BRPI0714647A2 - mÉtodo de determinaÇço de imagens impressas - Google Patents

mÉtodo de determinaÇço de imagens impressas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714647A2
BRPI0714647A2 BRPI0714647-7A BRPI0714647A BRPI0714647A2 BR PI0714647 A2 BRPI0714647 A2 BR PI0714647A2 BR PI0714647 A BRPI0714647 A BR PI0714647A BR PI0714647 A2 BRPI0714647 A2 BR PI0714647A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
printing
printed
characteristic images
characteristic
determination method
Prior art date
Application number
BRPI0714647-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Jordi Puig Vila
Felip Ferrer Cadillach
Original Assignee
Comexi Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Comexi Sa filed Critical Comexi Sa
Publication of BRPI0714647A2 publication Critical patent/BRPI0714647A2/pt
Publication of BRPI0714647B1 publication Critical patent/BRPI0714647B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F33/00Indicating, counting, warning, control or safety devices
    • B41F33/0081Devices for scanning register marks
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F13/00Common details of rotary presses or machines
    • B41F13/08Cylinders
    • B41F13/10Forme cylinders
    • B41F13/12Registering devices
    • B41F13/14Registering devices with means for displacing the cylinders
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F33/00Indicating, counting, warning, control or safety devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41PINDEXING SCHEME RELATING TO PRINTING, LINING MACHINES, TYPEWRITERS, AND TO STAMPS
    • B41P2213/00Arrangements for actuating or driving printing presses; Auxiliary devices or processes
    • B41P2213/90Register control
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41PINDEXING SCHEME RELATING TO PRINTING, LINING MACHINES, TYPEWRITERS, AND TO STAMPS
    • B41P2233/00Arrangements for the operation of printing presses
    • B41P2233/50Marks on printed material
    • B41P2233/52Marks on printed material for registering

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Inking, Control Or Cleaning Of Printing Machines (AREA)
  • Printing Methods (AREA)

Abstract

MÉTODO DE DETERMINAÇçO DE IMAGENS IMPRESSAS, Este compreende realizar um deslocamento do registro transversal e/ou longitudinal de uns cilindros de impressão (R~ 1~, R~ 2~, R~ 3~, R~ 4~, R~ 5~), ou sua retirada do estado de impressão, imprimir umas marcas, detectá-las, comparar as posições detectadas com pelo menos uma referência posicional, e realizar pelo menos uma operação ulterior. Um primeiro aspecto compreende utilizar umas marcas que se fossem impressas apareceriam superpostas, utilizar como referência posicional uma zona do material (2), e realizar como operação ulterior uma operação de associação de marcas com relação a cilindros de impressão e/ou de ajuste de registro e/ou de pressões. Um segundo aspecto compreende realizar uma impressão e uma detecção prévias das marcas antes de ditos deslocamentos de registro, utilizar como referências posicionais as posições prévias detectadas, e realizar como operação ulterior uma operação de determinação de marcas com relação a grupos de impressão.

Description

"MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS" Campo da técnica
A presente invenção se refere em geral a um método de determinação de imagens impressas, em particular aplicável a uma impressora com uns grupos de impressão portadores cada um de um cilindro de impressão com uma respectiva imagem característica a ser impressa sobre um material, mas cuja determinação ou discernimento não é possível inicialmente, ou porque se desconhece a princípio se pertence a um determinado cilindro ou porque algumas das imagens características apareceriam em parte ou completamente superpostas em caso de que se realizara uma primeira impressão. Estado da técnica
Conhecem-se diferentes tipos de impressoras, tais como as flexográficas, que compreendem uma série de grupos impressores, com uns cilindros de impressão, com umas imagens características ou marcas a serem impressas incorporadas nos cilindros ou diretamente, por exemplo, rotogravura, ou por intermediação de uns correspondentes clichês ou camisa gravada no caso de flexografia.
Ditas máquinas impressoras podem incorporar sistemas automáticos de ajuste do registro da impressão ou da transferência da tinta através da inspeção das imagens características ou marcas impressas sobre um material.
Em tais máquinas é habitual o intercâmbio dos cilindros ou dos clichês por outros quando se deseja realizar uma impressão de um novo padrão, portanto, antes de proceder um novo ajuste dos mesmos, ou do registro ou da pressão, e porque cada cilindro, camisa ou clichê novo montado porta uma nova marca, é necessário atribuir cada marca a um grupo impressor.
No caso em que a ordem das marcas em relação aos grupos impressores esteja pré-fixada pela ordem de trabalho, qualquer mudança nesta ordem pré-fixada deve ser atribuída de novo manualmente.
Se não se dispõe de uma ordem pré-fixada, deve ser comprovado de maneira visual por um operário, inspecionando diretamente os cilindros, os clichês ou o material já impresso, o que faz com que as operações de ajuste de registro e pressões necessárias para começar a imprimir o novo padrão de maneira adequada sejam postergadas, já que para seu início é necessário esperar que o operário acabe de realizar a inspeção visual, e introduza os dados correspondentes no sistema automático encarregado de levar a cabo ditas operações, ou na sua falta realizá-las manualmente.
O método proposto pela presente invenção é aplicável para o mencionado caso de que a ordem das marcas não seja sempre fixa com relação à ordem dos grupos de impressão. Por outro lado, existem nos clichês ou camisas de impressão um tipo
de imagens características ou marcas (em geral auxiliares para tarefas de montagem ou pré-montagem) que quando são impressas sobre um material laminar, aparecem parcialmente superpostas, o que impossibilita realizar, utilizando ditas marcas, operações ulteriores tais como ajuste automático de registro ou ajuste de pressões, bem como a comentada determinação de qual cilindro de impressão pertence cada marca.
Não se conhecem propostas direcionadas a aproveitar ditas marcas, que em caso de serem impressas aparecem superpostas, para a realização de uma ou mais das operações comentadas no parágrafo anterior. Em quaisquer dos casos comentados, tanto o referente a que a ordem
das marcas não seja sempre fixa com relação à ordem dos grupos de impressão, como o referente à superposição das marcas utilizadas em caso de serem impressas, não é possível realizar uma determinação ou discernimento inicial das marcas, ou porque se desconhece a princípio a qual pertence ou porque algumas das imagens características aparecem em parte ou completamente superpostas. Explicação da invenção
Parece necessário oferecer uma alternativa ao estado da técnica que cubra as lacunas encontradas no mesmo, por meio do fornecimento de um método cuja aplicação permite realizar uma determinação de imagens impressas, ou marcas, para os dois casos mencionados, isto é, tanto quando a ordem das marcas não seja sempre fixa com relação à ordem dos grupos de impressão, como quando algumas ou todas as marcas apareçam superpostas impossibilitando sua determinação ou discernimento.
Tal objetivo é conseguido com a presente invenção por meio do fornecimento de um método cuja aplicação permite determinar claramente as distintas marcas impressas para realizar operações ulteriores, bem como determinar qual marca corresponde a cada grupo impressor, sem a necessidade de inspecionar visualmente o cilindro, camisa, clichê ou material impresso, encurtando assim o tempo de espera prévio ao início das operações de ajuste de registro e pressões necessárias para começar a imprimir, em relação aos métodos convencionais de inspeção visual descritos na seção anterior.
Para isso, a presente invenção se refere a um método de determinação de imagens impressas, do tipo que compreende a utilização de uma impressora com pelo menos um primeiro e um segundo grupos de impressão que incluem uns respectivos primeiro e segundo cilindros de impressão, em geral com um mesmo desenvolvimento de impressão, cada um de ditos cilindros de impressão com pelo menos uma respectiva imagem característica a ser impressa sobre um material.
De acordo com um primeiro aspecto, o método proposto compreende utilizar como imagens características, umas imagens, de entre as quais pelo menos algumas, se fossem impressas, apareceriam sobre uma zona de dito material, parcial ou totalmente superpostas entre si.
Dita superposição, embora seja parcial, impossibilita inicialmente a determinação ou discernimento de cada imagem característica.
Para solucionar isso e poder assim determinar cada imagem característica, o método proposto de acordo com o primeiro aspecto da invenção compreende realizar as seguintes etapas:
a) deslocar de maneira controlada o registro transversal e/ou longitudinal de um ou mais de ditos cilindros de impressão, ou tirar um do estado de impressão,
b) acionar ditos grupos de impressão para realizar uma impressão de uma ou mais de ditas imagens características sobre dito material a ser impresso,
c) detectar, por meio de um sistema de detecção automático, ditas imagens características se foram impressas sobre o material a ser impresso, para identificá-las e conhecer sua posição relativa dentro de dito desenvolvimento de
impressão, ou detectar a ausência de ditas imagens características se não foram impressas sobre dito material em dita etapa b),
d) comparar as posições relativas detectadas na etapa c) com a posição relativa de dita zona do material, para determinar uma possível discrepância posicionai para pelo menos uma das imagens características e/ou
determinar uma possível ausência de impressão de uma de ditas imagens características, e
e) realizar pelo menos uma operação de associação de imagens características com relação a cilindros de impressão e/ou de ajuste de registro e/ou de ajuste de pressões de ditos cilindros de impressão.
Para um exemplo de realização, dita etapa e) compreende realizar dita
operação de associação de imagens características com relação a cilindros de impressão, por meio das seguintes sub-etapas:
el) determinar que um de ditos cilindros de impressão está associado a uma imagem característica que sofreu uma discrepância posicionai pelo menos se o registro transversal e/ou longitudinal de dito cilindro de impressão foi deslocado em dita etapa a), e/ou
e2) determinar que um de ditos cilindros de impressão está associado a uma de ditas imagens características, a qual não sofreu uma discrepância posicionai, se o registro de dito cilindro de impressão não foi deslocado em dita etapa a), e/ou
e3) determinar que um de ditos cilindros de impressão está associado a uma de ditas imagens características, a qual não foi impressa, se dito cilindro de impressão foi tirado do estado de impressão em dita etapa a). Para um exemplo de realização preferido do primeiro aspecto da invenção, ditas imagens características são umas marcas de montagem utilizadas para o posicionamento e montagem, ou pré-montagem, de uns clichês sobre uns cilindros de impressão, as quais são comuns nos clichês encontrados no mercado, com o qual não são necessárias umas marcas de registro altamente perfeitas para levar a cabo ditos ajustes de pressões e registro, já que por meio do método proposto pelo primeiro aspecto da invenção ditas marcas de montagem são aproveitadas para realizar sua função original, isto é, a correta montagem dos clichês sobre os cilindros de impressão, além de para levar a cabo as funções que convencionalmente são levadas a cabo com outras marcas adicionais, isto é, as referentes aos comentados ajustes de pressões e ajuste do registro transversal e longitudinal.
De acordo com um segundo aspecto, o método proposto está aplicado à determinação de imagens impressas com relação a grupos impressores, e é do tipo que compreende:
i) acionar ditos grupos de impressão para realizar uma primeira impressão de ditas imagens características sobre dito material a ser impresso.
O método proposto pelo segundo aspecto da invenção compreende determinar qual cilindro está associado a cada uma de ditas imagens características por meio da realização automática e seqüencial, após dita etapa i), das seguintes etapas:
ii) detectar, por meio de um sistema de detecção automático, ditas imagens características uma vez impressas sobre o material a ser impresso, para identificá-las e conhecer sua posição relativa dentro de dito desenvolvimento de
impressão,
iii) deslocar de maneira controlada o registro transversal e/ou longitudinal de um ou mais de ditos cilindros de impressão, ou tirá-lo do estado de impressão,
iv) acionar ditos grupos de impressão para realizar uma segunda impressão de uma ou mais de ditas imagens características sobre dito material a ser impresso,
ν) detectar, sobre o material a ser impresso, por meio de dito sistema de detecção automático, ditas imagens características se foram impressas de novo sobre o material a ser impresso, para identificá-las e conhecer sua posição relativa dentro de dito desenvolvimento de impressão, ou detectar a ausência de ditas imagens características se não foram impressas de novo sobre dito material em dita etapa iv),
vi) comparar o resultado das detecções da etapa v) com o das detecções da etapa ii) para determinar uma possível discrepância posicionai para
uma ou mais das imagens características e/ou determinar uma possível desaparição de uma de ditas imagens características,
vii) determinar que um de ditos cilindros de impressão está associado a uma imagem característica que sofreu uma discrepância posicionai pelo menos se o registro transversal e/ou longitudinal de dito cilindro de impressão foi deslocado,
em dita etapa iii), e/ou
viii) determinar que um de ditos cilindros de impressão está associado a uma de ditas imagens características, a qual não sofreu uma discrepância posicionai, se o registro de dito cilindro de impressão não foi deslocado em dita
etapa iii), e/ou
ix) determinar que um de ditos cilindros de impressão está associado a uma de ditas imagens características, a qual desapareceu da impressão, se dito cilindro de impressão foi tirado do estado de impressão em dita etapa iii).
A partir da descrição anterior do método proposto tanto pelo primeiro
como pelo segundo aspecto da presente invenção, deduz-se que para um exemplo de realização aplicado a uma máquina com dois cilindros de impressão com umas respectivas imagens características, tal como umas marcas auxiliares de registro, é possível determinar qual marca está associada a cada cilindro:
- deslocando o registro transversal e/ou longitudinal de um dos cilindros e determinando, portanto, que a marca que sofreu uma discrepância posicionai com relação a dita zona do material, para o primeiro aspecto, ou que também se moveu ao voltar a imprimir, de acordo com o segundo aspecto, é a que corresponde ao cilindro que se moveu (etapa el) de acordo com o primeiro aspecto ou etapa vii) de acordo com o segundo aspecto), e que a que não se moveu pertence ao cilindro que não se moveu (etapa e2) ou viii)), ou
- tirando do estado de impressão um dos cilindros e determinando, portanto, que a marca que não foi impressa na etapa b) ou que não voltou a ser impressa na etapa iv) corresponde ao cilindro que foi tirado do estado de impressão
(etapa e3) ou ix)), e que a que não sofreu uma discrepância posicionai pertence ao cilindro que não se moveu (etapa e2) ou viii)), ou
- deslocando o registro transversal e/ou longitudinal de um dos cilindros e tirar do estado de impressão outro dos cilindros, e determinando, portanto, que a marca que sofreu uma discrepância posicionai com relação a dita
zona do material, para o primeiro aspecto, ou que também se moveu ao voltar a ser impressa, de acordo com o segundo aspecto, é a que corresponde ao cilindro que se moveu (etapa el) ou vii)), e que a que não foi impressa na etapa b) ou iv) corresponde ao cilindro que foi tirado do estado de impressão (etapa e3) ou ix)).
No que se refere a ditas posições detectadas em dita etapa c) ou em
ditas etapas ii) e v), estas são preferivelmente umas respectivas posições longitudinal e transversal de cada imagem característica dentro de dito desenvolvimento de impressão.
Para outros exemplos de realização aplicados a máquinas de mais de dois grupos de impressão é possível realizar todas as etapas el) a e3) e vii) a ix), e
inclusive, se for necessário, com algumas variações no que se refere aos deslocamentos do registro transversal e/ou longitudinal de cada cilindro, ou uma combinação de deslocamentos, levando em conta também o sentido de ditos deslocamentos, bem como inclusive a magnitude do deslocamento, em função do número de grupos que incorpore a máquina.
Tais exemplos de realização aplicados a máquinas de mais de dois grupos serão devidamente descritos em uma seção posterior. Breve descrição dos desenhos
As anteriores e outras vantagens e características serão compreendidas mais plenamente a partir da seguinte descrição detalhada de uns exemplos de realização com referência aos desenhos adjuntos, que devem ser considerados a título ilustrativo e não limitativo, e em que:
a figura Ia é uma representação esquemática, em perspectiva, de parte de uma máquina flexográfica com cinco cilindros de impressão, onde podem ser notados alguns dos elementos mais relevantes a serem levados em consideração pelo método proposto pela presente invenção, para um exemplo de realização,
a figura Ib é uma vista esquemática em planta de uma série de marcas impressas na etapa i) do método proposto pelo segundo aspecto da invenção, utilizando a máquina da figura la,
a figura Ic é uma vista esquemática em planta de uma série de marcas impressas na etapa iv) do método proposto pelo segundo aspecto da invenção, utilizando a máquina da figura la, para o mesmo exemplo de realização da figura lb,
a figura 2a é uma representação esquemática, em perspectiva, de parte de uma máquina flexográfica com sete cilindros de impressão, onde podem ser notados alguns dos elementos mais relevantes a serem levados em consideração pelo método proposto pela presente invenção, para outro exemplo de realização,
a figura 2b é uma vista esquemática em planta de uma série de marcas impressas na etapa i) do método proposto pelo segundo aspecto da invenção utilizando a máquina da figura 2a, a figura 2c é uma vista esquemática em planta de uma série de marcas
impressas na etapa iv) do método proposto pelo segundo aspecto da invenção utilizando a máquina da figura 2a, para o mesmo exemplo de realização da figura 2b,
a figura 3a é uma representação esquemática, em perspectiva, de parte de uma máquina flexográfica com cinco cilindros de impressão, onde podem ser notados alguns dos elementos mais relevantes a serem levados em consideração pelo método proposto pelo segundo aspecto da presente invenção, para um exemplo de realização,
a figura 3b é uma vista esquemática em planta de uma série de marcas tal e como apareceriam impressas antes da etapa a) do método proposto pelo primeiro aspecto da invenção, utilizando a máquina da figura 3 a, para um exemplo de realização para o qual todas as marcas apareceriam superpostas,
a figura 3c é uma vista esquemática em planta de uma série de marcas impressas na etapa b) do método proposto pelo primeiro aspecto da invenção utilizando a máquina da figura 3 a, para o mesmo exemplo de realização da figura 3b, e
a figura 3 d é outra vista esquemática em planta de uma série de marcas impressas superpostas após ter sido realizado um ajuste de registro dos cilindros de impressão da máquina da figura 3 a de acordo com o método proposto pelo primeiro aspecto da invenção, para o mesmo exemplo de realização das figuras 3b e 3c.
Descrição detalhada de uns exemplos de realização
A presente invenção se refere a um método de determinação de imagens impressas, do tipo que compreende a utilização de uma impressora, de qualquer tipo, mas com pelo menos dois grupos de impressão com uns respectivos cilindros de impressão (ou outra classe de suporte que não seja necessariamente um cilindro) com umas respectivas imagens características a serem impressas.
A explicação do método proposto aplicado a uma máquina impressora com dois cilindros de impressão já foi feita na seção de explicação da invenção, levando a cabo na presente seção a descrição do método proposto para uns exemplos de realização baseados na utilização de uma máquina impressora (especificamente, flexográfica, mas que poderia ser outra que um técnico no assunto considerasse adequada) com uma pluralidade de cilindros de impressão: cinco para o exemplo de realização ilustrado pelas figuras Iaa Ice3aa3d, e sete para o das figuras 2a a 2c. Embora o método seja aplicável para qualquer tipo de imagem característica, de qualquer tamanho e localização, para os exemplos de realização ilustrados pelas figuras Ia a Ic e 2a a 2c referentes ao segundo aspecto da invenção, ditas imagens características são umas marcas auxiliares para registro M1, M2, M3...Mn localizadas em uns respectivos laterais de uns clichês Ci, C2, C3...Cn, para serem impressas em uma margem lateral de um material laminar 2 a ser impresso.
No parágrafo anterior foi feita referência às marcas e aos clichês, e também será feita referência posteriormente aos cilindros, indicando o número máximo como n, devido a que dito número η pode variar em função do exemplo de realização, especificamente para o ilustrado pelas figuras Iaalce3aa3d n=5, e para o ilustrado pelas figuras 2a a 2c n=7.
Tal como se nota nas figuras la, 2a e 3a, para uns exemplos de realização, o método está aplicado a uma impressora flexográfica das que compreendem um tambor de suporte 1 (ilustrado de maneira transparente para efeitos de clareza visual), giratório, sobre o qual está apoiado um material laminar a ser impresso 2 (ilustrado somente em parte para efeitos de clareza), com uma pluralidade de grupos de impressão (não ilustrados em sua totalidade), dispostos ao redor de dito tambor de suporte 1 e distanciados ao longo do seu perímetro, que incluem uns respectivos cilindros de impressão Rh R2, R3... Rn, cada um deles com pelo menos uma respectiva marca a ser impressa M1, M2, M3.. .Mn.
Para ditos exemplos de realização ilustrados, o método compreende realizar todas as etapas para todos os grupos de impressão e todas as marcas M1, M2, M3...Mn.
As figuras Ib e 2b mostram as marcas impressas pela primeira impressão da etapa i) do método proposto pelo segundo aspecto da invenção (em ditas figuras não é mostrado o material laminar 2 sobre o qual foram impressas).
Pode ser observado tanto na figura Ib como na lc, bem como com maior dificuldade na figura la, como as marcas M1, M2, M3, M4, M5 ali ilustradas são uns respectivos círculos que, embora não se nota por ser as ilustrações em preto e branco, cada um deles foi impresso com uma cor diferente, sendo, para um exemplo de realização, a citada cor de cada marca Mi, M2, M3, M4, M5 a característica que permite diferenciá-las entre si.
Para outro exemplo de realização, a comentada característica diferenciadora das marcas é a posição relativa dentro da impressão, existindo para dito exemplo de realização uma série de janelas (uma por marca) que delimitam umas respectivas áreas onde é possível detectar uma marca, deslocando-se cada marca, de acordo com o método proposto, somente pelo interior de sua respectiva janela, sem a possibilidade de entrar na janela de outra marca. Isto é, embora as marcas, por exemplo, as ilustradas pelas figuras Ib e Ic Mi, M2, M3, M4, M5, fossem da mesma cor, o fato de cada uma delas poder ser deslocada somente pelo interior de sua respectiva janela (não ilustrada) permite diferenciá-las por sua posição relativa, apesar de serem todas iguais e da mesma cor.
Em dita figura lb, as marcas Mi, M2, M3, M4, M5 foram impressas separadas longitudinalmente ao longo da comentada margem do material laminar 2, e aparecem também fora de registro, tanto transversal como longitudinal.
No que se refere às marcas Mj, M2, M3, M4, M5> M6, M7 ilustradas nas figuras 2a a 2c, estas são uns respectivos segmentos de linhas, cada um deles com uma inclinação diferente, e que diferente das marcas das figuras Ia a lc, foram impressos substancialmente sobre uma mesma zona marginal do material laminar 2, sem estar separados longitudinalmente ao longo do material laminar 2 mais que a pequenas separações (longitudinais e transversais) próprias de erros de registro (que podem ser notados na figura 2b), ou as separações forçadas na etapa iii) do método proposto que podem ser notadas na figura 2c (como também ocorre com o exemplo de realização da figura lc).
Para outro exemplo de realização não ilustrado, as marcas Mi, M2, M3...Mn são diferentes figuras geométricas.
Pode-se notar nas figuras la, 2a e 3a, como que as marcas Mi, M2, M3...Mn para os exemplos de realização ali ilustrados encontram-se definidas ou incorporadas em uns respectivos clichês Ci, C2, C3...Cn, estando ditos cilindros de impressão R1, R2, R3... Rn associados a ditas imagens características M1, M2, M3.. .Mn ao portar cada um deles um de ditos clichês Ch C2, C3.. .Cn.
O método proposto pelo segundo aspecto da invenção compreende realizar a etapa ii), já descrita, para detectar as marcas tal e como aparecem representadas nas figuras Ib e 2b.
Ditas detecções de dita etapa ii), bem como da etapa v) descrita em mais detalhe posteriormente, são levadas a cabo por meio de um sistema de detecção automático, que para o exemplo de realização ilustrado pelas figuras 2b e 2c, compreende, com o objetivo de levar a cabo as detecções de maneira visual, um sistema de captura e tratamento de imagens automático (não ilustrado), formado por exemplo, por pelo menos uma câmara localizada por cima do tambor de suporte 1, a montante com relação ao sentido de deslocamento do material laminar 2, associada a correspondentes circuitos eletrônicos, diretamente sobre o material laminar 2 impresso ou em um correspondente monitor ou tela (não ilustrados), estando dito sistema de captura e tratamento de imagens automático associado a um correspondente sistema eletrônico adaptado para levar a cabo pelo menos ditas etapas vi) a ix), bem como colaborar, se for necessário, na hora de realizar as etapas ii) e v), bem como dar as ordens, por meio do correspondente envio de uns sinais de controle adequados a uns meios de acionamento dos grupos e os cilindros de impressão, que permitem levar a cabo as etapas i), iii) e iv).
Para um exemplo de realização para o qual não seja necessário detectar a forma ou a cor das marcas, e que portanto, não seja necessário utilizar uma câmara, tal como o comentado anteriormente para o qual as marcas se distinguiam entre si por sua posição relativa dentro da impressão, o mencionado sistema de detecção automático compreende um ou mais sensores fotoelétricos, também associados a um sistema eletrônico como o descrito no parágrafo anterior.
No que se refere à etapa iii) do método proposto pelo segundo aspecto da invenção, esta compreende deslocar o registro transversal e/ou longitudinal de pelo menos todos menos um de ditos cilindros de impressão R1, R2, R3... Rn, cada um em um sentido diferente ou no mesmo sentido que outro, mas com uma magnitude diferente, ou tirá-los do estado de impressão.
Especificamente para o exemplo de realização da figura la, a etapa iii) é levada a cabo para deslocar os cilindros de impressão Ri, R2, R3, R4, R5 ali ilustrados de acordo com as setas indicativas também ali ilustradas, isto é: - deslocar o registro longitudinal, ou angular, de um primeiro cilindro
de impressão Ri em um sentido, e de um segundo cilindro de impressão R2 em sentido contrário, e
- deslocar o registro transversal, ou axial, de um quarto R4 e um quinto R5 cilindros de impressão, cada um em um sentido. Com relação ao terceiro cilindro de impressão R3, este não é acionado
em dita etapa iii), portanto, não se desloca em nenhum sentido.
O resultado de ditos deslocamentos, ou a ausência dos mesmos como é o caso do terceiro cilindro de impressão R3, pode ser notado na figura lc, e é detectável na etapa v) do método proposto. Em dita figura Ic foram representadas as posições prévias que
adotavam as marcas (isto é, as ilustradas na figura la) por meio de uns correspondentes "χ", o que permite realizar uma comparação com suas respectivas posições atuais, que permite notar como todas as marcas, menos a indicada como M3, sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais, determinadas na etapa vi) do método, e distintas entre si, especificamente, a marca M5 foi deslocada para a direita, a marca M4 para a esquerda, a marca M2 para cima e a marca Mi para baixo. Isto é, que foi realizada dita etapa vi) para determinar uma série de discrepâncias posicionais distintas para todas menos uma das marcas, isto é, para Mi, M2, M4 e M5.
Seguindo com o exemplo de realização das figuras Ia a lc, o método
proposto pelo segundo aspecto da invenção compreende realizar dita etapa vii) para determinar que cada um dos cilindros de impressão Rj, R2, R4 e R5 acionados na etapa iii) está associado a uma de ditas marcas Mi, M2, M4 e M5 que sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais, se o registro transversal e/ou longitudinal de dito cilindro de impressão Ri, R2, R4 e R5 foi deslocado em dita etapa iii), em um sentido que corresponde ao experimentado pela marca impressa M2, M3, M4 e M5, isto é, que a marca M2 corresponde ao cilindro R2, M3 a R3, M4 a R4 e M5 a R5.
O método compreende determinar na etapa viii) que o terceiro cilindro R3, cujo registro não foi deslocado está associado à marca M3 que não sofreu nenhuma discrepância posicionai.
Os movimentos aos quais foram submetidos os registros dos cilindros de impressão na etapa iii), são suficientes para o exemplo de realização ilustrado pelas figuras Ia a lc, mas isto não é assim para um exemplo de realização que implique utilizar uma máquina com um número maior de cilindros de impressão, tal como é o caso da ilustrada pela figura 2a.
Para o exemplo de realização da figura 2a, a etapa iii) é levada a cabo para deslocar os cilindros de impressão Rb R2, R3, R4, R5, R6, R7, ali ilustrados de acordo com as setas indicativas também ali ilustradas, isto é:
- tirar do estado de impressão um primeiro cilindro de impressão Ri, - deslocar o registro longitudinal de um segundo cilindro de
impressão R2 em um sentido, e o de um terceiro cilindro de impressão R3 em sentido contrário, e
- deslocar o registro transversal de um sexto cilindro de impressão R6 em um sentido, e o de um quinto R5 e um sétimo R7 cilindros de impressão em um
mesmo sentido, oposto ao do cilindro R6, mas com magnitude diferente, especificamente, o cilindro R5 com uma magnitude maior tal e como pretende indicar o maior comprimento da seta ali ilustrada.
Obviamente, o fato de que se desloque um determinado cilindro de uma ou outra maneira, por exemplo, o sexto R6 axialmente em um sentido, deve ser tomado unicamente como exemplo explicativo dos cilindros ilustrados nas figuras Ia e 2a, já que o número do cilindro que sofra um determinado deslocamento é irrelevante, tanto pode ser o primeiro, como o segundo, etc., o importante é que ditos deslocamentos são diferentes entre si (tanto em relação ao tipo de deslocamento, como ao sentido, como se for necessário à magnitude do deslocamento ou a uma combinação deles). Seguindo com o exemplo de realização ilustrado pelas figuras 2a a 2c, o quarto cilindro de impressão R4 não é acionado em dita etapa iii), portanto, não se desloca em nenhum sentido.
O resultado de ditos deslocamentos, ou a ausência dos mesmos como é o caso do quarto cilindro de impressão R4, pode ser notado na figura 2c, e é detectável na etapa v) do método proposto.
Em dita figura 2c, pode ser notado como todas as marcas, menos as indicadas como M4 e como M1, sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais, determinadas na etapa vi) do método, e distintas entre si, especificamente, a marca M5 foi deslocada para a direita, a marca M6 para a esquerda, a marca M3 para cima, a marca M2 para baixo e a marca M7 também para a direita, mas com uma menor magnitude que M5. Isto é, que foi realizada dita etapa vi) para determinar uma série de discrepâncias posicionais distintas para todas menos duas das marcas, isto é, para M2, M3, M5, M6 e M7.
Na figura 2c, também pode ser notado que a marca Mj não foi impressa, o qual foi determinado na etapa vi) como uma desaparição de dita marca M1.
Seguindo com o exemplo de realização das figuras 2a a 2c, o método proposto pelo segundo aspecto da invenção compreende realizar dita etapa vii) para determinar que cada um dos cilindros de impressão R2, R3, R5, R6 e R7 acionados na etapa iii) está associado a uma de ditas marcas M2, M3, M5, M6 e M7 que sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais, se o registro transversal e/ou longitudinal de dito cilindro de impressão R2, R3, R5, R6 e R7 foi deslocado em dita etapa iii), com um sentido e uma magnitude que corresponde com o experimentado pela marca impressa M2, M3, M5, M6 e M7, isto é, que a marca M2 corresponde ao cilindro R2, M3 a R3, M5 a R5, M6 a R6, e M7 a R7.
Para um exemplo de realização, ditas magnitudes têm uns valores predeterminados.
Continuando com o exemplo de realização das figuras 2a a 2c, o método proposto pelo segundo aspecto da invenção compreende determinar na etapa viii) que o quarto cilindro R4, que não foi deslocado está associado à marca M4 que não sofreu nenhuma discrepância posicionai, bem como realizar dita etapa ix) para determinar que o primeiro cilindro de impressão Ri tirado da impressão ao ser acionado em dita etapa iii) está associado à primeira marca Mi, a qual desapareceu da impressão.
Para um exemplo de realização, o método proposto é levado a cabo previamente a um processo de ajuste de registro de ditos cilindros de impressão Ri, R2, R3... Rn.
Para outro exemplo de realização, o método proposto pelo segundo aspecto da invenção é levado a cabo previamente a um processo de ajuste de pressões de pelo menos parte dos cilindros de ditos grupos de impressão.
No que se refere ao método proposto pelo primeiro aspecto da invenção, pode ser observado nas figuras 3b a 3d (bem como, embora com maior dificuldade na figura 3a em seus respectivos clichês Cj, C2, C3, C4, C5), como as marcas Mi, M2, M3, M4, M5 ali ilustradas são uns respectivos círculos (nas figuras 3 b a 3 d não é mostrado o material laminar 2 sobre o qual foram impressas as marcas), neste caso, parcialmente superpostos e impressos dentro de uma zona Z determinada (representada com linha descontínua). Diferente das figuras 3b e 3d, a figura 3b ilustra uma hipotética impressão prévia, com o objetivo de aclarar a explicação do método proposto pelo primeiro aspecto da invenção, já que antes da etapa a) não é imprescindível levar a cabo uma impressão das marcas M1, M2, M3, M4, M5.
Ditos círculos são uma representação exagerada das marcas reais, com objetivo de clareza, já que, na verdade, estas são uns micropontos, que em geral têm um diâmetro de substancialmente 0,1 mm a 1 mm ou ligeiramente superior.
Para um exemplo de realização preferido, ditas marcas M1, M2, M3, M4, M5 são umas marcas auxiliares de montagem utilizadas para o posicionamento e acoplamento de ditos clichês Q, C2, C3, C4, C5 sobre ditos cilindros de impressão Ri, R2, R3, R4, R5. Na figura 3b, as marcas Mi, M2, M3, M4, M5 são mostradas tal e como apareceriam impressas se fosse realizada uma impressão prévia à etapa a) do método proposto pelo primeiro aspecto da invenção, para o exemplo de realização em que estas são os mencionados micropontos. Pode ser visto em dita figura 3b que os micropontos Mj, M2, M3, M4, M5 aparecem parcialmente superpostos, não tendo sido realizado ainda um ajuste do registro dos cilindros de impressão Ri, R2, R3, R4, R5. Dita superposição, embora seja parcial, impede inicialmente a determinação ou discernimento de cada marca, não podendo ser distinguido com clareza cada marca por separado, o que dificulta, e inclusive em alguns casos impossibilita, a determinação de a qual cilindro pertence cada marca, bem como seu ajuste tanto de pressões, por não se ver as marcas em sua totalidade, como de registro, ao não poder ser identificado a qual cilindro pertence cada marca.
Por outro lado, na figura 3 c são ilustradas a mesmas marcas ou micropontos Mb M2, M3, M4, M5 uma vez impressos na etapa b), tendo sido levada a cabo, para o exemplo de realização ilustrado, a etapa a) para deslocar os cilindros de impressão R2, R3, R4, R5 ilustrados na figura 3a de acordo com as setas indicativas também ali ilustradas, isto é:
- deslocar axialmente o registro transversal um segundo cilindro de impressão R2 em um sentido, e um quinto cilindro de impressão R5, em sentido
contrário, e
- deslocar angularmente o registro longitudinal de um terceiro R3 e um quarto R4 cilindros de impressão, cada um em um sentido.
Com relação ao primeiro cilindro de impressão Ri, este não é acionado em dita etapa a), portanto, não se desloca em nenhum sentido. O resultado de ditos deslocamentos, ou a ausência dos mesmos como
é o caso do primeiro cilindro de impressão Ri, pode ser notado na figura 3c, e é detectável na etapa c) do método proposto pelo primeiro aspecto da invenção.
Em dita figura 3 c foram representadas as posições prévias que teriam adotado as marcas se tivessem sido impressas antes da etapa a) (isto é, as ilustradas na figura 3a) por meio de uns correspondentes "χ", o que permite realizar uma comparação com suas respectivas posições atuais, que permite notar como todas as marcas, menos a indicada como M1, sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais.
Na verdade, de acordo com o método proposto pelo primeiro aspecto da invenção, não é necessário realizar uma impressão prévia à etapa a), isto é, não se realiza a impressão ilustrada pela figura 3b, portanto, as comentadas discrepâncias posicionais não são determinadas comparando cada marca impressa com sua posição prévia, mas por meio da anteriormente descrita etapa d) que consiste em comparar as posições relativas detectadas na etapa c) com a posição relativa de dita zona Z do material 2, para determinar as discrepâncias posicionais para todas as marcas M2, M3, M4, M5 menos para uma primeira marca indicada como Mi.
Pode ser visto em dita figura 3c, onde as marcas Mi, M2, M3, M4 e M5 aparecem impressas não superpostas entre si, como as discrepâncias posicionais determinadas na etapa d) com relação à zona Z, são distintas entre si, especificamente a marca M5 foi deslocada para a direita de dita zona Z, a marca M4 para baixo, a marca M2 para a esquerda e a marca M3 para cima. Isto é, foi realizada dita etapa d) para determinar uma série de discrepâncias posicionais distintas para todas menos uma das marcas, isto é, para M2, M3, M4 e M5.
Uma vez que as marcas Mj, M2, M3, M4 e M5 foram separadas tal e como se nota na figura 3 c, estas podem ser distinguidas facilmente o que possibilita que as operações de determinação ou associação de marcas Mi, M2, M3, M4 e M5 com relação a cilindros de impressão R1, R2, R3, R4, R5 (de acordo com as etapas el) a e3) descritas em uma seção anterior), bem como de ajuste de registro e de ajuste de pressões dos cilindros de impressão R1, R2, R3, R4, R5 possam ser realizadas.
Os exemplos de realização descritos para o segundo aspecto da invenção para os quais existiam um maior número de cilindros de impressão que os ilustrados pela figura 3 a e, conseqüentemente, deslocamentos iguais e com um mesmo sentido para dois cilindros de impressão distintos, mas de diferentes magnitudes predeterminadas, também são aplicáveis de maneira análoga para o primeiro aspecto da invenção, com a diferença que as etapas i) e ii) do método proposto pelo segundo aspecto não são necessárias de acordo com o primeiro aspecto, com o qual as comparações para determinar as discrepâncias posicionais são levadas a cabo com relação à zona Z ilustrada nas figuras 3b a 3c.
O método proposto pelo primeiro aspecto da invenção compreende realizar dito ajuste de pressões por meio da utilização de um sistema de captura (câmara ou similar) e tratamento de imagens automático associado a um sistema eletrônico para, de acordo com um exemplo de realização, detectar a ausência ou presença de cada uma de ditas marcas Mi, M2, M3, M4, M5 sobre dito material laminar 2 e atuar conseqüentemente aumentando ou diminuindo a pressão que cada cilindro de impressão Ri, R2, R3, R4, R5 exerce sobre o material laminar 2, bem como a de seus cilindros entintadores associados (não ilustrados).
Para um exemplo de realização mais elaborado, o método proposto pelo primeiro aspecto da invenção compreende, para levar a cabo dito ajuste de pressões, comparar, por meio de dito sistema eletrônico, as marcas M1, M2, M3, M4, M5 capturadas com umas respectivas marcas de referência predeterminadas e registradas em dito sistema eletrônico, e indicativas de uma boa qualidade de impressão (por sua cor, forma, etc.), e se dita comparação oferece como resultado uma discrepância ou desvio indicativo de que a qualidade de alguma das marcas Mi, M2, M3, M4, M5 capturadas não é boa, compensar dita discrepância por meio do ajuste da pressão do cilindro de impressão Ri, R2, R3, R4, R5 correspondente que imprimiu dita imagem e de um correspondente cilindro entintador (não ilustrado) ao qual se encontre associado. No que se refere ao mencionado ajuste de registro, para um exemplo
de realização preferido, o método proposto pelo primeiro aspecto compreende tomar como referência comum uma primeira marca Mj (cujo cilindro de impressão Ri não foi deslocado na etapa a)) e ajustar a posição dos cilindros de impressão R2, R3, R4, R5 portadores do resto de marcas M2, M3, M4, M5 até que a posição de ditas marcas M2, M3, M4, M5, uma vez impressas sobre o material 2, seja igual a de dita primeira marca Mi, isto é, até que todas as marcas Mb M2, M3, M4, M5 se sobreponham tal e como é ilustrado na figura 3 d. Para isso, o método proposto pelo primeiro aspecto da invenção compreende:
- comparar as posições relativas detectadas em dita etapa c), para cada uma das marcas impressas M2, M3, M4, M5, a exceção de dita primeira M1, com
umas respectivas posições relativas de registro iguais à posição da primeira marca M1 detectada na etapa c), ou posição de registro de referência comum, mais o deslocamento conhecido (acionamento do cilindro axial ou angular) do registro transversal e/ou longitudinal sofrido por cada uma das marcas M2, M3, M4, M5 em dita etapa a),
- ajustar o registro transversal e longitudinal dos cilindros de impressão R2, R3, R4, R5 cujas marcas M2, M3, M4, M5 foram impressas, em dita etapa b), com uma posição relativa diferente à posição relativa de registro com a qual foi comparada, até alcançar cada um sua respectiva posição relativa de
registro, e
- deslocar cada um dos cilindros de impressão R2, R3, R4, R5 de acordo com o mesmo deslocamento sofrido em dita etapa a), igual em magnitude e direção, mas em sentido contrário, para que todas as marcas Mb M2, M3, M4, M5 sejam impressas superpostas completamente entre si, sobre o material laminar 2,
em dita posição de registro de referência comum, ou posição da primeira marca Mi, dentro de dita zona Z, tal e como se ilustra na figura 3 d.
Para outro exemplo de realização não preferido, a posição de referência comum não é a posição da primeira marca M1 detectada na etapa c), mas outra distinta, tal como uma posição predeterminada distinta às posições relativas das marcas Mi, M2, M3, M4, M5 detectadas na etapa c), podendo para dito exemplo de realização, não ilustrado, ter sido deslocado também a primeira marca Mi na etapa a), ao não utilizá-la como referência para o ajuste do registro dos cilindros de impressão R2, R3, R4, R5 do resto de marcas M2, M3, M4, M5.
Seguindo com o exemplo de realização ilustrado, pode ser observado na figura 3d como uma vez que todas as marcas Mi, M2, M3, M4, M5, em particular, micropontos de montagem, se encontram na posição de registro de referência comum, estão completamente superpostas, não podendo ser distinguido em dita figura 3d mais que um único círculo, representativo de todos os micropontos M1, M2, M3, M4, M5 superpostos completamente.
Um técnico no assunto poderia introduzir mudanças e modificações nos exemplos de realização descritos sem sair do alcance das presentes melhorias conforme está definido nas reivindicações adjuntas.

Claims (30)

1. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", do tipo que compreende a utilização de uma impressora com pelo menos um primeiro e um segundo grupos de impressão que incluem uns respectivos primeiro (Rj) e segundo (R2) cilindros de impressão que têm um mesmo desenvolvimento de impressão, cada um de ditos cilindros de impressão (R1, R2) com pelo menos uma respectiva imagem característica a ser impressa (M1, M2) sobre um material laminar (2), dito método estando caracterizado porque compreende utilizar como imagens características (M1, M2), umas imagens, pelo menos algumas das quais, se fossem impressas, apareceriam, dentro de uma zona (Z) determinada de dito material laminar (2), pelo menos parcialmente superpostas entre si, e porque compreende realizar as seguintes etapas: a) deslocar de maneira controlada o registro transversal e/ou longitudinal de pelo menos um de ditos cilindros de impressão (R2), ou tirá-lo do estado de impressão, b) acionar pelo menos ditos grupos de impressão para realizar uma impressão de pelo menos uma de ditas imagens características (M1, M2) sobre um único tramo do dito material a ser impresso (2) correspondente a um desenvolvimento de impressão, compreendendo este tramo a esta zona determinada, c) detectar por meio de um sistema de detecção automático, ditas imagens características (M1, M2) se foram impressas sobre o material a ser impresso (2), para pelo menos identificá-las e conhecer sua posição relativa dentro de dito desenvolvimento de impressão, ou detectar a ausência de ditas imagens características (M1, M2) se não foram impressas sobre dito material laminar (2) em dita etapa b), d) comparar as posições relativas detectadas na etapa c) com a posição relativa de dita zona (Z) do material laminar (2), para determinar uma possível discrepância posicionai para pelo menos uma das imagens características (M1, M2) e/ou determinar uma possível ausência de impressão de uma de ditas imagens características (M1, M2), e e) realizar pelo menos uma operação de associação de imagens características (M1, M2) com relação a cilindros de impressão (Ri, R2) e/ou de ajuste de registro e/ou de ajuste de pressões de ditos cilindros de impressão (Ri, R2).
2. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porque dita etapa e) compreende realizar dita operação de associação de imagens características (Mj, M2) com relação a cilindros de impressão (Ri, R2), por meio das seguintes sub-etapas: el) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Rj, R2) está associado a uma imagem característica (Mi, M2) que sofreu uma discrepância posicionai, que é pelo menos uma, pelo menos se o registro transversal e/ou longitudinal de dito cilindro de impressão (Ri, R2) foi deslocado em dita etapa a), e/ou e2) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2) está associado a uma de ditas imagens características (Mi, M2), a qual não sofreu uma discrepância posicionai, se o registro de dito cilindro de impressão (R1, R2) não foi deslocado em dita etapa a), e/ou e3) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2) está associado a uma de ditas imagens características (M1, M2), a qual não foi impressa, se dito cilindro de impressão (R1, R2) foi tirado do estado de impressão em dita etapa a).
3. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS" com relação a grupos de impressão, do tipo que compreende a utilização de uma impressora com pelo menos um primeiro e um segundo grupos de impressão que incluem uns respectivos primeiro (R1) e segundo (R2) cilindros de impressão que têm um mesmo desenvolvimento de impressão, cada um de ditos cilindros de impressão (R1, R2) com pelo menos uma respectiva imagem característica a ser impressa (M1, M2) sobre um material laminar (2), dito método sendo do tipo que compreende: i) acionar pelo menos ditos grupos de impressão para realizar uma primeira impressão de ditas imagens características (Mi, M2) sobre dito material a ser impresso (2), e dito método estando caracterizado porque compreende determinar qual cilindro está associado a cada uma de ditas imagens características (Mi, M2) por meio da realização automática e seqüencial, após dita etapa i), das seguintes etapas: ii) detectar, por meio de um sistema de detecção automático, ditas imagens características (Mi, M2) uma vez impressas sobre o material a ser impresso (2), para pelo menos identificá-las e conhecer sua posição relativa dentro de dito desenvolvimento de impressão, iii) deslocar de maneira controlada o registro transversal e/ou longitudinal de pelo menos um de ditos cilindros de impressão (R2), ou tirá-lo do estado de impressão, iv) acionar pelo menos ditos grupos de impressão para realizar uma segunda impressão de pelo menos uma de ditas imagens características (Mi, M2) sobre dito material a ser impresso (2), v) detectar sobre o material a ser impresso (2), por meio de dito sistema de detecção automático, ditas imagens características (Mj, M2) se foram impressas de novo sobre o material a ser impresso (2), para pelo menos identificá-las e conhecer sua posição relativa dentro de dito desenvolvimento de impressão, ou detectar a ausência de ditas imagens características (Mj, M2) se não foram impressas de novo sobre dito material laminar (2) em dita etapa iv), vi) comparar o resultado das detecções da etapa v) com o das detecções da etapa ii) para determinar uma possível discrepância posicionai para pelo menos uma das imagens características (Mj, M2) e/ou determinar uma possível desaparição de uma de ditas imagens características (Mi, M2), vii) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2) está associado a uma imagem característica (Mj, M2) que sofreu uma discrepância posicionai, que é pelo menos uma, pelo menos se o registro transversal e/ou longitudinal de dito cilindro de impressão (Ri, R2) foi deslocado em dita etapa iii), e/ou viii) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2) está associado a uma de ditas imagens características (Mi, M2), a qual não sofreu uma discrepância posicionai, se o registro de dito cilindro de impressão (Ri, R2) não foi deslocado em dita etapa iii), e/ou ix) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2) está associado a uma de ditas imagens características (Mh M2), a qual desapareceu da impressão, se dito cilindro de impressão (Ri, R2) foi tirado do estado de impressão em dita etapa iii).
4. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado porque dita sub-etapa el) ou etapa vii) compreende determinar que um de ditos cilindros de impressão (Rj, R2) está associado a dita imagem característica (Mi, M2) que sofreu uma discrepância posicionai, que é pelo menos uma, se o registro de dito cilindro de impressão (Ri, R2) foi deslocado em dita etapa a) ou em dita etapa iii), pelo menos em um sentido que corresponde ao experimentado pela imagem característica impressa (Mi, M2) que sofreu dita discrepância posicionai.
5. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque ditas imagens características são umas marcas auxiliares para registro (Mj, M2).
6. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 5, caracterizado porque está aplicado a uma impressora flexográfica das que compreendem um tambor de suporte (1), giratório, sobre o qual está apoiado um material laminar a ser impresso (2), com uma pluralidade de grupos de impressão, dispostos ao redor de dito tambor de suporte (1) e distanciados ao longo do seu perímetro, que incluem uns respectivos cilindros de impressão (Ri, R2, R3... Rn), cada um deles com pelo menos uma respectiva marca a ser impressa (Mj, M2, M3...Mn), e porque compreende realizar todas as etapas para todos os grupos de impressão e todas as marcas (Mi, M2, M3...Mn), compreendendo: dita etapa a) ou dita etapa iii) deslocar o registro transversal e/ou longitudinal de pelo menos todos menos um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2, R3... Rn), cada um em um sentido diferente ou no mesmo sentido que outro, mas com uma magnitude ou uma combinação dos deslocamentos diferente, ou tirá-los do estado de impressão, realizar dita etapa d) ou dita etapa vi) para determinar uma série de discrepâncias posicionais distintas para pelo menos todas menos uma das marcas (M1, M2, M3...Mn) ou para determinar uma série de discrepâncias posicionais distintas para pelo menos todas menos duas das marcas (Mi, M2, M3...Mn) e determinar a ausência de impressão ou desaparição de uma de ditas marcas (Mh M2, M3.. .Mn), dita sub-etapa el) ou dita etapa vii) determinar que cada um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2, R3... Rn) acionados em dita etapa a) ou em dita etapa iii) está associado a uma de ditas marcas (M1, M2, M3...Mn) que sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais, se o registro de dito cilindro de impressão (Rb R2, R3... Rn) foi deslocado em dita etapa a) ou em dita etapa iii), pelo menos em um sentido que corresponde ao experimentado pela marca impressa (M1, M2, M3...Mn), e dita sub-etapa e3) ou etapa ix) determinar que um de ditos cilindros de impressão (Ri, R2, R3... Rn) está associado a uma de ditas marcas (M1, M2, M3...Mn), a qual não foi impressa ou desapareceu da impressão, se dito cilindro de impressão (R1, R2, R3... Rn) foi tirado do estado de impressão em dita etapa a) ou em dita etapa iii).
7. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 6, caracterizado porque dita etapa el) ou dita etapa vii) compreende determinar que cada um de ditos cilindros de impressão (R1, R2, R3...Rn) acionados em dita etapa a) ou em dita etapa iii) está associado a uma de ditas marcas (M1, M2, M3...Mn) que sofreram umas respectivas discrepâncias posicionais, se o registro de dito cilindro de impressão (R1, R2, R3... Rn) foi deslocado, em dita etapa a) ou em dita etapa iii), com um sentido e uma magnitude que corresponde aos experimentados pela marca impressa (M1, M2, M3.. .Mn).
8. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado porque ditas magnitudes têm uns valores predeterminados.
9. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque ditas imagens características (M1, M2, M3...Mn) encontram-se definidas ou incorporadas em uns respectivos clichês (C1, C2, C3...Cn), ou em umas camisas gravadas, ditos cilindros de impressão (R1, R2, R3... Rn) estando associados a ditas imagens características (Mi, M2, M3...M„) ao portar cada um deles um de ditos clichês (C1, C2, C3...Cn), ou uma de ditas camisas gravadas.
10. "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque ditas imagens características (M1, M2, M3...Mn) são diferentes entre si.
11.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 10, caracterizado porque ditas marcas (M1, M2, M3...Mn) são 10 segmentos de linhas, cada um deles com uma inclinação diferente.
12.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 10, caracterizado porque ditas marcas (M1, M2, M3...Mn) são diferentes figuras geométricas.
13.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo 15 com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque compreende imprimir cada uma de ditas marcas (M1, M2, M3...Mn) com uma cor diferente.
14.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque cada uma de ditas marcas (M1, M2, M3.. .Mn) tem uma posição relativa à impressão distinta.
15.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque é levado a cabo previamente a um processo de ajuste de registro de ditos cilindros de impressão (R1, R2, R3...Rn).
16.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque é levado a cabo previamente a um processo de ajuste de pressões de pelo menos parte dos cilindros de ditos grupos de impressão.
17.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1, 2, 3 ou 6, caracterizado porque compreende levar a cabo ditas detecções de ditas etapas c), ii) e v) de maneira visual por meio de um sistema de captura e tratamento de imagens automático compreendido em dito sistema de detecção automático.
18.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 3 ou 6, caracterizado porque compreende levar a cabo ditas detecções de ditas etapas b) e e) por meio de pelo menos um sensor fotoelétrico compreendido em dito sistema de detecção automático.
19.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1, 2, 3, 16 ou 17, caracterizado porque compreende levar a cabo pelo menos ditas etapas d) a e) e ditas etapas vi) a ix) por meio de um sistema eletrônico associado a dito sistema de detecção automático.
20.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado porque ditas posições detectadas em dita etapa c) ou etapas ii) e v) são umas respectivas posições longitudinal e transversal de cada imagem característica (Mj, M2) dentro de dito desenvolvimento de impressão.
21.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque ditas imagens características (Mj, M2, M3...Mn) são umas marcas auxiliares de montagem utilizadas para o posicionamento e acoplamento de ditos clichês (C1, C2, C3...Cn) sobre ditos cilindros de impressão (R1, R2, R3... Rn).
22.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado porque ditas imagens características (M1, M2, M3...Mn) são uns micropontos.
23.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 22, caracterizado porque cada um de ditos micropontos tem um diâmetro de substancialmente 0,1 mm a 1 mm.
24.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores quando são dependentes da 1 ou da 2, caracterizado porque compreende detectar em dita etapa c) ditas imagens características (M1, M2, M3...Mn) impressas sobre o material laminar (2) em dita etapa b), não superpostas entre si.
25.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 24, caracterizado porque compreende, uma vez que ditas imagens características (Mi, M2, M3...Mn) encontram-se impressas sobre o material laminar (2) não superpostas, realizar em dita etapa e), dita operação de ajuste de registro e/ou de ajuste de pressões para cada uma das imagens características (Mi, M2, M3...Mn).
26.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1,2, 16 ou 25, caracterizado porque compreende realizar dito ajuste de pressões por meio da utilização de um sistema de captura e tratamento de imagens automático associado a um sistema eletrônico para pelo menos detectar a ausência ou presença de cada uma de ditas imagens características (Mj, M2, M3...Mn) sobre dito material laminar (2).
27.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 26, caracterizado porque para levar a cabo dito ajuste de pressões compreende comparar, por meio de dito sistema eletrônico, as imagens características (Mi, M2, M3...Mn) capturadas com umas respectivas imagens características de referência predeterminadas e registradas em dito sistema eletrônico, e indicativas de uma boa qualidade de impressão, e se dita comparação oferece como resultado uma discrepância ou desvio indicativo de que a qualidade de alguma das imagens características (Mh M2, M3...Mn) capturadas não é de qualidade suficiente, compensar dita discrepância por meio do ajuste da pressão do cilindro de impressão (R1, R2, R3... Rn) correspondente que imprimiu dita imagem e de um correspondente cilindro entintador ao qual se encontra associado.
28.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 25, caracterizado porque para levar a cabo dito ajuste de registro compreende: - comparar as posições relativas detectadas em dita etapa c), para cada uma das imagens características (M2, M3...Mn) impressas, a exceção de uma primeira imagem característica (Mi), com umas respectivas posições relativas de registro iguais à posição da primeira imagem característica (Mi) detectada na etapa c), ou posição de registro de referência comum, mais o deslocamento do registro transversal e/ou longitudinal sofrido por cada uma das imagens características (M2, M3.. .Mn) em dita etapa a), - ajustar o registro transversal e longitudinal dos cilindros de impressão (R2, R3... Rn) cujas imagens características (M2, M3...Mn) foram impressas, em dita etapa b), com uma posição relativa diferente da posição relativa de registro com a qual foi comparada, até alcançar cada um sua respectiva posição relativa de registro, e - deslocar cada um dos cilindros de impressão (R2, R3... Rn) de acordo com o mesmo deslocamento sofrido em dita etapa a), igual em magnitude e direção, mas em sentido contrário, para que todas as imagens características (Mi, M2, M3...Mn) sejam impressas superpostas completamente entre si, sobre o material laminar (2), em dita posição de registro de referência comum, ou posição da primeira imagem característica (Mi), dentro de dita zona (Z).
29.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 25, caracterizado porque para levar a cabo dito ajuste de registro compreende: - comparar as posições relativas detectadas em dita etapa c), para cada uma das imagens características (Mj, M2, M3...Mn) impressas, com umas respectivas posições relativas de registro iguais a uma posição de registro de referência comum a todas as imagens características (Mi, M2, M3...Mn) mais o deslocamento do registro transversal e/ou longitudinal sofrido por cada uma das imagens características (Mi, M2, M3...Mn) em dita etapa a), - ajustar o registro transversal e longitudinal dos cilindros de impressão (Ri, R2, R3... Rn) cujas imagens características (Mi, M2, M3...Mn) tenham sido impressas com uma posição relativa diferente à posição relativa de registro com a qual foi comparada, até alcançar cada um sua respectiva posição relativa de registro, e - deslocar cada um dos cilindros de impressão (Ri, R2, R3... Rn) de acordo com o mesmo deslocamento sofrido em dita etapa a), igual em magnitude e direção, mas em sentido contrário, para que todas as imagens características (Mi, M2, M3...Mn) sejam impressas superpostas completamente entre si, sobre o material laminar (2), em dita posição de registro de referência comum.
30.) "MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE IMAGENS IMPRESSAS", de acordo com a reivindicação 29, caracterizado porque dita posição de registro de referência comum é uma posição predeterminada.
BRPI0714647-7A 2006-07-28 2007-06-12 Método de determinação de imagens impressas BRPI0714647B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200602036A ES2300196B1 (es) 2006-07-28 2006-07-28 Metodo de determinacion de imagenes impresas respecto a grupos de impresion.
ESP200602036 2006-07-28
PCT/ES2007/000348 WO2008012381A2 (es) 2006-07-28 2007-06-12 Método de determinación de imágenes impresas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0714647A2 true BRPI0714647A2 (pt) 2012-12-25
BRPI0714647B1 BRPI0714647B1 (pt) 2018-07-31

Family

ID=38981825

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714647-7A BRPI0714647B1 (pt) 2006-07-28 2007-06-12 Método de determinação de imagens impressas

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2055482B1 (pt)
BR (1) BRPI0714647B1 (pt)
ES (2) ES2300196B1 (pt)
WO (1) WO2008012381A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL212649A0 (en) * 2010-05-03 2011-07-31 Advanced Vision Technology A V T Ltd Method and system for registering and setting up a press machine by employing microdot marks
ITVI20100163A1 (it) * 2010-06-11 2011-12-12 Ofem Converting S R L Procedimento per l'allineamento dei registri del colore per macchine da stampa e relativo programma per elaboratore
EP2422979A1 (en) * 2010-08-31 2012-02-29 Fischer & Krecke GmbH Rotary printing press with central impression cylinder
ES2395182B1 (es) * 2011-08-12 2013-11-28 Comexi Group Industries, Sau Método para controlar la operación de una máquina impresora y máquina impresora flexográfica para su implementación.
EP3251849A1 (de) * 2016-05-31 2017-12-06 Windmöller & Hölscher KG Flexodruckmaschine
EP4026697A1 (de) * 2021-01-08 2022-07-13 manroland Goss web systems GmbH Druckkontrollstreifen

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3136701C1 (de) * 1981-09-16 1983-04-07 M.A.N.- Roland Druckmaschinen AG, 6050 Offenbach Vorrichtung zum Abtasten von auf Druckgut aufgedruckten,die Lagegenauigkeit des Druckfarbenauftrages charakterisierender Passmarken
FR2578486B1 (fr) * 1985-03-08 1987-06-12 Bertin & Cie Procede et dispositif de positionnement d'objets les uns par rapport aux autres, en particulier des rouleaux d'impression de couleurs dans une presse rotative offset
US4887530A (en) * 1986-04-07 1989-12-19 Quad/Tech, Inc. Web registration control system
DE3809941A1 (de) * 1987-03-26 1988-10-06 Koenig & Bauer Ag Verfahren zum positionieren von plattenzylindern in einer mehrfarben-rotationsdruckmaschine
DE19614397C2 (de) * 1996-04-12 2001-04-26 Roland Man Druckmasch Antrieb mit Registervorrichtung für eine Druckeinheit einer Rollenrotationsdruckmaschine
NL1004663C2 (nl) * 1996-12-02 1998-06-03 Q I Press Controls V O F Werkwijze en inrichting voor het controleren van drukwerk.
US5857784A (en) * 1997-01-28 1999-01-12 Bayer Corp. Agfa Division Image position error detection technique
AU2003219179A1 (en) * 2003-03-20 2004-10-11 Comexi, S.A. Method of registering different colours in flexography, and flexographic printer comprising a device for implementing said method

Also Published As

Publication number Publication date
EP2055482A2 (en) 2009-05-06
EP2055482B1 (en) 2018-11-14
EP2055482A4 (en) 2010-04-14
WO2008012381A2 (es) 2008-01-31
ES2712248T3 (es) 2019-05-10
ES2300196A1 (es) 2008-06-01
BRPI0714647B1 (pt) 2018-07-31
WO2008012381B1 (es) 2008-04-17
ES2300196B1 (es) 2009-02-01
WO2008012381A3 (es) 2008-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714647A2 (pt) mÉtodo de determinaÇço de imagens impressas
KR101769962B1 (ko) 잉크 수집 실린더를 지지하는 모바일 캐리지를 구비한 요각 인쇄 프레스
EP2428360A1 (en) Method of mounting printing plates
ES2308716T3 (es) Proceso de registro.
KR20060061920A (ko) 가상 데이터 처리 시스템을 구비한 플렉소 인쇄 플레이트의인레지스터 마운팅 장치
EP2726293B1 (en) Method of mounting and registering a printing plate on a plate cylinder of a multicolour offset printing press
ES2395182B1 (es) Método para controlar la operación de una máquina impresora y máquina impresora flexográfica para su implementación.
JP2006525144A (ja) 印刷機において少なくとも1つのレジスタを制御する装置
JP2011251533A (ja) 印刷機を見当制御するための方法及び装置
US7513197B2 (en) Method of exchanging a printing unit at a running rotary printing press
CA2302197A1 (en) Method and apparatus for register mark identification
JP2002160346A (ja) ウェブファンアウト制御システム
US4860650A (en) Method for attaining longitudinal registry of rolls in printing presses
BRPI0611566A2 (pt) método de ajuste automático da pressão de impressão em impressoras flexográficas
EP1622770B1 (de) Mehrfarben rotationsdruckmaschine
JP2009190254A (ja) 凸版印刷装置のアライメント方法及び凸版印刷装置及び印刷物
ES2395183B1 (es) Método para ajuste de presiones en una máquina impresora flexográfica y máquina impresora flexográfica para su implementación.
CN100509394C (zh) 用于卷筒纸印刷机的自动马达相位预设定
ES2282642T3 (es) Dispositivo y procedimiento para corregir el error de registro longitudinal provocado por el ajuste de posicion.
JP4403306B2 (ja) 印刷機のブランケットパイリング防止方法
JP2800560B2 (ja) 新聞刷版誤装着検出装置
DE102006050743A1 (de) Verfahren zur Voreinstellung von Messtakten eines Inline-Sensors
TWI748696B (zh) 用於決定印刷機之印刷參數的方法及測試平台
JP2003089194A (ja) 印刷機の刷版の装着・確認装置及びこの装置を用いた印刷機
JP2007062136A (ja) 印刷の初期見当合わせ方法およびその装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]