmabile del genere costituito da un' emulsione acqua in olio
US5154942A (en) * 1991-04-11 1992-10-13 Continental Baking Company Aerated reduced-fat creme and process of making

Also Published As

Publication number Publication date
CA2070483A1 (en) 1992-12-15
DE69113790T2 (de) 1996-03-21
GR3031522T3 (en) 2000-01-31
ES2079519T5 (es) 1999-11-16
DK0517944T4 (da) 2000-02-07
EP0517944B2 (fr) 1999-08-04
DE69113790D1 (de) 1995-11-16
EP0517944A1 (fr) 1992-12-16
ATE128822T1 (de) 1995-10-15
EP0517944B1 (fr) 1995-10-11
ES2079519T3 (es) 1996-01-16
DE69113790T3 (de) 1999-12-02
CA2070483C (en) 1998-10-20
GR3018302T3 (en) 1996-03-31
BR9202245A (pt) 1993-02-02
DK0517944T3 (da) 1996-01-29
US5393549A (en) 1995-02-28
PT100585A (pt) 1993-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT100585B (pt) Produto alimentar compreendendo uma mistura refinada de uma materia aditiva refinavel e de materias gordas e processo para a sua preparacao
DE60035576T2 (de) Gefrorene milchprodukte und verfahren zu deren herstellung
US5527556A (en) Compositions having a creamy structure and containing fructan, process for preparing these compositions and their use
US4874627A (en) Non-fat dairy compositions
Moeenfard et al. Effect of some stabilizers on the physicochemical and sensory properties of ice cream type frozen yogurt
DE69834251T2 (de) gefrorenes Dessert, welches Milchsäurebakterien und fermentierbare Ballaststoffe enthält
US5238696A (en) Method of preparing a frozen comestible
USRE34508E (en) Oat or rice based frozen dessert and method for preparation
US4497841A (en) Low calorie dessert mixes and products prepared therefrom
US8399040B2 (en) Dairy product compositions using highly refined cellulosic fiber ingredients
US4311717A (en) Stabilizing agent for dry mix food products
DE69624805T3 (de) Fruktan- und/oder Polydextrose enthaltende Milchproduktpulver; Verfahren zu ihrer Herstellung und Verwendung derselben
BRPI0708455A2 (pt) processo para a fabricação de uma sobremesa gelada e sobremesa gelada assim obtida
AU2002340899B2 (en) Frozen dessert, the production method thereof and the container in which said dessert is packaged and distributed
US4530850A (en) Powdered compositions and process for the manufacture of non-gelled acidified milk product drinks
CN101505605A (zh) 稳定剂及包含该稳定剂的组合物与产品
US4307123A (en) Frozen dessert composition
ES2538729T3 (es) Preparación de frutas estable con una concentración elevada de goma arábiga
EP1361797B1 (de) Cremiges nahrungsmittel und verfahren zu seiner herstellung
Krawczyk et al. Microcrystalline cellulose
US20100119649A1 (en) Process for preparing a functional dairy dessert
RU2779744C2 (ru) Функциональное мороженое с 20-гидроксиэкдистероном (варианты) и способы его получения
JP2000279121A (ja) フラワーペースト類及びその製造法
RU2779743C2 (ru) Функциональное мороженое с дигидрокверцетином и способы его получения
RU2779745C2 (ru) Функциональное мороженое (варианты) и способы его получения

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930514

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19991001

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20050401