BRPI1002456A2 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002456A2
BRPI1002456A2 BRPI1002456-5A BRPI1002456A BRPI1002456A2 BR PI1002456 A2 BRPI1002456 A2 BR PI1002456A2 BR PI1002456 A BRPI1002456 A BR PI1002456A BR PI1002456 A2 BRPI1002456 A2 BR PI1002456A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
battery
motorcycle
antitheft device
theft
Prior art date
Application number
BRPI1002456-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroshi Yamada
Naohiro Ashida
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43631045&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1002456(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1002456A2 publication Critical patent/BRPI1002456A2/pt
Publication of BRPI1002456B1 publication Critical patent/BRPI1002456B1/pt

Links

Landscapes

  • Burglar Alarm Systems (AREA)

Abstract

MOTOCICLETA. A presente invenção refere-se a uma tecnologia que permite que um dispositivo antifurto (63) seja provido enquanto mantendo um espaço de dispor o artigo em uma motocicleta (10) em que o espaço de dispor artigo é limitado. Motocicleta (10) é provida com um chassi de veiculo (11), um assento os ocupante (34) provido no chassi do veículo (II), uma caixa de bateria (51) disposta abaixo do assento os ocupante (34) e alojamento da bateria (52), e um dispositivo antifurto (63) para medição da informação posicional de um veículo e a transmissão sem-fio informação posicional, o dispositivo antifurto (63) sendo disposto sobre a caixa de bateria (51),abaixo do assento os ocupante (34) e abaixo de um trilho de assento (14) servindo como um elemento do chassi do veículo (11).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MOTOCI- CLETA".
Descrição
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma motocicleta em que um dispositivo antifurto é provido.
Antecedentes Técnicos
Como um dispositivo de antifurto para um veículo, há um dispo- sitivo antifurto em que um sensor de detecção de furto e um dispositivo de alerta são providos em um veículo e o som de alerta é gerado pelo dispositi- vo de alerta,quando o veículo é furtado. Ainda, há um dispositivo antifurto em que um sensor de detecção de furto é conectado a uma seção de contro- le de motor e a partida de um motor é adaptada para ser tornada impossível. Além do mais, um dispositivo antifurto é conhecido pelo fato de que, em adi- ção aos elementos acima, um Sistema de Posicionamento Global (GPS) e uma seção de comunicação de telefone celular são providos em um veículo e uma posição de um veículo furtado é detectada pelo GPS e a informação posicionai do veículo é transmitida a um telefone celular ou similar pela se- ção de comunicação de telefone celular (referir-se, por exemplo, à Literatura de Patente 1 (figuras 1 e 4)).
Na figura 1 da Literatura de Patente 1, um chassi do veículo 1 (sinais de referência apresentados na Literatura são usados na descrição seguinte) é provido em uma motocicleta e uma caixa de armazenamento de artigo 5 é fixada em uma porção traseira do chassi do veículo 1.
Na figura 4 da Literatura de Patente 1, um dispositivo antifurto 20 é disposto dentro da caixa de armazenamento do artigo 5 e dois capacetes H1, H2 são armazenados dentro da caixa de armazenamento de artigo 5 de modo a contornar o dispositivo antifurto 20.
Todavia, o dispositivo antifurto 20 é provido dentro da caixa de armazenamento de artigo 5, de modo que um volume ode armazenamento da caixa de armazenamento de artigo 5 torna-se reduzido.
Similarmente, mesmo em uma motocicleta sem uma caixa de armazenamento de artigo, se um dispositivo antifurto for provido, haverá uma possibilidade que um espaço de dispor o artigo seja reduzido e o grau de liberdade em colocar artigos seja afetado.
Na motocicleta em que o espaço de dispor o artigo é limitado, uma tecnologia que permite um dispositivo antifurto ser provido, enquanto mantendo o espaço de colocar o artigo é requerida.
Literatura de Patente
Literatura de Patente 1: JP-A N0 362448/2002
Sumário da Invenção
Problema Técnico
A presente invenção possui, como um objetivo, a provisão de uma tecnologia que permite um dispositivo antifurto ser provido, enquanto mantendo um espaço de colocar artigo em uma motocicleta em que o espa- ço de colocar artigo é limitado.
Solução para o Problema
A invenção da reivindicação 1 é destinada a uma motocicleta que é provida com um chassi do veículo suportando de modo manobrável uma roda dianteira e suportando de modo oscilante uma roda traseira, um tanque de combustível provido em uma porção dianteira do chassi do veícu- lo, um assento os ocupante provido no chassi do veículo em uma direção para trás do tanque de combustível, uma bateria provida abaixo do assento os ocupante e um dispositivo antifurto para medição da informação posicio- nai de um veículo e transmissão da informação posicionai sem fio, em que um dispositivo antifurto é disposto acima da bateria e abaixo do assento os ocupante e o chassi do veículo.
De acordo da invenção da reivindicação 2, a bateria é disposta em um lado relativo a um centro em uma direção da largura do veículo e o dispositivo antifurto é disposto em tal maneira que uma parte do mesmo é exposta do chassi do veículo, quando o veículo é visto de uma direção as- cendente.
De acordo com a invenção da reivindicação 3, o dispositivo anti- furto é disposto de tal maneira que uma porção terminal do mesmo é dire- cionada para frente ou para trás do veículo, um "subchicote de fio" é esten- dido em uma direção longitudinal de um corpo de veículo a partir da porção terminal e uma extremidade distai do subchicote de fio é unida a um chicote de fio principal que é estendido na direção longitudinal do corpo de veículo.
De acordo com a invenção da reivindicação 4, a bateria é aloja- da dentro da caixa de bateria formada de uma resina e uma porção de su- porte para suportar o dispositivo antifurto é formada integralmente com a caixa de bateria.
De acordo com a invenção da reivindicação 5, a bateria é dis- posta em um lado relativo ao centro na direção da largura do veículo e uma caixa de depurador de ar é disposta no outro lado, o depurador de ar sendo disposto de modo a sobrepor sobre a bateria e o dispositivo de antifurto, quando o veículo é visto de uma direção lateral.
De acordo com a invenção da reivindicação 6, o dispositivo anti- furto inclui o GPS que detecta a informação posicionai, uma seção de comu- nicação de telefone celular transmitindo a informação posicionai detectada, um sensor de aceleração detectando vibração que é aplicada a um corpo de veículo no momento do furto, uma seção de controle que controla integral- mente o GPS, a seção de comunicação de telefone celular e o sensor de aceleração e uma fonte de força interna fornecendo a força elétrica ao GPS e a seção de comunicação de telefone celular, o GPS, a seção de comuni- cação de telefone celular, o sensor de aceleração, a seção de controle e a fonte de força interna sendo alojados dentro de um alonamento ou caixa úni- ca.
De acordo com a invenção da reivindicação 7, o dispositivo anti- furto possui uma função de parada de motor para interromper a partida de um motor e uma função de alerta para levar um dispositivo de iluminação a ser operado para gerar um alerta, quando o dispositivo de antifurto detectar o furto e o dispositivo antifurto é conectado a um sistema elétrico que é pro- vido no corpo do veículo, pelo que a função de parada de motor e a função de alerta são adaptadas para serem capazes de operação.
De acordo com a invenção da reivindicação 8,o alonamento é formado em uma forma de caixa, uma superfície maior do mesmo é disposta em um estado horizontal ou um estado equivalente ao estado horizontal. Efeitos Vantajosos da Invenção
De acordo com a invenção da reivindicação 1, o dispositivo de antifurto é disposto entre a bateria e o assento os ocupante.
De acordo com esta invenção, o dispositivo de antifurto é dispos- to em um espaço entre a bateria e o assento os ocupante, que era freqüen- temente tratado como um espaço morto, de modo que na motocicleta em que um espaço de dispor artigo é limitado, é possível prover o dispositivo antifurto enquanto mantém o espaço de dispor artigo.
Em adição, o dispositivo antifurto pode ser disposto adjacente a bateria, de modo que é possível reduzir a extensão de um cabo fornecedor de força elétrica ao dispositivo antifurto da bateria e é possível reduzir a per- da elétrica.
Além do mais, a bateria e o dispositivo antifurto são coletivamen- te dispostos descendentes do chassi do veículo, de modo que a centraliza- ção de uma massa de veículo pode ser realizada e desempenho cinemático pode ser melhorado.
De acordo com a invenção da reivindicação 2, o dispositivo anti- furto é disposto em tal maneira que sua parte fica exposta do chassi do veí- culo, quando o veículo é visto da direção ascendente.
De acordo com esta invenção, o dispositivo antifurto é disposto de tal maneira que a parte do mesmo fica exposta do chassi do veículo, de modo que as sensibilidade de transmissão/recepção do dispositivo antifurto podem ser mantidas boas.
De acordo com a invenção da reivindicação 3, o dispositivo anti- furto é provido com as porções terminais que são dispostas na direção longi- tudinal do corpo do veículo e às quais os subchicotes de fio são conectados, os subchicotes de fio são estendidos na direção longitudinal do corpo do ve- ículo e as extremidades distais dos subchicotes de fios são unidas na peça de fixação principal que é estendida na direção longitudinal do corpo do veí- culo. Orientações das porções terminais, orientações dos subchicotes de fio e uma orientação do chicote de fio principal são todas orientações ao longo da direção longitudinal do corpo do veículo, de modo que a flexão dos subchicotes de fio pode ser restringida.
Se a flexão de chicotes de fio pudesse ser restringida, a exten- são dos subchicotes de fio poderia ser reduzida. Se a extensão dos subchi- cotes de fio no veículo for reduzida, um espaço de ocupação dos subchico- tes de fio no veículo seria reduzido, pelo que redução do peso poderia ser conseguida.
De acordo com a invenção da reivindicação 4, as porções de suporte para o dispositivo antifurto são formadas integralmente com uma caixa de bateria de resina.
De acordo com esta invenção,o dispositivo antifurto é configurado de modo a ser suportado pela caixa de bateria, de modo que os estais não são requeridos que sejam providos separadamente e um aumento no número de peças pode ser restringido. Em adição, a caixa de bateria é formada de uma resina, de modo que a mesma pode ser facilmente formada e, ao mesmo tempo, a redução do peso das porções de suporte pode ser facilmente reali- zada.
De acordo com a invenção da reivindicação 5, a bateria é dis- posta em um lado relativo ao centro na direção da largura do veículo e a cai- xa de depurador de ar é disposta no outro lado de modo a sobrepor a bateria e o dispositivo antifurto quando o veículo é visto da direção lateral. Tal dis- posição permite o dispositivo antifurto ser disposto com o uso efetivo de um espaço morto em cima da bateria. O uso efetivo do espaço morto em cima da bateria possibilita a prevenção de furto enquanto evitando superdimensi- onamento do veículo.
De acordo com a invenção da reivindicação 6, o dispositivo anti- furto inclui o GPS que detecta a informação posicionai, seção de comunica- ção de telefone celular que transmite a informação posicionai detectada, o sensor de aceleração que detecta a vibração que é aplicada ao corpo do veículo no momento do furto, a seção de controle integralmente controlando o GPS, a seção de comunicação de telefone celular e o sensor de acelera- ção e a fonte de força interna fornecendo a força elétrica ao GPS e a seção de comunicação de telefone celular, GPS, a seção de comunicação de tele- fone celular, o sensor de aceleração, a seção de controle e a fonte de força interna sendo alojados dentro de uma caixa única. O sistema do dispositivo antifurto é alojado dentro da caixa única, de modo que a capacidade de montagem com relação ao veículo pode ser melhorada. Nesse caso, mesmo que a caixa fosse de grande tamanho, a dimensão excessiva do veículo todo pode ser evitada pelo emprego de tal estrutura de disposição para o disposi- tivo antifurto de modo a ser acima descrito.
De acordo com a invenção da reivindicação 7, o dispositivo anti- furto possui a função de parar o motor para interromper a partida do motor e a função de alerta para levar o dispositivo de iluminação ser operado para gerar o alerta, quando o dispositivo antifurto detectar o furto e o dispositivo antifurto é conectado ao sistema elétrico que é provido no corpo do veículo, pelo que a função de parada de motor e a função de alerta são adaptadas para serem capazes de operação. O dispositivo antifurto é conectado ao sis- tema elétrico que é provido no corpo do veículo,pelo que a função de parada de motor e a função de alerta podem ser operadas, de modo que é desne- cessário dispor um novo componente de função ou aumentar fiações.
Além do mais, o dispositivo antifurto é disposto como acima des- crito, para deste modo permitir a conexão do dispositivo antifurto a uma fia- ção básica do veículo a ser realizada por uma fiação exclusiva curta, de mo- do que a redução do peso e a compactação do veículo podem ser realizadas.
De acordo com a invenção da reivindicação 8, o alongamento é formada em uma forma de caixa, a superfície maior da qual é disposta em um estado horizontal ou estado equivalente ao estado horizontal, de modo que é possível obter áreas de antenas do GPS e seção de comunicação de telefone celular após otimizar a disposição dos componentes de função no dispositivo antifurto e é possível tornar a transmissão/recepção boas.
Breve Descrição dos Desenhos Figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de a- cordo com a presente invenção.
Figura 2 é uma vista lateral esquerda de uma parte essencial da motocicleta de acordo com a presente invenção.
Figura 3 é uma vista em perspectiva detalhada para explicar uma estrutura de montagem para o dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção.
Figura 4 é uma vista explicativa ilustrando o dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção e partes pertinentes ao mesmo.
Figura 5 é um diagrama em bloco do dispositivo antifurto de a- cordo com a presente invenção.
Figura 6 é uma vista em planta da parte essencial da motocicleta de acordo com a presente invenção.
Descrição da Modalidade
Uma modalidade da presente invenção será explicada em deta- lhes a seguir. Nos desenhos e um exemplo, "acima", "abaixo", "dianteira", "traseira", "esquerda", e "direita" indicam as direções como visto de um con- dutor que conduz uma motocicleta. Incidentalmente, os desenhos deverão ser vistos na direção das orientações dos sinais de referência.
Exemplos
O exemplo da presente invenção será explicado na base nos desenhos.
Na figura 1, uma motocicleta 10 é um veículo em que um chassi de veículo 11 inclui um tubo dianteiro 12, uma armação principal 13 esten- dendo-se para trás a partir do tubo dianteiro 12, um trilho de assento 14 es- tendendo-se para trás a partir de uma porção superior traseira da armação principal 13, uma armação dianteira 15 obliquamente estendendo-se em uma direção para baixo/para trás a partir do tubo dianteiro 12, uma armação descendente 16 provida atrás de armação dianteira 15 e estendendo-se substancialmente para baixo a partir de uma porção traseira da armação principal 13 e uma subarmação 17 ligada entre uma porção inferior da arma- ção descendente 16 e o trilho de assento 14 e um motor 18 é provido na ar- mação dianteira 15 e na armação descendente 16.
Um garfo dianteiro 21 estende-se obliquamente em uma direção para frente para baixo do tubo dianteiro 12. Uma roda dianteira 22 é fixada em uma porção da extremidade inferior do garfo dianteiro 21. Um guidão de direção 23 para manobrar a roda dianteira 22 é fixado em uma porção da extremidade superior do garfo dianteiro 21.
Um eixo pivô 25 é provido na armação descendente 16 em uma direção da largura do veículo. Um braço oscilante 26 estende-se oscilante- mente para trás a partir do eixo pivô 25. Uma roda traseira 27 é fixada em uma porção da extremidade traseira do braço oscilante 26. Uma unidade amortecedora 28 estende-se da porção traseira do braço oscilante 26 para o trilho de assento 14. Uma porção da extremidade superior da unidade amor- tecedora 28 é fixada em um membro transversal 31 que é provido no trilho de assento 14. Isto é, o chassi do veículo 11 é um membro no qual o motor 18 é fixado e que suporta de modo manobrável a roda dianteira 22 e suporta de modo oscilável a roda traseira 27. Um descanso principal 32 é fixado na porção da extremidade inferior da armação descendente 16.
Um tanque de combustível 33 é montado em uma porção dian- teira da armação principal 13 de modo a escarranchar sobre a porção dian- teira da armação principal 13. Um assento os ocupante 34 sobre o qual os ocupantes sentam é montado no trilho de assento 14 que é provido no chas- si do veículo 11 em uma direção para trás do tanque de combustível 33. O assento os ocupante 34 é um assento em tandem sobre os quais os dois ocupantes podem sentar.
Uma porção dianteira do motor 18 é provida na armação diantei- ra 15 através de um suspensor de motor 35. Uma válvula reguladora 36 que fornece uma mistura de ar-combustível ao motor 18 é conectada à uma por- ção traseira do motor 18. Uma caixa de depurador de ar 37 que aloja um elemento é conectada à uma porção traseira da válvula reguladora 36.
O motor 18 é provido com um eixo de saída 41. Uma correia 42 para transmissão de força acionadora é provida entre um eixo de saída 41 e a roda traseira 27. Por esta correia 42, a força acionadora do motor 18 é transmitida à roda traseira 27.
Um para-lama dianteiro 44 é provido no garfo dianteiro 21, um capô dianteiro 45 é fixado em uma porção dianteira do tubo dianteiro 12 e um farol dianteiro 46 é fixado no capô dianteiro 45.
Além do mais, uma caixa de bateria 51 é disposta em uma área que é circundada pela armação descendente 16, trilho de assento 14 e sub- armação 17, uma bateria 52 é alojada dentro da caixa de bateria 51 e uma coberta lateral 53 que cobre o lado de um corpo do veículo é provida em uma direção lateral da caixa de bateria 51. A armação descendente 26 é um membro que se estende para baixo a partir da porção substancialmente cen- tral do chassi do veículo 11.
Um trilho de agarrar 56 que os ocupantes podem agarrar, um suporte de assento 57 que limita o assento os ocupante 34 e um para-lama traseiro 58 são fixados na porção traseira do trilho de assento 14 e um capô traseiro 61 que cobre a porção traseira do corpo do veículo é disposto late- ralmente do trilho de assento 14.
Em seguida, as estruturas da caixa de bateria e as porções ao redor serão explicadas.
Na figura 2, a caixa de bateria 51 que aloja a bateria 52 é dis- posta abaixo do assento os ocupante 34. A caixa de bateria 51 é disposta abaixo do trilho de assento 14.
A caixa da bateria 51 é provida com uma porção fechada 64 que suporta de modo circundante a periferia da bateria 52 e aloja a bateria 52, uma porção de flange 65 que é provida em torno da periferia da porção fe- chada 64, uma pluralidade de porções de montagem 67 que é provida na porção de flange 65 e fixada no lado do chassi do veículo 11 por uma plura- lidade de membros de fixação 66, uma pluralidade de porções de suporte 71 que é provida de modo ascendente e projetante em uma superfície do topo 69 da porção fechada e suporta um dispositivo antifurto 63, e uma banda de bateria 72 que é ligada através da porção fechada 64 e leva a bateria 52 alo- jada na porção fechada 64 a ser suportada na porção fechada 64. O disposi- tivo antifurto 63 é provido na superfície de topo 69 da porção fechada. A cai- xa de bateria 51 é provida em tal maneira que a superfície do topo 69 da porção fechada torna-se horizontal.
O dispositivo antifurto 63 é disposto em uma região triangular definida pela armação descendente 16, trilho de assento 14 e subarmação 17. Um lado voltado para fora do dispositivo antifurto na direção das largura do veículo é coberto com uma coberta lateral (sinal de referência 53 na figu- ra 1). Portanto, o dispositivo antifurto 63 não fica aparentemente exposto, um efeito de desencorajamento ao furto é aumentado e proteção para o disposi- tivo antifurto 63 pode ser conseguida sem um aumento no número de peças.
Um conector que será descrito, a seguir, é conectado a uma porção terminal 73 do dispositivo antifurto. Este conector é coberto com uma coberta do protetor de retenção do conector 75.
Isto é, na motocicleta 10, a bateria 52 é disposta abaixo do as- sento os ocupante 34 e o dispositivo antifurto 63 é disposto acima da bateria 52, abaixo do assento os ocupante 34 e abaixo do trilho do assento 14 ser- vindo como um componente do chassi do veículo 11.0 dispositivo antifurto 63 mede a informação posicionai do veículo e transmite por meio sem fio a informação posicionai. Os detalhes do dispositivo antifurto 63 serão descritos a seguir.
A caixa de depurador de ar 37 é disposta de modo descendente do assento os ocupante 34 e disposta de modo a sobrepor a caixa de bateria 52 e o dispositivo antifurto 63 quando o veículo é visto de uma direção late- ral. Isto é, quando o veículo é visto de um lado esquerdo, a caixa de depura- dor de ar 37 é disposta nos lados traseiros da caixa de bateria 51 e dispositi- vo antifurto 63 de modo a sobrepor a caixa de bateria 51.
Em seguida, a estrutura de montagem para o dispositivo de anti- furto será descrita.
Na figura 3, como descrito acima, a caixa de bateria 51 é provida com uma porção fechada 64, a porção de flange 65 provida em torno da pe- riferia da porção fechadas 64, a pluralidade de porções de montagem 67 provida na porção de flange 65 e fixada no lado do chassi de veículo 11 e as porções de suporte 71 provida de modo ascendente e projetante na superfí- cie do topo 69 da porção fechada e suportando o dispositivo de antifurto 63. As porções de suporte 71 incluem primeira e segunda porções projetantes 133, 134 providas nas porções da extremidade esquerda e direita da super- fície do topo 69 da porção fechada e uma terceira porção projetante 135 provida na porção de extremidade frontal da superfície do topo 69.
A caixa de bateria 51 é feita de uma resina e formada integral- mente com as porções de suporte 71 que suporta o dispositivo antifurto 63. O dispositivo antifurto é adaptado para que possa ser fixado nas porções de suporte 71.
De acordo com tal estrutura, as porções de suporte 71 para o dispositivo antifurto não são requeridas que sejam formadas dos membros separados tais como estais, de modo que o aumento no número de peças pode ser restringido. Em adição, a caixa de bateria 51 é formada de uma resina, de modo que a mesma pode ser facilmente formada e, ao mesmo tempo, a redução do peso das porções de suporte 71 pode ser facilmente realizada.
Um envoltório ou caixa 111 do dispositivo antifurto é vertical e lateralmente circundado na sua periferia por um membro elástico 112 em que três porções projetantes 113 são providas. Estas porções projetantes 113 têm furos de engate 114 formados nas posições dos mesmos que per- mitem o engate das porções de suporte 71. Os furos de engate 114 incluem um primeiro furo de engate 136 que engata a primeira porção projetante 133, um segundo furo de engate (sinal de referência 137 na figura 4) que engata a segunda porção de projeção 134 e um terceiro furo de engate 138 que en- gata a terceira porção de projeção 135.
A fixação do dispositivo antifurto 63 na caixa da bateria 51 é rea- lizada pela fixação do membro elástico 112 no alonamento 111 e levando o primeiro a terceiro furos de engate 136, 137, 138 formados no membro elás- tico 112 a serem instalados em torno da primeira a terceira porções de pro- jeção 133, 134, 135, respectivamente.
Com referência aos seguintes desenhos, os detalhes do alona- mento 111 do dispositivo antifurto e o membro elástico 112 serão descritos. Uma vista em planta do dispositivo antifurto 63 é ilustrado na figura 4(a) e uma vista na direção de uma seta 4(b) na figura 4(a) é ilustrada na figura 4(b).
O alonamento 111 é um membro de caixa de um formato de pa- ralelepípedo retangular que inclui uma superfície do topo 121, uma superfí- cie do fundo 122, uma superfície dianteira 123, uma superfície traseira 124, uma superfície esquerda 125 e uma superfície direita 126. A superfície tra- seira 124 é provida com porções terminais 73, 74 às quais os conectores 127, 128 são conectados.
O membro elástico 112 é um membro que inclui uma primeira porção de retenção 131 encerrando a superfície esquerda 125, superfície do topo 121, superfície direita 126 e superfície do fundo 122 do alonamento 111 e uma segunda porção de retenção 132 estendida para frente a partir da primeira porção de retenção 131 e encerrando a superfície do topo 121, su- perfície dianteira 123 e superfície do fundo 122 do alonamento 111. Uma primeira porção de projeção 146 que tem o primeiro furo de engate 136 é provida na primeira porção de retenção 131 ao longo da superfície esquerda 125, uma segunda porção de projeção 147 que tem o segundo furo de enga- te 137 é provida na primeira porção de retenção 131 ao longo da superfície direita 126 e uma terceira porção de projeção 148 que tem o terceiro furo de engate 138 é provida na segunda porção de retenção 132 ao longo da su- perfície dianteira 123. Cada um do primeiro furo de engate 136, segundo furo de engate 137 e terceiro furo de engate 138 é engatado com as porções de suporte (71 na figura 3).
O alonamento 111 é constrito com relação ao membro elástico 112 que é provido com o primeiro furo de engate 136, segundo furo de enga- te 137 e terceiro furo de engate 138, de modo que a vibração do veículo seja absorvido pelo membro elástico 112 e a vibração do veículo possa se tornar difícil de ser transmitida do dispositivo antifurto 63. Em adição, o alonamento 111 pode ser seguramente fixado nas porções de suporte 71.
Uma vista seccional, tomada ao longo de uma linha 4 (c)-4(c) na figura 4(b), é ilustrada na figura 4(c). As porções terminais 73, 74 às quais os conectores 127, 128 são conectados são providas na superfície traseira do dispositivo antifurto 63.
Em seguida, a estrutura do dispositivo antifurto será explicada.
Na figura 5, o dispositivo antifurto 63 inclui um Sistema de Posi- cionamento Global 151( GPS 151) que detecta a informação posicionai, um sensor de aceleração 153 que detecta a vibração que é aplicada ao corpo do veículo no momento do furto, uma seção de controle 154 integralmente con- trolando a informação posicionai JP do Sistema de Posicionamento Global 151 e um sinal de aceleração SA do sensor de aceleração 153, uma seção de comunicação de telefone celular 152 transmitindo a informação posicionai JP à uma estação de base de telefone celular 156 na base de um comando de comunicação SC da seção de controle 154, uma seção de controle de motor 157 transmitindo um sinal de parada de ignição SSS a um dispositivo de ignição 167 do motor (sinal de referência 18 na figura 1) na base de um sinal de controle de motor SEC1 a partir da seção de controle 154 para inter- romper a operação do dispositivo de ignição 167, isto é, interromper a parti- da do motor 18, uma seção de geração de alerta 158 transmitindo um sinal de alerta SA para um sistema de alerta 168 (um dispositivo de iluminação como um farol principal, um indicador de direção e um farol traseiro e uma buzina) na base de um sinal de controle de alerta SAC proveniente da seção de controle 154 para levar o dispositivo de iluminação e a buzina a serem operadas, e uma fonte de força interna 155 fornecendo a força elétrica ao GPS 151, a seção de controle 154, à seção de comunicação de telefone ce- lular 152, à seção de controle de motor 157 e a uma seção de geração de alerta 158. O sistema de Posicionamento Global 151 e a fonte de força inter- na 155 fornecendo as força elétrica à seção de comunicação de telefone celular 152 são providos dentro do alonamento único 111.0 fornecimento de força para GPS 151, à seção de controle 154, à seção de comunicação de telefone celular 156, à seção de controle de motor 157 e à seção de geração de alerta 158 pode ser também realizada da bateria (sinal de referência 52 na figura 1) no lado do corpo do veículo.
O sistema do dispositivo de antifurto 63 é alojado dentro de um alonamento simples 111, de modo que a capacidade de montagem com relação a um veículo pode ser melhorada. Neste caso, mesmo que o alona- mento 111 seja superdimensionado, o superdimensionamento do veículo todo pode ser evitado pelo emprego de tal estrutura de dispor o dispositivo antifurto como acima descrito.
Isto é, o dispositivo antifurto 63 possui uma função de parada de motor para interromper a partida do motor 18 e uma função de alerta para levar o farol dianteiro 46, servindo como o dispositivo de iluminação, a ser operado para gerar um alerta, quando o dispositivo antifurto detectar o furto. O dispositivo antifurto 63 é conectado a um sistema elétrico que é provido no corpo do veículo, pelo que a função de parada do motor e a função de alerta podem ser operadas.
De acordo com a estrutura acima mencionada, o dispositivo anti- furto 63 é conectado, por exemplo, ao sistema elétrico tal como farol diantei- ro 46 ou a seção de controle do motor 154, que é provida no corpo do veícu- lo, pelo que a função de parada do motor e a função de alerta podem ser operadas, de modo que é desnecessário dispor qualquer novo componente de função ou aumentar fiações e as peças existentes podem ser eficazmen- te usadas como uma parte do dispositivo antifurto 63.
Nas figuras 2 e 6, a bateria 52 é disposta no lado esquerdo co- mo um lado relativo a um centro C na direção da largura do veículo e a caixa de depurador de ar 37 é disposta no lado direito como o outro lado. Essa caixa de depurador de ar 37 é disposta de modo a sobrepor a bateria 52 e o dispositivo antifurto 63 quando o veículo é visto da direção lateral.
A disposição acima mencionada permite o dispositivo antifurto 63 ser disposto com uso eficaz de um espaço morto acima da bateria 52 e possibilita a prevenção ao furto a ser realizado enquanto evitando o super- dimensionamento do veículo.
Incidentalmente, a caixa de depurador de ar pode ser disposta no lado esquerdo relativo ao centro na direção da largura do veículo e a ba- teria e o dispositivo antifurto podem ser dispostos no lado direito relativo ao centro na direção da largura do veículo. A bateria 52 é disposta no lado esquerdo relativo ao centro C na direção da largura do veículo e o dispositivo antifurto 63 é disposto em tal maneira que uma parte do mesmo fica exposta do chassi do veículo 11, quando o veículo é visto de uma direção superior. O dispositivo antifurto 63 é disposto em tal maneira que a a parte do mesmo ficas exposta do chassi do veículo 11, de modo que a sensibilidades de transmissão /recepção do dis- positivo antifurto 63 podem ser mantidas boas.
O dispositivo antifurto 63 é disposto em tal maneira que as por- ções terminais 73, 74 são direcionadas para trás do veículo. Subchicotes de fio 161, 162 são estendidos na direção longitudinal do corpo do veículo a partir das porções terminais 73, 74. As extremidades distais 161a, 161a dos subchicotes de fio são unidas em um chicote de fio principal 162 que é es- tendido na direção longitudinal do corpo do veículo, incidentemente, as por- ções terminais 73, 74 podem se dispostas de modo a ser direcionado para frente do veículo.
As porções terminais 73, 74 são providas no dispositivo antifurto 63 na direção longitudinal do corpo do veículo, os subchicotes de fio 161, 161 são estendidos na direção longitudinal do corpo do veículo a partir das porções terminais 73, 74 e as extremidades distais 161a, 161a dos subchico- tes de fio são unidas no chicote de fio principal 162 que é estendido na dire- ção longitudinal do corpo do veículo, de modo que as orientações da porção terminal 73, 74, orientações dos subchicotes 161, 161 e uma orientação do chicote de fio principal 162 podem ser coincididas uma com a outra. Deste modo, a flexão dos subchicotes de fio 161, 161 pode ser restringida. Se a flexão dos subchicotes de fio 161, 161 pudesse ser restringida, a extensão dos subchicotes 161, 161 poderia ser encurtada. Se a extensão dos subchi- cotes de fio 161, 161 for encurtada, um espaço de ocupação dos subchico- tes 161, 161 no veículo será reduzido e a redução do peso poderá ser reali- zada.
Em adição, as porções terminais 73, 74 são dispostas na super- fície traseira 124 do alonamento provido no lado recuado do veículo, de mo- do que é possível minimizar o efeito que pode ser exercido nos conectores 127, 128 pela água da chuva ou similar que é lançada na frente durante o deslocamento do veículo. Incidentalmente, se o motor 18 for disposto diante das porções terminais 73, 74, é possível reduzir o efeito termal nos chicotes de fio.
Em seguida, a operação da motocicleta acima mencionada será descrita.
Na figura 2, o dispositivo antifurto 63 é disposto acima da bateria 52 e abaixo do assento os ocupante 34, de modo que o dispositivo antifurto 63 e a bateria 52 podem ser dispostos adjacentemente. Uma vez que o dis- positivo antifurto 63 e a bateria 52 são adjacentemente dispostos, a exten- são do cabo (chicote de fio) que conecta o dispositivo antifurto 63 e a bateria 52 pode ser reduzida. Se a extensão do chicote de fio pudesse ser reduzi- da,é possível reduzir a perda elétrica.
Ainda, o dispositivo antifurto 63 é disposto como acima descrito, pelo que a conexão do dispositivo antifurto a uma fiação básica do veículo é permitida que seja realizada por uma fiação exclusiva curta, de modo que a redução do peso e a compactação do veículo podem ser realizadas.
Além disso, o dispositivo antifurto 63 é disposto acima da bateria 52 e na porção inferior do chassi do veículo 11. A bateria de peso relativa- mente pesado 52 e o dispositivo antifurto 63 são coletivamente dispostos na porção inferior do trilho de assento 14 servindo como chassi do veículo 11, de modo que a centralização de uma massa de veículo pode ser realizada.
Ainda, o dispositivo antifurto 63 é disposto entre a bateria 52 e o assento os ocupante 34. No passado, um espaço entre a bateria 52 e o as- sento os ocupante era freqüentemente tratado como um espaço morto. Em relação a este ponto, na presente invenção, o dispositivo antifurto 63 é dis- posto no espaço entre a bateria 52 e o assento do ocupante 34, que era tra- tado freqüentemente como espaço morto. De modo que na motocicleta em que um espaço de colocar o artigo é limitado, é possível prover o dispositivo antifurto 63 enquanto mantendo o espaço de colocar o artigo.
Ainda, o dispositivo antifurto 63 é coberto pelo alonamento 111 que é formado em uma forma de caixa como um membro de caixa e a su- perfície do topo 121 do alonamento que é uma superfície maior da caixa é disposta de modo a se tornar substancialmente horizontal. Mais particular- mente, a caixa de bateria 51 é provida no chassi do veículo 11, e o alona- mento 111 é provido na superfície do topo 69 da porção fechada provida na caixa de bateria 51 e disposta de modo substancialmente horizontal, em tal maneira que a superfície de topo 121 da mesma torna-se substancialmente horizontal.
A superfície do topo 121 do alonamento é disposta no estado horizontal ou em um estado equivalente ao estado horizontal, de modo que é possível obter áreas de antenas do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e seção de comunicação de telefone celular após otimização da dis- posição dos componentes de função no dispositivo antifurto 63 e a transmis- são/ recepção podem ser feitas bem.
Na figura 6, a direção para cima do dispositivo antifurto 63 provi- do com o Sistema de Posicionamento Global (sinal de referência 151 na fi- gura 5) e seção de comunicação de telefone celular (sinal de referência 152 na figura 5) não é coberta com o chassi de veículo 11. Isto é, a direção para cima do dispositivo antifurto 63 não é coberta por um membro de metal e é coberta pelo assento os ocupante de resina 34. De acordo com a estrutura acima descrita, quando a recepção da informação orbital de um satélite arti- ficial pelo Sistema de Posicionamento Global 151 (GPS 151) e transmissão da informação posicionai pela seção de comunicação de telefone celular 152 são realizadas, as ondas de rádio não são bloqueadas, uma vez que o membro de metal não está presente sobre o Sistema de Posicionamento Global 151 e seção de comunicação de telefone celular 152. Portanto, as sensibilidades da transmissão/recepção tornam-se boas e o dispositivo anti- furto 63 pode ser apropriadamente operado mesmo na motocicleta em que o grau de liberdade na disposição do dispositivo antifurto 63 é baixo.
Ainda, o dispositivo antifurto 63 como visto na vista em planta é disposto em uma porção limítrofe entre o tanque de combustível 33 e o as- sento do ocupante 34 em tal maneira que a sua parte fica exposta do tanque de combustível 33 e do trilho de assento 14 servindo como chassi do veícu- lo. Portanto, ο dispositivo antifurto 63 fica disposto no vizinho da posição do assento do ocupante 34 sobre o qual o condutor (ocupante) senta, de modo que é possível manter as sensibilidades de transmissão/recepção boas, quando comparado a um caso em que o dispositivo antifurto 63 fica disposto recuado e para baixo do assento os ocupante 34, sobre o qual qualquer ba- gagem de metal, equipagem etc. podem ser carregadas.
Incidentalmente1 embora a presente invenção seja aplicada à motocicleta na modalidade, a mesma pode também ser aplicada a um veícu- lo de três rodas e a um veículo do tipo de montar no selim em geral.
Em uma motocicleta de acordo com a reivindicação 2, as por- ções terminais do dispositivo antifurto podem ser dispostas de modo a serem direcionadas para dentro ou para fora do veículo. Aplicabilidade Industrial
A presente invenção é apropriada para uma motocicleta provida com um dispositivo antifurto.
Listagem de Referência
10... Motocicleta
11 ...Chassi do veículo
18... Motor
22...Roda dianteira
27...Roda traseira
33...Tanque de combustível
34...Assento os ocupante
37...Caixa de depurador de ar
51...Caixa de bateria
52... Bateria
63...Dispositivo antifurto
71...Porção de suporte
73...Porção terminal
111 ..Alonamento ou caixa
121 ..Superfície maior da caixa (superfície do topo do alonamento)
151..Sistema de posicionamento global(GPS) 152..Seção de comunicação de telefone celular
153..Sensor de aceleração
154..Seção de controle
155..Fonte de força interna
161..Subchicote de fio
161 a.Extremidade distai do subchicote de fio
162..Chicote de fio principal
C....Centro na direção da largura do veículo

Claims (8)

1. Motocicleta (10) compreendendo: um chassi de veículo (11) suportando de modo manobrável uma roda dianteira (22) e oscilantemente suportando uma roda traseira (27); um tanque de combustível (33) provido em uma porção dianteira do chassi do veículo (11); um assento os ocupante (34) provido no chassi do veículo (11) em uma direção recuada do tanque de combustível (33); uma bateria (52) provida abaixo do assento do ocupante (34); e um dispositivo antifurto (63) para medição da informação posicionai de um veículo e transmissão da informação posicionai sem fio, caracterizada pelo fato de que o dispositivo antifurto (63) é dis- posto em cima da bateria (52) e abaixo do assento os ocupante (34) e do chassi do veículo (11).
2. Motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 1, caracteriza- da pelo fato de que a bateria (52) é disposta em um lado relativo a um centro em uma direção da largura do veículo e o dispositivo antifurto (63) é disposto em tal maneira que uma parte do mesmo fica exposta do chassi do veículo (11), quando o veículo é visto de uma direção para cima.
3. Motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac- terizada pelo fato de que o dispositivo antifurto (63) é disposto em tal manei- ra que uma porção terminal (73) do mesmo é direcionada para frente ou pa- ra trás do veículo e em que um subchicote de fio (161) é estendido em uma direção longitudinal de um corpo do veículo a partir da porção terminal (73) e uma extremidade distai do subchicote de fio (161) é unida ao chicote princi- pal (162) que é estendido na direção longitudinal do corpo do veículo.
4. Motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, ca- racterizada pelo fato de que a bateria (52) é alojada dentro de uma caixa de bateria (51) formada de uma resina e uma porção de suporte (71) para su- portar o dispositivo antifurto (63) é formada integralmente com a caixa de bateria (51).
5. Motocicleta (10) de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 2 a 4, caracterizada pelo fato de que a bateria (52) é disposta em um lado relativo ao centro na direção da largura do veículo e uma caixa de de- purador de ar (37) é disposta no outro lado, de modo a sobrepor a bateria (52) e o dispositivo antifurto (63), quando o veículo é visto de uma direção lateral.
6. Motocicleta (10) de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o dispositivo antifurto (63) com- preende: GPS (151) detectando informação posicionai; uma seção de comu- nicação de telefone celular (152) transmitindo a informação posicionai detec- tada; um sensor de aceleração (153) detectando a vibração que é aplicada a um corpo de veículo no momento do furto; uma seção de controle (154) con- trolando integralmente o GPS (151), a seção de comunicação de telefone celular (152) e o sensor de aceleração (153); e um telefone de força interna (155) fornecendo a força elétrica ao GPS (151) e a seção de comunicação de telefone celular (152), o GPS (151), a seção de comunicação de telefone celular (152), o sensor de aceleração (153), a seção de controle (154) e a fonte interna (155) sendo alojados dentro de um alonamento (111) único.
7. Motocicleta (10) de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o dispositivo antifurto (63) possui uma função de parada do motor (18) para interromper a partida de um motor (18) e uma função de alerta para levar um dispositivo de iluminação a ser operado para gerar um alerta, quando o dispositivo antifurto (63) detectar o furto e o dispositivo antifurto (63) é conectado a um sistema elétrico, que é provido no corpo do veículo, de modo a permitir a função de parada de mo- tor (18) e a função de alerta serem operadas.
8. Motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 6 ou 7, carac- terizada pelo fato de que o alonamento (111) é formado em uma forma de caixa, uma superfície maior do qual é disposta em um estado horizontal ou estado equivalente ao estado horizontal.
BRPI1002456A 2009-07-17 2010-07-15 motocicleta BRPI1002456B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009168502A JP5412199B2 (ja) 2009-07-17 2009-07-17 自動二輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002456A2 true BRPI1002456A2 (pt) 2012-05-15
BRPI1002456B1 BRPI1002456B1 (pt) 2019-08-13

Family

ID=43631045

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002456A BRPI1002456B1 (pt) 2009-07-17 2010-07-15 motocicleta

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5412199B2 (pt)
BR (1) BRPI1002456B1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4915884B1 (ja) * 2011-03-13 2012-04-11 株式会社Sarus Soft スマートフォン上で稼動する盗難車両追跡プログラム
JP5782932B2 (ja) * 2011-09-05 2015-09-24 スズキ株式会社 自動二輪車
JP2014058187A (ja) * 2012-09-14 2014-04-03 Suzuki Motor Corp 自動二輪車
JP6117840B2 (ja) * 2015-03-25 2017-04-19 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の収納構造
WO2017154437A1 (ja) * 2016-03-09 2017-09-14 本田技研工業株式会社 自動二輪車
WO2018173958A1 (ja) * 2017-03-24 2018-09-27 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のバッテリ配置構造
JP7351250B2 (ja) * 2020-03-27 2023-09-27 スズキ株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6139686U (ja) * 1984-08-15 1986-03-13 川崎重工業株式会社 自動二輪車の電装品取付構造
JP4189154B2 (ja) * 2001-04-02 2008-12-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車の盗難対策装置設置構造
JP4104332B2 (ja) * 2002-01-07 2008-06-18 本田技研工業株式会社 エアクリーナを有するエンジンを備える車両
JP3990260B2 (ja) * 2002-11-22 2007-10-10 ヤマハモーターエレクトロニクス株式会社 車両用盗難防止方法及び装置
JP2010120626A (ja) * 2008-10-24 2010-06-03 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
JP5412199B2 (ja) 2014-02-12
JP2011020603A (ja) 2011-02-03
BRPI1002456B1 (pt) 2019-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002456A2 (pt) motocicleta
BR112013004819B1 (pt) Veículo do tipo de montar
EP2180332B1 (en) Motorcycle
BRPI0904360B1 (pt) Dispositivo antifurto para uma motocicleta
BRPI1002424B1 (pt) motocicleta
BRPI0904454B1 (pt) Dispositivo antifurto para motocicleta
JP5656924B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
BR102012032381A2 (pt) Motocicleta
CN103619698A (zh) 电子装置用防水构造
BRPI0905170A2 (pt) motocicleta
BRPI1002709A2 (pt) motocicleta
BR102012024555A2 (pt) motocicleta
BRPI0904453A2 (pt) motocicleta
JP5235177B2 (ja) 自動二輪車
BRPI1100143A2 (pt) veìculo do tipo de selim
JP5192995B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
JP5656923B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
JP5470104B2 (ja) 鞍乗り型車両
JP2011006028A (ja) 自動二輪車の電装品ユニット
BR102012031609A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
BR102013005338A2 (pt) Aparelho antifurto para motocicleta
BR102012017799A2 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BRPI1101117B1 (pt) veículo do tipo montar em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS