PT96264A - Processo para a preparacao de hidroxi - fosfitos de calcio e aluminio basicos - Google Patents

Processo para a preparacao de hidroxi - fosfitos de calcio e aluminio basicos Download PDF

Info

Publication number
PT96264A
PT96264A PT96264A PT9626490A PT96264A PT 96264 A PT96264 A PT 96264A PT 96264 A PT96264 A PT 96264A PT 9626490 A PT9626490 A PT 9626490A PT 96264 A PT96264 A PT 96264A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
calcium
hydroxy
aluminum
preparation
hydroxide
Prior art date
Application number
PT96264A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Rosenthal
Albert W Purzer
Coriolan Racvan
Reinhard Beck
Alfred Kurzinger
Original Assignee
Baerlocher Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baerlocher Gmbh filed Critical Baerlocher Gmbh
Publication of PT96264A publication Critical patent/PT96264A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01BNON-METALLIC ELEMENTS; COMPOUNDS THEREOF; METALLOIDS OR COMPOUNDS THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASS C01C
    • C01B25/00Phosphorus; Compounds thereof
    • C01B25/16Oxyacids of phosphorus; Salts thereof
    • C01B25/163Phosphorous acid; Salts thereof
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K3/00Use of inorganic substances as compounding ingredients
    • C08K3/32Phosphorus-containing compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Compounds Of Alkaline-Earth Elements, Aluminum Or Rare-Earth Metals (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)

Description

Descrição referente à patente de invenção de Barlocher GmbH, alema, industrial e comercial, com sede em Riesstrasse 16, 8000 Munchen 50, República Federal Alema, (inventores: Coriolan Rac-van, Dr. Reinhard BecK, Dr. Alfred Kurzinger, Dr. Michael Rosenthal e Dr. Albert W. Purzer, residentes na República Federal Alemão) para "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE HIDROXI - F0SFIT0S DE CÁLCIO E ALUMÍNIO BÁSICO"
DESCRIÇÃO » A presente invenção refere-se a hidroxi-fosfitos de cálcio e alumínio básicos, um processo para a sua produção e a sua utilização como estabilizadores para polímeros contendo halogeneo, em particular, cloreto de poli-vinilo.
Muitas composiçoes de resina termoplásticas, contendo halogeneo ou produtos moldados feitos com essas resinas decompoem-se ou desintegram-se por acçao do calor ou da luz. Por esta razao, tem que se adicionar estabilizadores a estas resinas. Os compostos inorgânicos e/ou orgânicos de metais pesados tóxicos, tais como, o chumbo, bário ou cádmio sao normalmente utilizados para produtos especialmente exigentes, tais como, perfis, placas ou tubos. 0 fosfito de chumbo 2 básico atingiu importância especial na estabilizaçao de, por exemplo, produtos de PVC rígido onde é necessária uma 7 boa resistência térmica e boa resistência à luz e ao clima. A utilização de fosfito de chumbo básico como estabilizador contra a decomposição do PVC pelo calor, luz do dia e radiaçao U.V está, por exemplo, descrita em DD-PS 61095.ACH-PS 8510622 descreve a estabilizaçao de produtos de PVC rígidos e plastifi-j cados com uma parte elecada de enchimento com uma mistura j ; de sulfato de chumbo e fosfito de chumbo básico. Outra utiliza-jj çao do fosfito de chumbo básico para as misturas de espumas í de PVC de resistência elevada está descrita em EP-N.A. 479/7426
Uma vez que o fosfito de chumbo básico e classificado como tóxico, assim como, outros estabilizadores J contendo metais pesados, têm sido feitas tentativas para se i encontrar alternativas a estes estabilizadores. Ê conhecida h ji uma pluralidade de combinações de compostos inorgânicos e !! orgânicos como estabilizadores para resinas termoplásticos !; contendo halogéneos. Uma hidrotalcite é surgida como estabilizador em JP-PS 1213865 e JP-OS 80455/80. Esta substância é superior às misturas de Ca/Zn metálicas relativamente à resistência ao calor e transparência. Contudo, o problema da descoloração da resina durante o processamento devido á utilização de hidrotalcite nao foi resolvido. Ê surgido de acordo com JP-PS 80444/82 a utilização de compo-jj siçoes de compostos hidrotalcite e 1,3-di-cetona. As hidrotal- |; cites possuem, além disso, a desvantagem de se separarem em í; * + * agua e dioxido de carbono as temperaturas de processamento S; li normais para o PVC. Ê sugerido na JP-OS 80 444/82 eliminar |; esta desvantagem por adiçao de óxido de magnésio muito finamen- |; te dividido. íj j: Esta invenção baseia-se no objectivo de i tornar disponíveis novos compostos e num processo para a sua produção, que sao particularmente adequados como estabilizado-| res para polímeros contendo halogéneos, sem possuírem as des- li vantagens atras referidas dos estabilizadores conhecidos, e que sao, em particular, classificadas como não tóxicos. > { !i l| Este objectivo efectua-se de acordo com ! esta invenção produzindo hidroxi-fosfitos de cálcio e aluminio da fórmula geral,
CaxA12(°H)2(JI+2)HÍ’03-“H20 em que X representa de 2 a 8 e m representa de 0 a 12.
Na fórmula atrás referida X significa, de preferência, 3 a 6 e m significa 2 a 4.
Ensaios por meio de difracçao por raio X mostraram que os compostos de acordo com esta invenção nao pertencem ao tipo hidrotalcite relativamente a sua estrutura de cristais.
Surpreendentemente, tornou'se evidente que os hidroxi-fosfitos de cálcio e alumínio, de acordo com esta invenção, proporcionam resistência ao calor comparada a dos dosfitos de chumbo básico, nas resinas termoplásticas contendo halogéneo e nos produtos moldados produzidos com essas resinas. Os compostos de acordo com esta invenção evitam a descoloraçaona produção de, por exemplo, produtos moldados de PVC rígido, e a retenção da cor e a estabilidade ao clima dos produtos moldados estabilizados com os compostos, de acordo com esta invenção, sao equivalentes à dos produtos estabilizados com compostos de metais pesados toxicos.
Um objectivo desta invenção é também um processo para a produção de hidroxi-fosfitos de cálcio e alumínio, de acordo com esta invenção, que se caracteriza por as ! misturas de hidroxi de cálcio e/ou óxido de cálcio, hidróxido ! de alumínio e hidróxido de sódio ou de hidróxido de cálcio i e/ou oxido de cálcio e alumínio de sódio reagirem com ácido i «*, j fosforoso em quantidades correspondentes a produção do composto i | desejado, num meio aquoso e, se separar e recuperar o produto I· ... I de reacçao por uma forma conhecida per si. 0 produto de reacçao obtido, directamente, |pela reacçao atras descrita, pode separar-se do meio de reacçao !! aquoso, de acordo com processos conhecidos, de preferência, π por intermédio de filtraçao. 0 processo de separaçao do produto i; de reacçao efectua-se também de uma dorma conhecida per si, com ! por exemplo por intermédio da lavagem da massa do filtro a temperatura compreendidas de, preferência, entre 90 água e secagem do resíduo lavado entre, por exemplo, 60 e 130°C, e 120°G.
Para a reacçao podem utilizar-se hidróxido de alumínio activo em combinação com hidróxido de sódio e com aluminato de sódio finamente divididos. 0 cálcio pode utilizar-se na forma de óxido de cálcio ou hidróxido de cálcio finamente dividido ou suas misturas. 0 ácido fosforoso pode utilizar-se em diferentes concentrações. de prefe-e 100°C, e 85°C, remover-interme-com esta
As temperaturas de reacçao estão, rência, compreendidas entre, aproximadamente, 50° e, mais preferivelmente, entre, aproximadamente, 60 Naosao necessários catalisadores ou acelaradores. Pode -se a água de cristalizaçao total ou parcialmente, por dio de tratamento térmico nos compostos de acordo invenção.
Quando se utilizam como estabilizadores, os hidroxi-fosfitos de cálcio e alumínio secos, de acordo com esta invenção, nao libertam água às temperaturas de processamento de 160 a 200°C, sendo, por exemplo, normal para o PVC rígido que nao ocorra qualquer formação de bolhas pertuba-doras nos produtos moldados.
Para aperfeiçoar a sua dispersibilidade nas resinas termoplásticas contendo halogéneo os compostos de acordo com esta invenção podem ser revestidos com agentes tensio-activos, de uma forma conhecida. termopla com os esta inv tos de misturas conhecid estireno
De acordo com esta invenção, as resinas sticas contendo halogeneos podem ser estabilizadas hidroxi-fosfitos de cálcio e alumínio de acordo com ençao. Para tal, sao especialmente adequados os clore-polivinilo, seus homopolímeros e co-polímeros e suas com outros polímeros, que sao produzidos de forma a, tais como, por exemplo ABS (acrilonitrilo/butadieno/ ), CPVC (PVC pos-clorados), acr ilatos e análogos.
Podem xncorporar-se outors aditivos na além dos compostos de acordo com esta invenção. Os exemplos de tais aditivos são compostos de organo-estanho, fosfitos orgânicos, compostos epoxi, compostos amino, álcoois poli--hidricos, misturas métalicas de ácido gordos (^8^22^ com metais, tais como, Ca, Zn, Mg ou AI, anti-oxidantes, absorvedo-res de ultravioletas, compostos carbonilo, agentes anti-estãti-cos, lubrificantes, plastificantes, ceras, pigmentos e agentes de enchimento. çao
Os exemplos seguintes explicam esta enven-A) Produção do hidroxi-fosfitos de cálcio e alumínio básico.
Exemplo 1
Aqueceu-se uma suspensão aquosa (5,2 2) de 222 g de hidróxi de cálcio (3 moles), 80 g de hidróxido de sodio (2 moles) e 156 g de hidroxido de alumínio activo (2 moles) a 60°C. Adicionaram-se, em seguida, 243,3 g de ácido fosforoso (2 moles) na forma de solução aquosa a 70%, a uma velocidade de alimentaçao uniforme, sob agitaçao, durante 30 minutos, mantendo-se a temperatura constante. Aqueceu-se depois a suspensão a 85°C e manteve-se a esta temperatura sob agitaçao, durante 3 horas. Dez minutos depois do fim da reacçao, adicionaram-se 5 g de estearato de sódio para revestimento. Filtrou-se a suspensão obtida desta forma, lavou-se com 1,5 1 de agua e secou-se a massa do filtro numa câmara de secagem a 115°C durante 3 horas.
Os valores da analise do produto produzido desta forma sao indicados adiante.
Valor encontrado
Valor calculado
Razão molar Ca 3.1 AI 1.9 P 1.2 3 2 1
Exemplo 2
Aqueceu-se uma suspensão aquosa (6,4 1) - =1 -
Γ-. de 296 g de hidróxi de cálcio (4 moles e 164 g de aluminato de sódio (2 moles) a 50°C. Adicionaram-se em seguida 234,3 g de ácido fosforoso (2 moles) na forma de uma solução aquosa a 70%, a uma velocidade de alimentaçao uniforme, sob agitaçao, durante 30 minutos, mantendo a temperatura constante. Aqueceu-se depois a suspensão a 85°C e manteve-se a esta temperatura, sob agitaçao, durante 3 horas. Dez minutos depois do fim da reacçao, adicionaram-se 6 g de estearato de sódio para revestimento. Filtrou-se a suspensão obtida desta forma, lavou-se com 1,5 1 de água e secou-se a massa do filtro numa câmara de secagem a 115°G durante 3 horas.
Os valores da análise do produto produzido desta forma sao indicados adiante.
Razao molar Valor encontrado Valor calculado Ca 4,05 4.0 AI 1.85 2.0 P 1.15 1.0
Exemplo 3
Aqueceu-se uma suspensão de (7,2 1) de 444 g de hidróxido de cálcio (6 moles) e 164 g de aluminato de sódio (2 moles) a 50°C. Adicionaram-se, em seguida, 234,3 g de acido fosforoso (2 moles) na forma de uma solução aquosa a 79%, a uma velocidade de alimentaçao uniforme, sob agitaçao, durante 30 minutos, mantendo a temperatura constante. Depois de se aquecer a suspensão a 85°C manteve-se a esta temperatura, sob agitaçao, durante 4 horas. Dez minutos depois do fim da reacçao, adicionaram-se 8 g de estearato de sódio para revesti- mento. Filtrou-se a suspensão obtida desta forma, lavou-se com 1 ,8 1 de agu a e secou-se a massa de filtro numa câmara de secagem a 115°C durante 3 horas. Os valores da anális e do produto produzido desta forma sao in dicados adiante. Razao molar Vai or encontrado Valor calculado Ca 6.1 6 AI 1.8 2 P 1.2 1 - 6 - Β) Ulilizaçao dos compostos, de acordo com a invenção, como estabilizadores. A resistência ao calor, a resistência aos ultravioletas e a cor inicial de artigos moldados de PVC aos quais se tinham adicionado compostos, de acordo com esta invenção, são avaliados nos exemplos seguintes.
Homogeneizou-se a composição resina de PVC e plastificou-se a 180°C durante 5 minutos num moinho de rolo de laboratório. Cortaram-se amostras em folhas quadradas com um comprimento de aresta de 15 mm, a partir de uma fita com apr oximadamente 1 mm de espessura e produzida desta forma. Temperaram-se estas amostras de folha num forno de secagem a 180°C. A intervalos de 10 minutos retirou-se uma folha e aplicou-se num cartao de ensaio. Repetiu-se este processo as vezes necessárias até as folhas de amostra possuírem uma descoloração preta..
Cortaram-se unidades quadradas a um comprimento de aresta para a avaliaçao da resistência aos ultravioletas. Prenderam-se várias destas unidades numa placa de aço polida e folheada a cromo, envolvida por uma estrutura metálica com uma espessura de 2 mm e revestida com uma placa de aço que e também polida e folheada a cromo. produziram-se assim amostras de uma espessura exactamente definida e com uma superfície lisa, numa prensa aquecida. Expusseram-se estas amostras num dispositivo Xenotest, de acordo com DIN 53388.
Determinou-se o tempo que decorreu ate as amostras apresentarem uma mudança nítida da sua cor inicial. Quanto mais longo e este periodo de tempo, maior e a resistência aos ultravioletas. A valiou-se directamente a cor inicial das amostras moldadas comprimidas atrás referidas. 7
Exemplo 4
Partes em peso A B PVC (K 68) Resistência ao 100 100 impacto aditivo 10 10 Greda 5 5 Ti°2 Distearilo 4 4 ftalato 0.5 0.5 Bisfenol A fosfito de fenil 0.2 CN • O didecilo 1 Estearate de 0.3 0.3 chumbo 2PboPbHP03 0.8 0.8 .0.5H20 Estearato de 2.0 3 j zinco - - Laureato de cálcio Ca3Al2(0H10HP03 — — ; .2h2o - - ! Ca4Al2(0H)12HP03 jj . 3H20 CV12(0H)16HP03 .3H20
I | C D E F G H 100 100 100 100 100 100 10 10 10 10 10 10 5 5 5 5 5 5 4 4 4 4 4 4 0.5 0.5 0.5 0.5 0.5 0.5 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 CO O 1 0.3 0.3 0.3 0.3 0.3 0.6 VO • 1 o 0.6 0.6 0.6 0.6 0.8 0.8 00 • o 00 • o 0.8 0.8 2.5 4.0 — — — — — — 2.5 4.0 — 2.5 4.0 | * Barodur EST-3
I
Produziram-se as composiçoes atrás referidas de A a H e ensiaram-se de acordo com os métodos indicados. Os resultados estão resumidos nos quadros I e II.
Quadro Ϊ: Resultados da avaliaçao da estabilidade térmica.
Tempo (mim.)
Composição 0 10 20 30 40 60 80 100 120 150 200 A 1 1 1 1 4 6 7 7 8 - - B 1 1 1 1 1 1 4 4 7 7 8 C 1 1 1 1 2 3 5 7 8 - - D 1 1 1 1 1 2 3 3 7 7 8 E 1 1 1 2 3 3 7 7 8 - - F 1 1 1 2 2 3 3 3 7 7 8 G 1 1 1 2 3 3 3 3 8 - - H 1 1 2 3 3 3 3 3 3 7 8 1 = branca; 2 = ligeiramente amarela; 3 = amarelo ; 4 = ligeira mente cizenta; 8 = preta 5 = cor de laranja; 6 = cizenta; 7 = castanha; resistência a luz Quadro II. Resultados da Tempo (horas) avaliaçao de Composição 0 500 1000 1500 2000 4000 A 1 1 1 1 3 5 B 1 1 1 1 1 4 C 1 1 1 1 2 4 D 1 1 1 1 1 4 E 1 1 1 I 2 3 F 1 1 1 1 1 3 G 1 1 1 2 3 6 H 1 1 1 1 1 6 1=branca; 2 = ligeiramente amarela; 3 = ligeiramente cizenta; | 4 = amarela; 5 = cizenta; 6 = castanha 9
J
Exemlpo 5 j Partes em peso I J K L M PVC (K 68) 100 100 100 100 100 i Resistência ao Impacto 1 aditivo 10 10 10 10 10 Greda 5 5 5 5 5 ! Ti02 4 4 4 4 4 : Distearilo ; ftalato 0.5 0.5 0.5 0.5 0.5 li ! Bisfenol 1 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 Fosfito de fenil didecilo 0.3 0.3 0.3 0.3 0.3 ", Este ar ato de zinco i 0.6 0.6 0.6 0.6 0.6 ! i jj Laureato de Cálcio 00 • o 0.8 0.8 o » 00 0.8 : .3H20 2.5 2.5 2.5 2.5 2.5 | Pentaeritritol - 0.5 - - - | ôleo de soja expoxidiza- j' do - - 2.0 - - j| Crototonato de etil- 1 -amino - - - 0.3 - Dibenzoil-metano - - - - 0.1 » ι : * Barodur EST-3 j
Produziram-se as composiçoes atrás referidas de I a M e ensaiaram-se de acordo com os métodos indicados, íOs resultados estão resumidos nos quadros III e IV. | li 10
Quadro III: Resultados da avaliaçao da 1 estabilidade térmica
Tempo (min.)
J
Composição 0 10 20 30 40 60 80 100 120 150 20< I 1 1 1 2 3 3 5 5 6 - - J 1 1 2 3 3 3 4 4 5 6 - K 1 1 1 1 2 3 3 3 3 3 5 I 1 1 1 1 1 6 - - - - - M 1 1 1 1 1 1 3 4 5 5 6 1 = branca; 2 laranja; 5 = = ligeiramente amarela castanha; 6 = preto ; 3 = amarela; 4 = cor de
Quadro IV. Resultados da avaliaçao da cor inicial
Composição Avaliaçao visual estimada I boa J suficiente K boa L muito boa M muito boa 11
Exemplo 6 N 0 P R PVC K 70 100 100 100 100 ' Ftalato de dioctilo AO 40 40 40 Greda 30 30 30 30 | Estearato de chumbo 0.6 - - - i Fosfito de chumbo 2-básico 2.0 - - - : Estearato de zinco - 0.3 0.3 0.3 Estearato de cálcio - 0.6 0.6 0.6 : Ca3Al2(0H10HP03 : -2H2° 2.5 : Ca4Al2(0H)12HP03 - - 2.5 - . 3H20 ! Ca6Al2(0H)16HP03 1 -3H2° 2.5 . Produziram-se as composiçoes atrás referi das de N a R e ensaiaram-se de acordo com os métodos indicados e avaliou-se a estabilidade térmica. Os resultados estão resumidos no quadro V.
I j
; Quadro V
Tempo (min.) i.
Composição 0 10 20 40 60 80 120 160 180 200 220 '] N 1 1 1 2 2 2 2 3 3 4 - i0 1 1 1 1 1 2 3 3 4 - - íp 1 1 1 1 2 2 2 3 3 4 - ! R Ϊ 1 1 1 2 2 2 3 3 3 3 4 1 = branca i 2 = amarela; 3 = castanha; 4 = preta 12

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES l! ϋ ! ! - Ia - ! Processo para a preparaçao de hidroxi |; fosfitos de cálcio e alumínio básicos com a fórmula geral !' CaxAl2(0H)2(x+2)HP03.mH20 '! em que X = 2-8 e m = o-12 ' caracterizado por se fazerem reagir misturas de hidroxi de ;; cálcio e/ou óxido de cálcio, hidróxido de alumínio e hidróxido ij de sodio ou hidróxido de cálcio e/ou óxido de cálcio e alumina-to de sodio com acido fosforoso em quantidades correspondentes à produção dos compostos desejados num meio aquoso e por se separar e recuperar o produto da reacçao por procedimento ;'j conhecidos per se. - 2ã - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por se efectuar a reacçao a uma temperatura :: compreendida entre 50 a 100°C. j - 3a - jí ji Processo de acordo com as reivindicações ! anteriores, caracterizado por x ser 3 a 6. !; - 4a - i !j ^ '! Processo de acordo com as reivindicações |j anteriores, caracterizado por m ser 2 a 4. Processo para a preparaçao de estabiliza-il dores de polímeros contendo halogéneo, particularmente cloreto I de polivinilo caracterizado por se utilizarem hidroxi fosfi- j j tos de cálcio e aluminio básicos preparados de acordo com a reivindicação 1. 13 A requerente reivindica a prioridade do pedido de patente alemao apresentado em 19 de Dezembro de 1989, sob o Ne. P 39 41 902.9. Lisboa, 19 de Dezembro de 1990 j '1 il I
    14 I
PT96264A 1989-12-19 1990-12-19 Processo para a preparacao de hidroxi - fosfitos de calcio e aluminio basicos PT96264A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3941902A DE3941902C1 (pt) 1989-12-19 1989-12-19

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT96264A true PT96264A (pt) 1991-09-30

Family

ID=6395798

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96264A PT96264A (pt) 1989-12-19 1990-12-19 Processo para a preparacao de hidroxi - fosfitos de calcio e aluminio basicos

Country Status (18)

Country Link
US (1) US5298545A (pt)
EP (1) EP0506831B1 (pt)
JP (1) JP2572326B2 (pt)
KR (1) KR0156583B1 (pt)
CN (1) CN1058001A (pt)
AT (1) ATE109753T1 (pt)
AU (1) AU7071091A (pt)
BR (1) BR9007925A (pt)
DE (2) DE3941902C1 (pt)
ES (1) ES2064081T3 (pt)
FI (1) FI922797A0 (pt)
HU (2) HUT61708A (pt)
IE (1) IE904572A1 (pt)
NO (1) NO922402L (pt)
PT (1) PT96264A (pt)
TR (1) TR26918A (pt)
WO (1) WO1991008984A1 (pt)
ZA (1) ZA9010149B (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4106411C2 (de) * 1991-02-28 1994-09-01 Baerlocher Gmbh Basische Calcium-Aluminium-Hydroxy-Phosphite, Verfahren zu deren Herstellung und deren Verwendung
FR2722792B1 (fr) * 1994-07-21 1996-09-06 Ceca Sa Compositions de type hydroxyde mixte d'aluminium et d'alcalino-terreux comme agents antichlore et anti-acides pour la stabilisation des resines thermoplastiques
DE4426571A1 (de) * 1994-07-27 1996-02-01 Henkel Kgaa Verwendung einer Stabilisatorkombination bei der Herstellung von Folien aus Polyvinylchlorid nach dem Kalandrierverfahren
JPH09313928A (ja) * 1996-05-31 1997-12-09 Kaisui Kagaku Kenkyusho:Kk 酸化防止剤
DE19644128C2 (de) * 1996-10-23 1999-07-22 Baerlocher Gmbh Stabilisatorkombination für Kabelummantelungen
DE19644129C2 (de) * 1996-10-23 1999-08-05 Baerlocher Gmbh Stabilisatorkombination für thermoplastische Harzzusammensetzungen
DE19646077C2 (de) * 1996-11-08 1998-10-15 Bakelite Ag Verfahren zur Wärmestabilisierung thermoplastischer Massen und Mittel hierzu
CN1055900C (zh) * 1997-12-17 2000-08-30 罗刚 用亚磷酸二甲酯废水生产工业亚磷酸的方法
DK0930332T3 (da) * 1998-01-16 2003-07-21 Crompton Vinyl Additives Gmbh Stabilisatorsystem til chlorholdige polymerer
US6887926B1 (en) 2001-11-16 2005-05-03 Oatey Co. Bonding compositions for chlorinated polymers and methods of using the same
DE10255155B4 (de) * 2002-11-26 2006-02-23 Baerlocher Gmbh Stabilisierungszusammensetzung für halogenhaltige Polymere, Verfahren zu deren Herstellung und deren Verwendung
DE10352762A1 (de) * 2003-11-12 2005-06-16 Baerlocher Gmbh Stabilisatorzusammensetzung für halogenhaltige thermoplastische Harzzusammensetzungen
DE10359318A1 (de) 2003-12-17 2005-07-14 Baerlocher Gmbh Stabilisatorzusammensetzung für halogenierte Polymere
DE102004019947A1 (de) * 2004-04-23 2005-11-17 Baerlocher Gmbh Stabilisatorzusammensetzung für halogenhaltige thermoplastische Harzzusammensetzungen mit verbesserter Lagerfähigkeit
DE102004028821A1 (de) * 2004-06-15 2006-01-12 Baerlocher Gmbh Stabilisatorzusammensetzung für gefärbte halogenhaltige thermoplastische Harzzusammensetzungen
DE102008018872A1 (de) 2008-04-14 2009-10-15 Ika Innovative Kunststoffaufbereitung Gmbh & Co. Kg Stabilisatorsystem für halogenhaltige Polymere
BRPI0921448A2 (pt) * 2008-11-23 2018-05-29 Albemarle Corp retardantes de chama, métodos para seu preparo e seu uso como retardantes de chama
JP5906090B2 (ja) * 2009-02-17 2016-04-20 コーネル・リサーチ・ファンデーション・インコーポレイテッドCornell Research Foundation, Incorporated 癌の診断のための方法およびキットならびに治療価の推定
DE102009045701A1 (de) 2009-10-14 2011-04-21 Ika Innovative Kunststoffaufbereitung Gmbh & Co. Kg Stabilisator-Kombinationen für halogenhaltige Polymere
WO2013019860A2 (en) 2011-08-01 2013-02-07 Ingersoll-Rand Company Devices including power tools with non-binding linear slides and associated methods
US9660229B2 (en) 2011-08-01 2017-05-23 Ingersoll-Rand Company Battery pack release with tactile feedback for cordless power tools
DE102011120190A1 (de) * 2011-12-05 2013-06-06 Clariant International Limited Mischungen von Aluminium-Hydrogenphosphiten mit Aluminiumsalzen, Verfahren zu ihrer Herstellung sowie ihre Verwendung
EP2840112B1 (en) 2013-08-21 2019-04-10 Baerlocher GmbH Stabilized polymer compositions and methods of making same
WO2019073683A1 (ja) * 2017-10-11 2019-04-18 太平化学産業株式会社 亜リン酸アルミニウム、および亜リン酸アルミニウムを含む組成物
CN113943013A (zh) * 2020-07-15 2022-01-18 太原市小店区巨龙福利加工厂 一种制备耐候性钙铝碳酸盐复合物的方法
WO2023141073A1 (en) 2022-01-19 2023-07-27 Galata Chemicals Gmbh Heat stabilizer for chlorine-containing polymers
CN117848607B (zh) * 2024-03-05 2024-05-17 平遥县消防救援大队 一种消防面罩防漏气检测装置

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE61095C (de) * F. VON KUCZKOWSKI in Witten a.d. Ruhr Federnde Schienenstofs - Verbindung
AT274384B (de) * 1965-03-31 1969-09-10 Elektrochem Werke Muenchen Ag Verfahren zur Herstellung eines aus basischem Bleiphosphit bestehenden Stabilisators für Polyvinylchlorid
US3969293A (en) * 1973-08-06 1976-07-13 Nl Industries, Inc. Basic zinc phosphites
JPS5147035A (ja) * 1974-10-22 1976-04-22 Teijin Ltd Nannenseinetsukasoseijushisoseibutsu
GB1523531A (en) * 1976-05-05 1978-09-06 Nl Industries Inc Fire retardant compositions
JPS5580444A (en) * 1978-12-14 1980-06-17 Mitsui Toatsu Chem Inc Production of urea resin foam
JPS6060161A (ja) * 1983-08-08 1985-04-06 ザ ダウ ケミカル カンパニ− 重合体の処理中に放出されたハロゲンおよび酸の中和方法
CN1008371B (zh) * 1985-08-17 1990-06-13 成都科技大学 高填充硬质和软质聚氯乙烯产品
FR2592386B1 (fr) * 1985-12-30 1988-05-27 Elf Aquitaine Procede et produit pour la stabilisation a la chaleur des resines halogeno vinyliques
JPH0639560B2 (ja) * 1986-08-14 1994-05-25 協和化学工業株式会社 ポリ塩化ビニル系樹脂の安定化組成物
IT1201806B (it) * 1986-09-02 1989-02-02 Danieli Off Mecc Perfezionamenti alle presse per pressare rottami nelle ceste, presse cosi' perfezionate e procedimento di movimentazione ceste sotto pressa
US4797426A (en) * 1987-02-21 1989-01-10 Lonseal Corporation Hard polyvinyl chloride resin composition and open-cell foam made of said composition
JP2551802B2 (ja) * 1987-12-29 1996-11-06 日本合成化学工業株式会社 含ハロゲン熱可塑性樹脂組成物
JPH01213865A (ja) * 1988-02-23 1989-08-28 Toshiba Corp フロッピーディスク装置のスピンドルモータ制御装置
JP2705713B2 (ja) * 1994-08-02 1998-01-28 日本電気株式会社 論理システム切り替え方式

Also Published As

Publication number Publication date
JPH05504540A (ja) 1993-07-15
DE3941902C1 (pt) 1991-02-28
US5298545A (en) 1994-03-29
WO1991008984A1 (de) 1991-06-27
ES2064081T3 (es) 1995-01-16
EP0506831B1 (de) 1994-08-10
NO922402D0 (no) 1992-06-18
HUT61708A (en) 1993-03-01
FI922797A (fi) 1992-06-17
ZA9010149B (en) 1991-10-30
FI922797A0 (fi) 1992-06-17
KR0156583B1 (ko) 1998-12-15
KR927003441A (ko) 1992-12-17
JP2572326B2 (ja) 1997-01-16
BR9007925A (pt) 1992-10-06
EP0506831A1 (de) 1992-10-07
IE904572A1 (en) 1991-06-19
NO922402L (no) 1992-08-18
TR26918A (tr) 1994-08-22
ATE109753T1 (de) 1994-08-15
DE59006796D1 (de) 1994-09-15
AU7071091A (en) 1991-07-18
HU9202038D0 (en) 1992-10-28
CN1058001A (zh) 1992-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96264A (pt) Processo para a preparacao de hidroxi - fosfitos de calcio e aluminio basicos
CA2104778C (en) Basic calcium aluminum hydroxy phosphites, a process for their production and their use
US5312941A (en) Basic calcium aluminum hydroxide dicarboxylates, a process for their production and their use
PT96618A (pt) Processo para a preparacao de dicarboxilatos basicos de hidroxido de aluminio e calcio
US5356567A (en) Lithium aluminum complex hydroxide salt stabilizer for resins
DE4106403C2 (pt)
EP1311605A1 (de) Verwendung von amphiphilen polymeren oder copolymeren zur oberflächenmodifikation von reaktiven anorganischen füllstoffen
DE4103916C2 (pt)
DE3213687C2 (pt)
JP2001011268A (ja) 塩素含有樹脂組成物
DE10254863A1 (de) Verwendung von Zusammensetzungen bei der Herstellung von Formteilen auf Basis von Polyvinylchlorid zur Verbesserung der Benetzbarkeit der Formteile

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910506