BR0314287B1 - Processo de manufatura de um sistema de distribuição - Google Patents

Processo de manufatura de um sistema de distribuição Download PDF

Info

Publication number
BR0314287B1
BR0314287B1 BRPI0314287-6A BR0314287A BR0314287B1 BR 0314287 B1 BR0314287 B1 BR 0314287B1 BR 0314287 A BR0314287 A BR 0314287A BR 0314287 B1 BR0314287 B1 BR 0314287B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
capsule
illustrates
pharmaceutical composition
locking
parts
Prior art date
Application number
BRPI0314287-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BRPI0314287B8 (pt
BR0314287A (pt
Inventor
Esa Hallinen
Heikki Lyytikaeinen
Pentti Jaervelae
Ilkka Kivi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=31896871&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0314287(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0314287A publication Critical patent/BR0314287A/pt
Publication of BR0314287B1 publication Critical patent/BR0314287B1/pt
Publication of BRPI0314287B8 publication Critical patent/BRPI0314287B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/48Preparations in capsules, e.g. of gelatin, of chocolate
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F6/00Contraceptive devices; Pessaries; Applicators therefor
    • A61F6/06Contraceptive devices; Pessaries; Applicators therefor for use by females
    • A61F6/14Contraceptive devices; Pessaries; Applicators therefor for use by females intra-uterine type

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Reproductive Health (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Medical Preparation Storing Or Oral Administration Devices (AREA)
  • Adjustment And Processing Of Grains (AREA)
  • Pyrane Compounds (AREA)
  • Macromonomer-Based Addition Polymer (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Reverberation, Karaoke And Other Acoustics (AREA)
  • Apparatuses And Processes For Manufacturing Resistors (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)

Description

"PROCESSO DE MANUFATURA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO" Campo da Invenção A invenção refere-se a um processo de manufatura de um sistema de distribuição, o sistema compreendendo uma construção de corpo e pelo menos uma cápsula contendo uma composição farmacêutica.
Antecedentes da Invenção As publicações e outros materiais usados neste contexto para ilustrar os antecedentes da invenção, e em particular, os casos para proporcionarem detalhes adicionais relacionados com a prática, são incorporados por referência. 0 sistema de distribuição discutido neste pedido abrange principalmente sistemas intra-uterinos (IUS), sistemas intracervicais e sistemas intravaginais. Os sistemas usualmente consistem de um corpo e de uma cápsula contendo um ou mais agentes farmaceuticamente ativos. Um sistema intra-uterino comumente utilizado é um objeto em forma de "T" fabricado de material plástico, objeto esse que consiste de um elemento alongado que tem em uma extremidade um elemento transversal compreendendo duas asas, o elemento alongado e o elemento transversal formando uma peça substancialmente em forma de "T" quando o sistema é posicionado no útero. O elemento alongado tem, por exemplo, um fio de cobre enrolado parcialmente em torno dele, sendo o fio capaz de liberar íons de cobre (e correspondendo à cápsula mencionada anteriormente contendo o agente farmaceuticamente ativo). Existem também TIJS capazes de liberarem hormônios ou outros agentes ativos, e eles são usados seja para fins anticoncepcionais ou para o tratamento de distúrbios hormonais. Adicionalmente aos IUS em forma de "T" também são conhecidos sistemas semelhantes a um anel, em forma de ou em forma de "S", por exemplo. Construções semelhantes são usadas para os sistemas intracervicais e intravaginais. 0 processo de manufatura destes sistemas comumente consiste da manufatura separada do corpo e da cápsula, seguida da sua montagem. A dita montagem é usualmente realizada de forma simples puxando-se a cápsula sobre o corpo, por exemplo, sobre uma das asas.
No início do uso do sistema, a cápsula fica firme no corpo. Entretanto, ao final do período de uso, tipicamente quando a cápsula liberou 30-60% do seu conteúdo no agente ativo, ela fica frouxa e pode soltar-se do corpo seja durante o uso ou no momento da remoção do sistema da cavidade corpórea.
Os sistemas são introduzidos na cavidade corpórea apropriada usualmente por meio de um dispositivo de inserção. Existem diversos tipos de dispositivos de inserção para o posicionamento dos sistemas intra-uterinos. 0 dispositivo de inserção mais comum para os IUS em forma de "T" consiste de um tubo de proteção dotado de um mergulhador com uma alça dentro dele. Na preparação para o posicionamento do sistema no útero, o IUS, que fica localizado na extremidade do mergulhador, é recuado no sentido da alça de forma que o sistema penetra no tubo, e as asas do elemento transversal do sistema flexionam uma no sentido da outra. Então o tubo de proteção com o IUS dentro dele é introduzido através do canal cervical.
Quando o sistema é corretamente posicionado ele é liberado pelo recuo do tubo de proteção no sentido do exterior. As asas do elemento transversal então se expandem, e o sistema adota a forma de um "T".
Um problema está associado com os dispositivos de inserção dos sistemas em forma de "T" e outros sistemas tais como descritos anteriormente relacionados com o posicionamento da cápsula sobre o corpo durante a retração do tubo de proteção no sentido para fora. 0 diâmetro interno do dispositivo de inserção deverá ser suficientemente maior do que o diâmetro externo do sistema a ser inserido, a fim de evitar que a cápsula se desloque ou solte completamente. Entretanto, tem que se levar em consideração que as peças extremas hemisféricas das asas do elemento transversal são pequenas em relação ao diâmetro do tubo de proteção. Portanto, é extremamente que estas peças extremas sejam inseridas na posição exatamente correta em relação à borda do tubo de proteção no momento de se introduzir o sistema no útero e, portanto, o diâmetro interno do tubo de proteção não pode ser consideravelmente maior do que o diâmetro externo do sistema. A diferença dos diâmetros é tipicamente 0,05-0,1 mm. O sistema é usualmente vendido posicionado no dispositivo de inserção, mas na eventualidade do médico involuntariamente soltar o sistema antecipadamente, poderá ser muito difícil reposicionar o mesmo corretamente no dispositivo de inserção. 0 posicionamento incorreto do sistema no dispositivo de inserção pode provocar vários problemas, tais como, tais como o deslocamento da cápsula no corpo, a deformação da cápsula, a deterioração da cápsula ou a soltura da cápsula. O deslocamento da cápsula pode ocorrer, por exemplo, de uma maneira que a cápsula seja deslocada no sentido da asa do sistema em forma de "T", alterando assim a forma para "Y" e prejudicando o correto posicionamento das asas, impedindo assim o uso do sistema. A deterioração ou deformação da cápsula pode alterar a liberação do agente ativo a partir da cápsula.
Tal como discutido anteriormente, essencialmente dois problemas podem ocorrer durante a manufatura dos sistemas, a sua introdução na cavidade de corpo apropriada de uma paciente e o seu uso. Estes problemas são como montar o corpo e a cápsula e como manter o corpo e a cápsula juntos durante a introdução e o período de uso do sistema, que pode ser de vários anos, tipicamente de até cinco anos.
Algumas soluções para estes problemas são dadas na técnica anterior. Por exemplo, a patente U.S. N° 4.341.728 expõe um método de produzir um IUS com contração de um acessorio com medicamento a um suporte.
No dito método, uma mistura de silicone e de uma droga é moldada por injeção para formar uma luva, que é então intumescida por imersão em um solvente e subseqüentemente inserida em uma haste do IUS para ser contraída em torno da haste. Uma cobertura externa poderá ser posicionada sobre a luva de uma maneira assemelhada. A desvantagem deste método é o uso de um solvente. Resíduos de solvente podem permanecer nas luvas e provocar irritação uma vez que o IUS é colocado no útero da paciente. Além disso, parte da droga pode dissolver-se no solvente utilizado, fazendo assim com que a quantidade de droga no IUS final seja menor do que o esperado. Este método também não soluciona o problema de manutenção da cápsula no corpo durante todo o período de uso do sistema.
A patente U.S. N° 3.973.560 expõe um IUS que consiste de um corpo e um fio de cobre, em que a superfície do dito corpo compreende um serrilhado que funciona como guia para o fio de cobre e mantém o mesmo na posição. A desvantagem desta estrutura, entretanto, é a de que ela não é útil para sistemas de distribuição que liberam hormônios, uma vez que estes sistemas não compreendem um fio, mas, em vez disso, um tubo que consiste essencialmente de um elastômero compreendendo um ou mais agentes ativos.
A patente U.S. N° 3.656.483 expõe um IUS que consiste de um tubo perfurado contendo um suprimento de medicações. A medicação é mantida adjacente às perfurações por meio de uma disposição de mola.
Objetivos e Sumário da Invenção Um objetivo desta invenção consiste em proporcionar um processo de manufatura econômico e higiênico de um sistema de distribuição, o referido sistema de distribuição compreendendo uma construção de corpo e pelo menos uma cápsula contendo uma composição farmacêutica.
Descrição Detalhada da Invenção A invenção encontra-se exposta nas reivindicações anexas. 0 sistema de distribuição manufaturado de acordo com a invenção tem, assim, as seguintes vantagens em relação aos sistemas da técnica anterior: 0 sistema é mais fácil de posicionar no dispositivo de inserção, uma vez que mesmo que a cápsula fique levemente imobilizada no dispositivo de inserção, a cápsula não pode deslocar-se no corpo do sistema. - A cápsula fica presa entre as pelo menos duas partes de travamento, de forma que mesmo que a cápsula fique frouxa durante o uso, ela não pode soltar-se do corpo do sistema. - As partes de travamento podem ser usadas no processo de manufatura para indicar a posição ótima da cápsula no corpo do sistema.
As partes de travamento são concebidas para uma forma tal que uma vez que o sistema se encontre pronto para ser usado, não há descontinuidades vivas na superfície externa do sistema. Essa forma lisa também permite que o sistema seja mais facilmente removido da cavidade corpórea.
Em seguida, algumas partes do sistema são discutidas individualmente. É evidente, entretanto, para uma pessoa versada na técnica, que os mesmos princípios aplicam-se mesmo que haja mais do que uma dessas partes no sistema de acordo com a invenção. A forma seccional e a dimensão das extremidades da cápsula podem ser escolhidas livremente. A única restrição é que a superfície da parte de travamento cubra a extremidade da cápsula voltada para ela, tal como discutido anteriormente. As extremidades de uma cápsula podem ter formas e dimensões diferentes e as superfícies das partes de travamento também podem diferir uma da outra. De acordo com uma concretização preferida da invenção, entretanto, o perfil seccional da dita pelo menos primeira ou segunda extremidade da cápsula é de dimensão e forma essencialmente idênticas à dita superfície da parte de travamento que fica voltada para a dita extremidade. De acordo com uma concretização da invenção, a seção transversal da dita primeira ou segunda extremidade da cápsula é essencialmente menor do que a dita superfície da parte de travamento voltada para a dita extremidade.
De acordo com a invenção também é possível escolher livremente a forma externa da cápsula. A cápsula poderá, certamente, ser simétrica ou assimétrica com relação a qualquer eixo da cápsula e poderá ter qualquer forma externa tal como, por exemplo, senoidal ou cônica. 0 diâmetro seccional da cápsula também pode ser constante ou variável sobre as diferentes dimensões da cápsula. De acordo com uma das concretizações preferidas da invenção, a forma externa da cápsula é tal que ela permite a formação de um sistema em que não há descontinuidades acentuadas na forma externa, tal como exposto anteriormente.
De acordo com a invenção, as ditas partes de travamento têm a forma de um cone truncado e a extremidade do cone truncado que tem um diâmetro maior é a extremidade que tem a dita superfície voltada para uma extremidade da cápsula.
De acordo com uma concretização da invenção, a dita construção de corpo consiste de uma parte de corpo. De acordo com uma outra concretização da invenção, a dita construção de corpo consiste de pelo menos duas partes de corpo, tais como duas, três, quatro ou cinco partes. É óbvio para uma pessoa versada na técnica que poderá ser utilizado qualquer número de partes de corpo.
De acordo com uma outra concretização da invenção, o sistema poderá compreender duas ou mais cápsulas que contêm uma composição farmacêutica, tipicamente duas, três, quatro ou cinco cápsulas. É novamente óbvio para uma pessoa versada na técnica que poderá utilizar-se qualquer número de cápsulas. As ditas cápsulas vantajosamente contêm diferentes agentes farmaceuticamente ativos. Naturalmente, é igualmente possível manufaturar um sistema em que todas as cápsulas contêm o mesmo agente ativo, bem como manufaturar um sistema em que pelo menos uma das cápsulas contém vários agentes ativos. Nesse caso, é possível que todas as cápsulas tenham diferentes taxas de liberação ou que a segunda cápsula comece a liberar o agente ativo somente depois que a primeira taxa de liberação de cápsula tenha diminuído sob um determinado valor de limite, e assim por diante. Esses perfis de liberação podem ser obtidos por meio de utilização de matrizes apropriadas nas cápsulas.
De acordo ainda com uma outra concretização da invenção, a cápsula contendo uma composição farmacêutica consiste essencialmente de um polímero biocompatível e pelo menos um agente farmaceuticamente ativo. 0 polímero poderá ser vantajosamente um elastômero. Uma outra vantagem do uso de um material polimérico é a de que ele pode ser moldado por injeção, tornando o processo de manufatura de acordo com esta invenção mais fácil, tal como exposto mais adiante. 0 polímero biocompatível utilizado na cápsula poderá ser qualquer polímero adequado conhecido na técnica, tais como copolímeros de eteno e acetato de viniio, poliésteres e elastômeros de silicone e os seus derivados, bem como quaisquer misturas e mesclas dos mesmos. A construção do corpo é igualmente manufaturada a partir de um material polimérico adequado, tal como polietileno ou polipropileno. Naturalmente, também é possível formar o corpo a partir de outro material que não seja polímero, tal como metal.
Outros exemplos de materiais adequados incluem polietileno, polipropileno, copolímeros de polimetilpenteno etileno/propileno, copolímeros de etileno/etil acrilato, copolímeros de etileno/acetato de viniio, policarbonato, politetrafluoroetileno (PTFE), fluoroetilenopropileno (FEP), fluoreto de polivinilideno (PVDF), polivinilacetato, polistireno, poliamidas, poliuretano, polibutadieno, poliisopreno, polietileno clorado, cloreto de polivinilo, copolímeros de cloreto de viniio com acetato de viniio, poli(metacrilato), polimetil (met)acrilato, cloreto de poli(vinilideno), poli(vinilideno) etileno, poli(vinilideno) propileno, tereftalato de polietileno, vinüacetato de etileno, um ácido poliidróxi de alcanoato poli(lático), ácido poli(glicólico ) , poli(alquila 2-cianoacrilatos) , polianidridos, poliortoésteres, copolímero de etileno/ álcool de vinilo, terpolímero de etileno/acetato de vinilo/ãlcool de vinilo; copolímero de etileno/viniloxietanol, polímeros hidrófilos tais como hidrogéis hidrófilos de ésteres de ácidos acrílico e metacrílico, colágeno modificado, álcool de polivinilo reticulado, acetato de polivinilo reticulado, parcialmente hidrolisado, elastômeros de silicone, especialmente os siloxanos de polidimetil de classe medicinal, polivinilmetilsiloxanos, outros organopolissiloxanos, polissiloxano, borracha de neoprene, borracha de butilo, borrachas de epiclorohidrina, organopolissiloxanos terminados por hidroxila do tipo de vulcanização sob temperatura ambiente, que endurecem para elastômeros sob temperatura ambiente em seguida à adição de agentes de reticulação na presença de catalisadores de cura, composições de dimetilpolissiloxano de dois componentes que são catalisadas por platina sob temperatura ambiente ou sob temperaturas elevadas e capazes de reticulação por adição, bem como as suas misturas.
Materiais especialmente adequados para a cápsula e para a possível membrana compreendem uma composição de elastômero compreendendo poli(dimetilsiloxano) uma composição de elastômero compreendendo um elastômero à base de siloxano compreendendo grupos de 3,3,3-trifluoropropilo fixados aos átomos Si das unidades de siloxano, uma composição de elastômero compreendendo grupos de óxido de poli(alquileno), os ditos grupos de óxido de poli(alquileno) estando presentes como enxertos terminados em alcoxila ou blocos ligados às unidades de polissiloxano por aglutinações de silício-carbono, ou como uma mistura destas formas e uma combinação de pelo menos duas delas. A cápsula usada no sistema de distribuição manufaturado de acordo com a invenção pode ser de qualquer construção desejada. Um exemplo de uma construção adequada é uma combinação de um núcleo e uma membrana, em que o núcleo compreende a composição farmacêutica e fica encerrado em uma membrana. A taxa de desprendimento da composição farmacêutica pode ser então controlada seja pelo núcleo ou pela membrana individualmente, ou pela combinação dos dois. O sistema de distribuição manufaturado de acordo com a invenção pode ser um sistema intra- uterino, um sistema intracervical ou um sistema intravaginal. A invenção relaciona-se com um processo de manufatura de um sistema de distribuição de acordo com a reivindicação 1. 0 processo de manufatura permite a construção do sistema de distribuição em duas etapas em vez das três etapas do processo de manufatura convencional (formação do corpo, formação da cápsula e a sua montagem, seja manual ou mecanicamente). Além disso, o processo de acordo com a presente invenção pode ser plenamente automatizado, o que diminui ainda mais o custo de manufatura e torna a sua higiene mais facilmente controlável.
Se a cápsula tiver uma estrutura de núcleo-membrana, o sistema de distribuição de acordo com a invenção pode ser manufaturado da seguinte maneira: em primeiro lugar, forma-se o corpo. Em segundo lugar, o núcleo é moldado por injeção no corpo e em terceiro lugar, a membrana é moldada por injeção no núcleo. Neste método de manufatura, o posicionamento correto do núcleo no corpo e a estabilidade do mesmo no corpo durante a subseqüente moldagem por injeção da membrana é da maior importância e será difícil de conseguir sem a presente invenção.
Neste processo de manufatura, a cápsula é preferentemente simétrica com relação ao seu eixo que é essencialmente o mesmo do eixo da construção de corpo.
Uma construção simétrica não afeta o escoamento do material durante a moldagem por injeção, permitindo assim a manufatura de uma cápsula que é essencialmente isenta de tensões internas.
As outras concretizações da invenção, ou seja, aquelas em que o corpo consiste de duas ou mais partes de corpo (três, quatro ou cinco, tipicamente), podem ser manufaturadas de acordo com o método da presente invenção. Uma vantagem destas construções é a de que não é necessário puxar a cápsula sobre o corpo.
Concretizações diferentes da invenção encontram-se expostas nos desenhos e para uma pessoa versada na técnica, será evidente a partir dos desenhos e das suas exposições, como manufaturar e montar o sistema de acordo com a invenção.
As duas (ou mais) partes de corpo podem ser fixadas uma à outra, por exemplo, por meio de juntas mecânicas (tais como ganchos ou uma estrutura de pino e furo), por juntas de encaixe, por adesivo biocompatível ou por soldagem de fio de resistência. É naturalmente evidente para uma pessoa versada na técnica que quaisquer outras disposições e métodos de fixação poderão ser utilizados.
Neste relatório, exceto onde o contexto requer de outro modo, as palavras "compreende", "compreendendo" e "compreendendo" significam "inclui", "que inclui" e "incluindo", respectivamente. Isto é, quando a invenção é descrita ou definida como compreendendo aspectos especificados, várias concretizações da mesma invenção poderão incluir também aspectos adicionais. Da mesma maneira, os números de referência não deverão ser considerados como limitativos das reivindicações. A invenção será descrita adiante de maneira mais detalhada pelos desenhos não limitativos expostos em seguida.
Descrição Breve dos Desenhos A Figura la ilustra um corpo de um sistema de distribuição de acordo com a técnica anterior. A Figura lb ilustra um sistema de distribuição de acordo com a presente invenção. A Figura 2 ilustra um sistema de distribuição de acordo com uma primeira concretização. A Figura 3 ilustra uma parte de um corpo de um sistema de distribuição de acordo com uma segunda concretização. A Figura 4 ilustra uma parte de um corpo de um sistema de distribuição de acordo com uma terceira concretização. A Figura 5 ilustra uma parte de um corpo da um sistema de distribuição de acordo com uma quarta concretização. A Figura 6 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma quinta concretização. A Figura 7 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma sexta concretizacão. jj A Figura 8 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma sétima concretizacão. A Figura 9 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma oitava concretização. A Figura 10 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma nona concretização. A Figura 11 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima concretização. A Figura 12 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima primeira concretização. A Figura 13 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima segunda concretização. A Figura 14 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima terceira concretização. A Figura 15 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima quarta concretização. A Figura 16 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima quinta concretizacão. A Figura 17 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima sexta- feira concretização. A Figura 18 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima sétima concretização. A Figura 19 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima oitava concretização. A Figura 20 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma décima nona concretização. A Figura 21 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com uma vigésima concretização. A Figura 22 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima primeira concretização. A Figura 23 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima segunda concretização. A Figura 24 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima terceira concretização. A Figura 25 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima quarta concretização. A Figura 26 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima quinta concretização. A Figura 27 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima sexta concretização. A Figura 28 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima sétima concretização. A Figura 29 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima oitava concretização. A Figura 30 ilustra um perfil seccional de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com uma vigésima nona concretização.
Descrição Detalhada d o s Desenhos As Figuras la e lb ilustram um corpo de um sistema de distribuição e um sistema de distribuição de acordo com a técnica anterior. A Figura la mostra o corpo 1 de um sistema intra-uterino em forma de "T" conhecido. 0 corpo 1 consiste de um elemento alongado 2 que é dotado em uma extremidade de um elemento transversal compreendendo duas asas 3 e 4, o elemento alongado e o elemento transversal formando uma peça substancialmente em forma de "T" quando o sistema é posicionado no útero. 0 corpo 1 é feito comumente de um material plástico, por exemplo, polietileno, e consiste de uma peça. A Figura lb ilustra um sistema de distribuição de acordo com a técnica anterior, compreendendo um corpo 1 e uma cápsula 5 contendo uma composição farmacêutica. A dita cápsula 5 contendo uma composição farmacêutica (doravante chamada de "a cápsula") é comumente uma peça feita de um material elastomérico, compreendendo uma composição farmacêutica. A cápsula é dotada, ao longo do seu eixo vertical, de um canal onde se ajusta o elemento alongado. A cápsula é posicionada no corpo pelo alargamento do referido canal e, então, puxando-se a cápsula sobre a extremidade 6 do corpo. Como pode ser observado a partir da figura, existem descontinuidades na forma de superfície externa do sistema. A Figura 2 ilustra um sistema de distribuição manufaturado de acordo com urna prime ir a concretização da invenção. O sistema compreende um corpo 7 e uma cápsula 8. 0 corpo 7 é dotado de duas partes de travamento 9 e 10. As ditas partes de travamento constituem um alargamento do corpo 7 de uma maneira tal que uma vez que a cápsula 8 se encontra na sua posição final, não há descontinuidades na forma externa do elemento alongado. O sistema de distribuição de acordo com a Figura 2 é preferentemente um sistema intra-uterino.
Na Figura 2, a construção do corpo 7 não é especificada. Alguns exemplos da referida construção são fornecidos nas Figuras 3 a 8. Nas ditas figuras, as partes de travamento 9 e 10 são dotadas de uma primeira extremidade que fica em contacto com a parte do corpo que não fica em contacto com a cápsula, uma vez que o sistema de distribuição se encontra na sua posição final no corpo, e uma segunda extremidade oposta a esta primeira extremidade, a dita segunda extremidade ficando voltada para a(s) cãpsula(s). A Figura 3 ilustra uma parte de um corpo de um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma segunda concretização da invenção. Nesta concretização, o corpo 7 e o sistema de distribuição consistem de uma parte em que a segunda extremidade da primeira parte de travamento 9 continua como uma haste 11, a dita haste continuando como a segunda parte de travamento 10 na sua outra extremidade. O corpo é produzido, por exemplo, mediante moldagem por injeção como uma peça. É óbvio para aquele versado na técnica que o perfil seccional da haste 11 pode ser de qualquer forma desejada, tal como um círculo, um quadrado, um triângulo ou um polígono. A haste 11 também poderá ter, naturalmente, por exemplo, a forma de um cone, truncado ou não. A Figura 4 ilustra uma parte de um corpo de um sistema de distribuição manufaturado de acordo com a invenção. Nesta concretização, o corpo 12 consiste de duas partes, uma primeira parte compreendendo uma primeira parte de travamento 9 e a segunda parte compreendendo a segunda parte de travamento 10. A primeira parte compreende ainda, na segunda extremidade da parte de travamento 9, um prolongamento 13 na forma de uma haste com um gancho 15 na sua extremidade. A segunda parte do corpo 12 compreende ainda, na segunda extremidade da parte de travamento 10, um prolongamento 14 na forma de uma haste com um gancho 16, idêntico, mas imagem reflexa do gancho do prolongamento 13, na sua extremidade. A Figura 5 ilustra uma parte de um corpo de um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma quarta concretização da invenção. Esta concretização compreende também um corpo 12 que consiste de duas partes, de uma maneira semelhante à concretização ilustrada na Figura 4. A diferença para a terceira concretização é a de que em vez dos ganchos, o prolongamento 12 3 compreende um pino 17, enquanto que o prolongamento 14 compreende um furo 18 cujo diâmetro é essencialmente idêntico ao diâmetro externo do pino 17. A Figura 6 ilustra uma parte de um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma quinta concretização da invenção. Nesta concretização, o corpo 12 consiste de duas partes como na terceira e quarta concretizações, mas aqui a junção das duas partes é realizada com um adesivo. As figuras mostram o corpo 12 e uma parte da cápsula 8 bem como a junção 19 consistindo de um adesivo. É óbvio para aquele versado na técnica que é possível utilizar qualquer adesivo biocompatível. É igualmente possível utilizar, por exemplo, soldagem de fio de resistência. A Figura 7 ilustra uma parte de um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma sexta concretização da invenção. A Figura 7 mostra o corpo 12 consistindo de duas partes e a cápsula 8. As segundas extremidades das partes de travamento 9 e 10 compreendem prolongamentos 2 0 e 21 na forma de uma seta. As extremidades da cápsula 8 compreendem cavidades que são essencialmente da mesma forma e dimensão das setas dos prolongamentos 20 e 21. A Figura 8 ilustra uma parte do sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma sétima concretização da invenção. Esta concretização é semelhante à sexta concretização, sendo a diferença a de que as cavidades estão dentro das partes de travamento 9 e 10, e os prolongamentos dentro da cápsula 8. Nesta concretização, também está ilustrado que o diâmetro da seção da cápsula 8 não e necessariamente constante por todo o comprimento da cápsula. A Figura 9 ilustra uma parte do sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma oitava concretização da invenção. Nesta concretização, as superfícies das extremidades da cápsula 8 são menores do que as superfícies das partes de travamento 9 e 10. A Figura 10 ilustra uma parte de um sistema de distribuição de acordo com a presente invenção. Nesta concretização, as partes de travamento 22 e 2 3 são dotadas de uma forma arredondada e o diâmetro seccional da cápsula 24 não é constante no comprimento da cápsula. A Figura 11 ilustra uma parte de um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma décima concretizacão da invenção. O sistema de acordo com esta concretização compreende três cápsulas 29, 30 e 31 as quais são separadas umas das outras por partes de travamento 25, 26, 27 e 28. Nesta concretização, o diâmetro das partes de travamento varia ao longo dos seus comprimentos para as partes de travamento 25 e 28, mas não para as partes de travamento 26 e 27.
As Figuras 12 a 22 ilustram diferentes formas do sistema intra-uterino e da cápsula contendo uma composição farmacêutica. A Figura 12 ilustra um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma décima primeira concretização da invenção. A figura mostra a cápsula 32 que é dotada de três extremidades e o corpo 12 consistindo de duas partes. A Figura 13 ilustra um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma décima segunda concretização da invenção, mostrando a cápsula 33 na forma de um "L" e o corpo 34 que consiste de três partes.
As Figuras 14 e 15 ilustram um sistema de distribuição manufaturado de acordo com uma décima terceira e uma décima quarta concretizações da invenção. Na décima terceira concretização, o corpo 7 em forma de "T" compreende uma cápsula 3 6 em uma das asas do corpo. Na décima quarta concretização, o corpo 7 em forma de "T" compreende adicionalmente uma segunda e uma terceira cápsulas 37 e 38 na outra asa do corpo.
As Figuras 16 a 21 ilustram sistemas de distribuição manufaturado de acordo com décima quinta a vigésima concretizações da invenção. A décima quinta concretização ilustrada na Figura 16 consiste do corpo 7 em uma forma encurvada de maneira que uma vez a cap 39 na posição, o sistema tem essencialmente a forma de um círculo. 0 corpo da décima sexta e décima sétimas concretizações é em "forma de 1" e na décima sexta concretização ilustrada na Figura 17, o sistema compreende uma cápsula 40 na parte alongada do corpo.
Na décima sétima concretização ilustrada na Figura 18, o sistema compreende três cápsulas 41, 42 e 43 na parte curta do corpo. As Figuras 19, 20 e 21 ilustram a décima oitava, décima nona e vigésima concretizações, em que o corpo é em "forma de S". Na concretização ilustrada na Figura 19, o sistema compreende uma cápsula 44 e na concretização ilustrada na Figura 20, o sistema compreende três cápsulas 45, 46 e 47, das quais uma é colocada em um local diferente das outras duas cápsulas. Na concretização ilustrada na Figura 21, o sistema compreende uma cápsula 48 próxima da extremidade do sistema.
As Figuras 22 a 30 ilustram perfis seccionais de uma cápsula contendo uma composição farmacêutica de acordo com vigésima primeira a vigésima nona concretizações. O perfil seccional pode, deste modo, ser um circulo, uma elipse, um polígono (pentágono, hexágono, heptágono, octógono, e assim por diante), um retângulo, um triângulo, um quadrado ou uma combinação de formas regulares ou irregulares. Quando se utilizam formas regulares tais como retângulos ou triângulos, os cantos podem ser arredondados ou não. Os perfis seccionais poderão ter também uma forma arbitrária. É evidente para uma pessoa versada na técnica que as formas dadas nas Figuras 22 a 30 constituem exemplos não limitativos.
Será apreciado que os métodos da presente invenção podem ser incorporados na forma de uma variedade de concretizações, das quais apenas algumas estão aqui expostas. Será evidente para um versado no campo que existem outras concretizações que não se afastam do espírito da invenção. Desta forma, as concretizações descritas são ilustrativas e não deverão ser consideradas como restritivas.

Claims (8)

1. Processo de manufatura de um sistema de distribuição, o sistema compreendendo uma construção de corpo e peio menos uma cápsula contendo uma composição farmacêutica, a cápsula tendo pelo menos uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, caracterizado pelo fato de que a construção de corpo (7, 12, 34) tem pelo menos duas partes de travamento (9, 10), cada parte de travamento (9, 10) tendo pelo menos uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a primeira extremidade de cada parte de travamento (9, 10) tendo uma superfície adaptada para ficar voltada para e cobrir uma dentre a pelo menos primeira e segunda extremidades da cápsula (8), o diâmetro da pelo menos uma das partes de travamento variando ao longo de seu comprimento entre a primeira extremidade e a segunda extremidade é moldado por injeção, e a cápsula (8) é moldada por injeção na construção de corpo entre as pelo menos duas partes de travamento em uma etapa adicional, em que as partes de travamento (9, 10) têm a forma de um cone truncado e de que a extremidade do cone truncado tendo um maior diâmetro é a extremidade tendo a superfície voltada para a extremidade da cápsula (8).
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a construção de corpo (7) consiste de uma parte de corpo.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o perfil seccional da pelo menos primeira ou segunda extremidade da cápsula (8) é essencialmente idêntico em dimensão e forma à superfície da parte de travamento (9, 10) voltada para a extremidade da cápsula.
4. Processo, de acordo com a reivindicaçào 1, caracterizado pelo fato de que a construção de corpo (12, 34) consiste de pelo menos duas partes de corpo.
5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a superfície da seção da pelo menos primeira ou segunda extremidade da cápsula (8) é essencialmente menor do que a superfície da parte de travamento (9, 10) voltada para a extremidade.
6. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele tem duas ou mais cápsulas (8) contendo uma composição farmacêutica.
7. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cápsula (8) contendo uma composição farmacêutica consiste essencialmente de um polímero biocompatível e pelo menos um agente farmaceuticamente ativo.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o sistema é um sistema intra-uterino.
BRPI0314287A 2002-09-18 2003-09-04 processo de manufatura de um sistema de distribuição BRPI0314287B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02020869.0 2002-09-18
EP02020869A EP1400258A1 (en) 2002-09-18 2002-09-18 Pharmaceutical composition delivery device and its manufacturing process
PCT/FI2003/000647 WO2004026196A1 (en) 2002-09-18 2003-09-04 A delivery system and a manufacturing process of a delivery system

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR0314287A BR0314287A (pt) 2005-07-26
BR0314287B1 true BR0314287B1 (pt) 2014-02-18
BRPI0314287B8 BRPI0314287B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=31896871

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0314287A BRPI0314287B8 (pt) 2002-09-18 2003-09-04 processo de manufatura de um sistema de distribuição

Country Status (27)

Country Link
US (1) US7252839B2 (pt)
EP (2) EP1400258A1 (pt)
JP (1) JP4382668B2 (pt)
KR (1) KR100827635B1 (pt)
CN (1) CN1310627C (pt)
AT (1) ATE387898T1 (pt)
AU (1) AU2003258752B2 (pt)
BR (1) BRPI0314287B8 (pt)
CA (1) CA2499187C (pt)
CR (1) CR7709A (pt)
DE (1) DE60319549T3 (pt)
DK (1) DK1539063T4 (pt)
EC (1) ECSP055686A (pt)
ES (1) ES2300650T5 (pt)
HK (1) HK1076023A1 (pt)
HR (1) HRP20050340B1 (pt)
IL (2) IL166787A0 (pt)
MX (1) MXPA05002718A (pt)
NO (1) NO331466B1 (pt)
NZ (1) NZ538275A (pt)
PL (1) PL214245B1 (pt)
PT (1) PT1539063E (pt)
RU (1) RU2297810C2 (pt)
SI (1) SI1539063T2 (pt)
UA (1) UA77859C2 (pt)
WO (1) WO2004026196A1 (pt)
ZA (1) ZA200501876B (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2881046A1 (fr) * 2005-01-25 2006-07-28 7 Med Ind Sa Procede de fabrication d'un reservoir contenant une substance active diffusant a travers le reservoir et installation pour sa mise en oeuvre
FI123188B (fi) * 2005-04-05 2012-12-14 Bayer Oy Ultraäänellä havaittavissa oleva kohdunsisäinen järjestelmä
NL1030795C2 (nl) * 2005-12-27 2007-06-28 Willem Arthur Adriaan Van Os Intra-uterine inrichting en huls voor het inbrengen daarvan in de uterus.
US10219884B2 (en) 2006-07-10 2019-03-05 First Quality Hygienic, Inc. Resilient device
US8047980B2 (en) * 2006-07-10 2011-11-01 Mcneil-Ppc, Inc. Method of treating urinary incontinence
US10004584B2 (en) 2006-07-10 2018-06-26 First Quality Hygienic, Inc. Resilient intravaginal device
EP2057972A1 (en) 2007-11-07 2009-05-13 N.V. Organon Intrauterine deposit
WO2009076547A2 (en) 2007-12-11 2009-06-18 Massachusetts Institute Of Technology Implantable drug delivery device ant) methods for treatment of the bladder and other body vestcles or lumens
FR2927798B1 (fr) * 2008-02-25 2011-03-04 C L Investissements Procede de fabrication d'un dispositif contraceptif intra-uterin et installation pour la mise en oeuvre de ce procede
FR2927799B1 (fr) * 2008-02-25 2011-03-04 C L Investissements Procede de mise en place d'une membrane autour d'un element contenant une substance active et installation de mise en oeuvre de ce procede
US11992431B2 (en) 2008-09-17 2024-05-28 Bayer Oy Inserter
WO2010031902A1 (en) 2008-09-17 2010-03-25 Bayer Schering Pharma Oy An inserter
FI20080523A0 (fi) 2008-09-17 2008-09-17 Bayer Schering Pharma Oy Insertteri
FI20080524A0 (fi) 2008-09-17 2008-09-17 Bayer Schering Pharma Oy Insertteri
WO2010054296A2 (en) * 2008-11-07 2010-05-14 Combinent Biomedical Systems, Inc. Devices and methods for treating and/or preventing diseases
CN102316823B (zh) * 2009-02-11 2016-06-08 新加坡南洋理工大学 多层外科用假体
US8568374B2 (en) * 2009-05-04 2013-10-29 Merck Sharp & Dohme B.V. Intrauterine system
US8573222B2 (en) 2010-03-21 2013-11-05 David Weintraub Intrauterine device and inserter for the same
ZA201107786B (en) * 2010-10-26 2012-07-25 Maurice Roger Pope An inhibotor of pathogens
US20150202076A1 (en) 2012-08-09 2015-07-23 Mithra Pharmaceuticals S.A. Intrauterine Device
EP2708213A1 (en) * 2012-09-13 2014-03-19 PAT&Co bvba Multipurpose ethylene vinyl acetate fibrous drug delivery systems for long-term implantation or insertion
CN103784244B (zh) * 2012-10-30 2016-03-23 吴江永元生物科技有限公司 一种子宫内植入物
EP4215111A3 (en) * 2013-03-08 2023-08-23 Li Galli B.V. Vaginal drug delivery and/or diagnostic system
US11000545B2 (en) 2013-03-15 2021-05-11 Cda Research Group, Inc. Copper ion compositions and methods of treatment for conditions caused by coronavirus and influenza
US11007143B2 (en) 2013-03-15 2021-05-18 Cda Research Group, Inc. Topical copper ion treatments and methods of treatment using topical copper ion treatments in the oral-respiratory-otic areas of the body
US11083750B2 (en) 2013-03-15 2021-08-10 Cda Research Group, Inc. Methods of treatment using topical copper ion formulations
US11318089B2 (en) 2013-03-15 2022-05-03 Cda Research Group, Inc. Topical copper ion treatments and methods of making topical copper ion treatments for use in various anatomical areas of the body
US10398733B2 (en) 2013-03-15 2019-09-03 Cda Research Group, Inc. Topical copper ion treatments and methods of treatment using topical copper ion treatments in the dermatological areas of the body
US20150182382A1 (en) * 2013-12-27 2015-07-02 Custom Protect Ear, Inc. Pre-lubricated earplugs and the method of production thereof
CN104001260A (zh) * 2014-06-10 2014-08-27 中国医学科学院生物医学工程研究所 可以提高药物释放速度的宫内药物释放体
ES2878798T3 (es) 2014-09-09 2021-11-19 Qpharma Ab Conjunto de molde insertable, herramienta de moldeo por inyección para el mismo, sustrato y método de moldeo por inyección
US10017115B2 (en) * 2015-11-11 2018-07-10 Ford Global Technologies, Llc Trailer monitoring system and method
KR20200144138A (ko) * 2018-04-19 2020-12-28 이푸룬 (상하이) 바이오테크놀러지 컴퍼니 리미티드 자궁강내에서 자궁 내막 기저층 기능을 재활성화시키는 기능을 구비하는 탄성필름 및 이의 제조 방법
JP2020047353A (ja) 2018-09-20 2020-03-26 キオクシア株式会社 メモリシステム
US11193184B2 (en) 2019-02-22 2021-12-07 Cda Research Group, Inc. System for use in producing a metal ion suspension and process of using same
TW202142199A (zh) * 2020-01-24 2021-11-16 芬蘭商拜耳股份有限公司 具有護套之子宮內系統

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3911911A (en) * 1969-06-16 1975-10-14 Reese Hospital Michael Anti-fertility device
US3659596A (en) * 1969-11-06 1972-05-02 Ralph R Robinson Intrauterine element
US3656483A (en) * 1970-01-15 1972-04-18 Biolog Concepts Inc Intrauterine medicator
US3898986A (en) * 1972-12-27 1975-08-12 Alza Corp Biotransformable intrauterine device
FI59719C (fi) * 1978-06-29 1987-05-05 Medholding Oy Foerfarande foer framstaellning av interuterina preventivmedel.
ES239677Y (es) * 1978-11-23 1979-06-16 Sopena Quesada Angel Espermicida intrauterino
DD146005A1 (de) 1979-09-24 1981-01-21 Bernd Hamann Intrauterines pessar zur empfaengnisverhuetung
US4341728A (en) * 1979-12-20 1982-07-27 The Population Council, Inc. Method for making an IUD with shrinking of a medicated attachment onto a support
US4413985A (en) * 1981-09-02 1983-11-08 The United States Of America As Represented By The Dept. Of Health & Human Services Hydrocephalic antenatal vent for intrauterine treatment (HAVIT)
US4578076A (en) * 1984-03-20 1986-03-25 The Population Council, Inc. Medicated intracervical and intrauterine devices
DE3434207C1 (de) * 1984-09-18 1985-11-14 Karl-Heinz Dr. 8703 Ochsenfurt Lurz Groessenvariables Intrauterinpessar und empfaengnisverhuetende Vorrichtung
CN2055720U (zh) * 1989-09-26 1990-04-11 天津市医疗器械四厂 复合型缓释宫内节育器
DE4125575C2 (de) 1991-08-02 1997-10-02 Piening Wolf Dietrich Dr Med Intrauterinpessar
PH30867A (en) * 1992-07-31 1997-12-09 Leiras Oy Method and equipment for installing a medicine capsule on a support.
US5443461A (en) 1993-08-31 1995-08-22 Alza Corporation Segmented device for simultaneous delivery of multiple beneficial agents
CN2170749Y (zh) * 1993-09-23 1994-07-06 刘锋 一次性药铜复合型宫形宫内节育器
NL9400410A (nl) * 1994-03-16 1995-11-01 M D Ph D Willem Arthur Adriaan Intra-uterine anticonceptiemiddel.
FI97944C (fi) * 1994-07-05 1997-03-25 Leiras Oy Vaikuttavaa ainetta luovuttava laite
WO2003011200A2 (en) * 2001-08-01 2003-02-13 Pascal Mock Intrauterine device, method of making such a device and method for putting active elements within the uterine cavity

Also Published As

Publication number Publication date
RU2297810C2 (ru) 2007-04-27
HRP20050340A2 (en) 2006-06-30
AU2003258752B2 (en) 2008-03-06
EP1539063B2 (en) 2012-10-10
ATE387898T1 (de) 2008-03-15
PT1539063E (pt) 2008-04-22
EP1400258A1 (en) 2004-03-24
CA2499187A1 (en) 2004-04-01
RU2005111234A (ru) 2006-01-20
BRPI0314287B8 (pt) 2021-06-22
WO2004026196A1 (en) 2004-04-01
IL166787A0 (en) 2006-01-15
JP4382668B2 (ja) 2009-12-16
SI1539063T1 (sl) 2008-08-31
JP2005538791A (ja) 2005-12-22
DE60319549D1 (de) 2008-04-17
ES2300650T5 (es) 2013-01-04
CA2499187C (en) 2007-11-20
ZA200501876B (en) 2006-05-31
BR0314287A (pt) 2005-07-26
CR7709A (es) 2005-06-30
EP1539063A1 (en) 2005-06-15
KR20050057381A (ko) 2005-06-16
HRP20050340B1 (hr) 2014-04-11
SI1539063T2 (sl) 2013-02-28
AU2003258752A1 (en) 2004-04-08
NZ538275A (en) 2006-07-28
MXPA05002718A (es) 2005-09-08
ES2300650T3 (es) 2008-06-16
DK1539063T4 (da) 2013-02-04
DE60319549T3 (de) 2013-03-21
IL166787A (en) 2011-02-28
US7252839B2 (en) 2007-08-07
EP1539063B1 (en) 2008-03-05
CN1681455A (zh) 2005-10-12
US20060016451A1 (en) 2006-01-26
DK1539063T3 (da) 2008-06-09
HK1076023A1 (en) 2006-01-06
NO20051858L (no) 2005-04-15
PL214245B1 (pl) 2013-07-31
CN1310627C (zh) 2007-04-18
DE60319549T2 (de) 2009-04-02
NO331466B1 (no) 2012-01-09
PL374112A1 (en) 2005-10-03
UA77859C2 (en) 2007-01-15
KR100827635B1 (ko) 2008-05-07
ECSP055686A (es) 2005-07-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0314287B1 (pt) Processo de manufatura de um sistema de distribuição
EP2271293B1 (en) An intrauterine system
US6983751B2 (en) Condom
BR112019011565A2 (pt) tampa e método para moldagem da tampa
US4585451A (en) Devices which are adapted to slowly release chemicals, such as hormones, drugs and minerals
US9987102B2 (en) Orthodontic protection device
US20150202076A1 (en) Intrauterine Device
US4411658A (en) Device for administering
CA1178864A (en) Intrauterine contraceptive devices and methods of manufacturing such devices
CN211024730U (zh) 一种宫腔输卵管造影密封注药装置
US20210298762A1 (en) Reversible lacrimal canalicular occlusion device
PT98278B (pt) Dispositivo protector tubular para proteccao contra a transferencia de material infeccioso durante a relacao sexual

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: BAYER SCHERING PHARMA OY (FI)

Free format text: NOME ALTERADO DE: SCHERING OY

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/02/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved
B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/09/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO