BRPI0910323B1 - estrutura de cobertura para chassi de veículo do tipo de montar - Google Patents

estrutura de cobertura para chassi de veículo do tipo de montar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0910323B1
BRPI0910323B1 BRPI0910323A BRPI0910323A BRPI0910323B1 BR PI0910323 B1 BRPI0910323 B1 BR PI0910323B1 BR PI0910323 A BRPI0910323 A BR PI0910323A BR PI0910323 A BRPI0910323 A BR PI0910323A BR PI0910323 B1 BRPI0910323 B1 BR PI0910323B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cover
separate
support
seat
vehicle chassis
Prior art date
Application number
BRPI0910323A
Other languages
English (en)
Inventor
Caruso Luca
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41135198&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0910323(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0910323A2 publication Critical patent/BRPI0910323A2/pt
Publication of BRPI0910323B1 publication Critical patent/BRPI0910323B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J17/00Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K19/00Cycle frames
    • B62K19/46Luggage carriers forming part of frame
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K2202/00Motorised scooters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para ESTRUTURA DE COBERTURA PARA CHASSI DE VEÍCULO DO TIPO DE
MONTAR.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
1. Campo da invenção [001] A presente invenção refere-se à estrutura de cobertura de chassi de um veículo do tipo de montar, e mais particularmente à estrutura na qual uma guarnição que constitui um elemento separado da cobertura traseira é disposta abaixo do banco. Aqui, nesse relatório descritivo, direções de para frente e para trás, para esquerda e para direita e para cima e para baixo são determinadas pelo uso da direção de avanço do veículo no estado em que a peça está montada no veículo. Além do que, com relação ao interior e exterior, o interior implica o lado que constitui o lado central do chassi do veículo no estado em que a peça está montada no veículo e o exterior implica o lado oposto ao interior no estado em que a peça está montada no veículo.
2. Descrição da técnica relacionada [002] Como uma cobertura traseira de chassi de veículo que cobre o banco a partir de baixo, é conhecida uma cobertura traseira que cobre pelo menos ambos os lados esquerdo e direito do banco a partir de baixo, e pode existir o caso em que a cobertura traseira é formada usando um molde como uma peça feita de resina de tamanho grande. [003] [Documento de Patente 1] JP 07-69261 A [004] Com relação a tal produto formado em molde de tamanho grande, uma abertura pode ser formada na porção de união do produto formado em molde com uma peça separada disposta na periferia do produto formado em molde e, particularmente, com o banco tendo uma grande razão de mudança da forma. Para impedir que a aparência seja deteriorada devido à geração da abertura, pode ser necessário ajusPetição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 5/37
2/27 tar a forma da cobertura modificando o molde.
[005] Entretanto, é difícil melhorar a precisão da moldagem em operação meramente modificando a porção do molde para a formação da peça de tamanho grande. Além do que, a melhora da precisão da moldagem de uma porção da peça é também difícil em vista do fluxo da resina derretida.
[006] Dessa maneira, é um objetivo da presente invenção proporcionar uma estrutura de cobertura de chassi de veículo de um veículo do tipo de montar que possa manter a aparência favorável da porção de união entre o banco e a cobertura traseira sem modificar ou remodelar o molde de tamanho grande.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [007] Para superar as desvantagens acima mencionadas, a invenção de acordo com a estrutura de cobertura do chassi do veículo de um veículo do tipo de montar descrito na reivindicação 1 é caracterizada em que, em uma estrutura de cobertura de chassi de veículo de um veículo do tipo de montar que inclui um banco do tipo de montar e uma cobertura traseira feita de resina que cobre ambos os lados esquerdo e direito do banco do tipo de montar a partir de baixo, a porção longitudinal da cobertura traseira que é disposta adjacente à borda inferior do banco e estende-se ao longo da borda inferior é coberta com uma cobertura separada que é constituída como uma peça separada da porção de borda superior da cobertura traseira.
[008] A invenção descrita na reivindicação 2 é caracterizada em que, na constituição descrita na reivindicação 1, a cobertura separada é disposta para sobrepor com a cobertura traseira a partir de cima.
[009] A invenção descrita na reivindicação 3 é caracterizada em que, na constituição descrita na reivindicação 1 ou 2, uma caixa de armazenamento é disposta abaixo do banco, a borda superior da cobertura separada é inserida na porção rebaixada que é disposta na
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 6/37
3/27 superfície inferior da porção de borda lateral da caixa de armazenamento, e a borda inferior da cobertura separada é engatada com a cobertura traseira.
[0010] A invenção descrita na reivindicação 4 é caracterizada em que, na constituição descrita na reivindicação 3, a cobertura separada é constituída de um par de coberturas separadas esquerda e direita que são dispostas em pelo menos ambos os lados frontais da cobertura traseira, as porções de borda superior traseiras que são formadas continuamente com as extremidades traseiras respectivas das coberturas separadas são formadas na cobertura traseira e além das bordas superiores das coberturas separadas, as porções de borda superior traseiras são também inseridas na porção rebaixada disposta na superfície inferior da porção de borda lateral da caixa de armazenamento.
[0011] A invenção descrita na reivindicação 5 é caracterizada em que, na constituição descrita na reivindicação 1, um suporte ou um apoio que tem uma porção frontal do mesmo aberta e tem uma forma substancialmente em U é disposto de modo a circundar ambos os lados e o lado traseiro da porção de extremidade traseira do banco e a porção de extremidade traseira da cobertura separada estende-se para a proximidade da extremidade frontal do suporte ou do apoio.
[0012] De acordo com a invenção da reivindicação 1, pela formação somente da porção da cobertura traseira que se estende ao longo da borda inferior do banco em um corpo separado, separado da cobertura traseira, o molde para a formação da cobertura traseira pode ser feito de tamanho pequeno. Dessa maneira, a remodelagem do molde é facilitada, assina melhorando a precisão de moldagem.
[0013] De acordo com a invenção da reivindicação 2, a cobertura do chassi separada sobrepõe com a cobertura traseira e, portanto, a porção de cobertura do chassi do veículo que se estende ao longo da
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 7/37
4/27 borda inferior do banco tem a estrutura duplicada, assim reforçando a porção de borda superior da cobertura traseira com a cobertura separada.
[0014] De acordo com a invenção da reivindicação 3, a borda superior da cobertura separada pode ser fixada fazendo uso da borda lateral da caixa de armazenamento, e a borda superior da cobertura separada é continuamente formada com a caixa de armazenamento e, portanto, nenhuma abertura é formada na porção de união entre ambos os elementos, com isso a aparência pode ser melhorada.
[0015] De acordo com a invenção da reivindicação 4, a porção de borda superior traseira que é formada continuamente com as extremidades traseiras respectivas da cobertura separada é formada na cobertura traseira, e a borda superior da cobertura traseira é inserida na porção rebaixada disposta na superfície inferior da porção de borda lateral da caixa de armazenamento junto com a borda superior da cobertura separada. Dessa maneira, a borda superior da cobertura traseira que circunda a periferia da caixa de armazenamento é formada continuamente com a caixa de armazenamento e, portanto, nenhuma abertura é formada também na porção traseira da cobertura traseira onde o corpo separado não é fornecido, assim melhorando a aparência do veículo.
[0016] De acordo com a invenção da reivindicação 5, pela extensão da cobertura separada para a proximidade da extremidade frontal do suporte ou do apoio, é possível um projeto que dispõe a cobertura separada contiguamente com o suporte ou o apoio, assim proporcionando uma sensação de integridade com o suporte ou o apoio e a cobertura traseira, assim tornando essas partes imperceptíveis. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [0017] A figura 1 é uma vista lateral que mostra a aparência de uma motocicleta do tipo lambreta de acordo com essa modalidade,
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 8/37
5/27 [0018] a figura 2 é uma vista que mostra o interior da motocicleta do tipo lambreta mostrada na figura 1 indicando uma cobertura de chassi de veículo e assim por diante usando uma linha imaginária, [0019] a figura 3 é uma vista em perspectiva de uma porção do piso, [0020] a figura 4 é uma vista em perspectiva de um pequeno conjunto de cobertura traseira do chassi do veículo, [0021] a figura 5 é uma vista plana do pequeno conjunto da cobertura traseira do chassi do veículo mostrada na figura 4.
[0022] a figura 6 é uma vista do corte tomada ao longo da linha 6-6 na figura 5, [0023] a figura 7 é uma vista ampliada de uma porção de guarnição, [0024] a figura 8 é uma vista em perspectiva da cobertura traseira do chassi do veículo, [0025] a figura 9 é uma vista lateral da cobertura traseira, [0026] a figura 10 é uma vista plana da cobertura traseira, [0027] a figura 11 é uma vista lateral da porção de guarnição, [0028] a figura 12 é uma vista frontal da porção de guarnição, [0029] a figura 13 é uma vista de corte de uma porção de junta de um furo de montagem e um ressalto, [0030] a figura 14 é uma vista plana de um suporte traseiro, [0031] a figura 15 é uma vista plana de uma unidade de lanterna, [0032] a figura 16 é uma vista posterior da unidade de lanterna, [0033] a figura 17 é uma vista de corte horizontal tomada ao longo da linha 17-17 na figura 16, [0034] a figura 18 é uma vista em perspectiva que mostra uma porção inferior de uma saia inferior do piso, [0035] a figura 19 é uma vista lateral da saia inferior do piso, [0036] a figura 20 é uma vista plana da saia inferior do piso,
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 9/37
6/27 [0037] a figura 21 é uma vista lateral de uma cobertura inferior e [0038] a figura 22 é uma vista plana da cobertura inferior.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS [0039] A seguir, uma modalidade da presente invenção é explicada em conjunto com os desenhos. A figura 1 é uma vista lateral mostrando a aparência de uma motocicleta do tipo lambreta de acordo com uma modalidade que constitui um exemplo de um veículo do tipo de montar. A motocicleta tem um piso de degrau do tipo de piso baixo 3 que é disposto entre a roda frontal 1 e a roda traseira 2. A porção superior da forquilha frontal 4 que sustenta os lados esquerdo e direito da roda frontal 1 é coberta com uma cobertura frontal de chassi de veículo feita de resina 5. O numeral 6 indica um respiradouro frontal, o numeral 7 indica um pisca frontal e o numeral 8 indica um orifício de descarga do vento. A motocicleta da presente invenção é configurada para introduzir o vento de percurso para o interior da cobertura frontal do chassi do veículo 5 a partir do respiradouro frontal 6 que constitui uma abertura de entrada do ar da presente invenção e para descarregar o vento de descarga quente formado devido ao esfriamento do radiador descrito a seguir para os lados do chassi do veículo a partir de uma abertura de descarga do vento 8 formada na superfície lateral da cobertura frontal do chassi do veículo 5. O numeral 9 indica um guidão, o numeral 10 indica uma cobertura do guidão e o numeral 11 indica um farol.
[0040] A cobertura frontal do chassi do veículo 15 inclui uma cobertura frontal do lado frontal 12 e uma proteção de perna do lado traseiro 13 que são longitudinalmente unidos entre si. A cobertura frontal 12 é formada em uma forma substancialmente de L quando vista em uma vista lateral e um nariz frontal 12d formado em uma porção verticalmente intermediária da cobertura frontal 12 se projeta para frente em uma posição acima do para-lama frontal 14. A porção da extremi
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 10/37
7/27 dade inferior da cobertura frontal 12 estende-se para uma porção atrás da roda frontal 1 e é conectada na porção de extremidade frontal da saia inferior do piso 15 que cobre o piso do degrau 3 a partir de baixo. Em uma superfície lateral traseira da saia inferior do piso 15, uma cobertura inferior 16 que constitui uma peça separada da saia inferior do piso 15 é montada de modo separável. A saia inferior do piso 15 e a cobertura inferior 16 são também feitas de uma resina. Em uma borda superior da porção da extremidade traseira da cobertura inferior 16, a porção da extremidade inferior de um prendedor de degrau 17 é conectada. Em uma superfície lateral do prendedor de degrau 17, um degrau de assento traseiro inclinável 18 é disposto.
[0041] A proteção de perna 13 é um elemento fornecido para cobrir a porção frontal da porção de perna F do motorista que coloca o seu pé no piso do degrau 3. A proteção de perna 13 inclui uma porção substancialmente em formato de L quando vista em uma vista lateral correspondendo com a cobertura frontal 12 e a abertura de descarga do vento 8 é formada nas superfícies laterais na proximidade de tal porção curvada que se projeta para frente. A porção de extremidade inferior da proteção de perna 13 é engatada com a porção frontal do piso do degrau 3. Um banco com um lugar atrás do outro 20 é disposto atrás da proteção de perna 13 com o piso do degrau 3 comprimido entre o banco com um lugar atrás do outro 20 e a proteção de perna 13. A altura da porção de extremidade frontal do banco com um lugar atrás do outro 20 é substancialmente igual à altura do orifício de descarga do vento 8, e a porção da extremidade frontal é disposta atrás da abertura de descarga do vento 8. Os lados esquerdo e direito da porção inferior do banco 20 são cobertos com uma cobertura traseira
21. A porção frontal do banco 20 é coberta com uma cobertura central
22. O motor é circundado pela porção frontal da cobertura traseira 21 e a cobertura central 22. A cobertura traseira 21 e a cobertura central 22
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 11/37
8/27 são também feitas de uma resina.
[0042] A cobertura central 22 inclui uma porção que se estende verticalmente 22a e uma porção de perna 22b que é curvada na direção substancialmente horizontal a partir de uma extremidade inferior da porção que se estende verticalmente 22a e, a seguir, se estende para frente. A porção que se estende verticalmente 22a constitui uma tampa de manutenção para o motor. No interior da porção de extremidade superior da porção que se estende verticalmente 22a, uma porção de suporte 45a de uma articulação para conectar com rotação a porção de extremidade frontal do banco 20 é alojada. A porção de perna 22b constitui uma tampa de manutenção que cobre a abertura de manutenção (sendo omitida do desenho) formada no piso do degrau 3 em uma maneira que pode ser aberta/fechada, assim possibilitando a manutenção da bateria 19 (figura 2) e assim por diante que são suportados abaixo da porção de perna 22b.
[0043] Entre o banco 20 e a cobertura traseira 21, uma guarnição em formato substancialmente de tira 23 é disposta e a guarnição 23 cobre a porção que é formada entre a porção de borda superior da caixa de armazenamento descrita mais tarde e a porção de borda superior da cobertura traseira 21 e estende-se na direção longitudinal em uma forma substancialmente de tira. A guarnição 23 corresponde com uma cobertura separada da presente invenção. A guarnição 23 estende-se sobre uma porção de limite entre o banco frontal 20a e o banco traseiro 20b e se estende para baixo para uma posição abaixo do banco traseiro 20b na proximidade da porção de limite. A porção da extremidade distal da porção de apoio 25 que constitui uma porção do suporte traseiro 24 é disposta na proximidade da porção da extremidade traseira da guarnição 23. O suporte traseiro 24 é um elemento que é usado como um suporte, bem como um apoio da presente invenção. O suporte traseiro 24 tem uma porção frontal do mesmo aber
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 12/37
9/27 ta, assim tendo uma forma substancialmente em U quando visto em uma vista plana.
[0044] A guarnição 23 e o suporte traseiro 24 são pintados com a mesma cor metálica, assim produzindo uma sensação de integridade e aparenta como se a guarnição 23 fosse continuamente formada com a porção de apoio 25.
[0045] O numeral 26 indica uma unidade de lanterna que é montada na porção de extremidade traseira da cobertura traseira 21, o numeral 27 indica uma unidade de força do tipo oscilante, o numeral 28 indica um filtro de ar e o numeral 29 indica um amortecedor traseiro.
[0046] A figura 2 é uma vista que mostra a estrutura interna da armação do chassi do veículo 30 e assim por diante indicando a cobertura do chassi do veículo e assim por diante mostrados na figura 1 com uma linha imaginária. A armação do chassi do veículo 30 inclui uma porção de piso 31 que suporta o piso do degrau 3 sobre ela. A porção de piso 31 tem uma porção longitudinalmente intermediária dela formada em uma porção substancialmente horizontal e a porção de extremidade frontal da porção de piso 31 é elevada sendo curvada ascendentemente e é conectada em uma porção inferior de uma única porção descendente 32 que é disposta ao longo do centro do chassi do veículo e se estende obliquamente na direção vertical. Um cano dianteiro 33 é suportado na extremidade distal (extremidade superior) da porção descendente 32 e um eixo do guidão 34 é suportado de modo giratório no cano dianteiro 33. O eixo do guidão 34 tem uma extremidade inferior do mesmo unida na forquilha frontal 4 por meio de uma ponte inferior 35 e tem uma extremidade superior do mesmo unida no guidão 9.
[0047] O numeral 36 indica um braço que se projeta na direção oblíqua para cima e para frente a partir de uma porção verticalmente intermediária do cano dianteiro 33 e suporta uma buzina 37. O radiaPetição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 13/37
10/27 dor 38 é disposto abaixo da buzina 37 e em frente do cano dianteiro 33 e é suportado em um esquadro 36a que se projeta na direção lateral em uma porção de extremidade distal do braço 36. O numeral 39 é um esquadro que é montado na porção inferior da superfície frontal do cano dianteiro 33, o numeral 40 indica um guia de descarga do vento e o numeral 41 indica um tanque de reserva para armazenar o líquido do radiador. O tanque de reserva 41 é suportado no cano dianteiro 33 por meio do braço 42, do esquadro 39 e assim por diante.
[0048] A buzina 37, o radiador 38 e o tanque de reserva 41 são dispostos em uma maneira substancialmente escalonada quando vistos em uma vista lateral de modo a se projetarem para frente enquanto sendo gradualmente abaixados ao longo da forma da porção frontal da cobertura frontal do chassi do veículo 5.
[0049] A porção traseira da porção de piso 31 é formada em uma porção de pilar 43 que é elevada para cima enquanto curvando e a porção de extremidade frontal da armação traseira 44 é suportada na extremidade superior da porção de pilar 43. Uma caixa de armazenamento feita de resina 45 que é aberta para cima é suportada na porção frontal da armação traseira 44 e o tanque de combustível 46 é suportado na armação traseira 44 atrás da caixa de armazenamento 45. Essas partes são cobertas com o banco 20 que pode ser aberto/fechado a partir de cima. Pela abertura do banco 20, artigos podem ser colocados dentro ou retirados do interior da caixa de armazenamento 45 e óleo pode ser colocada no tanque de combustível 46. O numeral 46a indica uma tampa de enchimento de óleo.
[0050] A unidade de força do tipo oscilante 27 é suportada com oscilação na armação traseira 44. A unidade de força do tipo oscilante 27 é um corpo unitário formado do motor 47 e da transmissão 48 e é suportada com oscilação na armação traseira 44 na proximidade da porção de conexão onde a unidade de força do tipo oscilante 27 é co
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 14/37
11/27 nectada com a porção de pilar 43 através de um mecanismo de elo
27a na proximidade do motor 47.
[0051] A roda traseira 2 é suportada na porção de extremidade traseira da transmissão 48 e a unidade de amortecedor traseiro 29 é disposta entre a porção de extremidade traseira da transmissão 48 e a porção de extremidade traseira da armação traseira 44. O motor 47 é disposto em uma maneira substancialmente horizontal abaixo da porção de extremidade frontal da armação traseira 44 que se projeta para frente a partir de uma extremidade superior da porção de pilar 43, e o ar é fornecido para um orifício de entrada do motor 47 a partir do filtro de ar 28 disposto atrás do motor 47 e o combustível é fornecido para o motor 47 proveniente de um dispositivo eletrônico de injeção de combustível 49.
[0052] A figura 3 é uma vista em perspectiva da porção de piso 31. A porção de piso 31 inclui um par de elementos de cano esquerdo e direito 50, cada um dos quais tem as suas porções frontal e traseira curvadas para cima. As porções frontais e as porções traseiras das porções horizontais respectivas são conectadas respectivamente entre si por canos cruzados 51, 52. Uma porção intermediária do cano cruzado frontal 51 é soldada em uma porção de extremidade inferior da porção descendente 32, e o cano cruzado traseiro 52 é soldado nas porções de extremidade inferior dos esquadros 53 que são soldados nas porções de pilar esquerda e direita 43. Além do que, nas superfícies externas das porções horizontais respectivas dos elementos de cano esquerdo e direito 50, um braço de suporte em formato de placa 54 feito de metal é conectado por soldagem. Os braços de suporte 54 se estendem ao longo das porções horizontais dos elementos de cano 50 na direção longitudinal e se projetam para fora. O piso do degrau 3 é suportado nas superfícies superiores dos braços de suporte 54. O braço de suporte 54 se projeta em uma postura que o braço de supor
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 15/37
12/27 te 54 fica inclinado para aumentar a sua altura para um lado da extremidade distal do braço de suporte 54 e a altura da superfície superior do lado da extremidade distal é definida substancialmente igual à altura da superfície superior da porção horizontal do elemento de cano 50. [0053] Cada braço de suporte 54 forma uma projeção 55 que se projeta para o elemento de cano 50 em três porções do mesmo, isto é, nas porções de extremidade frontal e traseira e uma porção central dele. Pela colocação das porções da extremidade distal respectivas das projeções 55 em contato com uma superfície lateral do elemento de cano 50 e também com a soldagem das porções de extremidade distal na superfície lateral, os braços de suporte 54 são unidos no elemento de cano pela soldagem em três porções da direção longitudinal. O numeral 56 indica cabos que são dispostos fazendo uso dos braços de suporte 54 e são suportados abaixo dos braços de suporte 54. O numeral 57 indica uma porção de montagem do piso do degrau 3.
[0054] Devido a tal constituição, com o uso dos braços de suporte 54 que são formados de elementos em formato de placa, a rigidez da porção de piso 31 pode ser aumentada e o peso da porção de piso 31 pode ser diminuído. Além do que, pela formação do braço de suporte 54 em uma forma de placa, o braço de suporte 54 pode suportar facilmente os cabos 56.
[0055] A armação traseira 44 é um elemento de cano que tem uma porção de extremidade frontal curvada e um par de lados esquerdo e direito que se estendem para trás, assim tendo uma forma aproximadamente em U em vista plana. Porções de extremidade traseira respectivas dos elementos de cano esquerdo e direito são unidas entre si usando um cano cruzado 44a (figura 2).
[0056] O numeral 58 indica uma armação de degrau que se projeta para o lado a partir de uma porção traseira da porção de piso 31 e suporta o degrau do assento traseiro 18 (figura 1).
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 16/37
13/27 [0057] A seguir, é dada a explicação com relação à estrutura de cobertura do chassi do veículo no lado da porção traseira do chassi do veículo que também cobre a porção inferior do banco. A figura 4 é uma vista em perspectiva de um conjunto pequeno de cobertura traseira de chassi de veículo 60 que é integralmente formado na periferia da caixa de armazenamento 45, e a figura 5 é uma vista plana do conjunto pequeno de cobertura traseira do chassi do veículo 60. O conjunto pequeno de cobertura traseira do chassi do veículo 60 é constituído da cobertura central 22 que cobre a porção frontal da caixa de armazenamento 45 e a guarnição 23 que é montada na porção da borda superior da cobertura traseira 21 cobrindo ambos os lados esquerdo e direito da caixa de armazenamento 45. A guarnição 23 constitui um elemento de montagem superior da cobertura do chassi do veículo de acordo com a presente invenção.
[0058] A cobertura central 22 inclui uma porção que se estende verticalmente 61 e uma porção de perna 62 e a porção que se estende verticalmente 61 cobre a porção inferior da porção de extremidade frontal da caixa de armazenamento 45 em uma maneira separável. Essa estrutura possibilita a manutenção do motor 47 (figura 2) disposto abaixo da caixa de armazenamento 45 e assim por diante. A porção de extremidade superior da cobertura central 22 forma uma porção projetada 63 que se projeta para frente. Uma porção de montagem articulada 64 que é formada na extremidade frontal da caixa de armazenamento 45 em uma maneira projetada para frente é alojada na porção projetada 63.
[0059] A porção de perna 62 é uma porção em formato de tampo que é curvada a partir da porção de extremidade inferior da porção que se estende verticalmente 61 e expande para frente. Pela abertura ou fechamento do furo de manutenção formado no piso do degrau 3 usando a porção de perna 62, é possível executar a manutenção da
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 17/37
14/27 bateria 19 (figura 2) e assim por diante.
[0060] A caixa de armazenamento 45 inclui um corpo unitário formado de uma porção de caixa 65 que é disposta no lado frontal da caixa de armazenamento 45 e uma porção de tampo 66 que se estende longamente para trás a partir da porção traseira da porção de caixa 65. A porção de caixa 65 é aberta para cima e define um espaço de uma capacidade relativamente grande na qual um artigo grande tal como um capacete pode ser armazenado.
[0061] A porção de tampo 66 é disposta abaixo do banco 20 e se estende para a porção de extremidade traseira do banco 20 enquanto cobrindo o tanque de combustível 46 (figura 2) por cima. O numeral 67 indica uma porção de abertura de enchimento de óleo, e a tampa de enchimento de óleo 46a (figura 2) do tanque de combustível 46 está virada para a porção de abertura de enchimento de óleo 67. O numeral 75 indica um furo de montagem que é formado na porção traseira da cobertura traseira 21 no centro do centro do chassi do veículo e o furo de montagem 75 é fornecido para montagem do suporte traseiro 24 no lado da armação traseira 44.
[0062] Um flange 68 é formado nas porções de borda esquerda e direita da caixa de armazenamento 45 e a porção de borda superior da guarnição 23 é encaixada no interior do flange 68.
[0063] A guarnição 23 sobrepõe com uma porção de ombro 70 da cobertura traseira 21 e a guarnição 23 é formada em uma forma longitudinalmente alongada e se estende para a proximidade da porção de abertura de enchimento de óleo 67 a partir da proximidade da porção de extremidade frontal da caixa de armazenamento 45. Na porção de ombro 70 que é formada continuamente com a porção de extremidade traseira da guarnição 23 e é disposta atrás da porção de extremidade traseira, um furo de montagem 71 é formado para montagem da porção de extremidade frontal do apoio 25 no lado da armação traseira
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 18/37
15/27
44.
[0064] A cobertura traseira 21 é dividida em porções esquerda e direita, e as porções divididas sobrepõem respectivamente com as superfícies laterais esquerda e direita da caixa de armazenamento 45.
[0065] As coberturas traseiras esquerda e direita 21 são alinhadas entre si na direção lateral e são integralmente unidas entre si nas porções de retaguarda 72, 72 das mesmas que se estendem mais para trás do que a porção da extremidade traseira da porção de tampo 66. O numeral 73 indica uma linha de união, o numeral 74 indica um ressalto de junção e o numeral 75 indica um furo de parafuso de montagem para montagem da cobertura traseira 21 na armação do chassi do veículo. A unidade de lanterna 26 é montada na porção variando de ambas as superfícies laterais esquerda e direita para as porções traseiras das porções de retaguarda 72, 72.
[0066] A figura 6 é uma vista do corte tomada ao longo da linha 66- na figura 5 e a figura 7 é uma parte da figura 6 e é uma vista ampliada da guarnição 23. Como mostrado na figura 6 e na figura 7, o flange 68 é curvado para fora e, a seguir, é ainda curvado para baixo assim redobrando o flange 68. A porção externa redobrada 76 é inclinada tal que o lado inferior da porção redobrada 76 fica ligeiramente aberto para fora. O flange 68 forma uma ranhura 77 que tem uma seção transversal aproximadamente em formato de U inverso no interior da porção redobrada 76 e a ranhura 77 abre para baixo. A porção de borda superior 78 da guarnição 23 é encaixada dentro da ranhura 77.
[0067] Embora a porção de borda superior 78 seja formada em uma forma de flange elevado ascendentemente, a porção de borda superior 78 é ligeiramente inclinada para um lado da porção de caixa 65 (para o lado central na direção de largura do veículo) a partir de uma posição perpendicular. Dessa maneira, a porção redobrada 76 e a porção de borda superior 78 são colocadas em engate de ajuste
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 19/37
16/27 próximo devido à união de porções cônicas respectivas da porção redobrada 67 e da porção de borda superior 78. Entretanto, pela formação de uma pequena abertura entre a extremidade distal da porção de borda superior 78 e a porção mais superior do flange 68, é possível absorver as irregularidades do tamanho sem ser influenciado pelas irregularidades de tamanho da porção de borda superior 78.
[0068] Na periferia da extremidade inferior 80 da guarnição 23, uma lingueta 81 é formada em uma maneira projetada descendente no lugar, e a lingueta 81 é engatada com um furo de engate 82 formado na porção de ombro 70 da cobertura traseira 21 a partir de cima. A guarnição 23 cobre a porção de ombro 70 a partir de cima em uma maneira inclinada e tem uma porção intermediária da mesma curvada para baixo em uma forma convexa.
[0069] A porção de ombro 70 em formato de degrau que se estende para a porção de caixa 65 é formada na porção superior da cobertura traseira 21. A porção de ombro 70 é formada de modo a cobrir um comprimento substancialmente completo da cobertura traseira 21 na direção longitudinal. A porção do lado da porção de caixa 65 da porção de ombro 70 forma uma porção inclinada 83 e a porção do lado da extremidade distal da porção inclinada 83 é disposta mais próxima da superfície lateral da porção de caixa 65 e então é formada em um flange ereto 84 que se estende para cima substancialmente paralelo à superfície lateral da porção de caixa 65. Uma abertura leve é formada entre o flange ereto 84 e a porção de caixa 65, assim impedindo que o flange ereto 84 e a porção de caixa 65 fiquem em contato entre si. Além do que, a extremidade superior do flange ereto 84 é também disposta abaixo de uma porção escalonada 79 que é formada na porção de base da porção de borda superior 78 no estado em que a extremidade superior é separada da porção escalonada 79.
[0070] Devido a tal construção, mesmo quando o flange ereto 84
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 20/37
17/27 não está unido no flange 68 e o flange 68 e o flange ereto 84 estão separados um do outro, assim formando uma abertura entre eles, com o uso da guarnição 23, uma porção de união com tal abertura que é propensa a prejudicar a aparência do veículo pode ficar oculta e, portanto, é possível manter a boa aparência do veículo. Dessa maneira, a cobertura traseira 21 que é uma peça de tamanho grande pode ser formada pela moldagem sem considerar a união da cobertura traseira 21 e das outras peças e, portanto, a cobertura traseira 21 pode ser facilmente formada. Além do que, a guarnição 23 é uma peça de tamanho relativamente pequeno e, portanto, o molde usado para a formação da guarnição 23 pode ser miniaturizado, com isso a guarnição 23 pode ser formada facilmente pela moldagem com alta precisão e a guarnição 23 pode ser fabricada em baixo custo.
[0071] Além disso, a porção de borda superior 78 é encaixada na ranhura 77 do flange 68 no estado em que a porção cônica da porção de borda superior 78 e a porção cônica da porção redobrada 76 são engatadas entre si e, portanto, as irregularidades de tamanho podem ser absorvidas, com isso é desnecessário formar a guarnição 23 pela moldagem com alta precisão.
[0072] A figura 8 é uma vista em perspectiva que mostra o estado no qual a cobertura traseira 21, a cobertura central 22 e a guarnição 23 são formadas como um corpo unitário no estado em que a caixa de armazenamento 45 é removida. Como mostrado na figura 8, o flange ereto 84 é disposto em uma posição abaixo da porção de borda superior 78. Aqui, a porção traseira da proximidade do furo de montagem 71 que não é coberto com a guarnição 23, cria um flange ereto traseiro 85 que se estende para trás e ajustado mais alto por um degrau do que a altura do flange ereto 84, de modo a ser contínuo com a porção de borda superior 78. O flange ereto traseiro 85 corresponde com uma porção de borda superior traseira da presente invenção que é formada
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 21/37
18/27 continuamente como uma extremidade traseira da guarnição 23. A porção do veículo disposta atrás da extremidade traseira da guarnição 23 é coberta com o flange ereto traseiro 85 a partir do exterior e, portanto, a aparência do veículo não é danificada por tal porção e, portanto, é desnecessário fornecer a guarnição 23 até tal porção. Além do que, o flange ereto traseiro 85 pode ser encaixado diretamente no flange 68 da mesma maneira que a porção de borda superior 78 da guarnição 23.
[0073] A figura 9 é uma vista lateral da cobertura traseira 21 e a figura 10 é uma vista plana da cobertura traseira 21. Como mostrado nesses desenhos, furos de engate 82 são formados na porção de ombro 70 em uma pluralidade de posições (quatro posições nessa modalidade) na direção longitudinal. Além do que, furos de montagem 87 são formados na porção inferior do flange ereto 84 em uma pluralidade de posições (três posições nessa modalidade) na direção longitudinal. [0074] O numeral 88 indica uma lingueta que é formada na extremidade inferior da porção frontal da cobertura traseira 21 e é inserida em e engatada com a porção que se estende traseira do piso de degrau 3 a partir de cima. Os numerais 89a, 89b indicam respectivamente ressaltos de montagem formados na unidade de lanterna 26, e a unidade de lanterna 26 é fixada nos ressaltos de montagem 89a, 89b usando parafusos.
[0075] Aqui, a figura 10 mostra as coberturas traseiras esquerda e direita 21, 21. Na figura 10, as linguetas 90 são formadas ao longo da linha de união 73 na porção de retaguarda direita 72 entre a porção de retaguarda 72, 72 de modo que as linguetas 90 se projetam para a porção de retaguarda esquerda 72 a partir da porção de retaguarda direita 72 em frente de e atrás do ressalto de junção 74. Além do que, um furo de engate 91 e uma lingueta 92 são também formados em uma porção de extremidade traseira da cobertura traseira 21 direita.
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 22/37
19/27 [0076] Na porção de retaguarda esquerda 72, correspondendo com a porção de retaguarda direita 72, porções rebaixadas de engate 93, 93, um ressalto de junção 74, uma lingueta 94 e a porção rebaixada de engate 95 são formados. Quando ambas as linhas de união 73 são colocadas em contato uma com a outra, essas peças ficam firmemente engatadas com as peças formadas na porção de retaguarda direita 72. Aqui, o ressalto de junção direito 74 e o ressalto de junção esquerdo 74 são dispostos em alturas diferentes de modo que o ressalto de junção direito 74 sobrepõe com o ressalto de junção esquerdo 74.
[0077] Além do que, nas porções de extremidade frontal das coberturas traseiras 21, projeções de engate 96 que se projetam para dentro são respectivamente formadas e linguetas que são formadas nas bordas laterais da porção que se estende verticalmente 61 da cobertura central 22 (omitida do desenho) são engatadas com as porções de engate 96.
[0078] A figura 11 é uma vista lateral da guarnição 23 e a figura 12 é uma vista frontal da guarnição 23. Como mostrado nesses desenhos, as linguetas 81 são formadas em uma maneira projetada na borda de extremidade inferior 80 da guarnição 23 ao longo da direção longitudinal da guarnição 23, e essas linguetas 81 são engatadas com os furos de engate 82 (figura 10) formados na cobertura traseira 21.
[0079] Além do que, uma pluralidade de ressaltos 97 é integralmente formada na superfície lateral da guarnição 23 em uma maneira projetada, tal que os ressaltos 97 se estendem na direção oblíqua para dentro e para baixo. Como mostrado na figura 13, as extremidades distais dos ressaltos 97 são criadas para sobrepor com os furos de montagem 87 (figura 9 e figura 10) da cobertura traseira 21, os parafusos 98 são inseridos nos furos de montagem 87 e nos ressaltos 97 de um ângulo oblíquo interno e inferior da cobertura traseira 21, assim
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 23/37
20/27 unindo a guarnição 23 na cobertura traseira 21. A figura 13 é uma vista que mostra um corte transversal da porção de junta do furo de montagem 87 e do ressalto 97.
[0080] Como descrito acima, pela formação de somente uma porção da cobertura traseira 21 ao longo de uma borda inferior lateral do banco 20 como a guarnição 23 que constitui uma peça separada da cobertura traseira 21, é possível miniaturizar o molde para formação da guarnição 23. Dessa forma, a remodelagem do molde pode ser executada facilmente, assim melhorando facilmente a precisão de moldagem da guarnição 23. Além do que, a guarnição 23 sobrepõe com a cobertura traseira 21 a partir de cima e, portanto, a porção de cobertura do chassi do veículo disposta ao longo da borda inferior lateral do banco 20 tem a estrutura duplicada e, portanto, a porção de borda superior 78 da cobertura traseira 21 pode ser reforçada pela guarnição 23 que constitui um corpo separado.
[0081] Além do que, a porção de borda superior 78 da guarnição 23 pode ser fixada fazendo uso da ranhura 77 formada no flange 68 que constitui a borda lateral da caixa de armazenamento 45 e, portanto, a porção de borda superior 78 da guarnição 23 pode ser formada contiguamente com o flange 68 da caixa de armazenamento 45, com isso nenhuma abertura é formada entre as porções de união de ambos os elementos, assim melhorando a aparência do veículo.
[0082] Além do que, os flanges eretos traseiros 85 que são formados continuamente com as extremidades traseiras respectivas das guarnições esquerda e direita 23 são formados na cobertura traseira 21 e as bordas superiores dos flanges eretos traseiros 85 são encaixadas na ranhura 77 formada no flange 68 da caixa de armazenamento 45 junto com a borda superior 78 da guarnição 23 e, portanto, a borda superior da cobertura traseira 21 que circunda a porção de borda traseira da caixa de armazenamento 45 é formada continuamente
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 24/37
21/27 com a caixa de armazenamento 45. Dessa maneira, nenhuma abertura é formada também na porção traseira da cobertura traseira 21 na qual a guarnição 23 não é montada, assim melhorando ainda mais a aparência do veículo.
[0083] Além do que, pela formação da guarnição 23 como um corpo separado da cobertura traseira 21, é possível lidar facilmente com uma pequena mudança tal como uma mudança de tom de cor ou uma mudança de uma marca de logotipo. Além do que, a remodelagem da moldagem que se torna necessária em tal caso pode ficar pequena. Além do que, fazendo a guarnição 23 e a cobertura traseira 21 diferentes uma da outra no tom de cor, o grau de liberdade no projeto da cobertura do chassi do veículo pode ser aumentado, assim realizando a diferenciação dos produtos.
[0084] A figura 14 é uma vista plana do suporte traseiro 24. O suporte traseiro 24 é feito de metal como um todo, e inclui um par de porções de apoio esquerda e direita 25 que se estende para frente enquanto formando uma forma de braço. Porções de ressalto 100 que são formadas em porções de extremidade distal respectivas das porções de apoio 25 são inseridas nos furos de montagem 71 (figura 4). O suporte traseiro 24 tem as suas porções de ressalto 100 fixadas em esquadros 101 que são formados na porção de extremidade traseira da armação traseira 44 (figura 2) usando parafusos.
[0085] A porção traseira das porções de apoio 25 se estende para trás a partir da extremidade traseira do banco 20 e constitui uma porção de corpo principal 103 do suporte traseiro 24 para sustentar a bagagem. Um ressalto 104 é formado na porção lateralmente central da porção frontal da porção do corpo principal 103. Um parafuso (sendo omitido do desenho) é inserido no ressalto 104 e é fixado em um esquadro 105 que se estende para cima do centro do cano cruzado 44a formado entre as porções de extremidade traseira das armações
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 25/37
22/27 traseiras 44. Aqui, o suporte traseiro 24 sobrepõe com a porção de retaguarda 72 da cobertura traseira 21, o ressalto 104 fica alinhado com o ressalto de junção 74 e, a seguir, o suporte traseiro 24 e a porção de retaguarda 72 são presos juntos no esquadro 105 usando o parafuso (fazer referência à figura 2).
[0086] Devido a tal constituição, é possível cobrir uma porção de união entre a borda de extremidade inferior do banco 20 e a porção superior da cobertura traseira 21 fazendo uso das porções de apoio 25 do suporte traseiro 24 e, portanto, a boa aparência do veículo pode ser mantida mesmo quando a guarnição 23 é omitida. Pela pintura do suporte traseiro 24 da mesma cor que a guarnição 23, é possível fazer a guarnição 23 e a porção de apoio 25 aparentarem como se a guarnição 23 e a porção de apoio 25 formassem um único elemento contínuo, assim realizando a aparência tendo a sensação de integridade. Além do que, fazendo a guarnição 23 e a porção de apoio 25 aparentarem como um corpo integral em projeto, é possível fazer a guarnição 23 e a porção de apoio 25 imperceptíveis.
[0087] Aqui, embora a porção de apoio 25 seja um elemento para permitir que um passageiro sentado no banco do carona se apoie, não é sempre necessário usar a porção de apoio 25 como o apoio e a porção de apoio 25 pode ser usada como uma porção de montagem do suporte traseiro 24. Além do que, a porção de apoio 25 pode ser um trilho de agarrar que executa a única função como um elemento de apoio e não tem a função do suporte traseiro 24.
[0088] A seguir, a unidade de lanterna 26 é explicada. A figura 15 é uma vista plana da unidade de lanterna 26, a figura 16 é uma vista posterior da unidade de lanterna 26 e a figura 17 é uma vista em corte planar tomada ao longo da linha 17-17 na figura 16. Nesses desenhos, a unidade de lanterna 26 é uma combinação de lâmpadas que é formada integralmente da lanterna central 110 e dos piscas traseiro esPetição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 26/37
23/27 querdo e direito 120, 120.
[0089] Como mostrado na figura 17, um bulbo 111 da lanterna 110 se projeta para trás de modo a direcionar o seu eixo geométrico ótico C1 na direção traseira direta e os bulbos 121 dos piscas traseiros 120 se projetam nas direções lateralmente para fora de modo a direcionar o seu eixo geométrico ótico C2 nas direções laterais enquanto interceptando o eixo geométrico ótico C1.
[0090] Um refletor 112 da lanterna 110 e refletores 122 dos piscas traseiros 120 são formados contínua e integralmente um com o outro. O refletor 112 tem uma superfície curvada côncava e os refletores 122 têm uma forma aproximadamente planar e são direcionados nas direções laterais.
[0091] A lente 113 da lanterna 110 tem uma superfície curvada que se projeta para trás. Embora as lentes 123 dos piscas traseiros 120 tenham os seus lados traseiros formados em uma superfície curvada e sejam contínuas com a lente 113, porções das lentes 123 têm porções curvadas 124 que são curvadas acima dos bulbos 121. Além do que, porções das lentes 113 em frente das porções curvadas 124 são formadas em porções rebaixadas 125 que se projetam para dentro.
[0092] Como mostrado na figura 15, uma porção de união 26a da unidade de lanterna 26 para a cobertura traseira 21 tem uma forma substancialmente em V que se expande na direção para frente. Para propiciar tal constituição, a distância D1 entre as lentes 123, 123 dos piscas traseiros esquerdo e direito 120, 120 é ajustada maior do que a distância D2 da cobertura traseira 21 na mesma posição e as lentes 123, 123 são configuradas para projetar na direção lateral mais do que a cobertura traseira 21.
[0093] Tal constituição satisfaz o regulamento sobre a distância entre os bulbos esquerdo e direito 121, bem como o regulamento so
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 27/37
24/27 bre áreas dos refletores 122 enquanto satisfazendo o regulamento sobre a distância D1 entre as lentes esquerda e direita 123. Além do que, a largura do veículo pode ser diminuída.
[0094] A seguir, a saia inferior do piso 15 e a cobertura inferior 16 são explicadas em detalhes. A figura 18 é uma vista em perspectiva da saia inferior do piso 15, a figura 19 é uma vista lateral da saia inferior do piso 15 e a figura 20 é uma vista plana (mostrando uma porção esquerda) da saia inferior do piso 15. Como mostrado na figura 18, figura 19 e figura 20, a saia inferior do piso 15 é um elemento único que é formado para atravessar a direção de largura do veículo abaixo do piso do degrau 3 e é um corpo unitário contínuo consistindo em uma porção inferior 130 e ambas as porções laterais 131.
[0095] Na porção da metade traseira de cada porção lateral 131, uma porção (espaço) entalhada substancialmente em formato triangular 132 é formada. A porção da metade traseira da porção lateral 131 ainda inclui uma porção lateral oblíqua 133 e uma porção lateral inferior substancialmente horizontal 134 que está virada para a porção (espaço) entalhada 132. A porção de extremidade traseira da porção lateral oblíqua 133 e a porção longitudinalmente intermediária da porção lateral inferior 134 são integralmente unidas por meio de uma porção de pilar 135.
[0096] Como mostrado na figura 20, a porção lateral oblíqua 133 é inclinada em um estado aberto para trás e para fora, a porção lateral inferior 134 se estende linearmente na direção horizontal enquanto sendo disposta dentro da porção lateral oblíqua 133 e a porção da extremidade traseira da porção lateral oblíqua 133 é aberta mais para fora do que a porção lateral inferior 134. Dessa maneira, a porção de pilar 135 é curvada em um estado aberto ascendentemente (figura 18). [0097] Na figura 19, nas porções frontais de ambas as porções laterais 131, um ressalto 136 é formado. Porções de montagem que se
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 28/37
25/27 projetam respectivamente da porção de extremidade inferior da cobertura frontal 12 e da porção de extremidade frontal do piso de degrau 3 são presas nos ressaltos 136 usando parafusos.
[0098] Na porção central da porção frontal da porção inferior 130, uma nervura substancialmente em formato de crista 137 é formada, e a nervura 137 é colocada em contato com a porção de extremidade inferior do cano cruzado 51 (figura3) (figura 2).
[0099] Na porção de extremidade frontal da porção lateral inferior 134, nas porções superior e inferior da porção de pilar 135, e na porção de extremidade traseira da porção lateral inferior 134, porções de montagem 138, 139, 140, 141 são formadas respectivamente (figura 20).
[00100] A figura 21 é uma vista lateral da cobertura inferior 16 e a figura 22 é uma vista plana da cobertura inferior 16.
[00101] Nesses desenhos, a cobertura inferior 16 tem uma forma substancialmente triangular quando vista em uma vista lateral de modo a cobrir a porção (espaço) entalhada 132. As coberturas inferiores 16 são formadas em pares consistindo em coberturas inferiores simétricas esquerda e direita. Embora a figura 21 e a figura 22 mostrem a cobertura inferior esquerda 16, a cobertura inferior direita 16 tem a mesma estrutura que a cobertura inferior esquerda 16.
[00102] A cobertura inferior 16 inclui um lado inclinado 143 e um lado inferior 144. Aqui, o lado inclinado 143 é colocado em contato com a porção lateral oblíqua 133, enquanto o lado inferior 144 é colocado em contato com a porção lateral inferior 134 (figura 19). As porções entre as porções de extremidade traseira do lado inclinado 143 e do lado inferior 144 são curvadas para dentro de modo a formar um flange traseiro 145, e um furo de montagem 146 é formado na porção de extremidade superior do flange 145. O flange 145 é feito para sobrepor com a borda traseira do prendedor de degrau 17 (figura 1) e é
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 29/37
26/27 fixado no prendedor de degrau 17 a partir da parte de trás usando um parafuso.
[00103] Na porção de extremidade frontal e na porção traseira do lado inclinado 143, projeções 147, 148 tendo uma forma escalonada são formadas em uma maneira projetada para cima. A projeção frontal 147 se projeta na direção oblíqua para frente e para cima e sobrepõe com um lado interno de ambas as porções laterais 131 da saia inferior do piso 15.
[00104] Além do que, um furo de montagem 150 é formado no lado inclinado 143 na proximidade da projeção 148, e a cobertura inferior 16 é montada em uma porção de porca 53a (figura 3) do esquadro 53 a partir de um lado usando um parafuso.
[00105] Os numerais 151 a 154 indicam ressaltos e esses ressaltos 151 a 154 são unidos nas porções de montagem 138 a 141 da saia inferior do piso 15 a partir do interior usando parafusos. Devido a tal constituição, peças que são montadas na porção inferior do chassi do veículo e são propensas de serem facilmente danificadas por seixos voantes ou semelhantes durante a viagem podem ser montadas de modo separável como coberturas inferiores 16 que são peças relativamente de tamanho pequeno. Além do que, pela formação da cobertura inferior na estrutura dividida que consiste dos corpos separados esquerdo e direito; a cobertura inferior 16 se torna uma peça de tamanho menor.
[00106] Dessa maneira, uma porção da saia inferior do piso 15 que é propensa a ser facilmente danificada é formada como a cobertura inferior 16 separada que pode ser trocada e, portanto, mesmo quando a cobertura inferior 16 é quebrada, é suficiente mudar somente a cobertura inferior 16 que é uma peça de tamanho pequeno enquanto deixando a saia inferior do piso 15, por meio disso a manutenção do veículo pode ser executada de maneira econômica.
Petição 870180043682, de 24/05/2018, pág. 30/37
27/27 [00107] A presente invenção não é limitada à modalidade acima mencionada e várias modificações e aplicações são concebíveis dentro do princípio da presente invenção. Por exemplo, um veículo no qual a presente invenção é aplicável não é limitado a uma motocicleta do tipo lambreta, e a presente invenção é aplicável a vários tipos de veículo do tipo de montar incluindo uma motocicleta do tipo de lambreta.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Estrutura de cobertura de chassi de veículo de um veícu- lo do tipo de montar que compreende:
    um banco do tipo de montar (20) e uma cobertura traseira feita de resina (21) que cobre ambos os lados esquerdo e direito do banco do tipo de montar (20) a partir de baixo, caracterizada pelo fato de que uma porção longitudinal da cobertura traseira que é disposta adjacente à borda inferior do banco e se estende ao longo da borda inferior é coberta com uma cobertura separada (23) que é constituída como uma peça separada da porção de borda superior da cobertura traseira (21) e a cobertura separada (23) é montada na porção da borda superior da cobertura traseira (21).
  2. 2. Estrutura de cobertura de chassi de veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma caixa de armazenamento (45) é disposta abaixo do banco (20) , a borda superior (78) da cobertura separada (23) é inserida na porção rebaixada (77) que é disposta na superfície inferior da porção de borda lateral da caixa de armazenamento (45), e a borda inferior (80) da cobertura separada (23) é engatada com a cobertura traseira (21) .
  3. 3. Estrutura de cobertura de chassi de veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a cobertura separada (23) é constituída de um par de coberturas separadas esquerda e direita (21) que são dispostas em pelo menos ambos os lados frontais da cobertura traseira (21), as porções de borda superior traseiras (85) que são formadas continuamente com as extremidades traseiras respectivas das coberturas separadas (23) são formadas na cobertura traseira (21) e além das bordas superiores das coberturas separadas, as porções de borda superior traseiras (85) são
    Petição 870180139393, de 09/10/2018, pág. 5/10
    2/2 também inseridas na porção rebaixada disposta na superfície inferior da porção de borda lateral da caixa de armazenamento (45).
  4. 4. Estrutura de cobertura de chassi de veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que um suporte (24) ou um apoio (25) que tem uma porção frontal do mesmo aberta e tem uma forma substancialmente em U é disposto de modo a circundar ambos os lados e o lado traseiro da porção de extremidade traseira do banco (20) e a porção de extremidade traseira da cobertura separada (23) se estende para a proximidade da extremidade frontal do suporte (24) ou do apoio (25).
  5. 5. Estrutura de cobertura de chassi de veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que um suporte traseiro feito de metal (24) é disposto na proximidade da porção de extremidade traseira do banco do tipo de montar (20) e a cobertura separada (23) é pintada com a mesma cor metálica que o suporte (24).
  6. 6. Estrutura de cobertura de chassi de veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a porção da extremidade superior (78) da cobertura separada (23) é formada em uma forma de flange elevado ascendentemente e é ligeiramente inclinada para o lado central na direção de largura do veículo a partir de uma posição perpendicular.
BRPI0910323A 2008-03-31 2009-02-18 estrutura de cobertura para chassi de veículo do tipo de montar BRPI0910323B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008094014A JP5183273B2 (ja) 2008-03-31 2008-03-31 鞍乗り型車両の車体カバー構造
PCT/JP2009/052782 WO2009122799A1 (ja) 2008-03-31 2009-02-18 鞍乗り型車両の車体カバー構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0910323A2 BRPI0910323A2 (pt) 2015-09-29
BRPI0910323B1 true BRPI0910323B1 (pt) 2019-02-05

Family

ID=41135198

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0910323A BRPI0910323B1 (pt) 2008-03-31 2009-02-18 estrutura de cobertura para chassi de veículo do tipo de montar

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2258610B1 (pt)
JP (1) JP5183273B2 (pt)
CN (1) CN101970282B (pt)
BR (1) BRPI0910323B1 (pt)
TW (1) TWI378876B (pt)
WO (1) WO2009122799A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5465643B2 (ja) * 2010-09-29 2014-04-09 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
CN103029776A (zh) * 2011-09-28 2013-04-10 光阳工业股份有限公司 摩托车的车体侧盖模组
JP6188381B2 (ja) 2013-03-29 2017-08-30 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP6166298B2 (ja) * 2015-03-20 2017-07-19 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
DE102016111602A1 (de) * 2016-06-24 2017-12-28 Huf Hülsbeck & Fürst Gmbh & Co. Kg Handhabe für ein bewegliches Bauteil eines Kraftfahrzeuges
CN108263525B (zh) * 2016-12-30 2020-04-03 雅马哈发动机株式会社 骑乘型车辆
DE102017220119A1 (de) * 2017-11-13 2019-05-16 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Sitzbankanordnung für ein Motorrad
JP2020059423A (ja) * 2018-10-11 2020-04-16 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
WO2020202191A1 (en) * 2019-03-29 2020-10-08 Tvs Motor Company Limited A scooter type two-wheeled vehicle
EP4081449A4 (en) * 2019-12-27 2024-01-24 Edison Motor Company Ltd STRUCTURE FOR MODIFYING MOTORCYCLE BODY

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0556779U (ja) * 1992-01-07 1993-07-27 本田技研工業株式会社 スクータ型車両
JPH05310164A (ja) * 1992-05-01 1993-11-22 Honda Motor Co Ltd 二輪車艤装部品の取付構造
JP2952799B2 (ja) 1993-08-31 1999-09-27 本田技研工業株式会社 スクータ型車両におけるボディカバー構造
JP4056615B2 (ja) * 1998-03-27 2008-03-05 本田技研工業株式会社 車体カバー取付構造
JP4077561B2 (ja) * 1998-07-16 2008-04-16 本田技研工業株式会社 スクータ型車両の車体カバー取付け構造
JP4464647B2 (ja) * 2003-09-18 2010-05-19 本田技研工業株式会社 キャリア装置
WO2009038051A1 (ja) * 2007-09-18 2009-03-26 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha 鞍乗型車両

Also Published As

Publication number Publication date
EP2258610A1 (en) 2010-12-08
WO2009122799A1 (ja) 2009-10-08
CN101970282A (zh) 2011-02-09
EP2258610B1 (en) 2014-04-09
TW200944415A (en) 2009-11-01
EP2258610A4 (en) 2013-01-09
BRPI0910323A2 (pt) 2015-09-29
JP5183273B2 (ja) 2013-04-17
CN101970282B (zh) 2012-12-19
JP2009241900A (ja) 2009-10-22
TWI378876B (en) 2012-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0910323B1 (pt) estrutura de cobertura para chassi de veículo do tipo de montar
CN100443358C (zh) 摩托车
JP4836254B2 (ja) 灯体ユニットの支持構造
US8602615B2 (en) Motorcycle tail light device
US9016769B2 (en) Saddle type vehicle
JP4762629B2 (ja) 自動二輪車のランプユニット
BRPI0903383A2 (pt) estrutura para disposição da bateria de uma motocicleta
JP5460526B2 (ja) 自動二輪車の前部構造
CN100540360C (zh) 组合灯
BRPI0805615A2 (pt) estrutura de caixa de armazenamento para motocicleta
JP3745842B2 (ja) スクータ型自動二輪車
BR102014028091B1 (pt) Veículo do tipo sela de montar
BRPI0805613B1 (pt) Estrutura de carenagem frontal de motocicleta
JPH0478779A (ja) スクータ形自動二輪車
CN105818907B (zh) 跨乘型车辆
JP3656931B2 (ja) 自動二、三輪車用フロントカバー構造
JP3716063B2 (ja) 自動二輪車用収納ボックス
CN100462622C (zh) 车辆用灯
TWI557009B (zh) Straddle type vehicle
JP3821885B2 (ja) スクータ型自動二輪車
JP4836255B2 (ja) 灯体のメンテナンス構造
JPH10203446A (ja) 自動二輪車用リヤグリップの取付構造
JPH0295996A (ja) 鞍乗型車両
JPH09323681A (ja) スクータ型車両
CN105523112A (zh) 跨坐型车辆

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/02/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/02/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2619 DE 16-03-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.