BRPI0721214A2 - "processo e dispositivo para estampagem profunda de peças brutas feitas de metal de chapa em peças brutas moldadas sem flange". - Google Patents

"processo e dispositivo para estampagem profunda de peças brutas feitas de metal de chapa em peças brutas moldadas sem flange". Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721214A2
BRPI0721214A2 BRPI0721214-3A2A BRPI0721214A BRPI0721214A2 BR PI0721214 A2 BRPI0721214 A2 BR PI0721214A2 BR PI0721214 A BRPI0721214 A BR PI0721214A BR PI0721214 A2 BRPI0721214 A2 BR PI0721214A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stamping
blank
blanks
chamber
deep
Prior art date
Application number
BRPI0721214-3A2A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Haar
Original Assignee
Saeta Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39149212&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0721214(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Saeta Gmbh & Co Kg filed Critical Saeta Gmbh & Co Kg
Publication of BRPI0721214A2 publication Critical patent/BRPI0721214A2/pt
Publication of BRPI0721214B1 publication Critical patent/BRPI0721214B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21DWORKING OR PROCESSING OF SHEET METAL OR METAL TUBES, RODS OR PROFILES WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21D24/00Special deep-drawing arrangements in, or in connection with, presses
    • B21D24/10Devices controlling or operating blank holders independently, or in conjunction with dies
    • B21D24/14Devices controlling or operating blank holders independently, or in conjunction with dies pneumatically or hydraulically
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21DWORKING OR PROCESSING OF SHEET METAL OR METAL TUBES, RODS OR PROFILES WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21D22/00Shaping without cutting, by stamping, spinning, or deep-drawing
    • B21D22/20Deep-drawing
    • B21D22/22Deep-drawing with devices for holding the edge of the blanks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Shaping Metal By Deep-Drawing, Or The Like (AREA)
  • Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO E DISPOSITIVO PARA ESTAMPAGEM PROFUNDA DE PEÇAS BRUTAS FEITAS DE METAL DE CHAPA EM PEÇAS BRUTAS MOLDADAS SEM FLANGE".
5 A presente invenção refere-se a um processo para estampagem
profunda de peças brutas feitas de metal de chapa, que está revestida com tinta ou material de filme, em peças brutas moldadas sem flange de acordo com a reivindicação 1.
Tampas para recipientes geralmente são produzidas pelo fato de 10 que peças brutas que estão vazadas das placas de metal de chapa, são es- tampadas em profundidade em uma matriz de estampagem profunda, sendo que são formadas peças brutas moldadas, aproximadamente em forma de cadinho, com uma parte de teto e uma parte de borda. Naturalmente, ocorre uma compressão do material na parte de borda, devido à redução do diâme- 15 tro. Pelo fato do material usado, particularmente, aço ou alumínio, ter uma textura predeterminada, são formadas pequenas saliências na borda livre em um processo de estampagem profunda desse tipo. São formados cha- mados recortes ou orelhas (formações de orelhas).
Em tampas para recipientes que recebem material sensível ou 20 que receberam um conteúdo que promove corrosão, é conhecido pintar o lado interno dessas tampas ou dotar a mesma de um outro revestimento, por exemplo, com material de filme. O revestimento se dá já no metal de chapa, isto é, na fita de chapa ou nas placas de metal de chapa a ser estampadas. Nesse caso, peças finas de felpa ou formações semelhantes a cabelo são 25 formadas na borda cilíndrica ou sem flange da tampa estampada em profun- didade, que são consideradas como extremamente desvantajosas. A razão é que, por um lado, essas "felpas" sujam fortemente a matriz. Por outro lado, elas podem contaminar o conteúdo de um recipiente na utilização posterior da tampa.
Uma matriz de estampagem profunda típica, para estampagem
profunda de peças brutas planas, com a finalidade de formar tampas, prevê um sino de estampagem e um núcleo de estampagem, em torno do qual o ' sino de estampagem forma a peça moldada em bruto em forma de cadinho. Devido à redução do diâmetro já descrita, dobras podem ser formadas na borda. Portanto, essa matriz de estampagem profunda prevê um chamado suporte de peça bruta, que se encosta contra a região de borda sob uma 5 força de mola. Nesse caso, o lado interno da região de borda está localizado no suporte de peça bruta e, desse modo, encosta-se contra a camada de tinta ou material de filme. Na técnica, presume-se que a ruptura do material ao final do processo de puncionagem, que é inevitável, particularmente, com metal de chapa mais duro, é a razão do desfiamento da camada.
Do documento EP 0595 417 B1, tornou-se conhecido um dispo-
sitivo de mola para um suporte de peça bruta de uma matriz de estampagem profunda, pelo qual a força do suporte de peça bruta, aplicada ao flange da peça bruta moldada, é reduzida no decorrer do processo de estampagem profunda. Tal como se sabe, a intensidade da pressão entre suporte de peça 15 bruta e peça bruta moldada aumenta no decorrer do processo de deforma- ção, mesmo a uma força constante sobre o suporte de peça bruta, porque a área da região de borda da peça bruta moldada, que coopera com o suporte de peça bruta, diminui crescentemente. Por sucessiva redução da força no suporte de peça bruta, procura-se manter a intensidade da pressão aproxi- 20 madamente constante, no caso conhecido.
Do documento US-A-5 433 099, tornou-se conhecido um pro- cesso para estampagem profunda de peças brutas que são vazadas do ma- terial de chapa, que está pintado ou revestido com material de filme, por e- xemplo, feito de aço ou alumínio, para peças brutas moldadas, sem flange, 25 sendo que as peças brutas são deformadas para uma parte em formato de cadinho, com uma borda cilíndrica sem flange, em torno de um núcleo de estampagem por meio de um sino de estampagem de uma matriz de estam- pagem, e uma força de mola predeterminada é aplicada ao lado da borda oposta ao sino de estampagem, durante a formação da borda das peças 30 brutas por meio de um suporte de peça bruta. A força de mola aplicada ao suporte de peça bruta é espontaneamente reduzida substancialmente para zero, pouco antes do término do processo de estampagem. Do documento EP-A-O 595 417 tornou-se conhecida uma matriz de estampagem para estampagem profunda de peças brutas, com um sino de estampagem, um núcleo de estampagem, um suporte de peça bruta ou uma mola pneumática, que aplica uma força de mola ao suporte de peça 5 bruta.
A presente invenção está baseada no objetivo de fornecer um dispositivo para estampagem profunda de peças brutas planas em peças brutas moldadas, sem flange, em formato de cadinho, em que as peças bru- tas são vazadas de um metal de chapa, que está pintado ou revestido com 10 material de filme, no qual é evitada a geração de cabelos de tinta e fenôme- nos similares.
Esse objetivo é alcançado pelas características da reivindicação
1.
No dispositivo da presente invenção, a força de mola aplicada ao suporte de peça em bruta é espontaneamente reduzida substancialmente para zero, pouco antes do término do processo de estampagem.
Foi constatado que a formação de cabelos de tinta é evitada em peças brutas moldadas sem flange, quando a força aplicada ao suporte de peça bruta é retirada iminentemente antes do término do processo de es- •20 tampagem, isto é, quando, em cada caso, a borda ou canto da parte de bor- da se encosta contra o suporte de peça bruta, substancialmente, sem pres- são. No presente contexto, sem flange significa que a borda da peça bruta moldada não tem um flange no canto livre, isto é, a borda é cilíndrica.
O dispositivo de acordo com a presente invenção está baseado 25 na descoberta de que a tinta ou material de filme é destacado do material de base na região de borda, quando as peças brutas são vazadas do metal de chapa. O vazamento das peças brutas ocorre antes ou simultaneamente à estampagem profunda, pelo fato de que o sino de estampagem profunda realiza o processo de vazamento. Na estampagem profunda convencional, o 30 suporte de peça bruta entra em contato com essa região de borda destacada do revestimento e não causa nenhuma "ação de mastigação" no momento em que o metal de chapa a ser estampado deixa o suporte de peça bruta. • Desse modo, isso causa uma destruição mais ou menos forte dessa região de borda destacada, o que leva à formação dos cabelos de tinta que já fo- ram mencionados várias vezes.
É decisivo para o dispositivo da presente invenção que a força 5 de mola aplicada ao suporte de peça bruta seja extensivamente levada a zero, a saber, dentro de um tempo muito curto, por exemplo, dentro de milis- segundos. O momento no qual a força de mola sobre o suporte de peça bru- ta é eliminada pode ser ajustado, em cada caso, pela posição do suporte de peça bruta ou do sino de estampagem. Naturalmente, essa posição depende 10 da geometria da peça bruta moldada a ser produzida.
Como indicado acima, é conhecido proporcionar a força sobre o suporte de peça bruta por uma força pneumática, por exemplo, por uma al- mofada de gás, que é fechada por um pistão, que, por sua vez, encosta-se contra o suporte de peça bruta por meio de elementos de transmissão de 15 força apropriados. Nessa modalidade, a almofada de gás é descarregada em direção à atmosfera, quando a força de mola deve ser eliminada.
Depois da descarga da almofada de gás, o espaço que recebe a almofada de gás tem de ser novamente enchido com gás, a fim de por for- necer a força de mola para o processo de estampagem seguinte.
No dispositivo conhecido, a força de mola é sucessivamente re-
duzida durante o processo de estampagem, a fim de obter uma pressão a- proximadamente constante entre o suporte de peça bruta e a borda da peça bruta moldada. Na presente invenção, verificou-se que uma redução da for- ça de mola durante o processo de estampagem não traz quaisquer vanta- 25 gens. Ao contrário, de acordo com a presente invenção, propõe-se que se deixe a força de mola aumentar linearmente durante o processo de estam- pagem, até a queda espontânea. Esse é automaticamente o caso, quando o volume de uma almofada de gás é continuamente reduzido durante o pro- cesso de estampagem. As intensidades de pressão são, desse modo, au- 30 mentadas durante o processo de estampagem, o que, no entanto, compensa parcialmente o fenômeno de que região de borda fica mais espessa na de- formação progressiva da mesma, e, com isso, é necessária uma força de mola mais alta para impedir a formação de dobras.
Na matriz de estampagem de acordo com a invenção, a mola pneumática está formada por um volume de gás em uma câmara que está fechada por um pistão. O pistão, por sua vez, atua sobre o suporte de peça 5 bruta por meio de elementos de transmissão de força, e uma válvula de des- carga está associada à câmara, que é ativada quando o pistão atingiu uma posição inferior predeterminada, com o que a câmara é subitamente descar- regada. A fim de ativar a válvula, uma haste ou uma alavanca pode estar associada à válvula de descarga, de acordo com uma modalidade da pre- 10 sente invenção, que está disposta na câmara e pode ser manobrada pelo pistão.
Como uma nova formação de pressão por ventilação é necessá- ria depois da descarga da câmara, de acordo com uma modalidade da pre- sente invenção, está prevista uma fonte de pressão que pode ser ligada à 15 câmara por meio de uma válvula de ar. Um dispositivo de controle ativa a válvula de ar depois de terminado o processo de estampagem. Desse modo, o pistão e o suporte de peça moldada são ajustados automaticamente para uma posição superior e estão, então prontos para o processo de estampa- gem seguinte.
•20 Um exemplo de realização da presente invenção é explicado
mais detalhadamente a seguir, por meio de desenhos.
Figura 1 mostra, em uma vista esquemática, um corte através de uma peça bruta para a produção de uma peça bruta moldada cilíndrica.
Figura 2 mostra, em uma vista esquemática, uma matriz de es- tampagem, durante um processo de estampagem com uma peça bruta após a figura 1.
Figura 3 mostra, em uma vista esquemática, um dispositivo de mola para o suporte de peça bruta da matriz de estampagem após a figura
2.
Figura 4 mostra duas linhas de núcleo de mola de um dispositivo
de mola para um suporte de peça bruta da matriz de estampagem após a figura 2. Uma peça bruta 10, não necessariamente anular, na figura 1 consiste em um material de base 12 e um revestimento 14. O material de base consiste, por exemplo, em chapa de aço ou alumínio. O revestimento
14 é, por exemplo, uma tinta, um filme plástico ou similar. Em 16 é mostrado 5 como o revestimento foi destacado do material de base 12 na borda da peça bruta. Esse processo ocorre quando a peça bruta 10 é vazada da chapa de metal revestida.
A matriz de estampagem profunda após a figura 2 tem núcleo de estampagem 18, por exemplo, cilíndrico, um sino de estampagem 20 cilín- 10 drico-anular e um suporte de peça bruta 22 em formato de disco anular. Es- sa construção de uma matriz de estampagem profunda é conhecida, em ge- ral. O núcleo de estampagem 18 é, por exemplo, estacionário, enquanto o sino de estampagem 20 está acoplado, com ajuda de um dispositivo de pressão apropriado, por exemplo, a haste de impulso de uma prensa de ala- 15 vanca. Em seu lado inferior, o suporte de peça bruta 22 está em contato com elementos de transmissão de força 24, que são uma parte de um dispositivo de mola. As forças de mola que atuam sobre os elementos de transmissão de força 24 estão indicadas em 26 na figura 2.
Na figura 2 está indicado como a peça bruta 10 é estampada em 20 profundidade por formação progressiva da região de borda, aproximadamen- te em torno do núcleo de estampagem 18, com ajuda do sino de estampa- gem 20. O suporte de peça bruta 22 encosta-se contra "o lado interno" da peça bruta moldada e evita a formação de dobras na região de borda, devido à redução de diâmetro do material. A construção e função de uma matriz de 25 estampagem são conhecidas, em geral.
Na figura 3, podem ser reconhecidos os elementos de transmis- são de força 24 após a figura 2, que cooperam com um pistão 28, que está assentado hermeticamente em uma câmara cilíndrica 30. Durante o proces- so de estampagem profunda, a câmara 30 é preenchida com gás, por exem- 30 pio, com ar, de preferência, sob uma determinada pressão. Quando o supor- te de peça bruta 22 após a figura 1 é movido para baixo durante o processo de estampagem, o pistão 28 move-se para o interior da câmara 30 e com- prime a almofada de gás, com o que a força de mola sobre o suporte de pe- ça bruta 22 aumenta de modo aproximadamente linear. Isso está indicado por uma linha característica 32 na figura 4, onde a força de mola está indica- da, em cada caso, na dependência do caminho do pistão 28 ou do suporte 5 de peça bruta 22. Uma linha característica 34 seria obtida quando a força de mola fosse reduzida continuamente, com o deslocamento progressivo do volume na câmara 30, tal como no estado da técnica, mencionado inicial- mente.
Na figura 3 está indicado que o fundo da câmara 36 tem uma abertura, que normalmente está fechada por uma cabeça de válvula 38, que é previamente posta sob tensão por uma mola 40 na posição de fechamen- to. A cabeça de válvula 38 está dotada de uma barra de manobra 42, que se projeta na câmara 30, de modo aproximadamente perpendicular à extensão do pistão 28. Quando o pistão 28 atinge a barra 42, a válvula 38 é aberta, e o ar na câmara 30 pode descomprimir-se subitamente, de modo que a força de mola 26 sobre o suporte de peça bruta 22 é eliminada dentro de milisse- gundos. A barra está dimensionada de tal modo que ela é ativada pelo pis- tão 28, quando, em cada caso, o sino de estampagem ou o suporte de peça bruta 22, estão imediatamente antes de suas posições finais durante o pro- k · 20 cesso de estampagem.
A câmara 30 está ligada a uma fonte de pressão 46 por meio de uma ligação 44 por uma válvula 48. A válvula 48 é manobrada por um dispo- sitivo de controle 50, que, por sua vez, recebe um sinal de pressão por meio de um sensor de pressão 52, que corresponde à pressão na câmara 30, e 25 que recebe, adicionalmente, um outro sinal por meio de 54, que indica quan- do o processo de estampagem está concluído e o sino de estampagem 20 é deslocado de volta para a posição inicial. Nesse momento, a válvula 48 é aberta, de modo que a fonte de pressão 46 pode encher a câmara 30 com gás com uma pressão predeterminada.

Claims (3)

1. Matriz de estampagem para estampagem profunda de peças brutas, que estão vazadas de um metal de chapa que está pintado ou reves- tido com material de filme em peças brutas moldadas sem flange, com um sino de estampagem, um núcleo de estampagem, um suporte de peça bruta e uma mola pneumática, que aplica uma força de mola ao suporte de peça bruta, caracterizada pelo fato de que a mola pneumática está formada por um volume de gás em uma câmara (30), que está fechada hermeticamente por um pistão (28), que, por sua vez, encosta-se contra o suporte de peça bruta (22) por meio de elementos de transmissão de força (24), e uma válvu- la de descarga (38) está associada à câmara (30), que é ativada quando o pistão (28) chega a uma posição inferior predeterminada, com o que a câma- ra (30) é subitamente descarregada.
2. Matriz de estampagem de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizada pelo fato de que a válvula de descarga (38) está adaptada para ser acoplada a uma haste ou uma alavanca, que se projeta na câmara (30) e pode ser ativada pelo pistão (28).
3. Matriz de estampagem de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que está prevista uma fonte de pressão (46) que pode ser ligada à câmara (30) por meio de uma válvula de ar (48), e um dis- positivo de controle (50) está previsto para a manobra da válvula de ar (48), depois de concluído o processo de estampagem.
BRPI0721214-3A 2007-02-01 2007-11-21 Matriz de estampagem para estampagem profunda de peças brutas BRPI0721214B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007005011.0 2007-02-01
DE102007005011A DE102007005011B4 (de) 2007-02-01 2007-02-01 Verfahren und Ziehwerkzeug zum Tiefziehen von Rohlingen aus Blechmaterial zu flanschlosen Formlingen
PCT/EP2007/010053 WO2008092486A1 (de) 2007-02-01 2007-11-21 Verfahren und vorrichtung zum tiefziehen von rohlingen aus blechmaterial zu flanschlosen formlingen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0721214A2 true BRPI0721214A2 (pt) 2014-03-18
BRPI0721214B1 BRPI0721214B1 (pt) 2019-04-30

Family

ID=39149212

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721214-3A BRPI0721214B1 (pt) 2007-02-01 2007-11-21 Matriz de estampagem para estampagem profunda de peças brutas

Country Status (16)

Country Link
US (1) US9283611B2 (pt)
EP (1) EP2125264B1 (pt)
JP (1) JP5141921B2 (pt)
CN (1) CN101678428B (pt)
AT (1) ATE474677T1 (pt)
AU (1) AU2007345439B2 (pt)
BR (1) BRPI0721214B1 (pt)
CA (1) CA2676966C (pt)
DE (2) DE102007005011B4 (pt)
DK (1) DK2125264T3 (pt)
ES (1) ES2345298T3 (pt)
MX (1) MX2009008098A (pt)
PL (1) PL2125264T3 (pt)
PT (1) PT2125264E (pt)
RU (1) RU2448799C2 (pt)
WO (1) WO2008092486A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007005011B4 (de) * 2007-02-01 2012-09-06 Saeta Gmbh & Co. Kg Verfahren und Ziehwerkzeug zum Tiefziehen von Rohlingen aus Blechmaterial zu flanschlosen Formlingen
ITMC20080229A1 (it) * 2008-12-22 2010-06-23 Beltrani Alfio Procedimento per la lavorazione di lastre metalliche, al fine di ottenere manufatti bombati e verniciati.
EP2744659B1 (en) * 2011-08-19 2018-04-11 3M Innovative Properties Company Method of forming deep-drawn paint film laminated sheet metal
WO2015002077A1 (ja) * 2013-07-03 2015-01-08 新日鐵住金株式会社 プレス成形装置およびプレス成形方法
CN103978085B (zh) * 2014-04-08 2016-01-20 江门市新会区同达化工机械制造有限公司 一种冲压成形方法
DE102015113267A1 (de) 2015-08-12 2017-02-16 Rainer Naroska Verpackungsmaschinen Gmbh & Co. Kg Tiefziehwerkzeug zum Tiefziehen von Rohlingen
DE102016104375A1 (de) * 2016-03-10 2017-09-14 Pester Pac Automation Gmbh Vorrichtung und Verfahren zum Betrieb der Vorrichtung
DE102017118559A1 (de) 2017-08-15 2019-02-21 Neoform Flensburg Gmbh & Co. Kg Tiefziehwerkzeug zum Tiefziehen von Rohlingen

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1431175A (en) * 1919-05-08 1922-10-10 Said Ogden Metal-working machine
US2300162A (en) * 1938-05-13 1942-10-27 Dominion Eng Works Ltd Hydraulic press
SU80681A1 (ru) * 1949-04-20 1949-11-30 В.Е. Недорезов Выт жной штамп
US3286496A (en) * 1961-07-07 1966-11-22 Siemens Elektrogeraete Gmbh Apparatus for hydraulic deep-drawing of sheet metal
US3202411A (en) * 1963-10-11 1965-08-24 Elmer F Heiser Fluid spring system
US3435653A (en) * 1966-01-21 1969-04-01 Nat Dairy Prod Corp Forming method and apparatus
US3908429A (en) * 1974-01-21 1975-09-30 Mts System Corp Hydraulic servo valve controlled cupping press
NL181914C (nl) * 1977-07-05 1900-01-01 Toyo Seikan Kaisha Ltd Inrichting voor het vervaardigen van getrokken voorwerpen.
US4214471A (en) * 1978-02-13 1980-07-29 Redicon Corporation Triple action container drawing and redrawing apparatus
DE2953430C2 (de) * 1978-12-21 1985-07-04 Evgenij Aleksandrovič Antonov Verfahren zur Herstellung von hohlen Erzeugnissen durch Tiefziehen und Presse zur Durchführung dieses Verfahrens
JPS5737599U (pt) * 1980-08-13 1982-02-27
DE3476524D1 (en) * 1984-06-29 1989-03-09 Schuler Gmbh L Drawing device in a press
US5209099A (en) * 1985-03-15 1993-05-11 Weirton Steel Corporation Draw-process methods, systems and tooling for fabricating one-piece can bodies
JPS6395699U (pt) * 1986-12-10 1988-06-20
WO1992007711A1 (fr) * 1990-11-02 1992-05-14 Kabushiki Kaisha Komatsu Seisakusho Dispositif de coussin de serre-flan d'une presse
JP2513379B2 (ja) * 1991-10-02 1996-07-03 東洋製罐株式会社 有機被覆金属材の絞り成形法
DE4230716B4 (de) * 1992-09-14 2007-06-28 Manfred Tries Folgesteueranordnung für zwei doppeltwirkende Druckzylinder
NL9201857A (nl) 1992-10-26 1993-10-18 Paul Johan Ten Dam Degressieve gasveer.
US5457980A (en) * 1992-11-05 1995-10-17 Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha Method and device for controlling, checking or optimizing pressure of cushion pin cylinders of press by discharging fluid or initial pressure
SE500250C2 (sv) * 1993-04-19 1994-05-24 Ap & T Tranemo Ab Hydraulpress för djupdragning
US5588641A (en) * 1993-11-26 1996-12-31 Stromsholmens Mekaniska Verkstad Ab Gas spring which after compression has a time delayed return to its original length
JPH0929349A (ja) * 1995-07-18 1997-02-04 Toyota Motor Corp 可変ビードを利用した絞り成形方法および装置
DE19653270B4 (de) * 1996-12-20 2008-01-03 Zf Sachs Ag Geberzylinder für hydraulische Betätigungssysteme
DE19756911A1 (de) 1997-12-19 1999-06-24 Erfurt Umformtechnik Gmbh Pneumatische Zieheinrichtung
RU2149728C1 (ru) * 1998-07-06 2000-05-27 Открытое акционерное общество "АВТОВАЗ" Способ вытяжки разнотолщинной сварной листовой заготовки и штамп для его реализации
US5970775A (en) * 1998-08-11 1999-10-26 Can Industry Products, Inc. Method and apparatus for forming cup-shaped container bodies
DE19954310B4 (de) 1999-11-11 2007-01-18 Thoms, Volker, Prof.Dr. Verfahren zum schnellen Regeln von Ziehvorgängen in Pressen und hierzu geeignete Ziehpresse
AR027371A1 (es) * 2000-02-10 2003-03-26 Envases Uk Ltd Deformacion de cuerpos de pared delgada
JP2002224897A (ja) * 2001-02-02 2002-08-13 Komatsu Ltd ダイクッション装置
DE10341224A1 (de) * 2003-09-04 2005-04-07 Maiko Engineering Gmbh Tiefziehverfahren
ITPD20050138A1 (it) * 2005-05-17 2006-11-18 Special Springs Srl Attrezzatura per il bloccaggio di un foglio di lamiera atto ad essere sagomato in una pressa
JP2007007716A (ja) * 2005-07-04 2007-01-18 Fanuc Ltd ダイクッション機構の衝突判定装置および衝突判定システム
US7765848B2 (en) 2006-04-14 2010-08-03 Honda Motor Co., Ltd. Press working method and press working apparatus
DE102007005011B4 (de) * 2007-02-01 2012-09-06 Saeta Gmbh & Co. Kg Verfahren und Ziehwerkzeug zum Tiefziehen von Rohlingen aus Blechmaterial zu flanschlosen Formlingen
JP5466834B2 (ja) * 2008-05-22 2014-04-09 株式会社小松製作所 ダイクッション装置

Also Published As

Publication number Publication date
CA2676966C (en) 2012-05-22
JP5141921B2 (ja) 2013-02-13
ES2345298T3 (es) 2010-09-20
CN101678428A (zh) 2010-03-24
PT2125264E (pt) 2010-08-02
DK2125264T3 (da) 2010-11-15
DE102007005011B4 (de) 2012-09-06
US9283611B2 (en) 2016-03-15
ATE474677T1 (de) 2010-08-15
MX2009008098A (es) 2009-12-14
AU2007345439B2 (en) 2014-09-04
JP2010517778A (ja) 2010-05-27
EP2125264A1 (de) 2009-12-02
CA2676966A1 (en) 2008-08-07
DE502007004524D1 (de) 2010-09-02
RU2448799C2 (ru) 2012-04-27
US20100139357A1 (en) 2010-06-10
PL2125264T3 (pl) 2010-12-31
EP2125264B1 (de) 2010-07-21
RU2009132665A (ru) 2011-03-10
CN101678428B (zh) 2012-05-30
WO2008092486A1 (de) 2008-08-07
AU2007345439A1 (en) 2008-08-07
BRPI0721214B1 (pt) 2019-04-30
DE102007005011A1 (de) 2008-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721214A2 (pt) "processo e dispositivo para estampagem profunda de peças brutas feitas de metal de chapa em peças brutas moldadas sem flange".
CN201049851Y (zh) 一种放卷装置
JP2008142772A (ja) せん断総抜型
JP3579936B2 (ja) 有底筒状製品の成形方法
JP2943965B2 (ja) 押出プレスのデイスカード切断装置
US4362037A (en) Hollow article internal pressure forming apparatus and method
BR0211506A (pt) Pilha eletroquìmica
JP2943970B2 (ja) 押出プレスのディスカード切断方法および装置
EP0572301A1 (fr) Dispositif d'emboutissage de matériaux en feuille sur une matrice de formage en matériau élastique
JP2007232064A (ja) 有底円筒ピストンの防塵ブーツ用溝成形方法及び該成形方法によって作られるピストン
JP2008173678A (ja) プレス成形装置
JP2000176588A (ja) 有底容器の衝撃押出し成形装置および衝撃押出し成形方法
JP2894538B2 (ja) 押出プレスのダイス保持装置
CN214866849U (zh) 一种u形弹簧的成型模具
JPH11290960A (ja) プレス成形方法およびプレス成形装置
JP4267992B2 (ja) キャッピング装置及び加圧ユニット
JP2006061957A (ja) トリミング方法およびトリミング装置
JP7421365B2 (ja) プレス装置及び部材の製造方法
EP1162014B1 (en) Pressure controlled fluid pressure extrusion method
JPH08150420A (ja) 容器の成形方法
CN207238913U (zh) 一种汽车横梁支架拉延模具
CN218368425U (zh) 一种涂料灌装机的称量机构
CN101380824B (zh) 用于微结构转印的均压装置
JPS5937310Y2 (ja) 油圧ダイクツシヨン装置
JP2000343170A (ja) 鍛造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: B21D 24/14

Ipc: B21D 24/14 (1968.09), B21D 24/10 (1968.09)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS