BR102023001288A2 - Método de controle de fungos - Google Patents

Método de controle de fungos Download PDF

Info

Publication number
BR102023001288A2
BR102023001288A2 BR102023001288-4A BR102023001288A BR102023001288A2 BR 102023001288 A2 BR102023001288 A2 BR 102023001288A2 BR 102023001288 A BR102023001288 A BR 102023001288A BR 102023001288 A2 BR102023001288 A2 BR 102023001288A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cyazofamide
seeds
seed
present
plant
Prior art date
Application number
BR102023001288-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Luis Gustavo Rodrigues Gonella
Alicia Moreno
Thais Tanan De Oliveira
Hendrik Leonard Ypema
Jonatas Bredow Alves
Estelle Moreau
Original Assignee
UPL Corporation Limited
Upl Europe Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by UPL Corporation Limited, Upl Europe Ltd filed Critical UPL Corporation Limited
Publication of BR102023001288A2 publication Critical patent/BR102023001288A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C1/00Apparatus, or methods of use thereof, for testing or treating seed, roots, or the like, prior to sowing or planting
    • A01C1/06Coating or dressing seed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/48Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with two nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/501,3-Diazoles; Hydrogenated 1,3-diazoles

Abstract

A presente invenção se refere a um método para controlar patógenos fúngicos de plantas pela aplicação de ciazofamida a um material de propagação de planta. A presente invenção se refere, adicionalmente, a um método eficaz de tratamento de sementes para controlar patógenos fúngicos de plantas, e Oomicetos. Mais particularmente, a presente invenção se refere, adicionalmente, a um método eficaz de tratamento de sementes para controlar espécies fúngicas como Plasmopara halstedii, Phytophthora sojae, ou Pythium ultimum.

Description

MÉTODO DE CONTROLE DE FUNGOS CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção se refere a um método para controlar patógenos de plantas pela aplicação de ciazofamida a uma planta ou parte de planta ou a um material de propagação de planta ou ao locus da(o) mesma(o). A presente invenção se refere a um método eficaz de tratamento de sementes para controlar patógenos fúngicos de plantas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] Ciazofamida, 4-cloro-2-ciano-N,N-dimetil-5-p- tolilimidazol-l-sulfonamida, um fungicida da classe química de fenilimidazol, exibe um amplo espectro de atividade contra Oomycetes e Plasmodiophoromycetes em taxas muito baixas. Ela tem um bom perfil toxicológico, ecotoxológico e ambiental. O modo de ação da ciazofamida é o bloqueio da transferência de elétrons no complexo citocromo mitocondrial bei pela ligação ao centro Qi da enzima. Visto que esse modo de ação difere dos fungicidas comumente usados, não há problemas de resistência cruzada entre ciazofamida e outros fungicidas, incluindo fungicidas do tipo estrobilurina e fenilamidas.
[0003] As culturas agrícolas são frequentemente infectadas por patógenos fúngicos de plantas, que podem incluir fungos disseminados por sementes. Em tais cenários, o patógeno já está presente dentro ou sobre a superfície da semente e pode, dessa forma, causar podridão de sementes e tombamento de plântulas. Tem sido demonstrado que o tratamento de sementes vegetais evita epidemias de doenças de plantas causadas por patógenos fúngicos disseminados por sementes.
[0004] Os tratamentos de sementes podem ser úteis na redução das quantidades de pesticidas necessárias para manejar uma doença, porque os tratamentos eficazes de sementes podem eliminar a necessidade de aplicação foliar de fungicidas mais tarde na estação. Embora a aplicação de fungicidas seja quase sempre eficaz, seu impacto ambiental não alvo e o desenvolvimento de resistência a patógenos resultaram na pesquisa de métodos alternativos, especialmente nos últimos anos. Os tratamentos físicos que já foram usados no passado e os tratamentos com biopesticidas, como extratos de plantas, compostos naturais e agentes de biocontrole, provaram que são eficazes no controle de patógenos disseminados por sementes.
[0005] Dessa forma, há uma necessidade continua de se chegar a novos métodos para inibir patógenos de plantas, para aumentar a resistência e aumentar a vitalidade das plantas. Há também uma necessidade adicional de reduzir o choque de transplantação em plantas para alcançar os mesmos resultados mencionados acima. Há uma necessidade adicional de reduzir os fertilizantes e outros agentes químicos para se obterem práticas agrícolas sustentáveis.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO Exemplo 2: Avaliação de atividade antifúngica de sementes de milho mais tratadas com ciazofamida contra Pythium ultimum 263
[0006] É um objetivo primário da presente invenção fornecer um método para o controle de fungos fitopatogênicos pelo tratamento de sementes.
[0007] É um objetivo da presente invenção fornecer um método de tratamento de sementes para inibir e/ou controlar patógenos fúngicos de plantas.
[0008] É um objetivo da presente invenção fornecer um método eficaz de tratamento de sementes para reduzir o teor de pesticidas necessário para manejar uma doença.
[0009] É um objetivo da presente invenção fornecer um método eficaz de tratamento de sementes para reduzir ou eliminar a necessidade de aplicação foliar de fungicidas.
[0010] É outro objetivo da presente invenção fornecer o uso de um método para inibir patógenos de plantas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0011] De acordo com o objetivo, a presente invenção fornece um método para controlar fungos fitopatogênicos pela aplicação de ciazofamida à dita planta ou ao dito material de propagação de planta ou ao locus da(o) mesma(o).
[0012] Em um aspecto, a presente invenção fornece um método para controlar fungos fitopatogênicos pela aplicação de ciazofamida a uma semente de uma cultura agrícola.
[0013] Dessa forma, de acordo com o objetivo, a presente invenção fornece um método de tratamento de sementes para inibir e/ou controlar patógenos fúngicos de plantas pela aplicação de ciazofamida à dita planta ou ao dito material de propagação de planta ou ao locus da(o) mesma(o).
[0014] Em um aspecto, a presente invenção fornece um método de tratamento de sementes para inibir e/ou controlar patógenos fúngicos de plantas pela aplicação de ciazofamida a uma semente de uma cultura agrícola.
[0015] De acordo com outro objetivo da invenção, a presente invenção fornece um método eficaz de tratamento de sementes para reduzir o teor de pesticidas necessário para controlar doenças fúngicas em plantas.
[0016] Em ainda um outro aspecto, a presente invenção fornece o uso de ciazofamida para inibir e/ou controlar patógenos fúngicos de plantas pela aplicação de ciazofamida à dita planta ou ao dito material de propagação de planta ou ao locus da(o) mesma(o).
[0017] Características e vantagens adicionais da presente invenção serão evidentes a partir da descrição detalhada a seguir, que ilustra a titulo de exemplo, as características da máxima preferência da presente invenção que não devem ser interpretadas como limitadoras do escopo da invenção aqui descrita.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0018] Para os propósitos da descrição detalhada a seguir, deve ser entendido que a invenção pode assumir várias variações alternativas, exceto onde é expressamente especificado de outra forma. Além disso, com exceção de quaisquer exemplos operacionais ou de indicação em contrário, todos os números que expressam, por exemplo, quantidades de materiais/ingredientes usados no relatório descritivo, devem ser entendidos como sendo modificados em todos os casos pelo termo "cerca de".
[0019] Como usado aqui, os termos "compreendendo", "incluindo", "tendo", "contendo", "envolvendo" e similares devem ser entendidos como abertos, isto é, com significado de "que incluem, mas não se limitam a". Os termos "preferencial" e "de preferência" referem-se às modalidades da invenção que podem proporcionar certos benefícios, sob certas circunstâncias.
[0020] Em qualquer aspecto ou modalidade descrita mais adiante, a expressão "compreendendo" pode ser substituída pelas expressões "consistindo em" ou "consistindo essencialmente em" ou "consistindo substancialmente em". Nesses aspectos ou modalidades, a composição descrita inclui ou compreende ou consiste nos, ou consiste essencialmente nos, ou consiste substancialmente nos, componentes específicos nela mencionados, com a exclusão de outros ingredientes nela não especificamente mencionados.
[0021] O termo "planta" se refere às todas as partes físicas de uma planta, incluindo sementes, plântulas, árvores jovens, raízes, tubérculos, hastes, caules, folhagem e frutos. O termo planta inclui plantas transgênicas e não transgênicas.
[0022] O termo "locus" de uma planta, para uso na presente invenção, se destina a abranger o lugar no qual as plantas estão crescendo, onde os materiais de propagação de plantas das plantas são semeados ou onde os materiais de propagação de plantas das plantas serão colocados no solo.
[0023] O termo "material de propagação de planta" se refere às partes da planta, por exemplo, sementes, que podem ser usadas para a propagação da planta e material vegetal vegetativo. Podem ser mencionadas, por exemplo, as sementes (no sentido estrito) , raízes, frutos, tubérculos, bulbos, rizomas como partes de plantas. Plantas germinadas ou plantas jovens, que podem ser transplantadas após a germinação ou após a emergência do solo, são incluídas na presente invenção.
[0024] O termo "semente" abrange sementes e propágulos de plantas de todos os tipos incluindo, mas não se limitando a, sementes verdadeiras, pedaços de sementes, brotos, cormos, bulbos, frutos, tubérculos, grãos, mudas, brotos cortados e similares. Em uma modalidade preferencial, uma semente é uma semente verdadeira.
[0025] O termo "sementes" pode incluir também sementes transgênicas, isto é, sementes de uma planta transgênica. Para uso na presente invenção, o termo "planta transgênica" significa uma planta ou progénie da mesma derivada de uma célula ou protoplasto vegetal transformado, cujo DNA vegetal contém uma molécula de DNA exógena que foi introduzida e não está originalmente presente em uma planta nativa não transgênica da mesma cepa.
[0026] "Fungicida" se refere à capacidade de uma substância ou de um composto de decrescer ou de inibir ou de controlar o crescimento e a proliferação de fungos.
[0027] 0 termo "controlar" ou "controlando" fungo significa inibir e/ou suprimir a capacidade do fungo de crescer e/ou se reproduzir, ou de limitar danos ou perdas causados pelo fungo em plantas de cultura agrícola, ou denota controle e prevenção de uma doença. Os efeitos de controle incluem todos os desvios do desenvolvimento natural, como por exemplo: a morte, o retardo ou a diminuição da doença.
[0028] O termo "locus" como usado na presente invenção deve significar a adjacência de uma cultura desejada em que o controle da proliferação de fungos fitopatogênicos é desejado. O "locus" inclui a adjacência de plantas de cultura agrícola desejadas em que a infecção por fungos fitopatogênicos já tenha ocorrido ou é mais provável de ocorrer ou ainda esteja por ocorrer.
[0029] O termo "material de propagação de planta" é entendido para denotar partes em geral de uma planta, como sementes, material vegetativo como cortes ou tubérculos, raízes, frutos, tubérculos, bulbos, rizomas e partes de plantas, plantas germinadas e plantas jovens para serem transplantadas após a germinação ou após a emergência do solo. Essas plantas jovens podem ser protegidas antes da transplantação por um tratamento por imersão total ou parcial.
[0030] De acordo com a presente revelação, "rendimento aumentado" de uma planta agrícola significa que o rendimento de um produto da respectiva planta é aumentado por uma quantidade mensurável em relação ao rendimento do mesmo produto da planta produzido sob as mesmas condições, porém sem a aplicação das composições descritas na presente invenção. De acordo com a presente revelação, é preferencial que o rendimento da cultura agrícola seja aumentado em pelo menos 0,5%, preferencial em pelo menos 2%, mais preferencial em pelo menos 5%, após a aplicação das combinações e das composições descritas na presente invenção.
[0031] Os inventores da presente invenção descobriram, surpreendentemente, que quando uma semente revestida com ciazofamida foi plantada, a ocorrência de doenças de planta reduziu consideravelmente. Até o presente, a ciazofamida não tem sido recomendada para ser usada para o tratamento de sementes para controlar e inibir fitopatógenos fúngicos. Portanto, essas vantagens provenientes do uso de ciazofamida no tratamento de sementes foram inesperadas e surpreendentes.
[0032] A presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos que compreende aplicar um Inibidor Interno de Quinona ("Qil" - Quinone Inside Inhibitor), a saber, ciazofamida, a uma planta, ou uma parte de planta ou um material de propagação de planta ou a um locus da(o) mesma(o).
[0033] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos que compreende aplicar ciazofamida a uma planta, ou uma parte de planta ou um material de propagação de planta ou a um locus da(o) mesma (o) .
[0034] Em uma modalidade preferencial, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos que compreende aplicar ciazofamida a um material de propagação de planta.
[0035] Em outra modalidade, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos que compreende aplicar ciazofamida a um locus de uma planta.
[0036] Em uma modalidade, o material de propagação de planta é selecionado dentre sementes, raízes, frutos, tubérculos, bulbos, rizomas, ou plantas germinadas.
[0037] Em uma modalidade, o material de propagação de planta é uma semente.
[0038] Em uma modalidade, o material de propagação de planta é uma semente de quaisquer das culturas agrícolas ou plantas, exceto soja.
[0039] Em uma modalidade preferencial, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos que compreende aplicar ciazofamida a um propágulo.
[0040] Em uma modalidade preferencial, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos que compreende aplicar ciazofamida a uma semente de cultura agrícola.
[0041] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos, o método compreendendo aplicar uma combinação fungicida que compreende ciazofamida e um ou mais fungicidas a uma semente de uma cultura agrícola.
[0042] Em uma modalidade, o fungicida é um fungicida sistêmico ou de contato.
[0043] Em uma modalidade, o fungicida sistêmico é um fungicida único ou uma combinação de um ou mais fungicidas sistêmicos.
[0044] Em uma modalidade, o fungicida sistêmico é uma combinação de pelo menos dois fungicidas.
[0045] Em uma modalidade, os fungicidas sistêmicos das combinações podem ser selecionados dentre inibidor da síntese de ácido nucleico, inibidores de proteínas motoras e do citoesqueleto, inibidores da síntese de proteínas e de aminoácidos, inibidores do processo de respiração, inibidores de transdução de sinal, disruptores da integridade da membrana e da síntese de lipídios, inibidores da biossíntese de esteróis, inibidores da síntese de melanina, inibidores da biossíntese da parede celular, inibidores da síntese de melanina na parede celular, indutores de defesa da planta hospedeira, fungicidas com modos de ação desconhecidos, fungicidas sem classificação, ou produtos biológicos com múltiplos modos de ação.
[0046] Dessa forma, em uma modalidade, o fungicida inibidor da síntese de ácido nucleico pode ser selecionado dentre acilalaninas, como benalaxil, benalaxil-M (kiralaxil), furalaxil, metalaxil, metalaxil-M (mefenoxam) , oxazolidinonas, como oxadixil, butirolactonas, como ofurace, hidroxi-(2- amino-)pirimidinas como bupirimato, dimetirimol, etirimol, isoxazóis, como himexazol, isotiazolonas como octilinona, ácidos carboxílicos como ácido oxolínico.
[0047] Em uma modalidade, os inibidores de proteínas motoras e do citoesqueleto podem ser benzimidazóis como benomila, carbendazim, fuberidazol, tiabendazol; tiofanatos como tiofanato, tiofanato-metílico; N-fenilcarbamatos como dietofencarbe; toluamidas como zoxamida; tiazol carboxamidas como etaboxam; fenilureias como pencicurona, benzamidas como fluopicolida; cianoacrilatos como fenamacril.
[0048] Em uma modalidade, os fungicidas inibidores do processo de respiração podem ser selecionados dentre pirimidinaminas como diflumetorim, pirazol-5-carboxamidas como tolfenpirade, estrobilurinas como azoxistrobina, cumoxistrobina, enoxastrobina, flufenoxistrobina, picoxistrobina, piraoxistrobina, mandestrobina, piraclostrobina, pirametostrobina, triclopiricarbe, cresoxim- metílico, dimoxistrobina, fenaminostrobina, metominostrobina, trifloxistrobina, famoxadona, fluoxastrobina, fenamidona, piribencarbe e misturas dos mesmos, oxazolidina-dionas como famoxadona, Imidazolinonas como fenamidona, benzil-carbamatos como piribencarbe, N-metóxi-(fenil-etil)-pirazol-carboxamidas como Pirimidinaminas, como diflumetorim, ciano-imidazol como ciazofamida, sulfamoil-triazol como amisulbrom, crotonato de dinitrofenila como binapacril, meptildinocape, dinocape, 2,6- dinitro-anilinas como fluazinam, pir-hidrazonas como ferimzona, compostos de trifenilestanho como acetato de fentina, cloreto de fentina, hidróxido de fentina, tiofeno- carboxamidas como siltiofam, triazolo-pirimidilamina como ametoctradina.
[0049] Em uma modalidade, os fungicidas inibidores da síntese de proteínas e aminoácidos podem ser selecionados dentre anilino-pirimidinas como ciprodinil, mepanipirim, pirimetanil, fungicidas antibióticos como blasticidina-S, casugamicina, estreptomicina, oxitetraciclina e similares.
[0050] Em uma modalidade, os fungicidas inibidores de transdução de sinal podem ser selecionados dentre ariloxiquinolinas como quinoxifena; quinazolinonas como proquinazida; fenilpirróis, como fenpiclonil, fludioxonil; dicarboximidas como clozolinato, dimetaclona, iprodiona, procimidona e vinclozolina.
[0051] Em uma modalidade, o terceiro fungicida pode ser selecionado dentre disruptores da síntese de lipídios e da integridade da membrana como fosforotiolatos como edifenfos, Iprobenfos, pirazofos; ditiolanos como isoprotiolano; hidrocarbonetos aromáticos como bifenil, cloronebe, diclorano, quintozeno (PCNB), tecnazeno (TCNB), tolclofos-metílico e similares; 1,2,4-tiadiazóis como etridiazol; carbamato como iodocarbe, propamocarbe, protiocarbe e similares.
[0052] Dessa forma, em uma modalidade, os inibidores da biossíntese de esteróis podem ser selecionados dentre triazóis como azaconazol, bitertanol, bromuconazol, ciproconazol, difenoconazol, diniconazol, epoxiconazol, etaconazol, fenbuconazol, fluquinconazol, flusilazol, flutriafol, hexaconazol, imibenconazol, ipconazol, metconazol, miclobutanil, penconazol, propiconazol, simeconazol, tebuconazol, tetraconazol, triadimefon, triadimenol, triticonazol, protioconazol, piperazinas como triforina; piridinas como pirifenox, pirisoxazol; pirimidinas como fenarimol, nuarimol imidazóis como imazalil, oxpoconazol, pefurazoato, procloraz, triflumizol; morfolinas como aldimorfe, dodemorfe, fenpropimorfe, tridemorfe e similares; piperidinas como fenpropidina, piperalina; espirocetal-aminas como espiroxamina; hidroxianilidas como fenexamida; amino- pirazolinonas como fenpirazamina; tiocarbamatos como piributicarbe; alilaminas como naftifina, terbinafina e misturas dos mesmos.
[0053] Em uma modalidade, os fungicidas inibidores da biossíntese da parede celular podem ser selecionados dentre fungicidas de nucleosideo de peptidil-pirimidina como polioxina, amidas de ácido cinâmico como dimetomorfe, flumorfe, pirimorfe; carbamatos de valinamida como bentiavalicarbe, iprovalicarbe, valifenalato; amidas de ácido mandélico como mandipropamida e misturas dos mesmos.
[0054] Em uma modalidade, o fungicida inibidor da síntese de melanina pode ser selecionado dentre isobenzo-furanona como ftalida; pirrolo-quinolinonas como piroquilona; triazolobenzo- tiazóis como triciclazol; ciclopropano-carboxamidas como carpropamida; carboxamidas como diclocimet; propionamidas como fenoxanil; trifluoroetil-carbamatos como tolprocarbe; e misturas dos mesmos.
[0055] Em uma modalidade, os fungicidas indutores de defesa da planta hospedeira podem ser selecionados dentre benzo- tiadiazóis como acibenzolar-S-metílico; benzisotiazóis como probenazol; tiadiazol-carboxamidas como tiadinil, isotianil; polissacarídeos como laminarina e misturas dos mesmos.
[0056] Em uma outra modalidade, os inibidores da biossíntese de ergosterol podem ser selecionados dentre protioconazol, tebuconazol, hexaconazol, ciroconazol ou epoxiconazol.
[0057] Em uma modalidade, o fungicida sistêmico pode ser um fungicida inibidor externo de quinona ("Qo" - Quinone outside) selecionado dentre azoxistrobina, cumoxistrobina, enoxastrobina, flufenoxistrobina, picoxistrobina, piraoxistrobina, mandestrobina, piraclostrobina, pirametostrobina, triclopiricarbe, cresoxim-metílico, dimoxistrobina, fenaminostrobina, metominostrobina, trifloxistrobina, famoxadona, fluoxastrobina, fenamidona, piribencarbe e misturas dos mesmos.
[0058] Em uma modalidade, o fungicida inibidor externo de quinona (Qo) pode ser selecionado dentre azoxistrobina, picoxistrobina, cresoxim-metilico, piraclostrobina e trifloxistrobina.
[0059] Em uma modalidade, os fungicidas multissitios da presente invenção podem ser selecionados do grupo que compreende ditiocarbamatos, ftalimidas, sulfamidas, bis- guanidina, triazinas, quinona, quinoxalina, maleimida, e tiocarbamatos.
[0060] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de ditiocarbamato selecionado do grupo que compreende amobam, ferbam, mancozebe, manebe, metiram, propinebe, tiram, zinco-tiazol, zinebe e ziram.
[0061] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de ftalimida selecionado do grupo que compreende captan, captafol e folpete.
[0062] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser colorotalonil.
[0063] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de sulfamida selecionado dentre diclofluanida e tolilfluanida.
[0064] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de bis-guanidina selecionado dentre guazatina e iminoctadina.
[0065] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de triazina selecionado de anilazina.
[0066] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de quinona selecionado de ditianona.
[0067] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de quinoxalina selecionado dentre chinometionato e quinometionato.
[0068] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de maleimida selecionado de fluoroimida.
[0069] Em uma modalidade, um dos fungicidas multissitios da presente invenção pode ser um fungicida de tiocarbamato selecionado de metassulfocarbe.
[0070] Na prática da presente invenção, a ciazofamida pode ser empregada sob a forma de material técnico ou sob a forma de qualquer formulação padrão agricolamente aceitável.
[0071] A composição que é usada para tratar sementes na presente revelação pode estar sob a forma de um concentrado solúvel (SL, LS) , um concentrado dispersivel (DC), um concentrado emulsionável (EC), uma suspensão (SC, OD, FS) , uma emulsão (EW, EO, ES) , uma pasta fluida de partículas em um meio aquoso (por exemplo, água), uma pasta, um pó dispersivel em água ou solúvel em água (WP, SP, SS, WS), uma pastilha, um grânulo dispersivel em água ou solúvel em água (WG, SG) , um grânulo seco (GR, FG, GG, MG), uma formulação em gel (GF) e um pó polvilhável (DP, DS) . Os concentrados solúveis em água (LS) , os concentrados fluxíveis (FS), os pós para tratamento seco (DS), os pós dispersíveis em água para tratamento com pasta fluida (WS), os pós solúveis em água (SS), as emulsões (ES), os concentrados emulsionáveis (EC) e os géis (GF) são geralmente empregados para tratamento de sementes.
[0072] Em uma modalidade, a ciazofamida é formulada como uma composição agroquímica como formulação que compreende um concentrado de suspensão (SC) , um concentrado emulsionável (EC), um concentrado fluxível (FS), uma Microemulsão (ME), uma dispersão em óleo (OD), uma Suspoemulsão (SE) e similares.
[0073] Em uma modalidade, a ciazofamida é aplicada como revestimento sobre a superfície de uma semente ou uma parte de planta ou um material de propagação de planta ou um propágulo de planta sob a forma de um concentrado de suspensão, concentrado emulsionável ou qualquer outra formulação líquida adequada que possa revestir a semente ou a planta ou o material de propagação de planta.
[0074] Em uma modalidade, uma formulação de concentrado de suspensão (SC) que compreende ciazofamida é usada.
[0075] Em uma modalidade preferencial, uma formulação de concentrado fluxível (FS) que compreende ciazofamida é usada.
[0076] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação aquosa que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 1% p/v a 80% p/v.
[0077] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação aquosa que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 10% p/v a 60% p/v.
[0078] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação aquosa que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 20% p/v a 50% p/v.
[0079] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação aquosa que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 30% p/v a 50% p/v.
[0080] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação aquosa que compreende ciazofamida em uma concentração de 40% p/v.
[0081] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado de suspensão que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 1% p/v a 80% p/v.
[0082] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado de suspensão que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 10% p/v a 60% p/v.
[0083] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado de suspensão que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 20% p/v a 50% p/v.
[0084] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado de suspensão que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 30% p/v a 50% p/v.
[0085] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado de suspensão que compreende ciazofamida em uma concentração de 40% p/v.
[0086] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado fluxivel que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 1% p/v a 80% p/v.
[0087] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado fluxivel que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 10% p/v a 60% p/v.
[0088] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado fluxivel que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 20% p/v a 50% p/v.
[0089] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado fluxivel que compreende ciazofamida em uma concentração na faixa de 30% p/v a 50% p/v.
[0090] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma formulação de concentrado fluxivel que compreende ciazofamida em uma concentração de 40% p/v.
[0091] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos, o método compreendendo aplicar a uma cultura agrícola de sementes, uma formulação de concentrado de suspensão que compreende ciazofamida e pelo menos um excipiente agricolamente aceitável.
[0092] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para inibir fungos fitopatogênicos, o método compreendendo aplicar a uma cultura agrícola de sementes, uma formulação de concentrado fluxivel que compreende ciazofamida e pelo menos um excipiente agricolamente aceitável.
[0093] Em uma modalidade, os excipientes agroquimicamente aceitáveis são selecionados do grupo que consiste em tensoativos, agentes anticongelantes, agentes umectantes, agentes antiespumantes, agentes espessantes, conservantes, colorantes, cargas, e combinações dos mesmos.
[0094] Em uma modalidade, a formulação inclui uma mistura de tensoativos que compreende um tensoativo não iônico e um tensoativo aniônico.
[0095] Em uma modalidade da presente invenção, o tensoativo não iônico compreende tensoativos não iônicos como poli(óxido de alquileno)siloxanos, derivados etoxilados de álcoois graxos, alquilglicosídeos, alquilfenóis, éteres de poli(glicol alquilênico) e produtos de condensação de alquilfenóis, aminas, ácidos graxos, ésteres graxos, monoglicerídeos, diglicerídeos ou triglicerídeos, vários tensoativos copoliméricos em bloco derivados de óxidos de alquileno como óxido de etileno/óxido de propileno, aminas alifáticas ou ácidos graxos com óxidos de etileno e/ou óxidos de propileno como os alquilfenóis etoxilados, arilfenóis etoxilados ou poliarilfenóis etoxilados, ésteres carboxilicos solubilizados com um poliol ou copolimeros de poli(álcool vinilico)/poli(acetato de vinila), poli(álcool vinilico), polivinilpirrolidinonas e copolimeros enxertados de ácido acrílico e misturas, produtos de reação, e/ou copolimeros dos mesmos e combinações dos mesmos.
[0096] Em uma modalidade preferencial, o tensoativo não iônico da mistura de tensoativos compreende vários tensoativos copoliméricos em bloco derivados de óxidos de alquileno como óxido de etileno/óxido de propileno, aminas alifáticas ou ácidos graxos com óxidos de etileno e/ou óxidos de propileno como os alquilfenóis etoxilados ou arilfenóis etoxilados ou poliarilfenóis etoxilados, suas misturas, produtos de reação, e/ou copolimeros dos mesmos e combinações dos mesmos.
[0097] Em uma modalidade, a composição compreende de cerca de 0,1% a cerca de 50% p/p e, de preferência, de cerca de 1% a cerca de 40% p/p de tensoativo não iônico do peso total da composição agroquímica.
[0098] Em uma modalidade, o tensoativo aniônico compreende alquilsulfatos e arilsulfatos e alquilsulfonatos e arilsulfonatos, incluindo alquilsulfatos de sódio, monoalquilnaftalenossulfonatos de sódio e dialquilnaftalenossulfonatos de sódio, alfa-olefinassulfonato de sódio, lignina e seus derivados (como sais de lignossulfonato), alcanossulfonatos de sódio, polioxialquileno-alquiléter-sulfato, polioxialquileno- alquilariléter-sulfatos, polioxialquileno-estirilfenil-éter- sulfato, monoalquilbenzenossulfonatos e dialquilbenzenossulfonatos, alquilnaftalenossulfonato, condensado de alquilnaftalenossulfonato-formaldeído, alquildifeniléter-sulfonatos, olefinassulfonatos, alquilfosfatos, polioxialquileno-alquil-fosfatos, polioxialquileno-feniléter-fosfato, polioxialquilfenol- fosfatos, policarboxilatos, ácidos graxos e sais dos mesmos, alquilglicinatos, ésteres metilicos sulfonados, ácidos graxos sulfonados, sulfossuccinatos e seus derivados, acilglutamatos, acilsarcosinatos, alquilsulfoacetatos, peptideos acilados, alquil-éter-carboxilatos, acil-lactilatos, fluorotensoativos aniônicos, amida-éter-sulfatos, N-metil-ácido-graxo-tauridas, misturas dos mesmos e similares, incluindo sais de sódio, de potássio, de amónio e de amina, etc. ou misturas dos mesmos.
[0099] Em uma modalidade preferencial, o tensoativo aniônico compreende alquilsulfatos e arilsulfatos e alquilsulfonatos e arilsulfonatos, incluindo alquilsulfatos de sódio, monoalquilnaftalenossulfatos de sódio e dialquilnaftalenossulfonatos de sódio, lignina e seus derivados (como sais de lignossulfonato), polioxialquileno- alquiléter-sulfato, alquilnaftalenossulfonato, condensado de alquilnaftalenossulfonato-formaldeído e combinações dos mesmos.
[0100] Em uma modalidade, a composição compreende de cerca de 0,1% a cerca de 50% p/p e, de preferência, de cerca de 1% a cerca de 40% p/p de tensoativo aniônico do peso total da composição.
[0101] Em uma modalidade, a composição pode compreender adicionalmente um ou mais agentes anticongelantes, agentes umectantes, cargas, agentes antiaglomerantes, agentes reguladores de pH, conservantes, biocidas, agentes antiespumantes, colorantes e outros auxiliares de formulação.
[0102] Agentes anticongelantes adequados que podem ser adicionados à composição agroquímica são polióis líquidos, por exemplo, glicol etilênico, glicol propilênico ou glicerol.
[0103] Agentes umectantes que podem ser adicionados à composição agroquímica da presente invenção incluem, mas não se limitam a: ésteres de fosfato poliarilalcoxilados e seus sais de potássio (por exemplo, Soprophor® FLK, Stepfac TSP PE- K). Outros agentes umectantes adequados incluem dioctilsulfossuccinatos de sódio (por exemplo, Geropon® SDS, Aerosol® OT) e álcoois etoxilados (por exemplo, Trideth-6; Rhodasurf® BC 610; Tersperse® 4894).
[0104] Opcionalmente, cerca de 0,1% em peso a cerca de 5,0% em peso de antiespumantes ou desespumantes são empregados para interromper qualquer espuma indesejada gerada durante a fabricação da composição de dispersão de biocida líquida altamente concentrada. O agente antiespumante preferencial é selecionado do grupo de compostos à base de silicone, álcoois, éteres de glicol, álcoois minerais, acetilenodióis, polissiloxanos, organossiloxanos, siloxanoglicóis, produtos de reação de dióxido de silício e polímero de organossiloxano, polidimetilsiloxanos ou poli(glicóis alquilênicos) sozinhos ou em combinação. Os desespumantes que são adequados incluem SAG- 10; SAG-1000AP; SAG-1529; SAG-1538; SAG-1571; SAG-1572; SAG- 1575; SAG-2001; SAG-220; SAG-290; SAG-30; SAG-30E; SAG-330; SAG-47; SAG-5440; SAG-7133 e SAG-770.
[0105] Exemplos de agentes espessantes à base de heteropolissacarídeos aniônicos do grupo goma xantana são, dentre outros, Rhodopol 23®, Rhodopol G®, Rhodopol 50 MD®, Rhodicare T®, Kelzan®, Kelzan S® e Satiaxane CX91®.
[0106] Os conservantes usados podem ser benzisotiazolinona (Proxel GXL) ou fenóis, 2-bromo-2-nitropropano-l,3-diol (Bioban BP 30), 5-cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona e 2-metil- 4-isotiazolin-3-ona (Kathon CG/ICP), Glutaraldeído (Ucarcide 50), Clorometilisotiazolinona (CMIT)/Metilisotiazolinona (MIT) (Isocil Ultra 1.5), 2,2-dibromo-3-nitrilopropioamida (Reputain 20), Natamicina e Nisina, Bronopol/CMIT/MIT (Mergal 721K3).
[0107] Colorantes adequados (por exemplo, em vermelho, azul e verde) são, de preferência, pigmentos, que são moderadamente solúveis em água, e corantes, que são solúveis em água. Exemplos são agentes de coloração inorgânicos (por exemplo, óxido de ferro, óxido de titânio, e hexacianoferrato de ferro) e agentes de coloração orgânicos (por exemplo, os agentes de coloração alizarinicos, azoicos e ftalocianinicos).
[0108] As cargas podem incluir uma substância inerte sólida orgânica ou inorgânica, como talco, argila, terra diatomácea, silicato de magnésio e alumínio, negro de fumo branco, pirofilita, carbonato de cálcio leve, argila alta, bentonita orgânica, etc. ou misturas dos mesmos.
[0109] Em uma modalidade, o método da presente invenção fornece uma, ou mais de uma, ou todas essas vantagens pela aplicação de ciazofamida à planta, ou ao material de propagação de planta, ou ao locus de crescimento de planta ou de crescimento de planta pretendido.
[0110] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir fungos fitopatogênicos que compreende colocar a ciazofamida em contato com a dita planta ou a dita parte de planta ou o dito material de propagação de planta ou o dito locus da(o) mesma(o).
[0111] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir fungos fitopatogênicos que compreende colocar a ciazofamida em contato com a dita planta ou a dita parte de planta ou o dito material de propagação de planta ou o dito locus da(o) mesma(o).
[0112] 0 método da presente invenção pode ser usado para controlar um amplo espectro de doenças de plantas, como:
[0113] Doenças em arroz: Fungo da brusone do arroz (Magnaporthe grisea) , mancha foliar de Helminthosporium (Cochliobolus miyabeanus) , queima-das-bainhas (Rhizoctonia solani), e doença bakanae (Gibberella fujlkurol) .
[0114] Doenças em trigo: míldio pulverulento (Erysiphe graminis), fusariose da espiga (Fusarium graminearum, F. avenacerum, F. culmorum, Microdochium nivale), ferrugem (Puccinia striiformis, P. graminis,· P. recôndita), mofo-rosa- da-neve (Micronectriella nivale), mangra causada pelo fungo Typhula {Typhula sp.), carvão voador (Ustilago tritici), cárie-do-trigo (Tilletia caries), mancha ocular (Pseudocercosporella herpotrichoides), ferrugem-da-folha (Mycosphaerella graminicola), mancha da gluma (Stagonospora nodorum) , fungo Septoria, e mancha amarela (Pyrenophora tritici-repentis) .
[0115] Doenças de cevada: míldio pulverulento (Erysiphe graminis), fusariose da espiga (Fusarium graminearum, F. avenacerum, F. culmorum, Microdochium nivale), ferrugem (Puccinia striiformis, P. graminis, P. hordei), carvão voador (Ustilago nuda) , escaldadura (Rhynchosporium secalis), mancha em rede (Pyrenophora teres), mancha marrom (Cochliobolus sativus) , mancha estriada foliar (Pyrenophora graminea), e tombamento causado pelo fungo Rhizoctonia (Rhizoctonia solani).
[0116] Doenças em milho: carvão-da-espiga (Ustilago maydis) , mancha parda (Cochliobolus heterostrophus), mancha zonada (Gloeocercospora sorghi), ferrugem polissora (Puccinia polysora) , mancha foliar cinzenta (Cercospora zeae-maydis) , mancha branca (Phaeosphaeria mydis) e/ou Pantoea ananatis) e tombamento causado pelo fungo Rhizoctonia (Rhizoctonia solani).
[0117] Doenças de plantas cítricas: melanose (Diaporthe citri), verrugose (Elsinoe fawcetti), podridão causada pelo fungo Penicillium (Penicillium digitatum, P. italicum), e podridão parda (Phytophthora parasitica, Phytophthora citrophthora) .
[0118] Doenças de macieira: murcha das inflorescências (Monilinia mali), cancro (Valsa ceratosperma), míldio pulverulento (Podosphaera leucotricha), mancha-foliar-de- Alternaria (Alternaria alternata, patótipo de macieira), sarna (Venturia inaequalis), míldio pulverulento, podridão amarga (Colletotrichum a cut atum), podridão da coroa (Phytophtora cactorum), mancha foliar (Diplocarpon mali), e podridão em anel (Botryosphaeria berengeríana).
[0119] Doenças de pereira: sarna (Venturia nashicola, V. pirina), míldio pulverulento, mancha preta (Alternaria alternata, patótipo da pereira japonesa), ferrugem (Gymnosporangium haraeanum), e podridão da fruta causada pelo fungo Phytophthora (Phytophtora cactorum).
[0120] Doenças de pessegueiro: podridão parda (Monilinia fructicola), míldio pulverulento, sarna (Cladosporium carpophilum), e podridão causada pelo fungo Phomopsis (Phomopsis sp.).
[0121] Doenças de videira: antracnose (Elsinoe ampelina), podridão da uva madura (Glomerella cingulata), míldio pulverulento (Uncinula necator), ferrugem (Phakopsora ampelopsidis), podridão preta (Guignardia bidwellii), mofo cinzento causado pelo fungo Botrytis, e míldio penugento (Plasmopara vitícola) .
[0122] Doenças de caquizeiro japonês: antracnose (Gloeosporium kaki), e cercosporiose (mancha circular) (Cercospora kaki, Mycosphaerella nawae).
[0123] Doenças de cabaceira: antracnose (Colletotrichum lagenarium), míldio pulverulento (Sphaerotheca fuliginea), podridão gomosa do caule (Mycosphaerella melonis) r mancha de Fusarium (fusariose) (Fusarium oxysporum), míldio penugento (Pseudoperonospora cubensis) , podridão causada pelo fungo Phytophthora (Phytophthora sp.), e tombamento (Pythium sp.).
[0124] Doenças de tomateiro: pinta preta (Alternaria solani), cladosporiose foliar (Cladosporium fulvum), e requeima (Phytophthora infestans).
[0125] Doenças de berinjela: queima de folhas e podridão de frutos (Phomopsis vexans) , e míldio pulverulento (Erysíphe cichoracearum) Doenças de vegetais crucíferos: Mancha-foliar- de-Alternaria (Alternaria japonica), mancha branca (Cercosporella brassicae), hérnia-das-crucíferas (Plasmodiophora brassicae) , e míldio penugento (Peronospora parasitica) .
[0126] Doenças de cebola: ferrugem (Puccinia allii), e míldio penugento (Peronospora destructor)
[0127] Doenças de feijão vermelho: antracnose (Colletotrichum lindemthianum) . Doenças de amendoim: mancha- preta-foliar (Cercospora personata) , mancha-castanha-foliar (Cercospora arachidicola) e murcha-de-Esclerócio (Sclerotium rolfsii) .
[0128] Doenças de ervilha de jardim: míldio pulverulento (Erysiphe pisi), e podridão das raízes (Fusarium solani f. sp. pi si) .
[0129] Doenças de batateira: pinta preta (Alternaria solani), requeima (Phytophthora infestans), podridão rosada (Phytophthora erythroseptica), e sarna pulverulenta (Spongospora subterranean f. sp. subterrânea).
[0130] Doenças de morangueiro: míldio pulverulento (Sphaerotheca humuli), e antracnose (Glomerella cingulata).
[0131] Doenças de arbusto-de-chá: "net blister blight" (lesões reticuladas brancas sob as superfícies foliares pouco protuberantes ao longo das nervuras foliares) (Exobasidium reticulatum), sarna branca (Elsínoe leucospila), queima cinza (Pestalotiopsís sp.), e antracnose (Colletotrichum theae- sinensis) .
[0132] Doenças de tabaco: mancha-de-Alternaria (mancha necrótica arredondada pardacenta circundada por halo clorótico) (Alternaria longipes), míldio pulverulento (Erysiphe cichoracearum), antracnose (Colletotrichum tabacum), míldio penugento (Peronospora tabacína), e canela preta (Phytophthora nicotianae).
[0133] Doenças de semente de colza: podridão-de-Esclerotínia (Sclerotínía sclerotiorum) , e tombamento causado pelo fungo Rhizoctonia (Rhizoctonia solani). Doenças de algodoeiro: tombamento causado pelo fungo Rhizoctonia (Rhizoctonia solani).
[0134] Doenças de beterraba-sacarina: cercosporiose (mancha necrótica arredondada em folha) (Cercospora beticola), mela foliar (Thanatephorus cucumeris), podridão das raízes (Thanatephorus cucumeris), e podridão das raízes causada pelo fungo Aphanomyces (Aphanomyces cochlioides).
[0135] Doenças de legumes: mancha púrpura na semente (Cercospora kikuchii), sarna por Sphaceloma (Elsinoe glycines) , queima do caule e da vagem (Diaporthe phaseolorum var. sojae), mancha parda causada pelo fungo Septoria (Septoria glycines), mancha foliar olho-de-rã (Cercospora sojina), ferrugem (Phakopsora pachyrhizi) , ferrugem amarela, podridão marrom do caule (Phytophthora sojae), e tombamento causado pelo fungo Rhizoctonia (Rhizoctonia solani).
[0136] Doenças de roseira: mancha preta (Diplocarpon rosae), míldio pulverulento (Sphaerotheca pannosa), e míldio penugento (Peronospora sparsa). Doenças de plantas Crisântemos e Asteráceas: míldio penugento (Bremia lactucae), mangra foliar (Septoria chrysanthemi-indici), e ferrugem branca (Puccinia horiana).
[0137] Doenças de vários grupos: doenças causadas por Pythium spp. (Pythium aphanidermatum, Pythium debarianum, Pythium graminicola, Pythium irregulare, Pythium ultimum), mofo cinzento (Botrytis cinerea), e podridão-de-Esclerotínia (Sclerotinia sclerotiorum).
[0138] Doenças de rabanete japonês: mancha foliar por Alternaria (Alternaria brassicicola).
[0139] Doenças de gramado-de-turfa: mancha-de-dólar (Sclerotinia homeocarpa), e Rhizoctoniose (mancha marrom e mancha grande) (Rhizoctonia solani).
[0140] Doenças de bananeira: Sigatoka-Preta (Mycosphaerella fijiensis), Sigatoka-Amarela (Mycosphaerella muslcola).
[0141] Doença de girassol: míldio penugento (Plasmopara halstedii).
[0142] Doenças em sementes ou doenças nos estágios iniciais do crescimento de várias plantas causadas por Aspergillus spp. , Penicillium spp., Fusarium spp., Gihherella spp., Tricoderma spp., Thielaviopsis spp., Rhizopus spp., Mucor spp., Corticium spp., Phoma spp., Rhizoctonia spp. e Diplodia spp.
[0143] Doenças virais de várias plantas mediadas por Polymixa spp. ou Olpidium spp. e assim por diante.
[0144] As composições da presente invenção podem ser aplicadas ao sítio da planta em uma ou mais ocasiões durante o crescimento da planta. Podem ser aplicadas ao sítio de plantio antes de a semente ser semeada, durante a semeadura da semente, pré-emergência e/ou pós-emergência. As composições também podem ser usadas enquanto a planta está sendo cultivada em uma estufa e o uso pode ser continuado após o transplante. 0 solo pode, por exemplo, ser tratado diretamente, antes do transplante, no transplante ou após o transplante. O uso das composições pode ser através de qualquer método adequado, o que garante que os agentes penetrem o solo, por exemplo, aplicação de bandeja de viveiro, aplicação em sulco, encharcamento de solo, injeção de solo, irrigação por gotejamento, aplicação através de aspersores ou pivô central, incorporação no solo (molde amplo ou em faixa) são tais métodos.
[0145] O tratamento, de acordo com a invenção das plantas e partes de planta com o composto ativo ou suas composições, é realizado diretamente ou por ação em seus arredores, habitat ou espaço de armazenamento usando métodos de tratamento costumeiros, por exemplo, por imersão, aspersão, atomização, irrigação, evaporação, aspersão, nebulização, difusão, formação de espuma, pintura, espalhamento, rega (encharcamento), irrigação por gotejamento e, no caso de material de propagação, em particular no caso de sementes, além disso, como um pó para tratamento de semente seca, uma solução para tratamento de semente, um pó solúvel em água para tratamento de pasta fluida, por incrustação, por revestimento com uma ou mais camadas, etc. Além disso, é possível aplicar o composto ativo em combinação com outros compostos ativos pelo método de volume ultrabaixo ou injeção da combinação do composto ativo no solo.
[0146] As plantas preferenciais que podem ser tratadas no processo desta invenção incluem brássicas, como brócolis, brócolis chinês, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócolis Cavalo, couve-rábano, repolho, repolho chinês e mostarda- chinesa, folhas de coentro; coentro; milho, cucurbitáceas, como chuchu, abóbora d'água chinesa, melão citron, pepino, pepino Gherkin, cabaceira, melões almiscarados (incluindo cantalupo, casaba, melão de Crenshaw, melão pershaw dourado, melão Honeydew, bolas de mel, melão do tipo manga, melão persa, melão tipo abacaxi, melão Santa Claus e melão-cobra); abóboras, abóbora de verão, abóbora de inverno e melancia; grãos secos e ervilhas, incluindo feijão, feijão-fava, feijão-vermelho, feijão-de-lima, feijão rajado, feijão branco, feijão-tepari, feijão adzuki, feijão-fradinho, feijão catjang, feijão-caupi, feijão-de-corda, feijão mariposa, feijão-mungo, feijão-arroz, feijão-miúdo, feijão Urd, feijão largo, grão-de-bico, goma guar, feijão lablab, lentilha, ervilha, ervilha-do-campo, guandu, beringela, alface, brássicas folhosas/verduras de nabo incluindo brócolis rabe, acelga chinesa, couve-manteiga, couve-galega/repolho crespo, alface-mizuna, espinafre- mostarda, verduras de colza e verduras de nabo; quiabo; pimentas; torrão de grama; espinafre; ervilhas e feijões suculentos incluindo ervilha, ervilha-anã, ervilha de vagem comestível, ervilha inglesa, ervilha de jardim, ervilha verde, ervilha-da-neve, ervilha-de-açúcar, guandu, feijão, feijão largo, feijão-de-lima, feijão-trepador, feijão de vagem comestível, feijão-vagem de cera, feijão-aspargo, feijão- chicote, feijão-de-porco, feijão-espada; tabaco; tomates; vegetais tuberosos e com cormo incluindo batata, batata-doce, batata-baroa, araruta, alcachofra chinesa, alcachofra de Jerusalém, cana comestível, mandioca, chuchu, junça, inhame- coco, gengibre, ariá, taioba, cúrcuma, jícama e inhame- verdadeiro .
[0147] A taxa e a frequência de uso das composições na planta podem variar dentro de limites amplos e dependem do tipo de uso, dos agentes ativos específicos, da natureza do solo, do método de aplicação (pré ou pós-emergência, etc.), da planta, das condições climáticas prevalecentes e de outros fatores controlados pelo método de aplicação, o tempo de aplicação e a planta alvo.
[0148] Em uma modalidade, quando empregada na proteção de plantas, a quantidade de substância ativa aplicada está na faixa, dependendo do tipo de efeito desejado, de 0,001 a 10 kg por ha, de preferência de 0,001 a 5 kg por ha ou 0,001 a 2 kg por ha, de preferência de 0,005 a 1 kg por ha, em particular de 0,005 a 0,5 kg por ha.
[0149] Consequentemente, as taxas de aplicação de ciazofamida podem variar, de acordo com o tipo de cultura agrícola, o ingrediente ativo específico, o número de ingredientes ativos, o tipo de material de propagação de planta, mas é tal que o(s) ingrediente (s) ativo (s) (i.a.) está(ão) em uma quantidade eficaz para fornecer a ação desejada (como controle de doença ou de praga) e podem ser determinadas por ensaios.
[0150] Em uma modalidade, para o tratamento de sementes, as taxas de aplicação de ciazofamida podem variar de 0,1 pg a 100 mg, de preferência 0,5 pg a 50 mg, com mais preferência de 1 pg a 10 mg, especialmente de 0,1 a 2 mg, de i.a./semente.
[0151] Em uma modalidade, para o tratamento de sementes, as taxas de aplicação de ciazofamida podem variar de 1 g a 300 g de ingrediente ativo (i.a.)/100 kg de sementes, de preferência de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes, com mais preferência de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0152] De preferência, a quantidade de pesticida ou de outros ingredientes usados no tratamento de sementes não deve inibir a geração da semente ou causar dano fitotóxico à semente.
[0153] Em uma modalidade, a semente que é tratada com ciazofamida é selecionada dentre milho, algodão, sementes oleaginosas.
[0154] Em uma modalidade, a semente que é tratada com ciazofamida é milho.
[0155] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 0,2 a 1,5 mg de i. a./semente, especialmente em uma semente de algodão.
[0156] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 0,2 a 1,5 mg de i. a./semente, especialmente em uma semente de milho.
[0157] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 0,2 a 1,5 mg de i. a./semente, especialmente em uma semente oleaginosa.
[0158] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes, especialmente em uma semente de algodão.
[0159] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes, especialmente em uma semente de milho.
[0160] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes, especialmente em uma semente oleaginosa.
[0161] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes, especialmente em uma semente de algodão.
[0162] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes, especialmente em uma semente de milho.
[0163] Em uma modalidade de cada aspecto, a taxa de aplicação de ciazofamida é de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes, especialmente em uma semente oleaginosa.
[0164] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir fitopatógenos fúngicos, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a um material de propagação de planta, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0165] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir fitopatógenos fúngicos, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a um material de propagação de planta, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0166] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir fitopatógenos fúngicos, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a um material de propagação de planta, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0167] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara sp. , que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0168] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara sp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0169] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara sp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0170] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara halstedii, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./lOO kg de sementes.
[0171] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara halstedii, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0172] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara halstedii, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0173] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara halstedii, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de girassol, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0174] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara halstedii, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de girassol, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0175] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Plasmopara halstedii, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de girassol, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0176] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0177] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./lOO kg de sementes.
[0178] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0179] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium ultimum, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0180] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium ultimum, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0181] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium ultimum, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0182] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Pythium ultimum, que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0183] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0184] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0185] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0186] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0187] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0188] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora spp., que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0189] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora sojae que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0190] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora sojae que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0191] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora sojae que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0192] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora sojae que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 1 g a 500 g de i.a./100 kg de sementes.
[0193] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora sojae que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 5 g a 250 g de i.a./100 kg de sementes.
[0194] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um método para controlar ou inibir Phytophthora sojae que compreende aplicar uma quantidade eficaz de ciazofamida a uma semente de culturas agrícolas selecionadas dentre milho, algodão, culturas agrícolas de sementes oleaginosas, trigos, arroz e tais outras culturas agrícolas, em que a ciazofamida é aplicada a uma concentração de 10 g a 200 g de i.a./100 kg de sementes.
[0195] Em uma modalidade, o revestimento da planta ou do material de propagação de planta ou da semente pode ser realizado por qualquer método conhecido na técnica.
[0196] Em uma modalidade preferencial, a planta ou o material de propagação de planta ou a semente é semeado ou plantado no solo ou em potes ou viveiros.
[0197] Em uma modalidade preferencial, a semeadura de planta ou material de propagação de planta ou semente é realizada por semeadura em linha.
[0198] A composição de tratamento de sementes pode também compreender ou pode ser aplicada juntamente e/ou sequencialmente com outros compostos ativos. Esses compostos adicionais podem ser selecionados dentre fertilizantes ou doadores de micronutrientes ou micro-organismos ou outras preparações que influenciam o crescimento de plantas, como inoculantes (por exemplo, uma cepa de bactérias fixadoras de nitrogênio), indutores de plantas.
[0199] Em uma modalidade, o método da presente invenção aumenta a resistência a doenças em uma planta ou em um material de propagação de planta.
[0200] O material de propagação de planta tratado com ciazofamida no primeiro aspecto é, portanto, resistente à doença e/ou a danos causados por praga; consequentemente, a presente invenção também fornece um material de propagação de planta resistente a pragas e/ou patógenos que é tratado com ciazofamida e um ou mais compostos ativos e, consequentemente, pelo menos os ingredientes ativos dos mesmos são aderidos sobre o material de propagação, como uma semente.
[0201] Portanto, em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece uma planta tratada com ciazofamida.
[0202] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece uma planta tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida à planta ou a uma porção da mesma.
[0203] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta tratado com ciazofamida.
[0204] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece um propágulo tratado com ciazofamida.
[0205] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta tratado com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida ao material de propagação de planta.
[0206] Em uma modalidade, o material de propagação de planta é uma semente.
[0207] Dessa forma, em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente tratada com ciazofamida.
[0208] Em outra modalidade, a presente invenção fornece uma semente tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida ao material de propagação de planta.
[0209] Em uma modalidade, a semente pode ser uma semente de fruta ou semente de vegetal.
[0210] Em uma modalidade, a escolha da semente selecionada não é limitadora.
[0211] Em uma modalidade, a semente pode ser selecionada dentre uma semente de laranja, semente de framboesa, semente de brócolis, semente de ameixa seca, semente de milho, semente de feijão, semente de pêssego, semente de manga, semente de aipo, semente de conífera, semente de tangerina, semente de fruta kiwi, semente de groselha-espinhosa, semente de ameixa, semente de abóbora, semente de carambola, semente de feijão, semente de cenoura, semente de aspargo, semente de maçã, semente de maçã silvestre, semente de acelga suiça, e muito mais.
[0212] Portanto, em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece uma planta de milho tratada com ciazofamida.
[0213] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece uma planta de milho tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada esteja aderida à planta de milho ou a uma porção da mesma.
[0214] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta de milho tratado com ciazofamida.
[0215] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta de milho tratado com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida ao material de propagação de planta de milho.
[0216] Em uma modalidade, o material de propagação de planta de milho é uma semente de milho.
[0217] Dessa forma, em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente de milho tratada com ciazofamida.
[0218] Em uma outra modalidade, a presente invenção fornece uma semente de milho tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida à semente de milho.
[0219] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece uma planta de girassol tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida à planta de milho ou a uma porção da mesma.
[0220] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta de girassol tratado com ciazofamida.
[0221] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta de girassol tratado com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção de ciazofamida aplicada seja aderida ao material de propagação de planta de milho.
[0222] Em uma modalidade, o material de propagação de planta de milho é uma semente de girassol.
[0223] Dessa forma, em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente de girassol tratada com ciazofamida.
[0224] Em uma outra modalidade, a presente invenção fornece uma semente de girassol tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida à semente de girassol.
[0225] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece uma planta de algodão tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida à planta de milho ou a uma porção da mesma.
[0226] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta de algodão tratado com ciazofamida.
[0227] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um material de propagação de planta de algodão tratado com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção de ciazofamida aplicada seja aderida ao material de propagação de planta de milho.
[0228] Em uma modalidade, o material de propagação de planta de milho é uma semente de algodão.
[0229] Dessa forma, em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente de algodão tratada com ciazofamida.
[0230] Em uma outra modalidade, a presente invenção fornece uma semente de algodão tratada com ciazofamida, de modo que pelo menos uma porção da ciazofamida aplicada seja aderida à semente de girassol.
[0231] Em uma modalidade, a presente invenção fornece sementes de milho tratadas com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
[0232] Em uma modalidade, a presente invenção fornece sementes de milho tratadas com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g/100 kg de sementes a 200 g/100 kg de sementes.
[0233] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente de milho tratada com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho.
[0234] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente de milho tratada com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho, de modo que inibição completa de patógeno fúngico é observada, dentro de 5 a 15 dias após a semeadura das sementes.
[0235] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente de milho tratada com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho.
[0236] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente(s) de milho tratada(s) com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho, de modo que inibição completa de patógeno fúngico é observada, dentro de 5 a 15 dias após a semeadura das sementes.
[0237] Em uma modalidade, a presente invenção fornece sementes de girassol tratadas com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
[0238] Em uma modalidade, a presente invenção fornece sementes de girassol tratadas com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g/100 kg de sementes a 200 g/100 kg de sementes.
[0239] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente(s) de girassol tratada(s) com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho, de modo que inibição completa de patógeno fúngico é observada, dentro de 5 a 15 dias após a semeadura das sementes.
[0240] Em uma modalidade, a presente invenção fornece sementes de algodão tratadas com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
[0241] Em uma modalidade, a presente invenção fornece sementes de algodão tratadas com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g/100 kg de sementes a 200 g/100 kg de sementes.
[0242] Em uma modalidade, a presente invenção fornece uma semente(s) de algodão tratada(s) com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho, de modo que inibição completa de patógeno fúngico é observada, dentro de 5 a 15 dias após a semeadura das sementes.
[0243] Em uma modalidade, a presente invenção fornece grão(s) de arroz tratado(s) com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
[0244] Em uma modalidade, a presente invenção fornece grão(s) de arroz tratado(s) com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g/100 kg de sementes a 200 g/100 kg de sementes.
[0245] Em uma modalidade, a presente invenção fornece um grão(s) de arroz tratado(s) com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g por ml de ciazofamida por kg de sementes de milho, de modo que inibição completa de patógeno fúngico é observada, dentro de 5 a 15 dias após a semeadura das sementes.
[0246] Em uma modalidade, a presente invenção fornece cereais de trigo tratados com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 5 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
[0247] Em uma modalidade, a presente invenção fornece cereais de trigo tratados com ciazofamida, em que a ciazofamida é aplicada a uma taxa de pelo menos 10 g/100 kg de sementes a 200 g/100 kg de sementes.
[0248] Em ainda outra modalidade, a presente invenção fornece um locus tratado com ciazofamida, em que o locus é plantado com, ou pretendido a ser plantado com, uma planta ou um material de propagação de planta.
[0249] Em uma outra modalidade, a presente invenção fornece um método de tratar um locus que compreende aplicar ciazofamida ao locus que é plantado com, ou pretendido a ser plantado com, uma planta ou um material de propagação de planta.
[0250] Apresente invenção também é direcionada a uma semente que é protegida contra múltiplos fungos que compreende uma semente tratada com composição de ciazofamida. Vantajosamente as presentes composições fornecem eficácia significativa no controle de fungos fitopatogênicos.
[0251] A presente invenção fornece o uso de ciazofamida para controlar fungos fitopatogênicos pela aplicação de ciazofamida a um material de propagação de planta.
[0252] Em uma modalidade, a presente invenção fornece o uso de ciazofamida para controlar fungos fitopatogênicos que compreende aplicar ciazofamida a sementes de cultura agrícola em uma quantidade na faixa de 1 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
[0253] Em uma modalidade adicional, a presente invenção fornece o uso de ciazofamida formulada como uma composição líquida e pelo menos um excipiente agroquimicamente aceitável para controlar fungos fitopatogênicos.
[0254] Em uma modalidade, a presente invenção fornece o uso de uma composição que compreende ciazofamida, a composição é aplicada em uma quantidade na faixa de 10 ml/100 kg de sementes a 300 ml/100 kg de sementes.
[0255] Em uma modalidade, a presente invenção fornece o uso de uma combinação fungicida que compreende ciazofamida e um fungicida(s), a dita combinação é aplicada a um material de propagação de planta.
[0256] Em uma modalidade, a presente invenção fornece o uso de ciazofamida para tratar sementes que compreende aplicar a ciazofamida a sementes de cultura agrícola em uma quantidade na faixa de 1 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes, para inibir fungos fitopatogênicos.
[0257] Em vista do exposto acima, será visto que as várias vantagens da invenção foram alcançadas e outros resultados vantajosos foram conseguidos.
[0258] Embora a presente invenção tenha sido revelada em sua totalidade, será entendido que numerosas modificações e variações adicionais poderiam ser realizadas sem se afastarem do escopo da invenção.
Exemplos Exemplo 1: Avaliação de atividade antifúngica de sementes de girassol tratadas com ciazofamida contra Plasmopara halstedii (a) Inoculação de sementes
[0259] Uma bandeja para cada tratamento foi preenchida com perlita que foi coberta com duas camadas de papel molhado com água. As sementes tratadas foram colocadas entre as camadas sob condições estéreis e incubadas a de 22 °C a 24 °C, 100% de umidade relativa (UR) durante 48 h. Zoosporângios provenientes de cotilédones de plantas de girassol previamente infectadas por um isolado de P. halstedii foram removidos com água desionizada. A suspensão foi filtrada através de duas camadas de gaze estéril e a concentração de inóculo foi ajustada para 2 x 105 zoosporângios/ml. As sementes tratadas e germinadas foram imersas na suspensão de zoosporângios durante 5 horas. Os bioensaios foram, então, projetados e conduzidos sob condições de crescimento controladas.
(b) Tratamento de sementes
[0260] Cinco potes por tratamento foram preenchidos com perlita e nove sementes de girassol foram semeadas em cada pote. As plantas foram cultivadas a 19 °C, 70 a 100% de umidade relativa e um fotoperíodo de 10 h de escuridão/14 h de luz durante 12 dias. A disposição de sementes foi realizada como 50 sementes/lote (pote de 10x10 cm). Os tratamentos usados são mostrados abaixo.
Figure img0001
(c) Resultados de testes de campo
[0261] A % de incidência de doença fúngica causada por Plasmapora halstedii foi observada 12 DAS (dias após a semeadura das sementes).
Figure img0002
[0262] A % de incidência de doenças fúngicas é completamente eliminada em plantas que emergem a partir de sementes de girassol. Comparativamente, em sementes tratadas com metalaxil, a ocorrência de doença fúngica é alta.
Exemplo 2: Avaliação de atividade antifúngica de sementes de milho maís tratadas com ciazofamida contra Pythium ultimum
[0263] Os presentes inventores determinaram a % de controle de patógeno de Pythium ultimum de controle em grãos de trigo tratados com ciazofamida em testes de campo. Os tratamentos empregados e os resultados são mostrados na Tabela 3 abaixo.
Figure img0003
[0264] Foi observado que a gravidade da doença indicada pelo escore de fragmentos de P. ultimum é significativamente baixa e que foi tratada com sucesso com o uso de ciazofamida em comparação com o controle não tratado.

Claims (28)

  1. Método para inibição de fungos fitopatogênicos caracterizado por compreender a aplicação de ciazofamida a um material de propagação de plantas.
  2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o material de propagação vegetal compreende uma semente, rizoma e tubérculo.
  3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o material de propagação vegetal é uma semente.
  4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação de ciazofamida às sementes em uma quantidade que varia de 1 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
  5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação de ciazofamida à semente em uma quantidade variando de 5 g/100 kg de sementes a 250 g/100 kg de sementes.
  6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a ciazofamida é aplicada como uma composição líquida.
  7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a composição líquida compreende um concentrado de suspensão (SC), um concentrado emulsionável (EC), um concentrado fluido, uma suspensão fluida (FS), uma microemulsão (ME), uma dispersão de óleo (OD) ou uma suspoemulsão (SE).
  8. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a composição líquida é um concentrado de suspensão (SC) ou uma suspensão fluida (FS).
  9. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a composição líquida compreende ciazofamida em uma concentração variando de 10% w/v a 60% w/v.
  10. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a composição líquida compreende ainda um excipiente agroquimicamente aceitável em uma quantidade variando de 0,1% a 30% w/w do peso total da composição.
  11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o excipiente agroquimicamente aceitável é selecionado do grupo que consiste em tensoativos, agente anticongelante, agente umectante, agente antiespuma, agente espessante, conservante, corante, enchimento e suas combinações.
  12. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a composição compreendendo ciazofamida é aplicada em uma quantidade de 10 ml/100 kg de sementes a 300 ml/100 kg de sementes.
  13. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os fungos fitopatogênicos compreendem Plasmopara sp., Phytophthora sp., ou Pythium sp.
  14. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os fungos fitopatogênicos compreendem Plasmopara halstedii, Phytophthora sojae ou Pythium ultimum.
  15. Método de tratamento de uma semente para controlar fungos fitopatogênicos caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação de ciazofamida à semente em uma quantidade variando de 1 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
  16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação de ciazofamida às sementes em uma quantidade variando de 5 g/100 kg de sementes a 250 g/100 kg de sementes.
  17. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a semente compreende uma semente de fruta, uma semente de hortaliça, cereal, cultura em linha, sementes oleaginosas, leguminosas.
  18. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a semente é milho, trigo, arroz, girassol ou canola.
  19. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a ciazofamida é formulada como uma composição líquida de tratamento de sementes compreendendo concentrado de suspensão (SC) ou uma suspensão fluida (FS).
  20. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação de uma combinação fungicida compreendendo ciazofamida e fungicida(s) a um material de propagação vegetal.
  21. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que o(s) fungicida(s) é um fungicida sistêmico ou de contato.
  22. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que os fungicidas sistêmicos são selecionados do grupo que compreende inibidor da síntese de ácidos nucleicos, citoesqueleto e inibidores de proteínas motoras, aminoácidos e inibidores da síntese proteica, inibidores do processo respiratório, inibidores da transdução de sinal, síntese lipídica e integridade da membrana disruptores, inibidores da biossíntese de esteróis, inibidores da síntese de melanina, inibidores da biossíntese da parede celular, inibidores da síntese de melanina na parede celular, indutores de defesa da planta hospedeira, fungicidas com modo de ação desconhecido, fungicida sem classificação ou biológicos com modo de ação múltiplo.
  23. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por os fungicidas de contato poderem ser selecionados do grupo que compreende ditiocarbamatos, ftalimidas, sulfamidas, bisguanidina, triazinas, quinona, quinoxalina, maleimida e tiocarbamatos.
  24. Uso de ciazofamida para controle de fungos fitopatogênicos caracterizado pelo fato de compreender a aplicação de ciazofamida em sementes de culturas em uma quantidade variando de 1 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes.
  25. Uso, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a ciazofamida é formulada como uma composição líquida e pelo menos em um excipiente agroquimicamente aceitável.
  26. Uso, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a composição contendo ciazofamida é aplicada em uma quantidade que varia de 10 ml/100 kg de sementes a 300 ml/100 kg de sementes.
  27. Uso, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que uma combinação fungicida compreendendo ciazofamida e fungicida(s) é aplicada a um material de propagação vegetal.
  28. Uso de ciazofamida para tratamento de sementes caracterizado por compreender a aplicação de ciazofamida a sementes de culturas em uma quantidade variando de 1 g/100 kg de sementes a 500 g/100 kg de sementes, para inibir fungos fitopatogênicos.
BR102023001288-4A 2022-01-24 2023-01-24 Método de controle de fungos BR102023001288A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EPEP22382049.9 2022-01-24

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023001288A2 true BR102023001288A2 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI840881B (zh) 殺菌組合物、組成物及方法
US20210007355A1 (en) Fungicidal combinations
US20210022343A1 (en) Fungicidal combinations
BR102023001288A2 (pt) Método de controle de fungos
BR102023001289A2 (pt) Método para melhorar o crescimento vegetal
WO2023139389A1 (en) Method of controlling fungi
WO2023139388A1 (en) Method of improving plant growth
WO2023118818A1 (en) Fungicidal combinations
BR102022026259A2 (pt) Combinações fungicidas
TWI852132B (zh) 殺真菌組合及控制真菌疾病的方法
KR20180117699A (ko) 식물 병해 방제용 상승적 살진균성 조성물
JP2024507348A (ja) 安定した殺真菌組成物
EA043864B1 (ru) Фунгицидные комбинации
WO2024156738A1 (en) Fungicidal combination
TW202220558A (zh) 殺真菌組合
EA042021B1 (ru) Фунгицидные комбинации
EA046021B1 (ru) Фунгицидные комбинации
EA041787B1 (ru) Фунгицидные комбинации
BR122023025464A2 (pt) Combinações fungicidas
BR122023025458A2 (pt) Combinações fungicidas
BR122023025446A2 (pt) Combinações fungicidas
BR122023025465A2 (pt) Combinações fungicidas
BR122023025463A2 (pt) Combinações fungicidas
BR122023025456A2 (pt) Combinações fungicidas
BR122023025462A2 (pt) Combinações fungicidas