BR0216095B1 - uso de uma composição para reticulação e estabilização de um polìmero, polìmero estabilizado e processo de reticulação e estabilização do mesmo. - Google Patents

uso de uma composição para reticulação e estabilização de um polìmero, polìmero estabilizado e processo de reticulação e estabilização do mesmo. Download PDF

Info

Publication number
BR0216095B1
BR0216095B1 BRPI0216095-1A BR0216095A BR0216095B1 BR 0216095 B1 BR0216095 B1 BR 0216095B1 BR 0216095 A BR0216095 A BR 0216095A BR 0216095 B1 BR0216095 B1 BR 0216095B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formula
hydrocarbyl radical
compound according
polymer
stabilizer
Prior art date
Application number
BRPI0216095-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Ola Fagrell
Mattias Gothe
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0216095B1 publication Critical patent/BR0216095B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/04Oxygen-containing compounds
    • C08K5/13Phenols; Phenolates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/0008Organic ingredients according to more than one of the "one dot" groups of C08K5/01 - C08K5/59
    • C08K5/005Stabilisers against oxidation, heat, light, ozone
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/36Sulfur-, selenium-, or tellurium-containing compounds
    • C08K5/37Thiols
    • C08K5/372Sulfides, e.g. R-(S)x-R'
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/36Sulfur-, selenium-, or tellurium-containing compounds
    • C08K5/37Thiols
    • C08K5/375Thiols containing six-membered aromatic rings

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
  • Silicon Polymers (AREA)

Description

USO DE UMA COMPOSIÇÃO PARA RETICULAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE UM POLÍMERO, POLÍMERO ESTABILIZADO E PROCESSO DE RETICULAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO MESMO
Dividido do pedido de patente de invenção n- PI 0209373-1, depositado em 30 de abril de 2002.
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a uma composição para reticulação e estabilização de polímeros contendo grupamentos silano hidrolisáveis que compreende um ácido sulfônico como catalisador de condensação de silanol. Adicionalmente, a presente invenção se refere a um polímero estabilizado contendo grupamentos silano reticulados em que a reticulação foi realizada pelo uso de ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol e a um processo para reticulação e estabilização de polímeros contendo grupamento silano pelo uso de ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
É conhecido reticular polímeros por meio de aditivos na medida em que isso melhora as propriedades do polímero, tais como a resistência mecânica, química e resistência ao calor. A reticulação pode ser realizada por condensação de grupamentos silanol contidos no polímero, os quais podem ser obtidos pela hidrólise de grupamentos silano. Para a reticulação de tais polímeros, deve ser usado catalisador de condensação de silanol. Os catalisadores convencionais são, por exemplo, compostos orgânicos de estanho, tal como o dibutil-dilaurato de estanho (DBTDL) . Adicionalmente, é conhecido o fato de que o processo de reticulação é, vantajosamente, executado na presença de catalisadores ácidos de condensação de silanol. De modo diferente dos catalisadores orgânicos de estanho convencionais, os catalisadores ácidos permitem a ocorrência da reticulação já à temperatura ambiente. Tais catalisadores ácidos de condensação de silanol são revelados, por exemplo, no documento WO 95/17463, cujo conteúdo é aqui incluído a título de referência.
Para assegurar a estabilidade de longa duração de polímeros, é conhecido adicionar estabilizadores ao polímero de forma a prolongar a sua vida útil. Em particular, estabilizadores são adicionados ao polímero visando protegê-lo da degradação causada por oxidação térmica, radiação UV, penetração de íons metálicos, tal como íons cobre, em razão do processamento.
Na estabilização de polímeros reticulados, é evidente que o estabilizador deva ser adicionado ao polímero antes da realização da etapa de reticulação. No caso de polímeros contendo grupamentos silano, onde a reticulação é efetuada pela condensação de grupamentos silano, normalmente o estabilizador é adicionado ao polímero juntamente com o catalisador de condensação de silanol, preferencialmente na forma de uma mistura-padrão.
Assim, o estabilizador deve ser compatível com o catalisador de condensação de silanol, ou seja, deve ser não degradável em contato com o catalisador, na medida em que isso pode levar a uma exsudação, isto é migração do estabilizador ou de seus fragmentos para a superfície da composição ou polímero. A exsudação pode já ocorrer na mistura-padrão, causando problemas durante o processamento do polímero, por exemplo, em uma extrusora onde, durante a extrusão do polímero contendo grupamentos silano misturado com a composição de reticulação, o alimentador de catalisador é bloqueado. Tal bloqueio pode levar a uma redução na adição de catalisador ao polímero e, com isso, a uma deterioração descontrolada das propriedades do polímero final produzido.
A degradação do estabilizador pode também levar à formação de moléculas de baixo peso molecular que evaporam para o ar, causando, assim, odor desagradável. Adicionalmente, a degradação do estabilizador deteriora as propriedades de envelhecimento do polímero, na medida em que uma quantidade menor de estabilizador presente originalmente permanece no polímero.
Além disso, o estabilizador deve não inibir ou abaixar a atividade do catalisador, ou afetar negativamente outras propriedades do polímero que está em contato com o catalisador.
Os estabilizadores mais comuns para polímeros reticulados incluem compostos contendo grupamentos éster tais como Irganox 1010, Irganox 1035 e Irganox 1076 da empresa Ciba-Geigy. Entretanto, foi agora verificado que esses estabilizadores comuns se degradam quando são misturados com catalisadores ácidos de condensação de silanol, por exemplo, na mistura-padrão, levando, assim, à exsudação. Este é o caso,
mesmo quando a mistura-padrão é mantida isenta de água pela
adição de substâncias absorventes de água, o que inibe a clivagem de éster catalisada por ácido.
Adicionalmente, foi verificado que o uso de estabilizadores
contendo grupamentos básicos ou de sais metálicos de ácidos
graxos inibe a atividade de um catalisador ácido sulfônico de condensação de silanol. Estabilizadores contendo grupamentos enxofre-aromáticos, ou seja, grupamentos em que o átomo de enxofre é diretamente ligado a um grupamento aromático, também se degradam na presença de catalisadores ácidos de condensação de silanol, provocando odores desagradáveis.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
É, dessa forma, um objetivo da presente invenção prover um estabilizador para composições de reticulação contendo compostos de ácido sulfônico como catalisadores de condensação de silanol para polímeros reticulados contendo grupamentos silano, na presença de um catalisador de ácido sulfônico no qual o estabilizador não causa problemas de exsudação, não dá origem a odor desagradável, não inibe a atividade do catalisador e produz a melhoria desejada nas propriedades de envelhecimento do polímero, em particular com relação à degradação termo-oxidativa.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é baseada na descoberta de que tal estabilizador precisa ser neutro ou ácido, precisa compreender um grupamento fenol estericamente impedido ou grupamentos enxofre-alifáticos e precisa não conter grupamento éster.
Dessa maneira, a presente invenção provê uma composição para reticulação e estabilização de polímeros contendo grupamentos silano hidrolisáveis compreendendo um ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol que inclui um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamento éster e é um composto de acordo com a Fórmula (II):
Rmi-(S)p- R111 (II)
em que
R1'1 é um radical hidrocarbila alifático e p é um número de 1 a 6.
A composição pode incluir adicionalmente um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamento éster e é um composto de acordo com a Fórmula (I): <formula>formula see original document page 6</formula> em que
R é um radical hidrocarbila alifático ou aromático substituído ou não substituído, radical esse que pode compreender heteroátomos,
R' é um radical hidrocarbila, R" é um radical hidrocarbila e R' e/ou R" é um radical volumoso, X1, X2 ou X3, podendo ser o mesmo ou diferente, é H ou OH, sendo que pelo menos Xi, X2 ou X3 é OH, e n é um número de 1 a 4 ;
R, preferencialmente, é não-substituído. No entanto, se R for substituído, preferencialmente ele contém somente radicais hidroxila como substituintes.
Heteroátomos podem estar presentes em R, tais como átomos de oxigênio formadores do grupamento éter, por exemplo, se o estabilizador for produzido em uma reação de oligomerização a partir de compostos fenólicos, ou átomos de enxofre que, entretanto, não podem estar ligados diretamente a um grupamento aromático. É, ainda, preferido que n, na Fórmula (I), seja 2 ou 3. Preferivelmente, R1 é um radical hidrocarbila volumoso. Além disso, é preferido que Xi, na Fórmula (I) , seja OH. Preferivelmente, ρ na Fórmula (II), é 1 ou 2.
Mais ainda, a presente invenção prove um polímero estabilizado que contém grupamentos silano reticulados, nos quais a reticulação foi realizada pelo uso de um ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol que compreende um estabilizador como acima especificado para a composição da invenção. Adicionalmente, a invenção provê um processo para a reticulação e estabilização de polímeros contendo grupamento silano pelo uso de ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol em que o processo é realizado na presença de um estabilizador como acima especificado para a composição da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A composição, polímero ou processo da invenção pode compreender, como um estabilizador, tanto um único composto (II) como caracterizado acima quanto uma mistura dos mesmos.
Na composição, polímero ou processo da invenção não ocorre exsudação, ou ela ocorre em um nível muito baixo. Assim, são evitados os problemas causados no processamento pela exsudação, por exemplo, durante a extrusão de polímero contendo grupamento silano misturado com a composição de reticulação. Além do mais, a partir da composição, polímero ou processo da invenção, não há evaporação de substâncias voláteis no ar e, assim, não é originado odor desagradável.
Na medida em que o estabilizador da composição da invenção não se degrada, pode ser obtida a melhoria nas propriedades de envelhecimento do polímero.
Em uma concretização preferida, a composição da invenção compreende um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamento éster e é um composto de acordo com a Fórmula (I)
R é um radical hidrocarbila alifático que pode compreender grupamento hidroxila, X1 é OH, X2 e X3 são Hf R1 é um radical hidrocarbila alifático volumoso, R" é um radical hidrocarbila alifático, n é 2 ;
ou um composto de acordo com a Fórmula (II) em que R' ' ' é um radical hidrocarbila alifático de Ci2 a C2o e p é 1 ou 2.
Preferivelmente, R na Fórmula (I) é CH2.
Ainda preferido, ρ na Fórmula (II) é 2.
Esses estabilizadores são também preferidos no polímero e processo da invenção.
Em uma concretização também preferida, a composição da invenção compreende um estabilizador que é selecionado do grupo de 2,2'-metileno-bis(6-(l-metilciclohexil)para-cresol) (correspondente ao composto de Fórmula (I) em que R é CH2, R' é 1- metil-ciclohexil, R" é CH3, Xi é OH, X2 e X3 são H e η é 2),2,2'- metileno-bis(4-metil-6-ter-butilfenol) (correspondente ao composto de Fórmula (I) em que R é CH2, R' é ter-butil, R" é CH3, X1 é OH, X2 e X3 são H e η é 2) e di-octadecil-dissulfeto (correspondente ao composto de Fórmula (II) em que R' ' ' é octadecil e ρ é 2).
Estes estabilizadores são também preferidos no polímero e processo da invenção.
Em uma concretização particularmente preferida, a composição da invenção compreende 2,2'-metileno-bis(6-(1-metil- ciclohexil ) para-cresol ) como estabilizador. É também particularmente preferido que o polímero da invenção assim como o processo da invenção compreendam este estabilizador.
Este estabilizador particularmente preferido pode também ser vantajosamente usado em uma mistura com 2,2'-metileno-bis(4- metil-6-ter-butilfenol).
A composição da invenção é preferivelmente adicionada ao polímero reticulável na forma de uma mistura-padrão, isto é os aditivos tais como o catalisador e o estabilizador são misturados com um polímero, tal como um homo- ou copolímero de etileno, por exemplo, polietileno de baixa densidade ou copolímero poli(etileno-metil-etil-butil-acrilato) contendo de 1 a 50% em peso do acrilato e suas misturas. Constituintes adicionais da mistura-padrão podem ser, por exemplo, agente de secagem e um retardante de pré-vulcanização. A mistura-padrão contém uma quantidade mínima do estabilizador, geralmente cerca de 0,01 a 4% em peso, preferencialmente cerca de 0,02 a 2% em peso.
No polímero final, o estabilizador, em geral, está presente em uma quantidade de no máximo 2% em peso, preferivelmente de 0,1 a 0,5% em peso e sendo o máximo preferido de 0,15 a 0,3% em peso.
É preferido que o catalisador de condensação de silanol seja um composto de ácido sulfônico de acordo com a Fórmula (III)
ArSO3H (III)
ou um precursor do mesmo, Ar sendo um grupamento hidrocarbila aril-substituído e o composto completo contendo de 14 a 28 átomos de carbono.
Preferivelmente, o grupamento Ar é um anel de hidrocarbila benzeno- ou naftaleno-substituído, o radical hidrocarbila ou radicais contendo de 8 a 2 0 átomos de carbono, no caso de benzeno, e de 4 a 18 átomos, no caso de naftaleno.
É ainda preferido que o radical hidrocarbila seja um substituinte alquila tendo de 10 a 18 átomos de carbono e, ainda mais preferido, que o substituinte alquila contenha 12 átomos de carbono e seja selecionado do grupo de dodecil e tetrapropil. Devido a razões de disponibilidade comercial, é mais preferido que o grupamento arila seja um grupamento benzeno-substituído com um substituinte alquila contendo 12 átomos de carbono. Os compostos de Fórmula (III) correntemente mais preferidos são o ácido dodecil-benzeno sulfônico e o ácido tetrapropil- benzeno sulfônico.
O catalisador de condensação de silanol pode também ser precursor de um composto de Fórmula (III), isto é um composto que tenha sido convertido, por hidrólise, a um composto de Fórmula (III) . Um tal precursor é, por exemplo o anidrido ácido do composto de ácido sulfônico de Fórmula (III). Outro exemplo é um ácido sulfônico de Fórmula (III) que tenha sido provido com um grupamento de proteção hidrolisável tal como, por exemplo, um grupamento acetila que tenha sido removido por hidrólise para dar o ácido sulfônico de Fórmula (III).
A quantidade preferida do catalisador de condensação de silanol, com relação à composição do polímero reticulável é de 0,0001 a 3% em peso, mais preferivelmente de 0,001 a 2% em peso e mais pref erivelmente, ainda, de 0,005 a 1% em peso baseado na quantidade de polímeros contendo os grupamentos silanol na composição.
A quantidade efetiva de catalisador depende do peso molecular do catalisador utilizado. Assim, é requerida uma quantidade menor de um catalisador tendo um peso molecular baixo do que um catalisador tendo um peso molecular elevado.
Se o catalisador estiver em uma mistura-padrão, é preferido que ele esteja presente em uma quantidade de 0,02 a 5% em peso, e mais preferivelmente cerca de 0,05 a 2% em peso.
De um modo geral, a presente invenção diz respeito a polímeros reticuláveis contendo grupamentos silano hidrolisáveis. Mais preferencialmente, o polímero reticulável é uma poliolefina e ainda mais preferivelmente é um polietileno.
Os grupamentos silano hidrolisáveis podem ser introduzidos no polímero por copolimerização de, por exemplo, monômeros de etileno com comonômeros contendo grupamento silano ou, por enxerto, isto é por modificação química do polímero por adição de grupamentos silano, na maior parte das vezes, em uma reação de radical. Ambas as técnicas são amplamente conhecidas.
Preferivelmente, o polímero contendo grupamento silano foi obtido por copolimerização. No caso de poliolefinas, preferivelmente polietileno, a copolimerização é, preferencialmente, realizada com um composto insaturado de silano representado pela Fórmula (IV)
<formula>formula see original document page 12</formula> em que
R1 é uma hidrocarbila etilenicamente insaturada, hidrocarbila ou grupamento (met)acriloxi hidrocarbila,
R2 é um grupamento hidrocarbila alifático saturado, Y, que pode ser igual ou diferente, é um grupamento hidrolisável orgânico e q é 0, 1 ou 2.
Exemplos específicos de compostos insaturados de silano são aqueles em que R1 é vinila, alila, isopropenila, butenila, ciclohexanila ou y(met)-acriloxi propila; Y é metoxi, etoxi, formiloxi, acetoxi, propioniloxi ou um grupamento alquila ou arilamina; e R2, se estiver presente, é um grupamento metila, etila, propila, decila ou fenila. Um composto insaturado de silano preferido é representado pela Fórmula (V)
CH2=CHSi(AO)3 (V)
em que A é um grupamento hidrocarbila tendo de 1 a 8 átomos de carbono, preferivelmente de 1 a 4 átomos de carbono.
Os compostos mais preferidos são trimetoxisilano de vinila, bismetoxietoxisilano de vinila, trietoxisilano de vinila, y(met)-acriloxipropiltrimetoxisilano, y(met)-acriloxipropil trietoxisilano e triacetoxisilano de vinila.
A copolimerização da olefina, por exemplo, de etileno, e o composto insaturado de silano pode ser realizada sob quaisquer condições apropriadas para resultar na copolimerização dos dois monômeros.
Além disso, a copolimerização pode ser implementada na presença de um ou mais outros comonômeros que podem ser copolimerizados com os dois monômeros. Tais comonômeros incluem (a) ésteres de carboxilato de vinila, tal como acetato de vinila e pivalato de vinila, (b) α-olefinas, tal como propeno, 1-buteno, 1-hexeno, 1-octeno e 4-metil-l-penteno, (c) (met)acrilatos, tal como (met)acrilato de metila, (met)acrilato de etila e (met)acrilato de butila, (d) ácidos carboxílicos olefinicamente insaturados, tal como ácido (met)acrílico, ácido maléico e ácido fumárico, (e) derivados de ácido (met)acrílico, tal como (met)acrilonitrila e (met) acrilamida, (f) ésteres de vinila, tais como vinil-metil- éter e vinil-fenil-éter e (g) compostos aromáticos de vinila, tais como estireno e α-etil estireno. Dentre esses comonômeros, são preferidos os vinil-ésteres de ácidos carboxílicos tendo de 1 a 4 átomos de carbono, tal como acetato de vinila, e (met)acrilato de álcoois tendo de 1 a 4 átomos de carbono, tal como (met)acrilato de metila.
Comonômeros especialmente preferidos são acrilato de butila, acrilato de etila e acrilato de metila.
Dois ou mais de tais compostos olefinicamente insaturados podem ser usados em combinação. O termo "ácido (met)acrílico" deve ser interpretado como englobando tanto o ácido acrílico como ácido metacrílico. O conteúdo de comonômero do copolímero pode chegar a 7 0% em peso do copolímero, preferencialmente de cerca de 0,5 a 3 5% em peso, mais preferivelmente de cerca de 1 a 30% em peso.
Se se usar polímero graftizado, ele pode ter sido produzido, por exemplo, por qualquer dos dois métodos descritos nos documentos US 3646155 e US 4117195, respectivamente.
O copolímero contendo silano de acordo com a invenção, apropriadamente, contém 0,001-15% em peso do composto silano, preferencialmente 0,01-5% em peso, mais preferivelmente 0,1-2% em peso.
A composição polimérica da invenção pode, adicionalmente, conter vários aditivos, tais como termoplásticos miscíveis, estabilizadores adicionais, lubrificantes, encorpantes, agentes corantes e agentes de esponjamento.
Os exemplos a seguir são aqui incorporados para, adicionalmente, ilustrar a presente invenção: Eaeemplos
.1. Para ilustrar o efeito das composições estabilizadoras da invenção, foram preparadas, em um misturador de batelada tipo Brabender de 250 mL a 160°C, misturas-padrão contendo estabilizadores com o catalisador ácido sulfônico (ácido dodecil-benzeno sulfônico) de condensação de silanol (formulação 2) e sem catalisador (formulação 1) por 15 minutos e transformadas em pellets como mostrado na Tabela 1.
Tabela 1
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Foram usados, como estabilizadores, os compostos: 4,4'- tiobis(2-terbutil-5-metilfenol) (Lowinox TBM6P), 2,2'- tiodietilenobis-(3,5-di-terbutil-4-hidroxi-fenil)-propionato (Irganox 1035), octadecil-3-(3',5'-di-terbutil-4-hidroxi- fenil)-propionato (Irganox 1076), di-lauril-tio-di-propionato (Irganox OS802) e tris(2-terbutil-4-tio(2'-metil-4'-hidroxi-5'-terbutil) fenil-5-metil)fenilfosfito (Hostanox 0SP1) como exemplos comparativos, e 1,3,5-tri-metil-2,4,6-tris-(3,5-di- terbutil-4-hidroxi-fenil)benzeno (Irganox 1330), di-octadecil- dissulfeto (Hostanox SEIO), produto butilado da reação de p- cresol e di-ciclopentadieno de acordo com a Fórmula (VI) (Lowinox CPL). <formula>formula see original document page 16</formula>
(VI)
e 2,2'-metileno-bis(6-(1-metil-ciclohexil)para-cresol)
(Lowinox WSP), de acordo com a invenção.
.2. Para testar a estabilidade dos estabilizadores em meio ácido, testes de extração HPLC foram realizados de acordo com o seguinte procedimento:
Amostras em forma de pellets foram preparados de acordo com o item 1 e foram armazenados por 7 dias a 23°C ou 21 dias a 55°C e 7 dias a 23°C em sacos fechados de polietileno com camada de Al, hermeticamente selados a quente. Antes e após esse tratamento, 2 0 g de amostra em pellets e 50 mL de álcool isopropílico foram adicionados a um bécher de vidro. As misturas foram agitadas com um agitador magnético por 5 minutos. Desse modo, o álcool isopropílico extraiu o estabilizador da superfície do pellet. Dois mililitros da fase líquida foram filtrados para um frasco.
Uma amostra de 10 μL foi retirada do frasco e injetada em uma coluna de HPLC (HPLC tipo: Waters Aliace 2690, tipo da coluna: Zorbax SB C8, 4,6 mm χ 12 5 mm, fases móveis: 1. álcool isopropílico com 0,5 mmolar de brometo de alquil- trimetilamônio, 2. água deionizada) na qual os diferentes estabilizadores puderam ser separados e detectados em um Detector-UV (225 mm).
Os resultados desses testes são mostrados na Tabela 2. A referência, por exemplo, a concentração original antes do tratamento de envelhecimento recebido pelo HPLC foi tomada como 100%. A tabela está descrevendo a % de estabilizador remanescente nas formulações relacionadas ao nível original. Assim, todos os dados na tabela representam a medição direta do comportamento de degradação do estabilizador.
Tabela 2
<table>table see original document page 17</column></row><table>
Os resultados desses testes mostram a redução na concentração do estabilizador, ou seja, a degradação já a temperaturas mais baixas na formulação 2 contendo ácido sulfônico em relação a composições de comparação compreendendo Irganox 1035 e Lowinox TBM6P. De modo diferente, as composições compreendendo os estabilizadores de acordo com a invenção não mostraram degradação e, consequentemente, não houve decréscimo na concentração do estabilizador, mesmo quando armazenado por um longo período de tempo a temperatura elevada. .3. 5 porcento em peso dos pellets da formulação da Tabela 1 foram misturados a seco com 95% de pellets do copolímero LDPE-silano (conteúdo VTMS=I,9% em peso, MFR2 1 g/10 minutos). As misturas em forma de pellets foram extrusadas em uma extrusora de laboratório sobre um condutor de cobre sólido de 1,5 mm2 para formar um cabo isolado com uma camada plástica espessa de isolamento de 0,7 mm.
Cem gramas de cabos junto com 5 g de água foram coletadas em sacos de polietileno com camada de alumínio. Os sacos foram selados a quente para formar um envelopamento fechado hermeticamente.
Os cabos foram armazenados e reticulados nessa embalagem por uma semana a 23°C.
.4. Um teste de odor foi realizado nas amostras reticuladas preparadas segundo os procedimentos de 1 a 3, nos quais um conjunto de teste de três pessoas independentes abriram os sacos e cheiraram as amostras. Os resultados deste teste são mostrados na Tabela 3.
Tabela 3 <table>table see original document page 18</column></row><table>
Os resultados do teste mostraram que estabilizadores contendo enxofre, com enxofre diretamente ligado a um anel de fenol (benzeno) (Lowinox TBM6P) se degrada em meio de ácido sulfônico e, assim, causa forte odor de mercaptana.
Todos os estabilizadores usados na composição e polímero de acordo com a invenção não causam odor de mercaptana ou qualquer outro odor na presença de catalisador de ácido sulfônico.
.5. Para testar o comportamento de degradação termo- oxidativa, misturas-padrão de estabilizador foram preparadas de acordo com o procedimento descrito no item 1 acima (formulação 2) mas com uma quantidade de estabilizador como indicado na Tabela 4. Então, as misturas-padrão, em uma quantidade como indicado na Tabela 4, foram misturadas com o copolímero-silano, extrusadas e reticuladas de acordo com o item 3 acima. As amostras foram envelhecidas de modo termo- oxidativo a 150°C em estufa de célula (Elastacon, 15 trocas de ar/h) que são especialmente projetadas para envelhecimento.
A cada dia, as amostras envelhecidas foram testadas em relação à formação de trincas do isolamento de acordo com o teste de mandril descrito em IEC 60811-1-2.
Os resultados desses testes são mostrados na Tabela 4. <table>table see original document page 20</column></row><table> 1 A mistura-padrão continha a mesma quantidade estequiométrica de grupamentos fenol (6,8 mmol por 100 g) de estabilizadores como
indicado, 2% em peso de Hostanox OSPl e 3% em peso de Irganox
PS802. Cinco porcento em peso de mistura-padrão foi adicionada ao copolímero de silano.
2 A mistura-padrão continha a mesma quantidade estequiométrica de grupamentos enxofre (4,4 mmol por 100 g) de estabilizadores como indicado, 2% em peso de Hostanox OSPl e 1,75% em peso de Irganox 1330. Cinco porcento em peso de mistura-padrão foi adicionada ao copolímero de silano.
3A mistura-padrão continha a mesma quantidade estequiométrica de grupamentos fenólicos (0,023 mol por 100 g) de estabilizadores como indicado. Cinco porcento em peso de mistura-padrão foi adicionada ao copolímero de silano.
Esse teste mostra que as composições de estabilização de acordo com a invenção, compreendendo Irganox 133 0, Hostanox SE1O e Lowinox WSP, são mais efetivas no melhoramento das propriedades de envelhecimento do polímero quando confrontadas com as composições de comparação.

Claims (21)

1. Uso de uma composição para reticulação e estabilização de um polímero contendo grupamentos silano hidrolisáveis em que a composição compreende um ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol caracterizado por compreender um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamentos éster e é um composto de acordo com a Fórmula (II) em que R''' é um radical hidrocarbila alifático e ρ é um número de 1 a 6.
2. Uso de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, no composto de acordo com a Fórmula (II) , R' ' ' é um radical hidrocarbila alifático de Ci2 a C20 e ρ é 1 ou 2.
3. Uso de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, no composto de acordo com a Fórmula (II), R''' é octildecil e ρ é 2 .
4. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou3, caracterizado pela composição também compreender um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamentos éster e é um composto de acordo com a Fórmula (I) <formula>formula see original document page 21</formula> Rmi -R (D em que R é um radical hidrocarbila alifático ou aromático substituído ou não substituído, radical esse que pode compreender heteroátomos, R' é um radical hidrocarbila, R" é um radical hidrocarbila e R' e/ou R" é um radical volumoso, Χ1, X2 ou X3, podendo ser o mesmo ou diferente, é H ou OH, sendo que pelo menos Xi, X2 ou X3 é OH, e n é um número de 1 a 4.
5. Uso de acordo com a reivindicação 4 caracterizado pelo fato de que, no composto de acordo com a Fórmula (I) , R é um radical hidrocarbila alifático que pode compreender grupamentos hidroxi, X1 é OH, X2 e X3 é H, R' é um radical hidrocarbila alifático volumoso, R" é um radical hidrocarbila alifático e n é 2.
6. Uso de acordo com a reivindicação 4 ou 5 caracterizado pelo fato de que, no composto de acordo com a Fórmula (I), R' é 1-metilciclohexil ou ter-butil e R" é CH3.
7. Uso de acordo com a reivindicação caracterizado pelo fato de que, no composto de acordo com a Fórmula (I), R é CH2.
8. Polímero estabilizado contendo grupamentos silano reticulados em que a reticulação foi realizada pelo uso de ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol caracterizado pelo fato de conter um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamentos éster e é um composto de acordo com a Fórmula (II) <formula>formula see original document page 23</formula> (II) em que R''' é um radical hidrocarbila alifático e p é um número de 1 a 6.
9. Polímero de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (II), R' ' ' é um radical hidrocarbila alifático de Cx2 a C2o e p é 1 ou 2.
10. Polímero de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (II), R''' é octildecil e p é 2.
11. Polímero de acordo com qualquer uma das reivindicações 8, 9 ou 10, caracterizado por conter também um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamentos éster e é um composto de acordo com a Fórmula (I) <formula>formula see original document page 23</formula> em que R é um radical hidrocarbila alifático ou aromático substituído ou não substituído, radical esse que pode compreender heteroátomos, R' é um radical hidrocarbila, R" é um radical hidrocarbila e R' e/ou R" é um radical volumoso, Χ1, X2 e X3, podendo ser o mesmo ou diferente, é H ou OH, sendo que pelo menos Xii X2 e X3 é OH, e n é um número de 1 a 4.
12. Polímero de acordo com a reivindicação 11 caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (I), R é um radical hidrocarbila alifático que pode compreender grupamentos hidroxi, X1 é 0H, X2 e X3 é H, R' é um radical hidrocarbila alifático volumoso, R" é um radical hidrocarbila alifático e n é 2 .
13. Polímero de acordo com a reivindicação 11 ou 12 caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (I), R' é 1-metilciclohexil ou ter-butil e R" é CH3.
14. Polímero de acordo com a reivindicação 13 caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (I), Ré CH2.
15. Processo de reticulação e estabilização de polímeros contendo grupamentos silano pelo uso de iam ácido sulfônico como um catalisador de condensação de silanol caracterizado pelo fato do processo ser realizado na presença de um estabilizador que é neutro ou ácido, não contém grupamentos éster e é um composto de acordo com a Fórmula (II) <formula>formula see original document page 25</formula>(II) em que R''' é um radical hidrocarbila alifático e p é um número de 1 a 6.
16. Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (II), R' ' ' é um radical hidrocarbila alifático de Ci2 a C20 e p é 1 ou 2.
17. Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (II), R' ' ' é octildecil e p é 2 .
18. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 15, 16 ou 17, caracterizado por ser realizado na presença de um estabilizador adicional que é neutro ou ácido, não contém grupamentos éster e é um composto de acordo com a Fórmula (I) em que R é um radical hidrocarbila alifático ou aromático substituído ou não substituído, radical esse que pode compreender heteroátomos, R' é um radical hidrocarbila, R" é um radical hidrocarbila e R' e/ou R" é um radical volumoso, Χι, X2 e X3, podendo ser o mesmo ou diferente, é H ou OH, sendo que pelo menos Xi, X2 ou X3 é OH, e η é um número de 1 a 4.
19. Processo de acordo com a reivindicação 18 caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (I), R é um radical hidrocarbila alifático que pode compreender grupamentos hidroxi, Xi é 0H, X2 e X3 é H, R' é um radical hidrocarbila alifático volumoso, R" é um radical hidrocarbila alifático e η é 2 .
20. Processo de acordo com a reivindicação 18 ou 19 caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (I), R' é 1-metilciclohexil ou ter-butil e R" é CH3.
21. Processo de acordo com a reivindicação 20 caracterizado pelo fato de que, no composto estabilizador de acordo com a Fórmula (I), R é CH2.
BRPI0216095-1A 2001-05-02 2002-04-30 uso de uma composição para reticulação e estabilização de um polìmero, polìmero estabilizado e processo de reticulação e estabilização do mesmo. BR0216095B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP01110688A EP1254923B1 (en) 2001-05-02 2001-05-02 Stabilization of cross-linked silane group containing polymers

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR0216095B1 true BR0216095B1 (pt) 2012-11-27

Family

ID=8177299

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0209373-1A BR0209373B1 (pt) 2001-05-02 2002-04-30 uso de uma composiÇço para reticulaÇço e estabilizaÇço de um polÍmero, polÍmero estabilizado e processo de reticulaÇço e estabilizaÇço do mesmo.
BRPI0216095-1A BR0216095B1 (pt) 2001-05-02 2002-04-30 uso de uma composição para reticulação e estabilização de um polìmero, polìmero estabilizado e processo de reticulação e estabilização do mesmo.

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0209373-1A BR0209373B1 (pt) 2001-05-02 2002-04-30 uso de uma composiÇço para reticulaÇço e estabilizaÇço de um polÍmero, polÍmero estabilizado e processo de reticulaÇço e estabilizaÇço do mesmo.

Country Status (14)

Country Link
US (3) US20040127641A1 (pt)
EP (2) EP1433811B1 (pt)
JP (1) JP3989848B2 (pt)
KR (1) KR100852906B1 (pt)
CN (2) CN100526377C (pt)
AT (2) ATE338092T1 (pt)
BR (2) BR0209373B1 (pt)
CA (2) CA2652848A1 (pt)
DE (2) DE60122674T2 (pt)
ES (2) ES2270917T3 (pt)
PL (1) PL210589B1 (pt)
PT (2) PT1433811E (pt)
RU (1) RU2292365C2 (pt)
WO (1) WO2002088239A1 (pt)

Families Citing this family (59)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MXPA05014218A (es) * 2003-06-25 2006-03-13 Union Caribe Chemicals & Plast Composicion polimerica reticulable en humedo que contiene antioxidantes especiales.
WO2005003220A2 (en) * 2003-06-25 2005-01-13 Dow Global Technologies Inc. Polymeric composition - corrosion inhibitors
PT1528574E (pt) * 2003-10-24 2006-10-31 Borealis Tech Oy Cabo de alimentacao de baixa tensao com camada isoladora compreendendo poliolefina com grupos polares
BRPI0419198A (pt) * 2004-11-16 2007-12-18 Borealis Tech Oy composição de polietileno reticulável, um cabo elétrico compreendendo a mesma, e um processo para sua preparação
MX2007011437A (es) * 2005-03-18 2007-10-12 Dow Global Technologies Inc Composicion polimerica reticulable por humedad - desempeno de envejecimiento por calor mejorado.
EP1760111A1 (en) 2005-08-31 2007-03-07 Borealis Technology Oy Discolour-free silanol condensation catalyst containing polyolefin composition
FR2892172B1 (fr) 2005-10-13 2007-12-14 Arkema Sa Tube multicouche a base de polymere fluore modifie
FR2893696B1 (fr) 2005-11-24 2009-03-06 Arkema Sa Tube multicouche pour le transport d'eau ou de gaz
EP1862502B1 (en) * 2006-05-30 2008-08-13 Borealis Technology Oy A silicon containing compound as pH controlling agent in polymer compositions
EP1862501B1 (en) 2006-05-30 2011-09-28 Borealis Technology Oy A silicon containing compound as processing aid for polyolefin compositions comprising crosslinkable polyolefin with hydrolysable silane groups
TWI425041B (zh) * 2006-07-25 2014-02-01 Clariant Finance Bvi Ltd 在以熔融加工製備聚乙烯物件過程中該物件之改良處理條件
ES2330130T3 (es) * 2006-11-16 2009-12-04 Borealis Technology Oy Metodo para la preparacion de un copolimero de etileno-silano.
PT2077295E (pt) 2007-11-08 2009-11-05 Borealis Tech Oy Composição de poliolefinas reticuláveis que compreende o dicarboxilato de di-hidrocarbilestanho
EP2075281A1 (en) * 2007-12-03 2009-07-01 Borealis Technology OY Polyolefin composition comprising crosslinkable polyolefin with silane groups, silanol condensation catalyst and silicon containing compound
PL2072568T3 (pl) * 2007-12-20 2012-05-31 Borealis Tech Oy Stabilizacja UV sieciowalnej kompozycji poliolefinowej zawierającej kwasowy katalizator kondensacji
EP2072571B1 (en) 2007-12-21 2011-10-19 Borealis Technology OY Use of a Polyolefin composition comprising crosslinkable polyolefin with silane groups, silanol condensation catalyst and pigment for the production of a layer on a wire or cable
EP2083047A1 (en) 2008-01-24 2009-07-29 Borealis Technology OY Partially cross-linked polypropylene composition comprising an acidic silanol condensation catalyst
EP2363267B1 (en) 2010-03-03 2013-08-21 Borealis AG Cross-linkable polyolefin composition comprising two types of silane groups
EP2251365B1 (en) 2009-05-14 2018-11-07 Borealis AG Crosslinkable polyolefin composition comprising silane groups forming an acid or a base upon hydrolysation
WO2011160964A1 (en) 2010-06-21 2011-12-29 Borealis Ag Silane crosslinkable polymer composition
CN103459506A (zh) * 2011-03-31 2013-12-18 道康宁公司 含有磺酸催化剂的组合物以及制备和使用所述组合物的方法
ES2472697T3 (es) 2011-04-07 2014-07-02 Borealis Ag Composición de pol�mero reticulable de silano
PT2508566E (pt) 2011-04-07 2014-07-09 Borealis Ag Composição de polímero de ligação cruzada com silano
US9249288B2 (en) 2012-04-27 2016-02-02 Borealis Ag Flame retardant polymer composition
ES2570878T3 (es) 2012-12-21 2016-05-20 Borealis Ag Procedimiento para la fabricación de un artículo de polietileno reticulado
WO2015091707A1 (en) 2013-12-18 2015-06-25 Borealis Ag A polymer composition comprising a polyolefin composition and a at least one silanol condensation catalyst
US10233310B2 (en) 2013-12-18 2019-03-19 Borealis Ag Polymer composition comprising a crosslinkable polyolefin with hydrolysable silane groups, catalyst and a surfactant interacting additive
US10100181B2 (en) 2014-06-27 2018-10-16 Dow Global Technologies Llc Stabilized moisture-curable polymeric compositions
BR112016029741B1 (pt) 2014-06-27 2021-12-07 Dow Global Technologies Llc Composição polimérica reticulável com silano, condutor revestido e processo para a preparação de uma composição polimérica reticulável com silano
TWI609908B (zh) 2014-09-18 2018-01-01 柏列利斯股份公司 用於層元件之層的聚合物組成物
MX2017003344A (es) 2014-09-18 2017-06-23 Borealis Ag Composicion de polimero para capa de un elemento de capa.
NL2015495B1 (en) 2015-09-23 2017-04-20 Strongbond B V Silyl modified polymer sealant.
MX2018005732A (es) * 2015-11-30 2018-08-09 Dow Global Technologies Llc Composiciones polimericas curables por humedad estabilizadas.
RU2735228C2 (ru) 2015-12-09 2020-10-29 Дау Глоубл Текнолоджиз Ллк Стабилизированные влагоотверждаемые полимерные композиции
ES2720524T3 (es) 2015-12-18 2019-07-22 Borealis Ag Proceso para la fabricación de un cable de alimentación y cable de alimentación obtenible del mismo
EP3182418A1 (en) 2015-12-18 2017-06-21 Borealis AG A cable jacket composition, cable jacket and a cable, e.g. a power cable or a communication cable
BR112019008428B1 (pt) 2016-11-02 2022-09-27 Dow Global Technologies Llc Composição de batelada mestre aditiva, composição de poliolefina curável por umidade, método de preparação de uma composição de poliolefina curável por umidade, artigo fabricado, condutor revestido e método de conduzir eletricidade
BR112019007054B1 (pt) 2016-11-02 2023-05-09 Dow Global Technologies Llc Composição de masterbatch de aditivo, composição de poliolefina curável por umidade, método de preparação de uma composição poliolefínica curável por umidade, artigo fabricado, condutor revestido e método de conduzir eletricidade
JP7080908B2 (ja) 2017-06-29 2022-06-06 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー ポリオレフィン組成物
US11850579B2 (en) * 2017-07-05 2023-12-26 Basf Se Catalysts for polyesterol synthesis
CN111094416B (zh) 2017-09-26 2022-12-30 陶氏环球技术有限责任公司 用于湿气固化硅烷官能化的乙烯属聚合物的包含锡基催化剂和二氧化钛的组合物
EP3470442A1 (en) 2017-10-11 2019-04-17 Borealis AG Sealing material comprising terpolymers
EP3499516A1 (en) 2017-12-12 2019-06-19 Borealis AG Flame retardant and fire resistant polyolefin composition
ES2944608T3 (es) 2017-12-12 2023-06-22 Borealis Ag Composición de poliolefina retardante de llama y resistente al fuego
WO2019148406A1 (en) 2018-02-01 2019-08-08 Dow Global Technologies Llc Masterbatch with semi-crystalline polyolefin carrier resin
FR3081602B1 (fr) 2018-05-22 2020-05-01 Arkema France Cables multicouches pour environnement offshore
US20220315716A1 (en) * 2018-10-02 2022-10-06 Borealis Ag High speed cross-linking of grafted plastomers
US20220008896A1 (en) 2019-03-07 2022-01-13 Dow Global Technologies Llc Catalyst system
JP2022539507A (ja) 2019-06-27 2022-09-12 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー ポリオレフィンと液体有機酸の均質な混合物を作製する方法
EP3778746A1 (en) 2019-08-14 2021-02-17 Borealis AG Uv stabilization of a cross-linkable polyolefin composition comprising an acidic silanol condensation catalyst
EP3778747A1 (en) 2019-08-14 2021-02-17 Borealis AG Uv stabilization of a cross-linkable polyolefin composition comprising an acidic silanol condensation catalyst
EP3831875A1 (en) 2019-12-05 2021-06-09 Borealis AG Flame retardant polymer composition
US11933430B2 (en) 2021-05-18 2024-03-19 Saint-Gobain Performance Plastics Corporation Composite tube and method of making
PT4166609T (pt) 2021-10-14 2024-02-08 Borealis Ag Composição de polímero retardante de chamas
WO2023062062A1 (en) 2021-10-15 2023-04-20 Borealis Ag Halogen-free flame retardant polymer composition
EP4169976A1 (en) 2021-10-19 2023-04-26 Borealis AG Polyethylene composition for cable insulations with improved uv stability
EP4194499B1 (en) * 2021-12-08 2023-11-29 Nexam Chemical AB Novel recycling process of polyethylene
EP4201985A1 (en) 2021-12-21 2023-06-28 Borealis AG Polymer composition suitable for cable insulation
WO2023180367A1 (en) * 2022-03-24 2023-09-28 Borealis Ag Polymer composition and use thereof as silanol condensation catalyst masterbatch

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL254604A (pt) * 1959-06-10
NL281943A (pt) * 1962-08-10
BE794718Q (fr) * 1968-12-20 1973-05-16 Dow Corning Ltd Procede de reticulation d'olefines
NL7104234A (pt) * 1970-05-11 1971-11-15
GB1526398A (en) * 1974-12-06 1978-09-27 Maillefer Sa Manufacture of extruded products
JPS5813655A (ja) * 1981-07-15 1983-01-26 Kanegafuchi Chem Ind Co Ltd 室温硬化性組成物
JP2512468B2 (ja) * 1987-04-13 1996-07-03 鐘淵化学工業株式会社 硬化性樹脂組成物
JP2612193B2 (ja) * 1988-10-07 1997-05-21 チッソ株式会社 プラスチックマグネット組成物
SE462752B (sv) * 1988-12-23 1990-08-27 Neste Oy Silanfoernaetningsbar polymerkomposition innehaallande en silanfoerening som motverkar foer tidig haerdning
JP2738037B2 (ja) * 1989-07-05 1998-04-08 三井化学株式会社 ポリオレフィン樹脂繊維
US5216061A (en) * 1991-01-11 1993-06-01 Phillips Petroleum Company Process to graft stereoregular polymers of branched, higher alpha-olefins and compositions thereof
AU654361B2 (en) * 1991-05-31 1994-11-03 Bp Chemicals Limited Cross linkable polymeric composition
EP0547277A1 (en) * 1991-12-16 1993-06-23 BP Chemicals Limited Process for producing stabilized silane copolymers
NO175597C (no) * 1992-09-14 1994-11-02 Norsk Hydro As Kryssbundet silanholdig PVC-kopolymer og en fremgangsmåte for fremstilling av denne
US5661219A (en) * 1993-09-06 1997-08-26 Nof Corporation Curable composition, thermal latent acid catalyst, method of coating, coated article, method of molding and molded article
SE9304201L (sv) * 1993-12-20 1994-11-21 Neste Oy Tennorganisk katalysator med ökad förnätningshastighet för silanförnätningsreaktioner
SE502171C2 (sv) 1993-12-20 1995-09-04 Borealis Holding As Polyetenkompatibla sulfonsyror som silanförnätningskatalysatorer
US5814695A (en) * 1995-09-08 1998-09-29 General Electric Company Silicone molding compositions having extended useful life
US5922403A (en) * 1996-03-12 1999-07-13 Tecle; Berhan Method for isolating ultrafine and fine particles
CA2223380A1 (en) * 1996-12-17 1998-06-17 Fiberstars Incorporated Acrylic flexible light pipe of improved photo-thermal stability
JP2000309691A (ja) * 1999-04-26 2000-11-07 Teijin Ltd 帯電防止pbt系樹脂組成物及びその製造方法
JP2000309677A (ja) * 1999-04-26 2000-11-07 Teijin Ltd 帯電防止abs系樹脂組成物及びその製造方法
JP2000310360A (ja) * 1999-04-27 2000-11-07 Sumitomo Bakelite Co Ltd シラン架橋ポリオレフィン管用樹脂組成物

Also Published As

Publication number Publication date
JP3989848B2 (ja) 2007-10-10
EP1433811A2 (en) 2004-06-30
EP1254923A1 (en) 2002-11-06
US20080021189A1 (en) 2008-01-24
CN100526377C (zh) 2009-08-12
CN1733827A (zh) 2006-02-15
RU2292365C2 (ru) 2007-01-27
EP1433811B1 (en) 2007-02-07
ES2281700T3 (es) 2007-10-01
CA2443824C (en) 2009-10-20
KR20040024549A (ko) 2004-03-20
WO2002088239A1 (en) 2002-11-07
PL366999A1 (en) 2005-02-07
BR0209373A (pt) 2004-06-29
US20040127641A1 (en) 2004-07-01
US7842772B2 (en) 2010-11-30
DE60122674D1 (de) 2006-10-12
CA2443824A1 (en) 2002-11-07
US7781557B2 (en) 2010-08-24
ATE353352T1 (de) 2007-02-15
CA2652848A1 (en) 2002-11-07
PL210589B1 (pl) 2012-02-29
ES2270917T3 (es) 2007-04-16
ATE338092T1 (de) 2006-09-15
BR0209373B1 (pt) 2012-07-24
KR100852906B1 (ko) 2008-08-19
CN1505655A (zh) 2004-06-16
DE60122674T2 (de) 2007-08-30
US20080015327A1 (en) 2008-01-17
JP2004525243A (ja) 2004-08-19
PT1254923E (pt) 2007-01-31
RU2003134702A (ru) 2005-04-20
EP1433811A3 (en) 2004-07-14
WO2002088239B1 (en) 2003-04-03
EP1254923B1 (en) 2006-08-30
CN100408619C (zh) 2008-08-06
DE60126516D1 (de) 2007-03-22
PT1433811E (pt) 2007-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0216095B1 (pt) uso de uma composição para reticulação e estabilização de um polìmero, polìmero estabilizado e processo de reticulação e estabilização do mesmo.
US3206431A (en) Thermoplastic polymers containing 3,5-dialkyl-4-hydroxybenzoic acid esters as u.v. stabilizers
RU2191439C2 (ru) Композиция для электрических кабелей
SK4702002A3 (en) Stabilized medium and high voltage cable insulation composition
EP1862500B2 (en) A silicon containing compound as drying agent for polyolefin compositions
US20210163775A1 (en) Polymer composition comprising a crosslinkable polyolefin with hydrolysable silane groups and catalyst
BRPI0712238A2 (pt) uso de um composto contendo silìcio como inibidor de corrosão em uma composição de poliolefina compreendendo um ácido de brÍnsted
US3091598A (en) Poly-alpha-olefins containing thiobisphenols and butylated hydroxy toluene
US3408386A (en) Diester of thiodipropionic acid
US3282890A (en) Poly-alpha-olefins containing a diester of 3, 3&#39;-thiodipropionic acid and 3-hydroxy-2, 2, 4-trimethylpentyl isobutyrate and optionally a sterically hindered phenol as stabilizers
MX2008014989A (es) Un compuesto que contiene silicio como agente que controla el ph en composiciones de polimero.
US20160312012A1 (en) A polymer composition comprising a crosslinkable polyolefin with hydrolysable silane groups, catalyst and a surfactant interacting additive

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/11/2012, MEDIANTE O RECOLHIMENTO DA TAXA QUINQUENAL DE MANUTENCAO (ARTIGOS 119 E 120 DA LPI) E OBSERVADAS AS DEMAIS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 27.11.2022