BRPI1107096A2 - aparelho extrator de pneu - Google Patents

aparelho extrator de pneu Download PDF

Info

Publication number
BRPI1107096A2
BRPI1107096A2 BRPI1107096-0A BRPI1107096A BRPI1107096A2 BR PI1107096 A2 BRPI1107096 A2 BR PI1107096A2 BR PI1107096 A BRPI1107096 A BR PI1107096A BR PI1107096 A2 BRPI1107096 A2 BR PI1107096A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tire
support device
annular
support
tube
Prior art date
Application number
BRPI1107096-0A
Other languages
English (en)
Inventor
George Michael Stoila
Dale Eugene Wells
Thomas Alan Sells
Original Assignee
Goodyear Tire & Rubber
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goodyear Tire & Rubber filed Critical Goodyear Tire & Rubber
Publication of BRPI1107096A2 publication Critical patent/BRPI1107096A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/08Building tyres
    • B29D30/20Building tyres by the flat-tyre method, i.e. building on cylindrical drums
    • B29D30/24Drums
    • B29D30/26Accessories or details, e.g. membranes, transfer rings
    • B29D30/2607Devices for transferring annular tyre components during the building-up stage, e.g. from the first stage to the second stage building drum
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/0016Handling tyres or parts thereof, e.g. supplying, storing, conveying
    • B29D2030/0022Handling green tyres, e.g. transferring or storing between tyre manufacturing steps

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Abstract

APARELHO EXTRATOR DE PNEU. Um dispositivo de suporte de pneu é descrito, tendo um elemento de suporte anular que tem uma superfície interna e uma superfície externa. Um flange de suporte é montado no elemento de suporte anular, o flange de suporte tem uma câmara de ar inflável montada em sua superfície interna. A câmara de ar inflável tem uma posição inflada para suportar o pneu e uma posição desinflada para liberar o pneu.

Description

"APARELHO EXTRATOR DE PNEU"
CAMPO DA INVENÇÃO
A invenção se refere ao campo de fabricação, e mais particularmente à fabricação
de pneu.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Na fabricação de pneu, depois que um pneu cru é feito, ele é removido do tambor de construção de pneu e enviado para a prensa de cura tipicamente por meio de um pro- cesso automático, tal como uma correia transportadora. Para pneus muito grandes tais co- mo pneus de removedor de terra, o processo automático típico não será suficiente devido ao tamanho e peso do pneu. Pneus muito grandes tendo um diâmetro acima de 127 cm preci- sam ser movidos da máquina de construção de pneu para o molde de pneu e então manipu- lado no molde. Assim, é desejado ter um aparelho de extração de pneu para remover o pneu cru do tambor de construção de pneu, e ser capaz de armazenar o pneu cru por um período de tempo curto sem danificar o pneu. DEFINIÇÕES
"Relação de aspecto" significa a relação de uma altura de seção do pneu com sua largura de seção.
"Axial" e "axialmente" significam linhas ou direções que são paralelas ao eixo de ro- tação do pneu.
"Talão" ou "Núcleo de Talão" significa em geral aquela parte do pneu que compre-
ende um elemento de tração anular, os talões radialmente internos estão associados com prender o pneu no aro sendo envolvido por cordões de lona e formatados, com ou sem ou- tros elementos de reforço tais como cobre-talão, reforço de arame, ápices ou enchimentos, protetores de unha de borracha e antifricção. "Estrutura de Correia" ou "Correias de Reforço" significa pelo menos duas camadas
anulares ou lonas de cordões paralelos, tecidas ou não tecidas, subjacente à banda de ro- dagem, não fixada na banda de rodagem, e tendo ambos os ângulos de cordão esquerdo e direito na faixa de 17° a 27° cm relação ao plano equatorial do pneu.
"Pneu de Lona Oblíqua" significa que os cordões de reforço na lona de carcaça se estendem diagonalmente através do pneu de talão a talão em ângulo de cerca de 25-65° com respeito ao plano equatorial do pneu, os cordões de lona se deslocando em ângulos opostos em camadas alternadas.
"Amortecedores" ou "Amortecedores de Pneu" significam o mesmo que correias ou estrutura de correia ou correias de reforço. "Carcaça" significa um laminado de material de lona de pneu e outros componentes
de pneu cortados no comprimento adequado para emendar, ou já emendado, em um forma- to cilíndrico ou toroidal. Componentes adicionais podem ser adicionados à carcaça antes de ser vulcanizada para criar o pneu moldado.
"Circunferencial" significa linhas ou direções se estendendo ao longo do perímetro da superfície da banda de rodagem anular perpendicular à direção axial; pode também se referir à direção de conjuntos de curvas circulares adjacentes cujos raios definem a curvatu- ra axial da banda de rodagem, como vista em seção transversal.
"Cordão" significa m dos fios de reforço, incluindo fibras que são usadas para refor- çar as lonas.
"Revestimento Interno" significa a camada ou camadas de elastômero ou outro ma- terial que forma a superfície interna de um pneu sem câmara e que contém o fluido de inflar dentro do pneu.
"Insertos" significa o reforço tipicamente usado para reforçar os costados de pneus do tipo run-flat; também se refere ao inserto elastomérico que é subjacente à banda de ro- dagem.
"Lona" significa uma camada reforçada por cordão de cordões revestidos de elas- tômero, radialmente desdobrados ou de outro modo paralelos.
"Radial" e "radialmente" significam direções radialmente para ou afastadas do eixo de rotação do pneu.
"Estrutura de |Lona Radial" significa uma ou mais lonas de carcaça ou que pelo menos uma lona tem cordões de reforço a um ângulo entre 65° e 90° com respeito ao plano equatorial do pneu.
"Pneu de Lona Radial" significa um pneu com correia ou restrito circunferencialmen- te no qual os cordões de lona que se estendem de talão a talão são depositados em ângulos de cordão entre 65° e 90° com respeito ao plano equatorial do pneu.
"Costado" significa uma parte do pneu entre a banda de rodagem e o talão. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção será descrita por meio de exemplo e com referência aos desenhos ane- xos em que:
a Figura 1 é uma vista em perspectiva de um dispositivo extrator de pneu da pre- sente invenção mostrado com um pneu; a Figura 2 é uma vista em perspectiva de um dispositivo extrator de pneu da pre-
sente invenção mostrado sem um pneu;
a Figura 3 é uma vista dianteira do dispositivo extrator de pneu mostrado junto em um dispositivo de armação de suporte;
a Figura 4 é uma vista lateral do dispositivo extrator de pneu e o dispositivo de ar- mação de suporte;
a Figura 5 é uma vista em seção transversal da montagem de câmara de ar mos- trada a posição inflada em conjunto com uma parte de pneu; a Figura 6 é uma vista em seção transversal da montagem de câmara de ar mos- trada na posição não inflada em conjunto com um pneu;
a Figura 7 é uma vista em seção transversal da câmara de ar na posição desmon- tada; e
a Figura 8 é uma vista dianteira do anel extrator de pneu com um pneu montado no mesmo e mostrado na posição horizontal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As Figuras 1 e 2 ilustram um anel de extração de pneu 10 adequado para remover um pneu de um tambor de construção de pneu (não mostrado). O anel de extração de pneu é particularmente adequado para grande s pneus pesados, particularmente pneus tendo um tamanho maior que 127 cm de diâmetro. O extrator de anel de pneu 10 é formado de um ou mais segmentos arqueados 12 que são montados juntos para formar um anel anular. Os segmentos 12 são de preferência formados de aço que satisfaz o padrão de uma solda de classe de recipiente de pressão. Um os segmentos 13 tem uma extremidade com flange 14ncomum furo 16 para receber um gancho de um guindaste. Dois dos segmentos têm has- tes de suporte diametralmente opostas ou munhões 18 que são soldados nos segmentos. As hastes de suporte têm uma superfície anular externa 20 que tem uma engrenagem anu- lar. A engrenagem anular pode ser conectada ao meio de acionamento (não mostrado) para articular o ângulo do anel de extração de uma posição vertical para uma posição horizontal ou qualquer ângulo, como desejado. O anel extrator de pneu ainda compreende vários bra- ços de retenção 40 que impedem o pneu de cair quando o anel extrator de pneu é rodado horizontalmente como mostrado na Figura 1. Os braços de retenção 40 são montados de modo pivotante no exterior do anel extrator de modo que podem pivotar 180 graus e afasta- dos do pneu.
As Figuras 3 e 4 ilustram o extrator de anel 10 montado em um primeiro e segundo suporte de tripé 30. O suporte de tripé 30 tem uma parte superior tendo um gancho em for- mato de J 3. Os suportes de tripé são posicionados com respeito a um anel extrator de pneu de modo que quando o anel extrator de pneu é abaixado por meio de um guindaste. Os mu- nhões opostos são abaixados até serem recebidos dentro da parte interior 31 dos ganchos em formato de J. Os ganchos em formato de J permitem a rotação do anel extrator de pneu. Os ganchos em formato de J são suportados por três pernas de suporte 34.
Como mostrado na Figura 2, o anel extrator de pneu ainda compreende uma câma- ra de ar localizada na superfície interna do anel extrator de pneu 10. A câmara de ar funcio- na como uma braçadeira para reter o pneu no lugar quando na posição inflada. A câmara de ar 50 é mostrada desmontada na Figura 7. A câmara de ar 50 é formada de uma luva flexí- vel anular de preferência feita de borracha ou elastômero. O material da câmara de ar pode de preferência compreender reforços têxteis tal como nylon e aramida. Na superfície exterior 54 da câmara de ar existe uma camada de cordão 56, de preferência formada de reforços de alta resistência tal como aço. Os cordões de aço são paralelos e são orientados a um ângulo baixo com respeito à direção circunferencial da câmara de ar anular em sua condi- ção montada. Mais preferivelmente, os ângulos dos reforços estão na faixa de O a cerca de 90 graus, e mais preferivelmente na faixa de cerca de 30 a cerca de 60 graus, quando me- dido com relação à direção circunferencial. De preferência, existem duas camadas de cor- dão de aço. A uma ou mais camadas de reforço têm uma largura de cerca de 2/3 a largura da câmara de ar. As extremidades externas da câmara de ar de preferência compreendem pés de borracha 52 que são recebidos dentro de receptáculos 55 em um flange de suporte anular 60. As Figuras 5 e 7 ilustram a câmara de ar na condição inflada e em engate com uma parte de um pneu T, enquanto a Figuras 6 e 8 ilustram a câmara de ar na condição desinflada. O flange de suporte anula 60 tem uma ou mais passagens interiores circunferen- cialmente espaçadas 62 para suprir ar para a câmara de ar.
Durante a operação, um guindaste ou outro dispositivo de elevação, eleva o anel extrator de pneu vazio em proximidade de um tambor de construção de pneu. O anel extra- tor é abaixado até que o centro do anel extrator se alinhe com o centro do pneu construído no tambor de construção de pneu. O anel extrator é então deslizado sobre a circunferência externa do pneu. A câmara de ar 50 do anel extrator é então inflada para engatar completa- mente o pneu, e o tambor de construção de pneu é atuado em uma posição de diâmetro menor. O anel extrator de pneu então remove o pneu do tambor de construção de pneu.
Variações na presente invenção são possíveis à luz da descrição dela fornecida aqui. Enquanto certas modalidades representativas e detalhes foram mostrados para o pro- pósito de ilustra a invenção, será evidente para aqueles versados nesta técnica que várias mudanças e modificações podem ser feitas sem se afastar do escopo da invenção. Portanto deve ser entendido que mudanças podem ser feitas nas modalidades particulares descritas, que estarão dentro do escopo pretendido completo da invenção como definido pelas reivin- dicações anexas seguintes.

Claims (10)

1. Dispositivo de suporte de pneu, CARACTERIZADO por: um elemento de suporte tendo uma superfície interna e uma superfície externa; um flange de suporte montado no elemento de suporte anular, o flange de suporte tendo uma câmara de ar inflável montada no mesmo, a dita câmara de ar inflável tendo uma posição inflada para suportar o dito pneu e uma posição não inflada para liberar o pneu.
2. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de suporte é anular.
3. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o flange de suporte é anular.
4. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a câmara de ar inflável é anular.
5. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de suporte tem munhões opostos montados na superfície externa.
6. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a câmara de ar inflável tem reforços têxteis.
7. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que os reforços são inclinados na faixa de 0 a 90 graus com relação à direção circunferencial.
8. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a superfície externa da câmara de ar inflável tem uma camada de reforços de cordão.
9. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que os reforços de cordão são aço.
10. Dispositivo de suporte de pneu, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por um primeiro e um segundo suportes, onde o dispositivo de suporte de pneu é montado rotativamente dento dos suportes.
BRPI1107096-0A 2010-12-10 2011-11-30 aparelho extrator de pneu BRPI1107096A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/965,044 US20120145328A1 (en) 2010-12-10 2010-12-10 Tire extractor apparatus

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1107096A2 true BRPI1107096A2 (pt) 2013-05-28

Family

ID=45218341

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1107096-0A BRPI1107096A2 (pt) 2010-12-10 2011-11-30 aparelho extrator de pneu

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20120145328A1 (pt)
EP (1) EP2463085B1 (pt)
JP (1) JP2012126135A (pt)
CN (1) CN102555251B (pt)
BR (1) BRPI1107096A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5991910B2 (ja) * 2012-12-13 2016-09-14 住友ゴム工業株式会社 加硫タイヤの離型方法
JP6118570B2 (ja) * 2013-02-01 2017-04-19 株式会社ブリヂストン 生タイヤ支持装置及び生タイヤからのドラムの取り外し方法
SK288891B6 (sk) * 2017-11-07 2021-08-25 Mesnac European Research And Technical Centre S.R.O. Zariadenie na prenos nárazníkovo-behúňového obalu pri výrobe radiálnych autoplášťov
NL2028684B1 (en) * 2021-07-09 2023-01-16 Vmi Holland Bv Tire unloading unit for unloading a green tire

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1458732A (en) * 1923-06-12 sloper
US1785659A (en) * 1929-02-12 1930-12-16 Goodyear Tire & Rubber Tire-building machine
US2756883A (en) * 1953-06-17 1956-07-31 Irvin F Schreck Vat lifting and dumping truck
US3059274A (en) * 1959-08-10 1962-10-23 James C Heintz Company Mold dolly
FR1311177A (fr) * 1961-07-04 1962-12-07 Dunlop Sa Dispositif d'application d'éléments d'enveloppes de bandages pneumatiques
US3253851A (en) * 1963-11-07 1966-05-31 Presray Corp Rotating sling
US3475254A (en) * 1965-01-05 1969-10-28 Gen Tire & Rubber Co Tire building machine
GB1149385A (en) * 1965-07-17 1969-04-23 Dunlop Co Ltd Method of and apparatus for longitudinally compressing the filaments of rubberised textile filamentary fabric e.g. in tyre manufacture
US3990930A (en) * 1971-09-09 1976-11-09 The Goodyear Tire & Rubber Company Bladder for tire building apparatus and method of making the same
US3809592A (en) * 1972-04-04 1974-05-07 Denbilt Corp Process and apparatus for retreading tires
US3915311A (en) * 1974-01-21 1975-10-28 Caterpillar Tractor Co Method and apparatus for handling large, fragile objects
US4148681A (en) * 1977-07-05 1979-04-10 Eaton Corporation Expandable carrier apparatus for a tire building machine
US4204903A (en) * 1978-09-22 1980-05-27 The General Tire & Rubber Company Apparatus and method for handling uncured tires
SU1162615A1 (ru) * 1983-10-10 1985-06-23 Предприятие П/Я А-3404 Устройство дл удержани покрышек пневматических шин
US4830693A (en) * 1985-11-08 1989-05-16 Bridgestone Corporation Method for forming a tire around a bead
US4877469A (en) * 1987-03-18 1989-10-31 The Armstrong Rubber Company Reinforced tire curing bladder and method for using same
JPH02297427A (ja) * 1989-02-21 1990-12-07 Toyo Tire & Rubber Co Ltd タイヤ成型用エアーブラダー
US5380383A (en) * 1994-04-01 1995-01-10 The Goodyear Tire & Rubber Company Tread application method
JP2003071948A (ja) * 2001-09-04 2003-03-12 Yokohama Rubber Co Ltd:The タイヤ成形装置における部材圧着装置
DE60313809T2 (de) * 2003-03-10 2008-01-24 Pirelli Tyre S.P.A. Methode und vorrichtung zur herstellung von reifen für fahrzeugräder
CN100475516C (zh) * 2003-10-31 2009-04-08 倍耐力轮胎公司 用于轮胎硫化处理装置的可膨胀囊、其制造方法及用于制造车轮轮胎的方法
DE102004058522A1 (de) * 2004-12-04 2006-06-14 Continental Aktiengesellschaft Verfahren und Vorrichtung zum Aufbauen eines Radialreifens
DE102005001377A1 (de) * 2005-01-12 2006-07-20 Continental Aktiengesellschaft Verfahren zur Herstellung eines Luftreifens mit Reifenaufbauteilen
WO2006090418A1 (en) * 2005-02-28 2006-08-31 Pirelli Tyre S.P.A. Method and apparatus for manufacturing pneumatic tyres for vehicule wheels
JP2007022045A (ja) * 2005-07-21 2007-02-01 Sumitomo Rubber Ind Ltd タイヤ製造用シェーピングブラダー及びタイヤ製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP2012126135A (ja) 2012-07-05
CN102555251B (zh) 2015-08-26
US20120145328A1 (en) 2012-06-14
EP2463085B1 (en) 2014-01-15
EP2463085A1 (en) 2012-06-13
CN102555251A (zh) 2012-07-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0805679A2 (pt) método de conversão de um tambor de construção de pneumático em um tambor de construção de pneumático sem manga e tambor de construção de peneumático sem manga
BRPI0505502B1 (pt) Tambor de construção de pneumático de estágio único de alto abaulamento
BRPI1107096A2 (pt) aparelho extrator de pneu
BRPI0403148B1 (pt) "tambor de construção de pneumático e método para construção de uma carcaça de pneumático no tambor de construção de pneumático"
BRPI1107097A2 (pt) aparelho de suporte de pneu
BR112015024451B1 (pt) processo e aparelho para a fabricação de pneus para rodas de veículo
US20070063576A1 (en) Method of changing very large tires
BRPI0722003B1 (pt) Processo para produzir pneus sobre um suporte toroidal, e aparelho para fabricar uma estrutura de reforço para pneus de veículos
KR20130033310A (ko) 연속 데크 비드 로크 드럼
BR0316303B1 (pt) Método e aparelho para moldar e curar um pneu para rodas de veículo
AU2007231616B2 (en) Air shaping of green tire carcass
US6630045B1 (en) Combined bead loading and apex application system
US8075032B2 (en) Safety sling for a tire curing machine
US20190070814A1 (en) Method of building tires
BR102018067450A2 (pt) Tambor de construção de pneus
US7963755B1 (en) Post cure rotational stations
EP1165306B1 (en) Combined bead loading and apex application system
US20070023966A1 (en) Tire bead stretcher and method for holding a green tire
BR102018067452A2 (pt) Tambor de construção de pneu
BRPI0804135A2 (pt) método e dispositivo para separação de talão de pneumáticos
BR102016017671A2 (pt) configuração de junção de lona de pneu
BR102021016524A2 (pt) Método e aparelho para formar uma tira de enchimento
BR102016015396A2 (pt) Method for forming an elastomeric strip
BR102021016729A2 (pt) Pneu de caminhão
WO2015056338A1 (ja) 未加硫タイヤの保持保管具

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2494 DE 23-10-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.