PT97934B - Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes Download PDF

Info

Publication number
PT97934B
PT97934B PT97934A PT9793491A PT97934B PT 97934 B PT97934 B PT 97934B PT 97934 A PT97934 A PT 97934A PT 9793491 A PT9793491 A PT 9793491A PT 97934 B PT97934 B PT 97934B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fungicide
process according
dimethyl
multiplication
methyl
Prior art date
Application number
PT97934A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97934A (pt
Inventor
Alfred Greiner
Jean Hutt
Jacques Mugnier
Regis Pepin
Original Assignee
Rhone Poulenc Agrochimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Agrochimie filed Critical Rhone Poulenc Agrochimie
Publication of PT97934A publication Critical patent/PT97934A/pt
Publication of PT97934B publication Critical patent/PT97934B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C1/00Apparatus, or methods of use thereof, for testing or treating seed, roots, or the like, prior to sowing or planting
    • A01C1/06Coating or dressing seed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/64Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with three nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/647Triazoles; Hydrogenated triazoles
    • A01N43/6531,2,4-Triazoles; Hydrogenated 1,2,4-triazoles

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇÕES FUNGICIDAS CONTENDO 2-(4-CLORO-BENZILIDENO)-5,5-DIMETIL-l-(1H-1,2,4)-TRIAZOL-l-IL-METIL)-1-CICLOPENTANOL APROPRIADAS PARA
O TRATAMENTO DE SEMENTES
A presente invenção diz respeito a uma composição fun gicida destinada designadamente à protecção dos produtos de multiplicação dos vegetais cultivados, contendo a) o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol, b) um ou vários fungicidas adequados para a protecção dos referidos produtos de multiplicação, um suporte inerte adequado para agricultura e, eventualmente, um agente tensio-activo adequado para agricultura.
A presente invenção também diz respeito a um processo para proteger os produtos de multiplicação e os vegetais daí derivados contra doenças fúngicas, com o auxílio de uma composição de acordo com a presente invenção. A invenção diz também respeito aos referidos produtos de multiplicação revestidos com a referida composição.
composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol encontra-se descrito no pedido de patente de invenção europeia ne 89420520 depositado em 27 de Dezembro de 1989 e ainda não publicado até ao presente.
O referido composto pode ser obtido do modo seguinte:
-2*
Exemplo 1: Preparação de 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol
A uma mistura de 10 g de 2,2-dimetil-ciclopentanona e de 13,8 g de 4-cloro-benzaldeído em 100 ml de etanol à temperatura de 0°C, adicionou-se 100 ml de uma solução aquosa de soda a 10%. Decorridos 30 minutos, procedeu-se à filtração de uma calda espessa e depois lavou-se e secou-se o sólido obtido. Obteve-se 12,5 g de 2,2-dimetil-5-(4-cloro-benzilideno)-1-ciclopentanona cujo ponto de fusão é de 120°C. Dissolveu-se esse composto em 50 ml de THF e adicionou-se a uma solução preparada do modo seguinte: aqueceu-se 1,9 g de hidreto de sódio (dispersão a 80% em óleo mineral) em 50 ml de DMSO anidro, à temperatura de 80°C, até se obter a dissolução total do sólido. Depois diluíu-se a solução com 100 ml de THF e a seguir arrefe ceu-se para a temperatura de -10°C. Durante um período de 10 minutos adicionou-se à mistura uma solução de 11,5 g de iodeto de trimetil-sulfónio em 80 ml de dimetil-sulfóxido e agitou-se a mistura durante 15 minutos à temperatura de -10°C. Depois adicionou-se uma solução de 11,8 g de 2,2-dimetil-4-cloro-5-(4-cloro-benzilideno)-1-ciclopentanona em 100 ml de THF.
Deixou-se a mistura assim produzida ã temperatura ambiente e depois verteu-se em ãgua e extraíu-se com éter, lavou-se com ãgua, sècou-se e destilou-se. Obteve-se o composto 7- (4-cloro-benzilideno)-4,4-dimetil-l-oxaspiro-(2,4)-heptano utilizado directamente no passo seguinte.
Preparou-se uma solução de 5 g do produto com 2,8 g de 1,2,4-triazol e 11 g de carbonato de potássio em 40 ml de N,N-dimetil-formamida e aqueceu-se durante 4 horas. Verteu-se a
mistura em água e extraíu-se com acetato de etilo. Lavou-se a fase orgânica, secou-se e deixou-se recristalizar para se obter o produto pretendido cujo ponto de fusão é de 143°C.
A estrutura do composto é essencialmente ( } 95%) aque la em que o grupo paraclorofenilo se encontra na posição E relativamente ao ãtomo de carbono que suporta o grupo hidroxi.
composto 2,2-dimetil-ciclopentanona pode ser obtido por um processo conhecido descrito na literatura ou encontra-se disponível no mercado (ver um manual sobre química fina).
termo produto de multiplicação pretende designar todas as partes generativas da planta que é possível utilizar para a sua multiplicação. Referir-se-ã, por exemplo, os grãos (especificamente as sementes), as raízes, os frutos, os tubercu los, os bolbos, os rizomas e outras partes das plantas. Referir-se-ã também as plantas germinadas e as plantas jovens que devam ser transplantadas após a sua germinação ou após a sua emergência ã superfície do solo. Estas plantas jovens podem ser protegidas antes da transplantação por um tratamento total ou parcial por imersão.
Para seleccionar os fungicidas adequados para a protec ção dos produtos de multiplicação, qualquer especialista da ma. téria poderá tomar como referências úteis as indicações que se encontram nas publicações de referência e que mencionam a ausên cia de fitotoxicidade dos referidos produtos.
Entre essas publicações, refere-se o indice fitossanitãrio da edição de 1990 ACTA 75595 PARIS CEDEX 12.
As composições de acordo com a presente invenção contêm normalmente entre 0,5 e 95% de ingrediente activo.
O termo suporte, na presente memória descritiva, pre tende designar uma substância orgânica ou inorgânica, de origem
-4natural ou sintética, com a qual se associa o ingrediente acti. vo para facilitar a sua aplicação sobre a planta, sobre as sementes ou sobre o solo. Em consequência, esse suporte é geralmente inerte e deve ser aceitãvel em agricultura, designadamente pela planta tratada. Esse suporte pode ser sólido (argilas, silicatos naturais ou sintéticos, sílica, resinas, ceras, adubos sólidos, etc) ou líquido (ãgua, ãlcoois, cetonas, fracções de petróleo, hidrocarbonetos aromáticos ou parafínicos, hidrocarbonetos clorados, gases liquefeitos, etc.).
agente tensio-activo pode ser um agente emulsionante, dispersante ou molhante de tipo iónico ou não iónico. É possível referir, por exemplo, os sais de ãcidos poliacrílicos, os sais de ãcidos ligno-sulfónicos, os sais de ãcidos fe nol-sulfõnicos ou naftaleno-sulfõnicos, os policondensados de óxido de etileno com ãlcoois gordos ou com ãcidos gordos ou com aminas gordas, os fenóis substituídos (designadamente os alquil-fenóis ou os aril-fenóis), os sais de ésteres de ãcidos sulfosuccínicos, os derivados da taurina (designadamente os alquil-tauratos), os ésteres fosfóricos de ãlcoois ou de fenóis poli oxietilados. Frequentemente é necessária a presença de pelo me nos um agente tensio-activo porque o ingrediente activo e/ou o suporte inerte não são solúveis na ãgua e por o agente vector da aplicação ser a ãgua.
Estas composições podem conter também outros tipos de ingredientes tais como, por exemplo, os colõides protectores, agentes de adesão, espessantes, agentes tixotrõpicos, agentes de penetração, estabilizadores, agentes capturadores, pigmentos, corantes, polímeros.
Mais geralmente, as composições de acordo com a presen te invenção podem estar associadas a todos os aditivos sólidos
Α ou líquidos correspondentes às técnicas habituais de preparação de formulações para aplicação do tratamento, especialmente às sementes.
A propósito disto, far-se-á observar que na gíria dos especialistas na matéria, o termo tratamento das sementes se refere realmente ao tratamento de grãos.
As técnicas de aplicação são bem conhecidas pelos especialistas e podem ser utilizadas sem inconveniente no âmbito da presente invenção.
É possível referir, por exemplo, a formação de películas ou de invólucros.
Entre essas composições é possível referir, de um modo geral, as composições no estado sólido ou no estado líquido.
Como formas de composições no estado sólido é possível referir os pós para polvilhação ou dispersão (podendo o teor de composto de fórmula geral (I) variar até 100%) e os granula dos, designadamente os que são obtidos por extrusão, por compactaçao, por impregnação de um suporte granulado, por granula ção a partir de um pó (sendo o teor de composto de fórmula geral (I) nesses granulados compreendidos entre 1 e 80% para estes últimos casos).
As composições podem ainda ser utilizadas sob a forma de pó para polvilhação; deste modo, ê possível utilizar uma composição que incorpore 50 g de ingrediente activo, 10 g de sílica finamente dividida, 10 g de pigmento orgânico e 970 g de talco; procede-se à mistura e à trituração destes constituin tes e aplica-se a mistura por polvilhação.
Como formas de composições líquidas ou destinadas a cons tituir composições líquidas no momento da aplicação, é possível referir as soluções, em particular os concentrados solúveis em
Λ água, os concentrados emulsionáveis, as emulsões, as suspen sões concentradas, os aerossóis, os pós molháveis (ou pós para pulverização), as pastas e os granulados dispersíveis.
Os concentrados emulsionáveis ou solúveis incorporam frequentemente entre 10 e 80% de ingrediente activo e as emul sões ou soluções prontas para aplicação incorporam entre 0,01 e 20% de ingrediente activo.
Por exemplo, para além do dissolvente, os concentrados emulsionáveis podem conter, sempre que necessário, entre 2 e 20% de aditivos adequados tais como os agentes estabilizadores, agentes tensio-activos, agentes de penetração, inibidores de corrosão, corantes ou adesivos anteriormente referidos.
A partir desses concentrados, é possível obter, por di. luição com água, emulsões para quaisquer valores de concentração desejada, particularmente adequadas para aplicação sobre as sementes.
As suspensões concentradas, também aplicáveis por pulve rização, são preparadas de modo a obter-se um produto fluido es tável que não se deposite e normalmente contêm entre 10 e 75% de ingrediente activo, entre 0,5 e 15% de agentes tensio-activos, entre 0,1 e 10% de agentes tixotrópicos, entre 0 e 10% de aditivos adequados tais como pigmentos, corantes, agentes anti-espuma, inibidores de corrosão, agentes estabilizadores, agentes de penetração e adesivos e, como suporte, água ou um líquido orgânico no qual o ingrediente activo seja pouco solúvel ou mesmo insolúvel: é possível dissolver no suporte algumas substâncias sólidas orgânicas ou sais minerais para auxiliar a impedir a sedimentação ou como antigeles para a água.
Os pós molháveis (ou pós para pulverização) são prepa. rados habitualmente de tal modo que incorporem entre 20 e 95%
-ΊΛ de ingrediente activo e habitualmente conterão, para além do suporte sólido, entre 0 e 5% de um agente molhante, entre 3 e 10% de um agente dispersante e, sempre que necessário, entre 0 e 10% de um ou vários agentes estabilizadores e/ou outros aditivos tais como pigmentos, agentes de penetração, adesivos, agentes anti-aglomeração, etc.
Para a obtenção destes pós para pulverização ou dos pós molháveis, mistura-se intimamente os ingredientes activos com as substâncias adicionais em misturadores adequados e depois procede-se ã trituração em moinhos ou utilizando outros trituradores adequados. Deste modo obtêm-se pós para a pulverização cuja humectabilidade e facilidade de preparação de uma suspensão são vantajosas; torna-se possível preparar com eles uma suspensão em água para qualquer valor de concentração desejada e estas suspensões são utilizáveis, com grandes vantagens, em particular para aplicação sobre as sementes.
Em vez de pós molháveis é possível preparar pastas. As condições e modalidades de realização e de utilização destas pastas são idênticas ãs dos pós molháveis ou dos põs para pul. verização.
Os granulados dispersáveis são habitualmente preparados por aglomeração de composições do tipo dos pós molháveis recorrendo a sistemas de granulação adequados.
Conforme se disse antes, as dispersões e emulsões aquo sas, por exemplo as composições obtidas diluindo em água um pó molhável ou um concentrado emulsionável, de acordo com a presen te invenção, consideram-se englobadas no âmbito geral da presen te invenção. As emulsões podem ser do tipo água-em-óleo ou óleo-em-água e podem possuir uma consistência espessa idêntica
-8Ρ à da maionese.
Entre estas composições, qualquer especialista na ma* teria seleccionarã vantajosamente aquela ou aquelas que forem convenientes em conformidade com as associações seleccionadas .
Segundo uma variante preferencial, a composição de acordo com a presente invenção caracteriza-se pelo facto de a proporção em peso entre o fungicida a) 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol e o(s) fungicida(s) estar compreendida entre 1/400 e 400.
No plano industrial, o produto da multiplicação é pre ferencialmente um grão no caso dos cereais, do milho, colza, girassol, soja, luzerna e arroz. No caso das batatas, pode ser vantajosamente um tubérculo.
As composiçoes podem ser binárias, ternárias ou quaternárias em conformidade com a utilização à qual se destinam.
De acordo com uma primeira variante preferencial, o fun gicida b) ê um fungicida de largo espectro seleccionado entre os derivados do ácido ditiocarbâmico dos quais se pode referir (segundo o nome vulgar consagrado pelo British Standard Instituí ion ou BSI ou o nome IUPAC):
- ferbamo ou tris-(dimetilditiocarbamato) de ferro,
- ziramo ou bis-(dimetilditiocarbamato) de zinco,
- nabamo ou etileno-bis-(ditiocarbamato) dissódico,
- zinebe ou etileno-bis-(ditiocarbamato) de zinco (polímero),
- manebe ou etileno-bis-(ditiocarbamato) de manganês (polímero),
- mancobre,
- mancozebe ou complexo de etileno-bis-(ditiocarbamato de manganês (polímero) com um sal de zinco,
- propinebe ou propileno-bis-(ditiocarbamato) de zinco polimérico,
- metam - sódio,
- cuprobamo,
- tiramo ou dissulfureto de tetrametilo,
- TMTD ou,
- carbateno, ou
- metiramo, ou entre os derivados dos dicarboxiamidas dos quais se pode referir:
- captano ou N-(triclorometiltio)-ciclo-hex-4-eno-l,2-dicarboximida,
- folpel ou N-(triclorometiltio)-pfalimida,
- captafol ou Ν-(1,1,2,2-tetracloroetiltio)-ciclo-hex-4-eno-a,2-dicarboximida,
- ditalinfos ou,
- iprodiona ou 3-(3,5-diclorofenil)-N-isopropil-2,4-dioxoimidazolidina-l-carboxamida,
- procimidona ou N-(3,5-diclorofenil)-1,2-dimetilciclo propano-1,2-dicarboximida,
- vinclozolina ou (RS)-3-(3,5-diclorofenil)-5-metil-5-vinil-1,3-oxazolidina-2,4-diona.
Entre estes derivados dá-se preferência aos seguintes fungicidas de largo espectro: captano, tiramo, manebo.
De acordo com uma segunda variante preferencial, consi.
derada eventualmente em combinação com a primeira variante no caso de o fungicida b) ser uma mistura, o fungicida b) é um fungicida com actividade anti-Fusarium, de preferência seleccionado entre o grupo dos imidazóis dos quais é possivel refe rir:
- procloraz ou N-propil-N-[2-(2,4,6-triclorofenoxi)-etil]-imidazol-l-carbóxamida,
- imazalilo ou éter alil-1-(2,4-diclorofenil)-2-imida zol-1-il-etílico, ou entre o grupo dos carbamatos dos quais é possível referir:
- benomilo ou 1-(butilcarbamoil)-benzimidazol-2-il-car bamato de metilo,
- tiabendazol ou 2-(tiazol-4-il)-benzimidazol,
- carbendazima ou benzimidazol-2-il-carbamato de meti lo, ou entre o grupo dos pirrolos dos quais ê possível referir:
- fenpiclonil ou 4- (2,3-diclorofenil) -pirrol-3-carboni. trilo ou ainda o oxiquinoleato de cobre.
De acordo com uma terceira variante preferencial, even tualmente considerada em combinação com uma das duas primeiras variantes ou com as duas no caso de b) ser uma mistura, o fun gicida b) tem actividade anti-Rhizoctonia, selecionado preferencialmente entre o grupo das dicarboximidas das quais se pode referir:
- iprodiona, ou entre o grupo das fenil-ureias das quais se pode referir:
- pencicurona ou 1-(4-clorobenzil)-l-ciclopentil-3-fe nil-ureia, ou entre o grupo das anilidas das quais se pode referir:
- mepronil,
- flutolanil ou ¢(,¢( , p(-trifluoro-3'-isopropoxi-O-tolu
anilida, ou entre os derivados do fósforo tais como o tolclofos-metilo ou 0,O-dimetil-fosforotioato de 0-2,6-dicloro-p-tolilo.
De acordo com uma quarta variante preferencial, eventualmente considerada em combinação com uma ou duas das três primeiras variantes ou com essas três variantes, o fungicida b) é um fungicida de actividade anti-oomicetas, seleccionado preferencialmente entre o grupo das acilalaninas:
- benalaxilo ou N-fenilacetil-N-2,6-xilil-DL-alaninato de metilo,
- furalaxilo ou N-(2-furoil)-N-(2,6-xilil)-DL-alaninato de metilo,
- metalaxilo ou N-(2-metoxiacetil)-N-(2,6-xilil)-DL-alaninato de metilo,
- oxadililo ou 2-metoxi-N-(2-oxo-l,3-oxazolidin-3-il)-ace-21,61-xilidida;
entre o grupo dos tiadiazóis dos quais se pode refe rir:.
- o etridiazol ou éter etil-3-triclorometil-l,2,4-tiadiazol-5-ílico;
entre o grupo dos isoxazõis dos quais se pode referir:
- o himexazol ou 5-metil-isoxazol-3-ol;
entre o grupo dos monoetilfosfitos metálicos dos quais se pode referir:
- o fosetil-Al ou etil-hidrogeno-fosfonato de alumínio ,
- o ãcido fosforoso ou os seus sais alcalinos (por exem pio o sódio ou o potássio) ou seus sais alcalino-terrosos (por « * exemplo o cálcio).
De acordo com uma quinta variante preferencial, consi_ derada eventuaimente em combinação com uma ou duas ou três das quatro primeiras variantes ou com essas quatro variantes, o fungicida b) é um fungicida com actividade anti-oídio, seleccionado preferencialmente entre:
o grupo das morfolinas em dose não fitotóxica;
- a fenpropidina ou (RS)-1-[3-(4-terc-butilfenil)-2-metilpropil]-piperidina, o fenpropimorfo ou (I)-cis-4-[3-(4-terc-butilfenil)-2-metilpropil]-2,6-dimetilmorfolina,
-o tridemorfo ou 2,6-dimetil-4-tridecilmorfolina,
- a 4-[3-(4-clorofenoxifenil)-2-metilpropil]-2,6-dimetilmorfolina descrito no pedido de patente de invenção europeia 262870 de 24 de Setembro de 1987;
o grupo das pirimidinas tais como:
- o etirimol ou 5-butil-2-etilamino-6-metil-pirimidin-4-ol.
De acordo com uma sexta variante considerada eventualmente em combinação com uma ou várias das cinco primeiras variantes, o fungicida b) é um fungicida com actividade anti-helmintosporium ou anticãrie, carbúnculo, anti-septoriose, seleccionado preferencialmente entre:
- triazóxido,
- fenfuramo ou 2-metil-3-furanilida,
- carboxina ou 5,6-di-hidro-2-metil-l,4-oxati-ino-3-carboxanilida,
- guazatina,
- dodecilbenzeno-sulfonato de iminoctadina, ' ♦
- ampropilfos ou ãcido 1-aminopropilfosfónico.
A presente invenção também tem por objectivo uma compo siçao fungicida tal como anteriormente descrito, que incorpore ainda um ou vários insecticidas c) adequados para a protecção dos produtos de multiplicação.
Entre esses insecticidas, é possível referir: teflutrina, cipermitrina, tiodicarb, lindano, furatiocarb, acefato, butocarboxim, carbofurano, NTN, endossulfano , dietiona, aldoxicarb, metiocarb, oftanol (isofenfos), clorpirifos, bendiocarb, benfuracarb, oxamilo, parationa, capfos, dimetoato, fenebos, clorfenvinfos, cartap, fentiona, fenitrotiona, HCH, deltametrina, melationa, diazinona, dioulfotona.
As composições de acordo com a presente invenção podem ser utilizadas para a protecção preventiva ou curativa dos pro dutos de multiplicação dos vegetais contra fungos, designadamente do tipo basidiomicetas, ascomicetas, adelomicetas, ou fungi-imperfecti, em particular no caso das ferrugens, cãries, oídio, pietin-verse, fusarioses, fusarim, roseum, fusarium bnivale, helmintosporioses, rincosporioses, septorioses, rizo ctonas dos vegetais e das plantas em geral e em particular dos cereais tais como o trigo, a cevada, o centeio, a aveia e os seus híbridos e também nos casos do arroz e do milho.
As composições de acordo com a invenção são activas particularmente contra fungos, designadamente do tipo basidio micetas, ascomicetas, adelomicetas, ou fungi-imperfecti tais como Botrytis cinerea, Erysiohe graminis, Puccinia graminis ,
Puccinia recôndita, Piricularia pryzae, Cercospora beticola ,
Puccinia striiformis, Erysiphe cichoracearum, Rhinchosporium secalis, Fusarium, Solani, Fusarim oxysporum (melonis por exem-1 pio), Pyrenophora avenae, Septoria triciti, Septoria avenae, whetzelinia sclerotiorum, Mycosphaerella fijjensis, Alternaria solania, Aspergillus niger, Cercospora arachidicola, Cladosporium herbarum, Tilletia caries, Tilletia contreversa, Fusarium roseum, Fusarium nivale, Helminthosporium oryzae, Helminthosporium tres, Helminthosporium gramineum, Helminthosporium sativum, Penicillium expansum, Pestalozzia sp, Phoma betae, Phoma foveata, Phoma lingam, Ustilago maydis, Ustilago nuda, Ustilago hordei, Ustilago avenae, Verticillium dahliae, Ascochyta pisi ,
Guignardia bidwelli, Corticium rolfsii, Phomopsis viticola ,
Sclerotinia sclerotiorum, Sclerotinia minor, Coryneum cardinale,
Rhizoctonia solani, Acrostalagmus koningi, Alternaria, Cooletotrichum, Corticium rolfsii, Diplodia natalensís,Gaeumannolyces graminis, Giberella fujikoroi, Hormodendron cladosporioides,
Myrothecium verrucaria, Paecylomyces varioti, Pellicularia sasakii, Phellinus megaloporus, Sclerotium rolfsii, Stachybotris atra, Trichoderma pseudokoningi, Trichothecium roseum.
As composições da presente invenção são especialmente interessantes pelo seu largo espectro relativamente às doenças dos cereais (oidio, ferrugem, piéten-verse, rinchosporiose , helmintosporioses, septorioses e fusarioses). As composições apresentam também um grande interese devido ã sua actividade sobre a podridão cinzenta (Botrytis) e sobre as cercosporioses e, por essa razão, podem ser aplicadas sobre produtos de multi. plicação de culturas tão variados como a vinha, as culturas hortícolas e as culturas arboricolas e ainda em culturas tropicais tais como as culturas de amendoim, bananeiras, cafeeiros , cajueiros e outras.
Estas composições também são úteis no âmbito da desin-
fecção de sementes de cereais contra Ustilago nuda, Septoria nodorum, Tillatia caries e Tilletia controversa, Heminthosporium gramineum e contra numerosas espécies de Fusarium.
A oresente invenção também tem como objectivo as mistu ras de fungicida a) e de um ou vãrios fungicidas b) e eventual^ mente um ou vãrios insecticidas c) com as suas variantes preferenciais conforme descrito antes.
Estas misturas são úteis para a preparação de composições fungicidas de acordo com a presente invenção.
A presente invenção também tem como objectivo proporcio nar um método para proteger os produtos de multiplicação dos ve getais e os próprios vegetais daí resultantes, contra as doenças fúngicas, caracterizadas pelo facto de se recobrir os referidos produtos de multiplicação com uma composição fungicida e não fitotóxica de acordo com a presente invenção.
Conforme anteriormente referido, os processos para reco brir são bem conhecidos na especialidade e no caso das sementes recorre-se às técnicas de formação de película ou de formação de invólucro e, no caso de outros produtos de multiplicação recorre-se às técnicas de imersão.
A presente invenção revelou-se partieularmente vantajosa para a protecção de grãos. Entre estes grãos é possível referir os grãos de cereais (cevada, trigo, centeio, aveia, triti cal), de milho e de arroz.
De preferência recobre-se os referidos grãos com uma composição contendo entre 1 e 400 g de fungicida a) e entre 1 e 400 g de fungicida b), por quintal de sementes.
Independentemente desses intervalos, o especialista na matéria seleccionarã através dos seus conhecimentos gerais e eventualmente através de algumas tentivas, as doses não fitotó xicas mais eficazes no plano fungicida.
Além disso, no caso de a composição conter um ou vários insecticidas, estes deverão ser aplicados segundo doses fitotóxicas bem conhecidas pelos especialistas na matéria.
Por outro lado, a presente invenção também tem como objectivo os produtos de multiplicação dos vegetais recobertos com uma composição de acordo com a presente invenção, em confor midade com as variantes preferenciais anteriormente descritas.
De preferência, os produtos são grãos que se recobrem vantajosamente com uma composição contendo entre 1 a 400 g de fungicida a) e entre 1 a 400 g de fungicida b), por quintal de sementes.
A presente invenção é seguidamente ilustrada recorrendo a exemplos.
Ensaio in vivo de aplicação no tratamento de sementes:
Calda de aplicação:
Por trituração fina preparou-se uma dispersão aquosa da mistura de ingrediente activo a ensaiar possuindo a composição seguinte:
- ingrediente activo ou mistura de ingredientes activos
a) e/ou b), : 60 mg
- Tween 80 (agente tensio-activo) constituído por um oleato de um derivado polioxietilénico do sorbitano diluído a 10% em água ;0,3 mg
- água em quantidade suficiente até ao volume de 60 ml,
Esta dispersão aquosa é depois diluída com água para se obter a concentração desejada.
17Acção sobre Pythium arrhenomanes:
Utilizou-se grãos de cevada da variedade Robbin que fo ram inoculados artificialmente com Pythium arrhenomanes e submetidos depois a tratamento com a calda anteriormente descrita segundo as doses indicadas no quadro que se segue.
Colocou-se 20 grãos em vasos com as dimensões de 10 cm x x 10 cm contendo uma mistura de turfa: pouzolano (1:1).
Esperou-se o desenvolvimento das plantulas e 15 dias após a sementeira observou-se o seu estado por comparação com plantas de controlo onde se desenvolveram colónias de Pythium arrhenomanes.
Os resultados que se seguem referem-se a uma média de 40 plantas (2 vasos).
Observações: nos quadros subsequentes o fungicida a) é designado pela letra a:
dose g/quintal % de eficácia
manebo 250 38
captano 160 97
tiramo 160 100
a + tiramo 100 + 160 100
a + captano 100 + 160 90
a + manebo 100 + 250 77
a 100 0
Não foi observado qualquer efeito de fitotoxicidade
Acção sobre Fusarium culmorum:
18Utilizou-se grãos de cevada da variedade Robbin que foram inoculados artíficialmente com Fusarium cúlmorum e submetidos depois a tratamento com a calda anteriormente descrita segundo as doses indicadas no quadro que se segue e plantadas conforme indicado no ensaio anterior.
Decorridos 15 dias após asementeira, efectuou-se o controlo do estado das plantulas por comparação com a planta de controlo não tratada na qual se desenvolveram colónias de Fusarium culmorum.
Os resultados a seguir indicados correspondem a uma mé dia de 40 plantas (2 vasos).
dose g/quintal % de eficácia
tiabendazol 50 100
imazalil 5 100
benomilo 100 100
procloraz 50 100
a + tiabendazol 25 + 50 100
a + imazalil 25+5 100
a + procloraz 25 + 50 100
a 25 100
Não se observou a existência de qualquer fitotoxicidade.
Acção sobre Rhizoctonia solani:
Os ensaios foram efectuados por um processo idêntico ao do anterior e conduziram aos resultados referenciados no quadro que se segue.
dose g/quintal % de eficácia
flutolanil 200 70
mepronil 500 55
iprodiona 400 71
pencicurona 400 55
a + flutolanil 100 + 200 82
a + mepronil 100 + 500 73
a + iprodiona 100 + 400 70
a + pencicurona 100 + 400 72
a 100 70
Nao se observou qualquer fitotoxicidade.
Acção sobre Pythium arrhenomanes:
Os ensaios foram efectuados conforme anteriormente de_s crito e conduziram aos resultados referenciados no quadro que se segue.
Ε20-
dose g/quintal % de eficácia
benalazilo 150 93
furalaxilo 150 98
etridiazol 150 98
fosetil-Al 300 80
metalaxilo 120 90
himexazol 300 37
a + benalaxilo 100 + 150 95
a + furalaxilo 100 + 150 97
a + etridiazol 100 + 150 93
a + fosetil-Al 100 + 300 80
' a + metalaxilo 100 + 120 93
a + himexazol 100 + 300 32
a 100 0
Não se observou qualquer fitotoxicidade.
Associação fosfito (KgHPO^) e fungicida a:
Utilizou-se grãos de cevada cobertos com a calda ante riormente descrita, os quais foram semeados no campo na proporção de 120 kg de grãos por hectare.
A leitura foi efectuada tomando por comparação um contro lo não tratado no momento da germinação ao qual se atribuiu o número 100.
Observou-se o efeito biológico por contagem das plantas germinadas, encontrando-se os resultados expressos no quadro que se segue,
Tratamento g/q % de plantas germinadas em relação ao controlo
controlo 100
fungicida a 25 + fosfito 200 126
fungicida a 25 + fosfito 40 142
Decorridos 79 dias procedeu-se ao arranque das plantas e efectuou-se a contagem do número de raízes de cada planta para uma média de 20 plantas.
Tratamento g/q Número de raízes por planta
controlo 0,8
fungicida a 25 + fosfito 200 5,8
fungicida a 25 + fosfito 40 5,5
Decorridos 156 dias procedeu-se ao arranque das plantas
Ϊ efectuou-se a pesagem das raízes.
Tratamento g/q peso das raízes por
média de 20 plantas planta em mg*
controlo 74,7
fungicida a 25 + fosfito 200 105,5
fungicida a 25 + fosfito 40 106
* média de 20 plantas
Constatou-se deste modo que a associação favorece o enraizamento, evita a fonte das sementeiras e favorece o crescimen to dos cereais.
Apresenta-se seguidamente a estrutura química do fungici. da a ou 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4-triazoll-il-metil) -1-ciclopentanol obtido de acordo como processo indicado no início da memória descritiva.

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1,- Processo para a preparação de composições fungicidas destinadas em particular à protecção dos produtos de multiplicação dos vegetais cultivados, caracterizado pelo facto de se misturar:
    (a) o composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1H-1,2,4-triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol;
    (b) um ou vários fungicidas adequados para a protec ção dos referidos produtos de multiplicação, um suporte inerte adequado para agricultura e eventualmente um agente tensioactivo adequado para a agricultura, estando a proporção em peso entre o fungicida a) 2- (4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l- (lH-1,2,4-tria* zol-l-il-metil)-1-ciclopentanol e o(s) fungicida(s) b) compreen dida entre 1/400 e 400.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o produto de multiplicação ser um grão.
  3. 3. - Processo de acordo com qualquer das reivindica ções 1 e 2, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser um fungicida de espectro largo da família dos derivados do. ácido ditiocarbâmico ou das dicarboximidas.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de -o fungicida ser seleccionado entre o captano ou o tiramo ou o manebe.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivin dicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser um fungicida anti-fusarium.
  6. 6. - Processo.de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de o fungicida ser seleccionado entre tiabendazol, imidazol, benomilo, procloraz, carbendazima, fenpiclonilo, imazalilo.
  7. 7.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser um fungicida anti-rhizoctonia.
  8. 8. - Processo de acordo com a reivindicação 7, carac terizado pelo facto de o fungicida b) ser seleccionado entre fluotolanilo, mepronilo, iprodiona, pencicurona ou tolclofos-metilo
  9. 9. - Processo de acordo.com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser um fungicida anti-oomicetes.
  10. 10. - Processo.de acordo com a reivindicação 9, carac terizado pelo facto de o fungicida ser seleccionado entre benalaxilo, furalaxilo, oxadixilo, etridiazol, fosetil-Al, metalaxilo, himexazol, ácido fosforoso ou um dos seus sais de cálcio ou de potássio.
  11. 11. - Processo de acordo com qualquer das reivindica ções 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser um fungicida anti-helmintosporium, anticárie, carbúnculo, anti-septoriose, anti-Pusarium.
  12. 12.- Processo de acordo com a reivindicação 11, ca-26Sr racterizado pelo facto de o fungicida b) ser triazôxido, fenfuram, guazatina, dodecil-benzeno-sulfonato de iminoctadina, ampropilfos.
  13. 13. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser um fungicida anti-oído.
  14. 14. - Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de o fungicida b) ser etirimol, fen-propi dina, fen-propimorfo, tridemorfo, 4-[3-(4-clorofenoxifenil)-2-me tilpropil]-2,6-dimeti1-morfolina.
  15. 15. - Processo de acordo com uma qualquer das reivin dicaçôes 1 a 14, caracterizado.pelo facto de.se.incorporar também um ou vários insecticidas c) adequados para a protecção dos produtos de multiplicação.
  16. 16. - Método para proteger os produtos de multiplicação e os vegetais daí resultantes contra as doenças fúngicas, caracterizado pelo facto de se revestir os referidos produtos de multiplicação com uma quantidade fungicida e não fitotôxica de uma composição preparada pelo processo de acordo.com uma qualquer das reivindicações 1 a 15, podendo o produto de multiplicação ser um grão e de a composição conter entre 1 e 400 g de fungicida a) e entre 1 .e 400 g de fungicida b) por quintal de semen tes .
PT97934A 1990-06-13 1991-06-11 Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes PT97934B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9007607A FR2663196A1 (fr) 1990-06-13 1990-06-13 Composition fongicide a base d'un triazole et d'une autre matiere active pour le traitement des semences.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97934A PT97934A (pt) 1992-04-30
PT97934B true PT97934B (pt) 1998-11-30

Family

ID=9397742

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97934A PT97934B (pt) 1990-06-13 1991-06-11 Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes

Country Status (30)

Country Link
US (2) US5290791A (pt)
EP (1) EP0467792B1 (pt)
JP (1) JPH04230204A (pt)
KR (1) KR920000230A (pt)
CN (1) CN1063396A (pt)
AP (1) AP221A (pt)
AT (1) ATE122205T1 (pt)
AU (1) AU656320B2 (pt)
BR (1) BR9102433A (pt)
CA (1) CA2043812A1 (pt)
CS (1) CS178491A3 (pt)
DE (1) DE69109560T2 (pt)
DK (1) DK0467792T3 (pt)
EG (1) EG19259A (pt)
ES (1) ES2071958T3 (pt)
FI (1) FI97195C (pt)
FR (1) FR2663196A1 (pt)
HU (1) HU209725B (pt)
IE (1) IE67894B1 (pt)
IL (1) IL98400A (pt)
MA (1) MA22180A1 (pt)
MY (1) MY106539A (pt)
NO (1) NO912238L (pt)
OA (1) OA09364A (pt)
PL (1) PL290663A1 (pt)
PT (1) PT97934B (pt)
RO (1) RO111980B1 (pt)
RU (1) RU2035140C1 (pt)
TR (1) TR25435A (pt)
ZA (1) ZA914529B (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2663195A1 (fr) * 1990-06-13 1991-12-20 Rhone Poulenc Agrochimie Procede de traitement fongicide foliaire au moyen d'un triazole et composition fongicide pour mettre en óoeuvre le procede.
DE4122868A1 (de) * 1991-07-11 1993-01-14 Bayer Ag Mikrobizide wirkstoffkombinationen
FR2708415B1 (fr) * 1993-06-23 1996-08-30 Rhone Poulenc Agrochimie Traitement de semences à l'aide d'acide phosphoreux ou un de ses sels, et semences ainsi traitées.
FR2706736B1 (pt) * 1993-06-23 1995-08-25 Rhone Poulenc Agrochimie
FR2711893B1 (fr) * 1993-11-04 1996-01-12 Rhone Poulenc Agrochimie Association d'un fongicide à groupe azole avec un insecticide à groupe pyrazole, pyrrole ou phénylimidazole.
FR2712144B1 (fr) * 1993-11-04 1997-07-18 Rhone Poulenc Agrochimie Association d'un fongicide à groupe azole avec un insecticide à groupe pyrazole, pyrrole ou phénylimidazole.
US5506250A (en) * 1994-11-14 1996-04-09 Rhone-Poulenc Inc. Method of treating turf
DE19523449A1 (de) * 1995-06-28 1997-01-02 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von 2,2-Dialkyl-aryliden-cycloalkanonen
FR2742310B1 (fr) * 1995-12-19 1998-01-16 Rhone Poulenc Agrochimie Nouvelle composition fongicide a base de triticonazole et de pyrimethanil
FR2742311B1 (fr) * 1995-12-19 1998-01-16 Rhone Poulenc Agrochimie Compositions fongicides synergiques a base de triticonazole
US5800837A (en) * 1996-08-30 1998-09-01 Foliar Nutrients, Inc. Plant fertilizer compositions containing phosphonate and phosphate salts and derivatives thereof
US5736164A (en) * 1996-08-30 1998-04-07 Taylor; John B. Fungicidal compositions for plants containing phosphonate and phosphate salts, and derivatives thereof
US6338860B1 (en) 1996-08-30 2002-01-15 Foliar Nutrients, Inc. Compositions for plants containing phosphonate and phosphate salts, and derivatives thereof
ATE231685T1 (de) * 1997-06-16 2003-02-15 Syngenta Participations Ag Pestizide zusammensetzungen
KR100587198B1 (ko) * 1997-08-28 2006-10-19 신젠타 파티서페이션즈 아게 곤충 또는 대표적 진드기 목의 방제용 물질
CN1088330C (zh) * 1999-08-11 2002-07-31 桂保华 种子处理剂
JP2002291340A (ja) * 2001-04-02 2002-10-08 Dainichiseika Color & Chem Mfg Co Ltd セル苗処理剤、セル苗処理方法及びセル苗の定植方法
ATE462299T1 (de) 2002-12-04 2010-04-15 Mitsui Chemicals Agro Inc Verfahren zum schutz von weizen vor mykotoxinbefall
US6743752B2 (en) 2003-03-28 2004-06-01 Northern Quinoa Corporation Method of protecting plants from bacterial diseases
US20050261129A1 (en) * 2003-09-22 2005-11-24 Dutcheshen Joseph M Method of protecting plants from bacterial and fungal diseases
EP1550371A3 (en) * 2003-12-31 2006-08-16 Tovarystvo z obmegenoyu vidpovidalnistyu "Prezence" Pesticidal compositions comprising an oxathiin and triazole fungicides
UA66740A (en) * 2003-12-31 2004-05-17 Prezens Ltd Liability Company Pesticidal composition
BRPI0615849B1 (pt) * 2005-09-13 2015-12-01 Basf Se método de proteção de uma planta contra um fitopatógeno, uso de um composto, e, composição para tratar semente de uma planta para protegê-la contra um fitopatógeno
CA2674546A1 (en) * 2007-01-17 2008-07-24 Basf Se Method, use and agent for protecting a plant against pythium and rhizoctonia
WO2008135480A2 (en) * 2007-05-02 2008-11-13 Basf Se Method for controlling specific fungal pathogen in soybeans by employing benodanil
BR112013007773B1 (pt) 2010-10-01 2018-11-06 Basf Se processo para preparar dióis de fórmula (ia) e (ib) e composto
CN102150672B (zh) * 2010-12-16 2013-04-10 陕西韦尔奇作物保护有限公司 一种含有克菌丹与三唑类化合物的杀菌组合物
CN102150667A (zh) * 2011-02-26 2011-08-17 陕西美邦农药有限公司 一种含有十三吗啉的增效杀菌组合物
CN102204540B (zh) * 2011-04-02 2014-03-05 陕西汤普森生物科技有限公司 一种含有乙嘧酚与三唑类化合物的杀菌组合物
CN102217605A (zh) * 2011-04-20 2011-10-19 陕西汤普森生物科技有限公司 一种含氟酰胺与三唑类化合物的杀菌组合物
CA2836230A1 (en) 2011-05-17 2012-11-22 Frank Gohlich Active compound combinations
EP2812299A1 (en) 2012-02-10 2014-12-17 BASF Agro B.V., Arnhem (NL), Zürich Branch Process for preparing cis-5-[1-(4-chlorophenyl)-methylene]-1-hydroxymethyl-2,2-dimethylcyclopentanol
FR3088804B1 (fr) * 2018-11-22 2020-11-27 Limagrain Europe Composition antifongique pour pelliculage de semences
CN110204500A (zh) * 2019-07-17 2019-09-06 九江德思光电材料有限公司 一种叶菌唑的制备方法
CN110305077A (zh) * 2019-07-17 2019-10-08 九江德思光电材料有限公司 一种叶菌唑环氧化中间体的合成方法
RU2723184C1 (ru) * 2019-08-14 2020-06-09 Оганесов Армен Владимирович Фунгицид и способ его производства

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR378953A (fr) * 1907-06-18 1907-10-22 Fulton Co Régulateur automatique de température pour installations de chauffage et autres applications
US3823240A (en) * 1970-10-06 1974-07-09 Rhone Poulenc Sa Fungicidal hydantoin derivatives
DE3175673D1 (en) * 1980-11-19 1987-01-15 Ici Plc Triazole compounds, a process for preparing them, their use as plant fungicides and fungicidal compositions containing them
DE3333411A1 (de) * 1983-09-16 1985-04-04 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Fungizide mittel
IT1196465B (it) * 1986-07-07 1988-11-16 Montedison Spa Miscele fungicide
JPH0625140B2 (ja) * 1986-11-10 1994-04-06 呉羽化学工業株式会社 新規アゾール誘導体、その製造方法及び該誘導体の農園芸用薬剤
US4940722A (en) * 1986-12-10 1990-07-10 Sumitomo Chemical Companmy, Limited Seed disinfectant composition
FR2641277B1 (fr) * 1988-12-29 1994-08-26 Rhone Poulenc Agrochimie Azolylmethylcyclopentane ou cyclopentene benzolidene et utilisation comme fongicide
CA2006309C (fr) * 1988-12-29 2001-12-18 Jean Hutt Azolylmethylcyclopentane benzylidene fongicide
US5256683A (en) * 1988-12-29 1993-10-26 Rhone-Poulenc Agrochimie Fungicidal compositions containing (benzylidene)-azolylmethylcycloalkane
DE3941593A1 (de) * 1989-12-16 1991-06-20 Basf Ag Azolylmethylcycloalkanole
FR2663195A1 (fr) * 1990-06-13 1991-12-20 Rhone Poulenc Agrochimie Procede de traitement fongicide foliaire au moyen d'un triazole et composition fongicide pour mettre en óoeuvre le procede.

Also Published As

Publication number Publication date
EG19259A (fr) 1994-11-30
AU656320B2 (en) 1995-02-02
FR2663196A1 (fr) 1991-12-20
NO912238D0 (no) 1991-06-11
RO111980B1 (ro) 1997-04-30
HUT58465A (en) 1992-03-30
CN1063396A (zh) 1992-08-12
RU2035140C1 (ru) 1995-05-20
TR25435A (tr) 1993-03-01
ES2071958T3 (es) 1995-07-01
DE69109560D1 (de) 1995-06-14
HU911959D0 (en) 1991-12-30
FI912822A0 (fi) 1991-06-12
MY106539A (en) 1995-06-30
HU209725B (en) 1994-10-28
EP0467792A1 (fr) 1992-01-22
PL290663A1 (en) 1992-02-24
EP0467792B1 (fr) 1995-05-10
FI97195C (fi) 1996-11-11
FI97195B (fi) 1996-07-31
US5290791A (en) 1994-03-01
DK0467792T3 (da) 1995-07-10
ZA914529B (en) 1992-04-29
IE67894B1 (en) 1996-05-01
BR9102433A (pt) 1992-01-14
IL98400A0 (en) 1992-07-15
AP9100277A0 (en) 1991-07-31
MA22180A1 (fr) 1991-12-31
CA2043812A1 (en) 1991-12-14
FI912822A (fi) 1991-12-14
ATE122205T1 (de) 1995-05-15
CS178491A3 (en) 1992-01-15
AP221A (en) 1992-10-21
IE911992A1 (en) 1991-12-18
OA09364A (fr) 1992-09-15
PT97934A (pt) 1992-04-30
JPH04230204A (ja) 1992-08-19
IL98400A (en) 1998-03-10
US5629330A (en) 1997-05-13
KR920000230A (ko) 1992-01-29
NO912238L (no) 1991-12-16
DE69109560T2 (de) 1995-09-28
AU7834091A (en) 1991-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97934B (pt) Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes
RU2331192C2 (ru) Фунгицидные комбинации активных веществ
BG62312B1 (bg) Микробициди
PT97933A (pt) Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo
BR102013030596A2 (pt) método de tratamento de infecções fungicidas, composições fungicidas e seu uso
JPS6150921B2 (pt)
US5877194A (en) Combinations of a fungicide containing an azole group with an insecticide containing a pyrazole, pyrrole or phenylimidazole group
SK279332B6 (sk) Fungicídny dvojzložkový prostriedok a jeho použiti
US5246953A (en) Process for protecting plant propagation products and the plants obtained from them
NL9401039A (nl) Behandelen van zaad met gebruik van fosforigzuur of een van de zouten daarvan en zaden die aldus zijn behandeld.
NZ209525A (en) Fungicidal agents which comprise mixtures of substituted 1-hydroxyethyl triazolyl derivatives with other known fungicidally active compounds
RU2366177C2 (ru) Фунгицидные комбинации биологически активных веществ, содержащие спироксамин, протиоконазол и тебуконазол
DK164889B (da) Synergistisk fungicidt middel, anvendelse af midlet samt en fremgangsmaade til bekaempelse af svampe
PL107067B1 (pl) Srodek do ochrony roslin i zwalczania szkodnikow
PL149880B1 (en) A fungicide
PL153804B1 (en) Fungicide
RO116858B1 (ro) Compozitie fungicida si metoda pentru prevenirea, tratarea si combaterea atacului fungicid asupra plantelor
MXPA02000675A (es) Combinaciones de productos activos fungicidas.
NZ205605A (en) Fungicidal agents;mixtures of 1,2,4-triazole derivatives
DK163791B (da) Fungicide kompositioner samt fremgangsmaade til bekaempelse af svampe
PL148873B1 (en) A fungicidal specific

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911206

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980805

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000229