BRPI0902765A2 - estrutura de tubo de admissão para motor de combustão interna - Google Patents

estrutura de tubo de admissão para motor de combustão interna Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902765A2
BRPI0902765A2 BRPI0902765A BRPI0902765A2 BR PI0902765 A2 BRPI0902765 A2 BR PI0902765A2 BR PI0902765 A BRPI0902765 A BR PI0902765A BR PI0902765 A2 BRPI0902765 A2 BR PI0902765A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
internal combustion
combustion engine
connecting pipe
air
pipe
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hideaki Nakagawa
Yasufumi Yokura
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0902765A2 publication Critical patent/BRPI0902765A2/pt

Links

Landscapes

  • Filtering Of Dispersed Particles In Gases (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)
  • Electric Vacuum Cleaner (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DE TUBO DE ADMISSãO PARA MOTOR DE COMBUSTãO INTERNA. A presente invenção tem por objetivo o de prover uma estrutura de tubo de admissão para um motor de combustão interna (101) que permita que a peça de conexão entre um tubo de conexão (103) e um purificador de ar (54) seja firmemente engatada sem aumentar o número de peças e as horas de trabalho de montagem e mantenha uma função de vedação satisfatória por um longo período. Uma estrutura de tubo de admissão (101) de um motor de combustão interna é provida com um purificador de ar (54) que supre ar purificado para o motor de combustão interna, um tubo de conexão (103) que conecta o purificador de ar (54) ao motor de combustão interna, e uma protuberância de engate (109) disposta em uma parede lateral (103a) do tubo de conexão (103), onde uma peça de parede (108) é integralmente provida em uma face de parede virada para um tubo de conexão (103) do purificador de ar (54), e uma peça de engate (164) que engata a protuberância de engate 109 é disposta na peça de parede (108).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURADE TUBO DE ADMISSÃO PARA MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento em umaestrutura de tubo de admissão para um motor de combustão interna.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
É conhecida uma estrutura de tubo de admissão para um motorde combustão interna provida com um tubo de conexão, que conecta umpurificador de ar ao motor de combustão interna e alimenta o ar purificadopelo purificador de ar no motor de combustão interna (vide Documento dePatente 1, por exemplo).
Documento de Patente 1 JP-U N° S61-108877 (figura 2)
Na figura 2 do Documento de Patente 1, uma pluralidade de pro-tuberâncias na forma de pino 5 ... (... indica uma pluralidade, a mesma sen-do aplicada adiante) é formada na parte de superfície externa 4 (o numeraide referência é aquele deste documento, o mesmo sendo aplicado adiante)de um tubo de junta elástica (adiante denominado de "tubo de conexão"), euma placa de reforço 6 é disposta sobre estas protuberâncias na forma depino 6. Por meio da disposição da placa de reforço 6 sobre a parte de super-fície externa 4 do tubo de conexão, a parte de superfície externa 4 é impedi-da de ser deformada pelo vácuo de sucção do motor de combustão interna.
Incidentemente, embora o tubo de conexão do Documento dePatente 1 limite a deformação da parte de superfície externa 4 do mesmo,um membro anular 2 é embutido para a peça de conexão entre o tubo deconexão e o purificador de ar porque uma placa de reforço 6 e as protube-râncias na forma de pino 5 não podem ser mutuamente engatadas. O embu-timento do membro anular 2 implica em um aumento no custo.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMA A SER SOLUCIONADO PELA INVENÇÃO
Um objetivo da presente invenção é o de prover uma estruturade tubo de admissão para um motor de combustão interna que seja capazde firmemente engatar a peça de conexão entre o tubo de conexão e o puri-ficador de ar sem aumentar o número de peças e as horas de trabalho demontagem e mantendo uma função de vedação satisfatória por um longoperíodo.
MEIO PARA SOLUCIONAR A INVENÇÃO
De acordo com uma característica da presente invenção descritana reivindicação 1, uma estrutura de tubo de admissão para um motor decombustão interna é provida com um purificador de ar que supre ar purifica-do para o motor de combustão interna e um tubo de conexão que conecta opurificador de ar ao motor de combustão interna, uma protuberância de en-gate é disposta em uma parede lateral do tubo de conexão, uma peça deparede é integralmente provida, ao longo do tubo de conexão, em uma facede parede do purificador de ar virada para o tubo de conexão, e uma peçade engate que engata a protuberância de engate é disposta na peça de pa-rede.
De acordo com uma característica da presente invenção descritana reivindicação 2, o tubo de conexão é formado em uma forma oval corres-pondendo a uma peça de ajuste de tubo onde o tubo de conexão é ajustadono purificador de ar, e a protuberância de engate é provida no lado longooval do tubo de conexão.
De acordo com uma característica da presente invenção descritana reivindicação 3, uma peça de botão retida por um trabalhador na monta-gem é provida em uma ponta da protuberância de engate, e a peça de enga-te é uma fenda formada em uma parte da peça de parede.
EFEITOS DA INVENÇÃO
Com a invenção na reivindicação 1, o purificador de ar é inte-gralmente provido com a peça de parede ao longo do tubo de conexão, apeça de engate a ser engatada com a protuberância de engate é disposta napeça de parede, e a peça de engate engata a protuberância de engate pro-vida na parede lateral do tubo de conexão. Na medida em que o tubo de co-nexão é engatado com o purificador de ar através da protuberância de enga-te, é possível certamente manter o tubo de conexão em um estado onde eleé montado com o purificador de ar sem o uso de um membro, tal como umabanda que ajusta o tubo de conexão no purificador de ar.
Além disso, depois que o tubo de conexão está montado com opurificador de ar, é difícil que o tubo de conexão seja deformado porque aprotuberância de engate ajustada na peça de engate proporciona suportecontra a deformação do tubo de conexão na direção radial. Na medida emque é difícil que o tubo de conexão seja deformado, é difícil que seja criadaqualquer abertura na peça de conexão entre o tubo de conexão e o purifica-dor de ar. Na medida em que é difícil que seja criada qualquer abertura napeça de conexão, a peça de conexão entre o tubo de conexão e o purifica-dor de ar pode manter uma função de vedação estável por um longo perío-do.
Com a invenção na reivindicação 2, o tubo de conexão é forma-do em uma forma oval correspondendo à peça de ajuste de tubo para o puri-ficador de ar, e a protuberância de engate para o engate do tubo de conexãono purificador de ar é provida no lado longo oval do tubo de conexão.
Na medida em que o tubo de conexão é engatado com o purifi-cador de ar no lado longo, que é mais longo e mais flexível do que o ladocurto, o tubo de conexão exibe uma função de vedação estável na peça deconexão entre o tubo de conexão e o purificador de ar.
Além disso, na medida em que o tubo de conexão é firmementeengatado no lado longo com a protuberância de engate e a peça de engatesustentando as protuberâncias de engate, fica difícil a parede lateral do tubode conexão ser deformada pelas variações de pressão dentro do tubo deconexão durante a sucção do ar, podendo, portanto, ser esperado um efeitopara manter um volume de admissão suficiente.
Devido ao fato de a parede lateral do tubo de conexão ser difi-cilmente deformada, é desnecessário acrescentar à parede lateral uma placade reforço de um material altamente rígido, tal como uma placa de metal,podendo consequentemente ser reduzido o peso do tubo de admissão de ar.
Com a invenção pertinente apresentada na reivindicação 3, umapeça de botão retida pelo trabalhador na montagem é provida na ponta daprotuberância de engate, e a peça de engate é uma fenda formada em umaparte da peça de parede.
o trabalho de montagem é facilitado, visto que o trabalhador temapenas que reter a peça de botão da protuberância de engate e passar aprotuberância de engate através da fenda, quando da montagem do tubo deconexão com o purificador de ar.
MELHOR MODO DE SE EXECUTAR A INVENÇÃO
Um melhor modo para se executar a presente invenção serádescrito abaixo com referência aos desenhos anexos. Nos desenhos e nasconcretizações, os termos "superior", "inferior", "dianteiro", "traseiro", "es-querdo" e "direito" se referem à direção vista a partir do motociclista montadoem uma motocicleta. Os desenhos devem ser vistos na direção dos nume-rais de referência.
A figura 1 é uma vista lateral de um veículo que emprega a es-trutura de tubo de admissão para um motor de combustão interna, de acordocom a presente invenção. O veículo 10 é uma motocicleta apresentando ummotor 12, como um motor de combustão interna 15 na parte central de umquadro 11, um garfo dianteiro 13 direcionavelmente sustentado pela extre-midade dianteira do quadro 11, e um garfo traseiro 14 assim sustentado demodo a ser oscilável para cima e para baixo pela peça traseira inferior doquadro 11. Etanol, gasolina ou uma mistura de gasolina e etanol é usadacomo combustível principal, e gasolina ou uma mistura de gasolina e etanol(embora de maior teor de gasolina do que o combustível principal) é usadacomo um subcombustível na partida do motor, por exemplo, apenas quandoa partida do motor for insatisfatória devido à baixa temperatura.
O quadro 11, incluindo um tubo principal 21 provido na extremi-dade dianteira, uma armação principal 22 se estendendo para trás a partir dotubo principal 21, uma armação central 23 se estendendo para baixo a partirda parte intermediária da armação principal 22, uma subarmação 24 ligada acada parte, a parte traseira da armação principal 22 ou a parte inferior daarmação central 23, e uma armação descendente 26 se estendendo paratrás e obliquamente para baixo a partir do tubo principal 21, é um membromestre no qual é combinada uma pluralidade de peças formadas por pres-* são.
O tubo principal 21 é uma peça na qual o garfo dianteiro 13 égiratoriamente ajustado, um guidão 31 é ajustado na parte superior do garfodianteiro 13 e uma roda dianteira 32 é ajustada na parte inferior do mesmo.
A armação principal 22 é um membro no qual um tanque de combustível 33para armazenar combustível principal é montado de forma escarranchada naparte dianteira da armação principal 22 e um assento de ocupante 34 é mon-tado na parte traseira da mesma.
A armação central 23 é uma parte que, juntamente com a arma-ção descendente 26, sustenta o motor 12, e um eixo de pivotamento 36 pro-vido na armação central 23 serve como o eixo de oscilação do garfo traseiro14. Uma roda traseira 35 é ajustada na extremidade traseira do garfo trasei-ro 14.
Uma unidade de amortecimento traseira 37 é ajustada sobre aparte traseira do garfo traseiro 14 e a parte traseira da armação principal 22.
O numerai de referência 38 indica um eixo de ajuste provido na armaçãoprincipal 22 para ajustar a parte de extremidade superior da unidade de a-mortecimento traseira 37.
A armação descendente 26 é uma peça que sustenta o motor 12através de um suporte 39.
O motor 12 apresenta uma transmissão 41 integralmente providaem sua parte traseira, uma cabeça de cilindro 44 é provida em uma parte docilindro 43 que se estende para cima, um dispositivo de admissão de ar 46 éconectado à parte traseira da cabeça do cilindro 44, e um dispositivo de des-carga 47 é conectado à parte dianteira da cabeça de cilindro 44.
O dispositivo de admissão de ar 46 inclui um tubo de admissão51, uma extremidade do qual é conectada à cabeça de cilindro 44, um corpode estrangulador 52, uma extremidade do qual é conectada à outra extremi-dade do tubo de admissão 51, e um purificador de ar 54 que é conectado àoutra extremidade do corpo de estrangulamento 52 através de um tubo deconexão 103.
O dispositivo de descarga 47 inclui um tubo de descarga 56,uma extremidade do qual é conectada à parte dianteira da cabeça de cilindro44 e que se estende a partir da frente para baixo e depois para trás do motor12, e um silencioso 57 que é conectado à outra extremidade do tubo de des-carga 56 e se estende para trás.
O numerai de referência 61 no desenho indica uma coberta dian-teira; 62, um farol dianteiro; 63, um pára-lama dianteiro; 64, coberturas late-rais que cobrem os lados do purificador de ar 54; 66, uma cobertura lateraltraseira; 67, um pára-lama traseiro; 68, um farol traseiro; 71, um cavaleteprincipal; 72, o eixo de saída da transmissão 41; 73, uma roda dentada paracorrente de transmissão ajustada no eixo de saída 72; 74, uma roda dentadapara corrente acionada integralmente ajustada na roda traseira 35; 76, umacorrente enrolada em torno da roda dentada para corrente de transmissão73 e da roda dentada para corrente acionada 74; e 77, uma cobertura decorrente.
A figura 2 é uma vista lateral de partes essenciais do purificadorde ar e do tubo de conexão, de acordo com a invenção, a figura 3 é umavista a partir da seta 3 na figura 2. E a figura 4 é uma vista a partir da seta 4na figura 3. A seguinte descrição irá fazer referência às figuras de 2 a 4. Nosdesenhos, são omitidos outros elementos diferentes daqueles da estruturade tubo de admissão, tal como o corpo de estrangulamento.
Uma estrutura de tubo de admissão 101 para um motor de com-bustão interna, de acordo com a presente invenção, apresenta, como seuselementos componentes principais, o purificador de ar 54 que supre ar purifi-cado para o motor (vide numerai de referência 12 na figura 1), como o motorde combustão interna (vide numerai de referência 15 na figura 1), um dutode entrada 102 que é ajustado no purificador de ar 54 e serve como ummembro tubular para introduzir ar externo no purificador de ar 54, um tubode conexão 103 que conecta o purificador de ar 54 ao motor 12 e supre arlimpo para o corpo de estrangulamento (vide numerai de referência 52 nafigura 1) do motor 12, e um ressonador 105 que é ligado a uma parte de tuboestendida 104 que se estende para cima a partir do tubo de conexão 103 etem uma função para reduzir o ruído de admissão de ar ou semelhante.Em uma peça de conexão 106 entre o tubo de conexão 103 e opurificador de ar 54, o purificador de ar 54 é provido com uma peça de pare-de 108, e protuberâncias de engate 109 e 109 se estendendo a partir da pa-rede lateral do tubo de conexão 103 são engatadas com a peça de parede 108.
O purificador de ar 54 é assim disposto abaixo da armação prin-cipal 22 de modo a cruzar a armação principal 22 substancialmente no cen-tro da direção transversal do veículo. Acima do purificador de ar 54, é mon-tada uma peça de ajuste 111. A fixação é conseguida com o ajuste da peçade ajuste 111 na armação principal 22 através de uma cavilha 181.
Um apoio de ajuste 112 é estendido a partir do ressonador 105,que é preso e ajustado no purificador de ar 54 pelo apoio de ajuste 112 e porum membro de fixação 182 inserido neste apoio de ajuste 112.
Abaixo do purificador de ar 54, uma caixa de ferramentas 115que é formada em uma forma substancialmente triangular em uma vista late-ral e destinada a acomodar ferramentas para manutenção, uso ou seme-lhante, é disposta para a utilização efetiva do espaço circundado pela arma-ção principal 22, pela armação central 23 e pela subarmação 24. O numeraide referência 116 indica uma peça de drenagem de água.
A figura 5 é uma vista plana do purificador de ar e do tubo deconexão, de acordo com a presente invenção; a peça de ajuste 111, comoum braço a ser ajustado no lado de armação de corpo, é provida na peçasuperior de uma meia-peça de caixa lateral limpa 122 como um membro decomponente do purificador de ar 54.
Também, o tubo de conexão 103 é ajustado na meia-peça decaixa lateral limpa 122.
A figura 6 é uma vista em seção tomada ao longo da linha 6-6 nafigura 5, e mostra a configuração da peça à qual deve ser conectado o tubode conexão 103.
Em uma parede lateral 103a do tubo de conexão 103, as protu-berâncias de engate 109 e 109 são protuberantemente dispostas, e estasprotuberâncias de engate 109 e 109 são engatadas com fendas 151 e 151formadas na peça de parede 108 provida na meia-peça de caixa lateral lim-pa 122 para engatar com as protuberâncias de engate 109 e 109.
A figura 7 é uma vista em perspectiva explodida do purificadorde ar e do tubo de conexão, de acordo com a presente invenção; o purifica-dor de ar 54 inclui uma meia-peça de caixa lateral suja 121, a meia-peça decaixa lateral limpa 122 disposta oposta à meia-peça de caixa lateral suja121, um membro intermediário 124 que é disposto entre a meia-peça de cai-xa lateral limpa 122 e a meia-peça de caixa lateral suja 121 e no qual sãoajustadas a meia-peça de caixa lateral limpa 122 e a meia-peça de caixalateral suja 121, e um elemento 123 que intervém entre o membro intermedi-ário 124 e a meia-peça de caixa lateral suja 121 e limpa o ar externo pormeio de filtragem.
O elemento 123 é formado de um elemento de uretano 123adisposto no lado da meia-peça de caixa lateral suja 121 e de um elementode papel 123b disposto no lado da meia-peça de caixa lateral limpa 122, dis-postos na direção do fluxo de ar de a montante para a jusante.
O membro intermediário 124 é um membro na forma de arma-ção, formado com o ajuste da meia-peça de caixa lateral suja 121 e da meia-peça de caixa lateral limpa 122 com uma pluralidade de membros de fixação114 a partir dos dois lados. Uma vez que o membro intermediário 124 é in-terposto entre as meias-peças, é possível usar o elemento 123 em comum eaumentar a capacidade do purificador de ar 54.
Os membros de fixação 114 podem ser parafusos de atarraxarou parafusos comuns. Não há nenhum problema em diferenciar o compri-mento e o tipo de parafuso entre aqueles para prender a meia-peça de caixalateral suja 121 e aqueles para prender a meia-peça de caixa lateral limpa122.
Um orifício de entrada 126 é furado na meia-peça de caixa late-ral suja 121, e o duto de entrada 102, como um membro tubular para guiar oar anteriormente limpo, é ajustado no orifício de entrada 126.
Um orifício de saída 127 é furado na meia-peça de caixa laterallimpa 122, e o tubo de conexão 103, como um membro tubular que conectao corpo de estrangulamento (vide numerai de referência 52 na figura 1), éajustado no orifício de saída 127. O numerai de referência 128 indica umalingueta de engate para engatar a parte superior da caixa de ferramentas 115.
No desenho, o numerai de referência 185 indica uma peça deconector à qual é conectada uma mangueira de respiro, e 186, uma câmarade separação de gás/líquido.
A figura 8 é uma vista em seção de partes essenciais do purifi-cador de ar e do tubo de conexão, de acordo com a presente invenção; nopurificador de ar 54, o espaço dividido pelo elemento 123 e formado no ladoda meia-peça de caixa lateral suja 121 é chamado de câmara suja 131 e oespaço dividido pelo elemento 123 e formado no lado da meia-peça de caixalateral limpa 122 é chamada de câmara limpa 132. A câmara suja 131 é oespaço onde passa o ar anteriormente limpo. A câmara limpa 132 é o espa-ço onde passa o ar que passou o elemento e que foi limpo.
No desenho, o numerai de referência 134 indica uma peça deengate de duto de entrada que prende o duto de entrada 102 no orifício deentrada 126. O duto de entrada 102 é provido com um bordo interno 135 eum bordo externo 136 que sanduicham as periferias do orifício de entrada126 e o duto de entrada 102 a partir do lado de dentro e do lado de fora,respectivamente, prendendo assim o duto de entrada 102 no orifício de en-trada 126.
No desenho, o numerai de referência 137 indica uma pluralidadede peças de manutenção que é montada como nervuras na meia-peça decaixa lateral suja 121 e que pressiona o elemento 123 na direção do membrointermediário 124; 138, um retentor de armação que é disposto ao longo doelemento 123 na câmara de limpeza 132 e que protege o elemento 123 daschamas de contraexplosão; 141, uma parede de endireitamento provida nameia-peça de caixa lateral limpa 122 para endireitar o fluxo de ar purificado;e 142, um assento de ajuste de cobertura lateral provido na meia-peça decaixa lateral limpa 122 e no qual deve ser ajustada uma cobertura lateral(vide numerai de referência 64 na figura 1) para cobrir o purificador de ar 54a partir de um lado. O retentor de armação 138 é formado em uma forma demalha de metal.
A figura 9 é um plano do tubo de conexão, de acordo com a pre-sente invenção, e a figura 10, uma vista em seção ao longo da linha 10-10na figura 9. Na seguinte descrição será feita referência às figuras 9 e 10.
O tubo de conexão 103 é provido com a parede lateral 103aconstituindo a periferia do tubo, um primeiro bordo 147 e um segundo bordo148, ambos na forma de flange, que são providos na parede lateral 103a esanduicham e retêm as periferias de um orifício de saída (vide numerai dereferência 127 na figura 5) do purificador de ar (vide numerai de referência54 na figura 5) a partir do lado de dentro e do lado de fora, respectivamente,e as protuberâncias de engate 109 e 109 montadas na parede lateral 103a.
No desenho, o numerai de referência 184 indica uma peça deorifício de comunicação que se comunica com um ressonador (vide numeraide referência 105 na figura 3) disposto acima do tubo de conexão 103.
As peças de parede esquerda e direita 108a e 108b são inte-gralmente providas no purificador de ar 54 ao longo do tubo de conexão 103nas proximidades do orifício de saída 127, as fendas 151 e 151 são forma-das como peças de engate nas peças de parede esquerda e direita 108a e108b, e as protuberâncias de engate 109 montadas na parede lateral 103ado tubo de conexão 103 são engatadas com estas fendas 151 e 151.
A figura 11 é uma vista que ilustra uma peça de conexão entre opurificador de ar e o tubo de conexão, de acordo com a presente invenção.
O tubo de conexão 103 apresenta em sua parede lateral 103a quatro protu-berâncias de engate 109 montadas para fora em um ângulo reto nas partessuperior, inferior, esquerda e direita de lados longos 152 e 152 da paredelateral. O número de protuberâncias de engate pode ser seis ou oito em vezde quatro, as protuberâncias de engate podendo ser providas em qualquernúmero desejado.
Na peça de parede 108 provida no purificador de ar 54 e viradapara o tubo de conexão 103, as primeira e segunda peças de parede 108a e108b, como a peça de parede 108, são integralmente providas ao longo doslados longos 152 e 152 que constituem o tubo de conexão 103, e as peçasde engate 164 a serem engatadas com as protuberâncias de engate 109 sãoprovidas nas primeira e segunda peças de parede 108a e 108b.
Cada das protuberâncias de engate 109 montadas na paredelateral 103a do tubo de conexão 103 inclui um eixo de engate 161 que pene-tra uma fenda 151, uma peça de flange 162 que se estende do eixo de enga-te 161 e que é retida por uma face de retenção 108s da peça de parede 108,e uma peça de botão 163 que se estende da peça de flange e que é retidapelo trabalhador, quando da montagem. Isto é, as pontas 109a das protube-râncias de engate 109 são providas com as peças de botão 163.
Incidentemente, quando for necessário suprir uma quantidademaior de ar para um motor de combustão interna, a forma de superfície in-terna de um tubo de conexão formado de um membro elástico, tal como bor-racha, é, em alguns casos, formada em uma seção oval, conforme mostradona concretização deste modo para implementação. A formação da forma desuperfície interna do tubo de conexão 103 em uma seção oval faz com que adeformação ocorra mais provavelmente dependendo do vácuo de admissãodo motor de combustão interna do que quando do uso de uma seção circu-lar, especialmente no lado mais longo onde o raio de curvatura é maior.
Sob este aspecto, a forma do tubo de conexão 103, de acordocom a presente invenção, é oval correspondendo à peça de conexão 106onde o tubo de conexão 103 é ajustado no purificador de ar 54, e as protu-berâncias de engate 109 são providas nos lados longos de forma oval 152 e152 do tubo de conexão 103.
Por esta razão, uma extremidade do tubo de conexão 103 inclu-indo os lados longos 152 é firmemente retida pelas primeira e segunda pe-ças de parede 108a e 108b através de protuberâncias de engate 109, e con-sequentemente a deformação será dificilmente causada pelo vácuo de ad-missão do motor de combustão interna.
Com referência novamente à figura 8, quando o tubo de conexão103 for montado com o purificador de ar 54, o trabalhador encaixará o pri-meiro bordo 147 no lado de dentro do orifício de saída 127, ajustará o tubode conexão 103, e depois completará o ajuste com a retenção das peças debotão 163 das protuberancias de engate 109 e com a passagem das protu-berancias de engate 109 através das fendas 151. O trabalho de montagem éfacilitado, visto que o trabalhador tem apenas que passar as protuberanciasde engate 109 através das fendas 151 na montagem.
A figura 12 é uma vista em seção ao longo da linha 12-12 nafigura 11; uma superfície contígua 166, que é formada entre o primeiro bordo147 e o segundo bordo 148 e engatada com o orifício de saída 127 da meia-peça de caixa lateral limpa 122, apresenta um adesivo 167 para fins de ve-dação, e sendo assim garantida a estanqueidade ao ar da peça de conexão106.
A figura 13 é uma vista em seção ao longo da linha 13-13 nafigura 3; ela mostra que uma lingueta de impedimento de deslizamento parafora 171 é formada em uma meia-peça de caixa lateral suja 121 para impedirque um membro de fixação 114 para ajustar a meia-peça de caixa lateralsuja 121 no membro intermediário 124 seja deslizado para fora.
A lingueta de impedimento de deslizamento para fora 171 sedestina a impedir que a peça de cabeça 114a do membro de fixação 114seja deslizada para fora da meia-peça de caixa lateral suja 121, quando ameia-peça de caixa lateral suja 121 for desprendida do membro intermediá-rio 124 para inspecionar o estado dos elementos em uma tarefa de manu-tenção ou semelhante, com a formação da lingueta de antideslocamento171, é mais improvável que ocorra a perda do membro de fixação 114, setornando desnecessário ter que manter o membro de fixação removido sobcontrole. Na medida em que o controle do membro de fixação 114 se tornadesnecessário, a facilidade de manutenção do purificador de ar 54 pode seraumentada.
A figura 14 é uma vista que ilustra ações do purificador de ar edo tubo de conexão, de acordo com a presente invenção; o ar que entrou noduto de entrada 102 se move para a câmara limpa 132, conforme indicadopela seta (1), além da câmara suja 131 e além do elemento 123.
Depois, parte do ar limpo pelo elemento 123 atinge a parede deendireitamento 141 formada na câmara limpa 132, podendo se mover sua-vemente, conforme indicado pela seta (2).
Finalmente, o ar na câmara limpa 132 se move, conforme indi-cado pela seta (3), além do tubo de conexão 103.
As ações da estrutura de tubo de admissão para o motor decombustão interna descrito acima serão descritas a seguir.
Com referência novamente à figura 11, o purificador de ar 54 éintegralmente provido com a peça de parede 108 ao longo do tubo de cone-xão 103 e, as peças de engate 164 para engatar as protuberâncias de enga-te 109 providas na parede lateral 103a do tubo de conexão 103 são dispos-tas nesta peça de parede 108, podendo o tubo de conexão 103 ser mantidofirmemente no estado montado com o purificador de ar 54.
Além disso, depois da montagem, uma vez que as peças de pa-rede 108 e 108 prendem e sustentam a deformação do tubo de conexão 103na direção radial através das protuberâncias de engate 109, é mais difícilque o tubo de conexão 103 seja deformado, dificultando qualquer surgimen-to de abertura na peça de conexão 106 entre o tubo de conexão 103 e o pu-rificador de ar 54.
Uma vez que é difícil qualquer formação de abertura na peça deconexão 106, o tubo de conexão e a peça de conexão 106 entre este tubode conexão e o purificador de ar podem manter uma função de vedação es-tável por um longo período.
O tubo de conexão 103 tem uma forma oval correspondendo auma peça de ajuste de tubo 173 ajustada no purificador de ar 54, e as protu-berâncias de engate 109 que engatam o tubo de conexão 103 cm o purifica-dor de ar 54 são providas nos lados longos de forma oval 152 e 152 do tubode conexão 103.
Uma vez que o tubo de conexão 103 é engatado com o purifica-dor de ar 54 nos lados longos 152 que são mais longos do que os lados cur-tos 150, o tubo de conexão 103 permite que a peça de conexão 106 entre otubo de conexão 103 e o purificador de ar 54 mantenha uma função de ve-dação estável.Por isso, a estrutura de tubo de admissão para o motor de com-bustão interna, de acordo com a presente invenção, permite que a peça deconexão 106 entre o tubo de conexão 103 e o purificador de ar 54 seja fir-memente engatada sem aumentar o número de peças e as horas de traba-lho de montagem e mantenha uma função de vedação satisfatória por umlongo período.
Além disso, na medida em que o tubo de conexão 103 é firme-mente engatado nos lados longos 152 com as protuberâncias de engate 109e as peças de engate 164 que sustentam o mesmo, a parede lateral 103a dotubo de conexão 103 é difícil de ser deformada pelas variações de pressãodentro do tubo de conexão durante a sucção do ar, podendo, portanto, sermantida uma quantidade suficiente de admissão de ar. A dificuldade de aparede lateral 103a do tubo de conexão 103 ser deformada torna desneces-sário na parede lateral 103a o acréscimo de uma placa de reforço de ummaterial altamente rígido, tal como uma placa de metal, podendo ser reduzi-do consequentemente o peso do tubo de admissão de ar.
Incidentemente, embora a invenção nas concretizações seja a-plicada a uma motocicleta, ela também é aplicável a um veículo de três ro-das, não havendo nenhum problema em aplicá-la em veículos em geral.
Na reivindicação 1, não há nenhum problema de o tubo de co-nexão ter uma forma diferente da forma oval correspondendo à peça de a-juste de tubo, quando o tubo de conexão for ajustado no purificador de ar.Por exemplo, ele pode ter qualquer forma desejada, tal como um círculo ouum retângulo.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
A presente invenção é adequada para a estrutura de tubo deadmissão para os motores de combustão interna providos em motocicletas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista lateral de um veículo que emprega a es-trutura de tubo de admissão para motor de combustão interna, de acordocom a presente invenção.
A figura 2 é uma vista lateral das partes essenciais do purificadorde ar e do tubo de conexão, de acordo com a invenção.
A figura 3 é uma vista da seta 3 na figura 2.
A figura 4 é uma seta de vista na figura 3.
A figura 5 é um plano do purificador de ar e do tubo de conexão,de acordo com a invenção.
A figura 6 é uma vista em seção ao longo da linha 6-6 na figura 5.
A figura 7 é uma vista em perspectiva explodida do purificadorde ar e do tubo de conexão, de acordo com a ivnenção.
A figura 8 é uma vista em seção das partes essenciais do purifi-cador de ar e do tubo de conexão, de acordo com a invenção.
A figura 9 é um plano do tubo de conexão, de acordo com a invenção.
A figura 10 é uma vista em seção ao longo da linha 10-10 na figura 9.
A figura 11 é uma vista que ilustra uma peça de conexão entre opurificador de ar e o tubo de conexão, de acordo com a invenção.
A figura 12 é uma vista em seção ao longo da linha 12-12 na figura 11.
A figura 13 é uma vista em seção ao longo da linha 13-13 na figura 3.
A figura 14 é uma vista que ilustra ações do purificador de ar edo tubo de conexão, de acordo com a invenção.
LISTAGEM DE REFERÊNCIA
15 motor de combustão interna
54 purificador de ar
101 estrutura de tubo de admissão de motor de combustão interna
103 tubo de conexão
103a parede lateral do tubo de conexão
108 peça de parede
109 protuberância de engate109a ponta da protuberancia de engate
151 fenda
152 lado longo
163 peça de botão
164 peça de engate
173 peça de ajuste de tubo

Claims (3)

1. Estrutura de tubo de admissão para um motor de combustãointerna (101) que compreende:um purificador de ar (54) que supre ar limpo para o motor decombustão interna (15); eum tubo de conexão (103) que conecta o purificador de ar (54)ao motor de combustão interna (15);caracterizada pelo fato de que uma protuberância de engate(109) é disposta em uma parede lateral do tubo de conexão (103a);uma peça de parede (108) é integralmente provida, ao longo dotubo de conexão (103), em uma face de parede do purificador de ar (54) vi-rada para o tubo de conexão (103); euma peça de engate (164) que engata a protuberância de enga-te (109) é disposta na peça de parede (108).
2. Estrutura de tubo de admissão para um motor de combustãointerna (101), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato dequeo tubo de conexão (103) tem uma forma oval que corresponde auma peça de ajuste de tubo (173), quando o tubo de conexão (103) for ajus-tado no purificador de ar (54); ea protuberância de engate (109) é provida no lado longo oval dotubo de conexão (103).
3. Estrutura de tubo de admissão para um motor de combustãointerna (101), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fatode queuma peça de botão (163) retida por um trabalhador na monta-gem é provida em uma ponta da protuberância de engate (109); ea peça de engate (164) é uma fenda (151) formada em uma par-te da peça de parede (108).
BRPI0902765 2008-02-15 2009-02-13 estrutura de tubo de admissão para motor de combustão interna BRPI0902765A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008035230A JP5113547B2 (ja) 2008-02-15 2008-02-15 内燃機関の吸気管構造

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902765A2 true BRPI0902765A2 (pt) 2010-05-25

Family

ID=41001957

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902765 BRPI0902765A2 (pt) 2008-02-15 2009-02-13 estrutura de tubo de admissão para motor de combustão interna

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP5113547B2 (pt)
CN (1) CN101509446B (pt)
AR (1) AR070420A1 (pt)
BR (1) BRPI0902765A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5384263B2 (ja) * 2009-09-11 2014-01-08 本田技研工業株式会社 車両のエアクリーナ構造
JP5656430B2 (ja) 2010-03-23 2015-01-21 本田技研工業株式会社 エアクリーナ装置
JP5624780B2 (ja) * 2010-03-23 2014-11-12 本田技研工業株式会社 エアクリーナ装置
WO2012147729A1 (ja) * 2011-04-26 2012-11-01 株式会社Roki 吸気装置
JP2014000933A (ja) * 2012-06-21 2014-01-09 Honda Motor Co Ltd 鞍乗り型車両
JP6035085B2 (ja) * 2012-08-31 2016-11-30 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の吸気構造
JP5852071B2 (ja) * 2013-09-26 2016-02-03 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の吸気構造
JP6408591B2 (ja) * 2014-09-01 2018-10-17 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP6049107B2 (ja) * 2015-03-23 2016-12-21 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両用内燃機関
JP6962660B2 (ja) * 2018-02-22 2021-11-05 愛知機械工業株式会社 エンジン部品の取付構造およびエンジン
JP7176312B2 (ja) * 2018-09-11 2022-11-22 マツダ株式会社 エンジンの吸気装置
JP7065000B2 (ja) * 2018-09-18 2022-05-11 日立Astemo株式会社 吸気装置

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2639608B2 (ja) * 1991-12-18 1997-08-13 本田技研工業株式会社 自動二輪車の吸気装置
JP3836665B2 (ja) * 2000-09-06 2006-10-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP3891881B2 (ja) * 2002-05-28 2007-03-14 本田技研工業株式会社 弾性材製ダクトの接続方法
JP4472466B2 (ja) * 2004-08-27 2010-06-02 本田技研工業株式会社 車両の吸気装置
JP4467077B2 (ja) * 2005-10-31 2010-05-26 本田技研工業株式会社 エアクリーナ
JP4467076B2 (ja) * 2005-10-31 2010-05-26 本田技研工業株式会社 エアクリーナ

Also Published As

Publication number Publication date
CN101509446B (zh) 2013-01-02
JP2009190642A (ja) 2009-08-27
JP5113547B2 (ja) 2013-01-09
AR070420A1 (es) 2010-04-07
CN101509446A (zh) 2009-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902765A2 (pt) estrutura de tubo de admissão para motor de combustão interna
US7473292B2 (en) Air cleaner
JP4684041B2 (ja) 自動二輪車
JP2008057422A (ja) 燃料噴射装置
JP2006063907A (ja) 車両の吸気装置
JP3767413B2 (ja) 車両のバンパー
JP6255322B2 (ja) 鞍乗型車両
BR112014005200B1 (pt) estrutura de vedação para bomba de combustível
US11293389B2 (en) Fuel supply structure for saddled vehicle
BR102013004687A2 (pt) Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar
BR102013019998A2 (pt) Dispositivo de admissão de ar em veículo do tipo de montar como sela
JP5854855B2 (ja) 鞍乗型車両のエアクリーナ装置
JP2007009707A (ja) エアクリーナ
BR102013003441A2 (pt) Veículo do tipo de escarranchar
JP4325829B2 (ja) 燃料噴射式エンジンの燃料配管構造
JP4949511B2 (ja) 自動二輪車
TWM568809U (zh) 機車活性碳罐設置構造
CN103967659A (zh) 鞍乘型车辆用内燃机的空气滤清器
JP4605503B2 (ja) 車両のフレッシュエアダクト取付構造
CN220395794U (zh) 全地形车
JP2011043165A5 (pt)
KR102703388B1 (ko) 자동차용 플라스틱 필러넥
JP4528717B2 (ja) エアクリーナ構造
JP2005009339A (ja) エンジンの吸気装置
JP7375090B2 (ja) 鞍乗型車両

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements