BR0311404B1 - Método e aparelho otimizados para pulverização de minério - Google Patents

Método e aparelho otimizados para pulverização de minério Download PDF

Info

Publication number
BR0311404B1
BR0311404B1 BRPI0311404-0A BR0311404A BR0311404B1 BR 0311404 B1 BR0311404 B1 BR 0311404B1 BR 0311404 A BR0311404 A BR 0311404A BR 0311404 B1 BR0311404 B1 BR 0311404B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
grinding
bed
roller
rollers
particulate material
Prior art date
Application number
BRPI0311404-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0311404A (pt
Inventor
Richard Michael Viljoen
Jan Tjeerd Smit
Udo Meyer
Carlos Felipe Lozano-Vallejos
Original Assignee
Loesche Gmbh
Anglo American Res Lab Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE2002124009 external-priority patent/DE10224009B4/de
Application filed by Loesche Gmbh, Anglo American Res Lab Ltd filed Critical Loesche Gmbh
Publication of BR0311404A publication Critical patent/BR0311404A/pt
Publication of BR0311404B1 publication Critical patent/BR0311404B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C15/00Disintegrating by milling members in the form of rollers or balls co-operating with rings or discs
    • B02C15/004Shape or construction of rollers or balls
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C15/00Disintegrating by milling members in the form of rollers or balls co-operating with rings or discs
    • B02C15/003Shape or construction of discs or rings
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C15/00Disintegrating by milling members in the form of rollers or balls co-operating with rings or discs
    • B02C15/04Mills with pressed pendularly-mounted rollers, e.g. spring pressed
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C15/00Disintegrating by milling members in the form of rollers or balls co-operating with rings or discs
    • B02C2015/002Disintegrating by milling members in the form of rollers or balls co-operating with rings or discs combined with a classifier

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "MÉTODO E APARELHO OTIMIZADOS PARA PULVERIZAÇÃO DE MINÉRIO".
Antecedentes da Invenção A invenção se refere a um método e aparelho para pulverizar material em partículas. 0 Pedido de patente internacional n- PCT/IB99/00714, intitulada ORE Comminutíon Process, descreve um método e a instalação para processar portador de valor heterogêneo por pulverização inter-particulas em um leito de partículas, sob condições que são otimizadas para a recuperação subseqüente de valores desejados pelo aperfeiçoamento da liberação de valor e minimizando a produção de ultrafinos. 0 método e o aparelho são particularmente adequados para uso em um processo de recuperação de metal base, metal precioso ou mineral industrial e acentuam a eficiência do processo pelo aumento da percentagem de recuperação de valor enquanto reduz a complexidade e o custo do processamento a jusante requerido, quer em um processo de flotação de espuma, recuperação por gravidade ou lixiviação. A pulverização inter-particulas em um leito de partículas, é realizada convenientemente usando um rolo de retificação em alta pressão, um triturador Rhodax, ou outro dispositivo desse tipo, mais vantajosamente em um laminar vertical. Em um laminador conhecido dessa espécie, uma mesa definindo uma trilha plana giratória de retificação suporta um leito de material em partículas a ser pulverizado, enquanto dois ou mais roletes cônicos estaticamente articulados, girando em torno de seus próprios eixos, são comprimidos no leito por um sistema de tensionamento hidro- pneumático. É um objetivo da invenção otimizar aparelho do tipo acima e um processo utilizando esse aparelho para uso em um processo de pulverização de minério.
Sumário da Invenção De acordo com a invenção, é proporcionado um método de pulverização de material em partículas, pela pulverização inter-partícuias em um leito de partículas, o método compreendendo a passagem de um leito de material em partículas entre pelo menos dois elementos retificadores, pelo menos um dos elementos retificadores sendo um rolete disposto para aplicar uma força compressiva ao leito de material em partículas para causa a pulverização entre partículas, de modo que o referido rolete encaixe o leito de material em partículas com uma ação de laminação substancialmente pura, assim, minimizando as forças de cisalhamento entre partículas no leito de material em partículas e entre as referidas partículas e os elementos de laminação.
Os elementos de laminação podem compreender uma trila de laminação que suporta o leito de material em partículas e pelo menos um rolete disposto acima da trilha de laminação, o método compreendendo a passagem do leito de material em partículas entre a trilha de laminação e o referido pelo menos um rolete. O método, de preferência, compreende a passagem do leito de material em partículas entre pelo menos dois roletes e uma trilha de laminação em um laminador vertical, cada rolete girando em torno de um eixo que intercepta o eixo do outro rolete ou roletes e um eixo vertical de rotação da trilha de laminação, para assim obter uma ação de laminação pura dos roletes em relação ao leito de material em partículas e, assim, minimizar as forças de cisalhamento entre partículas no leito de material em partículas e entre as referidas partículas, os roletes e a trilha de laminação.
De preferência, os eixos de rotação dos roletes e a trilha de laminação se interceptam em um plano acima da trilha de laminação e espaçados da trilha de laminação por uma distancia igual à profundidade do leito de partículas.
De acordo com a invenção, uma trituração sem ou com uma introdução minima de forças de cisalhamento pode ser realizada em uma laminador, se os roletes de retificação rolarem sincronicamente com a mesa de retificação giratória ou a trilha de retificação e o curso do rolete coincidir com o curso da trilha de laminação da mesa de retificação giratória.
De acordo com a invenção, o movimento de laminação pura e uma retificação isenta de força de cisalhamento são provocados com um laminador tendo roletes de retificação correspondentemente dispostos em uma distância claramente definida da mesa de retificação ou trilha de retificação. 0 movimento de laminação pura e uma trituração isenta de força de cisalhamento ou trituração com introdução minima de força de cisalhamento no leito de retificação são conseguidos, vantajosamente, pelo fato de que os roletes de retificação são posicionados de tal maneira que os eixos do roletes estendidos formam com o eixo de laminação vertical um ponto de interseção, que está em nível com a superfície do leito de retificação e intersecta uma horizontal imaginária da referida superfície.
Apropriadamente, os roletes de retificação são construídos conicamente e são posicionados de tal maneira que a superfície circunferencial de cada rolete de retificação e a superfície da mesa de retificação ou da trilha de retificação se estendem horizontal e paralelamente uma à outra.
Uma disposição de roletes para provocar um movimento de laminação pura é conhecida dos documentos EP 0 406 544 BI e DE 42 02 784 Al. Contudo, no caso dos referidos roletes, eles são roletes de pré-compactação, que estão em cada caso, posicionados a montante dos roletes de retificação para compactar e homogeneizar o leito de retificação. Para a preparação do leito de retificação, os roletes de pré-compactação se apoiam no seu próprio peso apenas e opcionalmente com o auxílio de um sistema de amortecimento à molas no referido leito e não participam na operação de trituração. Além disso, o movimento de laminação pura dos roletes de pré-compactação é obtido pelo fato de que os eixos dos roletes de pré-compactação formam uma interseção com o eixo de rotação vertical da mesa de retificação no plano da trilha de retificação, mas não no plano do leito de retificação. Os roletes de retificação dos laminadores varridos a ar descritos nos documentos antes mencionados são posicionados de tal maneira que forças de cisalhamento são introduzidas no leito de retificação e um produto moído com uma alta proporção de finos é produzido.
Contudo, o objetivo do método e do laminador de acordo com a invenção é produzir um produto moldo livre ou pelo menos com apenas uma proporção limitada de finos e que assegura um processamento vantajoso, isento de dificuldades.
Tem sido verificados que os laminadores com roletes de retificação correspondentemente moldados ou dimensionados e dispostos asseguram uma trituração livre de forças de cisalhamento e a produção de um produto moido com a distribuição de tamanho de partículas desejada, na colocação em uma leito de moagem com uma altura de 1 a 150 mm itu.ll .
Está dentro do escopo da invenção obter um movimento de laminação pura dos roletes retificadores e a interseção da invenção dos eixos dos roletes de retificação com o eixo laminador vertical e a horizontal da superfície do leito de moagem com auxílio de roletes de laminação correspondentemente dimensionados e/ou com roletes de retificação dispostos com a ângulo de inclinação correspondente.
Fundamentalmente, o laminador pode ser construído com um laminador de extravasamento. 0 produto moido triturado por um movimento de laminação pura dos roletes retificadores, então passa, opcionalmehte, com um meio de descarga correspondente, através de um anel de retenção da mesa de retificação e é fornecido a um processo de classificação subseqüente, por exemplo, peneiramento ou classificação.
Vantajosamente, a trituração de acordo com a invenção é realizada em um laminador varrido a ar, particularmente do tipo Loesche, em que um classif icador é integrado ao alojamento do laminador e material triturado inadequadamente é retornado para a mesa de retificação, enquanto o produto triturado tendo a distribuição de tamanho de particula desejada é descarregado em um fluxo de fluido.
Os parâmetros e os detalhes de construção não descritos em conjunto com o método de trituração e o laminador de acordo com a invenção podem ser estabelecidos da maneira convencional.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 é uma vista seccional lateral parcial de um laminador varrido a ar convencional. A figura 2 é uma vista lateral esquemática ilustrando a geometria dos roletes em um laminador de laboratório. A figura 3 é um diagrama esquemático ilustrando a geração de forças de cisalhamento no laminador das figuras 1 e 2. A figura 4 é uma vista lateral esquemática, similar à vista da figura 2, ilustrando a geometria dos roletes em um laminador vertical de acordo com a invenção. A figura 5 é um diagrama esquemático, similar ao diagrama da figura 3, ilustrando a ausência de forças de cisalhamento no laminador da invenção. A figura 6 é um diagrama esquemático ilustrando a relação entre o diâmetro da mesa definindo a trilha de retificação do laminador e a geometria do rolete requerida. A figura 7 ilustra, esquematicamente, a relação entre o perfil do rolete e a geometria do rolete requerida. A figura 8 ilustra a relação entre o diâmetro do rolete e a geometria do rolete requerida. A figura 9 é um gráfico mostrando os resultados de um teste comparando o desempenho de um laminador da técnica anterior e de um laminador da invenção.
Descrição das Concretizações A figura 1 mostra um laminador varrido a ar convencional da espécie fabricada por Loesche GmbH da Alemanha. O laminador tem uma mesa de retificação 2, também referida como uma panela ou caçamba de retificação, disposta para ser girada em torno de um eixo vertical por um acionamento 3. Diversos roletes de retificação 4 são montados acima da mesa 2 e são dispostos para se estenderem em uma trilha de retificação anular 24 na superfície superior da mesa 2, em um leito de retificação de material a ser triturado. Os material em partícula, tal como minério, é fornecido à mesa de retificação a partir de cima ou do lado e os roletes se apóiam por baixo no minério na trilha de retificação, triturando-o através de pulverização por pressão.
Um duto 5 fornece um forte fluxo de ar através de uma anel de abertura 6 na zona de retificação em torno da mesa 2, de modo que o material triturado que cai da borda da mesa é levantado para um classificador 8 perto do topo do laminador. Partículas completamente trituradas são transportadas para uma saída 7, mas as partículas superdimensionadas caem no classificador 8 e são retornadas para a zona de retificação. A geometria do rolete/mesa do laminador vertical convencional da figura 1 é mostrada em mais detalhes na figura 2. A mesa 10 do laminador é montada para rotação em torno de um eixo 12. Um par de roletes afunilados em tronco de cone opostos 14 e 16 são montados para rotação livre em torno dos respectivos eixos 18 e 20, de modo que enquanto a mesa 10 gira, os roletes afunilados conicamente 14 e 16 se apóiam em um leito de material em partículas 22 suportado por uma trilha de retificação anular 24 definida na superfície superior da mesa 10. A trilha de retificação 24 toma forma de uma reentrância plana, horizontal, anular, na superfície da mesa 10.
Respectivos atuadores hidro-pneumáticos de dupla atuação 26 e 28 do laminador de laboratório mostrado são conectados articuladamente em respectivas extremidades superiores 30 e 32 às braçadeiras 34 e 36 que se estendem para fora do alojamento 38 do laminador. As respectivas extremidades inferiores 40 e 42 dos atuadores são conectadas, articuladamente às alavancas 44 e 46, estendendo-se para trás das montagens 48 e 50, que suportam os roletes 14 e 16 e seus respectivos mancais. As vantagens 48 e 50 são montadas articuladamente em respectivos suportes 52 e 54 de modo que a retração das hastes 56 e 58 dos respectivos atuadores 26 e 28 aumenta a pressão exercida pelos roletes sobre o leito de partida 22 e a extensão das hastes diminui a pressão.
Os eixos de rotação 18 e 20 dos roletes 14 e 16 se interceptam em um ponto P, onde eles também intersectam o eixo vertical de rotação 12 da tabela 10. Pode ser visto que o ponto P está cima de um plano horizontal 60 definido pela superfície superior do leito de partículas 22. O plano 60 é paralelo ao plano definido pela trilha de retificação e, portanto, é espaçado da trilha de retificação 24 por uma distancia igual à profundidade do leito de partículas 22.
Pode ser visto que as superfícies de retificação dos roletes 14, 16 são moldadas conicamente, com um perfil linear correspondendo à superfície plana da trilha de retificação 24 e, assim, faz contato de linha com a trilha de retificação 24 (ou leito de partículas 22)·. À medida que o laminador opera, a mesa 10 é acionada de modo que ela gira, causando a rotação correspondente dos roletes 14 e 16. O material de alimentação fresco é alimentado no centro da mesa 10 a partir de cima e é flexionado para fora por um cone vertical central 62 na trilha de retificação anular 24, para formar o leito de partículas 22 na trilha de retificação 24. Os atuadores 26 e 28 são operados para fazer com que os roletes 14, 16 apliquem a força requerida ao leito de partículas 22 para obter pulverização entre partículas.
Devido ao fato de que os eixo 18 e 20, em torno dos quais os roletes 14 e 16 giram, intersectam um com o outro e com o eixo vertical 12 em um ponto que está substancialmente acima do leito compactado de material em partículas 22 entre a trilha de retificação 24 e as superfícies de rolete, as superfícies de contato dos roletes 14 e 16 não rolam inteiramente de modo verdadeiro no leito de partículas 22 e há uma aceleração relativa entre porções do rolete e as superfícies da trilha de retificação, resultando em forças de cisalhamento sendo geradas entre as superfícies de retificação e as partículas no leito e entre as próprias partículas. No laminador convencional, esse resultado é procurado, a finalidade sendo promover o movimento do leito e produzir um produto pulverizado com uma área de superfície elevada e altas proporções de ultra-finos. Isso é particularmente importante em aplicações de moagem de cimento ou carvão, por exemplo, onde tamanhos finos do produto são requeridos.
Uma conseqüência da disposição acima é que quantidades significativas de energia são absorvidas devido às forças de cisalhamento geradas e altas taxas de desgaste de elementos de desgaste, tais como os roletes e a trilha de retificação, são experimentadas. A geração de ultra-finos (partículas de menos do que 30μπι em tamanho) é promovida. A figura 3 mostra, esquematicamente, o efeito acima, como experimentado entre o rolete 14 e o leito de partículas 22. Devido à largura finita do rolete 14 e devido ao fato de que ele não rola verdadeiramente no leito de partículas 22, apenas pontos simples nas linhas de contato entre a periferia do rolete 14 e o leito de partículas 22 estão se movendo na mesma velocidade. Desse modo, conforme indicado pela projeção gráfica abaixo do leito de partículas 22, em ambos os lados do ponto central 64, entre a borda interna 66 e a borda externa 68 no leito de partículas 22, a velocidade diferencial entre a periferia do rolete e a superfície do leito de partículas 22 em contato com o mesmo aumentará longe do ponto central 64 em direção às bordas 66 e 68.
Voltando agora à figura 4, a geometria do rolete/mesa de um laminador vertical modificado de acordo com a invenção é mostrada. Os componentes de rolete/mesa do laminador modificado são substancialmente similares aqueles mostrados na figura 2 e, portanto, os mesmos numerais de referência são usados nas figuras 2 e 4. No laminador modificado da figura 4 os roletes 14 e 16 são ajustados de modo que seus eixos de rotação 18 e 20 interagem um com o outro e com o eixo vertical de rotação 12 da mesa 10 em um ponto P, que fica em um plano horizontal 60 paralelo ao plano definido pela superfície da trilha de retificação 24. 0 plano 60, em que o ponto P fica, é paralelo e espaçado do plano definido pela superfície da trilha de retificação 24 por uma distância correspondente à profundidade do leito compactado de partículas 22 correspondendo, em outras palavras à posição as superfícies de retificação de rolete em uso. O ponto P, tipicamente será espaçado de um a 150mm acima da superfície da trilha de retificação 24, de acordo com a natureza do material que está sendo processado no laminador e a profundidade do leito de partículas.
Como pode ser visto na figura 4, as superfície de retificação periféricas dos roletes 14 e 15 têm um afunilamento cônico mais abrupto do que aqueles dos roletes nas figuras de 1 a 3, para permitir o grau maior de inclinação dos eixos de rolete 18, 20. A figura 5 indica a diferença entre a concretização das figuras de 1 a 3 e a da figura 4 naquelas linhas de contato entre a periferia do rolete 14 e a superfície do leito de partículas 22 estão agora sincronizadas em velocidade através da largura do rolete 14, eliminando, substancialmente, as forças de cisalhamento entre a superfície de retificação do rolete 14 e o leito de partículas 22. A fim de obter a geometria requerida para implementar o conceito da invenção na prática, um número de opções de desenho estão disponíveis. Essas opções podem ser aplicadas singularmente ou em combinação que se obtém o resultado geométrico desejado.
Fazendo referência à figura 6, pode ser visto que para uma dada forma e diâmetro do rolete 14, o aumento do diâmetro da mesa 10 suficientemente resultará no eixo de rotação dos roletes intersectando um com o outro e com o eixo vertical de rotação da mesa no plano desejado coincidindo com a superfície do leito de partículas. Na figura 6, a distância Xi, sendo a distância entre o eixo vertical 12 e o ponto de interseção do eixo de rotação de um rolete 14.1 e o plano horizontal 60 definido pela superfície superior do leito de partículas, é relativamente grande comparada com a distância X2, que corresponde a um rolete 14.2, que é espaçado para longe do eixo de rotação 12. O rolete 14.3 é espaçado ainda mais no eixo de rotação 12, de modo que seu eixo de rotação 18.3 intersecta com o eixo vertical 12 e o plano 60 no ponto X3. Assim, pode ser visto que comparado com a disposição convencional indicada pela posição do rolete 14.1, o efeito da presente invenção pode ser obtido pelo aumento suficiente do diâmetro da mesa 10 e da trilha de retificação 24, supondo que os roletes permanecem localizados na periferia da mesa. A figura 6 ilustra, simultaneamente, o princípio do método de acordo com a invenção, pelo fato de que através de uma mudança de tamanho da mesa de retificação 10 e uma mudança associada no raio rn da trilha de retificação é possível obter um movimento de laminação pura de um rolete de retificação idêntico 14 e, consequentemente, uma trituração isenta de força de cisalhamento. O movimento de laminação pura sem o movimento deslizante é provocado pelo fato de que há uma evidência de velocidades diferenciais ou diferenças entre o curso do rolete e o curso da trilha de retificação, que se origina com um raio inadequado da trilha de retificação rmi e rm2 inadequado retificação dos roletes retificadores 14.1, 14.2. Apenas com um raio de trilha de retificação rm2, o eixo 18.3 do rolete de retificação intersecta a horizontal 60 da superfície do leito de partículas ou de retificação e o eixo de laminador 12 . Δ figura 7 mostra como o efeito da invenção pode ser obtido pela mudança do perfil de rolete a fim de acomodar uma mudança na inclinação do eixo de rolete para satisfazer as condições descritas acima. Nessa concretização, o afunilamento cônico dos roletes é aumentado (isto é, o ângulo de cone é aumentado) comparado com aquele de um rolete convencional.
Considerando que o rolete de retificação 14 no lado esquerdo, como um resultado de sua construção e um ângulo de inclinação α com o eixo de rolete 18, intersecta o eixo de laminação 12 em uma distância definida acima do leito de partículas 22, o rolete de retificação é disposto e construído para retificação isenta de força de cisalhamento. 0 ângulo de inclinação α é menor e a conicidade do rolete de retificação 14 é mudada, de modo que o eixo de rolete 18 do rolete de retificação direito 14 intersecta o eixo de laminação 12 no ponto P no nível de uma horizontal 60 do plano de superfície do leito de retificação 22. A figura 8 mostra como a redução do diâmetro do rolete, sem alterar o perfil cônico da periferia do rolete, pode obter o mesmo resultado. Na prática, uma combinação dos ajustes acima pode ser usada como apropriado para obter os resultados requeridos. A figura 8 mostra uma outra possibilidade para construção de um rolete de retificação para retificação isenta de força de cisalhamento. Mais uma vez o rolete de retificação esquerdo 14 é disposto e construído de maneira convencional para trituração com cisalhamento. Contudo, o rolete de retificação direito 14 é usado para retificação isenta de força de cisalhamento e para formação da interseção P no nível Hm do leito de retificação 22 tem um diâmetro de rolete modificado, denominado menor e/ou um ângulo de inclinação α modificado. A figura 9 indica graficamente os resultados de um teste realizado para comparar o desempenho do laminador convencional e de um laminador adaptado de acordo com os princípios da invenção.
Uma distribuição de tamanho de partícula alvo de referência de 90 por cento, passando 75μπι foi usada em ambos os testes. A curva da figura 9 mostra concentrações relativas de diâmetro de partículas para pulverização não- cisalhante em um laminador vertical da invenção comparado com uma concentração normalizada de diâmetros de partículas em um laminador vertical convencional. A partir desses resultados, está claro que uma redução significativa na produção de material ultra-fino (partículas de menos do que 30μπι) é obtida para esse minério particular.
Durante os testes, consumos de energia específicos comparativos foram medidos no acionador de laminador. O teste do laminador não cisalhante da invenção mostrou um consumo de energia específico reduzido na finura alvo de 40 por cento, quando comparado com os resultados para o laminador convencional. Consumos de desgastes específicos foram medidos nos elementos de retificação durante os testes. O laminador não cisalhante mostrou um consumo de desgaste específico reduzido na finura alvo de 40 por cento, quando comparado com os resultados para o laminador convencional. A partir da descrição acima, pode ser visto que pelo ajuste da geometria de um laminador vertical de outro modo convencional para assegurar que uma ação de laminação pura das superfícies de rolete em relação à superfície da trilha de retificação de laminação e leito de partículas, resultados surpreendentemente benéficos são obtidos. A geometria alterada assegura que apenas forças de compressão e não forças de cisalhamento (ou forças de cisalhamento mínimas) são transmitidas para o leito de partículas. Isso minimiza a geração de partículas ultra-finas, reduz o consumo de energia do laminador e também reduz a taxa de desgaste específica dos elementos de retificação, especificamente o revestimento da trilha de retificação e os revestimentos dos roletes de retificação.

Claims (16)

1. Método de pulverização de material em partículas por pulverização inter-particulas em um leito de partículas, o método caracterizado pelo fato de compreender um leito de material em partículas entre pelo menos dois elementos de retificação, pelo menos um dos elementos de retificação sendo um rolete disposto para aplicar uma força de compressão ao leito do material em partículas para causar pulverização inter-particulas, de modo que o referido rolete encaixa o leito de material em partículas com uma ação de laminação substancialmente pura, assim, minimizando as forças de cisalhamento entre partículas no leito de material em partículas e entre as referidas partículas e os elementos de retificação.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os elementos de retificação compreenderem um trilha de retificação, que suporta o leito de material em partículas e pelo menos um rolete disposto acima da trilha de retificação, o método compreendendo a passagem do leito de material em partículas entre a trilha de retificação e o referido pelo menos um rolete.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de compreender a passagem do leito de material em partículas entre pelo menos dois roletes e uma trilha de retificação em um laminador vertical, cada laminador girando em torno de um eixo que intercepta o eixo do outro rolete ou roletes e um eixo vertical de rotação da trilha de retificação, para, assim, obter uma ação de laminação pura dos roletes em relação ao leito de material em partículas e, assim, minimizar as forças de cisalhamento entre partículas no leito de material em partículas e entre as referidas partículas dos roletes e a trilha de retificação.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de o eixos de rotação dos roletes e a trilha de retificação se interceptarem em um plano acima da trilha de retificação e espaçado da trilha de retificação por uma distância igual a profundidade do leito de partículas.
5. Aparelho para pulverizar material em partículas através de pulverização inter-partículas em um leito de partículas, o aparelho caracterizado pelo fato de compreender um laminador vertical tendo uma mesa de retificação horizontal girando em torno de um eixo de laminador vertical e pelo menos um rolete de retificação estacionário, montado giratório, que pode ser comprimido resilientemente contra um leito de retificação formado pelo material a ser triturado na mesa de retificação e que rola sobre o mesmo, em que o pelo menos um rolete de retificação é construído de tal maneira e é posicionado em uma distância tal da mesa de retificação, que ele rola com um movimento de laminação pura no leito de retificação formada pelo material a ser triturado e uma trituração isenta de força de cisalhamento ou trituração com uma introdução mínima de força de cisalhamento podem ser realizadas.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de pelo menos dois roletes de retificação, que são construídos conicamente, serem posicionados de tal maneira que um ponto de intersecção comum P é formado pelos eixos de rolete estendidos e o eixo de laminação vertical, bem como um horizontal em altura Hm do leito de retificação.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de as superfície circunferenciais dos roletes de retificação e a superfície da mesa de retificação ou da trilha de retificação serem, em cada caso, horizontais e paralelas uma à outra.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 7, caracterizado pelo fato de ser possível estabelecer um leito de retificação com uma altura Hm na faixa de 1 a 150 mm.
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 8, caracterizado pelo fato de a modificação da conicidade e/ou do raio de rolete e/ou do ângulo de inclinação dos roletes de retificação ser possível para ajustar o ponto de interseção P na altura Hm do leito de retificação.
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 6 a 9, caracterizado pelo fato de ser possível ajustar o ponto de interseção P na altura Hm do leito de retificação pela modificação do raio rM da trilha de retificação.
11. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 6 a 10, caracterizado pelo fato de o ponto de interseção P poder ser ajustado pela modificação da altura Hm do leito de retificação.
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 11, caracterizado pelo fato de os roletes serem em forma de tronco de cone.
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 12, caracterizado pelo fato de a trilha de retificação ser uma reentrância anular definida em uma superfície superior de uma mesa girável.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de a trilha de retificação ser plana e horizontal.
15. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 14, caracterizado pelo fato de ser construído como um laminador de extravasamento.
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 15, caracterizado pelo fato de ser construído como um laminador com varredura de ar e ter um classificador integrado.
BRPI0311404-0A 2002-05-29 2003-05-28 Método e aparelho otimizados para pulverização de minério BR0311404B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10224009.4 2002-05-29
DE2002124009 DE10224009B4 (de) 2002-05-29 2002-05-29 Verfahren zur Zerkleinerung von Material, insbesondere von Erzen, und Wälzmühle zur Durchführung des Verfahrens
ZA2002/4338 2002-05-30
ZA200204338 2002-05-30
PCT/IB2003/002051 WO2003099444A1 (en) 2002-05-29 2003-05-28 Enhanced ore comminution process and apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0311404A BR0311404A (pt) 2005-03-15
BR0311404B1 true BR0311404B1 (pt) 2014-06-24

Family

ID=29585325

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0311404-0A BR0311404B1 (pt) 2002-05-29 2003-05-28 Método e aparelho otimizados para pulverização de minério

Country Status (12)

Country Link
US (2) US7341212B2 (pt)
EP (1) EP1554046B1 (pt)
AT (1) ATE492344T1 (pt)
AU (1) AU2003232380B2 (pt)
BR (1) BR0311404B1 (pt)
CA (1) CA2491786C (pt)
DE (1) DE60335480D1 (pt)
DK (1) DK1554046T3 (pt)
PE (1) PE20040056A1 (pt)
PT (1) PT1554046E (pt)
RU (1) RU2302900C2 (pt)
WO (1) WO2003099444A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1554046B1 (en) * 2002-05-29 2010-12-22 Loesche GmbH Enhanced ore comminution process and apparatus
DE102005054209B4 (de) * 2005-11-14 2014-05-28 Loesche Gmbh Wälzmühle
DE102006058012A1 (de) * 2006-12-08 2008-06-19 Polysius Ag Rollenmühle
CN101518751A (zh) * 2009-02-13 2009-09-02 黄琳 组联破碎机
DE102009015037B4 (de) * 2009-03-26 2011-03-31 Loesche Gmbh Wälzmühle
US8091817B2 (en) * 2009-12-11 2012-01-10 Flsmidth A/S Milling device
PL2542704T3 (pl) 2010-03-05 2014-11-28 Loesche Gmbh Sposób przygotowania żużli stali szlachetnych i żużli stalowniczych w celu odzyskiwania metalu
DE102010010752A1 (de) * 2010-03-09 2011-09-15 Loesche Gmbh Wälzmühle
JP2011240276A (ja) * 2010-05-19 2011-12-01 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 竪型ミル
CN102614964A (zh) * 2012-04-18 2012-08-01 徐州飞煌重型机械厂 立式辊磨机上使用的磨盘排料装置
CN104096626A (zh) * 2013-04-08 2014-10-15 黄琳 组联式超细破碎机的改进
CN104907128B (zh) * 2015-06-18 2017-07-04 温传岳 一种碎磨机及其碎磨方法
CN105750012A (zh) * 2016-04-27 2016-07-13 安徽海澄德畅电子科技有限公司 辊压机作业振动幅度消减控制装置
CN106000552A (zh) * 2016-07-01 2016-10-12 桂林晟兴机械制造有限公司 立式外循环磨粉机
US20180344091A1 (en) * 2017-05-30 2018-12-06 Mannarsamy Balasubramanian Grinding Machine
CN107243387B (zh) * 2017-08-08 2023-07-11 江苏鹏飞集团股份有限公司 单轴摆动碾压式磨辊立磨机
JP2019072672A (ja) * 2017-10-17 2019-05-16 宇部興産機械株式会社 竪型粉砕機
CN107737642A (zh) * 2017-11-20 2018-02-27 重庆嘉韵实业有限公司 一种粉煤灰的生产流水线及其工艺
CN108855509B (zh) * 2018-06-30 2020-09-08 绍兴柯桥新兴门业有限公司 一种电工用硅粉研磨装置
CN110270412B (zh) * 2019-07-16 2020-12-08 新沂市锡沂高新材料产业技术研究院有限公司 一种立磨辊套
CN112718111A (zh) * 2021-01-15 2021-04-30 衡东华贵种养专业合作社 一种大米研磨装置
CN114100761B (zh) * 2021-11-26 2023-01-17 赣州海盛钨业股份有限公司 一种碳化钨粉控温研磨装置
CN114700149B (zh) * 2022-04-02 2023-10-27 天津水泥工业设计研究院有限公司 一种立式辊磨的磨盘物料运动控制系统

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB428237A (en) * 1933-11-20 1935-05-09 Josephus Wass Improvements in or relating to grinding, crushing and mixing mills
US2848170A (en) * 1953-07-24 1958-08-19 Combustion Eng Wear compensating means for pulverizing mills of the ring-roller type
US2828170A (en) * 1955-10-28 1958-03-25 Cecil F Badgley Hydraulic adjusting device
IT943978B (it) * 1971-12-15 1973-04-10 Montanari C Spa Mulino per la macinazione la raffi nazione la omogeneizzazione e la plastificazione di prodotti in so spensione liquida pastosi o secchi
JPS5219780U (pt) * 1975-07-29 1977-02-12
US4127237A (en) * 1977-12-27 1978-11-28 Combustion Engineering, Inc. Plural bowl mills in series
US4606506A (en) * 1984-05-04 1986-08-19 Kawasaki Jukogyo Kabushiki Kaisha Vertical type roller mill
US4798344A (en) * 1984-06-04 1989-01-17 Combustion Engineering, Inc. Mill exhaust system
US5244157A (en) * 1989-07-04 1993-09-14 Loesche Gmbh Air flow rolling mill
DE3921986C1 (pt) 1989-07-04 1990-10-25 Loesche Gmbh, 4000 Duesseldorf, De
US5251831A (en) * 1991-01-21 1993-10-12 Mitsubishi Jukogyo Kabushiki Kaisha Roller mill
DE4202784C2 (de) 1992-01-31 2002-08-08 Loesche Gmbh Luftstrom-Wälzmühle
JP2792594B2 (ja) 1993-07-09 1998-09-03 宇部興産株式会社 竪型粉砕機
ES2195558T3 (es) 1998-04-22 2003-12-01 Anglo American Res Lab Pty Ltd Procedimiento de fragmentacion de mineeral por tecnica de compresion de un lecho, a baja presion, e instalacion destinada a este efecto.
EP1554046B1 (en) * 2002-05-29 2010-12-22 Loesche GmbH Enhanced ore comminution process and apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
RU2004136587A (ru) 2005-09-10
US7341212B2 (en) 2008-03-11
AU2003232380A1 (en) 2003-12-12
US20050253002A1 (en) 2005-11-17
RU2302900C2 (ru) 2007-07-20
US20080223967A1 (en) 2008-09-18
BR0311404A (pt) 2005-03-15
WO2003099444A1 (en) 2003-12-04
CA2491786C (en) 2008-12-09
AU2003232380B2 (en) 2007-02-01
PE20040056A1 (es) 2004-03-18
DE60335480D1 (de) 2011-02-03
ATE492344T1 (de) 2011-01-15
CA2491786A1 (en) 2004-12-04
EP1554046B1 (en) 2010-12-22
US7578459B2 (en) 2009-08-25
EP1554046A1 (en) 2005-07-20
DK1554046T3 (da) 2011-03-28
PT1554046E (pt) 2011-03-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0311404B1 (pt) Método e aparelho otimizados para pulverização de minério
CN205599248U (zh) 立式辊磨机
CN205495769U (zh) 一种延时进料磨矿制样设备
US8777141B2 (en) Roller mill
CN101421043B (zh) 辊磨机
KR20110119908A (ko) 금속칩 분쇄장치
CN1259142C (zh) 滚磨机
CN105214784B (zh) 一种磨粉机
CN108097387A (zh) 一种辊盘式碎磨机
JP2017209637A (ja) 竪型粉砕機
ES2357506T3 (es) Procedimiento y aparato mejorados de trituración mineral.
CN2889611Y (zh) 凹凸辊组合式球化装置
CN218078334U (zh) 一种立式磨粉机排渣机构
CN114054170B (zh) 一种矿山石料加工用高效粉碎装置
WO2018149036A1 (zh) 侧方倾斜进料的立式分级磨粉机
CN117177819A (zh) 用于研磨块状材料的设备和方法
JPH0466141A (ja) 高炉スラグ等の粉砕装置
JPS62269764A (ja) 竪型粉砕機
TWI586433B (zh) 碾碎輥子及碾碎裝置
JPH02144160A (ja) 竪型ローラミル
JP2858684B2 (ja) 粉砕設備
CN2605921Y (zh) 一种新型微磨装置
CN106622601A (zh) 水泥生产线用细粉分级收集装置
JPH0747296A (ja) 竪型粉砕機
JPH04210247A (ja) 竪型ローラミル

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2465 DE 03-04-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.