BRPI1004696A2 - estrutura traseira para veÍculo do tipo de montar em selim - Google Patents

estrutura traseira para veÍculo do tipo de montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004696A2
BRPI1004696A2 BRPI1004696A BRPI1004696A2 BR PI1004696 A2 BRPI1004696 A2 BR PI1004696A2 BR PI1004696 A BRPI1004696 A BR PI1004696A BR PI1004696 A2 BRPI1004696 A2 BR PI1004696A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
passenger
handle
vehicle
fairings
fairing
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Akihiko Nishimoto
Hiroaki Matsuura
Akira Kato
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43955083&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1004696(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1004696A2 publication Critical patent/BRPI1004696A2/pt
Publication of BRPI1004696B1 publication Critical patent/BRPI1004696B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)

Abstract

ESTRUTURA TRASEIRA PARA VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR EM SELIM. A presente invenção refere-se a uma estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim, que permita proporcionar a redução de resistência ao ar para deslocamento de vento e proporcionar uma aparência excelente. Em um veículo, incluindo carenagens traseiras (60L e 60R), instaladas acima de uma roda traseira, de um moto tal a cobrir a roda traseira e uma alça do passageiro (62), em uma parte posterior de um veículo, as carenagens traseiras (60L e 60R), respectivamente, incluem as reentrâncias (70L e 70R). A alça do passageiro (62) tem uma forma substancialmente em U, e inclui uma parte corpo principal de alça (75), a ser segura por um ocupante, e partes de fixação no lado do veículo (76L e 76R), presas no veículo. As partes de fixação no lado do veículo (76L e 76R) são alojadas nas reentrâncias (70L e 70R), de um modo tal que ambas as carenagens traseiras 60L e 60R e uma correspondente das partes de fixação no lado do veículo (76L e 76R) da alça do passageiro (62) formem uma superfície contínua.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA TRASEIRA PARA VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR EM SELIM".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a uma estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA ,, O Documento de patente 1 descreve uma motocicleta na qual
uma alça do passageiro, a ser segurada por um ocupante, é disposta nas carenagens traseiras, e estas são presas conjuntamente e fixadas nos su- portes de assento direito e esquerdo emparelhados.
Na motocicleta de acordo com o documento de patente 1, a alça do passageiro é uma peça fundida de liga de alumínio, obtida por formação integral de uma parte corpo principal de alça em forma de U, e uma parte elemento transversal, que conecta as partes de extremidade direita e es- querda da parte corpo principal de alça entre si. A parte de elemento trans- versal também serve como um elemento transversal, que reforça as alças traseiras emparelhadas. Por essa razão, a alça do passageiro precisa ter uma alta rigidez, e é formada, por conseguinte, como uma peça fundida de alumínio.
Documento da técnica anterior
Documento de patente
Documento de patente 1 - Pedido de Patente Japonesa N0
3547067
SUMÁRIO DA INVENÇÃO Problemas a serem solucionados pela invenção
Na estrutura de acordo com o documento de patente 1, a alça do passageiro é, no entanto, instalada para projetar-se para fora da carenagem traseira, nas direções da largura do veículo. Isso aumenta inevitavelmente a resistência ao ar para o deslocamento de vento, em comparação com um caso no qual nenhuma alça do passageiro é instalada. Ainda mais, os veícu- los de aparência contínua e integrada vêm sendo, recentemente, populares.
A presente invenção foi idealizada em vista das circunstâncias mencionadas acima, e tem um objetivo de proporcionar uma estrutura trasei- ra para um veículo do tipo de montar em selim, que permite a redução da resistência ao ar para o deslocamento de vento e proporciona uma excelente qualidade de aparência. Meios para solucionar os problemas
Como meios para solucionar os problemas mencionados acima, „ um primeiro aspecto da presente invenção proporciona uma estrutura trasei- ra para um veículo do tipo de montar em selim, incluindo uma carenagem traseira (por exemplo, as carenagens traseiras 60L, 60R em uma concretiza- ção) instalada acima de uma roda traseira, (por exemplo, uma roda traseira 46 na concretização), de tal modo a cobrir a roda traseira e uma alça do passageiro (por exemplo, uma alça do passageiro 62 na concretização) em uma parte traseira de um veículo. A estrutura é caracterizada pelo fato de que a carenagem traseira inclui reentrâncias (por exemplo, as reentrâncias 70L, 70R na concretização), e a alça do passageiro inclui uma parte corpo principal de alça (por exemplo, uma parte corpo principal de alça 75 na con- cretização), a ser segura por um ocupante, e partes de extremidade (por e- xemplo, partes de fixação no lado do veículo 76L, 76R na concretização) presas no veículo, e as partes de extremidade da alça do passageiro são alojadas nas reentrâncias da carenagem traseira, de um modo tal que a ca- renagem traseira e cada uma das partes de extremidade da alça do passa- geiro formem uma superfície contínua.
Um segundo aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fato de que: nervuras primárias (por exemplo, as nervuras intermediárias 83L, 83R na concretização) estendendo-se para cima são, respectivamente, proporcionadas nas partes de extremidade da alça do passageiro; e nervu- ras secundárias (por exemplo, as nervuras frontais 72L, 72R na concretiza- ção) estendendo-se para cima são proporcionadas na carenagem traseira, nas suas partes nos lados internos do veículo, respectivamente; e todas das nervuras primárias e uma correspondente das nervuras secundárias são contínuas entre si.
Um terceiro aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fato de que um assento (por exemplo, um assento 16 na concretização), no qual um ocupante vai se sentar, é proporcionado acima da carenagem tra- seira e da alça do passageiro, de um modo tal a circundar as nervuras pri- márias e as nervuras secundárias.
Um quarto aspecto da presente invenção é caracterizado pelo
fato de que as partes de extremidade da alça do passageiro são unidas à carenagem traseira.
Um quinto aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fa- to de que a alça do passageiro é feita de resina. Um sexto aspecto da presente invenção é caracterizado pelo fa-
to de que a alça do passageiro tem substancialmente uma forma em U, e inclui uma parte conectante (por exemplo, uma parte conectante 80A na concretização), que conecta entre si o par de partes de extremidade esquer- da e direita opostas. EFEITOS DA INVENÇÃO
De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, a alça do passageiro forma as superfícies contínuas a partir da carenagem traseira. Isso propicia a redução da resistência ao ar para deslocamento de vento. Além do mais, a alça do passageiro pode ser uma parte da carenagem tra- seira. Isso propicia proporcionar uma excelente qualidade, apresentada por uma aparência contínua e integrada, e propicia a redução do volume da ca- renagem traseira, e, desse modo, redução dos custos de fabricação.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, a alça do passageiro pode ser uma parte da carenagem traseira. Desse modo, o uso das nervuras, como as unidades de posicionamento para as outras par- tes, por exemplo, elimina a necessidade para proporcionar, adicionalmente, uma parte de posicionamento.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, uma unidade de posicionamento, usada para a fixação do assento, não precisa ser proporcionada adicionalmente, obtendo-se, desse modo, uma redução nos custos de fabricação.
De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a alça do passageiro é unida à carenagem traseira. Isso facilita o posicionamento da carenagem traseira e da alça do passageiro relativamente entre si.
De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, a alça do passageiro é feita de resina. Isso permite a redução dos custos de fabrica- ção e facilita a formação da alça do passageiro, e, desse modo, aperfeiçoa a produtividade.
De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, a alça do passageiro tem uma estrutura fechada. Isso permite que se impeça a defor- mação da alça do passageiro, após sua formação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A figura 2 é uma vista lateral de uma parte traseira da motocicle- ta.
A figura 3 é uma vista superior da parte traseira da motocicleta.
A figura 4 é uma vista lateral da parte traseira do veículo, no qual uma alça do passageiro e similar são separados das carenagens traseiras.
A figura 5 é uma vista superior da parte traseira do veículo, no qual a alça do passageiro e similares são separados das carenagens trasei-
ras.
A figura 6 são vistas em perspectiva da alça do passageiro, em que (A) é uma vista em perspectiva da alça do passageiro, vista obliquamen- te de acima, e (B) é uma vista em perspectiva da alça do passageiro, vista obliquamente de abaixo.
A figura 7 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da
linha A - A da figura 1. MODO PARA CONDUZIR A INVENÇÃO
A seguir, uma concretização da presente invenção é descrita com base nos projetos.
A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta 1, como um
exemplo de um veículo do tipo de montar em selim, ao qual a presente in- venção é aplicada. Nos projetos incluindo a figura 1, que vão ser usados na descrição apresentada a seguir, uma seta FR indicando a parte frontal do veículo, uma seta UP indicando a parte superior do veículo, e uma seta LH indicando o lado esquerdo do veículo são mostradas em partes adequadas. Na descrição apresentada a seguir, essas direções são usadas adequada- mente.
A motocicleta 1 tem um quadro de corpo do veículo 2, formado de: um tubo frontal 3, que constitui a sua extremidade frontal; um quadro principal 4, que se estende para trás e obliquamente para baixo a partir do tubo frontal 3; suportes de assento esquerdo e direito 5L e 5R emparelha- dos, que se estendem para trás a partir de uma parte extremidade traseira do quadro principal; quadros descendentes esquerdo e direito 6L e 6R em- parelhados, que se estendem substancialmente para baixo e depois para trás a partir de uma parte extremidade frontal do quadro principal 4; quadros centrais 7L e 7R emparelhados, que se estendem para trás e obliquamente para baixo, e depois para baixo a partir de uma parte traseira do quadro principal 4, e são, desse modo, unidos às partes de extremidade traseiras dos quadros descendentes 6L e 6R, respectivamente; e subquadros esquer- do e direito 8L e 8R emparelhados, que são ligados em ponte entre o supor- te do assento 5L e o quadro central 7L, e entre o suporte do assento 5R e o quadro central 7R, respectivamente. Na figura 1, apenas o suporte do assen- to 5R, o quadro descendente 6R, o quadro central 7R e o subquadro 8R, localizados no lado frontal da folha, são mostrados.
Um garfo frontal 9 é preso rotativamente no tubo frontal 3, e um tanque de combustível 10 é instalado no quadro principal 4. As placas pivo- tantes esquerda e direita 11L e 11R emparelhadas (das quais apenas a 11R no lado frontal da folha é mostrada) são presas nos respectivos quadros frontais 7L e 7R. Uma unidade motriz 14, incluindo um motor 12 e uma transmissão 13, é suportada pelas placas pivotantes 11L e 11R. Além do mais, um braço oscilante 15 é suportado pelas placas pivotantes 11L e 11R, para que sejam articuláveis verticalmente. Um assento 16, no qual um ocu- pante vai sentar, é colocado acima dos suportes do assento 5L e 5R. Um elemento protetor lateral traseiro 17 é suportado pelo suporte do assento 5L, no seu lado traseiro e esquerdo.
O garfo frontal 9 é formado por união das unidades de garfo es- querda e direita 18L e 18R emparelhadas (das quais apenas a 18R, no lado frontal da folha, é mostrada) entre si e com uma ponte superior 19 e uma ponte inferior 20 colocada abaixo da ponte superior 19. Um guidão 21 é ins- talado na ponte superior 19. Uma escora de suporte de carenagem (não mostrada) é presa na ponte superior 19 e na ponte inferior 20, e suporta uma carenagem frontal 24. A carenagem frontal 24 suporta um braço de suporte de placa numérica frontal, indicada pelo número de referência 25, um medi- dor, uma carenagem interna, uma escora de suporte de indicador, e simila- res. O número de referência 26 indica um para-lama frontal, cobrindo uma parte superior de uma roda frontal 27.
Uma caixa de armazenamento 33 é colocada abaixo do tanque de combustível 10. A caixa de armazenamento 33 é localizada entre o qua- dro principal 4 e uma parte cilindro 34 do motor 12, e presa em uma parte inferior do quadro principal 4 com uma braçadeira 35. Uma parte de uma porção traseira do tanque de combustível 10 é coberta por uma parte frontal do assento 16. O assento 16 se estende em uma direção da frente para trás, ao longo dos suportes do assento 5L e 5R, e é fixado nos suportes de as- sento 5L e 5R, nas suas partes de fixação (não mostradas), formadas, por exemplo, nas partes adequadas nas porções de extremidade frontais dos suportes de assento 5L e 5R.
Degraus 36 são proporcionados abaixo do assento 16. Os de- graus 36 são, respectivamente, presos nas extremidades inferiores dos ele- mentos barra 37, que se estendem para trás e obliquamente para baixo dos respectivos subquadros 8L e 8R. O número de referência 38 indica barras de reforço, que são usadas para reforçar os elementos barra 37 e proporciona- dos para estenderem-se das placas pivotantes 11L e 11R, respectivamente.
O braço oscilante 15 é um elemento preso nas placas pivotantes 11L e 11R, com eixos pivotantes não mostrados. Uma roda traseira 46 e as extremidades inferiores das respectivas unidades de amortecimento trasei- ras esquerda e direita 47L e 47R emparelhadas (das quais apenas a 47R, no lado frontal da folha, é mostrada) são presas em uma parte de extremidade traseira do braço oscilante 15. As extremidades superiores das unidades de amortecimento traseiras 47L e 47R são, respectivamente, presas nos braços inferiores dos suportes 48L e 48R (das quais apenas a 48R, no lado frontal da folha, é mostrado), que são presas nas respectivas suportes do assento 5L e 5R. O braço oscilante 15 é circundado por uma cobertura de corrente 49. A cobertura de corrente 49 cobre uma corrente, que transmite uma força de acionamento do motor 12 para a roda traseira 46, e uma roda dentada acionada (não mostrada), em torno da qual a corrente é enrolada. Um para- lama traseiro 51, que cobre uma parte superior da roda traseira 46, é preso nos suportes do assento 5L e 5R e nas braçadeiras inferiores dos suportes 48L e 48R.
O motor 12 é disposto de modo que um cabeçote de cilindro 52, proporcionado na parte de cilindro 34, é dirigido para frente, e é suportado no corpo do veículo por braçadeiras de suporte da unidade motriz 53 a 55, formados nas placas pivotantes 11L e 11R. O cabeçote de cilindro 52 do motor 12 é conectado, na sua parte inferior, a um cano de descarga 57. O cano de descarga 57 é conectado, na sua extremidade traseira, a um silen- cioso 58. O silencioso 58 é suportado, na sua parte superior, pelo elemento barra 37 e a barra de reforço 38, nas suas partes de extremidade.
As carenagens traseiras, esquerda e direita 60L e 60R empare- lhadas (das quais apenas a 60R, no lado frontal da folha, é mostrada) são presas em uma parte traseira do veículo, de tal modo que cobrem, respecti- vamente, as partes traseiras dos suportes do assento 5L e 5R, a partir das suas partes laterais. As carenagens laterais, esquerda e direita 61L e 61R emparelhadas (das quais apenas a 61R, no lado frontal da folha, é mostra- da) são presas em uma parte substancialmente central do veículo, de tal modo a, respectivamente, cobrir as partes frontais dos suportes do assento 5L e 5R, os quadros centrais 7L e 7R, e os subquadros 8L e 8R, a partir das partes laterais. As carenagens traseiras 60L, 60R e as carenagens laterais 61L, 61R são longitudinalmente contínuas entre si, estabelecendo, desse modo, um projeto externo integrado. As carenagens traseiras 60L e 60R são dotadas de uma alça do passageiro 62, para ser segura por um ocupante. As carenagens traseiras 60L e 60R, as carenagens laterais 61L e 61R e a alça do passageiro 62 são todas feitas de um material de resina, tal como um de ABS (acrilonitrila - butadieno - estireno).
A seguir, apresenta-se uma descrição detalhada de uma parte
traseira da motocicleta 1, na qual as carenagens traseiras 60L e 60R, as ca- renagens laterais 61L e 61R, a alça do passageiro 62 e similares são pro- porcionados.
Como mostrado na figura 2, as carenagens traseiras 60L e 60R são longas, estendendo-se longitudinalmente ao longo das respectivas alças do passageiro 5L e 5R, e são instaladas para serem ligeiramente inclinadas para trás e para cima. Como mostrado na figura 3, a carenagem traseira 60L é formada de um modo a incluir integralmente uma superfície de parede ex- terna 63L e uma superfície de parede superior 64L, enquanto que a carena- gem traseira 60R é formada de tal modo a incluir integralmente uma superfí- cie de parede externa 63R e uma superfície de parede superior 64R. As su- perfícies de paredes externas 63L e 63R são suavemente curvas no sentido da parte interna do veículo, na medida em que se estendem para trás, e am- bas têm uma forma arqueada na vista superior. As superfícies de paredes superiores 64L e 64R se encurvam nas partes superiores das superfícies de paredes externas 63L e 63R, respectivamente, e depois se estendem para dentro nas direções da largura do veículo. Ambas as superfícies de paredes externas 63L e 63R são também formadas para que tenham uma forma ar- queada na vista em seção transversal vertical, e para que sejam Iigeiramen- te curvas para dentro na direção de largura do veículo, na medida em que se estende para cima. As superfícies de paredes externas 63L e 63R são su- perfícies de projetos, para ficar expostas externamente. As superfícies de paredes superiores 64L e 64R são cobertas pela circunferência do assento 16, quando o assento 16 é preso nelas (vide figura 1). Ambas as figuras 4 e 5 mostram a parte traseira do veículo, do
qual as carenagens laterais 61L e 61R e a alça do passageiro 62 são sepa- radas. Como mostrado nos projetos, as peças de fixação frontais 65L e 65R são formadas nas extremidades frontais das carenagens traseiras 60L e 60R, respectivamente, de modo a estenderem-se para dentro nas direções de largura do veículo, de um modo arqueado. Além do mais, as peças de fixação traseiras 66L e 66R são formadas nas partes traseiras e nas partes laterais internas das carenagens traseiras 60L e 60R, respectivamente, de tal modo a projetarem-se para dentro, nas direções de largura do veículo (vide figura 5). As carenagens traseiras 60L e 60R são fixadas no corpo do veículo por atarraxamento das peças de fixação frontais 65L e 65R nos bra- ços das carenagens traseiras 67L e 67R (dos quais apenas o 67R, no lado frontal da folha, é mostrado na figura 4), formados nos suportes do assento 5L e 5R, respectivamente, e por atarraxamento das peças de fixação trasei- ras 66L e 66R nos furos de fixação das carenagens traseiras 68L e 68R (vi- de figura 5), formados nas extremidades traseiras dos suportes do assento 5L e 5R, respectivamente. Em um estado no qual as carenagens traseiras 60L e 60R são
presas no corpo do veículo, as peças de fixação frontais 65L e 65R cobrem as extremidades superiores das unidades de amortecimento traseiras 47L e 47R, respectivamente. Além do mais, uma carenagem central traseira 69 é proporcionada entre as partes de extremidade traseiras das carenagens tra- seiras 60L e 60R (vide figura 5). A carenagem central traseira 69 une as par- tes de extremidade traseiras das carenagens traseiras 60L e 60R entre si, e é fixada em furos de fixação não mostrados, formados nas carenagens tra- seiras 60L e 60R. As partes de extremidade traseiras da carenagem central traseira 69 têm todas uma forma arqueada, e são uniformemente contínuas com as superfícies de paredes externas arqueadas 63L e 63R das carena- gens traseiras 60L e 60R, respectivamente.
Continua-se em referência às figuras 4 e 5. As reentrâncias 70L e 70R são formadas nas carenagens traseiras 60L e 60%, para a fixação da alça do passageiro 62. As reentrâncias 70L e 70R são formadas para marcar as superfícies de paredes externas 63L e 63R e as superfícies de paredes superiores 64L e 64R nas áreas substancialmente centrais, na direção da frente para trás das carenagens traseiras 60L e 60R, respectivamente. Nas carenagens traseiras 60L e 60R, as superfícies de paredes externas 63L e 63R, que são as superfícies projeto, e as superfícies de paredes superiores contínuas 64L e 64R são divididas pelas reentrâncias 70L e 70R, como ilus- tra melhor a figura 5. Os furos de fixação da alça do passageiro 74L e 74R são formados nas partes inferiores frontais das reentrâncias 70L e 70R, res- pectivamente, para a fixação da alça do passageiro 62.
Uma nervura frontal 72L e uma nervura traseira 73L são forma- das na superfície de parede superior 64L da carenagem traseira 60L, nas suas partes, frontal e posterior da reentrância 70L, respectivamente. Uma nervura frontal 72R e uma nervura posterior 73R são formadas na superfície de parede superior 64R da carenagem traseira 60R, nas suas partes, frontal e posterior da reentrância 70R, respectivamente. Todas as nervuras frontais 72L e 72R e as nervuras posteriores 73L e 73R são na forma de uma placa e se estendem para cima. As nervuras frontais 72L e 72R se estendem das extremidades frontais das carenagens traseiras 60L e 60R, para as posições precisamente antes do início das reentrâncias 70L e 70R. As nervuras poste- riores 73L e 73R se estendem das posições precisamente depois das extre- midades das reentrâncias 70L e 70R, para as extremidades posteriores das carenagens traseiras 60L e 60R. A alça do passageiro 62 é um elemento a ser segurado por um
ocupante. A alça do passageiro 62 é atarraxada com porcas nos furos de fixação da alça do passageiro 74L e 74R, e, desse modo, presa nas carena- gens traseiras 60L e 60R. Como mostrado na figura 3, a alça do passageiro 62 é formada para que tenha uma forma substancialmente em U. A alça do passageiro 62 é formada de: uma parte corpo principal de alça substancial- mente em forma de U 75, a ser segura por um ocupante; e partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R, formadas integralmente em duas partes de extremidade da parte de corpo principal da alça substancialmente em forma de U 75, respectivamente. Em outras palavras, a alça do passageiro 62 é formada de tal modo que as duas partes de extremidade da parte corpo principal de alça substancialmente em forma de U 75 servem, respectiva- mente, como as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R. Como se pode notar da figura 6, as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R são todas na forma de uma placa parcialmente curva. Vi- de também as figuras 2 e 3. A parte de fixação no lado do veículo 76L inclui uma parte parede externa 77L e uma parte parede superior 78L, enquanto que a parte de fixação no lado do veículo 76R inclui uma parte parede exter- na 77R e uma parte de parede superior 78R. As partes de parede externas 77L e 77R são contínuas com a superfície externa da parte corpo principal da alça 75. As partes paredes superiores 78L e 78R se estendem para den- tro nas direções da largura do veículo das partes paredes externas 77L e 77R, respectivamente.
As dimensões de comprimento e de altura das partes paredes externas 77L e 77R são ajustadas substancialmente iguais aos comprimen- tos e alturas, na direção da frente para trás das partes laterais das reentrân- cias 70L e 70R, das carenagens traseiras 60L e 60R, em outras palavras, substancialmente iguais aos comprimentos e alturas na direção da frente para trás das partes de vão das superfícies de paredes externas 63L e 63R, constituídas pelos entalhes das reentrâncias 70L e 70R. As dimensões de comprimento e altura das partes paredes superiores 78L e 78R são ajusta- das substancialmente iguais aos comprimentos na direção da frente para trás, e aos comprimentos na direção da largura de partes superiores das reentrâncias 70L e 70R, das carenagens traseiras 60L e 60R, em outras pa- lavras, substancialmente iguais aos comprimentos na direção da frente para trás e aos comprimentos na direção da largura de partes de vão das superfí- cies das paredes superiores 64L e 64R, constituídas pelos entalhes das re- entrâncias 70L e 70R.
As partes de parede externas 77L, 77R e as partes paredes su- periores 78L, 78R se estendem uniforme e continuamente para trás, a partir das carenagens traseiras 60L, 60R, a uma posição precisamente antes do início das reentrâncias 70L e 70R, formando, desse modo, uma forma ar- queada na vista superior. Todas as partes paredes externas 77L e 77R são formadas para que tenham uma forma arqueada, também na vista em seção transversal vertical. Além disso, as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R têm, respectivamente, essas formas, de modo que fiquem alojadas e en- terradas nas reentrâncias 70L e 70R das carenagens traseiras 60L e 60R, sem, substancialmente, quaisquer vãos entre elas, e têm superfícies uniformemente contínuas com as superfícies de paredes externas 63L e 63R e as superfícies de paredes superiores 64L e 64R das carenagens traseiras 60L e 60R.
Como mostrado na figura 3, os furos de inserção de parafusos 79L e 79R são formados nas partes frontais das partes paredes superiores 78L e 78R, respectivamente. As peças de fixação em forma de placas 80L e 80R são formadas nas partes posteriores das partes de paredes superiores 78L e 78R, respectivamente, de um modo tal a projetarem-se na direção da largura do veículo. Os furos de inserção de parafusos 81L emparelhados são formados na peça de fixação 80L, enquanto que os furos de inserção de pa- rafusos 81R emparelhados são formados na peça de fixação 80R. A alça do passageiro 62 é fixada no corpo do veículo por alojamento das partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R nas reentrâncias 70L e 70R, por atar- raxamento conjunto dos furos de inserção de parafusos 79L e 79R e dos furos de fixação de alça do passageiro 74L e 74R, formados nas reentrân- cias 70L e 70R, e por atarraxamento conjunto dos furos de inserção de para- fusos 81L e 81R, formados nas peças de fixação 80L e 80R, e dos furos de fixação de parafusos 82A ... de um elemento transversal 82, que une as par- tes de extremidade posteriores dos suportes de assento 5L e 5R entre si.
Quando fixada nas carenagens traseiras 60L e 60R, a alça do passageiro 62 constitui uma superfície de projeto, de tal modo que as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R são alojadas e enterradas nas reen- trâncias 70L e 70R das carenagens traseiras 60L e 60R, sem substancial- mente quaisquer vãos entre eles, e têm superfícies uniformemente contínuas com as superfícies de paredes externas 63L e 63R e as superfícies de pare- des superiores 64L e 64R das carenagens traseiras 60L e 60R.
Nas partes paredes superiores 78L e 78R das partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R, as nervuras intermediárias em forma de placa 83L e 83R são, respectivamente, formadas para se estenderem para cima. As nervuras intermediárias 83L e 83R se estendem pelas partes paredes superiores 78L e 78R, na direção da frente para trás. As extremidades fron- tais das nervuras intermediárias 83L e 83R são engatadas nas extremidades traseiras das nervuras frontais 72L e 72R das carenagens traseiras 60L e 60R, respectivamente. As extremidades posteriores das nervuras intermedi- árias 83L e 83R se engatam nas extremidades frontais das nervuras posteri- ores 73L e 73R das carenagens traseiras 60L e 60R, respectivamente. As nervuras intermediárias 83L e 83R formam corpos de paredes contínuos, que se estendem longitudinalmente enquanto enchendo os espaços entre a nervura frontal 72L e a nervura posterior 73L, entre a nervura frontal 72R e a nervura posterior 73R, respectivamente, as nervuras frontal e posterior sen- do divididas por uso das reentrâncias 70L e 70R. As peças de fixação es- querda e direita 80L e 80R das partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R são conectadas entre si por uma parte conectante 80A, que é formada integralmente com elas. Vide a figura 3. A parte corpo principal da alça 75, unida às par-
tes de fixação no lado do veículo 76L e 76R, é formada para que tenha uma forma arqueada de modo que a sua superfície externa se estenda substan- cialmente ao longo das superfícies arqueadas posteriores das superfícies de paredes externas 63L e 63R das carenagens traseiras 60L e 60R. A parte corpo principal da alça 75 tem, desse modo, uma forma de modo a não se projetar para fora nas direções da largura do veículo, a partir das partes late- rais das carenagens traseiras 60I e 60R, quando a alça do passageiro 62 é fixada nas carenagens traseiras 60L e 60R.
As carenagens laterais 61L e 61R são instaladas para cobrir as extremidades frontais das carenagens traseiras 60L e 60R a partir das par- tes laterais. Vide a figura 4. Os furos de fixação de carenagens 84L e 84R (dos quais apenas o 84R, no lado frontal da folha, é mostrado) são formados nos respectivos braços das carenagens traseiras 67L e 67R, nos suportes do assento 5L e 5R. Os braços das carenagens laterais frontais 85L e 85R (dos quais apenas o 85R, no lado frontal da folha, é mostrado) são formados nos respectivos suportes do assento 5L e 5R, nas suas posições abaixo do assento 16. Os braços das carenagens laterais 86L e 86R (dos quais apenas o 86R, no lado frontal da folha, é mostrado) são formados em áreas subs- tancialmente centrais, em uma direção vertical dos respectivos quadros fron- tais 7L e 7R. As carenagens laterais 61L e 61R são presas no corpo do veí- culo, como mostrado na figura 2, por serem atarraxadas nos furos de fixação das carenagens laterais 84L e 84R, braços das carenagens laterais frontais 85L e 85R e braços das carenagens laterais inferiores 86L e 86R.
Vide as figuras 2 e 3. A carenagem lateral 61L é formada de um modo a incluir integralmente uma superfície de parede externa 87L e uma superfície de parede superior 88L, enquanto que a carenagem lateral 61R é formada de um modo a incluir integralmente uma superfície de parede exter- na 87R e uma superfície de paredes superiores 88R. As superfícies de pa- redes externas 87L e 87R são suavemente encurvadas no sentido da parte interna do veículo, na medida em que se estendem para trás, e ambas têm uma forma arqueada na vista superior. As superfícies de paredes superiores 88L e 88R se encurvam nas partes superiores das superfícies de paredes externas 87L e 87R, respectivamente, e depois se estendem para dentro nas direções da largura do veículo. Com as carenagens traseiras 60L e 60R, as carenagens laterais 61L e 61R formam um projeto de aparência de uma for- ma aerodinâmica na vista superior, como ilustra melhor a figura 3. Nas superfícies de paredes superiores 88L e 88R das carena-
gens laterais 61L e 61R também, as nervuras em forma de placa 89L e 89R são formadas, respectivamente, para se estenderem para cima. As extremi- dades traseiras das nervuras 89L e 89R se engatam nas extremidades fron- tais das nervuras frontais 72L e 72R, formadas nas superfícies de paredes superiores 64L e 64R das carenagens traseiras 60L e 60R, respectivamente. As nervuras 89L e 89R se estendem continuamente para frente, a partir das superfícies frontais das nervuras frontais 72L e 72R, respectivamente. As nervuras 89L e 89R formam, desse modo, corpos de paredes contínuas 90, que se estendem longitudinalmente, com as nervuras frontais 72L e 72R e as nervuras posteriores 73L e 73R das carenagens traseiras 60L e 60R, e com as nervuras intermediárias 83L e 83R da alça do passageiro 62, que enchem os espaços entre essas nervuras. Os corpos de paredes 90 são cir- cundados por uma parte inferior do assento 16, quando o assento 16 é pre- so, e servem desse modo, como meios de posicionamento.
A figura 7 mostra uma vista em seção transversal vertical da par- te traseira do veículo 1 (que é uma seção transversal tomada ao longo da linha A - A da figura 1). Como mostrado no desenho, uma placa inferior 16A do assento 16 é formada para ser rebaixada da sua superfície inferior em um lado interno da circunferência da mesma. O assento 16 é proporcionado a- cima das carenagens traseiras 60L e 60R e da alça do passageiro 62, de modo que uma reentrância 16B da placa inferior 16A circunda os corpos de paredes 90 formados nas nervuras frontais 72L e 72R, e similares. Os cor- pos de paredes 90 servem, desse modo, como os meios de posicionamento, retendo o assento 16 em uma posição predeterminada. Notar que os meios de posicionamento para o assento 16 podem ser formados apenas nas ner- vuras frontais 72L e 72R e nas nervuras posteriores 73L e 73R das carena- gens traseiras 60L e 60R, e nas nervuras intermediárias 83L e 83R da alça do passageiro 62, que enchem o espaço entre essas nervuras.
Como foi descrito, de acordo com essa concretização, a parte traseira da motocicleta 1 é configurada de um modo que, como melhor ilus- tram as figuras 2 e 3: as carenagens traseiras 60L e 60R incluem as reen- trâncias 70L e 70R; a alça do passageiro 62 inclui a parte corpo principal da alça 72, a ser segurada por um ocupante, e as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R, presas no veículo; as reentrâncias 70L e 70R alojam as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R, e, desse modo, as carena- gens traseiras 60L e 60R, e as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R formam as superfícies contínuas. A configuração mencionada acima permite que a alça do passageiro 62 forme as superfícies contínuas, a partir das carenagens traseiras 60L e 60R, e, desse modo, propicia a redução da resistência ao ar para deslocamento do vento. Além do mais, a configuração permite que a alça do passageiro 62 seja uma parte das carenagens trasei- ras 60L e 60R, e, desse modo, permita proporcionar uma excelente qualida- de apresentada pela aparência contínua e integrada. Ainda mais, a configu- ração permite a redução do volume das carenagens traseiras 60L e 60R, e, desse modo, permite a redução dos custos de fabricação.
Nessa concretização, foi apresentada a descrição do exemplo, no qual as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R da alça do passa- geiro 62 são proporcionadas, para encher todas as áreas vazias das care- nagens traseiras 60L e 60R, criadas pelos entalhes das reentrâncias 70L e 70R. Deve-se notar no entanto, que as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R podem ser uma parte das carenagens traseiras 60L e 60R, isto é, podem formar as superfícies contínuas com as carenagens traseiras 60L e 60R, desde que as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R encham pelo menos as partes das superfícies de paredes externas 63L e 63R das carenagens traseiras 60L e 60R, constituídas pelos entalhes das reentrân- cias 70L e 70R, em outras palavras, mais geralmente, encham pelo menos as partes que vão ser as superfícies de projeto. Desse modo, não se pode deixar de chamar a atenção de que vários modos, além da concretização apresentada acima, são concebíveis como as formas das reentrâncias 70L e 70R e das partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R, e a presente in- venção não é limitada ao modo dessa concretização.
Ainda mais, as nervuras intermediárias 83L e 83R, estendendo- se para cima, são proporcionadas nas partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R do alça do passageiro 62. As nervuras frontais 72L e 72R e as nervuras posteriores 73L e 73R, estendendo-se para cima, são proporciona- das nas carenagens traseiras 60L e 60R, nas suas partes nos lados internos do veículo, em outras palavras, nas superfícies de paredes superiores 64L e 64R. As nervuras intermediárias 83L e 83R são feitas contínuas com as ner- vuras frontais 72L e 72R e as nervuras posteriores 73L e 73R. O assento 16 é proporcionado acima das carenagens traseiras 60L e 60R e da alça do passageiro 62, de modo a circundar as nervuras intermediárias 83L e 83R, as nervuras frontais 72L e 72R, e as nervuras posteriores 73L e 73R. A con- figuração apresentada acima permite que a alça do passageiro 62 seja uma parte das carenagens traseiras 60L e 60R. Isso elimina a necessidade para proporcionar, adicionalmente, uma unidade de posicionamento para a fixa- ção do assento 16, e, desse modo, atinge uma redução nos custos de fabri- cação.
Além disso, nessa concretização, as partes de fixação no lado do veículo 76L e 76R da alça do passageiro 62 são unidas às carenagens traseiras 60L e 60R, com os furos de fixação da alça 74L e 74R. De acordo com a configuração mencionada acima, a alça do passageiro 62 é unida às carenagens traseiras 60L e 60R, facilitando, desse modo, o posicionamento de ambas as carenagens traseiras 60L e 60R e da alça do passageiro 62, relativamente entre si.
Além disso, a alça do passageiro 62 é feita de resina. Isso per- mite a redução dos custos de fabricação e facilita a formação da alça do passageiro 62, e, desse modo, aperfeiçoa a produtividade. Além do mais, a alça do passageiro 62 tem uma forma substancialmente em U, e inclui a par- te conectante 80A, que liga as partes das peças de fixação 80L e 80R das partes de fixação no lado do veículo esquerda e direita 76L e 76R, opostas entre si. Isso permite que a alça do passageiro 62 tenha uma estrutura fe- chada, e, desse modo, propicia o impedimento de deformação da alça do passageiro 62, após a sua formação.
Nessa concretização, a descrição foi proporcionada para a alça do passageiro 62, tendo uma forma substancialmente em U. Deve-se notar, no entanto, que a forma substancialmente em U inclui não apenas uma for- ma em U exata, mas também uma forma em U quadrada e uma forma em V na vista superior. Além do mais, a configuração ilustrada na concretização acima é meramente um exemplo da presente invenção; desse modo, é des- necessário dizer que várias modificações podem ser feitas na configuração, estrutura, forma, tamanho, número, disposição e similares dos componentes, sem que se afaste do âmago da presente invenção. Por exemplo, embora a presente invenção seja aplicada a uma motocicleta nessa concretização, a presente invenção pode ser também aplicada adequadamente a um veículo de três rodas, um veículo esportivo de quatro rodas, e similares. LISTAGEM DE REFERÊNCIA
16-ASSENTO 46 - RODA TRASEIRA 60L, 60R - CARENAGEM TRASEIRA 62 - ALÇA DO PASSAGEIRO 70 - REENTRÂNCIA
72L, 72R - NERVURA FRONTAL (NERVURA SECUNDÁRIA) 75 - PARTE CORPO PRINCIPAL DA ALÇA
76L, 76R - PARTE DE FIXAÇÃO NO LADO DO VEÍCULO (PARTE DE EXTREMIDADE)
80A - PARTE CONECTANTE
83L, 83r - NERVURA INTERMEDIÁRIA (NERVURA PRIMÁRIA)

Claims (6)

1. Estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim, incluindo uma carenagem traseira (60L, 60R) instalada acima de uma roda traseira (46), de tal modo a cobrir a roda traseira (46) e uma alça do passa- geiro (62) em uma parte traseira de um veículo, caracterizada pelo fato de que a carenagem traseira (60L, 60R) inclui reentrâncias (70L, 70R), e a alça do passageiro (62) inclui uma parte corpo principal de alça (75), a ser segura por um ocupante, e partes de extremidade presas no veículo, e as partes de extremidade da alça do passageiro são alojadas nas reentrâncias (70L, 70R) da carenagem traseira (60L, 60R), de um modo tal que a carenagem traseira e cada uma das partes de extremidade da alça do passageiro formem uma superfície contínua.
2. Estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que nervuras primárias (83L, 83R) estendendo-se para cima são, respectivamente, proporcionadas nas partes de extremidade da alça do pas- sageiro, e nervuras secundárias (72L, 72R) estendendo-se para cima são proporcionadas na carenagem traseira (60L, 60R), nas suas partes nos Ia- dos internos do veículo, respectivamente, e cada uma das nervuras primárias (83L, 83R) e uma correspon- dente das nervuras secundárias (72L, 72R) são contínuas entre si.
3. Estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que um assento (16), no qual um ocupante vai se sentar, é proporcionado acima da carena- gem traseira (60L, 60R) e da alça do passageiro (62), de um modo tal a cir- cundar as nervuras primárias (83L, 83R) e as nervuras secundárias (72L, 72 R).
4. Estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que as partes de extremidade da alça do passageiro (62) são unidas à carenagem traseira (60L, 60R).
5. Estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que a alça do passageiro (62) é feita de resina.
6. Estrutura traseira para um veículo do tipo de montar em selim de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a alça do passageiro (62) tem substancialmente uma forma em U1 e inclui uma parte conectante (80A), que conecta entre si o par de partes de extremidade es- querda e direita opostas.
BRPI1004696-8A 2009-11-10 2010-11-05 Estrutura traseira para veículo do tipo de montar em selim BRPI1004696B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009257134A JP5315214B2 (ja) 2009-11-10 2009-11-10 鞍乗り型車両の後部構造
JP2009-257134 2009-11-10

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004696A2 true BRPI1004696A2 (pt) 2013-02-26
BRPI1004696B1 BRPI1004696B1 (pt) 2019-06-04

Family

ID=43955083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004696-8A BRPI1004696B1 (pt) 2009-11-10 2010-11-05 Estrutura traseira para veículo do tipo de montar em selim

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP5315214B2 (pt)
CN (1) CN102050176B (pt)
AR (1) AR078915A1 (pt)
BR (1) BRPI1004696B1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5973924B2 (ja) * 2013-01-29 2016-08-23 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両のシートレール構造
JP2016088330A (ja) * 2014-11-06 2016-05-23 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
CN112188980B (zh) * 2018-05-23 2022-03-22 本田技研工业株式会社 跨骑型车辆

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0738068Y2 (ja) * 1987-08-06 1995-08-30 スズキ株式会社 オ−トバイの車体後部構造
JPH0187978U (pt) * 1987-12-03 1989-06-09
JP3547067B2 (ja) * 1997-02-27 2004-07-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車用リヤフェンダとリヤカウルの取付構造
JP3901563B2 (ja) * 2002-04-11 2007-04-04 本田技研工業株式会社 自動二輪車におけるシートロック装置及びグラブレールの取り付け構造
JP4238291B2 (ja) * 2002-12-04 2009-03-18 本田技研工業株式会社 自動2輪車の車体構造
JP2005145203A (ja) * 2003-11-13 2005-06-09 Honda Motor Co Ltd スクータ型車両の前部構造
JP2007210486A (ja) * 2006-02-10 2007-08-23 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP5005591B2 (ja) * 2008-03-21 2012-08-22 本田技研工業株式会社 自動二輪車におけるグラブレール構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP5315214B2 (ja) 2013-10-16
BRPI1004696B1 (pt) 2019-06-04
CN102050176B (zh) 2013-07-03
JP2011102064A (ja) 2011-05-26
CN102050176A (zh) 2011-05-11
AR078915A1 (es) 2011-12-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013021917A2 (pt) Estrutura da porção traseira para um veículo do tipo selim
BR102016003638B1 (pt) Estrutura traseira para veículo do tipo para montar
BR112013001137B1 (pt) veículo de montaria
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BRPI1103064B1 (pt) armação de corpo de motocicleta
JP5460526B2 (ja) 自動二輪車の前部構造
BRPI1004696A2 (pt) estrutura traseira para veÍculo do tipo de montar em selim
JP5396210B2 (ja) 自動二輪車のサイドバッグ支持ステー
BR102018007343A2 (pt) Veículo para montar
BR102016003183B1 (pt) Estrutura frontal de veículo do tipo para montar
US9284006B2 (en) Straddle type vehicle
BRPI1003006B1 (pt) Estrutura de carenagem inferior de um veículo do tipo para montar em sela
CN101990378B (zh) 电子产品安装装置
BRPI0608984A2 (pt) motocicleta
BR102013009696A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
JP3751072B2 (ja) スクータ型車両におけるリヤカバー取付構造
BR102017005683B1 (pt) Veículo do tipo para montar
US9738348B2 (en) Saddle type vehicle
JPS5931503Y2 (ja) 二、三輪車用オイルタンク装置
JP5412351B2 (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
TWI498249B (zh) 車輛之車架構造
JP2002193167A (ja) 車両用マッドガード
ITTO950591A1 (it) Struttura di scocca di un veicolo
JP2007246090A (ja) 自動二輪車
JP6404254B2 (ja) 鞍乗型電動車両

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS