Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE ILUMINAÇÃO E MOTOCICLETA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se à tecnologia de um dispositivo de iluminação e uma motocicleta. Antecedente da Técnica
Uma motocicleta é conhecida que tenha um dispositivo de ilumi- nação disposto na parte dianteira do veículo (vide, por exemplo, Literatura de Patente 1 (figura 4)).
Como mostrado na figura 4 da Literatura de Patente 1, na parte dianteira do veículo, é provido um dispositivo de iluminação em que um bul- bo (75) para lâmpada de posição (números nos parênteses indicam sinais de referências na Literatura de Patente 1; o mesmo se aplica a seguir) e um bulbo (76) para lâmpada intermitente são dispostos adjacentes entre si e formados integralmente com um membro de base (79).
Como visto em vista frontal do veículo, o lado anterior do bulbo (75) para lâmpada de posição é coberto por uma porção de sobreposição (85). A porção de sobreposição (85) é uma porção em que uma parte de uma coberta lateral da armação principal (63) em uma coberta do corpo fica suspensa sobre a frente do dispositivo de iluminação. Esta estrutura pode tornar apenas a luz da lâmpada de posição visível, sem o bulbo (75) para lâmpada de posição sendo diretamente visível de fora.
Todavia, a técnica de acordo com a Literatura de Patente 1 a- presenta um problema em que devido a uma parte da coberta lateral da ar- mação principal (63) ficar suspensa na frente do dispositivo de iluminação, a coberta lateral da armação principal (63) expande-se para fora do veículo, resultando no aumento do tamanho do veículo.
É preferível que haja um dispositivo de iluminação que possa conseguir a redução de tamanho de um veículo enquanto mantendo uma boa aparência.
Isto é, com a técnica de acordo com a Literatura de Patente 1, apenas a luz que vem do bulbo da lâmpada de posição é externamente visí- vel, assim provendo uma estrutura que é excelente em termos de desenho. Todavia, a fim de esconder o bulbo de posição, consideração cuidadosa ne- cessita que seja dada ao formato da coberta lateral da armação principal (63), alinhamento com as lentes,etc. Assim, o tamanho da coberta lateral da armação principal (63) aumenta, o que conduz a tais problemas como de custo de fabricação mais alto e complexidade de montagem aumentada.
Também, a lâmpada de posição é disposta na face lateral supe- rior e a área na parte lateral da luz intermitente fica limitada. Isto coloca uma restrição no aumento da conspicuidade da luz intermitente. Lista de Citação Literatura de Patente
Literatura de Patente 1: JP-A N0 2009-51404 Sumário da Invenção Problema Técnico
Um objetivo da presente invenção é prover uma técnica que possibilite a redução de tamanho de um veículo enquanto proporcionando uma boa aparência a um dispositivo de iluminação. Solução para o Problema
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 1, é provido um dispositivo de iluminação em que um bulbo de luz intermitente, um refletor de luz intermitente que reflete a luz emitida do bulbo de luz inter- mitente e um refletor de posição que reflete a luz emitida de um bulbo de posição e é adjacente ao refletor de luz intermitente são acomodados em uma caixa de luz e uma lente é ajustada em uma abertura da caixa de luz, em que um membro de proteção da luz é estendido do refletor de luz intermi- tente para proteger um lado dianteiro do bulbo de posição, uma folga é as- segurada entre uma borda externa do membro de proteção de luz e uma borda da abertura da caixa de luz, a luz emitida do bulbo de posição é pas- sada através da folga para formar uma porção de emissão de luz de posição em uma superfície externa da lente, e a porção de emissão de luz de posi- ção é disposta em um lado central do corpo do veículo da luz de posição.
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 2, um formato da porção de emissão de luz de posição é um formato em C ou um formato em V.
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 3, o formato em C ou o formato em V abre-se para um lado externo na direção da largura do veículo.
Em aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 4, uma porção pendente que se pende para baixo a partir da lente é formada inte- gralmente na caixa da luz e um recesso que se abre para a frente é formado na porção pendente inferior.
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 5, a porção pendente inferior é provida com uma abertura de dreno para descar- regar a água acumulada no recesso.
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 6, a abertura de dreno é provida na porção traseira do recesso na vista de frente.
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 7, uma parte da lente correspondente a porção de emissão de luz de posição é formada com cortes sulcados.
Em um aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 8, o dispositivo de iluminação provido em uma motocicleta é montado em uma coberta dianteira em uma maneira bilateralmente simétrica. Efeitos Vantajosos da Invenção
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 1, o bul- bo de posição é disposto próximo ao centro na direção da largura do veículo e o bulbo de luz intermitente é disposto no lado externo na direção das largu- ra do veículo. De acordo com a presente invenção, o dispositivo de ilumina- ção pode ser posicionado próximo ao centro do corpo do veículo, quando comparado com o caso em que o bulbo de posição é disposto no lado exter- no na direção da largura do veículo do bulbo de luz intermitente. A largura total do veiculo pode ser assim tornada melhor, possibilitando deste modo a redução do tamanho do veículo.
Uma vez que o bulbo de luz intermitente é disposto no lado ex- terno na direção da largura do veículo, a luz emitida do bulbo de luz intermi- tente é claramente visível das faces laterais do veículo também, aumentando deste modo a conspicuidade da luz intermitente.
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 2, o for- mato da porção de emissão de luz de posição é um formato em C ou um formato em V. Se for um formato em C ou um formato em V, a porção de emissão de luz de posição pode ser tornada mais longa e assim a área de emissão de luz da porção de emissão de luz de posição pode ser facilmente aumentada, aumentando deste modo a conspicuidade da luz intermitente.
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 3, o for- mato em C ou o formato em V abre-se para o lado externo na direção da largura do veículo.
Uma vez que a porção de emissão da luz de posição pode ser formada fazendo uso do formato arredondado da caixa de luz e a folga for- mada entre a caixa de luz e o formato em C ou o formato em V, a caixa de luz pode ser reduzida em tamanho. Isto conduz à redução de tamanho do veículo.
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 4, uma porção pendente inferior que se pende da lente é formada integralmente na caixa de luz e um recesso é formado nesta porção pendente inferior. O re- cesso serve para acentuar a borda inferior da caixa de luz, melhorando des- te modo a aparência do dispositivo de iluminação.
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 5, uma abertura de dreno para descarregar a água acumulada no recesso é provida na porção pendente inferior. Uma vez que a água acumulada no recesso é descarregada através da abertura de dreno, na há receio de degradação da aparência do recesso.
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 6, a a- bertura de dreno é provida atrás do recesso em vista frontal. De acordo com a presente invenção, uma vez que o fluxo de ar que corre colide na traseira do recesso, a descarga de água acumulada no recesso é facilitada.
No aspecto da invenção de acordo com a reivindicação 7, a por- ção da lente correspondente à porção de emissão de luz de posição é capaz de emissão da superfície. Assim, a conspicuidade da porção de emissão de luz de posição pode ser aumentada.
No aspecto da invenção de acordo a reivindicação 8, o dispositi- vo de iluminação é montado em uma coberta dianteira em uma maneira bila- teralmente simétrica.
Em uma vista frontal do veículo, o formato em C ou o formato em V na esquerda e o formato em C ou o formato em C na direita formam um formato substancialmente em X. Isto é, a porção de emissão de luz de posição parece estar no formato de um X e sua conspicuidade é aumentada. Também, uma vez que a porção de emissão de luz de posição dificilmente se estende na direção da largura do veículo, a dimensão da largura do veí- culo torna-se menor, deste modo tornado possível reduzir a largura do veícu- lo.
Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1: É uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
Figura 2: É uma vista frontal ilustrando uma estrutura de montagem para um dispositivo de iluminação provido em uma motocicleta.
Figura 3: É uma vista frontal de um dispositivo de iluminação disposto no lado esquerdo na direção das largura do veículo.
Figura 4: É uma vista frontal de uma lente provida em um dispositivo de iluminação.
Figura 5: É uma vista seccional transversal tomada ao longo das linha 5 - .5 na figura 3.
Figura 6: É uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 6-6 na figura 3.
Figura 7: É uma vista traseira de um dispositivo de iluminação.
Figura 8: É uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 8-8 na figura 7.
Figura 9: É uma vista tomada na direção da seta 9 na figura 8.
Figura 10: É uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 10- .10na figura 9. Descrição das Concretizações
Uma concretização da presente invenção será descrita em deta- lhes abaixo. Nos desenhos e exemplo, os termos "para cima", "para baixo", "frente", "atrás", "esquerda" e "direita" indicam direções como visto do con- dutor que está montando uma motocicleta. Também, os desenhos são vistos nas direções dos sinais de referência. Exemplo
Um exemplo da presente invenção será descrito com referência aos desenhos.
Como mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 tem uma roda dianteira 12 disposta na parte frontal do veículo e provida de modo a ser di- rigível por meio de um guidão 11, um motor 13 como uma fonte de aciona- mento disposto na traseira da roda dianteira 12, uma roda traseira 14 dispos- ta na traseira do motor 13 e acionada pelo motor 13,e um assento 15 provido entre as roda dianteira 12 e a roda traseira 14. Motocicleta 10 é um veículo do tipo de montar no selim no qual o ocupante senta-se escarranchado no assento 15.
O motor 13 é provido com um sistema de admissão 16 e um sis- tema de exaustão 17.
Um braço oscilante 18 é provido no corpo do veículo de modo a ser verticalmente oscilável. A roda traseira 14 é rotativamente montada na extremidade traseira do braço oscilante 18, com um amortecedor traseiro .19L(apenas o sinal de referência 19L no lado do terreno em frente é mostra- do) provido entre o braço oscilante 18 e o corpo de veículo.
A motocicleta 10 é coberta por uma coberta de corpo 20. A co- berta de corpo 20 inclui uma coberta dianteira 21 que cobre a frente do veí- culo, cobertas laterais esquerda e direita 22L, 22R (apenas o sinal de refe- rência 22L no lado do terreno em frente é mostrado), que são providas con- tinuamente da parte traseira da coberta dianteira 21 para a traseira do veícu- lo e estendidas para a traseira do veículo de modo a cobrir os lados do veí- culo e uma coberta superior 25 que é provida acima das cobertas laterais .22L, 22R e cobre a parte superior do veículo. As luzes intermitentes esquer- da e direita 28L, 28R (apenas o sinal de referência 28L no lado do terreno a frente é mostrado), cada qual servindo como um dispositivo de iluminação são montados na coberta frontal 21 e nas cobertas laterais 22L, 22R.
As cobertas laterais 22L, 22R respectivamente incluem cobertas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R (apenas sinal de referência 23L no lado do terreno a frente é mostrado) que cobrem uma ar- mação do corpo ( não mostrada) e as faces laterais esquerda e direita do motor 13, e cobertas laterais traseiras esquerda e direita 24L, 24R (apenas o sinal de referência 24L no lado do terreno a frente é mostrado) que são es- tendidos continuamente das bordas traseiras das cobertas laterais da arma- ção principal esquerda e direita 23L, 23R para a traseira do veículo.
Cobertas de placa a pivô 27L, 27R (apenas sinal de referência .27L no lado diante da terra é mostrado) que cobre as placas pivô dos lados esquerdo e direito externos são estendidos para baixo a partir das cobertas laterais esquerda e direita 22L, 22R.
Um para-lama dianteiro 31 é disposto acima da roda dianteira .12. Uma coberta de guidão 26 circundando o guidão 11 é disposta em torno do guidão 11. Um farol dianteiro 29 é montado na parte frontal da coberta de guidão 26. Também, um para-lama traseiro 32 é disposto acima da roda tra- seira 14. Também, um para-lama traseiro 32 é disposto acima da roda tra- seira 14. Um farol traseiro 33 é disposto acima do para-lama traseiro 32. Um trilho de garra 34 é disposto acima do farol traseiro 33.
Em seguida, a estrutura de montagem para o dispositivo de ilu- minação e similar será descrita.
Como mostrado na figura 2, um tubo dianteiro 42 constituindo um chassi 41 é provido na parte frontal do veículo. Um membro de estai úni- co 43 é estendido do tubo dianteiro 42 para a esquerda e direita na direção da largura do veículo. As cobertas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R são montadas no membro de estai 43.
Uma pluralidade de porções de sede projetantes 47 são projeta- das para dentro na direção da largura do veículo a partir das superfícies in- ternas das cobertas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R. Os dispositivos de iluminação esquerdo e direito 46L, 46R são monta- dos nas porções de sede projetantes 47.
A seguir, os dispositivos de iluminação esquerdo e direito 46L, 46R serão algumas vezes coletivamente referidos como dispositivo de ilumi- nação 46.
A coberta frontal 21 é disposta na frente do tubo dianteiro 42. As aberturas do dispositivo de iluminação esquerda e direita 48L, 48R em que os dispositivos de iluminação esquerdo e direito 46L, 46R são, respectiva- mente, montados são formados entre a borda da coberta frontal 21 e as bor- das das cobertas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R. Os dispositivos de iluminação 46L, 46R são, respectivamente montados nas aberturas do dispositivo de iluminação esquerda e direita 48L, 48R em uma maneira bilateralmente simétrica. A coberta frontal 21 possui furos de trava- mento 50, 50. A coberta frontal 21 é montada no lado do tubo dianteiro 42 via parafusos 50a, 50a inseridos nos furos de travamento 50,50.
Uma pluralidade de garras de engate 49 é projetada da superfí- cie interna da coberta frontal 21 para a traseira do veículo. As garras de en- gate 49 são trazidas em engate com os furos de engate descritos mais tarde que são providos nos dispositivos de iluminação 46L, 46R. Os furos de en- gate serão descritos com referência ao seguinte desenho.
Como mostrado na figura 3, uma pluralidade de primeiras por- ções de flange 51 são formadas no lado interno na direção da largura do veículo do dispositivo de iluminação 46R (46). Os furos de engate 53 são perfurados nas respectivas primeiras porções de flange 51. As garras de engate (sinal de referência 49 na figura 2) podem ser engatadas com os fu- ros de engate 53.
Uma pluralidade de segundas porções de flange 52 é formada no lado externo na direção da largura do veículo do dispositivo de iluminação 46. Os furos de fixação (sinal de referência 54 na figura 7 descrito adiante) são perfurados nas respectivas segundas porções de flange 52.
Com referência à figura 2, juntamente, com relação aos disposi- tivos de iluminação esquerdo e direito 46L, 46R, após os furos de engate 53 perfurados nos lados dos dispositivos de iluminação 46L, 46R serem enga- tados com pluralidade de garras de engate 49 providas na coberta dianteira 21, as segundas porções de flange 52 são alinhadas com as porções de se- de projetantes 47 e então os dispositivos de iluminação esquerdo e direito 46L, 46R são, respectivamente, fixados com membros de fixação 55 nas cobertas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R a partir do lado interno do veículo.
Os dispositivos de iluminação esquerdo e direito 46L, 46R são fixados no corpo do veículo por meio da estrutura acima mencionada.
Em seguida, a estrutura básica do dispositivo de iluminação será
descrita.
A figura 3 é uma vista, como visto de frente, do dispositivo de i- luminação direito disposto no lado direito na direção da largura do veículo. Uma vez que o dispositivo de iluminação esquerdo disposto no lado esquer- do não difere grandemente,exceto que o dispositivo de iluminação esquerdo é formado de modo a ser lateralmente simétrico ao dispositivo de iluminação direito com relação ao centro na direção da largura do veículo, sua descrição é omitida.
O dispositivo de iluminação 46R (46) inclui uma caixa de luz 61. Um bulbo de luz intermitente 62, um refletor de luz intermitente 63, um bulbo de posição 64, e um refletor de posição 65 são acomodados na caixa de luz .61. O refletor de luz intermitente 63 reflete a luz emitida do bulbo de luz in- termitente 62. O bulbo de posição 64 é posicionado mais próximo ao centro do corpo do veículo do que o bulbo de luz intermitente 62. O refletor de posi- ção 65 reflete a luz emitida do bulbo de posição 64. Uma lente 68 é ajustada em uma abertura 67da caixa de luz. No desenho, o sinal de referências 62J indica o eixo do bulbo de luz intermitente e 64J indica o eixo do bulbo de po- sição.
O bulbo de luz intermitente é montado em tal modo que, como visto voltando-se para frente, seu eixo 62J volta-se para frente do veículo e é orientado de modo a divergir para a esquerda e direita do veículo. Similar- mente, o bulbo de posição é montado em tal modo que, como visto voltando- se para frente, seu eixo 64J volta-se para frente e para cima do veículo e orientado de modo a divergir para esquerda e direita do veículo.
O bulbo de luz intermitente 62 pode ser montado e destacado do lado traseiro da caixa de luz 61 e o bulbo de posição 64 pode ser montado e destacado do lado inferior da caixa de luz 61.
Um membro de proteção da luz 71 é estendido do refletor da luz intermitente 63 de modo a proteger o lado dianteiro do bulbo de posição 64. Uma folga 75 é assegurada entre uma borda externa 72 deste membro de proteção da luz e uma borda 73 da abertura da caixa de luz. A luz emitida do bulbo de posição 64 é passada através da folga 75, formando deste modo uma porção de emissão de luz de posição 77 na superfície externa 76 da lente.
O membro de proteção da luz 71 é um membro separado. O membro de proteção da luz 71 é montado em uma parte da caixa de luz 61 em que o refletor de posição 65 é localizado.
Supõe-se que, ao invés da construção do membro de proteção da luz na caixa de luz, uma parte da coberta de corpo (capô) é feita pender sobre a lente do dispositivo de iluminação, de modo a cobrir o lado dianteiro do bulbo de posição. Neste caso, o controle dimensional complexo é reque- rido entre o capô e a lente. Isto conduz a um aumento no custo do capô. Em adição, o tamanho do capô aumenta.
Neste aspecto, de acordo com a presente invenção, o membro de proteção de luz 71 é disposto no dispositivo de iluminação 46. Assim, não há receio de um aumento no custo do capô. Nem há qualquer aumento no tamanho do capô.
O formato da porção de emissão da luz de posição 77 é um for- mato em V em vista frontal do veículo. O formato em V abre-se para o lado externo na direção da largura do veículo.
Deverá ser notado que embora um formato em V seja emprega- do neste exemplo, um formato em C pode ser empregado também.
O membro de proteção de luz 71 tem uma primeira porção de bossa 81 e uma segunda porção de bossa 82 que são projetadas para trás do veículo. O membro de proteção de luz 71 é montado na caixa de luz 61 via porções de bossa 81, 82. Os detalhes da sua estrutura de montagem serão descritos adiante.
Em seguida, uma lente montada na frente do dispositivo de ilu- minação será descrita.
Como mostrado na figura 4, cortes para difusão de luz a partir do bulbo servindo como uma fonte de luz são feitos em uma parte da superfície interna da lente 68.
No desenho, o sinal de referência 83 indica uma região sem ne- nhum corte de lente e 84 indica uma região com cortes sulcados(cortes de lente).
Uma parte da lente 68 correspondente à porção de emissão de luz de posição (sinal de referência 77 na figura 3) é formada com cortes sul- cados. Uma vez que a porção correspondente à porção de emissão de luz de posição 77 é formada com cortes sulcados para permitir a emissão da superfície, a conspicuidade da porção de emissão da luz de posição pode ser aumentada.
Em seguida, o membro de proteção de luz disposto na frente do bulbo de posição será descrito.
Como mostrado na figura 5, dois recessos de luz 85, 86 rebaixa- dos para trás do veículo são formados na caixa de luz 61. Os soquetes 87, 88 (figura 3) são montados nos recessos de luz 85, 86. O bulbo de luz inter- mitente 62 e o bulbo de posição 64 são ajustados nos soquetes 87, 88, res- pectivamente. O refletor de posição 65 que reflete luz emitido do bulbo de posição 64 e o refletor de luz intermitente 63 que reflete a Iuz emitida do bul- bo de luz intermitente 62 são formados nas superfícies dos recessos de luz 85, 86, respectivamente. A caixa de luz 61 é feita de resina e os refletores são formados da deposição a vapor ou similar de um filme fino de alumínio nas superfícies dos recessos de luz 85, 86 da caixa de luz 61.
Um sulco 89 é formado na abertura 67 da caixa de luz 61. A len- te 68 é montada no sulco 89 através de um selador 91 feito de resina.
Como mostrado na figura 6, na caixa de luz 61, uma porção pendente inferior 92 que se pende para baixo a partir da lente 68 é formada integralmente. Um recesso 93 que se abre para frente é formado na porção pendente inferior 92.
A porção pendente inferior 92 é provida com uma abertura de dreno 94 para descarregar água acumulada no recesso 93. Uma vez que a água acumulada no recesso 93 é descarregada através da abertura de dre- no 94, não há receio de degradação da aparência do recesso 93.
Com referência à figura 3 juntamente, a abertura de dreno 94 é provida atrás do recesso 93 em vista frontal. Assim, a abertura de dreno 94 pode ser tornada de difícil visibilidade, prevenindo assim a degradação da aparência. Em adição, uma vez que o fluxo de ar que corre colide na traseira do recesso 93, a descarga de água acumulada no recesso 93 é facilitada.
Em seguida, a estrutura de montagem para o membro de prote- ção e similar será descrita.
Como mostrado na figura 7, os soquetes 87, 88 em que os bul- bos são ajustados são montados na caixa de luz 61. As porções de sede de montagem 95, 95 às quais o membro de proteção de luz 71 é montado são providas próximas dos soquetes 87,88 para bulbo de luz intermitente 62 e bulbo de posição 64.
Como mostrado na figura 8, o membro de proteção de luz 71 tem a primeira porção de bossa 81 e segunda porção de bossa 82 que são projetadas para porção traseira do veículo. A primeira porção de bossa 81 e a segunda porção de bossa 82 são ajustadas nas porções de sede de mon- tagem 95, 95 providas na caixa de luz 61. O membro de proteção de luz 71 é montado na caixa de luz 61 com membros de parafuso 96.
Em seguida, a estrutura do membro de proteção de luz será descrita.
Como mostrado na figura 9, o membro de proteção de luz 71 é um membro que é substancialmente de formato em V em vista traseira. A primeira porção de bossa 81 e a segunda porção de bossa 82 são, respecti- vamente, formadas nas partes superior e inferior de uma superfície traseira 71b. Como mostrado na figura 10, o membro de proteção de luz 71 possui um formato de barra em ângulo que é projetada para frente em vista lateral do veículo. No desenho, as faixas da região A e região B são comuni- cadas com uma função de reflector. A região Aea região B são cada qual formada por deposição a vapor de um filme fino de alumínio ou similar.
A operação do dispositivo de iluminação descrito acima será descrita em seguida.
Retornando-se à figura 2, os bulbos de posição (sinal de refe- rência 64 na figura 3) são dispostos próximos ao centro na direção da largu- ra do veículo e os bulbos de luz intermitente 62, 62 são dispostos no lado externo na direção da largura do veículo. De acordo com a presente inven- ção, os dispositivos de iluminação 46L, 46R podem ser posicionados próxi- mos ao centro do corpo de veículo, quando comparado com o caso em que os bulbos de posição 64, 64 são dispostos no lado externo na direção da largura do veículo dos bulbos de luz intermitente 62, 62.
Se os dispositivos de iluminação 46L, 46R pudessem ser posi- cionados próximos ao centro do corpo do veículo, a largura total W do veícu- lo pode ser tornada menor, possibilitando deste modo a redução do tamanho do veículo.
Uma vez que os bulbos de luz intermitente 62, 62 são dispostos no lado externo na direção da largura do veículo, a luz emitida dos bulbos de luz intermitente 62, 62 é claramente visível das faces laterais do veículo também, aumentando deste modo a conspicuidade da luz intermitente.
O formato das porções da emissão de luz de posição 77, 77 é um formato em C. Se seu formato for um formato em C, as porções de emis- são de luz de posição 77, 77 podem ser formadas fazendo uso do arredon- damento da caixa de luz (sinal de referência 61 na figura 3), assim possibili- tando a redução do tamanho da caixa de luz. Como resultado, a redução do tamanho do veículo pode ser conseguido.
Na vista frontal do veículo, o formato em C na esquerda e o for- mato em C na direita formando as porções de emissão de luz de posição 77, .77 formam substancialmente um formato em X. Isto é, as porções de emis- são de luz de posição 77, 77 parecem estar no formato de um X e sua cons- picuidade é aumentada. Uma vez que as posições de emissão de luz de po- sição 77, 77 dificilmente estendem na direção da largura do veículo, a di- mensão da largura do veículo torna-se menor, deste modo tornando possível reduzir a largura do veículo.
Nas caixas de luz 61, 61, as porções pendentes inferiores 92, 92 que se pendem para baixo a partir da lente 68, 68 são formadas integral- mente e os recessos 93, 93 que se abrem para a frente são formados nas porções pendentes inferiores 92, 92.
Os recessos 93, 93 cada qual serve para acentuar a borda infe- rior da caixa de luz melhorando deste modo a aparência dos dispositivos de iluminação 46L, 46R.
Embora na concretização acima, a presente invenção seja apli- cada à uma motocicleta, a presente invenção é também aplicável a um veí- culo de três rodas e a presente invenção pode ser aplicada a um veículo comum.
Na reivindicação 1, o formato da porção de emissão da luz de posição não está limitada a um formato em V e o formato pode ser ajustado para um formato arbitrário tal como formato em C, formato em U ou um for- mato em L.
Na reivindicação 3, embora o formato em C da porção de emis- são da luz de posição abre-se para o lado externo na direção da largura do veículo, o formato em C pode ser disposto de modo a se abrir para o lado superior, lado inferior, diagonalmente para cima ou diagonalmente para bai- xo na direção da largura do veículo.
Na reivindicação 4, a porção pendente inferior que é formada in- tegralmente na caixa de Iuz e pende para baixo a partir da lente pode ser omitida.
Na reivindicação 5, a abertura de dreno provida na porção pen- dente inferior pode ser omitida. Aplicabilidade Industrial
A presente invenção é apropriada para uso em uma motocicleta. Listagem de Referência 10... motocicleta 21...coberta dianteira 46, 46L, 46R...Dispositivo de iluminação 5 61...caixa de luz
62...bulbo de luz intermitente 63...refletor de luz intermitente 64...bulbo de posição 65...refletor de posição 10 67...abertura da caixa de luz 68... lente
71...membro de proteção de luz 72...borda externas do membro de proteção de luz 75...folga 15 76...superfície externa da lente
77...porção de emissão de luz de posição 92...porção pendente inferior 93... recesso 94...abertura de dreno