BRPI1103052B1 - Veículo do tipo de montar em selim - Google Patents

Veículo do tipo de montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103052B1
BRPI1103052B1 BRPI1103052-6A BRPI1103052A BRPI1103052B1 BR PI1103052 B1 BRPI1103052 B1 BR PI1103052B1 BR PI1103052 A BRPI1103052 A BR PI1103052A BR PI1103052 B1 BRPI1103052 B1 BR PI1103052B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
main frame
vehicle
cover
engine
parts
Prior art date
Application number
BRPI1103052-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Yasuhiro Ohashi
Mamoru Otsubo
Michio ATSUCHI
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=45355780&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1103052(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co., Ltd filed Critical Honda Motor Co., Ltd
Publication of BRPI1103052A2 publication Critical patent/BRPI1103052A2/pt
Publication of BRPI1103052B1 publication Critical patent/BRPI1103052B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

veículo do tipo de montaria em selim. a presente invenção refere-se a proporcionar uma técnica que possa resfriar um motor de maneira mais efetiva em um veículo do tipo de montaria (10) em selim no qual um sistema de admissão é disposto na frente e acima do motor. em uma motocicleta (10) que inclui um tubo coletor (41), uma armação principal (42) que se estende para trás e para baixo a partir do tubo coletor (41), e um motor (13) que é disposto abaixo da armação principal (42), de modo que um eixo geométrico de cilindro (54) do motor (13) se estenda de maneira substancialmente horizontal na direção longitudinal do veículo (10), uma placa de proteção (91) que protege um dispositivo de admissão (60) doar voltado em direção ao dispositivo de admissão (60) é disposta na frente do motor (13) na direção longitudinal do veículo (10) e acima do motor (13) e um espaço de guia de vento (125) que guia um vento de deslocamento em direção ao motor (13) é formado entre a placa de proteção (91), as coberturas laterais de armação principal (23l, 23r) e uma armação principal (42).

Description

Campo Técnico
[001] A presente invenção refere-se ao aprimoramento de um veículo do tipo de montar em selim em que um dispositivo de admissão é proporcionado na frente e acima de um motor.
Antecedentes da Técnica
[002] Conhece-se um veículo do tipo de montar em selim em que um dispositivo de admissão é proporcionado na frente e acima de um motor (vide documento de patente 1 (figura 3), por exemplo).
[003] Conforme mostrado na figura 3 do documento de patente 1, um motor (E) é disposto abaixo de uma armação principal (22) (o número entre parênteses indica o símbolo usado no documento de patente 1, a mesma indicação sendo posteriormente usada no presente documento) de modo que um eixo geométrico de cilindro do motor se estenda de maneira aproximadamente horizontal. Um corpo (47) que inclui uma válvula de regulador que forma um elemento constitucional de um dispositivo de admissão é disposto acima do motor (E) e abaixo de uma armação principal 22. Uma caixa de filtro de ar (70) é disposta em uma posição oblíqua na direção para frente e para cima longe do corpo (47). Uma placa de proteção (79) que protege uma parte do corpo (47) a partir de um lado dianteiro de um veículo se estende obliquamente na direção para trás e para baixo a partir da caixa de filtro de ar (70).
[004] A placa de proteção (79) é um elemento que é proporcionado para proteger uma superfície dianteira do dispositivo de admissão e, portanto, um objetivo da placa de proteção (79) que é a proteção do dispositivo de admissão pode ser obtido.
[005] Entretanto, um vento de deslocamento que avança em direção ao motor (E) não é levado em consideração. Consequentemente, o resfriamento do motor (E) é influenciado.
[006] Sob a circunstância dos últimos anos onde os motores precisam satisfazer requisitos mais rígidos, também se solicita que um veículo dotado de uma placa de proteção assegure o resfriamento do motor (E).
[007] Ou seja, em um veículo do tipo de montar em selim em que um dispositivo de admissão é disposto na frente e acima de um motor, o advento de uma técnica que pode resfriar efetivamente o motor, além da proteção do dispositivo de admissão é desejável.
Documento da Técnica Anterior Documento de patente
[008] Documento de patente 1 patente japonesa número 4138466
Sumário da Invenção Problemas a serem Solucionados pela Invenção
[009] Um objetivo da presente invenção consiste em proporcionar uma técnica que possa resfriar um motor de maneira mais efetiva em um veículo do tipo de montar em selim em que um sistema de admissão é disposto na frente e acima do motor.
Meios para Solucionar o Problema
[0010] A invenção, de acordo com a reivindicação 1, é voltada para um veículo do tipo de montar em selim que inclui um tubo frontal; uma armação principal que se estende para trás e para baixo do tubo frontal; um motor que é disposto abaixo da armação principal, de modo que um eixo geométrico de cilindro do motor se estenda de maneira substancialmente horizontal na direção longitudinal do veículo; um dispositivo de admissão que é montado em uma superfície superior do motor; e coberturas laterais de armação principal que cobrem pelo menos ambas as laterais esquerda e direita do tubo frontal, ambas as laterais esquerda e direita da armação principal, ambos os lados esquerdo e direito do motor e ambos os lados esquerdo e direito do dispositivo de admissão, a cobertura lateral de armação principal que tem um par de partes de borda dianteira esquerda e direita que se estende na direção vertical, a fim de formar um espaço aberto na frente do motor, em que uma placa de proteção que cobre o dispositivo de admissão a partir de um lado dianteiro se estende entre o par de partes de borda dianteira esquerda e direita das coberturas laterais de armação principal, e uma borda superior da placa de proteção e a armação principal que é posicionada acima da borda superior são separadas umas das outras formando, deste modo, um espaço de guia de vento que guia um vento de deslocamento em direção ao motor.
[0011] A invenção, de acordo com a reivindicação 2, é caracterizada pelo fato de que uma caixa de bateria que acomoda uma bateria nesta é disposta acima da placa de proteção, e uma superfície inferior da caixa de bateria é obliquamente inclinada para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
[0012] A invenção, de acordo com a reivindicação 3, é caracterizada pelo fato de que um tubo de conexão que é conectado ao dispositivo de admissão é disposto acima da placa de proteção, e o tubo de conexão é obliquamente inclinado para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
[0013] A invenção, de acordo com a reivindicação 4, é caracterizada pelo fato de que as partes de flange esquerda e direita são proporcionadas em ambas as laterais esquerda e direita da placa de proteção, um furo de engate é formado nas partes de flange esquerda e direita, uma parte de projeção que é engatada no furo de engate é formada nas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita, e a placa de proteção é intercalada entre as coberturas laterais de armação principal ao engatar as partes de projeção nos furos de engate.
[0014] A invenção, de acordo com a reivindicação 5, é caracterizada pelo fato de que uma vela de ignição é montada em uma superfície lateral de uma parte dianteira do motor, uma parte de recorte é formada em uma parte de borda inferior da placa de proteção, uma parede inclinada que se estende em direção à parte de recorte é formada, e a parede inclinada é direcionada para a vela de ignição.
[0015] A invenção, de acordo com a reivindicação 6, é caracterizada pelo fato de que as partes de abertura esquerda e direita são formadas nas coberturas laterais de armação principal em posições que correspondem às laterais do dispositivo de admissão, e um assento no qual um motociclista senta é disposto atrás e acima das partes de abertura esquerda e direita.
Vantagem da Invenção
[0016] Na invenção, de acordo com a reivindicação 1, a placa de proteção que cobre o dispositivo de admissão a partir de um lado dianteiro se estende entre o par de partes de borda dianteira esquerda e direita das coberturas laterais de armação principal e, portanto, é possível proteger o dispositivo de admissão usando a placa de proteção.
[0017] Além da proteção do dispositivo de admissão, a borda superior da placa de proteção e a armação principal que é posicionada acima da borda superior são separadas umas das outras assegurando, deste modo, o espaço de guia de vento, de modo que um vento de deslocamento que passa através do espaço de guia de vento seja guiado em direção ao motor.
[0018] Como um resultado, apesar da constituição em que a placa de proteção é disposta na frente e acima do motor, é possível assegurar o resfriamento do motor.
[0019] Ou seja, é possível proporcionar uma técnica que pode resfriar o motor de maneira mais efetiva no veículo do tipo de montar em selim em que um sistema de admissão é disposto na frente e acima do motor.
[0020] Na invenção, de acordo com a reivindicação 2, a caixa de bateria é disposta acima da placa de proteção, e uma superfície inferior da caixa de bateria é obliquamente inclinada para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
[0021] Um vento de deslocamento é obliquamente guiado para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo através da superfície inferior da caixa de bateria e, posteriormente, é guiado para o motor ao ser guiado pela placa de proteção. Uma vez que o vento de deslocamento é coletado e também é guiado pela superfície inferior da caixa de bateria, além da placa de proteção, uma quantidade de vento de deslocamento que é voltado em direção ao motor pode ser adicionalmente aumentada de modo que seja possível resfriar o motor de maneira mais efetiva. Neste caso, o vento de deslocamento é guiado ao fazer uso da caixa de bateria e, portanto, não existe possibilidade que o número de partes seja aumentado.
[0022] Na invenção, de acordo com a reivindicação 3, o tubo de conexão é disposto acima da placa de proteção. O tubo de conexão é obliquamente inclinado para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
[0023] O vento de deslocamento é guiado de maneira oblíqua e para baixo na direção longitudinal do veículo através de uma superfície inferior do tubo de conexão e, posteriormente, é guiado para o motor ao ser guiado pela placa de proteção. Uma vez que o vento de deslocamento é coletado e é guiado também pelo tubo de conexão, além da placa de proteção, uma quantidade de vento de deslocamento que é voltado em direção ao motor pode ser adicionalmente aumentada, de modo que seja possível resfriar o motor de maneira mais efetiva. Neste caso, o vento de deslocamento é guiado ao fazer uso do tubo de conexão e, portanto, não existe possibilidade que o número de partes seja aumentado.
[0024] Na invenção, de acordo com a reivindicação 4, a placa de proteção é montada nas coberturas laterais de armação principal ao formar os furos de engate na placa de proteção e ao engatar as partes de projeção formadas na cobertura lateral de armação principal nos furos de engate de uma maneira intercalada. Com o uso da estrutura mencionada acima, os elementos de fixação, ou similares, se tornam desne-cessários e, portanto, é possível montar a placa de proteção na cobertura lateral de armação principal com a estrutura simples. Consequentemente, é possível reduzir o número de partes.
[0025] Na invenção, de acordo com a reivindicação 5, a parte de recorte é formada na parte de borda inferior da placa de proteção, a parede inclinada que se estende em direção à parte de recorte é formada, e a parede inclinada é direcionada para a vela de ignição. Consequentemente, uma parte do vento de deslocamento que flui ao longo da placa de proteção flui ao longo da parede inclinada, e flui em direção à vela de ignição a partir da parede inclinada. Ao permitir que o vento de deslocamento flua em direção à vela de ignição, o vento de deslocamento pode seguramente atingir a vela de ignição, de modo que a vela de ignição possa ser efetivamente resfriada.
[0026] Na invenção, de acordo com a reivindicação 6, as partes de abertura esquerda e direita são formadas nas coberturas laterais de armação principal em posições que correspondem às laterais do dispositivo de admissão. Em um estado em que o veículo é parado e o motor é aquecido, o ar que contém o calor irradiado a partir do motor aumenta e é descarregado para cima através das partes de abertura esquerda e direita dispostas em posições que correspondem às laterais do dispositivo de admissão. Junto com a descarga do ar através das partes de abertura, o ar também é descarregado para fora através do espaço de guia de vento.
[0027] O ar que contém calor é descarregado através do espaço de guia de vento e, portanto, uma quantidade do ar a ser descarregada através das partes de abertura esquerda e direita formadas nas coberturas laterais de armação principal é reduzida reduzindo, deste modo, a influência de calor gerado a partir do motor em um motociclista, de modo que seja possível aumentar o conforto do motociclista durante a condução do veículo.
Breve Descrição dos Desenhos
[0028] A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta, de acordo com a presente invenção.
[0029] A figura 2 é uma vista lateral esquerda de uma parte essencial da motocicleta, de acordo com a presente invenção.
[0030] A figura 3 é uma vista lateral direita de uma parte essencial da motocicleta, de acordo com a presente invenção.
[0031] A figura 4 é uma vista dianteira para explicar uma placa de proteção e a estrutura ao redor da placa de proteção.
[0032] A figura 5 é uma vista em corte transversal para explicar uma relação posicionai entre a placa de proteção e uma vela de ignição.
[0033] A figura 6 é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 6-6 na figura 2.
[0034] A figura 7 é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 7-7 na figura 2.
[0035] A figura 8 é uma vista em perspectiva de uma parte de abertura que é formada em uma cobertura lateral de armação principal.
[0036] A figura 9 é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 9-9 na figura 2.
[0037] A figura 10 é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 10-10 na figura 2.
[0038] A figura 11 é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 11-11 na figura 2.
[0039] A figura 12 é uma vista para explicar a estrutura de monta- gem da cobertura lateral de armação principal em uma armação principal.
[0040] A figura 13 é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 13-13 na figura 12.
[0041] A figura 14 é uma vista que mostra um estado em que um primeiro elemento de cobertura é montado na cobertura lateral de armação principal mostrada na figura 12.
[0042] A figura 15 é uma vista explicativa do modo de operação, de acordo com a montagem na figura 14.
[0043] A figura 16 é uma vista que mostra um estado em que um segundo elemento de cobertura é montado na cobertura lateral de armação principal mostrada na figura 14.
[0044] A figura 17(a) é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 17(a)-17(a) na figura 16, e a figura 17(b) é uma vista em corte transversal tomada ao longo de uma linha 17(b)-17(b) na figura 16.
[0045] A figura 18 é uma vista explicativa do modo de operação, de acordo com a montagem na figura 16.
[0046] A figura 19 é uma vista em perspectiva explodida para explicar a relação de engate/fixação dos elementos de cobertura.
[0047] A figura 20 é uma vista operacional para explicar um fluxo de um vento de deslocamento na frente de um motor.
Modo para Realizar a Invenção
[0048] Um modo para realizar a presente invenção será posteriormente explicado em detalhes. Nos desenhos e na modalidade, as direções "para cima", "para baixo", "dianteira", 'traseira", "esquerda" e "direita" são direções conforme visualizadas a partir de um motociclista que viaja em uma motocicleta. Os desenhos são visualizados nas direções dos símbolos.
Modalidade
[0049] Uma modalidade da presente invenção é explicada com referência aos desenhos.
[0050] Conforme mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 é um veículo do tipo de montar em selim que inclui uma roda dianteira 12 que é disposta em uma parte dianteira do veículo e é proporcionada de uma maneira dirigível com um manipulo 11, um motor 13 que é disposto atrás da roda dianteira 12 e constitui uma fonte de acionamento, uma roda traseira 14 que é disposta atrás do motor 13 e é acionada pelo motor 13, e um assento 15 que é disposto entre a roda dianteira 12 e a roda traseira 14. Um motociclista monta no assento 15 de uma maneira escarrapachada.
[0051] A motocicleta 10 é coberta com uma cobertura de corpo de veículo 20. A cobertura de corpo de veículo 20 é constituída por uma cobertura dianteira 21 que cobre uma face dianteira do veículo, as coberturas laterais 22L que são formadas de maneira contígua com e a partir de uma parte traseira da cobertura dianteira 21 para trás na direção longitudinal do veículo, se estendem para trás na direção longitudinal do veículo, e cobrem as laterais do veículo (apenas a cobertura lateral 22L em um lado do observador mostrada), e uma cobertura superior 25 que é montada em uma parte superior da cobertura lateral 22 e cobre o veículo a partir de cima. Os pisca-piscas esquerdo e direito 28L, 28R (apenas o pisca-pisca 28L em um lado do observador mostrado) são montados na cobertura dianteira 21.
[0052] A cobertura lateral 22 é constituída de coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R (apenas a cobertura lateral de armação principal 23L em um lado do observador mostrada) que cobrem as laterais esquerda e direita da armação principal 42 posteriormente descritas e o motor 13, e as coberturas laterais traseiras esquerda e direita 24L, 24R (apenas a cobertura lateral traseira 24L em um lado do observador mostrado) que se estende para trás na direção longitudinal do veículo a partir de bordas traseiras das coberturas late-rais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R de uma maneira contígua.
[0053] Um para-lama dianteiro 31 é disposto acima da roda dianteira 12, uma cobertura de manipulo 26 que circunda o manipulo 11 é disposta ao redor do manipulo 11, e um farol dianteiro 29 é montado em uma parte dianteira da cobertura de manipulo 26. Ademais, um para-lama traseiro 32 é disposto acima da roda traseira 14, uma lanterna traseira 33 é disposta acima do para-lama traseiro 32, uma cobertura de lanterna traseira 35 que cobre a lanterna traseira 33 é proporcionada, e uma barra de apoio 34 é disposta acima da cobertura de lanterna traseira 35. Uma cobertura central traseira 36 é disposta abaixo do assento 15.
[0054] A seguir, a explicação é feita com relação a uma armação de corpo de veículo que constitui uma estrutura de armação da motocicleta 10.
[0055] Conforme mostrado na figura 2, a armação de corpo de veículo 40 inclui, como elementos constitucionais da mesma, um tubo frontal 41 que suporta de maneira dirigível um garfo dianteiro 39 que suporta a roda dianteira 12, uma armação principal 42 que se estende para trás e para baixo na direção longitudinal do veículo a partir do tubo frontal 41, um par de trilhos de assento esquerdo e direito 43L, 43R (apenas o trilho de assento 43L em um lado do observador mostrado) que se estende para trás na direção longitudinal do veículo a partir de uma parte traseira da armação principal 42, e uma placa de pivô 44 que se estende para baixo a partir de uma parte traseira da armação principal 42.
[0056] Um apoio de estribo 47 é montado em uma superfície inferior do motor 13. O apoio de estribo 47 se estende em direção à parte externa na direção de largura de veículo, e os estribos esquerdo e direito para uso do motociclista 48L, 48R (apenas o estribo 48L em um lado do observador mostrado) em que o motociclista coloca seus pés são proporcionados em ambas as extremidades do apoio de estribo 47.
[0057] Ademais, em uma posição fora do trilho de assento esquerdo 43L na direção de largura de veículo, um suporte de estribo de assento traseiro esquerdo 51L é montado no trilho de assento esquerdo 43L. O suporte de estribo de assento traseiro esquerdo 51L é um elemento que suporta o estribo 52L em que um indivíduo no assento traseiro coloca seu pé. O suporte de estribo de assento traseiro esquerdo 51L se estende na direção longitudinal do veículo.
[0058] O motor 13 é disposto abaixo da armação principal 42, de modo que um eixo geométrico de cilindro 54 se estenda de maneira substancialmente horizontal na direção longitudinal do veículo, e um dispositivo de admissão 60 é montado em uma superfície superior 55 do motor (cabeçote de cilindro 55). O motor 13 é suspenso por um apoio do motor 59.
[0059] O dispositivo de admissão 60 é constituído de um tubo de admissão 65 que é conectado a um orifício de admissão formado em uma superfície superior do cabeçote de cilindro 55 que constitui o motor, um corpo de regulador 61 que é conectado a uma extremidade distal do tubo de admissão 65, um tubo de conexão 62 que é conectado a uma extremidade distal do corpo de regulador 61, uma câmara de admissão 63 que é conectada a uma extremidade distal do tubo de conexão 62 e um filtro de ar 64 que é conectado a uma extremidade distai da câmara de admissão 63.
[0060] O motor 13 inclui o cabeçote de cilindro 55, um bloco de cilindro 53 e um cárter 77 que é integralmente formado com uma caixa de transmissão nesta ordem a partir de um lado dianteiro até um lado traseiro do veículo. Um eixo de acionamento 71 que constitui um eixo de saída do motor 13 e uma roda de acionamento 72 que é montada no eixo de acionamento 71 é montado no cárter 77 disposto em uma parte traseira do motor, e uma cobertura de roda de acionamento 76 que cobre tal roda de acionamento 72 é montada no motor 13. Um pedal de transmissão 78 é montado no cárter 77.
[0061] Conforme descrito acima, a placa de pivô 44 se estende para baixo a partir da parte traseira da armação principal 42. Um braço oscilante 81 que suporta de maneira giratória a roda traseira 14 é suportado de maneira oscilante e articulado em uma parte traseira da placa de pivô 44 externa na direção de largura de veículo, e unidades de amortecimento traseiro 85L, 85R são interpostas entre o braço oscilante 81 e os trilhos de assento 43L, 43R respectivamente.
[0062] Um descanso principal 82 é fornecido na placa de pivô 44. Um batente de descanso principal 83 que para o descanso principal 82 em uma posição de armazenamento no momento do deslocamento do veículo é montado na placa de pivô 44.
[0063] Novamente com referência à figura 1, a roda de acionamento 72 é montada no eixo de acionamento 71, uma roda acionada 74 é montada na roda traseira 14, e uma corrente 75 que transmite uma força de acionamento para a roda traseira 14 a partir do eixo de acionamento 71 se estende e é enrolada ao redor da roda de acionamento 72 e da roda acionada 74. Pelo menos uma parte superior e superfícies laterais superiores da corrente 75 são cobertas com uma caixa de corrente 84. Uma parte dianteira e uma parte traseira da caixa de corrente 84 são montadas no braço oscilante 81.
[0064] Conforme mostrado na figura 3, um tubo de escape 57 é conectado a uma superfície inferior 56 do cabeçote de cilindro 55 que constitui uma parte dianteira do motor 13. O tubo de escape 57 se estende para trás na direção longitudinal do veículo e tem uma extremidade traseira deste conectada a um silencioso 58. O silencioso 58 é montado em um suporte de estribo de assento traseiro direito 51R. Um braço da alavanca de partida 49 é montado em uma superfície lateral direita de uma parte traseira do motor 13.
[0065] Uma placa de proteção 91 que protege o corpo de regulador 61 do ar voltado em direção ao corpo de regulador 61 que forma um elemento constitucional do dispositivo de admissão 60 é disposta na frente do motor 13 na direção longitudinal do veículo e acima do motor 13. A placa de proteção 91 é um elemento proporcionado para proteger o corpo de regulador 61 e para estabilizar um vento de deslocamento. Uma caixa de bateria 92 que acomoda uma bateria nesta é disposta acima placa de proteção 91 e uma superfície inferior 92b da caixa de bateria 92 é obliquamente inclinada para trás e para baixo na direção longitudinal do veículo. A caixa de bateria 92 é montada na armação principal 42. A disposição e similares da placa de proteção serão posteriormente descritas.
[0066] Um apoio do cilindro mestre 95 é montado em uma superfície externa direita da placa de pivô 44 na direção de largura de veículo, e uma parte do cilindro mestre para uso do freio 96 para frear a roda traseira 14 é montada no apoio do cilindro mestre 95. Um pedal de freio 97 para acionar a parte do cilindro mestre para uso do freio 96 é montado na placa de pivô 44.
[0067] O suporte de estribo de assento traseiro direito 51R é montado no trilho de assento direito 43R em uma posição fora do trilho de assento direito 43R na direção de largura de veículo. O estribo para uso do assento traseiro 52R no qual um indivíduo no assento traseiro coloca seus pés é suportado no suporte de estribo de assento traseiro direito 51R.
[0068] O suporte de estribo de assento traseiro direito 51R se estende na direção longitudinal do veículo.
[0069] A seguir, a cobertura de corpo de veículo será explicada. Com referência à figura 1 a figura 3, a cobertura de corpo de veículo 20 inclui as coberturas laterais esquerda e direita 22L, 22R que cobrem a armação principal 42 e o motor 13 a partir da parte externa, e as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R que são dispostas de maneira contígua às bordas inferiores das coberturas laterais esquerda e direita 22L, 22R e cobrem a placa de pivô 44 a partir da parte externa.
[0070] As coberturas laterais esquerda e direita 22L, 22R são respectivamente constituídas de coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R, e as coberturas laterais traseiras esquerda e direita 24L, 24R que se estendem para trás na direção longitudinal do veículo de uma maneira contígua às coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R.
[0071] Ou seja, atrás das coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R, as coberturas laterais traseiras esquerda e direita 24L, 24R que são formadas de maneira contígua às coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R e são engatadas nas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R são dispostas.
[0072] As partes traseiras das coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R são fixadas às partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R formadas nas partes dianteiras das coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R. Os detalhes das partes de fixação serão posteriormente descritos.
[0073] Pelo menos as laterais esquerda e direita do tubo frontal 41, o motor 13, o dispositivo de admissão 60 e a armação principal 42 são cobertos com as coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R que são separadamente formadas na direção lateral, e uma cobertura de armação principal superior 110 que cobre a armação principal 42 a partir de cima é disposta entre as coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R.
[0074] Além disso, os protetores de perna esquerdo e direito 114L, 114R (apenas o protetor de perna esquerdo 114L mostrado) que são proporcionados como quebra-ventos são dispostos na frente da armação principal 42. Os protetores de perna esquerdo e direito 114L, 114R se estendem na direção de altura. Nesta modalidade, os protetores de perna esquerdo e direito 114L, 114R são incluídos nas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R respectivamente, e, portanto, os protetores de perna esquerdo e direito 114L, 114R são integralmente formados com as coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R respectivamente.
[0075] Os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R que suportam os estribos 52L, 52R nos quais um indivíduo no assento traseiro coloca seus pés são montados nas partes externas dos trilhos de assento esquerdo e direito 43L, 43R na direção de largura de veículo. As coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são montadas nas partes de encaixe 115 que são fixadas às bordas dos suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R.
[0076] Para ser mais específico, as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são montadas respectivamente nas partes de encaixe 115 que são formadas nas partes inferiores dos suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R, e as coberturas laterais traseiras esquerda e direita 24L, 24R são montadas nas partes de encaixe 115 que são formadas nas partes superiores dos suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R. As partes de encaixe 115 serão explicadas com referência à figura 7 posteriormente descrita.
[0077] A cobertura de placa de pivô esquerda 27L é disposta a fim de sobrepor tanto a cobertura de roda de acionamento 76 como a caixa de corrente 84, conforme observada em uma vista lateral do veículo. A cobertura de placa de pivô esquerda 27L é montada no suporte de estribo de assento traseiro esquerdo 51L e, no momento, é montada no batente de descanso principal 83 que usa um elemento de fixação 117L.
[0078] A cobertura de placa de pivô direita 27R é montada no suporte de estribo de assento traseiro 51R e, ao mesmo tempo, é montada no apoio do cilindro mestre 95 que usa um elemento de fixação 117R.
[0079] A seguir, a constituição da placa de proteção 91 e a periferia da placa de proteção 91 serão posteriormente explicadas no presente documento.
[0080] Conforme mostrado na figura 4, um par de partes de borda dianteira esquerda e direita 121L, 121R é formado nas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R na direção de altura de modo que uma superfície frontal do cabeçote de cilindro 55 que constitui o motor 13 seja exposta na parte externa, conforme observada em uma vista frontal do veículo e um espaço aberto é formado na frente do cabeçote de cilindro 55 e uma abertura dianteira 122 é formada dentro do par de partes de borda dianteira esquerda e direita 121L, 121R, e a placa de proteção 91 é disposta para fazer face com a abertura dianteira 122.
[0081] Para explicar a modalidade também com referência à figura 2, no interior da abertura dianteira 122, a câmara de admissão 63 é conectada em uma lateral a montante do tubo de conexão 62. Uma superfície inferior da câmara de admissão 63 é disposta de modo que, acima da placa de proteção 91, quanto mais para trás na direção longitudinal do veículo a superfície inferior se estende, mais para baixo a superfície inferior é inclinada.
[0082] A placa de proteção 91 que é disposta acima do motor 13 é montada de modo que a placa de proteção 91 seja intercalada por quatro partes de projeção 123 que são formadas nas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R.
[0083] Um espaço de guia de vento 125 é formado pela placa de proteção 91, pelas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita 23L, 23R e pela armação principal 42, e um vento de deslocamento é guiado até uma superfície superior (por exemplo, bloco de cilindro 53) do motor 13 disposto atrás da placa de proteção 91 através do espaço de guia de vento 125.
[0084] Aqui, uma parte central da placa de proteção 91 na direção de largura de veículo pode ser fixada pela caixa de bateria. Neste caso, uma vez que a caixa de bateria é montada na armação de corpo de veículo, a placa de proteção pode ser firmemente montada. Consequentemente, é possível proteger o dispositivo de admissão e controlar um vento de deslocamento enquanto realiza a redução da altura da placa de proteção.
[0085] A seguir, a explicação será feita em relação à estrutura da placa de proteção que é disposta na frente e acima do motor e na constituição ao redor da placa de proteção.
[0086] Conforme mostrado na figura 5, a placa de proteção 91 que controla o ar direcionado para o dispositivo de admissão 60 e protege o corpo de regulador 61 é disposta na frente e acima do motor 13. No desenho, uma parte do cabeçote de cilindro 55 é omitida.
[0087] Para explicar a estrutura da placa de proteção e a constituição ao redor da placa de proteção também com referência à figura 3 e figura 4, uma vela de ignição 128 é montada em uma superfície direita dianteira de uma parte dianteira do motor 13, ou seja, uma superfície lateral direita 127 do cabeçote de cilindro 55, uma parte de recorte 132 que abre para baixo conforme observada em uma vista frontal do veículo e tem um formato aproximadamente de U é formada em uma parte de borda inferior 131 da placa de proteção ao cortar a parte de borda inferior 131 para cima, uma parede inclinada 133 que se estende em direção à parte de recorte 132 na direção para baixo traseira e oblíqua é formada, e a parede inclinada 133 é voltada para a vela de ignição 128. Ademais, a parede inclinada 133 inclui uma parte de borda dianteira 133A que é inclinada para cima em direção à parte externa em um lado direito do veículo a partir de uma parte central na direção de largura de veículo.
[0088] O vento de deslocamento flui ao longo da parede inclinada, conforme indicado por uma seta S, de modo que o vento de deslocamento possa atingir facilmente a vela de ignição 128.
[0089] A seguir, a explicação será feita em relação à parte de fixação para fixar a cobertura lateral de armação principal e a cobertura de placa de pivô uma à outra ao adotar a estrutura da parte de fixação em um lado esquerdo do veículo como um exemplo.
[0090] Conforme mostrado na figura 6, a parte de fixação esquerda 101L é constituída em um furo de fixação 137 que é formado em um flange 136 proporcionado em uma parte traseira da cobertura lateral de armação principal 23L, uma parte de assento 139 que é formada na cobertura de placa de pivô 27L e inclui uma parte de projeção 138, e um elemento de parafuso 141 que prende o flange 136 e a parte de assento 139 uns aos outros. A parte de assento 139 é colocada em contato com o flange 136 enquanto engata a parte de projeção 138 ao furo de fixação 137 a partir da parte interna para a parte externa na direção de largura de veículo, e o flange 136 e a parte de assento 139 são presos uns aos outros usando o elemento de parafuso 141. A parte de fixação esquerda 101L é coberta com a cobertura lateral traseira 24L a partir da parte externa do veículo.
[0091] Aqui, a estrutura da parte de fixação direita 101R disposta em um lado direito do veículo é substancialmente igual à estrutura na parte de fixação esquerda 101L disposta em um lado esquerdo do veículo e, portanto, a explicação da estrutura da parte de fixação direita 101R disposta em um lado direito do veículo é omitida.
[0092] A seguir, uma explicação será feita em relação à estrutura de montagem para montar as coberturas laterais traseiras 24L, 24R nas partes de encaixe que são proporcionadas na borda do apoio de estribo de assento traseiro ao adotar a cobertura de placa de pivô esquerda como um exemplo.
[0093] Conforme mostrado na figura 7, um elemento de projeção 142 que é disposto em um lado interno de uma parte traseira da cobertura de placa de pivô esquerda 27L e se projeta em direção ao lado interno do veículo é engatado com um ilhó 115G. O ilhó 115G é montado no orifício de encaixe 115 que é formado em uma parte inferior do suporte de estribo de assento traseiro esquerdo 51L. Isto é, o elemento de projeção 142 é montado no orifício de encaixe 115 que é formado na cobertura de placa de pivô esquerda 27L por meio do ilhó 115G.
[0094] Aqui, a estrutura dos orifícios de encaixe 115 que são formados na cobertura de placa de pivô direita 27R e nas coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R e um estado de encaixe do elemento de projeção 142 são substancialmente iguais à estrutura e o estado de encaixe descrito acima e, por conseguinte, sua explicação é omitida.
[0095] Conforme mostrado na figura 8, uma parte de abertura esquerda 144L é formada na cobertura lateral da armação principal esquerda 23L em uma posição que corresponde a um lado do dispositivo de admissão (símbolo 60 na figura 1), e o assento 15 sobre o qual o motociclista senta é disposto atrás e acima da parte de abertura esquerda 144L.
[0096] Com maiores detalhes, uma abertura de tampa esquerda 145L é formada na cobertura lateral da armação principal esquerda 23L, e uma tampa esquerda 146L é montada sobre a abertura de tampa esquerda 145L, a fim de fechar uma parte da abertura de tampa esquerda 145L. A tampa 146L é montada sobre a cobertura lateral da armação principal 23L mediante o engate das partes de projeção (símbolo 149a, 149b na figura 19 descrita posteriormente) formadas sobre uma parte traseira da mesma com o engate dos orifícios (símbolo 150a, 150b na figura 19) formados na parte de abertura (símbolo 144L na figura 19) e mediante a fixação da tampa 146L na cobertura lateral da armação principal 23L por partes de fixação 148, 148 formadas sobre uma parte dianteira da tampa 146L com o uso de parafusos 147, 147.
[0097] Embora não mostrada no desenho, uma abertura da tampa direita 145R é formada na cobertura lateral da armação principal direita 23R em uma posição que corresponde a um lado do dispositivo de admissão 60 em simetria esquerda-direita com a abertura de tampa esquerda 145L formada sobre um lado esquerdo. Uma tampa direita 146R é montada sobre a abertura da tampa direita 145R, a fim de fechar uma parte da abertura da tampa direita 145R. Também neste caso, a estru-tura de engate e a estrutura de fixação sobre um lado direito são iguais à estrutura de engate e a estrutura de fixação sobre um lado esquerdo.
[0098] Na figura 1, pode-se compreender também que as aberturas da tampa direita e esquerda 145L, 145R são dispostas acima do cabeçote de cilindro 55 do motor 13.
[0099] Conforme mostrado na figura 9, a placa de pivô 44 consiste em um elemento que tem um aproximadamente um formato de U em seção transversal, onde um lado dianteiro da placa de pivô 44 se abre para frente e uma parte traseira da placa de pivô 44 é fechada. Um elemento de colar cilíndrico 154 é transversalmente montado sobre a placa de pivô 44 na direção da largura do veículo, e um eixo de pivô 151 é inserido no elemento de colar 154. O elemento de colar 154 é montado de maneira fixa sobre a placa de pivô 44 por partes de fixação de pivô esquerda e direita 152L, 152R. As partes de fixação de pivô esquerda e direita 152L, 152R e as partes 153L, 153R que correspondem ao lado de fora das partes de fixação de pivô esquerda e direita 152L, 152R na direção da largura do veículo são cobertas com as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R a partir do lado de fora do veículo.
[00100] Os símbolos 156L, 156R indicam mancais que são dispostos sobre um lado do braço oscilante e são interpostos entre o braço oscilante e o eixo de pivô 151.
[00101] A seguir, será dada explicação em relação aos espaços guia de vento de pivô que são formados entre o motor e as coberturas de placa de pivô esquerda e direita.
[00102] Conforme mostrado na figura 10, as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são dispostas de uma maneira espaçada a partir do motor 13, a fim de assegurar espaços guia de vento de pivô 155L, 155R entre o motor 13 e as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R.
[00103] Conforme mostrado na figura 11, as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são dispostas de uma maneira espaçada a partir da placa de pivô 44, a fim de assegurar os espaços guia de vento de pivô 155L, 155R entre a placa de pivô 44 e as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R que constituem as coberturas laterais esquerda e direita 22.
[00104] Adicionalmente, os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R que suportam os estribos 52L, 52R, sobre os quais o assento traseiro coloca seus pés, são dispostos fora dos trilhos de assento direito e esquerdo 43L, 43R na direção da largura do veículo. Os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R são montados em partes de montagem de apoio (símbolo 245L na figura 2, símbolo 245R na figura 3).
[00105] Mais adiante nesse documento, a estrutura da cobertura superior da armação principal que se estende entre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita é explicada em detalhes com referência à figura 12 a figura 18.
[00106] Entre estes desenhos, a figura 12, a figura 14 e a figura 16 são vistas que mostram um estado das partes de proteção de perna e uma parte para montar que se estende para trás a partir das partes de proteção de perna e sobre a qual um motociclista monta, conforme observado obliquamente a partir de um lado traseiro e superior do veículo.
[00107] Conforme mostrado na figura 12, em direção aos lados esquerdo e direito na direção da largura do veículo a partir da armação principal 42, se estende um primeiro apoio 162 que tem primeiros orifícios de fixação de estrutura direito e esquerdo 161L, 161R por meio dos quais as partes dianteiras das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R podem ser montadas sobre o primeiro apoio 162.
[00108] Conforme mostrado na figura 13, nas partes traseiras das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R e atrás do primeiro apoio 162 na direção longitudinal do veículo, um segundo apoio 164 que tem uma seção transversal em formato de U e tem um segundo orifício de fixação de estrutura 163, por meio do qual as partes traseiras das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R podem ser montadas sobre o segundo apoio 164, se estende para cima a partir da armação principal 42.
[00109] Para explicar a constituição também com referência à figura 12, nas coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R que cobrem os lados esquerdo e direito da armação principal 42, são formados os primeiros orifícios de batente esquerdo e direito 171L, 171R que são usados para prender as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R ao primeiro apoio 162, e são formados os segundos orifícios de batente 172,172 que são usados para prender as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R ao segundo apoio 164. Os se-gundos orifícios de batente 172, 172 são formados nas partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R.
[00110] Novamente com referência à figura 12, vários elementos de flange 174 são formados sobre as bordas internas das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R de uma maneira estendida para dentro na direção da largura do veículo, e os primeiro e segundo orifícios de engate 181, 182 que tornam a cobertura superior da armação principal 110 descrita posteriormente passível ao engate com as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R são formados nos elementos de flange 174, respectivamente.
[00111] Os primeiros orifícios de engate 181 são constituídos de um primeiro orifício de engate esquerdo 181L e um primeiro orifício de engate direito 181R que são dispostos nos lados esquerdo e direito na direção da largura do veículo, respectivamente.
[00112] Os segundos orifícios de engate 182 são constituídos de segundos orifícios de engate inferiores esquerdo e direitos 183L, 183R que são dispostos nos lados esquerdo e direito na direção da largura do veículo em frente dos primeiros orifícios de engate esquerdo e direito 181L, 181R na direção longitudinal do veículo, e os segundos orifícios de engate superiores esquerdo e direito 184L, 184R que são dispostos nos lados esquerdo e direito na direção da largura do veículo em posições na frente dos segundos orifícios de engate inferiores esquerdo e direito 183L, 183R na direção longitudinal do veículo. Nesta modalidade, as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita são fornecidas como corpos esquerdo e direito separados. No entanto, não há problema na formação das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita como um corpo integral.
[00113] A seguir, as partes de montagem da cobertura lateral são explicadas. Conforme mostrado na figura 13, as partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R são respectivamente constituídas de um elemento de apoio esquerdo 184L que é montado sobre a cobertura lateral da armação principal esquerda 23L e tem um segundo orifício de batente 172, e um elemento de apoio direito 184R que é montado sobre a cobertura lateral direita 23R e tem um segundo orifício de batente 172.
[00114] O elemento de apoio direito 184R que se estende em direção ao lado interno na direção da largura do veículo a partir de uma parte de extremidade traseira da cobertura lateral da armação principal direita 23R e tem o segundo orifício de batente 172 é colocado em contato com uma superfície superior 164a do segundo apoio 164 e, subsequentemente, o elemento de apoio esquerdo 184L que se estende em direção ao lado interno na direção da largura do veículo a partir de uma parte de extremidade traseira da cobertura lateral da armação principal es-querda 23L e tem o segundo orifício de batente 172 é colocado em contato com uma superfície superior 184Ra do elemento de apoio direito 184R. Então, o elemento de apoio direito e esquerdo 184L, 184R são montados sobre o segundo apoio 164 a partir de cima por meio do elemento de fixação 117.
[00115] Devido às constituições mencionadas acima, ambas as coberturas laterais da armação principal direita e esquerda 23L, 23R são montadas sobre a armação principal 42.
[00116] A seguir, é explicado um estado em que o primeiro elemento de cobertura é montado sobre a cobertura lateral.
[00117] Conforme mostrado na figura 14, é mostrado um estado em que um espaço entre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R é coberto com o primeiro elemento de cobertura 191.
[00118] O primeiro elemento de cobertura 191 tem uma abertura de cobertura 189 em uma posição que corresponde a uma parte superior da armação principal 42.
[00119] O primeiro elemento de cobertura 191 inclui primeiros orifícios de fixação esquerdo e direito 201L, 201R, um segundo orifício de fixação 202 que é formado entre os primeiros orifícios de fixação esquerdo e direito 201L, 201R, e terceiros orifícios de fixação esquerdo e direito 203L, 203R que são formados em uma posição atrás dos primeiros orifícios de fixação esquerdo e direito 201L, 201R na direção longitudinal do veículo, todos os quais são fornecidos para a montagem do segundo elemento de cobertura descrito posteriormente. O primeiro elemento de cobertura 191 é preso ao segundo elemento de cobertura 192 mediante a montagem de vários elementos de fixação (símbolo 235 na figura 18) sobre as respectivas partes de fixação (símbolos 231 a 233 na figura 18) descritas posteriormente a partir de um lado posterior do primeiro elemento de cobertura 191. Estes elementos de fixação 235 não ficam expostos ao lado de fora.
[00120] Para explicar a constituição mencionada acima também em relação à figura 2 e figura 12, uma extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura 191 é disposta sobre uma parte traseira do primeiro elemento de cobertura 191 na direção longitudinal do veículo. As partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R são montadas sobre a parte traseira do primeiro elemento de cobertura 191.
[00121] A seguir, é explicada a estrutura na qual o primeiro elemento de cobertura 191 é montado para as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita.
[00122] Conforme mostrado na figura 15, a primeira parte de engate 221 que engata as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R com o primeiro elemento de cobertura 191 é constituída dos primeiros orifícios de engate 181L, 181R e primeiras linguetas de engate 211L, 211R que são engatadas com os primeiros orifícios de engate 181L, 181R.
[00123] As primeiras linguetas de engate direita e esquerda 211L, 211R que são formadas sobre o primeiro elemento de cobertura 191 de uma maneira projetada são engatadas com os primeiros orifícios de engate esquerdo e direito 181L, 181R que são formados nas coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R, os orifícios de batente direito e esquerdo 205L, 205R que são formados no primeiro elemento de cobertura 191 são alinhados aos orifícios de fixação de cobertura direito e esquerdo 200L, 200R formados nas coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R, e o primeiro elemento de cobertura 191 é montado sobre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R por meio dos elementos de parafuso 141, 141.
[00124] A seguir, será dada explicação em relação a um estado onde o primeiro elemento de cobertura que é montado sobre a cobertura lateral é coberto com o segundo elemento de cobertura a partir de cima.
[00125] Conforme mostrado na figura 16, as proteções de perna esquerda e direita 114L, 114R são formadas de modo inteiriço sobre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R, respectivamente, e as proteções de perna esquerda e direita 114L, 114R são formadas de tal modo que as proteções de perna 114L, 114R se estendam na direção da altura e se projetem em direção ao lado de fora na direção da largura do veículo.
[00126] Em relação às partes de proteção de perna 208L, 208R que constituem as proteções de perna 114L, 114R, a cobertura superior da armação principal 110 é montada sobre as partes de proteção de perna 208L, 208R fora dos centros 209L, 209R das partes das partes de proteção de perna 208L, 208R que têm uma largura maior na direção da largura do veículo.
[00127] A cobertura superior da armação principal 110 é constituída de um primeiro elemento de cobertura 191 e o segundo elemento de cobertura 192. O primeiro elemento de cobertura 191 se projeta para baixo a partir de uma extremidade inferior do segundo elemento de cobertura 192.
[00128] Conforme mostrado na figura 17(a), a cobertura superior da armação principal 110 é constituída de um corpo estrutural duplicado que consiste no primeiro elemento de cobertura 191 e no segundo elemento de cobertura 192 disposto sobre o primeiro elemento de cobertura 191.
[00129] Para explicar a constituição mencionada acima com referência à figura 2 e figura 13, uma extremidade mais inferior 191 c do primeiro elemento de cobertura 191 é disposta sobre uma parte traseira do primeiro elemento de cobertura 191. Atrás da extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura 191 na direção longitudinal do veículo, as partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R que montam as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R sobre a armação principal 42 são montadas sobre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R.
[00130] Conforme mostrado na figura 17(b), sobre os limites correspondentes 213 entre a extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura 191 e as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R, o primeiro elemento de cobertura 191 é disposto acima da cobertura lateral da armação principal 23L (23R).
[00131] Em relação ao primeiro elemento de cobertura 191 e às coberturas laterais da armação principal 23L, 23R, o revestimento é aplicado às coberturas laterais da armação principal 23L, 23R e nenhum revestimento é aplicado ao primeiro elemento de cobertura 191. Sobre o limite correspondente 213, a cobertura superior da armação principal 110 é disposta com uma parte escalonada formada sobre um lado da mesma voltada para o lado de fora do veículo.
[00132] A seguir, são explicadas as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita e a estrutura em que o segundo elemento de cobertura é montado no primeiro elemento de cobertura que é montado sobre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita.
[00133] Conforme mostrado na figura 18, a parte de engate 220 inclui uma primeira parte de engate (símbolo 221 na figura 15), onde o primeiro elemento de cobertura 191 e as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R são engatados uns com os outros, e uma segunda parte de engate 222 onde o segundo elemento de cobertura 192 e as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R são engatadas uns com os outros.
[00134] A segunda parte de engate 222 é constituída dos segundos orifícios de engate inferiores esquerdo e direitos 183L, 183R, dos segundos orifícios de engate superiores esquerdo e direito 184L, 184R, das segundas linguetas de engate inferiores 225L, 225R que são engatadas com os segundos orifícios de engate inferiores 183L, 183R, e das segundas linguetas de engate superiores 226L, 226R que são engatadas com os segundos orifícios de engate superiores esquerdo e direito 184L, 184R, todos os quais são descritos anteriormente.
[00135] O primeiro elemento de cobertura 191 e o segundo elemento de cobertura 192 são presos um ao outro por meio das primeiras partes de fixação esquerda e direita 231L, 231R que têm os primeiros orifícios de fixação 201L, 201R, a segunda parte de fixação 232 que têm o segundo orifício de fixação 202, e as terceiras partes de fixação esquerda e direita 233L, 233R que têm o terceiro orifício de fixação 203L, 203R. As respectivas partes de fixação 231L, 231R, 232, 233L, 233R são constituídas dos primeiros orifícios de fixação esquerdo e direito 201L, 201R, do segundo orifício de fixação e do terceiro orifício de fixação es-querdo e direito 203L, 203R formados no primeiro elemento de cobertura 191, vários orifícios de batente 234 que são formados no segundo elemento de cobertura 192 em posições que correspondem aos orifícios de fixação, e vários elementos de fixação 235 que são roscados nos orifícios de fixação e orifícios de batente mencionados acima, a fim de prender o primeiro elemento de cobertura 191 e o segundo elemento de cobertura 192.
[00136] Além da constituição mencionada acima, os orifícios de lin- gueta esquerdo e direito 195L, 195R são formados no primeiro elemento de cobertura 191 nas proximidades da abertura de cobertura 189, e as linguetas esquerda e direita que são engatadas com os orifícios de lin- gueta esquerdo e direito 195L, 195R são formadas sobre o segundo elemento de cobertura 192.
[00137] Para explicar a constituição mencionada acima também com referência à figura 16, o primeiro elemento de cobertura 191 e o segundo elemento de cobertura 192 são presos um ao outro por meio das partes de fixação 231L, 231R, 232, 233L, 233R, em que, em posições adjacentes a estas partes de fixação 231L, 231R, 232, 233L, 233R, a cobertura superior da armação principal 110 e as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R são engatadas umas com as outras por meio da segunda parte de engate 222 que forma um elemento consti-tuinte da parte de engate 220.
[00138] Adicionalmente, as partes de fixação 231L, 231R, 233L, 233R e os primeiros orifícios de batente 171L, 171R são dispostos adjacentes uns aos outros na direção vertical.
[00139] Mais adiante nesse documento, resume-se a relação de montagem entre a placa de proteção, a cobertura lateral, a cobertura de estribo de assento traseiro e o apoio de estribo de assento traseiro.
[00140] Conforme mostrado na figura 19, as partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R são montadas sobre os segundos apoios 164 fixados à armação principal 42 por meio dos elementos de fixação 117, e a placa de proteção 91 é disposta entre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R de uma maneira intercalada.
[00141] Para explicar em detalhes, as partes de flange esquerda e direita 241L, 241R sâo fornecidas tanto no lado esquerdo como no direito da placa de proteção 91, vários orifícios de engate 242 são formados nestas partes de flange esquerda e direita 241L, 241R, e várias partes de projeção 243 que são engatadas com os orifícios de engate 242 são formadas sobre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R. Com o engate destas partes de projeção 243 com os orifícios de engate 242, a placa de proteção 91 é intercalada entre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R.
[00142] As aberturas da tampa direita e esquerda 145L, 145R são formadas nas coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R respectivamente, e as partes das aberturas da tampa direita e esquerda 145L, 145R são cobertas com as tampas direita e esquerda 146L, 146R.
[00143] Os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R são montados sobre os trilhos de assento direito e esquerdo 43L, 43R por meio das partes de montagem de apoio 245L, 245R respectivamente, e os ilhós (símbolo 115G na figura 7) são encaixados em vários orifícios de encaixe 115 formados nas bordas destes suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R de uma maneira projetada a partir da superfície interna das coberturas. Os elementos de projeção 142 que são formados sobre as superfícies internas das co-berturas laterais esquerda e direita 24L, 24R de uma maneira projetada são encaixados nos orifícios de encaixe 115 por meio dos ilhós 115G, e os elementos de projeção 142 que são formados sobre as superfícies internas das coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são encaixados nos orifícios de encaixe 115 por meio dos ilhós 115G. Isto é, as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são montadas sobre os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R, e as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R são engatadas com os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R.
[00144] As coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R são dispostas atrás das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R por meio das partes de engate de cobertura 246L, 246R que são engatadas de maneira contígua com as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R. As coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R são fixadas às partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R formadas sobre as partes di-anteiras das coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R. Estas partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R são cobertas com as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R a partir do lado de fora do veículo.
[00145] Novamente com referência à figura 2 e figura 3, as partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R são cobertas com as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R e, por conseguinte, não há possibilidade de a aparência do veículo ser danificada.
[00146] Cada parte de engate de cobertura 246L, 246R é constituída do orifício 247 e da lingueta 248, respectivamente. Com o engate das linguetas 248 que são formadas sobre as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R, respectivamente, com os orifícios 247 que são formados nas coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R, respectivamente, as superfícies de aparência do veículo que abrangem a partir das coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R às coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R podem ser suavemente conectadas umas às outras, otimizando, assim, a aparência do veículo.
[00147] A seguir, é explicada a maneira de operação da estrutura da motocicleta que tem a constituição mencionada acima.
[00148] Primeiramente, conforme mostrado na figura 20, a borda superior da placa de proteção 91 que cobre o lado dianteiro do dispositivo de admissão 60 e a armação principal 42 que é disposta acima da borda superior são espaçadas uma da outra, formando, assim, o espaço guia de vento 125 que guia um vento em deslocamento em direção ao motor 13.
[00149] Embora a placa de proteção 91 seja disposta na frente e acima do motor 13, devido a uma ação guia de vento do espaço guia de vento 125, o resfriamento do motor 13 é assegurado. Para ser mais específico, um vento em deslocamento que é introduzido a partir de cima da placa de proteção 91 é guiado para uma superfície superior de uma parte intermediária do motor 13 na direção longitudinal, de tal modo que o motor 13 é resfriado.
[00150] Em segundo lugar, a caixa de bateria 92 é disposta acima da placa de proteção 91, e a superfície inferior 92b da caixa de bateria 92 é obliquamente inclinada para trás e para baixo na direção longitudinal do veículo.
[00151] O vento em deslocamento é guiado de modo oblíquo e para baixo na direção longitudinal do veículo pela superfície inferior 92b da caixa de bateria e é introduzido no motor 13 ao ser guiado pela placa de proteção 91. Consequentemente, uma quantidade de vento em deslocamento que é direcionado para a superfície superior da parte central do motor 13 na direção longitudinal, particularmente, em direção ao bloco de cilindro 53, pode ser adicionalmente aumentada de tal modo que o motor 13 possa ser resfriado de maneira mais eficaz. Neste caso, o vento em deslocamento é guiado com o uso da caixa de bateria 92 e, por conseguinte, não há possibilidade de que o número de partes seja aumentado.
[00152] Em terceiro lugar, o tubo de conexão 62 é disposto acima da placa de proteção 91. O tubo de conexão 62 é obliquamente inclinado, para trás e para baixo na direção longitudinal do veículo.
[00153] Um vento em deslocamento é guiado de modo oblíquo e para baixo na direção longitudinal do veículo pela superfície inferior 62b do tubo de conexão e, posteriormente, é introduzido no motor 13 ao ser guiado pela placa de proteção 91. Consequentemente, uma quantidade de vento em deslocamento que é direcionado para o motor 13 pode ser adicionalmente aumentada e, por conseguinte, o motor 13 pode ser resfriado de maneira mais eficaz. Neste caso, o vento em deslocamento é guiado com o uso do tubo de conexão 62 e, por conseguinte, não há possibilidade de que o número de partes seja aumentado.
[00154] Em quarto lugar, conforme mostrado na figura 19, a placa de proteção 91 é montada sobre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R mediante a formação dos vários orifícios de engate 242 na placa de proteção 91 e mediante o engate das várias partes de projeção 243 formadas sobre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R com os orifícios de engate 242 de uma maneira intercalada. Com o uso da estrutura mencionada acima, os elementos de fixação ou similares se tornam desnecessários e, por conseguinte, é possível montar a placa de proteção 91 sobre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R com a estrutura simples.
[00155] Em quinto lugar, conforme mostrado na figura 4 e figura 5, a parte de recorte 132 é formada na parte da borda inferior 131 da placa de proteção 91, a parede inclinada 133 é formada em direção à parte de recorte 132, e a parede inclinada 133 é direcionada para a vela de ignição 128.
[00156] Uma parte do vento em deslocamento que flui ao longo da placa de proteção 91 flui ao longo da parede inclinada 133, e flui em direção à vela de ignição 128 a partir da parede inclinada 133. Ao se permitir que o vento em deslocamento flua em direção à vela de ignição 128, o vento em deslocamento pode seguramente atingir a vela de ignição 128 de tal modo que a vela de ignição 128 possa ser resfriada de maneira eficaz.
[00157] Em sexto lugar, conforme mostrado na figura 1 e figura 8, as partes de abertura esquerda e direita 144L, 144R (mostrada somente a parte de abertura esquerda 144L) são formadas sobre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R em posições que correspondem aos lados do dispositivo de admissão 50. Em um estado onde o motor 13 é girado e o veículo está parado, o ar que é aquecido pelo calor irradiado a partir do motor 13 se eleva e é descarregado para cima através das partes de abertura esquerda e direita 144L, 144R. Ao mesmo tempo, o ar aquecido também é descarregado para fora através do espaço guia de vento (símbolo 125 na figura 20).
[00158] Desde que a descarga do ar aquecido pelo motor através das partes de abertura (símbolos 144L, 144R na figura 1) seja suprimida pela descarga do ar aquecido através do espaço guia de vento 125, o conforto de um motociclista pode ser otimizado.
[00159] Em sétimo lugar, conforme mostrado na figura 17, a cobertura superior da armação principal 110 que se estende entre e sobre as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R e une as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R umas às outras é formada do corpo estrutural duplicado. Com o uso da cobertura superior da armação principal 110 formada do corpo estrutural duplicado, a rigidez da cobertura superior da armação principal 110 pode ser otimizada comparada a uma cobertura superior da armação principal que tem a estrutura de lâmina única. Desde que a cobertura superior da armação principal 110 que une as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R umas às outras seja formada do corpo estrutural duplicado, a rigidez do conjunto de coberturas unidas pode ser otimizada.
[00160] Consequentemente, a presente invenção fornece o veículo do tipo de montar em selim que pode otimizar a rigidez da cobertura de corpo de veículo.
[00161] Em oitavo lugar, conforme mostrado na figura 18, o corpo estrutural duplicado é preso por meio da parte de fixação 230 (as primeiras partes de fixação esquerda e direita 231L, 231R, a segunda parte de fixação 232, as terceiras partes de fixação esquerda e direita 233L, 233R), onde o primeiro elemento de cobertura 191 e o segundo elemento de cobertura 192 são presos um ao outro. Consequente-mente, a rigidez da cobertura superior da armação principal 110 formada do corpo estrutural duplicado pode ser otimizada.
[00162] Adicionalmente, conforme mostrado na figura 15 e figura 18, a parte de engate 220 (primeira parte de engate 221, segunda parte de engate 222), onde a cobertura superior da armação principal 110 e as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R são engatadas umas com as outras, é fornecida adjacente à parte de fixação 230. Com o uso da parte de engate 220, a cobertura superior da armação principal 110 cuja rigidez é otimizada devido ao fato de que corpo estrutural duplicado pode ser firmemente montado sobre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R.
[00163] As coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R podem ser firmemente montadas por meio da cobertura superior da armação principal 110 e, por conseguinte, a rigidez de toda a cobertura do corpo pode ser otimizada.
[00164] Em nono lugar, conforme mostrado na figura 18, o primeiro elemento de cobertura 191 tem a abertura de cobertura 189 na posição que corresponde à parte superior da armação principal 42. Uma parte da armação principal 42 pode ser acomodada na abertura de cobertura 189. Desde que a parte da armação principal 42 possa ser acomodada na abertura de cobertura 189, o primeiro elemento de cobertura 191 pode ser disposto adjacente à armação principal 42. Consequente-mente, mesmo quando a cobertura superior da armação principal 110 adota a estrutura duplicada, é possível evitar que a cobertura superior da armação principal 110 tenha um tamanho grande. Ao se evitar que a cobertura superior da armação principal 110 tenha um tamanho grande, é possível tornar o corpo do veículo compacto.
[00165] Em décimo lugar, conforme mostrado na figura 15 e figura 18, a parte de engate 220 é constituída da primeira parte de engate 221 e da segunda parte de engate 222.
[00166] Desde que o primeiro elemento de cobertura 191 e o segundo elemento de cobertura 192 sejam engatados com as respectivas coberturas laterais da armação principal 23L, 23R por meio de duas partes de engate 221,222 respectivamente, uma carga aplicada á parte de engate 220 pode ser reduzida, comparado à estrutura onde somente uma cobertura superior da armação principal é engatada com as coberturas laterais da armação principal. Devido à dispersão da carga aplicada, é possível realizar tanto a redução de peso do primeiro elemento de cobertura 191 e do segundo elemento de cobertura 192 como o aumento da rigidez da cobertura superior da armação principal 110 provocada pela estrutura duplicada.
[00167] Em décimo-primeiro lugar, conforme mostrado na figura 16 e na figura 2, o primeiro membro de cobertura 191 projeta de forma descendente a partir da extremidade inferior 192c do segundo membro de cobertura 192.
[00168] Esta porção de projeção é constituída de apenas o primeiro membro de cobertura. Embora outras porções tenham estrutura duplicada, a porção de projeção tem a estrutura única, a estrutura única é fina e, consequentemente, o veículo pode ser feito compacto através de um molde correspondente à redução da espessura.
[00169] Usualmente, a extremidade inferior e as partes em torno da extremidade inferior da cobertura superior da armação principal constituem a parte de montar 250 sobre a qual um motociclista monta. A parte de montar 250 tem a estrutura única e, por conseguinte, uma quantidade de projeção para cima de uma extremidade mais inferior da cobertura superior da armação principal 110 pode ser suprimida de modo que uma altura da parte de montar possa ser suprimida a um pequeno valor. A redução da altura da parte de montar 250 permite que um motociclista monte facilmente na parte de montar 250 e pode otimizar a disponibilidade do veículo.
[00170] Em décimo segundo lugar, conforme mostrado na figura 16 e figura 2, o primeiro elemento de cobertura 191 se projeta para baixo a partir da extremidade inferior 192c do segundo elemento de cobertura, e a extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura é disposta sobre a parte traseira do primeiro elemento de cobertura 191.
[00171] Atrás da extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura que não adota a estrutura duplicada na direção longitudinal do veículo, as partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R que são montadas sobre a armação principal 42 são fornecidas para as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R.
[00172] Mediante a montagem das partes de montagem da cobertura lateral 173L, 173R sobre a armação principal 42, é possível montar firmemente as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R sobre o lado da armação principal, enquanto que suprime a dependência sob a rigidez da extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura a um nível mínimo.
[00173] Em décimo terceiro lugar, conforme mostrado na figura 17(b), a extremidade mais inferior 191c do primeiro elemento de cobertura que constitui a cobertura superior da armação principal 110 é disposta acima das coberturas laterais da armação principal 23L, 23R.
[00174] Com a estrutura mencionada acima, mesmo no caso onde um sapato ou similar entra em contato com uma parte correspondente quando um motociclista monta na cobertura superior da armação principal 110, é possível evitar que as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R sejam danificadas. Como consequência disso, o veículo pode manter a aparência favorável das coberturas laterais da armação principal 23L, 23R que têm uma grande área comparado com o primeiro elemento de cobertura 191.
[00175] Em décimo quarto lugar, conforme mostrado na figura 17(b), em relação ao primeiro elemento de cobertura 191 e às coberturas laterais da armação principal 23L, 23R, nenhum revestimento é aplicado ao primeiro elemento de cobertura 191 e o primeiro elemento de cobertura 191 sobre o lado não revestido se projeta para fora do veículo no limite da parte de acoplamento 213. No desenho, "a" indica a parte escalonada entre a borda da cobertura sobre o lado não revestido e a cobertura sobre um lado revestido.
[00176] Pode existir um caso onde um obstáculo entra em contato com o limite de parte de acoplamento 213. Quando a cobertura sobre o lado revestido e a cobertura sobre o lado não revestido são coplanares, há uma possibilidade de que o contato influencie o lado revestido.
[00177] De acordo com a presente invenção, a cobertura sobre o lado não revestido se projeta mais para fora do veículo do que a cobertura sobre o lado revestido e, por conseguinte, o contato do obstáculo com a cobertura sobre o lado revestido pode ser reduzido o máximo possível, de tal modo que a cobertura sobre o lado revestido possa ser protegida.
[00178] Adicionalmente, nenhum revestimento é aplicado á outra cobertura e, por conseguinte, a redução do custo do veículo pode ser realizada.
[00179] Em décimo quinto lugar, conforme mostrado na figura 16, a cobertura superior da armação principal 110 é montada sobre as partes de proteção de perna 208L, 208R fora dos centros 209L, 209R das partes das partes de proteção de perna 208L, 208R que têm uma largura maior na direção da largura do veículo. Isto é, as partes de proteção de perna 208L, 208R que são formadas de uma maneira projetada para fora na direção da largura do veículo são revestidas com a cobertura superior da armação principal 110 e, por conseguinte, a rigidez das par-tes de proteção de perna 208L, 208R pode ser otimizada de maneira eficaz pela cobertura superior da armação principal 110.
[00180] Em décimo sexto lugar, conforme mostrado na figura 10, para assegurar os espaços guia de vento 125L, 125R entre as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R e a placa de pivô 44, as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são dispostas de uma maneira espaçada a partir da placa de pivô 44.
[00181] Durante deslocamento do veículo, um vento em deslocamento que entra entre as coberturas laterais esquerda e direita 22 (coberturas laterais da armação principal 23L, 23R) é aquecido pelo motor 13. O vento em deslocamento aquecido pelo motor 13 flui para trás na direção longitudinal do veículo, passa através dos espaços guia de vento de pivô 155L, 155R formados entre as placas de pivô esquerda e direita 44 e as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R e flui para trás na direção longitudinal do veículo.
[00182] Presumindo um caso onde as coberturas de placa de pivô não são fornecidas, uma parte do vento aquecido pelo motor 13 atinge um motociclista.
[00183] Sob este aspecto, de acordo com a presente invenção, o vento em deslocamento passa no interior das coberturas de placa de pivô, e as pernas, ou similares, do motociclista são colocadas fora das coberturas de placa de pivô e, por conseguinte, não há possibilidade de que o vento em deslocamento aquecido pelo motor atinja o motociclista. Como consequência disso, é possível otimizar o conforto no momento do deslocamento.
[00184] Em décimo sétimo lugar, conforme mostrado na figura 19, as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são montadas sobre os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R que são montados sobre os lados externos dos trilhos de assento direito e esquerdo 43L, 43R na direção da largura do veículo. Desde que as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R sejam montadas sobre os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R sem fornecer, adicionalmente, apoios, ou similares, o número de partes pode ser reduzido.
[00185] Em décimo oitavo lugar, conforme mostrado na figura 2, a cobertura de placa de pivô esquerda 27L é montada sobre o batente de descanso principal 83 que é fornecido na placa de pivô 44. Mediante a montagem da cobertura de placa de pivô esquerda 27L sobre o batente de descanso principal 83 sem fornecer, adicionalmente, apoios, ou similares, o número de partes pode ser reduzido.
[00186] Em décimo nono lugar, conforme mostrado na figura 3, a cobertura de placa de pivô direita 27R é montada sobre o apoio do cilindro mestre 95 que é montado sobre as superfícies do lado externo da placa de pivô 44 na direção da largura do veículo. Mediante a montagem da cobertura de placa de pivô direita 27R sobre o apoio do cilindro mestre 95 sem fornecer, adicionalmente, apoios, ou similares, o número de partes pode ser reduzido.
[00187] Em vigésimo lugar, conforme mostrado na figura 2, figura 3 e figura 19, as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R são montadas sobre as partes superiores dos suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R, e as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R são montadas sobre as partes inferiores dos suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R.
[00188] Desde que tanto as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R como as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R sejam montadas sobre os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R, é possível conferir uniformidade em projeto para uma área que abrange a partir da cobertura lateral traseira 22 às coberturas de placa de pivô 27L, 27R.
[00189] Adicionalmente, desde que as coberturas laterais esquerdas 22 e as coberturas de placa de pivô 27L, 27R possam ser montadas sobre os suportes de estribo de assento traseiro esquerdo e direito 51L, 51R, o número de partes pode ser reduzido.
[00190] Em vigésimo primeiro lugar, conforme mostrado na figura 19, as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R são fixadas às partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R formadas sobre as partes dianteiras das coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R.
[00191] Para explicar a modalidade também com referência à figura 11, desde que as coberturas laterais da armação principal esquerda e direita 23L, 23R sejam fixadas às partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R, uma distância entre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R e as coberturas de placa de pivô 27L, 27R na direção da largura do veículo pode ser suprimida a um pequeno valor.
[00192] Mediante a supressão de uma folga entre as coberturas laterais da armação principal 23L, 23R e as coberturas de placa de pivô 27L, 27R ao pequeno valor, um vento em deslocamento aquecido pelo motor 13 pode ser suavemente guiado para as coberturas de placa de pivô 27L, 27R a partir das coberturas laterais da armação principal 23L, 23R.
[00193] Adicionalmente, as partes de fixação esquerda e direita 101L, 101R são cobertas com as coberturas laterais esquerda e direita 24L, 24R e, por conseguinte, a aparência do veículo pode ser otimizada.
[00194] Em vigésimo segundo lugar, conforme mostrado na figura 9, as partes de fixação de pivô esquerda e direita 152L, 152R são cobertas com as coberturas de placa de pivô esquerda e direita 27L, 27R e, por conseguinte, é possível proteger as partes de fixação de pivô esquerda e direita 152L, 152R.
[00195] Em vigésimo terceiro lugar, conforme mostrado na figura 2, a cobertura de roda dentada de acionamento 76 é montada sobre a parte traseira do motor 13, e a caixa de corrente 84 é disposta entre o eixo de acionamento 71 e a roda traseira 14. Conforme mostrado na figura 1, a cobertura de placa de pivô esquerda 27L é disposta para sobrepor tanto a cobertura de roda dentada de acionamento 76 como a caixa de corrente 84.
[00196] Isto é, um espaço definido entre a cobertura de roda dentada de acionamento 76 e a caixa de corrente 84 é coberto com a cobertura de placa de pivô 27L, conforme observado em uma vista lateral do veículo.
[00197] Quando a cobertura de roda dentada de acionamento 76 e a caixa de corrente 84 são aplicadas a outro tipo de veículo que se difere na distância entre os eixos, sem alterar os tamanhos do mesmo, um tamanho de um vão entre a cobertura de roda dentada de acionamento 76 e o caixa de corrente 84 é modificado.
[00198] De acordo com a presente invenção, o vão entre a cobertura de roda dentada de acionamento 76 e a caixa de corrente 84 é coberto com a cobertura de placa de pivô 27L.
[00199] Desde que o vão seja coberto com a cobertura de placa de pivô 27L, é possível modificar o vão entre a cobertura de roda dentada de acionamento 76 e a caixa de corrente 84. Como consequência disso, é desnecessário modificar um tamanho, ou similares, da cobertura de roda dentada de acionamento 76 e da caixa de corrente 84 e, por conseguinte, podem ser usadas partes em comum. Devido ao uso comum das partes, um custo do veículo pode ser reduzido.
[00200] Aqui, na modalidade, embora a presente invenção seja aplicada à motocicleta, a presente invenção também é aplicável a um veículo de três rodas.
[00201] Além disso, não há problema em aplicar a presente invenção no veículo do tipo de montar em selim aos veículos usados em geral.
Aplicabilidade Industrial
[00202] A presente invenção é aplicável, de preferência, à motocicleta. Descrição dos Números e Símbolos de Referência 10: veículo do tipo de montar em selim (motocicleta), 13: motor, 15: assento, 22: cobertura lateral, 23L, 23R: cobertura lateral de armação principal, 24L, 24R: cobertura lateral traseira, 27L, 27R: cobertura de placa de pivô, 41: tubo frontal, 42: armação principal, 54: eixo geométrico de cilindro, 55: superfície superior do motor (cabeçote de cilindro), 60: dispositivo de admissão, 62: tubo de conexão, 91: placa de proteção, 92: caixa de bateria, 92b: superfície inferior da caixa de bateria, 121L, 121R: parte de borda dianteira da cobertura lateral de armação principal, 125: espaço de guia de vento, 128: vela de ignição, 131: parte de borda inferior da placa de proteção, 132: parte de recorte, 133: parede inclinada, 144L, 144R: partes de abertura esquerda e direita, 241L, 241R: partes de flange esquerda e direita, 242: furo de engate, 243: parte de projeção.

Claims (6)

1. Veículo (10) do tipo de montar em selim caracterizado pelo fato de que compreende: um tubo frontal (41); uma armação principal (42) que se estende para trás e para baixo a partir do tubo frontal (41); um motor (13) que é disposto abaixo da armação principal (42) de modo que um eixo geométrico de cilindro (54) do motor (13) se estenda de maneira substancialmente horizontal na direção longitudinal do veículo; um dispositivo de admissão (60) que é montado em uma superfície superior (55) do motor; e coberturas laterais de armação principal (23L, 23R) que cobrem pelo menos ambas as laterais esquerda e direita do tubo frontal (41), ambas as laterais esquerda e direita da armação principal (42), ambas as laterais esquerda e direita do motor (13) e ambas as laterais esquerda e direita do dispositivo de admissão (60), a cobertura lateral de armação principal (23L, 23R) que tem um par de partes de borda dianteira esquerda e direita (121L, 121R) que se estende na direção vertical a fim de formar um espaço aberto em frente ao motor (13), em que uma placa de proteção (91) que cobre o dispositivo de admissão (60) a partir de um lado dianteiro se estende entre o par de partes de borda dianteira esquerda e direita (121L, 121R) das coberturas laterais de armação principal (23L, 23R), e uma borda superior da placa de proteção (91) e a armação principal (42) que é posicionada acima da borda superior são separadas umas das outras formando, deste modo, um espaço de guia de vento (125) que guia um vento de deslocamento em direção ao motor (13), uma caixa de bateria (92) que acomoda uma bateria nesta é disposta acima da placa de proteção (91), e uma superfície inferior (92b) da caixa de bateria é obliquamente inclinada para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo, um tubo de conexão (62) que é conectado ao dispositivo de admissão (60) é disposto acima da placa de proteção (91), e o tubo de conexão (62) é obliquamente inclinado para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo, a caixa de bateria (92) e um tubo de conexão (62) são dispostos próximos um ao outro em uma direção de largura do veículo.
2. Veículo (10) do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as partes de flange esquerda e direita (241L, 241R) são proporcionadas para ambas as laterais esquerda e direita da placa de proteção (91), um furo de engate (242) é formado nas partes de flange esquerda e direita (241L, 241R), uma parte de projeção (243) que é engatada no furo de engate (242) é formada nas coberturas laterais de armação principal esquerda e direita (23L, 23R), e a placa de proteção (91) é intercalada entre as coberturas laterais de armação principal (23L, 23R) ao engatar as partes de projeção (243) nos furos de engate (242).
3. Veículo (10) do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que uma vela de ignição (128) é montada em uma superfície lateral de uma parte dianteira do motor (13), e uma parte de recorte (132) é formada em uma parte de borda inferior (131) da placa de proteção (91), uma parede inclinada (133) que se estende em direção à parte de recorte (132) é formada, e a parede inclinada (133) é voltada para a vela de ignição (128).
4. Veículo (10) do tipo de montar em selim caracterizado pelo fato de que compreende. um tubo frontal (41); uma armação principal (42) que se estende para trás e para baixo a partir do tubo frontal (41); um motor (13) que é disposto abaixo da armação principal (42) de modo que um eixo geométrico de cilindro (54) do motor (13) se estenda de maneira substancialmente horizontal na direção longitudinal do veículo; um dispositivo de admissão (60) que é montado em uma superfície superior (55) do motor; e coberturas laterais de armação principal (23L, 23R) que cobrem pelo menos ambas as laterais esquerda e direita do tubo frontal (41), ambas as laterais esquerda e direita da armação principal (42), ambas as laterais esquerda e direita do motor (13) e ambas as laterais esquerda e direita do dispositivo de admissão (60), a cobertura lateral de armação principal (23L, 23R) que tem um par de partes de borda dianteira esquerda e direita (121L, 121R) que se estende na direção vertical a fim de formar um espaço aberto em frente ao motor (13), em que uma placa de proteção (91) que cobre o dispositivo de admissão (60) a partir de um lado dianteiro se estende entre o par de partes de borda dianteira esquerda e direita (121L, 121R) das coberturas laterais de armação principal (23L, 23R), e uma borda superior da placa de proteção (91) e a armação principal (42) que é posicionada acima da borda superior são separadas umas das outras formando, deste modo, um espaço de guia de vento (125) que guia um vento de deslocamento em direção ao motor (13), e uma parte de recorte (132) é formada em uma parte de borda inferior (131) da placa de proteção (91), uma parede inclinada (133) que se estende em direção à parte de recorte (132) é formada, e a parede inclinada (133) é voltada para a vela de ignição (128).
5. Veículo (10) do tipo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que as partes de abertura esquerda e direita (144L, 144R) são formadas nas coberturas laterais de armação principal (23L, 23R) em posições que correspondem às laterais do dispositivo de admissão (60), e um assento (15) no qual um motociclista senta é disposto atrás e acima das partes de abertura esquerda e direita (144L, 144R).
6. Veículo (10) do tipo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a placa de proteção (91) é fixada por uma caixa de bateria (92).
BRPI1103052-6A 2010-06-11 2011-06-09 Veículo do tipo de montar em selim BRPI1103052B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010-134499 2010-06-11
JP2010134499A JP5602506B2 (ja) 2010-06-11 2010-06-11 鞍乗り型車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1103052A2 BRPI1103052A2 (pt) 2012-11-06
BRPI1103052B1 true BRPI1103052B1 (pt) 2020-09-01

Family

ID=45355780

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103052-6A BRPI1103052B1 (pt) 2010-06-11 2011-06-09 Veículo do tipo de montar em selim

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP5602506B2 (pt)
CN (1) CN102295041A (pt)
BR (1) BRPI1103052B1 (pt)
MY (1) MY158886A (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2015157560A (ja) * 2014-02-24 2015-09-03 スズキ株式会社 自動二輪車のエンジン冷却構造
JP6539739B2 (ja) * 2016-03-19 2019-07-03 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
CN109070961B (zh) * 2016-05-30 2021-01-12 本田技研工业株式会社 摩托车踏板周围的覆盖结构

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6072731U (ja) * 1983-10-27 1985-05-22 本田技研工業株式会社 自動二輪車のエンジン冷却装置
JPH0615354B2 (ja) * 1984-11-07 1994-03-02 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車の冷却風案内装置
JP3484501B2 (ja) * 1996-03-05 2004-01-06 ヤマハ発動機株式会社 アンダーボーン型自動二輪車のエンジン冷却構造
JP4145370B2 (ja) * 1996-06-27 2008-09-03 本田技研工業株式会社 スクータ型車両におけるエンジン冷却構造
JP3380449B2 (ja) * 1997-11-12 2003-02-24 本田技研工業株式会社 自動二輪車の補器配置構造
JP4384793B2 (ja) * 2000-07-21 2009-12-16 本田技研工業株式会社 自動二,三輪車におけるエンジンの吸気装置
JP2002145155A (ja) * 2000-11-08 2002-05-22 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車用エンジン冷却風導入構造
JP3791897B2 (ja) * 2000-12-05 2006-06-28 本田技研工業株式会社 スクータ型車両における車体前部の導風構造
JP4138466B2 (ja) * 2002-11-29 2008-08-27 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP4363875B2 (ja) * 2003-03-25 2009-11-11 本田技研工業株式会社 自動二輪車における車体カバー構造
JP2008162518A (ja) * 2006-12-28 2008-07-17 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP2009161021A (ja) * 2007-12-28 2009-07-23 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
CN101480979B (zh) * 2008-01-09 2011-07-27 雅马哈发动机株式会社 机车用内挡泥板的补强构造、具备其的防盗构造和冷却导风构造
JP5205169B2 (ja) * 2008-07-31 2013-06-05 本田技研工業株式会社 シュラウド支持構造
CN102143882B (zh) * 2008-08-08 2014-12-24 本田技研工业株式会社 车辆
JP5171554B2 (ja) * 2008-10-31 2013-03-27 本田技研工業株式会社 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
JP5602506B2 (ja) 2014-10-08
JP2011255869A (ja) 2011-12-22
MY158886A (en) 2016-11-30
CN102295041A (zh) 2011-12-28
BRPI1103052A2 (pt) 2012-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2463187B1 (en) Saddle riding type vehicle
ES2441393T3 (es) Sistema de control de escape para motocicleta
EP3002190B1 (en) Saddle-type ride vehicle
BRPI1102960B1 (pt) veículo do tipo de montar em selim
BR102016006357A2 (pt) veículo do tipo para montar em selim
BR102015024345B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102015024289B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102013003390A2 (pt) Veículo do tipo selim
BRPI1103052B1 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
JP5697189B2 (ja) 鞍乗り型車両
BRPI1103034B1 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
US11371674B2 (en) Protection structure of rear combination lamp
TWI478846B (zh) 跨坐型車輛
BR102015012768A2 (pt) veículo de tipo para montar com motor de cilindro único
BR102018076343B1 (pt) Veículo do tipo para montar
ES2578163T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
BR102018075871B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR112014015318B1 (pt) veículo de montar
BRPI0900287A2 (pt) estrutura de suporte da cobertura lateral traseira para motocicleta
BR102015024296B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BRPI1004095B1 (pt) veículo do tipo de montar no selim
BR112021001255B1 (pt) Estrutura de disposição do dispositivo de controle para veículos de conduzir montado em selim
BR102016021819B1 (pt) Cobertura de corpo de veículo para motocicleta e motocicleta
BR112014015338B1 (pt) Estrutura frontal para veículo do tipo de montar
BR102018072472A2 (pt) Veículo do tipo para montar

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/06/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.