BRPI0904266A2 - dispositivo antifurto para motocicleta - Google Patents

dispositivo antifurto para motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904266A2
BRPI0904266A2 BRPI0904266-0A BRPI0904266A BRPI0904266A2 BR PI0904266 A2 BRPI0904266 A2 BR PI0904266A2 BR PI0904266 A BRPI0904266 A BR PI0904266A BR PI0904266 A2 BRPI0904266 A2 BR PI0904266A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
motorcycle
theft device
chassis
theft
gps
Prior art date
Application number
BRPI0904266-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroshi Yamada
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0904266A2 publication Critical patent/BRPI0904266A2/pt
Publication of BRPI0904266B1 publication Critical patent/BRPI0904266B1/pt

Links

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um dispositivo antifurto para uma motocicleta que pode ser disposto com a utilização efetiva de um espaço de acomodação ou outro espaço do chassi da motocicleta. A motocicleta (10,120,160, 200) é equipada com um dispositivo antifurto (50, 50A, 50B), o qual pode determinar a localização da motocicleta de um proprietário e transmitir sem-fio a informação da localização, na qual um garfo dianteiro (21, 231,171, 211) é de forma dirigível conectado à parte dianteira da armação de chassi (11, 121, 161, 201) de uma motocicleta (10, 120, 160, 200), uma roda dianteira é apoiada pela extremidade inferior do garfo dianteiro (21), um braço oscilante (24,134,177, 214) é fixado de modo que possa oscilar a parte traseira da armação de chassi (11, 121, 161, 201) da motocicleta (10, 120, 160, 200), e uma roda traseira (37, 147) é apoiada pela parte traseira do braço oscilante, e o dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) é disposto acima da armação de chassi (11, 121, 161, 201) do veículo, mais detalhadamente, acima da parte de extremidade traseira do trilho de assento (17) e<sym>ou atrás da parte de extremidade traseira do trilho de assento (17).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVOANTIFURTO PARA MOTOCICLETA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um dispositivo antifurto paramotocicleta, detalhadamente, uma estrutura de disposição de um dispositivoantifurto.
Antecedentes da Técnica
Os dispositivos antifurto que, por exemplo, impedem um motorde funcionar, soam um alarme, quando um veículo é roubado, ou detectam alocalização de um veículo utilizando um GPS (Sistema de PosicionamentoGlobal) e transmitem informações da localização para um telefone móvel,etc, para encontrar o veículo roubado, já foram desenvolvidos.
Um dispositivo antifurto para motocicleta que é disposto em umacaixa de armazenamento de capacete equipada à motocicleta é conhecidona técnica (por exemplo, vide o Documento de Patente 1).
Documento de Patente 1 - JP-A N° 2002-362448
Nas figuras 1 e 4 do Documento de Patente 1, uma caixa de ar-mazenamento 5 é fixada à parte traseira de uma armação do chassi de umamotocicleta 1, e dois capacetes H1, H2 são armazenados na caixa de arma-zenamento 5 e o dispositivo antifurto 20 é disposto em um espaço vaziodessa caixa.
Descrição da Invenção
Problema a ser Resolvido pela Invenção
Como o dispositivo antifurto 20 é disposto na caixa de armaze-namento 5, o volume da caixa de armazenamento 5 diminui, e, por exemplo,um espaço para pequenos itens além dos capacetes H1, H2 na caixa de ar-mazenamento 5, diminui.
Adicionalmente, por exemplo, em uma motocicleta sem uma cai-xa de armazenamento, é preferível dispor um dispositivo antifurto usandoefetivamente o espaço do chassi da motocicleta para não aumentar o tama-nho da motocicleta.
Um objetivo da presente invenção é fornecer um dispositivo antifurto para uma motocicleta que pode ser disposto usando efetivamente umespaço de armazenamento ou outro espaço do chassi da motocicleta.
Meios para Resolver o Problema
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 1, em umdispositivo antifurto para motocicleta, a motocicleta equipada com o disposi-tivo antifurto que pode calcular a localização da motocicleta de um proprietá-rio e transmitir/receber sem-fio informação da localização determinada, emque um garfo dianteiro é fixado, de forma dirigível à parte dianteira da arma-ção do chassi da motocicleta, uma roda dianteira é apoiada pela extremida-de inferior do garfo dianteiro, um braço oscilante 24 é fixado de modo quepossa oscilar a parte traseira da armação do chassi da motocicleta, e umaroda traseira é apoiada pela parte traseira do braço oscilante, o dispositivoantifurto é disposto acima de uma parte da extremidade traseira da armaçãodo chassi da motocicleta e/ou atrás da parte da extremidade traseira da ar-mação do chassi da motocicleta.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 2, uma uni-dade de lanterna traseira é disposta próximo à parte da extremidade traseirada armação do chassi da motocicleta e o dispositivo antifurto é disposto aci-ma da unidade de lanterna traseira.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 3, a unida-de de lanterna traseira, cujos componentes principais são feitos de resina, édisposta próximo à parte da extremidade traseira da armação do chassi damotocicleta e o dispositivo antifurto é disposto sob a unidade de lanternatraseira.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 4, uma su-perfície superior de um para-lama traseiro que cobre a parte superior da ro-da traseira fica de frente para uma superfície inferior da unidade de lanternatraseira e o dispositivo antifurto é disposto entre a superfície inferior da uni-dade de lanterna traseira e a superfície superior do para-lama traseiro.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 5, um portaembrulho feito de resina é fixado à parte da extremidade traseira da armaçãodo chassi da motocicleta e o dispositivo antifurto é fixado por baixo a umasuperfície inferior do porta embrulho.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 6, o disposi-tivo antifurto inclui um GPS que detecta informações sobre a localização euma seção de comunicação por telefone móvel que transmite informaçõesdetectadas sobre a localização.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 7, o disposi-tivo antifurto inclui em um compartimento o GPS que detecta informaçõessobre a localização, a seção de comunicação por telefone móvel que trans-mite informações detectadas sobre a localização, um sensor de aceleraçãoque detecta a vibração aplicada ao chassi de uma motocicleta quando a mo-tocicleta é roubada, um controlador que controla integralmente o GPS, umaseção de comunicação por telefone móvel e o sensor de aceleração, e umafonte de energia interna que fornece energia para o GPS e para a seção decomunicação de telefone móvel.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 8, o disposi-tivo antifurto tem uma função de parada do motor, que impede que um motorfuncione e uma função de alarme que aciona um alarme ativando um equi-pamento de iluminação, quando detecta o roubo; a função de parada do mo-tor e a função de alarme são obtidas conectando-se o dispositivo antifurto aum sistema elétrico disposto no chassi da motocicleta.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 9, em que ocompartimento tem a forma de uma caixa e o lado maior da caixa é dispostohorizontalmente ou substancialmente de forma horizontal.
Efeito da Invenção
De acordo com a invenção da reivindicação 1, como o dispositi-vo antifurto é disposto acima de uma parte da extremidade traseira da arma-ção do chassi da motocicleta e/ou atrás da parte da extremidade traseira daarmação do chassi da motocicleta, é possível dispor o dispositivo antifurto,efetivamente usando um espaço que não é usado em uma motocicleta semuma caixa de armazenamento. Adicionalmente, em uma motocicleta equipa-da com a caixa de armazenamento também é possível dispor o dispositivoantifurto e efetivamente usar o interior da caixa de armazenamento, semdesperdiçar o volume da caixa de armazenamento.
De acordo com a invenção da reivindicação 2, como uma unida-de de lanterna traseira é disposta próximo à parte da extremidade traseira daarmação do chassi da motocicleta, e o dispositivo antifurto é disposto acimada unidade de lanterna traseira, o dispositivo antifurto pode ser disposto u-sando efetivamente um espaço fornecido acima da unidade de lanterna tra-seira. Consequentemente, mesmo quando o dispositivo antifurto é disposto,a parte traseira do chassi da motocicleta pode ser compactada.
De acordo com a invenção da reivindicação 3, como a unidadede lanterna traseira, cujos componentes principais são feitos de resina, édisposta próximo à parte da extremidade traseira da armação do chassi damotocicleta e o dispositivo antifurto é disposto sob a unidade de lanternatraseira, dificilmente há interferência para calcular a localização da motoci-cleta de um proprietário e a transmissão sem-fio da informação da localiza-ção e o dispositivo antifurto podem alcançar um ambiente de comunicaçãopreferível durante a tentativa de utilizar efetivamente o espaço do chassi damotocicleta na parte traseira do chassi da motocicleta.
De acordo com a invenção da reivindicação 4, como uma super-fície superior de um para-lama traseiro que cobre a parte superior da rodatraseira fica de frente a uma superfície inferior da unidade de lanterna trasei-ra e o dispositivo antifurto é disposto entre a superfície inferior da unidade delanterna traseira e a superfície superior do para-lama traseiro, o dispositivoantifurto pode ser disposto usando efetivamente um espaço fornecido entrea superfície inferior da unidade de lanterna traseira e a superfície superior dopara-lama traseiro.
De acordo com a invenção da reivindicação 5, como um portaembrulho de resina é fixado à parte da extremidade traseira da armação dochassi da motocicleta e o dispositivo antifurto é fixado por baixo a uma su-perfície inferior do porta embrulho, o porta embrulho dificilmente interfere nocálculo da localização da motocicleta de um proprietário e a transmissãosem-fio da informação da localização e o dispositivo antifurto podem alcan-çar o ambiente de comunicação preferível enquanto impede que a altura daparte da extremidade traseira da motocicleta fique baixa. Adicionalmente, odispositivo antifurto pode ser disposto usando efetivamente um espaço for-necido sob o porta embrulho.
De acordo com a invenção dã réivindicàÇãõ^eT^^dispositivo anti-furto inclui um GPS que detecta informações sobre a localização e uma se-ção de comunicação por telefone móvel que transmite informações detecta-das sobre a localização. Consequentemente, dispondo-se o dispositivo anti-furto equipado com GPS e seção de comunicação de telefone móvel na ar-mação do chassi da motocicleta, a onda de rádio não é bloqueada e a sen-sibilidade de transmissão/recepção melhora quando o GPS detecta informa-ção de órbita de satélites e a seção de comunicação de telefone móveltransmite a informação sobre localização porque não existe um elementometálico acima do GPS e da seção de comunicação por telefone móvel, deforma que seja possível fazer funcionar satisfatoriamente o dispositivo anti-furto até em uma motocicleta que é difícil de ser equipada com o dispositivoantifurto.
De acordo com a invenção da reivindicação 7, o dispositivo anti-furto inclui em um compartimento um GPS que detecta informações sobre alocalização, uma seção de comunicação de telefone móvel que transmite asinformações detectadas sobre a localização, um sensor de aceleração quedetecta a vibração aplicada ao chassi da motocicleta quando a motocicleta éroubada, um controlador que integralmente controla o GPS, a seção de co-municação de telefone móvel, e o sensor de aceleração, e uma fonte de e-nergia interna que fornece energia para o GPS e para a seção de comunica-ção de telefone móvel. Consequentemente, dispondo-se o dispositivo antifur-to equipado com GPS e seção de comunicação de telefone móvel a arma-ção do chassi da motocicleta, a onda de rádio não é bloqueada e a sensibili-dade de transmissão/recepção melhora quando o GPS detecta a informaçãode órbita de satélites e a seção de comunicação do telefone móvel transmitea informação sobre a localização porque não existe um elemento metálicoacima do GPS e da seção de comunicação de telefone móvel, de forma queé possível satisfatoriamente fazer funcionar o dispositivo antifurto até emuma motocicleta que é difícil de ser equipada com o dispositivo antifurto.
Adicionalmente, como o sistema do dispositivo antifurto é aco-modado em um compartimento, é possível aprimorar o agrupamento à mo-tocicleta. De acordo com esta configuração, mesmo se o tamanho do com-partimento for aumentado, é possível impedir-se que o tamanho total da mo-tocicleta aumente usando-se o esquema da estrutura do dispositivo antifurtoconforme descrito anteriormente.
De acordo com a invenção da reivindicação 8, o dispositivo anti-furto tem uma função de parada do motor que impede um motor de funcionare uma função de alarme que aciona um alarme ativando um equipamento deiluminação, quando detecta o roubo; a função de parada de motor e a funçãode alarme são obtidas conectando-se o dispositivo antifurto a um sistemaelétrico disposto no chassi da motocicleta. Consequentemente, não é neces-sário a instalação de novos componentes funcionais ou fiação estendidaporque a função de parada de motor e a função de alarme são obtidas co-nectando-se o dispositivo antifurto aos sistemas elétricos dispostos no chas-si da motocicleta.
Adicionalmente, dispondo-se o dispositivo antifurto conformedescrito anteriormente, o dispositivo antifurto é conectado à fiação básica damotocicleta por fios exclusivos curtos, de forma que uma motocicleta leve ecompacta possa ser utilizada.
De acordo com a invenção da reivindicação 9, como o compar-timento tem uma forma de uma caixa e o lado maior da caixa é disposto ho-rizontalmente ou substancialmente de forma horizontal, é possível otimizar-se a disposição dos componentes funcionais no dispositivo antifurto, assegu-rar a área para antenas do GPS e da seção de comunicação de telefonemóvel, e implementar boa transmissão e recepção.Melhor Modo para Execução da Invenção
As modalidades preferenciais da presente invenção serão des-critas a seguir com referência aos desenhos acompanhantes. É importanteobservar que se supõe que os desenhos são vistos nas direções de nume-rais de referência.A figura 1 é uma vista lateral (primeira modalidade) de uma mo-tocicleta equipada com um dispositivo antifurto de acordo com a presenteinvenção. Em uma motocicleta 10, uma armação do chassi de motocicleta11 inclui um tubo principal 12í formãndcTã extremidade diaTiteirã;"uma estru-tura principal 13 estendendo-se por trás e por baixo em um ângulo a partirdo tubo principal 12, uma placa articulada 14, também, integralmente esten-dendo-se por trás e por baixo em um ângulo a partir da estrutura principal13, uma estrutura inferior 16 integralmente estendendo-se por trás e por bai-xo em um ângulo a partir da parte inferior frontal da estrutura principal 13,um trilho de assento 17 estendendo-se por trás e por baixo em um ângulo apartir da porção superior traseira da estrutura principal 13, e uma subestrutu-ra 18conectada à placa articulada 14 e ao trilho de assento 17, no qual ogarfo dianteiro 21 é fixado de forma dirigível ao tubo principal 12, um tanquede combustível 22 é montado na estrutura principal 13, um motor 20 é fixadoà placa articulada 14 e a estrutura inferior 16, o braço oscilante 24 é fixadode forma oscilante ascendente e descendentemente à placa articulada 14através de um eixo principal 23 e o assento tandem 26 é montado no trilhode assento 17.
Na figura 1, a referência numérica 31 designa um manipulo debarra fixado à extremidade superior do garfo dianteiro 21, a referência numé-rica '32' designa uma roda dianteira conectada à extremidade inferior do gar-fo frontal 21, a referência numérica '33' designa uma capota frontal de resi-na, a referência numérica '34' designa um farol dianteiro é fixada ao garfodianteiro 21 assim como sendo coberto com a capota frontal 33, a referêncianumérica '36' designa uma fenda frontal que cobre a porção superior da rodadianteira 32, a referência numérica '37' designa uma roda traseira conectadaà extremidade traseira do braço oscilante 24, a referência numérica '38' de-signa um apoio de degrau fixado ao apoio de pivô 14, a referência numérica'39' designa um degrau para o assento traseiro do passageiro fixado ao a-poio de degrau 38, a referência numérica '41' designa uma unidade amorte-cedora traseira conectada à junta do trilho de assento 17 e à subestrutura18, e um braço oscilante 24, respectivamente, a referência numérica '42' de-signa uma cobertura de chassi traseira, referência numérica '43' que designauma fenda traseira que cobre a porção superior da roda traseira 37, e a refe-rência numérica '44' designa uma unidade de lâmpada traseira que é dispos-ta abaixo da cobertura de chassi traseira 42 e acima da fenda traseira 43.
Quando a motocicleta 10 é roubada ou após ter sido roubada,um dispositivo de antifurto 50 (50A) (a porção com aplicação em linhas per-pendiculares/cruzadas) para levar uma medida antifurto que é fixada no inte-rior de uma porção de extremidade traseira superior da cobertura do chassitraseiro 42.
Na modalidade, o dispositivo antifurto 50(50A) é disposto na ar-mação do chassi da motocicleta 11, em mais detalhes, acima da porção daextremidade traseira do trilho de assento 17 e no lado traseiro da porção daextremidade traseira do trilho de assento 17.
A seguir, a estrutura de disposição do dispositivo antifurto50(50A) será descrita em detalhes.
As figuras 2(a) a 2(d) são vistas que ilustram um dispositivo anti-furto de acordo com a presente invenção e relevantes componentes deste.
A figura 2(a) ilustra um dispositivo antifurto em forma de caixa50, um membro elástico 84 feito de uma borracha, etc, que é coberto nodispositivo antifurto 50 de forma a absorver a vibração quando o dispositivoantifurto 50 é fixado ao chassi da motocicleta, cabos de ligação 86 e 87 quesão conectados a um sistema elétrico disposto no lado do chassi da motoci-cleta, e conectores 88 e 89 que são fornecidos nas porções da extremidadedos cabos de ligação 86 e 87 assim como conectar os cabos de ligação 86 e87 para o dispositivo antifurto 50.
O elemento elástico 84 é coberto a partir de uma extremidade dodispositivo antifurto 50. A força de fixação com que o elemento elástico 84prende o dispositivo antifurto 50 e a força de fricção entre o dispositivo anti-furto 50 e o elemento elástico 84 impede o dispositivo antifurto 50 de ser se-parado do elemento elástico 84.
Através de uma estrutura de instalação do elemento elástico 84no dispositivo antifurto 50, é possível facilmente fixar o elemento elástico 84ao dispositivo antifurto 50 e impedir que o dispositivo antifurto 50 seja sepa-rado do elemento elástico 84 após a instalação do elemento elástico 84.
A figura 2(b) é uma vista a partir de um lado de uma primeirasuperfície 50b que é uma superfície de duas superfícies que têm a maiorárea entre seis superfícies do dispositivo antifurto em forma de caixa 50 e odispositivo antifurto 50 tem um compartimento em forma de caixa 50a paraguardar componentes do dispositivo antifurto 50.
O compartimento 50a inclui uma primeira superfície retangular50b, uma segunda superfície 50d e uma terceira superfície 50e que compar-tilham um lado curto da primeira superfície 50b sendo também ortogonal àprimeira superfície 50b, uma quarta superfície 50f e uma quinta superfície50g que compartilham um lado longo da primeira superfície 50b sendo tam-bém ortogonal à primeira superfície 50b, e uma sexta superfície 50h (nãomostrada) que é uma superfície traseira da primeira superfície 50b. Nestelugar, a primeira superfície 50b e a sexta superfície 50h são retangulares,mas podem ser quadradas.
Um conector fêmea (não mostrado) que é conectado aos conec-tores 88 e 89 é fixado à terceira superfície 50e.
O elemento elástico 84 é um elemento em forma de T conformevisto na direção da terceira superfície 50e. No elemento elástico 84, umaprimeira protuberância 84b que integralmente sobressai é fixada ao lado dasegunda superfície 50d do compartimento 50a, uma segunda protuberância84c e uma terceira protuberância 84d que integralmente sobressai, são fixa-das ao lado de cada uma da quarta superfície. 50f e da quinta superfície 50gdo compartimento 50a. Orifícios de encaixe 84f formados para ter seçõestransversais retangulares são abertos na primeira protuberância 84b, segun-da protuberância 84c, e terceira protuberância 84d.
Na figura 2(b), o numerai de referência '84h' indica uma paredeem forma de T fixada ao elemento elástico 84 para entrar em contato com aprimeira superfície 50b do compartimento 50a.
A figura 2(c) é uma vista na direção de uma seta c na figura 2(b).O elemento elástico 84 tem paredes em forma de T 84h e 84j fornecidas pa-ra encaixar o dispositivo antifurto 50 e uma parede lateral 84k integralmentefixada às paredes em forma de T 84h e 84j para contatar com a segundasuperfície 50d do compartimento 50e, e por exemplo, a parede em forma deT 84j é fixada ao lado do chassi da motocicleta.
A figura 2(d) é uma vista transversal secional tomada ao longoda linha d-d da figura 2(c). Como o dispositivo antifurto 50 tem paredes late-rais 84m e 84n que são integralmente conectadas às paredes em forma de T84h e 84j e é cercado pelas paredes em forma de T 84h e 84j e as paredeslaterais 84m e 84n que são opostas à primeira superfície 50b, à sexta super-fície 50h, à quarta superfície 50f, e à quinta superfície 50g do compartimento50a, respectivamente, todos os lados do dispositivo antifurto 50 podem serprotegidos pelo elemento elástico 84 e vibrações em direções verticais e ho-rizontais (direção ortogonal à direção longitudinal do dispositivo antifurto 50)da figura 2(d) podem ser absorvidas pelo elemento elástico 84.
Adicionalmente, conforme mostrado na figura 2(c), como a pare-de lateral 84k é fixada ao lado do dispositivo antifurto 50, a vibração em umadireção horizontal da figura 2(c), isto é, a direção longitudinal do dispositivoantifurto 50 pode ser absorvida pelo elemento elástico 84.
A figura 3 é um diagrama de bloco do dispositivo antifurto de a-cordo com a presente invenção.
O dispositivo antifurto 50 inclui um sensor de aceleração 51 quedetecta a vibração aplicada ao chassi de uma motocicleta, um GPS (Sistemade Posicionamento Global) 52 que calcula a localização atual de uma moto-cicleta através do recebimento de informações da órbita de uma pluralidadede satélites, um controlador 55 que recebe um sinal de aceleração SA dosensor de aceleração 51 e informação sobre a localização JP do GPS 52 eenvia um comando de prevenção antifurto, uma seção de comunicação detelefone móvel 56 que transmite informações sobre a localização JP a umaestação-base de telefone móvel 61 com base no comando de comunicaçãoSC recebido do controlador 55, um controlador de motor 57 que para a ope-ração de uma ignição 62, isto é, para um motor 20 transmitindo um sinal deparada de ignição SSS à ignição 62 do motor 20 (vide figura 1) com base emum sinal de controle de motor SEC do controlador 55, um gerador de alarme58 que ativa um equipamento de iluminação e uma buzina transmitindo umsinal de alarme SA a um alarme 63 (o equipamento de iluminação, como umfarol, um indicador e uma lanterna traseira, e uma buzina) com base em umsinal de controle de alarme SAC do controlador 55, e uma bateria 59 quefornece energia para o GPS 52, controlador 55, seção de comunicação detelefone móvel 56, controlador de motor 57, e gerador de alarme 58. Umabateria (não mostrada) do chassi da motocicleta também pode fornecer e-nergia para o GPS 52, o controlador 55, a seção de comunicação de telefo-ne móvel 56, o controlador do motor 57, e o gerador de alarme 58.
O GPS 52 e a seção de comunicação de telefone móvel 56 têmcada um uma antena de comunicação e os componentes do dispositivo anti-furto 50, inclusive as antenas, são acomodados em um compartimento 50a(vide figura 2(a)).
A ignição 62 e o alarme 63 são sistemas elétricos existentes for-necidos na motocicleta 10 (vide figura 1) e o dispositivo antifurto 50 é conec-tado à ignição 62 e ao alarme 63 pelo cabo de ligação.
O controlador de motor 57 pode controlar a ignição 62 usandouma unidade de controle de motor equipado em uma motocicleta.
A figura 4 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta que ilustra a estrutura de disposição de um dispositivo antifurtode acordo com a presente invenção (primeira modalidade) (uma seta(FRENTE) no desenho indica a direção dianteira da motocicleta, e as se-guintes são a mesma coisa). A cobertura de chassi traseiro 42 é um compo-nente de resina composto pelas partes de cobertura laterais que se formamintegralmente 42a e 42b (apenas a parte de cobertura do lado esquerdo 42aé mostrada e a parte de cobertura do lado direito 42b não é mostrada) quesão principalmente posicionadas sob as bordas esquerda e direita do assen-to tandem 26 e uma parte de cobertura traseira 42c que é posicionada naparte de trás do assento tandem 26. O dispositivo antifurto 50A é horizon-talmente ou substancialmente de forma horizontal fixado a uma superfícieinterna 42e na parte superior da parte de cobertura traseira 42c pelo elemen-to elástico 84.
Mais especificamente, três apoios de fixação 42f, 42g, e 42h (a-penas dois apoios de fixação 44g e 44h são mostrados) que sobressaempara dentro são integralmente formados na superfície interna 42e da partede cobertura traseira 42c e o dispositivo antifurto 50A é fixado aos apoios defixação 42f, 42g, e 42h pelo elemento elástico 84.
Os apoios de fixação 42f, 42g, e 42h são encaixados por pres-são em três orifícios de encaixe 84f do elemento elástico 84 para impedirque o elemento elástico 84 seja separado dos apoios de fixação 42f, 42g, e42h pela força de amarração com que o elemento elástico 84 amarra os a-poios de fixação 42f, 42g, e 42h e pela força de fricção entre os apoios defixação 42f, 42g, e 42h e o elemento elástico 84.
O dispositivo antifurto 50A tem a mesma configuração básica dodispositivo antifurto 50 (vide figuras 2(a) a 2(d) e a figura 3), mas no caso dodispositivo antifurto 50A, as antenas do GPS 52 (vide figura 3) e a seção decomunicação de telefone móvel 56 (vide figura 3) são montadas na sextasuperfície 50h do compartimento 50a que fica voltada para cima.
Neste lugar, o estado que o dispositivo antifurto 50A é dispostosubstancialmente de forma horizontal significa que, por exemplo, um ângulode inclinação do dispositivo antifurto 50 a uma superfície horizontal vai de 0a 30 graus.
Como a parte de cobertura traseira 42c é feita de resina, umacomunicação por ondas de rádio não é bloqueada quando o GPS 52 e a se-ção de comunicação de telefone móvel 56 fornecida no dispositivo antifurto50 comunica-se com o satélite no espaço e, adicionalmente, como a partede cobertura traseira 42c é disposta na posição mais alta entre os compo-nentes da motocicleta, é difícil bloquear a comunicação por ondas de rádiodo GPS 52 e a seção de comunicação de telefone móvel 56 do dispositivoantifurto 50A disposto nesta localização e um bom ambiente de comunica-ção pode ser obtido.
A figura 5 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurto deacordo com a presente invenção (segunda modalidade). Uma lanterna tra-seira, uma lanterna de freio, e um indicador podem ser integralmente anexa-dos a uma unidade de lanterna traseira 44 e os componentes principais sãofeitos de materiais de resina. Um dispositivo antifurto 50B é disposto em umespaço entre uma superfície inferior 44a da unidade de lanterna traseira 44 euma superfície superior 43a do para-lama traseiro 43.
Mais especificamente, três apoios de fixação 43f, 43g, e 43h (a-penas dois apoios de fixação 43g e 43h são mostrados) que se sobressaempara cima são integralmente formados na superfície superior 43a do para-lama traseiro 43 e o dispositivo antifurto 50B é fixado aos apoios de fixação43f, 43g, e 43h pelo elemento elástico 84.
Adicionalmente, uma protuberância do para-lama 43k que cobrea parte de trás do dispositivo antifurto 50B é integralmente formada em umaextremidade traseira da superfície superior 43a do para-lama traseiro 43.
Adicionalmente, uma cobertura de chassi traseiro 42A é diferen-te da cobertura de chassi traseiro 42 (vide figura 4) apenas em uma formade uma parte traseira inferior e cobre ambos os lados do dispositivo antifurto50B pelas partes traseiras inferiores direita e esquerda da cobertura dechassi traseiro 42.
Consequentemente, o dispositivo antifurto 50B é coberto nassuas periferias (um lado superior, um lado inferior, um lado dianteiro, um la-do traseiro, um lado esquerdo, e um lado direito) e água de chuva ou umanuvem de poeira dificilmente serão acumuladas no dispositivo antifurto 50B.
Neste lugar, o numerai de referência '19' indica uma estruturatraseira inferior que constitui a armação do chassi da motocicleta 11, que éfixada a uma parte de trás inferior do trilho de assento 17 para apoiar o para-lama traseiro 43. O dispositivo antifurto 50B é disposto atrás de uma partede extremidade traseira da estrutura traseira inferior 19.
O dispositivo antifurto 50B tem a mesma configuração básicaque o dispositivo antifurto 50 (vide as figuras 2(a) a 2(d) e a figura 3), mas nocaso do dispositivo antifurto 50B, as antenas do GPS 2 (vide a figura 3) e aseção de comunicação de telefone móvel 56 (vide a figura 3) são montadasna primeira superfície 50b que fica voltada para cima.
Como os componentes principais da unidade de lanterna traseira44 são feitos de materiais de resina, a comunicação por onda de rádio não ébloqueada pela unidade de lanterna traseira 44 quando o GPS 52 e a seçãode comunicação de telefone móvel 56 fornecidos no dispositivo antifurto 50comunicam-se com o satélite no espaço e, adicionalmente, pode-se obterboas condições de comunicação.
Como o dispositivo antifurto 50 é disposto entre a superfície infe-rior 44a da unidade de lanterna traseira 44 e a superfície superior 43a dopara-lama traseiro 43, o dispositivo antifurto 50 dificilmente é exposto e no-tado. Adicionalmente, para impedir que o dispositivo antifurto 50 fique expos-to, uma parede que cobre ambos os lados e o lado traseiro do dispositivoantifurto 50B pode sobressair integralmente da unidade de lanterna traseira44 ou do para-lama traseiro 43.
A figura 6 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada comum dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (terceira modali-dade), e uma motocicleta 120 é um veículo do tipo com selim para corrida deestrada que tem uma armação do chassi de motocicleta 121 composta deum tubo principal 122 formando a extremidade dianteira, uma estrutura prin-cipal 123 que se estende por trás e por baixo em um ângulo a partir do tuboprincipal 122, uma placa articulada 124 integralmente estendendo-se porbaixo e para frente em um ângulo a partir da extremidade traseira da estrutu-ra principal 123, uma estrutura inferior 126 integralmente estendendo-se portrás e por baixo em um ângulo a partir da parte frontal inferior da estruturaprincipal 123 e tem uma extremidade inferior integralmente conectada à es-trutura principal 123 por uma extensão 126a, e um trilho de assento 127 es-tendendo-se por trás e por cima em um ângulo a partir de uma protuberânciatraseira 123a integralmente sobressaindo da parte superior traseira da estru-tura principal 123, na qual um garfo dianteiro 131 é fixado de forma dirigívelao tubo principal 122, um tanque de combustível 132 é montado na estruturaprincipal 123, um braço oscilante 134 é fixado de modo que possa oscilarpara cima/para baixo a uma placa articulada 124 por um eixo de articulação133, um assento 136 é montado no trilho de assento 127, e um assento tra-seiro 138 é montado no trilho de assento 127 por um para-lama traseiro 137que cobre a parte superior de uma roda traseira 147 descrito a seguir.
Na figura 6, o numerai de referência '141 'Indica um guidão fixa-do à extremidade superior do garfo dianteiro 131, o numerai de referência'142' indica uma roda dianteira conectada à extremidade inferior do garfodianteiro 131, o numerai de referência '143' indica uma carenagem em resi-na, o numerai de referência '144' indica um farol fixado à carenagem 143, onumerai de referência '146' indica um para-lama dianteiro que cobre a partesuperior da roda dianteira 142, o numerai de referência '147' indica uma rodatraseira conectada na extremidade traseira do braço oscilante 134, o nume-rai de referência '148' indica um suporte de estribo fixado ao trilho de assen-to 127, o numerai de referência '149' indica um estribo traseiro fixado ao su-porte de estribo 148, o numerai de referência '151' indica uma unidade deamortecedor traseiro que se estende entre a protuberância traseira 123a, aplaca articulada 124, e o braço oscilante 134 por um mecanismo de conexão
152, o numerai de referência '153' indica uma cobertura de chassi traseira, eo numerai de referência '154' indica uma unidade de lanterna traseira que éfixada ao para-lama traseiro 137.
O dispositivo antifurto 50 (50A) (a parte com sombreado) é fixa-do ao interior de uma parte traseira superior da cobertura de chassi traseiro153.
Na modalidade, o dispositivo antifurto 50 (50A) é disposto naarmação do chassi da motocicleta 11, em mais detalhe, atrás da parte deextremidade traseira do trilho de assento 127 e acima da parte da extremi-dade traseira do trilho de assento 127.
A partir deste ponto, a estrutura de disposição do dispositivo an-tifurto 50 (50A) será descrita detalhadamente.
A figura 7 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta ilustrando a estrutura de disposição (terceira modalidade) de umdispositivo antifurto de acordo com a presente invenção. Uma cobertura dechassi traseiro 153 é um componente de resina, que cobre um lado inferior eum lado traseiro das bordas direita e esquerda de um assento traseiro 138 eo dispositivo antifurto 50A é horizontalmente ou substancialmente de formahorizontal fixado a uma superfície interna 153a de uma parte traseira superi-or da cobertura de chassi traseiro 153 pelo elemento elástico 84.
Mais especificamente, três apoios de fixação 153f, 153g, e 153h(apenas dois apoios de fixação 153g e 153h são mostrados) que sobressa-em para dentro são integralmente formados na superfície interna 153a dacobertura de chassi traseira 153 e três orifícios de encaixe 84f do elementoelástico 84 são encaixados em volta dos apoios de fixação 153f, 153g, e153h, respectivamente.
Como a parte traseira da cobertura de chassi traseiro 153 ondeo dispositivo antifurto 50A é montado é disposta na posição mais alta entreos componentes da motocicleta, a comunicação através da onda de rádionão é bloqueada quando o GPS 52 (vide figura 3) ou a seção de comunica-ção de telefone móvel 56 (vide figura 3) fornecida no dispositivo antifurto 50Adisposto na parte traseira comunica-se com o satélite no espaço e, adicio-nalmente, pode-se obter boas condições de comunicação.
A figura 8 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada como dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (quarta e quintamodalidades).
Uma motocicleta 160 é um veículo do tipo comercial com selim etem uma armação do chassi de motocicleta 161 que é composta de um tuboprincipal 162 que forma a extremidade dianteira, uma estrutura principal 163estendendo-se por trás e por baixo em. um ângulo a partir do tubo principal162, uma placa articulada 164 fixada à extremidade traseira da estruturaprincipal 163, um par de estruturas traseiras esquerda e direita 166, 167 (a-penas a frontal 166 é mostrada) estendendo-se por trás e por baixo em umângulo, e por cima e por trás em um ângulo a partir da parte central da estru-tura principal 163, e subestruturas 168, 169 (apenas a frontal 168 é mostra-da) conectada à placa articulada 164 e as estruturas traseiras 166, 167, res-pectivamente, no qual um garfo dianteiro 171 é fixado de forma dirigível aotubo principal 162, um motor 172 é fixado à estrutura principal 163 e a placaarticulada 164, uma caixa de armazenamento 173 e um tanque de combus-tível 174 são montados nas estruturas traseiras 166, 167, e um braço osci-lante 177 é fixado de modo que possa oscilar para cima/para baixo a placaarticulada 164 por um eixo de articulação 176.
A caixa de armazenamento 173 tem uma parte com dobradiças178 na parte da extremidade dianteira, e um assento 179 é conectado à par-te com dobradiças 178 para poder abrir/fechar.
Na figura 8, o numerai de referência '181' indica um guidão fixa-do à extremidade superior do garfo dianteiro 171, o numerai de referência'182' indica uma roda dianteira conectada à extremidade inferior do garfodianteiro 171, o numerai de referência '183' indica um para-lama dianteiroque cobre a parte superior da roda dianteira 182, o numerai de referência'184' indica a cobertura de guidão que cobre o guidão 181, o numerai de re-ferência '185' indica um farol fixado à cobertura de guidão 184, o numerai dereferência '186' indica uma cobertura dianteira que cobre a parte traseira dochassi da motocicleta, o numerai de referência '187' indica uma roda traseiraconectada à extremidade traseira do braço oscilante 177, o numerai de refe-rência '188', '189' (apenas o frontal 188 é mostrado) indica um par de unida-des de amortecedores traseiros esquerdo e direito conectado às estruturastraseiras 166, 167 e o braço oscilante 177, respectivamente, o numerai dereferência '191' indica uma cobertura de chassi traseira de resina, o numeraide referência '192' indica um para-lama traseiro que cobre a parte superiorda roda traseira 187, e o numerai de referência '193' indica uma unidade de- Ianterna4raseira_que éJixada^ajjjTiapa traseira da cober-tura de chassi traseira 191.
O farol 185 é fixado ao guidão 181 pela cobertura do guidão 184.
O dispositivo antifurto 50 (50B) (a parte com sombreado) é dis-posto em (1) uma parte superior da unidade de lanterna traseira 193 (quartamodalidade) e (2) entre o para-lama traseiro 192 e a unidade de lanternatraseira 193 (quinta modalidade).
Em cada modalidade, o dispositivo antifurto 50 (50B) é dispostona armação do chassi da motocicleta 161, em mais detalhe, acima das par-tes de extremidade traseiras das estruturas traseiras 166 e 167 da armaçãodo chassi de motocicleta 161 e/ou atrás das partes de extremidade traseirasdas estruturas traseiras 166 e 167.
A partir deste ponto, o esquema de estrutura do dispositivo anti-furto 50 (50B) será descrito detalhadamente.
A figura 9 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta ilustrando a estrutura de disposição de um dispositivo antifurtode acordo com a presente invenção (quarta modalidade). Três apoios defixação 195f, 195g, e 195h (apenas dois apoios de fixação 195g e 195h sãomostrados) que sobressaem para cima são integralmente formados acimada unidade de lanterna traseira 193, mais detalhadamente, em uma superfí-cie superior 195a de um alojamento 195 que constitui a unidade de lanternatraseira 193 e o dispositivo antifurto 50B é fixado aos apoios de fixação 195f,195g, e 195h pelo elemento elástico 84.
Na modalidade, o dispositivo antifurto 50B é montado acima daunidade de lanterna traseira 193, mas não é limitado a isso. Os apoios defixação que sobressaem para dentro são integralmente fornecidos em umasuperfície interna de uma parte superior da extremidade traseira da cobertu-ra de chassi 191 a partir de um lado traseiro do assento 179 e o dispositivoantifurto 50A (vide figura 4) pode ser fixado aos apoios de fixação pelo ele-mento elástico 84.
A figura 10 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta ilustrando a estrutura de disposição (quinta modalidade) de umdispositivo antifurto de acordo com a presente invenção. Uma lanterna tra-seira, uma lanterna de freio, e um indicador podem ser integralmente fixadosà unidade de lanterna traseira 193 e os componentes principais são feitos demateriais de resina. O dispositivo antifurto 50B é disposto em um espaçoentre a superfície inferior 195k do alojamento 195 da unidade de lanternatraseira 193 e uma superfície superior 192a do para-lama traseiro 192 atra-vés do elemento elástico 84.
Mais especificamente, três apoios de fixação 192f, 192g, e 192h(apenas dois apoios de fixação 192g e 192h são mostrados) que sobressa-em para cima são integralmente formados na superfície superior 192a dopara-lama traseiro 192 e o dispositivo antifurto 50B é fixado aos apoios defixação 192f, 192g, e 192h pelo elemento elástico 84.
Adicionalmente, uma protuberância do para-lama 192k que co-bre a parte traseira do dispositivo antifurto 50B é integralmente formado emuma extremidade traseira da superfície superior 192a do para-lama traseiro192.
Adicionalmente, uma cobertura de chassi 191A é diferente dacobertura de chassi 191 (vide figura 9) apenas em uma forma de uma partetraseira inferior e cobre ambos os lados do dispositivo antifurto 50B nas par-tes traseiras inferiores direita e esquerda da cobertura de chassi 191 A.
Consequentemente, o dispositivo antifurto 50B é coberto nassuas periferias (um lado superior, um lado inferior, um lado dianteiro, um la-do traseiro, um lado esquerdo, e um lado direito) e água de chuva ou umanuvem de poeira dificilmente serão acumuladas no dispositivo antifurto 50B.
Como os componentes principais da unidade de lanterna traseira193 são feitos de materiais de resina, a comunicação através de onda derádio não é bloqueada pela unidade de lanterna traseira 193 quando o GPS52 (vide figura 3) ou a seção de comunicação de telefone móvel 56 (videfigura 3) fornecida no dispositivo antifurto 50 comunica-se com o satélite noespaço e, adicionalmente, pode-se obter boas condições de comunicação.
Como o dispositivo antifurto 50B é disposto entre a superfícieinferior 195k da unidade de lanterna traseira 193 e a superfície superior 192ado para-lama traseiro-192, o dispositivo antifurto 50B dificilmente fica expos-to e notado. Adicionalmente, para impedir que o dispositivo antifurto 50B fi-que exposto, uma parede que cobre ambos os lados e o lado traseiro dodispositivo antifurto 50B pode sobressair integralmente a partir do para-lamatraseiro 192 ou do alojamento 195 da unidade de lanterna traseira 193.
A figura 11 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada comum dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (sexta modali-dade). Uma motocicleta 200 é um veículo do tipo fora de estrada, com selim,que tem uma armação do chassi de motocicleta 201 que é composta de umtubo principal 202 que forma uma extremidade dianteira, um par de estrutu-ras principais direita e esquerda 203 e 203 (apenas a frontal 203 é mostrada)que se estende por baixo e por trás em um ângulo a partir do tubo principal202, um par de estruturas centrais direita e esquerda 204 e 204 (apenas afrontal 204 é mostrada) que se estende mais para baixo e para trás em umângulo a partir das extremidades traseiras das estruturas principais 203 e203, uma estrutura inferior 206 que se estende por baixo e por trás em umângulo a partir do tubo principal 202, um par de trilhos de assento direito eesquerdo 207 e 207 (apenas o frontal 207 é mostrado) que se estende porcima e por trás em um ângulo a partir das partes superiores traseiras dasestruturas principais 203 e 203, um par de subestruturas direita e esquerda208 e 208 (apenas a frontal 208 é mostrada) que é conectada às estruturascentrais direita e esquerda 204 e 204 e trilhos de assento direito e esquerdo207 e 207, respectivamente, e um par de estruturas inferiores direita e es-querda 209 e 209 que conectam uma parte de extremidade da estruturadescendente 206 e partes de extremidade das estruturas centrais 204 e 204,respectivamente, em que um garfo dianteiro 211 é fixado de forma dirigívelao tubo principal 202, um tanque de combustível 211 é montado na estruturaprincipal 203, um braço oscilante 214 é fixado de modo que possa oscilarpara cima/para baixo por um eixo de articulação 213 à placa articulada 215que é fixada a cada uma das estruturas centrais 204 e 204, e um assentoem tandem 216 é montado nos trilhos de assento 207 e 207.
Na figura 11, o numerai de referência '221' indica um guidão queé fixado a uma extremidade^superior óo garfo dianteiro 211, o numerai dereferência '222' indica uma roda dianteira que é conectada em uma extremi-dade inferior do garfo dianteiro 211, o numerai de referência '223' indica umacarenagem dianteira de resina, o numerai de referência '224' indica um farolque é coberto pela carenagem dianteira 223 e é fixado ao garfo dianteiro211,o numerai de referência '225' indica um medidor que é disposto em umaparte traseira superior da carenagem dianteira 223, o numerai de referência'226' indica um para-lama dianteiro que cobre a parte superior da roda dian-teira 222, o numerai de referência '227' indica uma roda traseira que é co-nectada em uma extremidade traseira do braço oscilante 214, o numerai dereferência '228' indica um suporte de estribo que é fixado à subestrutura 208,o numerai referência '229' indica um estribo traseiro que é fixado ao suportede estribo 227, o numerai de referência '231' indica um motor que é anexadoa uma parte central da armação do chassi da motocicleta 201, o numerai dereferência '232' indica um dispositivo de aspiração que é conectado à partetraseira da seção de cilindro 233 do motor 231, o numerai referência '234'indica um dispositivo de escape que é conectado a uma parte dianteira daseção de cilindro 233, o numerai de referência '236' indica um porta embru-lho que é fixado às partes de extremidade traseiras dos trilhos de assento207 e 207, e o numerai de referência '237' indica uma cobertura traseira deresina, que cobre o fundo do porta embrulho 236.
O dispositivo antifurto 50 (50A) (a parte com sombreado) é fixa-do a uma parte inferior do porta embrulho 236.
Na modalidade, o dispositivo antifurto 50 é disposto na armaçãodo chassi da motocicleta 201, mais detalhadamente, atrás das partes de ex-tremidade traseiras dos trilhos de assento 207 e 207 da armação do chasside motocicleta 201.
A partir deste ponto, o esquema da estrutura do dispositivo anti-furto 50 (50A) será descrito detalhadamente.
A figura 12 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta ilustrando a estrutura de disposição (sexta modalidade) de umdispositivo antifurto de acordo com a presente invenção. O porta embrulho236 é um componente de resina, que é fixado às partes de extremidade tra-seiras dos trilhos de assento direito e esquerdo 207 e 207 (apenas o frontal207 é mostrado). O dispositivo antifurto 50A é fixado horizontalmente ousubstancialmente de forma horizontal a uma superfície inferior 236a do portaembrulho 236 pelo elemento elástico 84.
Mais especificamente, três apoios de fixação 236f, 236g, e 236h(apenas dois apoios de fixação 236g e 236h são mostrados) que sobressa-em para dentro são integralmente formados na superfície inferior 236a doporta embrulho 236 e três orifícios de encaixe 84f do elemento elástico 84são encaixados em volta dos apoios de fixação 236f, 236g, e 236h, respectivamente.
Como uma superfície superior 236b do porta embrulho 236 éusada para carregar uma bagagem e a superfície inferior 236a não é usadapara isso, um espaço morto fornecido sob o porta embrulho 236 pode serefetivamente usado para dispor o dispositivo antifurto 50A na superfície infe-rior 236a.
Como uma parte inferior do porta embrulho 236, onde o disposi-tivo antifurto 50A é fixado, é disposta em uma posição alta entre os compo-nentes da motocicleta, a comunicação através da onda de rádio não é blo-queada quando o GPS 52 (vide figura 3) ou a seção de comunicação de te-lefone móvel 56 (vide figura 3) do dispositivo antifurto 50A disposto na parteinferior comunica-se com o satélite no espaço e, adicionalmente, pode-seobter boas condições de comunicação.
Como ambos os lados e o lado traseiro do dispositivo antifurto50A que é fixado à superfície inferior 236a do porta embrulho 236 é cobertopela cobertura traseira 237, o dispositivo antifurto 50A não fica exposto e aparte traseira do chassi da motocicleta pode ser esteticamente melhorada.
Como mostrado nas figuras 1 e 4, na motocicleta 10 equipadacom o dispositivo antifurto 50 (50A) que pode detectar a localização da mo-tocicleta de um proprietário e transmitir sem-fio a informação da localizaçãodetectada, em que o garfo dianteiro 21 é fixado de forma dirigível à partedianteira da armação do chassi da motocicleta 11, a roda dianteira 32 é a-poiada pela extremidade inferior_do garfo dianteiro 21, o braço oscilante 24 éfixado de modo que possa oscilar a parte traseira da armação do chassi damotocicleta 11, e a roda traseira 37 é apoiada pela extremidade traseira dobraço oscilante 24, desde que o dispositivo antifurto 50 (50A) esteja dispostoacima da armação do chassi da motocicleta 11, mais detalhadamente, acimada parte de extremidade traseira do trilho de assento 17 e/ou atrás da partede extremidade traseira do trilho de assento 17, o dispositivo antifurto 50(50A) é montado usando um espaço não utilizado em uma motocicleta semuma caixa de armazenamento. Adicionalmente, para a motocicleta 160, queé uma motocicleta equipada com a caixa de armazenamento 173 mostradana figura 8, é também possível adaptar o dispositivo antifurto 50 (50B) e efe-tivamente usar o interior da caixa de armazenamento 173, sem desperdiçaro volume da caixa de armazenamento 173.
Adicionalmente, conforme mostrado na figura 4, como a unidadede lanterna traseira 44 fica disposta próximo da parte de extremidade trasei-ra do trilho de assento 17 e o dispositivo antifurto 50A é disposto acima daunidade de lanterna traseira 44, o dispositivo antifurto 50A pode ser dispostousando efetivamente um espaço fornecido acima da unidade de lanternatraseira 44. Por isso, embora o dispositivo antifurto 50A seja disposto, a par-te traseira do chassi da motocicleta pode ser compactada.
Conforme mostrado na figura 5, como a unidade de lanterna tra-seira 44, cujos componentes principais são feitos de resina, é disposta naparte de trás da armação do chassi da motocicleta 11, mais detalhadamente,próximo da parte da extremidade traseira da estrutura inferior traseira 19 e odispositivo antifurto 50B é disposto abaixo da unidade de lanterna traseira44, a unidade de lanterna traseira 44 dificilmente interfere no cálculo da loca-lização da motocicleta de um proprietário e na transmissão sem-fio da infor-mação da localização, e o dispositivo antifurto 50B pode realizar um ambien-te de comunicação preferível durante a tentativa, efetivamente utilizando oespaço do chassi da motocicleta na parte traseira do chassi da motocicleta.
Adicionalmente, como a superfície superior 43a do para-lamatraseiro 43 que cobre a parte superior da roda traseira 37 é disposta paraficar de frente.para a^superfície inferior 44a da unidade de lanterna traseira44 e o dispositivo antifurto 50B é disposto entre a superfície inferior 44a daunidade de lanterna traseira 44 e a superfície superior 43a do para-lama tra-seiro 43, o dispositivo antifurto 50B pode ser disposto usando efetivamenteum espaço fornecido entre a superfície inferior 44a da unidade de lanternatraseira 44 e a superfície superior 43a do para-lama traseiro 43.
Conforme mostrado nas figuras 11 e 12, como o porta embrulhode resina 236 é fixado à armação do chassi da motocicleta 11, mais detalha-damente, às partes de extremidade traseiras dos trilhos de assento 207 e207 (apenas a frontal é mostrada) e o dispositivo antifurto 50A é fixado àsuperfície inferior 236a do porta embrulho 236 por baixo, o porta embrulho236 dificilmente interfere no cálculo da localização da motocicleta de umproprietário e na transmissão sem-fio da informação da localização, e o dis-positivo antifurto 50A pode realizar o ambiente de comunicação preferencialenquanto impede que a altura da parte de extremidade traseira da motocicle-ta fique baixa. Adicionalmente, o dispositivo antifurto 50A pode ser dispostoefetivamente usando um espaço fornecido sob o porta embrulho 236.
Conforme mostrado nas figuras 3 e 4, como o dispositivo antifur-to 50 tem o GPS 52 que detecta informações sobre a localização e a seçãode comunicação de telefone móvel 56 que transmite as informações detec-tadas sobre a posição, dispondo-se o dispositivo antifurto 50 equipado comGPS 52 e a seção de comunicação de telefone móvel 56 à armação dochassi da motocicleta, por exemplo, na cobertura de chassi traseiro 42, aonda de rádio não é bloqueada e a sensibilidade de transmissão/recepçãofica melhor quando o GPS 52 recebe a informação da órbita de satélites e aseção de comunicação de telefone móvel 56 transmite as informações sobrea posição, porque não existe um elemento metálico acima do GPS 52 e aseção de comunicação de telefone móvel 56, de forma que seja possívelfuncionar satisfatoriamente o dispositivo antifurto 50 até em uma motocicletaque é difícil de ser equipada com o dispositivo antifurto 50.
Conforme mostrado nas Figuras 2(a) a 2(d) e na Figura 3, o dis-positivo antifurto 50 inclui em um compartimento 50a o GPS 52 que detectainformações sobre a localização, a seção de comunicação de telefone móvel56 que transmite informações detectadas sobre a localização, um sensor deaceleração 51 que detecta a vibração aplicada ao chassi de motocicletaquando ela é roubada, o controlador 55 que integralmente controla o GPS52, a seção de comunicação de telefone móvel 56 e o sensor de aceleração51, e a bateria 59 que é uma fonte de energia interna que fornece energiapara o GPS 52 e para a seção de comunicação de telefone móvel 56, deforma que, dispondo-se o dispositivo antifurto 50 equipado com o GPS 52 ea seção de comunicação de telefone móvel 56 ao chassi da motocicleta, porexemplo, na cobertura de chassi traseiro 42 (vide figura 4), a onda de rádionão é bloqueada e a sensibilidade de transmissão/recepção fica melhorquando o GPS 52 recebe a informação da órbita de satélites e a seção decomunicação de telefone móvel 56 transmite informações da localização,porque não existe um elemento metálico acima do GPS 52 e da seção decomunicação de telefone móvel 56, de forma que seja possível fazer funcio-nar satisfatoriamente o dispositivo antifurto 50 até em uma motocicleta que édifícil de ser equipada com o dispositivo antifurto 50.
Adicionalmente, desde que o dispositivo antifurto 50 seja aco-modado em um compartimento 50a, é possível melhorar-se o agrupamentoà motocicleta. De acordo com esta configuração, mesmo se o tamanho docompartimento 50a for aumentado, é possível impedir que o tamanho totalda motocicleta aumente usando o esquema da estrutura do dispositivo anti-furto 50 conforme descrito anteriormente.
Conforme mostrado na figura 3, o dispositivo antifurto 50 temuma função de parada de motor que impede o motor 20 (vide Figura 1) defuncionar e uma função de alarme que aciona um alarme ativando o alarme63, como um farol, que é um equipamento de iluminação, detectando umroubo, e a função de parada do motor e a função de alarme podem ser reali-zadas conectando-se o dispositivo antifurto 50 à ignição 62, que é um siste-ma de equipamento elétrico, e o alarme 63, que é um sistema de equipa-mento elétrico, disposto no chassi de motocicleta, de forma que não sejanecessário fornecer novos componentes funcionais ou aumentar o fio, por-que a função de parada do motor e a função de alarme podem ser realiza-das conectando-se o dispositivo antifurto 50 aos sistemas de equipamentoelétricos dispostos na motocicleta.
Adicionalmente, conforme descrito anteriormente, dispondo-se odispositivo antifurto 50, é possível conectar o dispositivo antifurto 50 ao fiobásico da motocicleta usando um fio curto exclusivo, de forma a possibilitar aredução do tamanho e do peso da motocicleta.
Conforme mostrado nas figuras 2(a) a 2(d) e na Figura 4, comoo compartimento 50a tem a forma de uma caixa e a primeira superfície 50bou a sexta superfície 50h que é o lado maior da caixa, é disposta horizon-talmente ou substancialmente de forma horizontal, é possível otimizar o es-quema dos componentes funcionais no dispositivo antifurto 50, assegurar aárea para as antenas do GPS 52 e da seção de comunicação de telefonemóvel 56, e implementar excelente transmissão e recepção.
Entretanto, na modalidade mostrada na Figura 5, o dispositivoantifurto 50B é montado na superfície superior 43a do para-lama traseiro 43,de forma que o dispositivo antifurto 50B seja disposto entre o para-lama tra-seiro 43 e a unidade de lanterna traseira 44, mas não é limitado a isso. Odispositivo antifurto 50A (vide Figura 4) é fixado à superfície inferior 44a daunidade de lanterna traseira 44, de forma que o dispositivo antifurto 50Apossa ser disposto entre o para-lama traseiro 43 e a unidade de lanternatraseira 44.
Aplicabilidade Industrial
Um dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção éconveniente para uma motocicleta.Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada comum dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (primeira moda-lidade).
A Figura 2 é uma vista de ilustração de um dispositivo antifurtode acordo com a presente invenção e seus componentes relevantes.
A Figura 3 é um diagrama de bloco de um dispositivo antifurto deacordo com a presenteinvenção.
A Figura 4 é uma vista lateral da parte traseira do chassi da mo-tocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurto de a-cordo com a presente invenção (primeira modalidade).
A Figura 5 é uma vista lateral da parte traseira do chassi da mo-tocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurto de a-cordo com a presente invenção (segunda modalidade).
A Figura 6 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada comum dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (terceira modali-dade).
A Figura 7 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurto deacordo com a presente invenção (terceira modalidade).
A Figura 8 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada comum dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (quarta e quintamodalidades).
A Figura 9 é uma vista lateral da parte traseira do chassi de umamotocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurto deacordo com a presente invenção (quarta modalidade).
A Figura 10 é uma vista lateral da parte traseira do chassi deuma motocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurtode acordo com a presente invenção (quinta modalidade).
A Figura 11 é uma vista lateral de uma motocicleta equipada deum dispositivo antifurto de acordo com a presente invenção (sexta modalidade).
A Figura 12 é uma vista lateral da parte traseira do chassi deuma motocicleta que ilustra a estrutura de disposição do dispositivo antifurtode acordo com a presente invenção (sexta modalidade).Descrição de Numerais de Referência
10, 120, 160, 200... Motocicleta
11, 121, 161, 201... Armação do chassi da motocicleta
20, 172, 231... Motor
21, 131, 171, 211... Garfo dianteiro
24, 134, 177, 214... Braço oscilante
32,142,182, 222... Roda dianteira
34, 144, 185, 224... Equipamento de iluminação (Farol)
37, 147... Roda traseira
43, 192... Para-lama traseiro
43a, 192a... Superfície superior
44, 193... Unidade de lanterna traseira
44a, 195k... Superfície inferior50, 50A, 50B... Dispositivo antifurto50a... Compartimento
50b, 50h... Superfície maior (Primeira superfície, Sexta superfície)51... Sensor de aceleração52... GPS
55... Controlador
56... Seção de comunicação de telefone móvel59... Fonte de energia interna (Bateria)62, 63... Sistema elétrico (Ignição, Alarme)236... Porta embrulho236a... Superfície inferior

Claims (10)

1. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), a motocicleta equipada com o dispositivo antifurto que pode de-terminar a localização da motocicleta de um proprietário e transmitir/recebersem-fio a informação da localização determinada, em que um garfo dianteiro(21, 231, 171, 211) é fixado de forma dirigível a uma parte dianteira da ar-mação de chassi (11, 121, 161, 201) da motocicleta (10,120, 160, 200), umaroda dianteira (32, 142, 182, 222) é apoiada em uma extremidade inferior dogarfo dianteiro, um braço oscilante (24, 134, 177, 214) é fixado de modo quepossa oscilar à parte traseira da armação de chassi (11, 121, 161, 201) damotocicleta (10, 120, 160, 200), e uma roda traseira (37, 147) é apoiada pelaparte traseira do braço oscilante, caracterizado pelo fato de que o dispositivoantifurto (50, 50A, 50B) é disposto acima de uma parte da extremidade tra-seira da armação de chassi (11,121,161, 201) da motocicleta (10, 120,160,-200) e/ou atrás da parte da extremidade traseira da armação de chassi (11,-121, 161, 201) da motocicleta (10, 120,160, 200).
2. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de queuma unidade de lanterna traseira (49, 193) é disposta próximo à parte daextremidade traseira da armação de chassi (11, 121,161, 201) da motocicle-ta (10, 120, 160, 200) e o dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) é disposto aci-ma da unidade de lanterna traseira.
3. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160,-200), de acordo com a reivindicação 1,_caracterizado pelo ato de que aunidade de lanterna traseira (49, 193), cujos componentes principais sãofeitos de resina, é disposta próximo à parte da extremidade traseira da ar-mação de chassi (11, 121, 161, 201) da motocicleta (10, 120, 160, 200) e odispositivo antifurto é disposto sob a unidade de lanterna traseira (49, 193).
4. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de queuma superfície superior (43a, 192a) de um paralama traseiro (43, 192) quecobre uma parte superior da roda traseira (37, 147) é colocada de face auma superfície inferior (44a, 195k) da unidade de lanterna traseira (44, 193)e o dispositivo antifurto é disposto entre a superfície inferior da unidade delanterna traseira e a superfície superior do paralama traseiro.
5. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de queum porta-embrulho de resina é fixado à parte da extremidade traseira da ar-mação de chassi (11, 121, 161, 201) da motocicleta (10, 120, 160, 200) e odispositivo antifurto é fixado por baixo a uma superfície inferior do porta-embrulho.
6. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracteri-zado pelo fato de que o dispositivo antifurto inclui um GPS (52) que detectainformações sobre a localização e uma seção de comunicação por telefonemóvel (56) que transmite as informações detectadas sobre a localização.
7. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracteri-zado pelo fato de que o dispositivo antifurto inclui, em um compartimento(50a), o GPS (52) que detecta a informação da localização, a seção de co-municação por telefone móvel (56) que transmite a informação detectada dalocalização, um sensor de aceleração (51) que detecta a vibração aplicadaao chassi de uma motocicleta (10, 120, 160, 200) quando a motocicleta éroubada, um controlador (55) que controla integralmente o GPS (52), a se-ção de comunicação por telefone móvel (56) e o sensor de aceleração (51),e uma fonte de energia interna (59) que fornece-energia para o GPS (52) epara a seção de comunicação por telefone móvel (56).
8. Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracteri-zado pelo fato de que o dispositivo antifurto tem uma função de parada domotor (20, 172, 231), que impede que seja dada a partida no motor e umafunção de alarme que aciona um alarme ativando um equipamento de ilumi-nação (34, 144, 185, 224), quando detecta o roubo e a função de paralisa-ção do motor e a função de alarme são obtidas conectando-se o dispositivoantifurto a um sistema elétrico (62, 63) disposto no chassi da motocicleta.
9.
Dispositivo antifurto (50, 50A, 50B) para motocicleta (10, 120,-160, 200), de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato deque o compartimento (50a) tem a forma de uma caixa e o lado maior da cai-xa é disposto horizontalmente ou substancialmente em posição horizontal.
BRPI0904266-0A 2008-11-14 2009-10-30 Dispositivo antifurto para motocicleta BRPI0904266B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008292808A JP5192995B2 (ja) 2008-11-14 2008-11-14 自動二輪車の盗難対策装置
JP2008-292808 2008-11-14

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0904266A2 true BRPI0904266A2 (pt) 2010-07-20
BRPI0904266B1 BRPI0904266B1 (pt) 2019-07-16

Family

ID=42304060

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904266-0A BRPI0904266B1 (pt) 2008-11-14 2009-10-30 Dispositivo antifurto para motocicleta

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5192995B2 (pt)
BR (1) BRPI0904266B1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2013071675A (ja) * 2011-09-28 2013-04-22 Honda Motor Co Ltd 自動二輪車
WO2014136658A1 (ja) * 2013-03-07 2014-09-12 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JP7066839B2 (ja) * 2018-05-23 2022-05-13 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6181872A (ja) * 1984-09-28 1986-04-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車のリヤキヤリヤ装置
JP2981963B2 (ja) * 1993-08-31 1999-11-22 本田技研工業株式会社 自動二・三輪車におけるバッテリ配置構造
JP4014804B2 (ja) * 2001-01-10 2007-11-28 本田技研工業株式会社 車両の点検装置
JP4189154B2 (ja) * 2001-04-02 2008-12-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車の盗難対策装置設置構造
JP3824007B2 (ja) * 2005-04-28 2006-09-20 スズキ株式会社 スクータ型車両
JP4734205B2 (ja) * 2006-09-22 2011-07-27 本田技研工業株式会社 車両用通信装置の取付構造
JP2010120628A (ja) * 2008-10-24 2010-06-03 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0904266B1 (pt) 2019-07-16
JP2010116128A (ja) 2010-05-27
JP5192995B2 (ja) 2013-05-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013004819B1 (pt) Veículo do tipo de montar
EP2180332B1 (en) Motorcycle
JP5145198B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
JP5638136B2 (ja) 電子装置用防水構造
JP5656924B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
BRPI1002456B1 (pt) motocicleta
JP5486966B2 (ja) 鞍乗り型車両
BRPI0904266A2 (pt) dispositivo antifurto para motocicleta
BRPI0904254A2 (pt) motocicleta
BRPI1106882B1 (pt) Estrutura de montagem de dispositivo antifurto para veículo do tipo para montar
JP6083600B2 (ja) 鞍乗り型車両における通信ユニットの配置構造
BRPI0904453B1 (pt) Motocicleta
JP5656923B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
BRPI1002709B1 (pt) motocicleta
BRPI1100143A2 (pt) veìculo do tipo de selim
BRPI1105605A2 (pt) motocicleta
JP5667929B2 (ja) 自動二輪車
BRPI1002416B1 (pt) Motocicleta
JP5597601B2 (ja) 鞍乗り型車両
BR102012031609A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
WO2021191919A1 (en) An ecu mounting structure in a saddle type vehicle
BR102017020476B1 (pt) Estrutura de armazenamento de dispositivo de comunicação de veículo do tipo para montar
BRPI1101117B1 (pt) veículo do tipo montar em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS