BRPI0616691B1 - Composições sinérgicas compreendendo imazalil e boscalid, seu uso e processo de preparação - Google Patents

Composições sinérgicas compreendendo imazalil e boscalid, seu uso e processo de preparação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0616691B1
BRPI0616691B1 BRPI0616691-1A BRPI0616691A BRPI0616691B1 BR PI0616691 B1 BRPI0616691 B1 BR PI0616691B1 BR PI0616691 A BRPI0616691 A BR PI0616691A BR PI0616691 B1 BRPI0616691 B1 BR PI0616691B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
component
compositions
imazalil
boscalid
plants
Prior art date
Application number
BRPI0616691-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Alain Joseph Jean Florimond Garnier
Dany Leopold Jozefien Bylemans
Jan Pieter Hendrik Bosselaers
Original Assignee
Janssen Pharmaceutica Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Janssen Pharmaceutica Nv filed Critical Janssen Pharmaceutica Nv
Publication of BRPI0616691A2 publication Critical patent/BRPI0616691A2/pt
Publication of BRPI0616691B1 publication Critical patent/BRPI0616691B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/48Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with two nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/501,3-Diazoles; Hydrogenated 1,3-diazoles

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÕES SINÉRGICAS COMPREENDENDO IMAZALIL E BOSCALID, SEU USO E PROCESSO DE PREPARAÇÃO". A presente invenção refere-se a combinações sinérgicas do agente antifúngico imazalil e um outro agente antifúngico selecionado do grupo que consiste em boscalid, ciproconazol, piraclostrobin, triflumizol, aci-benzolar-S-metila, carpropamid, fosetil-AI, espiroxamina, tetraconazol e zoxamida para a protenção de plantas, fruto ou sementes contra fungos fito-patogênicos. Composições compreendendo essas combinações são úteis para a proteção de qualquer material vivo ou não vivo, tais como colheitas, plantas, frutas, sementes, objetos produzidos de madeira, teto ou similares, material de engenheiramento, material biodegradável e têxteis contra deterioração devido à ação de microorganismos.
Combinações fúngicas compreendendo agentes antifúngicos ima-zil, pirimetanil ou tiabendazol foram descritas em, por exemplo, EP 0.336.489 que descreve combinações de imazalil e propiconazol, WO 99/12422 que descreve combinações de imazalil e epoxiconazol e WO-03/01 1030 que descreve composições fúngicas compreendendo pirimetanil e imazalil.
Verificou-se agora que a combinação de imazalil (aqui em seguida chamado de componente I) e um outro agente antifúngico selecionado do grupo que consiste em boscalid, ciproconazol, piraclostrobin, triflumizol, acibenzolar-S-metila, carpropamid, fosetil-AI, espiroxamina, tetraconazol e zoxamida (aqui em seguida chamado de um componente II), tem um efeito sinérgico no controle de fungos fitopatogênicos, isto é, um efeito de proteção ou controle sinérgico contra crescimento fúngico nas plantas, fruta ou sementes.
Imazalil, componente (I) é um fungicida sistêmico com ação protetora e curativa e é usado para controlar uma ampla faixa de fungos na fruta, vegetais, e plantas ornamentais, incluindo míldio pulverulento sobre pepino e mancha preta sobre rosas. Imazalil é usado como um tratamento de semente e para tratamento pós-colheita de planta cítrica, banana, e outra fruta para controlar deterioração de armazenagem. Ele é o nome genérico do composto 1-[2-(2,4-diclorofenil)-2-(2-propenilóxi)etil)]-1H-imidazol, composto esse que pode ser representado pela fórmula Os componentes (II) são: Boscalid, componente (ll-a), é um fungicida folilar tendo usado para controlar míldio pulverulento, Alternaria, Botrytis, Sclerotinia, e Monilia em uma faixa de fruta e vegetais. É o nome genérico para 2-cloro-N-{4'-clorobifenil-2-il)-nicotinamida que pode ser representada pela fórmula Cipronazol, componente (ll-b), é um fungicida tendo propriedades de inibição de desmetilação de esteróide com ação sistêmica, protetora, curativa e erradicante usado como um fungicida foliar. É o nome genérico para alfa-(4-cloro-fenil)-alfa-( 1 “Ciclopropil-etíl)-1 H-1,2,4-triazol-1 -etanol que pode ser representada pela fórmula Piraclostrobin, componente (ll-c), é um fungicida com propriedades protetoras, curativas e transiaminares para o controle de doença em ce-rais, vegetais e fruta. É o nome genérico para metil N-(2-[1 -(4-clorofenil)-1 H-pirazol-3-iloximetil]fenil](N-metóxi)carbamato que pode ser representado pela fórmula Triflumizol, componente (ll-d), é um fungicida tendo proprieda- des de inibição de desmetilação de esteróide que é usada como um enchar-camento de solo, spray foliar ou através de quimigação para o controle de doenças nas plantas ornamentais desenvolvidas em estruturas comerciais fechadas tais como estufas, casas sobreadas e paisagens interiores. É o nome genérico para (E)-4-cloro-alfa,alfa,alfa-trifluoro-N-(1-imidazol-1-il-2-propoxietilideno)-o-toluidina, que pode ser representada pela fórmula Acibenzolar-s-metil, componente (ll-e), é o nome genérico para éster de S-metila de ácido benzo[1,2,3]- tiadiazol-7-carbotióico que pode ser representado pela fórmula Carpropamid, componente (ll-f), é o nome genérico para 2,2-dicloro-N-[1 -(4- clorofenil)etil]-1-etil-3-metil-ciclopropanocarboxamida que pode ser representada pela fórmula Fosetil-AI, componente (ll-g), é o nome genérico para tris(fosfito de etila) de alumínio.
Espiroxamina, componente (ll-h), é um inibidor de biossíntese de esterol usado como um fungicida sistêmico protetor, curativo e erradicativo para controlar míldio pulveruiento em cerais e em uvas. É o nome genérico para 8-terc-butil-1,4-díoxaespiro[4,5]decan-2-ilmetil(etil)(propil)amina, que pode ser representada pela fórmula Tetraconazol, componente (ll-i), é o nome genérico para 1-[2-(2,4-dicloro- fenil)-3-(1,1 ,2,2-tetrafIuoroetóxi)propiI]-1H-1,2,4-triazol que pode ser representado pela fórmula Zoxamida, componente (ll-j), é o nome genérico para 3,5-dicloro-N-(3-cloro-1-etil-1-metil-2-oxopropil)-4-metil-benzamida que pode ser representada pela fórmula Os agentes antifúngicos imazalil (I), boscalid (ll-a), cipronazol (II-b), piraclostrobin (ll-c), triflumlzol (ll-d), acibenzolar-S-metila (ll-e), carpro-pamid (ll-f), fosetil-AI (ll-g), espiroxamina (ll-h), tetraconazol (ll-i) e zoxamida (Il-j) podem estar presente em sua forma de base livre ou na forma de um sal de adição de ácido, o último sendo obtido por reação da forma de base com um ácido apropriado. Ácidos apropriados compreendem, por exemplo, ácidos inorgânicos, tais como os ácidos halídricos, isto é, fluorídrico, clorídrico, bromídrico iodrídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido fosfórico, ácido fosfínico e similares, tais como, por exemplo, acético, propanzóico, hidroxia-cético, 2-hidroxipropanóico, 2-oxopropanóico, etanodióico, propanodióico, butanodióico, (Z)-2-butenodióico, (E)-2-butenodióico, 2-hidroxibutanodióico, 2,3-diidroxi-butanodióico, 2-hidróxi-1,2,3-propano-tricarboxílico, metanossul-fônico, etano-sulfônico, benzenossulfônico, 4-metil-benzenossulfônico, ciclo-exanossulfâmico, 2-hidroxibenzóico, 4-amino-2-hidroxi-benzóico e ácidos similares.
Formas de sal particulares de imazalil (I) são os sais de sulfato, fosfato, acetato, nitrato ou fosfito.
Os componentes (I) e (II) para o uso nas composições de acordo com a presente invenção de preferência estariam presentes em uma forma substancialmente pura, isto é, livre de impurezas químicas (tais com co-produtos ou solventes residuais) que resultam do processo de fabricação e/ou de manipulação em virtude do controle de segurança dos programas de controle de fungos fitopatogênicos para os quais eles são pretendidos. O termo "substancialmente puro" como usado aqui mais acima significa uma pureza (ou química ou ótica), como determinado pelos métodos convencionais na técnica tais como cromatografia líquida de alto desempenho ou métodos óticos, de pelo menos cerca de 96%, de preferência pelo menos 98% e mais de preferência pelo menos 99%.
Imazalil (I) tem um átomo de carbono assimétrico e pode, portanto, ser usado nas composições concretizadas na forma de uma mistura de ambos os enantiômeros, em particular uma mistura racêmica, ou na forma de um (R)- ou (S)-enantiômero substancialmente puro. O termo "substancialmente puro" como usado aqui mais acima significa uma pureza (ou química ou ótica), como determinado pelos métodos convencionais na técnica tal como cromatografia líquida de alto desempenho ou métodos óticos, de pelo menos cerca de 96%, de preferência pelo menos 98% e mais de preferência pelo menos 99%.
As composições da presente invenção são ativas contra uma ampla faixa de fungos fitopatogênicos. Como exemplos de tais fungos podem ser chamados Ascomycetes (por exemplo, Venturia, Podosphaera, Ery-sife, Monilinia, Uncinula, Aureobasidium, Sclerophoma); Basidiomycetes (por exemplo,Hemileia, Rhizoctonia, Puccinia, Coniophora, Serpula, Poria, U-romyces, Gloeophillum, Lentinus, Coriolus, Irpex); Fungi imperfecti (por e-xemplo,Botrytis, Helminthosporium, Rhinchosporium, Fusarium, Septoria, Cercospora, Alternaria, Piricularia, Penicillium, Geotrichum).
As proporções relativas do componente (I) e um dos componentes (II) nas composições concretizadas são aquelas proporções que resultam na eficácia sinérgica inesperada contra fungos, especialmente contra patógenos de planta, fruta e semente, quando comparadas com uma composição incluindo, como um ingrediente ativo, ou componente (I) sozinho ou um dos componentes (II) sozinhos. Como será prontamente entendido por aqueles versados na técnica, a dita eficácia sinérgica pode ser obtida dentro das várias proporções dos componentes (I) e (II) na composição, dependendo da espécie de fungos para a qual eficácia é medida e o substrato a ser tratado. Com base nos ensinamento do presente pedido, determinação da eficácia sinérgica ou possivelmente não sinérgica (para algumas proporções dos componentes (I) e (II) aplicadas a fungos específicos) de tais composições está bem dentro do trabalho rotineiro daqueles versados na técnica. Como uma regra geral, pode ser dito que para a maioria dos fungos fitopato-gênicos as proporções adequadas em peso da quantidade do componente (I) para componente (II) na composição ativa estaria na faixa de 10:1 a 1:10, mais de preferência de 4:1 a 1:4. A quantidade de cada um dos ingredientes ativos nas composições de acordo com a presente invenção será de modo que um efeito fúngi-co sinérgico fosse obtido. Em particular é contemplado que as composições prontas para ser usar da presente invenção compreendem componente (I) em uma faixa de 10 a 50.000 mg/l, O componente (II) está presente em uma quantidade que varia de 10 a 50,000 mg/l dependendo da atividade específica do componente componente (II) selecionado. A concentração do componente (I) e componentes (II) nas composições prontas para ser usar é também dependente das condições específicas em que essas composições são usadas. Por exemplo, no tratamento foliar de uma solução é borrifada diretamente sobre as folhas em que a concentração do componente (I) varia de 100 mg a 250 mg/l. Batatas são tratadas com uma composição compreendendo o componente (I) em uma quantidade de cerca de 7500 mg/l de tal modo que uma solução de 2 litros seja usada para o tratamento de 1.000 kg. No tratamento de semente as composições usadas compreendem componente (I) em uma quantidade de cerca de 50 g/l de tal modo que 100 kg de sememente seja tratada com uma solução de 100 ml a 200 ml. No tratamento pós-colheita de composições de fruta são usadas compreendendo o componente (I) em uma quantidade que varia de 250 a 500 mg/l no tratamento por mergulho, de 500 a 1,000 mg/l no tratamento com spray, e de 1,000 a 2,000 mg/l no tratamento com cera.
As composições de acordo com a presente invenção compreendem como o componente (I) imazalil e como o componente (il) um agente antifúngico selecionado do grupo que consiste em boscalid (lí-a), cipronazol (ll-b), piraclostrobin (ll-c), e triflumizol (ll-d), em proporções respectivas tais como prover um efeito antifúngico sinérgico, e um ou mais veículos aceitáveis.
Esses veículos são qualquer material ou substância como o qual a composição dos componentes (I) e (II) é formulada a fim de facilitar sua aplicação/disseminação ao local a ser tratado, por exemplo, por dissolução, dispersão ou difussão da dita composição, e/ou para facilitar sua armazenagem, transporte ou manipulação sem diminuir sua eficácia antifúngica. Os ditos veículos aceitáveis podem ser um sólido ou um líquido ou um gás que foi comprimido para formar um líquido, isto é, as composições dessa invenção podem adequadamente ser usadas como concentrados, emulsões, concentrados emulsificáveis, suspensão miscível em óleo, líquido miscível em óleo, concentrados solúveis, soluções, granulados, poeiras, sprays, aerossóis, pelotas, ou pós.
Em muitos casos, as composições fungicidas a serem usadas diretamente podem ser obtidas a partir de concentrados, tais como, por e-xemplo, concentrados emulsificáveis, concentrados de suspensão ou concentrados solúveis, na diluição com meio aquoso ou orgânico, pretende-se que tais concentrados sejam cobertos pelo termo composição como usado nas definições da presente invenção. Tais concentrados podem ser diluídos a uma mistura pronta para se usar em um tanque de spray Jogo antes do uso. De preferência as composições da invenção conteriam de cerca de 0,01 a 95% em peso da combinação dos componentes (I) e (II). Mais de preferência essa faixa é de 0,1 a 90% em peso. Mais de preferência essa faixa é de 1 a 80% em peso, dependendo do tipo de formulação a ser selecionado para as finalidades de aplicação específicas, como ulteriormente explicado nos detalhes aqui em seguida.
Um concentrado emulsificável é um líquido, formulação homogênea dos componentes (I) e (II) a serem aplicados como uma emulsão de- pois da diluição em água. Um concentrado de suspensão é uma suspensão estável dos ingredientes ativos em um fluido destinado a diluição com água antes do uso. Um concentrado solúvel é uma formulação homogênea, líquida a ser aplicada como uma solução verdadeira dos ingredientes ativos depois da diluição em água.
As composições fúngicas da presente invenção podem também ser formuladas como ceras para o uso como uma cobertura ou um revestimento de, por exemplo, fruta, em particular, fruta cítrica.
As composições fúngicas de acordo com a presente invenção possuem atividade curativa, preventiva e antiesporulante vantajosas para proteger plantas, fruta e sementes. As presentes misturas podem ser usadas para proteger plantas ou partes de plantas, por exemplo, fruta, florescência, flores, folhagem, troncos, raízes, mudas, tubérculos de plantas ou plantas de cultura infectadas, danificadas ou destruídas por microorganismos, pelo que partes de desenvolvimento tardio de plantas são protegidas contra tais microorganismos.
Como exemplos da ampla variedade de plantas de cultura em que as combinações dos componentes (I) e (II) de acordo com a presente invenção podem ser usados, podem ser chamados, por exemplo, cereais, por exemplo, trigo, cevada, centeio, arroz, sorgo e similares; beterrabas, por exemplo, beterraba açucareira e beterraba de forragem; bagos e fruta de caroço e pomos, por exemplo, maçãs, peras, ameixas, pêssegos, amêndoas, cerejas, morangos, framboesas, amoras-pretas; plantas leguminosas, por exemplo, vagens, lentilhas, ervilhas, grãos de soja; plantas oleoginosas, por exemplo, colza, mostarda, papoula, oliva, girassol, coco, plante de óleo de rícino, cacau, nozes moídas; cucurbitaceae, por exemplo, abóboras, pe-pininhos em conserva, melões, pepinos, abóforas; plantas fibrosas, por e-xemplo, algodão, linho, cânhamo, juta; fruta cítrica, por exemplo, laranja, limão, taranja, mandarim; vegetais, por exemplo, espinafre, alface, aspargo, brassicaceae tais como repolhos e nabos, cenouras, cebolas, tomates, pimentas quente e doces; plantas de tipo laurel, por exemplo, abacate, canela, árvore de cânfora; ou plantas tais como milho, tabaco, nozes, café, cana-de- açúcar, chá, videiras, lúpulos, bananas, plantas de borracha, bem como plantas ornamentais, por exemplo, flores, arbustos, árvores deciduous e árvores sempre-verdes tais como coníferas. Essa enumeração de plantas de cultura é dada com a finalidade de ilustração da invenção não para delimitá-las às mesmas.
Um modo particular de administração de uma composição anti-fúngica da presente invenção, e a administração das partes acima do solo de plantas, em particular às suas folhas (aplicação foliar). O número de aplicações e as doses administradas são escolhidas de acordo com as condições biológicas e climáticas de vida do agente causador. As composições antifúngicas consistentes, podem também ser aplicadas ao solo e entram nas plantas através do sistema de raiz (atividade sistêmica), no caso o local das plantas é borrifado com uma composição líquida ou se os componentes forem adicionados ao solo em uma formulação sólida, por exemplo, na forma de um granulado (aplicação ao solo).
As composições antifúngicas da presente invenção são particu-iarmente úteis no tratamento pós-colheita de fruta, especiaimente fruta cítrica. No último caso, a fruta será borrifada com ou mergulhada ou molhada em uma formulação líquida ou a fruta pode ser revestida com uma composição cerosa. A última composição cerosa convenientemente é preparada por mistura total de um concentrado de suspensão com uma cera adequada. As formulações para aplicações por spray, mergulho ou molhamento podem ser prepradas na diluição de um concentrado tal como, por exemplo, um concentrado emulsificável, um concentrado de suspensão ou um líquido solúvel, com um meio aquoso. Tal concentrado na maioria dos casos consiste nos ingredientes ativos, um agente de dispersão ou de suspensão (tensoativo), um agente de espessamento, uma pequena quantidade de solvente orgânico, um agente de umectação, opcionalmente algum agente anticongelamen-to e água.
As composições fúngicas da presente invenção podem também ser usadas para a proteção de semente contra fungos. Para aquele efeito as presentes composições fúngicas podem ser revestidas sobre sementes, ca- so esse em que os grãos de semente são molhadas consecutivamente com uma composição líquida dos ingredientes ativos ou se eles forem revestidos com uma composição anteriormente combinada. As composições podem também ser borrifadas ou atomizadas sobre a semente usando-se, por e-xemplo, um atomizador de disco de giro. A combinação dos componentes (I) e (II) é de preferência aplicada na forma de composições em que ambos os ditos componentes são intimamente misturados a fim de assegurar administração simultânea aos materiais a serem protegidos. Administração ou aplicação de tanto componentes (I) e quanto (II) podem também ser uma administração ou aplicação de "seqüencial combinada", isto é, o componente (I) e o componente (II) são administrados ou aplicados alternativamente ou seqüencialmente no mesmo lugar de tal modo que eles necessariamente se tornassem misturados entre si no local a ser tratado. Isso seria alcançado, isto é, se administração ou aplicação seqüencial ocorrer dentro de um período de tempo curto, por e-xemplo, dentro de menos do que 24 horas, de preferência menos do que 12 horas. Esse método alternativo pode ser realizado, por exemplo, por uso de uma embalagem simples adequada compreendendo pelo menos um recipiente enchido com uma formulação compreendendo o componente ativo (I) e pelo menos um recipiente enchido com uma formulação compreendendo um componente ativo (II).
Portanto a presente invenção também inclui um produto contendo: - (a) uma composição compreendendo o componente (I) (isto é, imazil) e - (b) uma composição compreendendo um componente (II), selecionado boscalid (ll-a), cypronazoie (ll-b), piraclostrobina (ll-c), triflumizol (ll-d), acibenzolar-S-metila (ll-e), carpropamid (ll-f), fosetil-AI (ll-g), espiroxa-mina (ll-h), tetraconazol (ll-i) e zoxamida (ll-j) como uma combinação para uso simultâneo ou seqüencial, em que as ditas composições (a) e (b) estão em proporções respectivas tal como prover um efeito sinérgico contra fungos fitopatogênicos. Tais produtos podem consistir de uma embalagem adequa- da compreendendo recipientes separados em que cada recipiente compreende o componente (I) ou um dos componentes (II), de preferência na forma formulada. Tais formas formuladas em geral têm a mesma composição que como descritas para as formulações contendo ambos os ingredientes ativos.
Veículos e auxiliares apropriados para o uso nas composições da presente invenção podem ser sólidos ou líquidos e correspondem a substâncias adequadas conhecidas na técnica de formulação, tais como, por e-xemplo, substâncias minerais naturais ou regeneradas, solventes, dispersan-tes, tensoativos, agentes de umectação, adesivos, espessantes, aglutinan-tes, fertilizantes ou agentes anticongelamento.
Apesar de tantos os componentes (I) quanto (II) mencionados acima, as composições de acordo com a presente invenção podem ulterior-mente compreender outros ingredientes ativos, por exemplo, outros microbi-ocidas, em particular, fungicidas e também inseticidas, acaricidas, nematici-das, herbicidas, fertilizantes e reguladores de crescimento de planta.
Os componentes (I) e (II) são usados em forma não modificada ou, de preferência, juntamente com os auxiliares convencionalmente empregados na técnica da formulação. Eles são, portanto, formulados após os procedimentos conhecidos na técnica para concentrados emulsificáveis, soluções diretemente borrifáveis ou diluíveis, emulsões diluídas, pós umectá-veis, pós solúveis, poeiras, grânulos, e também encapsulações em, por e-xemplo, substâncias de polímero. Como com a natureza das composições, os métodos de aplicação, tal como borrifamento, atomização, polvilhamento, espalhamento ou despejamento, são escolhidos de acordo com os objetivos pretendidos e as circunstâncias predominantes.
As formulações, isto é, as composições, as preparações ou misturas compreendendo os ingredientes ativos e, onde apropriado, um auxiliar líquido ou sólido, são preparadas de modo conhecido, por exemplo, por mistura e/ou moagem homogênea dos ingredientes ativos com diluentes, por exemplo, solventes, veículos sólidos e, onde apropriado, compostos de ação superficial (tensoativos).
Solventes adequados são hidrocarbonetos aromáticos, de prefe- rência as frações contendo de 8 a 12 átomos de carbono, por exemplo, misturas de dimetilbenzeno ou naftalenos substituídos tal como ftalato de dibuti-la ou ftalato de dioctila, hidrocarbonetos alifáticos ou alicíclicos tais como cicloexano ou parafinas, álcoois e glicóis e seus éteres e ésteres, tal como etanol, etiieno glicol, monometil de etileno glicol ou éter de monoetila, ceto-nas tais como cicloexano, solventes fortemente polares tal como N-metil-2-pirrolidona, dimetilsulfóxido ou dimetilformamida, bem como óleos vegetais ou óleos vegetais epoxidados tal como óleo de soja ou de coco epoxidado; ou água.
Os veículos sólidos usados, por exemplo, para poeiras ou pós dispersáveis são normalmente materiais de enchimento normalmente minerais tal como calcita, talco, caulin, montmorilonita ou attapulgita. A fim de aperfeiçoar as propriedades físicas é também possível adicionar polímeros absorventes altamente dispersos ou ácido silícico altamente disperso. Veículos absorventes granulados adequados são do tipo poroso, por exemplo, pedra-pomes, tijolo quebrado, sepiolita ou bentonita; e veículos não solventes adequados são materiais tal como calcita ou areia. Além disso, um número grande de materiais pré-granulados de natureza inorgânica ou orgânica podem ser usados, especialmente dolomita ou resíduos de planta pulverizados.
Compostos tensoativos adequados a serem usados nas composições da presente invenção são tensoativos não tônicos, catiônicos e/ou aniônicos tendo boas propriedades de emulsifícação, dispersão e umecta-ção. O termo "tensoativos" também será entendido como compreendendo misturas de tensoativos.
Veículos e auxiliares apropriados para o uso nas composições da presente invenção podem ser sólidos ou líquidos e correspondem a substâncias adequadas conhecidas na técnica para a preparação de formulações para o tratamento de plantas ou seus locais, ou para o tratamento de produtos de planta, em particular para o tratamento de madeira, tais como, por exemplo, substâncias minerais naturais ou regeneradas, solventes, disper-santes, tensoativos, agentes de umedecimento, adesivo, espessantes, agiu- tinantes, agentes anticongelamento, repelentes, aditivos de cor, inibidores de corrosão, agentes repelentes de água, secantes, estabilizadores de UV e outros ingredientes ativos.
Tensoativos aniônicos adequados podem ser tanto sabões solúveis em água quanto compostos tensoativos sintéticos solúveis em água.
Sabões adequados são os sais de metal alcalino, sais de metal alcalino-terroso ou sais de amônio substituídos ou não substituídos de ácidos graxos superiores (C10-C22), por exemplo, sais de sódio ou de potássio de ácido oléico ou esteárico, ou de misturas de ácidos graxos naturais que podem ser obtidas, por exemplo, de óleo de coco ou óleo de sebo. Além disso, pode também ser mencionado sais de metiltaurina de ácido graxo.
Mais freqüentemente, no entanto, tensoativos sintéticos assim chamados são usados, especialmente sulfonatos graxos, sulfatos graxos, derivados de benzimidazol sulfonatados ou alquilarilsulfonatados. Os sulfatos ou sulfonatos graxos estão usualmente na forma de sais de metal alcalino, sais de metal alcalino-terroso ou sais de amônio substituídos ou não substituídos e contêm um radical de alquila tendo de 8 a 22 átomos de carbono a dita alquila também compreendendo radicais derivados de radicais de acila, por exemplo, 0 sal de sódio ou de cálcio de ácido lingossulfônico, de dodecilsulfato ou de uma mistura dos sulfatos de álcool graxo obtidos a partir de ácidos graxos naturais. Esses compostos também compreendem os sais de ésteres de ácido sulfúrico e ácidos sulfônicos de produtos de adição de óxido de etileno/álcool graxo. Os derivados de benzimidazol de preferência contêm 2 grupos de ácido sulfônico e um radical de ácido graxo contendo de 8 a 22 átomos de carbono. Exemplos de alquilarilsulfonatos são os sais de sódio, de cálcio ou de trietanolamina de ácido dodecilbenzeno sulfônico, ácido dibutilnaftaleno-sulfônico ou de um produto de condensação de for-maldeído/ácido naftaleno-sulfônico. Também adequados são fosfatos correspondentes, por exemplo, sais dos éster de ácido fosfórico de um produto de adição de p-nonilfenol com 4 a 14 mois de óxido de etileno, ou fosfolipí-dios.
Tensoativos não iônicos são de preferência derivados de éter de poliglicol de álcoois alifáticos ou cicloalifáticos ou ácido graxos saturados ou insaturados e alquilfenóis, os ditos derivados contendo de 3 a 10 grupos éter de glicol e de 8 a 20 átomos de carbono na porção de hidrocarboneto (alrfá-tica) e de 6 a 18 átomos de carbono na porção de alquila dos alquilfenóis.
Além disso, tensoativos não iônicos adequados são produtos de adição solúveis em água de oxido de polietileno com polipropileno glicol, eti-lenodiaminopolí-propileno glicol contendo de 1 a 10 átomos de carbono na cadeia de alquila, produtos de adição esses que contêm de 20 a 250 grupos de éter de etileno glicol e de 10 a 100 grupo éter de propileno glicol. Esses compostos usualmente contêm de 1 a 5 unidade de etileno glicol por unidade de propileno glicol.
Exemplos representativos de tensoativos não iônicos são eta-nóis de nonilfeno-ipolietóxi, éteres de poliglicol de óleo de rícino, produtos de óxido de polietileno/polipropileno, tributilfenoxipolietoxietanol, polietileno glicol e octilfenoxipolietóxi-etanol. Esteres de ácido graxo de polietileno sorbi-tano, tal como trioleato de polioxietileno sorbitano, são também tensoativos não iônicos adequados.
Aditivos particularmente vantajosos úteis para aperfeiçoar a aplicação e reduzir a dose dos ingredientes ativos, são fosfolipídios naturais (a-nimal ou planta) ou sintéticos do tipo cefalina ou lecitina tal como, fosfatidil-etanolamina, fosfatidilserina, fosfatidilglicerina, lisolecrtina, ou cardiolipina. Tais fosfolipídios podem ser obtidos a partir de células de animal ou de planta, em particular do tecido de cérebro, de coração ou de fígado, gemas de ovo ou grão de soja. Tais fosfolipídios apropriados são, por exemplo, mistura de fofatidilcolina. Fofolipídios sintéticos são, por exemplo, dioctaniIfofatidil-colina e dipalmitoilfosfatidilcolina.
PARTE EXPERIMENTAL
EXPERIÊNCIA 1: ENSAIO DE TAXA DE VENENO
Nome do composto primário: - imazalil (I) Nome dos pares de combinação: - boscalid (ll-a) - ciproconazol (ll-b) - piraclostrobin (ll-c) - triflumizola (ll-d) Solução de estoque: 1000ppm em DMSO
Combinações de teste: % de produto A + % de produto B 100 + 0 80 + 20 66 + 33 50 + 50 33 + 66 20 + 80 0 + 100 Concentrações de ingrediente ativo total nas combinações: uma série de concentrações que aumenta com etapas de 1/3: 0,21 ■ 0,28 - 0,38 - 0,50 - 0,67 - 0,89 -1,19 -1,58 - 2,1 1 - 2,81 - 3,75 - 5,00 - 6,67 - 8,90 - 1 1,87 - 15,82 - 21,09 - 28,13 - 37,50 -50,00 ppm Meio de cultura: ágar de dextrose de batata (PDA): 4 g de infusão de batata, 20 g bacto dextrose e 15 g bacto ágar em 1 litro de água deionizada Conjunto experiênciaal: placas de 24 cavidades Espécies de fungos: Colletotrichum musae MUCL nr.2 Gloeosporium albumA18 Geotrichum candidum Cincinnati Milacron Rhizoctonia solani CBS 207.84 Inóculo: uma suspensão de esporo/micélio (2 μΙ) ou um pedaço de ágar oriundo da reserva de uma colônia ativamente em desenvolvimento Condições de cultura: 27°C, 70% de umidade relativa, escuro.
Avaliação: avaliação depois de dois dias.
Sinergismo entre o componente (I) e um dos componentes (II) foi determinado por um método comumente usado e aceito descrito por Kuil F. C. e outros em Applied Microbiology, 9, 538-541 (1961) usando-se o índice de Sinergia, que é calculado como se segue para os dois compostos A e B: índice de sinergia (Si) = Qa + Qb Qa Qb em que: - Qa é a concentração do composto A em ppm, agindo sozinho, que produziu um ponto final (por exemplo, MIC), - Qa é a concentração do composto A em ppm, na mistura, que produziu um ponto final (por exemplo, MIC), - Qb é a concentração do composto B em ppm, agindo sozinho, que produziu um ponto final (por exemplo, MIC), - Qb é a concentração do composto B em ppm, na mistura, que produziu um ponto final (por exemplo, MIC).
Quando o índice de Sinergia é maior do que 1,0, o antagonismo é indicado. Quando o SI for igual a 1,0, a aditividade é indicada. Quando o SI for menos do que 1,0, sinergismo é demonstrado. TABELA 1: VALORES DE MIC fCONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA PPM) E ÍNDICE DE SINERGIA DE IMAZALIL. BOSCALID E COMBINAÇÕES DE AMBOS CONTRA DOIS FUNGOS DIFERENTES. TABELA 2: VALORES DE MIC (CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA PPM) E ÍNDICE DE SINERGIA DE IMAZALIL, CIPROCONAZOL E COMBI-NACÕES DE AMBOS CONTRA QUATRO FUNGOS DIFERENTES. TABELA 3: VALORES DE MIC (CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA PPM) E ÍNDICE DE SINERGIA DE IMAZALIL. PIRACLOSTROBIN E COMBINAÇÕES DE AMBOS CONTRA QUATRO FUNGOS DIFERENTES. TABELA 4: VALORES DE MIC (CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÁXIMA PPM) E ÍNDICE DE SINERGIA DE IMAZALIL. TRIFLUMIZOL E COMBINAÇÕES DE AMBOS CONTRA QUATRO FUNGOS DIFERENTES._ Em Geotrichum candidum, sinergia foi encontrada entre imazalil e ciproconazole. Em Colletotrichum musae, sinergia clara poderia ser demonstrada entre imazalil e todos os quatros pares de combinação, boscalid, cyproconazole piraclostrobin e triflumizol. Em Gloeosporium album, sinergia foi encontrada entre imazalil e boscalid, piraclostrobin e triflumizol. Em Rhi-zoctonia solani, sinergia foi encontrada entre imazalil e ciproconazole piraclostrobin e triflumizol. EXPERIÊNCIA 2: ENSAIO DE PLACA DE VENENO Nome do composto primário: - imazalil (!) Formulações: (% is in w/v) Composto Cone. imazalil (I) 75 g/l acibenzolar-S-metila (ll-e) 96,0% carpropamid (ll-f) 30,0% fosetyl-AI (ll-g) 80,0% spiroxamina (ll-h) 500 g/l tetraconazol (ll-i) 125 g/l zoxamid (ll-j) 100,0% Solução de estoque: 2000 ppm (p/p) Solvente para diluições: água desmineralizada Espécies de fungos: patógenos pós-coleta e na semente: Geotrichum candidum (Gca) e Penicillium digitatum (Pdi) Quantidades calculadas de diluições foram despejadas para dentro de placas de múltiplas cavidades. Meio de cultura foi adicionado as- seticamente e distribuição uniforme foi obtida por agitação. As placas foram inoculadas com os fungos do teste e foram incubadas durante um período longo o suficiente para permitir crescimento completo de controles.
Concentrações de teste: observado ppm versus meio de crescimento (w/v): vide tabelas REPLICATES: 4 Meio de cultura: PDA (Ágar de dextrose de batata Condições de cultura: 22°C e 60% de umidade relativa Inoculação: com um pequeno pedaço de ágar oriundo da reserva de uma cultura ativamente em desenvolvimento ou uma suspensão de esporos micélio ou cultura.
Data da Avaliação: no crescimento completo de controle Cálculo de Singeriga: diâmetro do crescimento fúngico (em mm) foi medido, crescimento radial médio (X) e atividade medida (M) foram calculados. A atividade esperada E de uma combinação de ingredientes ativos foi calculada por uso da fórmula de Limpel's (Richter, D. L; Pesticide Science 1987, 19: 309-315): E = A + B - (A*B)/100 em que A e B expressam as atividades obtidas para cada um dos ingredientes ativos quando aplicados sozinho. Um efeito sinérgico é reconhecido se a atividade medida M exceder a atividade calculada E (esperada) (sinergia indicada pelas figuras em negrito). TABELA 5 : ATIVIDADE DE IMAZALIL m. ESPIROXAMINA fll-H) E TE-TRACONAZOL fll-h E SUAS COMBINAÇÕES CONTRA PATÓGENQS PÓS-COLHEITA E NA SEMENTE. X= CRESCIMENTO FÚNGICO MÉDIO: E= ATIVIDADE ESPERADA: M= ATIVIDADE MEDIDA:___________ TABELA 6: EXPERIÊNCIA 3: ATIVIDADE DE IMAZALIL (\). CARPROPAMID (ll-n E FOSETIL-AI (ll-G^ E SUAS COMBINAÇÕES CONTRA PATÓGE-NOS PÓS-COLHEITA E NA SEMENTE. X= CRESCIMENTO FÚNGICQ MÉDIO: E= ATIVIDADE ESPERADA: M= ATIVIDADE MEDIDA
TABELA 7: ATIVIDADE DE IMAZALIL (\). ACIBENZOLAR-S-METILA fll-B. TETRACONAZOLE (11-1). ZOXAMIDA (ll-J) E SUAS COMBINAÇÕES CONTRA PATÓGENOS PÓS-COLHEITA E NA SEMENTE. X= CRESCIMENTO FÚNGICO MÉDIO: E= ATIVIDADE ESPERADA: M= ATIVIDADE MEDIDA

Claims (5)

1. Composição, caracterizada pelo fato de que compreende um componente (I), imazalil, e um componente antifúngico (II), boscalid, em que a razão em peso do componente (I) para o componente (II) varia de 4:1 a 1:4 para prover um efeito antifúngico sinérgico, e um veículo.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a quantidade do componente (I) está presente em uma faixa de 10 a 50.000 mg/l e a quantidade do (II) está presente em uma faixa de 10 a 50.000 mg/l.
3. Uso de uma composição, como definida na reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de ser para a proteção de plantas ou seus locais, fruto ou semente contra fungos.
4. Uso de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o uso é tratamento pós-colheita de fruto.
5. Processo para a preparação de uma composição sinérgica, como definida na reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o componente (I) e um dos componentes (II) são intimamente misturados com o veículo.
BRPI0616691-1A 2005-09-29 2006-09-28 Composições sinérgicas compreendendo imazalil e boscalid, seu uso e processo de preparação BRPI0616691B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05108993.6 2005-09-29
EP05108993 2005-09-29
PCT/EP2006/066859 WO2007039548A1 (en) 2005-09-29 2006-09-28 Synergistic imazalil combinations

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0616691A2 BRPI0616691A2 (pt) 2011-06-28
BRPI0616691B1 true BRPI0616691B1 (pt) 2015-08-25

Family

ID=35717545

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0616691-1A BRPI0616691B1 (pt) 2005-09-29 2006-09-28 Composições sinérgicas compreendendo imazalil e boscalid, seu uso e processo de preparação

Country Status (16)

Country Link
US (1) US20080234336A1 (pt)
EP (2) EP3036994B1 (pt)
JP (1) JP5017272B2 (pt)
CN (2) CN102057945B (pt)
AR (2) AR056111A1 (pt)
AU (1) AU2006298763B2 (pt)
BR (1) BRPI0616691B1 (pt)
CA (1) CA2622114A1 (pt)
CL (1) CL2008002939A1 (pt)
ES (1) ES2702301T3 (pt)
IL (2) IL190447A (pt)
NZ (2) NZ566402A (pt)
PT (1) PT3036994T (pt)
RU (1) RU2413416C2 (pt)
WO (1) WO2007039548A1 (pt)
ZA (1) ZA200802773B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2361400C2 (ru) 2004-02-04 2009-07-20 Янссен Фармацевтика Н.В. Синергические противогрибковые композиции ддах
TW200833245A (en) * 2006-10-09 2008-08-16 Syngenta Participations Ag Pesticidal combinations
EP2036438A1 (en) * 2007-09-12 2009-03-18 Bayer CropScience AG Post-harvest treatment
CN101647439B (zh) * 2009-07-31 2012-06-06 深圳诺普信农化股份有限公司 一种含有啶酰菌胺的复配杀菌组合物
CN101878762B (zh) * 2010-03-13 2012-09-26 陕西美邦农资贸易有限公司 一种含抑霉唑与己唑醇的杀菌组合物
CN101953342A (zh) * 2010-03-13 2011-01-26 陕西美邦农资贸易有限公司 一种含抑霉唑与四氟醚唑的杀菌组合物
CN101926384B (zh) * 2010-07-16 2012-08-01 中国检验检疫科学研究院 一种用于鸭梨检疫处理的混用剂型及其低温处理技术
CN102428955B (zh) * 2011-12-23 2013-06-19 江阴苏利化学股份有限公司 一种含有啶酰菌胺和三乙膦酸铝的杀菌组合物
WO2014033242A1 (en) * 2012-08-31 2014-03-06 Basf Se Use of an agrochemical composition with herbicidal action in rice
WO2014033241A1 (en) * 2012-08-31 2014-03-06 Basf Se Use of an agrochemical composition with fungicidal and plant health improving action in rice
CN103271145B (zh) * 2013-06-06 2014-11-05 浙江大学 用于控制果实采后病害的低剂量化学杀菌剂
CN103734269B (zh) * 2013-12-25 2015-12-09 山东营养源食品科技有限公司 一种蔬菜保鲜剂、制备方法及其应用
CN103858885B (zh) * 2014-04-11 2015-08-26 山东省烟台市农业科学研究院 防治苹果病害的杀菌组合物及其应用
CN103918657B (zh) * 2014-04-11 2015-06-24 山东省烟台市农业科学研究院 一种防治苹果病害的杀菌组合物及其应用
CN105265438A (zh) * 2014-05-27 2016-01-27 深圳诺普信农化股份有限公司 一种杀菌组合物

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4061750A (en) * 1976-09-13 1977-12-06 Kewannee Industries Antimicrobial composition
FR2626740B1 (fr) * 1988-02-08 1990-10-19 Xylochimie Concentres emulsionnables de matieres biocides, les microemulsions aqueuses obtenues et l'application de ces microemulsions au traitement du bois
EP0336489B1 (en) * 1988-04-08 1995-08-23 Janssen Pharmaceutica N.V. Imazalil containing synergistic compositions
US6423732B1 (en) * 1992-02-04 2002-07-23 Syngenta Participations Ag Synergistic combinations of cyproconazole
DE4328074A1 (de) * 1993-08-20 1995-02-23 Bayer Ag Schimmelfeste Dispersionsfarbenanstriche
US5547990A (en) * 1994-05-20 1996-08-20 Lonza, Inc. Disinfectants and sanitizers with reduced eye irritation potential
UA62978C2 (en) * 1997-09-08 2004-01-15 Janssen Pharmaceutica Nv Synergistic compositions comprising imazalil and epoxiconazole
US6207695B1 (en) * 1998-12-31 2001-03-27 Celgene Corporation Chiral imidazole fungicidal compositions and methods for their use
FR2789551B1 (fr) * 1999-02-12 2002-06-21 Aventis Cropscience Sa Compositions fongicides pour la protection des fruits
DE10040814A1 (de) * 2000-08-21 2002-03-07 Thor Gmbh Synergistische Biozidzusammensetzung
KR20030066814A (ko) * 2001-01-16 2003-08-09 바스프 악티엔게젤샤프트 살진균제 혼합물
FR2828065B1 (fr) 2001-08-01 2004-07-16 Aventis Cropscience Sa Composition fongicide et utilisation de cette composition pour la lutte contre les maladies des plantes
US20030030371A1 (en) * 2001-08-13 2003-02-13 Industrial Technology Research Institute Organic light emitting backlight device for liquid crystal display
AU2003213473A1 (en) * 2002-08-07 2004-02-26 Syngenta Participations Ag Herbicidal composition
US8747908B2 (en) * 2003-04-09 2014-06-10 Osmose, Inc. Micronized wood preservative formulations
NZ552945A (en) * 2004-08-25 2009-12-24 Janssen Pharmaceutica Nv Imazalil compositions comprising alkoxylated amines
US20060276468A1 (en) * 2005-05-12 2006-12-07 Blow Derek P Wood preservative formulations comprising Imazalil

Also Published As

Publication number Publication date
RU2413416C2 (ru) 2011-03-10
IL217700A0 (en) 2012-03-29
NZ566402A (en) 2010-03-26
BRPI0616691A2 (pt) 2011-06-28
IL217700A (en) 2015-07-30
CA2622114A1 (en) 2007-04-12
AU2006298763B2 (en) 2011-10-20
CN101272686A (zh) 2008-09-24
ES2702301T3 (es) 2019-02-28
CL2008002939A1 (es) 2009-03-06
EP1931202A1 (en) 2008-06-18
AU2006298763A1 (en) 2007-04-12
AR104375A2 (es) 2017-07-19
NZ583584A (en) 2010-05-28
CN102057945A (zh) 2011-05-18
US20080234336A1 (en) 2008-09-25
CN101272686B (zh) 2012-10-10
EP1931202B1 (en) 2015-11-11
AR056111A1 (es) 2007-09-19
IL190447A0 (en) 2008-11-03
PT3036994T (pt) 2019-01-29
CN102057945B (zh) 2013-03-27
ZA200802773B (en) 2009-09-30
EP3036994B1 (en) 2018-11-14
WO2007039548A1 (en) 2007-04-12
IL190447A (en) 2014-06-30
EP3036994A1 (en) 2016-06-29
RU2008116810A (ru) 2009-11-10
JP5017272B2 (ja) 2012-09-05
JP2009510024A (ja) 2009-03-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0616691B1 (pt) Composições sinérgicas compreendendo imazalil e boscalid, seu uso e processo de preparação
EP1713331B1 (en) Synergistic antifungal ddac compositions
RU2434382C2 (ru) Комбинации имазалила и соединений серебра
SK191790A3 (en) Fungicidal compositions, method for inhibiting fungus and method for protecting wood and the other biodegradable materials
SK279332B6 (sk) Fungicídny dvojzložkový prostriedok a jeho použiti
ES2369106T3 (es) Combinaciones biocidas que comprenden imazalilo.
SK2802000A3 (en) Synergistic compositions comprising imazalil and epoxiconazole
ES2402041T3 (es) Combinaciones de imazalil e hidroxipiridonas
AU2012200040B2 (en) Synergistic imazalil combinations
MXPA06008783A (en) Synergistic antifungal ddac compositions
CZ2000702A3 (cs) Synergické prostředky obsahující imazalil a epoxiconazol

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/09/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.