PT85083B - Processo para a preparacao de goma de mascar contendo um nucleo recheado, sem acucar, e de baixo teor de humidade - Google Patents

Processo para a preparacao de goma de mascar contendo um nucleo recheado, sem acucar, e de baixo teor de humidade Download PDF

Info

Publication number
PT85083B
PT85083B PT85083A PT8508387A PT85083B PT 85083 B PT85083 B PT 85083B PT 85083 A PT85083 A PT 85083A PT 8508387 A PT8508387 A PT 8508387A PT 85083 B PT85083 B PT 85083B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
gum
weight
glycerin
core
filling
Prior art date
Application number
PT85083A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85083A (en
Inventor
Daniel Anthony Orlandi
Michael Glass
Joseph Hoholich
Original Assignee
Warner Lambert Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Warner Lambert Co filed Critical Warner Lambert Co
Publication of PT85083A publication Critical patent/PT85083A/pt
Publication of PT85083B publication Critical patent/PT85083B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G4/00Chewing gum
    • A23G4/06Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
    • A23G4/10Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds characterised by the carbohydrates used, e.g. polysaccharides
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G4/00Chewing gum
    • A23G4/18Chewing gum characterised by shape, structure or physical form, e.g. aerated products
    • A23G4/20Composite products, e.g. centre-filled, multi-layer, laminated

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Confectionery (AREA)

Description

Âmbito da Invenção
A presente invenção refere-se à preparação de uma goma de mascar contendo um núcleo recheado, sem açúcar tendo boas propriedades de não envelhecimento e período de conserva ção longo, no qual um recheio de núcleo, líquido sem açúcar, de baixa humidade, se incorpora numa cavidade dentro de uma camada de goma de mascar na qual o teor em água não é superior a 2% do seu peso.
Antecedentes da Invenção
As gomas de mascar contendo um núcleo recheado são bem conhecidas dos técnicos da especialidade. A Patente dos Uo
S. N2 4.156.740 de Glass et al. descreve uma goma de mascar contendo um núcleo recheado sem açúcar a qual tem incorporado na camada da goma de mascar e no recheio do núcleo uma composi^ ção que contem: de 0,k a 1 parte em peso de uma goma natural ou sintética; de 50 a 84 partes em peso de uma glicerina humec tante; e de 15 a 49,6 partes em peso de um ingrediente humectante miscível-em-água adicional que é solução de sorhitol ou solução de sorhitol e glicol de propileno.
A Patente dos U.S. N2 4.466.983 de Cifrese et al. descreve uma goma de mascar contendo um núcleo recheado, tendo um recheio do núcleo semi-liquido sem açúcar que inclui um hidrolisado de amido hidrogenado, solução de sorbitol, glicerina e aromatizantes opcionais, em que o teor total em água do recheio semi-liquido do núcleo é inferior a 5% em peso.
A Patente dos U.S. N2 4.250.196 de Friello, descre ve um recheio do núcleo líquido que é uma solução aquosa constituída, essencialmente, de hidrolisado de amido hidrogenado presente na solução como um sólido numa quantidade de aproximja damente 75 a 93% em peso do recheio liquido.
A Patente dos U.S. N2 4.316,915 de Friello et al. descreve uma goma de mascar contendo um núcleo recheado sem açúcar, tendo um recheio líquido constituído, essencialmente, de 94 a 99,5% de glicerina e 0,5 a 6% em peso de um espessante sendo o teor em água do recheio do núcleo não superior a 2% ou menos.
A Patente dos U.S. N2 3*894.154 de Graff et al. descreve uma goma de mascar contendo um núcleo recheado que in clui, como um recheio liquido, uma solução aquosa tendo uma porção de sólidos dissolvidos e um humectante miscível em água para retardar o aumento da viscosidade do recheio do núcleo. 0 humectante é glicerina, e a porção de sólidos dissolvidos pode incluir açúcar de cana, sacarose e glicose. A Patente Britâni-
— ca N9 I.469.03I descreve uma goma de mascar contendo um núcleo recheado semelhante à descrita na Patente dos U.S. N9 3·θ94. 154 excepto que o humectante pode ser glicerina, poli-limone^ no, solução de sorbitol, lecitina, dextrose, goma arábica, mç> noestearato de glicerílo, glicol de polietileno ou glicol de propileno.
A Patente dos U.S. N9 4.292.329 de Ogawa et al. descreve um método de melhorar a capacidade da goma de mascar contendo um núcleo recheado reter o aroma por incorporação no recheio do núcleo de um emulsionante que funciona, simultaneamente, como um agente emulsionante e de retenção para evitar a penetração do aroma na base de goma. 0 recheio líquido contem, em geral, de 5 a 10$ de água. A Patente dos U.S. N9 4.157· 402 de Ogawa et al. também perceitua a utilização de um emulsionante para objectivos semelhantes mas necessita do emulsionante para ter uma gama particular de hidrofilo-lipofilo (HLB).
A Patente dos U.S. N9 4.252.829 de Terrevazzi descreve um recheio líquido para goma de mascar contendo núcleos recheados constituído, essencialmente por uma solução aquosa contendo porções de sólido dissolvido, 8 q 13$ de sorbitol líquido e 2 a 5% de uma solução glicol de propileno-aroma.
Gomas de mascar sem açúcar substâncialmente anidras são bem conhecidas da especialidade. A Patente dos U.S. N9 4.514.^22 de Tang et al. descreve gomas sem açúcar, incluin do gomas de mascar e gomas de bola, tendo melhores períodos de conservação e resistência ao envelhecimento, que contêm uma mistura substâncialmente anidra de uma base de goma, pelo menos um álcool de açúcar e glicerina em que a glicerina está presente em quantidades de 8 a 18$ em peso, e em que a goma não contem mais do que 2$ do seu peso, em água, em qualquer forma.
A Patente dos Estados Unidos N9 4.581.234 de Che• rukuri et al. descreve uma composição de goma de mascar tendo
— um teor de humidade superior a 0,3% em peso, contendo uma base de goma que amacia dentro de uma gama de temperaturas de 40° a 6o°C, aromatizante, um amaciador e um edulcorante, e preceitua que tais composições de goma de mascar têm períodos de conservação excepcionalmente longos.
A Patente dos U.S. N* 3·8θ6.290 e a Patente dos U.
S. N2 3«857·963 de Graft et al. descreve um método contínuo e aparelhagem para a extrusão da goma de mascar para formar um fio de goma oco no centro e meter o recheio do núcleo da cavidade dentro do fio de goma.
As descrições das técnicas anteriores indicam que quando a quantidade de humidade numa composição de goma de mas car, quer seja uma goma sem açúcar ou contendo açúcar, se reduz, a estabilidade e mesmo o período de conservação da goma aumentam. Em adição, certos ingredientes que se deterioram, rá. pidamente, na presença de água, podem utilizar-se com as gomas de mascar substancialmente anidras. Assim, existem várias vantagens comerciais resultantes da utilização de gomas de mascar substancialmente anidras.
Embora tais gomas possam ser extrudidas e possam utilizar-se para formar a superfície de uma goma de mascar con tendo um núcleo recheado sem açúcar, a técnica anterior dos nú cleos recheados sem açúcar não foi utilizada com sucesso na C£ vidade de uma superfície de goma de mascar substancialmente anidra. Os núcleos recheados correntes ou contêm demasiada água e migram para a superfície da goma de mascar ou são demasiado viscosos para serem bombados no núcleo ôco da superfície de go_ ma de mascar como é exigido nos processos contínuos comerciais utilizados para produzir gomas contendo núcleos recheados.
Sumário da Invenção
A presente invenção proporciona uma unidade de go• ma de mascar contendo um núcleo recheado sem açúcar e de baixo
- 4 _
teor de humidade, tendo uma superfície exterior de goma de mas car que contem uma cavidade e um núcleo com recheio líquido sem açúcar dentro da cavidade, em que a superfície da goma de mascar não contem mais do que 2% em peso de água; e em que o recheio do núcleo líquido e sem açúcar tem um teor em água de 6 a 8%, baseado no peso total do líquido do recheio do núcleo e uma viscosidade de 20.000 a 85.000 centipoises a 25°C.
Os recheios dos núcleos líquidos, de baixo teor de humidade da presente invenção incluem 0,2 a 1,5% em peso de uma goma natural ou sintética escolhida do grupo constituído por gomas de carboximetilcelulose, pectina, alginatos de glicol propileno, agar e goma de alcantira; 85 a 93% em peso de uma glicerina humectante; 6 a 12% em peso de um ingrediente humectante miscível em água adicional escolhido do grupo constituído por a) solução de sorbitol ou b) solução de sorbitol e glicol de propileno; e aroma opcional e edulcorante sem açúcar nu ma quantidade suficiente para proporcionar sabor.
recheio do núcleo, sem açúcar e de baixo teor de humidade prepara-se por mistura de gomas naturais ou sintéticas com a glicerina humectante numa proporção, em peso, de 1:3 a 1:24, baseado no peso da goma natural ou sintética, e o peso de glicerina, para um tempo suficiente para dispersar a goma na glicerina; mistura do humectante miscível em água adicional com um peso igual de glicerina e aquecimento da mistura a uma temperatura de 60° a 80°C; adição da dispersão à mistura aquecida até se formar uma mistura homogénea; adição da glicerina restante à mistura homogénea e mistura durante o tempo suficiente para hidratar completamente a goma natural ou sintética com a água presente na mistura da reacção e proporcionar um re, cheio do núcleo tendo uma viscosidade de 20.000 a 85.000 centi^ poises a 25°C.
Descrição Pormenorizada da Invenção
As unidades de goma de mascar contendo núcleos re
- 5 cheados sem açúcar, de baixo teor de humidade da presente invenção englobam uma superfície exterior e uma cavidade aí incluída contendo um núcleo com recheio líquido, sem açúcar tendo um teor em água de 6 a 8% em peso, baseado no peso total do recheio líquido do núcleo e uma viscosidade de 20.000 a 85.000 centipoises a 25°C.
termo unidade de goma de mascar como aqui utilizado refere-se a um produto acabado, que é, uma unidade de goma de mascar contendo um núcleo recheado composta de uma superfície exterior de goma de mascar e um recheio líquido no nú cleo.
recheio liquido do núcleo da presente invenção inclui quantidades especificas de uma goma natural ou sintética, uma glicerina humectante e um humectante miscível em água adicional que pode ser solução de sorbitol ou uma combinação de solução de sorbitol e glicol de propileno.
As gomas naturais ou sintéticas adequadas para utilização no recheio liquido, de baixo teor de humidade do núcleo da presente invenção incluem gomas de carboximetilcelulose, pectina, alginato de glicol propileno, agar e goma de alcantira. Tais gomas são conhecidas e estão comercialmente disponíveis.
Entre as gomas atrás mencionadas, as gomas de carboximetilcelulose de elevado peso molecular médio e viscosidades variando de 1.000 a 4.500 centipoises a uma concentração de 1% a 25°C são as preferidas para utilização neste processo. Mais particularmente, carboximetilcelulose tendo uma viscosidíj de elevada que varia de 2.500 a 4.500 centipoises ou carboxime^ tilcelulose de sódio de baixa viscosidade variando de 1.000 a 2.800 centipoises, a uma concentração de 1% a 25°C, é a preferida. Tais produtos são vendidos comercialmente por Hercules, Incorporated, Wilmington, Delaware. Em adição, os alginatos de propileno glicol que são ésteres do ácido algínico, vendem-se
comercialmente e são, também, adequados para utilização como ingredientes de goma natural ou sintética.
ingrediente de goma natural ou sintética utiliza -se no recheio do núcleo sem açúcar desta invenção numa quanti. dade de 0,2 a 1,5% θ® peso, baseado no peso total do recheio do núcleo. Para uma carboximetilcelulose de baixa viscosidade, é, preferível, utilizar de 1,0 a 1,5% em peso e para uma carbo^ ximetilcelulose de viscosidade elevada é, preferível, utilizar de 0,2 a 0,5% em peso.
ingrediente glicerina humectante adequado para utilização no recheio do núcleo desta invenção é Glicerina da Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) contendo não menos que 95% de glicerina e 5% de água. 0 ingrediente glicerina utiliza-se numa quantidade de 85 a 93% em peso, baseado no peso total do recheio do núcleo, e, de preferência, de 89 a 93% em p_e so.
humectante miscível na água adicional está presente numa quantidade de 6 a 12% em peso, de preferência, de 6 a 10% em peso, baseado no peso total do recheio do núcleo desta invenção.
A solução de sorbitol é o humectante adicional pre ferido, particularmente a solução de sorbitol USP, que contem mais do que 69 gramas e menos de 71 gramas dos sólidos totais constituída, essencialmente de sorbitol e uma pequena quantid£ de de manitol e outros álcoois poli-hídricos isométricos, em 100 gramas de solução aquosa. Se se desejar, pode-se substituir uma porção da solução de sorbitol humectante por glicol de propileno. Geralmente, tais combinações incluem solução de sor bitol e glicol de propileno numa proporção de 9 para 1.
teor de humidade do recheio do núcleo sem açúcar preparado a partir dos ingredientes anteriores é de 6 a 8% em peso, baseado no peso total do recheio do núcleo, de preferên- 7 -
cia de 6 a 7, 5% em peso. Se o teor em água dos ingredientes no recheio do núcleo for inferior à gama atrás mencionada, podem adicionar~se quantidades de água adicionais superiores a essa gama, durante o processamento. Adicionalmente, os ingredientes do recheio do núcleo atrás descritos quando misturados de acordo com o processo desta invenção como se descreve, mais completamente, adiante, proporcina um recheio do núcleo, líquido, sem açúcar, e de baixo teor de humidade, tendo uma viscosidade de 20.000 a 85.000, de preferência de 20.000 a 80.000 centipoises a 25°C.
Verificou-se que os ingredientes anteriores quando utilizados nas quantidades especificadas, são critícos para se obter um recheio de núcleo, sem açúcar que 1) se mantenha líquido e permaneça estável quando incorporado numa superfície de goma de mascar substancialmente anidra; e 2) seja suficientemente líquido para proporcionar o esguicho do aroma, caract^ ristico das gomas de mascar contendo um núcleo recheado aceita veis.
Se se utilizam ingredientes contendo água (isto é, glicerina e solução de sorbitol) em quantidade insuficiente o recheio do núcleo perde o seu esguicho de aroma caracteristico. Contudo, se está presente demasiada água, a água migrará para a superfície da goma de mascar anidra levando com ela os outros ingredientes do recheio do núcleo e originando a deteri. oração do recheio do núcleo, assim como, o envelhecimento prematuro da superfície de goma de mascar anidra dentro de um pe ríodo de tempo muito curto. Da mesma maneira, uma quantidade suficiente de goma natural ou sintética deve estar presente no recheio do núcleo para prender a água presente nos outros ingredientes. A goma sintética ou natural hidrata na presença da água e serve para espessar o recheio do núcleo até uma viscosi^ dade particular. Contudo, se se utilizar espessante em excesso a viscosidade aumenta acima de uma gama crítica. Neste caso, não se podem utilizar os procedimentos comerciais para preparar gomas contendo núcleos recheados, os quais requerem a bom8
bagem do recheio do núcleo num fio de goma de mascar ôco no centro. Assim, os requerentes descobriram uma combinação particular de ingredientes que, quando combinados nas quantidades criticas especificadas, proporcionam um recheio do núcleo, sem açúcar, e de baixo teor de humidade capaz de se incorporar numa superfície de goma de mascar substancialmente anidra.
Enquanto a composição de recheio do núcleo atrás descrita se pode utilizar dentro da cavidade da unidade de go ma de mascar sem açúcar desta invenção, outros aditivos como agentes aromatizantes, corantes e edulcorantes sintéticos podem incluir-se para proporcionar um produto com maior aceitabilidade pelo consumidor. Os agentes aromatizantes adequados que se podem adicionar, opcionalmente ao recheio liquido do núcleo, são bem conhecidos na especialidade da goma e da confeitaria. Por exemplo, óleos de aroma sintéticos, e/ou óleos derivados de plantas, folhas, flores, frutos, etc., e suas com binações, são adequados.
Os agentes aromatizantes representativos incluem óleo de hortelã-comum, óleo de hortelã-pimenta, óleo de canela, e óleo de gaultéria (metilsalicilato). Também adequados são os aromas de frutos artificiais, naturais ou sintéticos co. mo óleos de citrinos incluindo limão, laranja, uva, lima, toranja e essencias de fi*utos incluindo maçã, morango, cereja, ananás, etc.
A quantidade de agente aromatizante que se utiliza é, normalmente, uma questão de preferência dependendo de facto res como o tipo de aroma e intensidade desejados. Regra geral, utilizam-se quantidades de 0,05 a 2% em peso do recheio do núcleo final, com quantidades de 0,3 a 1,5% a serem preferidas e de 0,8 a 1,2% ainda mais preferidas.
De maneira semelhante, os edulcorantes bem conhecidos na especialidade podem adicionar-se, opcionalmente, ao recheio do núcleo desta invenção. Sem se limitar a edulcoran
- 9 tes artificiais particulares, ilustrações representativas incluem edulcorantes artificiais solúveis em água como sais solúveis de sacarina, isto é, sais de sacarina de sódio ou cálcio, sais de ciclamatos, como o sal de sódio e o equivalente, e a forma ácido livre de sacarina; edulcorantes de base dipeptídea como metil éster de L-aspartil—L-fenilalanina e os materiais descritos na Patente dos U.S. N9 3.392.131 e o equiva lente; di-hidrocalcona; glicirrizina; St e vi a rebaudiana (este_ viosidos); e o edulcorante sintético 3,6-di-hidro-6-metil-l,1,
2,3-oxatiazina-4-ona-2,2-dioxido, particularmente os sais correspondentes de potássio (Acessulf amo-K.), sódio e cálcio como descrito na Patente Alemã N2 2.001.017,7·
Tais edulcorantes artificiais como descritos atrás utilizam-se, em geral, em quantidades de 0,005 a 1% e mais pr£ ferencialmente, de 0,05 a 0,08$, baseado no peso total do recheio liquido do núcleo.
recheio do núcleo líquido, sem açúcar desta invenção prepara-se por um processo que envolve a seguinte sequência crítica de passos de reacçao:
A) Mistura-se a; goma natural ou sintética com a glicerina humectante numa proporção, em peso, de 1:3 a 1:24, baseada no peso da goma para o peso de glicerina durante o tem po suficiente para dispersar, completamente, o pó de goma na glicerina. Se se utiliza uma goma de carboximetilcelulose de baixa viscosidade a razão entre o peso da goma e o peso da gli^ cerina de 1:3 a 1:6 é preferida. Se se utiliza uma goma de car boximetilcelulose de viscosidade elevada uma proporção em peso de goma e glicerina de 1:12 a 1:24 é a preferida. De uma manei ra geral, a goma natural ou sintética dispersa-se completamente na glicerina num período de tempo de mistura de 5 a 30 minutos.
B) Mistura-se o humectante miscível em água adicional com um peso igual de glicerina e aQuece-se a mistura a
uma temperatura de 40° a 100°C, de preferência, de 6o° a 8o°C e mais preferencialmente a 70°G, depois do que o aquecimento é descontínuo.
c) Adiciona-se, então, suavemente, a dispersão de (a) à mistura aquecida de (b) com agitação, geralmente, duran te 1 a 20 minutos até se obter uma mistura homogénea. 0 tempo de adição e agitação varia com o tamanho da porção e o equipjg mento de agitação utilizado.
d) Adiciona-se, depois, a glicerina restante à mistura homogénea de (c) e continua-se a agitação até que toda a goma natural ou sintética se torne completamente hidrata, da pela água inerentemente presente nos ingredientes da mistu ra da reacção e o recheio do núcleo resultante tenha uma viscosidade de 20.000 a 85.000 centipoises a 25°C. Regra geral, a mistura pode efectuar-se durante 30 minutos a 2 horas, de preferência durante 6o minutos, para proporcionar a hidratação e o espessamento completos.
Numa forma de realização preferida, o líquido sem açúcar do recheio do núcleo da invenção prepara-se por:
A. mistura da goma natural ou sintética com a gli_ cerina humectante numa proporção em peso de 1:3 a 1:24, hase£ da no peso da goma para o peso da glicerina, durante o tempo suficiente para dispersar a referida goma na referida glicerina;
B. mistura do humectante miscível em água adicional com um peso igual de glicerina e aquecimento da mistura a uma temperatura de 6o° a. 8o°C;
C. mistura da dispersão de (a) com a mistura aque. cida de (b) a até se formar uma mistura homogénea; e
D. adição da glicerina restante a (c) e mistura durante o tempo suficiente para hidratar completamente a goma sintética ou natural com a água presente na mistura da reacção e proporcionar um recheio do núcleo com uma viscosidade de 20 000 a 85 000 centipoises a 25°C.
A sequência de mistura de ingredientes desta inven ção, atrás descrita é crítica para proporcionar a hidratação completa da goma natural ou sintética que serve como um espessante do recheio do núcleo. Surpreendentemente, verificou-se que a água inerentemente presente nas quantidades críticas dos ingredientes glicerina e solução de sorhitol, seguindo a sequência dos passos de mistura especificados no processo desta invenção, era posta em contacto com a goma natural ou sintética durante o tempo suficiente para proporcionar a hidratação completa da goma. Pode-se teorizar que a utilização com sucesso do recheio do núcleo contendo humidade, dentro de uma super fície de goma, de mascar substancialmente anidra, de acordo com esta invenção, depende da hidratação / propriedades de ligação da água do ingrediente goma natural ou sintética no recheio do núcleo. Acredita-se, mas sem se limitar a uma teoria particular, que, quando a água no recheio do núcleo fica confinada ao ingrediente goma natural ou sintética, o recheio do núcleo não migra para a superfície da goma de mascar substancialmente ani dra. Igualmente surpreendente, é o facto de que, embora a água esteja confinada o recheio do núcleo mantém o seu esguicho de aroma caracteristico e pode ser bombado num fio de goma de mas car oco no centro, utilizando os processos e equipamento comer ciais conhecidos.
As gomas de mascar sem açúcar, substancialmente anidras adequadas para utilização na, prática desta invenção são conhecidas na especialidade, como, por exemplo, as gomas sem a çúcar, incluindo as gomas de mascar e as gomas de bola, da Potente dos U.S. N2 4.514.422 que contêm menos de 2$ do seu peso, de água em qualquer forma. Estas gomas preparam-se por aquecimento da base de goma e mistura, imediatamente após, de um agente de amaciamento, sorbitol, manitol e de 10 a 18$ em peso de glicerina, baseado no peso total da composição de goma, seguido da adição de um agente aromatizante e edulcorante, com mistura. Os ingredientes sorbitol, manitol, glicerina e base de goma como, inicialmente, adicionados, têm um teor em água limitado.
De maneira semelhante, as gomas de mascar sem açúcar da Patente dos U.S. N2 4.5θ1·234 com um teor em humidade superior a 0,3% em peso, são adequadas para preparar a superfí cie de goma de mascar no interior da qual se incorpora um recheio do núcleo sem açúcar, de baixo teor de humidade, de acor do com a prática desta invenção. Tais gomas sem açúcar preparam-se por aquecimento de uma base de goma que amacia na gama de 4o° a 6o°C, e mistura logo a seguir, de sorbitol em pó, manitol em pó, um agente de amaciamento, e um agente aromatizante.
A Patente dos U.S. 4.156.740 descreve a prepara, ção de uma goma de mascar contendo um núcleo recheado sem açúcar. De acordo com esta descrição, prepara-se uma pré-mistura do recheio do núcleo por dissolução de carboximetilcelulose de sódio em glicerina, adição de solução de sorbitol USP e aqueci^ mento a 50°C, com o que se obtém uma pré-mistura contendo 17 18% de água. A goma de mascar sem açúcar descrita na Patente dos U.S. N2 4.156.7^0 prepara-se por mistura de base de goma, solução de goma arábica, a pré-mistura do recheio do núcleo atrás descrita, e uma solução aquosa de um agente edulcorante, depois mistura com sorbitol, manitol e aroma, para proporcionar uma composição de goma de mascar contendo mais de 3% de água. Assim, a pré-mistura do recheio do núcleo e a superfície da goma de mascar da técnica anterior da Patente dos U.S. N2 4.156.740 têm um teor em água superior ao teor em água especificado para o recheio do núcleo e superfície de goma de mascar substancialmente anidra da presente invenção.
As unidades de goma de mascar contendo núcleos recheados sem açúcar, de baixo teor de humidade, de acordo com a
presente invenção podem £abricar-se de acordo com os métodos conhecidos na especialidade com algumas pequenas modificações. Por exemplo, o aparelho e o método descritos na Patente dos
U.S. N2 3.806.290 e na Patente dos U.S. N2 3*θ57·9ύ3 podem uti^ lizar-se. De umq maneira característica, as gomas de mascar sem açúcar, substancialmente anidras deitam-se num extrusor de goma e fazem-se extrudir através de um orifício como um fio de goma de mascar ôco no centro. Um recheio do núcleo sem açúcar de baixo teor de humidade formulado de acordo com esta invenção, lança-se, sob pressão, através de uma conduta interior no núcleo ôco do fio a jusante do orifício e o fio de goma de mas car com o núcleo recheado passa numa unidade de moldagem onde laminadores diminuem a dimensão da secção transversal do fio de goma e se formam unidades individuais de goma.
As unidades de goma contendo núcleos recheados sem açúcar, de baixo teor de humidade, preparadas de acordo com os preceitos desta invenção contêm de 80 a 90%, θ, de preferência de 85 a 89% em peso da goma de mascar e de 10 a 20%, de preferência, de 11 a 15% em peso do recheio do núcleo, baseado no peso total de uma unidade de goma. Num aspecto de preparação particular desta invenção, as gomas com núcleos recheados sem açúcar contêm 89% em peso da goma de mascar e 11% em peso do recheio do núcleo.
Os exemplos seguintes apresentam-se para ilustrar a invenção, mas não se podem considerar limitantes dela. Todas as percentagens dadas através da especificação são baseadas em peso, excepto se indicado de outro modo.
EXEMPLO I z
A. RECHEIO DO NÚCLEO recheio do núcleo da invenção prepara-se de:
- 14 Ingredi ente
Partes em Peso
Carboximetilcelulose de sódio de baixa viscosidade Solução de sorbitol (30% água) Glicerina ( 5% água)
grama grama s gramas
1. Misturou-se um grama de carboximetilcelulose de sódio com seis gramas de glicerina durante 10 minutos.
2. Misturou-se 10 gramas de solução de sorbitol com 10 gramas de glicerina e aqueceu-se a 70°C, e depois fez-se o aquecimento descontínuo.
3* Adicionou-se, suavemente, a pré-mistura de (1) com (2) durante um período de 5 minutos com agitação. Adicionaram-se as gramas de glicerina e a agitação continuou durante, aproximadamente 60 minutos, até a viscosidade do recheio do núcleo atingir 77·θΟΟ centipoises a 25°G* 0 teor de humidade do recheio do núcleo é 7,45%*
B. FORMULAÇÃO DA GOMA DE MASCAR
Preparou-se uma goma de mascar sem açúcar com um teor de humidade de 1% em peso, utilizando a formulação de goma de mascar e o procedimento descritos na Patente dos U.S. N2 4.514.422
C. GOMA CONTENDO UM NÚCLEO RECHEADO
Deita-se a formulação de goma de mascar de Bi num extrusor de goma e faz-se extrudir através de um orifício como um fio de goma de mascar oco no centro. 0 recheio do núcleo de A deita-se sob pressão através de uma conduta interior no centro oco do fio a jusante do orifício; o fio de goma de mascar com o núcleo recheado passa-se numa unidade de moldagem onde laminadores diminuem a dimensão da secção transversal do fio de goma e formam unidades individuais de goma em que existe 89% em peso de goma e 11% em peso do recheio do núcleo. As uni
dades de goma feitas de fresco, tras qualidades organolepticas, caracteristico, consideraram-se ma de mascar contendo um núcleo ais.
quando testadas ao sabor e ou incluindo o esguicho de aroma comparáveis às unidades de go_ recheado sem açúcar, comerciEXEMPLO 2
A. RECHEIO DO NÚCLEO
Seguindo o procedimento do Exemplo 1, parte A, preparou-se um recheio do núcleo, a partir dos ingredientes seguintes, utilizando, no passo 1, uma proporção em peso de goma de carboximetilcelulose de sódio e glicerina de 1:24, seado no peso da goma e da glicerina:
Ingredi ent e
Carboximetilcelulose de sódio de viscosidade elevada Solução de sorbitol (30% água) Glicerina ( 5% água)
Partes em Peso
0,25 gramas
10,00 gramas
89,75 gramas
Obteve-se um recheio do núcleo com uma viscosidade de 20.750 centipoises a. 25°C e um teor de humidade de 7,49%
B. FORMULAÇÃO DA GOMA DE MASCAR
Preparou-se uma goma de mascar, sem açúcar com um teor de humidade de 1% em peso, utilizando a formulação de goma de mascar e o procedimento descritos na Patente dos U.S. N* 4.514.422
C. GOMA CONTENDO UM NÚCLEO RECHEADO
Prepararam-se as unidades de goma contendo um nú- 16 -
cleo recheado, utilizando as formulações A e B e seguindo o procedimento do Exemplo 1, parte C. As unidades de goma feitas de fresco, quando testadas ao sabor e outras qualidades organolepticas, incluindo o esguicho de aroma caracteristico, consideraram-se comparáveis às unidades de goma de mascar contendo um núcleo recheado sem açúcar, comerciais.
EXEMPLO 3
A. RECHEIO DO NÚCLEO
Seguindo o procedimento do Exemplo 1, parte A, preparou-se um recheio do núcleo dos ingredientes seguintes, utilizando, no Passo 1, uma proporção em peso de goma de carboximetilcelulose de sódio e glicerina de 1:3, baseado no peso da goma e da glicerina:
Ingredient e
Carboximetilcelulose de sódio de baixa viscosidade Solução de sorbitol (30% água) Glicerina ( 5% água)
Partes em Peso
1,5θ gramas
6,10 grama s
92,40 gramas
Obteve-se um recheio do núcleo com uma viscosidade de 65.000 centipoises a 25°C e um teor de humidade de 6,45%
B. FORMULAÇÃO DE GOMA DE MASCAR
Preparou-se uma goma sem açúcar tendo um teor de humidade de 1% em peso, utilizando a formulação da goma de mas car e o procedimento descritos na Patente dos Estados Unidos ns 4.514.422
C. GOMA CONTENDO UM NÚCLEO RECHEADO
Prepararam-se unidades de goma contendo um núcleo recheado utilizando as formulações A e B e seguindo o procedimento do Exemplo 1 parte C. As unidades de goma feitas de fres^ co, quando testadas ao sabor e outras qualidades organolepticas, incluindo o esguicho de aroma caracteristico, consideraram-se comparáveis às unidades de goma de mascar contendo um núcleo recheado sem açúcar, comerciais.
EXEMPLOS COMPARATIVOS 4-9
TABELA 1 - RECHEIO DO NÚCLEO SEM AÇÚCAR
Técnica Anterior Invenção Comparação
Ingrediente A B C D Ξ
Partes em Peso da Unidade de Goma de Mascar Total
Carboximetil. celulose de sódio .08 0.11 0.027 .16 .14
Solução de sorbitol (30% água) 5.34 I.09 1.09 0 · 66 1.63
Glicerina ( 5% água) 5.43 9* 66 9.74 10.03 9.09
Aroma 0.14 0.14 0.14 0.14 0.14
Sacarina de sódio 0.01 0.01 0.01 0.01 0.01
Teor em água 17.28% 7.45% 7.49% 6.45% 8.69%
Viscosidade em cps a 25°C 28,000 77,000 20,750 65,000 92,250
A goma de mascar sem açúcar, F, contendo 3% de água, preparou-se utilizando a formulação de goma de mascar e o procedimento descritos na Patente dos Estados Unidos N2 4.156.740
A goma de mascar sem açúcar G, contendo 1% de água preparou-se utilizando a formulação de goma de mascar e o procedimento descritos na Patente dos Estados Unidos Ν24.514·422.
recheio do núcleo da técnica anterior A da Tabela I e a formulação de goma de mascar F utilizaram-se para pre parar as unidades de goma de mascar de núcleo recheado contendo 11% de recheio do núcleo, baseado no peso total da unidade de goma de mascar, seguindo o procedimento descrito na Patente dos Estados Unidos N2 4.156.74o
Os recheios do núcleo, da invenção B,C e D e os re cheios do núcleo de comparação E da Tabela I prepararam-se como descrito no Exemplo 1, parte A utilizando, no Passo 1, uma proporção em peso de goma de carboximetilcelulose de sódio e glicerina de 1:6 para o Recheio do Núcleo B; 1:24 para o Recheio do Núcleo C; 1:3 para o Recheio do Núcleo D; e 1:6 para Θ Recheio do Núcleo E.
Utilizou-se a goma de mascar substancialmente anidra com os Recheios dos Núcleos A-E para preparar unidades de goma de mascar com um núcleo recheado contendo 11% de recheio do núcleo, baseado no peso total da unidade de goma de mascar, seguindo o procedimento descrito no Exemplo I, parte C.
TESTES DE ENVELHECIMENTO ACELERADO
Armazenaram-se unidades de goma de mascar contendo 11% em peso do recheio do núcleo, preparadas como descrito atrás, e embaladas, durante 18 semanas a 37°Cj depois do que se
- 19 » * 1 determinou a percentagem cada unidade de goma. Os em que as letras indicam goma de mascar testadas.
resultados apresentam-se na Tabela II as combinações de recheio do núcleo/
TABELA II
Técnica Anterior Invenção Comparação
Ex. 4 Ex. 5 Ex. 6 Ex. 7 Ex. 8 Ex. 9
a/f a/g b/g c/g d/g E/G
0% 3,41% 8,70% 7,19% 7,84% 5,21%
Nos testes de envelhecimento acelerado anteriores, a armazenagem durante 18 semanas a 37°C é equivalente à armaze nagem durante 18 meses a 25°C. Para os objectivos deste teste, todas as unidades de goma de mascar com um núcleo recheado sem açúcar continham, inicialmente, 11% do recheio do núcleo, baseado no peso total da unidade de goma de mascar. Assim, as unidades de goma de mascar com um núcleo recheado que contêm 7% de recheio do núcleo, baseado no peso total da unidade de goma de mascar, no fim do período de teste de envelhecimento acelerado, podem considerar-se aceitáveis para os consumidores e têm um período de conservação de 18 meses.
período de conservação normal das unidades de g<3 ma de mascar com um núcleo recheado sem açúcar, convencionais A/F representadas pelo Exemplo 4, cobrindo um recheio do núcleo A com uma superfície exterior F, é 9 meses. Como se mostra na Tabela II, a formulação A/F convencional não contem nenhum recheio do núcleo, no fim do período de envelhecimento acelerado. No Exemplo 5, cobrindo o Recheio do Núcleo da técnica anterior A com uma superfície de goma de mascar sufastancial • mente anidra G, a unidade de goma de mascar com um núcleo re20 cheado A/G tem uma quantidade muito pequena de recheio do núcleo remanescente, depois do período do teste de envelhecimen to acelerado.
As formulações da invenção b/g, C/g, e D/G dos Exemplos 6,7, e 8, respectivamente, têm uma quantidade excepci· onal de recheio do núcleo remanescente depois de 18 semanas a 37°C e, têm, por isso, um período de conservação de 18 meses ou o dobro do período de conservação das gomas de mascar com um núcleo recheado sem açúcar, da técnica anterior.
No Exemplo 9, o recheio do núcleo, de comparação
E não contem as quantidades criticas dos ingredientes especificados para as unidades de goma de mascar da invenção da presente invenção, isto é, glicerina insuficiente, velhecimento acelerado,
E contem demasiada solução de sorbitol e água a mais. No fim do período de en a formulação E/G continha só 5,21% do recheio do núcleo (a quantidade original era 11%) que não seria aceitável pelos consumidores.
Ao fim das 18 semanas, a 37°θ do teste de envelhecimento acelerado descrito atrás, avaliaram-se as qualidades organolepticas das unidades de goma de mascar da Tabela II.
As unidades de goma da técnica anterior, A/F e A/G da Tabela II não tinham, absolutamente, nenhum esguicho e tinham orifícios na extremidade da superfície da goma devido à migração do recheio do núcleo para a superfície da goma.
As unidades de goma da invenção B/G, C/G, e D/G da Tabela II apresentavam uma percepção de esguicho excelente e não apresentavam deterioração das superfícies da goma.
As unidades de goma, de comparação E/G da tabela
II tinham uma percepção de esguicho muito fraca que se considerou inaceitável. Em adição, E/G tinha orifícios na extremidade da unidade de goma, o que indicava que o recheio do núcleo tinha migrado para a superfície da goma.
Assim, os exemplos comparativos anteriores demonstram a imprevisibilidade e o aspecto critico dos ingredientes e respectivas quantidades necessárias para as unidades de goma de mascar com um núcleo recheado desta invenção a fim de se obter um período de conservação longo e um bom esguicho de aroma caracteristico.
A invenção assim descrita, é obvio que pode ser mo dificada de várias maneiras. Tais modificações não podem ser consideradas como fugindo do âmbito e espírito da invenção e todas estas modificações consideram-se incluídas dentro do âmbito das reivindicações seguintes.
- 1& Processo para a preparaçao de goma de mascar com um núcleo recheado, sem açúcar que possui um envólucro exterior de goma de mascar sem açúcar que envolve uma cavidade contendo um recheio central líquido sem açúcar, caracterizado por a referida goma de mascar consistir em:
A. um envólucro de goma de mascar que contem não mais do que cerca de 2% em peso, de água; e
B. um recheio central líquido sem açúcar que consiste em:
1. cerca de 0,2% a cerca de 1,5% em peso de uma goma natu ral ou sintética seleccionada de entre o grupo que consiste em carboxi-metil-celulose, pectina, alginatos de propileno glicol, agar e goma alcantira
2. cerca de 85% a cerca de 93% em peso de um humectante de glicerina; e
3. cerca de 6% a cerca de 12% em peso de um ingrediente humectante miscível em água adicional seleccionado de entre o grupo que consiste em a) solução de sorbitol ou h) solução de sorbitol e propileno glicol; em que o referido enchimento central líquido tem um conteúdo de água de cerca de 6% a cerca de 8%, baseado no peso total do recheio central líquido, e uma viscosidade de cerca de 20.000 a cerca de 85.000 centipoises a 25°C.

Claims (1)

  1. Processo para a preparação do recheio central líquido sem açúcar caracterizado por
    A. se mexer a goma natural ou sintética como humectante de • glicerina numa razão de pesos compreendida entre cerca de 1:3 e cerca de 1:24, baseada no peso da goma para o peso de glicerina, durante o tempo suficiente para dispersar a referida goma na referida glicerina;
    B. se misturar o humectante miscível em água adicional com igual peso de glicerina e aquecer a mistura a temperaturas compreendidas entre cerca de 6o°G e cerca de 80°C;
    C. se misturar a dispersão de (a) com a mistura aquecida de (b) até se formar uma mistura homogénea; e
    D. se adicionar a glicerina remanescente a (c) e se misturar durante um tempo suficiente para hidratar completamente a goma sintética ou natural com a água presente na mistura da reacção e obter um recheio central com uma viscosidade compreendida en tre 20.000 e cerca de 85.000 centipoises a 25°C.
    _ 3& _
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por no passo (a) a goma natural ou sintética ser uma go. ma de carboxi-metil-celulose de baixa viscosidade e em que a razão da referida goma para a referida glicerina estar compreendida entre cerca de 1:3 e cerca de 1:6.
    - 4s- -
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por, no passo (A), a goma natural ou sintética ser uma goma de carboxi-metil-celulose de viscosidade elevada e em que a razão da referida goma para a referida glicerina estar compreendida entre cerca de 1:12 e cerca de 1:24.
    — —
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por no passo (b) o humectante miscível em água adicional ser solução de sorbitol.
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a viscosidade do recheio central líquido estar compreendida entre 20.000 e cerca de 80.000 centipoises a 25°C.
    _ 7a _
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por se incorporar adicionalmente, um material seleccionado de entre o grupo que consiste num agente aromatizante, um agente edulcorante, e misturas correspondentes, na mistura do passo (d) numa quantidade suficiente para conferir paladar.
    - 8& Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o recheio central líquido consistir em cerca de 0,2 $ a cerca de 0,5$ em peso de carboxi-metil-celulose de sódio, cerca 89$ a cerca de 93$ em peso de glicerina e cerca de 6$ a cerca de 10$ em peso de solução de sorbitol, por o referido re cheio central líquido ter um conteúdo de água de cerca de 6$ a cerca de 7,5$, baseado no peso total do recheio central líquido e uma viscosidade compreendida entre 20.000 e 80.000 centipoises a 25°C.
    - 9& Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o recheio central líquido consistir em cerca de 1$ a cerca de 1, 5$ em peso de carboxi-metil-celulose de sódio, cerca de 89$ a cerca de 93$ θ® peso de glicerina·, e cerca de 6$ a cerca de 10$ em peso de solução de sorbitol, tendo o referido recheio central líquido um conteúdo de água de cerca de 6$ a cerca de 7,5$, baseado no peso total do recheio central líquido, e uma viscosidade de cerca de 20.000 a cerca de 80.000 centipoises a 25°C.
    - 10 2
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o recheio central líquido ser incorporado num envólucro de goma de mascar numa quantidade compreendida entre cer ca de 11% e cerca de 15% em peso da goma de mascar total.
    - 112 _
    Processo de acordo cora a reivindicação 7, caracterizado por o agente aromatizante ser seleccionado no grupo que consiste em óleo de hortelã pimenta, óleo de hortelã, óleo de canela, óleo de gaultéria, (salicilato de metilo), óleo de limão, óleo de laranja, óleo de uva, óleo de lima, óleo de toran ja, essência de maçã, essência de morango, essência de cereja, essência de ananaz e misturas correspondentes.
    — 122 —
    Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o agente edulcorante ser seleccionado no grupo que consiste em sais de sacarina, ciclamatos, sais de Acessulfamo—K, edulcorantes baseados em dipeptídeos, edulcorantes de di— -hidrocalcona e misturas correspondentes.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado nos Estados Unidos da América em 8 de Setembro de ip86, sob o número de série 9θ5,373·
PT85083A 1986-09-08 1987-06-15 Processo para a preparacao de goma de mascar contendo um nucleo recheado, sem acucar, e de baixo teor de humidade PT85083B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US06/905,373 US4683138A (en) 1986-09-08 1986-09-08 Low moisture, sugarless, center-filled chewing gum

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85083A PT85083A (en) 1987-07-01
PT85083B true PT85083B (pt) 1990-05-31

Family

ID=25420718

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85083A PT85083B (pt) 1986-09-08 1987-06-15 Processo para a preparacao de goma de mascar contendo um nucleo recheado, sem acucar, e de baixo teor de humidade

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4683138A (pt)
EP (1) EP0263781B1 (pt)
JP (1) JPS63258539A (pt)
AU (1) AU574286B2 (pt)
BR (1) BR8703014A (pt)
CA (1) CA1318544C (pt)
ES (1) ES2023436B3 (pt)
GR (1) GR3002451T3 (pt)
HK (1) HK14892A (pt)
MX (1) MX164773B (pt)
PT (1) PT85083B (pt)
SG (1) SG104891G (pt)
ZA (1) ZA873849B (pt)

Families Citing this family (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1312769C (en) * 1987-07-08 1993-01-19 Zdravko Dokuzovic Hydrophilic plasticizing system and chewing gum containing same
US4961935A (en) * 1987-12-23 1990-10-09 Warner-Lambert Company Sugarless, substantially anhydrous chewing gum compositions and methods for preparing same
US5061496A (en) * 1990-08-21 1991-10-29 Warner-Lambert Company Stabilized chlorodeoxysugar sweetening agents in liquid medium and methods for preparing same
US5437877A (en) * 1992-03-03 1995-08-01 Wm. Wrigley Jr. Company Wax-free chewing gum with initial soft bite
US5462754A (en) * 1992-03-03 1995-10-31 Wm. Wrigley Jr. Company Abhesive chewing gum with improved sweetness profile
US5436013A (en) * 1993-03-02 1995-07-25 Wm. Wrigley Jr. Company Process for manufacturing wax-free chewing gums with fast set-up times
US5437876A (en) * 1993-03-02 1995-08-01 Wm. Wrigley Jr. Company Wax-free chewing gums with controlled sweetener release
US5437875A (en) * 1993-03-02 1995-08-01 Wm. Wrigley, Jr. Company Wax-free low moisture chewing gum
US5441750A (en) * 1993-03-02 1995-08-15 Wm. Wrigley Jr. Company Wax-free chewing gum with improved processing properties
US5498429A (en) * 1994-10-12 1996-03-12 Warner-Lambert Company Fruit juice center-filled chewing gum
US6528102B1 (en) 1998-09-01 2003-03-04 Brach's Confections, Inc. Fruit snacks with varied center filling
US6235318B1 (en) 1999-01-21 2001-05-22 Charles M. Lombardy, Jr. Effervescent chewing gum
US9387168B2 (en) 1999-09-20 2016-07-12 Jack Barreca Chewing gum with tomatidine
US9253991B2 (en) 1999-09-20 2016-02-09 Jack Barreca Chewing gum with B vitamins
AU3885201A (en) * 1999-09-20 2001-04-24 Mastercare Diet and weight control gum and sucker
US6905672B2 (en) * 1999-12-08 2005-06-14 The Procter & Gamble Company Compositions and methods to inhibit tartar and microbes using denture adhesive compositions with colorants
US6838098B2 (en) * 2000-09-07 2005-01-04 Cadbury Adams Usa, Llc Continuous formation of center filled gum
US6623266B2 (en) * 2001-01-19 2003-09-23 Cadbury Adams Usa Llc Apparatus for making a center-filled gum lollipop with hard candy shell
US7244455B2 (en) * 2002-01-16 2007-07-17 Warner-Lambert Company Center-filled chewing gum containing a deliverable form of calcium
US8602774B2 (en) 2002-12-04 2013-12-10 Bryan Wasylucha Process of tooth whitening and apparatus therefor
CA2558683A1 (en) * 2004-03-05 2005-09-22 Sunil Srivastava High-intensity sweetener-polyol compositions
US20060280837A1 (en) * 2004-08-25 2006-12-14 Cadbury Adams Usa Llc. Multi-modality sensations in chewing gum compositions
US20070148284A1 (en) * 2004-08-25 2007-06-28 Cadbury Adams Usa Llc. Liquid-filled chewing gum
US20060286201A1 (en) * 2004-08-25 2006-12-21 Cadbury Adams Usa Llc. Multi-modality functional ingredients in chewing gum compositions
MX2007002336A (es) 2004-08-25 2008-03-10 Cadbury Adams Usa Llc Composicion de goma de mascar con relleno liquido.
US20060280835A1 (en) * 2004-08-25 2006-12-14 Cadbury Adams Usa Llc. Multi-modality flavored chewing gum compositions
US7727565B2 (en) * 2004-08-25 2010-06-01 Cadbury Adams Usa Llc Liquid-filled chewing gum composition
US20080014302A1 (en) * 2004-08-25 2008-01-17 Cadbury Adams Usa Llc Multi-region chewing gum composition including isomalt gum region
US7641926B2 (en) * 2004-08-25 2010-01-05 Cadbury Adams Usa, Llc Liquid-filled chewing gum composition
US20060280836A1 (en) * 2004-08-25 2006-12-14 Cadbury Adams Usa Llc. Multi-modality tastes in chewing gum compositions
US20070148286A1 (en) * 2004-08-25 2007-06-28 Cadbury Adams Usa Llc. Liquid-filled chewing gum composition
US20060280834A1 (en) * 2004-08-25 2006-12-14 Cadbury Adams Usa, Llc. Center-filled chewing gum composition
US20060263475A1 (en) * 2004-08-25 2006-11-23 Cadbury Adams Usa, Llc. Center-filled chewing gum composition
US20060153949A1 (en) * 2005-01-11 2006-07-13 Cadbury Adams Usa Llc. Edible compositions containing swellable polymers
CA2595883A1 (en) * 2005-01-28 2006-08-03 Gumlink A/S Chewing gum piece and process for making the same
ES2688772T3 (es) 2005-05-23 2018-11-06 Intercontinental Great Brands Llc Composición de goma de mascar con relleno central
CA2634001C (en) * 2005-12-30 2013-04-02 Gumlink A/S Chewing gum and gum base comprising styrene-isoprene-styrene copolymers
WO2007117629A2 (en) * 2006-04-05 2007-10-18 Cadbury Adams Usa, Llc Impact of calcium phosphate complex on dental caries
RU2421207C2 (ru) * 2006-04-05 2011-06-20 КЭДБЕРИ АДАМС ЮЭсЭй ЛЛС Оральная композиция для улучшения подповерхностной реминерализации эмали в зубах млекопитающего
JP2009532065A (ja) 2006-04-05 2009-09-10 キャドバリー アダムス ユーエスエー エルエルシー 酸含有チューインガム中のリン酸カルシウム錯体
RU2405371C2 (ru) * 2006-06-29 2010-12-10 КЭДБЕРИ АДАМС ЮЭсЭй ЛЛС Цепной резательный станок для непрерывной формовки порций жевательной резинки с центральным наполнением
US20080063748A1 (en) * 2006-09-08 2008-03-13 Cadbury Adams Usa Llc. Center-fill confectionery and chewing gum compositions containing suspended saccharide particles
EP2091347B1 (en) * 2006-09-29 2010-09-08 Cadbury Holdings Limited Chewing gum comprising polyethylene
PL2107873T3 (pl) * 2006-10-20 2017-02-28 Wm. Wrigley Jr. Company Urządzenie i sposób wykonywania wypełnionego w środku wyrobu cukierniczego
CN101677592B (zh) * 2007-06-01 2013-09-11 卡夫食品环球品牌有限责任公司 包括三醋精的中心填充物胶基糖组合物
PL2190297T3 (pl) * 2007-07-27 2015-08-31 Intercontinental Great Brands Llc Sposób wytwarzania i urządzenie do formowania wielości sznurów cukierniczych
JP5401313B2 (ja) * 2007-08-09 2014-01-29 株式会社ロッテ リキッドセンターガム組成物
CN101772305B (zh) * 2007-08-09 2013-10-30 罗蒂株式会社 含液体芯的口香糖组合物
JP5119876B2 (ja) * 2007-11-14 2013-01-16 ユーハ味覚糖株式会社 センター入りグミキャンディの製造方法
US8722117B2 (en) * 2008-06-04 2014-05-13 Wm. Wrigley Jr. Company Method and apparatus for thermal sealing a filled confectionery product
CN111978050B (zh) * 2020-09-07 2022-06-03 河南理工大学 一种聚合氯化铝废渣干混砂浆及其制备方法

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3806290A (en) * 1972-07-12 1974-04-23 Warner Lambert Co Apparatus for center-filled chewing gum
US3857963A (en) * 1972-07-12 1974-12-31 Warner Lambert Co Method for forming center-filled chewing gum
US3894154A (en) * 1974-01-14 1975-07-08 Warner Lambert Co Center-filled gum
JPS5939099B2 (ja) * 1977-11-22 1984-09-20 株式会社ロツテ センタ−入りチユ−インガムの保香味性増強法
US4156740A (en) * 1978-02-02 1979-05-29 Warner-Lambert Company Sugarless center-filled chewing gum
US4292329A (en) * 1978-02-06 1981-09-29 Lotte Co., Ltd. Center-filled chewing gum
IT1094951B (it) * 1978-03-13 1985-08-10 Perfetti Spa Gomma da masticare con riempimento liquido aromatizzato
US4316915A (en) * 1979-10-01 1982-02-23 Life Savers, Inc. Center-filled chewing gums
US4250196A (en) * 1979-10-09 1981-02-10 Life Savers, Inc. Center-filled chewing gums
US4352823A (en) * 1981-04-13 1982-10-05 Nabisco Brands, Inc. Coextruded chewing gum containing a soft non-SBR gum core portion
US4514422A (en) * 1981-12-22 1985-04-30 Warner-Lambert Company Non-staling gum composition and method of preparation
DE3272065D1 (en) * 1982-02-19 1986-08-28 Nabisco Brands Inc Center-filled chewing gums, a sugarless liquid fill for same and a process for preparing them
US4466983A (en) * 1983-02-04 1984-08-21 Warner-Lambert Company Substantially non-aqueous semi-liquid center-fill
JPS6131040A (ja) * 1984-07-23 1986-02-13 Asahi Chem Ind Co Ltd チユ−インガム組成物
US4581234A (en) * 1984-08-27 1986-04-08 Warner-Lambert Company Non-staling, substantially moistureless chewing gum compositions and improved method of preparation

Also Published As

Publication number Publication date
EP0263781A3 (en) 1989-05-10
US4683138A (en) 1987-07-28
JPH0475744B2 (pt) 1992-12-01
AU574286B2 (en) 1988-06-30
HK14892A (en) 1992-02-28
CA1318544C (en) 1993-06-01
EP0263781A2 (en) 1988-04-13
BR8703014A (pt) 1988-04-26
AU7387587A (en) 1988-03-10
ES2023436B3 (es) 1992-01-16
MX164773B (es) 1992-09-23
PT85083A (en) 1987-07-01
SG104891G (en) 1992-02-14
GR3002451T3 (en) 1992-12-30
JPS63258539A (ja) 1988-10-26
EP0263781B1 (en) 1991-08-07
ZA873849B (en) 1988-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT85083B (pt) Processo para a preparacao de goma de mascar contendo um nucleo recheado, sem acucar, e de baixo teor de humidade
US4156740A (en) Sugarless center-filled chewing gum
JPS62289149A (ja) カロリーの低減されたチューインガム組成物およびその製造方法
US4352825A (en) Coextruded chewing gum containing a soft core portion
US4399154A (en) Coextruded chewing gum
US4752481A (en) Flavor emulsions and chewing gum compositions containing the same
CA1176497A (en) Coextruded chewing gum containing a soft non-sbr gum core portion
US4301178A (en) Liquid-filled chewing gum and method
DE60132786T2 (de) Kaugummiformulierungen enthaltend verkapseltes aspartam sowie natriumpyrophosphat
PT95696A (pt) Processo para a preparacao de uma goma de mascar adocada com sucralose
PT87348B (pt) Processo para a preparacao de uma composicao para goma de mascar com libertacao sequencial de aromas
JPH03505404A (ja) 水和乳化剤含有チューイングガムおよびその製法
GB2177587A (en) Chewing gum
PT86324B (pt) Processo para a preparacao de composicoes de goma de mascar com reduzido teor de calorias
BRPI0413098B1 (pt) Base para goma de mascar e composições de goma de mascar
PT89365B (pt) Processo para a preparacao de composicoes de goma de mascar com estabilidade fisica melhorada
PT85687B (pt) Processo para a preparacao de composicoes de confeitaria, impregnadas de ar, sem acucar e macias
JPS61181341A (ja) 班入りシユガ−レスチユ−インガムおよびその製法
JPS61285952A (ja) 複合的なテクスチャーを有するチューインガム組成物およびその製造法
ES2235247T3 (es) Jarabes y revestimientos para comestibles obtenidos de ellos, que contienen una emulsion.
CA1145195A (en) Chewing gum having a soft texture
PT89329B (pt) Processo para a preparacao de composicoes de goma de mascar com absorcao reduzida de humidade
JPS60102148A (ja) チユーインガム組成物の製法
CA1162782A (en) Aspartame sweetened chewing gum of improved sweetness stability
IT9048303A1 (it) Gomma da masticare con essenza di succo di frutta concentrato e procedimento per la sua preparazione

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930531