BRPI0413098B1 - Base para goma de mascar e composições de goma de mascar - Google Patents
Base para goma de mascar e composições de goma de mascar Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0413098B1 BRPI0413098B1 BRPI0413098-7A BRPI0413098A BRPI0413098B1 BR PI0413098 B1 BRPI0413098 B1 BR PI0413098B1 BR PI0413098 A BRPI0413098 A BR PI0413098A BR PI0413098 B1 BRPI0413098 B1 BR PI0413098B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- chewing gum
- gum base
- weight
- present
- molecular weight
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A23—FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
- A23G—COCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
- A23G4/00—Chewing gum
- A23G4/06—Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
- A23G4/064—Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds containing inorganic compounds
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A23—FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
- A23G—COCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
- A23G4/00—Chewing gum
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A23—FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
- A23G—COCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
- A23G4/00—Chewing gum
- A23G4/06—Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
- A23G4/08—Chewing gum characterised by the composition containing organic or inorganic compounds of the chewing gum base
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Inorganic Chemistry (AREA)
- Confectionery (AREA)
Abstract
"base para goma de mascar e composições de goma de mascar". base de goma de mascar essencialmente isenta de carga não-sílica, compreendendo poliisobutileno de alto peso molecular, opcionalmente sílica amorfa e polivinilacetato e lecitina em pó presentes na composição de goma de mascar e opcionalmente aromatizante pulverizado na composição de goma de mascar.
Description
“BASE PARA GOMA DE MASCAR E COMPOSIÇÕES DE GOMA
DE MASCAR”
Fundamentos da Invenção
A presente invenção se refere à composição de, e métodos de produção de uma base para goma de mascar e uma goma de mascar. Mais especificamente, a presente invenção se refere à composição de base para goma de mascar que produzem bases de goma e gomas de mascar que apresentam reduzida adesão a superfícies externas quando comparadas a composições de goma de mascar convencionais.
Quando uma goma de mascar é mascada, uma porção insolúvel permanece. Embora a porção insolúvel remanescente possa ser facilmente descartada sem criar qualquer problema, quando descartada indevidamente, pode criar uma condição imprópria.
Devido a sua formulação típica, as gomas de mascar apresentam uma característica tipo adesivo. Deste modo, a goma mascada pode colar nas superfícies externas sobre as quais estas são intencionalmente ou não intencionalmente colocadas. Tais superfícies podem incluir concreto, materiais de piso, paredes, carpetes, metais, madeira, plástico, vidro e outras superfícies. Por causa destas circunstancias que há uma demanda do consumidor por uma goma de mascar mais facilmente removível.
Formular uma goma de mascar de bolo aceitável removível apresenta desafios significativos como, o produto ter que permanecer organolepticamente desejável para o consumidor, ao mesmo tempo em que é removível. Além disso, os ingredientes e processamento da base de goma e gomas de mascar devem ser suficientemente baratos para permitir a fabricação comercial e venda a preços competitivos com formulações tradicionais. Todos os ingredientes usados devem ser seguros para consumo humano e idealmente e prontamente aprovado para uso alimentício. Este é um equilíbrio difícil de alcançar. Houve tentativas no passado de se formular bases de goma de mascar removíveis e composições de goma de mascar. Nenhuma dessas tentativas teve impacto significativo sobre os aspectos apresentados pelo descarte indevido dos bolos de goma de mascar. A patente número US 5.601.858, aqui incorporada como referência, revelam uma goma de mascar não aderente que contém uma mistura de polivinilacetatos de diferentes pesos
2/19
moleculares (PVAc), cargas, resina solvente não elastomérico e é essencialmente isento de gorduras e sebo. A patente número US 3.285.750, aqui incorporada como referência, revela uma composição de base de goma de mascar resinosa com pelo menos um agente resistente a adesão tal como uma resina contendo poliolefina e fluoreto. Este bolo de goma de mascar não adere a tecidos e várias outras superfícies.
Devido ao acima descrito, há uma necessidade por produtos de goma de mascar com reduzida adesão a superfícies.
Resuma da Invenção
A presente invenção fornece uma base de goma, e a goma de mascar resultante, que exibe reduzida adesão a superfícies. Como aqui usado, um bolo de goma de mascar que pode ser facilmente removido, é aquele que apresenta uma redução no tempo de remoção de 50% ou mais comparado com as gomas de mascar convencionais típicas e menos de 20% em peso residual que permanece sobre a superfície a qual esta foi colada.
Gomas de mascar, que podem ser feitas a partir da base de goma de mascar da presente invenção, incluem as gomas de mascar em forma de pastilha revestida, tiras, tabletes, fitas, nacos e chicle de bola padrões do estado da arte.
A presente invenção fornece uma base de goma de mascar, essencialmente isenta de cargas não-sílicas, contendo uma quantidade efetiva de poliisobutileno de alto peso molecular, opcionalmente sílica e polivinilacetato de baixo peso molecular. A presente invenção fornece ainda uma composição de goma de mascar compreendendo a base de goma inventiva e ainda compreendendo como componentes opcionais, lecitina em pó e aromatizante pulverizado, usado como uma substituição parcial ou completa para um líquido aromatizante presente na porção solúvel em água da composição de goma de mascar para fazer uma goma de mascar facilmente removível.
Uma vantagem da presente invenção é fornecer uma base de goma de mascar e goma de mascar mais facilmente removível. A base de goma de mascar da presente invenção tem uma alta afinidade por água, a qual resultará num rápido desgaste natural na presença significativa de chuva. Se o bolo é descartado indevidamente, este é removido via um raspador, vassoura mecânica, lavador ou mesmo por desgaste natural
3/19
com o tempo.
A presente invenção fornece um mascar firme, volumoso com nenhuma pegajosidade ao dente dos mascadores e é facilmente processado. A base de goma da presente invenção é também relativamente hidrofílica e pode ser usado como liberador de agentes ativos lipofílicos ou medicamento, que deveríam estar ligados à base de goma e não liberados no trato digestivo. A goma de mascar pode ser produzida a partir de ingredientes aprovados para uso alimentício e possuir potencial para ser economicamente aplicável e aceitável para o consumidor.
Características adicionais, vantagens e realizações da presente invenção serão descritos e se tornarão aparentes a partir da descrição detalhada da invenção.
Descrição Detalhada
A presente invenção fornece uma base de goma, que é essencialmente isenta de carga não-sílica de poliisobutileno de alto peso molecular e opcionalmente sílica amorfa e polivinilacetato (PVAc) de baixo peso molecular.
A presente invenção também fornece gomas de mascar feitas a partir das bases de goma inventivas, que podem opcionalmente compreender lecitina em pó e aromatizante pulverizado.
Acredita-se que as bases de goma de mascar e as gomas de mascar da presente invenção exibem maior hidrofilicidade e reduzida plastificação no bolo da goma de mascar para torná-lo facilmente removível pelo aumento de sua capacidade de ser removido de superfícies ambientais quando expostas a umidade.
A presente invenção fornece uma composição de goma de mascar em que a base de goma compreende poliisobutileno de alto peso molecular, e é essencialmente isenta de carga não-sílica.
Numa realização, a base de goma ainda compreende sílica amorfa.
Numa realização, a base de goma ainda compreende polivinilacetato de baixo peso molecular.
Numa realização, a base de goma ainda compreende resina terpeno.
Numa realização, o poliisobutileno de alto peso molecular está presente numa quantidade na faixa de cerca de 5% a cerca de 15% em peso de base de goma.
4/19
Numa realização, o poliisobutileno de alto peso molecular está preferencialmente presente numa quantidade de cerca de 8% em peso de base de goma.
Ainda numa outra realização, a sílica amorfa está presente numa quantidade na faixa de cerca de 2% a cerca de 15% em peso de base de goma de mascar.
Ainda numa outra realização, a sílica amorfa está presente numa quantidade de cerca de 5% em peso de base de goma de mascar.
Ainda numa outra realização, o polivinilacetato de baixo peso molecular está presente numa quantidade até cerca de 45% em peso de base de goma de mascar.
Ainda numa outra realização, o polivinilacetato de baixo peso molecular está preferencialmente presente numa quantidade na faixa de cerca de 25% a cerca de 40% em peso da base de goma de mascar.
Ainda numa outra realização, a presente invenção fornece uma composição de goma de mascar que compreende lecitina em pó e uma base de goma que compreende poliisobutileno de alto peso molecular, polivinilacetato de baixo peso molecular e sílica amorfa, onde a base de goma é essencialmente isenta de carga não-sílica.
