BRPI1103548A2 - montagem de tanque combustivel e estrutura de disposiÇço para a montagem de tanque de combustivel - Google Patents

montagem de tanque combustivel e estrutura de disposiÇço para a montagem de tanque de combustivel Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103548A2
BRPI1103548A2 BRPI1103548-0A BRPI1103548A BRPI1103548A2 BR PI1103548 A2 BRPI1103548 A2 BR PI1103548A2 BR PI1103548 A BRPI1103548 A BR PI1103548A BR PI1103548 A2 BRPI1103548 A2 BR PI1103548A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel tank
fuel pump
pump unit
fuel
tank assembly
Prior art date
Application number
BRPI1103548-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Shin Nishimura
Keita Kinoshita
Takaaki Shomura
Original Assignee
Honda Motor Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Ltd filed Critical Honda Motor Ltd
Publication of BRPI1103548A2 publication Critical patent/BRPI1103548A2/pt
Publication of BRPI1103548B1 publication Critical patent/BRPI1103548B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J35/00Fuel tanks specially adapted for motorcycles or engine-assisted cycles; Arrangements thereof
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J37/00Arrangements of fuel supply lines, taps, or the like, on motor cycles or engine-assisted cycles
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02MSUPPLYING COMBUSTION ENGINES IN GENERAL WITH COMBUSTIBLE MIXTURES OR CONSTITUENTS THEREOF
    • F02M37/00Apparatus or systems for feeding liquid fuel from storage containers to carburettors or fuel-injection apparatus; Arrangements for purifying liquid fuel specially adapted for, or arranged on, internal-combustion engines
    • F02M37/04Feeding by means of driven pumps
    • F02M37/08Feeding by means of driven pumps electrically driven
    • F02M37/10Feeding by means of driven pumps electrically driven submerged in fuel, e.g. in reservoir

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)

Abstract

MONTAGEM DE TANQUE COMBUSTÍVEL E ESTRUTURA DE DISPOSIÇçO PARA A MONTAGEM DE TANQUE DE COMBUSTÍVEL. A presente invenção refere-se a uma montagem de tanque de combustível (30) na qual uma bomba de combustível é montada na parte inferior de um tanque de combustível e a unidade de bomba de combustível não interfere com uma roda traseira ou com cascalho ou similares arremessado para cima pela roda traseira de modo a assegurar o grau de liberdade do desenho do assento. Um tanque de combustível (31) é disposto geralmente ao longo de um trilho do assento (7) em um espaço cercado por uma parte inferior de umassento (28) em um trilho do assento (7) de uma motocicleta (1), e uma unidade de bomba de combustível (35) alojada e montada em uma parte inferior do tanque de combustível (31) são proporcionadas. Um flange de montagem (43) utilizado para montar a unidade de bomba de combustível (35) junto ao tanque de combustível (31) é disposto para ficar localizado abaixo do trilho do assento (7) e na frente de uma extremidade frontal de uma roda traseira (13) da motocicleta (1) como visto a partir da lateral do veículo. O flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) é disposto acima do quadro lateral (8).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MONTAGEM DE TANQUE COMBUSTÍVEL E ESTRUTURA DE DISPOSIÇÃO PARA A MONTAGEM DE TANQUE DE COMBUSTÍVEL".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma montagem de tanque de
combustível aplicada para motocicletas. Antecedentes da Invenção
No passado, foi descrita uma estrutura na qual um tanque de combustível ficava localizado abaixo de um assento de um veículo e uma bomba de combustível era montada no tanque de combustível (veja, por exemplo, o Documento de Patente 1). Esta estrutura corresponde a assim chamada bomba de combustível do tipo montagem superior na qual a bomba de combustível é instalada na parte superior do tanque de combustível. Portanto, é necessário proporcionar espaço adaptado para instalar um tubo de combustível utilizado para fornecer combustível para um motor, entre o assento e o tanque de combustível. De acordo com uma alteração da forma do assento devido ao peso do ocupante, é necessário garantir um espaço não menor do que uma largura vertical para dispor a tubulação de combustível. Em adição, também existe restrição em relação ao desenho do assento.
De modo a garantir o grau de liberdade do desenho do assento, é considerada uma estrutura na qual o espaço entre o assento e o tanque de combustível é feito mínimo e o qual corresponde a assim chamada bomba de combustível do tipo montagem inferior onde ela é montada na parte inferior do tanque de combustível. Entretanto, se a bomba de combustível do tipo montagem inferior for aplicada para o exemplo convencional mencionado acima como ela é, a bomba de combustível será disposta logo acima da roda traseira. Desde que a roda traseira oscila verticalmente, portanto, é necessário deixar um intervalo suficiente entre a roda traseira e a unidade de bomba de combustível incluindo a bomba de combustível, o flange de montagem e a tubulação de combustível. Em adição, é necessário evitar interferência com o cascalho arremessado para cima pela roda traseira.
Em vista das situações acima, de modo a garantir o grau de liberdade do desenho do assento, mesmo um veículo no qual uma bomba de combustível é montada de forma inferior em um tanque de combustível deseja ter uma montagem de tanque de combustível na qual a unidade de bomba de combustível não interfira com uma roda traseira ou cascalho ou similares arremessados para cima pela roda traseira.
Apensa ao presente pedido de patente de invenção há a Patente Japonesa Exposta Ns 2007-118627 como referência do estado anterior da técnica.
Sumário da Invenção
De modo a garantir o grau de liberdade do desenho do assento, uma montagem de tanque de combustível é proporcionada, na qual uma bomba de combustível é montada de forma inferior em um tanque de combustível e uma unidade de bomba de combustível não interfere com uma roda traseira ou cascalho ou similares arremessados para cima pela roda traseira.
A presente invenção resolve o problema e a invenção relatada na reivindicação 1 se relaciona com uma montagem de tanque de combustível (30), caracterizada por incluir: um tanque de combustível (31) disposto geralmente ao longo de um trilho do assento (7) em um espaço cercado por uma parte inferior de um assento (28) de uma motocicleta (1) e o trilho do assento (7); e uma unidade de bomba de combustível (35) alojada e montada em uma parte inferior do tanque de combustível (31); e pelo fato de que um flange de montagem (43) utilizado para montar a unidade de bomba de combustível (35) junto ao tanque de combustível (31) é disposto para ficar localizado abaixo do trilho do assento (7) e na frente de a uma extremidade frontal de uma roda traseira (13) da motocicleta (1) como visto a partir da lateral do veículo. A invenção relatada na reivindicação 2 é caracterizada por, na
montagem de tanque de combustível (30) de acordo com a reivindicação 1, incluir um quadro lateral (8) fazendo parte do quadro do chassi (2) e se estendendo a partir da traseira do motor (16) em direção à traseira e para o lado de cima do veículo (1); e pelo fato de que o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) é disposto acima do quadro lateral (8).
A invenção relatada na reivindicação 3 é caracterizada pelo fato
de que na montagem de tanque de combustível (30) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) e uma parte de descarga (49) estão localizados em um espaço definido pelo trilho do assento (7) e pelo quadro lateral (8) como visto a partir da lateral do veículo (1).
A invenção relatada na reivindicação 4 é caracterizada pelo fato de que na montagem de tanque de combustível (30) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, um membro transversal do quadro do chassi (29) conectando o quadro do chassi esquerdo e direito (2) é instalado entre um quadro principal (4) e o trilho do assento (7) e o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) fica localizado atrás e próximo do membro transversal do quadro do chassi (29).
A invenção relatada na reivindicação 5 é caracterizada pelo fato de que na montagem de tanque de combustível (30) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, um membro transversal do garfo traseiro (53) proporcionado em um garfo traseiro (14) suportando a roda traseira (13) é formado para parcialmente sobrepor a unidade de bomba de combustível (35) como visto verticalmente.
Na invenção de acordo com a reivindicação 1, a unidade de bomba de combustível (35) é alojada na parte inferior do tanque de combustível (31). Em adição, o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) é disposto para ser localizado abaixo do trilho de assento (7) e na frente da extremidade frontal da roda traseira (13) da motocicleta (1) como visto a partir da lateral do veículo. Portanto, enquanto obtendo o centro de gravidade diminuído do tanque de combustível (31), o espaço entre a unidade de bomba de combustível (35) e a roda traseira (13) pode ser tornar maior comparado com o caso onde a unidade de bomba de combustível (35) é instalada logo acima da roda traseira (13). Assim, a unidade de bomba de combustível (35) pode ser impedida de interferir com a roda traseira (13) ou com o cascalho ou similares arremessado para cima pela roda traseira (13).
Na invenção de acordo com a reivindicação 2, o flange de
montagem (43) é disposto acima do quadro lateral (8). Portanto, o espaço maior entre a unidade de bomba de combustível (35) e a roda traseira (13) pode ser garantido comparado com o caso onde o flange de montagem (43) é disposto abaixo do quadro lateral (8). Assim, a unidade de bomba de combustível (35) pode ser impedida de interferir com a roda traseira (13) ou com o cascalho ou similares arremessada para cima pela roda traseira (13).
Na invenção de acordo com a reivindicação 3, o flange de Montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) e a parte de descarga (49) estão localizados no espaço definido pelo trilho de assento (7) e o quadro lateral (8) como visto a partir da lateral do veículo (1). Portanto, o flange de montagem (43) e a parte de descarga (49) podem ser visualmente confirmados e facilmente mantidos por trabalho manual.
Na invenção de acordo com a reivindicação 4, o membro transversal do quadro do chassi (29) conectando o quadro do chassi esquerdo e direito (2) é instalado entre o quadro principal (4) e o trilho do assento (7). Em adição, o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) está localizado atrás e próximo do membro transversal do quadro do chassi (29). Portanto, a rigidez da unidade de bomba de combustível (35) pode ser garantida. Na invenção de acordo com a reivindicação 5, o membro
transversal do garfo traseiro (53) proporcionado no garfo traseiro (14) suportando a roda traseira (13) é formado para parcialmente sobrepor a unidade de bomba de combustível (35) como visto verticalmente. Portanto, a unidade de bomba de combustível pode ser protegida do cascalho ou similares arremessado para cima a partir de baixo. Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta 1 de acordo com uma concretização da presente invenção.
A figura 2 é uma vista lateral esquerda de uma montagem de tanque de combustível 30.
A figura 3 é uma vista plana da montagem de tanque de combustível 30.
A figura 4 é uma vista frontal da montagem de tanque de combustível 30.
A figura 5 é uma vista lateral esquerda de uma unidade de bomba de combustível 35. A figura 6 é uma vista traseira da unidade de bomba de
combustível 35.
A figura 7 é uma vista de baixo da unidade de bomba de combustível 35.
A figura 8 ilustra as vizinhanças de um furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 de um tanque de combustível 31. A figura 8(a) é uma vista lateral esquerda do tanque de combustível e a figura 8(b) é uma vista como visto a partir da seta B na figura 8(a).
A figura 9 é uma vista plana de um garfo traseiro 14 suportando uma roda traseira.
A figura 10 é uma vista lateral esquerda do garfo traseiro 14.
Modo para Realizar a Invenção Descrição Detalhada da Invenção
A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta 1 de acordo com uma concretização da presente invenção. Na figura, um quadro do chassi 2 da motocicleta 1 inclui um tubo de direção 3, um par de quadros principais esquerdo e direito 4, um par de quadros centrais esquerdo e direito 5, um par de quadros inferiores esquerdo e direito 6, um par de trilhos do assento esquerdo e direito 7, e um par de quadros laterais esquerdo e direito 8. Os quadros principais 4 se estendem de forma oblíqua para trás a partir do tubo de direção 3 e então em direção à traseira horizontal. Os quadros centrais 5 são unidos com as extremidades traseiras correspondentes dos quadros principais 4 e se estendem para baixo. Os quadros inferiores 6 se estendem para baixo a partir do tubo de direção 3, então em direção à traseira horizontais e são unidos com as extremidades inferiores correspondentes dos quadros centrais 5. Os trilhos do assento 7 são unidos com as partes superiores correspondentes dos quadros centrais 5 e se estendem para trás e para cima. Os quadros laterais 8 são unidos com as partes centrais correspondentes (localizadas atrás de um motor 16) dos quadros centrais 5 e transpostos entre as partes centrais dos quadros centrais 5 e um par de quadros laterais correspondentes esquerdo e direito 8. Um garfo frontal 11 suportando uma roda frontal 10 é suportado de forma que possa ser dirigido pelo tubo de direção 3. Um guidão de direção 12 é conectado com a parte superior do garfo frontal 11. Um garfo traseiro 14 suportando uma roda traseira 13 é verticalmente suportado de forma oscilante pelos quadros centrais 5 via um parafuso de articulação 15.
O motor 16 é suportado pelos quadros principais 4, pelos quadros centrais 5 e pelos quadros inferiores 6. A potência do motor 16 é transmitida para a roda traseira 13 via uma roda dentada de acionamento da roda traseira 17 e uma corrente de acionamento da roda traseira 18. Uma caixa para capacete 19 é formada acima do motor 16 e um capacete 20 é alojado na caixa para capacete 19. Um filtro de ar 21 e uma bateria 22 são dispostos entre o tubo de direção 3 e a caixa para capacete 19. Um corpo da válvula de regulação 24 contínuo com uma abertura de admissão 23 do motor 16 é conectado com o filtro de ar 21. Um radiador 25 é disposto na frente do motor 16 e resfria a água de resfriamento. Um tubo de escape 26 se estendendo a partir da superfície frontal do motor 16 passa abaixo do motor 16 e se comunica com um silencioso 27 localizado na parte traseira do chassi do veículo.
Um tanque de combustível 31 é montado nas partes superiores dos quadros centrais 5 e dos trilhos do assento 7. Um assento conjugado 28 para um motorista e um passageiro traseiro é montado para cobrir a parte superior do tanque de combustível 31. Um membro transversal do quadro do chassi 29 conectando o quadro do chassi esquerdo e direito 2 é instalado entre os quadros principais 4 e os trilhos do assento 7. A figura 2 é uma vista lateral esquerda de uma montagem de tanque de combustível 30 montada na motocicleta 1. A figura 3 é uma vista plana da montagem de tanque de combustível 30. A figura 4 é uma vista frontal da montagem de tanque de combustível 30. A montagem de tanque de combustível 30 é composta do tanque de combustível 31 e de uma unidade de bomba de combustível 35. O tanque de combustível 31 é formado em um formato longo e plano e montado na motocicleta 1 de modo a ficar inclinado na direção para trás e para frente. A unidade de bomba de combustível 35 é montada dentro do tanque de combustível 31 e na lateral da chapa de baixo do tanque de combustível 31.
O tanque de combustível 31 é composto de um corpo da metade superior do tanque 31a e de um corpo da metade inferior do tanque 31b. Os corpos de metade possuem as respectivas partes de flange nas circunferências dos mesmos. As partes de flange são opostas uma à outra para constituir uma superfície associada superior e inferior 31c. As partes de flange são soldadas na superfície associada 31c. Assim, o tanque de combustível 31 é formado como um tanque inteiriço proporcionado com uma cavidade no mesmo. O tanque de combustível 31 é proporcionado com as parte de montagem do tanque de combustível 32 nas posições da frente, da traseira, da esquerda e da direita, isto é, em quatro posições no total. O tanque de combustível 31 geralmente é disposto ao longo dos trilhos do assento 7 e no espaço definido entre o lado inferior do assento 28 e os trilhos do assento 7 na motocicleta 1. Em adição, o tanque de combustível 31 é montado junto aos quadros centrais 5 e aos trilhos do assento 7 via as partes de montagem do tanque de combustível 32. Um bocal de abastecimento 33 e um respiro 34 são proporcionados na superfície superior traseira do tanque de combustível 31. A unidade de bomba de combustível é disposta dentro do tanque de combustível 31.
A figura 5 é uma vista lateral esquerda da unidade de bomba de combustível 35. A figura 6 é uma vista traseira da unidade de bomba de combustível 35. A figura 7 é uma vista de baixo da unidade de bomba de combustível 35. A unidade de bomba de combustível 35 inclui uma parte de corpo principal 37 na qual uma bomba de combustível 36 é alojada; um medido de nível de combustível 38; e uma parte de suporte 39 se estendendo a partir da parte de corpo principal 37 para suportar o medidor de nível de combustível 38. O medidor de nível de combustível 38 é proporcionado com uma boia 42 conectada com um eixo de rotação 40 via um braço alongado da boia 41. A figura 5 representa uma posição mais baixa (uma linha contínua) e a posição mais alta (uma linha tracejada) da boia 42. A boia 42 se move de acordo com o nível de combustível para girar o eixo de rotação 40. O giro do eixo de rotação 40 é eletricamente lido e convertido como um nível de combustível, o qual é exibido para o ocupante.
Um flange de montagem 43 é proporcionado na parte inferior da parte do corpo principal 37 da unidade de bomba de combustível 35. A unidade de bomba de combustível 35 é montada junto ao tanque de combustível 31 como dito abaixo. A boia 42, o braço da boia 41, o medidor de nível de combustível 38, a parte de suporte 39 e a parte de corpo principal 37 são inseridos nesta ordem junto à superfície superior do flange de montagem 43 através do furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 (figura 8) descrita posteriormente. O flange de montagem 43 é seguro junto à parte inferior do tanque de combustível 31 por meio de parafusos e porcas. Deste modo, a unidade de bomba de combustível 35 é segura junto ao tanque de combustível 31. A parte de suporte 39 é formada com uma parte de rebaixo recortado 39a na borda inferior da mesma de modo que a unidade de bomba de combustível 35 pode ser inserida através do furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 na superfície de baixo do tanque de combustível 31 quando a unidade de bomba de combustível 35 é montada.
A figura 8(a) é uma vista lateral esquerda do tanque de combustível 31 e a figura 8(b) é uma vista frontal como vista a partir da seta B da figura 8(a), ilustrando as vizinhanças do furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 na superfície de baixo do tanque de combustível 31. O tanque de combustível 31 é proporcionado com o furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 na superfície de baixo do mesmo. Em adição, a circunferência do furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 é formada como uma parte de superfície plana 45. Um membro do tipo anel 47 segurando uma pluralidade de parafusos 46 é soldado com a parte circunferêncial do furo de inserção da unidade de bomba de combustível 44 por solda por pontos 47a ou soldagem por raio laser. O flange de montagem 43 (figura 7) é proporcionado com uma pluralidade de furos de inserção de parafuso 48 correspondendo à pluralidade de parafusos 46. A unidade de bomba de combustível 35 é segura junto à parte de baixo do tanque de combustível 31 pela inserção dos parafusos 46 através dos furos de inserção de parafuso correspondentes 48 e pelo aperto dos mesmos com porcas.
Um tubo de descarga 49 utilizado para descarregar o combustível a partir da bomba de combustível 36 é instalado no lado inferior do flange de montagem 43 localizado na parte inferior da unidade de bomba de combustível 35 ilustrada nas Figuras 5 até 7. Adicionalmente, um feixe 50 de fios elétricos tais como uma linha elétrica utilizada para acionar a bomba de combustível 43, uma linha elétrica de sinal conectada com um medido de nível de combustível, e outras linhas elétricas são proporcionadas no lado inferior do flange de montagem 43. O tubo de descarga 49 também é ilustrado na figura 1. Na figura 1, uma mangueira de suprimento de combustível 58 é conectada com o tubo de descarga 49. A bomba de combustível 36 é acionada para fornecer o combustível no tanque de combustível 31 para uma válvula de injeção de combustível 59 se comunicando com a abertura de admissão 23. Na figura 1, o flange de montagem 43 utilizado para montar a
unidade de bomba de combustível 35 junto ao tanque de combustível 31 é disposto abaixo dos trilhos do assento 7 e na frente da extremidade frontal da roda traseira 13 da motocicleta como visto a partir da lateral do veículo. Portanto, enquanto obtendo o centro de gravidade mais baixo do tanque de combustível 31, um espaço entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13 pode se tornar maior comparado com o caso onde a unidade de bomba de combustível 35 é instalada logo acima da roda traseira 13. Assim, é possível impedir interferência entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira ou cascalho ou similares arremessado para cima pela roda traseira 13.
Na figura 1, o flange de montagem 43 da unidade de bomba de combustível 35 é disposto acima dos quadros laterais 8. Portanto, o espaço maior entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13 pode ser garantido comparado com o caso onde o flange de montagem 43 é instalado abaixo dos quadros laterais 8. Assim, é possível impedir interferência entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13 ou cascalho ou similares arremessado para cima pela roda traseira 13.
Na figura 1, o flange de montagem 43 da unidade de bomba de combustível 35 e o tubo de descarga 49 estão localizados no espaço definido pelos trilhos do assento 7 e pelos quadros laterais 8. Portanto, o flange de montagem 43 e o tubo de descarga 49 podem ser visualmente confirmados a partir da lateral e assim, facilmente serem mantidos por trabalho manual.
Na figura 1, o membro transversal do quadro do chassi 29 conectando o quadro do chassi esquerdo e direito 2 é instalado entre os quadros principais 4 e os trilhos do assento 7. Em adição, o flange de montagem 43 da unidade de bomba de combustível 35 está localizado atrás e próximo do membro transversal do quadro do chassi 29. Portanto, a rigidez da unidade de bomba de combustível 35 pode ser assegurada.
A figura 9 é uma vista plana do garfo traseiro 14. A figura 10 é uma vista lateral esquerda do garfo traseiro 14. As partes de garfo esquerda e direita 51 são unidas por um tubo de inserção de parafuso de articulação 52 na parte frontal do garfo traseiro 14 e um membro transversal do garfo traseiro 53 localizado ligeiramente atrás do tubo de inserção do parafuso de articulação 52. As partes de conexão da cobertura da corrente 54 são proporcionadas na superfície superior da parte de garfo esquerdo 51. Uma cobertura da corrente 55 (figura 1) é conectada com as partes de conexão da cobertura da corrente 54. Cada uma das partes de garfo 51 é formada em uma parte traseira com um furo de supor de eixo de rodas traseiro 56 adaptado para suportar um eixo de roda traseiro 57 (figura 1). O membro transversal do garfo traseiro 53 é formado para parcialmente sobrepor a unidade de bomba de combustível 35 como visto na direção vertical. Portanto, a unidade de bomba de combustível 35 pode ser protegida de cascalho ou similares arremessado para cima a partir de baixo.
Como descrito em detalhes, a concretização pode produzir os seguintes efeitos:
(1) o flange de montagem 43 utilizado para montar a unidade de bomba de combustível 35 junto ao tanque de combustível 31 é disposto
abaixo dos trilhos do assento 7 e na frente da extremidade frontal da roda traseira 13 da motocicleta 1 como visto a partir da lateral do veículo. Portanto, enquanto obtendo o centro de gravidade mais baixo do tanque de combustível 31, o espaço entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13 pode ser tornar maior. Assim, é possível impedir a
interferência entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13 ou o cascalho ou similares arremessado para cima pela roda traseira 13.
(2) O flange de montagem 43 da unidade de bomba de combustível 35 é disposto acima dos quadros laterais 8. Portanto, o espaço maior entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13
pode ser garantido. Assim, é possível impedir a interferência entre a unidade de bomba de combustível 35 e a roda traseira 13 ou o cascalho ou similares arremessado para cima pela roda traseira 13.
(3) O flange de montagem 43 da unidade de bomba de combustível 35 e o tubo de descarga 49 estão localizados no espaço
definido pelo trilho do assento 7 e o quadro lateral 8. Portanto, o flange de montagem 43 e o tubo de descarga 49 podem ser visualmente confirmados a partir da lateral e assim, facilmente serem mantidos por trabalho manual.
(4) O flange de montagem 43 da unidade de bomba de combustível 32 está localizado atrás e próximo do membro transversal do
quadro do chassi 29 instalado entre os quadros principais 4 e os trilhos do assento 7. Portanto, a rigidez da unidade de bomba de combustível 35 pode ser assegurada. (5) A unidade de bomba de combustível 35 pode ser protegida do cascalho ou similares arremessado para cima a partir de baixo pelo membro transversal do garfo traseiro 53 proporcionado no garfo traseiro 14 suportando a roda traseira.
Listagem de Referência
1 Motocicleta, 2 Quadro do chassi, 4 Quadro principal, 7 Trilho do assento, 8 Quadro lateral, 13 Roda traseira, 14 Garfo traseiro, 16 Motor, 28 Assento, 29 Membro transversal do quadro do chassi Montagem de tanque de combustível, 31 Tanque de combustível, Unidade de bomba de combustível, 36 Bomba de combustível, 43 Flange de montagem, 49 Tubo de descarga, 53 Membro transversal do garfo traseiro.

Claims (5)

1. Montagem de tanque de combustível (30), compreendendo: um tanque de combustível (31) disposto geralmente ao longo de um trilho do assento (7) em um espaço cercado por uma parte inferior de um assento (28) de uma motocicleta (1) e o trilho do assento (7); e uma unidade de bomba de combustível (35) alojada e montada em uma parte inferior do tanque de combustível (31); caracterizado pelo fato de que um flange de montagem (43) utilizado para montar a unidade de bomba de combustível (35) junto ao tanque de combustível (31) é disposto para ficar localizado abaixo do trilho do assento (7) e na frente de uma extremidade frontal de uma roda traseira (13) da motocicleta (1) como visto a partir da lateral do veículo.
2. Montagem de tanque de combustível (30), de acordo com a reivindicação 1, que adicionalmente compreende: um quadro lateral (8) fazendo parte de um quadro do chassi (2) e se estendendo a partir da traseira do motor (16) em direção à traseira e para o lado de cima do veículo (1) abaixo do trilho do assento (7); caracterizado pelo fato de que o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) é disposto acima do quadro lateral (8).
3. Montagem de tanque de combustível (30), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) e uma parte de descarga (49) estão localizadas em um espaço definido pelo trilho do assento (7) e pelo quadro lateral (8) como visto a partir da lateral do veículo (1).
4. Montagem de tanque de combustível (30), de acordo qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que um membro transversal do quadro do chassi (29) conectando o quadro do chassi esquerdo e direito (2) é instalado entre um quadro principal (4) e o trilho do assento (7) e o flange de montagem (43) da unidade de bomba de combustível (35) fica localizado atrás e próximo do membro transversal do quadro do chassi (29).
5. Estrutura de disposição para a montagem de tanque de combustível (30), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a4, caracterizado pelo fato de que um membro transversal do garfo traseiro (53) proporcionado em um garfo traseiro (14) suportando a roda traseira (13) é formado para parcialmente sobrepor a unidade de bomba de combustível (35) como visto verticalmente.
BRPI1103548-0A 2010-07-30 2011-07-28 montagem de tanque combustível BRPI1103548B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010-171367 2010-07-30
JP2010171367A JP5530293B2 (ja) 2010-07-30 2010-07-30 自動二輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1103548A2 true BRPI1103548A2 (pt) 2013-03-19
BRPI1103548B1 BRPI1103548B1 (pt) 2020-12-22

Family

ID=44899171

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103548-0A BRPI1103548B1 (pt) 2010-07-30 2011-07-28 montagem de tanque combustível

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9126648B2 (pt)
JP (1) JP5530293B2 (pt)
BR (1) BRPI1103548B1 (pt)
DE (1) DE102011080044B4 (pt)
IT (1) ITTO20110680A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105564553A (zh) * 2014-10-08 2016-05-11 光阳工业股份有限公司 速克达型摩托车的燃油箱配置
JP6170517B2 (ja) * 2015-03-26 2017-07-26 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の燃料タンク
US10160509B2 (en) * 2015-03-31 2018-12-25 Honda Motor Co., Ltd. Motorcycle
JP2017210032A (ja) * 2016-05-23 2017-11-30 ヤマハ発動機株式会社 四輪車両
JP6649203B2 (ja) * 2016-08-09 2020-02-19 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の燃料タンク
DE102019112741B3 (de) * 2019-05-15 2020-05-20 Ktm Ag Kraftstofftankanordnung mit mindestens zwei getrennten Tankkörpern
DE102020111517A1 (de) * 2020-04-28 2021-10-28 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Radträgeranordnung einer Vorderachse bzw. Hinterachse eines Kraftfahrzeuges
WO2022209142A1 (ja) * 2021-03-30 2022-10-06 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
US20230068333A1 (en) * 2021-09-02 2023-03-02 Richard Mellick Zock Modified gas tank with built-in fuel pump with internal regulator adapted for utility, off-road, and all-terrain vehicles and a method of installing the same

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1448663A (en) 1972-06-15 1976-09-08 Bothwell P W Motor cycles
US4396084A (en) * 1980-04-22 1983-08-02 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Subsidiary fuel tank apparatus in motorized two-wheeled vehicle
US4653762A (en) * 1984-12-27 1987-03-31 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Fuel tank and fuel feed system for a motorcycle
JPS61268580A (ja) * 1985-05-22 1986-11-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JPS6229481A (ja) * 1985-07-30 1987-02-07 本田技研工業株式会社 自動二輪車のブレ−キ冷却構造
JPH06309Y2 (ja) * 1985-09-20 1994-01-05 本田技研工業株式会社 自動二輪車のスイングア−ム支持構造
JPH01156118A (ja) * 1987-12-11 1989-06-19 Suzuki Motor Co Ltd 懸架装置
US5145023A (en) 1988-06-10 1992-09-08 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Motorcycle fuel tank providing multiple enhancements
JP2829327B2 (ja) * 1989-09-11 1998-11-25 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JP3064316B2 (ja) * 1990-01-30 2000-07-12 スズキ株式会社 自動2輪車の燃料タンク装置
JP3100969B2 (ja) * 1990-06-05 2000-10-23 本田技研工業株式会社 自動二輪車の燃料タンク
JP3109673B2 (ja) * 1990-06-05 2000-11-20 本田技研工業株式会社 自動二輪車のオイルタンク
JP3158428B2 (ja) * 1990-11-22 2001-04-23 本田技研工業株式会社 自動二輪車のタンク支持構造
JP3159209B2 (ja) 1996-08-23 2001-04-23 ソニー株式会社 カラー受像管
JP3659453B2 (ja) * 1997-09-23 2005-06-15 本田技研工業株式会社 自動2輪車用燃料供給装置
JP4108192B2 (ja) * 1998-08-26 2008-06-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車用燃料タンク
JP3945917B2 (ja) * 1998-09-11 2007-07-18 本田技研工業株式会社 自動二輪車のリヤフォーク取付構造
JP4067661B2 (ja) * 1998-09-11 2008-03-26 本田技研工業株式会社 自動二輪車の車体フレーム構造
JP3772630B2 (ja) * 2000-03-02 2006-05-10 スズキ株式会社 自動二輪車の燃料タンク装置
JP4627370B2 (ja) * 2001-01-10 2011-02-09 本田技研工業株式会社 自動二輪車用車体フレーム構造
JP3517217B2 (ja) * 2001-01-31 2004-04-12 川崎重工業株式会社 騎乗型四輪不整地走行車のブリーザシステム
JP4627386B2 (ja) * 2001-07-03 2011-02-09 本田技研工業株式会社 自動二輪車のリヤサスペンション構造
US7422243B2 (en) * 2003-07-29 2008-09-09 Honda Motor Co., Ltd. Structure of fuel pump installation area for two-wheeled vehicle
ES2417313T3 (es) * 2004-01-27 2013-08-07 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Vehículo del tipo de montar a horcajadas
JP4388856B2 (ja) * 2004-06-04 2009-12-24 本田技研工業株式会社 自動2輪車用燃料タンク
JP4580205B2 (ja) * 2004-09-30 2010-11-10 本田技研工業株式会社 自動二輪車
US7644795B2 (en) * 2005-06-17 2010-01-12 Kawasaki Jukogyo Kabushiki Kaisha Vehicle body structure of motorcycle
US7533904B2 (en) * 2005-07-05 2009-05-19 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Saddle-riding type vehicle with fuel pump
JP2007137406A (ja) * 2005-10-20 2007-06-07 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車の燃料供給装置及び自動二輪車
JP2007118628A (ja) * 2005-10-24 2007-05-17 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP2007118627A (ja) 2005-10-24 2007-05-17 Yamaha Motor Co Ltd 燃料タンクアセンブリ及び当該燃料タンクアセンブリを備えた鞍乗型車両
JP2007131031A (ja) * 2005-11-08 2007-05-31 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP4855086B2 (ja) * 2006-01-31 2012-01-18 本田技研工業株式会社 スイングアームの支持部構造
JP5030485B2 (ja) * 2006-06-26 2012-09-19 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP5478182B2 (ja) * 2009-09-30 2014-04-23 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両のシートカウル構造
JP3159209U (ja) * 2010-02-19 2010-05-13 ヤマハ発動機株式会社 燃料タンク及び該燃料タンクを備えた自動二輪車
BR112013002309B1 (pt) * 2010-07-30 2019-09-03 Honda Motor Co Ltd montagem de tanque de combustível de veículo

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1103548B1 (pt) 2020-12-22
US9126648B2 (en) 2015-09-08
DE102011080044B4 (de) 2017-05-24
ITTO20110680A1 (it) 2012-01-31
JP2012030677A (ja) 2012-02-16
US20120025510A1 (en) 2012-02-02
DE102011080044A1 (de) 2012-02-02
JP5530293B2 (ja) 2014-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1103548A2 (pt) montagem de tanque combustivel e estrutura de disposiÇço para a montagem de tanque de combustivel
JP6495887B2 (ja) 2輪車両
ES2486680T3 (es) Motocicleta
ES2701823T3 (es) Vehículo a motor de dos ruedas
ES2488617T3 (es) Estructura de porción trasera de motocicleta
ES2384915T3 (es) Vehículo de tipo scooter
JPWO2012014719A1 (ja) 車両用燃料タンク組立体
BRPI0900384B1 (pt) estrutura de cobertura da bomba de combustível de um veículo
BRPI1003725B1 (pt) Motocicleta
JP4344672B2 (ja) 自動二輪車における車体カバー構造
JP2015047960A (ja) 鞍乗り型車両の燃料タンク取付構造
US9581073B2 (en) Radiator structure for two-wheeled vehicle
JP5210939B2 (ja) 鞍乗り型車両
JP2009132349A (ja) 自動二輪車
BR102014024930A2 (pt) estrutura de corpo de veículo, e um veículo tipo de montar possuindo a mesma
BR102013023186A2 (pt) Veículo do tipo de montar
BR102012024555A2 (pt) motocicleta
BRPI0608984A2 (pt) motocicleta
BR102014023980A2 (pt) veículo do tipo para montar em selim
TWI633032B (zh) 跨坐型車輛
BR102017005683B1 (pt) Veículo do tipo para montar
JP5150441B2 (ja) 自動二輪車
BR102015023990A2 (pt) estrutura de fixação de tanque de combustível de veículo do tipo de condução montada
JP3712021B2 (ja) 自動二輪車
JP4330899B2 (ja) 鞍乗り型車両のフロントカバー構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2733 DE 23-05-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.