PT91761B - Processo de fabrico de um agente de dessulfuracao de ferro fundido e processo de dessulfuracao de ferro fundido - Google Patents
Processo de fabrico de um agente de dessulfuracao de ferro fundido e processo de dessulfuracao de ferro fundido Download PDFInfo
- Publication number
- PT91761B PT91761B PT91761A PT9176189A PT91761B PT 91761 B PT91761 B PT 91761B PT 91761 A PT91761 A PT 91761A PT 9176189 A PT9176189 A PT 9176189A PT 91761 B PT91761 B PT 91761B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- process according
- weight
- magnesium
- mixture
- agent
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C21—METALLURGY OF IRON
- C21C—PROCESSING OF PIG-IRON, e.g. REFINING, MANUFACTURE OF WROUGHT-IRON OR STEEL; TREATMENT IN MOLTEN STATE OF FERROUS ALLOYS
- C21C1/00—Refining of pig-iron; Cast iron
- C21C1/02—Dephosphorising or desulfurising
- C21C1/025—Agents used for dephosphorising or desulfurising
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Materials Engineering (AREA)
- Metallurgy (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Refinement Of Pig-Iron, Manufacture Of Cast Iron, And Steel Manufacture Other Than In Revolving Furnaces (AREA)
- Treatment Of Steel In Its Molten State (AREA)
Description
MEMÓRIA DESCRITIVA
O presente invento refere-se a um processo de fabrico de um agente dessul furante de ferro fundido em fusão, e a um proce_s sa de dessulfuração de banhos de ferro fundido. 0 agente contém carboneto de cálcio e um componente metálico.
A dessulfuração da gusa fora do alto forno, por processos metalúrgicos de injecção, é um processo solidamente implantado no fabrico de aço. Para a redução do teor em enxofre da gusa, na prática, dois processos em especial mostraram dar bons result_a dos, nomeadamente a dessulfuração na colher torpedo e o tratamento da gusa na colher de carga da acearia. De acordo com ambos os processos, a dessulfuração faz-se por injecção metalúrgica, isto ê, a mistura dessulfurante é soprada para o interior do banho de gusa, através de uma lança mergulhante, por meio de uma corrente de gás inerte.
Para realizar este processo tem-se, na prática, uma mistu ra dessulfurante de carboneto de cálcio e magnésio com, eventualmente, outros aditivos como, por exemplo, carvão libertador de ga. ses, carbonatos de metais alcalinos terrosos, óxido de cálcio e fluoreto de cálcio ou cianamida de cálcio que se mostraram muito vantajosos. Como exemplos referem-se alguns documentos em que se descrevem algumas destas misturas, designadamente: DE-OS 25 31 047, DE-OS 26 50 113, DE-OS 27 08 424, DE-OS 27 41 588, DE-OS 35 44 562 e'Stahl und Eisen 105 (1985), Nr. 11, S, 627 a 630.
emprego de misturas de materiais que não tenham uma mis. cibilidade estável ê prejudicial/qualque-rdestes processos. 0 magné sio, que permite uma dessulfuração rápida e eficaz da gusa, não é, no entanto, doseável com a exactidão necessária.
Quando se considera nos processos referidos a adição sepa rada de magnésio na mistura dessulfurante, para se efectuar a injecção conjunta, torna-se necessário dispender no equipamento ad_e quado verbas relativamente consideráveis para se conseguir dosear com exactidão os componentes, Pretendendo-se uma dosagem adequada por injecção conjunta, emprega-se frequentemente magnésio mis69 SSD
SKW 1362
-3turado com escória,com resíduos de alumínio ou outros compostos oxídicos. Também estes componentes se separam e não resolvem por tanto o problema.
Pelas razoes atrás mencionadas, fizeram-se inúmeras experiências com dessulfurantes contenda magnésio sob a forma de fil_a mentos ou aplicados sob a forma de revestimento que deveriam proporcionar uma manipulação simplificada e um processo de elevada eficácia. Um agente de dessulfuração deste tipo está descrito, por exemplo, na patente DE-AS 12 99 670. Este agente é constitu_í do por mais de uma camada e pode conter, além de magnésio e ciana mida de cálcio outros componentes dessulfurantes. A dimensão e a composição dos briquetes descritos nesta publicação são inadequados para utilização no processo de injecção conjunta.
E também conhecido um agente dessulfurante à base de ciana mida de cálcio revestida com magnésio, descrito na patente DE-OS 24 22 072. 0 revestimento ê efectuado, de acordo com o processo desta publicação, banhando os grânulos de cianamida de cálcio com vapor de magnésio. 0 processo é do ponto de vista económico actual demasiado complicado e dispendioso para que se possa utilizar este produto em injecção conjunta, mesmo que seja tecnologicamente apropriado. 0 agente dessulfurante ê uma mistura de carboneto de cálcio e magnésio metálico sob a forma da filamentos ou sob a fo_r ma de varetas, como se pode deduzir de DE-OS 27 38 379 e separa-se por razões compreensíveis durante o processo de injecção conjunta. Finalmente a patente U5-PS 4 541 867 descreve um processo de revestimento com carvão, de agentes granulados, podendo os mes. mos ser aplicados como aditivos em banhos de aço e para dessulfuração dos mesmos. 0 agente pode, por exemplo, ser composto por magnésio e cianamida de cálcio. A cobertura efectua-se por mist_u ra dos componentes do agente com um óleo polimerisável cuja polimerização térmica e dissociação térmica parcial posterior proporcionam o referido efeito. Este processo de fabrico requer grandes investimentos em equipamento e elevado consumo de energia.
De uma forma geral deve notar-se que, em virtude da elev_a da pressão do vapor de magnésio à temperatura a que se encontra a
880
SKW 1362
-4gusa, a introdução do magnésio levanta problemas no banho. Uma boa doseabilidade do componente magnésio é assim essencial ao pro cesso, mas não se consegue de forma satisfatória com os agentes até agora dessulfurantes conhecidos. Em especial quando o magnésio é soprado sem a cianamida de cálcio, seu parceiro na injecção conjunta, verificam-se projecçães de ferro que dão lugar à obstrução da lança. Uma desvantagem das misturas conhecidas das téç. nicas correntes, reside no facto de terem um teor em cargas de 20 a 34% em peso, que não participam na dessulfuração. Uma outra desvantagem da mistura conhecida de magnésio com cargas como aljj mlnio, óxido de alumínio ou pó de moinho de bolas, consiste em e_s tes se separarem relativamente depressa, de maneira que no começo o teor em magnésio é elevado e depois baixa. Para contrariar esta nâohomogeneidade ê necessário utilizar quantidades de material mais elevadas com eficiências piores.
Constitui portanto objectivo do presente invento proporcionar um agente que flua livremente, tenha baixo teor em escória e seja favorável no aspecto económico, contendo carboneto de cálcio e um componente metálico que seja adequado para injecção na dessulfuração de ferro fundido e que não apresente as desvantagens conhecidas.
Uste objectivo atinge-se através de um agente dessul fura_n te do ferro contendo carboneto de cálcio e um componente metálico em que o carboneto de cálcio e o componente metálico estejam presentes sob formas tais que o seu peso específico a granel e a sua granulometria se encontram na mesma gama.
De acordo com o presente invento, proporciona-se em agente dessulfurante de ferro fundido constituído por dois componentes que mesmo em permanências prolongadas em transporte ou em armazenagem em silo, ou durante o transporte pneumático se não sepa ram tendo, por conseguinte, uma doseabilidade muito boa. Assim, pode-se regular muito bem a intensidade da sopragem, o que tem um significado fundamental na dessulfuração, com um resultado óptimo quanto a custos. U agente, objecto do presente invento, pode ser empregue isoladamente na dessulfuração. Do mesmo modo, presta-se
880
SKW 1362
-5no entanto também para injecção conjunta em ligação com outros agentes dessulfurantes, como os descritos, por exemplo, na patente EP 0 226 994 Al.
agente, objecto do presente invento, é composto essenci almente por dois componentes nomeadamente, carboneto de cálcio e um componente metálico. 0 componente metálico pode ser cálcio, magnésio ou ligas dos mesmos. De preferência, usa-se magnésio co mo agente dessulfurante. As proporçQes dos componentes na mistura não são criticas em si e podem variar dentro de gamas muito vastas. 0 agente dessulfurante, de acordo com o invento, contém normalmente entre 10 a 90/o em peso de carboneto de cálcio, de pre. ferência entre 20 e 80,4 em peso e 90 a 10$ em peso, de preferência entre 80 e 20$ em peso de componente metálico.
Ambos os componentes essenciais, segundo o invento, são em pregues de maneira que o seu peso específico a granel e a sua gra nulometria se encontrem na mesma gama. Em regra, o peso específ_i co a granel do componente metálico será adaptado ao peso especí fi co a granel do carboneto de cálcio e, por conseguinte, será de preferência da ordem dos 0,7 a 1,0 g/cn? e especialmente e de pre ferência de entre 0,8 a 0,9 g/cm . 0 fabrico de qualquer dos com ponentes com os pesos específicos a granei requeridos efectua-se pelos processos em si conhecidos.
A granulometria de qualquer dos componentes será igualmen te mantida dentro da mesma gama através de moagens adequadas. De preferência, a granulometria situa-se entre de 0,1 a 3 mm, em especial entre 0,3 a 1 mm.
Para serem utilizados na dessulfuração de banhos de ferro fundido, os dois componentes são misturados, fluidizados e depois soprados através de uma lança. Utilizando-se partículas da mesma dimensão e do mesmo peso especifico a granel pode obter-se uma mistura muito homogénea que também não se separa por um período de tempo bastante longo.
Numa concretização preferencial do processo, de acordo com o invento, as partículas de ambos os componentes encontram-se recobertas por um revestimento. Para este revestimento aplica-se
880
SKW 1362 z'7' z*
-6sobre estas partículas um adesivo e em seguida um pó em partículas muito finas. 0 revestimento obtido tem 1 a 1 0/j em peso em re lação ao peso total do granulado. Como adesivo utiliza-se um líquido oleoso que se agarra às partículas. Encontram-se apropriados, por exemplo, óleos vegetais, óleos de silicone e/ou óleos m_i nerais. Numa segunda etapa será introduzido o pó em partículas muito finas. Como apropriados para o revestimento encontram-se os pós de silicatos ou de óxidos, como os que se formam, por exem pio, na indústria do alumínio. Como exemplos encontram-se o anidrido silícico em partículas muito finas, a bentonite e/ou pó de filtros dos fornos da produção de cálcio-silício e/ou ferro silício e/ou outras ligas de ferro assim como outros óxidos, como, por exemplo, aluminato de cálcio.
Em consequência das qualidades deste agente preferível, a separação é ainda menor e a doseabilidade é portanto mais precisa. Uma composição típica e especialmente preferível contém 45/ em p_e so de magnésio, 45/ em peso de carboneto de cálcio técnico, cujo conteúdo em CaC^ se situa, de um modo gerai, entre 65 a 80/ sm pese, 0,5Λ em peso de um óleo e 9,5/ò em peso de uma camada de revestimento.
facto da ss revestir o agente, de acordo com o invento, proporciona vantagens especiais. Esta medida permite dar às superfícies dos componentes aspectos idênticos tanto ao carboneto de cálcio como aos componentes metálicos. Uma superfície deste tipo, por exemplo, a de uma cobertura contendo ácido silícico, confere ao agente não só uma capacidade de fluir extraordinária como contrária, em especial, a separação dos componentes de forma que, durante o transporte, o manuseamento e a armazenagem em silos, se mantém intacta a homogeneidade do agente.
Como agentes adesivos empregam-se os óleos de elevada vis cosidade, em especial os de proveniência vegetal, mas também se empregam óleos de silicone e/ou óleos minerais. Para evitar uma decomposição dos carbonetos, usam-se, de preferência, óleos isentos de água ou com pequeno conteúdo de água, cujo teor em peso no agente se situa entre 0,1 e l/. Constituem a camada de base par3
880
SKW 1362
-7uma desão for ta e sem lacunas do revestimento qua confere ao age_n te as propriedades desejadas. Uma outra vantagem desta concretização preferencial reside no facto de o óleo ligar também partícjj las finas de carboneto e de magnésio obtendo-se, deste modo, um dessulfurante isento de pá. Além disso a sensibilidade do componente carboneto à humidade diminui. Sobre a camada adesiva aplica-se uma camada de pó em partículas finas. Para o efeito empregam-se poeiras com uma granulometria inferior a lD^u. 0 teor em pó em partículas finas no agente dessul fu rante é de 2 a 10,1 em pg so.
processo de fabrico do agente dessulfurante, de acordo com o presente invento, efectua-se através de uma mistura simples de carboneto de cálcio técnico e do componente metálico na granulg metria desejada, sob atmosfera de gás inerte. Quando no agente, de acordo com o invento, se aplicam partículas revestidas, ambos os componentes são submetidos a moagem até se atingir o tamanho desejável das partículas, a superfície das partículas é humedecida com óleo e junta-se por fim o pó em partículas finas. 0 processo pode ser efectuado, tanto por cargas em misturadores de ta_m bor, de tabuleiros ou de cilindros interceptados em ângulo ou ta_m bém por processos contínuos como, por exemplo, em misturadores de sem-fim. Embora o agente constituído por partículas revestidas seja menos inflamável que as partículas finas de magnésio, a mistura efectua-se igualmente de forma conveniente sob atmosfera de gás inerte seco a fim de, durante a produção, quando o magnésio e o carboneto de cálcio se encontram liures, se eliminar a humidg de e, ao mesmo tempo, se evitar o perigo de uma explosão de poeira provocada pelo magnésio eventualmente presente sob a forma de partículas finas.
□ agente, de acordo com o invento, pode ser injectado no banho sem qualquer aditivo ou agente de diluição com árgon ou az_o to como meio de transporte. Do mesmo modo, pode ser empregue como componente da injecção conjunta com outro agente dessulfurante. □ agente da presente invento, isolado ou em conjunto com outra mi_s tura de dessulfurantes pode ser soprado a um caudal de 10 a 100
830
SKW 1362
-8- ·'(’.
kg/min. sem problemas e sem se recear a explusao de ferro, situari do-se o caudal preferível da injecção entre 20 e 40 kg/min. Este elevado caudal possibilita uma redução sensível do tempo da injeç. ção e portanto o grau de enchimento da colher de ferro fundido p_o de ser aumentado dada a suavidade com que se efectua o processo de sopragem.
A produtividade e economia do processo de dessulfuração, melhora consideravelmente empregando-se o agente de acordo com o invento. Para evitar a reacção violenta de vaporização de magnésio no banho de gusa, o dessulfurante contém essencialmente carbo neto de cálcio activo e apenas quantidades diminutas de componentes inactivos.
presente invento proporciona um agente que confere ao processo de dessulfuração a maior flexibilidade dos pontos de vista técnico, metalúrgico e económico.
□ invento será em seguida explicado através das figuras e exemplos seguintes.
A figura 1 - mostra um diagrama em que se representa a variação da composição de uma mistura igualada em granulometria e peso específico, composta por 55$ em peso de carb_o neto de cálcio e 45$ em peso de magnésio depois de revolvidos num silo (+). Depois de retirada a mistu ra, encontra-se um teor em magnésio entre 46,4 e 42,3/ em peso o que significa um campo de variação de 4,1$ em peso de magnésio.
Uma mistura semelhante, no entanto revestida, de 45$ em peso de magnésio e 10$ em peso de material de revestimento apresentava, depois de revolvida e retira da do silo, um teor em magnésio entre 46,2 e 44,6$ em peso de magnésio, o que corresponde a um campo de variação de 1,6$ em peso.
A figura 2 - neste caso a mistura era constituída por 20$ em peso de magnésio com granulometria de 0,3 a 1 mm e carboneto de cálcio finamente moído de granulometria 0,1
880
SKW 1362 s
-9mm (compare-se com o exemplo 8). 0 diagrama mostra a separação do magnésio pelo reucluimento no silo e subsequente extracção, verificando-se que o teor em magnésio se situa entre 24,2 e 17,0/b em peso de magnésio, o que corresponde a um campo de variação de 7,2/o em peso de Mg.
A Figura 3 - mostra um diagrama em que se representa a variação do grau de dessulfuração segundo a técnica actual (curva a cheio); além disso está indicado o campo de variação do teor final em enxôfre Sr . l/lOOO para uma mistura de acordo com o invento (zona a trace jado).
Em ambos os casos, a mistura utilizada tinha a mesma composição e foi injectada na mesma quantidade no b_a nho de ferro fundido.
Com a mistura, conforme a técnica actual, o efeito de dessulfuração foi maior no início do tratamento do que no fim, porquanto a mistura, devido a separação no silo, contém menos magnésio no final da extracção. Utilizando a mistura, de acordo com o invento, o efeito de dessulfuração manteve-se praticamente constante, dentro de um campo de variação rel_a tivamente estreito.
EXEMPLOS
A dessulfuração da gusa (RE) efectuou-se numa colher de carga com 230 t de ferro a uma temperatura de 1 350QC. A mistura dessulfurante foi soprada através de uma lança mergulhante pneumática com argon.
exemplo NQ. 1 apresenta, em comparação, os resultados de uma mistura normal no comércio para dessulfuração (Mg 50 = 50% em peso de magnésio metálico + 50% em peso de pó de moinho de bolas (A^O^) ) .
Os exemplos nQ. 2 e 3 foram efectuados com 0 agente do i_n vento CaM 45 com a composição preferencial. 0 CaM 45 ê constituí
880
SKW 1362
-10do por 45% em peso de carboneto de cálcio técnico, 45% em peso de magnésio metálico, 9,5% em peso de pó de filtro de forno de prodjj ção de FeSi e 0,5% em peso de óleo de silicone. As experiências de injecção conjunta NS. 4 e NS. 5 efectuaram-se com CaM em conjunto com CaD 05 (95% em peso de carboneto de cálcio técnico + 5% em peso de carvão de chama).
exemplo NS. 6 mostra os resultados da injecção de um agente CaM 25 composto por 25% em peso de magnésio metálico, 65%
em peso de carboneto | de cálcio técnico, | 9,5% em | peso de | pó de | fil |
tro de forno de produção de CaSi e 0,5% | em peso | de óleo | de si 1 ic_o | ||
ne, em conjunto com | CaD 45. | ||||
Abreviaturas | |||||
E = grau de | dessulfuração da gusa | ||||
S^ = teor em | enxôfre (% em peso | . 10 | na gusa | antes | do |
tratamento.
S = teor em enxofre (percentagem em peso . 10-^) na gusa depois do tratamento.
A
AS SA
E*
S
0%
100
880
SKW 1362 / ' »·>}
Ld | i 87,5 | a a CA | 95,2 | ND LA CA | ND CO CD | ND ΓΑ CA |
Ld cn <í cn | LA a <r | LA a LA | CN CN <r | CN ND <r | LA <r <r | ΓΑ r- |
□ 1 o w ro -p O P c ro 4-> tu P E □ oro Q Ό -P | c •f-i E CA CN | c ·<—i E LA •—f | c Ή Ê Γ>—I | c c •Ή Ή Ε E CN ND •—t ·—( | c c •Η ·Η Ε E Γ- CA | c c •Η «H Ε E -Η ΓΑ r—4 i—1 |
-4 1 O io c m Ό P t? ro u ro ω cu CJ TD u_ | c Ή E CP 2Z LA 1—4 | c •Ή E \ CP LA CN | c •Ή E \ cn CN | c c •Η ·Η Ε E CP cn LA CN r-f <t | c c Ή ·Η e e CP CP _y 2* <1 1—1 •— -<r | c c •Ή Ή Ε Ξ cn cn roc -X o □ IA <T |
ra ro ι tu C P 1 -P ro ro c cn -p cn ro SZ ω cn ρ •ρ ω ro Ε τ> ο- | a LA | LA | LA <r | LA CA | <r CA | O CA |
ω 4-) c cp ω cp | I | LA r* ΓΑ | co a <r | O CN co r* r—( ND | ro ca ca ro m | cro cro CA OJ IA LA |
α la cn cp _y | LA ΓΆ | I | I | I I | 1 1 | 1 |
Mistura dessulfu rante | O LA cn | LA SZ CO CJ | LA <r σ co CJ | LA LA <r u sz a ro ro CJ o | LA LA <J O SZ Q ro ro cj o | LA LA CN CJ Σ O CO CO CJ CJ |
Exempla N° . | CN | ΓΑ | <r | LA | ND |
880
SKW 1362
Λ-12Exemplo 7
Um silo com 25 - 30 t da mistura 1, 2 e 3 foi sucessivamsnte submetido durante 10 x 3 minutos à passagem de 10 de gás/ /minuto através do dispositivo de rsuolvimento. Entre cada etapa de revolvimento incluiu-sa uma pausa de 5 minutos, para que a mis tura assentasse novamente. 0 tratamento de revolvimento durou, no total, 80 minutos. Em seguida, a mistura é descarregada e amostrada. 0 tempo de descarga foi de cerca de 60 minutas para 25 t, retirando-se de 5 em 5 minutos uma amostra de 6 kg (10 a 12 amostras). 0 tempo de extracção dos 6 kg de material foi de cerca de 20 segundos. Estes 6 kg foram, em seguida, reduzidas com um divisor de amostras normalizado a uma quantidade suficiente p_a ra a análise do teor em magnésio.
TABELA 1
Mistura dessulfurante | Teor em Mg pSSO ΘΓΠ /ò | Teor de 0θ0£ peso em >o | Granulo m_e tria (mm) |
1 CaM 45 revestido | 45 | 50 | 0,3-1 |
2 CaM 45 não revestido | 45 | 55 | 0,3-1 |
3 CaM 20 não revestido | 20 | 75 | Mg 0,3-1 |
CaC2 <0,1 | |||
(CaM 45 = mistura com | um teor de 45/□ | em magnésio, CaM | 20 = mistu- |
ra com teor de 20/ em | magnésio) | ||
Os resultados | estão resumidos | na Figura 1. |
A mistura revestida (CaM 45 revestido) não se separa prat_i camente, a mistura não revestida (CaM 45 não revestido) sofre mera mente uma ligeira separação, que não era possível atingir até aqo ra nesta ordem de grandeza.
Exemplo 8 (Comparação)
Analisou-se um agente dess ul fu rante, de acordo com as té_c nicas actuais, no qual a granulometria do magnésio tinha valores entre 0,3 - 1 mm e a do carboneto de cálcio valores inferiores a
880
3KW 1362
-130,1 mm. 0 revoluimento provocou nesta mistura um efeito nítido de crivagem, pelo que os componentes magnésio e carboneto de cálcio se separaram uns dos outros, o quese deduz claramente da Figura 2. 0 teor em magnésio no início era de cerca de 24% em peso e terminou em cerca de 17,0 em peso. Esta diferença na mistura ocasiona problemas no tratamento de dessulfuração, visto que a comp_o sição da mistura, e portanto a sua eficácia, se alteram no decurso do tratamento.
Dessulfuração com uma mistura contendo 20% em peso de magnésio com granulometrias diferentes de magnésio e de carboneto de cálcio (mistura 3, de acordo com a Tabela l).
t-sta mistura foi utilizada na dessulfuração, mostrando a Figura 3 os diferentes valores do teor em enxofre (valores Sr) que se encontravam após o tratamento de desssul furação em que se utilj. zaram 25 t de mistura. Verificou-se que, em concordância com o efeito de crivagem, representado na Figura 3, se alcançaram valores S muito mais baixos no começo da extracção da mistura do silo do que as que se obtém com as quantidades remanescentes da mis tura.
Aplicando-se a mistura estável do invento, os valores 5^desviam-se apenas ligeiramente do valor pretendido, o que se ass_i nala pela zona a sombreado.
880
SKW 1362
- Processo de fabrico de um agente de dessulfuração, caracterizado por se moer carboneto de cálcio e un componente metálico até se atingirem as granulometrias adequadas e por se proceder, em seguida, à mistura dos ditos componentes em atmosfera de gases inertes.
Claims (12)
- REIVINDICAÇÕES
- 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza do por se adicionar à mistura um material adesivo para se revesti, rsn as partículas com um material finamente dividido.
- 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza. do por o carboneto de cálcio e o componente metálico se encontrarem na mistura com formas tais que as suas granulometrias e pesos a granel são da mesma ordem de grandeza.
- 4 - Processo de acordo com terizado por o componente metálico as reivindicações ser magnésio.1 e 3, carac
- 5 - Processo de acordo com as reivindicações 1, 3 e 4 racterizado por a mistura conter 10 a 90% em peso de magnésio 9 0 a 10,j em peso de carboneto de cálcio.c_a e
- 6 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 3, 4 e 5, caracterizado por o peso a granel dos componentes utj. lizados ser da ordem dos 0,7 a 1,0 g/cm'í.
- 7 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 3, 4, 5 e 6, caracterizado por a granulometria de ambos os com ponentes ser da ordem dos 0,1 a 3 mm.
- 8 - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracteri z_a do por a referida granulometria ser da ordem dos 0,3 a 1 mm.
- 9 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as partículas de ambos os componentes serem revestidas com um material adesivo e um pá muito fino.
- 10 - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o revestimento representar 1 a 10% do peso das partículas revestidas.69 880SKW 1362-1511 - Processo de acordo com a reivindicação 5 ou 10, caracterizado oor o material adesivo ser um líquido oleoso, de pre ferência, um óleo vegetal e/ou um íleo siliconado e/ou um íleo mineral.
- 12 - Processo de acordo com as reivindicações 9 a 11, caracterizado por o revestimento conter partículas finas de sílica, bentonite e/ou pí de filtragem proveniente de fornos de produção de cálcio-silício e/ou ferro-silício e/ou de outras ligas ferrosas e/ou outros compostos óxidos.
- 13 - Processo de dessulfuração de ferro fundido, caracterizado por se introduzir no banho em fusão um agente dessulfurante fabricado pelo processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, pelo processo de injecção quer isoladamente quer conjuntamente com outros agentes dessulfurantes, com um caudal de 10 a 100 kg/min.
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE3831831A DE3831831C1 (pt) | 1988-09-20 | 1988-09-20 | |
IN758CA1989 IN172425B (pt) | 1988-09-20 | 1989-09-15 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT91761A PT91761A (pt) | 1990-03-30 |
PT91761B true PT91761B (pt) | 1995-05-31 |
Family
ID=25872360
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT91761A PT91761B (pt) | 1988-09-20 | 1989-09-20 | Processo de fabrico de um agente de dessulfuracao de ferro fundido e processo de dessulfuracao de ferro fundido |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US4943317A (pt) |
EP (1) | EP0360223B1 (pt) |
JP (1) | JPH02185908A (pt) |
DE (1) | DE3831831C1 (pt) |
ES (1) | ES2044001T3 (pt) |
FI (1) | FI91169C (pt) |
IN (1) | IN172425B (pt) |
PT (1) | PT91761B (pt) |
Families Citing this family (19)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE4002284A1 (de) * | 1989-12-04 | 1991-06-06 | Foseco Int | Mittel zum entschwefeln von eisenschmelzen |
US5149364A (en) * | 1990-03-14 | 1992-09-22 | Elkem Metals Company | Desulfurization agent |
ATE142705T1 (de) * | 1991-04-02 | 1996-09-15 | Pechiney Electrometallurgie | Entschwefelungsmittel für roheisen, aus calciumkarbid und organisches bindemittel |
FR2679256B1 (fr) * | 1991-07-18 | 1994-08-12 | Pechiney Electrometallurgie | Desulfurant pour fonte liquide a base de carbure de calcium agglomere. |
FR2674867B1 (fr) * | 1991-04-02 | 1994-05-20 | Pechiney Electrometallurgie | Desulfurant pour fonte constitue de carbure de calcium enrobe. |
FR2676457B1 (fr) * | 1991-05-16 | 1993-07-23 | Pechiney Electrometallurgie | Desulfurant pour fonte constitue de magnesium et de carbure de calcium enrobes. |
DE4226833A1 (de) * | 1992-08-13 | 1994-02-17 | Alfred Dr Freissmuth | Entschwefelungsmittel für Roheisen und Gußeisen |
DE4236619C2 (de) * | 1992-10-29 | 1996-11-28 | Air Liquide | Verfahren und Regenerator zum Aufheizen von Gasen |
ATA115194A (de) * | 1994-06-08 | 1997-07-15 | Donau Chemie Ag | Entschwefelungsmittel für roheisen- und gusseisenschmelzen |
DE19546235C2 (de) * | 1995-12-12 | 1997-12-11 | Sueddeutsche Kalkstickstoff | Entschwefelungsmittel zur Koinjektionsbehandlung von Roheisenschmelzen |
US6352570B1 (en) * | 2000-04-10 | 2002-03-05 | Rossborough Manufacturing Co., Lp | Magnesium desulfurization agent |
US6372014B1 (en) * | 2000-04-10 | 2002-04-16 | Rossborough Manufacturing Co. L.P. | Magnesium injection agent for ferrous metal |
US6989040B2 (en) * | 2002-10-30 | 2006-01-24 | Gerald Zebrowski | Reclaimed magnesium desulfurization agent |
US7909860B2 (en) | 2003-09-03 | 2011-03-22 | Synthes Usa, Llc | Bone plate with captive clips |
US7731778B2 (en) * | 2006-03-27 | 2010-06-08 | Magnesium Technologies Corporation | Scrap bale for steel making process |
DE102011008690A1 (de) * | 2011-01-15 | 2012-07-19 | Mechthilde Döring-Freißmuth | Mittel zur Behandlung von Metallschmelzen und Verwendung desselben |
JP5856185B2 (ja) | 2011-01-15 | 2016-02-09 | アルマメット ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツンク | 溶銑を脱リンするための剤の使用 |
JP5930726B2 (ja) * | 2012-01-18 | 2016-06-08 | 大阪鋼灰株式会社 | 精錬剤 |
CN104531951B (zh) * | 2014-12-29 | 2017-01-18 | 芜湖金龙模具锻造有限责任公司 | 一种铁水脱硫剂 |
Family Cites Families (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB964299A (en) * | 1962-05-29 | 1964-07-22 | Foseco Int | Treatment of molten iron |
NL7306407A (pt) * | 1973-05-08 | 1974-11-12 | ||
JPS5054513A (pt) * | 1973-09-14 | 1975-05-14 | ||
JPS5065410A (pt) * | 1973-10-15 | 1975-06-03 | ||
DE2531047B2 (de) * | 1975-07-11 | 1978-07-06 | Kloeckner-Werke Ag, 4100 Duisburg | Verfahren zum Entschwefeln von Roheisen |
US3998625A (en) * | 1975-11-12 | 1976-12-21 | Jones & Laughlin Steel Corporation | Desulfurization method |
JPS5261110A (en) * | 1975-11-14 | 1977-05-20 | Aikoh Co | Desulfurization of iron melt |
DE2708424C2 (de) * | 1977-02-26 | 1987-03-19 | Skw Trostberg Ag, 8223 Trostberg | Verfahren zur Entschwefelung von Roheisenschmelzen |
US4094666A (en) * | 1977-05-24 | 1978-06-13 | Metal Research Corporation | Method for refining molten iron and steels |
DE2741588C2 (de) * | 1977-09-15 | 1985-02-07 | Skw Trostberg Ag, 8223 Trostberg | Mittel zum Entschwefeln von Eisenschmelzen |
US4541867A (en) * | 1984-03-20 | 1985-09-17 | Amax Inc. | Varnish-bonded carbon-coated magnesium and aluminum granules |
US4572737A (en) * | 1984-06-27 | 1986-02-25 | The Boc Group, Inc. | Agents for the removal of impurities from a molten metal and a process for producing same |
DE3544562C2 (de) * | 1985-12-17 | 1998-07-30 | Sueddeutsche Kalkstickstoff | Feinkörniges Mittel zur Entschwefelung von Eisenschmelzen |
BR8606249A (pt) * | 1985-12-17 | 1987-09-29 | Sueddeutsche Kalkstickstoff | Composicao finamente granulada para a dessulfuracao de ferro fundido e processo para sua preparacao |
GB8712168D0 (en) * | 1987-05-22 | 1987-06-24 | Foseco Int | Metallurgical treatment agents |
-
1988
- 1988-09-20 DE DE3831831A patent/DE3831831C1/de not_active Expired
-
1989
- 1989-09-14 US US07/407,422 patent/US4943317A/en not_active Expired - Fee Related
- 1989-09-15 IN IN758CA1989 patent/IN172425B/en unknown
- 1989-09-19 ES ES89117308T patent/ES2044001T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1989-09-19 FI FI894436A patent/FI91169C/fi not_active IP Right Cessation
- 1989-09-19 EP EP89117308A patent/EP0360223B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1989-09-20 PT PT91761A patent/PT91761B/pt not_active IP Right Cessation
- 1989-09-20 JP JP1242431A patent/JPH02185908A/ja active Granted
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0360223B1 (de) | 1993-08-04 |
EP0360223A2 (de) | 1990-03-28 |
FI91169C (fi) | 1994-05-25 |
FI91169B (fi) | 1994-02-15 |
FI894436A (fi) | 1990-03-21 |
EP0360223A3 (de) | 1991-05-29 |
JPH0438808B2 (pt) | 1992-06-25 |
FI894436A0 (fi) | 1989-09-19 |
JPH02185908A (ja) | 1990-07-20 |
PT91761A (pt) | 1990-03-30 |
DE3831831C1 (pt) | 1989-11-02 |
ES2044001T3 (es) | 1994-01-01 |
IN172425B (pt) | 1993-07-24 |
US4943317A (en) | 1990-07-24 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT91761B (pt) | Processo de fabrico de um agente de dessulfuracao de ferro fundido e processo de dessulfuracao de ferro fundido | |
EP0226994B1 (de) | Mittel zur Entschwefelung von geschmolzenem Eisen sowie Verfahren zur Herstellung des Mittels | |
JPH0125809B2 (pt) | ||
US4139369A (en) | Desulphurization of an iron melt | |
BRPI1015360B1 (pt) | Método para dessulfuração do metal quente | |
CA2821222A1 (en) | Granulation of metallurgical slag | |
CN108486315A (zh) | 一种以转炉炼钢除尘灰为基料的铁水脱磷脱硫剂及其制备方法 | |
BR102014026435A2 (pt) | dispositivo para melhoramento de pellets brutos e processo de pelotização | |
NO178655B (no) | Fremgangsmåte for varmebehandling, efter oppmaling, av brukte utforinger fra Hall-Heroult elektrolyseceller | |
CZ284058B6 (cs) | Desulfurační činidlo pro roztavené železo | |
CA1056158A (en) | Agent for desulphurization of iron melts and process employing same | |
Wu et al. | Behavior of slag foaming caused by blowing gas in molten slags | |
CA1121602A (en) | Lime bearing agent for use in refining of ferrous melt | |
JP2760817B2 (ja) | 溶鋼用含鉛添加剤および溶鋼処理方法 | |
CA1141964A (en) | Agent for desulfurizing crude iron and steel melts, and process for making it | |
US4695315A (en) | Method of minimizing reduction disintegration of iron ores and iron ore agglomerates to be used as blast furnace burden | |
DE3544563C2 (de) | Mittel zur Entschwefelung von geschmolzenem Eisen | |
JPH02282411A (ja) | 金属溶融物の脱硫剤および脱硫方法 | |
DE3544562C2 (de) | Feinkörniges Mittel zur Entschwefelung von Eisenschmelzen | |
RU2010866C1 (ru) | Способ подготовки и подачи в сталеразливочный ковш шлакообразующих материалов | |
SU1525211A1 (ru) | Способ подготовки шихты дл загрузки в доменную печь | |
US836586A (en) | Smelting of sulfid ores. | |
JPH028313A (ja) | 溶銑脱燐処理方法 | |
BR112020019880A2 (pt) | Método para carregamento de matérias-primas em al-to-forno | |
JPH0153330B2 (pt) |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19941114 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19960531 |