BR112014021492B1 - Medidor de espessura de raios x - Google Patents

Medidor de espessura de raios x Download PDF

Info

Publication number
BR112014021492B1
BR112014021492B1 BR112014021492-1A BR112014021492A BR112014021492B1 BR 112014021492 B1 BR112014021492 B1 BR 112014021492B1 BR 112014021492 A BR112014021492 A BR 112014021492A BR 112014021492 B1 BR112014021492 B1 BR 112014021492B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
detected
calibration
dose
ray
change
Prior art date
Application number
BR112014021492-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014021492A2 (pt
Inventor
Takeshi Kagawa
Original Assignee
Kabushiki Kaisha Toshiba
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kabushiki Kaisha Toshiba filed Critical Kabushiki Kaisha Toshiba
Publication of BR112014021492A2 publication Critical patent/BR112014021492A2/pt
Publication of BR112014021492B1 publication Critical patent/BR112014021492B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01BMEASURING LENGTH, THICKNESS OR SIMILAR LINEAR DIMENSIONS; MEASURING ANGLES; MEASURING AREAS; MEASURING IRREGULARITIES OF SURFACES OR CONTOURS
    • G01B15/00Measuring arrangements characterised by the use of electromagnetic waves or particle radiation, e.g. by the use of microwaves, X-rays, gamma rays or electrons
    • G01B15/02Measuring arrangements characterised by the use of electromagnetic waves or particle radiation, e.g. by the use of microwaves, X-rays, gamma rays or electrons for measuring thickness
    • G01B15/025Measuring arrangements characterised by the use of electromagnetic waves or particle radiation, e.g. by the use of microwaves, X-rays, gamma rays or electrons for measuring thickness by measuring absorption

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Length-Measuring Devices Using Wave Or Particle Radiation (AREA)

Abstract

medidor de espessura de raios x . medidor de espessura de raios x que mede a espessura de chapa de um objeto com base em uma dose detectada obtida ao irradiar o objeto medido com raios x e uma curva de calibração, e que pode executar um processo de calibração de curva de calibração. o medidor de espessura de raios x armazena uma curva de correção que indica as taxas de alteração de dose detectada em uma pluralidade de pontos de calibração que definem as espessuras desejadas para cada fator de interferência. além disso, o medidor de espessura de raios x armazena uma dose detectada em um primeiro estado no qual uma chapa de calibração não é inserida em um feixe de raios x, uma dose detectada em um segundo estado no qual a chapa de calibração é inserida no feixe, e uma dose detectada em um terceiro estado no qual o raios x são bloqueados, nesse caso as doses detectadas são usadas no momento de se criar a curva de calibração. além disso, o medidor de espessura de raios x corrige as doses detectadas nos respectivos pontos de calibração usando a curva de correção.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] As modalidades da presente invenção referem-se a ummedidor de espessura de raios X.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Um medidor de espessura de raios X é um aparelho paramedir continuamente uma espessura de uma chapa móvel (a seguir, referida como uma espessura de chapa), tal como uma chapa de aço. Esse medidor de espessura de raios X irradia uma chapa com raios X a fim de medir uma quantidade de raios X atenuada pela chapa (doravante, referida como uma quantidade de atenuação de raios X), e converte a quantidade de atenuação de raios X medida em questão em uma espessura de chapa, a fim de medir a espessura de chapa. Além disso, a relação entre uma quantidade de atenuação de raios X e uma espessura de chapa é não linear.
[003] Por conseguinte, é necessário criar previamente uma curvade calibração a partir das espessuras de chapa dentre uma pluralidade de chapas de referência com espessuras de chapa conhecidas, e as doses detectadas do raios X, no momento de se medir as espessuras de chapa das respectivas chapas de referência.
[004] No entanto, uma vez que a dose detectada varia dependendo de diversos fatores de interferência, mesmo que a quantidade de atenuação de raios X seja convertida em uma espessura de chapa, usando a curva de calibração acima descrita, é criada uma desvantagem de tal modo que uma espessura de chapa não possa ser medida com precisão.
[005] Além disso, assim como os fatores de interferência acimadescritos, podem ser listadas a mudança de temperatura de um meio de refrigeração a fim de resfriar um gerador de raios X, a mudança de temperatura e a mudança de umidade de um ambiente de configuração geométrica entre um gerador de raios X e um detector, a mistura de substâncias estranhas (por exemplo, água, óleo, névoa de óleo, resíduos, etc.) em um espaço óptico entre um gerador de raios X e um detector no qual um feixe de raios X é irradiado.
[006] Sendo assim, um medidor de espessura de raios X temuma função de calibração de curva de calibração capaz de calibrar uma curva de calibração. Em termos específicos, o medidor de espessura de raios X mede as doses detectadas usando cerca de dez chapas de calibração incorporadas a fim de calibrar a curva de calibração usando essas doses detectadas (vide Documento de Patente 1, por exemplo).
DOCUMENTO DA TÉCNICA ANTERIOR:DOCUMENTO DE PATENTE:
[007] Documento de Patente 1: Publicação do Pedido de PatenteJaponês Examinado N. 2-37523.
SUMÁRIO DA INVENÇÃOPROBLEMAS A SEREM SOLUCIONADOS PELA INVENÇÃO:
[008] Uma vez que a função de calibração de curva de calibraçãodo método mostrado no Documento de Patente 1 é um sistema que é provido com uma pluralidade de chapas de referência com diferentes espessuras, e define uma pluralidade de pontos de referência de espessura (pontos de calibração) por meio de uma chapa de referência ou pela combinação de uma pluralidade de chapas de referência, torna-se possível realizar uma calibração com alta precisão.
[009] No entanto, uma vez que uma alta precisão é necessáriapara a fabricação e montagem de uma pluralidade de chapas de referência, existe um problema de que uma operação para a calibração e uma configuração do aparelho se tornam complicadas.
[0010] A presente invenção tem por objeto prover um medidor de espessura de raios X com uma função de calibração simples por meio de uma chapa de calibração, sem que a mesma seja provida com uma pluralidade de chapas de referência em questão, e um método de cali- bração para o mesmo.
MEIO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA:
[0011] Um medidor de espessura de raios X de uma modalidademede uma espessura de chapa de um objeto medido, com base nas doses detectadas obtidas ao se irradiar o objeto medido corpo um raios X e uma curva de calibração, e pode realizar um procedimento de calibração de curva de calibração a fim de calibrar a curva de calibra- ção.
[0012] O medidor de espessura de raios X é provido com um primeiro meio de armazenamento, um segundo meio de armazenamento, um meio de medição, um primeiro meio de cálculo, um segundo meio de cálculo, um meio de leitura e um meio de calibração.
[0013] O primeiro meio de armazenamento armazena uma curvade correção que indica as taxas de alteração de dose detectada em uma pluralidade de pontos de calibração que definem as espessuras desejadas para cada fator de interferência que varia a dose detectada.
[0014] O segundo meio de armazenamento armazena uma dosedetectada em um primeiro estado no qual uma chapa de calibração não é inserida em um feixe de raios X, uma dose detectada em um segundo estado no qual a chapa de calibração é inserida no feixe de raios X, e uma dose detectada em um terceiro estado no qual o raios X é bloqueado, nesse caso as doses detectadas são usadas no momento em que se cria a curva de calibração.
[0015] O meio de medição mede as doses detectadas no primeiroao terceiro estados, respectivamente, no momento do processo de ca- libração da curva de calibração.
[0016] O primeiro meio de cálculo calcula as taxas de alteração da primeira dose detectada, que indicam as taxas de alteração das doses detectadas no primeiro ao terceiro estados, com base nas respectivas doses detectadas medidas e nas respectivas doses detectadas armazenadas.
[0017] O segundo meio de cálculo calcula a taxa de alteração deuma segunda dose detectada que indica uma taxa de alteração das doses detectadas em cada um dos pontos de calibração com base nas taxas de alteração da primeira dose detectada calculada.
[0018] O meio de leitura lê uma curva de correção que coincidecom ou é aproximada a uma curva que indica a taxa de alteração da segunda dose detectada calculada, fora de uma pluralidade de curvas de correção armazenadas, a partir do primeiro meio de armazenamento.
[0019] O meio de calibração corrige as doses detectadas nos respectivos pontos de calibração usando a curva de correção lida, e calibra a curva de calibração, com base nas doses detectadas corrigidas em questão.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0020] A Figura 1 é um diagrama esquemático que mostra umexemplo de configuração de um medidor de espessura de raios X de acordo com uma modalidade.
[0021] A Figura 2 é um diagrama esquemático que mostra umexemplo de informação que é previamente armazenada na memória do dispositivo de cálculo de acordo com a mesma modalidade.
[0022] A Figura 3 é um fluxograma que mostra um exemplo de umprocesso de calibração de curva de calibração por meio do medidor de espessura de raios X de acordo com a mesma modalidade.
[0023] A Figura 4 é um diagrama esquemático que mostra umexemplo do processo de calibração de curva de calibração por meio do medidor de espessura de raios X de acordo com a mesma modali- dade.
[0024] A Figura 5 é um diagrama esquemático que mostra umexemplo do processo de calibração de curva de calibração por meio do medidor de espessura de raios X de acordo com a mesma modalidade.
MODALIDADES PARA A PRÁTICA DA INVENÇÃO
[0025] A Figura 1 é um diagrama esquemático que mostra umexemplo de configuração de um medidor de espessura de raios X de acordo com uma modalidade. Um medidor de espessura de raios X 1 é provido com um gerador de raios X 11, um dispositivo de calibração 12, uma chapa de calibração 13, um detector de raios X 14 e um dispositivo de cálculo 15, tal como mostrado na Figura 1. Primeiramente as funções que os respectivos dispositivos 11 a 15 que compõem o medidor de espessura de raios X 1 serão descritas.
[0026] O gerador de raios X 11 é um aparelho para irradiar um objeto desejado com um feixe de raios X. Como o objeto desejado, um objeto medido 16 ou a chapa de calibração 13 podem ser listados. O objeto medido 16 é o objeto de uma espessura de chapa que deve ser medida, ou seja, um objeto com uma espessura de chapa desconhecida. A chapa de calibração 13 é um objeto que é usado a fim de medir uma dose detectada e é usado quando uma curva de calibração é criada ou calibrada, e é um objeto com uma espessura de chapa conhecida.
[0027] O dispositivo de calibração 12 geralmente incorpora umachapa de calibração 13, e é um dispositivo que pode ser ajustado em qualquer um dentre dois estados no qual uma chapa de calibração 13 é inserida em um feixe de raios X, ou a chapa de calibração 13 não é inserida no feixe de raios X, de acordo com a operação de um usuário.
[0028] Além disso, o dispositivo de calibração 12 pode ser configurado de modo a apresentar uma ou mais chapas de calibração 13.
[0029] Além disso, embora não mostrado na Figura 1, um obturador que pode bloquear o feixe de raios X irradiado a partir do gerador de raios X 11 é incorporado no dispositivo de calibração 12, e o uso ou o não uso do obturador pode ser apropriadamente definido de acordo com uma operação de um usuário. Esse obturador é usado para medir uma quantidade de deslocamento.
[0030] Além disso, chapas de referência são usadas para a definição de uma pluralidade de pontos de calibração de espessura no caso de se medir as doses detectadas, e a criação de uma curva de calibra- ção é definida na posição do objeto medido 16, e as doses detectadas e a curva de calibração são previamente armazenadas no medidor de espessura de raios X.
[0031] Além disso, é necessário que a espessura da chapa de ca-libração 13 incorporada no dispositivo de calibração 12 atenda a duas condições (A) e (B) mostradas a seguir.
[0032] Ser capaz de cancelar o erro em uma espessura de chapapróxima a uma espessura de chapa na qual a especificação de precisão de medição de espessura é mais severa.
[0033] Ser capaz de discriminar os valores de taxas de alteraçãode dose detectada nos respectivos pontos de calibração de espessura de chapa no momento de se criar uma curva de calibração para cada condição de inter. Em seguida, o motivo será descrito.
[0034] Primeiramente, será descrito o princípio da presente invenção. O princípio da presente invenção do medidor de espessura de raios X em questão é o que as doses detectadas são obtidas por meio das chapas de referência para a definição de uma pluralidade de pontos de calibração de espessura que são providos em um lado de fora que não está incluído no medidor de espessura de raios X, e esta curva de calibração é previamente criada a partir das doses detectadas obtidas, e, além disso, são obtidas as taxas de alteração de dose de- tectada nas quais cada dose detectada é alterada devido à variação que dá origem a uma interferência na dose detectada, tal como uma forma de uma curva de correção que liga os respectivos pontos de ca- libração.
[0035] Além disso, no momento da calibração, é obtida uma taxade alteração de dose detectada neste momento, usando uma chapa de calibração, a partir da taxa de alteração de dose detectada desta chapa de calibração no estado inicial ou em um momento anterior, e é selecionada uma curva de correção que coincide com a taxa de alteração de dose detectada previamente obtida (curva de calibração) ou uma curva de correção que é aproximada dentro de um erro predeterminado, e, deste modo, uma curva calibrada que é calibrada usando a curva de correção selecionada é criada.
[0036] Ou seja, a alteração na dose detectada devido à interferência é obtida a partir da taxa de alteração de dose detectada de uma chapa de calibração a fim de corrigir a dose detectada da curva de ca- libração previamente obtida.
[0037] Por conseguinte, é necessário que a uma chapa de calibra-ção 13 seja feita como uma chapa de calibração com uma espessura que possa detectar uma taxa de alteração para uma condição de interferência predeterminada (B), e possa realizar a precisão de medição de espessura desejada (A).
[0038] Quando o detector de raios X 14 detecta a quantidade deraios X que transmitiu um objeto (doravante referida como uma quantidade de transmissão de raios X), o detector de raios X 14 mede uma dose detectada correspondente à quantidade de transmissão de raios X detectada em questão, e transmite um sinal que indica essa dose detectada para o dispositivo de cálculo 15. Esse detector de raios X 14 pode ser referido como uma câmara de ionização, e a dose detectada acima descrita é um valor de uma corrente gerada quando o gás en- cerrado no detector de raios X 14 é ionizado com o raios X.
[0039] Ao aceitar uma entrada do sinal transmitido a partir do detector de raios X 14, o dispositivo de cálculo 15 executa um processo de calibração de curva de calibração a fim de calibrar a curva de cali- bração previamente criada usando a dose detectada indicada pelo sinal em questão, cuja entrada foi aceita. Além disso, uma vez que o detalhe do processo de calibração de curva de calibração será descrito mais adiante, juntamente com a descrição de um fluxograma da Figura 3, a sua descrição detalhada será omitida no presente documento.
[0040] Além disso, no dispositivo de cálculo 15, uma memória paraarmazenar a informação que indica as doses detectadas (doravante, referidas como doses detectadas de referência) foi usada no momento de se criar a curva de calibração. Além disso, na memória do dispositivo de cálculo 15, a informação que indica as curvas de correção, cada uma das quais sendo criada ao se calcular previamente as taxas de alteração de dose detectada em uma pluralidade de pontos de calibra- ção no sentido de definir as espessuras desejadas, para cada fator de interferência a fim de fazer com que a dose detectada varie, tal como mostrado na Figura 2, é também armazenada. Além disso, é preferível fazer essas curvas de correção em uma tabela.
[0041] No presente documento, um exemplo de um processo decalibração de dose detectada por meio do medidor de espessura de raios X configurado tal como descrito acima será apresentado com referência aos diagramas esquemáticos das Figuras 2, 4, 5, e a um flu- xograma da Figura 3. Além disso, na memória do dispositivo de cálculo 15, a informação que indica as doses detectadas de referência que foram usadas no momento de se criar a curva de calibração e a informação que indica as curvas de correção mostradas na Figura 2 são previamente armazenadas, e é decidido que o medidor de espessura de raios X (o dispositivo de cálculo 15 sendo incluído no mesmo) po- derá ler de maneira apropriada essas várias informações.
[0042] Na Figura 2, o eixo vertical mostra uma taxa de alteraçãode dose detectada (valor D), e que DC = Ni mostra que a alteração tal como descrita acima é definida na condição na qual a alteração é discriminada como um valor.
[0043] Primeiramente, o detector de raios X 14 detecta uma quantidade de transmissão de raios X em um primeiro estado no qual o objeto medido 16 e a chapa de calibração 13 não são inseridos no feixe de raios X irradiado a partir do gerador de raios X 11, uma quantidade de transmissão de raios X em um segundo estado no qual a chapa de calibração 13 é inserida no feixe de raios X irradiado a partir do gerador de raios X 11, uma quantidade de transmissão de raios X em um terceiro estado no qual o feixe de raios X irradiado a partir do gerador de raios X 11 é bloqueado pelo obturador no dispositivo de calibração 12 (etapa S1).
[0044] Em seguida, o detector de raios X 14 mede uma dose detectada INo correspondente à quantidade de transmissão de raios X detectada no primeiro estado, uma dose detectada INCL correspondente à quantidade de transmissão de raios X detectada modalidade preferida segundo estado, uma dose detectada INB correspondente à quantidade de transmissão de raios X detectada no terceiro estado, e envia um sinal que indica essas doses detectadas INo, INCL, INB para o dispositivo de cálculo 15 (etapa S2). Além disso, em L da dose detectada acima descrita INCL, 1, que é o número de chapas de calibração 13 inseridas no feixe de raios X, é substituído.
[0045] No entanto, é possível tornar o número das chapas de cali-bração um número plural, sendo desejável, porém, que o número seja 1.
[0046] Em seguida, ao aceitar uma entrada do sinal transmitido apartir do detector de raios X 14, o dispositivo de cálculo 15 lê a infor- mação que indica as doses detectadas de referência ISo, ISCL, ISB que foram usadas no momento de se criar a curva de calibração, e que correspondem às quantidades de transmissão de raios X no primeiro ao terceiro estados, acionados pelo sinal em questão, cuja entrada foi aceita (etapa S3). Além disso, em L da dose detectada de referência acima descrita ISCL, 1, que é o número de chapas de calibração 13 inseridas no feixe de raios X, é substituído.
[0047] Em seguida, o dispositivo de cálculo 15 calcula as taxas dealteração de primeira dose detectada ΔrIo, ΔrICL, tal como mostrado na Figura 4, com base nas doses detectadas INo, INCL, INB mostradas pelo sinal cuja entrada foi aceita na etapa S3, as doses detectadas de referência ISo, ISCL, ISB mostradas pela informação lida na etapa S3, e nas expressões (1) e (2) abaixo descritas (etapa S4).
[0048] Além disso, a taxa de alteração de primeira dose detectadaΔrIo indica uma taxa de alteração das doses detectadas correspondentes às quantidades de transmissão de raios X no primeiro e terceiro estados, e a taxa de alteração de primeira dose detectada ΔrICL indica uma taxa de alteração de doses detectadas correspondentes às quantidades de transmissão de raios X no segundo e terceiro estados.
Figure img0001
[0049] Em seguida, o dispositivo de cálculo 15 calcula a taxa dealteração D de uma segunda dose detectada ΔrIo, ΔrICL calculada na etapa S4, e uma expressão (3) mostrada abaixo (etapa S5). Além disso, a taxa de alteração D da segunda dose detectada mostra uma taxa de alteração da dose detectada em cada um dos pontos de calibração. Além disso, quando o valor correspondente às taxas de alteração ΔrIo, ΔrICL da primeira dose detectada não está presente na curva de correção previamente obtida, o dispositivo de cálculo 15 calcula uma curva de correção na qual as taxas de alteração ΔrIo, ΔrICL da primeira dose detectada e as correspondentes doses detectadas na espessura medida das taxas de alteração ΔrIo, ΔrICL da primeira dose detectada são aproximadas das taxas de alteração D da segunda dose detectada antes e após.
Figure img0002
[0050] Em seguida, o dispositivo de cálculo 15 lê (seleciona) a informação que indica a curva de correção que coincide com ou é aproximada a uma curva que indica a taxa de alteração D da segunda dose detectada calculada a partir da memória (etapa S6).
[0051] Em seguida, depois de ter calculado as quantidades de correção das doses detectadas (ou seja, ΔIm, ΔIm-1, ΔIm-2 da Figura 5) nos respectivos pontos de calibração m a m-2 da curva de correção mostrada pela informação lida na etapa S6, o dispositivo de cálculo 15 calcula as doses detectadas (ou seja, I' m, I' m-1, I' m-2 da Figura 5) após uma calibração nos respectivos pontos de calibração. Em seguida, o dispositivo de cálculo 15 recria uma curva de calibração, tal como mostrado na Figura 5, a partir das doses detectadas calculadas e das espessuras de chapa dos respectivos pontos de calibração (etapa S7). Por este meio, a curva de calibração é calibrada. Além disso, a quantidade de correção ΔIm da dose detectada em cada ponto de calibração acima descrito m é calculada com base em uma expressão (4) descrita abaixo.
Figure img0003
[0052] Além disso, a dose detectada após uma calibração em cada ponto de calibração acima descrito é calculada com base em uma expressão (5) a seguir.
Figure img0004
[0053] I' m-1, I' m-2 podem ser obtidos de uma maneira similar.
[0054] De acordo com a modalidade acima descrita, uma vez queo medidor de espessura de raios X é provido com o dispositivo de cál- culo 15 dotado de uma memória para armazenar as doses detectadas e as curvas de correção usadas no momento de se criar a curva de calibração, e a função para calibrar a curva de calibração usando a curva de correção que coincide com ou é aproximada à curva que indica a relação de alteração D da segunda dose detectada, fora de uma pluralidade de curvas de correção armazenadas na memória, é possível prover o medidor de espessura de raios X com uma função de cali- bração de dose detectada, cuja função poderá calibrar a curva de cali- bração por meio de uma chapa de calibração, sem calibrar muitos pontos de calibração com uma pluralidade de chapas de referência.
[0055] Além disso, em termos convencionais, tem sido necessárioproduzir o material do objeto medido e a chapa de calibração 13 igual ou semelhante um ao outro, porém, de acordo com a presente modalidade, uma vez que as doses detectadas nos respectivos pontos de calibração não são medidas de fato no momento do processo de cali- bração da curva de calibração, mas a taxa de alteração de dose detectada é obtida por meio de uma chapa de calibração, e as doses detectadas nos respectivos pontos de calibração são calculadas com referência às curvas de correção previamente criadas, não se faz necessário produzir o material do objeto medido e a chapa de calibração igual ou semelhante um ao outro.
[0056] Por conseguinte, é possível criar a chapa de calibraçãocom um material tal como aço inoxidável, o que ocasionará uma menor deterioração em função do tempo.
[0057] Embora certas modalidades tenham sido descritas, essasmodalidades foram apresentadas tão-somente a título de exemplo, e não têm a intenção de limitar o âmbito de aplicação da presente invenção. Na verdade, as modalidades novas descritas no presente documento podem ser incorporadas em uma variedade de outras formas; além disso, várias omissões, substituições e alterações na forma das modalidades descritas no presente documento podem ser feitas sem se afastar do espírito da presente invenção. As reivindicações em anexo e seus equivalentes têm a intenção de abranger essas formas ou modificações, uma vez que as mesmas recaem dentro do âmbito de aplicação e do espírito da presente invenção.DESCRIÇÃO DAS REFERÊNCIAS NUMÉRICAS:1 - Medidor de espessura de raios X;11 - Gerador de raios X;12 - Dispositivo de calibração;13 - Chapa de calibração;14 - Detector de raios X;15 - Dispositivo de cálculo.

Claims (3)

1. Medidor de espessura de raios X (1) que mede uma espessura de chapa de um objeto medido com base em uma dose detectada obtida ao irradiar o objeto medido com raios X e uma curva de calibração, e que pode executar um processo de calibração de curva de calibração a fim de calibrar a curva de calibração, o medidor de espessura de raios X (1) caracterizado pelo fato de compreender:- um primeiro meio de armazenamento para armazenar uma pluralidade de curvas de correção, cada uma indicando taxas de alteração de dose detectadas em vários pontos de calibração que definem as espessuras desejadas, para cada fator de perturbação que varia a dose detectada;- um segundo meio de armazenamento para armazenar uma dose detectada em um primeiro estado no qual uma chapa de calibração (13) não está inserida em um feixe de raios X, uma dose detectada em um segundo estado em que a chapa de calibração (13) é inserida no feixe de raios X e uma dose detectada em um terceiro estado no qual o raio X é bloqueado, sendo as doses detectadas usadas no momento da criação da curva de calibração;- um meio de medição para medir as doses detectadas no primeiro ao terceiro estados, respectivamente, no momento do processo de calibração da curva de calibração;- um primeiro meio de cálculo para calcular as taxas de alteração da primeira dose detectada que indicam as taxas de alteração das doses detectadas no primeiro ao terceiro estados, com base nas respectivas doses detectadas medidas, e nas respectivas doses detectadas armazenadas;- um segundo meio de cálculo para calcular a taxa de alteração de uma segunda dose detectada que indica uma taxa de alteração das doses detectadas em cada um dos pontos de calibração, com base nas taxas de alteração da primeira dose detectada calculada;- um meio de leitura para ler uma curva de correção que coincide com ou é aproximada a uma curva que indica a taxa de alteração da segunda dose detectada calculada, fora de uma pluralidade de curvas de correção armazenadas, a partir do primeiro meio de armazenamento; e- um meio de calibração para corrigir as doses detectadas nos respectivos pontos de calibração usando a curva de correção lida, e para calibrar a curva de calibração, com base nas doses detectadas corrigidas em questão.
2. Medidor de espessura de raios X (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segundo estado é um estado no qual uma chapa de calibração (13) é inserida.
3. Medidor de espessura de raios X (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, disposto de modo que quando um valor correspondente às taxas de alteração da primeira dose detectada não se encontra presente na curva de correção, o segundo meio de cálculo obtém a taxa de alteração da segunda dose detectada em cada um dos pontos de calibração, usando as taxas de alteração da primeira dose detectada e os valores das curvas de correção que incorporam o valor correspondente às taxas de alteração da primeira dose detectada.
BR112014021492-1A 2012-09-10 2012-11-16 Medidor de espessura de raios x BR112014021492B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012198531A JP5847674B2 (ja) 2012-09-10 2012-09-10 X線厚さ計
JP2012-198531 2012-09-10
PCT/JP2012/007373 WO2014037984A1 (ja) 2012-09-10 2012-11-16 X線厚さ計

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014021492A2 BR112014021492A2 (pt) 2017-06-20
BR112014021492B1 true BR112014021492B1 (pt) 2021-10-05

Family

ID=50236638

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014021492-1A BR112014021492B1 (pt) 2012-09-10 2012-11-16 Medidor de espessura de raios x

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2894433B1 (pt)
JP (1) JP5847674B2 (pt)
KR (1) KR101666470B1 (pt)
CN (1) CN104136885B (pt)
BR (1) BR112014021492B1 (pt)
IN (1) IN2014DN07077A (pt)
TW (1) TWI490448B (pt)
WO (1) WO2014037984A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6888905B2 (ja) * 2015-12-10 2021-06-18 株式会社東芝 検出信号におけるa/dコンバータの雑音を低減した厚み計装置
TWI781381B (zh) * 2020-03-06 2022-10-21 台達電子工業股份有限公司 X射線照影方法及其系統
CN116026263B (zh) * 2023-03-30 2023-06-20 杭州百子尖科技股份有限公司 测厚校准方法、装置、设备和存储介质
CN117112989B (zh) * 2023-10-23 2024-01-23 北京华力兴科技发展有限责任公司 一种测厚数据滤波优化处理方法

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4088886A (en) * 1975-09-22 1978-05-09 Nucleonic Data Systems Radiation thickness gauge for sheet material
JPS5476988A (en) * 1977-12-01 1979-06-20 Hitachi Cable Ltd Preparing parallel multicore cable
JPS56106107A (en) * 1980-01-29 1981-08-24 Toshiba Corp Radiation thickness measuring device
JPS5740604A (en) * 1980-08-25 1982-03-06 Toshiba Corp Thickness measuring apparatus with radiation
US4574387A (en) * 1981-09-18 1986-03-04 Data Measurement Corporation Apparatus and method for measuring thickness
US4510577A (en) * 1982-02-18 1985-04-09 Tokyo Shibaura Denki Kabushiki Kaisha Non-contact radiation thickness gauge
JPS58150809A (ja) 1982-02-25 1983-09-07 Toshiba Corp 非接触放射線厚み計及びその校正方法
JPH0237523A (ja) 1988-07-28 1990-02-07 Yamaha Corp 磁気記録媒体の製造方法
JP2856815B2 (ja) * 1990-02-14 1999-02-10 株式会社東芝 X線厚み計
GB9113990D0 (en) * 1991-06-28 1991-08-14 Data Measurement Corp Means of calibrating x-ray gauging systems
JP3948965B2 (ja) * 2001-03-01 2007-07-25 株式会社東芝 多点計測厚み計
JP2003219324A (ja) * 2002-01-17 2003-07-31 Olympus Optical Co Ltd 画像補正データ算出方法、画像補正データ算出装置及びマルチプロジェクションシステム
JP3991267B2 (ja) * 2002-10-08 2007-10-17 アークレイ株式会社 分析装置およびこれの製造方法
JP4087274B2 (ja) 2003-04-01 2008-05-21 株式会社東芝 X線厚さ測定装置
JP2005017028A (ja) 2003-06-24 2005-01-20 Toshiba Corp X線厚さ計の基準板設定装置
WO2005011502A1 (ja) * 2003-07-30 2005-02-10 Hitachi Medical Corporation 放射線断層撮影装置
JP4357923B2 (ja) 2003-10-17 2009-11-04 名古屋電機工業株式会社 X線検査装置、x線検査方法およびx線検査装置の制御プログラム
JP4613613B2 (ja) * 2004-12-28 2011-01-19 横河電機株式会社 物理量測定方法
JP2008128756A (ja) 2006-11-20 2008-06-05 Yokogawa Electric Corp X線厚さ測定装置
JP2011059000A (ja) * 2009-09-11 2011-03-24 Toshiba Corp 放射線厚さ計
KR101626072B1 (ko) * 2009-11-13 2016-06-13 삼성전자주식회사 영상 보정 장치 및 영상 보정 방법
JP2011242254A (ja) * 2010-05-18 2011-12-01 Nippon Steel Corp 鋼板の板厚測定装置およびその校正方法
CN102564361B (zh) * 2011-11-18 2013-10-23 北京金自天正智能控制股份有限公司 一种射线式测厚仪及其校正方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP5847674B2 (ja) 2016-01-27
EP2894433B1 (en) 2018-09-26
EP2894433A1 (en) 2015-07-15
KR20140107650A (ko) 2014-09-04
WO2014037984A1 (ja) 2014-03-13
TW201411091A (zh) 2014-03-16
CN104136885B (zh) 2017-03-01
IN2014DN07077A (pt) 2015-04-10
TWI490448B (zh) 2015-07-01
JP2014052342A (ja) 2014-03-20
EP2894433A4 (en) 2016-05-11
CN104136885A (zh) 2014-11-05
BR112014021492A2 (pt) 2017-06-20
KR101666470B1 (ko) 2016-10-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2626227T3 (es) Método para calibrar el sistema de TC de energía dual y el método de reconstrucción de imágenes
JP5980481B2 (ja) Ct装置のx線発生装置及び検出器の位置キャリブレーション装置、キャリブレーション装置のキャリブレーション方法、並びct装置のキャリブレーション方法
McKenney et al. Experimental validation of a method characterizing bow tie filters in CT scanners using a real‐time dose probe
BR112014021492B1 (pt) Medidor de espessura de raios x
CN103728323B (zh) 校准设备和方法
CN117129371B (zh) 面密度测量仪的标定方法、装置和可读存储介质
JP6795371B2 (ja) ホウ素濃度計及びホウ素濃度の推定方法
Evans et al. Performance assessment of the Gulmay D3300 kilovoltage X-ray therapy unit
İnal et al. Dose audit for patients undergoing two common radiography examinations with digital radiology systems
Ismail et al. Evaluation of diagnostic radiology department in term of quality control (QC) of X-ray units at Khartoum state hospitals
Toroi et al. The energy dependence of the response of a patient dose calibrator
RU2557329C2 (ru) Способ измерения мощности дозы ионизирующего излучения в широком интервале рабочих температур
CN107252315B (zh) 一种可校正的压变式人体体积测量装置、方法及系统
Salgar-Marín et al. Método para la determinación de la incertidumbre y el error en el proceso de calibración de lentes oftálmicas
Nam et al. Variations in the morphology of apical constriction affecting electronic readings: An in vitro investigation using 3D‐printed tooth models
Захаров et al. Accounting for the distributions of input quantities in the procedure for the measurement uncertainty evaluation when calibrating the goniometer
Lewis et al. The assessment of uncertainty in radiological calibration and testing
Křen et al. Two methods for determination of the effective wavenumber of Gaussian beams in absolute gravimeters
Hourdakis et al. Comparison of pencil-type ionization chamber calibration results and methods between dosimetry laboratories
CN111097106B (zh) 确定剂量面积乘积的系统及方法
Walwyn-Salas et al. Testing the performance of dosimetry measurement standards for calibrating area and personnel dosimeters
WO2017158634A1 (en) System and method for experimental determination of dosimetric quantities with ct scanners
Hoogeveen et al. Assessment of random error in phantom dosimetry with the use of error simulation in statistical software
JP2014021099A (ja) 厚みプロファイル測定装置
Suliman et al. Energy and dose rate response of radiation protection area survey meters measuring X and γ-radiation

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/11/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.