BRPI0502533B1 - Estrutura de carenagem para motocicleta - Google Patents

Estrutura de carenagem para motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0502533B1
BRPI0502533B1 BRPI0502533-8A BRPI0502533A BRPI0502533B1 BR PI0502533 B1 BRPI0502533 B1 BR PI0502533B1 BR PI0502533 A BRPI0502533 A BR PI0502533A BR PI0502533 B1 BRPI0502533 B1 BR PI0502533B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fairing
chassis
portions
front fairing
leg
Prior art date
Application number
BRPI0502533-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Nobutaka Wakita
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0502533A publication Critical patent/BRPI0502533A/pt
Publication of BRPI0502533B1 publication Critical patent/BRPI0502533B1/pt
Publication of BRPI0502533B8 publication Critical patent/BRPI0502533B8/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/02Frames
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K13/00Arrangement in connection with combustion air intake or gas exhaust of propulsion units
    • B60K13/02Arrangement in connection with combustion air intake or gas exhaust of propulsion units concerning intake
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J17/00Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for
    • B62J17/02Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for shielding only the rider's front
    • B62J17/06Leg guards
    • B62J17/065Apron-like covers for rider protection
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J23/00Other protectors specially adapted for cycles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE CARENAGEM PARA MOTOCICLETA".
Campo Técnico A presente invenção refere-se, em geral, a uma motocicleta na qual uma carenagem frontal que cobre um tubo principal a partir de sua frente é acoplada às porções frontais de proteções para perna, para cobrir as porções de perna de um operador de veículo a partir da sua frente, o tubo principal sendo fornecido na extremidade frontal de um chassi. Em particular, a invenção é relativa a uma estrutura melhorada de carenagem que inclui uma carenagem frontal e proteções para a perna. Técnica Anterior Tal estrutura de carenagem para uma motocicleta é conhecida, por exemplo, do Documento de Patente 1.
Documento de Patente 1 Patente japonesa em aberto número Hei 11-278.338.
Descrição da Invenção Problema a ser solucionado pela invenção Na estrutura descrita no Documento de Patente 1, uma carenagem frontal é suportada por uma porção onde porções de junção formadas nas arestas inferiores traseiras da carenagem frontal são fixadas às porções frontais de proteções para perna. Durante a desmontagem e montagem da carenagem frontal, portanto, um operador diferente do operador que realiza o trabalho de desmontagem/montagem, tem que sustentar a carenagem frontal. Em outras palavras, durante a desmontagem e montagem da carenagem frontal, um operador extra, que apenas sustenta a carenagem frontal é necessário, o que leva ao aumento de homens-hora de operação. À vista do precedente, a presente invenção foi feita, e é um objetivo da invenção fornecer uma estrutura de carenagem para uma motocicleta que torna possível executar montagem e desmontagem facilitada de uma carenagem frontal ao mesmo tempo que torna possível reduzir homens-hora de operação.
Meios para solucionar o problema Para conseguir o objetivo acima, em uma estrutura de carena-gem para uma motocicleta, na qual uma carenagem frontal que cobre um tubo principal a partir de sua frente é acoplada a porções frontais de proteções para perna, para cobrir porções de perna de um operador de veículo a partir de sua frente, o tubo principal sendo fornecido na extremidade frontal de um chassi, a invenção descrita na reivindicação 1 é caracterizada pelo fato de uma porção de junção formada em uma aresta traseira inferior da carenagem frontal se superpor e ser fixada a uma porção frontal de cada uma das proteções para perna, e uma peça de engate ser fornecida no interior da carenagem frontal de modo a engatar com, e desengatar de, um elemento de retenção fornecido em um lado de um chassi.
Em adição, a invenção descrita na reivindicação 2 é caracterizada pelo fato de, em adição à constituição da invenção descrita na reivindicação 1, a peça de engate ser fornecida se projetando no interior da carenagem frontal e colocada em um centro entre indicadores de direção fornecidos, respectivamente, na esquerda e direita da carenagem frontal, e a parte de engate ser conectada ao elemento de retenção por meio de um elemento elástico. A invenção descrita na reivindicação 3 é caracterizada pelo fato de, em adição à constituição da invenção descrita na reivindicação 1 ou 2, o elemento de retenção ser ligado a um estojo de bateria preso ao tubo principal. A invenção descrita na reivindicação 4 é caracterizada pelo fato de, em adição à constituição da invenção descrita na reivindicação 1, um filtro de ar que faz parte do sistema de admissão de ar para um motor montado no chassi, ser colocado acima de um cabeçote de cilindro do motor, e uma extremidade inferior da carenagem frontal ser colocada adiante e abaixo do filtro de ar. A invenção descrita na reivindicação 5 é caracterizada pelo fato de, em adição à constituição da invenção descrita em qualquer uma das reivindicações 1 até 4, as porções de junção da carenagem frontal serem formadas para se estenderem verticalmente.
Efeitos da Invenção De acordo com a invenção descrita na reivindicação 1 descrita acima, a porção de junção formada na aresta traseira inferior da carenagem frontal é fixada a cada uma das proteções para perna, e a peça de engate é fornecida no interior da carenagem frontal de modo a engatar com, e desen-gatar do, elemento de retenção fornecido no lado do chassi. Portanto, o engate somente da parte de engate com o elemento de retenção possibilita a operação de fixação e a operação de liberação das porções de junção incluídas na carenagem frontal para e a partir das proteções para perna, bem como a eliminação de um operador que sustenta a carenagem frontal. Assim, montagem e desmontagem da carenagem frontal podem ser realizadas facilmente, ao mesmo tempo que reduz homens-hora de operação.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 2, uma vez que a carenagem frontal pode ser suportada de forma elástica sobre o lado do chassi em seu centro entre os indicadores de direção direito e esquerdo, um efeito à prova de vibração da carenagem frontal pode ser conseguido. Em particular, a vibração de ambos os indicadores de direção pode ser suprimida de forma eficaz.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 3, uma vez que o elemento de retenção é ligado ao estojo de bateria, uma peça especial que é ligada ao lado do chassi, separada do estojo de bateria, pode ser eliminada, reduzindo com isto o número de peças componentes.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 4, uma vez que a extremidade inferior da carenagem frontal é colocada adiante do filtro de ar, o efeito à prova d'água do filtro de ar pode ser conseguido.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 5, uma vez que a porção de junção da carenagem frontal é relativamente alongada verticalmente, as porções de fixação da carenagem frontal e a proteção para perna podem ser aumentadas em rigidez.
Modo de realizar a invenção Um modo de realizar a invenção será descrito abaixo com base em uma modalidade da invenção, com referência aos desenhos que acom- panham.
Breve Descrição dos desenhos A Figura 1 é uma vista lateral parcialmente cortada e removida de uma motocicleta à qual a presente invenção é aplicada. A Figura 2 é uma vista lateral em seção transversal longitudinal ampliada da porção frontal da motocicleta. A Figura 3 é uma vista lateral explodida de uma carenagem frontal e uma proteção para perna. A Figura 4 é uma vista como observada a partir da seta 4 da Figura 3. A Figura 5 é uma vista como observada a partir da seta 5 da Figura 3. A Figura 6 é uma vista em seção transversal ampliada feita ao longo da linha 6-6 da Figura 1.
As Figuras 1 até 6 ilustram a modalidade da invenção. A Figura 1 é uma vista lateral parcial em corte parcialmente removido de uma motocicleta, à qual a invenção é aplicada. A Figura 2 é uma vista lateral longitudinal ampliada da porção frontal da motocicleta. A Figura 3 é uma vista lateral explodida de uma carenagem frontal e uma proteção para perna. A Figura 4 é uma vista como observada a partir das setas 4 da Figura 3. A Figura 5 é uma vista como observada a partir da seta 5 da Figura 3. A Figura 6 é uma vista em seção transversal ampliada, feita ao longo da linha 6-6 da Figura 1.
Fazendo referência à Figura 1 inicialmente, um chassi F da motocicleta inclui um tubo principal 12, uma estrutura principal 13, um par de estruturas traseiras direita e esquerda 14. O tubo principal 12 suporta em maneira de direção um garfo frontal 11.0 chassi principal 13 se estende desde o tubo principal 12 para trás e para baixo. As estruturas traseiras 14 são acopladas à porção traseira da estrutura principal 13 e se estendem a partir dela para trás e para cima. A extremidade inferior do garfo frontal 11 suporta de maneira rotativa uma roda frontal WF. Uma barra de direção 15, que tem punhos 16 em suas extremidades opostas, é acoplada à porção superior do garfo frontal 11. Um pára-lamas frontal 17 que cobre a roda frontal WF a partir de cima é suportado pelo garfo frontal 11.
Placas pendentes 18 são ligadas de maneira fixa à porção intermediária da estrutura principal 13 e a partir de ambos os seus lados. Placas pivô 19 são ligadas de maneira fixa à porção traseira da estrutura principal 13 a partir de ambos os seus lados. Um motor E é colocado abaixo da estrutura principal 13 com seu eixo de cilindro se estendendo ligeiramente para a frente e para cima. O motor E é suspenso pelo chassi F de maneira a ser suportado pelas placas pendentes 18 e pelas placas pivô 19. A extremidade frontal de um garfo traseiro 20 é suportada pela placa pivô 19 de maneira a ser oscilante para cima e para baixo. Uma roda traseira WR é suportada de maneira pivotante e pela extremidade traseira do garfo traseiro 20. Um amortecedor traseiro 21 é colocado entre a estrutura traseira 14 do chassi F e o garfo traseiro 20. O motor E e uma transmissão M constituem uma unidade de energia P. Uma saída da transmissão M é transferida para a roda traseira WR por meio de uma corrente 22.
Um sistema de admissão de ar 26 composto de um carburador 24 e um filtro de ar 25 localizado adiante do carburador 24, é colocado acima de um cabeçote de cilindro 23 do motor E. Uma porção de montagem 25a é fornecida na parte superior do filtro de ar 25 e conectada à estrutura principal 13 como mostrado na Figura 2. Um tanque de combustível 27 é colocado acima da roda traseira WR. Uma caixa de armazenagem 28 é colocada diante do tanque de combustível 27. A caixa de armazenagem 28 e o tanque de combustível 27 são cobertos por cima com um assento de operador do tipo em fila 29, em uma maneira que pode ser fechado e aberto.
Concentrando na Figura 2, a barra de direção 15 é coberta com uma carenagem de barra de direção 31 feita de uma resina sintética, exceto os punhos 16 localizados nas suas extremidades opostas. Um farol 32 é ligado à superfície frontal da carenagem para a direção 31.
Fazendo referência às Figuras 3 até 5, bem como as Figuras 1 e 2, o tubo principal 21 é coberto com uma carenagem frontal 33 feita de uma resina sintética. Carenagens laterais frontais 34, proteções para perna 35 e uma carenagem superior da estrutura principal 36 são formadas integradas umas com as outras, feitas de uma resina sintética. As carenagens laterais frontais 34 cobrem a estrutura principal 13, parte do motor E, o carburador 24 e o filtro de ar 25 a partir da direita e esquerda, isto é, a partir de ambos os seus lados. As proteções para perna 35 cobrem as porções de perna do operador de veículo e se juntam nas porções frontais das carenagens laterais frontais 34, respectivamente. A carenagem superior da estrutura principal 36 conecta as porções superiores das carenagens laterais frontais 34 de maneira a cobrir o tubo principal 12 a partir de seu lado traseiro e a estrutura principal 13 a partir de cima. Carenagens laterais traseiras 37 cobrem a porção inferior da caixa de armazenagem 28. Uma carenagem traseira 38 cobre a maior parte da caixa de armazenagem 28 e o tanque de combustível 27 a partir de ambos os seus lados. Em adição, a carenagem traseira 38 é unida às porções superiores das carenagens laterais traseiras 37. O assento de operador 29 é colocado acima da carenagem traseira 38 de tal maneira a poder ser fechada e aberta para possibilitar a armazenagem e retirada de artigos para e da caixa de armazenagem 28 e fornecer combustível para o tanque de combustível 27. Um pára-lamas traseiro 39 que cobre a roda traseira WR da traseira para cima é unido à carenagem traseira 38. A carenagem frontal 33 tem um par de extensões para baixo 33a que se estendem para baixo e colocadas em ambos os lados do tubo principal 12. Em adição, as extensões para baixo 33a são formadas para ter uma abertura substancialmente em forma de U para baixo quando vistas a partir de sua frente. As extremidades inferiores da carenagem frontal 33, isto é, de ambas as extensões para baixo 33a, são localizadas em respectivas posições adiante e abaixo do filtro de ar 25. Um par de indicadores de direção direito e esquerdo 40, 41 são colocados acima das extensões para baixo 33a, respectivamente. Os indicadores de direção 40, 41 são, cada um, fixados à carenagem frontal 33 por meio de um conjunto de três peças de ligação 40a, 40b, 40c, 41a, 41b, 41c, circunferencialmente espaçadas na periferia de cada indicador de direção.
Fazendo referência à Figura 6, bem como às Figuras 1 até 5, uma porção de junção 42 adaptada para se juntar à proteção de perna 35 é fornecida em cada uma das arestas traseiras inferiores, isto é, as arestas traseiras das extensões para baixo 33a incluídas na carenagem frontal 33. A porção de junção 42 é unida à proteção para perna 35, se superpondo à porção frontal da proteção para perna 35. Mais especificamente, a porção de junção 42 é composta de uma peça placa de superposição 42a em nível com a superfície da extensão para baixo 33a e uma peça saliente 42b que se salienta a partir da superfície interna da extensão para baixo 33a. Em adição, a peça saliente 42b é colocada dentro da peça placa de superposição 42a para formar um sulco 42c entre elas. Uma projeção de ajuste 35a é colocada para se projetar a partir da porção frontal da proteção para perna 35, de modo a se superpor à porção placa de superposição 42a a partir do seu interior, e se ajustar no sulco 42c. Desta maneira, a superfície da porção placa de superposição 42a está em nível com a superfície da porção frontal da proteção para perna 35, com a porção placa de superposição 42a e a projeção de ajuste 35a se superpondo uma à outra.
Para fixar a porção de junção 42 da porção frontal da proteção para perna 35, um par de saliências 43, 44 que se projetam no sentido da proteção para perna 35 é fornecido na superfície interna da extensão para baixo 33a na vizinhança da porção de junção 42. Em adição, as saliências 43, 44 são fornecidas integradas com a extensão para baixo 33a de maneira a serem espaçadas verticalmente. As porções de montagem 45, 46 associadas com as respectivas saliências 43, 44 são fornecidas de maneira integrada na porção superior da proteção para perna 35. Parafusos 47, 48 são inseridos nas saliências 43, 44 e as porções de montagem 45, 46 associadas com as saliências 43, 44 respectivamente, a partir do lado da proteção para perna 35. Os parafusos 47, 48 são rosqueados e atarraxados a porcas (não mostrado) mantidas de maneira fixa pelas saliências 43, 44, respectivamente. Assim, a porção de junção 42 é fixada à porção frontal da proteção para perna 35.
Ambas as porções laterais direita e esquerda da carenagem frontal 33 são fixadas à carenagem superior do chassi 36 em localizações respectivas acima das extensões para baixo 33a em uma estrutura similar à estrutura de fixação da porção de junção 42 da proteção para perna 35. Mais especificamente, um par de porções de montagem 51, 52 são fornecidas de cada lado da carenagem superior do chassi 36 para fixar ambas as porções direita e esquerda da carenagem frontal 33 inserindo parafusos 49, 50 para o interior das porções de montagem 51, 52, respectivamente. Um par de saliências 53, 54 associadas com as respectivas porções de montagem 51, 52 são fornecidas se projetando no interior de cada uma das porções direita e esquerda incluídas na carenagem frontal 33.
Uma peça de engate 57 é fornecida de maneira integrada no interior da carenagem frontal 33. A peça de engate 57 pode ser engatada com, e desengatada de, um elemento de retenção 56 fornecido no chassi F. Em adição, a peça de engate 57 se projeta a partir do centro entre os indicadores de direção 40, 41 que a são respectivamente fornecidos na esquerda e direita da carenagem frontal 33.
Por outro lado, o elemento de retenção 56 é ligado a um estojo de batería 60 para armazenar e manter a bateria 59 como mostrado na Figura 2. O estojo de bateria 60 é preso ao tubo principal 12 fixando a ele porções de montagem inferiores 60a fornecidas em suas porções inferiores direita e esquerda e porções de montagem superiores 60b fornecidas em suas porções superiores. Em adição, a peça de engate 57 é conectada ao elemento de retenção 56 por meio de um ilhó 58 como um elemento elástico. Mais especificamente, a peça de engate 57 é inserida no ilhó 58 mantido pelo elemento de retenção 56, de modo que a peça de engate 57 é conectada ao elemento de retenção 56 por meio do ilhó 58.
Para aumentar a rigidez da carenagem frontal 33 uma nervura como treliça 61 é formada de maneira integrada para se projetar a partir da superfície interna central da carenagem frontal 33 em uma porção abaixo da peça de engate 57.
Fazendo referência novamente à Figura 1, o par de carenagens laterais traseiras 37 deve ser unido às carenagens traseiras 38. Ambas as carenagens laterais traseiras 37 e as carenagens traseiras 38 que foram montadas temporariamente são montadas à porção traseira do chassi F. É portanto possível facilitar a montagem de ambas as carenagens lateral traseira 37 e as carenagens traseiras 38 ao chassi F.
Em adição, revestimento é aplicado à superfície da carenagem traseira 38 como mostrado com um desenho de treliça fina na Figura 1. Em contraste, as carenagens laterais traseiras 37 são moldadas com uma resina colorida para formar um desenho texturizado sobre a sua superfície. Um pé de operador corre o risco de bater contra a superfície da carenagem lateral traseira 37 quando o operador está indo sentar no assento de operador 29. Mesmo se a superfície da carenagem lateral traseira 37 fica arranhada devido ao pé do operador bater contra ela, contudo, os arranhões podem ser feitos imperceptíveis.
Resumidamente, é possível fazer os arranhões na superfície das carenagens laterais traseiras 37 imperceptíveis, ao mesmo tempo que omitir revestimento reduz custos. Em adição, um desenho colorido em duas tonalidades é fornecido às carenagens laterais traseiras 37 e à carenagem traseira 38, proporcionando com isto um efeito de desenho que uma linha limite entre a carenagem lateral traseira 37 e a carenagem traseira 38 podem ser modernizadas. O funcionamento desta modalidade será então descrito. A porção de junção 42 formada na aresta traseira inferior da carenagem frontal 33 se superpõe e é fixada à porção frontal de cada uma das proteções para perna 35. A peça de engate 57 é fornecida dentro da carenagem frontal 33 de modo a engatar com, e desengatar do, elemento de retenção 56 fornecido no lado do chassi F. Em outras palavras, a porção de junção 42 formada em cada uma das arestas traseiras inferiores da cobertura em carenagem frontal 33 é fixada a cada uma das proteções para perna 35, enquanto a peça de engate 57 incluída na carenagem frontal 33 é conectada de maneira destacável ao elemento de retenção 56 fornecido no lado do chassi F. Portanto, somente o engate da peça de engate 57 com o elemento de retenção 56 possibilita a operação de fixação e operação de liberação das porções de junção 42 incluídas na carenagem frontal 33 na e das proteções para perna 35, bem como a eliminação de um operador que sustenta a carenagem frontal 33. Assim, montagem e desmontagem da carenagem frontal 33 pode ser realizada facilmente ao mesmo tempo que reduz os homens-hora de operação.
Os indicadores de direção 40, 41 são fornecidos, respectivamente, à esquerda e direita da carenagem frontal 33. A peça de engate 57 é fornecida no interior da carenagem frontal 33 e se projeta a partir do centro entre os indicadores de direção 40, 41. A peça de engate 57 é conectada ao elemento de retenção 56 por meio do ilhó 58. Portanto, a carenagem frontal 33 é suportada de maneira elástica pelo chassi F no centro entre os indicadores de direção esquerdo e direito 40, 41. Isto fornece um efeito à prova de vibração da carenagem frontal 33, em particular, suprime de maneira eficaz a vibração dos indicadores de direção 40, 41. O elemento de retenção 56 é ligado ao estojo de bateria 60 preso ao tubo principal 12 do chassi F. Isto elimina uma peça especial que é ligada ao lado do chassi F, separada do estojo de bateria 60, reduzindo com isto o número de peças componentes. O filtro de ar 25 que faz parte do sistema de admissão de ar 26 para o motor E montado no chassi F, é colocado acima do cabeçote de cilindro 23 do motor E. Em adição, a extremidade inferior da carenagem frontal 33 é colocada diante de e abaixo do filtro de ar 25. Uma vez que a porção inferior da carenagem frontal 33 é colocada adiante do filtro de ar 25, portanto, o efeito à prova d'água do filtro de ar 25 pode ser alcançado.
Uma vez que as porções de junção 42 da carenagem frontal 33 são formadas para se estenderem verticalmente, as respectivas porções de junção da carenagem frontal 33 e as proteções para perna 35 podem ser melhoradas em rigidez, aumentando de maneira relativa os comprimentos das porções de junção 42 da carenagem frontal 33 verticalmente.
Embora uma modalidade preferencial da invenção tenha sido descrita de forma tão ampla, a invenção não está limitada à modalidade e variações dela serão feitas sem se afastar da invenção descrita nas reivindi- cações.
Por exemplo, na modalidade descrita acima, as carenagens laterais frontais 34, as proteções para perna 35 e a carenagem superior da estrutura principal 36 são formadas integradas umas com as outras. Contudo, a invenção é aplicável a uma motocicleta na qual uma carenagem frontal é conectada às respectivas porções frontais de diferentes proteções para perna, direita e esquerda.

Claims (5)

1. Estrutura de carenagem para uma motocicleta, na qual uma carenagem frontal (33) que cobre um tubo principal (12) a partir de sua frente é acoplada a porções frontais das proteções para perna (35) para cobrir porções de perna de um operador de veículo a partir de sua frente, o tubo principal (12) sendo fornecido na extremidade frontal de um chassi (F), caracterizada pelo fato de que uma porção de junção (42) formada em uma aresta traseira inferior da carenagem frontal (33) se superpõe e é fixada a uma porção frontal de cada uma das proteções para perna (35) e uma peça de engate (57) é fornecida no interior da carenagem frontal (33) de modo a engatar com, e desengatar de, um elemento de retenção (56) fornecido em um lado de um chassi (F).
2. Estrutura de carenagem para uma motocicleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a peça de engate (57) é fornecida se projetando sobre o interior da carenagem frontal (33) e colocada em um centro entre indicadores de direção (40, 41) fornecidos, respectivamente, à esquerda e direita da carenagem frontal (33) e a peça de engate (57) é conectada ao elemento de retenção (55) por meio de um elemento elástico (58).
3. Estrutura de carenagem para uma motocicleta de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o elemento de retenção (56) é ligado a um estojo de bateria (60) preso ao tubo principal (12).
4. Estrutura de carenagem para uma motocicleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que um filtro de ar (25), que faz parte de um sistema de admissão de ar (26) para um motor (E) é montado no chassi (F) e colocado acima de um cabeçote de cilindro (23) do motor (E), e uma extremidade inferior da carenagem frontal (33) é colocada adiante de e abaixo do filtro de ar (25).
5. Estrutura de carenagem para uma motocicleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 até 4, caracterizada pelo fato de que as porções de junção (42) da carenagem frontal (33) são formadas para se estenderem verticalmente.
BRPI0502533A 2004-08-30 2005-06-17 estrutura de carenagem para motocicleta BRPI0502533B8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004249586A JP4078341B2 (ja) 2004-08-30 2004-08-30 自動二輪車における車体カバー構造

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0502533A BRPI0502533A (pt) 2006-04-11
BRPI0502533B1 true BRPI0502533B1 (pt) 2015-06-09
BRPI0502533B8 BRPI0502533B8 (pt) 2016-09-13

Family

ID=36109417

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0502533A BRPI0502533B8 (pt) 2004-08-30 2005-06-17 estrutura de carenagem para motocicleta

Country Status (8)

Country Link
JP (1) JP4078341B2 (pt)
KR (1) KR100638552B1 (pt)
CN (1) CN100413748C (pt)
BR (1) BRPI0502533B8 (pt)
CO (1) CO5700162A1 (pt)
MX (1) MXPA05008237A (pt)
PE (1) PE20060611A1 (pt)
TW (1) TWI275511B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2008162514A (ja) 2006-12-28 2008-07-17 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
CN101148181B (zh) * 2007-10-18 2011-01-12 重庆隆鑫机车有限公司 摩托车前面罩的装配连接构造
JP4848550B2 (ja) * 2007-11-19 2011-12-28 本田技研工業株式会社 スクータ型車両の外装構造
KR200449789Y1 (ko) 2009-12-18 2010-08-10 최홍석 오토바이 보호가드의 고정장치
BR112012024050B1 (pt) * 2010-03-25 2019-09-03 Honda Motor Co Ltd estrutura de montagem de bateria para veículo de montar em selim
JP5291832B2 (ja) * 2010-03-25 2013-09-18 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のバッテリの配置構造
JP2012017087A (ja) * 2010-06-11 2012-01-26 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP5485087B2 (ja) * 2010-09-09 2014-05-07 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のレッグシールド構造
JP5615637B2 (ja) 2010-09-15 2014-10-29 川崎重工業株式会社 自動二輪車のフロントカウル
JP2012197057A (ja) * 2011-03-23 2012-10-18 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP5600669B2 (ja) * 2011-12-28 2014-10-01 本田技研工業株式会社 鞍乗型電動車両の車体構造
CN109606523B (zh) * 2013-03-28 2021-07-02 哈特移动有限责任公司 小型摩托车
CA2971376A1 (en) * 2015-01-29 2016-08-04 Honda Motor Co., Ltd. Cover fastening structure for saddled vehicle

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3656390B2 (ja) * 1998-02-27 2005-06-08 スズキ株式会社 スクータ型車両の車体カバー装置
JP4124290B2 (ja) * 1998-03-27 2008-07-23 本田技研工業株式会社 フロントカバー取付構造
JPH11310177A (ja) * 1998-04-27 1999-11-09 Yamaha Motor Co Ltd スクータ型車両のカバー配設構造
JP3535507B2 (ja) * 2001-01-09 2004-06-07 本田技研工業株式会社 自動二輪車における車体カバー構造
JP4073629B2 (ja) * 2001-01-10 2008-04-09 本田技研工業株式会社 車両のリッド構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP4078341B2 (ja) 2008-04-23
TWI275511B (en) 2007-03-11
KR100638552B1 (ko) 2006-10-27
CN100413748C (zh) 2008-08-27
TW200607692A (en) 2006-03-01
CN1743217A (zh) 2006-03-08
BRPI0502533A (pt) 2006-04-11
BRPI0502533B8 (pt) 2016-09-13
MXPA05008237A (es) 2006-03-02
CO5700162A1 (es) 2006-11-30
PE20060611A1 (es) 2006-08-01
JP2006062581A (ja) 2006-03-09
KR20060047942A (ko) 2006-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0502533B1 (pt) Estrutura de carenagem para motocicleta
JP5090838B2 (ja) 自動二輪車のリヤフェンダ・アセンブリー
US10131395B2 (en) Tank cover structure for motorcycle
BRPI1100747A2 (pt) estrutura de capota para veÍculo do tipo sela de montar
BRPI0903203A2 (pt) estrutura de montagem de canister na motocicleta
JP2011152847A (ja) 鞍乗型車両の力ウリング構造
WO2006035920A2 (en) Vehicle body cover structure in motorcycle
BRPI0901522B1 (pt) estrutura de suporte da porção dianteira do corpo de veículo
JP5871671B2 (ja) 鞍乗型車両の吸気構造
JP6029448B2 (ja) 鞍乗型車両
JP4280501B2 (ja) 自動二輪車におけるフロントカウル取付け構造
BR102013002997A2 (pt) Veículo tipo sela
JP2015044534A (ja) 鞍乗り型車両のシート支持構造
JP4344671B2 (ja) 自動二輪車のハンドルカバー装置
BRPI1104638B1 (pt) estrutura traseira para motocicleta
BRPI0504080B1 (pt) Estrutura de montagem de cobertura de corpo de veículo de motocicleta
JP2014108748A (ja) 自動二輪車
WO2010035460A1 (ja) 車両用フロントカバーの締結構造
BRPI0608984A2 (pt) motocicleta
JP3406159B2 (ja) 自動二輪車の車体カバー構造
JP5871672B2 (ja) 鞍乗型車両の吸気構造
BRPI1003006A2 (pt) estrutura de capÈ inferior de um veìculo do tipo de condução sobre selim
JP5578999B2 (ja) 鞍乗型車両
JP3838015B2 (ja) スクータ型自動二輪車
JP4224158B2 (ja) トラクタのボンネット構造

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/06/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 16.1 PUBLICADO NA RPI 2318 DE 09.06.2015, QUANTO A FORMATACAO DO DOCUMENTO