BRPI0408965B1 - método de coloração de uma amostra biológica fixa e uso de detergente - Google Patents

método de coloração de uma amostra biológica fixa e uso de detergente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0408965B1
BRPI0408965B1 BRPI0408965A BRPI0408965A BRPI0408965B1 BR PI0408965 B1 BRPI0408965 B1 BR PI0408965B1 BR PI0408965 A BRPI0408965 A BR PI0408965A BR PI0408965 A BRPI0408965 A BR PI0408965A BR PI0408965 B1 BRPI0408965 B1 BR PI0408965B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
detergent
sample
staining
ether
polyoxyethylene
Prior art date
Application number
BRPI0408965A
Other languages
English (en)
Inventor
Daniel Lapen
Norman Soule
Somthouk Lim
Original Assignee
Cytyc Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cytyc Corp filed Critical Cytyc Corp
Publication of BRPI0408965A publication Critical patent/BRPI0408965A/pt
Publication of BRPI0408965B1 publication Critical patent/BRPI0408965B1/pt
Publication of BRPI0408965B8 publication Critical patent/BRPI0408965B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N1/00Sampling; Preparing specimens for investigation
    • G01N1/28Preparing specimens for investigation including physical details of (bio-)chemical methods covered elsewhere, e.g. G01N33/50, C12Q
    • G01N1/30Staining; Impregnating ; Fixation; Dehydration; Multistep processes for preparing samples of tissue, cell or nucleic acid material and the like for analysis

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

"processo de manchamento papanicolau". a presente invenção refere-se a um método para tratamento de uma amostra biológica com um processo de manchamento papanicolau. o método compreende incorporar um tratamento detergente ao processo de manchamento em quaisquer de várias etapas. o método foi visto reduzir, vantajosamente o número de artefatos produzidos durante o manchamento papanicolau. também se providencia uma amostra manchada por um tal processo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO DE COLORAÇÃO DE UMA AMOSTRA BIOLÓGICA FIXA E USO DE DETERGENTE".
CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a métodos, artigos e composições úteis na coloração de amostras biológicas. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Métodos de teste para diagnóstico médico são ferramentas de classificação críticas para a detecção primária de condições patológicas. A detecção primária permite a identificação de tais condições em um estágio, em que o sucesso do tratamento é mais provável de acontecer. O tratamento primário também envolve, freqüente mente menos dano ou métodos de tratamento menos invasivos e diminuiu o impacto ao paciente. Além da classificação de rotina, o teste de diagnóstico também é usado em uma série de outras aplicações, incluindo análise de biópsia e monitoração dos resultados do tratamento médico em andamento.
[003] Uma ferramenta particularmente útil no teste de diagnóstico é o processo de coloração Papanicolau. Este processo foi desenvolvido primeiro, para coloração de espécimes ginecológicos, e conduziu a uma redução dramática na taxa de fatalidade do câncer cervical. A coloração Papanicolau é agora utilizada no diagnóstico de uma série de condições patológicas de muitos tecidos e órgãos diferentes.
[004] Contudo, a coloração Papanicolau está sujeita a artefatos que podem afetar adversamente a capacidade de um tecnólogo ou aparelhagem de leitura, em ler uma amostra processada. Esses artefatos incluem coloração citoplasmática não específica, falsificado, artefatos tais como craqueamento citoplásmico, granulação, detalhe nuclear corado, coloração hipocromática e coloração hipercromática.
Tais artefatos, reduzem, a um mínimo a fração da amostra que pode ser avaliada, podem produzir padrões faisos de coloração que interferem com o diagnóstico preciso, e podem tornar a amostra ilegível. Dificuldades na análise de tais amostras levam ao aumento da ansiedade por parte do paciente, custos de reclassificação, demora no diagnóstico, e mais importante, um diagnóstico potencial mente falso.
[005] Há uma necessidade na técnica quanto a procedimentos aperfeiçoados de espécimes de diagnóstico por coloração, e para composições e artigos de manufatura úteis em tais métodos.
Sumário da Invenção [006] É providenciado um método aperfeiçoado para tratamento de uma amostra biológica com um processo de coloração Papanicolau. O método compreende incorporar um tratamento detergente ao processo de coloração em várias etapas. O método foi visto ser vantajoso em reduzir o número de artefatos produzidos durante a coloração pelo método Papanicolau. Também se providencia uma amostra corada por um tal processo.
Descrição Detalhada da Invenção [007] Os inventores descobriram, vantajosamente que a incorporação de um tratamento detergente no procedimento de coloração Papanicolau reduz a ocorrência de artefatos, aos quais o procedimento está suscetível. Foi visto que o uso de um detergente limpa o excesso de corante do cítoplasma de células coradas por este procedimento, permitindo o contraste crescente e a capacidade melhorada em detectar a morfologia celular, nuclear e da cromatina. Adicíonalmente, a remoção do excesso de corante do citoplasma pode conduzir a uma capacidade aumentada em detectar hipercromasia associada com anormalidade.
[008] O termo "processo de coloração Papanicolau", "corante pap", "teste pap" e similar, refere-se a um procedimento de coloração Papanicolau modificado ou não modificado, que cora diferencialmente núcleos celulares e citoplasma em uma amostra, por exemplo, uma amostra obtida durante um exame de classificação ginecológica, tal como esfregaço pap.
[009] O teste se baseia na capacidade em distinguir o padrão de coloração, intensidade da coloração e tamanho e formato do núcleo e citoplasma de diferentes tipos de célula dentro da amostra. O processo de coloração Papanicolau, propicia vantajosa mente, núcleos corados e escuro e citoplasmas transparentes, o que é particularmente útil na detecção de células anormais dentro de amostras de múltiplas camadas providenciadas por algumas técnicas de amostragem incluindo esfregaços pap.
[0010] Um teste que se pode utilizar depende da capacidade em ler uma percentagem significante de células na amostra, sendo que a exatidão do teste pode ser compreendida diferentemente, e as amostras podem se tornar inutilizáveis, levando a custos adicionais de reclassificação e aumento da ansiedade por parte do paciente.
[0011] Por conseguinte, artefatos de coloração que reduzem a capacidade em discernir o verdadeiro padrão de coloração de células em uma amostra, pode prejudicar dramaticamente a utilidade de um teste pap. Os artefatos podem reduzir a capacidade em diferenciar entre o padrão de coloração do núcleo e do citoplasma, podem aumentar a percentagem das células ou área da amostra que não são legíveis, e podem aumentar a coloração citoplásmica, diminuindo desse modo, a transparência que é uma das principais vantagens do teste pap, tornando-o mais difícil de distinguir células anormais na amostra.
[0012] Antes da presente invenção ser descrita em mais detalhe, deve ficar entendido, que, esta invenção não está limitada à metodologia particular, soluções ou aparelhos descritos, à medida que tais métodos, soluções, ou aparelhos, possam, naturalmente, variar. Deve ficar entendido também, que a terminologia aqui usada destina-se apenas à finalidade de descrever modalidades particulares, não se destinando a limitar o escopo da presente invenção.
[0013] O emprego de formas singulares, "um, uma", e "o, a" incluem referências no plural, a menos que o contexto declare claramente o contrário. Assim, por exemplo, referência a "uma amostra" inclui uma pluralidade de amostras, referência a "um detergente" inclui uma pluralidade de tais detergentes, referência a "contra-corante" inclui uma série de contra-corantes e similar. Adicionalmente o uso de referências no plural específicas, tais como "dois", "três", etc, lida em número maiores, do mesmo indivíduo, a menos que o contexto indique claramente o contrário.
[0014] Os termos tais como "conectado", "unido" e "ligado" são usados permutavelmente no presente e abrangem conexão direta, bem como indireta, ligação, união, ou conjugação, a menos que o contexto indique claramente o contrário. Onde uma faixa de valores for descrita, deve ficar entendido, que cada valor inteiro interveniente, e cada fração do mesmo, entre os limites superior e inferior descritos daquela faixa está também de modo específico apresentada, juntamente com cada subfaixa entre tais valores. Os limites superior e inferior de qualquer faixa podem ser incluídos independentemente, ou excluídos da faixa, e cada faixa, onde cada limite, nenhum deles ou ambos esteja incluído também é abrangido dentro da invenção. Onde um valor em discussão tiver limites intrínsecos, por exemplo, onde um componente possa se apresentar a uma concentração de 0 a 100%, ou onde o pH de uma solução aquosa variar de 1 a 14, os limites intrínsecos serão especificamente apresentados. Onde um valor for explicitamente indicado, deve ficar entendido que os valores que sejam cerca da mesma quantidade ou quantidade como o valor declarado, também se encontram no escopo da invenção, como o são as faixas com base no mesmo. Onde for apresentada uma combinação, cada subcombinação dos elementos daquela combinação também está de modo especifico apresentada e se encontra no escopo da invenção. De modo inverso, onde elementos diferentes ou grupos de elementos sejam descritos, as combinações dos mesmos também estão apresentadas. Onde qualquer elemento de uma invenção esteja apresentado como tendo uma série de alternativas, exemplos daquela invenção em que cada alternativa é excluída unicamente ou em qualquer combinação com as outras alternativas, também estão ora apresentadas; mais do que um elemento de uma invenção pode ter tais exclusões, e todas as combinações dos elementos com tais exclusões estão ora apresentadas.
[0015] A menos que de outro modo indicado, ou o contexto dite claramente o contrário, todos os termos técnicos e científicos aqui empregados têm o mesmo significado como é de praxe entendido pelo versado na técnica à qual esta invenção é pertinente. Embora quaisquer métodos e materiais similares ou equivalentes aos aqui descritos possam ser usados na prática ou teste da invenção, os métodos e materiais preferidos são agora descritos.
[0016] O termo "opcional" ou "opcionalmente" significa que, o evento ou circunstância a seguir descrito pode ou não ocorrer, e inclui exemplos onde o evento ou circunstância ocorre e exempíos em que este não ocorre, COLORACÃO PAPANICOLAU
[0017] Um processo de coloração Papanicolau compreende pelo menos uma etapa de coloração com hematoxilina, uma etapa de contra-corante citoplãsmico Laranja G, e uma etapa de contra-corante com Eosina Y-verde-claro/verde fixo, O processo pode incorporar uma coloração Pap de etapa "preparação azul" que produz, vantajosa mente, uma amostra com citoplasmas de célula transparente que são particularmente úteis para análise de células cobrindo múltiplas camadas, tais como as obtidas de um esfregaço pap.
[0018] Antes de iniciar um processo de coloração Papanicolau, a amostra deve ser fixada. Qualquer método de fixação que produza resultados satisfatórios pode ser usado. Tipicamente, uma fração alcoólica pode ser usada com corante pap, por exemplo, 95% de etanol, 100% metanol, 80% propanol ou 95% de etanol/éter (1:1). Produtos de fixação pulverizadores comerciais também podem ser usados.
[0019] Um processo de coloração Papanicolau típico compreende uma etapa de coloração com hematoxilina em combinação com um mordente metálico para corar a cromatina das células e pode ser feito progressivamente ou regressivamente. A coloração da cromatina é uma parte crítica deste teste, porque o tamanho, intensidade da coloração e padrão de coloração da cromatina são elementos críticos na análise das células anormais na amostra. Qualquer forma de hematoxilina pode ser usada, incluindo hematoxilina de Harris, de Gill, de Delafield, de Ehrlich ou de Mayer. Substitutos de hematoxilina utilizando corantes, por exemplo, Tionina, Azul Vitória B, Azure B, etc, também podem ser usados.
[0020] Caso a amostra seja feita regressivamente, ela é sobre-corada e a seguir diferenciada com um agente (por exemplo, HCI diluído) que permite a intensidade da coloração ser reduzida ao nível desejado. Isto faz com que a cor da coloração se desvie do azul/púrpura para rosa salmão/vermelho. Uma etapa de "agente azulado" pode ser usada para restabelecer a cor azul usando um agente como é do conhecimento da técnica (por exemplo, substituto de água morna de Scott, água amoniacal, carbonato de lítio). A solução azulada pode ser incorporada sem uma etapa de diferenciação.
[0021] Contra-corantes citoplásmicos múltiplos são usados na coloração de Papanicolau para permitir a identificação de vários tipos de célula na amostra, sua morfologia e sua freqüência.
[0022] Os corantes citoplásmicos Laranja G e Eosina Y-Verde-claro/Verde Fixo são preparados em álcool. O Laranja G é um corante monocromático que cora os citoplasmas de célula de amarelo ou laranja, caso esteja presente a queratina, permitindo a distinção de células malignas produtoras de queratina madura ou em maturação, de células benignas menos visíveis. O laranja G pode ser usado na forma de uma solução conhecida na técnica de coloração de célula, por exemplo, como OG-6.
[0023] Tradicionalmente, Eosina Y - Verde-claro/Verde Fixo é preparada como uma mistura desses corantes, Eosina Y, SF Verde-claro e/ou FCF Verde Fixo, e Marrom de Bismarck. Misturas exemplares incluem EA36, EA50 e EA65. A Eosina Y produz uma cor rosa forte nos nucléolos, cílios, células sangüíneas vermelhas e o citoplasma de células escamosas maduras. O Verde-claro SF Amarelado e Verde Fixo FCF produzem uma cor azul/verde no citoplasma de células escamosas parabasais metabolicamente ativas, células escamosas intermediárias e células colunares. O Marrom Bismarck não produz um padrão de coloração utilizável na coloração pap, e pode ser excluído em variações do método. Substitutos para o Verde-claro SF Amarelado também podem ser usados, por exemplo, Verde Fixo FCF. Contra-corantes citoplásmicos podem também ser uma mistura de OG e Eosina Y - Verde-claro/Verde Fixo resultando em uma única solução para uso como um contra-corante.
[0024] O álcool em que esses contra-corantes citoplásmicos são preparados resulta em citoplasmas transparentes úteis assim, nas amostras para análise coradas pelo processo Papanicolau.
[0025] Etapas de lavagem são incorporadas no procedimento de coloração conforme o caso, como o são as séries de hidratação/desidratação, quando da transferência entre soluções aquosa e não aquosas. Com o término do processo de coloração, as amostras podem ser limpas e montadas como é do conhecimento da técnica. Procedimentos adicionais podem ser realizados nas amostras antes ou depois do procedimento Papanicolau. As amostras podem então ser analisadas manualmente e/ou por um aparelho adequado, por exemplo, um sistema de formação de imagem automatizado. Sistemas de formação de imagem automatizado exemplares incluem Sistema de Formação de imagem Cytyc Corporation's ThynPrep®, Perfil de Sistema TriPath FocalPoint®, o Sistema Chroma Vision Acis®, o Sistema de Formação de imagem CompuCyt iCyte, o Sistema Applied Imaging Cyto Vision™ e o Sistema de Formação de imagem Veracel Verasys.
[0026] Uma série de modificações ao procedimento de coloração Papanicolau pode ser feita, como é do conhecimento da técnica. Por exemplo, o processo pode ser modificado como descrito nas Patentes U.S. n°s. 5.168.066 e 6.348.325 (concedidas em 1 de dezembro de 1992 e 19/02/2002, respectiva mente, e cedidas a Cytyc Corp.) para incorporar o uso de tionina. Outros corantes tiazina e corantes triarilmetano podem ser usados.
A AMOSTRA
[0027] A parte da amostra para análise pode ser qualquer fonte de material biológico que pode ser obtido de um organismo vivo direta ou indiretamente incluindo células, tecido ou fluido. Exemplos não limitantes da amostra incluem sangue, urina, sêmen, leite, saliva, muco, fluido pluerperal, fluido pélvico, fluido sinovial, fluido de ascite, lavagens das cavidade corpórea, material ocular, esfoladuras de pele, cotonete bucal, cotonete vaginal, esfregaço pap, cotonete retal, um aspirado, uma biópsia de agulha, um corte de tecido obtido por ,por exemplo, cirurgia ou autópsia, plasma, soro, fluido espinal, fluido linfático, secreções externas de pele, do trato respiratório, intestinal e geniturinário, lágrimas, saliva, tumores, órgãos e amostras de constituintes de cultura celular in vitro. Tipicamente, a amostra será um esfregaço pap como é rotineiramente obtido durante um exame ginecológico ou uma biópsia suspeita de conter células anormais.
[0028] A amostra pode ser uma amostra de controle positivo que é conhecida por conter células anormais. Uma amostra de controle negativo também pode ser usada para determinar, se um dado conjunto de condições de coloração produz falsos positivos (um sinal positivo, mesmo na ausência de células anormais na amostra).
[0029] Tipicamente, a amostra é providenciada para coloração em uma lâmina ou superfície vítrea similar, por exemplo, um frasco, lamina coberta ou outra superfície transparente à luz incidente usada para análise.
O DETERGENTE
[0030] Qualquer detergente que reduza visualmente artefatos produzidos durante o procedimento de coloração Papanicolau pode ser usado. O detergente é usado em uma quantidade e durante um tempo adequado para reduzir visualmente tais artefatos. A percentagem de pelo menos um de tais artefatos pode, desejavelmente, ser reduzida em pelo menos cerca de 10%, 20%, 30%, 40%, 50%, 70%, 90%, 95%, 98% ou mais por incorporação de uma lavagem com detergente como já aqui descrito. Quando usado em sistemas de formação de imagem que seleciona algumas áreas da lamina ("campos de interesse") para análise com base em quaisquer de uma série de parâmetros, como é do conhecimento da técnica, a invenção diminui desejavelmente o número de campos falsamente selecionados, (que são falsamente selecionados para análise com base nos artefatos de coloração que enquadram-se nos critérios de seleção do sistema de formação de imagem), em pelo menos cerca de 10%, 20%, 30%, 40%, 50%, 70%, 90%, 95%, 98% ou mais. Isto aumenta a percentagem de campos úteis selecionados para análise.
[0031] O detergente pode ser não iônico, catiônico, aniônico, ou zwitteriônico. Misturas de detergentes também podem ser usadas. Classes exemplares de detergentes incluem sulfatos de éter alcoólico, sulfatos alcoólicos, alcanolamidas, sulfonatos de alquila, óxidos de amina, detergentes anfotéricos, detergentes aniônicos, derivados de betaína, detergentes catiônicos, dissulfonatos, ácido dodecilbenzeno sulfônico, álcoois etoxilados, fenóis alquil etoxilados, ácido graxos etoxilados, hidrótropos de ésteres de glicerol, lauril sulfatos, mono e diglicerídeos, detergentes não iônicos, ésteres de fosfato, detergentes quaternários e derivados sorbitan.
[0032] Detergentes não iônicos exemplares incluem BigCHAP(N,N-bis[3-(D-gluconamido)propil]colamida), bis(polietileno glicol bis[imidazoil carbonil]), Brj® 30 (lauril éter de polioxietileno 4) Brj® 35 (lauril éter de polioxietileno 23), Brj® 52 (cetil éter de polioxietileno 2), Brj® 56 (cetil éter de polioxietileno 10), Brj® 58 (cetil éter de polioxietileno 20), Brj® 72 (estearil éter de polioxietileno 2), Brj® 76 (estearil éter de polioxietileno 10), Brj® 78 (estearil éter de polioxietileno 20), Brj® 92(oleil éter de polioxietileno 2), Brj® 97 (oleil éter de polioxietileno 10), Brj® 98 (oleil éter de polioxietileno 20), Brj® 700 (estearil éter de polioxietileno 100), Cremophor® EL (poliéter de óxido de etileno/óleo de rícino), éter monododecílico de decaetileno glicol, octanoil-N-metilglucamida (MECA-8), decanoil-N-metilglucamida (MECA-10), n-octilglicosídeo, n-dodecilglicosídeo, isotridecil-poli(éter de etilenoglicol)n, N-decanoil-N-metilglucamina, a-D-glicopiranosídeo de n-decila, β-D-maltopiranosídeo de decila, n-dodecanoil-N- metilglucamida, α-D-maltosídeo de n-dodecila, β-D-maltosídeo de n-dodecila, éter monodecílico de heptaetileno glicol, éter monotetradecílico de heptaetileno glicol, β-D-maltosídeo de n-hexadecila, éter monododecílico de hexaetileno glicol, éter monohexadecílico de hexaetileno glicol, éter monooctadecílico de hexaetileno glicol, éter monotetradecílico de hexaetileno glicol, Igepal CA-630 (octilfenil-polietileno glicol), Igepal CA-210 (éter isooctilfenílico de polioxietileno (2)), Igepal® CA-520 (éter isooctilfenílico de polioxietileno (5)) Igepal® CO-630 (éter nonilfenílico de polioxietileno (9)), Igepal® CO-720 (éter nonilfenílico de polioxietileno (12)), Igepal® CO-890 (éter nonilfenílico de polioxietileno (40)), Igepal® CO-990 (éter nonilfenílico de polioxietileno (100)), Igepal® DM-970 (éter dinonilfenílico de polioxietileno (150)), metil-6-0-(N-heptilcarbamoil)-a-D-glicopiranosídeo, éter monododecílico de nonaetileno glicol, N-nonanoil-N-metilglucamina, éter monodecílico de octaetileno glicol, éter monododecílico de octaetileno glicol, éter monohexadecílico de octaetileno glicol, éter monooctadecílico de octaetileno glicol, éter monotetradecílico de octaetileno glicol, octil^-D-glicopiranosídeo, éter monodecílico de pentaetileno glicol, éter monododecílico de pentaetileno glicol, éter monohexadecílico de pentaetileno glicol, éter monohexílico de pentaetileno glicol, éter monooctadecílico de pentaetileno glicol, éter monooctílico de pentaetileno glicol, éter diglicidílico de polietileno glicol, éter W-1 de polietileno glicol, éter tridecílico de polioxietileno 10, estearato de polioxietileno 100, éter isohexadecílico de polioxietileno 20, éter oleílico de polioxietileno 20, estearato de polioxietileno 40, estearato de polioxietileno 50, estearato de polioxietileno 8, polioxietileno bis(imidazolil carbonila), estearato de propileno glicol de polioxietileno 25, Saponina, Span® 20 (monolaurato de sorbitan), Span® 40 (monopalmitato de sorbitan, Span® 60 (monoestearato de sorbitan), Span ® 65 (triestearato de sorbitan), Span® 80( monooleato de sorbitan), Span® 85 (trioleato de sorbitan), Tergitol, em qualquer forma (incluindo tipos 15-5-5, 15-5-7, 15-5-9, 15-5-12, 15-5-30, NP-4, NP-7, NP-9, NP-10, NP-40, NP x (lmbentin-N/63), TMN-3 (éter trimetil-nonílico de poliuretano gicol), TMN-6 (éter trimetilnonílico de polietileno glicol), TMN-10 (éter trimetil nonílico de polietileno glicol), MIN FOAM 1x e MIN FOAM 2x), Tetradecil-p-D-maltosídeo, éter monodecílico de tetraetileno glicol, éter monododecílico de tetraetileno glicol, éter monotetradecílico de tetraetileno glicol, éter monododecílico de trietileno glicol, éter monododecílico de trietileno glicol, éter monohexadecílico de trietileno glicol, éter monooctílico de trietileno glicol, éter monotetradecílico de trietileno glicol, Triton® CF-21, Triton® CF-32, Triton® DF-12, Triton® DF-16, Triton® GR-5M, Triton® N-101 (éter nonilfenílico ramificado com polioxietileno), Triton® QS-15, Triton® QS-44, Triton® RW-75 (éter mono(hexadecílico/octadecílico) de polietileno glicol 260) e 1-octadecanol), Triton® X-100 (éter terc-octilfenílico de polietileno glicol), Triton® X-102, Triton® X-15, Triton® X-151, Triton X-200, Triton® X-207, Triton® X-114, Triton® X-165, Triton® X-305, Triton® X-405 (éter isooctilfenílico de polioxietileno (40)), Triton® X-405 (éter isooctilciclohexílico de polioxietileno (40)) reduzido, Triton® X-45 (éter 4-terc-octilfenílico de polietileno glicol) Triton® X-705-70, TWEEN® em qualquer forma (incluindo TWEEN® 20 (monolaurato de polioxietilenossorbitan), TWEEN® 21 (monolaurato de polioxietilenossorbitan), TWEEN® 40 (monopalmitato de polioxietileno sorbitan (20)), TWEEN® 60( monoestearato de polietileno glicol sorbitan), TWEEN® 61 (monoestearato de polietileno glicol sorbitan), TWEEN® 65 (Triestearato de polioxietilenossorbitan), TWEEN® 80 (monooleato de polioxietilenossorbitan), TWEEN® 81 (monooleato de polioxietilenossorbitan) e TWEEN® 85 (trioleato de polioxietileno sorbitan (20), Tiloxapol (polímero (4-(1,1,3,3-tetrametilbutil)fenol com formaldeído e oxirano) e β-D-glicopiranosídeo de n-undecila.
[0033] Detergentes aniônicos exemplares incluem ácido quenodesoxicólico, ácido cólico, ácido desidrocólico, ácido desoxicólico, digitonina, digitoxigenina, N-óxido de N,N- dimetildodecilamina, docusato de sódio, glicoquenodesoxicolato de sódio, ácido glicocólico, ácido glicodesoxicólico, sal 3-sulfato dissódico de ácido glicolitocólico, éster etílico do ácido glicolitocólico, N-lauroilsarcosina, dodecil sulfato de lítio, Lugol (lodeto de potássio iodo), Niaproof(sal de sódio de sulfato de 2-etilhexila), Niaproof 4 (sal de sódio de sulfato de 7-etil-2-metil-4-undecila), sais de alquilsulfonato opcionalmente substituídos (inclusive os sais de 1-butanossulfonato, pentanossulfonato, hexanossulfonato, 1-octanossulfonato, 1-decanossulfonato, 1-dodecanossulfonato, 1-heptanossulfonato, 1-heptanossulfonato, 1-nonanossulfonato, 1-propanossulfonato e 2-bromoetanossulfonato, especialmente os sais de sódio), colato de sódio, desoxicolato de sódio, dodecil sulfato de sódio opcionalmente substituído, octil sulfato de sódio, taurocolato de sódio, tauroquenodesoxicolato de sódio, tauroiodesoxicolato de sódio, sal 3-sulfato dissódico do ácido taurolitocólico, sal de sódio do ácido tauroursodesoxicólico, Trizma® dodecil sulfato, ácido ursodesoxicólico. O detergente aniônico pode ser providenciado na forma de ácido ou de sal, ou ambos.
[0034] Detergentes catiônicos exemplares incluem brometo de alquiltrimetilamônio, cloreto de benzalcônio, cloreto de benzil dimetil hexadecilamônio, cloreto de benzil dimetiltetradecilamônio, brometo de benzildodecil dimetilamônio, tetracloroiodato de benziltrimetilamônio, brometo de dimetildioctadecilamônio, brometo de dodeciletildimetilamônio, brometo de dodeciltrimetilamônio, brometo de etilhexadecildimetilamônio, reagente de Girard T, brometo de hexadeciltrimetilamônio. N,N',N,-polioxietileno(10)-N-sebo-1,3- diaminopropano, brometo de tonzônio, e brometo de trimetil(tetradecil )amônio.
[0035] Detergentes zwitteriônicos exemplares incluem CHAPS (3- {(3-colamidopropil)-dimetilamônio}-1-propano-sulfonato) CHAPSO (3-{(3-colamidopropil)dimetihamônio}-2-hidróxi-1-propano-suIfanato)( propanossulfonato de 3-(decildimetilamônio, 3-propanossulfonato de (dodecildimetil amônio), propanossulfonato de 3-(N,N-dimetilmíristilamônio), propanossulfonato de 3-(N,N- dimetiloctadecilamônio, propanossulfonato de 3-(N,N-dimetiloctilamônio), e propanossulfonato de 3-(NfN-dimetilpalmitil amônio.
[0036] O detergente inclui os conhecidos ou descobertos na técnica. O detergente pode ser sintetizado ou pode ser obtido comercial mente de quaisquer de uma série de comerciantes (por exemplo, Sigma-Aldrich Corp, St. Louis, MQ, USA, www.sigmaaldrich.com) [0037] Cloreto de benzalcônio e CHAPS foram vistos serem particularmente úteis na redução de artefatos durante a coloração de Papanicolau.
[0038] Um dado detergente pode ser testado quanto à sua capacidade em reduzir artefatos por incorporação em uma etapa de lavagem em um processo de coloração Papanicolau, que pode ser realizado sob condições conhecidas por produzirem artefatos de coloração. A amostra tratada com o detergente de teste pode então ser avaliada contra uma amostra processada com um tratamento detergente, e contra uma amostra processada com um tratamento de cloreto de benzalcônio ou outro tratamento de controle positivo conhecido por reduzir artefatos de coloração.
[0039] Tipicamente, a quantidade do detergente usado será de pelo menos cerca de 0,0001% e até cerca de 10% da solução em que este deve ser usado, e pode ser de pelo menos cerca de 0,0005%, 0,001%, 0,005%, 0,01%, 0,05%, 0,1%, 0,2%, 0,5%, ou 1% ou mais da solução, sendo a quantidade de detergente cerca de 5% ou menos, cerca de 2,5% ou menos, cerca de 2%, ou menos, cerca de 1%, ou menos, cerca de 0,5%, ou menos, cerca de 0,2%, ou menos, cerca de 0,1%, ou menos, cerca de 0,05%, ou menos da solução ou qualquer faixa ou subfaixa entre estas.
[0040] O tratamento de detergente pode ser realizado em qualquer pH que permita a redução de artefatos, enquanto não afete prejudicialmente a capacidade em analisar a amostra. Assim, o tratamento detergente pode ser realizado a um pH de cerca de 1,2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ou em qualquer faixa ou subfaixa entre estas. Tipicamente, o tratamento irá ser realizado a um pH de cerca de 1 a cerca de 10.
[0041] O detergente pode ser usado em qualquer ocasião em um processo de coloração Papanicolau. Por exemplo, o detergente pode ser usado antes do corante com hematoxilina, misturado com o corante hematoxilina., após a coloração com hematoxilina, combinado com uma solução azulada, após a solução de agente azulado, ou combinada com o Laranja G, Eosina Y - Verde-claro/Verde Fixo ou outras soluções de contra-corante.
EXEMPLOS
[0042] Os exemplos a seguir são conferidos de modo a oferecer aos versados na técnica de uma completa descrição de como produzir e usar a presente invenção, não se destinando a limitar o escopo concernente à presente invenção. Foram realizados esforços no sentido de garantir a exatidão a respeito dos números usados (por exemplo, quantidades, temperatura, etc), porém algum erro experimental e desvio deve ser levado em conta. A menos que de outro modo indicado, partes são partes em peso, e a temperatura é dada em Oea pressão é à pressão atmosférica ou p róxima desta, e todos os materiais são comercialmente disponíveis.
Exemplo 1 [0043] O craqueamento citoplásmico foi visto ser muito visível em lâminas de esfregaço Papanicolau processadas sob condições de coloração de Papanicolau. Para testar os métodos de reduzir o craqueamento citoplásmico 4 diferentes esfregaços de amostra pap foram obtidos, as laminas foram feitas das amostras, fixadas, deixadas secar por um dia, e a seguir coradas com um corante Pap modificado de acordo com o procedimento abaixo: Etapas: 1 Laboratório Inicial 2 Etapa de lavagem do teste 3 Reagente álcool a 50% (5 minutos) 4 solução salina (10% NaCI em 50% álcool) 5 minutos 5 solução salina (10% NaCI em 50% álcool) 5 minutos 6 Reagente álcool a 95% 1 minuto 7 Reagente álcool a 95% 1 minuto 8-22 Coloração nuclear (15 minutos) 1 minuto 23 álcool isopropílico (20 segundos) 24 álcool isopropílico (20 segundos) 25 álcool isopropílico (30 segundos) 26 álcool isopropílico (20 segundos) 27-34 Contra-corante (mistura de Laranja G e eosina Verde Fixo/Verde-claro (8 minutos ) 35 Reagente álcool a 100% (30 segundos) 36 álcool isopropílico (3 minutos) 37 álcool isopropílico 3 minutos 38 Xileno 1 minuto 39 Xileno 3 minutos 40 Xileno - Final Remover as lâminas para o xileno final Preparar a lamínula manualmente usando Permount lamínula [0044] As quatro amostras produziram craqueamento citoplásmico e foram submetidas a etapas de lavagem de teste para determinar as condições que poderíam reduzir o artefato. Dez lâminas foram preparadas de cada amostra. Lavagens com água de cinco e quinze minutos, bem como lavagens de quinze minutos com tensoativo FC120 (Corporation 3M) e tensoativo FC170 (Corporation 3M) foram feitas em separado nas dez lâminas de cada amostra. Nenhuma dessas condições de lavagem foi vista reduzir de forma dramática o artefato de coloração do craqueamento citoplásmico.
[0045] Dez lâminas adicionais foram preparadas de cada uma das quatro amostras e submetidas a mais etapas de lavagem de teste incluindo lavagens de quinze minutos em, seja FC170 a 0,1% pH 6,9, Tween® 80 0,1% pH 6,9, Igepal CA-630 0,1% pH 7,0, CHAPS 0,1% pH 7,7, ZEPHIRAN® 0,1% pH 7,2, água, água sem etapa alcoólica a 50% antes da etapa de solução salina, água sem etapa de solução salina, e água sem a etapa de álcool a 50%, antes da etapa de solução salina e sem as etapas de solução salina.
[0046] ZEPHIRAN® (cloreto de benzalcônio) reduziu dramaticamente a coloração citoplásmica azul espúrio e reduziu o craqueamento citoplásmico. CHAPS® também reduziu, ambos os artefatos a um determinado grau nesta concentração. Os outros tratamentos nas concentrações indicadas tiveram pouco efeito nesses artefatos de coloração.
Exemplo 2 [0047] Um exemplo de um protocolo de coloração Papanicolau incorporando uma etapa de lavagem com detergente é dada abaixo: Etapas Reagente Tempo 1 água destilada 5 minutos 2 corante nuclear 5 minutos 3 água destilada dH20/10 segundos 4 Solução de enxágüe 20 segundos (detergente 5 água destilada 30 segundos 6 Agente de tom azulado 30 segundos 7 água destilada 30 segundos 8 Reagente álcool a 50% 30 segundos 9 reagente álcool a 95% 30 segundos 10 Laranja G 1 minuto 11 Reagente álcool a 95% 15 segundos 12 reagente álcool a 95% 15 segundos 13 solução EA 4 minutos 14 Reagente álcool a 95% 1 minuto 15 Reagente álcool a 95% 1 minuto 16 Reagente álcool a 100% 30 segundos 17 Reagente álcool a 100% 30 segundos 18 Reagente álcool a 100% 30 segundos 19 Xileno 1 minuto 20 Xileno 3 minutos 21 Xileno Final

Claims (21)

1. Método de coloração de uma amostra biológica fixa, caracterizado por compreender: o contato da amostra com um corante de hematoxilina, o contato da amostra com um contra-corante Laranja G; o contato da amostra com um contra-corante Eosina Y-Verde-claro/Verde fixo; o contato da amostra com um detergente selecionado dentre (3-{(3-colamidopropil)-dimetilamônio}-1 -propano-sulfonato) e cloreto de benzalcônio.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o detergente é cloreto de benzalcônio.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o detergente é o (3-{(3-colamidopropil)-dimetilamônio}-1-propano-sulfonato).
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que é utilizada uma mistura de detergentes.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a amostra é contatada com o detergente antes da coloração com hematoxilina.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o detergente é combinado com o corante de hematoxilina.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a amostra é contatada com o detergente após a coloração com hematoxilina.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender o contato da amostra com o detergente em combinação com uma solução azulada.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a amostra é contatada com o detergente antes da contra-coloração com Laranja G.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a amostra é contatada com o detergente antes da contra-coloração com Eosina Y-Verde-claro/Verde fixo.
11. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a amostra é contatada com o detergente em combinação com um contra-corante.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato deque o contra-corante é Laranja G.
13. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o contra-corante é Eosina Y -Verde-claro/Verde Fixo.
14. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o método é automatizado.
15. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o método é realizado manualmente.
16. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a amostra é contatada com o detergente em uma solução a uma concentração de pelo menos cerca de 0,0001% e menos que cerca de 10% da solução.
17. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o detergente é pelo menos cerca de 0,01% da solução.
18. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o detergente é pelo menos cerca de 0,1% da solução.
19. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o detergente é pelo menos cerca de 0,5% da solução.
20. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o detergente é menos que cerca de 1% da solução.
21. Uso de um detergente selecionado de (3-{(3-colamidopropil)-dimetilamônio}-1-propano-sulfonato) e cloreto de benzalcônio, caracterizado por ser na redução de um artefato de coloração em uma amostra biológica fixa corada por um processo de coloração Papanicolau.
BRPI0408965A 2003-03-31 2004-03-26 método de coloração de uma amostra biológica fixa e uso de detergente BRPI0408965B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/404,879 US7186522B2 (en) 2003-03-31 2003-03-31 Papanicolau staining process
PCT/US2004/009437 WO2004086945A2 (en) 2003-03-31 2004-03-26 Papanicolau staining process

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0408965A BRPI0408965A (pt) 2006-04-04
BRPI0408965B1 true BRPI0408965B1 (pt) 2016-05-31
BRPI0408965B8 BRPI0408965B8 (pt) 2021-07-27

Family

ID=32990208

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0408965A BRPI0408965B8 (pt) 2003-03-31 2004-03-26 método de coloração de uma amostra biológica fixa e uso de detergente

Country Status (11)

Country Link
US (2) US7186522B2 (pt)
EP (1) EP1608392B1 (pt)
JP (1) JP4535396B2 (pt)
KR (1) KR101057872B1 (pt)
CN (1) CN1764469B (pt)
AT (1) ATE516810T1 (pt)
AU (1) AU2004226368B2 (pt)
BR (1) BRPI0408965B8 (pt)
CA (1) CA2519285C (pt)
HK (1) HK1078280A1 (pt)
WO (1) WO2004086945A2 (pt)

Families Citing this family (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7186522B2 (en) * 2003-03-31 2007-03-06 Cytyc Corporation Papanicolau staining process
US8068988B2 (en) 2003-09-08 2011-11-29 Ventana Medical Systems, Inc. Method for automated processing of digital images of tissue micro-arrays (TMA)
WO2005027015A2 (en) 2003-09-10 2005-03-24 Bioimagene, Inc. Method and system for quantitatively analyzing biological samples
CA2588783C (en) 2004-12-17 2012-03-27 Ventana Medical Systems, Inc. Methods and compositions for a microemulsion-based tissue treatment
JP4512765B2 (ja) * 2005-03-22 2010-07-28 独立行政法人理化学研究所 生体組織切片の前処理液及びこれを用いた生体組織中の核酸及び蛋白質の観測方法
US20070270627A1 (en) 2005-12-16 2007-11-22 North American Scientific Brachytherapy apparatus for asymmetrical body cavities
US8137256B2 (en) 2005-12-16 2012-03-20 Portola Medical, Inc. Brachytherapy apparatus
CN101371125B (zh) * 2006-01-13 2013-05-29 文塔纳医疗系统公司 生物样品处理组合物与方法
US7862497B2 (en) 2006-04-21 2011-01-04 Portola Medical, Inc. Brachytherapy device having seed tubes with individually-settable tissue spacings
US7972828B2 (en) 2006-12-19 2011-07-05 Sigma-Aldrich Co. Stabilized compositions of thermostable DNA polymerase and anionic or zwitterionic detergent
US9814422B2 (en) 2007-08-06 2017-11-14 The Regents Of The University Of California Compositions for solubilizing cells and/or tissue
US9909098B2 (en) 2007-08-06 2018-03-06 The Regents Of The University Of California Methods of tissue-based diagnosis
JPWO2009116575A1 (ja) * 2008-03-19 2011-07-21 アークレイ株式会社 発色剤の安定化剤およびその用途
FR2931966A1 (fr) * 2008-05-30 2009-12-04 Novacyt Procede d'analyse cellulaire d'un prelevement au moyen d'une plaque d'analyse virtuelle
WO2009148885A2 (en) * 2008-05-30 2009-12-10 Ventana Medical Systems, Inc. Hematoxylin staining method to address gradient staining
US11298113B2 (en) 2008-10-01 2022-04-12 Covidien Lp Device for needle biopsy with integrated needle protection
US9332973B2 (en) 2008-10-01 2016-05-10 Covidien Lp Needle biopsy device with exchangeable needle and integrated needle protection
US9782565B2 (en) 2008-10-01 2017-10-10 Covidien Lp Endoscopic ultrasound-guided biliary access system
US8968210B2 (en) 2008-10-01 2015-03-03 Covidien LLP Device for needle biopsy with integrated needle protection
US9186128B2 (en) 2008-10-01 2015-11-17 Covidien Lp Needle biopsy device
US20100099140A1 (en) * 2008-10-21 2010-04-22 Donndelinger Thomas M Methods and compositions for preventing artifacts in tissue samples
WO2011000894A1 (fr) * 2009-06-30 2011-01-06 Assistance Publique - Hopitaux De Paris Méthode de détection de cellules tumorales par signal de fluorescence
WO2012064873A1 (en) 2010-11-10 2012-05-18 Constitution Medical, Inc. Automated systems and methods for preparing biological specimens for examination
CN102559855B (zh) * 2010-12-10 2014-11-12 温州安得森生物科技有限公司 曙红及其衍生物在琼脂糖凝胶上dna负染检测中的应用
ES2915263T3 (es) * 2011-06-17 2022-06-21 Roche Diagnostics Hematology Inc Solución y procedimiento para el histoprocesamiento de muestras biológicas
EP2807490B1 (en) * 2012-01-26 2017-09-13 Leica Biosystems Richmond, Inc. Method for hematoxylin and eosin staining
EP3056559B1 (en) * 2012-05-16 2019-07-10 The Regents Of The University Of California Compositions for solubilizing cells and/or tissue
CN102876081B (zh) * 2012-09-24 2014-05-14 广州鸿琪光学仪器科技有限公司 苏木素染色液以及含苏木素染色液的巴氏染色试剂盒
WO2014157703A1 (ja) * 2013-03-29 2014-10-02 国立大学法人三重大学 生体染色剤
CN103571909A (zh) * 2013-10-24 2014-02-12 温州市康泰生物科技有限公司 巴氏染色液及其使用方法
CN104744967B (zh) * 2013-12-31 2018-01-02 江苏省原子医学研究所 一种伊红染色液及其含伊红染色液的he染色液
CN103725040B (zh) * 2013-12-31 2016-03-23 江苏省原子医学研究所 一种苏木素伊红染色液及其制备方法
CN103694732A (zh) * 2013-12-31 2014-04-02 江苏省原子医学研究所 一种苏木素染色液及其含苏木素染色液的he染色液
CR20180589A (es) 2016-05-13 2019-02-27 4D Molecular Therapeutics Inc Cápsulas variantes de virus adenoasociados y métodos de uso de estas
US11022528B2 (en) 2017-04-21 2021-06-01 Korea Research Institute Of Chemical Technology Composition for biological tissue transparency and method for biological tissue transparency using same
CN108195653A (zh) * 2017-09-16 2018-06-22 南京福怡科技发展股份有限公司 一种复染染色试剂盒及制备和应用
BR112020005436B1 (pt) 2017-09-20 2022-08-02 4D Molecular Therapeutics Inc Proteína do capsídeo de variante do vírus adenoassociado, virion do aav recombinante (raav) infeccioso, composições, composições farmacêuticas e usos de virion de raav ou de composições farmacêuticas
KR20190043886A (ko) 2017-10-19 2019-04-29 재단법인대구경북과학기술원 설포베타인계 쯔비터이온성 계면활성제를 유효성분으로 포함하는 생물학적 시료의 면역화학염색용 조성물 및 이를 이용한 면역화학염색 방법
KR102200618B1 (ko) 2018-01-12 2021-01-08 재단법인대구경북과학기술원 설포베타인계 쯔비터이온성 계면활성제를 포함하는 생물학적 분자의 조직침투용 조성물 및 이의 용도
CA3083472A1 (en) 2017-11-27 2019-05-31 4D Molecular Therapeutics Inc. Adeno-associated virus variant capsids and use for inhibiting angiogenesis
CN108195715B (zh) * 2017-12-15 2020-12-15 浙江海洋大学 一种纺锤水蚤类浮游动物密度检测方法
CN109406246A (zh) * 2018-10-25 2019-03-01 潍坊市康华生物技术有限公司 一种精子形态学快速染色试剂及其染色方法
US20220154211A1 (en) 2019-02-25 2022-05-19 Novartis Ag Compositions and methods to treat bietti crystalline dystrophy
US20220154210A1 (en) 2019-02-25 2022-05-19 Novartis Ag Compositions and methods to treat bietti crystalline dystrophy

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5023187A (en) * 1985-09-13 1991-06-11 Fisher Scientific Company Method and device for accelerated treatment of thin sample on surface
JPS6453165A (en) * 1987-08-24 1989-03-01 Shiseido Co Ltd Preparation of cutaneous cell sample
JP3039594B2 (ja) * 1993-10-08 2000-05-08 株式会社日立製作所 染色試薬およびその使用方法
EP0934530B1 (en) * 1996-09-19 2007-06-27 Diagnocure Inc. Immunological composition for detection of bladder cancer and method of using same
AU740441B2 (en) * 1998-06-30 2001-11-01 La Mina Ltd Cytological and histological fixative composition and methods of use
US6143512A (en) 1998-08-17 2000-11-07 Markovic; Nenad Cap-pap test
CN100389314C (zh) * 1998-09-03 2008-05-21 文塔纳医疗系统公司 在自动染色仪上除去生物学标本包埋介质并调节细胞状态
JP2000116396A (ja) * 1998-10-16 2000-04-25 Idemitsu Kosan Co Ltd 微生物の染色方法と染色用組成物および染色用組成物の保存方法
JP2000258318A (ja) * 1999-03-09 2000-09-22 Muto Kagaku Kk 溶媒置換用組成物及びこれを用いた標本作成方法
WO2001029265A1 (en) * 1999-10-15 2001-04-26 Ventana Medical Systems, Inc. Method of detecting single gene copies in-situ
US7186522B2 (en) * 2003-03-31 2007-03-06 Cytyc Corporation Papanicolau staining process

Also Published As

Publication number Publication date
ATE516810T1 (de) 2011-08-15
EP1608392A4 (en) 2007-09-05
JP4535396B2 (ja) 2010-09-01
CN1764469B (zh) 2010-07-28
KR101057872B1 (ko) 2011-08-19
CA2519285C (en) 2013-05-21
EP1608392A2 (en) 2005-12-28
JP2006522337A (ja) 2006-09-28
EP1608392B1 (en) 2011-07-20
BRPI0408965B8 (pt) 2021-07-27
US7186522B2 (en) 2007-03-06
KR20050118219A (ko) 2005-12-15
AU2004226368A1 (en) 2004-10-14
CN1764469A (zh) 2006-04-26
AU2004226368B2 (en) 2009-03-26
US20070003998A1 (en) 2007-01-04
WO2004086945A3 (en) 2005-05-26
US20040191854A1 (en) 2004-09-30
WO2004086945A2 (en) 2004-10-14
CA2519285A1 (en) 2004-10-14
BRPI0408965A (pt) 2006-04-04
HK1078280A1 (en) 2006-03-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0408965B1 (pt) método de coloração de uma amostra biológica fixa e uso de detergente
JP5490414B2 (ja) 生体サンプル処理用組成物及び方法
JP2017167149A (ja) 生体試料の組織処理のための溶液
BR112015023425B1 (pt) método e composição para coloração e processamento de uma amostra de urina
RU2619784C2 (ru) Система и набор для получения цитологических образцов для исследования
US9366604B2 (en) Cytological or histological binding composition and staining methods
Ekundina et al. Common artifacts and remedies in histopathology (a review)
TWI770823B (zh) 尿沉渣檢查用之超活體染色液、尿沉渣檢查方法、於尿沉渣檢查中之夾雜物的染色抑制方法、提高於尿沉渣檢查中之稀有成分的檢定力之方法
RU2437100C1 (ru) Способ диагностики аномалий упаковки хроматина сперматозоидов при мужском бесплодии
US3271257A (en) Cytodiagnosis of ruptured fetal membranes
Eskelund Determination of genetic sex by examination of epithelial cells in urine
MXPA05010599A (en) Papanicolau staining process
Sajadi et al. The modified method of luxol fast blue for paraffin-embedded myelin sheath staining
JP2007202472A (ja) 細胞固定液、及び該細胞固定液を用いる細胞の固定方法並びにキット
GB2372811A (en) Staining physiological samples
Rivasi et al. Vegetable cells in Papanicolaou‐stained cervical smears
CN110006724A (zh) 采用巴氏和革兰氏染色方法检测滴虫用试剂
CN115096682A (zh) 一种恶性黑色素瘤进行脱色素的方法
JP2019015707A (ja) 細胞処理試薬及び顕微鏡標本を作製する方法
AU2012200839B2 (en) Biological sample processing composition and method
CN113424819A (zh) 一种非妇科细胞样本保存液及其应用
Al-Salim et al. Comparison between DNA Image Analysis and Cytology in the Assessment of Spermatogenesis
CN109983117A (zh) 修复润滑剂污染的洗涤溶液和方法
CN104198256A (zh) 利用尼克酰胺腺嘌呤二核苷酸黄递酶组织的化学染色方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette]
B07G Grant request does not fulfill article 229-c lpi (prior consent of anvisa) [chapter 7.7 patent gazette]

Free format text: NOTIFICACAO DE DEVOLUCAO DO PEDIDO POR NAO SE ENQUADRAR NO ART. 229-C DA LPI.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/05/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO