BRPI1101209A2 - estrutura de roda para veìculo do tipo montaria - Google Patents

estrutura de roda para veìculo do tipo montaria Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101209A2
BRPI1101209A2 BRPI1101209-9A BRPI1101209A BRPI1101209A2 BR PI1101209 A2 BRPI1101209 A2 BR PI1101209A2 BR PI1101209 A BRPI1101209 A BR PI1101209A BR PI1101209 A2 BRPI1101209 A2 BR PI1101209A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wheel
disc
radius
parts
portions
Prior art date
Application number
BRPI1101209-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Keita Mikura
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43778254&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1101209(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1101209A2 publication Critical patent/BRPI1101209A2/pt
Publication of BRPI1101209B1 publication Critical patent/BRPI1101209B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60BVEHICLE WHEELS; CASTORS; AXLES FOR WHEELS OR CASTORS; INCREASING WHEEL ADHESION
    • B60B1/00Spoked wheels; Spokes thereof
    • B60B1/06Wheels with compression spokes
    • B60B1/08Wheels with compression spokes formed by casting
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/80Technologies aiming to reduce greenhouse gasses emissions common to all road transportation technologies
    • Y02T10/86Optimisation of rolling resistance, e.g. weight reduction 

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DE RODA PARA VEìCULO DO TIPO MONTARIA. A presente invenção refere-se a uma roda (44) para veículo de tipo montaria que é formada de uma parte de cubo (52), diversas partes de raio (53) e uma parte de aro (54). A roda (44) inclui partes de saliência de ligação de disco (56), às quais um disco de freio (55) é ligado, e que são fornecidas em uma maneira que permanece em uma direção da largura do veículo, integralmente em um lado das diversas partes de raio (53), em suas porçães médias em uma direção radial da roda (44). Cada uma das diversas partes de raio (53) tem uma parte de forquilha '(73) onde uma parte de raio do lado do cubo se divide em duas partes de raio do lado do aro na vista lateral no veículo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE RODA PARA VEÍCULO DO TIPO MONTARIA"
Campo técnico
A presente invenção refere-se a um melhoramento em uma es- trutura de roda para veículo do tipo montaria no qual uma parte do raio da roda inclui uma parte de saliência de ligação de disco.
Técnica Anterior
Para motocicletas cada uma incluindo uma roda formada de uma parte de cubo, partes de raio que se estendem a partir da parte de cubo até o exterior de uma parte de aro que conecta porções extremas dianteiras das respectivas partes de raio, é conhecida uma estrutura de roda para motoci- cleta na qual partes de raio da roda incluem partes de saliência de ligação de disco para ligar um disco de freio a elas. (Vide, por exemplo, o Documen- to de Patente 1 (figuras 5 e 7)).
Na figura 5 do Documento de Patente 1 uma roda 400 (o número indica o numerai de referência descrito no Documento de Patente 1, e o mesmo deve se aplicar daqui em diante) é formada de uma parte de cubo 402, diversas partes de raio 401 que se estendem radialmente a partir da parte de cubo 402 e uma parte de aro 410 que conecta porções extremas dianteiras das diversas partes de raio 411. Uma saliência de ligação de disco 420 é fornecida permanecendo de um lado de cada uma das partes de raio 411 no meio delas. Além disto, uma nervura de reforço 430 é fornecida entre cada uma das saliências de ligação de disco 420 e a parte de cubo 402.
Na figura 7 do Documento de Patente 1, uma vez que a nervura de reforço 430 é fornecida entre a saliência de ligação de disco 420 e a parte de cubo 402, a rigidez da parte de raio 411 é aumentada. A rigidez aumen- tada da parte de raio 411 dificilmente permite que a parte de raio 411 seja torcida quando uma força de frenagem é aplicada a um disco de freio e uma força é aplicada à saliência de ligação de disco 420.
Contudo, a estrutura do Documento de Patente 1 tem os seguin- tes problemas com a nervura de reforço 430 fornecida entre a saliência de ligação de disco 420 e a parte de cubo 402. Especificamente, a nervura de reforço 430 aumenta o peso da roda e também aumenta o custo de material.
Documento da técnica precedente
Documento de patente
Documento de Patente 1: Publicação de Pedido de Patente Ja- ponesa Número 2008-030648.
Sumário da Invenção
Problemas a serem solucionados pela Invenção
Um objetivo da presente invenção é fornecer uma técnica em uma estrutura de roda para veículo do tipo montaria na qual um disco de freio seja ligado a um lado de uma parte de raio e uma sua porção média, a técnica conseguindo a supressão da quantidade de deformação da parte de raio durante frenagem e reduções em peso e custo da roda.
Meios para solucionar os Problemas
Um primeiro aspecto da presente invenção fornece uma roda pa- ra veículo do tipo montaria que compreende: uma roda que tem uma parte de cubo suportada em um eixo, diversas partes de raio que se estendem para fora a partir da parte de cubo, e uma parte de aro que é fornecida fora das diversas partes de raio e na qual um pneu é montado; partes de saliên- cia de ligação de disco às quais um disco de freio é ligado e cada uma das quais é fornecida, em uma maneira que permanece em uma largura de dire- ção do veículo integralmente em um lado de uma correspondente das diver- sas partes de raio em uma sua posição média em uma direção radial da ro- da. A roda é caracterizada pelo fato de as diversas partes de raio terem, ca- da uma, uma parte de forquilha onde uma parte de raio do lado do cubo se divide em duas partes de raio do lado do aro em uma vista lateral do veículo, e as partes de saliência de ligação de disco são fornecidas, respectivamen- te, nas partes de forquilha.
