PT93191B - Sistema terapeutico para a administracao retardada e controlada transdermica ou transmucosica de substancias activas - Google Patents

Sistema terapeutico para a administracao retardada e controlada transdermica ou transmucosica de substancias activas Download PDF

Info

Publication number
PT93191B
PT93191B PT93191A PT9319190A PT93191B PT 93191 B PT93191 B PT 93191B PT 93191 A PT93191 A PT 93191A PT 9319190 A PT9319190 A PT 9319190A PT 93191 B PT93191 B PT 93191B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
active substance
therapeutic system
substance
auxiliary
reserve
Prior art date
Application number
PT93191A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93191A (pt
Inventor
Walter Muller
Original Assignee
Lohmann Therapie Syst Lts
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lohmann Therapie Syst Lts filed Critical Lohmann Therapie Syst Lts
Publication of PT93191A publication Critical patent/PT93191A/pt
Publication of PT93191B publication Critical patent/PT93191B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/70Web, sheet or filament bases ; Films; Fibres of the matrix type containing drug
    • A61K9/7023Transdermal patches and similar drug-containing composite devices, e.g. cataplasms
    • A61K9/703Transdermal patches and similar drug-containing composite devices, e.g. cataplasms characterised by shape or structure; Details concerning release liner or backing; Refillable patches; User-activated patches
    • A61K9/7092Transdermal patches having multiple drug layers or reservoirs, e.g. for obtaining a specific release pattern, or for combining different drugs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/70Web, sheet or filament bases ; Films; Fibres of the matrix type containing drug
    • A61K9/7023Transdermal patches and similar drug-containing composite devices, e.g. cataplasms
    • A61K9/703Transdermal patches and similar drug-containing composite devices, e.g. cataplasms characterised by shape or structure; Details concerning release liner or backing; Refillable patches; User-activated patches
    • A61K9/7038Transdermal patches of the drug-in-adhesive type, i.e. comprising drug in the skin-adhesive layer

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)
  • Furan Compounds (AREA)
  • Polyesters Or Polycarbonates (AREA)
  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)

Description

LTS LOHMANN THERAPIE-SYSTEME GmbH & Co. KG.
SISTEMA TERAPÊUTICO PARA A ADMINISTRAÇÃO RETARDADA E CONTROLADA TRANSDÉRMICA OU TRANSMUCÕSICA DE
SUBSTÂNCIAS ACTIVAS
A invenção diz respeito a um sistema terapêutico para a administração retardada e controlada, transdérmica ou transmucésica, de substâncias activas.
Por sistemas terapêuticos entendem-se dispositivos ou formas de administração contendo fármacos que libertam uma ou mais substâncias activas com uma velocidade pré-determinada, continuamente, durante um intervalo de tempo previamente fixado, num local de aplicação fixado (veja-se Heilmann, Therapeutische Systeme, Enke Verlag, Stuttgart, 1984, página 24). Um sistema terapêutico transdérmico liberta a substância activa através da pele e é, portanto, utilizado topicamente sobre a pele.
objectivo, quando se utilizam substâncias activas, deve ser sempre administrar a substância activa em uma quantidade tal que, por um lado, seja tao pequena quanto possível e, por outro lado, permita esperar segurança do efeito terapêutico pretendido. Para esta finalidade, desenvolveu-se um conjunto completo dos denominados sistemas terapêuticos que libertam a substância
activa de uma maneira controlada, previamente determinada pelos parâmetros do sistema. Para um conjunto completo de substâncias que actuam sistemicamente, há nao só a necessidade mas também o desejo de conseguir elevados níveis no plasma sanguíneo de maneira uniforme durante todo o intervalo de tempo de um dia.
Assim, por exemplo, para algumas substâncias activas, é vantajoso que os níveis de substância activa durante o período de descanso nocturno sejam o mais baixos possível e apenas perto do fim do período do sono se elevam para os níveis terapeuticamente necessários.
Isto aplica-se, especialmente, aos compostos nitrados para a profilaxia da Angina pectoris, porque, em primeiro lugar, os ataques de Angina pectoris raramente ocorrem durante a noite e verificam-se comparativamente com maior frequência durante as primeiras horas da manhã, e, em segundo lugar, se pode evitar o desenvolvimento de tolerância possível comestes compostos nitrados já por uma interrupção da medicação durante algumas horas. No entanto, também, no caso da nicotina, nos agentes que suprimem o apetite, nos agentes que influência a pressão do sangue ( -bloqueadores, -simpatomiméticos) ou nos fármacos anti-asmáticos ( -simpatomiméticos) seria desejável uma dosagem através da pele de acordo com as necessidades.
A forma de dosagem apropriada para se obter um tal efeito deve retardar a administração da substância activa ao organismo depois da administração ter terminado de um intervalo
de tempo, de cerca de quatro a dez horas, de modo que se atinjam os níveis terapeuticamente necessários no plasma independeutemen te da actividade do paciente no fim do período de sono.
A administração transdérmica ou transmocósica das substâncias activas é especialmente apropriada para se conseguir este tempo de atraso relativamente longo.
Na patente de invenção norte-americana US-PS-4 655 766 descreveu-se um sistema transdérmico que se baseia em princípios osmóticos; na patente de invenção europeia EP-A 0249475 descreveu-se um sistema que se baseia em processos de difusão; e na patente de invenção europeia EP-A 0249343 descreveu-se um sistema que é activado apenas por acção de líquidos, como, por exemplo, a humidade cutânea.
Os sistemas de acordo com a patente de invenção europeia EP-A 0249475 consistem, em princípio, em duas partes separadas, a reserva de substância activa propriamente dita e uma parte plana isenta de substancia activa. Antes da aplicação, a camada isenta de substância activa ê aplicada sobre o lado de libertação da reserva de maneira a recobri-la superficialmente e, em seguida, o sistema é aplicado com o outro lado desta camada que liberta a substância activa sobre a pele por meio de adesivo. Entre as duas partes do sistema existe assim um gradiente de concentração relativamente à substância activa.
De acordo com a lei de difusão de Fick, isto tem como consequência o facto de a substância activa se difundir através desta camada e, depois de um determinado intervalo de tempo de acordo com os parâmetros do sistema, atinge também a pele. Assim, o período de atraso corresponde ao intervalo de tempo que decorre desde o momento da combinação dos dois membros do sistema, que são separados antes da aplicação, atê ao momento em que a substância activa é libertada para a pele numa quantidade suficiente para a finalidade terapêutica.
Um inconveniente deste sistema reside no facto de a camada de atraso isenta de substância activa constituir uma resistência adicional à difusão que limita o fluxo máximo da substância activa.
Este inconveniente pode evitar-se de maneira completamente teórica por uma construção do sistema como se descreve na patente de invenção europeia EP-A 0249343. Neste caso, a camada de atraso é substituída por uma membrana que, após um determinado intervalo de tempo depois da activação do sistema, passa de impermeável a permeável. A activação pode efectuar-se por alimentação externa ou interna de um líquido apropriado. Este líquido de activação pode ser, por exemplo, a humidade libertada pela pele.
Um inconveniente deste sistema reside no facto de ser difícil controlar a permeabilidade de uma membrana de uma maneira previamente programada em relação ao tempo, de modo a obter-se .
-5a ordem de grandeza necessária. Isto aplica-se de maneira especial ao caso em que, como líquido activador, se utiliza a humidade cutanea, visto que as diferenças individuais e também outros parâmetros difíceis de controlar, por exemplo, a temperatura ambiente ou o vestuário, desempenham um papel importante.
Um objectivo da presente invenção é assim combinar a segurança de funcionamento do conjunto do sistema descrito na patente de invenção europeia EP-A-0249475 com o elevado fluxo de substância activa pelo menos teoricamente possível do sistema constituído de acordo com a patente de invenção europeia EP-A 0249343.
Surpreendentemente, este objectivo foi atingido fornecendo a substância activa com uma camada de atraso ou uma membra na controlável que influencie o fluxo de substância activa entre a reserva de substância e a pele. No entanto, a substância activa, no momento da aplicação, não deve estar presente sob uma forma biodisponível. No caso de aplicação transdérmica ou transmucósica, isto significa que a substância activa não pode deixar o sistema e não pode penetrar na pele.
A Figura 1 representa uma forma de realização do sistema de acordo com a presente invenção como se encontra depois da aplicação e da activação.
A substância activa que se encontra na reserva da substância activa é transformada na sua forma biodisponível por intermédio de uma substância auxiliar que se difunde a partir da reserva de substância activa auxiliar.
Para evitar que isso se realize já durante o tempo de armazenagem do sistema, a difusão da substância auxiliar deve ser excluída até pelo menos o momento da aplicação. Isso pode conseguir-se o mais convenientemente possível se os dois sistemas forem fornecidos separadamente e sé forem reunidos de maneira a formar o sistema global ao fazer-se a sua aplicação, por exemplo, aplicando em primeiro lugar a reserva de substância activa e, em seguida, aplicando a reserva que contêm os agentes auxiliares com a sua camada posterior no mesmo sítio. No entanto, é também possível usar um dispositivo como se descreve na patente de invenção europeia EP-A 0249475.
processo de transformação da substância activa começa naturalmente junto da superfície do rebordo das duas bandas e continua na direcção da superfície de libertação. A parte da substância activa que agora se encontra na sua forma biodisponível migra, de acordo com as leis da difusão, na direcção da superfície de libertação; mas, também, numa dada proporção, em direcção ã reserva da substancia auxiliar.
A velocidade de libertação da substância activa biodisponível a partir do sistema em função do tempo depende, de acordo com uma maneira complicada, do coeficiente de difusão da subs. tância auxiliar para a reserva de substância activa, da velocida. de de libertação da substância auxiliar a partir da reserva de
substância auxiliar, do coeficiente de difusão da substância activa na sua forma biodisponível na reserva de substância activa, da concentração de substância activa, da espessura da reserva de substância activa e da posição do equilíbrio químico para a transformaçao da substância activa de uma forma nao biodisponq vel para a sua forma biodisponível.
Não obstante estas dependências complicadas, um tal sitema, se tiver sido optimizado, pode ser fabricado de maneira simples e reprodutível, visto o seu princípio de funcionamento se basear em processos de difusão simples.
Em qualquer caso, a substância activa atinge o sítio pretendido, isto é, a pele ou a mucosa, só ao fim de certo inter valo de tempo, precisamente o tempo de atraso pretendido.
Para se atingir este tempo de atraso, não é necessário nenhuma camada isenta de substância activa que limite o fluxo da substância activa entre a reserva de substância activa e a super fície de libertação do sistema.
Os sistemas de acordo com a presente invenção oferecem, em princípio, duas possibilidades de conter a substância activa sob a forma não biodisponível :
a) a substância activa encontra-se imobilizada;
b) a substância activa encontra-se sob a forma de sal.
A substância activa é imobilizada sempre que esteja ligada a um polímero que por si próprio não seja susceptível de difusão. Isto é o caso em que a substância ê um ácido ou uma base e se encontra presente sob a forma de sal de uma polibase polimêrica ou de um poli-ácido, respectivamente.
A preparação destes sais é uma simples reacção ãcido-base e, necessariamente, tem lugar quando se misturam os dois componentes num dissolvente apropriado, de acordo com as seguintes equações químicas :
+r
B( W) + poliacido polimêrico-----B( W)H C^C-\ polímero, na qual os símbolos B( W) representam a substância activa básica;
HS(W) + polibase polimêrica---->_S(W) +HB — polímero, na qual os símbolos HS( W) representam a substância activa ácida.
No caso de esta reacção se inverter, a substância auxiliar que, dependendo do caso individual, é de carácter acídico ou carácter básico, liberta a substância activa básica ou a sub_s tância activa ácida que a rodeia :
+B(W)H “02Cmero + B( W), s polímero + B(H)---} +B(H)H o2c— \ polína qual os símbolos B(H) representam a substância auxiliar básica;
polímero + “S(W) +HB-\ polímero + HS(H)--->
+ HS(W), na qual os símbolos HS(H) representam a substância auxiliar ácida.
Os poliácidos ou polibases poliméricos apropriados, respectivamente, são permutadores de iões à base de resinas sintéticas nas suas formas ácida ou básica, mas também resinas acrílicas comportando grupos funcionais ãcidos ou básicos. De entre as resinas acrílicas, são espeeialmente apropriadas a resi na básica Eudragit E 100 e a resina ácida Eudragit L 100 ou S 100 da firma Rohm-Pharma.
No entanto, também, se a substância activa se encontrar presente sob uma forma susceptível de se difundir, ela pode transformar-se sob uma forma não biodisponível por meio de medidas apropriadas.
Particularmente no caso da aplicação transdérmica das substâncias activas, tem de se ultrapassar a barreira lipofílica da camada córnea. Isto é naturalmente difícil, particularmente para substâncias de natureza polar ou ionica. Como a maior parte das substâncias activas são em si próprias ou bases ou ãcidos, é facilmente possível torná-las de tal forma hidrofilícas por formação de sais que elas sejam, na verdade, compostos iónicos capazes de difusão no sistema, mas que não possam passar através da camada córnea e, portanto, deixem de ser biodisponíveis.
Nesse caso, também, a substância auxiliar liberta a substância activa ácida ou a substância activa básica, respectivamente, de acordo com as equações acima mencionadas, as quais como são moléculas não carregadas nitidamente menos hidrofílicas podem, portanto, passar mais facilmente através da camada córnea.
Em princípio, como substâncias auxiliares ácidas, são apropriados todos os ácidos fisiológicamente aceitáveis, mas, especialmente, os ãcidos carboxílicos alif áticos inferiores monovalentes e os seus derivados.
São exemplos de ácidos apropriados o ácido acético, o ácido propiónico, o ãcido succínico, o ácido benzóico.
Gomo substâncias auxiliares básicas, interessam todas as bases fisiologicamente aceitáveis, mas, em especial, os compostos básicos de azoto, tais como, por exemplo, aminas, etano1aminas, derivados de glicerina ou outros derivados de aminoãcidos básicos.
Uma outra possibilidade para conseguir uma absorção retardada da substância activa consiste em fazer a utilização da pior acessibilidade à pele de muitas substâncias activas ou de derivados de substâncias activas e à sua possibilidade de influenciá-las pelos denominados agentes aceleradores da penetração. Neste caso, a substância activa é tomada sem agente acelerador da penetração, que agora estã presente como substância auxiliar na reserva da substância auxiliar, numa dosagem que é bastante
inferior à quantidade necessária ou a uma quantidade que é inferior à quantidade efectiva.
Apenas quando o agente acelerador da penetração tiver passado através da reserva da substância activa e penetrado na pele ele aumenta a absorção de substância activa até ao nível terapêutico necessário. Assim, neste caso, a reserva de substância activa funciona também, de determinada maneira, como camada de retardamento para o agente acelerador da penetração.
Na literatura, descreveu-se um grande número de substân cias ou de grupos de substâncias que aumentam a absorção das subs: tâncias activas de maneira drástica - em muitos casos, até uma ordem de grandeza dupla. Por exemplo, menciona-se a substância Azone da firma Nelson Research & Development Company, que é refe rida na patente de invenção europeia EP-A 0095169.
Como materiais apropriados para a reserva ou camada posterior, respectivamente, e para a camada de protecção removível, podem usar-se todos os materiais que são suficientemente conhecidos dos entendidos na matéria para a preparação de sistemas transdérmicos e transmucósicos usuais.
Como materiais apropriados para a camada posterior, podem mencionar-se, por exemplo, folhas de poliéster, PVC, polia mida, polietileno ou polipropileno. São utilizadas vulgarmente também folhas compósitas destes materiais, em que uma camada adicional de alumínio proporciona muitas vezes a impermeabilidade âs substâncias activas.
Como materiais para a camada de protecção removível, são utilizáveis, em princípio, os mesmos materiais que para a camada posterior que, no entanto, devem ser tornados, adicional, mente, não adesivos.
Como materiais de base para as reservas, podem mencionar-se, por exemplo, poli-isobutilenos, copolímeros em blocos de estireno/isopreno/estireno, poli-siloxanos, polimetracrilatos, poliuretanas, poliésteres, poliamidas e copolímeros de etileno com, por exemplo, acetato de vinilo ou derivados de ãcido acrílico .
As reservas em si próprias podem ser feitas tão complicadas como se queira. De maneira particular, podem ser apropriadas membranas adicionais que controlem a libertação do agente auxiliar para a reserva de substância activa e/ou a libertação de substância activa na sua forma biodisponível a partir do sistema, a fim de se conseguir o perfil de libertação pretendido.
Na Figura 1 que ilustra a presente invenção os números significam o seguinte :
1. a camada posterior;
2. a reserva de substância auxiliar; e
3. a reserva de substância activa.
As substâncias activas apropriadas são, por exemplo, nicotina, agentes supressores do apetite, tais como norpseudoefedrina, amfepramone, mefenorex, propil-hexedrina, fenfluramina ou mazindol, bloqueadores beta, como alprenolol, oxprenolol, penbutolol, bupranolol, metoprolol, betaxolol, atenolol, acebutolol, metipranolol, propranolol, nadolol, pindolol, mepindolol, carteolol, carazolol, timolol ou sotalol, substâncias activas do grupo dos alfa-simpatomiméticos, tais como norfenetrina, octapamina, oxedrina, mataraminol, midodrina ou oxilifrina, assim como substâncias activas do grupo dos beta-simpatomimêticos, tais como salbutamol, terbutalina, fenoterol, clenbuterol, reproterol, hexoprenalina, bamethan ou isoxsuprina.

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Sistema terapêutico para a administração retardada e controlada transdérmica ou transmucósica de substâncias activas a partir de uma camada impermeável, com uma reserva de substâncias auxiliares, uma reserva de substância activa e uma película de protecção separável, caracterizado pelo facto:
    a) de a reserva de substância activa conter a substância activa sob uma forma não biodisponível.
    b) de a susbstância auxiliar da reserva de substâncias auxiliares tornarem a substância activa biodisponível, e
    c) de a reserva de substâncias auxiliares e a reserva de substância activa sõ serem feitas contactar imediatemente antes ou num instante de tempo qualquer depois da administração uma com a outra de modo que a substância auxiliar chega â reserva de substância activa.
  2. 2. - Sistema terapêutico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a reserva de substância activa ter contacto com o local de aplicação ou directamente por intermédio de uma superfície de libertação ou por intermédio de uma massa autocolante.
  3. 3. - Sistema terapêutico de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a reserva de substância auxiliar e a reserva de substância activa serem laminadas uma sobre a outra para a obtenção do contacto que possibilita a difusão da substância auxiliar para a reserva de substância activa.
  4. 4. - Sistema terapêutico de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a camada isenta de substância activa conter um tampão que origina meio ãcido.
  5. 5. - Sistema terapêutico de acorde com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a substância auxiliar e a substância activa serem bases e a substância activa estar ligada a um poliãeido polimêrico.
    S.- Sistema terapêutico de acorde com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a substância activa e a substância auxiliar serem ácidos e a substância aeziva ser ligada a uma polibase cclimérica.
    s~»
  6. 7.- Sistema terapêutico, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a substância activa ser um sai não polimérico e a substância auxiliar transformar a substância activa na base ou no ácido livres.
  7. 8.- Sistema terapêutico, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de a substância activa básica ter a forma de sal de amónio e a substância auxiliar ser uma base.
  8. 9,- Sistema terapêutico de acordo com as reivindicações 1 e 2 , caracterizado pelo facto de a substância auxiliar ser um agente acelerador da penetração.
  9. 10.- Sistema teparêutico e 2, caracterizado pelo facto de acordo com as reivindicações 1 de a substância activa ser nicotina.
  10. 11. - Sistema terapêutico de acordo com as reivindicações 1 e
    2, caracterizado pelo facto de a substância activa ser um agente para reprimir o apetite.
  11. 12. - Sistema terapêutico de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de o agente de repressão do apetite ser Norpseudoefedrina, Amfepramon, Meferonex, Propil-hexedrina, Fenfluramin ou Mazindol.
  12. 13.- Sistena terapêutico de acordo con as reiv e 2, caracterizado pelo facto de a substância activa cueador beta.
    .ndicações 1 ser un blo
  13. 14.- Sistena terapêutico de acordo con a reivindicação 13, caracterizado peio facto de o bloqueador beta ser Alprenolol, Oxprenolol, Penbutolol, 3upranolol, Metoprolol, 3etaxolol, Atenolol, Acebutolol, Metipranolol, Propanolol, Nadolol, Pindolol,
    Mepindolol, Carteolol, Carazolol, Timolol ou Sotalol.
  14. 15.- Sistena terapêutico de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a substância activa pertencer ao grupo dos agentes -simpatominéticos.
  15. 16.- Sistema terapêutico de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de a substância activa ser Norfenetrina, Octopamina, Oxedrina, Metaraminol, Midrodina e Oxilcfrin.
  16. 17.- Sistema terapêutico de acordo com as reivindicações. 1 e 2 , caracterizado pelo facto de a substância activa oertencer ao çruoo dos simoatomimeticos.
  17. 18.- Sistema terapêutico de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto de a substância activa ser salbutamol, Terbutalina, Fenoterol, Clenbuterol, Reoroterol, Hexoprenalina,
    Sametano ou Isoxsuprina,
    Lisboa, 16 C /.a2 ile Ofici.
    Fevereiro de 1990 .frcpr.sclci^e incÍusfriaí *
PT93191A 1989-02-18 1990-02-16 Sistema terapeutico para a administracao retardada e controlada transdermica ou transmucosica de substancias activas PT93191B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3905050A DE3905050A1 (de) 1989-02-18 1989-02-18 Therapeutisches system zur verzoegerten und gesteuerten transdermalen oder transmucosalen verabreichung von wirkstoffen (ii)

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93191A PT93191A (pt) 1990-08-31
PT93191B true PT93191B (pt) 1998-01-30

Family

ID=6374442

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93191A PT93191B (pt) 1989-02-18 1990-02-16 Sistema terapeutico para a administracao retardada e controlada transdermica ou transmucosica de substancias activas

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5466466A (pt)
EP (1) EP0384266B1 (pt)
JP (1) JP2552190B2 (pt)
AT (1) ATE108680T1 (pt)
AU (1) AU627268B2 (pt)
CA (1) CA2010218C (pt)
DD (1) DD291928A5 (pt)
DE (2) DE3905050A1 (pt)
DK (1) DK0384266T3 (pt)
ES (1) ES2060825T3 (pt)
FI (1) FI105157B (pt)
IE (1) IE66739B1 (pt)
NO (1) NO303207B1 (pt)
PT (1) PT93191B (pt)
ZA (1) ZA901183B (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL105073A0 (en) 1992-03-17 1993-07-08 Becton Dickinson Co User activated iontophoretic device and method for using same
US5730721A (en) 1996-01-25 1998-03-24 Vesture Corporation Medical applicator and method
DE19653606A1 (de) * 1996-12-20 1998-06-25 Roehm Gmbh Haft- und Bindemittel aus (Meth)acrylatpolymer, organischer Säure und Weichmacher
US5912255A (en) * 1998-02-27 1999-06-15 Bussell; Letantia Topical fluoroquinolone antibiotics combined with benzoyl peroxide
DE19814083C2 (de) 1998-03-30 2002-02-07 Lohmann Therapie Syst Lts Verfahren zur Herstellung von transdermalen therapeutischen Systemen unter Verwendung von basischen Alkalimetallsalzen zur Umwandlung von Wirkstoffsalzen in die freien Basen
DE19814087A1 (de) 1998-03-30 1999-10-14 Lohmann Therapie Syst Lts Feuchtigkeitsaktivierbares therapeutisches System
US7943162B2 (en) * 1999-10-21 2011-05-17 Alcon, Inc. Drug delivery device
AU775149B2 (en) 1999-10-21 2004-07-22 Alcon Inc. Sub-tenon drug delivery
ATE283013T1 (de) 1999-10-21 2004-12-15 Alcon Inc Medikamentenzuführvorrichtung
US6416777B1 (en) 1999-10-21 2002-07-09 Alcon Universal Ltd. Ophthalmic drug delivery device
US20060189552A1 (en) * 2000-12-12 2006-08-24 Mohan Vishnupad Dispenser for dispensing three or more actives
US20020193321A1 (en) * 2000-12-12 2002-12-19 Mohan Vishnupad Dual dispenser for aesthitically acceptable delivery of anhydrous skin treatment compositions
US7060732B2 (en) 2000-12-12 2006-06-13 Imaginative Research Associates, Inc. Antibiotic/benzoyl peroxide dispenser
EP1387671A1 (en) 2001-05-03 2004-02-11 MASSACHUSETTS EYE & EAR INFIRMARY Implantable drug delivery device and use thereof
MXPA03011609A (es) 2001-07-23 2004-07-01 Alcon Inc Dispositivo de entrega de droga oftalmica.
AU2002319606B2 (en) * 2001-07-23 2006-09-14 Alcon, Inc. Ophthalmic drug delivery device
CA2522592A1 (en) * 2003-07-10 2005-02-03 Alcon, Inc. Ophthalmic drug delivery device
RU2356580C2 (ru) * 2003-10-28 2009-05-27 Новен Фармасьютикалз, Инк Композиции и способы, обеспечивающие контролируемую потерю лекарственных средств и доставку в системах трансдермальной доставки лекарственных средств
US7662855B2 (en) * 2004-05-11 2010-02-16 Imaginative Research Associates, Inc. Retinoid solutions and formulations made therefrom
US20060014834A1 (en) * 2004-05-11 2006-01-19 Mohan Vishnupad Retinoid solutions and formulations made therefrom
DE102004062614B4 (de) * 2004-12-24 2011-12-29 Lts Lohmann Therapie-Systeme Ag Transdermales therapeutisches System mit aktivierbarer Übersättigung und kontrollierter Permeationförderung sowie Verfahren zu dessen Herstellung
US20080138388A1 (en) * 2005-02-04 2008-06-12 Hisamitsu Pharmaceutical Co., Inc. Transdermal Absorption Patch
US20100004156A1 (en) 2005-07-27 2010-01-07 Shalesh Kaushal Small Compounds That Correct Protein Misfolding and Uses Thereof
CN101370505B (zh) 2005-11-29 2012-03-21 史密丝克莱恩比彻姆公司 新生血管性眼病如黄斑变性、血管样纹、葡萄膜炎和黄斑水肿的治疗
TWI498136B (zh) * 2007-10-09 2015-09-01 Alcon Res Ltd 用於遞送速率及溫度相依性物質至眼睛的注射器及其製備方法
TWI451862B (zh) * 2007-10-09 2014-09-11 Alcon Res Ltd 用於眼睛注射的熱係數驅動藥丸尺寸
DE102008013701A1 (de) 2008-03-11 2009-09-17 Lts Lohmann Therapie-Systeme Ag Transdermales Therapeutisches System mit stabilisierter Membran
US8632511B2 (en) 2009-05-06 2014-01-21 Alcon Research, Ltd. Multiple thermal sensors in a multiple processor environment for temperature control in a drug delivery device
IN2012DN00352A (pt) 2009-06-16 2015-08-21 Bikam Pharmaceuticals Inc
US20120232102A1 (en) 2009-09-30 2012-09-13 Chun-Fang Xu Methods Of Administration And Treatment
US8177747B2 (en) 2009-12-22 2012-05-15 Alcon Research, Ltd. Method and apparatus for drug delivery
CN103501770B (zh) 2011-04-18 2015-04-29 久光制药株式会社 贴附剂的制造方法及贴附剂
WO2012174064A1 (en) 2011-06-14 2012-12-20 Bikam Pharmaceuticals, Inc. Opsin-binding ligands, compositions and methods of use
EP2768307B1 (en) 2011-10-19 2020-03-18 Bikam Pharmaceuticals, Inc. Opsin-binding ligands, compositions and methods of use
BR112014012997A2 (pt) 2011-11-30 2017-06-13 Bikam Pharmaceuticals Inc ligantes que se ligam à opsina, composições e métodos de uso
AU2012346537A1 (en) 2011-12-01 2014-07-17 Bikam Pharmaceuticals, Inc. Opsin-binding ligands, compositions and methods of use

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4405616A (en) 1975-06-19 1983-09-20 Nelson Research & Development Company Penetration enhancers for transdermal drug delivery of systemic agents
US4756710A (en) * 1985-04-05 1988-07-12 Merck & Co., Inc. pH-Mediated drug delivery system
EP0249343B1 (en) 1986-06-13 1992-01-08 Alza Corporation Moisture activation of transdermal drug delivery system
EP0249475A3 (en) 1986-06-13 1989-10-11 Alza Corporation Delayed percutaneous delivery
JPS6425717A (en) * 1987-05-08 1989-01-27 Eastman Kodak Co Method and apparatus for preventing organic nitric acid ester resistance
US4781924A (en) * 1987-11-09 1988-11-01 Alza Corporation Transdermal drug delivery device

Also Published As

Publication number Publication date
DE59006461D1 (de) 1994-08-25
US5466466A (en) 1995-11-14
NO900748D0 (no) 1990-02-16
ZA901183B (en) 1990-11-28
CA2010218A1 (en) 1990-08-18
EP0384266B1 (de) 1994-07-20
JPH03197420A (ja) 1991-08-28
AU4877090A (en) 1990-08-23
JP2552190B2 (ja) 1996-11-06
ES2060825T3 (es) 1994-12-01
DD291928A5 (de) 1991-07-18
CA2010218C (en) 1998-04-28
NO303207B1 (no) 1998-06-15
AU627268B2 (en) 1992-08-20
FI105157B (fi) 2000-06-30
PT93191A (pt) 1990-08-31
NO900748L (no) 1990-08-20
EP0384266A3 (en) 1990-11-22
IE900580L (en) 1990-08-18
DE3905050A1 (de) 1990-08-30
IE66739B1 (en) 1996-02-07
EP0384266A2 (de) 1990-08-29
DK0384266T3 (da) 1994-11-21
ATE108680T1 (de) 1994-08-15
FI900740A0 (fi) 1990-02-14
DE3905050C2 (pt) 1991-08-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93191B (pt) Sistema terapeutico para a administracao retardada e controlada transdermica ou transmucosica de substancias activas
ES2310942T3 (es) Tolterodina administrada por via transdermica como agente anti-muscarinico para el tratamiento de vejiga hiperactiva.
ES2285704T3 (es) Formulaciones nuevas para la administracion transdermica de pergolida.
CN1187106C (zh) 双重粘合剂经皮药物释放系统
ES2256780T3 (es) Sistema mejorado de suministro transdermico para la administracion de rotigotina.
US4031894A (en) Bandage for transdermally administering scopolamine to prevent nausea
US5589498A (en) Transdermal delivery of the active enantiomer of ketorolac
US10292942B2 (en) Transdermal therapeutic system comprising active ingredient particles and having increased active ingredient flux
US4968539A (en) Liquid crystal membrane
PT100502A (pt) Composicoes farmaceuticas para aumentar a capacidade de permeacao na pele utilizando monolinoleato de glicerol
PT85603B (pt) Sistema terapeutico transdermico e processo para a sua producao
JPS63227521A (ja) スクロースエステルを用いる皮膚透過促進剤組成物
ES2281641T3 (es) Sistema de administracion transdermica con dos capas adhesivas superpuestas que tienen diferente afinidad por la sustancia activa.
PT93431B (pt) Processo para a preparacao de um adesivo com a forma de sistema terapeutico transdermico para a administracao de substancias activas sobre a pele com uma libertacao de substancias actvas em fases
JP2538372B2 (ja) 活性物質の作用を遅延及び制御する形の皮膚経由又は粘膜経由投与のための治療薬
ES2273042T3 (es) Sistema mejorado de suministro transdermico.
EP1244431A1 (en) Transdermal administration of reboxetine
KR20050099537A (ko) 활성 물질의 투과를 촉진시키기 위한 가열 용도에 적합한경피 치료 시스템, 및 이의 용도
ES2330653T3 (es) Dispositivo de administracion transdermica para antagonistas de calcio de tipo dihidropiridina que contienen al menos un acido graso.
EP0668759A1 (en) Transdermal delivery of ketorolac
JPH01143828A (ja) 薬物放出制御用高分子膜
US20230104692A1 (en) Dmeu enhancer

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19971024