BRPI0611825A2 - disposição de pedal para um veìculo automóvel - Google Patents

disposição de pedal para um veìculo automóvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611825A2
BRPI0611825A2 BRPI0611825-9A BRPI0611825A BRPI0611825A2 BR PI0611825 A2 BRPI0611825 A2 BR PI0611825A2 BR PI0611825 A BRPI0611825 A BR PI0611825A BR PI0611825 A2 BRPI0611825 A2 BR PI0611825A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
foot
retaining
pedal
arrangement according
pedal arrangement
Prior art date
Application number
BRPI0611825-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Andree Burgstaler
Jan Duetz
Wolfgang Meyer
Silke Huelsmann
Original Assignee
Zahnradfabrik Friedrichshafen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zahnradfabrik Friedrichshafen filed Critical Zahnradfabrik Friedrichshafen
Publication of BRPI0611825A2 publication Critical patent/BRPI0611825A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K26/00Arrangements or mounting of propulsion unit control devices in vehicles
    • B60K26/02Arrangements or mounting of propulsion unit control devices in vehicles of initiating means or elements
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K26/00Arrangements or mounting of propulsion unit control devices in vehicles
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T74/00Machine element or mechanism
    • Y10T74/20Control lever and linkage systems
    • Y10T74/20528Foot operated
    • Y10T74/20534Accelerator
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T74/00Machine element or mechanism
    • Y10T74/20Control lever and linkage systems
    • Y10T74/20576Elements
    • Y10T74/20888Pedals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Auxiliary Drives, Propulsion Controls, And Safety Devices (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Control Of Throttle Valves Provided In The Intake System Or In The Exhaust System (AREA)
  • Arrangement And Mounting Of Devices That Control Transmission Of Motive Force (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO DE PEDAL PARA UM VEìCULO AUTOMóVEL. A presente invenção refere-se a uma disposição de pedal para um veículo automóvel, com um suporte (2) e um módulo acelerador eletrónico (3) fixado ao mesmo através de uma união de conexão com um suporte de pedal (29), no qual está montado um pedal de acelerador (11) pivotável em torno de um eixo de rotação (12), em que o módulo acelerador eletrónico (3) forma uma unidade estrutural independente do suporte (2).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSIÇÃODE PEDAL PARA UM VEÍCULO AUTOMÓVEL".
A presente invenção refere-se a uma disposição de pedal paraum veículo automóvel, com um suporte e um módulo acelerador eletrônicofixado ao mesmo através de uma união de conexão com um suporte de pe-dal, no qual está montado um pedal de acelerador pivotável em torno de umeixo de rotação.
Módulos aceleradores eletrônicos conhecidos são unidos porexemplo por ligações aparafusadas (ao menos três) com a carroceria do ve-ículo ou o apoio de pedal. Há assim a possibilidade montar e desmontar es-ses módulos aceleradores eletrônicos com a freqüência desejada. Além dis-so, é concretizada uma fixação, que possibilita a transmissão de força à car-roceria ou ao apoio de pedal sem problemas. Além disso, esse tipo da fixa-ção foi padronizado para as várias séries de modelos dos fabricantes de veículos.
As fixações conhecidas de módulos aceleradores eletrônicossão, todavia, muito dispendiosas em custos e montagem, pois em geral sãoprovidos três pontos de fixação com buchas, parafusos e/ou porcas. Alémdisso, esses componentes acarretam um aumento de custos devido à logís-tica a isso vinculada. Além disso, esses componentes contribuem em medi-da nada desprezível para o peso total da disposição de pedal. Finalmente,no caso de um reemprego, via de regra, os componentes metálicos (parafu-sos, buchas, porcas) devem ser removidos, o que aumenta o trabalho e,com isso, os custos para o reemprego.
Da DE 101 35 537 A1 é conhecido um módulo de pedal de mar-cha para um motor, em que está previsto um sensor para detecção da posi-ção de uma alavanca de pedal para uma placa de montagem, que serve àmontagem pivotável da alavanca de pedal. O sensor de posição é executadocomo unidade autônoma, que é aplicada à placa de montagem, estando osensor acolhido em um alojamento. Em um lado largo da placa de monta-gem está amoldado em uma só peça um apoio de pedal, que forma o com-ponente fixo do suporte de alavanca de pedal. O alojamento de sensor pos-sui um pé do tipo trilho, que está inserido em uma ranhura de retenção exe-cutada na placa de montagem paralelamente ao eixo de rotação. Para tanto,a ranhura de retenção é axialmente aberta em um lado largo da placa demontagem sobre o lado contraposto ao apoio de pedal. Ela possui um perfilde seção transversal em forma de T, que encerra o pé do alojamento desensor com travamento devido à forma, de modo que este é deslocável emdireção paralela para com o eixo de rotação, sendo contudo ademais fixo.
O sensor e o suporte de pedal formam então um módulo acele-rador eletrônico, que deve ser montado de suas partes individuais direta-mente na placa de montagem ou suporte. Também quando de uma desmon-tagem do módulo acelerador eletrônico do suporte, este deve ser decompos-to em suas partes individuais no próprio local da placa de montagem.
Constitui objetivo da invenção configurar uma disposição de pe-dal do tipo mencionado no início de tal maneira que a montagem e, eventu-almente, também a desmontagem do módulo acelerador eletrônico no supor-te seja simplificada.
Esse objetivo é alcançado com uma disposição de pedal segun-do a reivindicação 1. Outras configurações preferidas estão indicadas nassub-reivindicações.
A disposição de pedal de acordo com a invenção para um veícu-lo automóvel apresenta um suporte e um módulo acelerador eletrônico fixa-do ao menos através de uma união de conexão, especialmente com trava-mento devido à forma, com um suporte de pedal, no qual um pedal de acele-rador está montado pivotável em torno de um eixo de rotação, sendo que omódulo acelerador eletrônico forma uma unidade construtiva independentedo suporte.
Na disposição de pedal de acordo com a invenção é assim pos-sível encaixar no suporte o módulo acelerador eletrônico como unidade in-dependente e montada pronta, sendo simplificada a montagem do móduloacelerador eletrônico no suporte. Por um módulo acelerador eletrônico deveser entendida aqui especialmente uma unidade estrutural independente, queapresente ao menos um suporte de pedal e de preferência também um sen-sor, que possa detectar os movimentos pivotantes do pedal de aceleradorrelativamente ao suporte de pedal ou ao suporte. O suporte de pedal execu-tado de preferência como suporte pivotante e eventualmente também o sen-sor são assim parte integrante da unidade estrutural independente do supor-te, que é formada pelo módulo acelerador eletrônico. O suporte de pedal eeventualmente o sensor agem de preferência juntos dentro de ou em umalojamento do módulo acelerador eletrônico.
Além disso, cabos ou ligações elétricas podem se estender domódulo acelerador eletrônico até a um dispositivo de controle, que avaliamos sinais detectados pelo sensor e podem ativar o motor de um veículo au-tomóvel em correspondência à posição pivotante detectada do pedal de ace-lerador. Para unir eletricamente o módulo acelerador eletrônico de maneirasoltável com o dispositivo de controle, pode estar prevista uma união de co-nexão, cuja tomada ou conector é prevista de preferência no módulo acele-rador eletrônico ou no alojamento e está unida eletricamente com o sensor.
Assim, sob o aspecto elétrico, o módulo acelerador eletrônico pode ser exe-cutado como uma unidade estrutural separável do veículo automóvel ou dodispositivo de controle.
O módulo acelerador eletrônico está fixado ao suporte, de prefe-rência de modo soltável, através da união de conexão e pode, então, comounidade estrutural, especialmente junto com o pedal de acelerador, ser no-vamente separado do suporte. Mas para que o módulo acelerador eletrôniconão se solte inadvertidamente do suporte, a união de conexão pode formarsimultaneamente uma união de aperto, que fixa com travamento devido àforça o módulo acelerador eletrônico ao suporte, adicionalmente à união deconexão com travamento devido ã forma. Alternativamente ou complemen-tarmente à união de aperto, contudo, também é possível firmar o móduloacelerador eletrônico ao suporte através de uma união de encaixe rápido,que é executada de preferência como união de encaixe rápido soltável.
Para concretização da união de conexão podem ser previstosuma primeira ranhura de retenção e um primeiro pé encaixado na mesma,que engata com travamento devido à forma na primeira ranhura de retenção.A primeira ranhura de retenção forma assim uma guia para o primeiro pé,em que este é guiado deslocável para efeito da montagem ou desmontageme é retido com travamento devido à forma especialmente perpendicularmen-te à direção de deslocamento. A primeira ranhura de retenção se estendeespecialmente perpendicular ao eixo de rotação, de modo que o primeiro péé encaixado ou inserido perpendicularmente àquele na primeira ranhura deretenção. Pela primeira ranhura de retenção se estendendo perpendicular-mente ao eixo de rotação ou pivotamento pode ser absorvidos de modo sim-ples e seguro torques atuantes sobre o módulo acelerador eletrônico. Alter-nativamente, contudo, a primeira ranhura de retenção pode também se es-tender paralelamente ao eixo de pivotamento, de modo que o primeiro pé éencaixado ou inserido paralelamente a este na primeira ranhura de retenção.
Estando a disposição de pedal embutida em um veículo automó-vel, a primeira ranhura de retenção se estende especialmente de "cima" para"baixo", sendo que o primeiro pé ou o módulo acelerador eletrônico é encai-xado ou inserido de "cima" para "baixo" na primeira ranhura de retenção.
Além disso, no estado montado, o módulo acelerador eletrônico pode encos-tar em um batente, que limita um ulterior deslocamento do primeiro pé ou domódulo acelerador eletrônico, especialmente para "baixo". A direção demontagem se estendendo para "baixo" representa então uma certa seguran-ça própria para o módulo acelerador eletrônico, de modo que ele não podese soltar do suporte autonomamente ou por vibrações. Os termos "acima" e"abaixo" devem ser vistos aqui em conexão com o campo gravitacional daterra. O peso específico do módulo acelerador eletrônico garante, assim, afirme coesão de módulo acelerador eletrônico e suporte, podendo essa coe-são ser complementarmente reforçada pela união de encaixe rápido adicio-nalmente possível.
De preferência, no primeiro pé está prevista ao menos uma sali-ência, que engata em ao menos um corte traseiro previsto na primeira ra-nhura de retenção. Além disso, a primeira ranhura de retenção apresentaespecialmente uma região de introdução bem como uma área de engatecom o corte traseiro, em que engata a saliência prevista no primeiro pé, sen-do que a abertura de ranhura da região de introdução é maior do que a aber-tura de ranhura da região de engate. Para a montagem, o primeiro pé comsua saliência pode ser inserido através da abertura de ranhura da região deintrodução na ranhura de retenção e, depois deslocado ao longo da mesmaaté à região de engate, de preferência perpendicularmente ao eixo de rota-ção, de modo que pela saliência engatando no corte traseiro é garantidauma segura coesão de módulo acelerador eletrônico e suporte. Para tanto aregião de introdução e a região de engate apresentam, de preferência, umatransição uma para dentro da outra. Além disso, a abertura de ranhura daregião de introdução é especialmente de tal dimensão que o primeiro pé comsua saliência pode também ser inserida através da mesma na primeira ra-nhura de retenção. Para tanto, a abertura de ranhura da região de introdu-ção perpendicular à direção de conexão e/ou paralela ao eixo de rotaçãopode ser maior do que a abertura de ranhura da região de engate, de modoque especialmente a largura da abertura de ranhura da região de introduçãotransversalmente à direção de conexão é maior do que a largura da aberturade ranhura da região de engate transversalmente à direção de conexão. A-lém disso, a região de engate e a região de introdução estão de preferênciadispostas lado a lado, por exemplo em uma direção perpendicular ao eixo depivotamento.
A primeira ranhura de retenção e o primeiro pé podem apresen-tar ao menos regionalmente uma seção transversal em forma de T, de modoque a região em forma de T do primeiro pé engata no recesso em forma deT da primeira ranhura de retenção com travamento devido à forma. O planode simetria dessas seções transversais em forma de T se estende então, depreferência, perpendicularmente ao eixo de rotação. Quando a primeira ra-nhura de retenção se estende perpendicularmente ao eixo de rotação, paraa montagem e eventualmente também para a desmontagem do módulo ace-lerador eletrônico no suporte, o primeiro suporte com sua região em formade T é deslocável em uma direção perpendicular ao eixo de rotação na pri-meira ranhura de retenção ou na região em forma de T da primeira ranhurade retenção.Em princípio é possível executar a primeira ranhura de retençãono módulo acelerador eletrônico e no primeiro pé no suporte. De preferência,contudo, o primeiro pé é previsto no módulo acelerador eletrônico e a primei-ra ranhura de retenção no suporte, sendo que o primeiro pé pode ser fabri-cado em uma só peça com o alojamento do módulo acelerador eletrônico,por exemplo de plástico.
Adicionalmente, a união de conexão pode apresentar à distânciada primeira ranhura de retenção uma segunda ranhura de retenção e à dis-tância do primeiro pé um segundo pé, que fica encaixado na segunda ranhu-ra de retenção e engata na mesma especialmente com travamento devido aforma. Assim é possível um trajeto de montagem relativamente curto relati-vamente a uma única ranhura, executada longa, ou um único pé, executadolongo, de modo que pode ser obtida uma montagem rápida e mais segura, epraticamente raramente ocorre ou nem mesmo ocorre um emperramentoentre ranhura de retenção e pé, A segunda ranhura de retenção se estendeentão, de preferência, perpendicularmente ao eixo de rotação, de modo queo segundo pé é encaixado ou inserido perpendicularmente ao eixo de rota-ção na segunda ranhura de retenção. Alternativamente, a segunda ranhurade retenção pode, contudo, se estender também paralelamente ao eixo derotação, de modo que o segundo pé é encaixado ou inserido paralelamenteao mesmo na segunda ranhura de retenção. A segunda ranhura de retençãoforma uma guia para o segundo pé, em que este, para efeito de montagemou desmontagem, é guiado especialmente perpendicularmente ao eixo derotação è retido com travamento devido à forma de preferência perpendicu-Iarmente à direção de deslocamento. Além disso, a primeira ranhura de re-tenção e a segunda ranhura de retenção se situam especialmente em umareta comum.
Os dois pés são previstos de preferência no módulo aceleradoreletrônico e as duas ranhuras de retenção no suporte,podendo o segundo pépode ser fabricado por exemplo em uma só peça com o alojamento do mó-dulo acelerador eletrônico, por exemplo de plástico. Alternativamente, contu-do, também, as ranhuras de retenção podem estar previstas no módulo ace-lerador eletrônico e os pés no suporte.
A segunda ranhura de suporte está de preferência fechada emseu lado frontal voltado para a primeira ranhura de retenção, de modo queesse lado frontal fechado pode formar um batente, até ao qual o segundo péé inserível na segunda ranhura de retenção. Tal batente serve, de um lado,como segurança adicional; de outro lado, porém, também como auxiliar demontagem. Além disso, a segunda ranhura de retenção pode ser aberta emseu lado frontal oposto à primeira ranhura de retenção, de modo que o se-gundo pé é inserível ou encaixável através desse lado frontal aberto na se-gunda ranhura de retenção. Também é possível executar a primeira ranhurade retenção aberta em seu lado frontal oposto à segunda ranhura de retenção.
Estando o módulo acelerador eletrônico e o suporte unidos entresi não apenas por uma união de conexão, mas sim adicionalmente tambémainda por uma união de encaixe rápido, então a união de conexão pode a-presentar adicionalmente um gancho de encaixe rápido e um recesso, emque engata o gancho de encaixe rápido. O segundo pé pode apresentar ogancho de encaixe rápido, estando o gancho de encaixe rápido disposto es-pecialmente na extremidade do segundo pé oposta ao primeiro pé. O gan-cho de encaixe rápido e o recesso formam a união de encaixe rápido acimamencionada, que é executada especialmente como união de encaixe rápidosoltável.
De preferência, no segundo pé está prevista ao menos uma sali-ência, que engata ao menos em um corte traseiro previsto na segunda ra-nhura de retenção. Especialmente podem a segunda ranhura de retenção eo segundo pé apresentar aos mesmos regionalmente uma seção transversalem forma de T, de modo que a região em forma de T do segundo pé engatacom travamento devido à forma no recesso em forma de T da segunda ra-nhura de retenção. O plano de simetria dessas seções transversais em for-ma de T se estende então, de preferência, perpendicularmente ao eixo derotação. Quando a segunda ranhura de retenção se estende perpendicular-mente ao eixo de rotação, para a montagem e eventualmente também paraa desmontagem do módulo acelerador eletrônico no suporte o segundo pécom sua região em forma de T é deslocável em uma direção perpendicularao eixo de rotação na segunda ranhura de retenção ou na região em formade T da segunda ranhura de retenção.
Com a disposição de pedal de acordo com a invenção é possívelefetuar uma fixação do módulo acelerador eletrônico no suporte, sendo essafixável viável tanto quanto possível sem componentes de fixação adicionais.Especialmente são aproveitadas as possibilidades do material, plástico, sen-do o suporte e/ou o alojamento do módulo acelerador eletrônico inclusive aunião de conexão e eventualmente a união de encaixe rápido fabricáveis deplástico. O corpo (ou alojamento) do módulo acelerador eletrônico pode serexecutado de tal maneira que seja unido com o módulo de pedal no ladovoltado para o pedal com auxílio da união de conexão ou de aperto, especi-almente inserido ou atarraxado. No lado voltado para o pedal (por exemplona região do primeiro pé) devem ser esperadas, então, as maiores forçasresultantes. No lado oposto ao pedal (por exemplo na região do segundopé), pelo contrário, pode ser obtido um travamento devido a força e formaigualmente por meio da união de conexão. É ainda possível obter aí por umgancho de encaixe rápido uma segurança contra o escorregamento do mó-dulo acelerador eletrônico para fora. Da prática dos fabricantes de automó-veis não é conhecida uma prova, que solicite o módulo acelerador eletrôniconessa direção de força.
Especialmente podem ser obtidas as seguintes vantagens com adisposição de pedal de acordo com a invenção:
- Fixação do módulo acelerador eletrônico no suporte sem ele-mentos de fixação adicionais.
- Facilitação da montagem do módulo acelerador eletrônico nosuporte pela solução de encaixe provida pela união de conexão.
- Economia de peso por elementos de fixação não mais neces-sários, como por exemplo cavilhas, parafusos ou porcas.
- Economia de custos por uma montagem simples e a possíveleliminação dos elementos de fixação.- Possibilidade da desmontagem sem ferramenta adicional.
- Uma desmontagem pode ser repetida com a freqüência dese-jada, pois de preferência não são empregados parafusos formadores de rosca.
- No caso de reemprego, pode ser evitada uma dispendiosa des-montagem do módulo acelerador eletrônico, pois de preferência não foramempregadas partes de metal, como por exemplo buchas, parafusos ou por-cas.
Além disso, a invenção refere-se a um veículo automóvel comuma disposição de pedaí, estando a disposição de pedal fixada ao chassisdo veículo, especialmente na parede injetada separando o compartimento deocupantes do veículo do compartimento do motor. A disposição de pedal éentão uma disposição de pedal de acordo com a invenção, que pode serainda executada segundo todas as configurações anteriormente mencionadas.
A invenção será a seguir descrita com auxílio de uma forma deexecução preferida com referência ao desenho. No desenho mostram:
A figura 1 - uma vista em perspectiva de uma forma de execu-ção da disposição de pedal de acordo com a invenção,
A figura 2 - uma primeira vista em corte esquemática da dispo-sição de pedal segundo a figura 1,
A figura 3 - uma segunda vista em corte esquemática da dispo-sição de pedal segundo a figura 1,
A figura 4 - uma terceira vista em corte esquemática da disposi-ção de pedal segundo a figura 1,
A figura 5 - uma vista em perspectiva do módulo acelerador ele-trônico segundo a figura 1 e
A figura 6 - uma vista em perspectiva do suporte segundo a figu-ra 1 sem módulo acelerador eletrônico.
Na figura 1 se pode ver uma vista em perspectiva de uma formade execução da disposição de pedal 1 de acordo com a invenção, estandofixado a um apoio de pedal (suporte) 2 um módulo acelerador eletrônico 3. Oapoio de pedal 2 serve como suporte para o módulo acelerador eletrônico 3e é provido ainda de alojamentos 4 e 5 para um pedal de freio não represen-tado e um pedal de embreagem igualmente não representado. Em uma vari-ante automática aqui não mostrada da disposição de pedal, naturalmentepode ser dispensado o alojamento 5 para o pedal de embreagem. O apoiode pedal 2 é fabricado como peça fundida a injeção de plástico em uma sópeça e apresenta duas ranhuras de retenção 6 e 7 (vide figura 2), em queengatam dois pés 8 e 9 previstos no módulo acelerador eletrônico 3. O mó-dulo acelerador eletrônico 3 é provido de um alojamento 10 fabricado deplástico, com o qual os pés 8 e 9 são executados em uma só peça. Alémdisso, um pedal de acelerador 11 está montado no mesmo pivotável em tor-no de um eixo de rotação 12 em um suporte de pedal 29 do módulo acelera-dor eletrônico 3 e engata por uma abertura 13 no alojamento 10 do móduloacelerador eletrônico 3. As ranhuras 6 e 7 bem como os pés 8 e 9 se encon-tram então em uma reta G1 que se estende perpendicularmente ao eixo derotação 12.
Nas figuras 2 a 4 são representadas distintas vistas em corte dadisposição de pedal 1, mostrando a figura 2 um corte ao longo da reta G eperpendicularmente a reta 12. A figura 3 mostra um corte se estendendopelo pé 8 paralelamente a reta 12 e perpendicularmente a reta G. Além dis-so, a figura 4 mostra um corte se estendendo pelo pé 9 paralelamente a reta12 e perpendicularmente a reta G.
No pé 9 está disposto um gancho de encaixe rápido 14, que en-gata em um recesso 15 previsto no apoio de pedal 2 e formado em uma sópeça com pé 9 de plástico. O gancho de encaixe rápido se situa então i-gualmente na reta G e é previsto na extremidade do pé 9 oposta ao pé 8.
A ranhura 6 apresenta uma região de engate 16 e uma região deintrodução 17, cuja abertura de ranhura 18 (vide figura 6) é suficientementegrande para que o pé 8 possa ser introduzido através da abertura de ranhura18 na ranhura 6 para a montagem do módulo acelerador eletrônico 3 no a-poio de pedal 2. Em seguida, o módulo acelerador eletrônico 3 é deslocadona direção da seta P, até que o pé 8 chegue à região de engate 16. A aber-tura de ranhura 19 da região de engate 16 é mais estreita do que a aberturade ranhura 18, apresentando a ranhura 6 na região de engate 16 dois cortestraseiros 20, em que engatam saliências de engate 21 previstas no pé 8. Opé 8 e a região de engate 16 são então executados em forma de T em seçãotransversal, situando-se o plano de simetria S desse perfil em T de preferên-cia na reta G e se estendendo perpendicularmente a reta 12.
Além disso, a ranhura 7 apresenta cortes traseiros 26 e o pé 9saliências de engate 30, que engatam nos cortes traseiros 26, apresentandoa ranhura 7 e o pé 9 um perfil de seção transversal essencialmente em for-ma de T. De preferência, o plano de simetria S desse perfil em T se situaentão na reta G e se estende perpendicularmente a reta 12.
A ranhura 7 é fechada em seu lado frontal 22 voltado para a ra-nhura 6, de modo que, quando do deslocamento do módulo acelerador ele-trônico 3 na direção da seta Ρ, o lado frontal 22 forma para o pé 9 um baten-te, no qual encosta o pé 9 no estado plenamente montado do módulo acele-rador eletrônico 3. Pelo gancho de encaixe rápido 14 engatando no recesso15 é ainda impedido seguramente um desprendimento do módulo aceleradoreletrônico 3 do apoio de pedal 2 em direção contrária à seta P. Só por umdesengate de gancho de encaixe rápido 14 e recesso 15 é possível umadesmontagem do módulo acelerador eletrônico 3 mediante deslocamentoem direção contrária de P, ocorrendo o desengate mediante levantamentodo gancho de encaixe rápido 14 na direção da seta R.
O pedal 11 pode ser pivotado relativamente ao alojamento 10 ouao apoio de pedal 2 dentro de limites predeterminados na direção e na con-tradireção da seta Q em torno do eixo de rotação 12, podendo um sensor 23visto na figura 3 detectar o ângulo de rotação do pedal 11 e emiti-lo comosinal eletrônico a um dispositivo de controle 34. Para tanto, como se vê nafigura 5, uma bucha de conector 24 está fixada ao módulo acelerador eletrô-nico 3.
O apoio de pedal 2, como representado esquematicamente ecom linhas tracejadas na figura 2, está fixado ao chassis de veículo 32 deum veículo automóvel 33, em que está igualmente disposto o dispositivo decontrole 34 eletricamente unido com o módulo acelerador eletrônico 3 oucom o sensor 23.
Na figura 6 se pode ver uma vista parcial em perspectiva do a-poio de pedal 2 sem módulo acelerador eletrônico, de modo que a forma dasranhuras 6 e 7 é clara. Especialmente não apresenta a região de introdução17 cortes traseiros, ao passo que os cortes traseiros 20 na região de engate16 estão definidos por saliências 25, que limitam a abertura de ranhura 19.
Além disso, os cortes traseiros 26 da ranhura 7 são definidos por saliências27, que limitam a abertura de ranhura 31 da ranhura 7.
Também na figura 6 se pode ver que o recesso 15 é previsto emuma região de apoio 28 executada em uma só peça com o apoio de pedal 2,sobre a qual assenta o pé 9, quando o pé 8 na região de introdução 17, an-tes de o módulo acelerador eletrônico 3 ser levado a engate com travamentodevido a forma com o apoio de pedal 2 por deslocamento na direção da setaΡ. A região de apoio 28 serve assim como auxiliar de montagem.
O módulo acelerador eletrônico 3 de acordo com a invenção po-de ser fixado ao apoio de pedal 2 de modo soltável de maneira simples, semque sejam necessários meios de fixação adicionais como parafusos, cavi-Ihas, buchas ou porcas. Além disso, o módulo acelerador eletrônico 3 podeser completamente pré-montado, antes que seja fixado ao apoio de pedal 2,
0 que representa uma facilidade de montagem e proporciona uma pluralida-de de variantes, pois distintos módulos aceleradores eletrônicos podem sermontados em distintos apoios de pedal, quando a união de conexão é man-tida uniforme.
Listagem de Referências
1 disposição de pedal
2 apoio de pedal / suporte
3 módulo acelerador eletrônico
4 alojamento para pedal de freio
5 alojamento para pedal de embreagem
6 ranhura de retenção no apoio de pedal
7 ranhura de retenção no pedal de apoio8 pé do módulo acelerador eletrônico 9 pé do módulo acelerador eletrônico 10 alojamento do módulo acelerador eletrônico 11 pedal do acelerador 12 eixo de rotação para pedal do acelerador 13 abertura no alojamento 14 gancho de encaixe rápido 15 recesso no apoio de pedal 16 região de engate 17 região de introdução 18 abertura de ranhura da região de introdução 19 abertura de ranhura da região de engate 20 corte traseiro 21 saliência de engate 22 lado frontal / batente 23 sensor 24 bucha de conector 25 saliência 26 corte traseiro 27 saliência 28 região de apoio 29 süporte de pedal 30 saliência de engate 31 abertura de ranhura 32 chassis do veículo (esquemático) 33 veículo (esquemático) 34 dispositivo de controle (esquemático) G reta P seta Q seta R seta S plano de simetria

Claims (16)

1. Disposição de pedal para um veículo automóvel, com um su-porte (2) e um módulo acelerador eletrônico (3) fixado ao mesmo através deuma união de conexão com um suporte de pedal (29), no qual está montadoum pedal de acelerador (11) pivotável em torno de um eixo de rotação (12),caracterizada pelo fato de que o módulo acelerador eletrônico (3) forma umaunidade estrutural independente do suporte (2).
2. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que o módulo acelerador eletrônico (3) e o suporte (2)estão unidos entre si adicionalmente por uma união de encaixe rápido.
3. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizada pelo fato de que a união de conexão apresenta uma primeiraranhura de retenção (6) e um primeiro pé (8) encaixado nela, que engatacom travamento devido à forma na primeira ranhura de retenção (6).
4. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que a primeira ranhura de retenção (6) se estende pa-ralelamente ao eixo de rotação (12) e o primeiro pé (8) está inserido parale-lamente ao eixo de rotação (12) na primeira ranhura de retenção (6).
5. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que a primeira ranhura de retenção (6) se estende per-pendicularmente ao eixo de rotação (12) e o primeiro pé (8) está inseridoperpendicularmente ao eixo de rotação (12) na primeira ranhura de retenção (6).
6. Disposição de pedal de acordo com uma das reivindicações 3a 5, caracterizada pelo fato de que a primeira ranhura de retenção (6) apre-senta uma região de introdução (17) bem como uma região de engate (16)com um corte traseiro (20), em que engata uma saliência (21) prevista noprimeiro pé (8), sendo a largura da abertura de ranhura da região de introdu-ção transversalmente à direção de conexão maior do que a largura da aber-tura de ranhura da região de engate transversalmente à direção de conexão.
7. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 6, carac-terizada pelo fato de que a região de engate (16) e a região de introdução(17) estão dispostas lado a lado em uma direção perpendicular ao eixo derotação (12).
8. Disposição de pedal de acordo com uma das reivindicações 3a 7, caracterizada pelo fato de que o primeiro pé (8) é previsto no móduloacelerador eletrônico (3) e a primeira ranhura de retenção (6) no suporte (2).
9. Disposição de pedal de acordo com uma das reivindicações 3a 8, caracterizada pelo fato de que a união de conexão apresenta a distânciada primeira ranhura de retenção (6) uma segunda ranhura de retenção (7) ea distância do primeiro pé (8) um segundo pé (9), que está encaixado nasegunda ranhura de retenção (7) e engata na mesma com encaixe devido àforma.
10. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 9, carac-terizada pelo fato de que a segunda ranhura de retenção (7) se estende per-pendicularmente ao eixo de rotação (12) e o segundo pé (9) está encaixadoperpendicularmente ao eixo de rotação (12) na segunda ranhura de retenção(7).
11. Disposição de pedal de acordo com reivindicação 9 ou 10,caracterizada pelo fato de que a primeira ranhura de retenção (6) e a segun-da ranhura de retenção (7) se situam em uma reta (G) comum.
12. Disposição de pedal de acordo com uma das reivindicações 9 a 11, caracterizada pelo fato de que a segunda ranhura de retenção (7) nolado frontal (22) voltado para a primeira ranhura de retenção (6) está fechada.
13. Disposição de pedal de acordo com uma das reivindicações 9 a 12, caracterizada pelo fato de que os dois pés (8, 9) estão previstos nosuporte (2) e as duas ranhuras de retenção (6, 7) no módulo acelerador ele-trônico (3).
14. Disposição de pedal de acordo com uma das reivindicações 9 a 12, caracterizada pelo fato de que os dois pés (8, 9) no módulo acelera-dor eletrônico (3) e as duas ranhuras de retenção (6, 7) estão previstos nosuporte (2).
15. Disposição de pedal de acordo com a reivindicação 14, ca-racterizada pelo fato de que o segundo pé (9) apresenta um gancho de en-caixe rápido (14), que engata em um recesso (15) previsto no suporte (2).
16. Veículo automóvel com uma disposição de pedal como defi-nida em uma das reivindicações precedentes e com um chassis (32), carac-terizado pelo fato de que o suporte (2) está fixado ao chassis de veículo (32).
BRPI0611825-9A 2005-06-17 2006-06-14 disposição de pedal para um veìculo automóvel BRPI0611825A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005028514A DE102005028514A1 (de) 2005-06-17 2005-06-17 Pedalanordnung für ein Kraftfahrzeug
DE102005028514.7 2005-06-17
PCT/DE2006/001020 WO2006133683A1 (de) 2005-06-17 2006-06-14 Pedalanordnung für ein kraftfahrzeug

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611825A2 true BRPI0611825A2 (pt) 2010-09-28

Family

ID=37087785

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611825-9A BRPI0611825A2 (pt) 2005-06-17 2006-06-14 disposição de pedal para um veìculo automóvel

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20080202279A1 (pt)
EP (1) EP1890902B1 (pt)
JP (1) JP2008544356A (pt)
KR (1) KR20080021599A (pt)
AT (1) ATE444872T1 (pt)
BR (1) BRPI0611825A2 (pt)
DE (2) DE102005028514A1 (pt)
MX (1) MX2007016003A (pt)
WO (1) WO2006133683A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8534158B2 (en) 2011-05-02 2013-09-17 GM Global Technology Operations LLC Floor pivot pedal assembly
CN104220290B (zh) * 2012-03-14 2018-03-23 Ksr智财控股公司 用于将etc踏板附接到支架的方法和设备
FR3020998A1 (fr) * 2014-05-16 2015-11-20 Peugeot Citroen Automobiles Sa Dispositif de fixation d'un boitier de pedale d'accelerateur sur un support dans un vehicule automobile
FR3089889B1 (fr) * 2018-12-13 2023-10-06 Psa Automobiles Sa Boîtier de pedale pour vehicule automobile à connexion electrique simplifiée

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1788464A (en) * 1928-04-19 1931-01-13 Kederis Watson Support for portable fire extinguishers
US1787734A (en) * 1929-01-21 1931-01-06 Rowling Thomas Noble Pipe clip
JPS5154394Y2 (pt) * 1974-10-26 1976-12-25
JPS59193137U (ja) * 1983-06-10 1984-12-21 豊田工機株式会社 樹脂製容器の取付装置
FR2577771B3 (fr) * 1985-02-26 1987-07-31 Itw De France Sac notamment de sport ou de maroquinerie
US5069407A (en) * 1990-11-02 1991-12-03 Williams Andy C Mounting bracket for communication related devices
DE4104123A1 (de) * 1991-02-12 1992-08-13 Bayerische Motoren Werke Ag Trittschutzplatte
US5241936A (en) * 1991-09-09 1993-09-07 Williams Controls, Inc. Foot pedal arrangement for electronic throttle control of truck engines
US5408899A (en) * 1993-06-14 1995-04-25 Brecom Subsidiary Corporation No. 1 Foot pedal devices for controlling engines
US5371917A (en) * 1993-09-02 1994-12-13 Vining Industries, Inc. Backplate for a sponge refill cartridge
US5356105A (en) * 1993-11-29 1994-10-18 Del Andrews Releasable mounting bracket for a pump
DE4343681C1 (de) * 1993-12-21 1995-03-16 Porsche Ag Gaspedaleinrichtung für ein Kraftfahrzeug
DE19531734C2 (de) * 1995-08-29 1998-09-10 Daimler Benz Ag Trägerrahmen für eine Fahrpedaleinheit von Kraftfahrzeugen
US6240801B1 (en) * 1998-03-20 2001-06-05 Oiles Corporation Friction damper and pedal device for vehicle having the friction damper
DE19814765A1 (de) * 1998-04-02 1999-10-07 Porsche Ag Gaspedaleinrichtung für ein Kraftfahrzeug
DE19821852A1 (de) * 1998-05-15 1999-11-18 Man Nutzfahrzeuge Ag Frontkonsole eines Nutzfahrzeug-Fahrerhauses
US6147590A (en) * 1999-09-10 2000-11-14 Mikolcic; Allen Electronic treadle linkage assembly
JP3436512B2 (ja) * 1999-12-28 2003-08-11 株式会社デンソー アクセル装置
JP3806896B2 (ja) * 2000-05-17 2006-08-09 株式会社Inax ビスキャップ
DE10105266B4 (de) * 2001-02-02 2004-03-25 ZF Lemförder Metallwaren AG Haltevorrichtung für die Pedalerie eines Kraftfahrzeuges
JP4598283B2 (ja) * 2001-02-13 2010-12-15 クリナップ株式会社 化粧板の取付構造
DE10133194A1 (de) * 2001-07-07 2003-01-16 Hella Kg Hueck & Co Fahrpedaleinrichtung zum Einstellen der Fahrgeschwindigkeit eines Fahrzeuges
DE10135537A1 (de) * 2001-07-20 2003-01-30 Volkswagen Ag Fahrpedalmodul
DE10258286A1 (de) * 2002-12-13 2004-06-24 Robert Bosch Gmbh Fahrpedalmodul
DE10260521A1 (de) * 2002-12-21 2004-07-01 Volkswagen Ag Fußhebelwerk
US6764248B1 (en) * 2003-04-14 2004-07-20 Chin-Tien Hsu Connector for a portable combination fan and mister
SE526351C2 (sv) * 2003-11-03 2005-08-30 Scania Cv Abp Anordning för lokalisering av en pedalenhet vid en hållarenhet i ett motorfordon

Also Published As

Publication number Publication date
EP1890902B1 (de) 2009-10-07
WO2006133683A1 (de) 2006-12-21
ATE444872T1 (de) 2009-10-15
DE502006005041D1 (de) 2009-11-19
KR20080021599A (ko) 2008-03-07
MX2007016003A (es) 2008-03-07
DE102005028514A1 (de) 2006-12-28
US20080202279A1 (en) 2008-08-28
JP2008544356A (ja) 2008-12-04
EP1890902A1 (de) 2008-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20200247502A1 (en) Drive unit for human-powered vehicle, drive system for human-powered vehicle, and battery unit for human-powered vehicle
BRPI0611825A2 (pt) disposição de pedal para um veìculo automóvel
BR102014019485A2 (pt) sistema de retenção e alinhamento pos cálculo de média elástica para um compartimento vedável
BRPI0717045A2 (pt) Sistema de conexão com disposição dos fios externa em caixas de motores de limpadores de pára-brisa
BR102015006382A2 (pt) sistema de cálculo de média elástica para componentes acoplados
JP4070854B2 (ja) 機能モジュール
BRPI0917450B1 (pt) Estrutura de montagem de placa de proteção para um tanque de combustível
BR112015000806B1 (pt) Aparelho de fixação elétrico para apertar uma peça de trabalho através da rotação de um braço de fixação
JP2007214068A (ja) 電流センサ付バッテリーターミナル
BR102012025346A2 (pt) Comutador de cabo
US8602569B2 (en) Exterior rear view mirror with an electrical connection to an electrical component housed in the exterior rear view mirror housing
KR20070053772A (ko) 레버 스위치의 부착구조
BR102016019448A2 (pt) sistema de visualização para veículos
BR202014032689U2 (pt) Directional axle seal and lacquer hidden
ITTO991004A1 (it) Dispositivo di illuminazione per un veicolo.
KR101826430B1 (ko) 트랙터용 eps 모듈 장착장치
EP3395627B1 (en) A master link rod assembly, a wiper system comprising such an assembly and a method for assembling a master link rod assembly
US9653226B2 (en) Power shutoff device
BR112014004639B1 (pt) Estrutura dianteira de veículo
BRPI0403187A (pt) Estrutura de conexão entre engrenagem plástica e eixo
JP6014510B2 (ja) バッテリパック
CN215266808U (zh) 车载诊断系统插头
JP6798761B2 (ja) 冷却装置の取付構造
KR20070095058A (ko) 회전에 의해서 여분의 스톱램프를 교환할 수 있는 스톱램프장착구조
JP2011015506A (ja) 電気接続箱

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A E 6A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.