PT97932A - Processo para proteger os produtos de multiplicacao dos vegetais e os vegetais dai resultantes mediante aplicacao de uma composicao fungicida que incorpora o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol - Google Patents

Processo para proteger os produtos de multiplicacao dos vegetais e os vegetais dai resultantes mediante aplicacao de uma composicao fungicida que incorpora o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol Download PDF

Info

Publication number
PT97932A
PT97932A PT97932A PT9793291A PT97932A PT 97932 A PT97932 A PT 97932A PT 97932 A PT97932 A PT 97932A PT 9793291 A PT9793291 A PT 9793291A PT 97932 A PT97932 A PT 97932A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
grains
active ingredient
quot
dimethyl
wheat
Prior art date
Application number
PT97932A
Other languages
English (en)
Inventor
Alfred Greiner
Jean Hutt
Jacques Mugnier
Regis Pepin
Original Assignee
Rhone Poulenc Agrochimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Agrochimie filed Critical Rhone Poulenc Agrochimie
Publication of PT97932A publication Critical patent/PT97932A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/64Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with three nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/647Triazoles; Hydrogenated triazoles
    • A01N43/6531,2,4-Triazoles; Hydrogenated 1,2,4-triazoles

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Cultivation Of Plants (AREA)

Description

EHÔNE-POULENC AGROCHIMIE 1 1 , fiJli·!. '1 ·ι ·ν·ι » -4 j I '1 '1 ...... "Processo para proteger os produtos de multiplicação dos vegetais e os vegetais dal resultantes mediante aplicação de uma composição fungicida que incorpora o composto 2-(4-cloro-benzilide-no) -5,5-dimetil-l- (3LH-1 ,2,4-triazQl-l-il-metil) -1-ciclopenta-nol" A presente invenção refere-se a um processo para proteger, a título curativo ou preventivo, os produtos de multipM cação dos vegetais e os vegetais daí resultantes, contra doenças fúngicas, aplicando ao referido produto de multiplicação uma composição fungicida que incorpore o composto 2-(4-cloro-ben zilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-l-ciclopen tanol, um suporte inerte adequado em agricultura e, eventualmente, um agente tensio-activo aceitável em agricultura. A presente invenção refere-se também a um produto de multiplicação revestido com a referida composição fungicida e, em último lugar, a uma composição fungicida destinada designadamente a implementar o processo de protecção de acordo com a presente invenção.
Na realidade, verificou-se, de modo perfeitamente ines perado, que a referida composição fungicida, para além da sua actividade fungicida aplicável aos produtos de multiplicação, permitia proteger a cultura apõs a emergência, eventualmente até â colheita e apresentava como interesse industrial principal evitar, em numerosos casos, um ou vários tratamentos foliares. 0 composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H--1,2,4-triazol-l-il-metil)-l-ciclopentanol encontra-se descrito no pedido de patente de invenção europeia n9 89420520 efectuado em 27 de Dezembro de 1989 e ainda não publicado atê ao presente, 0 referido composto pode ser obtido do seguinte modo: Exemplo 1: Preparação de 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5--dimetil-1-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol. A uma mistura de 10 g de 2,2,dimetil-ciclopentanona e de 13,8 g de 4-cloro-benzaldeído em 100 ml de etanol â temperatura de 0°C, adicionou-se 100 ml de uma solução aquosa de soda a 10%. Decorridos 30 minutos, procedeu-se ã filtração de uma calda espessa e depois lavou-se e secou-se o solido obtido. Obteve-se 12,5 g de 2,2-dimetil-5-(4-cloro-benzilidéno)-1-ciclo-pentanona cujo ponto de fusão ê de 120°C, Dissolveu-se esse com posto em 50 ml de THF e adicionou-se a uma solução preparada do modo seguinte: aqueceu-se 1,9 g de hidreto de sódio (dispersão a 80% em óleo mineral) em 50 ml de DMSO anidro, â temperatura de 80°C, até se obter a dissolução total do sólido. Depois diluiu-se a solução com 100 ml de THF e a seguir arrefeceu-se para a temperatura de -10°C. Durante um período de 10 minutos adicionou-se â mistura uma solução de 11,5 g de iodeto de tri-metil—sulfonio em 80 ml de dimetil-sulfóxido e agitou-se a mis tura durante 15 minutos â temperatura de -10°C. Depois adicionou-se uma solução de 11,8 g de 2,2-dimetil-4-cloro-5-(4-cloro -benzilideno)-1-ciclopentanona em 100 ml de THF.
Deixou-se a mistura assim produzida â temperatura am biente e depois verteu-se em agua e extraíu-se com éter, lavou -se com água, secou-se e destilou-se. Obteve-se o composto 7--(4-cloro-benzilideno)-4,4-dimetil-l-oxaspiro-(2,4)-heptano utilizado directamente no passo seguinte
Preparou—se uma solução de 5 g do produto, 2,8 g de 1,2,4-triazol e 11 g de carbonato de potássio em 40 ml de N,N- -dimetil-formamida e aqueceu-se durante 4 horas. Verteu-se a mistura em água e extraíu-se com acetato de etilo. Lavou-se a fase orgânica, secou-se e deixou-se recristalizar para se obter o produto pretendido cujo ponto de fusão i de 143°C. A estrutura do composto ê essencialmente (>95%) aquela em que o grupo paraclorofenilo se encontra na posição E relativamente ao átomo de carbono que suporta o grupo hidroxi. 0 composto 2,2-dimetil-ciclopentanona pode ser obtido por um processo conhecido descrito na literatura ou encontra-se disponível no mercado (ver um manual sobre química fina) .
Nos exemplos 14, 15 e 16 do pedido de patente de invenção europeia n9 89420520 descreve-se o revestimento de grãos de trigo da variedade "talent” com o referido derivado de tria zol. O termo "produto de multiplicação” pretende designar todas as partes generativas da planta que ê possível utilizar para a sua multiplicação. Referir-se-ã, por exemplo, os grãos (especificamente as sementes), as raízes, os frutos, os tubérculos, os bolbos, os rizomas e outras partes das plantas. Referir-se-ã também as plantas germinadas e as plantas jovens que devem ser transplantadas apôs a sua germinação ou apôs a sua emergância ã superfície do solo. Essas plantas jovens podem ser protegidas antes da transplantação por um tratamento to tal ou parcial por imersão.
Dar-se-ã preferência âs sementes de culturas diferentes da batateira.
Entre os produtos de multiplicação adequados para o processo de tratamento de acordo com a presente invenção dar-se -ã preferência: - âs sementes das dicotiledõneas: ervilhas, pepinos, melões, soja, algodão, girassol, colza, feijão verde, linho, beterraba; - ãs sementes de monocotiledõneas: cereais* (trigo, com excepçio da variedade "talent" antes de surgirem os rebentos, cevada, centeio, aveia), milho, arroz; - ou aos tubérculos das batatas.
Preferencialmente as sementes serão revestidas com uma quantidade variável entre 0,1 e 500 g de ingrediente activo por quintal de sementes, preferencialmente entre 1 e 400 g por quintal.
Preferencialmente, no caso dos tubérculos, eles serão revestidos com uma quantidade de ingrediente activo correspondente ã que resulta da imersão do referido produto numa composição que contenha o ingrediente activo numa proporção variável entre 0,1 g/1 e 100 g/1.
As composições de acordo com a presente invenção contêm normalmente entre 0,5 e 95% de ingrediente activo. 0 termo "suporte”, na presente memória descritiva, pretende designar uma substancia orgânica ou inorgânica, de ori gem natural ou sintética, com a qual se associa o ingrediente activo para facilitar a sua aplicação sobre a planta, sobre as sementes ou sobre o solo. Em consequência, esse suporte é geral mente inerte e deve ser aceitável em agricultura, designadamen-te pela planta tratada. Esse suporte pode ser sólido (argilas, silicatos naturais ou sintéticos, sílica, resinas, ceras, adubos sólidos, etc) ou liquido (água, alcoôis, cetonas, fracçoes de petróleo, hidrocarbonetos aromáticos ou paraflnicos, hidro-carbonetos clorados, gases liquefeitos, etc.). O agente tensio-activo pode ser um agente emulsionan te, dispersante ou molhante de tipo iónico ou não iónico. É possível referir, por exemplo, os sais de ãcidos poliacrílicos, ou sais de ácidos lenho sulfõnicos, os sais de ãcidos fenol-sul fónicos ou naftaleno-sulfónicos, os policondensados de óxido de etileno com alcoóis gordos ou com ãcidos gordos ou com aminas gordas, os fenõis substituídos (designadamente os alquil-fenõis ou os aril-fenôis), os sais de esteres de ãcidos sulfosuccíni-cos, os derivados da taurina (designadamente os alquil-tauratos) os esteres fosfóricos de alcoóis ou de fenÕis polioxietilados. Frequentemente ê necessária a presença de pelo menos um agente tensio-activo porque o ingrediente activo e/ou o suporte inerte não são solúveis em agua e por o agente vector da aplicação ser a ãgua.
Estas composiçóes podem conter também outro tipo de ingredientes tais como, por exemplo, os colõides protectores, agentes de adesão, espessantes, agentes tixotrõpicos, agentes de penetração, estabilizadores, agentes capturadores, pigmentos, corantes, polímeros.
Mais geralmente, as composições de acordo com a presente invenção, podem estar associadas a todos os aditivos sólidos ou líquidos correspondentes ãs técnicas habituais de pre paração de formulações para aplicação do tratamento, especialmente âs sementes. A propósito disto, far-se-ã observar que na gíria dos especialistas na matéria, o termo "tratamento das sementes" se refere realmente ao tratamento de grãos.
As técnicas de aplicação são bem conhecidas pelos es pecialistas e podem ser utilizadas sem inconveniente no âmbito -6-
da presente invenção. É possível referir, por exemplo, a formação de películas ou de invólucros.
Entre estas composições é possível referir, de um mo do geral, as composições no estado solido ou no estado líquido.
Como formas de composições no estado solido ê possível referir os põs para polvilhação ou para dispersão (podendo o teor de composto de fórmula geral (I) variar ate 100%) e os granulados, designadamente os que são obtidos por extrusão, por compactação, por impregnação de um suporte granulado, por granulação a partir de vim põ (estando o teor de composto de fórmula geral (I) nesses granulados compreendido entre 1 e 80% para estes últimos casos).
As composições podem ainda ser utilizadas sob a forma de põ para polvilhação; deste modo, e possível utilizar uma composição que incorpore 50 g de ingrediente activo, 10 g de sílica finamente dividida, 10 g de pigmento orgânico e 970 g de talco; procede-se â mistura e ã trituração destes constituin tes e aplica-se a mistura por polvilhação.
Como formas de composições líquidas ou destinadas a constituir composições liquidas no momento da aplicação, ê pos sível referir as soluções, em particular os concentrados solúveis em agua, os concentrados emulsionáveis, as emulsões, as suspensões concentradas, os aerossóis, os põs molhantes (ou põs para pulverização), as pastas, os granulados dispersáveis.
Os concentrados emulsionáveis ou solúveis incorporam frequentemente entre 10 e 80% de ingrediente activo e as emulsões ou soluções prontas para aplicação incorporam entre 0,01 e 20% de ingrediente activo.
Por exemplo, para alem do dissolvente, os concentrados emulsionáveis podem conter, sempre que necessário, entre 2 e 20% de aditivos adequados tais como agentes estabilizadores, agentes tensio-activos, agentes de penetração, inibidores de corrosão, corantes ou os agentes de aderência anteriormente re feridos. A partir destes concentrados ê possível obter, por diluição com água, emulsões para quaisquer valores de concentra ção desejada, particularmente adequadas para aplicação sobre as se mentes.
As suspensões concentradas, também aplicáveis por pul verização, são preparadas de modo a obter-se um produto fluido estável que não se deposite e normalmente contêm entre 10 e 75% de ingrediente activo, entre 0,5 e 15% de agentes tensio-activos, entre 0,1 e 10% de agentes tixotrõpicos, entre 0 e 10% de aditivos adequados tais como pigmentos, corantes, agentes anti--espuma, inibidores de corrosão, agentes estabilizantes, agentes de penetração e adesivos e, como suporte, a água ou um líquido orgânico no qual o ingrediente activo seja pouco solúvel ou mesmo insolúvel: é possível dissolver no suporte algumas subs tâncias sólidas orgânicas ou sais minerais para auxiliar e impedir a sedimentação ou como antigeles para a agua.
Os pós molháveis (ou pós para pulverização) são preparados habitualmente de tal modo que incorporem entre 20 e 95% de ingrediente activo e habitualmente conterão, para além do suporte sólido, entre 0 e 5% de um agente molhante, entre 3 e 10% de um agente dispersante e, sempre que necessário, entre 0 e 10% de um ou vários agentes estabilizadores e/ou outros aditivos tais como os pigmentos, corantes, agentes de penetração, adesivos, agentes anti-aglomeração, etc.
Para a obtenção destes põs para pulverização ou põs molháveis, mistura-se intimamente o ingrediente activo com as substâncias adicionais em misturadores adequados e depois procede-se ã trituração em moinhos ou utilizando outros triturado res adequados. Deste modo obtem-se põs para pulverização cuja humectabilidade e facilidade de preparação de uma suspensão são vantajosas; torna-se possível preparar com eles uma suspensão em água com qualquer valor de concentração desejado e essas sus pensões são utilizáveis com grandes vantagens, em particular, para aplicação sobre as sementes.
Em vez de põs molháveis, é possível preparar pastas. As condições e modalidades de realização e de utilização destas pastas são idênticas âs dos põs molháveis ou dos põs para pulve rização.
Os granulados dispersáveis são habitualmente preparados por aglomeração de composições do tipo põs humectãveis recorrendo a sistemas de granulação adequados.
Conforme se disse antes, as dispersões e emulsões aquosas, por exemplo, as composições obtidas diluindo em água um põ molhãvel ou um concentrado emulsionãvel, de acordo com a presente invenção, consideram-se englobadas no âmbito geral da presente invenção. As emulsões podem ser de tipo ãgua-em-õleo ou õleo-em-ãgua e podem possuir uma consistência espessa idênti ca ã da "maionese".
Entre estas composições o especialista na matéria se-leccionarã vantajosamente aquela ou aquelas que forem convenien tes, em conformidade com as condições reais de aplicação.
De acordo com uma variante preferencial, uma composi- ção de acordo com a presente invenção incorporara também um piçf mento conhecido de per si, para diminuir a fitotoxicidade dos triazõis. Esta variante pode ser interessante no caso de fortes doses de fungicida, sobretudo para as dicotiledõneas.
No caso do arroz, descobriu-se que a composição tinha também um efeito desinfectante. 0 processo de acordo com a presente invenção pode ser utilizado para a protecção preventiva ou curativa dos produtos de multiplicação dos vegetais contra fungos, designadamente do tipo basidiomicetes, ascomicetes, adelomicetes ou fungi-imper-fecti, em particular no caso das ferrugens, cáries, oídio, "pie tin-verse", fusarioses, fusarium roseum, fusarium nivale, hel-mintosporioses, rincosporioses, septorioses, rizoctonas dos vegetais e das plantas em geral e em particular dos cereais tais como o trigo, a cevada, o centeio, a aveia e seus híbridos e também nos casos do arroz e do milho.
Em particular, o processo de acordo com a presente in veção permite lutar contra fungos, designadamente do tipo basi-diomicetas, ascomicetas, adelomicetas ou fungi-imperfecti tais como Botrytis cinerea, Erysiphe graminis, Puccinia graminis, Puccinia recôndita, Piricularia oryzae, Cercospora beticola, Puccinia striiformis, Erysiphe cichoracearum, Rhinchosporium se calis, Fusarium, Solani, Fusarium oxysporum (melonis por exemplo) , Pyrenophora avenae, Septoria triciti, Septoria avenae, Whetzelinia sclerotiorum, Mycosphaerella fijiensis, Alternaria solania, Aspergillus niger, Cercospora arachidicola, Cladospo-rium herbarum, Tilletia caries, Tilletia contreversa, Fusarium roseum, Fusarium nivale, Helminthosporium oryzae, Helminthospo-rium teres, Helminthosporium gramineum, Helminthosporium sati- vum, Penicillium expansum, Pestalozzia sp, Phoma betae, Phoma foveata, Phoma lingam, Ustilago maydis, Ustilago nuda, Ustila-go hordei, Ustilago avenae, Verticillium dahliae, Ascochyta pi si, Guignardia bidwellii, Corticium rolfsii, Phomopsis vitico-la, Sclerotinia sclerotiorum, Sclerotinia minor, Coryneum car-dinale, Rhizoctonia solani, Acrostalagmus koningi, Alternaria, Colletotrichum, Corticium rolfsii, Diplodia natalensis, Gaeu-mannomyces graminis, Gibberella fujikuroi, Hormodendron ciados porioides, Myrothecium verrucaria, Paecylomyces varioti, Pelli cularia sasakii, Phellinus megaloporus, Sclerotium rolfsii,Sta chybotris atra, Trichoderma pseudokoningi, Trichothecium roseum. 0 processo permite lutar eficazmente contra as doenças dos cereais (oídio, ferrugem, "piêten-verse", rincosporio-se, helmintosporioses, Septorioses e fusarioses).. As composições apresentam também um grande interesse devido â sua actividade sobre a podridão cinzenta (Botrytis) e sobre as cercosporioses e, por essa razão, podem ser aplicadas sobre produtos de multiplicação de culturas tão variadas como a vinha, as culturas hor tícolas e as culturas arboricolas e ainda em culturas tropicais tais como as culturas de amendoim, bananeiras, cafeeiros, cajuei ros e outras.
Estas composições também são úteis no âmbito da desinfecção de sementes de cereais contra Ustilago nuda, Septoria no-dorum, Tillatia caries e Tilletia controversa, Hemin thosporium gramineum e contra numerosas espécies de Fusarium. A presente invenção também tem como objectivo os produtos de multiplicação de vegetais com as variantes preferenciais tais como as que foram definidas antes, revestidas e/ou contendo o composto 2—(4—cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H- '-11- -l,2,4-H;riazol^l"il-met;Ll) -1-ciclopentanol, na condição de o re ferido produto de multiplicação não ser um grão de trigo da variedade "talent", 0 termo "revestido de e/ou contendo" significa que o ingrediente activo se encontra principalmente â superfície do produto no momento da sua aplicação ainda que uma parte mais ou menos significativa possa nele penetrar de acordo com o modo de aplicação. Quando o referido produto de multiplicação for replantado, absorverá o ingrediente activo.
Na realidade, sob o ponto de vista comercial, pode-se afirmar que o ingrediente activo se encontra essencialmente â superfície durante a maior . parte do tempo.
De preferência o produto de multiplicação ê seleccio-nado entre os seguintes grãos: - dicotiledõneas: ervilhas, pepino, soja, melão, algo dão, girassol, colza, feijão verde, linho, beterraba; - monocotiledõneas: trigo de inverno com a excepção da variedade "talent", trigo de primavera, trigo duro, cevada, centeio, aveia, luzerna, milho arroz.
De preferência os grãos são revestidos com ingrediente activo numa proporção variável entre 0,1 e 500 g de ingredien te activo por quintal de grão e de preferência numa proporção compreendida entre 1 e 400 g/quintal.
Existe uma outra variante vantajosa que consiste no facto de o produto de multiplicação.ser um tubérculo de batata revestido preferencialmante por uma quantidade de ingrediente activo correspondente ã imersão desse produto numa solução contendo o ingrediente activo numa concentração compreendida entre 0,1 g/1 e 100 g/1. -12- A presente invenção também diz respeito a uma composição fungicida tal como definida nas reivindicações 13 a 18 e na descrição anterior, fazendo-se observar, de acordo com as reivindicações 13 a 15, que o termo "designadamente" significa que a composição ê também reivindicada independentemente do seu destino.
Por outro lado, o termo "exclusivamente" significa, nas reivindicações 16 a 18, que a indicação (implementação do processo) ê uma caracteristica da presente invenção.
Deste modo, a presente invenção diz também respeito a uma composição fungicida destinada designadamente a implementar o processo de acordo com a presente invenção com a excepção do trigo da variedade "talent" contendo o composto 2-(4-cloro-ben-zilideno) -5,5-<-dimetil~l~ (1H-1,2,4-triazol-l-il-metil) -1-ciclo-pentanol, um suporte inerte em agricultura e eventualmente um agente tensio-activo adequado para a agricultura.
De preferência a composição fungicida caracteriza-se pelo facto de os produtos de multiplicação serem grãos selec-cionados do modo seguinte: - dicotiledõneas: ervilhas, pepino, soja, melão, algodão, girassol, colza, feijão verde, linho, beterraba; - monocotiledõneas: trigo de inverno com a excepção do trigo da variedade "talent”, trigo duro, trigo de primavera, cevada, centeio, milho, arroz.
De preferência a composição fungicida caracteriza-se pelo facto de conter entre 0,5 e 95% de ingrediente activo. A presente invenção diz também respeito a uma composição fungicida destinada exclusivamente a implementar o proce£ so de acordo com a presente invenção caracterizadg pelo facto -13 de visar os grãos de trigo de inverno e pelo facto de essa composição incorporar o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dime-til-1-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol, um suporte inerte em agricultura e eventualmente um agente tensio-activo adequado em agricultura. A composição fungicida caracteriza-se em particular pelo facto de visar grãos da variedade "talent".
De preferência a composição fungicida caracteriza-se pelo facto de conter entre 0,5 e 95% de ingrediente activo.
EXEMPLOS
Exemplo 1
Com o composto 2-r(4—clorofenil-benzilideno)-5,5-dime-til-1-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol (A), preparou-se uma formulação sob a forma de uma suspensão concentrada na proporção de 200 g/1, recorrendo a técnicas bem conhecidas pelos especialistas na matéria.
Procedeu-se ao tratamento de grãos de trigo da variedade "Nebraska" particularmente sensíveis â ferrugem amarela (Puccinia striiformis), com a formulação anterior, diluindo-a de modo adequado no sentido de proporcionar as quantidades de ingrediente activo por quintal indicadas no quadro que se segue. Depois procedeu-se â sementeira dos grãos. Os resultados foram observados 192 dias apôs a sementeira. ... ·/«..
Tratamento Dose g/q (%) superfície foliar atacada 42,5 18,8 11,0 9,3 3,0
Controlo A 30 60 90 120
Exemplo 2; Ensaio de fitotoxicidade
Procedeu-se ao tratamento de grãos de cevada, tal como anteriormente, e, decorrido 1 mis apôs a sementeira, mediu--se a percentagem de grãos germinados,.
Os resultados são os que a seguir se indicam
Tratamento Dose g/q (%) de grãos germinados Controlo 78,5 A 60 76,1 120 78,3 180 77,5 Não foi observado qualquer sinal de fitotoxicidade.
Exemplo 3
Grãos de cevada contaminados naturalmente por Ustila-go nuda foram tratados com a formulação anterior de modo a pro porcionar as quantidades de ingrediente activo por quintal indicadas no quadro que se segue. Depois procedeu-se â sementeira desses grãos.
Os resultados foram lidos decorridos 8 meses apôs a sementeira. •r
Tratamento Dose g/q Espigas atacadas/m2 Controlo - 30,3 A 5 0 10 0 30 0
1 "i"'. i T
Exemplo 4 Grãos de cevada contaminados naturalmente por Septo-ria; nodorum foram tratados tal como no exemplo 2. Os resultados foram lidos decorrido 1 mês após a sementeira. Tratamento Dose g/q % de eficácia Controlo - 0 A 5 100 10 100 30 . 100
Exemplo 5
Grãos de cevada foram tratados conforme descrito no exemplo 4,
Os resultados foram lidos decorridos 152 dias após a sementeira, a seguir a um ataque por Erysiphe graminis.
Tratamento Dose g/q (%) superfície foliar atacada Controlo - 35,0 A 30 1—1 00 00 60 11,3 90 9,0 120 9,3
Exemplo 6
Grãos de milho contaminados naturalmente por Gibberel-la fuj ikuroi foram tratados com a calda do exemplo 1.
Os resultados foram lidos decorridos 22 dias apõs a sementeira, -17-
Tratamento Dose g/q % de plantas sas decorridos 22 dias após a sementeira
Controlo - 13,5 A 5 24,1 25 26,2 50 59,0 100 70,2
Exemplo 7
Grãos de arroz contaminados naturalmente por Gibbe-rella fujikuroi (Fusarium) foram tratados com a caída do exemplo 1,
Os resultados foram observados decorrido 1 mês apôs a sementeira. .......I l.l II I .. I — ... —............
Tratamento Dose g/q % de plantas doentes
Controlo — 98,9 A 5 45,6 25 3,0 100 0 “ΠΓ
Nao foi observado qualquer efeito fitotóxico. -18-
ExempTo' 8
Grãos de ervilha contaminados naturalmente por Fusa-rium solani foram tratados com a calda do exemplo 1.
Os resultados foram observados decorrido 1 mês apõs a sementeira.
Tratamento Dose g/q % de caules atacados 57,3 27.1 23.2 22,1 10,0
Controlo A 5 25 50 100
Exemplo 9
Sementes de pepino foram tratadas com a calda do exem pio 1.
Os resultados foram observados decorridos 2 meses apõs a sementeira, a seguir a um ataque por Erysiphe cichoria-cearum.
Tratamento Dose g/q (%) superfície foliar atacada
Controlo - 36,2 A 25 23,8 50 19,7 100 18,3 200 6,6 -19-
Exemplo 10
Sementes de melão foram tratadas com a calda do exemplo 1.
Os resultados foram observados decorridos 14 dias apôs uma contaminação com Fusarium oxysporum var-melonis.
Tratamento Dose g/q % de eficácia Controlo - 0 A 3 100 6 100 12 100 25 100
Exemplo 11
Utilizou-se batatas contaminadas naturalmente com Pho-ma foveata que foram mergulhadas numa calda idêntica ã do exemplo 1«
Os resultados foram observados decorridos 64 dias após a sementeira. ···/··· 20-
J
Tratamento Dose g m.a/1 % de tubêrcules doen tes decorridos 64 dias apõs a sementei ra
Controlo - 84,8 A 1 4,4 5 2,0 10 2,0
Por outro lado constatou-se também que o fungicida da presente invenção i selectivo sem que haja quaisquer sinais de fitotoxicidade sobre os grãos de: algodão a 100 g/q girassol a 50 g/q Dicots. colza a 50 g/q feijão verde a 25 g/q linho a 10 g/q beterraba a 50 g/q monocots. milho a 200 g/q nas mesmas condições referidas antes.
Também se constatou que o fungicida revelava uma excelente actividade no tratamento de sementeiras, contra: beterraba batatas melões ervilhas
Phoma betae Phoma
Fusarioses vasculaires Aschohyta (anthracnose) -21- -21-
Finalmente verificou-se também que a composição fungicida era igualmente útil para o tratamento do solo dos arrozais e dos bananais
TRATAMENTO DO SOLO BANANEIRAS - CERCOSPORIOSE
Quadro . Efeito de A contra Mycosphaerella musicola, aplicado no tratamento do solo, nos bananais, na Costa do Marfim.
As bananeiras foram tratadas em todas as fases de desenvolvimento.
Tratamento Dose/bananeira % de folhas (g) atacadas Controlo - 26 A 0,5 6 0 fungicida (A) ou 2-(4-cloro-benzilideno-5-dimetil-*-l- (lH-^1,2,4-triazol-l-il-metil) -1-ciclopentanol possui a fórmula

Claims (3)

  1. / R EIVINDIGAÇÕES 1.- Processo para proteger a título curativo ou preventivo os produtos de multiplicação dos vegetais e também os vegetais daí resultantes contra doenças fúngicas, podendo os referidos produtos de multiplicação serem grãos, os quais podem ser seleccionados entre: -monocotiledóneas: trigo duro, trigo macio da primavera, trigo macio de inverno, cevada, aveia, centeio, milho, arroz; -dicotiledóneas: ervilhas, pepinos, melões, algodão, girassol, colza, soja, feijão verde, linho, beterraba, -23
    podendo também o referido produto de multiplicação ser um tuber culo da batateira, caracterizado pelo facto de se aplicar aos referidos produtos de multiplicação uma composição fungicida que incorpora o composto 2- (4-cloro-benzilideno) -5,5-dimetil-l- (lH-l,2,4-triazol--1-il-metil)-1-ciclopentanol, um suporte inerte em agricultura e eventualmente um agente tensioactivo adequado para agricultura podendo aplicar-se a referida composição fungicida aos grãos na proporção de 0,1 a 500 g de ingrediente activo por quintal de grãos, de preferência entre 1 e 400 g, ou no caso do tubérculo, uma quantidade de. ingrediente activo correspondente â imersão desse tubérculo numa composição que contenha o ingrediente activo numa proporção compreendida entre 0,1 e 100 g/1 .
  2. 2.- Processo para a preparação de composições fungicidas destinadas em particular a implementar o processo de acordo com a reivindicação 1, com a excepção do trigo da variedade "talent", podendo os produtos de multiplicação ser grãos selec-cionados entre os grãos de: -dicotiledõneas: ervilhas, pepinos, soja, melões, algodão, girassol, colza, feijão verde, linho, beterraba; -monocotiledóneas: trigo duro, trigo macio da primavera, cevada, centeio, milho, arroz, caracterizado pelo facto de se misturar o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l- (1H-1,2,4-tria zol-1-il-metil)-1-ciclopentanol, um suporte inerte em agricultu- > ra e eventualmente um agente tensioactivo adequado para agricul tura, utilizando-se uma quantidade de ingrediente activo compreendida entre 0,5 e 95%..
  3. 3.- Processo para a preparação de composições fungi cidas destinadas exclusivamente a implementar o processo de acor do com a reivindicação 1, a-qual· visa grãos de trigo de inverno em particular grãos de trigo da variedade "talent", caracteriza do pelo facto de se misturar o composto 2.- (4-cloro-benzilideno) --5,5-dimetil-l- (lH-l,2,4-triazol-l-il-metil) -1-ciclopentanol, um suporte inerte em agricultura e eventualmente um agente tensioac tivo adequado para agricultura, utilizando-se uma quantidade compreendida entre 0,5 e 95% de ingrediente activo. Lisboa, 11 de Junho de 1991
    I
PT97932A 1990-06-12 1991-06-11 Processo para proteger os produtos de multiplicacao dos vegetais e os vegetais dai resultantes mediante aplicacao de uma composicao fungicida que incorpora o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol PT97932A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9007551A FR2662911B1 (fr) 1990-06-12 1990-06-12 Procede pour proteger les produits de multiplication des vegetaux et les vegetaux en resultant au moyen d'un triazolyl cyclopentanol.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT97932A true PT97932A (pt) 1992-03-31

Family

ID=9397701

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97932A PT97932A (pt) 1990-06-12 1991-06-11 Processo para proteger os produtos de multiplicacao dos vegetais e os vegetais dai resultantes mediante aplicacao de uma composicao fungicida que incorpora o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol

Country Status (28)

Country Link
US (1) US5246953A (pt)
EP (1) EP0467791B1 (pt)
JP (1) JPH04243803A (pt)
KR (1) KR920000228A (pt)
CN (1) CN1031484C (pt)
AP (1) AP202A (pt)
AT (1) ATE115361T1 (pt)
AU (1) AU652754B2 (pt)
BR (1) BR9102429A (pt)
CA (1) CA2044195A1 (pt)
CS (1) CS178591A3 (pt)
DE (1) DE69105847T2 (pt)
DK (1) DK0467791T3 (pt)
EG (1) EG19393A (pt)
ES (1) ES2064965T3 (pt)
FI (1) FI912808A (pt)
FR (1) FR2662911B1 (pt)
HU (1) HU212641B (pt)
IL (1) IL98416A (pt)
MA (1) MA22179A1 (pt)
MY (1) MY107194A (pt)
NO (1) NO912210L (pt)
OA (1) OA09361A (pt)
PL (1) PL290642A1 (pt)
PT (1) PT97932A (pt)
RO (1) RO110290B1 (pt)
TR (1) TR25402A (pt)
ZA (1) ZA914495B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2684519B1 (fr) * 1991-12-06 1994-01-28 Rhone Poulenc Agrochimie Association d'un fongicide de la famille des triazoles et d'imidacloprid.
FR2704388B1 (fr) * 1993-04-27 1995-06-09 Rhone Poulenc Agrochimie Procede pour ameliorer la vigueur et ou la sante des vegetaux tels que les cereales par action d'un derive de type triazole.
FR2712144B1 (fr) * 1993-11-04 1997-07-18 Rhone Poulenc Agrochimie Association d'un fongicide à groupe azole avec un insecticide à groupe pyrazole, pyrrole ou phénylimidazole.
US5514200B1 (en) 1994-02-07 1997-07-08 Univ Formulation of phosphorus fertilizer for plants
DE19523449A1 (de) * 1995-06-28 1997-01-02 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von 2,2-Dialkyl-aryliden-cycloalkanonen
US5736164A (en) * 1996-08-30 1998-04-07 Taylor; John B. Fungicidal compositions for plants containing phosphonate and phosphate salts, and derivatives thereof
US6338860B1 (en) 1996-08-30 2002-01-15 Foliar Nutrients, Inc. Compositions for plants containing phosphonate and phosphate salts, and derivatives thereof
US5800837A (en) * 1996-08-30 1998-09-01 Foliar Nutrients, Inc. Plant fertilizer compositions containing phosphonate and phosphate salts and derivatives thereof
JP4856874B2 (ja) 2002-12-04 2012-01-18 三井化学アグロ株式会社 麦類のマイコトキシン汚染抑制方法
CA2568817A1 (en) * 2004-06-17 2005-12-29 Basf Aktiengesellschaft Use of (e)-5-(4-chlorbenzyliden)-2,2-dimethyl-1-(1h-1,2,4-triazol-1-ylmethyl)cyclopentanol for combating rust attacks on soya plants
US20060084573A1 (en) * 2004-10-12 2006-04-20 Biagro Western Sales, Inc. High calcium fertilizer composition
JP2008542170A (ja) * 2005-05-23 2008-11-27 プラント プロテクタンツ,エルエルシー ジチオカルバメートおよびホスファイト配合物
US7576113B2 (en) * 2005-06-16 2009-08-18 Basf Aktiengesellschaft Use of (E)-5-(4-chlorbenzyliden)-2,2-dimethyl-1-(1H-1,2,4-triazol-1-ylmethyl) cyclopentanol for combating rust attacks on soya plants
CN105144913A (zh) * 2015-08-29 2015-12-16 固镇县益民养殖专业合作社 一种黄瓜种子高发芽率催芽处理方法
US11457370B2 (en) 2020-12-11 2022-09-27 Hewlett Packard Enterprise Development Lp System and method for seamless live upgrade of access points using neighbor data
CN114230531B (zh) * 2021-11-29 2024-02-13 广东广康生化科技股份有限公司 一种叶菌唑的合成方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU542623B2 (en) * 1980-05-16 1985-02-28 Bayer Aktiengesellschaft 1-hydroxyethyl-azole derivatives
JPH0625140B2 (ja) * 1986-11-10 1994-04-06 呉羽化学工業株式会社 新規アゾール誘導体、その製造方法及び該誘導体の農園芸用薬剤
GB8816672D0 (en) * 1988-07-13 1988-08-17 Ici Plc Heterocyclic compounds
CA2006309C (fr) * 1988-12-29 2001-12-18 Jean Hutt Azolylmethylcyclopentane benzylidene fongicide
EP0388871B1 (de) * 1989-03-21 1993-01-13 BASF Aktiengesellschaft Herbizide und pflanzenwachstumsregulierende Azolylmethyloxirane
DE3941593A1 (de) * 1989-12-16 1991-06-20 Basf Ag Azolylmethylcycloalkanole

Also Published As

Publication number Publication date
ES2064965T3 (es) 1995-02-01
AP9100276A0 (en) 1991-07-31
MY107194A (en) 1995-09-30
CS178591A3 (en) 1992-01-15
HUT58453A (en) 1992-03-30
IL98416A (en) 1995-12-31
FI912808A (fi) 1991-12-13
EP0467791B1 (fr) 1994-12-14
ZA914495B (en) 1992-03-25
AP202A (en) 1992-06-30
ATE115361T1 (de) 1994-12-15
IL98416A0 (en) 1992-07-15
FR2662911A1 (fr) 1991-12-13
DK0467791T3 (da) 1995-01-23
TR25402A (tr) 1993-03-01
DE69105847T2 (de) 1995-04-27
NO912210D0 (no) 1991-06-10
KR920000228A (ko) 1992-01-29
JPH04243803A (ja) 1992-08-31
CA2044195A1 (en) 1991-12-13
AU652754B2 (en) 1994-09-08
NO912210L (no) 1991-12-13
HU212641B (en) 1996-09-30
FR2662911B1 (fr) 1996-12-13
MA22179A1 (fr) 1991-12-31
OA09361A (fr) 1992-09-15
AU7833991A (en) 1991-12-19
CN1057942A (zh) 1992-01-22
PL290642A1 (en) 1992-09-21
DE69105847D1 (de) 1995-01-26
RO110290B1 (ro) 1995-12-29
EP0467791A1 (fr) 1992-01-22
CN1031484C (zh) 1996-04-10
US5246953A (en) 1993-09-21
FI912808A0 (fi) 1991-06-11
BR9102429A (pt) 1992-01-14
EG19393A (fr) 1995-01-31
HU911943D0 (en) 1991-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97934B (pt) Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes
PT97932A (pt) Processo para proteger os produtos de multiplicacao dos vegetais e os vegetais dai resultantes mediante aplicacao de uma composicao fungicida que incorpora o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol
RU2331192C2 (ru) Фунгицидные комбинации активных веществ
RU2361400C2 (ru) Синергические противогрибковые композиции ддах
JP5001297B2 (ja) 植物生長制御組成物及び殺真菌組成物
US5840730A (en) Fungicidal compositions and method of controlling plant fungi
PT92752B (pt) Processo para a preparacao de benzilideno-azolilmetilcicloalcanos ou alcenos e de composicoes fungicidas que os contem
US5567705A (en) Microbicides
EA010631B1 (ru) Синергические фунгицидные комбинации биологически активных веществ, которые содержат спироксамин, триазол и карбоксамид
BG99647A (bg) Микробициди
EA014663B1 (ru) Фунгицидные комбинации биологически активных веществ, их применение, семенной материал, способ борьбы с нежелательными фитопатогенными грибами
PT2193714E (pt) Composições fungicidas
PT97933A (pt) Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo
BRPI0616691B1 (pt) Composições sinérgicas compreendendo imazalil e boscalid, seu uso e processo de preparação
BR102013030596A2 (pt) método de tratamento de infecções fungicidas, composições fungicidas e seu uso
EA016493B1 (ru) Фунгицидные комбинации биологически активных веществ
JP2001508409A (ja) 2―イミダゾリン―5―オンを成分とする新規な殺菌剤組成物
NL9401039A (nl) Behandelen van zaad met gebruik van fosforigzuur of een van de zouten daarvan en zaden die aldus zijn behandeld.
DK164889B (da) Synergistisk fungicidt middel, anvendelse af midlet samt en fremgangsmaade til bekaempelse af svampe
BR102017022433A2 (pt) composição fungicida e o uso da mesma
NO169471B (no) Fungicid middel basert paa propikonazol for fenpropimorf, samt anvendelse derav og fremgangsmaate
HU214301B (hu) Szinergetikus hatású, két hatóanyagos növényi fungicid készítmény és eljárás növényi gombafertőzések leküzdésére
MXPA02000675A (es) Combinaciones de productos activos fungicidas.
BR102023001288A2 (pt) Método de controle de fungos
PT94500A (pt) Metodo para inibir a germinacao de batatas utilizando a carbetamida

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911205

FC3A Refusal

Effective date: 19980805