BRPI0900905A2 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900905A2
BRPI0900905A2 BRPI0900905-1A BRPI0900905A BRPI0900905A2 BR PI0900905 A2 BRPI0900905 A2 BR PI0900905A2 BR PI0900905 A BRPI0900905 A BR PI0900905A BR PI0900905 A2 BRPI0900905 A2 BR PI0900905A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
headlight
cover
transmissive cover
light source
vehicle
Prior art date
Application number
BRPI0900905-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Masumi Oosumi
Naochika Hashimoto
Original Assignee
Yamaha Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40751222&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0900905(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Yamaha Motor Co Ltd filed Critical Yamaha Motor Co Ltd
Publication of BRPI0900905A2 publication Critical patent/BRPI0900905A2/pt
Publication of BRPI0900905B1 publication Critical patent/BRPI0900905B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J17/00Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for
    • B62J17/02Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for shielding only the rider's front
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J6/00Arrangement of optical signalling or lighting devices on cycles; Mounting or supporting thereof; Circuits therefor
    • B62J6/02Headlights
    • B62J6/022Headlights specially adapted for motorcycles or the like
    • B62J6/026Headlights specially adapted for motorcycles or the like characterised by the structure, e.g. casings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lighting Device Outwards From Vehicle And Optical Signal (AREA)
  • Non-Portable Lighting Devices Or Systems Thereof (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
  • Non-Insulated Conductors (AREA)

Abstract

MOTOCICLETA. Trata-se de uma motocicleta que inclui uma carenagem frontal (10) para cobrir um lado frontal do chassi de um veículo; uma fonte de luz do farol dianteiro (31b) para ser proporcionada na carenagem frontal (10); uma primeira cobertura transmissiva (31a) para ser proporcionada em um lado frontal da fonte de luz do farol dianteiro (31b); uma parte de reflexão de luz (41 3c) para ser proporcionada separada da fonte de luz do farol dianteiro (31b), junto a um lado externo na direção da largura de um veículo; uma segunda cobertura transmissiva (41a) para ser configurada como um corpo separado da primeira cobertura transmissiva (31a) e para ser proporcionada em um lado frontal da parte de reflexão de luz (413c); e um membro de conexão (51) incluindo uma primeira parte periférica (513p) que envolve a primeira cobertura transmissiva (31a), uma segunda parte periférica (514p) que envolve a segunda cobertura transmissiva (41a), e as partes de conexão (51d, 51f) que interconectam entre a primeira parte periférica (513p) e a segunda parte periférica (514p).

Description

"MOTOCICLETA" 'Este pedido reivindica prioridade a partir do Pedido de Patente Japonês 2008-097495, depositado em 3 de Abril de 2008, e do Pedido de Patente Japonês 2008-227912,depositado em 5 de Setembro de 2008.
Antecedentes da Invenção
1. Campo da Invenção
A presente invenção se relaciona com uma motocicleta, e mais especificamente,com uma configuração de uma parte frontal do chassi do veículo de uma motocicleta incluindo uma carenagem frontal.
2. Descrição da Técnica Relacionada
Em uma motocicleta incluindo uma carenagem frontal, os faróis dianteiros, cobertospor coberturas transmissoras, são proporcionados nas partes da carenagem frontal. Dependendo do caso, em adição a uma fonte de luz do farol dianteiro, outra fonte de luz funuma das coberturas transmissoras (por exemplo, veja a JP-A-2007-261537).
Na motocicleta relacionada descrita acima, de modo a acentuar as visibilidades dafonte de luz do farol dianteiro e de outra fonte de luz, é requerido que a distância entre asmesmas seja aumentada. Entretanto, no caso onde a distância entre a fonte de luz do faroldianteiro e a outra fonte de luz é aumentada, surge um problema pelo fato de que o peso da cobertura transmissiva cobrindo as mesmas é aumentado.
Em adição, de modo a causar que tanto a fonte de luz do farol dianteiro como a outra fonte de luz estejam aptas a serem avaliadas à primeira vista e rapidamente, é preferívelque a fonte de luz e a outra fonte de luz estejam inter-relacionadas em aparência, ao invésdo que estas fontes de luz serem proporcionadas em posições separadas em uma carena gem frontal.
No caso de uma lâmpada, tal como uma lâmpada de posição, geralmente uma parte de reflexão de luz é proporcionada em um lado de trás da fonte de luz (assim chamada dotipo refletor). Entretanto, existe um caso raro onde somente uma parte de reflexão de luz éproporcionada, sem uma fonte de luz.
Sumário da Invenção
A presente invenção é elaborada em vista das circunstâncias acima, e um objetivoprincipal da mesma é proporcionar uma motocicleta na qual, enquanto as visibilidades deuma fonte de luz do farol dianteiro e de uma parte de reflexão de luz são acentuadas, umaumento no peso de uma cobertura transmissiva possa ser minimizado, e a fonte de luz do farol dianteiro e a parte de reflexão de luz possam ser facilmente verificadas à primeira vista.
De modo a resolver os problemas descritos acima, uma motocicleta da presente invenção inclui uma carenagem frontal para cobrir um lado frontal do chassi de um veículo;uma fonte de luz do farol dianteiro a ser proporcionada nos respectivos lados ao redor deum centro da carenagem frontal na direção da largura do veículo; uma primeira coberturatransmissiva possuindo uma transmissividade e para ser proporcionada em um lado frontalde cada uma das fontes de luz de farol dianteiro; uma parte de reflexão leve a ser propor-cionada separada da fonte de luz do faro dianteiro em um lado externo na direção da largurade um veículo nas respectivas laterais; uma segunda cobertura transmissiva a ser configu-rada como um corpo separado da primeira cobertura transmissiva e para ser proporcionadaem um lado frontal de cada parte de reflexão de luz; um membro de conexão proporcionadonos respectivos lados e incluindo uma primeira parte periférica que envolve a primeira co-bertura transmissiva, uma segunda parte periférica que envolve a segunda cobertura trans-missiva e uma parte de conexão que interconecta a primeira parte periférica e a segundaparte periférica.
De acordo com a presente invenção, pelo aprovisionamento de uma coberturatransmissiva individualmente para uma fonte de luz do farol dianteiro e para a parte de refle-xão de luz, um aumento no peso da cobertura transmissiva pode ser minimizado mesmo nocaso onde a distância entre a fonte de luz do farol dianteiro e a parte de reflexão de luz éaumentada. Adicionalmente, por proporcionar uma cobertura transmissiva como um corposeparado, a visibilidade da fonte de luz do farol dianteiro e da parte de reflexão de luz podeser esperada como sendo adicionalmente aperfeiçoada. Adicionalmente, pelo aprovisiona-mento do membro de conexão, a fonte de luz do farol dianteiro e a parte de reflexão de luz,podem ser facilmente verificadas à primeira vista.Breve Descrição dos Desenhos
A FIG. 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de uma concretização da presenteinvenção;
A FIG. 2 é uma vista frontal da motocicleta da concretização da presente invenção;
A FIG. 3 é uma vista em perspectiva explodida explicativa, apresentando uma es-trutura de montagem de uma parte de farol dianteiro;
A FIG. 4 é uma vista frontal da parte de farol dianteiro incluindo uma cobertura mon-tada junto à mesma;
A FIG. 5 é uma vista frontal da parte de farol dianteiro;
A FIG. 6 é uma vista frontal da cobertura;
A FIG. 7 é uma vista em seção transversal pega ao longo da linha VII-VII da FIG. 6;
A FIG. 8 é uma vista plana explicativa apresentando a relação entre a parte do faroldianteiro e os dutos;
A FIG. 9 é uma vista lateral explicativa apresentando a relação entre a parte de farol dianteiro e os dutos;
A FIG. 10 é uma vista em seção transversal pega ao longo da linha X-X da FIG. 2; eA FIG. 11 é uma vista em seção transversal pega ao longo da linha XI-XI da FIG. 4.
Descrição Detalhada das Concretizações Preferidas
Uma concretização da presente invenção será descrita com referência aos dese-nhos.
As FIGS. 1 e 2, respectivamente, são uma vista lateral e uma vista frontal de umamotocicleta 1 de uma concretização da presente invenção. A FIG. 3 é uma vista em pers-pectiva explodida explicativa de uma estrutura de montagem de uma parte de farol dianteiro30. A FIG. 4 é uma vista frontal da parte de farol dianteiro 30 junto a qual as coberturas 51 e53 são montadas. A FIG. 5 é uma vista frontal da parte de farol dianteiro 30. A FIG. 6 éuma vista frontal da cobertura 51. A FIG. 7 é uma vista em seção transversal pega ao longoda linha VII-VII da FIG. 6. As FIGS. 8 e 9, respectivamente, são uma vista plana e uma vistalateral para explicar a relação entre a parte do farol dianteiro 30 e os dutos de admissão 101e 103. A FIG. 10 é uma vista em seção transversal pega ao longo da linha X-X da FIG. 2.Na FIG. 10, os conteúdos interiores da parte de farol dianteiro 30 não são apresentados.
Como apresentado na FIG. 1, a motocicleta 1 inclui um quadro do chassi do veículodo tipo trave dupla 2, na qual um garfo frontal 3 se estendendo ao longo de uma direçãoobliquamente para baixo é suportado em uma parte de extremidade frontal do quadro dochassi do veículo 2. Uma roda frontal 4 é articuladamente suportada em uma parte de ex-tremidade inferior do garfo frontal 3, e um guidão 5 é montado em uma parte de extremidadesuperior do garfo frontal 3. Adicionalmente, uma balança traseira 7 se estendendo ao longoda direção para trás / para frente, é suportado por um eixo pivô 6 em uma parte de extremi-dade traseira quadro do chassi do veículo 2. Uma roda traseira 8 é articuladamente suporta-da em uma parte de extremidade traseira da balança traseira 7. Adicionalmente, como a-presentado na FIG. 2, a motocicleta 1 inclui uma carenagem frontal 10 cobrindo a parte fron-tal do chassi do veículo. A carenagem frontal 10 possui um formato que se expande ligei-ramente para trás em ambos os lados a partir de uma parte central na direção da largura doveículo. Este formato funciona para reduzir a pressão do vento de deslocamento impostasobre o motociclista durante o percurso. Adicionalmente, na carenagem frontal 10, são for-madas as aberturas dedicadas para a luz 11a e 13a dispostas em ambos lados em volta docentro na direção da largura do veículo. Cada uma das aberturas dedicadas para a luz 11ae 13a possui um formato que se estende ligeiramente para cirna, a partir da respectiva late-ral a partir do lado central na direção da largura do veículo.
Os faróis dianteiros 31 e 33, respectivamente, são proporcionados em posiçõespróximas ao centro na direção da largura do veículo no interior das aberturas dedicadas pa-ra a luz 11a e 13a. As lâmpadas de posição 41 e 43 (lâmpadas de indicação da largura doveículo) são, respectivamente, proporcionadas em posições nos lados externos na direçãoda largura do veículo. Os faróis dianteiros 31 e 33, e as lâmpadas de posição 41 e 43 sãodispostos para ficarem voltados para frente, e por conseqüência, receberem uma pressãodo vento de deslocamento relativamente alta durante o percurso do veículo. Adicionalmente, as aberturas 51a e 53 a, respectivamente, se comunicando com os dutos de admissão101 e 103, os quais são descritos abaixo, são proporcionadas em posições entre os faróis dianteiros 31 e 33 e as lâmpadas de posição 41 e 43, no lado de dentro das aberturas dedicadas para a luz 11a e 13a.
Como apresentado na FIG. 3, os faróis dianteiros 31 e 33, e as lâmpadas de posição 41 e 43 são proporcionados na parte comum do farol dianteiro 30 (unidade de farol dianteiro). A carenagem frontal 10 é montada de uma maneira a cobrir um lado frontal da parte de farol dianteiro 30. Adicionalmente, a parte de farol dianteiro 30 é montada em uma partefrontal do quadro do chassi do veículo 2, via um suporte angular 60. Aqui, como apresentado na FIG. 4, as coberturas 51 e 53 possuindo formatos correspondendo às respectivas aberturas dedicadas para a luz 11a e 13a do carenagem frontal 10, são montadas na parte defarol dianteiro 30.
Como apresentado na FIG. 5, a parte de farol dianteiro 30 inclui uma parte em formato de caixa 30b na parte central. Os faróis dianteiros 31 e 33 dispostos ao longo da direção da largura do veículo são proporcionados junto à face frontal da parte em formato decaixa 30b. As fontes de luz dos respectivos faróis dianteiros 31 e 33, e os circuitos para aativação dos mesmos, são armazenados na parte em formato de caixa 30b. Os faróis dianteiros 31 e 33 possuem formatos substancialmente hemisféricos, se projetando para frente,para desse modo emitir os feixes do farol dianteiro para frente.
A parte de farol dianteiro 30 adicionalmente inclui as partes de duto 31 d e 33d, emambos lados da parte em formato de caixa 30b na direção da largura do veículo. Cada umadas partes de duto 31 d e 33d possui um formato oco possuindo uma parte oca se estendendo ao longo da direção para frente / para trás do veículo, desse modo formando uma partedo meio de cada um dos respectivos dutos de admissão 101 e 103 adicionalmente descritosabaixo. Adicionalmente, as partes de duto 31 d e 33d respectivamente se estendem ligeiramente para cima nas laterais da parte em formato de caixa 30b na largura do veículo, e partes de extremidade das mesmas são equipadas com as respectivas lâmpadas de posição 41 e 43. Mais especificamente, as partes de duto 31 d e 33d, respectivamente, são membrosde suporte que suportam as lâmpadas de posição 41 e 43 nas posições separadas a partirdos faróis dianteiros 31 e 33 na direção da largura do veículo.
Adicionalmente, a parte de farol dianteiro 30 inclui uma parte de montagem 302aem uma parte central da parte em formato de caixa 30b. A parte de farol dianteiro 30 adicionalmente inclui 312b e 312c, e 332b e 332c nas partes superior e inferior das respectivaspartes de duto 31 d e 33d, e é montada de uma maneira fixada por parafuso junto à carenagem frontal 10 nestas partes.Adicionalmente, como apresentado na FIG. 6, na cobertura 51 montada na parte defarol dianteiro 30, uma abertura circular dedicada para a luz 513a correspondendo ao faroldianteiro 31 é formada em uma posição próxima do centro da direção da largura do veículo.Em adição, é formada uma abertura circular dedicada para a lâmpada 514a correspondendoà lâmpada de posição 41 em uma posição no lado externo na direção da largura do veículo.A cobertura 51 é montada no lado frontal da parte de farol dianteiro 30 de modo que as par-tes frontais do farol dianteiro 31 e da lâmpada de posição 41, respectivamente, se projetema partir da abertura dedicada para a luz 513a e da abertura circular dedicada para a lâmpa-da 514a (veja as FIGS. 4 e 7).
Adicionalmente, em uma parte entre a abertura dedicada para a luz 513a e a aber-tura dedicada para a lâmpada 514a, a cobertura 51 inclui uma parte de duto em formato oco51 d se estendendo ao longo da direção para trás do veículo e penetrando nesta direção. Aparte de duto 51 d forma uma parte de extremidade frontal do duto de admissão 101, o qualé descrito adicionalmente abaixo, e é montada em um lado frontal da parte de duto 31 d daparte de farol dianteiro 30 (veja a FIG. 7). Adicionalmente, uma parte de extremidade frontalda parte de duto 51 d forma a abertura 51a do duto de admissão 101 adicionalmente descritoabaixo.
Como apresentado na FIG. 7, a parte de duto 51 d, uma parte de parede 513w emum lado da abertura dedicada para a luz 513a, é inclinada ao longo de uma direção se afas-tando a partir de uma parte de parede oposta 514w em direção à abertura dedicada para aluz 513a, formada na parte de extremidade frontal. De forma similar, também a parte de pa-rede 514w (especialmente uma parte de extremidade frontal) no lado da abertura dedicadapara a lâmpada 514a é inclinada ao longo de uma direção se afastando a partir da parte deparede oposta 513w em direção à abertura dedicada para a lâmpada 514a formada na partede extremidade frontal. Mais especificamente, as partes de parede 513w e 514w, opostasuma à outra na direção da largura do veículo na parte de duto 51 d, são formadas de modoque a distância entre as mesmas aumente na direção para frente.
Adicionalmente, a abertura dedicada para a luz 513a e a abertura dedicada para alâmpada 514a, respectivamente, são formadas nas partes de extremidade frontal das partesde parede 513w e 514w constituindo a parte de duto 51 d, e as partes frontais do farol dian-teiro 31 e da lâmpada de posição 41 se projetam para frente a partir destas aberturas, res-pectivamente. Por conseqüência, as partes frontais do farol dianteiro 31 e da lâmpada deposição 41 se projetam mais para frente do que a abertura 51a formada na parte de extre-midade frontal da parte de duto 51 d e que a lâmpada de posição 41.
Adicionalmente, a cobertura 51 inclui uma parte de proteção anular 513p envolven-do a abertura dedicada para a luz 513a. A parte de proteção 513p envolve o lado de umaextremidade de base do farol dianteiro substancialmente hemisférico 31 se projetando parafrente a partir da abertura dedicada para a luz 513a. A parte de proteção 513p é disposta demodo que exista um ligeiro espaço livre entre a parte de proteção 513p e o farol dianteiro31. A parte de proteção 513p será descrita em maiores detalhes abaixo.
Adicionalmente, na cobertura 51, são formadas múltiplas partes de lâmina plana 51f se estendendo a partir do lado do farol dianteiro 31 até o lado da lâmpada de posição 41 e sestendendo de forma transversal através do interior da parte de duto 51 d de uma maneira afazer uma ponte entre as partes de parede 513w e 514w constituindo a parte de duto 51 d.As partes de lâmina 51f são partes de divisão dispostas para dividir a abertura 51a na vistafrontal.
Adicionalmente, a cobertura 51 inclui uma parede lateral externa da mesma, as partes de montagem 511a, 511b, e 511c para o uso de fixar com parafuso a parte de farol dianteiro 30. As posições da mesma correspondem a estas das partes de montagem 311a, 311 b, e 311 c, proporcionadas na parte de farol dianteiro 30 (veja a FIG. 5).
Enquanto a cobertura 51 montada no lado esquerdo da parte de farol 30 foi descrita acima, também a cobertura 53 montada no lado direito possui um formato similar à mesma.
A seguir, como apresentado nas FIGS. 8 e 9, os dutos 71 e 73 constituindo partesde metade traseira dos dutos de admissão 101 e 103, respectivamente, são montados naspartes de extremidade traseira das partes de duto 31 d e 33d proporcionadas em ambos lados da parte de farol dianteiro 30 na direção da largura do veículo. Os dutos 71 e 73, respectivamente, se estendem para trás e são conectados com um filtro de ar 80 suportado pelo quadro do chassi do veículo 2.
Mais especificamente, o quadro do chassi do veículo 2 inclui um tubo de direção cilíndrico 2a suportando o garfo frontal 3 na parte de extremidade frontal do mesmo, e osquadros principais 21b e 23b separados para a esquerda e para a direita, e se estendendo de forma oblíqua para baixo e para trás a partir do tubo de direção 2a. O filtro de ar 80 éproporcionado entre os quadros principais 21b e 23b. Adicionalmente, as aberturas de duto21a e 23a permitindo a inserção dos dutos 71 e 73 são formadas nos quadros principais 21be 23b, respectivamente. Os dutos 71 e 73 são ligeiramente curvados para o interior apósterem passado através de ambas laterais do tubo de direção 2a, e são inseridos nas aberturas de duto 21a e 23a, e as partes de extremidade traseira dos dutos 71 e 73 são conectadas com o filtro de ar 80. O filtro de ar 80 filtra o ar fresco introduzido e fornece o ar para ummotor 9 (veja a FIG. 1).
Os dutos de admissão 101 e 103, respectivamente, são configurados, seqüencialmente a partir das laterais das aberturas 51a e 53a, a partir das partes de duto 51 d e 53d formadas nas coberturas 51 e 53, das partes de duto 31 d e 33d formadas na parte de faroldianteiro 30, e dos dutos 71 e 73.
Como apresentado na FIG. 2, de acordo com a presente concretização, os dutos deadmissão 101 e 103, e as aberturas 51a e 53a são, respectivamente, formados entre osfaróis dianteiros 31 e 33, e as lâmpadas de posição 41 e 43, onde a pressão do vento dedeslocamento sendo recebida durante o percurso é relativamente alta, de modo que umaquantidade de ar fresco mais uniforme pode ser introduzida nos dutos de admissão 101 e103. Como conseqüência, a eficiência da admissão do motor 9 pode ser aperfeiçoada.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 7, de acordo com apresente concretiza-ção, na parte de duto 51d formada na cobertura 51, o lado frontal da parte de parede 513wno lado da abertura dedicada para a luz 513a, é inclinada ao longo da direção se afastandoa partir da parte de parede 514w possuindo o lado frontal se opondo à mesma. De formasimilar, também a parte de parede 514w no lado da abertura dedicada para a lâmpada 514a,é inclinada o longo da direção se afastando a partir da parte de parede oposta 513w possu-indo o lado frontal se opondo à mesma. Assim, as partes de parede 513w e 514w, opostasuma à outra na direção da largura do veículo na parte de duto 51 d formando uma parte deextremidade frontal do duto de admissão 101, são formadas de modo que a distância entreas mesmas aumente para frente. Por conseqüência, o tamanho da área da abertura 51aformada na parte de extremidade frontal, é aumentada. Por conseqüência, uma quantidadeaumentada de ar fresco pode ser introduzida.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 7, de acordo com a presente concreti-zação, as partes frontais do respectivo farol dianteiro 31 e da lâmpada de posição 41, seprojetam mais para frente do que a abertura 51a formada na parte de extremidade frontal daparte de duto 51 d. Por conseqüência, como apresentado na FIG. 7, parte do vento de deslo-camento recebido pelo farol dianteiro 31 e pela lâmpada de posição 41, pode ser levada afluir ao longo das faces externas dos mesmos para dentro da parte de duto 51 d. Desse mo-do, uma faixa permitindo a introdução de ar fresco pode ser substancialmente expandida.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 5, de acordo com a presente concreti-zação, as lâmpadas de posição 41 e 43 são, respectivamente, suportadas pelas partes deduto 31 d e 33d se estendendo ao longo da direção da largura do veículo a partir da parte defarol dianteiro 30. Mais especificamente, os membros de suporte para suportar as lâmpadasde posição 41 e 43 também servem como partes dos dutos de admissão 101 e 103, de mo-do que o número de componentes / peças pode ser reduzido.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 4, de acordo com a presente concreti-zação, as aberturas 51a e 53a são formadas nas coberturas 51 e 53 montadas nos faróisdianteiros 31 e 33 e nas lâmpadas de posição 41 e 43 a partir dos lados frontais. De acordocom o dito acima, as aberturas 51a e 53a são definidas de acordo com os formatos das co-berturas 51 e 53. Por conseqüência, como descrito acima, os tamanho de área das respec-tivas aberturas 51a e 53 a podem ser facilmente aumentados.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 4, de acordo com a presente concreti-zação, as partes de lâmina 51f e 53f (partes de divisão), as quais são, respectivamente, dis-postas de uma tal maneira a dividir as aberturas 51a e 53a na vista frontal, são proporciona-das nas coberturas 51 e 53. Por conseqüência, poeiras relativamente grandes ou coisa pa-recida podem ser impedidas de entrar dentro dos dutos de admissão 101 e 103. Adicional-mente, as partes de lâmina 51f e 53f, respectivamente, possuem os formatos planos se es-tendendo ao longo da direção do lado traseiro do veículo (ou seja, direção de introdução doar fresco). Por conseqüência, o ar fresco a ser introduzido nos dutos de admissão 101 e103 pode ser refinado. Adicionalmente, desde que as partes de lâmina 51 f e 53f são, res-pectivamente, proporcionadas para se estenderem a partir dos lados dos faróis dianteiros 31e 33 até a lâmpadas de posição 41 e 43, a rigidez entre as mesmas na direção da largura doveículo pode ser aumentada.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 4, de acordo com a presente concreti-zação, a parte de farol dianteiro 30 inclui os dois faróis dianteiros 31 e 33 dispostos ao longoda direção da largura do veículo. Neste caso, a parte central na direção da largura do veículoque inclui os faróis dianteiros 31 e 33, pode ser expandida para ser relativamente grande.Por conseqüência, uma quantidade relativamente grande de vento de deslocamento a serrecebido pela parte central, pode ser direcionada na direção da largura do veículo pelos fa-róis dianteiros 31 e 33, e pode ser admitida a partir das aberturas 51a e 53a localizadas emambos lados dos mesmos.
Como apresentado na FIG. 10, a parte de farol dianteiro 30 possui, em uma facefrontal da mesma, uma parte transmissiva 31a (cobertura transmissiva) possuindo transmis-sividade, na qual o feixe do farol dianteiro é emitido para o lado de fora através da partetransmissiva 31a. Na parte transmissiva 31a, uma superfície localizada mais para trás doque a abertura dedicada para a luz 513a formada na cobertura 51, é revestida para impedirvazamento de luz. Adicionalmente, a parte de proteção 513p proporcionada na cobertura 51é interposta entre uma parte de borda da circunferência interna 11b do carenagem frontal 10e a parte transmissiva 31a, e cobre uma área da parte transmissiva 31a exposta para a par-te de borda da circunferência interna 11b. Por conseqüência, a parte transmissiva 31a podeser impedida de ser danificada pela parte de borda da circunferência interna 11b do carena-gem frontal 10. Adicionalmente, um material mais macio do que a carenagem frontal 10 éutilizado para a cobertura 51, desse modo tornando possível adicionalmente impedir a partetransmissiva 31a de ser danificada.
Adicionalmente, a parte de proteção 513p da cobertura 51 é disposta para formarum pequeno vão livre entre a parte de proteção 513p e a parte de borda da circunferênciainterna 11b da carenagem frontal 10. Por conseqüência, mesmo quando a carenagem fron-tal 10 vibra durante o percurso, a vibração pode ser impedida de ser transferida para a partede proteção 513p, de modo que a parte transmissiva 31a também pode ser impedida de serdanificada pela parte de proteção 513p.
Adicionalmente, a parte de proteção 513p da cobertura 51 é disposta para tambémformar um pequeno vão livre entre a parte de proteção 513p e a parte transmissiva 31a.Como descrito acima, nas partes de montagem 511a, 511b e 511c, a cobertura 51 é fixajunto às partes de montagem 311a, 311b e 311c, proporcionadas na parte de farol dianteiro30. Por conseqüência, mesmo quando uma vibração é causada durante o percurso, as alte-rações no vão livre entre a parte de proteção 513p e a parte transmissiva 31a são inibidas.Por conseqüência, igualmente a parte transmissiva 31a pode ser inibida de ser danificadapela parte de proteção 513p.
Uma motocicleta 1 da presente concretização, como descrita acima, é caracteriza-da por incluir a parte de farol dianteiro 30 que é proporcionada na parte frontal do chassi doveículo, a qual inclui uma face frontal da mesma, a parte transmissiva 31a possuindo trans-missividade e que emite o feixe do farol dianteiro para o exterior através da parte transmissi-va 31a; a carenagem frontal 10 que inclui a abertura 11a na posição correspondendo à par-te transmissiva 31a e que cobre a parte frontal do chassi do veículo; e a cobertura 51 que éfixa junto às partes de montagem 311a, 311b e 311c, proporcionadas na parte de farol dian-teiro 30 e que é interposta entre a parte de borda da circunferência interna 11b do carena-gem frontal formando a abertura 11a e a parte transmissiva 31a.
Exemplos práticos adicionais da parte de farol dianteiro 30 e da cobertura 51 serãodescritos abaixo neste documento. A FIG. 11 é uma vista em seção transversal pega aolongo da linha XI-XI da FIG. 4. Enquanto partes da parte de farol dianteiro 30 no lado es-querdo do veículo são principalmente descritas abaixo, partes no lado direito do veículotambém possuem configurações similares.
O farol dianteiro 31 proporcionado na parte de farol dianteiro 30 (parte do chassi)inclui uma fonte de luz do farol dianteiro 31b no interior da parte em formato de caixa 30b. Ofarol dianteiro 31 é uma luz do tipo projetor e uma lâmpada 311 é disposta internamente auma cobertura 313 que possui um formato substancialmente cilíndrico com um lado de ex-tremidade traseira da mesma ligeiramente estreitado, e uma lente substancialmente hemis-férica 315 é montada em uma parte de extremidade frontal da cobertura 313. A luz emitidaa partir da lâmpada 311 é projetada para frente através da lente 315. Adicionalmente, umasuperfície periférica interna da cobertura 313 é formada como uma parte de reflexão de luz313c, na qual a luz emitida a partir da lâmpada 311 é refletida para o lado da lente 315.
Adicionalmente, uma parte cobrindo o lado frontal da fonte de luz do farol dianteiro31b na parte em formato de caixa 30b, é utilizada como uma cobertura transmissiva subs-tancialmente hemisférica (primeira cobertura transmissiva) 31a, se projetando ao longo dadireção para frente do veículo. A cobertura transmissiva 31a é inserida dentro da aberturadedicada para a luz 513a (veja a FIG. 6) proporcionada na cobertura 51. A luz a partir dafonte de luz do farol dianteiro 31b é transmitida através da cobertura transmissiva 31a e então é irradiada ao longo da direção para frente do veículo.
Na presente concretização, enquanto a luz do tipo projetor é utilizada como o faroldianteiro 31, a luz não está limitada a esta. Por exemplo, a luz pode ser uma luz do tipo refletor. Na parte de farol dianteiro 30, a lâmpada de posição 41, a qual é proporcionada emuma posição separada ao longo da direção da largura do veículo a partir do farol dianteiro31, inclui na mesma uma lâmpada (fonte de luz) 41b. Em um lado frontal da lâmpada 41b,uma cobertura transmissiva substancialmente hemisférica (segunda cobertura transmissiva)41a se projetando ao longo da direção para frente do veículo, é proporcionada. A cobertura transmissiva 41a é inserida dentro da abertura dedicada para a lâmpada 514a (veja a FIG.6) proporcionada na cobertura 51. A luz emitida a partir da lâmpada 41 b é transmitida através da cobertura transmissiva 41a e então é irradiada ao longo da direção para frente doveículo. Adicionalmente, uma face do lado interno de uma parte de montagem 413, junto aqual a lâmpada 41b é montada, é utilizada como uma parte de reflexão de luz 413c, na qual a luz emitida a partir da lâmpada 41 b é refletida em direção ao lado da cobertura transmissiva 41a.
Mesmo no caso onde a lâmpada 41b é omitida da lâmpada de posição 41, a faceinterior da parte de montagem 413 serve como uma parte de reflexão de luz 413c. Por conseqüência, existe um caso onde a luz que entrou na mesma a partir do lado externo é refletida pela parte de reflexão de luz 413c, de modo que a lâmpada de posição 41 aparece como estando acesa.
Como apresentado na FIG. 6, a cobertura (membro de conexão) 51 a ser montadano lado frontal da parte de farol dianteiro 30 inclui a abertura dedicada para a luz 513a naposição no lado central na direção da largura do veículo, e a abertura dedicada para a lâmpada 514a na posição no lado externo na direção da largura do veículo. A cobertura transmissiva 31a do farol dianteiro 31 e a cobertura transmissiva 41a da lâmpada de posição 41são, respectivamente, inseridas na abertura dedicada para a luz 513a e na abertura dedicada para a lâmpada 514a.
Na vista frontal, a cobertura transmissiva 31a do farol dianteiro 31 é envolvida pela parte de proteção 513p, por uma parte de parede 513i no lado central na direção da largurado veículo, pela parte de parede 513w no lado externo na direção da largura do veículo, epor uma parte de uma parte de borda 51 e no lado central na parte de borda 51 e na cobertura 51. Elas são coletivamente definidas como uma primeira parte periférica que envolve acobertura transmissiva 31a do farol dianteiro 31.
Adicionalmente, na vista frontal, a cobertura transmissiva 41a da lâmpada de posição 41 é envolvida por uma parte de proteção 514p, pela parte de parede 514w no lado central da direção da largura do veículo e por uma parte da parte de borda 51 e no lado externoda direção da largura do veículo na cobertura 51. Elas são coletivamente definidas comouma segunda parte periférica que envolve a cobertura transmissiva 41a da lâmpada de po-sição 41.
A primeira parte periférica e a segunda parte periférica são interconectadas pelaparte central da parte de borda 51 e na direção da largura do veículo, por uma parte de pa-rede superior 515w e por uma parte de parede inferior 516w da parte de duto 51 d, e pelaspartes de lâmina (parte do feixe) 51 f na cobertura 51. Elas são coletivamente definidas co-mo uma parte de conexão que interconecta entre a primeira parte periférica e a segundaparte periférica. Com a cobertura 51 configurada como descrito acima, o farol dianteiro 31 ea lâmpada de posição 41 estão inter-relacionadas em aparência (veja a FIG. 2).
Como apresentado na FIG. 11, de acordo com a presente concretização, as cober-turas transmissivas 31a e 41a como corpos separados são, respectivamente, proporciona-das no farol dianteiro 31 e na lâmpada de posição 41. Desse modo, o aumento nos pesosda cobertura transmissiva 31a e 41a pode ser minimizado mesmo no caso onde a distânciaentre o farol dianteiro 31 e a lâmpada de posição 41 é aumentada. Adicionalmente, com aprovisão das coberturas transmissivas 31a e 41a como corpos separados, a visibilidade dofarol dianteiro 31 e da lâmpada de posição 41 pode ser esperada de ser adicionalmente a-perfeiçoada.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 2, desde que a cobertura 51 é configu-rada como descrito acima, o farol dianteiro 31 e a lâmpada de posição 41 podem ser inter-relacionadas em aparência, como uma conseqüência, o farol dianteiro 31 e a lâmpada deposição 41 podem ser facilmente verificados à primeira vista.
Como apresentado na FIG. 5, de acordo com a presente concretização, desde queo farol dianteiro 31 e a lâmpada de posição 41 são mantidos pela parte comum do farol dian-teiro 30, uma configuração para suportar a lâmpada de posição 41 não tem que ser separa-damente proporcionada. Adicionalmente, desde que os faróis dianteiros esquerdo e direito31 e 33 são mantidos pela parte comum do farol dianteiro 30, o número de componentes /peças relacionadas com os faróis dianteiros 31 e 33 pode ser reduzido.
Na presente concretização, enquanto os faróis dianteiros direto e esquerdo 31 e 33e as lâmpadas de posição esquerda e direita 41 e 43 são mantidos pela parte comum dofarol dianteiro 30, a configuração não está limitada a esta configuração. Os faróis dianteirosesquerdo e direito 31 e 33 podem ser separados um do outro, ou alternativamente, os faróisdianteiros 31 e 33, e as lâmpadas de posição 41 e 43 podem ser separados uns dos outros.Adicionalmente, como apresentado na FIG. 6, de acordo com a presente concreti-zação, a cobertura 51 inclui as partes de lâmina (partes de feixe) 51f se estendendo em di-reção à parte de parede 514w na lateral da lâmpada de posição 41 a partir da parte de pa-rede 513w no lado do farol dianteiro 31. Por conseqüência, a rigidez ao longo da direção dalargura do veículo entre o farol dianteiro 31 e a lâmpada de posição 41, pode ser acentuada.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 6, de acordo com a presente concreti-zação, a cobertura 51 inclui, por exemplo, a parte de proteção 513p e a parte de borda 51 eenvolvendo a cobertura transmissiva 31a do farol dianteiro 31, como a primeira parte perifé-rica. Por conseqüência, as partes são interpostas entre a cobertura transmissiva 31a dofarol alto 31 e a parte de borda da circunferência interna 11b do carenagem frontal 10 (vejaa FIG. 10), desse modo permitindo que a cobertura transmissiva 31a seja inibida de ser da-nificada.
De forma similar, a cobertura 51 inclui, por exemplo, a parte de proteção 514p e aparte de borda 51 e envolvendo a cobertura transmissiva 41a da lâmpada de posição 41,como a segunda parte periférica. Por conseqüência, as partes são interpostas entre a cober-tura transmissiva 41a da lâmpada de posição 41 e a parte de borda da circunferência interna11b da carenagem frontal 10, desse modo permitindo que a cobertura transmissiva 41a sejainibida de ser danificada.
Adicionalmente, como apresentado na FIG. 11, de acordo com a presente concreti-zação, a cobertura transmissiva 31a do farol dianteiro 31 e a cobertura transmissiva 41a dalâmpada de posição 41, respectivamente, possuem os formatos se projetando para o ladofrontal do veículo. Por conseqüência, as visibilidades do farol dianteiro 31 e da lâmpada deposição 41 podem ser aperfeiçoados.
Enquanto a concretização da presente invenção foi descrita acima, a presente in-venção não está limitada à mesma, e várias modificações, obviamente, podem ser realiza-das pelos versados na técnica.
Por exemplo, na concretização descrita acima, as coberturas 51 e 53 são montadasno lado frontal da parte de farol dianteiro 30, mas elas podem ser omitidas. Mesmo nessecaso, uma parte envolvida por uma linha tracejada com pontos duplos na parte de farol dian-teiro 30 apresentada na FIG. 5 aparece dentro da abertura dedicada para a luz 11a da care-nagem frontal 10. Por conseqüência, pode ser dito que o farol dianteiro 31 e a lâmpada deposição 41 são interconectados em aparência. Em outras palavras, a parte de farol alto 30pode ser reconhecida como um membro de conexão, de uma maneira que, na face frontalda parte de chassi 30b, a parte periférica do farol alto 31 é reconhecida como a primeiraparte periférica, a parte de duto 31 d se estendendo a partir da parte do chassi 30 até o ladoexterno na direção da largura do veículo é reconhecida como a parte de conexão, e umaparte de extremidade 315d junto a qual a lâmpada de posição 41 é montada, é reconhecidacomo a segunda parte periférica.

Claims (11)

1. Motocicleta, CARACTERIZADA por compreender:uma carenagem frontal para cobrir um lado frontal do chassi de um veículo;uma fonte de luz do farol dianteiro para ser proporcionada nas respectivas lateraisem volta de um centro da carenagem frontal na direção da largura de um veículo;uma primeira cobertura transmissiva possuindo transmissividade e para ser propor-cionada em um lado frontal de cada fonte de luz de farol dianteiro;uma parte de reflexão de luz para ser proporcionada separada da fonte de luz dofarol dianteiro, junto a um lado externo na direção da largura de um veículo nas respectivaslaterais;uma segunda cobertura transmissiva para ser configurada como um corpo separa-do da primeira cobertura transmissiva, e para ser proporcionada em um lado frontal de cadaparte de reflexão de luz; eum membro de conexão proporcionado nas respectivas laterais e incluindo umaprimeira parte periférica que envolve a primeira cobertura transmissiva, uma segunda parteperiférica que envolve a segunda cobertura transmissiva, e uma parte de conexão que inter-conecta entre a primeira parte periférica e a segunda parte periférica.
2. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a fonte de luz do farol dianteiro e a parte de reflexão de luz são mantidas por uma partede corpo comum.
3. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a fonte de luz do farol dianteiro para ser proporcionada nas respectivas laterais é manti-da por uma parte de corpo comum.
4. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a fonte de luz do farol dianteiro e a parte de reflexão para serem proporcionadas nosrespectivos lados são mantidas por uma parte de corpo comum.
5. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a parte de conexão inclui uma parte de feixe se estendendo a partir da primeira parteperiférica até a segunda parte periférica.
6. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a primeira parte periférica é interposta entre a primeira cobertura transmissiva e a care-nagem frontal.
7. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a segunda parte periférica é interposta entre a segunda cobertura transmissiva e a ca-renagem frontal.
8. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a primeira cobertura transmissiva possui um formato se projetando para frente.
9. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a segunda cobertura transmissiva possui um formato se projetando para frente.
10. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque uma fonte de luz é proporcionada entre a parte de reflexão de luz e a segunda cobertura transmissiva.
11. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADA pelo fato deque a parte de reflexão de luz, a segundas cobertura transmissiva, e a fonte de luz configuram uma lâmpada de posição.
BRPI0900905A 2008-04-03 2009-03-27 motocicleta BRPI0900905B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008097495 2008-04-03
JP2008227912A JP5279417B2 (ja) 2008-04-03 2008-09-05 自動二輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0900905A2 true BRPI0900905A2 (pt) 2010-01-26
BRPI0900905B1 BRPI0900905B1 (pt) 2018-11-06

Family

ID=40751222

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900905A BRPI0900905B1 (pt) 2008-04-03 2009-03-27 motocicleta

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2106992B1 (pt)
JP (1) JP5279417B2 (pt)
CN (1) CN101549725B (pt)
AT (1) ATE481302T1 (pt)
BR (1) BRPI0900905B1 (pt)
DE (1) DE602009000176D1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5474732B2 (ja) * 2009-12-17 2014-04-16 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の前部構造
SG193275A1 (en) * 2011-03-04 2013-10-30 Honda Motor Co Ltd Lighting device for vehicle, and mounting structure for the device
JP6114064B2 (ja) * 2013-02-28 2017-04-12 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の前部構造
JP2015227102A (ja) 2014-05-30 2015-12-17 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗り型車両
JP6297998B2 (ja) * 2015-03-18 2018-03-20 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP6346631B2 (ja) 2016-03-24 2018-06-20 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両の前部構造
JP6327390B2 (ja) * 2017-07-03 2018-05-23 スズキ株式会社 車輌の風防装置
JP6323600B2 (ja) * 2017-07-03 2018-05-16 スズキ株式会社 車輌の風防装置
JP7377648B2 (ja) * 2019-08-16 2023-11-10 カワサキモータース株式会社 ヘッドランプユニット

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5725913Y2 (pt) * 1979-11-08 1982-06-04
JPS59105703U (ja) * 1983-01-06 1984-07-16 本田技研工業株式会社 スク−タ型自動二輪車のリヤコンビネ−ションライト
JP3692784B2 (ja) * 1998-07-13 2005-09-07 スズキ株式会社 自動二輪車用アッパーカウル
JP4594566B2 (ja) * 2001-09-13 2010-12-08 川崎重工業株式会社 自動二輪車のランプユニット
JP4094847B2 (ja) * 2001-12-19 2008-06-04 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車用ヘッドライト
US7080929B2 (en) 2004-07-29 2006-07-25 Kawasaki Jukogyo Kabushika Kaisha Lamp unit in motorcycle
JP4762629B2 (ja) 2005-07-29 2011-08-31 川崎重工業株式会社 自動二輪車のランプユニット
JP4600994B2 (ja) * 2005-08-31 2010-12-22 本田技研工業株式会社 車両用照明装置
JP4796364B2 (ja) * 2005-09-15 2011-10-19 川崎重工業株式会社 車両のランプ装置およびこれを備えた自動二輪車
JP4753310B2 (ja) * 2006-09-12 2011-08-24 本田技研工業株式会社 自動二輪車の灯火装置
CN200982578Y (zh) * 2006-10-23 2007-11-28 欧阳肯堂 一种摩托车前灯灯罩

Also Published As

Publication number Publication date
DE602009000176D1 (de) 2010-10-28
JP2009262913A (ja) 2009-11-12
EP2106992B1 (en) 2010-09-15
ATE481302T1 (de) 2010-10-15
CN101549725A (zh) 2009-10-07
CN101549725B (zh) 2012-04-18
EP2106992A1 (en) 2009-10-07
BRPI0900905B1 (pt) 2018-11-06
JP5279417B2 (ja) 2013-09-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0900905A2 (pt) motocicleta
JP4049260B2 (ja) 車両用灯具
US7798509B2 (en) Vehicle motorcycle light unit having lens
JP6690960B2 (ja) 車両用灯具
US7314297B2 (en) Vehicle lighting apparatus
EP2080696B1 (en) Straddle type vehicle
ES2481406T3 (es) Dispositivo de faro delantero y vehículo
BRPI1010354A2 (pt) Estrutura da parte dianteira de um veículo do tipo de selim
EP2106991B1 (en) Motorcycle
JP4762629B2 (ja) 自動二輪車のランプユニット
ES2675397T3 (es) Dispositivo de faro
US9310043B2 (en) Vehicle turn signal light device structure having a light shielding plate
BR102012004771A2 (pt) Estrutura de farol para veículo
BRPI0805677B1 (pt) estrutura de dispositivo de iluminação veicular
JP2018052263A (ja) 車両用灯火器構造
JP2009234479A (ja) 自動二輪車用前照灯装置
BR102012001251A2 (pt) Farol dianteiro
BR102015027074B1 (pt) Veículo do tipo scooter
JP6236047B2 (ja) 車両用リアコンビネーションランプ及び車両
JP6814193B2 (ja) 車両用灯火器
BR112021011233A2 (pt) Dispositivo de iluminação para veículo de montar
BR102018076578A2 (pt) Farol de veículo do tipo para montar
JP6517846B2 (ja) 鞍乗り型車両のヘッドライト
JPH05198202A (ja) 自動二輪車のヘッドランプ装置
JP2010012805A (ja) 自動二輪車の前照灯構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/03/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.