BR102012017799A2 - Veículo do tipo montar em selim - Google Patents

Veículo do tipo montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BR102012017799A2
BR102012017799A2 BR102012017799-4A BR102012017799A BR102012017799A2 BR 102012017799 A2 BR102012017799 A2 BR 102012017799A2 BR 102012017799 A BR102012017799 A BR 102012017799A BR 102012017799 A2 BR102012017799 A2 BR 102012017799A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
disposed
vehicle body
fairing
storage box
Prior art date
Application number
BR102012017799-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012017799B1 (pt
Inventor
Shota Yamasaki
Hiroshi Nishijima
Daisuke Fujihira
Original Assignee
Hinda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hinda Motor Co Ltd filed Critical Hinda Motor Co Ltd
Publication of BR102012017799A2 publication Critical patent/BR102012017799A2/pt
Publication of BR102012017799B1 publication Critical patent/BR102012017799B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J9/00Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags
    • B62J9/10Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags integrated with the cycle
    • B62J9/18Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags integrated with the cycle in a dummy fuel tank

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

VEÍCULO DO TIPO MONTAR EM SELIM. A presente invenção refere-se a um veículo do tipo montar em selim que inclui um dispositivo antifurto, uma técnica que possa reduzir o efeito sobre a operação de direção de um guidão de direção. Uma motocicleta (10) inclui uma estrutura de corpo de veículo (11); um guidão de direção (16) e um assento(24) disposto sobre a estrutura de corpo de veículo (11), um sendo espaãdo longitudinalmente do outro; e uma caixa de armazenamento (83) e carenagens laterais (41L) e (41R) como peças plásticas, disostas sobre a estrutura de corpo de veículo (11) entre o guidão de direção (16) e o assento (24). Na motocicleta (10), um dispositivo antifurto (80) é disposto acima da estrutura de corpo de veículo (11) em uma vista lateral de veiculo, o dispositivo (101); um seção de antena (102); e uma fiação de antena (103) que se estende da unidade da unidade principal de dispositivo (101) para a seção da antena (102). A seção da antena (102) e a unidade principali de dispositivo (101) estão montadas sobre a caixa de armazenamento (83) através de um suporte comum (89).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO MONTAR EM SELIM". CAMPO DA TÉCNICA
A presente invenção refere-se a um veículo do tipo montar em selim aperfeiçoado que inclui um dispositivo antifurto disposto em uma por- ção dianteira do veículo. TÉCNICA ANTERIOR
Um usuário, tal como um motociclista, de um veículo pode não encontrar o seu veículo onde este deveria estar localizado. É conveniente neste caso se o veículo puder ser localizado.
Um veículo do tipo montar em selim conhecido inclui um disposi- tivo antifurto que tem uma função de identificar a localização do veículo (ver, por exemplo, Documento de Patente 1 (figura 1)).
Referindo-se à figura 1 do Documento de Patente 1, um disposi- tivo antifurto (50) (o número entre parênteses representa o número de refe- rência dado no Documento de Patente 1; o mesmo é válido aqui abaixo) está integralmente disposto com um guidão de direção (31) acima de uma roda dianteira (32). Dispor o dispositivo antifurto (50) no guidão de direção (31) que está disposto em uma porção dianteira do veículo permite que um espa- ço de corpo de veículo limitado seja efetivamente utilizado enquanto conse- guindo um bom ambiente de comunicação.
Se o dispositivo antifurto (50) for integrado com o guidão de di- reção (31), uma operação de direção do guidão de direção (31) muda uma distância entre o dispositivo antifurto (50) e um componente elétrico disposto sobre o lado de corpo de veículo. A mudança na distância entre o dispositivo antifurto (50) e o componente elétrico resulta em uma mudança em tensão ou flexão de uma fiação. A mudança em tensão ou flexão da fiação pode tornar a operação do guidão de direção (31) dura ou de outro modo afetar a operação de direção.
Uma necessidade existe no veiculo do tipo montar em selim que inclui um dispositivo antifurto para uma técnica que possa reduzir o efeito sobre a operação de direção do guidão de direção. DOCUMENTOS DA TÉCNICA ANTERIOR DOCUMENTO DE PATENTE DOCUMENTO DE PATENTE 1
Patente Japonesa Aberta À Inspeção Pública Número 2010-
116127
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
PROBLEMA A SER RESOLVIDO PELA INVENÇÃO
É um objetivo da presente invenção prover, em um veículo do ti- po montar em selim que inclui um dispositivo antifurto, uma técnica que pos- sa reduzir o efeito sobre a operação de direção de um guidão de direção. MEIOS PARA RESOLVER O PROBLEMA
A presente invenção como definida na reivindicação 1 está ca- racterizada por prover um veículo do tipo montar em selim que tem uma es- trutura de corpo de veículo formada de metal; um guidão de direção operado por um motociclista e um assento sobre o qual o motociclista senta, disposto sobre a estrutura de corpo de veículo, um sendo espaçado longitudinalmente do outro; e uma pluralidade de peças plásticas disposta sobre a estrutura de corpo de veículo entre o guidão de direção e o assento. O veículo do tipo montar em selim inclui um dispositivo antifurto disposto acima da estrutura de corpo de veículo em uma vista lateral de veículo. O dispositivo antifurto inclui: uma unidade principal de dispositivo; uma seção de antena; e uma fiação de antena que estende da unidade principal de dispositivo para a se- ção de antena. O dispositivo antifurto está disposto, em uma vista plana de veículo, dentro de um espaço entre pelo menos duas peças plásticas; e a unidade principal de dispositivo está disposta de modo que um plano tenha uma área menor do que uma área de uma superfície lateral.
A presente invenção como definida na reivindicação 2 está ca- racterizada pelo fato de que: a seção de antena está disposta de modo que um plano tenha uma área maior do que uma área de uma superfície lateral; e a área do plano da seção de antena é menor do que a área do plano da unidade principal de dispositivo.
A presente invenção como definida na reivindicação 3 está ca- racterizada pelo fato de que: uma seção de antena está disposta acima da unidade principal de dispositivo; e a seção de antena e a unidade principal de dispositivo estão dispostas sobre uma das peças plásticas através de um suporte comum.
A presente invenção como definida na reivindicação 4 está ca-
racterizada pelo fato de que: as peças plásticas incluem uma caixa de arma- zenamento e carenagens laterais esquerda e direita para cobrir os lados da caixa de armazenamento ao longo do veículo; e o dispositivo antifurto está disposto dentro de um espaço entre uma das carenagens laterais esquerda e direita e a caixa de armazenamento.
A presente invenção como definida na reivindicação 5 está ca- racterizada pelo fato de que: as peças plásticas incluem uma caixa de filtro de ar e carenagens laterais esquerda e direita para cobrir os lados da caixa de filtro de ar ao longo do veículo; e o dispositivo antifurto está disposto den- tro de um espaço entre uma das carenagens laterais esquerda e direita e a caixa de filtro de ar.
A presente invenção como definida na reivindicação 6 está ca- racterizada pelo fato de que: a caixa de armazenamento tem uma abertura de porção superior fechada por uma carenagem de tampa com chave; uma carenagem superior para cobrir uma superfície superior de uma porção dian- teira de um corpo de veículo está estendida em uma borda dianteira da caixa de armazenamento; um fixador para fixar uma porção traseira da carenagem superior no corpo de veículo está disposto sob a carenagem de tampa; um suporte está disposto sob a carenagem superior; e o fixador está configura- do para ser girado quando a carenagem de tampa está aberta. EFEITOS DA INVENÇÃO
De acordo com a reivindicação 1 da presente invenção, as pe- ças plásticas estão montadas sobre a estrutura de corpo de veículo entre o guidão e o assento. O dispositivo antifurto está disposto dentro do espaço entre pelo menos duas peças plásticas. Especificamente, o dispositivo anti- furto está disposto sobre o lado de corpo principal de veículo.
Suponha que o dispositivo antifurto esteja disposto na frente do guidão. Então, a fiação precisa ser estendida do dispositivo antifurto até o lado de corpo principal de veículo. A fiação está conectada a uma parte elé- trica, tal como uma bateria, disposta no lado de corpo principal de veículo. Na disposição na qual o dispositivo antifurto está disposto no lado do guidão, a operação do guidão faz com que a fiação seja puxada ou enrolada con- forme o guidão é movido, resultando às vezes em uma direção dura, se comparado com uma disposição na qual o dispositivo antifurto está disposto sobre o lado de corpo principal de veículo.
Neste aspecto, o dispositivo antifurto da presente invenção está disposto sobre o lado de corpo principal de veículo, de modo que não existe preocupação sobre afetar o desempenho de direção, tal como uma direção dura do guidão.
Além disso, as peças plásticas que circundam o dispositivo anti- furto permitem que as ondas de rádio atravessem, mas a estrutura de corpo de veículo formada de metal não. Como o dispositivo antifurto está disposto em um nível mais alto do que a estrutura de corpo de veículo que tem tal característica, um melhor desempenho de comunicação pode ser consegui- do.
Além disso, a unidade principal de dispositivo do dispositivo anti- furto está disposta dentro do espaço entre pelo menos duas peças plásticas e as peças plásticas servem como um protetor. A unidade principal de dis- positivo do dispositivo antifurto está, portanto, apropriadamente protegida. A unidade principal de dispositivo do dispositivo antifurto está disposta de tal modo que o plano tenha uma área menor do que a área da superfície lateral. O dispositivo antifurto está disposto o que é denominado longitudinalmente, de modo que o espaço entre as duas peças plásticas possa ser feito peque- no.
De acordo com a reivindicação 2 da presente invenção, o plano da seção de antena serve como uma superfície de transmissor / receptor. A seção de antena, tendo uma grande área do plano, assegura uma boa co- municação com o GPS. O plano da seção de antena tem uma área menor do que a área do piano da unidade principal de dispositivo, de modo que o espaço entre as duas peças plásticas possa ser feito pequeno.
De acordo com a reivindicação 3 da presente invenção, a seção de antena está disposta em um nível mais alto do que a unidade principal de dispositivo, o que consegue um melhor desempenho de comunicação da seção de antena.
A unidade principal de dispositivo e a seção de antena do dispo- sitivo antifurto estão suportadas pelo suporte comum. Como a unidade prin- cipal de dispositivo e a seção de antena compartilham o mesmo suporte, a unidade principal de dispositivo e a seção de antena submontadas e integra- das com o suporte podem ser montadas sobre as peças de corpo de veículo.
Se a unidade principal de dispositivo e a seção de antena forem, cada uma, individualmente submontadas com respectivos suportes, estes suportes precisam ser posicionados e montados individualmente, o que au- menta o número de etapas de montagem envolvidas. Neste aspecto, no aspecto da presente invenção, a unidade
principal de dispositivo e a seção de antena estão montadas sobre o suporte comum, de modo que o número de etapas de montagem possa ser reduzido. Além disso, o número de suportes pode ser reduzido se comparado com uma disposição na qual a unidade principal de dispositivo e a seção de an- tena são montadas sobre respectivos suportes.
De acordo com a reivindicação 4 da presente invenção, o dispo- sitivo antifurto está disposto entre uma carenagem lateral e a caixa de arma- zenamento. O dispositivo antifurto pode, portanto, ser protegido pela care- nagem lateral e pela caixa de armazenamento. De acordo com a reivindicação 5 da presente invenção, o dispo-
sitivo antifurto está disposto entre uma carenagem lateral e a caixa de filtro de ar. O dispositivo antifurto pode, portanto, ser protegido pela carenagem lateral e a caixa de filtro de ar.
De acordo com a reivindicação 6 da presente invenção, a care- nagem superior que cobre a superfície superior da porção dianteira do corpo de veículo está estendida da borda dianteira da caixa de armazenamento. Os fixadores para fixar as porções traseiras das carenagens laterais superio- res no corpo de veículo estão dispostos sob a carenagem de tampa que fe- cha a abertura de porção superior na caixa de armazenamento.
Quando a carenagem de tampa está fechada, os fixadores que fixam a porção traseira da carenagem superior no corpo de veículo não po- dem ser girados. Quando os fixadores estão presos, a carenagem superior não pode ser removida.
O dispositivo antifurto não pode ser facilmente removido se a ca- renagem superior não puder ser removida. Isto, como um resultado, torna difícil remover o dispositivo antifurto ilegalmente. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista em elevação lateral direita que mostra uma motocicleta de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 2 é uma vista em elevação lateral direita que mostra a motocicleta da figura 1 da qual uma cobertura de corpo de veículo foi remo- vida.
A figura 3 é uma vista sobre uma seta 3 da figura 1.
A figura 4 é uma vista plana da figura 3 da qual uma carenagem de tampa foi removida.
A figura 5 é uma vista em corte transversal que ilustra uma caixa de armazenamento e uma estrutura de travamento de chave para esta.
A figura 6 é uma vista em corte transversal que ilustra uma es- trutura para suportar um assento e componentes de corpo de veículo.
A figura 7 é uma vista em perspectiva que ilustra uma estrutura para montar um dispositivo antifurto. A figura 8 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a es-
trutura para montar o dispositivo antifurto.
As figuras 9(a) e 9(b) são vistas em corte transversal que mos- tram uma seção de grampo para travar uma fiação de antena.
A figura 10 é um diagrama de blocos do dispositivo antifurto. MODO PARA EXECUTAR A INVENÇÃO
Uma modalidade específica na qual a presente invenção está aplicada será abaixo descrita em detalhes. Nos desenhos e na modalidade aqui abaixo descrita, as expressões que indicam as direções de "superior", "inferior", "dianteiro", "traseiro", "esquerdo", e "direito" significam as mesmas direções que aquelas vistas de um motociclista montando em uma motoci- cleta. Os desenhos devem ser vistos na direção dos números de referência.
MODALIDADE
Uma modalidade da presente invenção será abaixo descrita com referência aos desenhos acompanhantes.
Referindo-se à figura 1, uma motocicleta 10 inclui uma estrutura de corpo de veículo 11, um garfo dianteiro 15, um guidão de direção 16, um eixo de articulação 17, um braço oscilante 18, uma roda traseira 21, um mo- tor 22, um assento 24, e uma seção de pega de joelho 27. Especificamente, o garfo dianteiro 15 está disposto em um tubo principal 12 da estrutura de corpo de veículo 11 e suporta dirigivelmente uma roda dianteira 13. O guidão de direção 16 está integrado com o garfo dianteiro 15. O eixo de articulação 17 está disposto em uma porção traseira da estrutura de corpo de veículo 11.0 braço oscilante 18 estende para trás do eixo de articulação 17. A roda traseira 21 está montada em uma porção de extremidade traseira do braço oscilante 18. O motor 22 como uma fonte de acionamento está suspenso sobre a estrutura de corpo de veículo 11.0 assento 24 está colocado sobre a estrutura de corpo de veículo 11 entre a roda dianteira 13 e a roda traseira 21 e é sentado por um motociclista 25. A seção de pega de joelho 27 está disposta entre o assento 24 e o guidão de direção 16 e presa pelos joelhos 26 do motociclista 25. Como o motociclista 25 monta para dirigir o veículo, este tipo de veículo é denominado o veículo do tipo montar em selim. O corpo de veículo está externamente coberto por uma cobertu-
ra de corpo de veículo 30. A cobertura de corpo de veículo 30 inclui, como seus elementos principais, uma primeira carenagem lateral 31, uma segunda carenagem lateral 32, uma carenagem lateral traseira 33, uma carenagem lateral superior 34, uma carenagem central superior 35, e uma carenagem de tampa superior 36. Especificamente, a primeira carenagem lateral 31 co- bre um lado de uma porção dianteira do corpo de veículo. A segunda care- nagem lateral 32 é contínua para trás ao longo do veículo com a primeira carenagem lateral 31, cobrindo um lado de uma porção intermediária do cor- po de veículo. A carenagem lateral traseira 33 é contínua para trás ao longo do veículo com a segunda carenagem lateral 32, cobrindo um lado de uma área da porção intermediária para uma porção traseira do corpo de veículo.
A carenagem lateral superior 34 está disposta acima da primeira carenagem lateral 31 de modo a ser contínua com esta, cobrindo uma área do corpo de veículo de um lado para cima. A carenagem central superior 35 está dispos- ta acima da carenagem lateral superior 34 de modo a ser contínua com esta, cobrindo uma área acima do corpo de veículo. A carenagem de tampa supe- rior 36 está disposta acima da segunda carenagem lateral 32 de modo a ser contínua com esta em uma posição para trás da carenagem central superior 35, cobrindo uma área acima de caixa de armazenamento a ser posterior- mente descrita.
A primeira carenagem lateral 31, a segunda carenagem lateral 32, e a carenagem lateral traseira 33 constituem uma carenagem lateral 41.
Todos estes elementos da cobertura de corpo de veículo 30 são peças plásticas 40. A cobertura de corpo de veículo 30 está montada sobre a estrutura de corpo de veículo 11.
A estrutura de corpo de veículo 11 será abaixo descrita em deta-
lhes.
Referindo-se à figura 2, a estrutura de corpo de veículo 11 inclui, como seus elementos principais, o tubo principal 12, uma estrutura principal 51, uma estrutura central 53, um trilho de assento 54, uma estrutura de su- porte 55, uma estrutura inferior 56, uma primeira subestrutura 57, e uma se- gunda subestrutura 58. Especificamente, a estrutura principal 51 estende-se para trás de uma porção superior do tubo principal 12. A estrutura central 53 estende-se para trás de uma porção traseira da estrutura principal 51 e en- tão estende para baixo. A estrutura central 53 inclui uma seção de articula- ção 52 em uma sua porção inferior. O trilho de assento 54 estende-se para trás ao longo do veículo da estrutura central 53. A estrutura de suporte 55 estende-se entre o trilho de assento 54 e a estrutura central 53. A estrutura inferior 56 estende-se para trás de uma porção inferior do tubo principal 12 e então para baixo. O primeiro subquadro 57 e o segundo subquadro 58 es- tendem-se entre a estrutura inferior 56 e a estrutura principal 51.
Um primeiro suspensor de motor 61 sobre o qual o motor 22 es- tá montado está disposto em uma extremidade traseira da estrutura principal 51. Um segundo suspensor de motor 62 sobre o qual o motor 22 está mon- tado está disposto em uma extremidade inferior da estrutura inferior 56. Um terceiro suspensor de motor 63 e um quarto suspensor de motor 64 sobre os quais o motor 22 está montado estão dispostos em uma porção superior e uma porção inferior, respectivamente, da seção de articulação 52. Cada uma da estrutura principal 51, da estrutura central 53, da
estrutura inferior 56, da primeira subestrutura 57, e da segunda subestrutura 58 inclui um par disposto nos lados esquerdo e direito.
Similarmente, cada um do primeiro até o quarto suspensores de motor 61 a 64 inclui um par disposto em lados esquerdo e direito. O motor 22 está suspenso sobre a estrutura de corpo de veículo 11 pelo primeiro até o quarto suspensores de motor 61 a 64.
A estrutura inferior 56 tem uma porção de extremidade em uma porção dianteira do motor 22, constituindo o que é denominado uma estrutu- ra em diamante que utiliza o motor 22 suspenso como um membro de resis- tência. Especificamente, o motor 22 tem uma função como a estrutura de corpo de veículo 11.
O motor 22 como uma fonte de acionamento inclui uma caixa de manivelas 66, uma seção de cilindro 67, um membro de sistema de admis- são 68, um membro de sistema de descarga 73, e uma unidade de radiador 74. Especificamente, a seção de cilindro 67 estende-se obliquamente para cima ao longo do veículo da caixa de manivelas 66. O membro de sistema de admissão 68 está disposto acima da seção de cilindro 67. O membro de sistema de descarga 73 estende-se para baixo da seção de cilindro 67 e in- clui um cano de descarga 71 e um abafador 72. A unidade de radiador 74 está disposta à frente da seção de cilindro 67. Um cavalete principal 75 está disposto na seção de articulação 52.
A cobertura de corpo de veículo 30 para cobrir um dispositivo antifurto será abaixo descrita.
Referindo-se à figura 3, uma carenagem superior 42 para cobrir o corpo de veículo de uma direção ascendente está disposta ao redor do guidão de direção 16 (guidão 16) da motocicleta 10. A carenagem superior 42 inclui a carenagem central superior 35, as carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R, e a carenagem de tampa superior 36. Especi- ficamente, a carenagem central superior 35 cobre um centro em uma direção de largura de veículo em uma posição baixo do guidão 16. As carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R estão dispostas nos lados esquerdo e direito, respectivamente, da carenagem central superior 35. A carenagem de tampa superior 36 é contínua com a carenagem central supe- rior 35 e as carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R pa- ra estender para trás ao longo de veículo.
Na modalidade, um dispositivo antifurto 80 está disposto para baixo da carenagem lateral superior direita 34R e coberto dentro da carena- gem lateral superior direita 34R.
Uma condição da figura 3 da qual a carenagem superior 42 está removida será abaixo descrita.
Referindo-se à figura 4, uma caixa de armazenamento 83 que tem uma abertura de porção superior 82 na qual armazenar um artigo está disposta para baixo da carenagem de tampa superior 36. Um cilindro de chave 84, que permite que a carenagem de tampa superior 36 seja travada, está disposto à frente da caixa de armazenamento 83 ao longo do veículo.
O dispositivo antifurto 80 está disposto, em uma vista plana de veículo, dentro de um espaço entre pelo menos duas peças plásticas 40. Mais especificamente, o dispositivo antifurto 80 está disposto dentro do es- paço 85 entre a caixa de armazenamento 83 e a primeira carenagem lateral direita 31R que forma parte da carenagem lateral direita 41R. Além disso, o dispositivo antifurto 80 está disposto dentro de um espaço entre um filtro de ar (denotado 96 na figura 6) e a carenagem lateral direita 41R.
Referindo-se às figuras 3 e 4, a abertura de porção superior 82 da caixa de armazenamento 83 está fechada pela carenagem de tampa su- perior com chave 36. As carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R que formam parte da carenagem superior 42 para cobrir uma á- rea de uma borda dianteira 86 da caixa de armazenamento 83 até uma su- perfície superior da porção dianteira do corpo de veículo estão estendidas para frente ao longo do veículo. Fixadores 88, 88 para fixar as porções tra- seiras das carenagens laterais superiores 34L e 34R no corpo de veículo estão dispostos sob a carenagem de tampa superior 36. Um suporte 89 para fixar o dispositivo antifurto 80 no lado do corpo de veículo está disposto sob a carenagem de tampa superior 36. Os fixadores 88, 88 estão adaptados para serem removíveis somente quando a carenagem de tampa superior 36 está aberta.
Uma estrutura para abrir e fechar a caixa de armazenamento 83 será abaixo descrita.
Referindo-se à figura 5, uma seção de articulação 91 está dis- posta em uma porção traseira da caixa de armazenamento 83. A carenagem de tampa superior 36 está presa na seção de articulação 91. O cilindro de chave 84 está disposto na frente da caixa de armazenamento 83. Um cabo 92 estende-se do cilindro de chave 84. Um mecanismo de travamento 94 para ser acoplado com uma seção de acoplamento 93 disposta na carena- gem de tampa superior 36 está disposto em uma extremidade dianteira 92a do cabo 92. Especificamente, o mecanismo de travamento 94 está disposto na frente da caixa de armazenamento 83 e na traseira do cilindro de chave 84. O mecanismo de travamento 94 permite que a seção de acoplamento 93 seja presa na porção dianteira da caixa de armazenamento 83 através da operação do cilindro de chave 84.
Especificamente, a abertura de porção superior 82 na caixa de armazenamento 83 está adaptada para ser aberta ou fechada com a seção de articulação 91 disposta na porção traseira da caixa de armazenamento 83 e a carenagem de tampa superior 36 disposta sobre a seção de articulação 91. A abertura de porção superior 82 na caixa de armazenamento 83 está também adaptada para ser travável pelo mecanismo de travamento 94 dis- posto na porção dianteira da caixa de armazenamento 83. Na figura 5, um capacete 90 está armazenado dentro da caixa de armazenamento 83.
Uma estrutura para montar as peças plásticas 40 será abaixo
descrita.
Referindo-se à figura 6, uma caixa de filtro de ar 96 está dispos- ta para trás ao longo do veículo do tubo principal 12 que suporta rotativo o guidão de direção (denotado 16 na figura 1) acima da estrutura central 53. A caixa de armazenamento 83 está disposta para trás da caixa de filtro de ar 96. O assento 24 está disposto para trás da caixa de armazenamento 83. O assento 24 está espaçado do tubo principal 12. Um suporte dianteiro 77 e um suporte traseiro 78 estão dispos-
tos sobre uma superfície superior na frente e atrás da estrutura central 53 que forma parte da estrutura de corpo de veículo 11. A caixa de armazena- mento 83 tem uma porção inferior 97 presa no suporte dianteiro 77 e no su- porte traseiro 78 utilizando uma pluralidade de parafusos de fixação 76. A caixa de filtro de ar 96 está presa na estrutura principal 51.
Especificamente, a caixa de armazenamento 83 e a caixa de fil- tro de ar 96 como as peças plásticas 40 estão montadas sobre a estrutura de corpo de veículo 11.
O suporte de assento 79 para suportar o assento 24 estende-se para cima do suporte traseiro 78.
O dispositivo antifurto 80 está disposto em uma posição acima da estrutura de corpo de veículo 11 em uma vista lateral de veículo na moto- cicleta 10 que tem disposições como acima descrito. O dispositivo antifurto 80 inclui uma unidade principal de dispositivo 101, uma seção de antena 102, e uma fiação de antena 103 que se estende da unidade principal de dispositivo 101 até a seção de antena 102.
Na figura 4, as peças plásticas incluem a caixa de armazena- mento 83 e as carenagens laterais esquerda e direita 41L e 41R que cobrem os lados da caixa de armazenamento 83. O dispositivo antifurto 80 está dis- posto dentro do espaço 85 entre a carenagem lateral direita 41R que é uma das carenagens laterais superiores esquerda e direita 41L e 41R e a caixa de armazenamento 83. Similarmente as peças plásticas 40 incluem a caixa de filtro de ar 96 e as carenagens laterais esquerda e direita 41L e 41R que cobrem os lados da caixa de filtro de ar 96. Então, o dispositivo antifurto 80 pode ser descrito estando disposto dentro de um espaço 87 entre a carenagem lateral direta 41R que é uma das carenagens laterais superiores esquerda e direita 41L e 41R e a caixa de filtro de ar 96. O dispositivo antifurto 80 está dispos- to, em uma vista lateral de veículo, através da caixa de filtro de ar 96 e da caixa de armazenamento 83 que constituem as peças plásticas 40.
Referindo-se às figuras 4 e 6, a unidade principal de dispositivo 101 está disposta de tal modo que um plano 135 tenha uma área menor do que uma área de uma superfície lateral 136. A seção de antena 102 está disposta de tal modo que um plano 137 tenha uma área maior do que uma área de uma superfície lateral 138. O plano 137 da seção de antena 102 tem uma área menor do que a área do plano 135 da unidade principal de disposi- .15 tivo 101.
Uma estrutura para montar o dispositivo antifurto 80 será abaixo
descrita.
Referindo-se à figura 7, a caixa de armazenamento 83 tem uma seção de ressalto 105, dentro da qual um parafuso 104 pode ser aparafusa- do por cima, formado em uma sua superfície lateral direita 99. O suporte 89 para suportar o dispositivo antifurto 80 é preso na seção de ressalto 105 uti- lizando o parafuso 104. A unidade principal de dispositivo 101 e a seção de antena 102 do dispositivo antifurto 80 são presas com antecedência no su- porte 89 antes do suporte 89 ser preso na caixa de armazenamento 83. Uma estrutura para suportar o suporte 89 e o dispositivo antifurto
80 montado na mesma, e estruturas relativas, serão abaixo descritas.
Referindo-se à figura 8, a unidade principal de dispositivo 101 do dispositivo antifurto 80 está enrolada em um membro elástico 107, tal como um material de borracha. O membro elástico 107 tem uma primeira protube- rância 111 até uma terceira protuberância 113 formadas sobre um seu lado externo. A primeira protuberância 111 até a terceira protuberância 113 têm um primeiro furo de acoplamento 114 até um terceiro furo de acoplamento 116, respectivamente, formados nas mesmas. Uma primeira aba protuberan- te 121 até uma terceira aba protuberante 123 formadas sobre o suporte 89 a ser posteriormente descrito estão inseridas no primeiro furo de acoplamento 114 até o terceiro furo de acoplamento 116, respectivamente. Isto monta a unidade principal de dispositivo 101 sobre o suporte 89.
O suporte 89 inclui uma porção vertical 126 e uma porção hori- zontal 127. Especificamente, a unidade principal de dispositivo 101 está montada sobre a porção vertical 126. A porção horizontal 127 é uma porção dobrada em relação à porção vertical 126. A primeira aba protuberante 121 até a terceira aba protuberante 123 estão eretas sobre a porção vertical 126. A primeira aba protuberante 121 até a terceira aba protuberante 123 são inseridas no primeiro furo de acoplamento 114 até o terceiro furo de acopla- mento 116, respectivamente, no membro elástico 107 que circunda a unida- de principal de dispositivo 101. Isto monta a unidade principal de dispositivo 101 sobre a porção vertical 126 do suporte 89.
A porção horizontal 127 é uma porção sobre a qual a seção de antena 102 está montada. A porção horizontal 127 tem uma aba 128 provida como um adjunto em uma sua porção de extremidade. A aba 128 prende a seção de antena 102 ainda mais estavelmente. A seção de antena 102 tem uma porção inferior 131 colocada sobre a porção horizontal 127. A seção de antena 102 está presa na porção horizontal 127 com um parafuso de ajuste 104 inserido por baixo. A porção horizontal 127 tem porções de furo 133, 133 formadas em posições para evitar a seção de antena 102. Estas por- ções de furo 133, 133 estão alinhadas com as seções de ressalto 105 sobre a superfície de lado direito 99 da caixa de armazenamento 83. Então, o su- porte 89 é preso nas seções de ressalto 105 com os parafusos 104, 104 in- seridos por cima.
Com o suporte 89, a seção de antena 102 está disposta acima da unidade principal de dispositivo 101. A seção de antena 102 e a unidade principal de dispositivo 101 estão montadas através do suporte comum 89 sobre a caixa de armazenamento 83 que forma parte das peças plásticas 40.
Uma estrutura para travar a fiação de antena 103 colocada atra- vés da unidade principal de dispositivo 101 e da seção de antena 102 será abaixo descrita.
O membro elástico 107 tem uma superfície externa 108 sobre a qual um primeiro até um terceiro grampos 141 a 143 estão formados para travar a fiação de antena 103. O segundo grampo 142 está disposto entre o primeiro grampo 141 e o terceiro grampo 143.
A figura 9(a) é uma vista em corte transversal feita ao longo de 9(a)-9(a) da figura 8. Referindo-se à figura 9(a), o terceiro grampo 143 tem uma seção transversal em forma de C abrindo lateralmente à superfície ex- terna 108. Similarmente ao terceiro grampo 143, o primeiro grampo 141 mostrado na figura 8 tem uma seção transversal em forma de C abrindo late- ralmente à superfície externa 108.
A figura 9(b) é uma vista em corte transversal que mostra um segundo grampo 142. Como mostrado na figura 9(b), o segundo grampo 142 tem uma seção transversal em forma de C abrindo para baixo da superfície externa 108. Os grampos em forma de C abrem em diferentes direções co- mo acima descrito. A fiação de antena 103 pode por meio disto ser firme- mente presa no primeiro até o terceiro grampos 141 a 143 sem terr um nú- mero aumentado de peças utilizadas. Na figura 9(a), a unidade principal de dispositivo 101 está cir-
cundada pelo membro elástico 107 de modo a ser enrolada neste. Se com- parado com uma disposição na qual um membro elástico está inserido so- mente na porção vertical (denotada 126 na figura 8) a qual a unidade princi- pal de dispositivo 101 contata, o efeito de vibração externa sobre a unidade principal de dispositivo 101 pode ser reduzido.
Um diagrama de blocos do dispositivo antifurto 80 e sua porção associada montada sobre a motocicleta 10 será abaixo descrito.
Referindo-se à figura 10, o dispositivo antifurto 80 inclui a unida- de principal de dispositivo 101, a fiação de antena 103 que estende da uni- dade principal de dispositivo 101, e uma seção de antena de GPS conectada na extremidade dianteira da fiação de antena 103 (daqui em diante referida como a "seção de antena 102"). A unidade principal de dispositivo 101 inclui um sensor de aceleração 151, uma seção de sistema de posicionamento global 152, uma seção de controle 153, uma seção de comunicação de tele- fone celular 155, uma seção de controle de motor 157, uma seção de gera- ção de alarme 161, e uma fonte de energia interna 162. Especificamente, o sensor de aceleração 151 detecta uma vibração aplicada no veículo do tipo montar em selim (motocicleta 10). A seção de sistema de posicionamento global 152 detecta a posição corrente do veículo recebendo informações de órbita de uma pluralidade de satélites artificiais. A seção de controle 153 re- cebe um sinal de aceleração SA do sensor de aceleração 151 e informações de posição JP da seção de sistema de posicionamento global 152 para por meio disto emitir um comando para uma medida antifurto. A seção de comu- nicação de telefone celular 155 transmite as informações de posição JP para uma estação de base de telefone celular 154 com base em um comando de comunicação SC da seção de controle 153. A seção de controle de motor 157 para a operação de um sistema de ignição 156 do motor (denotado 22 na figura 1), especificamente, traz o motor (denotado 22 na figura 1) para uma parada transmitindo um sinal de parada de ignição SSS para o sistema de ignição 156 com base em um sinal de controle de motor SEC da seção de controle 153. A seção de geração de alarme 161 atua uma luz ou uma buzina transmitindo o sinal de alarme SA para um dispositivo de alarme 158 (uma luz, tal como um farol dianteiro (denotado 29 na figura 1), ou uma buzi- na) com base em um sinal de controle de alarme SAC da seção de controle 153. Uma bateria de lítio, por exemplo, é utilizada para a fonte de energia interna 162.
Os efeitos do veículo do tipo montar em selim que inclui o dispo-
sitivo antifurto 80 serão abaixo descritos.
Referindo-se à figura 4, as peças plásticas 48 estão montadas sobre a estrutura de corpo de veículo 11, entre o guidão de direção 16 e o assento 24. O dispositivo antifurto 80 está disposto dentro do espaço 85 en- tre pelo menos duas peças plásticas 40, 40.
Suponha que o dispositivo antifurto esteja disposto à frente do guidão como um sistema de direção. Então, a fiação precisa ser estendida do dispositivo antifurto até o lado de corpo principal de veículo. A fiação está conectada a uma parte elétrica, tal como uma bateria, disposta no lado de corpo principal de veículo. Na disposição na qual o dispositivo antifurto está disposto no lado de guidão, a operação do guidão faz com que a fiação seja puxada ou enrole conforme o guidão é movido, resultando às vezes em uma direção dura, se comparado com uma disposição na qual o dispositivo anti- furto está disposto no lado de corpo principal de veículo.
Neste aspecto, o dispositivo antifurto 80 da presente invenção está disposto no lado do corpo principal de veículo, de modo que não exista nenhuma preocupação sobre afetar o desempenho de direção, tal como uma direção dura do guidão 16.
A abertura de porção superior 82 na caixa de armazenamento 83 é fechada pela carenagem de tampa com chave (carenagem de tampa superior 36). As carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R que constituem a carenagem superior 42, que cobre a superfície superior da porção dianteira do corpo de veículo, são estendidas da borda dianteira 86 da caixa de armazenamento 83. Os fixadores 88 para fixar as porções trasei- ras das carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R no cor- po de veículo estão dispostos sob a carenagem de tampa superior 36. Quando a carenagem de tampa superior 36 está fechada, os fi-
xadores 88 não podem ser girados. Quando os fixadores 88 estão presos, as carenagens laterais superiores esquerda e direita 34L e 34R não podem ser removidas.
Antes do dispositivo antifurto poder ser removido, portanto, a chave precisa ser destravada para por meio disto abrir a carenagem de tam- pa superior 36 e, antes das carenagens laterais superiores esquerda e direi- ta 34L e 34R poderem ser removidas, a carenagem de tampa superior 36 precisa ser removida. Se a carenagem de tampa superior 36 estiver travada pela chave, é difícil remover as carenagens laterais superiores 34L e 34R. Isto, como um resultado, torna difícii remover o dispositivo antifurto 80 ile- galmente.
Na figura 6, a carenagem superior 42 e a carenagem lateral 41 como as peças plásticas 40 para circundar o dispositivo antifurto 80 permi- tem que as ondas de rádio atravessem, mas a estrutura de corpo de veículo 11 formada de metal não. Como o dispositivo antifurto 80 está disposto em um nível mais alto do que a estrutura de corpo de veículo 11 tendo tal carac- terística, um melhor desempenho de comunicação pode ser conseguido.
O dispositivo antifurto 80 está disposto entre a carenagem lateral direita 41R e a caixa de armazenamento 83. A carenagem lateral direita 41R e a caixa de armazenamento 83, portanto, proveem proteção para o disposi- tivo antifurto 80.
Além disso, o dispositivo antifurto 80 está disposto entre a care-
nagem lateral direita 41R e a caixa de filtro de ar 96. A carenagem lateral direita 41R e a caixa de filtro de ar 96, portanto, proveem proteção para o dispositivo antifurto 80.
É notado que, nesta modalidade, o dispositivo antifurto está dis-
posto em algum lugar entre a carenagem lateral direita e a caixa de filtro de ar e entre a carenagem lateral direita e a caixa de armazenamento. O dispo- sitivo antifurto pode, no entanto, estar disposto em algum lugar entre a care- nagem lateral esquerda e a caixa de filtro de ar, e entre a carenagem lateral esquerda e a caixa de armazenamento.
Também se referindo à figura 4, o dispositivo antifurto 80 está
disposto dentro de um espaço 81 entre pelo menos duas peças plásticas 40, 40. O dispositivo antifurto 80 está, no entanto, disposto o que é denominado longitudinalmente, de modo que o espaço 81 entre as duas peças plásticas 40 possa ser feito pequeno.
Além disso, a unidade principal de dispositivo 101 do dispositivo
antifurto 80 está disposta dentro do espaço 81 entre pelo menos duas peças plásticas 40, 40 e as peças plásticas 40 servem como um protetor. A unida- de principal de dispositivo 101 do dispositivo antifurto 80 está, portanto, a- propriadamente protegida.
Referindo-se à figura 8, o plano 137 da seção de antena 102
serve como uma superfície de transmissor / receptor. A seção de antena 102, tendo uma grande área do plano 137, assegura uma boa comunicação com o GPS. O plano 137 da seção de antena 102 tem uma área menor do que uma área do plano 135 da unidade principal de dispositivo 101, de modo que o espaço 81 entre as duas peças plásticas 40 possa ser feito pequeno.
Além disso, a seção de antena 102 está disposta em um nível mais alto do que a unidade principal de dispositivo 101, o que consegue um melhor desempenho de comunicação da seção de antena 102. A unidade principal de dispositivo 101 e a seção de antena 102 do dispositivo antifurto 80 estão suportadas pelo suporte comum 89. Como a unidade principal de dispositivo 101 e a seção de antena 102 compartilham o mesmo suporte 89, a unidade principal de dispositivo 101 e a seção de antena 102 submontadas e integradas com o suporte 89 podem ser montadas sobre as peças plásti- cas 40.
Se a unidade principal de dispositivo e a seção de antena forem, cada uma, individualmente submontadas com respectivos suportes, estes suportes precisam ser posicionados e montados individualmente, o que au- menta o número de etapas de montagem envolvidas.
Neste aspecto, na presente invenção, a unidade principal de dispositivo 101 e a seção de antena 102 estão montadas sobre o suporte comum 89, de modo que o número de etapas de montagem possa ser redu- zido. Além disso, o número de suportes pode ser reduzido se comparado com uma disposição na qual a unidade principal de dispositivo 101 e a seção de antena 102 estão montadas sobre respectivos suportes.
A presente invenção está aplicada a uma motocicleta. A presen- te invenção pode apesar de tudo ser aplicada a um veículo de três rodas e tipos gerais de veículos.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
A presente invenção é adequada para uma motocicleta que in- clui um dispositivo antifurto 80. LISTAGEM DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA 10: Veículo do tipo montar em selim (motocicleta) 11: Estrutura de corpo de veículo 16: Guidão de direção 24: Assento 40: Peça plástica
41L, 41R: Carenagens laterais esquerda e direita 80: Dispositivo antifurto 83: Caixa de armazenamento 87: Espaço 89: Suporte
101: Unidade principal de dispositivo 102: Seção de Antena 103: Fiação de antena
135: Plano de unidade principal de dispositivo
136: Superfície lateral de unidade principal de dispositivo
137: Plano de seção de antena
138: Superfície lateral de seção de antena

Claims (6)

1. Veículo do tipo montar em selim que tem uma estrutura de corpo de veículo (11) formada de metal; um guidão de direção (16) operado por um motociclista e um assento (24) sobre o qual o motociclista senta, dis- posto sobre a estrutura de corpo de veículo (11), um sendo espaçado longi- tudinalmente do outro; e uma pluralidade de peças plásticas (40) dispostas sobre a estrutura de corpo de veículo (11) entre o guidão de direção (16) e o assento (24), o veículo do tipo montar em selim compreendendo: um dispositivo antifurto (80) disposto acima da estrutura de cor- po de veículo (11) em uma vista lateral de veículo, o dispositivo antifurto (80) incluindo: uma unidade principal de dispositivo (101); uma seção de antena (102); e uma fiação de antena (103) que se estende da unidade principal de dispositivo (101) para a seção de antena (102), caracterizado pelo fato de que o dispositivo antifurto (80) está disposto, em uma vista plana de veículo, dentro de um espaço (81) entre pelo menos duas peças plásticas (40, 40); e a unidade principal de dispositivo (101) está disposta de modo que um plano (135) tenha uma área menor do que uma área de uma super- fície lateral (136).
2. Veículo do tipo montar em selim de acordo com a reivindica- ção 1, caracterizado pelo fato de que a seção de antena (102) está disposta de modo que um plano (137) tenha uma área maior do que uma área de uma superfície lateral (138); e a área do plano (137) da seção de antena (102) é menor do que a área do plano (135) da unidade principal de dispositivo (101).
3. Veículo do tipo montar em seiim de acordo com a reivindica- ção 2, caracterizado pelo fato de que a seção de antena (102) está disposta acima da unidade princi- pai de dispositivo (101); e a seção de antena (102) e a unidade principal de dispositivo (101) estão dispostas sobre uma das peças plásticas (40) através de um suporte comum (89).
4. Veículo do tipo montar em selim de acordo com uma das rei- vindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que as peças plásticas (40) incluem uma caixa de armazenamento (83) e carenagens laterais esquerda e direita (41L, 41R) para cobrir os lados da caixa de armazenamento (83) ao longo do veículo; e o dispositivo antifurto (80) está disposto dentro de um espaço (85) entre uma das carenagens laterais esquerda e direita (41L, 41R) e a caixa de armazenamento (83).
5. Veículo do tipo montar em selim de acordo com uma das rei- vindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que as peças plásticas (40, 40) incluem uma caixa de filtro de ar (96) e carenagens laterais esquerda e direita (41L, 41R) para cobrir os lados da caixa de filtro de ar (96) ao longo do veículo; e o dispositivo antifurto (80) está disposto dentro de um espaço (87) entre uma das carenagens laterais esquerda e direita (41L, 41R) e a caixa de filtro de ar (96).
6. Veículo do tipo montar em selim de acordo com a reivindica- ção 3, caracterizado pelo fato de que a caixa de armazenamento (83) tem uma abertura de porção su- perior (82) fechada por uma carenagem de tampa com chave (36); uma ca- renagem superior (42) para cobrir uma superfície superior de uma porção dianteira de um corpo de veículo está estendida de uma borda dianteira (86) da caixa de armazenamento (83); um fixador (88) para fixar uma porção tra- seira da carenagem superior (42) no corpo de veículo está disposto sob a carenagem de tampa superior (36); um suporte (89) está disposto sob a ca- renagem superior (42); e o fixador (88) está configurado para ser girado quando a carena- gem de tampa superior (36) está aberta.
BR102012017799-4A 2011-07-20 2012-07-18 Veículo do tipo montar em selim BR102012017799B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011158796A JP5597601B2 (ja) 2011-07-20 2011-07-20 鞍乗り型車両
JP2011-158796 2011-07-20

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012017799A2 true BR102012017799A2 (pt) 2013-11-12
BR102012017799B1 BR102012017799B1 (pt) 2020-09-08

Family

ID=47781875

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012017799-4A BR102012017799B1 (pt) 2011-07-20 2012-07-18 Veículo do tipo montar em selim

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5597601B2 (pt)
BR (1) BR102012017799B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2023170641A (ja) * 2022-05-19 2023-12-01 カワサキモータース株式会社 鞍乗車両

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2850238B2 (ja) * 1988-09-14 1999-01-27 スズキ株式会社 自動2輪車の物品収納装置
JP5042984B2 (ja) * 2008-12-26 2012-10-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP5235176B2 (ja) * 2009-07-31 2013-07-10 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP5758574B2 (ja) * 2009-12-29 2015-08-05 川崎重工業株式会社 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
JP5597601B2 (ja) 2014-10-01
JP2013023046A (ja) 2013-02-04
BR102012017799B1 (pt) 2020-09-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013004819B1 (pt) Veículo do tipo de montar
BRPI0904200A2 (pt) motocicleta
JP2012254771A (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
BRPI0904312A2 (pt) motocicleta
BRPI1002456B1 (pt) motocicleta
JP2014076731A (ja) 鞍乗型車両
BR102014026222A2 (pt) Estrutura de unidade de alojamento de artigo de um veículo do tipo de sela
BRPI1106882B1 (pt) Estrutura de montagem de dispositivo antifurto para veículo do tipo para montar
JP4506317B2 (ja) 自動二輪車
ES2540241T3 (es) Vehículo de tipo montar a horcajadas
BRPI0905170A2 (pt) motocicleta
BR102012017799A2 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BR102012024555A2 (pt) motocicleta
BRPI1002416B1 (pt) Motocicleta
BRPI1103442B1 (pt) veículo do tipo de montar no selim
BRPI0904453A2 (pt) motocicleta
BRPI1105605A2 (pt) motocicleta
BRPI1002709A2 (pt) motocicleta
BRPI0904266B1 (pt) Dispositivo antifurto para motocicleta
BRPI1100143A2 (pt) veìculo do tipo de selim
BR102020002726A2 (pt) veículo de montar em selim
JP4247854B2 (ja) 二輪車の収納箱
JP2012240613A (ja) 自動二輪車
BR102012022128A2 (pt) Motocicleta
BR102012030341B1 (pt) conjunto de dispositivo de iluminação de veículo do tipo para dirigir montado em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/07/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.