Um segundo aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fato de uma distância radial a partir de um centro axial da roda para cada uma das partes de saliência de ligação de disco ser ajustada metade ou mais longa, porém 4/5 ou mais curta de uma distância radial a partir do cen- tro axial da roda até uma circunferência exterior da roda. Um terceiro aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fato de uma superfície de assento de ligação de disco para ligar o disco de freio a ela ser formada em cada uma das partes de saliência de ligação de disco e um comprimento da superfície de assento de ligação de disco em uma direção circunferencial da roda ser ajustada mais longa do que um comprimento da superfície de assento de ligação de disco na direção radial da roda.
Um quarto aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fato de uma primeira parte recuada ser formada em uma superfície de cada uma das partes de raio do lado do cubo em um lado oposto da correspon- dente parte de saliência de ligação de disco, a primeira parte recuada se estendendo em uma direção longitudinal da parte de raio e a primeira parte recuada se estende até um lado interior de uma circunferência exterior da parte de cubo na direção radial.
Um quinto aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fa- to de uma segunda parte recuada ser formada em uma porção de fundo de cada uma das primeiras partes recuadas em um lado traseiro das partes de saliência de ligação de disco.
Um sexto aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fa- to de uma porção de fundo de cada uma das segundas partes recuadas ser localizada em um lado exterior na direção da largura do veículo, de uma li- nha obtida movendo uma aresta exterior da parte de raio correspondente de maneira simétrica ao redor de uma linha central na direção da largura do veículo, a aresta exterior sendo uma aresta formada no lado da primeira par- te recuada.
Um sétimo aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fato de um furo vazado ser proporcionado na parte de cubo, um mancai su- portado no eixo ser proporcionado no furo vazado, e, em uma parede interior do furo vazado, diversas partes de degrau adjacentes ao mancai com as quais o mancai é travado, serem proporcionadas separadas uma da outra em uma direção circunferencial do furo vazado.
Efeitos da Invenção De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, as par- tes de raio da roda são, cada uma, dotadas com uma parte de raio do lado do cubo e as duas partes de raio do lado do aro com a forma de Y.
Em uma roda convencional que tem partes de raio do tipo reto, partes de nervura de reforço são adicionadas em alguns casos às partes de raio, de modo a suprimir deformação da roda devido a um momento de tor- ção na frenagem. Se as nervuras, ou similares, são adicionadas às partes de raio, contudo, isto pode aumentar o peso e custo da roda.
Com relação a isto, na presente invenção uma extremidade di- anteira de uma parte de raio do lado do cubo é ramificada em duas partes de raio do lado do aro. Com tais partes de raio, a torção das partes de raio é suprimida com uma pequena quantidade de material sem adicionar nervuras às partes de raio de tipo reto. Assim, reduções em peso e custo de material da roda são alcançadas.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, as partes de saliência de ligação de disco que são fornecidas nas partes de raio e às quais a força de frenagem é aplicada são, cada uma, colocadas na po- sição média do raio da roda na direção radial, ou em uma posição mais pró- xima do lado exterior do que a porção média.
Se as partes de saliência de ligação de disco são colocadas em posições mais próximas de um lado interior da roda, uma força de frenagem é recebida pelas partes de raio em posições mais próximas da parte de cu- bo. Uma vez que a força de frenagem é recebida em posições afastadas de uma circunferência exterior do aro, o comprimento de uma porção na qual o momento de torção atua é longo, e o ângulo de torção formado na parte de saliência de ligação de disco de cada parte de raio é grande.
Com relação a isto, na presente invenção cada uma das partes de saliência de ligação de disco é colocada na posição média do raio da ro- da, ou na posição mais próxima do lado exterior da roda do que a posição média. Consequentemente, uma força de frenagem é recebida nas posições médias do raio da roda ou nas posições mais próximas da circunferência exterior da roda do que as posições médias. Uma vez que é possível rece- ber a força de frenagem em posições mais próximas da circunferência exte- rior do aro, o comprimento de uma porção na qual o momento de torção atua é curto, e o ângulo de torção formado na parte de saliência de ligação de disco de cada parte de raio é diminuído.
Uma vez que o ângulo de torção formado em cada parte de raio é diminuído, a parte de raio pode ser formada mais fina por uma quantidade suprimida de deformação na parte de raio. Consequentemente, reduções em peso e custo de material da roda são alcançadas.
Assim, a presente invenção fornece uma estrutura de roda para veículo do tipo montaria conseguindo um aumento na rigidez à torção e tam- bém reduções em peso e custo de material. Além disto, o melhoramento na rigidez pode suprimir ruído de freio.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, uma força em uma direção circunferencial da roda é aplicada principalmente a partir do freio de disco às partes de saliência de ligação de disco na frena- gem. Em tais partes de saliência de ligação de disco, uma vez que o com- primento da superfície de assento de ligação de disco na direção circunfe- rencial da roda é ajustado mais longo do que o comprimento da superfície de assento de ligação de disco na direção radial da roda, a rigidez das partes de saliência de ligação de disco na direção circunferencial pode ser aumen- tada. Isto contribui para o melhoramento na rigidez à torção das partes de raio. Em outras palavras, formando as partes de saliência de ligação de dis- co mais longas na direção na qual uma força de frenagem é aplicada, e fa- zendo o comprimento radial da roda mais curto, torna-se possível aumentar a rigidez das partes de saliência de ligação de disco com uma pequena quantidade de material para isto.
De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, uma vez que a primeira parte recuada é formada em cada parte de raio, redução adi- cional em peso da roda é conseguida. Além disto, uma vez que a primeira parte recuada se estende até um lado interior da circunferência exterior da parte de cubo na direção radial, a parte de cubo e as partes de raio junta- mente podem receber uma carga, fazendo assim a roda ter pequena tensão concentrada.
De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, a segun- da parte recuada é formada na porção de fundo da primeira parte recuada do lado traseiro da parte saliência de ligação de disco. Assim, redução adi- cional em peso da roda é conseguida.
De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, a porção de fundo da segunda parte recuada é localizada no lado exterior na direção da largura do veículo, da linha obtida movendo a aresta exterior da parte de raio de maneira simétrica ao redor de uma linha central da direção da largura do veículo, a aresta exterior sendo uma aresta formada no lado da primeira parte recuada. Isto torna possível melhorar a capacidade de escoamento na moldagem da roda por fundição em matriz e conseguir redução em peso da roda.
De acordo com o sétimo aspecto da presente invenção, uma vez que as diversas partes de degrau adjacentes ao mancai são fornecidas se- paradas uma da outra na direção circunferencial na parede interior do furo vazado, as partes de degrau adjacentes ao mancai podem ser formadas com uma pequena quantidade do material em comparação com um caso onde as partes de degrau adjacentes são fornecidas em toda a circunferên- cia na direção circunferencial. Assim, reduções em peso e custo da roda são conseguidas.
Breve Descrição de Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
A figura 2 é uma vista em seção transversal de uma porção prin- cipal da roda de acordo com a presente invenção.
A figura 3 é uma vista lateral esquerda de uma roda de pneu frontal fornecida para a motocicleta de acordo com a presente invenção.
A figura 4 é uma vista lateral direita da roda de pneu frontal for- necida para a motocicleta de acordo com a presente invenção.
A figura 5 é uma vista lateral direita da roda de acordo com a presente invenção. A figura 6 é uma vista em perspectiva da roda de acordo com a presente invenção.
A figura 7 mostra uma vista lateral de uma roda de acordo com uma modalidade e uma vista em seção transversal de uma sua porção prin- cipal, e também mostra uma vista lateral de uma roda de acordo com uma modalidade comparativa e uma vista em seção transversal de uma sua por- ção principal.
Modo para realizar a Invenção
Daqui em diante, descrição detalhada será fornecida para um modo de modalidade da presente invenção. Nos desenhos e em uma moda- lidade "acima", "abaixo", "frente", "traseira", "esquerda" e "direita" indicam direções vistas a partir do condutor que monta em uma motocicleta. Adicio- nalmente, os desenhos são projetados para serem vistos na direção na qual numerais de referência podem ser lidos de maneira adequada.
Modalidade
Será fornecida descrição para a modalidade da presente inven- ção com base nos desenhos.
Como mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 inclui uma car- roceria 11, um garfo frontal 15 fornecido para um tubo principal 12 que cons- titui uma porção frontal da carroceria do veículo 11, o garfo frontal 15 supor- tando de maneira dirigível uma roda de pneu frontal 13; um eixo pivô 17 é fornecido em uma porção traseira da carroceria do veículo 11 e um braço oscilante 18 que se estende para trás a partir do eixo pivô 17; uma roda de pneu traseira 21 ligada a uma porção extrema traseira do braço oscilante 18; um motor 22 suspenso da carroceria do veículo 11, o motor 22 servindo co- mo uma fonte de acionamento; um trilho de assento 23 que se estende para trás a partir da porção traseira da carroceria do veículo 11; e um assento de ocupante 24 para um ocupante sentar nele, o assento de ocupante 24 sendo suportado no trilho de assento 23 e colocado entre a roda de pneu frontal 13 e a roda de pneu traseira 21. Uma vez que um ocupante monta no veículo enquanto montando o assento de ocupante 24, este tipo de veículo é cha- mado um veículo de tipo montaria. O motor 22 como a fonte de acionamento inclui: um cárter de manivela 27, uma parte de cilindro 28 que se estende desde o cárter de ma- nivela 27 em uma direção obliquamente para cima do veículo, um elemento admissão de ar 29 colocado acima da parte de cilindro 28, um elemento de descarga de ar 34 que se estende abaixo da parte de cilindro 28, o elemento de descarga de ar 34 incluindo um catalisador 31, um tubo de descarga 32 e um silenciador 33; e uma unidade de radiador 35 colocada na frente da parte de cilindro 28.
Uma roda dentada de acionamento 38 é ligada a um eixo de a- cionamento 37 para o qual uma força de acionamento do motor 22 é emitida. Uma roda dentada acionada 39 é ligada à roda do pneu traseiro 21 colocada para trás do motor 22. Uma corrente 41 é enrolada entre a roda dentada a - cionada 39 e a roda dentada de acionamento 38. A roda dentada de acio- namento 38 no lado do motor aciona a roda dentada acionada 39.
Daqui em diante descrição detalhada será fornecida para a con- figuração de uma roda frontal.
Como mostrado na figura 2, os constituintes principais da roda para pneu frontal 13 que serve como uma roda do veículo são: uma roda frontal 44 que tem um furo vazado 43 em uma sua porção central; um pneu 45 montado em uma circunferência exterior da roda frontal 44; um elemento de colar 46 inserido no furo vazado 43; mancais esquerdo e direito 47L, 47R, respectivamente, inseridos em ambos os lados do elemento de colar 46; e elementos de vedação 49L, 49R, respectivamente, inseridos nos lados exte- riores dos mancais esquerdo e direito 47L, 47R.
A roda frontal 44 (daqui em diante pode ser referida simplesmen- te como uma "roda 44") é formada de: uma parte de cubo 52 suportada em um eixo (numerai de referência 51 na figura 1); diversas partes de raio 53 que se estendem para fora a partir da parte de cubo 52 e uma parte de aro 54 que é fornecida fora das diversas partes de raio 53 e sobre a qual o pneu 45 é montado. A roda 44 inclui partes de saliência de ligação de disco 56, às quais um disco de freio 55 é ligado. Cada uma das partes de saliência de ligação de freio 56 é fornecida em uma maneira que permanece em uma direção da largura do veículo, integralmente em um lado (o lado direito) de uma correspondente das diversas partes de raio 53 em uma sua porção mé- dia, em uma direção radial da roda 44.
Uma primeira parte recuada 61 é formada em cada parte de raio 53 em uma superfície 57 oposta a uma superfície 58 onde a parte saliência de ligação de disco correspondente 56 é formada, a primeira parte recuada 61 se estendendo em uma direção longitudinal da parte de raio 53. Uma se- gunda parte recuada 63 é formada em uma porção de fundo 62 de cada uma das primeiras partes recuadas 61 em um lado traseiro da parte de saliência de ligação de disco 56. Uma porção de fundo 64 da segunda parte recuada é localizada em um lado exterior na direção da largura do veículo de uma linha 66 obtida movendo uma aresta exterior 65 da parte de raio 53, de ma- neira simétrica ao redor de uma linha central C da direção da largura do veí- culo, a aresta exterior 65 sendo uma aresta formada no lado da primeira par- te recuada.
Como mostrado nas figuras 2 e 3, cada uma das cinco partes de raio 53 tem uma parte de forquilha 73 onde uma parte de raio do lado do cubo 71 se divide em duas partes de raio do lado do aro 72, 72 na vista late- ral do veículo. A parte de saliência de ligação de disco 56 é fornecida na par- te de forquilha 73. Em adição, um raio R1 a partir de uma linha central em direção axial CL da roda 44 até a parte de saliência de ligação de disco 56 é ajustada metade de um raio R2 a partir da linha central na direção axial CL da roda 44 até uma circunferência exterior da roda.
A primeira parte recuada 61 é formada em cada parte de raio do lado do cubo 71 na superfície 57 oposta à superfície 58, onde a parte de sa- liência de ligação de disco 56 é formada, a primeira parte recuada 61 se es- tendendo na direção longitudinal da parte de raio 53. A primeira parte recua- da 61 se estende até o lado interior de uma circunferência exterior 75 da par- te de cubo em uma direção radial.
Uma vez que a primeira parte recuada 61 é formada em cada parte de raio 53, redução adicional em peso da roda 44 é alcançada. Além disto, uma vez que a primeira parte recuada 61 se estende até o lado interior da circunferência exterior 75 da parte de cubo na direção radial, quando uma carga elevada é aplicada a partir de um eixo de linha de centro não ilustrada, a parte de cubo 52 e as partes de raio 53 todas juntas podem receber a car- ga, fazendo assim a roda 44 ter pouca tensão concentrada.
Em seguida será fornecida descrição para o estado da roda fron- tal na vista lateral direita do veículo.
Como mostrado na figura 4, um anel de pulso 81 para detectar a velocidade da roda é colocado no lado direito das partes de raio 53, enquan- to o disco de freio 55 é colocado em um lado exterior do anel de pulso 81. O disco de freio 55 e o anel de pulso 81 são fixados juntos com elementos de fixação 84. Com isto, aumento no número dos elementos de fixação 84 pode ser suprimido. Para o garfo frontal 15, um calibre de disco de freio 82 e um sensor de velocidade de roda 83 são ligados. O calibre de disco de freio 82 é colocado na vizinhança do anel de pulso 81 e aplica uma força de frenagem ao disco de freio 55.
Como mostrado na figura 5, as cinco partes de saliência de liga- ção de disco 56 para ligar o disco de freio (numerai de referência 55 na figu- ra 4) a elas são respectivamente fornecidas nas partes de forquilha 73 das partes de raio 53. Nas partes de raio do lado do aro 72 fora das partes de forquilha 73 das partes de raio 53, partes recuadas do lado de disco 89 são respectivamente formadas no sentido da parte de aro 54 ao longo destas partes de raio 72.
Observar que embora o comprimento de R1 seja ajustado meta- de do comprimento do R2 nesta modalidade, não haveria problema mesmo se o comprimento de R1 fosse estabelecido mais longo do que a metade, porém, 4/5 ou mais curto dentro de tal faixa que o calibre de disco de freio 82 não exceda uma circunferência exterior 88 da roda.
Um comprimento a de uma superfície de assento de ligação de disco 91 em uma direção circunferencial da roda é ajustada mais longa do que um comprimento d da superfície de assento de ligação de disco 91 em uma direção radial da roda.
Daqui em diante será fornecida descrição para o furo vazado que é aberto na parte de cubo, e através do qual o eixo passa.
O furo vazado 43 é fornecido na parte de cubo 52. O furo vazado 43 inclui os mancais (numerais de referência 47L, 47R na figura 2) suporta- dos no eixo. Em uma parede interior 86 do furo vazado, diversas partes de degrau adjacentes ao mancai 87, com as quais os mancais 47L, 47R são travados, são fornecidas separadas uma da outra em uma direção circunfe- rencial do furo vazado.
Uma vez que as diversas partes de degrau adjacentes ao man- cal 87 são fornecidas separadas uma da outra na direção circunferencial na parede interior 86 do furo vazado, as partes de degrau adjacentes ao man- cal 87 podem ser formadas com uma pequena quantidade do material em comparação com um caso onde partes de degrau adjacentes são fornecidas em toda a circunferência na direção circunferencial. Assim, reduções em peso e custo da roda 44 são conseguidas.
Como mostrado na figura 6, a roda 44 é formada de: a parte de cubo 52; as cinco partes de raio 53 que se estendem para fora a partir da parte de cubo 52 e cada uma tendo a parte de forquilha 73 e a parte de aro 54 que conectam as extremidades dianteiras das respectivas cinco partes de raio 53. Nas partes de forquilha 73, as partes de saliência de ligação de dis- co 56 são, respectivamente, fornecidas nas superfícies laterais direitas das partes de raio 53 e se projetam na direção da largura do veículo. As primei- ras partes recuadas 61 são, respectivamente, formadas nas direções longi- tudinais das partes de raio 53 nas superfícies laterais esquerdas que são opostas às partes de saliência de ligação de disco das partes de raio 53. As segundas partes recuadas 63 são, respectivamente, formadas nas superfí- cies traseiras das partes de saliência de ligação de disco 56 nas mesmas superfícies laterais esquerdas.
Enquanto também se referindo à figura 2, a porção de fundo 64 de cada segunda parte recuada está localizada no lado exterior na direção da largura do veículo, da linha 66 obtida movendo a aresta exterior 65 a par- tir da parte de raio 53 de maneira simétrica ao redor da linha central na dire- ção da largura do veículo C, a aresta exterior 65 sendo aresta formada no lado da primeira parte recuada. Isto torna possível melhorar a capacidade de escoamento na moldagem da roda 44 por fundição em matriz e conseguir redução em peso da roda 44.
Em seguida será fornecida descrição para operações da roda da motocicleta descrita acima.
A figura 7a mostra uma vista lateral da roda de acordo com a modalidade. As cinco partes de raio 53 que constituem a roda são, cada uma, dotadas de uma parte de raio do lado do cubo 71 e partes de raio do lado do aro 72, 72 com a forma de Y.
A figura 7b mostra uma vista em seção transversal de uma por- ção principal da figura 7a. Quando uma força de frenagem é aplicada ao dis- co de freio, um momento de torção Mb é aplicado às partes de raio 53.
A figura 7c mostra uma vista lateral de uma roda de acordo com uma modalidade comparativa. Em uma roda convencional 44B que tem par- tes de raio do tipo reto 53B, partes de nervura de reforço 94 são fornecidas nas partes de raio, de modo a suprimir deformação das partes de raio devido a um momento de torção na frenagem.
A figura 7d mostra uma vista em seção transversal de uma por- ção principal da figura 7c. Quando as nervuras 94 são adicionadas às partes de raio 53B, a rigidez de torção das partes de raio é aumentada, porém exis- te um problema que o peso e custo da roda 44B são aumentados.
De volta para a figura 7a, uma extremidade dianteira da parte de raio do lado do cubo 71 é ramificada para as duas partes de raio do lado do aro 72, 72. Assim, a rigidez à torção dos raios pode ser facilmente melhora- da com uma pequena quantidade de material em comparação com o caso onde as nervuras 94 são adicionadas às partes de raio do tipo reto 53B. Como resultado, reduções em peso e custo de material da roda são alcan- çadas, enquanto a rigidez à torção é melhorada.
Em adição, as partes de saliência de ligação de disco 56 que re- cebem uma força de frenagem são, cada uma, colocadas no ponto médio no raio da roda 44.
Na figura 7d, partes de saliência de ligação de disco 56B são co- locadas junto a uma parte de cubo localizada junto a um lado interior da roda 44B (R1d<Dd). Consequentemente, uma força de frenagem é recebida em posições próximas ao centro da roda 44B. Em outras palavras, uma vez que a força de frenagem é recebida em posições afastadas de uma circunferên- cia exterior do aro, o comprimento de uma porção sobre a qual o momento de torção atua é longo, e o ângulo de torção formado na parte de saliência de ligação de disco de cada parte de raio 53B é grande.
Na presente invenção, como mostrado na figura 7b, cada uma das partes de saliência de ligação de disco 56 é colocada no ponto médio que é mais próximo de um lado exterior da roda 44 do que a contraparte na figura 7d (RIb=Db). Com isto, uma força de frenagem é recebida em posi- ções mais próximas a uma circunferência exterior da roda 44 do que a con- traparte na figura 7d. Uma vez que a parte de saliência de ligação de disco 56 pode ser colocada mais próxima de uma circunferência exterior do aro, a porção sobre a qual o momento de torção atua é curta e o ângulo de torção formado em cada parte de aro 53 é diminuído em comparação com as con- trapartes na figura 7d.
Uma vez que o ângulo de torção formado em cada parte de aro 53 é diminuído, a parte de raio 53 pode ser formada mais fina por uma quan- tidade suprimida de deformação na parte de aro 53. Consequentemente, reduções em peso e custo de material da roda 44 são conseguidas.
Assim, a presente invenção fornece uma estrutura de roda para veículo de tipo montaria que consegue um aumento na rigidez à torção e também reduções em peso e custo de material.
De volta à figura 5, uma força em uma direção circunferencial da roda é aplicada principalmente a partir do disco de freio 55 às partes de sali- ência de ligação de disco 56 na frenagem. Em tais partes de saliência de ligação de disco 56, uma vez que o comprimento a de cada superfície de assento de ligação de disco 91 na direção circunferencial da roda é ajustado mais longo do que o comprimento d da superfície de assento de ligação de disco 91 na direção radial da roda, a resistência das partes de saliência de ligação de disco 56 na direção circunferencial pode ser aumentada. Isto con- tribui para melhorar ainda mais a rigidez à porção das partes de raio 53. Em outras palavras, formando as partes de saliência de ligação de disco 56 mais longas na direção na qual uma força de frenagem é aplicada, e fazendo o comprimento na direção radial da roda mais curto, torna-se possível aumen- tar a rigidez das partes de saliência de ligação de disco 56 com uma peque- na quantidade de material para isto.
Observar que embora aplicada à motocicleta na modalidade, a presente invenção também é aplicável a um assim chamado carro de três rodas do tipo montaria (carrinho (buggy) de três rodas). Não haveria proble- ma em aplicar a presente invenção a um veículo genérico.
Aplicabilidade Industrial
A presente invenção é adequada para uma estrutura de roda pa- ra motocicleta, na qual uma parte de raio inclui uma parte de saliência de ligação de disco para ligar um disco de freio a ela.
Explicação dos Numerais de Referência
10. Veículo de tipo montaria (motocicleta)
43. Furo vazado
44. Roda (roda frontal)
45. Pneu
47L, 47R. Mancal
51. Eixo
52. Parte de cubo
53. Parte de raio
54. Parte de aro
55. Disco de freio
56. Parte de saliência de ligação de disco
57. Superfície oposta à parte de saliência de ligação de disco
61. Primeira parte recuada
62. Porção de fundo de primeira parte recuada
63. Segunda parte recuada
64. Porção de fundo de segunda parte recuada
65. Aresta exterior formada no lado da primeira parte recuada. 71. Parte de raio do lado do cubo
72. Parte de raio do lado do aro
73. Parte de forquilha
86. Parede interior de furo vazado
87. Parte de degrau que encontra mancal
91. Superfície de assento de ligação de disco

Claims (7)

1. Estrutura de roda para veículo de tipo montaria, que compre- ende: uma roda (44) que tem uma parte de cubo (52) suportada em um eixo (51), uma pluralidade de partes de raio (53) que se estendem para fo- ra a partir da parte de cubo (52), e uma parte de aro (54) que é fornecida fora da pluralidade de par- tes de raio (53) e sobre a qual um pneu (45) é montado, e partes de saliência de ligação de disco (56) às quais um disco de freio (55) é ligado e cada uma das quais é fornecida em uma maneira que per- manece em uma direção de largura de veículo integralmente em um lado de uma correspondente da pluralidade de partes de raio (53) em uma sua posição média em uma direção radial da roda (44), caracterizada pelo feto de que a pluralidade de partes de raio (53), cada uma, tem uma parte de forquilha (73) onde uma parte de raio do lado do cubo (71) se divide nas par- tes de raio do lado do aro (72) em uma vista lateral do veículo e as partes de saliência de ligação de disco (56) são fornecidas, respectivamente, nas partes de forquilha (73).
2. Estrutura de roda para veículo de tipo montaria, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: uma distância radial a partir de um centro axial da roda (44) para cada uma das partes de saliência de ligação de disco (56) é ajustada meta- de ou mais longa, porém 4/5 ou mais curta de uma distância radiai a partir do centro axial da roda (44) até uma circunferência exterior da roda (44).
3. Estrutura de roda para veículo de tipo montaria, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizada pelo fato de que uma superfície de assento de disco (91) para ligar o disco de freio (55) a ela é formada em cada uma das partes de saliência de ligação de disco (56), e um comprimento da superfície de assento de ligação de disco (91) em uma direção circunferencial da roda é ajustada mais longa do que um comprimento da superfície de assento de ligação de disco (91) na dire- ção radial da roda.
4. Estrutura de roda para veículo do tipo montaria, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 até 3, caracterizada pelo fato de que uma primeira parte recuada (61) é formada em uma superfície de cada uma das partes de raio do lado do cubo (71) em um lado oposto à parte de saliência de ligação de disco correspondente (56), a primeira parte recuada (61) se estendendo em uma direção longitudinal da parte de raio (53), e a primeira parte recuada (61) se estende até um lado interior de uma circunferência exterior da parte de cubo (52) na direção radial.
5. Estrutura de roda para veículo do tipo montaria, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que uma segunda parte recuada (63) é formada em uma porção de fundo de cada uma das primeiras partes recuadas (61) em um lado traseiro das partes de saliência de ligação de disco (56).
6. Estrutura de roda para veículo do tipo montaria, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que uma porção de fun- do de cada uma das segundas partes recuadas (63) é localizada em um lado exterior na direção da largura do veículo de uma linha (66) obtida movendo uma aresta exterior da parte de raio correspondente (53) de maneira simétri- ca ao redor de uma linha central na direção da largura do veículo, a aresta exterior sendo uma aresta formada no lado da primeira parte recuada.
7. Estrutura de roda para veículo de tipo montaria, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que um furo vazado (43) é fornecido na parte de cubo (52), um mancai (47L, 47R) suportado no eixo (51) é fornecido no furo vazado (43), e em uma parede interior do furo vazado (43) uma pluralidade de partes de degrau adjacentes ao mancai (87), com as quais o mancai (47L, 47R) é travado, são fornecidas separadas uma da outra em uma direção circunferencial do furo vazado (43).
BRPI1101209A 2010-03-31 2011-03-29 estrutura de roda para veículo do tipo para montar BRPI1101209B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010083182A JP5733905B2 (ja) 2010-03-31 2010-03-31 二輪車のホイール構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1101209A2 true BRPI1101209A2 (pt) 2012-08-21
BRPI1101209B1 BRPI1101209B1 (pt) 2020-04-28

Family

ID=43778254

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101209A BRPI1101209B1 (pt) 2010-03-31 2011-03-29 estrutura de roda para veículo do tipo para montar

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8690264B2 (pt)
EP (1) EP2371578B1 (pt)
JP (1) JP5733905B2 (pt)
CN (1) CN102205776B (pt)
BR (1) BRPI1101209B1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5911058B2 (ja) * 2012-02-09 2016-04-27 本田技研工業株式会社 自動二輪車用ホイール
JP5903367B2 (ja) * 2012-11-06 2016-04-13 本田技研工業株式会社 自動二輪車用ホイール
JP5783994B2 (ja) * 2012-12-25 2015-09-24 本田技研工業株式会社 車輪速センサーリング取り付け構造
CN103057345B (zh) * 2013-01-09 2015-11-18 厦门连科工业有限公司 弹性轮圈
JP6104765B2 (ja) 2013-09-06 2017-03-29 本田技研工業株式会社 車両のホイール
WO2015182247A1 (ja) * 2014-05-27 2015-12-03 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両のホイール構造
JP6043029B2 (ja) * 2014-06-04 2016-12-14 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車用のアルミホイール
JP6132318B2 (ja) * 2015-01-19 2017-05-24 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両用キャストホイール
US9375976B1 (en) 2015-03-20 2016-06-28 Honda Motor Co., Ltd. Wheel with Y-shaped spoke configuration
DE102015206830A1 (de) * 2015-04-15 2016-10-20 Continental Teves Ag & Co. Ohg Integriertes Fahrzeugradsystem in modular aufgelöster Bauweise
JP6234969B2 (ja) * 2015-07-21 2017-11-22 株式会社ユーエイキャスター 車輪
US10357993B2 (en) * 2015-11-18 2019-07-23 Bbs Motorsport Gmbh Wheel for a motor vehicle
CA3011142A1 (en) * 2017-07-14 2019-01-14 Bombardier Recreational Products Inc. Wheel for a vehicle
IT201700080939A1 (it) * 2017-07-18 2019-01-18 Pentatec S A S Di Sessolo Claudio & C Cerchio ruota con inserti intercambiabili.
CN107499058A (zh) * 2017-08-24 2017-12-22 安徽中悦汽车部件有限公司 一种结构稳定易散热型汽车轮毂
JP6932052B2 (ja) * 2017-09-15 2021-09-08 川崎重工業株式会社 自動二輪車のホイール
JP6850823B2 (ja) * 2019-03-29 2021-03-31 本田技研工業株式会社 キャストホイール
IT201900011892A1 (it) * 2019-07-16 2021-01-16 Stefano Ferrante Freno a disco per motociclo
JP7419182B2 (ja) * 2020-07-06 2024-01-22 本田技研工業株式会社 ホイール
IT202000017878A1 (it) * 2020-07-23 2022-01-23 Ferrari Spa Cerchio per una ruota di un veicolo
JP2022133836A (ja) 2021-03-02 2022-09-14 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両用キャストホイールおよびその製造方法

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1679453A (en) * 1925-07-06 1928-08-07 James H Wagenhorst Automobile wheel
GB581716A (en) * 1941-12-03 1946-10-22 Frederic Charles Marie Dittner Improved spoked wheel for all kinds of vehicles
US4047764A (en) * 1975-03-03 1977-09-13 The Lester Tire Company Composite motorcycle wheel construction
DE3106374C2 (de) * 1980-02-22 1985-04-25 Honda Giken Kogyo K.K., Tokio/Tokyo Teilbelag-Scheibenbremse
US4550809A (en) * 1981-01-24 1985-11-05 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Disc brake system with fan means
IN159271B (pt) * 1981-08-29 1987-04-25 Automotive Products Plc
JPS5884238A (ja) * 1981-11-13 1983-05-20 Honda Motor Co Ltd ブレーキディスクの取付け構造
US4634189A (en) * 1982-06-28 1987-01-06 Hamelin Industries, Inc. Wheel hub including structure for attachment of accessories
JPS59145443U (ja) * 1983-03-18 1984-09-28 スズキ株式会社 ブレ−キデイスクの取着装置
JPS60209301A (ja) * 1984-04-03 1985-10-21 Honda Motor Co Ltd 車両用ホイ−ル
US4733757A (en) * 1984-05-26 1988-03-29 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Brake device for vehicles
GB8418010D0 (en) * 1984-07-16 1984-08-22 Automotive Prod Plc Brake disc assembly
JP2665295B2 (ja) 1992-03-30 1997-10-22 シャープ株式会社 磁気光学記憶素子
US6561298B2 (en) * 2001-07-09 2003-05-13 Buell Motorcycle Company Motorcycle front brake rotor mounting
AU2003301325A1 (en) * 2002-10-18 2004-05-04 Yoshinari Yokoo Bearing device, block for swing arm, and disk drive device
JP2007076432A (ja) * 2005-09-13 2007-03-29 Bridgestone Corp 車両用ホイール
JP2007118684A (ja) * 2005-10-26 2007-05-17 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車のホイール及びその製造方法
JP4829027B2 (ja) * 2006-07-31 2011-11-30 本田技研工業株式会社 自動二輪車の車輪速センサ取付構造
JP5448019B2 (ja) * 2007-03-02 2014-03-19 日立金属株式会社 車両用ホイール
US20080272644A1 (en) * 2007-05-02 2008-11-06 Durrani Racing Components Vehicle wheel and related method of manufacture
JP2009096377A (ja) * 2007-10-18 2009-05-07 Topy Ind Ltd 自動車用ホイール
US7895752B2 (en) * 2007-10-19 2011-03-01 Topy Kogyo Kabushiki Kaisha Spoked wheel disk manufacturing method and spoked wheel
JP5557429B2 (ja) * 2008-03-27 2014-07-23 本田技研工業株式会社 自動二輪車用ホイール
CN201376451Y (zh) * 2009-04-07 2010-01-06 浙江跃岭轮毂制造有限公司 株式轮辐的汽车轮毂
JP5969179B2 (ja) * 2011-07-31 2016-08-17 本田技研工業株式会社 車輪速センサの取付構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011213237A (ja) 2011-10-27
US8690264B2 (en) 2014-04-08
EP2371578A1 (en) 2011-10-05
BRPI1101209B1 (pt) 2020-04-28
EP2371578B1 (en) 2012-05-23
JP5733905B2 (ja) 2015-06-10
US20110241415A1 (en) 2011-10-06
CN102205776B (zh) 2013-08-07
CN102205776A (zh) 2011-10-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1101209A2 (pt) estrutura de roda para veìculo do tipo montaria
US9731550B2 (en) Bicycle hub assembly
US7651112B2 (en) Motorcycle with grab bar attached to body frame below seat
US9016169B2 (en) Bicycle sprocket
US20180347680A1 (en) Bicycle sprocket
US20130133477A1 (en) Bicycle crank axle assembly
US8991543B2 (en) Straddle type vehicle
JP2013035491A (ja) スポーク車輪
US20160053882A1 (en) Bicycle sprocket
AU2016237585A1 (en) Wheel speed detecting device, and ring to be detected
EP3431377B1 (en) A straddle-type vehicle comprising a front structure
JP4405001B2 (ja) 自動二輪車におけるエンジン支持構造
JP4113695B2 (ja) リヤフェンダー構造
CA3013006A1 (en) Fuel filler cap and saddle riding type vehicle
EP2591962A1 (en) Motorcycle with ABS
CN102756610B (zh) 车辆的车轮
JP6132318B2 (ja) 鞍乗り型車両用キャストホイール
US20230074784A1 (en) Front fender
ITMI20011760A1 (it) Ruota per veicoli, in particolare veicoli a due ruote del genere ad alta potenza
EP3015353B1 (en) Straddle-type vehicle
JP2003170882A (ja) 自動二輪車のフレーム構造
JP6984225B2 (ja) 鞍乗型車両の車体フレーム
JP5218123B2 (ja) 自動二輪車のラジエータシュラウド構造
US20110193314A1 (en) Asymmetrical or off-center bottom bracket
US20050067231A1 (en) Disk brake

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/03/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.