BRPI0603012B1 - estrutura de chassi em motocicleta - Google Patents

estrutura de chassi em motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0603012B1
BRPI0603012B1 BRPI0603012A BRPI0603012A BRPI0603012B1 BR PI0603012 B1 BRPI0603012 B1 BR PI0603012B1 BR PI0603012 A BRPI0603012 A BR PI0603012A BR PI0603012 A BRPI0603012 A BR PI0603012A BR PI0603012 B1 BRPI0603012 B1 BR PI0603012B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pivot
plate
tube
pivot plate
main frame
Prior art date
Application number
BRPI0603012A
Other languages
English (en)
Inventor
Hideki Ikeda
Masaaki Yamaguchi
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0603012A publication Critical patent/BRPI0603012A/pt
Publication of BRPI0603012B1 publication Critical patent/BRPI0603012B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

"estrutura de chassi em motocicleta". a presente invenção refere-se a uma placa pivô que deve ser reduzida em dimensão e melhorada em rigidez melhorando uma estrutura de chassi em uma motocicleta. em uma motocicleta (10) que inclui uma estrutura principal (12) que se estende para trás e de maneira inclinada para baixo a partir de um tubo principal, estruturas traseiras (21, 22) conectadas a uma porção traseira da estrutura principal (12) e que se estende para trás e de maneira inclinada para cima, e uma unidade de motor (18) suportada por uma porção inferior da estrutura principal (12), na qual um tubo pivô (114) é fornecido em uma face traseira (13a) de uma placa pivô (13) que é presa a uma porção inferior traseira da estrutura principal (12) e um garfo traseiro (47) é suportado de maneira oscilante pelo tubo pivô (114).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE CHASSI EM MOTOCICLETA".
Campo Técnico A presente invenção refere-se a um melhoramento de uma estrutura de chassi em uma motocicleta. Técnica Anterior Como uma estrutura de chassi convencional em uma motocicleta é conhecida uma estrutura de chassi na qual uma placa pivô é ligada a uma porção traseira de uma estrutura principal e um eixo pivô é ligado à placa pivô (vide, por exemplo, o Documento de Patente 1).
Documento de Patente 1 Patente Japonesa Publicada Na 3.548.173 Nas figuras 2 e 5 do Documento de Patente 1 é mostrada que uma placa pivô 17 é ligada a uma porção traseira de uma estrutura principal 13 que constitui um chassi, um eixo pivô 20 ligado à placa pivô 17, e um garfo traseiro 21 que suporta uma roda traseira é ligado ao eixo pivô 20 de maneira oscilante verticalmente. A placa pivô 17 inclui porções de placa plana direita e esquerda 18 e uma porção de placa de conexão 19 para conectar as porções de placa plana 18 uma com outra. O eixo pivô 20 é montado através das porções de placa plana direita e esquerda.
Problemas a serem solucionados pela invenção As porções de placa plana direita e esquerda 18 da placa pivô 17 são necessárias serem largas o suficiente para deixar o eixo pivô 20 passar através delas e a dimensão longitudinal dela se torna grande, resultando assim em um aumento em dimensão da placa pivô 17. A placa pivô 17 sofre uma grande carga uma vez que ela suporta uma roda traseira através de um garfo traseiro 21 e é, portanto, necessário ser ainda melhorada em rigidez. É um objetivo da presente invenção melhorar a estrutura de chassi em uma motocicleta, e com isto reduzir a dimensão e melhorar a rigidez de uma placa pivô.
Meios para Solucionar os Problemas Em uma motocicleta que inclui uma estrutura principal que se estende para trás e de maneira inclinada para baixo a partir de um tubo principal, uma estrutura traseira conectada a uma porção traseira da estrutura principal e que se estende para trás e de maneira inclinada para cima, e uma unidade motor suportada por uma porção inferior da estrutura principal, a presente invenção é caracterizada pelo fato de um tubo pivô ser montado em uma face traseira de uma placa pivô fornecida em uma porção inferior traseira da estrutura principal e um garfo traseiro ser suportado de maneira oscilante pelo tubo pivô.
Uma vez que o tubo pivô é montado na face traseira da placa pivô, a largura na direção longitudinal da placa pivô se torna mais curta do que na construção convencional, na qual um tubo pivô é estendido através das placas pivô direita e esquerda. Além disto, o tubo pivô pode ser suportado pela totalidade da face traseira da placa pivô, de modo que não apenas o tubo pivô pode ser suportado firmemente, porém também a rigidez da própria placa pivô é melhorada.
Em um aspecto adicional e opcional, a presente invenção é caracterizada pelo fato de a placa pivô incluir um par de porções de placa plana opostas e uma placa de conexão para conectar extremidades traseiras das porções de placa plana uma com outra, e ter uma forma de seção transversal genericamente conformada em U, que tem uma porção frontal aberta, uma porção de recorte é formada em uma face traseira da placa de conexão e o tubo pivô é ajustado na porção de recorte.
Ajustando o tubo pivô na porção de recorte formada na face traseira da placa de conexão, a dimensão longitudinal da placa pivô, com o tubo pivô ligado a ela, pode ser feita menor. Além disto, uma vez que o tubo pivô é ajustado na porção de recorte, não apenas a conexão entre a placa pivô e o tubo pivô se torna forte, mas também a rigidez da placa pivô é melhorada.
Em um outro aspecto adicional e opcional, a presente invenção é caracterizada pelo fato de um par de elementos de conexão para conectar a estrutura traseira e a placa pivô uma com a outra, serem colocados em ambos os lados da estrutura principal, porções intermediárias dos elementos de conexão são conectadas à estrutura principal, e extremidades frontais dos elementos de conexão são conectadas no mínimo ao tubo pivô montado na face traseira da placa pivô, Uma vez que o tubo pivô é suportado não apenas pela estrutura principal mas também pelos elementos de conexão conectados à estrutura principal, a rigidez da porção pivô, que inclui a placa pivô e o tubo pivô, é ainda mais melhorada.
Em um outro aspecto adicional e opcional, a presente invenção é caracterizada pelo fato de um silenciador ser suportado por uma face traseira inferior da placa pivô.
Uma vez que a face traseira inferior da placa pivô se situa em uma posição próxima ao centro da carroceria do veículo e próxima ao silenciador, a dimensão de uma escora de suporte do silenciador se torna menor.
Em um outro aspecto adicional e opcional, a presente invenção é caracterizada pelo fato de suportes de apoio de assento traseiro para suportar apoios de assento traseiro para um passageiro repousar seus pés sobre eles serem suportados por ambos, tubo pivô e estrutura traseira.
Os suportes de apoio de assento traseiro podem ser suportados mais firmemente uma vez que eles são suportados por ambos, pelo tubo pivô e pela estrutura traseira.
Efeito da Invenção De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, uma vez que o tubo pivô é montado na face traseira da placa pivô e o garfo traseiro é suportado de maneira oscilante pelo tubo pivô, a largura na direção longitudinal da placa pivô pode ser encurtada e a placa pivô pode ser feita menor em dimensão. Além disto, uma vez que o tubo pivô pode ser suportado pela totalidade da face traseira da placa pivô, não apenas o tubo pivô pode ser suportado firmemente, mas também a rigidez da própria placa pivô pode ser melhorada.
De acordo com outro aspecto adicional e opcional da presente invenção, a placa pivô inclui um par de porções de placa plana opostas e uma placa de conexão para conectar extremidades traseiras das porções de placa plana uma com a outra e tem uma forma de seção transversal genericamente conformada em U que tem uma porção frontal aberta, uma porção de recorte é formada em uma face traseira da placa de conexão e o tubo pivô é ajustado na porção de recorte. Conseqüentemente, a dimensão longitudinal da placa pivô com o tubo pivô ligado a ela pode ser reduzida, e é possível reduzir a dimensão da porção pivô que inclui a placa pivô e o tubo pivô.
Além disto, por meio do ajustamento do tubo pivô na porção de recorte, a conexão entre a placa pivô e o tubo pivô se torna mais forte e a rigidez da placa pivô pode ser melhorada.
De acordo com outro aspecto adicional e opcional da presente invenção, um par de elementos de conexão para conectar a estrutura traseira e a placa pivô uma com a outra, são colocados em ambos os lados da estrutura principal, porções intermediárias dos elementos de conexão são conectadas à estrutura principal, e extremidades frontais dos elementos de conexão são conectadas no mínimo ao tubo pivô montado na face traseira da placa pivô. Assim, a placa pivô é suportada não apenas pela estrutura principal, mas também pelos elementos de conexão conectados à estrutura principat, pelo que, a rigidez da porção pivô que inclui a placa pivô e o tubo pivô pode ser ainda melhorada.
De acordo com outro aspecto adicional e opcional da presente invenção, uma vez que um silenciador é suportado por uma face traseira inferior da placa pivô, a face traseira inferior da placa pivô e o silenciador ficam próximos um do outro e daí, a dimensão da escora que suporta o silenciador pode ser reduzida.
De acordo com outro aspecto adicional e opcional da presente invenção, uma vez que suportes de apoio de assento traseiro são suportados por ambos, o tubo pivô e a estrutura traseira, o apoio de assento traseiro pode ser suportado de maneira mais positiva.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta que tem uma estrutura de chassi de acordo com a presente invenção. A figura 2 é uma vista em planta de porções principais da motocicleta de acordo com a presente invenção. A figura 3 é uma vista lateral de porções principais da motocicleta de acordo com a presente invenção. A figura 4 é uma vista lateral de porções principais de uma estrutura de chassi de acordo com a presente invenção. A figura 5 é uma vista em perspectiva de um chassi de acordo com a presente invenção. A figura 6 é uma vista quando observada na direção da seta 6 na figura 3. A figura 7 é uma vista em corte feita na linha 7-7 na figura 4. A figura 8 é uma vista lateral de porções principais, que mostra uma modificação de uma placa pivô de acordo com a presente invenção. Melhor modo de Realizar a Invenção O melhor modo para realizar a presente invenção será descrito aqui abaixo com referência aos desenhos que acompanham. Os desenhos devem ser vistos na ordem dos numerais de referência. A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta dotada de uma estrutura de chassi de acordo com uma modalidade da presente invenção. Na motocicleta indicada em 10, uma unidade de motor 18 que inclui um motor 16 e uma transmissão 17 é suportada por ambos, uma estrutura principal única 12 que se estende para trás e de maneira inclinada para baixo a partir de um tubo principal 11, e uma placa pivô 13 ligada a uma porção de extremidade traseira da estrutura principal 12, de modo a se estender para baixo. Além disto, um tanque de combustível 23 é montado em um par de estruturas traseiras esquerda e direita 21, 22 (somente o numeral 21 deste lado está mostrado) que se estendem para trás e de maneira inclinada para cima a partir de uma porção traseira da estrutura principal 12. Uma caixa de bagagem 24 é montada ao tanque de combustível 23 e às estruturas traseiras 21, 22 e um assento em fila 26 é preso à caixa de bagagem 24, de modo que ele pode ser aberto e fechado.
Um garfo frontal 31 que suporta uma roda frontal 28 em uma sua extremidade inferior é ligado ao tubo principal 11 de maneira dirigível, e um guidão 32 é suportado por uma porção superior do garfo frontal 31.
Um par de subestruturas esquerda e direita 34, 34 (somente o numeral 34 deste lado está mostrado) são conectadas como ponte à placa pivô 13 e às estruturas traseiras 21,22 e um par de estruturas de suporte de apoio esquerda e direita 41, 42 que suportam, respectivamente, um par de apoios de assento traseiro esquerdo e direito 36, 37 (somente o numeral de referência 36 deste lado está mostrado) para um passageiro são ligados às subestruturas 34, 34. O tubo principal 11, a estrutura principal 12, a placa pivô 13, e estruturas traseiras 21, 22 e subestruturas 34, 34 são elementos constituintes de um chassi 45.
Um garfo traseiro 47 que suporta uma roda traseira 46 em uma sua extremidade traseira é conectado à placa pivô 13 de maneira oscilante através de um tubo pivô a ser descrito mais tarde. O motor 16 é dotado em seu lado frontal com uma porção de cilindro aproximadamente horizontal 50 e um sistema de admissão 52 e um sistema de descarga 53 são conectados a um cabeçote de cilindro 51 fornecido na porção de cilindro 50. O sistema de admissão 52 inclui um filtro de ar 55 montado em uma porção frontal da estrutura principal 12 de um corpo de estrangulador 57 combinado com um injetor, o corpo do estrangulador 57 sendo conectado em uma sua extremidade ao filtro de ar 55 e em uma sua extremidade oposta, ao cabeçote de cilindro 51 por meio de um tubo de admissão 56. O sistema de descarga 53 é constituído de um tubo de descarga 61 conectado em uma sua extremidade ao cabeçote de cilindro 51, um conversor catalítico 62 montado em uma posição intermediária predeterminada do tubo de descarga 61 e um silenciador 63, conectado a uma porção extrema traseira do tubo de descarga 51, o silenciador 63 sendo posicionado atrás da unidade de motor 18. O conversor catalítico 62 é colocado em um espaço 64 que é formado sobre a porção de cilindro 50 e na frente de um cárter de manivelas 65 a ser descrito mais tarde, com isto fazendo maior sua altura a partir do terreno. A unidade de motor 18 inclui um eixo de cárter de manivelas 65 e apoios principais 66, 66 (somente o numeral 66 deste lado está mostrado) para um condutor, cujos apoios principais 66, 66 se estendem, respectivamente, para ambos os lados, são presos a uma porção inferior do cárter de manivelas 65. Além disto, um pedal de freio 67 para a roda traseira e uma plataforma principal 68 são suportados de maneira oscilante por meio de uma porção extrema traseira inferior do cárter de manivelas 65. O numeral 71 indica uma cobertura de guidão, o numeral 72 indica uma cobertura frontal, o numeral 73 indica uma bateria colocada na frente do tubo principal 11, o numeral 73a indica um apoio de suporte de bateria preso a uma porção frontal do tubo principal 11 para suportar a bateria 73, o numeral 74 indica um pára-lamas frontal que cobre porções superior e traseira da roda frontal 28, o numeral 76 indica uma proteção de perna, o numeral 77 indica uma tampa de alimentação de óleo equipada com um dispositivo de travamento, a tampa de alimentação de óleo 77 sendo fornecida na proteção de pernas 76, de modo a ser aberta e fechada quando o óleo é alimentado a partir de uma abertura de alimentação de óleo 23e (vide Figura 3, o numeral 78 indica uma tampa para fechar a abertura de alimentação de óleo) formada no tanque de combustível 23, um par de numerais 81, 81 (somente o numeral 81 deste lado está mostrado) indicam um par de suportes de motor esquerdo e direito presos à estrutura principal 12, o numeral 82 indica uma unidade de freio de tambor presa a um eixo de roda traseira 83, o numeral 84 indica uma haste de torque conectada como ponte a ambos, a um painel de freio (não mostrado) da unidade de freio de tambor 82 e ao garfo traseiro 47 para impedir a rotação da unidade de freio de tambor 82, o numeral 86 indica uma unidade de amortecedor traseiro conectada como ponte a ambos, a um suporte de amortecedor traseiro 47a fornecido no garfo traseiro 47 e uma estrutura traseira 21, o numeral 87 indica um pára-lamas ligado a uma porção inferior traseira da caixa de bagagem 24, o numeral 88 indica um pára-lamas traseiro que cobre a porção superior da roda traseira 46, o numeral 91 indica um trilho de pega e o numeral 92 indica uma lâmpada traseira. A figura 2 é uma vista em planta das porções principais da motocicleta relacionada à presente invenção (a seta frontal na figura representa o lado frontal do veículo, e isto é também verdadeiro nos outros desenhos). Como mostrado na mesma figura, o tubo de descarga 61 é estendido para baixo e para trás a partir do cabeçote de cilindro 51 do motor 16, ao longo de uma superfície inferior da unidade de motor 18. Junto a uma extremidade inferior do cárter de manivelas 65 na unidade de motor 18, o silenciador 63 é conectado à extremidade traseira do tubo de descarga 61 e um par de saliências de suporte de plataforma esquerda e direita 65S, 65S são fornecidas de maneira integrada na porção de extremidade traseira do cárter de manivelas 65. Furos de suporte de eixo 65a e 65b são formados, respectivamente, nas saliências de suporte de plataforma 65S, 65S e um eixo pivô 101 é passado através dos furos de suporte de eixo 65a e 65b. O pedal de freio 67 e a plataforma principal 68 são suportados de maneira oscilante por meio do eixo pivô 101. O tubo de descarga 61 se estende abaixo da unidade de motor 18 de maneira substancialmente linear na direção longitudinal do veícuto. O conversor catalítico 62 se estende na direção longitudinal do veículo, substancialmente se superpõe à porção de cilindro 50 do motor 16 em planta, e é posicionado no lado frontal do veículo com relação a uma porção expandida esquerda 65c e uma porção expandida direita 65d do cárter de manivelas 65. O silenciador 63 é em uma forma de L que inclui uma porção frontal larga 63a que é longa na direção transversal do veículo e posicionado entre a unidade de motor 18 e a roda traseira 46, e uma porção traseira longa 63b que é longa na direção longitudinal do veículo e estendida para trás a partir da porção larga 63a ao longo da face lateral direita da roda traseira 46. O numeral 69 indica um tubo de descarga fornecido em uma extremidade traseira da porção traseira longa 63b. O silenciador 63 é colocado abaixo do garfo traseiro 47 e o tubo de descarga 69 do silenciador 63 é colocado dentro do garfo traseiro 47, mais particularmente, dentro dos apoios de assento traseiro esquerdo e direito 36, 37 em uma posição abaixo de uma porção de braço direito 104 do garfo traseiro 47. Portanto, o silenciador 63 pode ser feito difícil de ser exposto para o exterior. A porção frontal larga 63a é dotada de uma porção de montagem esquerda 63c para montar uma face traseira da placa pivô 13 (vide figura 1) enquanto a porção traseira longa 63b é dotada de uma porção de montagem direita 63d para montar a uma estrutura de suporte do apoio 42.
Uma extremidade frontal da haste de torque 84 é presa a um elemento transversal 105 que fornece uma conexão entre porções de braço esquerdo e direito 103,104 do garfo traseiro 47. O numeral 111 indica um suporte de montagem para montar a proteção de perna 76 à porção de cilindro 50, o numeral 112 indica um pedal de mudança fornecido na transmissão 17, o numeral 113 indica um apoio lateral, o numeral 114 indica um tubo pivô preso à placa pivô 13 (vide figura 1) para suportar o garfo traseiro 47, o numeral 116 indica um pedal de partida para partir o motor, o numeral 117 indica uma barra de apoio presa ao lado do cárter de manivelas 65 para conectar os apoios principais esquerdo e direito 66,66 um com o outro. O tubo pivô 114 não apenas suporta o garfo traseiro 47, mas também suporta as estruturas de suporte do apoio esquerdo e direito 41,42. A figura 3 é uma vista lateral de porções principais da motocicleta relacionada à presente invenção. Uma porção de flange 23a do tanque de combustível 23 é presa a suportes de montagem do tanque 121 e 122 com parafusos 123 e porcas 124 (as porcas 124 são fixadas a superfícies inferiores dos suportes de montagem de tanque 121 e 122), os suportes de montagem de tanque 121 e 122 sendo presos às estruturas traseiras esquerda e direita 21, 22 (somente o numeral de referência 21 deste lado está mostrado), respectivamente. O numeral 125 indica uma bomba de combustível colocada dentro do tanque de combustível 23 e presa a uma parede superior do tanque de combustível 23.
Os suportes de montagem de tanque 121 e 122 são presos respectivamente a posições frontal e traseira de porções dobradas 21 b e 22b das estruturas traseiras 21 e 22, e o tanque de combustível 23 é fixado a posições frontal e traseira das porções dobradas 21b e 22b. Portanto, o tanque de combustível 23 pode desempenhar o papel de um elemento de reforço para as estruturas traseiras 21 e 22, pelo que, a rigidez de ambas as estruturas traseiras 21, 22 pode ser melhorada. Além disto, uma vez que o tanque de combustível 23 é montado como ponte a ambas as estruturas traseiras esquerda e direita 21,22, ele também serve como um membro transversal no chassi 45 e assim pode contribuir de maneira notável para o melhoramento de toda a rigidez do chassi 45.
Uma porção de extremidade traseira 12a da estrutura principal 12 é esmagada verticalmente para fazer uma altura H2 menor do que uma altura H1 do lado frontal, pelo que, a posição de um fundo 23f do tanque de combustível 23 é abaixada para aumentar a capacidade do tanque de combustível 23. A caixa de bagagem 24 é dotada em seu fundo com um par de porções frontais que se projetam para baixo, esquerda e direita 24a, 24a (somente o numeral de referência 24a deste lado está mostrado) e um par de porções traseiras que se projetam para baixo, esquerda e direita 24b, 24b (somente o numeral de referência 24b deste lado está mostrado). As porções frontais que se projetam para baixo 24a, 24a são presas a um par de suportes de montagem de caixa esquerdo e direito 126,126 (somente o numeral de referência 126 deste lado está mostrado) com parafusos 128 e elementos de porca 131, os suportes de montagem de caixa 126,126 sendo presos a uma superfície superior do tanque de combustível 23. As porções traseiras que se projetam para baixo 24b, 24b são presas ao suporte de montagem de caixa 127 com parafusos 128 e elementos de porca 131, os suportes de montagem de caixa 127 sendo presos às estruturas traseiras 21 e 22, respectivamente.
Os elementos de porca 131 são, cada um, um elemento tubular que tem uma rosca fêmea sobre a superfície interna e é dotado em uma sua extremidade com um flange. Os elementos de porca 131 são atravessados de baixo para cima através de furos de inserção formados nos suportes de montagem de caixa 126 e 127 e são fixados soldando os suportes de montagem de caixa 126 e 127.
Furos vazados são formados nas porções frontais que se projetam para baixo 24a, 24a e as porções traseiras que se projetam para baixo 24b, 24b da caixa de bagagem 24. A caixa de bagagem 24 é montada a suportes de montagem de caixa 126 e 127 que ajustam e posicionam os furos vazados sobre porções que se salientam dos elementos de porca 131 que se projetam para cima a partir dos suportes de montagem de caixa 126 e 127 e, em seguida, trazendo os parafusos 128 para engatamento rosqueado com a rosca fêmea dos elementos de porca 131. O silenciador 63 é formado alinhando uma metade inferior de silenciador 135 conectada ao tubo de descarga 61 e uma metade superior de silenciador 136 verticalmente uma com outra em uma forma de vaso. O fundo da metade inferior do silenciador 135 é dotado de uma porção expandida para baixo 135a que é expandida para baixo até uma posição onde ela se superpõe com o apoio principal 68 em um estado alongado em vista lateral. A porção de montagem esquerda 63c do silenciador 63 para montar à placa pivô 13 é constituída de um suporte de montagem 137 preso à metade superior do silenciador 136 e uma porca (não mostrado) presa a uma face lateral do suporte de montagem 137. Um parafuso 138 é passado através de uma escora 139 ligada a uma face traseira da placa pivô 13 e é rosqueado para o interior da porca (não mostrado) fornecida no lado do suporte de montagem 137, pelo que, a porção de montagem esquerda 63c é presa à placa pivô 13. A porção de montagem direita 63d do silenciador 63 para montar a estrutura suporte de apoio 42 é constituída de um suporte de montagem 141 preso à metade superior do silenciador 136 e um elemento tubular 142 preso a uma porção superior do suporte de montagem 141. O elemento tubular 142 é montado com um parafuso 146 e uma porca 147 a um suporte 144 fornecido sobre uma estrutura de suporte de apoio 42, pelo que, a porção de montagem direita 63d é presa à estrutura de suporte de apoio 42.
Porções inferiores das estruturas de suporte de apoio 41 e 42 são presas com parafusos 151 ao tubo pivô 114 de maneira coaxial com o garfo traseiro 47, o tubo pivô 114 sendo ligado à placa pivô 13, enquanto porções superiores das estruturas de montagem de apoio 41 e 42 são presas com parafuso 153 a suportes 152, 152 (somente o numeral de referência 152 deste lado está mostrado) que são montados a estruturas traseiras 21 e 22. A figura 4 é uma vista lateral de porções principais do chassi relacionado à presente invenção. Na mesma figura, as estruturas traseiras 21 e 22 são soldadas às porções traseiras esquerda e direita da estrutura principal 12, a placa pivô 13 é soldada à porção de extremidade traseira inferior da estrutura principal 12, o tubo pivô 114 é ajustado e soldado a uma porção de recorte 13b formada em uma face traseira 13a da placa pivô 13, e extremidades das subestruturas 34, 34 (somente o numeral de referência 34 deste lado está mostrado) são soldadas à face traseira 13a da placa pivô 13 e também a uma superfície periférica externa 114a do tubo pivô 114.0 numeral 139 indica uma escora montada à porção inferior da face traseira 13a da placa pivô 13.
Porções intermediárias das subestruturas 34, 34 são soldadas a ambas as faces laterais 12c, 12c (somente o numeral de referência 12c deste lado está mostrado) da estrutura principal 12. O numeral 161 indica um tubo de reforço que é conectado como ponte para reforço para as subestruturas esquerda e direita 34, 34.
As figuras 5(a) e 5(b) são diagramas explicativos que mostram uma porção pivô relacionada à presente invenção. (a) uma vista em perspectiva de porções principais do chassi. Na mesma figura, a placa pivô 13 é um produto moldado de maneira integrada que inclui um par de porções de placa plana esquerda e direita 13D, 13E (somente um numeral de referência 13D está mostrado) e uma placa de co- nexão 13F que conecta extremidades traseiras das porções de placa plana 13D e 13E uma com a outra. A placa pivô 13 tem uma forma de seção transversal genericamente conformada em U que tem um lado frontal aberto. O tubo pivô 114 é ajustado na porção de recorte 13b (vide figura 4) formado no lado na placa de conexão 13F e a escora 139 é presa à face traseira 13a da placa de conexão 13F. A escora 139 que é uma placa em forma de L tem um furo de inserção de parafuso 139a formado nela e com uma porca 163 ligada a ela. (b) uma vista em perspectiva da placa pivô 13. A porção de recorte 13b da placa pivô 13 é constituída de uma porção de janela 13h formada em uma porção intermediária da placa de conexão 13F e porções de recorte traseiro arqueadas 13) e 13k formadas em porções traseiras das porções de placa plana esquerda e direita 13D, 13E. Numerais 13m e 13n indicam lados superior e inferior, respectivamente, da porção de janela 13h.
Para ajustar o tubo pivô 114 (vide (a) da figura 5) na porção de recorte 13b, uma extremidade do tubo pivô 114 é, por exemplo, inserida em uma porção de recorte traseiro 13j, então é movida ao longo do lado superior 13m e lado inferior 13n da porção de janela 13h, e é projetada a partir da outra porção de recorte traseiro 13k. Alternativamente, a superfície periférica externa da porção intermediária do tubo pivô 114 é inserida na porção de janela 13h e é movida para posições internas das porções de recorte traseiro 13j e 13k. Daí em diante o tubo pivô 114 é fixado à placa pivô 13 por meio de soldagem.
Uma vez que a soldagem entre a placa pivô 13 e o tubo pivô 114 é realizada através dos lados superior e inferior 13m, 13n da porção de janela 13h, as porções de recorte traseiro 13j, 13k e a superfície periférica externa 114a (vide (a) da figura 5) do tubo pivô 114, o comprimento de soldagem pode ser feito grande e a conexão entre a placa pivô 13 e o tubo pivô 114 pode ser feita forte. Assim uma conexão forte pode ser assegurada.
Voltando-se para a figura 4, de acordo com a estrutura suporte de placa pivô para suportar a placa pivô 13, a placa pivô 13 é presa à porção de extremidade traseira inferior da estrutura principal 12, o tubo pivô 114 é preso à face traseira 13a da placa pivô 13, uma extremidade das subestrutu-ras 34,34 é presa à placa pivô 13 e ao tubo pivô 114, as extremidades opostas das subestruturas 34, 34 são presas às estruturas traseiras 21 e 22, e porções intermediárias das subestruturas 34, 34 são presas à porção extrema traseira da estrutura principal 12. Em vista lateral a estrutura principal 12, a placa pivô 13 e a subestrutura 34 formam uma forma triangular e, da mesma maneira, a estrutura principal 12, a estrutura traseira 21, 22 (apenas este numeral de referência 21 deste lado está mostrado), e a subestrutura 34 formam uma forma genericamente triangular. Assim, uma estrutura de treliça é adotada.
Consequentemente, a rigidez de uma porção pivô 165 que inclui a placa pivô 13 e o tubo pivô 114 pode ser ainda melhorada. A figura 6 é uma vista como observado na direção da seta 6 na figura 3. Como mostrado na mesma figura, porções intermediárias das subestruturas 34, 34 que se estendem a partir do lado das estruturas traseiras 21 e 22 são presas a ambas as superfícies laterais 12c, 12c da estrutura principal 12 e porções extremas das subestruturas 34, 34 são presas à face traseira 13a da placa pivô 13 e também à superfície periférica externa 114a do tubo pivô 114.
Assim, a placa pivô 13 ligada à estrutura principal 12 e o tubo pivô 114 ligado à placa pivô 13 são suportados também pelas subestruturas 34, 34 ligadas à estrutura principal 12, de modo que é possível suportar de maneira forte a placa pivô 13 e o tubo pivô 114 sobre o qual uma grande carga é imposta a partir dos lados do garfo traseiro 47 (vide figura 1). A figura 7 é uma vista em corte feita na linha 7-7 na figura 4. A figura 7 mostra que um tubo retangular em seção é utilizado como a estrutura principal 12 e que escoras da cobertura lateral 167 e 168 para montar coberturas laterais (não mostrado) são presas a suportes do motor 81,81 montados respectivamente a ambas as faces laterais 12c, 12c da estrutura principal 12. Numerais 167a e 168a indicam furos de inserção de parafuso para inserção através deles de parafusos de montagem de motor. A figura 8 é uma vista lateral de porções principais, que mostra uma modificação da placa pivô relacionada à presente invenção. Como para as mesmas porções de construção como na figura 4, elas são identificadas pelos mesmos numerais de referência como na figura 4, explicações detalhadas delas serão omitidas.
Uma placa pivô 171 presa à porção inferior traseira da estrutura principal 12 é um elemento moldado de maneira integrada de um par de porções de placa plana esquerda e direita 172,172 (apenas o numeral de referência 172 deste lado está mostrado) em uma placa de conexão 173 para conectar extremidades traseiras das porções de placa plana 172, 172 uma com a outra.
Cada porção de placa plana 172 é constituída de uma porção de suporte de motor 175 como uma porção frontal, uma porção de placa pivô 176 como uma porção traseira, e uma porção de conexão 177 que fornece uma conexão entre a porção de suporte de motor 175 e a porção de placa pivô 176.
Uma porção de recorte 181 é formada na porção traseira da placa pivô 171 e o tubo pivô 114 é ajustado e soldado na porção de recorte 181. Além disto, porções extremas das subestruturas 34, 34 (somente uma deste lado está mostrada) são soldadas à face traseira 13a da placa de conexão 173 e também à superfície periférica externa 114a do tubo pivô 114.
Como mostrado nas figuras 1 e 4, na motocicleta 10 que incluí a estrutura principal 12 que se estende para trás e de maneira inclinada para baixo a partir do tubo principal 11, as estruturas traseiras 21 e 22 conectadas à porção traseira da estrutura principal 12 que se estende para trás e de maneira inclinada para cima, e a unidade de motor 18 suportada pela porção inferior da estrutura principal 12, a presente invenção é primeiramente caracterizada pelo fato de o tubo pivô 114 ser fornecido na face traseira 13a da placa pivô 13 que é presa à porção inferior traseira da estrutura principal 12, e por o garfo traseiro 47 ser suportado de maneira oscilante pelo tubo pivô 114.
De acordo com esta construção, a largura na direção longitudinal da placa pivô 13 pode ser encurtada e a dimensão da placa pivô 13 pode ser reduzida, pelo que, é possível alcançar a redução de ambos, peso e custo.
Além disto, o tubo pivô 114 pode ser suportado por toda a face traseira 13a da placa pivô 13, de modo que não somente o tubo pivô 114 pode ser suportado firmemente, mas também a rigidez da placa pivô 13 pode ser melhorada.
Como mostrado nas figuras 5 e 6, a presente invenção é caracterizada em segundo lugar pelo fato de a placa pivô 13 incluir um par de porções de placa plana opostas 13D e 13F e a placa de conexão 13F que conecta as extremidades traseiras das porções de placa plana 13D e 13E uma com a outra, a placa pivô 13 ter uma forma de seção transversal conformada em U, a porção de recorte 13b ser formada na face traseira 13a da placa de conexão 13F e o tubo pivô 114 ser ajustado na porção recorte 13b.
De acordo com esta construção, a dimensão longitudinal da placa pivô 13 com o tubo pivô 114 ligado a ela pode ser reduzida, e é possível reduzir a dimensão da porção pivô 165 que inclui a placa pivô 13 e o tubo pivô 114.
Além disto, ajustando o tubo pivô 114 na porção de recorte 13b, não apenas a conexão entre a placa pivô 13 e o tubo pivô 114 se tornam fortes, mas também a rigidez da placa pivô 14 pode ser melhorada.
Como mostrado nas figuras 4 e 6, a presente invenção é caracterizada em terceiro lugar pelo fato de porções intermediárias das subestru-turas 34, 34 como um par de elementos de conexão colocados em ambos os lados da estrutura principal 12 para conectar as estruturas traseiras 21,22 e a placa pivô 13 uma com a outra são conectadas à estrutura principal 12 e as extremidades frontais das subestruturas 34, 34 são conectadas no mínimo ao tubo pivô 114 fornecido na face traseira 13a da placa pivô 13.
Uma vez que o tubo pivô 114 é suportado não somente pela estrutura principal 12, mas também pelas subestruturas 34, 34 conectadas à estrutura principal 12, a rigidez da porção pivô 165, que inclui a placa pivô 13 e o tubo pivô 114, pode ser ainda melhorada.
Como mostrado na figura 3, a presente invenção é caracterizada em quarto lugar pelo fato de o silenciador 63 ser suportado pela face traseira 13a da porção inferior da placa pivô 13 por meio da escora 139.
Uma vez que o silenciador 63 é suportado pela face traseira 13a da porção inferior da placa pivô 13, a face traseira 13a e o silenciador 63, mais particularmente a metade superior do silenciador 136, vem perto uma da outra, pelo que, a dimensão da escora 139 que suporta o silenciador 63 pode ser reduzida e é possível conseguir redução de peso.
Como mostrado nas figuras 2 e 3, a presente invenção é caracterizada em quinto lugar pelo fato de as estruturas de suporte de apoio 41 e 42 como suportes de apoio de assento traseiro para suportar os apoios de assento traseiro 36 e 37 para um passageiro repousar seus pés sobre eles, serem suportadas pelo tubo pivô 114 e as estruturas traseiras 21,22.
Uma vez que as estruturas de suporte de apoio 41 e 42 são suportadas pelo tubo pivô 114 e as estruturas traseiras 21, 22 é possível suportar os apoios de assento traseiro 36 e 37 em uma maneira mais positiva.
Embora nesta modalidade porções extremas das subestruturas 34, 34 sejam conectadas à face traseira 13a da placa pivô 13 é também à superfície periférica externa 114a do tubo pivô 114 como mostrado na figura 4, nenhuma limitação é feita a isto. Porções extremas das subestruturas 34, 34 podem ser conectadas apenas à superfície periférica externa 114a do tubo pivô 114.
Aplicabilidade Industrial A estrutura de chassi da presente invenção é adequada para uma motocicleta.
Descrição de Símbolos de Referência 10. Motocicleta 11. Tubo principal 12. Estrutura principal 13. Placa pivô 13a. face traseira 13b.porção de recorte 13D, 13E. porções de placa traseira 13F. placa de conexão 18. unidade de motor 21,22. estrutura traseira 34. elemento de conexão (subestruturas) 36, 37 apoio de assento traseiro 41,42. suporte de apoio de assento traseiro (estrutura de suporte de apoio) 47. garfo traseiro 63. silenciador 114. tubo pivô 165. porção pivô REIVINDICAÇÕES

Claims (5)

1. Estrutura de chassi em motocicleta (10) compreendendo uma estrutura principal (12) que se estende para trás e de maneira inclinada para baixo a partir de um tubo principal (11), uma estrutura traseira (21, 22) conectada a uma porção traseira da estrutura principal (12) e que se estende para trás e de maneira inclinada para cima, e uma unidade de motor (18) suportada por uma porção inferior da estrutura principal (12), sendo que um tubo pivô (114) é montado em uma face traseira (13a) de uma placa pivô (13) fornecida em uma porção inferior traseira (13d, 13e) da estrutura principal (12), caracterizada pelo fato de um garfo traseiro (47) é suportado de maneira oscilante pelo tubo pivô (114).
2. Estrutura de chassi em motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a placa pivô (13) compreende um par de porções de placa plana opostas e uma placa de conexão (13f) para conectar extremidades traseiras das porções de placa plana uma com a outra e tem uma forma de seção transversal genericamente conformada em U, que tem uma porção frontal aberta, uma porção de recorte (13b) que é formada em uma face traseira (13a) da placa de conexão (13b), e a placa pivô (13) é ajustada na porção de recorte (13b).
3. Estrutura de chassi em motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que um par de elementos de conexão (34) para conectar a estrutura traseira (21, 22) e a placa pivô (13) uma com a outra são colocados em ambos os lados da estrutura principal (12), porções intermediárias dos elementos de conexão (34) são conectadas à estrutura principal (12) e extremidades frontais dos elementos de conexão (34) são conectadas a no mínimo o tubo pivô (114) montado na face traseira (13a) da placa pivô (13).
4. Estrutura de chassi em motocicleta (10) de acordo com a reivindicação 2 ou reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que um silenciador (63) é suportado por uma face traseira (13a) inferior da placa pivô (13).
5. Estrutura de chassi em motocicleta (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de que os suportes de apoio de assento traseiro (41, 42) para suportar apoios de assento traseiro (41, 42) para um passageiro repousar seus pés são suportados por ambos o tubo pivô (114) e a estrutura traseira (21,22).
BRPI0603012A 2005-07-28 2006-07-27 estrutura de chassi em motocicleta BRPI0603012B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005219658A JP4620539B2 (ja) 2005-07-28 2005-07-28 自動二輪車のフレーム構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0603012A BRPI0603012A (pt) 2007-03-13
BRPI0603012B1 true BRPI0603012B1 (pt) 2017-01-24

Family

ID=37673049

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0603012A BRPI0603012B1 (pt) 2005-07-28 2006-07-27 estrutura de chassi em motocicleta

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP4620539B2 (pt)
CN (1) CN100506631C (pt)
BR (1) BRPI0603012B1 (pt)
MY (1) MY144830A (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5113569B2 (ja) * 2007-03-29 2013-01-09 本田技研工業株式会社 自動二輪車の車体フレームおよび自動二輪車の組立方法
JP5396126B2 (ja) * 2009-03-31 2014-01-22 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP5400723B2 (ja) * 2010-07-16 2014-01-29 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP5570366B2 (ja) * 2010-09-27 2014-08-13 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP5765184B2 (ja) * 2011-10-25 2015-08-19 スズキ株式会社 自動二輪車の車体フレーム構造
CN107651077B (zh) * 2017-09-22 2024-01-30 重庆隆鑫机车有限公司 摩托车车架及其摩托车

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5889424A (ja) * 1981-11-24 1983-05-27 Yamaha Motor Co Ltd 車輛の排気管系取付構造
JPS59134072A (ja) * 1983-01-20 1984-08-01 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JPS61161187U (pt) * 1985-03-29 1986-10-06
JP3055720B2 (ja) * 1991-09-30 2000-06-26 本田技研工業株式会社 自動二輪車のピリオンステップホルダ取付構造
JP2656219B2 (ja) * 1994-11-15 1997-09-24 川崎重工業株式会社 オートバイのステップ取付装置
JP4138176B2 (ja) * 1999-09-01 2008-08-20 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP2002053087A (ja) * 2000-08-11 2002-02-19 Honda Motor Co Ltd 車両用後輪支持装置
JP3548173B2 (ja) * 2001-06-22 2004-07-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車におけるフレーム構造
JP4364521B2 (ja) * 2003-01-30 2009-11-18 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP4351459B2 (ja) * 2003-03-18 2009-10-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車のリヤクッションユニット取付構造

Also Published As

Publication number Publication date
CN1903646A (zh) 2007-01-31
JP4620539B2 (ja) 2011-01-26
BRPI0603012A (pt) 2007-03-13
CN100506631C (zh) 2009-07-01
MY144830A (en) 2011-11-15
JP2007030776A (ja) 2007-02-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012020871B1 (pt) Motocicleta
BRPI0603012B1 (pt) estrutura de chassi em motocicleta
US8430198B2 (en) Muffler mounting structure of vehicle and straddle-type four-wheeled vehicle provided with the same
BR112013001137B1 (pt) veículo de montaria
BRPI0500631B1 (pt) estrutura de caixa de armazenamento e tanque de combustível provida em uma motocicleta
BRPI1003725B1 (pt) Motocicleta
BR102018007343A2 (pt) Veículo para montar
JP4685527B2 (ja) 自動二輪車の排気装置
BRPI1000316A2 (pt) veìculo do tipo de montar no selim
BR0306439B1 (pt) estrutura de armação para um veìculo do tipo motoneta.
JP2009132349A (ja) 自動二輪車
BRPI0608775A2 (pt) motocicleta
JP4726558B2 (ja) 自動二輪車の燃料タンク取付構造
KR100964858B1 (ko) 모터사이클
JP4069605B2 (ja) 車両の下部車体構造
JP2010042742A (ja) 車体前部構造
JP2006315503A5 (pt)
JP2006315503A (ja) 自動二輪車の燃料タンク及び収納ボックスの配置構造
JP4153069B2 (ja) スクータ型車両のリヤクッションユニット取付構造
JP3699542B2 (ja) 自動二輪車のリヤフェンダの収納構造
JP7340043B2 (ja) 鞍乗型車両
JP2002193167A (ja) 車両用マッドガード
JPS6294493A (ja) 自動二輪車等の車両におけるフレ−ム構造
JP2999210B2 (ja) 自動二輪車
JPH10203446A (ja) 自動二輪車用リヤグリップの取付構造

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/01/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2733 DE 23-05-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.