Ainda numa outra realização, uma composição de goma de mascar compreende lecitina em pó, aromatizante pulverizado e uma base de goma que compreende poliisobutileno de alto peso molecular, polivinilacetato de baixo peso molecular e sílica amorfa, onde a base de goma é essencialmente isenta de carga não sílica.
A base da goma de mascar da presente invenção é essencialmente isenta de carga não-sílica. Para os propósitos de descrição da presente invenção, sendo essencialmente isento de carga não-sílica pode significar que o uso opcional de carga nãosílica aos níveis de cerca de 0% a cerca de 5% e peso da base de goma de mascar é aceitável. Acredita-se que isto aumenta a viscosidade, e minimiza a plastificação do bolo da goma de mascar. Numa realização da presente invenção, a base da goma de mascar é isenta de carga não-sílica.
Poliisobutileno de alto peso molecular é usado na base de goma da presente invenção. Este é usado com um preenchimento até 80% de borracha de butila na formulação da base de goma de mascar. Poliisobutileno de alto peso molecular é fornecido
5/19 • · ♦ ·· • · · » · • · · como uma propriedade coesiva e acredita-se reduzir a propriedade de fluxo a frio de um bolo de goma de mascar descartado nas superfícies do ambiente. O poliisobutileno de alto peso molecular também fornece a maciez de um bolo de goma de mascar para melhorar as qualidades organolépticas. O peso molecular médio do poliisobutileno de alto peso molecular usado na presente invenção fica na faixa de cerca de 200.000 daltons a cerca de 600.000 daltons. Preferencialmente, o peso molecular médio de poliisobutileno de alto peso molecular usado na presente invenção é de cerca de 400.000 daltons. A quantidade de poliisobutileno de alto peso molecular presente na base de goma de mascar inventiva fica na faixa de cerca de 5% a cerca de 15% em peso da base da goma de mascar. Preferencialmente, a quantidade de poliisobutileno de alto peso molecular está presente na quantia de cerca de 8% em peso de base de goma de mascar. Um poliisobutileno de alto peso molecular adequado para uso na presente invenção é OPANOL 50 SF, disponibilizado pela BASF em Ludwigshafen, Alemanha.
Sílica amorfa pode opcionalmente ser adicionada a composição de base de goma de mascar devido a sílica ter propriedades de baixa absorção de óleo quando comparado a cargas nãosílica. Uma sílica amorfa que pode ser usada na presente invenção tem um tamanho médio de partícula de 16 pm, pH de cerca de 7, absorção de óleo de cerca de 55g/100g e valor de abrasão Perspex de cerca de 35. As especificações da sílica usada acreditam-se não serem críticas, mas especificações de sílicas conhecidas para serem operadas são aqui reveladas. A sílica na presente invenção pode ter uma faixa de tamanho médio de partícula de 4,5 a 18 pm. A quantidade de sílica amorfa usada na presente invenção está na faixa de cerca de 2% a cerca de 15% em peso de base de goma de mascar. Preferencialmente, a quantidade de sílica amorfa usada na presente invenção é de cerca de 5% em peso da base de goma de mascar. Estes níveis incluem qualquer umidade, tipicamente de 2% a 4%, que pode estar presente nas sílicas comercialmente disponíveis. A adição de sílica amorfa melhora a qualidade organoléptica da composição de goma de mascar contrariando uma experiência com óleo provida pela lecitina em pó, que pode ser um componente na presente invenção, e ter propriedades de absorção de óleo. A sílica amorfa usada na presente invenção é preferencialmente DH338 e está disponível pela INEOS Silicas Inc., em Warrington, Inglaterra.
6/19
• «
Polivinilacetato de baixo peso molecular pode opcionalmente ser adicionado a composição de base de goma de mascar. O peso molecular do PVAc fica na faixa de uma média de cerca de 6000 daltons a uma média de cerca de 40.000 daltons. Preferencialmente, o peso molecular médio do PVAc de baixo peso molecular é usado na presente invenção em quantidades até cerca de 45% em peso da base de goma de mascar. Preferencialmente, a quantidade de PVAc de baixo peso molecular presente está na faixa de cerca de 25% a cerca de 40% em peso de base de goma de mascar. E mesmo mais preferencialmente, a quantidade de PVAc de baixo peso molecular está presente em cerca de 34% em peso da base de goma de mascar. Um PVAc adequado para uso na presente invenção é Vinnapas B15 Spezial, disponível pela Wacker em Burghausen, Alemanha.
Convencionalmente, a base de goma de mascar é usada em quantidades de cerca de 18% a cerca de 36% em peso da composição de goma de mascar. A base de goma de mascar da presente invenção é tipicamente usada em composições de goma de mascar em quantidades menores do que as bases padrões de goma de mascar conhecidas na arte. Na presente invenção a base de goma de mascar pode ser usada em quantidades na faixa de cerca de 15% a cerca de 30% em peso da composição de goma de mascar. Isto permite uma sensação bucal comparável no tamanho do bolo de goma de mascar quando comparado com gomas de mascar convencionais, devido a natureza hidrofílica da base aumenta a expansão quando exposto a umidade da boca durante a mastigação. A quantidade de agente de volume na composição de goma de mascar é então aumentada em cerca de 20% para permitir qualidades de expansão e mastigação comparáveis a qualidades de mastigação de produtos de goma de mascar convencionais.
Plastifícantes usados na base de goma da presente invenção podem incluir triacetina, triglicerídeo de cadeia média, mono-, di- e triglicerídeos de ácidos graxos, resinas terpeno derivados de alfa-pineno, beta-pineno ou d-limoneno, triglicerídeos de óleo de semente de algodão, óleo de soja, óleo de palmeira, óleo de couve-palmiste, óleo de coco, óleo de girassol, óleo de sebo, manteiga de cacau não hidrogenado, parcialmente hidrogenado e completamente hidrogenado, óleos insaturados que contém como um ou mais de seus grupos constituintes, ácidos graxos de cadeia de carbono de comprimento de 6 a 18, monoglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos acetilados, destilado de mono- e di7/19
glicerídeos e lecitina podem, do seu processo de fabricação, conter níveis de triglicerídeo menores do que 2 por cento em peso. Mono- e diglicerídeos podem ser considerados como sendo da mesma família como gorduras.
Plastificantes preferidos incluem triacetina, acetilado mono-, di- e triglicerídeos de ácidos de graxo de cadeia curta, acetilado mono-, di- e triglicerídeos de ácidos graxos de cadeia média, acetilados monoglicerídeos ácidos graxos de cadeia lonta, metil éster de rosina e PVAc de baixo peso molecular.
Cargas não-sílica, que podem ser usadas em níveis até 5% na presente invenção, podem ser selecionadas entre tipos carbonato ou carbonatos precipitados, tais como carbonato de magnésio e cálcio, calcário, tipos de silicato tais como silicato de magnésio e alumínio, argila alumina, talco, dióxido de titânio, mono-, di- e fosfato tricálcio e misturas destes.
Emulsificantes, que também algumas vezes tem propriedades de plastificação, usadas nas bases de goma da presente invenção podem ser selecionado a partir dos seguintes, mono e diestearato de glicerol, lecitina, mono e di-glicerídeos de ácidos graxos, triacetina, acetilado monoglicerídeo, ésteres de poliglicerol, triacetato de glicerol e poliésteres de carboidratos ou combinações destes.
Em adição a poliisobutileno de alto peso molecular e PVAc de baixo peso molecular previamente descritos, elastômeros convencionais também podem ser incorporados na base de goma inventiva. Elastômeros fornecem a natureza coesiva de borracha à goma que varia dependendo da estrutura química do ingrediente e como este é composto com outros ingredientes. Elastômeros adequados para uso na base de goma e goma da presente invenção incluem copolímeros butadieno-estireno (CBE), copolímeros de isobutileno-isopreno (borracha de butila), polibutadieno, poliisobutileno de baixo ou médio peso molecular, e elastômero polimérico de vinila (acetato de polivinil, polietileno, acetato de vinilaq/laurato de vinila, acetato de vinila/estearato de vinila, etileno/acetato de vinila) ou misturas destes.
Plastificantes elastoméricos variam a firmeza da base de goma. A presente invenção é preferencialmente isenta de gomas de éster. Os plastificantes usados são plastificantes elastoméricos sintéticos tais como resinas terpeno derivada de alfa-pineno,
8/19 beta-pineno e/ou d-limoneno e misturas destes.
Os plastiíicantes elastoméricos usados podem ser de um tipo ou de combinações destes. Tipicamente, as razões de um em relação ao outro são dependentes de cada ponto de maciez respectivo, de cada efeito sobre a liberação de sabor e de cada grau de pegajosidade respectivo que estes causam na goma. Os plastificantes elastoméricos da presente invenção são resinas terpeno, como as gomas de éster que tem a tendência em aumentar a adesão a superfícies. A quantidade de resina terpeno é também mantida nos níveis convencionais na composição de base de goma de mascar, como surpreendentemente, o solvente elastômero não aumentou signifícativamente a pegajosidade do produto de goma de mascar. A quantidade aproximada de resina terpeno usada na presente invenção é de cerca de 10% a cerca de 35 em peso da base de goma de mascar.
Cargas não-sílica que podem ser usadas como uma carga nos níveis até 5% na base de goma inventiva são mais tipicamente carbonato de cálcio e talco. Enquanto o carbonato de cálcio é geralmente preferido, a carga de talco pode ser usada em bases de goma e gomas da presente invenção que podem entrar em contato com ou empregar aromatizantes ácidos ou fornecer um ambiente ácido necessário para evitar a degradação de um adoçante artificial. Tamanho médio da partícula para cargas de carbonato de cálcio e talco tipicamente na faixa de cerca de 0,1 mícron a cerca de 15 mícron. Mais preferencialmente, as cargas opcionais usadas preferencialmente tem um tamanho de partícula médio na faixa de cerca de 0,4 a cerca de 14 mícrons e são carbonato de cálcio e talco.
Bases de goma são tipicamente preparadas pela adição de uma quantidade de elastômero, carga e solvente elastômero em um misturador de lâmina Sigma aquecido com uma velocidade da frente a parte posterior na razão de cerca de 1:1 a cerca de 2:1, a razão mais alta sendo tipicamente usada para base de goma de mascar que requer uma composição mais rigorosa de seus elastômeros.
A composição começa tipicamente a ser efetiva uma vez que os ingredientes tenham homogeneizado. Qualquer intervalo de tempo entre 15 minutos e 90 minutos pode ser o tempo para formar a composição. Preferencialmente, o tempo de formação da composição é de 20 minutos a cerca de 60 minutos. A quantidade de plastifícante ♦ ·
9/19 adicionada depende do nível de elastômero presente. Se muito plastificante elastomérico é adicionado, a massa inicial se toma muito plastificada e não homogênea.
O processo contínuo que usa extrusores com agitação também podem ser usados para preparar a base de goma. Após os ingredientes iniciais terem formado uma massa homogênea e formado a composição no tempo desejado, os equilíbrios dos ingredientes de base são adicionados de uma maneira seqüencial até a massa fundida homogeneizar completamente. Tipicamente, qualquer resíduo de elastômero e plastificante são adicionados após o tempo inicial de composição. As ceras e os óleos opcionais são tipicamente adicionados após o elastômero e plastifícantes. Então as massas são deixadas
homogeneizar antes do descarte.
O número de patente US 6.238.710, aqui incorporado como referência, reivindica um método de fabricação contínuo de base de goma de mascar. O método requer formar a composição com todos os ingredientes num único extrusor. O número de patente US 6.086.925 revela a fabricação de uma base de goma de mascar pela adição de um elastômero duro, uma carga e um agente lubrificante num misturador contínuo. A patente número US5.419.919 revela a fabricação contínua de base de goma usando um misturador de pá com uma alimentação seletiva de diferentes ingredientes em diferentes pontos do misturados. Um outro número de patente US5.397.580 ainda revela a fabricação contínua de base de goma em dois misturadores contínuos dispostos em série e a mistura de um primeiro misturador contínuo é continuamente adicionada ao segundo misturador contínuo.
Tipicamente os tempos de processamento em batelada de base podem variar desde cerca de uma a cerca de três horas, preferencialmente de cerca de 1,5 a 2,5 horas, dependendo da formulação. A temperatura da massa final quando descarregada pode ser entre 50°C e 130°C e preferencialmente entre 70°C e 120°C, A massa completamente fundida é esvaziada do tanque de mistura em panelas revestidas ou impregnadas, extrusadas ou cunhadas em qualquer formato desejável e deixado esfriar e solidificar. Aqueles versados na arte reconhecerão que muitas variações do procedimento acima descrito podem ser seguidas.
No processo alternativo contínuo, ingredientes são continuamente adicionados em vários pontos ao longo do comprimento do extrusor. Neste caso, o tempo de ···· «·
10/19 trânsito através do extrusor seria substancialmente menor do que uma hora.
A porção solúvel em água da goma de mascar pode compreender agentes amaciantes, adoçantes, aromatizantes e combinações destes. Os adoçantes frequentemente funcionam como agentes de volume na goma. Os agentes de volume geralmente compreendem de aproximadamente 5% a cerca de 90%, preferencialmente de aproximadamente 20% a cerca de 80% da goma acabada.
Açúcares adoçantes geralmente incluem componentes contendo sacarídeos comumente conhecidos na arte de goma de mascar que compreendem, mas não se limitam a, sacarose, dextrose, maltose, dextrina, açúcar invertido seco, frutose, levulose, galactose, sólidos de xarope de milho e similares, sozinhos ou em qualquer combinação.
A presente invenção também pode ser usada em combinação com adoçantes sem açúcar. Geralmente, os adoçantes sem açúcar incluem componentes com características adoçantes, mas que são desprovidos dos açúcares comumente conhecidos e compreendem, mas não se limitam a, álcoois açúcares tais como sorbitol, manitol, eritritol, isomalte, xilitol, hidrolisados de amido hidrogenado, maltitol e similares, sozinhos ou em qualquer combinação.
Adoçantes artificiais de alta intensidade também podem ser usados, sozinhos ou em combinação com o acima. Adoçantes preferidos incluem, mas não se limitam a, sucralose, aspartame, derivados de NAPM tais como neotame, sais de acessulfame, altitame, sacarina e seus sais, ácido ciclâmico e seus sais, glicirrizinato, diidrocalconas, taumatina, monelina e similares, sozinhos ou em combinação. De modo a fornecer uma percepção de aroma e doçura por mais tempo, pode ser desejável encapsular ou de outro modo controlar a liberação de pelo menos uma porção do adoçante artificial. Tais técnicas como granulação úmida, granulação em cera, pulverização, pulverização a frio, revestimento em leito fluidizado, coacervação, e extensão de fibra podem ser usadas para se conseguir as características de liberação desejadas.
A lecitína em pó desengordurada opcionalmente empregada na composição inventiva de goma de mascar fornece qualidades de baixa absorção de óleo. A lecitina em pó é também um processo auxiliar na produção do produto de goma de mascar. A lecitina em pó, em adição, retém a umidade e absorve umidade prontamente. Na presente invenção,
11/19 • · ···
a lecitina é preferida ser misturada com o agente de volume (açúcar, sorbitol etc.) antes da adição no misturador de goma. A lecitina em pó pode ser usada na presente invenção em quantidade de cerca de 3% a cerca de 9% em peso da composição de goma de mascar. Preferencialmente, a lecitina em pó é usada em quantidades de cerca de 4% a cerca de 7% em peso da composição de goma de mascar. Além disso, se a composição de goma de mascar é uma pastilha, a quantidade de lecitina em pó usada é cerca de 7% do peso da composição de goma de mascar. Se a composição de goma de mascar está na forma de uma tira, a quantidade de lecitina em pó usada é cerca de 5-6% do peso da composição de goma de mascar. A lecitina em pó também pode ser usada numa forma encapsulada. A lecitina substituta pode também ser usada para fornecer as mesmas vantagens aqui descritas. As frações específicas de purificações de lecitina também podem ser usadas para fornecer as mesmas vantagens aqui descritas. A lecitina em pó usada na presente invenção é EMULPUR IP e EMULGUM da Degussa em Hamburg, Alemanha.
Amaciantes são adicionados a goma de mascar de modo a otimizar a mascabilidade e a sensação bucal da goma. Amaciantes tipicamente constituem aproximadamente 0,5% a cerca de 25% em peso da goma de mascar. Amaciantes contemplados para uso na goma incluem glicerina, lecitina e combinações destas. Além disso, soluções aquosas de adoçantes tais como aquelas que contêm sorbitol, hidrolisados de amido hidrogenados, xarope de milho e combinações deste podem ser usadas como amaciantes e agentes de volume em goma. Formulações isentas de açúcar são também típicas.
A quantidade de glicerina é diminuída em cerca de 30% na presente invenção a partir de quantidades padrões já usadas na arte. Tipicamente, glicerina é usada em cerca de 4%. Na presente invenção, cerca de 2,5% de glicerina é usada na composição de base de goma de mascar. Por causa da inclusão de lecitina na composição de goma de mascar, a quantidade de glicerina é reduzida devido a sua natureza higroscópica.
Um agente aromatizante pode estar presente na goma de mascar numa quantidade dentro da faixa de aproximadamente 0,1 a cerca de 10,0 por cento em peso, e preferencialmente de aproximadamente 0,5 a cerca de 3,0 por cento em peso da goma. Os agentes aromatizantes podem compreender óleos essenciais, aromas sintéticos, ou misturas
12/19 • · · · · · * · ·· ·· ··· ··· · ····· · ·· ····· · • · ' · · · · * · ♦ · · · · • ·· ·· · ··· ·* ·· ·· ·· destes incluindo, mas não limitando a, óleos derivados de plantas e frutas tais como óleos cítricos, essências de frutas, óleo de hortelã pimenta, óleo de hortelã, óleo de close, óleo de gaultéria, anis e similares. Componentes artificiais aromatizantes são também contemplados para uso em gomas da presente invenção. Aqueles versados na arte reconhecerão que agentes aromatizantes naturais e artificiais podem ser combinados em qualquer mistura sensória aceitável. Todas tais misturas de aromas e sabores são contempladas para uso em gomas da presente invenção.
Uma composição de goma de mascar feita com a base de goma de mascar da presente invenção pode também ter aromatizante pulverizado como uma reposição parcial ou completa de aromatizante líquido. Isto reduz a qualidade plastifícante ou pegajosa que os aromatizantes líquidos fornecem. A quantidade de aromatizante líquido usada reduz em cerca de 0,4% a cerca de 2% em peso da composição de goma de mascar. A carga do aromatizante pulverizado usado na presente invenção pode ser aproximadamente 20% ativo. A quantidade de aromatizante pulverizado pode ser usado até cerca de 2% em peso da composição de goma de mascar. Preferencialmente, aromatizante pulverizado é usado em quantidades na faixa de cerca de 0,2% a cerca de 2% em peso de composição de goma de mascar. Ainda mais preferencialmente, aromatizante pulverizado é usado em cerca de 1% em peso da composição da goma de mascar.
Ingredientes opcionais tais como corantes, emulsificantes e agentes farmacêuticos, refrescantes, agentes sensoriais bucais, agentes ativos, anti-microbiais, agentes clareadores de dente, medicamentos, agentes refrescantes do hálito, suplementos nutricionais, agentes saudáveis, agentes para perda de peso, e combinações destes podem ser adicionados a goma de mascar. Corantes podem tipicamente incluir lacas tipo FD&C, extratos de plantas, frutas e vegetais e dióxido de titânio.
Em geral, goma de mascar é fabricada pela adição sequencial de vários ingredientes da goma de mascar em um misturador comercialmente disponível conhecido na arte. Após os ingredientes iniciais terem sido vigorosamente misturados, a massa de goma é descarregada dos misturadores e moldada na forma desejada por enrolamento em folhas e corte em tiras, extrusada em nacos ou cunhada em pastilhas.
Geralmente, os ingredientes são misturados primeiramente derretendo a base
13/19 ......... · ......·· ·· . · ·· ·· ·· ·· ·· · · · • . .· ... · *· ·· ...
... · · ··»·· · ·· · ···· · • ... · ..··· ...
• ... .· . ... ·· ·· ·· ·· de goma e adicionando esta no misturador em movimento. A base pode também ser fundida no próprio misturador. Corante ou emulsificantes podem ser adicionados neste momento. Um amaciante tal como glicerina também pode ser adicionado neste momento, juntamente com o xarope e uma porção do agente de volume/adoçante. Porções ainda de agentes de volume/adoçante podem então ser adicionadas ao misturador. Um agente aromatizante é tipicamente adicionado com a porção final de agente de volume/adoçante. Um adoçante de alta intensidade é preferencialmente adicionado após a porção final de agente de volume e aromatizante ter sido adicionada.
Embora geralmente a base de goma esteja derretida antes da adição na mistura, na presente invenção, a base de goma não é fundida antes da adição desta no misturador.
Todo o procedimento de mistura tipicamente leva de cinco a quinze minutos, tempos mais longos de mistura podem algumas vezes ser requeridos. Aqueles versados na arte reconhecerão que muitas variações do procedimento acima descrito podem ser seguidas. Novamente, uma realização especificamente contemplada é o uso de um misturador extrusor para processo contínuo. Em tais processos, os ingredientes são adicionados continuamente em vários pontos ao longo do comprimento do extrusor enquanto homogeneamente mistura a goma continuamente desde o terminal de descarga do extrusor. A patente número US 6.017.565, aqui incorporado como referência revela um processo de fabricação contínuo que automaticamente e continuamente alimenta ingredientes no aparelho, eficiência misturando o que não requer fabricação separada da base de goma.
Após a mistura, a goma de mascar é moldada numa forma de produto final que utiliza técnicas bastante conhecidas que podem empregar extrusão, rolamento, folheamento, scoring ou forming. A forma do produto final pode ser tira, tabletes,nacos, pastilhas bolas ou qualquer outra forma desejada.
As formas de pastilha e bola, entre outras, são tipicamente revestidos por caramelização. Procedimentos de caramelização convencionais geralmente revestem com sacarose, mas avanços recentes no cozimento têm permitido o uso de outros materiais em carboidratos serem usados no lugar da sacarose. Alguns destes componentes incluem, mas
14/19 ·· ··« ·· · · ···· ·· ·· ·· • * · ·· ·· ·· ·· ·· · • · · ··· · ·· ·· ··· · « · ····· · ·· · ···· · ···· »···· ··· ·»♦ ·. « ·♦. »· ·· ·· ·· não estão limitados a, eritritol, sorbitol, dextrose, maltose, xilitol, isomaltulose hidrogenada e outros novos polióis ou uma combinação destes. Estes materiais podem ser misturados com modifícadores de caramelização incluindo, mas não limitando a, goma arábica, maltodextrinas, xarope de milho, gelatina, materiais tipo celulose como carboximetil celulose ou hidroximetil celulose, amido e amidos modificados, gomas vegetais tipo alginatos, goma de semente de alfarroba, goma guar e goma tragacanto, carbonatos insolúveis como carbonato de cálcio ou carbonato de magnésio e talco. Eritritol também age como um modificador de caramelização com outros materiais de caramelização para melhorar a qualidade do produto. Agentes anti-pegajosidade também podem ser adicionados como modifícadores de caramelização, que permitem o uso de uma variedade de carboidratos e álcoois açúcares a serem usados no desenvolvimento de novos produtos de goma caramelizada ou revestida. Aromatizantes também podem ser adicionados com o adoçante eritritol para fornecer características únicas ao produto.
Se a composição de goma de mascar está em forma de pastilha, o xarope de revestimento inicial deveria ter altos níveis de ligante, por exemplo, goma arábica ou goma de tallah, no pré-revestimento, devido o pré-revestimento não stick para a pastilha como deveria numa composição de goma de mascar convencional. O aumento de um ligante permite a apropriada aderência do pré-revestimento. A presente invenção pode ser revestida numa quantidade na faixa de cerca de 30% a cerca de 38%. Preferencialmente, o revestimento está presente em cerca de 32% a cerca de 36%.
As tabelas seguintes mostram exemplos de fórmulas como possíveis realizações da presente invenção. As fórmulas são apresentadas como modo de exemplo e não por limitação. Os ingredientes são expressos em percentagens em peso da formulação. As fórmulas de base de goma seguintes foram preparadas.
Tabela 1. Formulações de base de goma
Exemplo 1 | Exemplo 2 | |
Comparativo | Inventivo | |
Resina Terpeno | 25,25 | 28,93 |
PVAc (12-15KPM) | 27,50 | 33,85 |
Óleo vegetal hidrogenado | 15,54 | 16,25 |
15/19
• ♦ · · · · ♦ · · ♦ • ·· ·♦· ·
Mono/di glicerídeos | —' 4,78 | »·'··' · ··*·· ·· ·· 5,54 |
PIB de alto peso molecular | - | 8,15 |
PIB(~75KPM) | 1,86 | |
Borracha de butila | 9,97 | 2,04 |
Sílica amorfa (-2,5% de água por peso) | - | 4,65 |
BHA | 0,07 | 0,05 |
Carbonato de cálcio | 11,31 | 0,54 |
Lecitina | 3,72 | - |
Total | 100,00 | 100,00 |
As seguintes são formulações adicionais possíveis da base de goma de mascar inventiva e são apresentadas como modo de exemplo e não de limitação.
Tabela 2. Formulações de base de goma.
Exemplos inventivos | Ex. 3 | Ex. 4 | Ex. 5 | Ex. 6 | Ex. 7 | Ex. 8 | Ex. 9 |
Resina Terpeno | 21,00 | 25,00 | 33,00 | 15,00 | 0,00 | 18,00 | 27,00 |
PVAc de baixo PM , | 31,50 | 28,00 | 16,00 | 40,00 | 31,00 | 25,00 | 35,00 |
Óleo | 14,50 | 12,00 | 18,00 | 12,00 | 19,00 | 9,00 | 2,00 |
Cera microcristalina | 5,00 | 0,00 | 2,00 | 0,00 | 3,00 | 0,00 | 0,00 |
PIB de alto PM | 5,00 | 7,00 | 12,00 | 9,00 | 7,00 | 15,00 | 14,00 |
PIB de médio PM | 0,00 | 0,00 | 5,00 | 0,00 | 6,00 | 2,00 | 0,00 |
Borracha butila | 15,00 | 8,00 | 7,00 | 10,00 | 15,50 | 16,00 | 4,00 |
SBR | 4,00 | 0,00 | 1,00 | 0,00 | 3,00 | 0,00 | 0,00 |
Sílica amorfa | 0,00 | 17,00 | 2,00 | 12,00 | 9,00 | 14,50 | 18,00 |
Carbonato de cálcio | 4,00 | 2,00 | 4,00 | 1,00 | 5,00 | 0,00 | 0,00 |
Lecitina | 0,00 | 1,00 | 0,00 | 1,00 | 1,50 | 0,50 | 0,00 |
Total | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 |
Formulações de goma de mascar aqui descritas foram usadas para criar dados experimentais descritos na Tabela 6.
Tabela 3. Formulações goma de mascar.
16/19 • 9 99 9 9 9 ♦
• ·
Ex. 10 | Ex. 11 | ' — Ex. 12 | * i · ' · · Ex. 13 | • « « · · · Ex. 14 | *· ·· · · Ex. 15 | |
Comparativa | Inventiva | Inventiva | Inventiva | Inventiva | Inventiva | |
Base doEx.l | 33,00 | - | - | - | - | - |
Base do Ex. 2 | - | 25,30 | 27,30 | 25,30 | 26,30 | 25,30 |
Sorbitol | 46,43 | 61,48 | 59,48 | 61,48 | 60,48 | 61,80 |
Carbonato de cálcio | 13,00 | - | - | - | - | - |
Glicerina | 4,00 | 2,40 | 2,40 | 2,40 | 2,40 | 2,40 |
Aromatizante de hortelã pimenta | 1,95 | 1,50 | 1,65 | 1,65 | 1,65 | 1,80 |
Mentol | 0,35 | 0,5C | 0,35 | 0,35 | 0,35 | 0,50 |
Hortelã pulverizado | - | 1,00 | 1,00 | 1,00 | 1,00 | 0,38 |
Lecitina líquida | 0,45 | - | - | - | - | - |
Lecitina em pó desengordurada | - | 7,00 | 7,00 | 7,00 | 7,00 | 7,00 |
APM encapsulado | 0,68 | 0,68 | 0,68 | 0,68 | 0,68 | 0,68 |
APM | 0,14 | 0,14 | 0,14 | 0,14 | 0,14 | 0,14 |
Total | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 |
Tabela 4. Formulações de goma de mascar.
Ex. 16 | Ex. 17 | Ex. 18 | Ex. 19 | Ex. 20 | Ex. 21 | |
Base do Ex. 2 | 25,30 | 25,30 | 25,30 | 25,30 | 25,29 | 25,30 |
Sorbitol | 61,65 | 61,25 | 61,65 | 62,25 | 62,30 | 61,87 |
Glicerina | 2,40 | 2,40 | 2,40 | 2,40 | 2,40 | 2,40 |
Aromatizante de hortelã pimenta | 1,80 | 1,80 | 1,65 | 1,50 | 1,65 | 1,50 |
17/19
·· · ♦ *»*«· · ·· ♦ ·
Mentol | 0,35 | 0,43 | • 0,50 | * · · «V 0,35 | • · · · ♦ · 0,43 | 0,43 |
Hortelã pulverizado | 0,68 | 1,00 | 0,68 | 0,38 | 0,38 | 0,68 |
Lecitina em pó desengordurada | 7,00 | 7,00 | 7,00 | 7,00 | 7,00 | 7,00 |
APM encapsulado | 0,68 | 0,68 | 0,68 | 0,68 | 0,68 | 0,68 |
APM | 0,14 | 0,14 | 0,14 | 0,14 | 0,14 | 0,14 |
Total | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 | 100 |
As gomas de mascar dos exemplos 10-13 foram moldadas em pastilhas e revestidas por caramelização num nível de 67,5% de núcleo, 32,5% de revestimento utilizando um revestimento com a composição aproximada:
Tabela 5. Formulação Aproximada de Revestimento (em base seca).
Percentagem em peso | |
Maltitol | 88,64 |
Goma acácia | 8,79 |
Mentol | 0,74 |
Aromatizante de hortelã pimenta | 0,59 |
Agentes refrescantes fisiológicos | 0,25 |
APM | 0,27 |
Branco titânio (cor) | 0,13 |
Cera de carnaúba (agente de polimento) | 0,59 |
Total | 100,00 |
As pastilhas revestidas (referidas como números de exemplos na tabela 3 e 4) foram testadas quanto a aderência dos bolos mascados a pedras de pavimento de concreto colocadas num local externo aberto. Um peso foi colocado no topo do bolo de goma por 24 horas para assegurar infiltração na superfície externa. Três a cinco bolos de cada exemplo foram testados em cada experiência. Após cinco dias, um primeiro passo com uma vassoura 10 seca (Tennant 5700XP) foi realizado e a percentagem de bolo de goma de mascar removida foi visualmente estimada. Trinta minutos após o primeiro passo com a vassoura seca, um
18/19
primeiro passo úmido foi realizado. Um passo úmido é com a mesma vassoura usada no passo seco com adição de água. Os segundo, terceiro e quarto passos úmidos foram realizados em intervalos de quatro minutos. A percentagem do bolo de goma de mascar removida foi estimada após cada passo. Por acaso, durante uma das experiências do 5 experimento, os bolos de goma de mascar foram colados na superfície externa por alguns dias e foram expostos a chuVa intensa. Para surpresa dos cientista que realizaram o experimento, observou-se que os bolos experimentais de goma de mascar haviam sido retirados com a chuva. As médias dos resultados de todas as experiências são relatadas na tabela 6.
Tabela 6. Resultados dos Testes de Remoção (Percentagem Removida).
Goma de | N° de | Antes | 1° | 2o | 3o | 4o | 5o |
mascar do | experiências | do | passo | passo | passo | passo | passo |
Ex. | teste | seco | úmido | úmido | úmido | úmido | |
10- comparativo | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 3 |
11- inventivo | 6 | 0 | 15 | 30 | 58 | 74 | 91 |
12inventivo | 3 | 0 | 14 | 24 | 53 | 77 | 90 |
13inventivo | 5 | 0 | 4 | 10 | 36 | 58 | 75 |
14- inventivo | 1 | 0 | 2 | 3 | 8 | 40 | 69 |
15- inventivo | 1 | 0 | 2 | 22 | 72 | 95 | 98 |
16- inventivo | 1 | 0 | 3 | 22 | 68 | 96 | 99 |
17inventivo | 1 | 0 | 3 | 27 | 68 | 96 | 99 |
18- | 1 | 0 | 0 | 12 | 92 | 98 | 99 |
19/191........
inventivo | • · · · | •« 4 * | »* ·♦ ·♦ | ·· | |||
19inventivo | 1 | 0 | 0 | 7 | 73 | 93 | 97 |
20inventivo | 1 | 0 | 12 | 38 | 83 | 98 | 99 |
21inventivo | 1 | 0 | 19 | 72 | 96 | 98 | 99 |
Deve-se compreender que várias modificações e mudanças nas realizações presentemente preferidas aqui descritas ficarão aparentes para aqueles versados na arte. Tais mudanças e modificações podem ser feitas sem sair do espírito e escopo da presente invenção e sem diminuir as vantagens pretendidas. Deste modo pretende-se que tais mudanças e modificações sejam cobertas pelas reivindicações anexas.
Claims (33)
1. Base de goma de mascar, CARACTERIZADA por compreender um poliisobutileno de alto peso molecular, cujo peso molecular médio está compreendido entre 200.000 daltons e 600.000 daltons e em que a dita base de goma de mascar compreende uma carga não-sílica na quantidade de 0% a 5% por peso da dita base de goma de mascar.
2/4
CARACTERIZADA pelo dito poliisobutileno de alto peso molecular ter um peso molecular médio de cerca de 400.000 daltons.
2. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA por compreender sílica amorfa.
3/4
3. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pela dita sílica amorfa estar presente nas quantidades de uma faixa de cerca de 2% a cerca de 15%.
4/4 mascar ser capaz de ser retirada com água se o dito bolo mascado estiver aderido a:
a) concreto,
b) uma superfície pavimentada, ou
c) uma superfície de ambiente duro.
4. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pela dita sílica amorfa estar presente a um nível de cerca de 5%.
5 CARACTERIZADA pelo dito aromatizante pulverizado estar presente numa quantidade até 2% em peso da composição de goma de mascar.
5 numa quantidade na faixa de cerca de 5% a cerca de 15% em peso de base da goma de mascar.
5. Base de goma de mascar de acordo com as reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADA por compreender polivinilacetato de baixo peso molecular.
6. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo dito polivinilacetato de baixo peso molecular ter um peso molecular médio de cerca de 6.000 daltons a cerca de 40.000 daltons.
7. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo dito polivinilacetato de baixo peso molecular ter um peso molecular médio de cerca de 12.000 daltons a cerca de 15.000 daltons.
8. Base de goma de mascar de acordo com as reivindicações 5 a 7, CARACTERIZADA pelo dito polivinilacetato de baixo peso molecular estar presente numa quantidade até cerca de 45% em peso da dita base de goma de mascar.
9. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo dito polivinilacetato de baixo peso molecular estar presente numa quantidade na faixa de cerca de 25% a cerca de 40% em peso da base de goma de mascar.
10 de mascar.
10. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 1 a 9,
Petição 870180074390, de 23/08/2018, pág. 12/15
11. Base de goma de mascar de acordo com as reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADA pelo dito poliisobutileno de alto peso molecular estar presente
12. Base de goma de mascar de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo dito poliisobutileno de alto peso molecular estar presente numa quantidade de cerca de 8% em peso de base da goma de mascar.
10
13. Base de goma de mascar de acordo com as reivindicações 1 a 12,
CARACTERIZADA por compreender uma carga não-sílica numa quantidade de cerca de 0% a cerca de 3% em peso de base da goma de mascar.
14. Base de goma de mascar de acordo com as reivindicações 1 a 13, CARACTERIZADA por ainda compreender uma resina terpeno.
15 25. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 24,
CARACTERIZADA pela dita base de goma de mascar estar presente numa quantidade na faixa de cerca de 25% a cerca de 28% em peso da composição de goma de mascar.
15 15. Base de goma de mascar de acordo com as reivindicações 1 a 14,
CARACTERIZADA pela dita base de goma ser isenta de gomas de éster.
16 a 29, CARACTERIZADA por após ter sido mascada, o bolo de goma de mascar remanescente exibe reduzida adesão a superfícies do ambiente comparado a bolos de goma de mascar convencionais.
16 a 28, CARACTERIZADA pela dita composição de goma de mascar exibir reduzida adesão a superfícies do ambiente, após mastigação, comparado a gomas de mascar convencionais.
16 a 23, CARACTERIZADA pela dita base de goma de mascar estar presente numa quantidade na faixa de cerca de 15% a cerca de 30% em peso da composição de goma de mascar.
16. Composição de goma de mascar que é essencialmente isenta de carga não-sílica, CARACTERIZADA por compreender:
a) um aromatizante,
17 a 20, CARACTERIZADA por ainda compreender um aromatizante pulverizado.
17 a 19, CARAC TERIZADA pela dita lecitina em pó estar encapsulada.
17. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA por ainda compreender uma lecitina em pó.
18. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 17,
19. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADA pela dita lecitina em pó estar presente numa quantidade na faixa de cerca de 4% a cerca de 7% em peso da composição de goma de mascar.
20 16 a 25, CARACTERIZADA por ainda compreender agentes ativos selecionados do grupo que consiste de acidulantes, antimicrobianos, agentes clareadores de dente, medicamentos, agentes farmacêuticos, suplementos nutricionais, agentes de saúde, agentes de perda de peso, agentes refrescantes de hálito e combinações destes.
20 b) um adoçante, e
c) uma base de goma como definida nas reivindicações de 1 a 15.
21. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
22. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 21,
23. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADA pelo dito aromatizante pulverizado estar presente numa quantidade na faixa de cerca de 0,2% a cerca de 2% em peso da composição de goma
24. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
25 16 a 26, CARACTERIZADA por ainda compreender componentes selecionados do grupo que consiste de adoçantes de volume, refrescantes, glicerina, corantes, adoçantes de alta intensidade, agentes sensoriais bucais, gorduras, óleos e combinações destes.
25 CARACTERIZADA pela dita lecitina em pó estar presente numa quantidade na faixa de cerca de 3% a cerca de 9% em peso da composição de goma de mascar.
26. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
27. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
28. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
29. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
30. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
30 16 a 27, CARACTERIZADA pelo bolo mascado da dita composição de goma de
Petição 870180074390, de 23/08/2018, pág. 14/15
30 20. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações
Petição 870180074390, de 23/08/2018, pág. 13/15
31. Composição de goma de mascar de acordo com as reivindicações 16 a 30, CARACTERIZADA pela forma da dita goma de mascar ser selecionada do grupo que consiste de tira, pastilha, bola, quadrado e cubo.
32. Composição de goma de mascar de acordo com a reivindicação 31, CARACTERIZADA pela dita goma de mascar estar na forma de uma pastilha.
33. Produto de goma de mascar compreendendo uma pastilha de goma de mascar conforme a reivindicação 32, CARACTERIZADO pela dita pastilha ser revestida com um revestimento de cerca de 31% a cerca de 36% em peso do produto.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US10/604,516 | 2003-07-28 | ||
US10/604,516 US6986907B2 (en) | 2003-07-28 | 2003-07-28 | Chewing gum base and chewing gum compositions |
PCT/US2004/024135 WO2005011397A1 (en) | 2003-07-28 | 2004-07-27 | Chewing gum base and chewing gum compositions |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0413098A BRPI0413098A (pt) | 2006-10-03 |
BRPI0413098B1 true BRPI0413098B1 (pt) | 2019-04-02 |
Family
ID=34103079
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0413098-7A BRPI0413098B1 (pt) | 2003-07-28 | 2004-07-27 | Base para goma de mascar e composições de goma de mascar |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6986907B2 (pt) |
EP (1) | EP1651059B1 (pt) |
CN (1) | CN1829447B (pt) |
AU (1) | AU2004261194B2 (pt) |
BR (1) | BRPI0413098B1 (pt) |
CA (1) | CA2532588C (pt) |
MX (1) | MXPA06001124A (pt) |
PL (1) | PL1651059T3 (pt) |
RU (1) | RU2391024C2 (pt) |
WO (1) | WO2005011397A1 (pt) |
Families Citing this family (50)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US6986907B2 (en) | 2003-07-28 | 2006-01-17 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewing gum base and chewing gum compositions |
DE602005015446D1 (de) | 2004-06-29 | 2009-08-27 | Fertin Pharma As | Tabakalkaloid freisetzendes kaugummi |
GB0417938D0 (en) * | 2004-08-12 | 2004-09-15 | Univ Bristol | Elastomeric material exhibiting reduced adhesion and chewing gum composition containing it |
US20060240144A1 (en) * | 2005-04-21 | 2006-10-26 | Shalaby Shalaby W | Biodegradable chewing gum bases |
EP2368442B1 (en) | 2005-07-27 | 2014-12-17 | Symrise AG | Use of hesperetin for enhancing the sweet taste |
US8263143B2 (en) * | 2005-08-22 | 2012-09-11 | Kraft Foods Global Brands Llc | Degradable chewing gum |
US20070042078A1 (en) * | 2005-08-22 | 2007-02-22 | Cadbury Adams Usa Llc | Biodegradable chewing gum |
US20070042079A1 (en) * | 2005-08-22 | 2007-02-22 | Cadbury Adams Usa Llc | Environmentally-friendly chewing gum having reduced stickiness |
US8268371B2 (en) | 2005-08-22 | 2012-09-18 | Kraft Foods Global Brands Llc | Degradable chewing gum |
US8287928B2 (en) | 2005-08-22 | 2012-10-16 | Kraft Foods Global Brands Llc | Degradable chewing gum |
US8282971B2 (en) | 2005-08-22 | 2012-10-09 | Kraft Foods Global Brands Llc | Degradable chewing gum |
PL2020864T3 (pl) * | 2006-03-22 | 2010-12-31 | Wrigley W M Jun Co | Sprasowana guma do żucia i sposób jej wytwarzania |
US8414939B2 (en) * | 2006-07-31 | 2013-04-09 | Wm. Wrigley Jr. Company | Food product with an encapsulated lecithin material |
WO2008016940A1 (en) | 2006-07-31 | 2008-02-07 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewing gum products |
EP1958627A3 (de) * | 2007-01-04 | 2010-09-01 | Symrise GmbH & Co. KG | Verwendung bestimmter Menthyl-3-oxocarbonsäureester als physiologisch wirksame Kühlsubstanzen |
EP1955601A1 (de) | 2007-01-25 | 2008-08-13 | Symrise GmbH & Co. KG | Verwendung von Propenylphenylglycosiden zur Verstärkung süßer sensorischer Eindrücke |
EP1958520A3 (de) | 2007-02-09 | 2013-04-03 | Symrise AG | Wirbelschichtgranulate mit hohem Fruchtanteil |
JP2010518845A (ja) * | 2007-02-26 | 2010-06-03 | リヴォリマー リミテッド | 薬用チューインガム |
RU2476076C2 (ru) * | 2007-02-26 | 2013-02-27 | Револимер Лимитед | Лечебная жевательная резинка |
US20080233234A1 (en) * | 2007-03-12 | 2008-09-25 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewing gum and gum bases containing polyolefin thermoplastic elastomers |
US8889200B2 (en) * | 2007-03-12 | 2014-11-18 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewing gum and gum bases containing polyolefin thermoplastic elastomer |
EP1977655B1 (de) | 2007-03-29 | 2011-05-18 | Symrise AG | Aromakompositionen von Alkamiden mit Hesperetin und/oder 4-Hydroxydihydrochalkonen und deren Salzen zur Verstärkung süßer sensorischer Eindrücke |
CN101742920A (zh) * | 2007-05-25 | 2010-06-16 | Wm.雷格利Jr.公司 | 包含溶液聚合苯乙烯丁二烯无规共聚物弹性体的改善的口香糖 |
EP2022503B1 (de) | 2007-08-07 | 2011-10-19 | Symrise AG | Verkapselte Vacciniumextrakte mit ausgewogener Magen-Darm-Freisetzung |
ES2395682T3 (es) | 2007-08-20 | 2013-02-14 | Symrise Ag | Derivados de ácido oxálico y su uso como principios activos refrescantes fisiológicos |
CA2700818C (en) * | 2007-10-15 | 2015-08-11 | Revolymer Limited | Solvent-free synthesis of amphiphilic polymeric material |
JP5373803B2 (ja) * | 2007-10-15 | 2013-12-18 | リヴォリマー リミテッド | 両親媒性ポリマー材料の無溶媒合成 |
WO2009096948A2 (en) * | 2008-01-29 | 2009-08-06 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewing gum with delayed release modifier |
PT2280687T (pt) | 2008-03-26 | 2019-06-04 | Stichting Sanammad | Composições de goma de mascar compreendendo canabinóides |
US20090253612A1 (en) | 2008-04-02 | 2009-10-08 | Symrise Gmbh & Co Kg | Particles having a high load of fragrance or flavor oil |
US20090298936A1 (en) | 2008-05-29 | 2009-12-03 | Symrise Gmbh & Co. Kg | Method for energizing human beings |
DE102008044126A1 (de) | 2008-11-27 | 2010-06-02 | Symrise Gmbh & Co. Kg | Aromastoffinklusionscellulose |
ES2379751T3 (es) | 2009-03-06 | 2012-05-03 | Symrise Ag | Tetrahidropiranos sustituidos con alquilo como sustancias aromáticas |
BRPI0924661B1 (pt) | 2009-04-28 | 2018-12-11 | Symrise Ag | Ômega-ciclo-hexilalcan-1-óis, seus métodos de produção, suas composições, suas formulações cosméticas, uso dos mesmos como ativos microbianos e método parareduzir a taxa de crescimento de corynebacterium xerosis e/ou staphylococcus epidermidis e/ou brevibacterium epidermidis |
AU2010292073B2 (en) * | 2009-09-10 | 2015-10-22 | Regents Of University Of Minnesota | Chewing gum compositions |
EP2305742B1 (en) | 2009-10-01 | 2017-02-22 | Symrise AG | Spherical core-shell-particle |
EP2364689B1 (de) | 2009-10-06 | 2019-12-11 | Symrise AG | Mentholhaltige Zahnputz-Zusammensetzung mit reduzierter Bitterwahrnehmung |
DE102010002558A1 (de) | 2009-11-20 | 2011-06-01 | Symrise Ag | Verwendung physiologischer Kühlwirkstoffe und Mittel enthaltend solche Wirkstoffe |
DE102012208131A1 (de) * | 2012-05-15 | 2013-11-21 | Wacker Chemie Ag | Kaugummigrundmasse, daraus hergestellte Kaugummizubereitung und Verfahren zu ihrer Herstellung |
MX364132B (es) * | 2012-09-21 | 2019-04-12 | Intercontinental Great Brands Llc | Formación de goma avanzada. |
ITMI20130686A1 (it) * | 2013-04-24 | 2014-10-25 | Perfetti Van Melle Spa | Gomme da masticare |
EP2962679A1 (de) | 2014-06-30 | 2016-01-06 | Symrise AG | Verwendung von Tetrahydrofuranlignanen |
ES2908374T3 (es) * | 2015-04-24 | 2022-04-28 | Colgate Palmolive Co | Partículas proteicas porosas como portadoras de sustancias activas |
ITUA20163230A1 (it) | 2016-05-06 | 2017-11-06 | Perfetti Van Melle Spa | Gomma da masticare con stevia |
US11154496B2 (en) * | 2019-01-25 | 2021-10-26 | Nordiccan A/S | Cannabinoid chewing gum with polyvinyl acetate elastomer plasticizers |
DK3876916T3 (da) | 2019-03-01 | 2024-05-27 | Nordiccan As | Tabletteret cannabinoidtyggegummi med polyvinylacetatelastomerblødgøringsmidler |
US10933017B2 (en) * | 2019-03-01 | 2021-03-02 | Nordiccan A/S | Tableted cannabinoid chewing gum with polyvinyl acetate elastomer plasticizers |
WO2021021626A1 (en) * | 2019-07-26 | 2021-02-04 | Wm. Wrigley Jr. Company | Polyol-containing chewing gum bases |
SG10202002540XA (en) * | 2020-03-19 | 2021-10-28 | The Sqix Company Pte Ltd | Chewable Gum Compositions |
US20230165269A1 (en) * | 2020-05-04 | 2023-06-01 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewable matrix and use thereof for the collection of saliva samples and infection detection |
Family Cites Families (29)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3285750A (en) | 1964-03-09 | 1966-11-15 | Daiwa Chemical Ind Ltd | Chewing gum compositions having low adherence when discarded and methods of preparation thereof |
US3984574A (en) * | 1975-04-11 | 1976-10-05 | Wm. Wrigley Jr. Company | Non-tack chewing gum composition |
US4246286A (en) | 1979-04-12 | 1981-01-20 | General Foods Corporation | Chewing gums of improved sweetness retention |
US4452820A (en) | 1981-06-05 | 1984-06-05 | Nabisco Brands, Inc. | Gum base and chewing gum containing same |
US4379169A (en) | 1981-11-09 | 1983-04-05 | Nabisco Brands, Inc. | New gum base and chewing gum containing same |
US4378374A (en) | 1981-12-21 | 1983-03-29 | Nabisco Brands, Inc. | Chewing gum having improved softness |
US4518615A (en) * | 1983-08-23 | 1985-05-21 | Warner-Lambert Company | Non-adhesive chewing gum base composition |
JPS61150688A (ja) | 1984-12-22 | 1986-07-09 | Yaskawa Electric Mfg Co Ltd | 摩擦トルクを補償するサ−ボモ−タ制御方法 |
US4794003A (en) * | 1986-04-01 | 1988-12-27 | Warner-Lambert Company | Polyvinylacetate bubble gum base composition |
US4842870A (en) * | 1987-12-22 | 1989-06-27 | Warner-Lambert Company | Anhydrous, non-staling chewing gum composition |
DK365389D0 (da) | 1989-07-24 | 1989-07-24 | Fertin Lab As | Antifungalt tyggegummipraeparat |
CA2025741C (en) * | 1989-10-04 | 1995-08-08 | Michael S. Chuu | Non-tack chewing gum base |
WO1992008836A1 (en) | 1991-06-21 | 1992-05-29 | Wm. Wrigley Jr. Company | Use of ricinoleate derivative compositions to remove chewing gum adhering to surfaces |
US5462754A (en) | 1992-03-03 | 1995-10-31 | Wm. Wrigley Jr. Company | Abhesive chewing gum with improved sweetness profile |
US5286500A (en) | 1992-03-03 | 1994-02-15 | Wm. Wrigley Jr. Company | Wax-free chewing gum base |
US5437877A (en) | 1992-03-03 | 1995-08-01 | Wm. Wrigley Jr. Company | Wax-free chewing gum with initial soft bite |
US5424081A (en) | 1993-11-02 | 1995-06-13 | Mcgrath Farms | Chewing gum |
US5580590A (en) | 1993-12-27 | 1996-12-03 | The Wm. Wrigley Jr. Company | Environmentally friendly chewing gum compositions containing elastic protein-based polymers and method of making it |
NL9401703A (nl) | 1994-10-14 | 1996-05-01 | Rijksuniversiteit | Kauwgom. |
JP3187263B2 (ja) | 1994-11-09 | 2001-07-11 | 株式会社ロッテ | 低粘着性のガムベースおよびチューインガム |
US5601858A (en) | 1994-12-29 | 1997-02-11 | Warner-Lambert Company | Non-stick chewing gum |
WO1998058550A1 (en) | 1997-06-25 | 1998-12-30 | Wm. Wrigley Jr. Company | Environmentally friendly chewing gum bases |
US6153231A (en) | 1997-06-25 | 2000-11-28 | Wm. Wrigley Jr. Company | Environmentally friendly chewing gum bases |
US6194008B1 (en) | 1998-02-09 | 2001-02-27 | Wm. Wrigley Jr. Company | Environmentally friendly chewing gum bases including polyhydroxyalkanoates |
US6627234B1 (en) * | 1998-12-15 | 2003-09-30 | Wm. Wrigley Jr. Company | Method of producing active agent coated chewing gum products |
WO2001024640A2 (en) | 1999-10-07 | 2001-04-12 | Wm. Wrigley Jr. Company | Improved environmentally friendly gum bases and chewing gums including same |
WO2002017730A1 (en) | 2000-08-25 | 2002-03-07 | Wm. Wrigley Jr. Company | Environmentally friendly chewing gums including lecithin |
EP1287746A1 (en) | 2001-08-24 | 2003-03-05 | The Procter & Gamble Company | Chewable compositions with odour absorbing agents |
US6986907B2 (en) | 2003-07-28 | 2006-01-17 | Wm. Wrigley Jr. Company | Chewing gum base and chewing gum compositions |
-
2003
- 2003-07-28 US US10/604,516 patent/US6986907B2/en not_active Expired - Lifetime
-
2004
- 2004-07-27 MX MXPA06001124A patent/MXPA06001124A/es active IP Right Grant
- 2004-07-27 EP EP04779268.4A patent/EP1651059B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2004-07-27 RU RU2006102214/13A patent/RU2391024C2/ru not_active Application Discontinuation
- 2004-07-27 WO PCT/US2004/024135 patent/WO2005011397A1/en active Application Filing
- 2004-07-27 PL PL04779268T patent/PL1651059T3/pl unknown
- 2004-07-27 CA CA2532588A patent/CA2532588C/en not_active Expired - Lifetime
- 2004-07-27 CN CN2004800219935A patent/CN1829447B/zh not_active Expired - Lifetime
- 2004-07-27 AU AU2004261194A patent/AU2004261194B2/en not_active Expired
- 2004-07-27 BR BRPI0413098-7A patent/BRPI0413098B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US6986907B2 (en) | 2006-01-17 |
MXPA06001124A (es) | 2006-04-11 |
EP1651059A1 (en) | 2006-05-03 |
AU2004261194B2 (en) | 2008-04-03 |
CA2532588C (en) | 2011-02-01 |
CA2532588A1 (en) | 2005-02-10 |
AU2004261194A1 (en) | 2005-02-10 |
PL1651059T3 (pl) | 2015-12-31 |
CN1829447B (zh) | 2010-06-09 |
BRPI0413098A (pt) | 2006-10-03 |
RU2006102214A (ru) | 2007-09-10 |
US20050025858A1 (en) | 2005-02-03 |
CN1829447A (zh) | 2006-09-06 |
RU2391024C2 (ru) | 2010-06-10 |
WO2005011397A1 (en) | 2005-02-10 |
EP1651059B1 (en) | 2015-07-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0413098B1 (pt) | Base para goma de mascar e composições de goma de mascar | |
CA2422014C (en) | Chewing gum formulations including encapsulated aspartame and sodium pyrophosphate | |
CA2199806C (en) | Abhesive chewing gum with improved sweetness profile | |
US5266336A (en) | High flavor impact non-tack chewing gum with reduced plasticization | |
US4853212A (en) | Reduced base content chewing gum compositions having anesthetic properties | |
CA1176497A (en) | Coextruded chewing gum containing a soft non-sbr gum core portion | |
PT94250A (pt) | Processo para a preparacao de um sistema de libertacao de aroma controlada | |
PT96932A (pt) | Processo para a preparacao de sistemas de libertacao de acidos alimentares contendo acetato de polivinilo | |
AU2001288654A1 (en) | Chewing gum formulations including encapsulated aspartame and sodium pyrophosphate | |
EP0376549A2 (en) | Chewing gum having longer lasting sweetness | |
JPH0622445B2 (ja) | 長持続性付香チユーインガム組成物およびその製造方法 | |
WO1996012412A1 (en) | Improved chewing gum containing a lecithin/glycerol triacetate blend | |
AU5595498A (en) | Improved chewing gum formulations including aspartame and sodium bicarbonate | |
EP0652712B1 (en) | Improved wax-free low moisture chewing gum | |
JPH02222652A (ja) | 改良された安定性を有する無水のチユーインガム | |
JPS61285952A (ja) | 複合的なテクスチャーを有するチューインガム組成物およびその製造法 | |
AU627412B2 (en) | Non-tack chewing gum base | |
JP2004222723A (ja) | 環境にやさしいチューインガムおよびその製造方法 | |
EP0679061B1 (en) | High flavor impact non-tack chewing gum with reduced plasticization | |
ES2215174T3 (es) | Uso de trigliceridos de cadena media para mejorar las propiedades de la goma de mascar. | |
PL176169B1 (pl) | Guma do żucia oraz sposób wytwarzania gumy do żucia | |
EP0760606B1 (en) | Chewing gum having improved texture and containing medium chain triglycerides | |
RU2201688C2 (ru) | Основа жевательной резинки, содержащая триглицериды, имеющие среднюю длину цепи, и способ получения основы жевательной резинки (варианты) | |
ES2967635T3 (es) | Gomas de mascar con hidrocoloides reticulados y agentes de acoplamiento | |
EP4380372A1 (en) | Mineral-free chewing gum bases and chewing gum compositions |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B07A | Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09B | Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette] |
Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) DA LPI |
|
B12B | Appeal: appeal against refusal | ||
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Ipc: A23G 4/06 (2006.01), A23G 4/00 (2006.01), A23G 4/0 |
|
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |