PT1551912E - Composições de resina elastomérica - Google Patents

Composições de resina elastomérica Download PDF

Info

Publication number
PT1551912E
PT1551912E PT03741666T PT03741666T PT1551912E PT 1551912 E PT1551912 E PT 1551912E PT 03741666 T PT03741666 T PT 03741666T PT 03741666 T PT03741666 T PT 03741666T PT 1551912 E PT1551912 E PT 1551912E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
phr
silica
elastomeric compounds
elastomeric
resin
Prior art date
Application number
PT03741666T
Other languages
English (en)
Inventor
Gerd Schmaucks
Original Assignee
Elkem As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Elkem As filed Critical Elkem As
Publication of PT1551912E publication Critical patent/PT1551912E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K3/00Use of inorganic substances as compounding ingredients
    • C08K3/34Silicon-containing compounds
    • C08K3/36Silica

Description

ΕΡ 1 551 912 /PT DESCRIÇÃO "Composições de resina elastomérica"
Campo técnico 0 presente invento refere-se a novas e melhoradas composições de resina e, mais particularmente, a resinas elastoméricas com elevados teores de cargas que têm uma elevada capacidade de processamento. 0 processo para produzir estas novas e melhoradas composições elastoméricas é também descrito. 0 invento refere-se ainda a resinas elastoméricas com uma melhor capacidade de retardamento da propagação da chama.
Antecedentes técnicos E bem conhecida a produção de compostos elastoméricos tais como os utilizados em vedantes, juntas, pneus, cabos e outros artigos feitos de borracha utilizando ingredientes tais como cargas, plastificantes, antioxidantes, agentes de cura e outros. Todos estes ingredientes do composto são utilizados para conferirem certas propriedades ao artigo final ou são necessários durante a produção. Mas algumas destas substâncias influenciam-se umas às outras, conduzindo a efeitos prejudiciais nas propriedades ou no comportamento de processamento. As cargas funcionais, por exemplo, alguns negros de fumo e sílicas precipitadas, são utilizadas para melhorar a dureza, a resistência à tracção, a resistência ao tratamento e outras propriedades desejadas, mas estas também aumentam, especialmente com altos teores de cargas, a viscosidade do composto conduzindo a uma baixa capacidade de processamento e segurança de carbonização. Isto tem que ser equilibrado pela incorporação de plastificantes e/ou auxiliares de processamento. Os plastificantes e auxiliares de processamento têm, contudo, uma influência negativa nas propriedades físicas, incluindo o desempenho ao fogo e estes podem "entumecer". Até agora não é conhecido nenhum material que possa ultrapassar as dificuldades de processamento das composições de resinas elastoméricas com um elevado teor de carga, mantendo ainda as desejadas propriedades físicas. 2
ΕΡ 1 551 912 /PT É muito difícil dar um definição precisa de "alto teor de carga" dado que depende muito do polímero utilizado e da aplicação do composto final. Contudo, geralmente, se o teor de carga de um composto elastomérico altamente carregado for aumentado, a viscosidade aumentará até um nível em que a capacidade de processamento dos compostos será fortemente reduzida. A quantidade de cargas em resinas altamente carregadas pode, deste modo, depender do polímero, variando de cerca de 15 até cerca de 500% em peso da resina. É conhecida a utilização de micro-sílica como carga semi-reforçante em elastómeros substituindo, por exemplo, cargas de negro de fumo MT (meio térmico) ou de silicato de cálcio. Nestas circunstâncias tem sido sempre utilizada micro-sílica como substituição para se obter um elastómero menos caro possuindo a mesma resistência. Deste modo o teor de carga total nunca foi aumentado quando se utiliza a micro-sílica como agente semi-reforçante.
Divulgação do invento É um objecto do presente invento proporcionar um composto elastomérico altamente carregado com uma baixa viscosidade para originar uma boa capacidade de processamento sem reduzir o teor de cargas e sem influenciar negativamente as propriedades físicas dos compostos elastoméricos. Nalgumas circunstâncias o teor de carga pode ser mesmo aumentado sem se aumentar a viscosidade e sem influenciar negativamente as propriedades físicas. É ainda um objectivo proporcionar compostos elastoméricos que possuam uma melhor capacidade de retardamento da propagação da chama.
De acordo com um aspecto, o presente invento refere-se a compostos elastoméricos possuindo um elevado teor de cargas, sendo os compostos elastoméricos caracterizados por conterem adicionalmente de 1 a 400% em peso da resina de micro-sílica como modificador para melhorar a capacidade de processamento.
De acordo com uma concretização preferida, os compostos elastoméricos contêm de 5 a 300% em peso da resina de micro-sílica . 3
ΕΡ 1 551 912 /PT
Muito preferencialmente, os compostos elastoméricos contêm de 10 a 150% em peso da resina de micro-silica.
De acordo com outro aspecto, o presente invento refere-se a um processo de produção de compostos elastoméricos altamente carregados possuindo um elevado teor de cargas, sendo o processo caracterizado por a micro-silica ser adicionada aos compostos elastoméricos numa quantidade de 1 a 400% em peso da resina para melhorar a capacidade de processamento.
De acordo com uma concretização preferida, a micro-silica é adicionada aos compostos elastoméricos numa quantidade de 5 a 300% em peso da resina.
Para melhores resultados, a micro-silica é adicionada aos compostos elastoméricos numa quantidade de 10 a 150% em peso da resina. O termo micro-silica utilizado nesta descrição e reivindicações deste pedido de patente é SÍO2 amorfa sob a forma de partículas obtida a partir de um processo em que a sílica (quartzo) é reduzida a SiO gasoso e o produto de redução é oxidado em fase de vapor a uma forma de sílica amorfa. A micro-silica pode conter, pelo menos, 70% em peso de sílica (SÍO2) e possui uma massa volúmica de 2,1-2,3 g/cm3 e uma área superficial de 15-40 m2/g. As partículas primárias são substancialmente esféricas e possuem uma dimensão média de cerca de 0,15 pm. A micro-silica é, preferencialmente, obtida como co-produto na produção de silício ou de ligas de silício em fornos de redução eléctricos. Nestes processos são formadas grandes quantidades de micro-silica. A micro-silica é recuperada de maneira convencional utilizando filtros de saco ou outros dispositivos de recolha.
Verificou-se surpreendentemente que os compostos elastoméricos de acordo com o presente invento possuem uma baixa viscosidade e boas propriedades de processamento e comparação com os compostos elastoméricos que possuam o mesmo elevado teor de cargas, mas que não contenham micro-silica. Verificou-se ainda que a adição de micro-silica aos compostos elastoméricos que possuam um elevado teor de cargas pode ser 4
ΕΡ 1 551 912 /PT utilizada em todos os tipos de tecnologias de reticulação e não diminui a taxa de reticulação em compostos curados com enxofre como outros materiais siliciosos, tais como a silica precipitada. Para compostos elastoméricos contendo outras cargas tipo silica e agentes de ligação de silano, não é necessário um aumento da dosagem de silano para fins de ligação. Deste modo, adicionalmente, ao atingirem-se elevados teores de carga que não eram possíveis até agora, o presente invento também permite poupanças noutros ingredientes do composto e em custos de processamento devido a melhores caracteristicas de fluidez dos compostos elastoméricos. Para além disso a deformação por compressão nos compostos elastoméricos altamente carregados é melhorada.
Verificou-se também surpreendentemente que nos compostos elastoméricos retardadores da propagação da chama carregados com tri-hidrato de aluminio e/ou hidróxido de magnésio, a adição de micro-sílica a tais compostos elastoméricos resulta num maior índice de oxigénio limitante (LOI) e forma-se uma carbonização estável quando os compostos elastoméricos carregados com tri-hidrato de alumínio e/ou hidróxido de magnésio são queimados.
Os compostos elastoméricos de acordo com o invento incluem compostos com base em elastómeros naturais tais como a borracha natural (NR), a borracha de etileno-propileno-dieno (EPM ou EPDM), a borracha de estireno-butadieno (SBR), a borracha de acrilonitrilo-butadieno (NBR), a borracha de policloropreno (PCP), polímeros especiais, tais como a borracha de acrilato e o copolímero de etinelo-acetato de vinilo e outros e misturas destes e também compostos com base em misturas de elastómeros com termoplásticos, os designados elastómeros termoplásticos e um processo para a produção destas composições de polímeros. 0 termo elastómero inclui não apenas materiais elastoméricos tradicionais, tais como a borracha natural ou polímeros sintéticos tipo borracha, como também misturas destes e elastómeros termoplásticos. A produção de compostos elastoméricos pode ser feita utilizando processos convencionais e equipamento tal como um 5
ΕΡ 1 551 912 /PT moinho aberto, misturadores internos de todos os tipos e misturadores contínuos do tipo extrusores de parafuso sem-fim único ou duplo. 0 processamento dos compostos elastoméricos contendo o modificador pode ser feito utilizando processos convencionais, incluindo mas não restringidos a extrusão, moldação por compressão, moldação por injecção e outros.
Descrição detalhada do invento
Exemplo 1 30 partes por 100 partes da resina (phr) de micro-sílica foi adicionado a uma formulação à base de borracha de EPDM contendo 140 phr de argila calcinada em conjunto com antioxidantes, plastificante e um sistema de cura de peróxido. A mistura do composto foi realizada num misturador interno e as amostras para ensaio foram curadas numa prensa a 180°C durante 20 minutos. Os resultados obtidos são mostrados na Tabela 1. Para fins de comparação a borracha de EPDM sem micro-sílica foi testada da mesma maneira que o composto de acordo com o invento. Os testes foram realizados de acordo com as seguintes especificações: Teste de tracção: S2 DIN 53504, resistência ao rasgamento (propagação do rasgamento) BS 6469.
Tabela 1
Arte precedente Invento Propriedade medida Borracha de EPDM com 140 phr de carga de argila calcinada Borracha de EPDM com 140 phr de carga de argila calcinada e 30 phr de micro-silica Viscosidade de Mooney @ 130°C 45 47 Resistência à tracção, MPa 7, 8 8, 4 Alongamento à rotura, % 283 276 Resistência ao rasgamento, N/mm 2, 0 2,8 Deformação por compressão (10 min @ 200°C) em % 16, 6 16,8
Os resultados na Tabela 1 demonstram que a borracha de EPDM de acordo com o invento melhorou as propriedades físicas, especialmente uma notável baixa deformação por compressão para este alto teor de carga, em conjunto com a boa capacidade de processamento, expresso pelo valor de 6
ΕΡ 1 551 912 /PT viscosidade, em comparação com a borracha de EPDM sem micro-sílica .
Exemplo 2
Foi preparado um composto com base em borracha de cloropreno com 50 phr de sílica precipitada possuindo uma área superficial de 125 m2/g. No mesmo composto, 20 phr da sílica precipitada foi substituída com 30 phr de micro-sílica. A mistura dos compostos foi efectuada tal como descrito no Exemplo 1. Os provetes para os ensaios físicos foram curados por prensagem a 180°C durante 15 minutos. Tal como pode ser visto a partir dos resultados da Tabela 2 verificou-se, surpreendentemente, que a substituição da sílica precipitada com micro-sílica diminui a viscosidade do composto conduzindo a uma melhor capacidade de processamento ao mesmo tempo que se mantém um nível elevado de propriedades físicas.
Tabela 2
Arte precedente Invento Propriedade medida Borracha de cloropreno com 50 phr de sílica precipitada Borracha de cloropreno com 30 phr de sílica precipitada + 30 phr de micro-sílica Viscosidade de Mooney @120°C 41, 0 25, 7 Resistência à tracção, MPa 17,6 18, 1 Alongamento à rotura, % 742 754 Resistência ao rasgaraento, N/rara 12, 2 9,3
Exemplo 3
Um composto com base numa solução de SBR e carregado com 80 phr de sílica precipitada altamente dispersível possuindo uma área superficial de 175 m2/g foi modificado por adição de 20 phr de micro-sílica. Para fins de comparação foi também preparada uma mistura contendo 100 phr de sílica precipitada. Foi utilizado um procedimento de mistura de três passos para preparar o composto. A cura dos provetes para os ensaios físicos foi realizada a 160°C durante 20 minutos.
Os resultados são mostrados na Tabela 3. A abrasão foi medida de acordo com a norma DIN 53516. 7
ΕΡ 1 551 912 /PT
Tabela 3
Arte precedente Precedente Invento Propriedade medida SBR contendo 80 phr de sílica precipitada SBR contendo 100 phr de sílica precipitada SBR contendo 80 phr de sílica precipitada + 20 phr de microsílica Viscosidade de Mooney @ 120°C 82 117 87 Resistência à tracção, MPa 21, 5 20, 0 19,5 Alongamento à rotura, O, 447 402 383 Resistência ao rasgamento, N/mm 17,1 17, 9 22,1 Dureza Shore A 69 79 72 Abrasão, mm3 145 175 157
Comparando estes resultados torna-se óbvio o espantoso efeito da micro-silica nas propriedades do composto com ou alto teor de cargas. Não apenas esse mais elevado teor de cargas é possível sem problemas de processamento, como há também uma melhoria nas propriedades físicas que não é conseguida com a sílica convencional.
Exemplo 4
Num composto de NBR/PVC carregado com uma mistura de negro de fumo N550, carbonato de cálcio e sílica precipitada o teor total de carga era de 110 phr. Este composto foi modificado por adição de 20 phr de micro-sílica. A mistura foi realizada tal como descrito no exemplo 1. Os provetes de ensaio foram curados por prensagem a 180° durante 15 minutos. Os resultados são mostrados na Tabela 4.
Tabela 4
Arte precedente Invento Propriedade medida NBR/PVC com 28 phr de sílica precipitada NBR/PVC com 28 phr de sílica precipitada + 20 phr de micro-sílica Viscosidade de Mooney @ 130°C 58 42 Resistência à tracção, MPa 12, 1 13,4 Alongamento à rotura, % 350 377 Resistência ao rasgamento, N/mm 5, 8 4, 7 Resistência ao óleo 24h @ 100°C em óleo ASTM N°2 Resistência à tracção, MPa Alongamento à rotura, % 13,1 307 13,9 321 8
ΕΡ 1 551 912 /PT
Os resultados na Tabela 4 mostram que o composto de NBR/PVC de acordo com o invento possui uma viscosidade inferior ao composto da arte precedente embora este contenha mais 12 phr de carga. Os resultados da resistência ao óleo mostram ainda que o composto de NBR/PVC contendo micro-sílica mantém a sua resistência à tracção e o alongamento quando o composto é sujeito a óleo a alta temperatura.
Exemplo 5 A um composto com base em borracha natural (SIR 20) e carregado com 50 phr de negro de fumo (N234), foi adicionado 50 phr de micro-sílica. Para fins de comparação os compostos contendo 100 phr de N234 (Comparação 1) e 50 phr de N234 + 50 phr de sílica precipitada (Comparação 2), respectivamente, foram também preparados. A mistura foi realizada num misturador interno utilizando um ciclo de dois passos semelhante ao Exemplo 1. Os compostos contendo sílica e silano foram misturados utilizando um procedimento de três passos corrente, tal como no Exemplo 3. Os provetes foram curados por prensagem durante 15 minutos a 150°C. Os resultados estão resumidos na Tabela 5.
Tabela 5
Arte precedente Comp. 1 Comp. 2 Invento Propriedade medida SIR 20 com 50 phr de negro de fumo N234 SIR 20 com 100 phr de negro de fumo N234 SIR 20 com 50 phr de negro de fumo N234 + 50 phr de sílica precipitada SIR 20 com 50 phr de negro de fumo N234 + 50 phr de micro-sílica Viscosidade de Mooney @ 100°C 58, 7 Não mensurável > 220 106,5 55, 4 Resistência à tracção, MPa 29, 0 18,2 13, 8 21,8 Alongamento à rotura, % 576 221 344 441 Dureza Shore A 63 88 71 73 Resistência ao rasgamento, N/mm 18, 6 15, 7 4,1 23,9 A partir dos resultados na Tabela 5 torna-se óbvio que a adição de micro-sílica permite a preparação de compostos não possível com os materiais convencionais. 9
ΕΡ 1 551 912 /PT
Deve ter-se em atenção que não se efectuou a optimização da formulação do composto nos exemplos listados acima. Isto significa que é possivel uma melhoria das propriedades quando a reformulação adicional das composições é feita.
Os anteriores Exemplos 1-5 demonstram claramente que a adição de micro-silica a compostos elastoméricos altamente carregados melhora as propriedades fisicas dos materiais ao mesmo tempo que se mantém e mesmo baixa a viscosidade dos compostos.
Exemplo 6
Este exemplo ilustra o efeito da adiçao de micro-silica no desempenho ao fogo de composições de resina elastomérica. A um composto sem halogéneo, retardador de chama com base em etileno-acetato de vinilo (100 phr) e carregado com 160 phr de tri-hidrato de alumínio, foi adicionado 30 phr de micro-silica. As propriedades mecânicas do composto não foram afectadas. O índice de oxigénio limitante, medido de acordo com a norma ASTM D2863 foi aumentado de 38 para 43%. A estabilidade da carbonização protectora, formada durante a queima da matriz polimérica, foi significativamente melhorada e permanecia três a quatro vezes mais do que sem a adição de micro-silica.
Lisboa,

Claims (7)

  1. ΕΡ 1 551 912 /PT 1/1 REIVINDICAÇÕES 1. Compostos elastoméricos que possuem um elevado teor de cargas, caracterizados por conterem adicionalmente 1 a 400% em peso de resina de micro-silica como modificador para melhorar a capacidade de processamento.
  2. 2. Compostos elastoméricos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por conterem 5 a 300% em peso de resina de micro-silica.
  3. 3. Compostos elastoméricos de acordo com a reivindicação 2, caracterizados por conterem 10 a 150% em peso de resina de micro-silica.
  4. 4. Processo para a produção de compostos elastoméricos possuindo um elevado teor de cargas, caracterizado por a micro-silica ser adicionada aos compostos elastoméricos numa quantidade de 1 a 400% em peso da resina como modificador para melhorar a capacidade de processamento.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a micro-silica ser adicionada aos compostos elastoméricos numa quantidade de 5 a 300% em peso da resina.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a micro-silica ser adicionada aos compostos elastoméricos numa quantidade de 10 a 150% em peso da resina.
  7. 7. Utilização de micro-silica como modificador para melhorar a capacidade de processamento de compostos elastoméricos altamente carregados. Lisboa,
PT03741666T 2002-06-07 2003-05-22 Composições de resina elastomérica PT1551912E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20022708A NO328601B1 (no) 2002-06-07 2002-06-07 Elastomere sammensetninger, fremgangsmåte for fremstilling av elastomere sammensetninger og anvendelse av microsilica som modifiserende middel i elastomere sammensetninger

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1551912E true PT1551912E (pt) 2007-01-31

Family

ID=19913701

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03741666T PT1551912E (pt) 2002-06-07 2003-05-22 Composições de resina elastomérica

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8053507B2 (pt)
EP (1) EP1551912B1 (pt)
JP (1) JP5303090B2 (pt)
KR (1) KR100720781B1 (pt)
CN (1) CN1659218A (pt)
AT (1) ATE344292T1 (pt)
AU (1) AU2003274950A1 (pt)
BR (1) BR0311475B1 (pt)
CA (1) CA2488772C (pt)
DE (1) DE60309496T2 (pt)
EG (1) EG23469A (pt)
ES (1) ES2271611T3 (pt)
NO (1) NO328601B1 (pt)
PT (1) PT1551912E (pt)
WO (1) WO2003104317A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2006089526A (ja) * 2004-09-21 2006-04-06 Sumitomo Rubber Ind Ltd タイヤ用ゴム組成物
NO328520B1 (no) * 2004-11-03 2010-03-08 Elkem As Polyamidplast med høy flammemotstandsdyktighet og god prosesserbarhet
NO325706B1 (no) * 2006-02-15 2008-07-07 Elkem As Kompositt plastmateriale
JP2008031244A (ja) * 2006-07-27 2008-02-14 Sumitomo Rubber Ind Ltd タイヤトレッド用ゴム組成物およびこれを用いた空気入りタイヤ
US8907217B2 (en) * 2010-02-12 2014-12-09 General Cable Technologies Corporation Compositions for riser and plenum cables
JP5617903B2 (ja) * 2012-11-20 2014-11-05 日立金属株式会社 車両用電線、車両用ケーブル
JP6159620B2 (ja) * 2013-08-21 2017-07-05 日本ピラー工業株式会社 グランドパッキン
JP6145359B2 (ja) * 2013-08-21 2017-06-07 日本ピラー工業株式会社 グランドパッキン
JP2015067819A (ja) * 2013-10-01 2015-04-13 日立金属株式会社 ノンハロゲン樹脂組成物、絶縁電線及びケーブル
JP2015043325A (ja) * 2014-09-12 2015-03-05 日立金属株式会社 ノンハロゲン樹脂組成物を用いた車両用電線及び車両用ケーブル
CN106032434B (zh) * 2015-03-18 2019-12-20 中国石油化工股份有限公司 粉末橡胶和硫化粉末橡胶及其制备方法
BR112017023873B1 (pt) 2015-05-05 2021-12-07 3M Innovative Properties Company Composição curável, filme, filme forrado, composição curada, filme de barreira acústica e método para fabricação do filme de barreira acústica
JP7306844B2 (ja) 2019-03-26 2023-07-11 株式会社バルカー シール材用ゴム組成物およびこれを用いたシール材
JP7092090B2 (ja) * 2019-04-15 2022-06-28 日立金属株式会社 ノンハロゲン難燃性樹脂組成物を用いた送電ケーブル

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3269799A (en) * 1965-05-10 1966-08-30 Columbian Carbon Treatment of pigmentary silica
GB2029420B (en) 1977-08-11 1982-09-15 Kestrel Chemicals Ltd Thermoplastic resin compositions containing a filler and artifacts formed therefrom
JPS5915140B2 (ja) * 1979-10-01 1984-04-07 ケストレル・ケミカルズ・リミテツド 充填剤含有の熱可塑性樹脂組成物
US4722952A (en) * 1986-05-09 1988-02-02 Elkem A/S Resin compositions
US5276082A (en) * 1990-07-13 1994-01-04 Armstrong World Industries, Inc. Halogen-free floor covering
JP2630169B2 (ja) * 1992-05-22 1997-07-16 信越化学工業株式会社 シリコーンゴム組成物及びその硬化物
US5707734A (en) * 1995-06-02 1998-01-13 Owens-Corning Fiberglas Technology Inc. Glass fibers having fumed silica coating
JP3485387B2 (ja) * 1995-06-30 2004-01-13 信越ポリマー株式会社 耐火難燃性シリコーンゴム組成物
US5872173A (en) * 1996-04-03 1999-02-16 Cabot Corporation Synthetic latex compositions and articles produced therefrom
JP3828612B2 (ja) 1996-05-24 2006-10-04 東レ・ダウコーニング株式会社 液状シリコーンゴム組成物およびその製造方法
EP0987301A1 (en) * 1998-09-14 2000-03-22 Dow Corning Corporation Anti-blocking fluorosilicone composition
NO309484B1 (no) 1998-11-09 2001-02-05 Elkem Materials Resinsammensetninger og fremgangsmåte for fremstilling av resinsammensetninger
SI20587A (sl) * 2000-05-19 2001-12-31 DONIT TESNIT, dru�ba za proizvodnjo tesnilnih materialov, Mehek tesnilni material
US6458882B1 (en) * 2000-09-14 2002-10-01 The Goodyear Tire & Rubber Company Silica reinforced rubber composition which contains non-silane coupling agent and article of manufacture, including a tire, having at least one component comprised of such rubber composition

Also Published As

Publication number Publication date
EP1551912B1 (en) 2006-11-02
AU2003274950A1 (en) 2003-12-22
ATE344292T1 (de) 2006-11-15
BR0311475A (pt) 2005-03-15
EG23469A (en) 2005-10-24
US20060148961A1 (en) 2006-07-06
BR0311475B1 (pt) 2013-02-19
CA2488772A1 (en) 2003-12-18
DE60309496D1 (de) 2006-12-14
WO2003104317A1 (en) 2003-12-18
CN1659218A (zh) 2005-08-24
NO20022708D0 (no) 2002-06-07
DE60309496T2 (de) 2007-03-29
ES2271611T3 (es) 2007-04-16
KR100720781B1 (ko) 2007-05-22
EP1551912A1 (en) 2005-07-13
KR20050016518A (ko) 2005-02-21
US8053507B2 (en) 2011-11-08
JP5303090B2 (ja) 2013-10-02
NO328601B1 (no) 2010-03-29
CA2488772C (en) 2009-01-27
NO20022708L (no) 2003-12-08
JP2005529207A (ja) 2005-09-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1551912E (pt) Composições de resina elastomérica
US2888424A (en) Curable polyethylene composition comprising a peroxide containing tertiary carbon atoms, and a filler, and process of curing same
CA2917607C (en) Masterbatches for preparing a composite materials with enhanced conductivity properties, process and composite materials produced
BRPI0806233A2 (pt) composição vulcanizável, processo de preparação da composição vulcanizável, método de preparação de polìmero vulcanizado e polìmero vulcanizado
CN104403227A (zh) 一种仿硅胶阻燃聚氯乙烯塑料
PT86481B (pt) Processo para a preparacao de composicoes elastomericas contendo cargas inorganicas retardadoras da propagacao de chamas
JP2008169292A (ja) ゴム組成物及びそれを用いた空気入りタイヤ
CN103254531A (zh) 一种阻燃pvc复合材料及其制备方法
CN108003628A (zh) 阻燃室温硫化硅橡胶及其制备方法
Salehi et al. The physical and mechanical properties and cure characteristics of NBR/silica/MWCNT hybrid composites
Mishra et al. Effect of the variation in the weight percentage of the loading and the reduction in the nanosizes of CaSO4 on the mechanical and thermal properties of styrene–butadiene rubber
JP4419878B2 (ja) ゴム組成物
CN105073844A (zh) 橡胶组合物的制造方法和橡胶组合物
CN107011581A (zh) 一种抗静电无卤阻燃聚丙烯塑料及其制备方法
EP3240822B1 (en) Terminal-functionalized polymer and related methods
WO2003050181A1 (fr) Composition d'elastomere
JP4592273B2 (ja) 難燃性樹脂組成物及び成形体
BR112020020061A2 (pt) Composições de borracha líquidas curáveis e métodos de produção das mesmas
Liu et al. Studies on Mechanical Properties and Dynamic Performance of SSBR/CB/Silica Composites
TWI306103B (en) Elastomeric resin compounds
WO2018199153A1 (ja) フィラー用炭酸マグネシウム及びこの炭酸マグネシウムを含む樹脂組成物
JP2005008650A (ja) クリアラバー用充填材
JP4082088B2 (ja) Nbr組成物及びその製造方法
Jiang et al. Study on Properties of Precipitated and Fumed Silica Reinforced Polydimethylsiloxane Silicone Rubber
SU1048522A1 (ru) Состав дл оболочки кабел