BR102013004687A2 - Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar - Google Patents

Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar Download PDF

Info

Publication number
BR102013004687A2
BR102013004687A2 BRBR102013004687-6A BR102013004687A BR102013004687A2 BR 102013004687 A2 BR102013004687 A2 BR 102013004687A2 BR 102013004687 A BR102013004687 A BR 102013004687A BR 102013004687 A2 BR102013004687 A2 BR 102013004687A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel
filter housing
supply system
housing
filter
Prior art date
Application number
BRBR102013004687-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013004687B1 (pt
Inventor
Tsubasa Ishii
Masaki Ueno
Shun Fujitsu
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BR102013004687A2 publication Critical patent/BR102013004687A2/pt
Publication of BR102013004687B1 publication Critical patent/BR102013004687B1/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/10Internal combustion engine [ICE] based vehicles
    • Y02T10/12Improving ICE efficiencies

Landscapes

  • Fuel-Injection Apparatus (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Abstract

Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar. A presente invenção refere-se ao sistema de suprimento de combustível que compreende um módulo de bomba (83) que acomoda uma bomba de combustível (89) para forçosamente alimentar o combustível armazenado em um tanque de combustível (33) na mesma e que é montada sobre um tanque de combustível (33) de modo a ser inserida dentro do tanque de combustível (33) através de uma abertura (39) do tanque de combustível (33), e uma unidade de filtro (84) que é fomecida externamente ao tanque de combustível (33) e a jusante de uma porta de salda de combustível (89b) da bomba de combustível (89) e que acomoda um elemento de filtro (113) na mesma. A unidade de filtro (84) é ajustada de forma removível por ajustado com encaixe rápido a uma seção de fixação do invólucro de filtro (96) provido sobre o módulo da bomba (83). O obejetivo da presente invenção é fornecer um sistema de suprimento de combustível capaz de compactar a estrutura do sistema de suprimento de combustível, deste modo para reduzir o número de mangueiras de combustível e melhorar a sustentabilidade de um filtro de combustível.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DE SUPRIMENTO DE COMBUSTÍVEL PARA VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR".
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um sistema de suprimento de combustível melhorado para um veículo do tipo de montar.
TÉCNICA ANTERIOR
Até agora, como um sistema de suprimento de combustível para um veículo do tipo de montar usando um combustível misturado de gasolina e etanol, é sabido na técnica que um filtro de combustível é fornecido no meio de um canal de suprimento de combustível para alimentar o combustível descarregado de uma bomba de combustível a um injetor, em que o filtro de combustível é disposto externamente a um tanque de combustível de modo a simplificar a substituição e a manutenção do filtro de combustível (ver uma referência de patente 1, por exemplo).
REFERÊNCIA À TÉCNICA ANTERIOR
Referência de patente 1: publicação do pedido de patente JP aberto ao público n2 2008-248753.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMA A SER RESOLVIDO PELA INVENÇÃO
No sistema de suprimento de combustível descrito na referência de patente 1, desde que um filtro de combustível está localizado em um lugar distante de uma bomba de combustível, uma mangueira de combustível para conectar a bomba de combustível e o filtro de combustível e outra mangueira de combustível para conectar o filtro de combustível e o equipamento tal como um injetor fornecido a jusante a partir do filtro de combustível são requeridos. Portanto, existe o problema de que as partes de componentes aumentam em número. Além do mais, um aumento no número de mangueiras de combustível pode afetar o arranjo das mangueiras de combustível, de modo que haja Ambiente para melhora especialmente em um veículo do tipo de montar sujeito a restrições em um espaço de esboço. A presente invenção foi feita em vista dos problemas descritos acima e tem um objetivo de fornecer um sistema de suprimento de combustível para um veículo do tipo de montar que permite que a estrutura do sistema de suprimento de combustível seja compactada, deste modo para diminuir no número de mangueiras de combustível e que permite que a capacidade de manutenção do filtro de combustível seja melhorada.
MEIOS PARA RESOLVER O PROBLEMA A fim de alcançar o objetivo acima, de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema de suprimento de combustível para um veículo do tipo de montar compreendendo um invólucro de bomba de combustível acomodando uma bomba de combustível que for-çosamente alimenta o combustível armazenado em um tanque de combustível a um injetor e que é fixada em um estado inserido através de uma abertura dentro do tanque de combustível de modo que a porção de flange do invólucro de bomba de combustível é oposta a e montada sobre uma superfície de aro externa da abertura do tanque de combustível, e um invólucro de filtro de combustível acomodando um elemento de filtro e sendo fornecido externamente ao tanque de combustível e a jusante de uma porta de saída de combustível da bomba de combustível, em que a porção de flange tem uma seção de fixação de invólucro de filtro capaz de ser engatada com o invólucro de filtro de combustível, e em que o invólucro de filtro de combustível é ajustado de forma removível ao invólucro de bomba de combustível através da seção de fixação de invólucro de filtro.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, além da estrutura do primeiro aspecto, o invólucro de filtro de combustível é provido com uma porção de entrada de combustível que se comunica com uma câmara de elemento de filtro para acomodar o elemento de filtro, e um membro que forma a porção de flange é provido com uma passagem de comunicação que se comunica com a porta de saída de combustível da bomba de combustível, em que a porção de entrada de combustível é diretamente conectada à passagem de comunicação.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, além da estrutura do segundo aspecto, a porção de entrada de combustível é co- nectada através de um membro de vedação à passagem de comunicação.
De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, além de quaisquer das estruturas do primeiro aspecto até o terceiro aspecto, a seção de fixação de invólucro de filtro projeta-se a partir da porção de flange na direção para fora do tanque de combustível, e o invólucro de filtro de combustível é ajustado à seção de fixação de invólucro de filtro por ajuste de encaixe rápido.
De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, além de quaisquer das estruturas do primeiro aspecto até o quarto aspecto, o invólucro de filtro de combustível é provido com uma porção de saída de combustível formada a jusante do elemento de filtro, e um regulador de pressão é diretamente conectado à porção de entrada de combustível.
De acordo com um sexto aspecto da presente invenção, além da estrutura do quinto aspecto, o membro que forma a porção de flange é provido com uma passagem de retorno de combustível comunicando-se com um interior do tanque de combustível, e o regulador de pressão é diretamente conectado à passagem de retorno de combustível.
De acordo com um sétimo aspecto da presente invenção, além da estrutura do quinto aspecto ou do sexto aspecto, um recesso capaz de acomodar o regulador de pressão é formado no invólucro de filtro de combustível.
De acordo com um oitavo aspecto da presente invenção, além da estrutura do sétimo aspecto, o membro que forma a porção de flange pro-jeta-se ao longo de uma direção de projeção da seção de fixação de invólucro de filtro e é provido com uma parede guia para ser inserido dentro do recesso, em que o regulador de pressão é circundado com a parede guia e o recesso do invólucro de filtro de combustível.
De acordo com um nono aspecto da presente invenção, além da estrutura do sétimo aspecto ou do oitavo aspecto, o recesso do invólucro de filtro de combustível tem uma porção de colar estendendo-se em paralelo com a porção de flange, em que a porção de colar suporta o regulador de pressão enquanto contatando uma superfície de fundo do regulador de pres- sa, de modo a regular o movimento do regulador de pressão na direção de projeção da seção de fixação de invólucro de filtro.
EFEITOS DA INVENÇÃO
De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, desde que invólucro de filtro de combustível é ajustado de forma removível à seção de fixação de invólucro de filtro do invólucro de bomba de combustível fornecido externamente ao tanque de combustível, é possível ter acesso fácil ao invólucro de filtro de combustível a partir do exterior pelo qual melhorar a sustentabilidade do elemento de filtro acomodado no invólucro de filtro de combustível. Além do mais, a bomba de combustível e o invólucro de filtro de combustível são colocados juntos de modo que o esboço compacto pode ser obtido e um canal de fluxo de combustível pode ser simplificado na estrutura.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, desde que a passagem de comunicação e a porção de entrada de combustível são diretamente conectadas uma à outra, a conexão entre a bomba de combustível e o invólucro de filtro de combustível é simplificada na estrutura sem fornecimento da mangueira de combustível.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, desde que a porção de entrada de combustível é conectada através do mesmo de vedação à passagem de comunicação, é possível conectar firmemente o fluido a passagem de comunicação e a porção de entrada de combustível, e o combustível forçosamente alimentado a partir da passagem de comunicação pode ser eficazmente levado ao invólucro de filtro de combustível.
De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, desde que o invólucro de filtro de combustível é ajustado com ajuste de encaixe rápido à seção de fixação de invólucro de filtro que se projeta a partir do invólucro de bomba de combustível na direção para fora do tanque de combustível, o invólucro de filtro de combustível pode ser ajustado e removido simplesmente movendo o invólucro de filtro de combustível na direção de projeção ou a seção de fixação de invólucro de filtro, de modo que a sustentabilidade é mais melhorada.
De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, desde que o regulador de pressão é diretamente conectado à porção de saída de combustível do invólucro de filtro de combustível fornecido no lado a jusante do elemento de filtro, a mangueira de filtro para uso exclusivo não é requerida, de modo que a estrutura é simplificada deste modo para tornar o esboço compacto possível.
De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, desde que o regulador de pressão é diretamente conectado à passagem de retorno de combustível do invólucro de bomba de combustível comunicando-se com o interior do tanque de combustível, o invólucro de bomba de combustível, o invólucro de filtro de combustível e o regulador de pressão podem ser unificado e montado sem fornecimento da mangueira de combustível para uso exclusivo, de modo que a estrutura é simplificada deste modo para tornar o esboço compacto possível.
De acordo com um sétimo aspecto da presente invenção, desde que o recesso capaz de acomodar o regulador de pressão é formado no invólucro de filtro de combustível, o regulador de pressão pode ser protegido pelo invólucro de filtro de combustível. Também, o elemento de filtro acomodado no invólucro de filtro de combustível pode ser aumentado de um modo como para circundar a circunferência do regulador de pressão, de modo que a capacidade do elemento de filtro é aumentada.
De acordo com o oitavo aspecto da presente invenção, desde que o regulador de pressão é encerrado com o recesso do invólucro de filtro de combustível e a parede guia que é formada sobre o invólucro de bomba de combustível para ser inserida no recesso, a circunferência do regulador de pressão pode ser coberta e protegida pelo recesso e a parede guia. Além disso, o movimento de trepidação do regulador de pressão pode ser evitado.
De acordo com o nono aspecto da presente invenção, desde que a porção de colar provida no recesso do invólucro de filtro de combustível regule o movimento do regulador de pressão na direção de projeção da seção de fixação de invólucro de filtro, é possível manter apropriadamente a condição conectada do regulador de pressão, do invólucro de filtro de com- bustível e do invólucro de bomba de combustível. Além disso, o regulador de pressão pode ser protegido pela porção de colar.
BREVE DESCRICÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista lateral de um veículo equipado com um sistema de suprimento de combustível de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção; a Figura 2 é uma vista lateral de partes essenciais na proximidade do sistema de suprimento de combustível mostrado na Figura 1; a Figura 3 é uma vista em seção transversal do sistema de suprimento de combustível mostrado na Figura 2; a Figura 4 é uma vista visualizada a partir da direção de uma seta A na Figura 3; a Figura 5 é uma vista em seção transversal do sistema de suprimento de combustível de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção; e a Figura 6 é um diagrama esquemático do sistema de suprimento de combustível em uma forma modificada da primeira modalidade. MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
Daqui em diante, as modalidades da presente invenção serão descritas com referência aos desenhos anexos. Os desenhos devem ser visualizados de acordo com as direções dos caracteres de referência. Primeira Modalidade A Figura 1 é uma vista lateral de um veículo equipado com um sistema de suprimento de combustível de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, e a Figura 2 é uma vista lateral de partes essenciais do sistema de suprimento de combustível. Um veículo 10 é uma motocicleta de duas rodas que tem um motor 12 disposto em uma região central de uma quadro de carroçaria do veículo 11, um garfo frontal 13 transportado em uma porção de extremidade frontal do quadro de carroçaria do veiculo 11 em um modo guiável, e um garfo traseiro transportado em uma direção para cima e para baixo. O veículo 10 usa, como um combustível principal, etano, gasolina ou uma mistura de gasolina e etanol, e somente no momento de partida do motor, por exemplo, quando o desempenho de partida do motor não é bom devido a uma baixa transportador, ele usa, como um combustível subsidiário, gasolina ou uma mistura de gasolina e etanol (tendo uma relação de mistura mais alta de gasolina do que do combustível principal). O quadro de carroçaria do veículo 11 é uma armação formada acoplando uma pluralidade de partes de moldes de compressão e compreende um tubo de cabeça 21 provido na extremidade frontal do mesmo, um quadro principal 22 estendendo-se para trás a partir do tubo de cabeça 21, um quadro central 23 estendendo-se para baixo a partir de uma porção intermediária do quadro principal 22, um subquadro 24 conectado a cada uma de uma porção traseira do quadro principal 22 e uma porção inferior do quadro central 23, e um quadro descendente 26 estendendo-se para trás e obliquamente para baixo a partir do tubo de cabeça 21. O tubo de cabeça 21 é um elemento no qual o garfo frontal 13 é montado giratoriamente. Um punho de barra 31 e uma roda frontal 32 são fixados a uma porção superior e uma porção inferior do garfo frontal 13, respectivamente. Um tanque de combustível 33 para armazenar um combustível principal é montado sobre uma parte frontal do quadro principal 22 em um modo guiável enquanto um assento 34 é montado sobre a parte traseira do mesmo. O tanque de combustível 33 tem, em um interior do mesmo, um tanque de combustível subsidiário (não mostrado) para armazenar um combustível subsidiário. O quadro central 23 transporta um motor 12 através de um suporte 38 junto com o quadro descendente 26 que é fixado sobre o motor 12. Um eixo de pivô 36 fornecido sobre o quadro central 23 funciona como um pivô oscilante do garfo traseiro 14. Uma unidade amortecedor traseira 37 é fixada a e estende-se entre uma parte traseira do garfo traseiro 14 e a parte traseira do quadro principal 22. O motor 12 tem uma transmissão 41 integralmente fornecida sobre a parte traseira do mesmo. Uma cabeça de cilindro 44 é fornecida sobre uma porção de cilindro estendendo-se para cima 41 do motor 12. Um dispositivo de entrada 46 é conectado a uma porção traseira da cabeça de cilindro 44, enquanto um dispositivo de escapamento 47 é conectado a uma porção frontal da cabeça de cilindro 44.
Como mostrado na Figura 2, o dispositivo de entrada 46 compreende um tubo de entrada 51 conectado a uma extremidade do mesmo à cabeça de cilindro 44, um corpo de estrangulador 52 conectado a uma extremidade do mesmo à outra extremidade do tubo de entrada 51, e um limpador de ar 54 conectado através de um tubo de conexão 53 à outra extremidade do corpo de estrangulador 52. Um tubo de alimentação de combustível 81 é conectado a uma extremidade do mesmo a um sistema de suprimento de combustível 80 disposto sobre uma porção de fundo do tanque de combustível 33 enquanto sendo conectado à outra extremidade do mesmo a um injetor 82 disposta no corpo de estrangulador 52. O sistema de suprimento de combustível 80 será descrito em detalhe depois. O dispositivo de escapamento 47 compreende um tubo de escapamento 56 conectado a uma extremidade do mesmo a uma porção frontal da cabeça de cilindro 44 e estendendo-se para baixo e para trás a partir de um lado frontal do motor 12, e um silencioso 56 conectado à outra extremidade do tubo de escapamento 56 e estendendo-se para trás.
No desenho, o caractere de referência 61 indica uma capota de motor, 62 indica uma lâmpada de cabeça, 63 indica um para-lama frontal, 64 indica uma cobertura lateral para cobrir um lado do limpador de ar 54, 66 indica uma cobertura lateral traseira, 67 indica um para-lama traseiro, 68 indica uma luz da cauda, 71 indica uma posição principal, 72 indica um eixo de saída de transmissão 41, 73 indica uma roda dentada para corrente fixada ao eixo de saída 72, 74 indica uma roda dentada para corrente integralmente fixada à roda traseira 35, 76 indica uma corrente enrolada em torno da roda dentada para corrente 73 e a roda dentada para corrente 74, e 77 indica uma cobertura de corrente.
Em seguida, o sistema de suprimento de combustível será descrito em detalhe. A Figura 3 é uma vista em seção cruzada do sistema de suprimento de combustível. O sistema de suprimento de combustível 80 é unificado montando integralmente um módulo de bomba 83, uma unidade de filtro 84 e um regulador de pressão 85, em que o módulo de bomba 83 é inserido através de uma abertura 39 do tanque de combustível 33 dentro do tanque de combustível 33 e montado sobre o tanque de combustível 33. A abertura 39 é fornecida sobre uma porção de montagem 33b que rebaixou uma etapa a partir de uma parede de fundo 33a do tanque de combustível 33. O módulo de bomba 83 inclui um invólucro de bomba de combustível 88, uma bomba de combustível 89 acomodada dentro do invólucro de bomba de combustível 88 para forçosamente alimentar o combustível armazenado no tanque de combustível 33, e um filtro primário 90 fornecido sobre o lado de uma porta de entrada 89a da bomba de combustível 89 para remover substâncias estranhas grandes no combustível. O invólucro de bomba de combustível 88 inclui um corpo principal do invólucro cilíndrico 86 com um fundo, que abre para baixo na Figura 3, e uma placa de topo 87 fixada no corpo principal do invólucro 86 para fechar a abertura. O corpo principal do invólucro86 e a placa de topo 87 são fixados de modo que uma porção de engate (não mostrada) da placa de topo 87 é engatada com uma porção engatada (não mostrada) fornecida sobre o corpo principal do invólucro86. O desengate da porção em engate é evitado por um anel de retenção 91 que é ajustado ao corpo principal do invólucro 86. Incidentalmente, entre o corpo principal do invólucro 86 e a placa de topo 87 é apropriadamente fornecida uma lacuna que se comunica com um interior do tanque de combustível 33. A saber, o combustível armazenado no tanque de combustível 33 flui através da lacuna para dentro do invólucro de bomba de combustível 88 (uma câmara de bomba 92). O corpo principal do invólucro86 acomoda a bomba de combustível 89 e o filtro primário 90 nele e inclui uma câmara de bomba 92 que se comunica com o interior do tanque de combustível 33 através da lacuna entre o corpo principal do invólucro 86 e a placa de topo 89, e uma passagem de comunicação 93 que é conectada a uma porta de saída 89b da bomba de combustível 89 para alimentar o combustível forçosamente alimentado a partir da bomba de combustível 89, na direção da abertura do corpo principal do invólucro 86. A placa de topo 87 de uma forma de disco substancialmente circular é formada com uma porção de flange 94 a um aro de circunferência da mesma e tem sobre (uma superfície superior na Figura 3) do mesmo uma passagem de comunicação lateral de flange 95 de uma forma de tubo e uma passagem de retorno de combustível 95 cada uma das quais está se projetando na direção da câmara de bomba 92. Uma válvula de retenção 97 é disposta na passagem de retorno de combustível 96. A válvula de retenção 97 permite um fluxo de combustível a partir da passagem de retorno de combustível 96 para a câmara de bomba 92 e verifica um fluxo de combustível na direção inversa. Sobre a outra superfície (uma superfície inferior na Figura 3) da placa de topo 87, quatro seções de fixação de invólucro de filtro 98 (ver Figura 4) que tem uma abertura 98a funcionando como uma porção de engate, respectivamente, e que são fornecidos a intervalos de 90 graus, e uma parede guia 99 de uma forma de placa plana é formada em tal condição como para se projetar na direção para fora do tanque de combustível 33. A passagem de comunicação lateral de flange 95 da placa de topo 87 é ajustada dentro e conectada à passagem de comunicação 93 do corpo principal do invólucro 86, e a passagem de retorno de combustível 96 do mesmo é engatada com e fixada sobre o corpo principal do invólucro 86 em uma condição tal como para se comunicar com a câmara de bomba 92 do corpo principal do invólucro 86. O módulo de bomba 83 é fixado sobre um tanque de combustível 33 de modo que o invólucro de bomba de combustível 88 é inserido a partir da abertura 39 formada sobre a porção de montagem 33b do tanque de combustível 33, dentro do tanque de combustível 33 e que a porção de flange 94 da placa de topo 87 é mantida entre a parede de fundo 33a do tanque de combustível 33 e uma placa fixa 101. A placa fixa 101 é ajustada sobre um parafuso de soldagem 102 que é embutido no tanque de combustível 33 e fixada com uma rosca de fixação 103. Um membro de vedação 79 feito de material elástico tal como borracha é disposto entre a porção de montagem 33b do tanque de combustível 33 e a porção de flange 94 da pia- ca de topo 87 de modo a evitar o vazamento de combustível a partir do tanque de combustível 33. Além disso, é preferível que uma projeção anular seja fornecida sobre a superfície superior da porção de flange 94 que contata com o membro de vedação 79, de modo a melhorar o desempenho de vedação.
Com referência também à Figura 4, a unidade de filtro 84 tem um invólucro de filtro de combustível 111 de um recipiente hermeticamente vedado substancialmente cilíndrico, e um elemento de filtro (um filtro secundário) 113 de pano não tecido, por exemplo, que é acomodado em uma câmara de elemento de Filtro 112 do invólucro de filtro de combustível 111. No invólucro de filtro de combustível 111 é formado um regulador de pressão acomodando a seção 114 de um recesso substancialmente na forma de U côncavo a partir da circunferência externa para o centro do invólucro de filtro de combustível 111, em uma vista plana. O regulador de pressão acomodando a seção 114 é provido com uma porção de colar 115 de modo a formar uma porção de fundo do recesso na forma de U.
Sobre uma superfície superior do invólucro de filtro de combustível 111, uma porção de entrada de combustível 116 de uma forma de tubo projeta-se na posição correspondendo à passagem de comunicação lateral de flange 95 da placa de topo 87. A porção de entrada de combustível 116 está em comunicação com a câmara de elemento de filtro 112. Sobre a câmara de elemento de filtro 112 é formado um recesso substancialmente na forma de U de um modo como para embrulhar a seção de acomodação do regulador de pressão 114 no mesmo, e neste recesso, o elemento de filtro substancialmente cilíndrico 113 é acomodado.
Sobre uma parede lateral central 114a formando uma porção da seção de acomodação do regulador de pressão 114, é fornecida uma porção de saída 117 que é comprimida sobre o lado da câmara de elemento de filtro 112, e sobre esta porção comprimida um orifício de passagem é formado. Além do mais, sobre a parede circunferencial do invólucro de filtro de combustível 111, quatro porções salientes 118 formando uma porção a ser engatada são fornecidas em um estado que elas correspondem às aberturas (as porções de engate) 98a formadas na seção de fixação do invólucro de filtro 98, respectivamente. A unidade de filtro 84 descrita acima é ajustada de forma removível ao módulo de bomba 83 pelo assim chamado ajuste de encaixe rápido permitindo que as porções salientes 118 do invólucro de filtro de combustível 111 sejam engatadas com as aberturas (as porções de engate) 98a da seção de fixação de invólucro de filtro 98. Então, a fim de evitar um vazamento a partir da porção conectada, a porção de entrada de combustível 116 tem um anel em 0 119 ajustado na mesma e é inserida na passagem de comunicação lateral de flange 95 pela qual conectar diretamente a porção de entrada de combustível 116 e a passagem de comunicação 95. O regulador de pressão 85 funciona para ajustar a pressão do combustível retornando o combustível ao tanque de combustível 33 quando a pressão do combustível no interior de uma câmara de regulador 120 aumentou mais do que um valor predeterminado, e inclui um corpo de assento de válvula 124 que é ajustado através do anel em O 125 no interior de um corpo principal do regulador 121 e que tem um orifício de passagem 124a, um elemento de válvula esférico 126 para abrir e fechar o orifício de passagem 124a do corpo de assento de válvula 124, e uma mola helicoidal de compressão 127 para inclinar o elemento de válvula 126 na direção que fecha o orifício de passagem 124a (na direção para baixo no desenho).
Uma porção de conexão de entrada 122 e uma porção de conexão de retorno de combustível 123 são formadas sobre o corpo principal do regulador 121 em tal condição como para se projetar em uma direção lateral e em uma direção para cima na Figura 3, respectivamente. A porção de conexão de entrada 122 como ajustado através de um anel em O 119 dentro da porção de saída de combustível 117 do invólucro de filtro de combustível 111, enquanto a porção de conexão de retorno de combustível 123 é ajustada através de um anel em O 119 dentro da passagem de retorno de combustível 96, de modo que a conexão direta é estabelecida entre a porção de conexão de entrada 122 e a porção de saída de combustível 117 e entre a porção de conexão de retorno de combustível 123 e a passagem de retorno de combustível 96. Também, a câmara de regulador 120 é conectada através do tubo de alimentação de combustível 81 ao injetor 82 (ver Figura 2).
Fora isso, o tubo de alimentação de combustível 81 pode ser conectado ao invólucro de filtro de combustível 111 (para a parede de fundo do mesmo, por exemplo) sobre o lado a jusante do elemento de filtro 113, sem conexão através do regulador de pressão 85. Neste caso, a porção de conexão entre a câmara de regulador 120 e o tubo de alimentação de combustível 81 como mostrado na Figura 3 está fechada.
Quando montando o sistema de suprimento de combustível 80, após a porção de conexão de entrada 122 do regulador de pressão 85 ser inserida na porção de saída de combustível 117 da unidade de filtro 84 deste modo para montar o regulador de pressão 85 e a unidade de filtro 84, a porção de conexão de retorno de combustível 123 do regulador de pressão 85 é inserida na passagem de retorno de combustível 96, e ao mesmo tempo a porção de entrada de combustível 116 da unidade de filtro 84 é inserida na passagem de comunicação lateral de flange 95 do módulo de bomba 83. Então, as quatro porções salientes 118 da unidade de filtro 84 são engatadas com as aberturas (as porções de engate) 98a da seção de fixação de invólucro de filtro 98 de modo a ajustar a unidade de filtro 84 ao módulo de bomba 83 pelo assim chamado ajuste de encaixe rápido.
Nesse momento, a parede guia 99 estendendo-se para baixo a partir da placa de topo 87 entra na seção de acomodação do regulador de pressão 114 de uma forma substanciaimente de U deste modo para guiar a parede lateral (a parede lateral direita no desenho) do regulador de pressão 85. Assim, a porção de colar 115 do invólucro de filtro de combustível 111 entra em contato com uma parede inferior 85a do regulador de pressão 85. A saber, o regulador de pressão 85 é encerrado e protegido em sua circunferência pela seção de acomodação do regulador de pressão 114, a parede guia 99 e a porção de colar 115.
Quando efetuando a manutenção do elemento de filtro 113, a u-nidade de filtro 84 é removida a partir do módulo de bomba 85 de modo que a unidade de pressão 84 é puxada para cima (ver Figura 3) junto com o re- guiador de pressão 85 deste modo para desengatar o engate entre as porções salientes 118 e as aberturas 98a. Assim, a manutenção pode ser facilmente efetuada.
Quando a unidade de filtro 84 é removido junto com o regulador de pressão 85 a partir do módulo de bomba 83, existe uma possibilidade de que o combustível deixado no módulo de bomba 83 vaze para fora da passagem de comunicação lateral de flange 95 e a passagem de retorno de combustível 96. No entanto, o vazamento a partir da passagem de retomo de combustível 96 é evitado pela válvula de retenção 97. Também, o vazamento a partir da passagem de comunicação lateral de flange 95 pode ser evitada removendo a unidade de filtro 84 após exaurir o combustível dentro da passagem de comunicação lateral de flange 95 de um modo que somente o injetor 82 é operado na condição parada da bomba de combustível 89.
Neste sistema de suprimento de combustível 80, quando a bomba de combustível 89 é operada, o combustível fluindo a partir da lacuna entre o corpo principal de invólucro 86 e a placa de topo 87 dentro da câmara de bomba 92 é deixado a partir da porta de entrada 89a após remover as substâncias estranhas grandes através do filtro primário 90 e deixados escapar da porta de saída 89b para a passagem de comunicação 93, e então é forçosamente alimentado através da passagem de comunicação lateral de flange 95 e da porção de entrada de combustível 116 à câmara do elemento de filtro 112. O combustível a partir do qual substâncias estranhas pequenas são removidas através do elemento de filtro (o filtro secundário) 113 é descarregado através do tubo de alimentação 81 e da mangueira de combustível 105 a partir do injetor 82, enquanto sendo alimentado através da porção de saída de combustível 117 e a porção de conexão de entrada 122 ao regulador de pressão 85.
Quando a pressão do combustível no interior da câmara de regulador 20 do regulador de pressão 85 aumenta mais do que o valor predeterminado, o elemento de válvula 125 é empurrado para cima em oposição à força da mola da mola helicoidal de compressão 127 para abrir o orifício de passagem 124a, e o combustível é retornado através da válvula de retenção 97 para a câmara de bomba 92, de modo que a pressão é regulada.
Como descrito acima, de acordo com o sistema de suprimento de combustível 80 para o veículo do tipo de montar em relação a esta modalidade, desde que o invólucro de filtro de combustível 111 seja ajustado de forma removível à seção de fixação de invólucro de filtro 98 fornecida externamente ao tanque de combustível 33 do invólucro de bomba de combustível 88, é possível ter fácil acesso ao invólucro de filtro de combustível 111a partir do exterior deste modo para melhorar a sustentabilidade do elemento de filtro 113 acomodado no invólucro de filtro de combustível 111. Além do mais, a bomba de combustível 89 e o invólucro de filtro de combustível 111 são colocados juntos de modo que o esboço compacto pode ser obtido e um canal de fluxo de combustível pode ser simplificado na estrutura.
Desde que a passagem de comunicação 95 e a porção de entrada de combustível 116 são diretamente conectadas uma à outra, a conexão entre a bomba de combustível 89 e o invólucro de filtro de combustível 111 é simplificada na estrutura sem provisão de mangueira de combustível.
Desde que a porção de entrada de combustível 116 é conectada através do anel em O 119 à passagem de comunicação 95, é possível conectar firmemente o fluido a passagem de comunicação 95 e a porção de entrada de combustível 116, e o combustível forçosamente alimentado a partir da passagem de comunicação 95 pode ser levado eficazmente ao invólucro de filtro de combustível 111.
Desde que o invólucro de filtro de combustível 111 é ajustado com encaixe rápido à seção de fixação de invólucro de filtro 98 que se projeta a partir do invólucro da bomba de combustível 88 na direção para fora do tanque de combustível 33, o invólucro de filtro de combustível 111 pode ser ajustado e removido simplesmente movendo o invólucro de filtro de combustível 111 na direção de projeção da seção de fixação de invólucro de filtro 98, de modo que a sustentabilidade do invólucro de filtro de combustível 111 é mais melhorada.
Desde que o regulador de pressão 85 é diretamente conectado à porção de entrada de combustível 117 do invólucro de filtro de combustível 111 formada sobre o lado a jusante do elemento de filtro 113, a mangueira de combustível para uso exclusivo não é requerida, de modo que a estrutura é simplificada deste modo para tornar o esboço compacto possível.
Desde que o regulador de pressão 85 é diretamente conectado à passagem de retorno de combustível 96 do invólucro de bomba de combustível 88 comunicando-se com o interior do tanque de combustível 33, o módulo de bomba 83, a unidade de filtro 84 e o regulador de pressão 85 podem ser unificados e montados juntos sem provisão de mangueira de combustível para uso exclusivo, de modo que a estrutura é simplificada deste modo para tornar o esboço compacto possível.
Desde que a seção de acomodação do regulador de pressão 114 capaz de acomodar o regulador de pressão 85 é formada no invólucro de filtro de combustível 111, o regulador de pressão 85 pode ser protegido pelo invólucro de filtro de combustível 111. Também, o elemento de filtro 113 acomodado no invólucro de filtro de combustível 111 pode ser estendido tão amplo como para circundar a circunferência do regulador de pressão 85, de modo que a capacidade do elemento de filtro 113 é aumentada.
Desde que o regulador de pressão 85 é encerrado com a seção de acomodação do regulador de pressão 114 do invólucro de filtro de combustível 111 e a parede guia 99 que é formada sobre o invólucro da bomba de combustível 88 para ser inserida na seção de acomodação do regulador de pressão 114, a circunferência do regulador de pressão 85 pode ser coberta e protegida pela seção de acomodação do regulador de pressão 114 e pela parede guia 99. Além disso, o movimento de trepidação do regulador de pressão 85 pode ser evitado.
Desde que a porção de colar 115 fornecida na seção de acomodação do regulador de pressão 114 do invólucro de filtro de combustível 111 suporta o regulador de pressão enquanto contatando a parede inferior 85a do regulador de pressão 85 de modo a regular o movimento do regulador de pressão 85 na direção de projeção da seção de fixação de invólucro de filtro 98, é possível manter apropriadamente a condição conectada do regulador de pressão 85, do invólucro de filtro de combustível 111 e do invólucro da bomba de combustível 88. Além disso, o regulador de pressão 85 pode ser protegido pela porção de colar 115.
Segunda Modalidade Em seguida, a segunda modalidade do sistema de suprimento de combustível de acordo com a presente invenção será descrita com referência à Figura 5, em que partes idênticas ou correspondendo à primeira modalidade são dadas como caracteres de referência e serão omitidas da descrição.
Como mostrado na Figura 5, em um sistema de suprimento de combustível 80A desta modalidade, como com o sistema de suprimento de combustível 80 da primeira modalidade, um módulo de bomba 83, uma unidade de filtro 84 e um regulador de pressão 85 são integralmente reunidos em uma unidade. Por outro lado, o sistema de suprimento de combustível 80A é virado de cabeça para baixo com respeito ao sistema de suprimento de combustível 80 da primeira modalidade e fixado a uma porção de montagem 33d que rebaixou uma etapa a partir de uma placa de topo 33c de um tanque de combustível 33.
No módulo de bomba 83 desta modalidade, uma placa de topo 87 é assim estendida como para permitir que uma bomba de combustível 89 seja acomodada no mesmo, e uma porta de saída 89b da bomba de combustível 89 é diretamente conectada a uma passagem dè comunicação lateral de flange 95. Um filtro primário 90 está localizado no exterior de um invólucro de bomba de combustível 88 (um interior do tanque de combustível 33) e conectado a uma porta de entrada 89a da bomba de combustível 89. Além disso, a unidade de filtro 84 está localizada sobre a porção superior do módulo de bomba 83, de modo que, quando a unidade de filtro 84 foi removida, não há nenhuma possibilidade de que o combustível flua para fora de uma passagem de retorno de combustível 96. Portanto, nesta modalidade, a válvula de retenção 97 da primeira modalidade não está disposta.
Outra estrutura e efeitos são similares às da primeira modalida- de. A presente invenção não está limitada a cada uma das modalidades acima descritas e deve ser entendido que modificações e melhoras podem ser feitas na mesma.
Por exemplo, como uma forma modificada da primeira modalidade, como mostrado na Figura 6, o regulador de pressão 85 pode ser disposta independente da unidade de filtro 84. Neste caso, o regulador de pressão 85 é fixado ao módulo de bomba 83. A câmara de regulador 120 do regulador de pressão 85 é conectada à mangueira de combustível 105 por meio de uma segunda mangueira de combustível 128, e uma extremidade da porção de conexão de retorno de combustível 123 é aberta para o interior do tanque de combustível 33. Fora isso, o regulador de pressão 85 pode ser disposto independente da unidade de filtro da unidade de filtro 84 na segunda modalidade também.
Além disso, como mostrado por uma linha tracejada na Figura 6, o regulador de pressão 85’ pode ser fornecido independente de cada um do módulo de bomba 83 e da unidade de filtro 84. No desenho, um caractere de referência 123’ indica a porção de conexão de retorno de combustível, e 128' indica a segunda mangueira de combustível a ser conectada à mangueira de combustível 105.

Claims (9)

1. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar compreendendo: um invólucro de bomba de combustível (88) acomodando uma bomba de combustível (89) que forçosamente alimenta o combustível armazenado em um tanque de combustível (33) a um injetor (82) e que é fixada em um estado inserido através de uma abertura (39) dentro do tanque de combustível (33) de modo que uma porção de flange (94) é oposta a e montada sobre uma superfície de aro externa (33b, 33d) da abertura (39) do tanque de combustível (33); e um invólucro de filtro de combustível (1111) acomodando um e-lemento de filtro (113) e sendo fornecido externamente ao tanque de combustível (33) e a jusante de uma porta de saída de combustível (89b) da bomba de combustível (89), caracterizado pelo fato de que a porção de flange (94) em uma seção de fixação do invólucro de filtro (98) capaz de ser engatada com um invólucro de filtro de combustível (111), e em que o invólucro de filtro de combustível (111) é ajustado de forma removível ao invólucro de bomba de combustível (88) através da seção de fixação do invólucro de filtro (98).
2. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o invólucro de filtro de combustível (111) é provido com uma porção de entrada de combustível (116) que se comunica com uma câmara de elemento de filtro (112) para acomodar o elemento de filtro (113), e um membro (87) formando a porção de flange (94) é provido com uma passagem de comunicação (95) que se comunica com a porta de saída de combustível (89b) da bomba de combustível (89), e em que a porção de entrada de combustível (116) é diretamente conectada à passagem de comunicação (95).
3. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a porção de entrada de combustível (116) é conectada através de um membro de vedação (119) à passagem de comunicação (95).
4. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a seção de fixação do invólucro de filtro (98) projeta-se a partir da porção de flange (94) na direção para fora do tanque de combustível (33), e em que o invólucro de filtro de combustível (111) é ajustado com encaixe rápido à seção de fixação do invólucro de filtro (98).
5. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o invólucro de filtro de combustível (111) é provido com uma porção de saída de combustível (117) formada à jusante do elemento de filtro (113), e em que um regulador de pressão (85) é diretamente conectado à porção de saída de combustível (117).
6. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o membro (87) que forma a porção de flange (94) é provido com uma passagem de retorno de combustível (96) comunicando-se com um interior do tanque de combustível (33), e em que o regulador de pressão (85) é diretamente conectado à passagem de retorno de combustível (96).
7. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um recesso (114) capaz de acomodar o regulador de pressão (85), em que o recesso (114) é formado no invólucro de filtro de combustível (111).
8. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o membro (87) que forma a porção de flange (94) projeta-se ao longo da direção de projeção da seção de fixação do invólucro de filtro (98) e é provido com uma parede guia (99) para ser inserido dentro do recesso (114), e em que o regulador de pressão (85) é encerrado com a parede guia (99) e o recesso (114) do invólucro de filtro de combustível (111).
9. Sistema de suprimento de combustível (80, 80A) para um veículo do tipo de montar, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o recesso (114) do invólucro de filtro de combustível (111) tem uma porção de colar (115) estendendo-se em paralelo com a porção de flange (94), e em que a porção de colar (115) suporta o regulador de pressão (85) enquanto contatando a superfície de fundo (85a) do regulador de pressão (85), para regular o movimento do regulador de pressão (85) na direção de projeção da seção de fixação do invólucro de filtro (98).
BR102013004687-6A 2012-03-01 2013-02-27 Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar BR102013004687B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012045646A JP5975680B2 (ja) 2012-03-01 2012-03-01 鞍乗型車両の燃料供給装置
JP2012-045646 2012-03-01

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013004687A2 true BR102013004687A2 (pt) 2015-08-25
BR102013004687B1 BR102013004687B1 (pt) 2021-03-30

Family

ID=49272309

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013004687-6A BR102013004687B1 (pt) 2012-03-01 2013-02-27 Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5975680B2 (pt)
BR (1) BR102013004687B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6309406B2 (ja) * 2014-09-11 2018-04-11 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
DE102014225309A1 (de) * 2014-12-09 2016-06-09 Robert Bosch Gmbh Kraftstoffpumpenanordnung
JP6661736B1 (ja) * 2018-11-30 2020-03-11 株式会社ケーヒン 燃料供給装置
JP6972279B1 (ja) * 2020-11-09 2021-11-24 三菱電機株式会社 燃料供給装置

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4412349B2 (ja) * 1994-11-04 2010-02-10 株式会社デンソー 燃料供給装置
WO2007126366A1 (en) * 2006-04-27 2007-11-08 Volvo Lastvagnar Ab A liquid receptacle for a vehicle
JP5039412B2 (ja) * 2007-03-29 2012-10-03 本田技研工業株式会社 車両の燃料供給装置
JP5276868B2 (ja) * 2008-03-26 2013-08-28 株式会社ケーヒン 燃料供給モジュール
WO2010104058A1 (ja) * 2009-03-09 2010-09-16 株式会社ミツバ プレッシャレギュレータおよび燃料供給装置
JP2011032898A (ja) * 2009-07-30 2011-02-17 Mitsuba Corp 燃料供給装置

Also Published As

Publication number Publication date
BR102013004687B1 (pt) 2021-03-30
JP2013181462A (ja) 2013-09-12
JP5975680B2 (ja) 2016-08-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10959819B2 (en) Oral irrigator
JP3833449B2 (ja) 燃料供給装置
BR102013004687A2 (pt) Sistema de suprimento de combustível para veículo do tipo de montar
JP5366805B2 (ja) 燃料タンクのベントチューブシステム
BRPI0902765A2 (pt) estrutura de tubo de admissão para motor de combustão interna
KR20090125848A (ko) 차량의 연료 공급 장치 및 연료 필터 구조
US20160245237A1 (en) Motorcycle
JP5849157B2 (ja) サポートアームアセンブリ
US7086389B2 (en) General-purpose engine
BRPI1003979A2 (pt) sistema de fornecimento de combustÍvel para motocicleta
TWI238220B (en) Motorcycle
JP2005061255A (ja) 燃料タンク用ストレーナ装置
JP2012136966A (ja) 車両用燃料供給装置
JP6039668B2 (ja) 支持アームアセンブリ
JP5063442B2 (ja) 自動二輪車用蒸発燃料処理装置
JP2019093787A (ja) 燃料供給装置
CN111630265B (zh) 空气滤清器
JP2005171817A (ja) 車両用燃料供給装置
JP2008080827A (ja) ウォッシャ装置
BR102015029524B1 (pt) Aparelho de fornecimento de combustível
CN112431651A (zh) 一种呼吸器回油系统
JP2008247389A (ja) 自動二輪車における燃料系配置構造
JP2006266229A (ja) ジェットポンプ用燃料供給弁及び弁ユニット
JP2013241884A (ja) 燃料供給装置
JP2014117221A (ja) 散布装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/02/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2711 DE 20-12-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.