BR112012005866B1 - aparelho para a separação de um fluido e método para a separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido - Google Patents

aparelho para a separação de um fluido e método para a separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido Download PDF

Info

Publication number
BR112012005866B1
BR112012005866B1 BR112012005866-5A BR112012005866A BR112012005866B1 BR 112012005866 B1 BR112012005866 B1 BR 112012005866B1 BR 112012005866 A BR112012005866 A BR 112012005866A BR 112012005866 B1 BR112012005866 B1 BR 112012005866B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
inlet
outlet
duct
wall
separation curve
Prior art date
Application number
BR112012005866-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012005866A2 (pt
Inventor
William C. Maier
Gocha Chochua
Original Assignee
Dresser-Rand Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dresser-Rand Company filed Critical Dresser-Rand Company
Publication of BR112012005866A2 publication Critical patent/BR112012005866A2/pt
Publication of BR112012005866B1 publication Critical patent/BR112012005866B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D45/00Separating dispersed particles from gases or vapours by gravity, inertia, or centrifugal forces
    • B01D45/12Separating dispersed particles from gases or vapours by gravity, inertia, or centrifugal forces by centrifugal forces
    • B01D45/16Separating dispersed particles from gases or vapours by gravity, inertia, or centrifugal forces by centrifugal forces generated by the winding course of the gas stream, the centrifugal forces being generated solely or partly by mechanical means, e.g. fixed swirl vanes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D45/00Separating dispersed particles from gases or vapours by gravity, inertia, or centrifugal forces
    • B01D45/04Separating dispersed particles from gases or vapours by gravity, inertia, or centrifugal forces by utilising inertia
    • B01D45/06Separating dispersed particles from gases or vapours by gravity, inertia, or centrifugal forces by utilising inertia by reversal of direction of flow

Abstract

SEPARADOR COMPACTO BASEADO EM PESO ESPECÍFICO MELHORADO Aparelho e método para a separação de um fluido. O aparelho inclui um duto de entrada que tem uma admissão de fluxo de entrada e uma descarga de fluxo de entrada, o duto de entrada definindo uma largura de entrada que diminui entre a admissão de fluxo de entrada e a descarga de fluxo de entrada, e um raio de entrada que diminui entre a admissão de fluxo de entrada e a descarga de fluxo de entrada. O aparelho também inclui uma curva de separação conectada em termos de fluido à saída de fluxo de entrada do tubo de entrada e incluindo uma superfície externa que define uma abertura. O aparelho ainda inclui uma saída de líquido conectada em termos de fluido à abertura da curva de separação para permitir um componente de peso específico mais alto do fluido saia pela curva de separação, e um duto de saída tendo uma admissão de fluxo de saída ligada à curva de separação, para se permitir que um componente de peso específico mais baixo do fluido saia da curva de separação.

Description

[0001] Este pedido reivindica prioridade para o Pedido de Patente U.S. N° de Série 12/877.177, o qual foi depositado em 8 de setembro de 2010, o qual reivindica prioridade para o Pedido de Patente Provisória U.S. N° de Série 61/242.645, o qual foi depositado em 15 de setembro de 2009. Estes pedidos de prioridade são incorporados como referência em sua totalidade para o presente pedido, até a extensão em que eles não sejam inconsistentes com o presente pedido.
[0002] Em sistemas de compressão um fluido multifásico usual mente é separado em fases, antes da compressão, de modo que o maquinário e os processos apropriados possam ser usados nas respectivas fases. Por exemplo, um compressor pode ser adequado para uma porção gasosa do fluido multifásico, mas inadequado para uma porção de líquido. Para se efetuar uma separação de materiais gasosos de líquidos, os separadores rotativos podem ser usados.
[0003] Em alguns sistemas de compressão, contudo, o fluido multifásico pode chegar a uma entrada do sistema de compressão contendo mais matéria particulada, fase líquida ou outros tipos de contaminantes, do que aquilo com que o separador rotativo é projetado para lidar. Ainda, pode ser desejável ter múltiplos passes na separação do fluido multifásico. Nesses casos, os sistemas de compressão podem empregar um arranjo de tubos em espiral para a realização da primeira separação. O arranjo de tubos em espiral, contudo, introduz uma perda de carga no sistema de compressão e, geralmente, requer um número grande de tubos em espiral para serem efetivos, aumentando o tamanho, a complexidade e, portanto, o custo e as exigências de manutenção do sistema de compressão. Assim, o que é necessário é um separador baseado em peso específico compacto que não sofra das perdas de carga ou de outros inconvenientes dos arranjos de tubo em espiral.
[0004] As modalidades da exposição podem prover um aparelho para separação de um fluido. O aparelho pode incluir um duto de entrada tendo uma admissão de fluxo de entrada e uma descarga de fluxo de entrada, o duto de entrada definindo uma largura de entrada que diminui entre a admissão de fluxo de entrada e a descarga de fluxo de entrada, e um raio de entrada que diminui entre a admissão de fluxo de entrada e a descarga de fluxo de entrada. O aparelho também pode incluir uma curva de separação conectada fluidamente à saída de fluxo de entrada do duto de entrada e incluindo uma superfície externa que define uma abertura. O aparelho ainda pode incluir uma saída de líquido conectada fluidamente à abertura da curva de separação para permitir que um componente de peso específico mais alto do fluido saia pela curva de separação, e um duto de saída tendo uma admissão de fluxo de saída conectada à curva de separação, para se permitir que um componente de peso específico mais baixo do fluido saia da curva de separação.
[0005] As modalidades da exposição também provêem um aparelho separador estático para a separação de um componente de peso específico mais alto de um fluido de um componente de peso específico mais baixo do fluido. O aparelho separador estático também inclui uma saída de líquido acoplada fluidamente às aberturas, a saída de líquido configurada para receber pelo menos parte do componente de peso específico mais alto e uma quantidade expelida do componente de peso específico mais baixo a partir da curva de separação através das aberturas. O aparelho separador estático ainda inclui um canal de retorno de gás se estendendo a partir da saída de líquido e interceptando a curva de separação, o canal de retorno de gás configurado para derivar pelo menos parte da quantidade expelida do componente de peso específico mais baixo da saída de líquido de volta para a curva de separação.
[0006] As modalidades da exposição ainda podem prover um método para separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido. O método pode incluir uma canalização do fluido através de uma curva de separação disposta entre um duto de entrada e um duto de saída de um separador, e a expulsão de pelo menos parte do componente de peso específico mais alto e pelo menos parte do componente de peso específico mais baixo através de aberturas na curva de separação. O método também pode incluir a derivação da porção do componente de peso específico mais baixo expelida através das aberturas de volta para a curva de separação, e a manutenção de uma área de seção transversal substancialmente constante do fluxo pelo menos no duto de entrada e na curva de separação.
Breve Descrição dos Desenhos
[0007] A presente exposição é mais bem entendida a partir da descrição detalhada a seguir, quando lida com as figuras associadas. É enfatizado que, de acordo com a prática padrão na indústria, vários recursos não são desenhados em escala. De fato, as dimensões dos vários recursos podem ser arbitrariamente aumentadas ou reduzidas, por clareza de discussão.
[0008] A figura 1 ilustra uma vista em seção transversal de um separador de exemplo, de acordo com a exposição. A figura 2 ilustra uma vista aumentada de uma porção da figura 1.
[0009] A figura 3 ilustra uma vista isométrica parcial interrompida de uma curva de separação de exemplo, de acordo com a exposição.
[00010] A figura 4 ilustra um fluxograma de um método de exemplo para separação de um fluxo de fluido, de acordo com a exposição.
Descrição Detalhada
[00011] É para ser entendido que a exposição a seguir descreve várias modalidades de exemplo para a implementação de recursos diferentes, estruturas ou funções da invenção. As modalidades de exemplo de componentes, arranjos e configurações são descritas abaixo para simplificação da presente exposição; contudo, estas modalidades de exemplo são providas meramente como exemplos e não são pretendidas para limitação do escopo da invenção. Adicionalmente, a presente exposição pode repetir números de referência e/ou letras nas várias modalidades de exemplo e através das figuras providas aqui. Esta repetição é para fins de simplicidade e de clareza, e em si não dita uma relação entre as várias modalidades de exemplo e/ou configurações discutidas nas várias figuras. Mais ainda, a formação de um primeiro recurso sobre ou em um segundo recurso na descrição que se segue pode incluir modalidades nas quais os primeiro e segundo recursos são formados em contato direto e, também, pode incluir modalidades nas quais os recursos adicionais podem ser formados interpondo-se aos primeiro e segundo recursos, de modo que os primeiro e segundo recursos podem não estar em contato direto. Finalmente, as modalidades de exemplo apresentadas abaixo podem ser combinadas em qualquer combinação de formas, isto é, qualquer elemento a partir de uma modalidade de exemplo pode ser usado em qualquer outra modalidade de exemplo, sem que se desvie do escopo da exposição.
[00012] Adicionalmente, certos termos são usados por toda a descrição a seguir e nas concretizações para referência a componentes em particular. Conforme alguém versado na técnica apreciará, várias entidades podem se referir ao mesmo componente por nomes diferentes e, como tal, a convenção de denominação para os elementos descritos aqui não é pretendida para limitação do escopo da invenção, a menos que especificamente definido de outra forma aqui. Ainda, a convenção de denominação usada aqui não é pretendida para distinção entre componentes que diferem no nome, mas não na função. Adicionalmente, na discussão a seguir e nas concretizações, os termos "incluindo" e "compreendendo" são usados de uma forma de extremidade aberta, e, assim, devem ser interpretados como significando "incluindo, mas não limitando". Todos os valores numéricos nesta exposição podem ser valores exatos ou aproximados, a menos que especifica-mente declarados de outra forma. Assim sendo, várias modalidades da exposição podem se desviar dos números, valores e faixas mostradas aqui, sem que se desvie do escopo pretendido. Mais ainda, conforme usado nas concretizações ou no relatório descritivo, pretende-se que o termo "ou" envolva casos exclusivos e inclusivos, isto é, pretende-se que "A ou B" seja sinônimo de "pelo menos um dentre A e B", a menos que expressamente especificado de outra forma aqui.
[00013] A figura 1 ilustra uma vista em seção transversal de um separador de exemplo 10, de acordo com uma ou mais modalidades. O separador de exemplo 10 é um separador estático compacto e inclui uma entrada de fluido de processo 12, uma saída de fluido de processo 14 e uma saída de líquido 15. A entrada de fluido de processo 12 é conectada a um tubo externo (não mostrado) ou a outro tipo de conduto que se conecta a uma fonte de fluido de processo (não mostrado). A saída de fluido de processo 14 pode ser conectada a um outro tubo externo ou outro conduto e, por exemplo, eventualmente a um separador rotativo de um sistema de compressão (não mostrado). Em outras modalidades de exemplo, contudo, a saída de fluido de processo 14 pode ser conectada a ou estar a montante de quaisquer outras estruturas e/ou dispositivos. A entrada de fluido de processo 12 pode ser conectada fluidamente a um conduto de entrada 16, o qual também pode ser referido aqui como um tubo de entrada, e a saída de fluido de processo 14 pode ser conectada fluidamente a um conduto de saída 18, o qual também pode ser referido aqui como um tubo de saída. Será apreciado que o termo "tubo" não necessariamente está limitado a uma estrutura tendo uma seção transversal circular, e outras seções transversais são contempladas aqui.
[00014] Em pelo menos uma modalidade de exemplo, o tubo de entrada 16 e o tubo de saída 18 podem ser removíveis e podem incluir um topo 17 afixado a uma base 19. O topo 17 pode ser preso mecanicamente à base 19 e pode incluir uma gaxeta ou outro membro de vedação (não mostrado). Em outras modalidades de exemplo, o topo 17 pode ser fixado a uma base 19, por exemplo, por soldagem ou outros processos e/ou dispositivos. Ainda, em pelo menos uma modalidade de exemplo, o tubo de entrada 16 e o tubo de saída 18 podem ser dispostos de modo que uma porção do tubo de saída 18 possa estar localizada dentro do tubo de entrada 16, conforme mostrado. Também conforme mostrado, o tubo de saída 18 pode se curvar a partir da vertical para a horizontal, e pode sair do tubo de entrada 16 e se conectar a uma estrutura externa, conforme descrito acima. Será apreciado que os termos direcionais, tais como "vertical", "horizontal", "acima", "abaixo", "para o lado" e similares se referem a um posicionamento relativo e/ou uma orientação e não têm por significado serem limitantes para esta exposição.
[00015] Em outras modalidades de exemplo, o tubo de saída 18 pode ser disposto dentro do tubo de saída 18. A disposição de um dentre o tubo de saída 18 e o tubo de entrada 16 dentro do outro pode ter a vantagem útil de reduzir o tamanho geral do separador 10. Contudo, modalidades de exemplo nas quais o tubo de saída 18 se estende para longe do tubo de entrada 16, por exemplo, na direção oposta à do tubo de entrada 16, são contempladas aqui.
[00016] Ainda, em uma modalidade de exemplo, a saída de líquido 15 pode ser disposta abaixo dos tubos de entrada e de saída 16, 18 para se permitir que a gravidade drene porções separadas de um fluxo de fluido. Em uma outra modalidade de exemplo, a saída de líquido 15 pode ser disposta acima ou para o lado dos tubos de entrada e de saída 16, 18, e pode empregar outros meios de drenagem, tais como bombas auxiliares e/ou um vaso de ruptura de gás integral com um sistema de controle de nível de líquido (não mostrado).
[00017] Mais ainda, o tubo de entrada 16 pode incluir um abaulamento 20 onde o tubo de entrada 16 tem um raio aumentado. O tubo de entrada 16 pode conter uma porção do tubo de saída 18 no abaulamento 20, de modo que, na seção transversal horizontal, a área não obstruída do tubo de entrada 16 permanece substancialmente constante, apesar da obstrução parcial pelo tubo de saída 18. "Substancialmente constante", conforme é usado aqui com referência a áreas, geralmente é definido como significando tolerante a variâncias de menos de ou iguais a em torno de +/- 10%.
[00018] O separador 10 geralmente inclui um duto de saída 24, um duto de entrada 26 e uma curva de separação 28 os quais em conjunto definem um percurso de fluxo principal do separador 10. Em uma modalidade de exemplo, o percurso de fluxo principal pode ser substancialmente axissimétrico em torno de uma linha de centro 54, e também pode ter uma área de fluxo de seção transversal substancialmente constante, conforme descrito em maiores detalhes abaixo com referência à figura 2.
[00019] O tubo de entrada 16 pode ser conectado fluidamente ao duto de entrada 26, conforme mostrado. O duto de entrada 26 pode ser substancialmente axissimétrico e pode se flexionar ou virar para longe da linha de centro 54 perto de onde o duto de entrada 26 é conectado ao tubo de entrada 16, e, então, pode se tornar de formato troncônico em torno da linha de centro 54. O duto de entrada 2 6 também pode ter uma seção transversal de duto de entrada anular e pode ser orientado em um ângulo a a partir da linha de centro 54 do separador 10. Em uma modalidade de exemplo, o ângulo a pode estar entre em torno de 60 graus e em torno de 80 graus em relação à linha de centro 54, entre em torno de 65 graus e em torno de 75 graus em relação à linha de centro 54, ou de em torno de 70 graus em relação à linha de centro 54.
[00020] O duto de entrada 26 pode estar a montante de e conectado fluidamente à curva de separação 28, a qual será descrita em maiores detalhes com referência às figuras 2 e 3. A curva de separação 28 pode ser uma curva de aproximadamente 180 graus, e pode ser axissimétrica em torno da linha de centro 54. Ainda, a curva de separação 28 pode ser de formato pelo menos parcialmente toroidal em torno da linha de centro 54. Adicionalmente, o separador 10 pode incluir um canal de retorno de gás 36, o qual se conecta fluidamente a saída de líquido 15 à curva de separação 28 próximo do duto de entrada 26.
[00021] O duto de saída 24 pode estar a jusante de e conectado fluidamente à curva de separação 28. O duto de saída 24 pode ter uma seção transversal de duto de saída anular e pode ser de formato troncônico em torno da linha de centro 54, de modo similar ao duto de entrada 26, até se flexionar para se encontrar com o tubo de saída 18. O duto de saída 24 pode ser disposto em um ângulo β com respeito à linha de centro 54, o qual pode ser substancialmente igual ao ângulo a. De modo que porções dos dutos de entrada e de saída 26, 24 sejam substancialmente paralelas; contudo, em outras modalidades de exemplo, o ângulo P pode ser maior do que ou menor do que o ângulo a. Por exemplo, o ângulo P pode estar entre em torno de 65 graus e em torno de 85 graus em relação à linha de centro 54. Ainda, os dutos de entrada e de saída 26, 24 podem ser pelo menos parcialmente concêntricos ou substancialmente assim em relação a cada outro. Conforme pode ser apreciado, o arranjo concêntrico pode prover a vantagem de reduzir o tamanho geral do separador 10.
[00022] A figura 2 ilustra uma porção aumentada da figura 1, conforme indicado pela caixa tracejada na figura 1. O duto de entrada 26 tem uma admissão de fluido de entrada 50 que pode ser conectada ao tubo de entrada 16 e uma descarga de fluido de saída 56 que pode ser conectada à curva de separação 28. Ainda, o duto de entrada 26 pode ter uma parede externa 58 e uma parede interna 60, as quais são espaçadas. A distância entre as paredes interna e externa 58, 60 pode definir uma largura de entrada WI. Em qualquer dada seção transversal horizontal, o duto de entrada 26 ainda pode definir um raio de entrada Ri, com o raio de entrada RI sendo a distância a partir da linha de centro 54 até o centro do duto de entrada 26. Conforme ilustrado, a largura de entrada WI pode diminuir a partir de um máximo na admissão de fluido de entrada 50 até um mínimo na descarga de fluido de saída 56. Ainda, o raio de entrada Rx pode variar inversamente com a largura de entrada WI, de modo que o raio de entrada RI aumente conforme a largura de entrada WI diminuir. O raio de entrada RI pode ter um raio de entrada RI máximo na descarga de fluido de saída 56 e um raio de entrada RI mínimo na admissão de fluido de entrada 50. Assim sendo, a área de seção transversal através da qual um fluido pode fluir, isto é, a área de fluxo, do duto de entrada 26 pode permanecer substancialmente constante. Ainda, o duto de entrada 26 pode se estender em um ângulo a, conforme descrito com referência à figura 1, até o raio de entrada RI atingir um comprimento desejado, o qual pode ser, por exemplo, de três vezes o raio nominal do tubo de entrada 16, em cujo ponto a descarga de fluido de saída 56 do duto de entrada 26 pode ser conectada à curva de separação 28.
[00023] A curva de separação 28 pode ser conectada fluidamente ao duto de entrada 2 6 em uma extremidade de entrada 62, e pode ter uma extremidade de saída de gás 64 que é conectada a uma admissão de fluido de saída 66 do duto de saída 24. Entre a extremidade de entrada 62 e a extremidade de saída de gás 64, a curva de separação 28 pode incluir uma superfície interna 32 e uma superfície externa 34, com um corpo externo 41 do separador 10 provendo a superfície externa 34.
[00024] O canal de retorno de gás 36 pode ser formado em torno do exterior da curva de separação 28, de modo que a curva de separação 28 possa ser disposta entre o canal de retorno de gás 36 e a linha de centro 54. O canal de retorno de gás 36 pode incluir uma passagem 35, a qual pode ser pelo menos parcialmente toroidal em torno do exterior da curva de separação 28 e pode terminar e m uma interface de injeção 37. A interface de injeção 3 7 é conectada fluidamente à curva de separação 28 perto da extremidade de entrada 62. Em uma modalidade de exemplo, o canal de retorno de gás 36 conecta fluidamente a saída de líquido 15 à curva de separação 28, e a interface de injeção 37 é um bocal convergente ou um ejetor, para ajudar o redirecionamento de um fluxo de saída de gás, conforme descrito abaixo.
[00025] A curva de separação 28 ainda pode incluir um canal de saída de líquido auxiliar 40, o qual pode incluir uma virola 38 se estendendo a partir da superfície externa 34 em direção à superfície interna 32 e localizada próximo da extremidade de saída de gás 64 da curva de separação 28. O canal de saída de líquido auxiliar 40 também pode incluir uma passagem de líquido 42, a qual pode se estender, por exemplo, através do corpo externo 41 até a saída de líquido 15, desse modo conectando fluidamente a virola 38 à saída de líquido 15.
[00026] A extremidade de saída de gás 64 da curva de separação 28 pode ser conectada à admissão de fluido de saída 66 do duto de saída 24. Na modalidade de exemplo, o duto de saída 24 pode ser formado de forma similar ao duto de entrada 26. Assim sendo, o duto de saída 24 pode ter uma descarga de fluido de saída 67 conectada ao tubo de saída 18, e uma parede interna 65. A parede interna 65 pode ser definida por um expansor de fluxo radial 22, o qual pode formar um pico de expansor de fluxo 25, onde um fluxo de fluido através do duto de saída 24 flui para fora para o tubo de saída 18, desse modo mudando de um percurso de fluxo com uma seção transversal em formato de anel para um com uma seção transversal circular. Em uma modalidade de exemplo na qual o duto de entrada 26 está dentro do duto de saída 24, o expansor de fluxo radial 22 pode ser formado no duto de entrada 26, de modo que defina a parede interna 60 do duto de entrada 26. Em uma modalidade como essa, o pico de expansor de fluxo 25 pode formar o começo da mudança no formato da seção transversal do fluxo de fluido de circular no tubo de entrada 16 para em formato de anel no duto de entrada 26.
[00027] A parede interna 65 pode ser espaçada de uma parede externa 63 do duto de saída 24 para a definição de uma largura de duto de saída Wo. A largura de duto de saída Wo pode aumentar de uma largura de duto de saída mínima Wo na admissão de fluido de saída 66 para uma largura de saída máxima Wo na descarga de fluido de saída 67. Adicionalmente, a distância a partir da linha de centro 54 até a metade do duto de saída 24 pode definir um raio de duto de saída Ro em qualquer dada seção transversal horizontal. Em uma modalidade de exemplo, o raio de duto de saída Ro pode diminuir a partir da admissão de fluido de saída 66 até a descarga de fluido de saída 67 em uma proporção inversa com a largura de saída crescente Wo, de modo que a seção transversal horizontal da área de fluxo do duto de saída 24 permaneça substancialmente constante por toda ela.
[00028] Com referência, agora, à figura 3, é mostrada uma vista em perspectiva elevada da superfície externa 34 e do corpo externo 41 da curva de separação 28. Em uma modalidade de exemplo, a superfície externa 34 tem uma região em formato de V ou de concha de vieira 44. A região em formato de concha de vieira 44 pode ter um pico 46 e um vale 48 definidos ali. O pico 46 pode se encaixar na superfície interna 32 (não mostrada) e pode ajudar a suportar o duto de saída 24 (não mostrado). Em outras modalidades de exemplo, contudo, o pico 4 6 pode não se encaixar na superfície interna 32. O vale 48 pode ter uma abertura 49, ou fenda, definida ali. A abertura 49 pode se estender através do corpo externo 41 até a passagem de líquido 42, desse modo dividindo o corpo externo 41 em projeções como garras 43. Em uma outra modalidade de exemplo, contudo, a abertura 4 9 pode ser distinta da passagem de líquido 42. A passagem de líquido 42 pode se estender em torno da borda 45 do corpo externo 41 até a saída de líquido 15. A abertura 4 9 também pode se estender através do corpo externo 41, desse modo conectando fluidamente a superfície interna 32 com a saída de líquido 15.
[00029] Em uma modalidade de exemplo, a superfície externa 34 pode incluir uma pluralidade de regiões em formato de concha de vieira ou em formato em V 44, definidas em intervalos em torno da curva de separação 28. Uma pluralidade de picos 46 e uma pluralidade de vales 48 podem ser definidas, cada um, na superfície externa 34, em que cada um da pluralidade de vales 4 8 é definido entre dois da pluralidade de picos 46, conforme mostrado. Ainda, em cada um da pluralidade de vales 48, uma ou mais das aberturas 49 podem ser definidas, com uma, umas poucas ou todas as aberturas 4 9 conectando fluidamente a superfície externa 34 com a saída de líquido 15.
[00030] Em uma operação de exemplo, com referência às figuras 1 e 2, um fluido multifásico flui através da entrada de fluido de processo 12 e para o tubo de entrada 16. O fluido multifásico pode ser caracterizado por um componente de peso específico mais alto, o qual pode ser referido aqui como um "líquido", e um componente de peso específico mais baixo, o qual pode ser referido aqui como um "gás", sendo desejável separar os dois componentes. Será apreciado que, apesar da convenção de denominação escolhida aqui para os dois componentes, o componente de peso específico mais alto pode conter, adicionalmente, sólidos e/ou gases relativamente densos, e o componente de peso específico mais baixo pode incluir, adicionalmente, líquidos relativamente leves e/ou sólidos. Assim sendo, o separador 10 pode separar qualquer componente de peso específico mais alto de qualquer componente de peso específico mais baixo.
[00031] Em uma modalidade de exemplo, para manutenção de uma magnitude relativamente fixa da velocidade meridional do fluxo do fluido multifásico, o raio do tubo de entrada 16 aumenta no abaulamento 20 para consideração da obstrução parcial pelo tubo de saída 18, desse modo se mantendo uma área de fluxo de seção transversal substancialmente constante. O fluido multifásico então flui para o duto de entrada 26, onde a área de fluxo de seção transversal continua a permanecer substancialmente constante, apesar da largura de entrada decrescente WI, devido ao raio de entrada crescente Rx. Na descarga de fluido de saída 56, a largura do fluxo de fluido multifásico, conforme definido pela largura de entrada WI, diminuiu até o ponto em que o fluxo de fluido multifásico é uma folha relativamente fina.
[00032] O fluxo de fluido multifásico então é dirigido através da curva de separação 28, a qual pode ser uma curva relativamente abrupta. O coeficiente de perda de carga está relacionado à relação da largura do fluxo de fluido multifásico para o raio da curva de separação 28. Uma redução da largura WI do fluxo no duto de entrada 26, portanto, pode reduzir o coeficiente de perda de carga e/ou permitir um raio menor da curva de separação 28. Em uma modalidade de exemplo, o coeficiente de perda de carga na curva de separação 28 pode ser de aproximadamente 0,74 ou, em outras palavras, aproximando-se da perda de carga causada por uma curva longa costumeira.
[00033] Diferentemente de uma curva longa, contudo, a força inercial sentida pelo fluxo de fluido multifásico na curva de separação 28 pode ser, por exemplo, igual a em torno de 1800 vezes a força da gravidade, o que geralmente será suficiente para separar o líquido do fluxo multifásico. Será apreciado, contudo, que o separador 10 pode ser projetado de modo que outros níveis de força inercial possam ser obtidos. A força inercial pode forçar o líquido em direção à superfície externa 34 da curva de separação 28, onde ele então pode ser expelido através das aberturas 49 definidas na superfície externa 34, através do corpo externo 41. Uma vez expelido, o líquido pode ser canalizado para longe da curva de separação 28 pela saída de líquido 15, usando-se gravidade ou outros meios para a drenagem do líquido, conforme descrito acima com referência à figura 1.
[00034] Conforme o líquido (e/ou quaisquer outros componentes de peso específico mais alto do fluxo) é expelido de forma centrífuga através das aberturas 49, as regiões em formato de concha de vieira ou em formato em V 44 (veja a figura 3) canalizam o gás através da curva de separação 28 em direção à extremidade de saída de gás 64. As regiões em formato de concha de vieira 44 adicionalmente podem evitar um fluxo de retorno do gás através da extremidade de entrada 62. Etr alguns casos, um filme do líquido pode ser empurrado, apesar da força centrífuga, pelo gás ao longo da superfície externa 34 e em direção à extremidade de saída de gás 64. Em uma modalidade de exemplo incluindo o canal de saída de líquido auxiliar 40, conforme mostrado na figura 2, o filme pode ser coletado pela virola 38, antes de o líquido sair através da extremidade de saída de gás 64. O líquido então pode drenar através da passagem de líquido 42 e através da saída de líquido 15, empurrado adiante por gravidade ou dispositivos adicionais, conforme descrito acima.
[00035] Uma parte do gás que se pretende que saia através da extremidade de saída de gás 64 pode ser expelida de forma centrífuga através das aberturas 49 juntamente com o líquido. De fato, isto pode ser uma ocorrência vantajosa, já que pode ajudar na canalização do líquido através das aberturas 49. O canal de retorno de gás 36 pode ser configurado para retornar todo o ou uma porção do gás que escapa através das aberturas 49. Em uma operação de exemplo, o fluxo de fluido multifásico diante da interface de injeção 37 pode criar uma pressão estática diminuída na interface de injeção 37, o que pode criar um gradiente de pressão na passagem 35. Isto pode atuar para sifonar o gás expelido através das aberturas 49 para a saída de líquido 15 de volta através da passagem 35 e para a curva de separação 28 próximo da extremidade de entrada 62, desse modo derivando o fluxo de saída de gás de volta para o fluxo de fluido multifásico. Em uma modalidade de exemplo, o canal de retorno de gás 36 pode ser configurado para retornar ou derivar em torno de 5% ou mais da quantidade total de gás que prossegue para a curva de separação 28. Adicionalmente, a saída de líquido 15 pode incluir placas ou outro meio coalescente (nenhum mostrado) para restrição do líquido na saída de líquido 15 quanto a uma migração para o canal de retorno de gás 36.
[00036] Após a passagem através da curva de separação 28, o fluido multifásico pode ser constituído por uma percentagem aumentada de gás e uma percentagem reduzida de líquido, assim tendo um peso específico reduzido geral. Contudo, para manutenção do coeficiente de perda baixo desejado descrito acima, a seção transversal do fluxo de fluido multifásico pode ser mantida em um tamanho substancialmente constante. Assim, conforme o raio de saída Ro diminui, a largura de saída Wo pode aumentar para compensar e manter a área de fluxo de seção transversal substancialmente constante, até o duto de saída 24 se conectar ao tubo de saída 18. O fluxo de fluido multifásico então pode sair do separador 10 através do tubo de saída 18, através da saída de fluido de processo 14 e, por exemplo, para um separador rotativo e/ou um compressor.
[00037] A figura 4 ilustra um método de exemplo de separação de um fluxo de fluido multifásico em um faixa de frequência de banda alta e um componente de peso específico mais baixo. O método da figura 4 pode prosseguir por uma operação de uma modalidade de exemplo do separador 10 mostrado e descrito acima com referência às figuras 1 a 3, ou separadores similares a estes. O fluxo de fluido multifásico pode definir uma seção transversal anular, conforme determinado pelo formato de um conduto de entrada através do qual o fluxo de fluido multifásico pode ser
[00038] canalizado. A seção transversal anular pode ter um raio que aumenta e uma largura que diminui, antes do fluxo de fluido multifásico encontrar uma curva de separação, mostrado em 101. Como tal, o fluxo de fluido multifásico pode se expandir radialmente, enquanto afina na largura, de modo que se torne uma folha fina próximo da curva de separação, desse modo permitindo que o raio da curva de separação seja pequeno, enquanto permite que a curva de separação produza uma perda de carga mínima, conforme descrito acima.
[00039] O fluxo de fluido multifásico pode ser canalizado através da curva de separação, mostrado em 102. Uma vez na curva de separação, uma porção do componente de peso específico mais baixo pode ser expelida através de aberturas na curva de separação, mostrado em 103. A porção expelida do componente de peso específico mais baixo pode ser derivada de volta para a curva de separação, mostrado em 104, por exemplo, pelo canal de retorno de gás descrito acima com referência às figuras 1 e 2. A curva de separação também expele pelo menos uma porção, até substancialmente todo o componente de peso específico mais alto através das aberturas, mostrado em 105. Contudo, pode haver um filme remanescente do componente de peso específico mais alto deixado na curva de separação, mesmo após a primeira expulsão. Como tal, o método ainda pode incluir a expulsão do filme remanescente do componente de peso específico mais alto, mostrado em 105, e também pode fazê-lo através de um canal de saída de líquido auxiliar, tal como descrito acima com referência à figura 2. O componente de peso específico mais alto expelido então pode ser drenado, mostrado em 107, através de uma saída de líquido, tal como aquela descrita acima com referência às figuras 1 e 2. Adicionalmente, o método pode incluir evitar um fluxo de retorno do fluxo de fluido multifásico pela canalização do fluxo de fluido multifásico através da curva de separação com uma região em formato de concha de vieira, conforme descrito acima com referência à figura 3.
[00040] O componente de peso específico mais baixo que é canalizado através da curva de separação, depois disso, pode ser canalizado através de um conduto de saída. O conduto de saída pode ter uma largura crescente e um raio decrescente, mostrado em 108. Uma vez através do conduto de saída, o fluxo de fluido multifásico, tendo uma quantidade reduzida de componente de peso específico mais alto, pode prosseguir para outros componentes de um sistema de compressão através de uma saída, mostrado em 109.
[00041] Enquanto varia o raio e a largura do fluxo de fluido multifá- sico, mostrado em 101 e 108, e canalizando-o através da curva de separação, mostrado em 102, o método pode incluir a manutenção de uma área de seção transversal substancialmente constante do fluxo de fluido multifásico, mostrado em 110. Isto pode manter uma magnitude relativamente constante da velocidade meridional do fluxo de fluido multifásico, e pode ter a vantagem de minimizar a perda de carga na curva de separação, conforme descrito acima.
[00042] Assim sendo, as modalidades da exposição podem incluir um separador incluindo um duto de entrada que tem uma admissão de fluxo de entrada, uma descarga de fluxo de entrada, uma largura de entrada que diminui entre a admissão de fluxo de entrada e a descarga de fluxo de entrada, e um raio de entrada que aumenta entre a admissão de fluxo de entrada e a descarga de fluxo de entrada; uma curva de separação conectada fluidamente à descarga de fluxo de entrada do duto de entrada e incluindo uma superfície externa que tem uma região em formato de concha de vieira, e uma abertura formada na superfície externa; uma saída de líquido conectada fluidamente à abertura da curva de separação; e um duto de saída tendo uma admissão de fluxo de saída conectada à curva de separação, uma descarga de fluxo de saída, uma largura de duto de saída que aumenta entre a admissão de fluxo de saída e a descarga de fluxo de saída, e um raio de duto de saída que diminui entre a admissão de fluxo de saída e a descarga de fluxo de saída.
[00043] As modalidades da exposição ainda podem prover o separador conforme descrito acima, em que o duto de entrada tem uma área de fluxo de seção transversal substancialmente constante, e/ou em que o duto de entrada, a curva de separação e o duto de saída têm uma área de fluxo de seção transversal substancialmente constante. As modalidades da exposição também podem prover o separador, conforme descrito, em que a abertura da curva de separação é formada na região em formato de concha de vieira, e/ou o separador conforme descrito acima, ainda incluindo: um conduto de entrada conectado ao duto de entrada; e um conduto de saída conectado ao duto de saída e disposto pelo menos parcialmente no conduto de entrada. As modalidades da exposição podem prover o separador conforme descrito acima, ainda incluindo um canal de saída de líquido auxiliar definido na curva de separação próximo do duto de saída e conectado fluidamente à saída de líquido, e/ou em que o canal de saída de líquido auxiliar inclui: uma virola que se estende a partir da superfície externa da curva de separação; e uma passagem de líquido se estendendo a partir da superfície externa e conectada fluidamente à saída de líquido. As modalidades da exposição também podem prover o separador, conforme descrito acima, ainda incluindo um canal de retorno de gás conectado fluidamente à saída de líquido e à curva de separação, em que o canal de retorno de gás é configurado para derivar um fluxo de gás a partir da saída de líquido para a curva de separação próximo do duto de entrada.
[00044] As modalidades da exposição também podem prover um separador incluindo: um tubo de entrada; um duto de entrada tendo uma seção transversal de duto de entrada anular e conectado fluidamente ao tubo de entrada; uma curva de separação conectada fluidamente ao duto de entrada e tendo uma fenda definida ali; um duto de saída tendo uma seção transversal de duto de saída anular, conectado fluidamente à curva de separação, e disposto pelo menos parcialmente concêntrico com o duto de entrada; e uma saída de líquido conectada fluidamente à fenda da curva de separação. As modalidades da exposição ainda podem prover o separador conforme descrito acima, em que o duto de entrada e o duto de saída são pelo menos parcialmente troncônicos em torno de uma linha de centro do separador estático, e a curva de separação é pelo menos parcialmente toroidal em torno da linha de centro. As modalidades da exposição também podem prover o separador, conforme descrito acima, em que o duto de entrada é disposto em um ângulo com entre em torno de 60 e em torno de 80 graus em relação à linha de centro, e/ou em que a curva de separação inclui uma superfície externa tendo uma região em formato de V que inclui um pico e um vale, e/ou em que a fenda é formada no vale da região em formato de V. As modalidades da exposição ainda podem prover o separador, conforme descrito acima, ainda incluindo: um corpo externo provendo uma superfície externa da curva de separação; e um canal de saída de líquido auxiliar incluindo uma virola que se estende a partir da superfície externa da curva de separação próximo do duto de saída, e uma passagem de líquido se estendendo a partir da virola, através do corpo externo, e conectada fluidamente à saída de líquido. As modalidades da exposição também podem prover o separador, conforme descrito acima, ainda incluindo um canal de retorno de gás conectado fluidamente à saída de líquido e à curva de separação próximo do duto de entrada.
[00045] Adicionalmente, as modalidades da exposição podem prover um método de separação de um fluxo de fluido multifásico em um componente de peso específico mais alto e um componente de peso específico mais baixo, incluindo: a canalização do fluxo de fluido multifásico através de uma curva de separação; expulsão de pelo menos uma porção do componente de peso específico mais alto e uma porção do componente de peso específico mais baixo através de aberturas na curva de separação; derivação da porção do componente de peso específico mais baixo expelida através das aberturas de volta para a curva de separação; e manutenção de uma área de seção transversal substancialmente constante do fluxo de fluido multifásico. As modalidades da exposição podem prover o método, conforme descrito acima, ainda incluindo a expulsão de um filme de componente de peso específico mais alto a partir da curva de separação através de um canal de saída de líquido auxiliar e/ou em que uma canalização do fluxo de fluido multifásico ainda inclui a prevenção de um fluxo de retorno do componente de peso específico mais baixo com uma região em formato de concha de vieira formada na curva de separação. As modalidades da exposição adicionalmente podem prover o método, conforme descrito acima, em que a manutenção da área de seção transversal substancialmente constante inclui: um aumento de um raio do fluxo de fluido multifásico e uma diminuição de uma largura do fluxo de fluido multifásico, antes da curva de separação; e a diminuição do raio e o aumento da largura após a curva de separação, e/ou em que uma canalização do fluxo de fluido multifásico ainda inclui: uma canalização do fluxo de fluido multifásico para a curva de separação através de um duto de entrada; a canalização do fluxo de fluido multifásico a partir da curva de separação através de um duto de saída; e a disposição do duto de entrada pelo menos parcialmente concêntrico com o duto de saída.
[00046] O precedente esboçou recursos de várias modalidades, de modo que aqueles versados na técnica possam mais bem entender a descrição detalhada que se segue. Aqueles versados na técnica devem apreciar que eles podem usar prontamente a presente exposição como uma base para projeto e/ou modificação de outros recursos e estruturas para a realização das mesmas finalidades e/ou a obtenção das mesmas vantagens das modalidades introduzidas aqui. Aqueles versados na técnica devem perceber que essas construções equivalentes não se desviam do espírito e do escopo da presente exposição, e que eles podem fazer várias mudanças, substituições e alterações aqui, sem que se desvie do espírito e do escopo da presente exposição.

Claims (13)

1. Aparelho para a separação de um fluido, sendo que compreende um separador estático (10) com, a) uma linha de centro (54); b) um duto de entrada (26) que tem uma admissão de fluxo de entrada (50) e uma descarga de fluxo de entrada (56), uma parede externa (58) do duto de entrada (26) e uma parede interna (60) do duto de entrada (26); sendo que qualquer plano perpendicular à dita linha de centro (54) e que cruza o dito duto de entrada (26) define, (i) uma seção transversal anular disposta entre a parede externa (58) do duto de entrada (26) e a parede interna (60) do duto de entrada (26); (ii) um centro de duto de entrada da dita seção transversal anular posicionado entre a parede externa (58) do duto de entrada (26) e a parede interna (60) do duto de entrada (26); (iii) uma largura de entrada (WI) entre a parede externa (58) do duto de entrada (26) e a parede interna (60) do duto de entrada (26) que diminui entre a admissão de fluxo de entrada (50) e a descarga de fluxo de entrada (56), e (iv) um raio de entrada (RI) que se estende entre o dito centro de duto de entrada e a linha de centro (54) e que aumenta entre a admissão de fluxo de entrada (50) e a descarga de fluxo de entrada (56); o dito separador estático (10) compreendendo ainda, c) uma curva de separação (28) estática conectada fluidamente à descarga de fluxo de entrada (56) do duto de entrada (26) e incluindo uma superfície externa (34) que define uma abertura (49); d) uma saída de líquido (15) conectada fluidamente à abertura (49) da curva de separação (28) estática para permitir que um componente de peso específico mais alto do fluido saia da curva de separação (28) estática; e e) um duto de saída (24) tendo uma admissão de fluxo de saída (66) conectada à curva de separação (28) estática para permitir que um componente de peso específico mais baixo do fluido saia da curva de separação (28) estática; f) dito separador estático (10) sendo caracterizado pelo fato de que o duto de entrada (26) fornece uma área de fluxo de seção transversal constante.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o duto de saída (24) compreende ainda uma descarga de fluxo de saída (67), uma parede externa (63) do duto de saída (24), uma parede interna (65) do duto de saída (24) e um centro de duto de saída disposto entre a parede externa (63) do duto de saída (24) e a parede interna (65) do duto de saída (24), a parede externa (63) do duto de saída (24) e a parede interna (65) do duto de saída (24) definindo uma largura de duto de saída (Wo) que aumenta entre a admissão de fluxo de saída (66) e a descarga de fluxo de saída (67), e o duto de saída (24) definindo ainda um raio de duto de saída (Ro) que se estende entre o centro de duto de saída e a linha de centro (54) e que diminui entre a admissão de fluxo de saída (66) e a descarga de fluxo de saída (67).
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o duto de entrada (26), a curva de separação (28) estática e o duto de saída (24) provêem uma área de fluxo de seção transversal constante.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície externa (34) define uma região em formato de concha de vieira (44) e a abertura (49) da curva de separação (28) estática está localizada na região em formato de concha de vieira (44).
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um conduto de entrada (16) conectado ao duto de entrada (26); e um conduto de saída (18) conectado ao duto de saída (24) e disposto pelo menos parcialmente no conduto de entrada (16).
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um canal de saída de líquido auxiliar (40) definido na curva de separação (28) estática próximo do duto de saída (24) e conectado fluidamente à saída de liquido (15).
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o canal de saída de líquido auxiliar (40) compreende uma virola (38) que se estende a partir da superfície externa (34) da curva de separação (28) estática; e uma passagem de líquido (42) se estendendo a partir da superfície externa (34) e conectada fluidamente à saída de líquido (15).
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um canal de retorno de gás (36) conectado fluidamente à saída de líquido (15) e à curva de separação (28) estática, sendo que o canal de retorno de gás (36) é configurado para derivar um fluxo de gás a partir da saída de líquido (15) para a curva de separação (28) estática próximo do duto de entrada (26).
9. Aparelho, de acordo com a reivindicacao 7, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um corpo externo (41) fornecendo a superfície externa (34) da curva de separação (28) estática, sendo que a abertura (49) e a passagem de líquido (42) são pelo menos parcialmente definidas pelo corpo externo (41).
10. Método para a separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido, compreendendo i) canalizar o fluido através de uma curva de separação (28) de um separador (10), a dita curva de separação (28) incluindo uma superfície externa (34) definindo uma abertura (49) e estando conectada fluidamente a a) um duto de entrada (26) tendo uma admissão de fluxo de entrada (50), uma descarga de fluxo de entrada (56), uma parede externa (58) do duto de entrada (26) e uma parede interna (60) do duto de entrada (26), a dita curva de separação (28) estando adicionalmente conectada a b) uma saída de líquido (15) conectada fluidamente à abertura (49) da curva de separação (28) estática para permitir que um componente de peso específico mais alto do fluido saia da curva de separação (28) estática, e a c) um duto de saída (24) tendo uma admissão de fluxo de sáida (66) conectada à curva de separação (28) estática para permitir que um componente de peso específico mais baixo do fluido saia da curva de separação (28) estática, ii) expelir pelo menos parte do componente de peso específico mais alto e pelo menos parte do componente de peso específico mais baixo através de aberturas (49) na curva de separação (28); iii) derivar a porção do componente de peso específico mais baixo expelida através das aberturas (49) de volta para a curva de separação (28); e caracterizado por iv) manter uma área de seção transversal constante do fluxo pelo menos no duto de entrada (26) e na curva de separação (28), sendo que qualquer plano perpendicular à dita linha de centro (54) e que cruza o dito duto de entrada (26) define, a) uma seção transversal anular disposta entre a parede externa (58) do duto de entrada (26) e a parede interna (60) do duto de entrada (26); b) um centro de duto de entrada da dita seção transversal anular posicionado entre a parede externa (58) do duto de entrada (26) e a parede interna (60) do duto de entrada (26); c) uma largura de entrada (WI) entre a parede externa (58) do duto de entrada (26) e a parede interna (60) do duto de entrada (26) que diminui entre a admissão de fluxo de entrada (50) e a descarga de fluxo de entrada (56), e d) um raio de entrada (RI) que se estende entre o dito centro de duto de entrada e a linha de centro (54) e que aumenta entre a admissão de fluxo de entrada (50) e a descarga de fluxo de entrada (56).
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda expelir um filme da porção de peso específico mais alto a partir da curva de separação (28) através de um canal de saída de líquido auxiliar (40).
12. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que canalizar o fluxo compreende ainda prevenir um fluxo de retorno do componente de peso específico mais baixo com uma região em formato de concha de vieira (44) formada na curva de separação (28).
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o duto de saída (24) compreende uma parede externa (63) do duto de saída (24) e uma parede interna (65) do duto de saída (24), sendo que qualquer plano perpendicular à dita linha de centro (54) e que cruza o dito duto de saída (24) define, a) uma seção transversal anular adicional disposta entre a parede externa (63) do duto de saída (24) e a parede interna (65) do duto de saída (24); b) um centro de duto de saída da dita seção transversal anular adicional posicionado entre a parede externa (63) do duto de saída (24) e a parede interna (65) do duto de saída (24); c) uma largura de saída (Wo) entre a parede externa (63) do duto de saída (24) e a parede interna (65) do duto de saída (24); e d) um raio de saída (Ro) se estendendo entre o centro de duto de saída e a linha de centro (54) do separador (10), sendo que manuter a área de seção transversal constante compreende aumentar o raio de entrada (RI) do fluxo de fluido e diminuir a largura de entrada (WI) do fluxo de fluido a montante da curva de separação (28); e diminuir o raio de saída (Ro) e aumentar a largura de saída (Wo) a jusante da curva de separação (28).
BR112012005866-5A 2009-09-15 2010-09-08 aparelho para a separação de um fluido e método para a separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido BR112012005866B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US24264509P 2009-09-15 2009-09-15
US61/242,645 2009-09-15
PCT/US2010/048095 WO2011034764A2 (en) 2009-09-15 2010-09-08 Improved density-based compact separator
US12/877,177 2010-09-08
US12/877,177 US8414692B2 (en) 2009-09-15 2010-09-08 Density-based compact separator

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012005866A2 BR112012005866A2 (pt) 2016-02-16
BR112012005866B1 true BR112012005866B1 (pt) 2021-01-19

Family

ID=43729198

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012005866-5A BR112012005866B1 (pt) 2009-09-15 2010-09-08 aparelho para a separação de um fluido e método para a separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8414692B2 (pt)
EP (1) EP2478229B1 (pt)
BR (1) BR112012005866B1 (pt)
WO (1) WO2011034764A2 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8075668B2 (en) 2005-03-29 2011-12-13 Dresser-Rand Company Drainage system for compressor separators
MX2009002982A (es) 2006-09-19 2009-05-25 Dresser Rand Co Sello de tambor separador rotatorio.
BRPI0718513B1 (pt) 2006-09-21 2018-10-23 Dresser Rand Co conjunto de manuseio de fluido para uma máquina para fluidos
BRPI0717087B1 (pt) 2006-09-25 2018-10-16 Dresser Rand Co sistema de carretel conector para conectar um primeiro componente e um segundo componente de um sistema de compressão industrial
EP2066453A4 (en) 2006-09-25 2012-04-04 Dresser Rand Co FLUID DEFLECTOR FOR FLUID SEPARATION DEVICES
US8733726B2 (en) 2006-09-25 2014-05-27 Dresser-Rand Company Compressor mounting system
WO2008039731A2 (en) 2006-09-25 2008-04-03 Dresser-Rand Company Access cover for pressurized connector spool
CA2663883C (en) 2006-09-25 2015-02-03 Kevin M. Majot Coupling guard system
BRPI0717253B1 (pt) 2006-09-26 2018-05-08 Dresser Rand Co separador de fluido
US8408879B2 (en) 2008-03-05 2013-04-02 Dresser-Rand Company Compressor assembly including separator and ejector pump
US8062400B2 (en) 2008-06-25 2011-11-22 Dresser-Rand Company Dual body drum for rotary separators
US7922218B2 (en) 2008-06-25 2011-04-12 Dresser-Rand Company Shear ring casing coupler device
US8079805B2 (en) 2008-06-25 2011-12-20 Dresser-Rand Company Rotary separator and shaft coupler for compressors
US8087901B2 (en) 2009-03-20 2012-01-03 Dresser-Rand Company Fluid channeling device for back-to-back compressors
US8210804B2 (en) 2009-03-20 2012-07-03 Dresser-Rand Company Slidable cover for casing access port
US8061972B2 (en) 2009-03-24 2011-11-22 Dresser-Rand Company High pressure casing access cover
WO2011034764A2 (en) 2009-09-15 2011-03-24 Dresser-Rand Company Improved density-based compact separator
US9095856B2 (en) 2010-02-10 2015-08-04 Dresser-Rand Company Separator fluid collector and method
WO2012009158A2 (en) 2010-07-15 2012-01-19 Dresser-Rand Company Enhanced in-line rotary separator
US8663483B2 (en) 2010-07-15 2014-03-04 Dresser-Rand Company Radial vane pack for rotary separators
US8657935B2 (en) 2010-07-20 2014-02-25 Dresser-Rand Company Combination of expansion and cooling to enhance separation
US8821362B2 (en) * 2010-07-21 2014-09-02 Dresser-Rand Company Multiple modular in-line rotary separator bundle
EP2614216B1 (en) 2010-09-09 2017-11-15 Dresser-Rand Company Flush-enabled controlled flow drain
US8994237B2 (en) 2010-12-30 2015-03-31 Dresser-Rand Company Method for on-line detection of liquid and potential for the occurrence of resistance to ground faults in active magnetic bearing systems
EP2659277B8 (en) 2010-12-30 2018-05-23 Dresser-Rand Company Method for on-line detection of resistance-to-ground faults in active magnetic bearing systems
WO2012138545A2 (en) 2011-04-08 2012-10-11 Dresser-Rand Company Circulating dielectric oil cooling system for canned bearings and canned electronics
US8876389B2 (en) 2011-05-27 2014-11-04 Dresser-Rand Company Segmented coast-down bearing for magnetic bearing systems
US8851756B2 (en) 2011-06-29 2014-10-07 Dresser-Rand Company Whirl inhibiting coast-down bearing for magnetic bearing systems

Family Cites Families (354)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US815812A (en) * 1904-08-01 1906-03-20 George Westinghouse Gas-purifying apparatus.
US1061656A (en) * 1906-02-19 1913-05-13 Joseph L Black Separator for mechanical mixtures of gases.
US1057613A (en) * 1910-11-01 1913-04-01 William J Baldwin Art of separating materials from gases.
US1480775A (en) * 1923-01-05 1924-01-15 Nicholas C Marien Air washer
US1622768A (en) * 1924-06-04 1927-03-29 Cook Henry Denman Pipe joint and connection
US1642454A (en) * 1926-05-19 1927-09-13 Vaino W Malmstrom Pump, compressor, or the like
US2006244A (en) * 1933-07-10 1935-06-25 Julius F Kopsa Liquid-separating device
US2300766A (en) * 1940-05-10 1942-11-03 Bbc Brown Boveri & Cie Multistage centrifugal compressor
US2328031A (en) * 1941-06-27 1943-08-31 Dresser Mfg Company Pipe clamp and method and apparatus for applying same
US2345437A (en) * 1943-07-09 1944-03-28 Nat Tube Co Thrust bearing
US2811303A (en) * 1948-12-28 1957-10-29 Joy Mfg Co Impeller for axial flow fans
US2602462A (en) * 1950-12-12 1952-07-08 Ralph A Barrett Condensate unloader valve
US2836117A (en) * 1954-07-06 1958-05-27 Harry G Lankford Clamp means
US2932360A (en) * 1956-04-02 1960-04-12 Carrier Corp Apparatus for treating air
US2868565A (en) * 1956-05-01 1959-01-13 George E Suderow Releasable pivoted clamp for joining internally flanged structural members
US2954841A (en) * 1956-11-16 1960-10-04 Jersey Prod Res Co Centrifugal separator
US3044657A (en) * 1957-06-14 1962-07-17 Richard H Horton Flange and wall structure
US2897917A (en) * 1957-11-15 1959-08-04 Fairchild Engine & Airplane Apparatus for separating moisture and condensable vapors from a gas
US3213794A (en) * 1962-02-02 1965-10-26 Nash Engineering Co Centrifugal pump with gas separation means
US3191364A (en) * 1962-05-28 1965-06-29 American Air Filter Co Centrifugal dust separator
US3220517A (en) * 1962-10-30 1965-11-30 Best available copy
US3273325A (en) * 1963-01-09 1966-09-20 Universal Oil Prod Co Rotary gas separator
US3220245A (en) * 1963-03-25 1965-11-30 Baker Oil Tools Inc Remotely operated underwater connection apparatus
US3204696A (en) * 1963-09-16 1965-09-07 California Research Corp Apparatus for exhausting from downhole burner
US3395511A (en) * 1963-10-03 1968-08-06 Atlas Copco Ab Method and means for obtaining dry gas or air
US3402434A (en) * 1965-12-22 1968-09-24 Om Ltd Drawing frame for high speed operation
US3431747A (en) 1966-12-01 1969-03-11 Hadi T Hashemi Engine for exchanging energy between high and low pressure systems
US3420434A (en) 1966-12-30 1969-01-07 Judson S Swearingen Rotary compressors and systems employing same using compressor gas as seal gas
DK117925B (da) * 1967-03-09 1970-06-15 Grundfos As Mellemstykke til et neddykkeligt pumpeaggregat.
US3399773A (en) * 1967-04-14 1968-09-03 Read Ivan Jay Apparatus for separating solids from liquids
US3352577A (en) * 1967-06-27 1967-11-14 Koppers Co Inc Coupling arrangement for filament reinforced thermosetting resin tubular members
US3490209A (en) * 1968-02-20 1970-01-20 United Aircraft Prod Liquid separator
US3578342A (en) * 1969-01-14 1971-05-11 Satterthwaite James G Shaft seal
US3500614A (en) * 1969-02-10 1970-03-17 Univ Illinois Electro-aerodynamic precipitator
GB1302044A (pt) * 1969-04-10 1973-01-04
US3628812A (en) * 1969-12-01 1971-12-21 Exxon Production Research Co Removable pipe connector
SE340547B (pt) * 1970-03-02 1971-11-22 Skf Svenska Kullagerfab Ab
DE2138474A1 (de) * 1971-07-31 1973-02-08 Skf Kugellagerfabriken Gmbh Hydrostatisches axiallager
JPS5224186B2 (pt) * 1972-03-03 1977-06-29
GB1484994A (en) * 1973-09-03 1977-09-08 Svenska Rotor Maskiner Ab Shaft seal system for screw compressors
US4117359A (en) * 1974-01-30 1978-09-26 Teldix Gmbh Bearing and drive structure for spinning turbine
US4112687A (en) * 1975-09-16 1978-09-12 William Paul Dixon Power source for subsea oil wells
US4103899A (en) * 1975-10-01 1978-08-01 United Technologies Corporation Rotary seal with pressurized air directed at fluid approaching the seal
US4033647A (en) * 1976-03-04 1977-07-05 Borg-Warner Corporation Tandem thrust bearing
US4165622A (en) * 1976-04-30 1979-08-28 Bourns, Inc. Releasable locking and sealing assembly
US4059364A (en) * 1976-05-20 1977-11-22 Kobe, Inc. Pitot compressor with liquid separator
NL7607039A (nl) * 1976-06-28 1977-12-30 Ultra Centrifuge Nederland Nv Centrifuge voor het afscheiden van helium uit aardgas.
US4087261A (en) * 1976-08-30 1978-05-02 Biphase Engines, Inc. Multi-phase separator
US4078809A (en) * 1977-01-17 1978-03-14 Carrier Corporation Shaft seal assembly for a rotary machine
DE2706105C3 (de) * 1977-02-12 1980-04-30 Mtu Motoren- Und Turbinen-Union Friedrichshafen Gmbh, 7990 Friedrichshafen Spannpratzen
US4174925A (en) * 1977-06-24 1979-11-20 Cedomir M. Sliepcevich Apparatus for exchanging energy between high and low pressure systems
US4141283A (en) * 1977-08-01 1979-02-27 International Harvester Company Pump unloading valve for use in agricultural tractor lift systems
US4135542A (en) * 1977-09-12 1979-01-23 Chisholm James R Drain device for compressed air lines
US4205927A (en) * 1977-12-16 1980-06-03 Rolls-Royce Limited Flanged joint structure for composite materials
DE2967096D1 (en) * 1978-02-28 1984-08-16 Fred Mellor Fluid/particle separator unit
US4384724A (en) * 1978-08-17 1983-05-24 Derman Karl G E Sealing device
US4197990A (en) * 1978-08-28 1980-04-15 General Electric Company Electronic drain system
US4333748A (en) * 1978-09-05 1982-06-08 Baker International Corporation Rotary gas/liquid separator
DE2842967C2 (de) * 1978-10-02 1984-08-16 Westfalia Separator Ag, 4740 Oelde Kontinuierlich arbeitende Schleudertrommel zum Konzentrieren suspendierter Feststoffe
US4259045A (en) * 1978-11-24 1981-03-31 Kayabakogyokabushikikaisha Gear pump or motor units with sleeve coupling for shafts
US4227373A (en) * 1978-11-27 1980-10-14 Biphase Energy Systems, Inc. Waste heat recovery cycle for producing power and fresh water
AT359941B (de) * 1979-01-18 1980-12-10 Buchelt Benno Wasserturbine
US4396361A (en) * 1979-01-31 1983-08-02 Carrier Corporation Separation of lubricating oil from refrigerant gas in a reciprocating compressor
US4258551A (en) * 1979-03-05 1981-03-31 Biphase Energy Systems Multi-stage, wet steam turbine
US4441322A (en) * 1979-03-05 1984-04-10 Transamerica Delaval Inc. Multi-stage, wet steam turbine
US4298311A (en) * 1980-01-17 1981-11-03 Biphase Energy Systems Two-phase reaction turbine
US4339923A (en) * 1980-04-01 1982-07-20 Biphase Energy Systems Scoop for removing fluid from rotating surface of two-phase reaction turbine
US4438638A (en) * 1980-05-01 1984-03-27 Biphase Energy Systems Refrigeration process using two-phase turbine
US4336693A (en) * 1980-05-01 1982-06-29 Research-Cottrell Technologies Inc. Refrigeration process using two-phase turbine
US4375975A (en) * 1980-06-04 1983-03-08 Mgi International Inc. Centrifugal separator
US4347900A (en) * 1980-06-13 1982-09-07 Halliburton Company Hydraulic connector apparatus and method
JPS612832Y2 (pt) * 1980-09-12 1986-01-29
US4334592A (en) * 1980-12-04 1982-06-15 Conoco Inc. Sea water hydraulic fluid system for an underground vibrator
US4374583A (en) * 1981-01-15 1983-02-22 Halliburton Company Sleeve valve
US4432470A (en) * 1981-01-21 1984-02-21 Otto Engineering, Inc. Multicomponent liquid mixing and dispensing assembly
US4471795A (en) * 1981-03-06 1984-09-18 Linhardt Hans D Contamination free method and apparatus for transfer of pressure energy between fluids
US4363608A (en) * 1981-04-20 1982-12-14 Borg-Warner Corporation Thrust bearing arrangement
US4391102A (en) * 1981-08-10 1983-07-05 Biphase Energy Systems Fresh water production from power plant waste heat
US4463567A (en) * 1982-02-16 1984-08-07 Transamerica Delaval Inc. Power production with two-phase expansion through vapor dome
US4453893A (en) * 1982-04-14 1984-06-12 Hutmaker Marlin L Drainage control for compressed air system
US4477223A (en) * 1982-06-11 1984-10-16 Texas Turbine, Inc. Sealing system for a turboexpander compressor
US4502839A (en) * 1982-11-02 1985-03-05 Transamerica Delaval Inc. Vibration damping of rotor carrying liquid ring
US4511309A (en) * 1983-01-10 1985-04-16 Transamerica Delaval Inc. Vibration damped asymmetric rotor carrying liquid ring or rings
DE3407219A1 (de) * 1983-02-28 1984-12-06 Condair AG, Münchenstein Vorrichtung und verfahren zum abscheiden von fremdstoffen aus einem gasstrom
NL8400470A (nl) * 1983-02-28 1984-09-17 Condair Ag Inrichting en werkwijze voor het afscheiden van vreemde stoffen uit een gasstroom.
US4832709A (en) * 1983-04-15 1989-05-23 Allied Signal, Inc. Rotary separator with a bladeless intermediate portion
US4573527A (en) * 1983-07-29 1986-03-04 Mcdonough M J Heat exchanger closure connection
US4541531A (en) * 1983-08-04 1985-09-17 Laros Equipment Company Rotary separator
DE3336345A1 (de) * 1983-10-06 1985-04-18 Gebr. Eickhoff Maschinenfabrik U. Eisengiesserei Mbh, 4630 Bochum Hochdruckkugelventil
US4536134A (en) * 1984-04-30 1985-08-20 Hi-Tech Engineering, Inc. Piston seal access apparatus
US4574815A (en) * 1984-08-29 1986-03-11 Deere & Company Rotor for an axial flow rotary separator
US4648806A (en) * 1985-06-12 1987-03-10 Combustion Engineering, Inc. Gas compressor
US4687017A (en) * 1986-04-28 1987-08-18 Nupro Company Inverted bellows valve
GB2192238B (en) * 1986-07-02 1990-05-23 Rolls Royce Plc Gas turbine engine power turbine
EP0256624B1 (en) * 1986-07-07 1991-02-27 Diesel Kiki Co., Ltd. Variable capacity vane compressor
US4807664A (en) * 1986-07-28 1989-02-28 Ansan Industries Ltd. Programmable flow control valve unit
US4821737A (en) * 1986-08-25 1989-04-18 The Boc Group, Inc. Water separator
US4813495A (en) * 1987-05-05 1989-03-21 Conoco Inc. Method and apparatus for deepwater drilling
US4752185A (en) * 1987-08-03 1988-06-21 General Electric Company Non-contacting flowpath seal
JPH01207151A (ja) 1988-02-16 1989-08-21 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 遠心式気液分離器
US4830331A (en) * 1988-07-22 1989-05-16 Vindum Jorgen O High pressure fluid valve
GB8825623D0 (en) 1988-11-02 1988-12-07 Cameron Iron Works Inc Collet type connector
JPH02274605A (ja) 1989-04-14 1990-11-08 Topy Ind Ltd 弾性体装置
US5202024A (en) 1989-06-13 1993-04-13 Alfa-Laval Separation Ab Centrifugal separator
GB2235246A (en) * 1989-06-20 1991-02-27 Epic Prod Ltd A drive system for a pump/compressor
US5007328A (en) 1989-07-24 1991-04-16 Otteman John H Linear actuator
US5054995A (en) 1989-11-06 1991-10-08 Ingersoll-Rand Company Apparatus for controlling a fluid compression system
JPH03185285A (ja) 1989-12-15 1991-08-13 Mitsubishi Oil Co Ltd 気体除去機能付回転型液体流送用ポンプ
US5024585A (en) 1990-04-09 1991-06-18 Sta-Rite Industries, Inc. Housing coupling mechanism
JPH0433431Y2 (pt) 1990-05-23 1992-08-11
US5045046A (en) 1990-11-13 1991-09-03 Bond Lesley O Apparatus for oil separation and recovery
US5080137A (en) 1990-12-07 1992-01-14 Adams Thomas R Vortex flow regulators for storm sewer catch basins
US5211427A (en) 1990-12-22 1993-05-18 Usui Kokusai Sangyo Kaisha Ltd. Piping connector
US5190440A (en) 1991-03-11 1993-03-02 Dresser-Rand Company Swirl control labyrinth seal
US5207810A (en) 1991-04-24 1993-05-04 Baker Hughes Incorporated Submersible well pump gas separator
DE4137633A1 (de) 1991-11-15 1993-05-19 Nied Roland Windsichter und verfahren zum betrieb eines windsichters
US5306051A (en) 1992-03-10 1994-04-26 Hydrasearch Co., Inc. Self-aligning and self-tightening hose coupling and method therefor
US5202026A (en) 1992-04-03 1993-04-13 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Combined centrifugal force/gravity gas/liquid separator system
US5203891A (en) 1992-04-03 1993-04-20 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Gas/liquid separator
JPH0767253B2 (ja) 1992-04-06 1995-07-19 動力炉・核燃料開発事業団 タービン発電機
US5664420A (en) 1992-05-05 1997-09-09 Biphase Energy Company Multistage two-phase turbine
US5385446A (en) 1992-05-05 1995-01-31 Hays; Lance G. Hybrid two-phase turbine
DE4219096C2 (de) * 1992-06-11 1994-06-09 Karl Friedrich Vedder Zyklon zur Phasentrennung eines Arbeitsmittels im Teilprozeß der Kondensatentspannung mit hohem Dampfüberschuß
SE510561C2 (sv) 1992-06-30 1999-06-07 Cyclotech Ab Cyklonavskiljare
DE9308085U1 (pt) 1992-06-30 1993-08-05 Nill, Werner, Winterthur, Ch
US5246346A (en) 1992-08-28 1993-09-21 Tri-Line Corporation Hydraulic power supply
US5443581A (en) 1992-12-03 1995-08-22 Wood George & Co., Inc. Clamp assembly for clamp hub connectors and a method of installing the same
SE502099C2 (sv) 1992-12-21 1995-08-14 Svenska Rotor Maskiner Ab skruvkompressor med axeltätning
US5628623A (en) 1993-02-12 1997-05-13 Skaggs; Bill D. Fluid jet ejector and ejection method
GB9306980D0 (en) 1993-04-03 1993-05-26 Blp Components Ltd Solenoid valves
JP2786581B2 (ja) 1993-07-23 1998-08-13 三菱重工業株式会社 気液分離装置
US5378121A (en) 1993-07-28 1995-01-03 Hackett; William F. Pump with fluid bearing
US7527598B2 (en) 1993-08-13 2009-05-05 Thermal Technologies, Inc. Blood flow monitor with venous and arterial sensors
GB9317889D0 (en) 1993-08-27 1993-10-13 Vortoil Separation Systems Ltd Fluid control
US5687249A (en) 1993-09-06 1997-11-11 Nippon Telephone And Telegraph Method and apparatus for extracting features of moving objects
US5421708A (en) 1994-02-16 1995-06-06 Alliance Compressors Inc. Oil separation and bearing lubrication in a high side co-rotating scroll compressor
DE4436879B4 (de) 1994-03-19 2007-10-18 Kaco Gmbh + Co Dichtungseinheit
US5484521A (en) 1994-03-29 1996-01-16 United Technologies Corporation Rotary drum fluid/liquid separator with energy recovery means
SE502682C2 (sv) 1994-04-21 1995-12-11 Tetra Laval Holdings & Finance Utmatningsorgan för centrifugalseparator
DE4415341A1 (de) 1994-05-02 1995-11-09 Teves Gmbh Alfred Verschlußvorrichtung zum Verschließen von Druckmittel führenden Kanälen in einem Gehäuse
AT401281B (de) 1994-05-11 1996-07-25 Hoerbiger Ventilwerke Ag Abhebegreifer
IT235089Y1 (it) 1994-07-14 2000-03-31 Metro International S R L Separatore di vapore a ciclone
US5531811A (en) 1994-08-16 1996-07-02 Marathon Oil Company Method for recovering entrained liquid from natural gas
US5525146A (en) 1994-11-01 1996-06-11 Camco International Inc. Rotary gas separator
US5628912A (en) 1994-12-14 1997-05-13 Nth, Inc. Rotary separator method for manure slurries
US6227379B1 (en) 1994-12-14 2001-05-08 Nth, Inc. Rotary separator apparatus and method
DE29500744U1 (de) 1995-01-18 1996-05-15 Sihi Ind Consult Gmbh Strömungsmaschine mit Entlastungskolben
JP3408005B2 (ja) 1995-01-30 2003-05-19 三洋電機株式会社 多気筒回転圧縮機
SE503978C2 (sv) 1995-03-10 1996-10-14 Kvaerner Hymac As Fraktionator
US5683235A (en) 1995-03-28 1997-11-04 Dresser-Rand Company Head port sealing gasket for a compressor
US5542831A (en) 1995-05-04 1996-08-06 Carrier Corporation Twin cylinder rotary compressor
US5640472A (en) 1995-06-07 1997-06-17 United Technologies Corporation Fiber optic sensor for magnetic bearings
US5795135A (en) 1995-12-05 1998-08-18 Westinghouse Electric Corp. Sub-sea pumping system and an associated method including pressure compensating arrangement for cooling and lubricating fluid
US6059539A (en) 1995-12-05 2000-05-09 Westinghouse Government Services Company Llc Sub-sea pumping system and associated method including pressure compensating arrangement for cooling and lubricating
US5693125A (en) 1995-12-22 1997-12-02 United Technologies Corporation Liquid-gas separator
US6312021B1 (en) 1996-01-26 2001-11-06 Tru-Flex Metal Hose Corp. End-slotted flexible metal hose
US5664759A (en) 1996-02-21 1997-09-09 Aeroquip Corporation Valved coupling for ultra high purity gas distribution systems
US5682759A (en) 1996-02-27 1997-11-04 Hays; Lance Gregory Two phase nozzle equipped with flow divider
DE19608142B4 (de) 1996-03-04 2013-10-10 Hosokawa Alpine Ag Zyklonsichter
US5750040A (en) 1996-05-30 1998-05-12 Biphase Energy Company Three-phase rotary separator
US6090299A (en) 1996-05-30 2000-07-18 Biphase Energy Company Three-phase rotary separator
US5685691A (en) 1996-07-01 1997-11-11 Biphase Energy Company Movable inlet gas barrier for a free surface liquid scoop
GB9614257D0 (en) 1996-07-06 1996-09-04 Kvaerner Process Systems As A pressure vessel for a cyclone
US5850857A (en) 1996-07-22 1998-12-22 Simpson; W. Dwain Automatic pressure correcting vapor collection system
EP0826425A1 (en) 1996-09-02 1998-03-04 Shell Internationale Researchmaatschappij B.V. Cyclone separator
US5899435A (en) 1996-09-13 1999-05-04 Westinghouse Air Brake Co. Molded rubber valve seal for use in predetermined type valves, such as, a check valve in a regenerative desiccant air dryer
US5703424A (en) 1996-09-16 1997-12-30 Mechanical Technology Inc. Bias current control circuit
JP3425308B2 (ja) 1996-09-17 2003-07-14 株式会社 日立インダストリイズ 多段圧縮機
GB2317128B (en) 1996-09-17 2000-07-12 Glacier Metal Co Ltd Centrifugal separation apparatus
GB2323639B (en) 1996-12-13 2000-08-23 Knorr Bremse Systeme Improvements relating to gas compressors
US5709528A (en) 1996-12-19 1998-01-20 Varian Associates, Inc. Turbomolecular vacuum pumps with low susceptiblity to particulate buildup
JP2000511824A (ja) 1997-04-01 2000-09-12 コーニンクレッカ フィリップス エレクトロニクス エヌ ヴィ 遠心ユニットを有するサイクロン室を設けた分離装置及びこの分離装置を設けた電気掃除機
JP3952321B2 (ja) 1997-04-07 2007-08-01 Smc株式会社 サックバックバルブ
CA2264282C (en) 1997-06-20 2002-03-05 Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. Gas turbine air separator
US5938819A (en) 1997-06-25 1999-08-17 Gas Separation Technology Llc Bulk separation of carbon dioxide from methane using natural clinoptilolite
JP3477347B2 (ja) 1997-07-30 2003-12-10 三菱重工業株式会社 ガスタービン段間部シール装置
GB9817071D0 (en) 1997-11-04 1998-10-07 Bhr Group Ltd Cyclone separator
GB9817073D0 (en) 1997-11-04 1998-10-07 Bhr Group Ltd Phase separator
FR2771029B1 (fr) 1997-11-18 2000-01-28 Total Sa Dispositif pour la separation des constituants d'un melange heterogene
FR2774136B1 (fr) 1998-01-28 2000-02-25 Inst Francais Du Petrole Dispositif de compression-pompage monoarbre associe a un separateur
US5951066A (en) 1998-02-23 1999-09-14 Erc Industries, Inc. Connecting system for wellhead components
US6035934A (en) 1998-02-24 2000-03-14 Atlantic Richfield Company Method and system for separating and injecting gas in a wellbore
GB9803742D0 (en) 1998-02-24 1998-04-15 Kvaerner Oil & Gas As Energy recovery
DE19811090A1 (de) 1998-03-13 1999-09-16 Georg Klas Zyklonabscheider
US6145844A (en) 1998-05-13 2000-11-14 Dresser-Rand Company Self-aligning sealing assembly for a rotating shaft
US5971907A (en) 1998-05-19 1999-10-26 Bp Amoco Corporation Continuous centrifugal separator with tapered internal feed distributor
US5971702A (en) 1998-06-03 1999-10-26 Dresser-Rand Company Adjustable compressor bundle insertion and removal system
DE19825206A1 (de) 1998-06-05 1999-12-09 Kloeckner Humboldt Wedag Zyklonabscheider
US6068447A (en) 1998-06-30 2000-05-30 Standard Pneumatic Products, Inc. Semi-automatic compressor controller and method of controlling a compressor
US6277278B1 (en) 1998-08-19 2001-08-21 G.B.D. Corp. Cyclone separator having a variable longitudinal profile
US6113675A (en) 1998-10-16 2000-09-05 Camco International, Inc. Gas separator having a low rotating mass
US6123363A (en) 1998-11-02 2000-09-26 Uop Llc Self-centering low profile connection with trapped gasket
EP1131537B1 (de) 1998-11-11 2004-10-06 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum betrieb einer strömungsmaschine
EP1008759A1 (en) 1998-12-10 2000-06-14 Dresser Rand S.A Gas compressor
US6217637B1 (en) 1999-03-10 2001-04-17 Jerry L. Toney Multiple stage high efficiency rotary filter system
DE29906470U1 (de) 1999-04-12 1999-07-29 Pregenzer Austragelement für einen Zentrifugalabscheider
US6802881B2 (en) 1999-05-21 2004-10-12 Vortex Hc, Llc Rotating wave dust separator
US6595753B1 (en) 1999-05-21 2003-07-22 A. Vortex Holding Company Vortex attractor
US20030136094A1 (en) 1999-05-21 2003-07-24 Lewis Illingworth Axial flow centrifugal dust separator
US6719830B2 (en) 1999-05-21 2004-04-13 Vortex Holding Company Toroidal vortex vacuum cleaner centrifugal dust separator
US6149825A (en) 1999-07-12 2000-11-21 Gargas; Joseph Tubular vortex separator
EP1074746B1 (de) 1999-07-16 2005-05-18 Man Turbo Ag Turboverdichter
CA2326298A1 (en) 1999-11-18 2001-05-18 Jeremy Brett Bosman Dense medium cyclone separator
GB2358202A (en) 2000-01-12 2001-07-18 Mentor Subsea Tech Serv Inc Methods for boosting hydrocarbon production
US6375437B1 (en) 2000-02-04 2002-04-23 Stanley Fastening Systems, Lp Power operated air compressor assembly
US6394764B1 (en) 2000-03-30 2002-05-28 Dresser-Rand Company Gas compression system and method utilizing gas seal control
DE10196063B4 (de) 2000-04-11 2010-12-23 Kitchener, Anthony John, North Melbourne Integrierte Kompressortrocknervorrichtung
US6467988B1 (en) 2000-05-20 2002-10-22 General Electric Company Reducing cracking adjacent shell flange connecting bolts
IT1319409B1 (it) 2000-07-03 2003-10-10 Nuovo Pignone Spa Sistema di scarico per cuscini portanti di turbine a gas
US6761270B2 (en) 2000-08-17 2004-07-13 E. Bayne Carew Wave coil filter assembly
SE517663C2 (sv) 2000-10-27 2002-07-02 Alfa Laval Corp Ab Centrifugalseparator för rening av ett gasformigt fluidum
SE0003915D0 (sv) 2000-10-27 2000-10-27 Alfa Laval Ab Centrifugalseparator med rotor och drivanordning för denna
RU2003117009A (ru) 2000-11-07 2004-11-27 Шелл Интернэшнл Рисерч Маатсхаппий Б.В. (NL) Вертикальный циклонный сепаратор
US6485536B1 (en) 2000-11-08 2002-11-26 Proteam, Inc. Vortex particle separator
US6540917B1 (en) 2000-11-10 2003-04-01 Purolator Facet Inc. Cyclonic inertial fluid cleaning apparatus
AU2002225701A1 (en) 2000-11-14 2002-05-27 Airex Corporation Integrated magnetic bearing
JP3711028B2 (ja) 2001-02-20 2005-10-26 川崎重工業株式会社 異物除去構造を備えたガスタービンエンジン
US6402465B1 (en) 2001-03-15 2002-06-11 Dresser-Rand Company Ring valve for turbine flow control
US6537035B2 (en) 2001-04-10 2003-03-25 Scott Shumway Pressure exchange apparatus
US6547037B2 (en) 2001-05-14 2003-04-15 Dresser-Rand Company Hydrate reducing and lubrication system and method for a fluid flow system
NL1018212C2 (nl) 2001-06-05 2002-12-10 Siemens Demag Delaval Turbomac Compressoreenheid omvattende een centrifugaalcompressor en een elektromotor.
US6669843B2 (en) 2001-06-12 2003-12-30 Hydrotreat, Inc. Apparatus for mixing fluids
US7001448B1 (en) 2001-06-13 2006-02-21 National Tank Company System employing a vortex finder tube for separating a liquid component from a gas stream
US6592654B2 (en) 2001-06-25 2003-07-15 Cryogenic Group Inc. Liquid extraction and separation method for treating fluids utilizing flow swirl
US6599086B2 (en) 2001-07-03 2003-07-29 Marc S. C. Soja Adjustable pump wear plate positioning assembly
JP2003047804A (ja) 2001-07-06 2003-02-18 Honda Motor Co Ltd 気液分離装置
US6530979B2 (en) 2001-08-03 2003-03-11 Joseph Carl Firey Flue gas cleaner
US6629816B2 (en) 2001-08-16 2003-10-07 Honeywell International Inc. Non-contacting clearance seal for high misalignment applications
JP4662223B2 (ja) * 2001-09-07 2011-03-30 株式会社Ihiエアロスペース 気液遠心分離装置
US6688802B2 (en) 2001-09-10 2004-02-10 Siemens Westinghouse Power Corporation Shrunk on industrial coupling without keys for industrial system and associated methods
US6644400B2 (en) 2001-10-11 2003-11-11 Abi Technology, Inc. Backwash oil and gas production
GB0124613D0 (en) 2001-10-12 2001-12-05 Alpha Thames Ltd System and method for separating fluids
US6629825B2 (en) 2001-11-05 2003-10-07 Ingersoll-Rand Company Integrated air compressor
AUPR912001A0 (en) 2001-11-27 2001-12-20 Rmg Services Pty. Ltd. Advanced liquid vortex separation system
NL1019561C2 (nl) 2001-12-13 2003-06-17 Frederic Pierre Joseph Koene Cycloonseparator alsmede een vloeistofverzamelkast voorzien van dergelijke cycloonseparatoren en een drukvat voorzien van dergelijke vloeistofverzamelkasten.
US6764284B2 (en) 2002-01-10 2004-07-20 Parker-Hannifin Corporation Pump mount using sanitary flange clamp
JP2003340225A (ja) * 2002-03-17 2003-12-02 Masaaki Kimura 掃除機や集塵機や外気取り入れ口等に用いる慣性力や遠心力や重力等の物理力を応用して塵を分離する塵分離装置。
US6616719B1 (en) 2002-03-22 2003-09-09 Yung Yung Sun Air-liquid separating method and apparatus for compressed air
DE10214863A1 (de) 2002-04-04 2003-10-16 Kloeckner Humboldt Wedag Zyklonabscheider
US6658986B2 (en) 2002-04-11 2003-12-09 Visteon Global Technologies, Inc. Compressor housing with clamp
US7160518B2 (en) 2002-04-11 2007-01-09 Shell Oil Company Cyclone separator
US6659143B1 (en) 2002-05-31 2003-12-09 Dresser, Inc. Vapor recovery apparatus and method for gasoline dispensing systems
US6617731B1 (en) 2002-06-05 2003-09-09 Buffalo Pumps, Inc. Rotary pump with bearing wear indicator
US6817846B2 (en) 2002-06-13 2004-11-16 Dresser-Rand Company Gas compressor and method with improved valve assemblies
US6631617B1 (en) 2002-06-27 2003-10-14 Tecumseh Products Company Two stage hermetic carbon dioxide compressor
JP2004034017A (ja) * 2002-07-05 2004-02-05 Cnk:Kk 液体分離機能を備えた遠心分離機
US6698446B2 (en) 2002-07-12 2004-03-02 R. Conrader Company Check valve
US7270145B2 (en) 2002-08-30 2007-09-18 Haldex Brake Corporation unloading/venting valve having integrated therewith a high-pressure protection valve
NL1021656C2 (nl) 2002-10-15 2004-04-16 Siemens Demag Delaval Turbomac Compressoreenheid met gemeenschappelijke behuizing voor elektromotor en compressor, werkwijze voor het vervaardigen van een scheidingswand voor een compressoreenheid en gebruik van een compressoreenheid.
DE10251677A1 (de) 2002-11-07 2004-05-19 Mann + Hummel Gmbh Zyklonabscheider
DE10251940A1 (de) 2002-11-08 2004-05-19 Mann + Hummel Gmbh Zentrifugalabscheider
EP1603680B1 (de) 2002-12-02 2012-06-13 Rerum Cognitio Forschungszentrum GMBH Verfahren zur trennung von gasgemischen
EP1437560B1 (de) 2003-01-07 2007-04-11 Behr France Hambach S.A.R.L. Kondensator mit Sammelbehälter und Schutzkappe
DE10300729A1 (de) 2003-01-11 2004-07-22 Mann + Hummel Gmbh Zentrifugal-Ölabscheider
CA2457203C (en) 2003-02-07 2008-04-08 John R. Mckenzie Apparatus and method for the removal of moisture and mists from gas flows
US6907933B2 (en) 2003-02-13 2005-06-21 Conocophillips Company Sub-sea blow case compressor
EP1604115B8 (fr) 2003-03-10 2016-07-13 Thermodyn Groupe compresseur centrifuge
US7063465B1 (en) 2003-03-21 2006-06-20 Kingsbury, Inc. Thrust bearing
WO2004094833A1 (fr) 2003-04-11 2004-11-04 Thermodyn Groupe moto-compresseur centrifuge
US7014756B2 (en) 2003-04-18 2006-03-21 Genoil Inc. Method and apparatus for separating immiscible phases with different densities
US7025890B2 (en) 2003-04-24 2006-04-11 Griswold Controls Dual stage centrifugal liquid-solids separator
US6718955B1 (en) 2003-04-25 2004-04-13 Thomas Geoffrey Knight Electric supercharger
US6878187B1 (en) 2003-04-29 2005-04-12 Energent Corporation Seeded gas-liquid separator and process
WO2004101161A1 (fr) 2003-05-16 2004-11-25 Haimo Technologies Inc. Separateur centrifuge gaz-liquide reglable et procede de separation
US7080690B2 (en) 2003-06-06 2006-07-25 Reitz Donald D Method and apparatus using traction seal fluid displacement device for pumping wells
KR100565341B1 (ko) 2003-06-20 2006-03-30 엘지전자 주식회사 사이클론 청소기의 먼지 분리 장치
NO323324B1 (no) 2003-07-02 2007-03-19 Kvaerner Oilfield Prod As Fremgangsmate for regulering at trykket i en undervannskompressormodul
DE502004002264D1 (de) 2003-07-05 2007-01-25 Man Turbo Ag Schweiz Kompressorvorrichtung und Verfahren zum Betrieb derselben
ES2302027T3 (es) 2003-09-09 2008-07-01 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Separador de gas/liquido.
NO321304B1 (no) 2003-09-12 2006-04-24 Kvaerner Oilfield Prod As Undervanns kompressorstasjon
SE525981C2 (sv) 2003-10-07 2005-06-07 3Nine Ab Anordning vid en centrifugalseparator
TWI285562B (en) 2003-10-10 2007-08-21 Tama Tlo Corp Cyclone type centrifugal separating apparatus
US7112036B2 (en) 2003-10-28 2006-09-26 Capstone Turbine Corporation Rotor and bearing system for a turbomachine
DE10358030A1 (de) 2003-12-11 2005-07-07 Hilti Ag Zyklonabscheider
AT413339B (de) 2003-12-30 2006-02-15 Pmt Gesteinsvermahlungstechnik Leiteinrichtung für fliehkraftabscheider, insbesondere zyklonabscheider
US7131292B2 (en) 2004-02-18 2006-11-07 Denso Corporation Gas-liquid separator
US7377110B2 (en) 2004-03-31 2008-05-27 United Technologies Corporation Deoiler for a lubrication system
AT413080B (de) 2004-04-29 2005-11-15 Arbeiter Peter Trocknungsvorrichtung
GB0414344D0 (en) 2004-06-26 2004-07-28 Rolls Royce Plc Centrifugal gas/liquid separators
US7258713B2 (en) 2004-08-27 2007-08-21 Dreison International, Inc. Inlet vane for centrifugal particle separator
US7204241B2 (en) 2004-08-30 2007-04-17 Honeywell International, Inc. Compressor stage separation system
GB2417702B (en) 2004-09-01 2007-10-24 Bissell Homecare Inc Cyclone separator with fine particle separation member
US7241392B2 (en) 2004-09-09 2007-07-10 Dresser-Rand Company Rotary separator and method
US7497666B2 (en) 2004-09-21 2009-03-03 George Washington University Pressure exchange ejector
JP2006097585A (ja) 2004-09-29 2006-04-13 Mitsubishi Heavy Ind Ltd エアセパレータの取付構造及びそれを備えたガスタービン
US20060065609A1 (en) 2004-09-30 2006-03-30 Arthur David J Fluid control device
US7288202B2 (en) 2004-11-08 2007-10-30 Dresser-Rand Company Rotary separator and method
US20070051245A1 (en) 2005-02-03 2007-03-08 Jangshik Yun Wet type air purification apparatus utilizing a centrifugal impeller
CN101163887B (zh) 2005-02-26 2013-05-22 英格索尔-兰德公司 用于在停止期间控制变速压缩机的系统和方法
KR100594587B1 (ko) 2005-03-29 2006-06-30 삼성광주전자 주식회사 멀티 사이클론 집진장치
KR100607442B1 (ko) 2005-03-29 2006-08-02 삼성광주전자 주식회사 멀티 사이클론 집진 장치 및 이를 이용한 진공 청소기
US8075668B2 (en) 2005-03-29 2011-12-13 Dresser-Rand Company Drainage system for compressor separators
KR100611067B1 (ko) 2005-04-18 2006-08-10 삼성광주전자 주식회사 진공청소기용 사이클론 집진장치 및 이를 구비한진공청소기
WO2006119737A1 (de) 2005-05-10 2006-11-16 Mahle International Gmbh In eine axial hohle welle eines verbrennungsmotors integrierte zentrifugal-ölnebelabscheidereinrichtung
GB2426556B (en) 2005-05-17 2010-06-09 Thomas Industries Inc Pump improvements
SE528701C2 (sv) 2005-06-08 2007-01-30 Alfa Laval Corp Ab Centrifugalseparator för rening av en gas
SE528750C2 (sv) 2005-06-27 2007-02-06 3Nine Ab Förfarande och anordning för separering av partiklar ur ett gasflöde
GB0515266D0 (en) 2005-07-26 2005-08-31 Domnick Hunter Ltd Separator assembly
US7442006B2 (en) 2005-08-15 2008-10-28 Honeywell International Inc. Integral diffuser and deswirler with continuous flow path deflected at assembly
EP1960673A2 (en) 2005-09-19 2008-08-27 Ingersoll Rand Company Air blower fo a motor-driven compressor
US7677308B2 (en) 2005-09-20 2010-03-16 Tempress Technologies Inc Gas separator
US20080260539A1 (en) 2005-10-07 2008-10-23 Aker Kvaerner Subsea As Apparatus and Method For Controlling Supply of Barrier Gas in a Compressor Module
DE102005056001A1 (de) * 2005-11-24 2007-06-06 Hagge, Stefan, Dipl.-Ing. Zentrifugalabscheider mit koaxialer Strömungsumlenkung
EP1960632B1 (en) 2005-11-30 2019-08-21 Dresser-Rand Company End closure device for a turbomachine casing
JP2007162561A (ja) 2005-12-13 2007-06-28 Toyota Industries Corp 冷媒圧縮機
US7621973B2 (en) 2005-12-15 2009-11-24 General Electric Company Methods and systems for partial moderator bypass
JP2007167759A (ja) * 2005-12-21 2007-07-05 Daishowa Seiki Co Ltd 遠心分離機及びこれを用いた液体分離装置
US20070151922A1 (en) 2006-01-05 2007-07-05 Mian Farouk A Spiral Speed Separator (SSS)
US7604676B2 (en) * 2006-02-02 2009-10-20 Detroit Diesel Corporation Inertial impactor for closed crankcase ventilation
SE529610C2 (sv) 2006-02-13 2007-10-02 Alfa Laval Corp Ab Centrifugalseparator
SE529609C2 (sv) 2006-02-13 2007-10-02 Alfa Laval Corp Ab Centrifugalseparator
SE529611C2 (sv) 2006-02-13 2007-10-02 Alfa Laval Corp Ab Centrifugalseparator
US7744663B2 (en) 2006-02-16 2010-06-29 General Electric Company Methods and systems for advanced gasifier solids removal
ITMI20060294A1 (it) 2006-02-17 2007-08-18 Nuovo Pignone Spa Motocompressore
BRPI0708547B1 (pt) 2006-03-03 2018-02-06 Dresser-Rand Company Dispositivo de processamento de fluido multifásico
KR20070093638A (ko) 2006-03-14 2007-09-19 엘지전자 주식회사 스크롤 압축기의 유분리 장치
FR2899288B1 (fr) 2006-03-30 2008-06-13 Total Sa Procede et dispositif pour la compression d'un fluide multiphasique
MX2008012579A (es) 2006-03-31 2008-12-12 Dresser Rand Co Ensamble de valvula de control para un descargador de compresor.
WO2007116177A1 (fr) 2006-04-04 2007-10-18 WINDDROP, Société à responsabilité limitée Separateur liquide-gaz, notamment pour aspirateur
DE202006006085U1 (de) 2006-04-12 2007-08-16 Mann+Hummel Gmbh Mehrstufige Vorrichtung zum Abscheiden von Flüssigkeitstropfen aus Gasen
US7628836B2 (en) 2006-05-08 2009-12-08 Hamilton Sundstrand Corporation Rotary drum separator system
EP2050964B1 (en) 2006-07-26 2017-03-29 Hiu Ying Wan A rotary piston compressor
US7594941B2 (en) 2006-08-23 2009-09-29 University Of New Brunswick Rotary gas cyclone separator
MX2009002982A (es) 2006-09-19 2009-05-25 Dresser Rand Co Sello de tambor separador rotatorio.
CN101517317B (zh) * 2006-09-19 2011-12-14 阿尔斯托姆科技有限公司 用于汽轮机设备的水分分离器
BRPI0718513B1 (pt) 2006-09-21 2018-10-23 Dresser Rand Co conjunto de manuseio de fluido para uma máquina para fluidos
US8733726B2 (en) 2006-09-25 2014-05-27 Dresser-Rand Company Compressor mounting system
EP2066453A4 (en) 2006-09-25 2012-04-04 Dresser Rand Co FLUID DEFLECTOR FOR FLUID SEPARATION DEVICES
WO2008039731A2 (en) 2006-09-25 2008-04-03 Dresser-Rand Company Access cover for pressurized connector spool
CA2663883C (en) 2006-09-25 2015-02-03 Kevin M. Majot Coupling guard system
BRPI0717087B1 (pt) 2006-09-25 2018-10-16 Dresser Rand Co sistema de carretel conector para conectar um primeiro componente e um segundo componente de um sistema de compressão industrial
BRPI0717253B1 (pt) 2006-09-26 2018-05-08 Dresser Rand Co separador de fluido
US7520210B2 (en) 2006-09-27 2009-04-21 Visteon Global Technologies, Inc. Oil separator for a fluid displacement apparatus
JP4875484B2 (ja) 2006-12-28 2012-02-15 三菱重工業株式会社 多段圧縮機
US7948105B2 (en) 2007-02-01 2011-05-24 R&D Dynamics Corporation Turboalternator with hydrodynamic bearings
US7637699B2 (en) 2007-07-05 2009-12-29 Babcock & Wilcox Power Generation Group, Inc. Steam/water conical cyclone separator
US7708808B1 (en) 2007-06-01 2010-05-04 Fisher-Klosterman, Inc. Cyclone separator with rotating collection chamber
DE102007028935B4 (de) 2007-06-22 2018-12-27 Saurer Spinning Solutions Gmbh & Co. Kg Verfahren und Vorrichtung zum Starten einer elektrischen Maschine mit einem magnetisch gelagerten Rotor
DE102007032933B4 (de) 2007-07-14 2015-02-19 Atlas Copco Energas Gmbh Turbomaschine
JP2009047039A (ja) 2007-08-17 2009-03-05 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 多段圧縮機
US8066077B2 (en) 2007-12-17 2011-11-29 Baker Hughes Incorporated Electrical submersible pump and gas compressor
US7757866B2 (en) 2007-12-20 2010-07-20 Mccutchen Co. Rotary annular crossflow filter, degasser, and sludge thickener
US7811344B1 (en) 2007-12-28 2010-10-12 Bobby Ray Duke Double-vortex fluid separator
US7708537B2 (en) 2008-01-07 2010-05-04 Visteon Global Technologies, Inc. Fluid separator for a compressor
US8408879B2 (en) 2008-03-05 2013-04-02 Dresser-Rand Company Compressor assembly including separator and ejector pump
US7846228B1 (en) 2008-03-10 2010-12-07 Research International, Inc. Liquid particulate extraction device
US8062400B2 (en) 2008-06-25 2011-11-22 Dresser-Rand Company Dual body drum for rotary separators
US8079805B2 (en) 2008-06-25 2011-12-20 Dresser-Rand Company Rotary separator and shaft coupler for compressors
WO2010083427A1 (en) 2009-01-15 2010-07-22 Dresser-Rand Company Shaft sealing with convergent nozzle
US8061970B2 (en) 2009-01-16 2011-11-22 Dresser-Rand Company Compact shaft support device for turbomachines
US8087901B2 (en) 2009-03-20 2012-01-03 Dresser-Rand Company Fluid channeling device for back-to-back compressors
US8210804B2 (en) 2009-03-20 2012-07-03 Dresser-Rand Company Slidable cover for casing access port
US8061972B2 (en) 2009-03-24 2011-11-22 Dresser-Rand Company High pressure casing access cover
WO2011034764A2 (en) 2009-09-15 2011-03-24 Dresser-Rand Company Improved density-based compact separator

Also Published As

Publication number Publication date
US20110061536A1 (en) 2011-03-17
BR112012005866A2 (pt) 2016-02-16
WO2011034764A2 (en) 2011-03-24
US8414692B2 (en) 2013-04-09
EP2478229A4 (en) 2015-07-15
WO2011034764A3 (en) 2011-07-07
EP2478229B1 (en) 2020-02-26
EP2478229A2 (en) 2012-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012005866B1 (pt) aparelho para a separação de um fluido e método para a separação de um componente de peso específico mais alto de um componente de peso específico mais baixo de um fluido
US11692780B2 (en) Heat exchangers
US11148072B2 (en) Inlet diverter
CN107208985B (zh) 换热器和具有换热器的空气技术设备
BR112014014584B1 (pt) Dispositivo de separação, e, método de fabricação de um turbilhonador
BRPI0612495A2 (pt) separador de ciclone para separação de uma mistura contendo partìculas sólidas, lìquido e/ou gás em uma fração pesada e uma fração leve, vaso de separação por gravidade, e método de separação de uma mistura contendo partìculas sólidas, lìquido e/ou gás em uma fração pesada e uma fração leve
BR112018072749B1 (pt) Dispositivo de entrada de fluido para um separador, separador e método para separar um fluxo de gás/líquido
BR112015001748B1 (pt) Conjunto de filtro
US20170320070A1 (en) Centrifugal fluid/particulate separator
US9273915B2 (en) Enhanced capacity, reduced turbulence, trough-type liquid collector trays
EP3467392B1 (en) Improved high pressure water extraction device with shave off edge that feeds a low pressure chamber and internal helix feature to improve water collection and drainage
JPH07269800A (ja) 配管装置
US9606137B2 (en) Enhancements for differential-pressure-driven fluid flows
BR112021022699B1 (pt) Elemento de descarga de líquido de fase pesada para um separador centrífugo, separador centrífugo, e, método para separar uma primeira fase líquida e uma segunda fase líquida de uma pasta fluida
CN108722027B (zh) 惯性分离装置及其集液器
BR112012020085B1 (pt) aparelho de coleta para um separador e método de separação
ES2886960T3 (es) Dispositivo con paletas de entrada con traviesa interior para dar rigidez y recipiente que contiene el mismo
SU578985A1 (ru) Газожидкостный сепаратор
EP3899330B1 (en) Valve for a sanitary appliance
US20120261012A1 (en) Flow Regulating Device
KR102232165B1 (ko) 액체상을 배출하기 위한 수집 채널을 갖는 열 교환기
CN210171004U (zh) 惯性分离装置的集液器
US20220026152A1 (en) Heat Exchanger Flat Tube and Heat Exchanger with Heat Exchanger Flat Tube
BRPI0417970B1 (pt) Bandeja de contato de gás-líquido
WO2017090557A1 (ja) 湿分分離加熱器

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.