PT97933A - Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo - Google Patents

Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo Download PDF

Info

Publication number
PT97933A
PT97933A PT97933A PT9793391A PT97933A PT 97933 A PT97933 A PT 97933A PT 97933 A PT97933 A PT 97933A PT 9793391 A PT9793391 A PT 9793391A PT 97933 A PT97933 A PT 97933A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
derivatives
fungicide
dimethyl
methyl
process according
Prior art date
Application number
PT97933A
Other languages
English (en)
Inventor
Alfred Greiner
Jean Hutt
Jacques Mugnier
Regis Pepin
Original Assignee
Rhone Poulenc Agrochimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Agrochimie filed Critical Rhone Poulenc Agrochimie
Publication of PT97933A publication Critical patent/PT97933A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/64Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with three nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/647Triazoles; Hydrogenated triazoles
    • A01N43/6531,2,4-Triazoles; Hydrogenated 1,2,4-triazoles

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

"MÉTODO DE TRATAMENTO FUNGICIDA FOLIAR COM UM TRIAZOL E PROCES- SO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇÕES FUNGICIDAS CONTENDO 2-(4--CLOROBENZILIDENO)-5,5-DIMETIL-l-(1H-1,2,4-TRIAZOL-l-IL-METIL)-l·--CICLOPENTANOL COMO INGREDIENTE ACTIVO APROPRIADAS PARA A REALIZAÇÃO DO REFERIDO MÉTODO" A presente invenção refere-se a uma composição fungicida especialmente destinada à protecção de vegetais cultivados, à qoad. incorpora a) o composto 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil--1-(1H-1,2,4-triazol-l-ilmetil)-1-ciclopentanol , b) um ou vários fungicidas, um suporte inerte conveniente em agricultura e eventualmente um agente tensio-activo aceitável em agricultura. A presente invenção também diz respeito a um processo para proteger, a titulo curativo ou preventivo, os vegetais contra as doenças fúngicas por aplicação sobre as folhas dos referd. dos vegetais de uma dose eficaz de uma composição de acordo com a presente invenção, ou dos seus compostos individuais a) e b). 0 composto 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H--1,2,4-triazol-l-ilmetil-l-ciclopentanol encontra-se descrito no pedido de patente de invenção europeia n° 378953. 0 referido composto pode ser obtido do modo seguinte:
Preparação do composto 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dime til-1-(1H-1,2,4-triazol-l-ilmetil)-1-ciclopentanol. A uma mistura de 10 g de 2,2-dimetil-ciclopentanona e 13,8 g de 4-clorobenzaldeído em 100 ml de etanol à temperatura de 0°C, adiciona-se 100 ml de uma solução aquosa de soda a 10%· Decorridos 30 minutos filtra-se uma calda espessa e depois lava- -se o sólido formado e seca-se. Obtém-se 12,5 g de 2,2-dimetil--5-(4-clorobenzilideno)-1-ciclopentanona cujo ponto de fusão é de 120°C. Dissolve-se este composto em 50 ml de THF e adiciona--se a uma solução preparada do modo seguinte: 1,9 g de hidreto de sódio (dispersão a 80% em óleo mineral) em 50 ml de DMSO ani dro, com aquecimento à temperatura de 80°C até ã dissolução total do sólido. Depois diluiu-se a solução com 100 ml de THF e a seguir arrefeceu-se para a temperatura de -10°C. Durante 10 minutos adicionou-se à mistura uma solução de 11,5 g de iodeto de trimetil-sulfónio em 80 mL de dimetil-sulfóxido e agitou-se a mistura durante 15 minutos à temperatura de -10°C. Depois adi. cionou-se uma solução de 11,8 g de 2,2-dimetil-4-cloro-5-(2-clo-robenzilideno)-1-ciclopentanona em 100 ml de THF.
Deixou-se a mistura assim produzida â temperatura ambiente e depois verteu-se em água e extraíu-se com éter, lavou--se com água, secou-se e destilou-se. Obteve-se o composto 7-(4-clorobenzilideno)-4,4-dimetil-oxaspiro-(2,4)-heptano utilj. zado directamente na fase seguinte.
Preparou-se uma mistura de 5 g do produto com 2,8 g de 1,2,4-triazol e com 11 g de carbonato de potássio e aqueceu--se em 40 ml de Ν,Ν-dimetil-formamida, durante 4 horas. Verteu--se a mistura em água e extraíu-se com acetato de etilo. Lavou--se a fase orgânica, secou-se e deixou-se recristalizar para se obter o produto pretendido cujo ponto de fusão é de 143°C. A estrutura do composto é fundamentalmente (mais de 95%) aquela em que o grupo paraclorofenilo se encontra na posi^ ção E em relação ao átomo de carbono que suporta o grupo hidro xi. O composto 2,2-dimetil-ciclopentanona pode ser obtido por um processo conhecido da literatura ou encontra-se disponí vel no mercado (ver as referências sobre química fina).
Para seleccionar os fungicidas b) adequados para a protecção dos vegetais, o especialista na matéria poderá utilmente tomar como referência as indicações que se encontram em publicaçês consagradas e que referem a ausência de fitotoxici-dade dos referidos produtos e simultaneamente a sua eficácia contra esta ou aquela doença.
Entre essas publicações é possível referir o índice fitossanitãrio da edição de 1990, ACTA 75595 PARIS CEDEX 12.
As composições fungicidas contêm normalmente entre 0,5 e 95% de ingrediente activo. O termo "suporte", na presente memória descritiva, pretende significar uma substância orgânica ou inorgânica, natural ou sintética, com a qual se associa o ingrediente activo para facilitar a sua aplicação sobre a planta, sobre os grãos ou sobre o solo. Em consequência, este suporte é geralmente inerte e deve ser aceitável em agricultura, especialmente pela planta tratada. O suporte pode ser sólido (argilas, silicatos naturais ou sintéticos, sílica, resinas, ceras, adubos sólidos, etc.) ou líquido (água, álcoois, cetonas, fracções de petró leo, hidrocarbonetos aromáticos ou parafínicos, hidrocarbonetos clorados, gases liquefeitos, etc.). O agente tensio-activo pode ser um agente emulsionan-te, dispersante ou molhante de tipo iónico ou não iónico. É pos^ sivel referir, por exemplo, os sais de ácidos poliacrílicos, os sais de ácidos ligno-sulfónicos, os sais de ácidos fenol-sulfõ-nicos ou naftaleno-sulfõnicos, os policondensados de óxido de etileno com álcoois gordos ou com ácidos gordos ou com aminas gordas, os fenõis substituídos (designadamente os alquilfenóis ou os arilfenõis), os sais de ésteres de ácidos sulfo-succíni-cos, os derivados de taurina (designadamente os alquiltauratos), os ésteres fosfóricos de álcoois ou de fenóis polioxietilados. A presença de pelo menos um agente tensio-activo ê indispensável uma vez que o ingrediente activo e/ou o suporte inerte não são solúveis em água e devido ao facto de o agente vector de aplicação ser a água.
As composições podem conter também toda a espécie de in gredientes diversos tais como, por exemplo, colõides protectores, adesivos, agentes espessantes, agentes tixotrópicos, agentes de penetração, agentes estabilizadores, agentes capturadores, pigmen tos, corantes e polímeros.
Mais geralmente, as composições de acordo com a presente invenção podem estar associadas a todos os aditivos sólidos ou líquidos correspondentes às técnicas habituais das preparações de formulação.
Entre as composições, é possível referir, de um modo geral, as composições sólidas ou líquidas.
Como formas de composições sólidas é possível indicar os pós para polvilhação ou para dispersão (podendo o teor de compostos activos variar até 100%) e os granulados, designada mente os que são obtidos por extrusão, por compactação, por impregnação de um suporte granulado, por granulação a partir de um pó (estando o teor de compostos activos nesses granulados com preendido entre 1 e 80% nestes últimos casos).
As composições ainda podem ser utilizadas sob a forma de um pó para polvilhar; também é possível utilizar uma composd. ção contendo 50 g de ingrediente activo, 10 g de sílica finamen
te dividida e 970 g de talco; mistura-se e tritura-se estes cons tituintes e aplica-se a mistura por polvilhação.
Como formas de composições líquidas ou destinadas a constituir composições líquidas no momento da aplicação, é possível referir as soluções, em particular os concentrados solúveis em água, os concentrados emulsionáveis, as emulsões, as suspensões concentradas, os aerossóis, os pós molháveis (ou pó para pulverizar) e as pastas.
Os concentrados emulsionáveis ou solúveis incorporam frequentemente entre 10 e 80% de ingrediente activo e as emulsões ou soluções prontas para aplicação incorporam normalmente entre 0,01% e 20% de ingrediente activo.
Por exemplo, para além do dissolvente, os concentrados emulsionáveis podem conter, sempre que for necessário, entre 2 e 20% de aditivas adequados tais como estabilizantes, agentes ten-sio-activos, agentes de penetração, inibidores de corrosão, corantes e adesivos anteriormente referidos. A partir destes concentrados, é possível obter, por di luição com água, emulsões para qualquer valor desejado de concen tração, particularmente convenientes para aplicação sobre as folhas.
As suspensões concentradas, igualmente aplicáveis por pulverização, são preparadas de modo a obter-se um produto flui do estável que não crie depósito e normalmente contém entre 10 e 75% de ingrediente activo, entre 0,5 e 15% de agentes tensio--activos, entre 0,1 e 10% de agentes tixotrópicos, entre 0 e 10% de aditivos adequados tais como pigmentos, corantes, agentes an ti-espuma, inibidores de corrosão, estabilizantes, agentes de penetração e adesivos e, como suporte, água ou um líquido orgâni co no qual o ingrediente activo seja insolúvel ou pouco solúvel:
é possível dissolver no suporte algumas substâncias sólidas orgânicas ou sais inorgânicos para auxiliar a impedir a sedimenta ção ou como anti-geles para a água.
Os pós molháveis (ou pó para pulverização) são preparados habitualmente de tal modo que contêm entre 20 e 95% de in grediente activo e normalmente incorporam, para além do suporte sólido, entre 0 e 5% de um agente molhante, entre 3 e 10% de um agente dispersante e, sempre que necessário, entre 0 e 10% de um ou vários agentes estabilizantes e/ou outros aditivos tais co mo pigmentos, corantes, agentes de penetração, adesivos ou agen tes anti-aglomeração, etc.
Para a obtenção destes pós para pulverização ou pós mo lhãveis, mistura-se intimamente os ingredientes activos em misturadores adequados, com substâncias adicionais e depois proce de-se à trituração em moinhos ou em trituradores adequados. Dess te modo, obtém-se pós para pulverização cuja humectabilidade e facilidade de preparação de uma suspensão são vantajosas; é pojs sível preparar uma suspensão em água para qualquer valor deseja do de concentração e essas suspensões são utilizáveis muito vantajosamente, em particular para aplicação sobre as folhas dos vegetais.
Em vez dos pós molháveis é possível preparar pastas . As condições e as modalidades de preparação e de utilização des^ sas pastas são idênticas ãs dos pós molháveis ouJdos pós para pul. verização.
Os granulados dispersiveis são preparados habitualmen te por aglomeração, em sistemas de granulação adequados, de uma composição de tipo pó molhável.
Conforme se disse antes, as dispersões e emulsões aquo sas, por exemplo, as composições obtidas diluindo em água um pó -7-
molhável ou um concentrado emulsionãvel de acordo com a presen te invenção, consideram-se englobados no âmbito geral da presente invenção . As emulsões podem ser de tipo água-em-óleo ou de tipo õleo-em-ãgua e podem apresentar uma consistência e_s pessa tal como a de uma "maionese".
Entre estas composições, o especialista na matéria se leccionarã vantajosamente aquela ou aquelas que forem convenien tes em conformidade com as associações escolhidas.
As composições de acordo com apresente invenção podem ser utilizadas na luta preventiva ou curativa contra os fungos, designadamente do tipo basidiomicetas, ascomicetas, adelomice-tas ou fungi-imperfecti, em particular, no caso das ferrugens, oídio "piêtin-verse", fusarioses, fusarium roseum, fusarium ni-vale, helmintosporioses, rincosporioses, septorioses, caries , rizoctonas dos vegetais e das plantas em geral e em particular dos cereais tais como o trigo, a cevada, o centeio, a aveia e os híbridos correspondentes e também nos casos do arroz e do mi lho.
As composições de acordo com a presente invenção são activas particularmente contra os fungos, designadamente do ti^ po basidiomicetas, ascomicetas, adelomicetas ou fungi-imperfec ti como Botrytis cinerea, Erysiphe graminis, Puccinia recôndita, Piricularia orzyae, Cercospora beticola, Puccinia striiformis, Erysiphe cichoracearum, Fusarium oxysporum (melonis por exemplo), Pyrenophora avenae, Septoria tritici, Venturia inaequalis, Whe-tzelinia sclerotiorum, Monilia laxa, Mycosphaerella fijiensis, Marssonina panettoniana, Alternaria solani, Aspergillus niger, Cercospora arachidicola, Cladosporium herbarum, Helminthospo-rium oryzae, Penicillium expansum, Pestalozzia sp, Phialophora cinerescens, Phoma betae, Phoma foveata, Phoma lingam, Ustilago -8-
maydis, Verticillium dehliae, Ascochyta pisi, Guignardia bid-wellii, Corticium rolsfsii, Phomopsis vitícola, Sclerotinia sclerotiorum, Sclerotinia minor, Coryneum cardinale, Rhizocto nia solani.
Também são activas contra os fungos seguintes: Acrostalagmus koningi, os Alternaria, os Colletotrichum, Diplo dia natalensis, Gaeumannomyces graminis, Gibberella jujikoroi, Hormodendron cladosporioides, Lentinus degener ou trigrinus , Lenzites guercina, Memnoniella echinata, Myrothecium verrucaria, Paecylomyces varioti, Pellicularia sasakii, Phellinus megalopo-rus, Polystictus sanguineus, Poria vaporaria, Sclerotium rolf-sii, Stachybotris atra, os Stereum, Stilbum sp. Trametes tra-bea, Trichoderma pseudokoningi, Trichothecium roseum.
As composições da presente invenção são especialmente interessantes pelo seu largo espectro no que diz respeito às doenças dos cereais (oídio, ferrugem, "pietin-verse", rincospo riose, helmintosporioses, septorioses e fusarioses. Apresentam também um grande interesse devido ã sua actividade sobre a podri dão cinzenta (Botrytis) e sobre as cerco£por:.oses, pelo que po dem ser aplicadas sobre produtos de multiplicação de culturas tão variadas como a vinha, as culturas hortícolas e as culturas arborícolas e as culturas tropicais tais como as da planta do amendoim, bananeiras, cafeeiros, cajueiros e outras.
Para além das aplicações anteriormente descritas antes, as composições de acordo com a presente invenção apresentam ainda uma excelente actividade biocida relativamente a numerosas variedades de microrganismos entre os quais se pode referir a título não limitativo, os fungos dos géneros seguintes: - Pulluraria como a espécie P. pullulans, - Chaetomium como a espécie C. globosum, -9- - Aspergillus como a espécie Aspergillus niger, - Coniophora como a espécie C. puteana.
Devido à sua actividade biocida, as composições da pre sente invenção permitem combater eficazmente os microrganismos cuja proliferação cria numerosos problemas nos domínios agrícola e industria. Na realidade, essas composições são convenien tes especialmente para uma adequada protecção de vegetais ou de produtos industriais tais como a madeira, as tintas, o papel , a cordoaria, os plásticos e os circuitos de águas industriais.
Estas composições são particularmente bem adaptadas para a protecção de produtos lignocelulósicos e especialmente madeira, quer se trate de madeira de mobiliário, de estaleiro ou ainda madeira exposta às intempéries tais como a madeira de vedações, de estacas das vinhas e travessões do caminho de fer ro.
As composições de acordo com a presente invenção são preparadas geralmente com dissolventes orgânicos e podem estar eventualmente associadas a um ou vários produtos biocidas conhe eidos tais como o pentaclorofenol, os sais metálicos, designada mente o cobre, o manganês, o cobalto, o crómio, o zinco, deriva dos de ácidos minerais ou carboxílicos (ácidos heptanõico, octa nõico, nafténico); os complexos orgânicos de estanho, o merca£ tobenzotiazol, os insecticidas tais como os piretroides ou os organoclorados.
Frequentemente as composições podem conter um fungici da b) (associação binária) ou dois (associação ternária) ou mes mo quatro (associação quaternária).
Os fungicidas convenientes no âmbito da presente invenção são seleccionados vantajosamente entre as sub-classes seguintes: -10
1. derivados clorados ou nitrafos do benzeno tais co mo o quintozeno ou clorotalonil, 2. os derivados dicarboximídicos tais como o capta-no, o folpel, o captafol, a iprodiona, a promicidona, a vincio-zolina, 3. os derivados que incorporam um ou vários heterocí. clicos tais como as quinoleínas (etoxiquina), as morfolinas (do demorfo, tridemorfo, fenpropimorfo, 4-[3-(4-clorofen-fenil)-2--metil-propil]-2,6-dimetil-morfolina descrita no pedido de paten te de invenção europeia 262870), os pirrolos tais como o fenpi-clonil ou 4-(2,3-diclorofenilo), pirrolo-3-carbonitrilo, as piperidinas (fenpropidina), 4. os derivados do ácido fosforoso tais como os fos-fitos metálicos, por exemplo, o fosetil-Al e o próprio ácido fosforoso e seus sáis de cálcio ou de potássio; 5. os derivados do ácido ditiocarbâmico tais como o manebe, o mancozebe ou o zinebe, 6. os derivados do fenol tais como o dinocap ou o binapacril, 7. os derivados das quinonas tais como o ditianon, o cloranil, o triazóxido, 8. os derivados do ácido carbamico e dos benzimida-zóis tais como a carbendazima, o benomil, o tiofanato-metil ou os ditiocarbamatos tais como o tiramo, 9. os derivados resultados tais como o dazomet ou o etridiazol ou o enxofre, 10. as aminas e as amidas tais como o dicloran, a car boxina, a triforina, o cimoxanil, o metalaxil, o ofurace, o oxa dil, o ampropilfos, -11-
11. as diazinas tais como o quinometionato, o fenari mol, a anilazina, o nuarimol, o bupirimato, o etirimol, o pira-zofos, 12. as sulfamidas tais como o diclofluanida, a toli fluanida, 13. as guanidinas tais como a doguanina, o triaceta-to de guazatina, o dodecil-benzeno-sulfonato de iminoctadina, 14. os triazóis tais como por exemplo OS que se encontram descritos na patente de invenção britânica nQ 2046260 cujo conteúdo se incorpora como referência, designadamente o diniconazol ou outros triazóis conhecidos, o propiconazol, o triadimefon, o triadimenol, o diclobutrazol, o bitertanol, o penconazol, o flutriafol, o tebuconazol, o fluzilazol, 15. os imidazóis tais como o procloraz ou o imaza- lil, 16. o cobre ou os derivados orgânicos ou inorgânicos do cobre tais como o oxiquinoleato de cobre.
Os nomes conhecidos destes compostos estão homologados pelo British Standard Institution e correspondem aos ingredientes activos descritos no manual pesticida, 89 Edição, 1987.
De preferência, a relação ponderai entre o composto a) e os fungicidas b) anteriormente descritos varia entre 0,0003 e 3 000 e, vantajosamente, está compreendida entre 0,001 e 1 000. São preferenciais os compostos seguintes: - manebe, - fenpropimorfo, - tiramo, - iprodiona, - fosetil-Al, etirimol.
Xr A presente invenção também diz respeito a um processo para o tratamento de culturas atingidas ou susceptíveis de serem atingidas por doenças fúngicas, caracterizado pelo facto de se aplicar sobre as folhas dos vegetais uma dose eficaz e não fitotôxida de uma composição de acordo com a presente in venção.
Estas composições aplicam-se com vantagem em doses que variam entre 0,002 e 1 kg/ha e, mais especificamente, entre 10 e 600 g/ha.
Entre as diversas culturas é possível referir as culturas cerealíferas (trigo ecevada, por exemplo), vinhedos, culturas hortícolas, culturas de arroz e de milho, explorações ar-borícolas, culturas tropicais, culturas de beterraba e de col-za. 0 processo pode ser executado utilizando uma composição pronta para aplicação ou efectuando mistura extemporânea imediatamente antes da aplicação dos diversos ingredientes ac-tivos (mistura em tanque). A composição também pode ser prepa rada in situ por aplicações sucessivas dos diversos ingredien tes activos sobre as folhas.
EXEMPLOS
Exemplo 1
Teste in vivo sobre a "Puccinia recôndita" responsável pela fer-·% rugem castanha do trigo
Tritura-se o ingrediente activo finamente e com ele prepara-se uma emulsão aquosa de ingrediente activo (mistura de fungicida e de manebe) com a composição seguinte:
- ingrediente activo a ensaiar: 90 mg, - "Tween 80" (agente tensio-activo constituído por um oleato de um derivado polioxietilenado do sorbitano) diluído a 10% em água: 0,45 ml, - água : 90 ml
Depois diluiu-se essa emulsão aquosa utilizando água até se obter a concentração desejada.
Trata-se o trigo semeado em vasos contendo terra agrícola, na fase correspondente a uma altura de 10 cm, por pulveri zação com emulsões aquosas (designadas por caídas) com uma composição idêntica à anteriormente descrita e para diversos valores de concentração do composto a ensaiar. Repete-se o ensaio duas vezes para cada valor de concentração.
Decorridas 24 horas, pulveriza-se sobre o trigo uma 3 suspensão aquosa contendo esporos (50 000 esp/cm ); esta suspen são foi obtida a partir de plantas contaminadas. Depois coloca--se o trigo durante 48 horas em célula de incubação a uma temperatura próxima de 18°C e com uma humidade relativa de 100%.
Decorridos esses dois dias, ajusta-se a humidade relativa para 60%. Faz-se o controlo do estado das plantas no 11Q e 15Q dias após a contaminação por comparação com um controlo não tratado.
Nestas condições, observaram-se os resultados seguin tes: “C- T.
Percentagem de eficácia mg/1 Fungicida a) 0 4 12 37 111 333 0 0 27,5 32,5 72,5 95 97,25 4 0 18,75 40 52,5 76,25 95,25 12 36,25 36,25 42,5 62,5 81,25 98 37 57,5 65 75 85 92,5 98,5 111 80 80 81,25 85 90 98,5 333 95,7 98 97,75 98,25 98,75 100
Exemplo 2
Teste in vivo sobre a "Erysiphe qraminis" f. sp. hordei respon sável pelo oídio da cevada
Em conformidade com o método anterior prepara-se uma associação de fungicida a) e de fenpropimorfo.
Trata-se a cevada semeada em •vasosoãteido terra agrícola na fase correspondente a 10 cm de altura, por pulverização com uma emulsão aquosa (designada por calda) cuja concentração se indica mais adiante. Repete-se o ensaio duas vezes . Decorridas -15
24 horas, polvilha-se as plantas de cevada com esporos de Ery-siphe qraminis, sendo essa polvilhação efectuada com o auxílio de plantas infectadas.
Procede-se à leitura decorridas 8 a 12 dias após a con taminação.
Nestas condições observaram-se os resultados seguintes;
Percentagem de eficácia mg/1 FENPRO- PIMORFO Fungicida a) 0 4 12 37 111 333 0 0 26,25 38,75 56,25 67,5 83,75 4 38,75 52,5 52,5 53,75 55 67,5 12 61,25 52,5 52,5 52,5 75 80 37 62,5 63,75 67,5 65 71,25 90 111 68,75 55 67,5 75 86,25 92,5 333 75 90,75 99,5 93,75 98,5 96
Apresenta-se seguidamente a estrutura química do fungi cida a) ou 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-l-(lH-l,2,4-tria-zol-l-ilmetil)-1-ciclopentanol obtido em conformidade com o pro cesso indicado no início da memória descritiva.
Este composto tem geralmente uma estrutura E a mais de 95%

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES 1.- Processo para controlar as doenças fúngicas de vegetais cultivados, caracterizado pelo facto de compreender a aplicação sobre as folhas desses vegetais de: a) o 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4--triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol; b) um ou vários fungicidas adequados para a protec-ção contra as referidas doenças fúngicas, em particular doenças dos cereais, da vinha, das culturas hortícolas, das culturas arbo rícolas, das culturas tropicais, do arroz, do milho, da beterraba e da colza, sendo o fungicida a) e o fungicida b) aplicados -1
    na proporção de 0,002 a 1 kg/ha.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de as plantas serem tratadas com uma composi ção fungicida que incorpora os compostos (a) e (b), um suporte inerte adequado para agricultura e eventualmente-um agente ten-sio-activo adequado em agricultura.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto-de o fungicida b) ser seleccionado entre os grupos seguintes: 1. derivados clorados ou nitrados do benzeno tais como o quintozeno ou clorotalonil ; 2. derivados dicarboximídicos.tais como o captano, o folpel, o captafol, a iprodiona, a procimidona, a vinclozolina; 3. derivados que incorporam um ou vários heteroci-clos tais como as quinoleínas (etoxiquina)., as morfolinas (dodemorfo, tridemorfo, fenpropimor-fo) ,4-[3-(4-clorofen-fenil)-2-metil-propil]-2,β--dimetil-morfolina, os pirrdis tais como o fenpiclonil ou 4-(2,3-diclorofenilo), pirrolo--3-carbonitrilo, as piperidinas (fenpropidina); 4. derivados de ácido fosforoso tais como os fosfi-tos metálicos, por exemplo o fosetil-Al e o pró- \ -19- prio ácido fosforoso e os seus sais de cálcio ou de potássio; 5. derivados do ácido ditiocarbâmico . tais como o manebe, o mancozebe ou o zinebe, ou os ditiocar-bamatos tais como o tiramo; 6. derivados do fenol tais como o dinocap ou o binapacril; 7. derivados das quinonas tais como o ditianon, o cloranil, o triazõxido; 8. derivados do ácido carbâmico e os benzimidazóis tais como a carbendazima, o benomil, o tiofana-to-metilo ou os ditiocarbamatos tais como o ti-ramo; 9. derivados·de - enxofre tais como o dazomet ou o etridiazol-ou. o enxofre; 10. as aminas e as. amidas tais como o dicloran, a carboxina, a triforina, o cimoxanil, o metalaxil o ofurace, o oxadixil, o ampropilfos; 11. as diazinas tais como oquinometionato, o fenari mol, a anilazina, o nuarimol, o bupirimato, o etirimol, o pirazofos; 12. as sulfamidas tais como a diclofluanida, a toli-fluanida; 13. as guanidinas tais como a doguadina, o triaceta-to de guazatina, o dodecil-benzeno-sulfonato de
    iminoc tadina; 14. os triazõis tais como o diniconazol ou outros triazóis conhecidos, o propiconazol, o triadimefon, o triadimenol, o diclobutrazol, o bitertanol, o penconazol, o flutriaiol, o tebuconazol, o fluzi-lazol; 15. os -imidazõis tais como o procloraz ou o imazalil; 16. o cobre ou os derivados orgânicos ou inorgânicos do cobre tais como o oxiquinoleato de cobre.
  4. 4. - Processo de acordo.com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a proporção em peso entre o fungicida a) e o fungicida b) estar· compreendida entre 0,003 e 3 000.
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 4, carac terizado pelo facto de a proporção em peso estar compreendida en tre 0,001 e 1 000.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 5, carac terizado pelo facto de-a proporção em peso ser de 0,1 a 600 g/ha.
  7. 7.- Processo para a preparação de composições fungicidas, caracterizado pelo facto de se misturar: a) o 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-l-(1H-1,2,4-
    -triazol-l-il-metil)-1-ciclopentanol; b) um ou vários fungicidas adequados para a protec-ção contra as referidas doenças fúngicas, um suporte inerte ade quado para agricultura e eventualmente um agente tensio-activo aceitável em agricultura, estando a proporção em peso entre o fungicida a) e o fungicida b) compreendida entre 0,003 e 3 000.
  8. 8.- Processo.de acordo.com a reivindicação 7, carac terizado pelo facto de o fungicida b) ser seleccionado. entre os grupos seguintes: 1. derivados clorados ou nitrados do benzeno tais como o quintozeno ou o clorotalonil; 2. derivados dicarboximídicos tais., como o captano, o folpel, o captafol, a iprodiona, a procimido-na, a vinclozolina; 3. derivados que incorporam um ou vários heteroci-clos tais como .as quinoleínas (etoxiquina), as morfolinas (dodemorfo, tridemorfo, fenpropimor-fo), a 4-[3-(4-clorofen-fenil)-2-metil-propil]--2,6-dimetil-morfolina, os pirrôis tais como o fenpiclonil ou 4-(2,3-diclorofenilo)-pirrolo-3--carbonitrilo, as piperidinas (fenpropidina); derivados de ácido fosforoso tais como os fosfi-tos metálicos, por exemplo, o fosetil-Al e o próprio ácido fosforoso e os seus sais de cálcio 4.
    ou de potássio; 5. derivados do ácido ditiocarfaãmico tais como o manebe, o mancozebe ou o zinebe, ou os ditiocar-bamatos tais como o tiramo? 6. derivados do fenol tais como o dinocap ou o bina pacril; 7. derivados das quinonas tais como o ditianon, o cloranil, o triazóxido; 8. derivados do ácido carbâmico e dos. benzimidazóis tais como a carbendazima, o benomil, o tiofanato--metilo ou os · ditiocarbamatos. tais como o tiramo; 9. derivados de enxofre tais como o dazomet ou o etridiazol ou o enxofre; 10. as aminas e as amidas tais como o.dicloran, a carboxina,. a triforina, o cimoxanil, o metalaxil, o ofurace, o oxadixil, o ampropilfos; 11. as diazinas tais. como. o quinometionato, o fenari mol, a anilazina, o nuarimol, o bupirimato, o etirimol, o pirazofos; 12. as sulfamidas tais como o diclofluanida, a tolifluanida; 13. as guanidinas tais como a doguadina, o triaceta-to de guazatina, o dodecil-benzeno-sulfonato de iminoctadina; 14. os triazõis tais como o diniconazol ou outros
    triazõis conhecidos, o propiconazol., o triadime-fon, o triadimenol, o diclobutrazol, o biterta-nol, o penconazol, o flutriarol, o tebuconazol, o fluzilazol; 15. os imidazóis tais como o procloraz ou. o imazalil; 16. o cobre ou os derivados orgânicos ou inorgânicos do cobre tais como o oxiquinoleato de cobre.
  9. 9.- Processo de acordo com a reivindicação 7, carac terizado pelo facto de a proporção em peso estar compreendida en tre 0,001 e 1 000. O Agente Oficial da Prcprisdade Industrial
PT97933A 1990-06-13 1991-06-11 Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo PT97933A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9007606A FR2663195A1 (fr) 1990-06-13 1990-06-13 Procede de traitement fongicide foliaire au moyen d'un triazole et composition fongicide pour mettre en óoeuvre le procede.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT97933A true PT97933A (pt) 1992-04-30

Family

ID=9397741

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97933A PT97933A (pt) 1990-06-13 1991-06-11 Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo

Country Status (25)

Country Link
US (3) US5246954A (pt)
EP (1) EP0466612B1 (pt)
JP (1) JPH04230203A (pt)
KR (1) KR920000229A (pt)
CN (1) CN1057157A (pt)
AT (1) ATE113793T1 (pt)
AU (1) AU656138B2 (pt)
BR (1) BR9102432A (pt)
CA (1) CA2043811A1 (pt)
CS (1) CS178391A3 (pt)
DE (1) DE69105061T2 (pt)
DK (1) DK0466612T3 (pt)
EG (1) EG19329A (pt)
ES (1) ES2064067T3 (pt)
FI (1) FI912819A (pt)
FR (1) FR2663195A1 (pt)
HU (1) HU209662B (pt)
IE (1) IE66158B1 (pt)
IL (1) IL98399A0 (pt)
MA (1) MA22181A1 (pt)
MY (1) MY106088A (pt)
NZ (1) NZ238486A (pt)
OA (1) OA09363A (pt)
PT (1) PT97933A (pt)
ZA (1) ZA914528B (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2663196A1 (fr) * 1990-06-13 1991-12-20 Rhone Poulenc Agrochimie Composition fongicide a base d'un triazole et d'une autre matiere active pour le traitement des semences.
GB9204878D0 (en) * 1992-03-05 1992-04-22 Sandoz Ltd Fungicidal compositions
CO4410278A1 (es) * 1994-05-05 1997-01-09 Ciba Geigy Proceso para el control y prevencion de enfermedades de my- cosphaerella en los cultivos de plantas mediante el uso de ( rs ) -1- { 3- (4- terbutilfenil) -2- metilpropil piperi- dina
US5506250A (en) * 1994-11-14 1996-04-09 Rhone-Poulenc Inc. Method of treating turf
US6338860B1 (en) 1996-08-30 2002-01-15 Foliar Nutrients, Inc. Compositions for plants containing phosphonate and phosphate salts, and derivatives thereof
US5736164A (en) * 1996-08-30 1998-04-07 Taylor; John B. Fungicidal compositions for plants containing phosphonate and phosphate salts, and derivatives thereof
US5800837A (en) * 1996-08-30 1998-09-01 Foliar Nutrients, Inc. Plant fertilizer compositions containing phosphonate and phosphate salts and derivatives thereof
HU229242B1 (en) * 1997-06-16 2013-10-28 Syngenta Participations Ag Synergetic fungicidal compositions and their use
US6096769A (en) * 1998-04-20 2000-08-01 American Cyanamid Company Fungicidal co-formulation
US6391700B1 (en) * 2000-10-17 2002-05-21 United Microelectronics Corp. Method for forming twin-well regions of semiconductor devices
CA2659799A1 (en) * 2005-06-15 2006-12-15 Rohm And Haas Company Antimicrobial composition useful for preserving wood
US20090270255A1 (en) * 2005-09-14 2009-10-29 Basf Aktiengesellschaft Triazole-Based fungicidal Mixtures
US20070089847A1 (en) * 2005-10-05 2007-04-26 Novus International, Inc. Anti-microbial paper products having a substituted 1,2-dihydroquinoline
US20090048319A1 (en) * 2006-02-14 2009-02-19 Harald Kohle Method of Using a Micronutrient as Safener for a Triazole for Controlling Harmful Fungi
US20110098177A1 (en) * 2006-03-28 2011-04-28 Novus International Inc. Methods and compositions of plant micronutrients
US20070232693A1 (en) * 2006-03-28 2007-10-04 Novus International, Inc. Compositions for treating infestation of plants by phytopathogenic microorganisms
US8058298B2 (en) * 2006-06-12 2011-11-15 Rohm And Haas Company Antimicrobial composition useful for preserving wood
EP2136642A2 (en) * 2007-01-17 2009-12-30 Basf Se Method, use and agent for protecting a plant against pythium and rhizoctonia
BR122019020347B1 (pt) * 2007-02-06 2020-08-11 Basf Se Misturas, composição pesticida e métodos para controlar fungos nocivos fitopatogênicos, para proteger plantas do ataque ou infestação pelos insetos, acarídeos ou nematódeos e para proteger semente
TW200901889A (en) * 2007-02-09 2009-01-16 Basf Se Crystalline complexes of agriculturally active organic compounds
EP2242372A2 (en) * 2008-02-05 2010-10-27 Basf Se Pesticidal mixtures
KR100985669B1 (ko) * 2010-02-05 2010-10-05 주식회사동방아그로 살충제 조성물
CN102037983A (zh) * 2011-01-12 2011-05-04 陕西美邦农药有限公司 一种含灭菌唑的增效杀菌组合物
CN102037975A (zh) * 2011-01-14 2011-05-04 陕西美邦农药有限公司 一种含灭菌唑与三唑类的杀菌组合物
CN102150667A (zh) * 2011-02-26 2011-08-17 陕西美邦农药有限公司 一种含有十三吗啉的增效杀菌组合物
EP3282852A1 (en) * 2015-04-16 2018-02-21 Basf Se Attenuation of phytotoxicity of multisite fungicides by high-molecular-weight dispersants
CN106234394B (zh) * 2016-07-22 2019-03-22 南京农业大学 一种含种菌唑和福美双的杀菌组合物及其应用
US11944101B2 (en) 2017-07-26 2024-04-02 Nutriag Ltd. Phosphorus acid and alkylamine or alkanolamine stabilized copper compound containing compositions for controlling a plant disease caused by a phytopathogenic organism

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3175673D1 (en) * 1980-11-19 1987-01-15 Ici Plc Triazole compounds, a process for preparing them, their use as plant fungicides and fungicidal compositions containing them
AU554648B2 (en) * 1982-05-27 1986-08-28 Sumitomo Chemical Company, Limited Fungicidal composition comprising
DE3333411A1 (de) * 1983-09-16 1985-04-04 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Fungizide mittel
JPH0625140B2 (ja) * 1986-11-10 1994-04-06 呉羽化学工業株式会社 新規アゾール誘導体、その製造方法及び該誘導体の農園芸用薬剤
CA2006309C (fr) * 1988-12-29 2001-12-18 Jean Hutt Azolylmethylcyclopentane benzylidene fongicide
FR2663196A1 (fr) * 1990-06-13 1991-12-20 Rhone Poulenc Agrochimie Composition fongicide a base d'un triazole et d'une autre matiere active pour le traitement des semences.

Also Published As

Publication number Publication date
ZA914528B (en) 1992-04-29
US5455261A (en) 1995-10-03
CA2043811A1 (en) 1991-12-14
FI912819A0 (fi) 1991-06-12
IL98399A0 (en) 1992-07-15
AU656138B2 (en) 1995-01-27
US5246954A (en) 1993-09-21
EP0466612A1 (fr) 1992-01-15
IE911991A1 (en) 1991-12-18
DE69105061D1 (de) 1994-12-15
HUT59796A (en) 1992-07-28
EG19329A (en) 1994-11-30
EP0466612B1 (fr) 1994-11-09
JPH04230203A (ja) 1992-08-19
AU7833791A (en) 1991-12-19
DK0466612T3 (da) 1994-12-27
US5358958A (en) 1994-10-25
ES2064067T3 (es) 1995-01-16
HU911958D0 (en) 1991-12-30
NZ238486A (en) 1994-07-26
FI912819A (fi) 1991-12-14
MY106088A (en) 1995-03-31
FR2663195A1 (fr) 1991-12-20
IE66158B1 (en) 1995-12-13
DE69105061T2 (de) 1995-03-09
CN1057157A (zh) 1991-12-25
CS178391A3 (en) 1992-01-15
MA22181A1 (fr) 1991-12-31
HU209662B (en) 1994-10-28
ATE113793T1 (de) 1994-11-15
BR9102432A (pt) 1992-01-14
KR920000229A (ko) 1992-01-29
OA09363A (fr) 1992-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97933A (pt) Metodo de tratamento fungicida foliar com um triazol e processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-clorobenzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol como ingrediente activo apropriadas para a realizacao do referido metodo
DE602005002236T2 (de) Synergistische antifungale ddac-zusammensetzungen
PT97934B (pt) Processo para a preparacao de composicoes fungicidas contendo 2-(4-cloro-benzilideno)-5,5-dimetil-1-(1h-1,2,4-triazol-1-il-metil)-1-ciclopentanol apropriadas para o tratamento de sementes
PL163728B1 (pl) Synergiczny srodek przeciwgrzybowy PL PL PL PL PL
WO1998047367A1 (de) Fungizide wirkstoffkombinationen
NZ204006A (en) Pesticidal compositions containing basic nitrogen containing pesticides,organic acids,and polar solvents
CA2078413A1 (en) Water-based, solvent- and emulsifier-free microbicidal active compound combination
JPS6150921B2 (pt)
SK279332B6 (sk) Fungicídny dvojzložkový prostriedok a jeho použiti
DE68923896T2 (de) Imazalil enthaltende synergistische Zusammensetzungen.
US5246953A (en) Process for protecting plant propagation products and the plants obtained from them
US4623653A (en) Fungicidal compositions employing synergistic mixtures of a substituted 1-hydroxyethyl-triazole and triadimefon
EP0040007B1 (en) Fungicidal compositions
DE3234624C2 (pt)
CN103918686B (zh) 一种含有甲基硫菌灵的可分散油悬浮剂
US5124344A (en) Compounds containing triazole groups and use thereof as fungicides
DK174326B1 (da) Triazolforbindelser, deres anvendelse som fungicider samt middel til kontrol af svampesygdomme i afgrøder
CZ375397A3 (cs) Fungicidní prostředek, jeho použití a způsob potírání hub
PL153804B1 (en) Fungicide
RO116858B1 (ro) Compozitie fungicida si metoda pentru prevenirea, tratarea si combaterea atacului fungicid asupra plantelor
EP1202627B1 (de) Fungizide wirkstoffkombinationen
NZ205605A (en) Fungicidal agents;mixtures of 1,2,4-triazole derivatives
DD270912A5 (de) Verfahren zur herstellung von fungizide verbindungen

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911206

FC3A Refusal

Effective date: 19980805