BR102012031609A2 - Veículo do tipo de montar em selim - Google Patents

Veículo do tipo de montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BR102012031609A2
BR102012031609A2 BR102012031609A BR102012031609A BR102012031609A2 BR 102012031609 A2 BR102012031609 A2 BR 102012031609A2 BR 102012031609 A BR102012031609 A BR 102012031609A BR 102012031609 A BR102012031609 A BR 102012031609A BR 102012031609 A2 BR102012031609 A2 BR 102012031609A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
saddle
mount type
main frames
type vehicle
Prior art date
Application number
BR102012031609A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012031609B1 (pt
Inventor
Norihiro Okochi
Shuji Tahara
Masatoshi Sato
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BR102012031609A2 publication Critical patent/BR102012031609A2/pt
Publication of BR102012031609B1 publication Critical patent/BR102012031609B1/pt

Links

Landscapes

  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR EM SELIM. É um objetivo da presente invenção prover uma técnica capaz de dificultar a influência na operação de dirigir de um punho de guidão em um veículo do tipo de montar em selim tendo um dispositivo antifurto. Em veículo do tipo de montar em selim compreendendo um tubo dianteiro (12) que suporta de modo dirigível um punho de guidão (23) operado por um condutor e um par de armações principais esquerda e direita (13, 13) que se estendem para trás do veículo enquanto expandindo lateralmente na direção da largura do veículo, a partir do tubo dianteiro (12), uma porção côncova (17) que é rebaixada para dentro na direção da largura do veículo é formada em uma parede externa (13a) de uma das armações principais esquerda e direita (13) e pelo menos uma parte de um dispositivo antifurto (70) que mede a informação posicional do veículo e transmite de modo sem fio a informação posicional, é disposta na porção côncova (17).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR EM SELIM".
Especificação Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento de um veí
culo do tipo de montar em selim tendo um dispositivo antifurto na porção dianteira do veículo.
Antecedente da Invenção
Convencionalmente têm sido conhecidos veículos do tipo de montar em selim tendo um dispositivo antifurto que funciona para detectar uma posição do veículo (por exemplo, ver figura 1 do Documento de Patente 1).
Como mostrado na figura 1 do Documento de Patente 1, um dispositivo antifurto 50 (número em parênteses mostra o número de referência descrito no Documento de Patente 1; a seguir, o mesmo procedimento será 15 aplicado) é disposto integralmente com um punho de direção 31 acima de uma roda dianteira 32. O dispositivo antifurto 50 é disposto no punho de direção 31 posicionado na porção dianteira do veículo, que deste modo pode assegurar um bom desempenho de telecomunicação e realizar um eficaz uso do limitado espaço do veículo.
Incidentalmente, quando o dispositivo antifurto 50 é provido inte
gralmente com o punho de direção 31, a distância entre o dispositivo antifurto 50 e os componentes elétricos que são providos no lado do corpo de veículo muda de acordo com a direção do punho de direção 31. À medida que a distância entre o dispositivo antifurto 50 e os componentes elétricos muda, a 25 tensão ou deflexão dos chicotes muda. A mudança na tensão ou deflexão dos chicotes frequentemente afeta a operação de direção tal como pesada carga de operação de direção do punho de direção 31.
É desejável prover uma técnica que dificulta a influência na operação de direção de um punho de direção em um veículo do tipo de montar em selim tendo um dispositivo antifurto.
Documento de Patente
Documento de Patente 1 Publicação de Patente Japonesa Aberta à inspeção pública n°116127/2010 Sumário da Invenção Problema a ser Solucionado pela Invenção
É um objetivo da presente invenção prover uma técnica que dificulta a influência na operação de direção de um punho de direção em um veículo do tipo de montar em selim tendo um dispositivo antifurto.
Meio para Solucionar Problema
A presente invenção com relação à reivindicação 1 é caracterizada em que, em um veículo do tipo de montar em selim compreendendo 10 um tubo dianteiro que suporta de modo dirigível um punho dirigido por um condutor e um par de armações principais esquerda e direita que estendem para trás do veículo enquanto expandindo-se lateralmente na direção da largura do veículo a partir do tubo dianteiro, uma porção côncava que é rebaixada para dentro na direção da largura do veículo é formada em uma parede 15 externa de uma das armações principais esquerda e direita, e pelo menos uma parte de um dispositivo antifurto que mede a informação posicionai do veículo e transmite de modo sem fio a dita informação posicional.é disposta na porção côncava.
A presente invenção com relação à reivindicação 2 é caracterizada em que, as armações principais são cobertas por um componente externo feito de resina, e o dispositivo antifurto é disposto no espaço encerrado pelas parede externa da armação principal e o componente externo.
A presente invenção com relação à reivindicação 3 é caracterizada em que o dispositivo antifurto incorpora uma porção de antena, e o dispositivo antifurto é disposto de tal modo que a área de uma superfície plana torna-se maior do que aquela de qualquer uma das superfícies laterais.
A presente invenção com relação à reivindicação 4 é caracterizada em que as armações principais têm uma seção transversal substancialmente retangular que é mais longa na extensão no sentido da altura do 30 que na extensão no sentido da largura, a sua porção inferior é disposta no lado externo relativo à sua porção superior e o dispositivo antifurto é disposto dentro relativo à porção mais externa da armação principal em uma vista em planta do veículo.
A presente invenção com relação à figura 5 é caracterizada em que uma unidade de controle de motor para controlar um motor é disposta atrás do tubo dianteiro e dentro das armações principais, a unidade de con5 trole de motor é provida nas armações principais via um depurador de ar que fornece o ar limpo ao motor, o dispositivo antifurto é suportado na parede externa da armação principal e o dispositivo antifurto e a unidade de controle de motor são conectados pelos chicotes.
A presente invenção com relação à reivindicação 6 é caracteri10 zada em que o componente externo inclui capôs laterais para guiar o vento de deslocamento, ò capô lateral possui uma superfície superior, uma superfície inferior e uma superfície lateral ligando entre a superfície superior e a superfície inferior e estende-se para trás a partir de um capô dianteiro, que cobre o lado dianteiro do veículo, passando pelo lado do tubo dianteiro para 15 a porção côncava da armação principal.
A presente invenção com relação à reivindicação 7 é caracterizada em que os orifícios de admissão de ar que guiam o vento de deslocamento para o depurador de ar são formados nas armações principais no lado do tubo dianteiro e as porções côncavas são dispostas atrás dos orifícios de admissão de ar do veículo.
De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
1, as porções côncavas que são rebaixadas para dentro na direção da largura do veículo são formadas nas paredes externas das armações principais que são providas no lado do corpo de veículo, e pelo menos uma parte do dispositivo antifurto é disposta na porção côncava.
No caso em que o dispositivo antifurto é disposto no lado dianteiro do punho, é necessário estender os chicotes do dispositivo antifurto para o lado do corpo de veículo. Os chicotes são conectados aos componentes elétricos tais como bateria, que são providos no lado do corpo de veículo. A 30 carga de operação de direção do punho frequentemente torna-se pesada na estrutura em que o dispositivo antifurto é disposto no lado do punho em comparação com a estrutura em que o dispositivo antifurto é disposto no lado do corpo de veículo, uma vez que os chicotes são puxados ou defletidos de acordo com a manobra do punho de guidão.
Neste aspecto, o dispositivo antifurto da presente invenção é disposto no lado do corpo de veículo, que pode dificultar a influência na operação de dirigir do punho tal como carga de operação de dirigir pesada do punho.
Em adição, as porções côncavas que são rebaixadas para dentro na direção da largura do veículo são formadas nas paredes externas das armações principais e pelo menos uma parte do dispositivo antifurto é dis10 posta na porção côncava. Uma vez que uma parte do dispositivo antifurto é disposta na porção côncava, é possível suprimir a quantidade de projeção do dispositivo antifurto para os lados na direção da largura do veículo. Consequentemente, o aumento na largura do veículo pode também ser inibido. Ainda, se uma antena for disposta na porção do dispositivo antifurto, que é 15 projetado da armação principal, é possível tornar difícil para que as ondas de radio sejam protegidas.
De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
2, os lados interno e externo do dispositivo antifurto são cobertos por uma armação do corpo e componente externo. Uma vez que o componente ex
terno funciona como um protetor, o dispositivo antifurto pode ser efetivamente protegido e a resistência à violação e similar é conseguida.
De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
3, a superfície plana do dispositivo antifurto em que a porção de antena é incorporada funciona como uma superfície de transmissão. O dispositivo
antifurto é disposto de tal modo que a área da superfície plana torna-se maior do que aquela de qualquer uma das superfícies laterais, que deste modo aumenta a flexibilidade de Iayout da porção de antena.
De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
4, o dispositivo antifurto é disposto dentro da porção mais externa da armação principal. Deste modo, o dispositivo antifurto que é disposto dentro da
porção mais externa da armação principal pode ser protegido pelas armação principal. De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
5, a unidade de controle de motor é suportada no interior das armações principais e o dispositivo antifurto é suportado na parede externa da armação principal. Ambos são suportados pelas armações principais. Pela disposição
da unidade de controle de motor e do dispositivo antifurto, que são suportados pelas armações principais, estreitamente juntos, a extensão dos chicotes pode ser reduzida.
De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
6, o componente externo inclui os capôs laterais para guiar o vento de deslocamento. O dispositivo antifurto é disposto dentro do capô lateral para guiar o vento de deslocamento, que deste modo pode abolir uma coberta para cobrir o dispositivo antifurto.
De acordo com a presente invenção com relação à reivindicação
7, as porções côncavas, uma das quais o dispositivo antifurto é colocado, são dispostas atrás dos orifícios de admissão de ar do veículo. Uma vez que
o dispositivo antifurto é disposto usando uma das porções côncavas que são dispostas atrás dos orifícios de admissão de ar, não há nenhuma preocupação quanto à possibilidade de afetar o fluxo do vento de deslocamento tomado dos orifícios de admissão de ar.
Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
Figura 2 é uma vista ampliada das partes essenciais da motocicleta.
Figura 3 é uma vista tomada na direção mostrada por uma seta
3 da figura 1.
Figura 4 é um diagrama com uma coberta de tanque de combustível removida da figura 3.
Figura 5 é uma vista detalhada de um dispositivo antifurto provido em uma armação principal.
Figura 6 é uma secção transversal tomada ao longo da linhas 6 - 6 da figura 3. Figura 7 é uma seção transversal tomada ao longo da linha 7-7
da figura 3.
Figura 8 é um diagrama em bloco do dispositivo antifurto.
Figura 9 é um diagrama do exemplo modificado da figura 7.
Melhor Modo Para Realizar a Invenção
A seguir, a concretização da presente invenção será descrita em detalhes. Nos desenhos anexos e na concretização, as direções tais como superior, inferior, frente, atrás, esquerda e direita são formadas, respectivamente, com referência à direção vista por um condutor montando uma moto10 cicleta. A orientação de cada desenho é a mesma que aquela dos números de referência incluídos aí.
Modalidade
Primeiramente, a concretização da presente invenção será descrita com referência aos desenhos anexos.
Como mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 é um veículo do
tipo de montar em selim em que um chassi 11 compreende um tubo dianteiro 12, um par de armações principais esquerda e direita 13, 13 (apenas o número de referência 13 na lado do observador é mostrado) que se estendem obliquamente para baixo na direção traseira do veículo a partir do tubo 20 dianteiro 12, um par de placas articuladas esquerda e direita 14, 14 que se estendem para baixo integralmente da extremidade traseira das armações principais 13, 13 e um par de trilhos de assento esquerdo e direito 16, 16 (apenas o número de referência 16 no lado do observador é mostrado) que são conectados na porção superior da porção traseira das armações princi25 pais 13, 13 de modo a se estenderem obliquamente para cima na direção traseira do veículo, um garfo dianteiro 21 é provido de modo dirigível no tubo dianteiro 12, uma roda dianteira 22 é provida na extremidade inferior do garfo dianteiro 21, um punho 23 que é dirigido por um condutor é provido na porção superior do garfo dianteiro 21, uma unidade de forças 28 que com30 preende um motor 26 e uma transmissão 27 é provida nas armações principais 13, 13 e placas articuladas 14, 14, um braço oscilante 32 é provido de modo verticalmente oscilante na placa articulada 14, 14 via um eixo pivô 31 e uma roda traseira 33 é provida na extremidade traseira do braço oscilante 32.
O motor 26 é um motor refrigerado a água ao qual um radiador 36 é conectado e o radiador 36 é disposto na frente de uma porção de cilin5 dro 26a do motor 26 bem como atrás da porção superior da roda dianteira 22. Uma pluralidade de tubos de exaustão dianteiros 38 estendidos para baixo e para trás a partir da porção de cilindro 26a, um sub-silencioso 41 é conectado à extremidade traseira dos tubos de exaustão dianteiros 38, um tubo de exaustão traseiro 42 estende-se para cima e obliquamente para trás na dire10 ção superior a partir do sub-silencioso 41, e um silencioso principal 43 é conectado na extremidade traseira do tubo de exaustão traseiro 42.
Um componente externo 50 que cobre o corpo de veículo inclui um capô superior 46 cobrindo o lado dianteiro do punho 23, primeiros capôs laterais esquerdo e direito 51, 51 (apenas o número de referência 51 no lado 15 do observador é mostrado) que se estendem para trás a partir do lado esquerdo e direito do capô superior 46, segundos capôs laterais esquerdo e direito 52, 52 ( apenas o número de referência 52 no lado do observador é mostrado) que se estendem para trás do veículo na traseira dos primeiros capôs laterais esquerdo e direito 51, 51, capôs traseiros esquerdo e direito 20 54, 54 ( apenas o número de referência 54 no lado do observador é mostrado) que se estendem para trás do veículo atrás dos segundos capôs laterais
52, 52 e um par de capôs do meio esquerdo e direito 47, 47 ( apenas o número de referência 47 no lado do observador é mostrado) que cobrem cada lado da porção intermediária do garfo dianteiro 21, a porção dianteira da ar25 mação principal 13, as porções dianteira e inferior dos tubos de exaustão dianteiros 38 e porções exceto a porção superior do radiador 36, abaixo dos primeiros capôs laterais esquerdo e direito 51, 51 e um par de capôs inferiores esquerdo e direito 48, 48 ( apenas o número de referência 48 no lado do observador é mostrado) que cobre as porções inferiores da unidade de força 30 28 e os tubos de exaustão dianteiros 38.
Um farol dianteiro 55 é provida no capô superior 46, um páralama dianteiro 56 é provido no garfo dianteiro 21, uma coberta de tanque de combustível 57 é provida nas armações principais 13, 13, um assento do condutor 58, um assento do passageiro carona 61 e os pára-lamas traseiros
67, 68 são providos nos trilhos de assento 16, 16. Uma unidade amortecedora traseira 62 tem uma sua extremidade conectada à porção superior do 5 braço oscilante 32 e sua outra extremidade conectada às porções inferiores das placas articuladas 14, 14 e braço oscilante 32 via um mecanismo de ligação 63. Os estribos do condutor 64, 64 (apenas o número de referência 64 no lado do observador é mostrado) são providos nas placas articuladas 14,
14 e os tribos do carona 66, 66 (apenas o número de referência 66 no lado do observador é mostrado) são providos nos trilhos de assento 16, 16.
Como mostrado na figura 2, um dispositivo antifurto 70 é disposto no lado da porção dianteira e superior da armação principal 13 que se estende obliquamente para baixo na direção traseira a partir da porção dianteira do veículo. O dispositivo antifurto 70 funciona para medir a informação posicionai 15 do veículo e transmitir de modo sem fio a informação posicionai. O dispositivo antifurto 70 é suportado na armação principal 13 via um estai 71.
Como mostrado na figura 3, uma porção de instrumento 73 incluindo um medidor de velocidade é disposta na frente do tubo dianteiro 12,o capô superior 46 que cobre a porção dianteira do veículo é disposto na fren20 te da porção de instrumento 73, os primeiros capôs laterais esquerdo e direito 51, 51 estendem-se lateralmente na direção da largura do veículo do capô superior 46 e para trás e a coberta do tanque de combustível 57 que cobre um tanque de combustível 74 é disposta dentro dos primeiros capôs laterais esquerdo e direito 51, 51. O tanque de combustível 74 é disposto sob a co25 berta de tanque de combustível 57, um depurador de ar 75 para fornecimento de ar limpo ao motor 26 é disposto na frente do tanque de combustível 74, e uma unidade de controle de motor 76 para controlar o motor (número de referência 26 na figura 1) é disposta sobre o depurador de ar 75. Isto é, as armações principais 13, 13 são cobertas pelo componente externo feito de 30 resina 50. O dispositivo antifurto 70 é disposto no espaço cercado por uma parede externa 13a da armação principal e o componente externo (o primeiro capô lateral 51 no lado esquerdo). A figura 4 mostra o Iayout de instrumentos sem a coberta do tanque de combustível e os primeiros capôs laterais esquerdo e direito. O par de armações principais esquerda e direita 13, 13 estendem-se para trás do veículo a partir do tubo dianteiro 12, que suporta de modo dirigível o pu5 nho ( número de referência 23 na figura 3), enquanto expandindo-se lateralmente na direção da largura do veículo, e as unidade de controle de motor 76 é disposta na traseira do tubo dianteiro 12 e no interior das armações principais 13, 13. A unidade de controle de motor 76 é provida nas armações principais 13, 13 via o depurador de ar 75.
As porções côncavas 17, 17 que são rebaixadas para dentro na
direção da largura do veículo, são formadas nas paredes externas 13a, 13a que são direcionadas na direção da largura do veículo do par de armações principais esquerda e direita 13,13. O dispositivo antifurto 70 é disposto de modo a sobrepor parcialmente o interior da porção côncava 17 no lado es15 querdo. Uma superfície externa 70u do dispositivo antifurto 70 é disposta dentro por uma direção da largura do veículo δ relativa à porção mais externas 18 da armação principal 13 em uma vista em planta do veículo. O dispositivo antifurto 70 e a unidade de controle de motor 76 são conectados pelos chicotes 78, 78. Incidentalmente, embora o dispositivo antifurto seja posto na 20 porção côncava no lado esquerdo na concretização da presente invenção, o dispositivo antifurto pode ser disposto na porção côncava no lado direito.
Em seguida, a estrutura de sustentação e similar do estai e do dispositivo antifurto no estai será a seguir descrita.
Como mostrado na figura 5, o estai 71 é fixado na porção côn25 cava 17, que é rebaixada na parede externa 13a da armação principal 13, com membros de fixação 81, 81 e o dispositivo antifurto 70 é destacavelmente provido no estai 71. O estai 71 é fixado na porção côncava 17 da parede externa 13a que constitui uma parte da armação principal 13. Isto é, o dispositivo antifurto 70 é suportado na parede externa 13a da armação prin30 cipal.
O dispositivo antifurto 70 é formado em um formato de paralelepípedo retangular compreendendo uma porção de teto 82, uma porção de fundo ( número de referência 83 na figura 6) e superfícies laterais 84a - 84d e é disposto de tal modo que a área da superfície plana (a porção de teto 82) torna-se maior do que aquela de qualquer uma das superfícies laterais 8a 84d. A circunferência do dispositivo antifurto 70 é vertical e horizontalmente 5 circundada por um membro elástico 87, por exemplo, feito de membro de borracha e similar, de modo a ser enrolado ao seu redor. Uma primeira porção convexa, uma segunda porção convexa e uma terceira porção convexa 91- 93 são formadas nos lados externos do membro elástico 87. Um primeiro furo de engate, um segundo furo de engate e um terceiro furo de engate 94 10 - 96 são abertos na primeira porção convexa, segunda porção convexa e terceira porção convexa 91 - 93, respectivamente. O dispositivo antifurto 70 pode ser destacavelmente provido no estai 71 pela inserção de uma primeira porção de projeção, uma segunda porção de projeção e uma terceira porção de projeção 101-103 que são providas no estai 71 no primeiro furo de en15 gate, segundo furo de engate e terceiro furo de engate 94 - 96, respectivamente.
O estai 71 inclui a porção de fundo 126 a qual o membro elástico 87 em um estado que circunda o dispositivo antifurto 70 é provido. O dispositivo antifurto 70 é provido na porção de fundo 126 do estai 71 pela inserção 20 da primeira porção de projeção, segunda porção de projeção e terceira porção de projeção 101 - 103, que se estendem para cima de modo a serem encurvadas com referência à porção de fundo 126, para o primeiro furo de engate, segundo furo de engate e terceiro furo de engate 94 - 96 do membro elástico 87 circundando a circunferência do dispositivo antifurto 70, respecti25 vãmente. Incidentalmente, uma porção de antena de GPS (porção de antena 119) é incorporada na porção superior do dispositivo antifurto 70.
Como mostrado na figura 6, cada um dos primeiros capôs laterais 51, 51 que guiam o vento de deslocamento como elementos constituintes do componente externo 50 tem uma superfície superior 111, uma super30 fície inferior 112 e uma superfície lateral 113 ligando entre a superfície superior 111 e a superfície inferior 112. Com referência também à figura 1, os primeiros capôs laterais 51, 51 estendem-se para trás a partir do capô superior 46, que cobre o lado dianteiro do veículo, passando pelo lado do tubo dianteiro (número de referência 12 na figura 3) para as porções côncavas17, 17 das armações principais 13.
Com referência também à figura 4, os orifícios de admissão de 5 ar esquerdo e direito 115, 115,que guiam o vento de deslocamento para o depurador de ar 75, são formados nos lados do tubo dianteiro 23 nas armações principais 13,13 cujas porções externas esquerda e direita são cobertas pelos primeiros capôs laterais 51,51. As porções côncavas 17, 17 são dispostas na porção traseira do veículo relativa aos orifícios de admissão de ar 10 esquerdo e direito 115, 115.
Como mostrado na figura 7, as armações principais 13, 13 têm uma seção transversal substancialmente retangular que é mais longa na extensão no sentido da altura do que na extensão no sentido da largura, a porção inferior é formada de modo a se expandir para fora relativa à sua porção 15 superior. O depurador de ar 75 é disposto acima do motor 26 entre as armações principais esquerda e direita 13, 13 e a unidade de controle de motor 76 é provida na superfície superior 111 do depurador de ar 75.
A seguir, a configuração do dispositivo antifurto e suas porções relacionadas será descrita.
Como mostrado na figura 8, o dispositivo antifurto 70 compreen
de um sensor de aceleração 121 que detecta a vibração aplicada no corpo de veículo do veículo do tipo de montar em selim (motocicleta 10), uma porção de GRS (porção de Sistema de Posicionamento Global) 122 que detecta a posição corrente do veículo pela recepção de informação nas órbitas doss 25 múltiplos satélites, a porção de antena de GPS 119 que é conectada à porção de GPS 122, uma unidade de controle 123 que instrui as medidas antifurto na recepção de um sinal de aceleração do sensor de aceleração 121 e uma informação posicionai JP da porção de GPS 122, uma unidade de comunicação de fone sem fio 125 que envia a informação posicionai JP à esta30 ção de base de fone sem fio 124 na base de um sinal de comunicação SC da unidade de controle 123, a porção de controle de motor ( unidade de controle de motor 76) que interrompe a operação de um dispositivo de ignição 126, isto é, interrompe o motor 26 pelo envio de um sinal de parada de ignição a um dispositivo de ignição 126 do motor ( número de referência 26 na figura 1), na base de um sinal de controle de motor SEC da unidade de controle 123, uma unidade de geração de alarme 131 que envia um sinal de a5 Iarme SA a um dispositivo de alarme 128, incluindo dispositivos de iluminação tais como farol dianteiro ( número de referência 55 na figura 1), e uma buzina na base de um sinal de controle de alarme SAC da unidade de controle 123 e assim ativa os dispositivos de iluminação e a buzina e uma fonte de força interna 132. Por exemplo, uma bateria de lítio é usada como a fonte 10 de força interna 132.
A seguir, o efeito operacional do veículo do tipo de montar em selim acima mencionado será descrito.
Nas figuras 3 e 4, as porções côncavas 17, 17 que são rebaixadas para dentro na direção da largura do veículo são formadas nas paredes externas13a, 13a das armações principais, que são providas no lado do corpo de veículo e uma parte do dispositivo antifurto 70 é disposta na porção côncava 17 no lado esquerdo.
No caso em que o dispositivo antifurto é disposto no lado dianteiro do punho de guidão, é necessário estender os chicotes do dispositivo anti20 furto até o lado do corpo de veículo. Os chicotes são conectados aos componentes elétricos tais como bateria, que são providos no lado do corpo de veículo. A carga da operação de dirigir do punho de guidão frequentemente torna-se pesada na estrutura em que o dispositivo antifurto é disposto no lado do punho de guidão em comparação com a estrutura em que o disposi25 tivo antifurto é disposto no lado do corpo de veículo, uma vez que os chicotes são puxados ou defletidos de acordo com a guiagem do punho de guidão.
Neste aspecto, o dispositivo antifurto 70 da presente invenção é suportado na armação principal 13 no lado do corpo de veículo, que pode dificultar a influência na operação de dirigir do punho de guidão 23 tal como a carga de operação de dirigir pesada do punho de guidão 23.
Em adição, as porções côncavas 17, 17 que são rebaixadas para dentro na direção da largura do veículo são formadas nas paredes externas 13a,13a das armações principais e uma parte do dispositivo antifurto 70 é disposta na porção côncava 17, uma das porções côncavas 17, 17. Uma vez que uma parte do dispositivo antifurto 70 é disposta na porção côncava
17 em um lado, é possível suprimir a quantidade de projeção do dispositivo 5 antifurto 70 para os lados na direção da largura do veículo. Consequentemente, o aumento na largura do veículo pode também ser suprimido. Ainda, se a porção de antena (número de referência 119 na figura 5) for disposta na porção do dispositivo antifurto 70, que é projetada da armação principal 13, é possível tornar difícil para as ondas de rádio serem protegidas.
Os lados interno e externo do dispositivo antifurto 70 são cober
tos pelo chassi 11 e pelo componente externo (o primeiro capô lateral 51). Uma vez que o primeiro capô lateral 51 funciona como um protetor, o dispositivo antifurto 70 pode ser efetivamente protegido e a resistência à violação e similar é conseguida.
Nas figuras 5 e 6, a porção de antena 119 é incorporada no dis
positivo antifurto 70. O dispositivo antifurto 70 é disposto de tal modo que a área da porção de teto 82, que constitui a superfície plana torna-se maior do que aquela de qualquer uma das superfícies laterais 84a - 84d.
A porção de teto 82 do dispositivo antifurto 70 em que a porção
de antena 119 é incorporada funciona como uma superfície de transmissão. O dispositivo antifurto 70 é disposto de tal modo que a área da porção de teto 82 torna-se maior do que aquela de qualquer uma das superfícies laterais 84a - 84d, que deste modo aumenta a flexibilidade de Iayout da porção de antena 119.
O componente externo 50 inclui o primeiro capô lateral 51 para
guiar o vento de deslocamento. O dispositivo antifurto 70 é disposto dentro dos primeiros capôs laterais 51,51 para guiar o vento de deslocamento, que deste modo pode abolir uma coberta para cobrir o dispositivo antifurto.Como um resultado, o número de partes pode ser reduzido.
Na figura 4, o dispositivo antifurto 70 é disposto dentro da porção
mais externa 18 da armação principal 13. Deste modo, o dispositivo antifurto
70 que é disposto dentro da porção mais externa 18 da armação principal 13 pode ser protegido pela armação principal 13.
A unidade de controle de motor 76 é suportada no interior das armações principais 13 e o dispositivo antifurto 70 é suportado na parede externa 13a da armação principal. Ambos são suportados pelas armações 5 principais 13. Pela disposição da unidade de controle de motor 76 e dispositivo antifurto 70, que são suportados o pelas armações principais 13, estreitamente juntas, a extensão dos chicotes 78 pode ser reduzida.
Com referência também à figura 4, as porções côncavas 17, 17, em uma das quais o dispositivo antifurto 70 é colocado, são dispostas atrás 10 dos orifícios de admissão de ar 115, 115 do veículo. Uma vez que o dispositivo antifurto 70 é disposto usando uma das porções côncavas 17 que são dispostas atrás dos orifícios de admissão de ar 115, 115, não há nenhuma preocupação sobre a possibilidade de afetar o fluxo do vento de deslocamento tomado dos orifícios de admissão de ar 115,115.
Como mostrado na figura 9, o exemplo modificado é diferente da
concretização acima mencionada em que são providas porções de abertura 17B, 17B em tal modo que as porções côncavas, que são rebaixadas para dentro na direção da largura do veículo, são estendidas para dentro na direção da largura do veículo e penetram nas armações principais 13,13. A outra 20 configuração e o efeito operacional são similares aqueles da concretização preferida, assim sua descrição será omitida aqui.
A presente invenção tendo sido aplicada assim às motocicletas de acordo com as concretizações específicas da presente invenção, a mesma é aplicável aos veículos de três rodas e também pode ser aplicada aos veículos do tipo de montar em selim em geral.
Aplicabilidade Industrial
A presente invenção é apropriadamente aplicável às motocicletas tendo um dispositivo antifurto.
10...veículo do tipo de montar em selim (motocicleta), 12...tubo dianteiro, 13...armação principal, 13a...parede externa da armação principal,
17...porção côncava da parede externa da armação principal, 23...punho do guidão, 46...capô dianteiro (capô superior), 50...componente externo, 51...capô lateral (primeiro capô lateral), 70...dispositivo antifurto, 75...depurador de ar,
76...unidade de controle de motor, 78...chicote, 82...superfície plana do dispositivo antifurto (porção de teto), 11 !..superfície superior do primeiro capô lateral, 112...superfície inferior do primeiro capô lateral, 113...superfície Iateral do primeiro capô lateral, 115...orifício de admissão de ar, 119...porção de antena de GPS (porção de antena).

Claims (7)

1. Veículo do tipo de montar em selim compreendendo um tubo dianteiro (12) que suporta de modo dirigível um punho de guidão (23) dirigido por um condutor e um par de armações principais esquerda e direita (13,13) que se estendem para trás do veículo enquanto expandindo-se lateralmente na direção da largura do veículo, a partir do tubo dianteiro (12), o veículo do tipo de montar em selim, caracterizado pelo fato de que uma porção côncava (17) que é rebaixada para dentro na direção da largura do veículo é formada em uma parede externa (13a) de uma das armações principais esquerda e direita (13) e pelo menos uma parte de um dispositivo antifurto (70) que mede a informação posicionai do veículo e transmite de modo sem fio a informação posicionai, é disposta na porção côncava (17).
2. Veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as ditas armações principais (13,13) são cobertas por um componente externo feito de resina (50) e o dito dispositivo antifurto (70) é disposto no espaço encerrado pela parede externa (13a) da dita armação principal (13) e o dito componente externo (50).
3. Veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo antifurto (70) incorpora uma porção de antena (119), o dito dispositivo antifurto (70) é disposta de tal modo que a área de uma superfície plana (82) torna-se maior do que aquela de qualquer uma das superfícies laterais (84).
4. Veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que as ditas armações principais (13,13) têm uma seção transversal substancialmente retangular que é mais longa na extensão no sentido da altura do que na extensão no sentido das largura, a sua porção inferior é disposta fora com relação a sua porção superior e o dito dispositivo antifurto (70) é disposto dentro, com relação à porção mais externa da dita armação principal (13).
5. Veículo do tipo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que uma unidade de controle de motor (76) para controlar um motor é disposta atrás do dito tubo dianteiro (12) e dentro das ditas armações principais (13, 13), a dita unidade de controle de motor (76) é provida nas ditas armações principais (13, 13) via um depurador de ar (75) que fornece o ar limpo ao dito motor, o dito dispositivo antifurto (70) é suportado na parede externa da dita armação principal (13) e o dispositivo antifurto (70) e a dita unidade de controle de motor (76) são conectados pelos chicotes (78).
6. Veículo do tipo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o dito componente externo (50) inclui os ditos capôs laterais (51) para guiar o vento de deslocamento, o dito capô lateral (51) tem uma superfície superior (111), uma superfície inferior (112) e uma superfície lateral (113) ligando entre a superfície superior (111) e a superfície inferior (112) e estende-se para trás a partir de um capô dianteiro (46), que cobre o lado dianteiro do veículo, passando pelos lados do dito tubo dianteiro (12) para a dita porção côncava (17) da dita armação principal (13).
7. Veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os orifícios de admissão de ar (115) que guiam o vento de deslocamento para o dito depurador de ar (75) são formados nas ditas armações principais (13, 13) no lado do dito tubo dianteiro (12) e as ditas porções côncavas (17) são dispostas na traseira do veículo, nos orifícios de admissão de ar (115).
BR102012031609-9A 2011-12-27 2012-12-11 veículo do tipo de montar em selim BR102012031609B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011-285925 2011-12-27
JP2011285925A JP5656818B2 (ja) 2011-12-27 2011-12-27 鞍乗型車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012031609A2 true BR102012031609A2 (pt) 2014-08-05
BR102012031609B1 BR102012031609B1 (pt) 2020-06-30

Family

ID=48910038

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012031609-9A BR102012031609B1 (pt) 2011-12-27 2012-12-11 veículo do tipo de montar em selim

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5656818B2 (pt)
BR (1) BR102012031609B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6908575B2 (ja) * 2018-12-25 2021-07-28 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6382886A (ja) * 1986-09-26 1988-04-13 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車の電装品取付構造
JPH0638785Y2 (ja) * 1989-02-28 1994-10-12 スズキ株式会社 オートバイの盗難防止スイッチ取付け装置
JP2678502B2 (ja) * 1989-08-31 1997-11-17 本田技研工業株式会社 車両用電源制御装置
JP2995193B2 (ja) * 1989-10-11 1999-12-27 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JPH0438283A (ja) * 1990-04-13 1992-02-07 Suzuki Motor Corp 自動二輪車のフレーム
JPH0438285A (ja) * 1990-04-13 1992-02-07 Suzuki Motor Corp 自動二輪車のフレーム
JPH04133994U (ja) * 1991-06-04 1992-12-14 スズキ株式会社 自動2輪車の配線固定装置
JP3570654B2 (ja) * 1997-02-07 2004-09-29 本田技研工業株式会社 自動2輪車の電装品取付構造
JP2007145130A (ja) * 2005-11-25 2007-06-14 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP5248237B2 (ja) * 2008-08-12 2013-07-31 本田技研工業株式会社 車両の前部構造
JP5145198B2 (ja) * 2008-11-14 2013-02-13 本田技研工業株式会社 自動二輪車の盗難対策装置
JP5042984B2 (ja) * 2008-12-26 2012-10-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP5341659B2 (ja) * 2009-07-31 2013-11-13 本田技研工業株式会社 電装品取付け装置
JP5235176B2 (ja) * 2009-07-31 2013-07-10 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP5378250B2 (ja) * 2010-01-27 2013-12-25 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の力ウリング構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP5656818B2 (ja) 2015-01-21
BR102012031609B1 (pt) 2020-06-30
JP2013133047A (ja) 2013-07-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2829463B1 (en) Saddled vehicle
US9150101B2 (en) Fuel-cell vehicle
JP6077931B2 (ja) 鞍乗り型車両のチェーン駆動装置
BR112013004819B1 (pt) Veículo do tipo de montar
US9156513B2 (en) Front cowl stay attachment structure for saddle-ride type vehicle
US9016769B2 (en) Saddle type vehicle
JP2012254771A (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
BRPI1002424B1 (pt) motocicleta
BRPI1002456A2 (pt) motocicleta
US8424902B2 (en) Saddle-type vehicle
BR102012024555A2 (pt) motocicleta
US8444175B2 (en) Saddle-type vehicle
BR102012031609A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
CN101990378B (zh) 电子产品安装装置
BR102014001761B1 (pt) Estrutura de disposição para a unidade de comunicação em veículo do tipo para montar
BRPI1105605A2 (pt) motocicleta
BRPI1002709B1 (pt) motocicleta
BRPI1002416B1 (pt) Motocicleta
CN109878603A (zh) 一种电子产品安装设备
JP5597601B2 (ja) 鞍乗り型車両
BR102012009807A2 (pt) motocicleta
JPH01275286A (ja) 自動二輪車用計器の配設構造
EP2965975B1 (en) Support structure for on-vehicle accessory device of saddle-riding type vehicle
BR112020005350B1 (pt) Estrutura de membro de suporte para veículos em selim
BRPI1101117B1 (pt) veículo do tipo montar em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/12/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.