BR112012032081B1 - máquina de formação de alça - Google Patents

máquina de formação de alça Download PDF

Info

Publication number
BR112012032081B1
BR112012032081B1 BR112012032081A BR112012032081A BR112012032081B1 BR 112012032081 B1 BR112012032081 B1 BR 112012032081B1 BR 112012032081 A BR112012032081 A BR 112012032081A BR 112012032081 A BR112012032081 A BR 112012032081A BR 112012032081 B1 BR112012032081 B1 BR 112012032081B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strip
forming machine
loop forming
around
main axis
Prior art date
Application number
BR112012032081A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012032081A2 (pt
Inventor
Zanchin Marco
Zanarella Paolo
Original Assignee
Flat System S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Flat System S R L filed Critical Flat System S R L
Publication of BR112012032081A2 publication Critical patent/BR112012032081A2/pt
Publication of BR112012032081B1 publication Critical patent/BR112012032081B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31DMAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER, NOT PROVIDED FOR IN SUBCLASSES B31B OR B31C
    • B31D1/00Multiple-step processes for making flat articles ; Making flat articles
    • B31D1/06Multiple-step processes for making flat articles ; Making flat articles the articles being handles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31BMAKING CONTAINERS OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31B50/00Making rigid or semi-rigid containers, e.g. boxes or cartons
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31BMAKING CONTAINERS OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31B50/00Making rigid or semi-rigid containers, e.g. boxes or cartons
    • B31B50/59Shaping sheet material under pressure
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31BMAKING CONTAINERS OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31B70/00Making flexible containers, e.g. envelopes or bags
    • B31B70/74Auxiliary operations
    • B31B70/86Forming integral handles or mounting separate handles
    • B31B70/864Mounting separate handles on bags, sheets or webs

Landscapes

  • Making Paper Articles (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)

Abstract

máquina de formação de alça máquina de formação de alça para formatação e fixação de alças de tira (m’) a bolsas ou sacolas de compra, e/ou a rolos contínuos de papel (n) para a fabricação de bolsas ou sacolas de compras, as ditas alças de tira (m’) sendo formadas 5 pela dobra substancialmente em um formato de u de pelo menos uma tira (m). a máquina de formação de alça compreende pelo menos um carrossel (g) girando em torno de um eixo principal (gx), o dito carrossel (g), por sua vez, compreendendo um ou mais suportes (c) para agarrar e dobrar as tiras (m). vantajosamente, cada suporte (c) gira em torno de um eixo principal (gx) pelo menos a partir de uma estação de alimentação (1) das ditas tiras (m), para uma estação de dobra (4) em um formato de u de cada tira (m) e para uma estação de carregamento (6) da tira dobrada (m’) para fixação à bolsa ou ao rolo contínuo de papel (n) do qual a bolsa será feita. ademais, o suporte também gira em torno de seu próprio eixo geométrico (cx) radial ao eixo principal (gx), para girar a posição da tira relativa (m) entre as estações de dobra (4), carregamento (6) e alimentação (1).

Description

“MÁQUINA DE FORMAÇÃO DE ALÇA” A presente patente refere-se ao equipamento para a produção de bolsas ou sacolas de compras de papel ou outros materiais, e especialmente se refere a uma máquina de formação de alça tipo carrossel para formar e fixar as alças às ditas bolsas. O maquinário e os sistemas para a produção de bolsas de papel ou sacolas de compras compreendendo várias estações e equipamentos para a formatação e produção da bolsa, obtida pelo corte e dobra de uma fita de papel ou outro material, e um ou mais dispositivos, comumente conhecidas como máquinas de formação de alça, para formar e fixar as alças, são conhecidos. Vários tipos de máquinas de formação de alça são conhecidos dos quais as operações vislumbram o desenrolar de uma ou mais fitas de papel e/ou cordão, de onde cada alça é feita, de dobra e corte da dita fita no tamanho para formar cada alça, e aplicação da alça à bolsa ou de forma contínua, ao rolo de papel do qual a bolsa será feita.
As máquinas de formação de alça da técnica anterior apresentam muitas desvantagens.
Em particular, as máquinas de formação de alça aplicando alças de forma contínua ao rolo de papel do qual as bolsas serão subsequentemente feitas são extremamente complicadas do ponto de vista mecânico e, em adição a isso, devido a seu funcionamento, estão sujeitas a obstrução e interrupção acidental do processo de fabricação.
De fato, à medida que a velocidade de produção aumenta, o risco de uma única alça não ser perfeitamente fixada ao rolo de papel, com o risco de se destacar ou a alça parcialmente destacada ficar presa nos mecanismos da máquina de formação de alça ou de bolsa e causar uma obstrução perigosa, aumenta exponencialmente.
Tais obstruções podem não apenas resultar em um tempo de desligamento prolongado da máquina, mas também de danificar uma ou mais partes da máquina propriamente ditas.
Atualmente a velocidade de produção de papel ou bolsas similares com um fundo plano é de aproximadamente 1000 peças por minuto, enquanto a velocidade de produção de bolsas de papel ou similares com um fundo quadrado é menor, de cerca de 150 peças por minuto.
Tal velocidade de produção não é suportada, no entanto, pelas máquinas de formação de alça conhecidas, que precisam manter a velocidade de formatação e fixação das alças em níveis mais baixos de modo a impedir tais riscos de obstrução.
As máquinas de formação de alça para a criação das chamadas alças de tira, que é constituída, cada uma, de um segmento de papel ou similar, dobrado uma vez ou mais em uma direção longitudinal, para formar uma tira linear também são conhecidos. As seções de extremidade são então dobradas com relação à seção central para formar uma tira substan cialmente em formato de U. As ditas alças de tira são fixadas ao rolo de papel depois da aplicação de cola aos lados dobrados em U e a uma parte de reforço transversal dos ditos lados dobrados em U.
Para se criar as alças tipo tira, a máquina de formação de alça é alimentada com uma ou mais fitas de papel, que são normalmente dobradas uma ou mais vezes, tanto quanto quatro vezes em uma direção longitudinal, para criar uma fita mais rígida. A fita contínua é cortada no tamanho e agarrada por tambores rotativos com pega-dores que causam a dobra da tira. A tira é então girada e fixada à bolsa pré-formada ou ao rolo de papel do qual a bolsa será subsequentemente feita, por uma pluralidade de tambores.
Para se impedir que a tira mude ou mova para longe da superfície do tambor ou correia de acionamento durante a permuta entre os vários tambores, os dispositivos de sucção são utilizados dentro dos tambores ou sob as correias para manter as ditas tiras perfei-tamente aderentes à superfície do tambor ou correia.
Adicionalmente, por conta a presença das ditas correias deslizantes, a velocidade das máquinas de formação de alça não pode ser aumentada além de determinados limites, que resultariam em tensões mecânicas excessivas nas correias propriamente ditas, com o risco de quebra.
Nas máquinas de formação de alça conhecidas os rolos devem funcionar em sincronia perfeita, com uma precisão máxima, para limitar a quantidade de obstrução, que é, no entanto, inevitável.
Para se superar as desvantagens mencionadas acima um novo tipo de máquina de formação de alça tipo carrossel foi projetado e produzido para a aplicação contínua de alças de tira a rolos contínuos de papel para a produção subsequente de papel ou bolsas e sacolas de compras similares. A finalidade principal da presente invenção é se aumentar a produção horária das bolsas ou sacolas de compras, maximizando a velocidade da fase de formatação e fixação das alças de tira.
Outra finalidade da presente invenção é se eliminar o risco de obstrução e mudança das tiras da posição correta durante as fases de formatação, visto que cada tira é mantida agarrada por um dispositivo único ou suporte, por todas as fases de dobra e posicionamento, sem precisar passar de um dispositivo para outro como acontece com as máquinas de formação de alça conhecidas.
Outra finalidade da presente invenção é garantir a continuidade da fase de formatação e fixação das alças, sem precisar se inverter a direção de avanço das alças de forma descontínua.
Outra finalidade da presente invenção é se evitar o uso de rolos e correias de acio namento para as tiras além de para os dispositivos de sucção, eliminando, assim, quase que completamente o risco de obstrução em conjunto com o uso dos dispositivos mencionados acima.
Essas e outras finalidades são alcançadas por uma máquina de formação de alça de acordo com a reivindicação 1.
As características da máquina de formação de alça de acordo com a presente invenção serão mais claras a partir da descrição a seguir feita por meio de um exemplo não limitador com referência aos desenhos em anexo, nos quais: As figuras 1 e 2 ilustram duas vistas em perspectiva, de ângulos diferentes, de uma máquina de formação de alça de acordo com a presente invenção; A figura 3 ilustra a parte III na figura 2 em detalhes; A figura 4 ilustra um suporte (C) agarrando uma única tira (M), inicialmente em uma configuração linear reta e não dobrada; A figura 5 ilustra os suportes (Ca, Cb) montados no carrossel (G) das máquina de formação de alça; A figura 6 ilustra uma estação de dobra (4) da tira (M) unida a seu suporte relativo (C) em um U; A figura 7 ilustra uma estação de carga (5) da tira dobrada (M') a partir do carrossel (G) para o carregador (F) A figura 8 ilustra a fixação (6) de uma tira dobrada (M') ao rolo contínuo de papel (N) pelo carregador (F) e a pressão da tira dobrada (M') propriamente dita no rolo (N) por uma pluralidade de rolos (H, H1); A figura 9 ilustra um detalhe aumentado IX na figura 8; A figura 10 ilustra dispositivos para aplicação (L) e secagem (O) da cola no rolo contínuo de papel (N) nas áreas onde as tiras (M') serão aplicadas; A figura 11 ilustra um dispositivo de corte (Q1) e fixação (Q2) das partes de reforço (Sa, Sb) das tiras (M').
Nas figuras mencionadas acima, o número de referência (10) denota globalmente uma máquina de formação de alça para formatar e fixar as alças de tira (M') às bolsas ou sacolas de compras, em papel ou outro material e/ou a rolos contínuos de papel (N) para a criação de bolsas ou sacolas de compras, em papel ou outro material, as ditas alças de tira (M') sendo formadas pela dobra substancial em um formato de U pelo menos de uma tira (M), em papel ou outro material. A máquina de formação de alça (10) compreende pelo menos um carrossel (G) girando em torno de um eixo principal (Gx), o dito carrossel (G), por sua vez, compreendendo uma pluralidade de braços (B) de forma substancialmente radial com relação ao eixo principal (Gx) e um ou mais suportes (C) ou dispositivos para agarrar e dobrar uma ou mais tiras (M), os suportes (C) sendo distribuídos radialmente no carrossel (G). Preferivelmente, cada suporte (C) é montado na extremidade de um dos braços (B).
Cada um dos suportes (C) gira em conjunto com o braço correspondente (B) ao qual é fixado, especificamente o suporte (C) gira em torno do eixo principal (Gx) pelo menos de uma estação de alimentação (1) de tira (M) para uma estação (4) de dobra de cada tira (M') em um formato de U e para uma estação de carregamento (6) da tira dobrada (M'), pra fixação da bolsa ou rolo contínuo de papel (N) do qual a bolsa será feita.
Cada um dos suportes (C) oscila e também gira em torno de seu próprio eixo geométrico (Cx) radial para o eixo principal (Gx), que é incidente e perpendicular ao último, para girar a posição da tira relativa (M) entre as estações de alimentação (1), dobra (4) e carregamento (6).
Durante a rotação do carrossel (G), em torno do eixo principal (Gx), e dos suportes (C), cada um em torno de seu próprio eixo geométrico radial (Cx), cada tira (M) também é substancialmente dobrada em um formato de U, para formar a alça (M') e é posicionada corretamente para sua fixação final ao rolo contínuo do qual a bolsa será feita.
De acordo com uma modalidade, a máquina de formação de alça (10) compreende pelo menos duas séries de suportes (Ca, Cb) e duas séries de braços radiais (Ba, Bb) girando de forma sincronizada em torno dos ditos eixos (Gx, Cx), cada um dos suportes (Ca) e o braço relativo (Ba) de uma série sendo flanqueado com um suporte relativo (Cb) e braço relativo (Bb) da segunda série.
Em outras palavras, os braços (B) giram em torno do eixo principal (Gx) de forma sincronizada, para permanecer flanqueado e paralelo em pares durante todo o tempo de modo que os suportes (C) também, e, portanto, as duas tiras (M) respectivamente restringidas por cada suporte (C), sejam sempre mantidas em posições correspondentes durante a rotação em torno do eixo principal (Gx), a ser dobrado em um U, girado e então carregado de forma sincronizada e na mesma altura para o dito rolo (N) de papel ou outro material. A máquina de formação de alça (10) compreende pelo menos uma estação de desenrolar e dobrar (P) de um par de fitas contínuas (P1a, P1b) flanqueada para a realização das ditas tiras (M), uma para cada uma das séries de suportes (Ca, Cb). Na estação de desenrolar e dobrar (P) do rolo de papel (N), cada uma das fitas (P1a, P1b) é dobrada uma vez ou mais na direção longitudinal da fita (P1a, P1b) de modo a formar tiras dobradas contínuas (P2a, P2b) para a realização das tiras (M). Tal dobra torna as ditas fitas mais rígidas. A máquina de formação de alça (10), como ilustrado na figura 3, também compreende pelo menos um rotor (Ra, Rb) com lâminas (R1) para cortar as fitas contínuas (P2a, P2b) no tamanho certo, as fitas contínuas (P2a, P2b) sendo agarradas por pelo menos um pegador (C2) de um dos suportes (Ca, Cb) da série relativa, isso é, pelo suporte (Ca, Cb) situado na posição de alimentação (1), e onde os ditos rotores (Ra, Rb) cortam cada uma das fitas (P2a, P2b) no tamanho certo formando uma tira linear reta (M) agarrada pelo suporte relativo (Ca, Cb) que continua em sua rotação em torno do eixo (Gx) e em torno do eixo geométrico radial relativo (Cx).
Cada um dos suportes (C) na posição de alimentação (1) é posicionado de modo que a tira (M), inicialmente reta e linear seja posicionada tangencialmente ao movimento rotativo do suporte (C) em torno do eixo principal (Gx) e ortogonalmente ao eixo principal propriamente dito.
Cada um dos suportes (C), portanto, gira em torno do eixo principal (Gx) a partir da posição de alimentação (1) da tira (M) para uma posição de marcação (3) da tira (M) ao longo das linhas de dobra (M1) (figura 4). O suporte (C) também gira em torno de um eixo geométrico radial relativo (Cx) por um ângulo de 90 , colocando a tira (M) paralela ao eixo principal (Gx) na posição de puncionamento ou marcação (3) (figura 5).
Na posição de marcação, a tira (M) é puncionada ou marcada com partições, isso é, linhas de dobra (M1) para facilitar sua dobra subsequente dentro da forma desejada. Tal dobra é realizada com a ajuda de um ou mais guias (E1, E2) (figura 6).
Os ditos guias (E1, E2) montados no carrossel (G) causam a elevação e dobra de duas seções laterais opostas (M3, M4) da tira (M), de modo que seja finalmente substancialmente dobrada em um formato de U, apresentando um lado central linear ou seção (M2) e seções ou lados laterais (M3, M4) dobrados com relação à dita seção central (M2), e onde a tira dobrada (M') é colocada, na posição de dobra (4), com o lado central (M2) paralelo ao eixo principal (Gx) do carrossel (G), e as seções laterais (M3, M4) voltadas opostas à direção de rotação em torno do eixo principal (Gx).
As tiras dobradas (M') são retidas pelo suporte relativo (C), que compreende um pegador central (C2) retendo a seção central (M2) da tira dobrada (M'), e dois pegadores laterais adicionais (C3, C4) que retêm respectivamente as ditas duas seções laterais (M3, M4) da tira dobrada (M').
Logo (figura 7), cada suporte (C) gira adicionalmente em torno do eixo principal (Gx) a partir da posição de dobra em U (4) para a posição de dobra (5), girando simultaneamente em torno do eixo geométrico radial relativo (Cs) por 180 , de modo que a tira dobrada (M') tenha o lado central (M2) posicionado paralelo ao eixo principal (Gx) e as seções laterais (M3, M4) voltadas na mesma direção que a direção de rotação em torno do eixo principal (Gx). A máquina de formação de alça (10) compreende pelo menos um carregador (F) girando em torno de pelo menos um eixo geométrico (Fx1, Fx2) paralelo ao eixo principal (Gx) do carrossel (G), capaz de agarrar a tira dobrada (M') a partir da posição de carregamento (5) (figura 7) e girar em torno do dito eixo geométrico (Fx1, Fx2) até a posição de fixação (7) (figura 8) da tira (M') com o rolo contínuo de papel (N) do qual a bolsa é feita, e onde a tira dobrada (M'), na posição de fixação (6), está voltada com seu lado central (M2) substancialmente ortogonal à direção de avanço (Nx) do rolo contínuo de papel (N), e com os lados dobrados (M3, M4) voltados na mesma direção que a direção de avanço (Nx) do rolo de papel (N) (figura 8). O carregador (F) compreende, em particular, um ou mais pegadores (F1, F2), capazes de agarrar os lados dobrados (M3, M4) da tira (M') a partir de fora. Preferivelmente, a velocidade de rotação periférica dos pegadores (F1, F2) do carregador (F) é igual à velocidade de rotação periférica dos suportes (C) do carrossel (G) no momento do pegador da tira (M') pelos pegadores (F1, F2). Tal velocidade de rotação dos pegadores (F1, F2) e dos suportes (C) pode, vantajosamente, ser regulada e equalizada de modo a garantir a sincronia do pegador da tira (M') pelos pegadores (F1, F2).
Para se garantir uma maior precisão, a rotação do carregador e/ou do carrossel é controlada por um ou mais motores em eixos relativos, preferivelmente do tipo controlado eletronicamente “sem escovas”. A máquina de formação de alça (10) compreende um ou mais rolos (H, H1) pressionando as tiras (M') no rolo contínuo de papel (N), no qual as seções laterais (M3, M4) das tiras (M') são inseridas pelo carregador (C) entre o rolo de papel (N) e os rolos (H, H1).
Pelo menos o primeiro dos ditos rolos (H1) possui uma largura geral total inferior ao comprimento do lado central (M2) da tira (M'), de modo que os pegadores do carregador (F) não colidam com o rolo (H1) propriamente dito, como ilustrado na figura 9.
Para a fixação de cada tira (M') ao rolo de papel (P), os rolos (H, H1) correm por cima do rolo de papel (P) e os lados dobrados (M3, M4) da tiras (M') são inseridos entre o rolo de papel (P) e os rolos (H, H1). Durante a fase de fixação da tira (M') ao rolo de papel (N) associável a velocidade de avanço da tira (M') se ajusta à velocidade de avanço do rolo de papel (N). Tal ajuste da velocidade de avanço da tira e do rolo de papel é preferivelmente realizado utilizando-se motores tipo “sem escova” controlados numericamente.
Os lados dobrados (M3, M4) das tiras (M') são então pressionados no rolo de papel (P) ao qual a cola foi previamente aplicada. A esse respeito, a máquina de formação de alça (10) também pode compreender um ou mais dispositivos para aplicação (L) e secagem (O) de cola no rolo de papel (N) na área onde as tiras dobradas (M') serão aplicadas. De acordo com uma modalidade, a máquina de formação de alça (10) compreende pelo menos um dispositivo de corte (Q1a, Q1b) e fixação (Q2a, Q2b) de partes de reforço (Sa, Sb) das tiras (M') ao rolo contínuo de papel (N) depois da aplicação das tiras (M') ao dito rolo, onde as partes de reforço (Sa, Sb) são alimentadas a partir de pelo menos uma estação de alimentação (S).
Como pode ser observado a partir da descrição, a máquina de formação de alça de acordo com a presente invenção, possibilita a solução das desvantagens e limitações da técnica anterior.
De fato, a máquina de formação de alça de acordo com a presente invenção possibilita ou aumento da produção horária de bolsas e sacolas de compras, maximizando a velocidade da fase de formatação e fixação das alças de tira. Tal aumento da produção horária não resulta em qualquer redução na confiabilidade do equipamento que se prova confiável e livre de obstruções.
De fato, em primeiro lugar as tiras são agarradas por pegadores mecânicos inovadores no lugar de sistemas convencionais utilizando vácuo; dessa forma a obstrução inevitável causada pelos mecanismos de vácuo é evitada.
Ademais, o pegador da tira é aperfeiçoado visto que ocorre de forma paralela e não transversal, e contínua. A velocidade do suporte é equalizada com a velocidade da tira a ser agarrada e apenas depois do pegador é que a tira é cortada no tamanho certo. Em outras palavras, a tira pré-formada é cortada apenas depois de ser agarrada pelos pegadores mecânicos, impedindo, assim, qualquer possibilidade de cair na primeira troca.
Ademais, a tira cortada é retida pelo dito pegador mecânico por todo o processo de formação de alça, evitando as trocas com outros mecanismos de pegador que adicionaria ao risco de queda da dita alça. A sincronia de todas as partes da máquina de formação de alça, e em particular da velocidade de rotação dos pegadores e dos suportes, além da velocidade de rotação dos suportes e velocidade de avanço do rolo de papel, é garantida pelo uso de motores controlados numericamente. A garantia de sincronia, juntamente com o fato de a alça ser sempre retida pelo mesmo pegador sem qualquer permuta adicional, permite uma velocidade de produção de bolsas de papel que é o dobro da produção das máquinas de formação de alça da técnica anterior.
Ademais, o carrossel de acordo com a presente invenção possibilita a incorporação em um único elemento de todas as operações de pegador principal, corte e dobra da tira para formar a alça para aplicar à bolsa associável. A presente invenção, portanto, permite, para o mesmo funcionamento, uma redução considerável no tamanho em comparação com os dispositivos da técnica anterior.
Os versados na técnica podem realizar inúmeras modificações e variações às máquinas de formação de alça descritas acima de modo a satisfazer exigências de contingente e exigências específicas enquanto permanece dentro da esfera de proteção da invenção de acordo com as reivindicações a seguir.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Máquina de formação de alça (10) para formatação e aplicação de tira (M') a bolsas ou sacolas de compras de papel ou outro material, e/ou a rolos contínuos de papel (N) para a produção de bolsas ou sacolas de compras, as alças de tira (M') sendo formadas substancialmente pela dobra em um formato de U de pelo menos uma tira (M), em papel ou outro material, CARACTERIZADA pelo fato de compreender pelo menos um carrossel (G) girando em torno de um eixo principal (Gx), o carrossel (G), por sua vez, compreendendo um ou mais suportes (C) para agarrar e dobrar as tiras (M), onde cada suporte (C): gira em conjunto com o carrossel (G) em torno do eixo principal (Gx) pelo menos a partir de uma estação de alimentação (1) da(s) dita(s) tira(s) (M) para uma estação de dobra (4) de cada tira (M) em formato de U e para uma estação de carregamento (6) da alça de tira dobrada (M'), para fixação à bolsa ou rolo contínuo de papel (N) do qual a bolsa será feita; e o dito suporte (C) é montado de modo a oscilar em torno de seu próprio eixo geométrico (Cx) radial ao eixo principal (Gx), para girar a posição da tira relativa (M) entre a as estações de alimentação (1), dobra (4) e carregamento (6).
2. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de o carrossel (G) compreender uma pluralidade de braços (B) substancialmente radiais ao eixo principal (Gx), e os ditos suportes (C) serem, cada um, montados na extremidade de um dos ditos braços (B) de modo a serem posicionados radialmente no carrossel (G).
3. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fato de cada suporte (C) compreender um ou mais pegadores (C2, C3, C4) para agarrar a pelo menos uma tira (M) em um ou mais pontos.
4. Máquina de formação de alça (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA pelo fato de a rotação do carrossel (G), em torno do eixo principal (Gx), e a rotação dos suportes (C), cada um em torno de seu próprio eixo geométrico radial (Cx), serem sincronizadas de modo a dobrar cada tira (M) substancialmente em um formato de U.
5. Máquina de formação de alça (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADA pelo fato de compreender pelo menos duas séries de suportes (Ca, Cb) e duas séries de braços radiais (Ba, Bb) girando de forma sincronizada em torno dos eixos geométricos (Gx, Cx), cada um dos suportes (Ca) e o braço relativo (Ba) de uma série sendo flanqueado com um suporte relativo (Cb) e um braço relativo (Bb) da segunda série.
6. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de compreender pelo menos uma estação de desenrolar e do brar (P) de um par de fitas flanqueadas contínuas (P1a, P1b) para a realização das tiras (M), uma para cada uma das ditas séries de suportes (Ca, Cb), onde cada uma das fitas (P1a, P1b) é dobrada uma vez ou mais na direção longitudinal da fita (P1a, P1b) para reforçar as tiras (M) obtidas.
7. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fato de compreender pelo menos um rotor (Ra, Rb) com lâminas (R1) para cortar as fitas contínuas (P2a, P2b) no tamanho certo, cada fita (P2a, P2b) sendo agarrada por pelo menos um pegador (C2) de um dos ditos suportes (Ca, Cb) situado na posição de alimentação (1), e onde o(s) dito(s) rotor(es) (Ra, Rb) corta(m) cada uma das fitas (P2a, P2b) no tamanho certo formando uma tira linear reta (M) agarrada pelo suporte relativo (Ca, Cb) que continua em rotação em torno do dito eixo (Gx) e em torno do eixo geométrico radial relativo (Cx).
8. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de o suporte (C) na posição de alimentação (1) ser posicionado de modo que a tira linear inicialmente reta (M) seja posicionada tangencialmente ao movimento rotativo do suporte (C) em torno do eixo principal (Gx) e ortogonalmente ao eixo principal propriamente dito.
9. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 7 ou 8, CARACTERIZADA pelo fato de o suporte (C) girar em torno de um dito eixo principal (Gx) a partir da posição de alimentação (1) da tira (M) até uma posição de marcação (3) da tira (M) ao longo das linhas de dobra (M1), e onde o suporte (C) gira em torno do eixo geométrico radial relativo (Cx) por 90°, colocando a tira (M) em paralelo ao eixo principal (Gx) na posição de marcação ou puncionamento (3).
10. Máquina de formação de alça (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADA pelo fato de compreender guias (E1, E2) que causam a elevação e dobra de duas seções de extremidade opostas da tira (M), de modo que se prove substancialmente dobrada em um formato de U, possuindo uma seção central (M2) e duas seções laterais (M3, M4), e onde a tira dobrada (M') se prova posicionada, na posição de dobra (4), com o lado central (M2) paralelo ao eixo principal (Gx) do carrossel (G), e as seções laterais (M3, M4) voltadas na direção oposta à direção de rotação em torno do eixo principal (Gx).
11. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADA pelo fato de cada suporte (C) compreender um pegador central (C2) que retém a seção central (M2) da tira dobrada (M'), e dois pegadores laterais adicionais (C3, C4) que retêm respectivamente as duas seções laterais (M3, M4) da tira dobrada (M').
12. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 10 ou 11, CARACTERIZADA pelo fato o suporte (C) girar adicionalmente em torno o eixo principal (Gx) a partir da posição de dobra (4) para uma posição de carregamento (5), girando simultaneamente em torno do eixo geométrico radial relativo (Cx) por 180°, de modo que a tira dobrada (M') tenha a seção central (M2) posicionada em paralelo ao eixo principal (Gx) e as seções laterais (M3, M4) voltadas na mesma direção que a direção de rotação em torno do eixo principal (Gx).
13. Máquina de formação de alça (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, CARACTERIZADA pelo fato de compreender um carregador (F) girando em torno de pelo menos um eixo geométrico (Fx1, Fx2) paralelo ao eixo principal (Gx) do carrossel (G), capaz de agarrar a tira dobrada (M') a partir da posição de carregamento (5) e de girar em torno do eixo geométrico (Fx1, Fx2) até a posição de fixação (6) da tira (M') ao dito rolo contínuo de papel (N) do qual a bolsa será feita, e onde a tira dobrada (M'), na posição de fixação (6), está voltada com seu lado central (M2) substancialmente ortogonal à direção de avanço (Nx) do rolo contínuo de papel (N), e duas seções laterais (M3, M4) voltadas na mesma direção que a direção de avanço (Nx).
14. Máquina de formação de alça (10), de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de o carregador (F) compreender um ou mais pegadores (F1, F2) capazes de agarrar a partir de fora das seções laterais (M3, M4) da tira (M'), e onde a velocidade de rotação periférica dos pegadores (F1, F2) do carregador (F) é igual à velocidade de rotação periférica dos suportes (C) do carrossel (G).
15. Máquina de formação de alça (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, CARACTERIZADA pelo fato de compreender um ou mais rolos (H, H1) pressionando as tiras (M') no rolo contínuo de papel (N), onde as seções laterais (M3, M4) das tiras (M') são inseridas pelo carregador (C) entre o rolo de papel (N) e os rolos (H, H1) propriamente ditos, e onde pelo menos o primeiro dos ditos rolos (H1) possui uma largura geral total inferior ao comprimento da seção central (M2) da tira (M'), de modo que os pegadores do carregador (F) não colidam com o rolo (H1) propriamente dito.
BR112012032081A 2010-06-16 2011-04-18 máquina de formação de alça BR112012032081B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10425201A EP2397318B1 (en) 2010-06-16 2010-06-16 Handle-forming machine
PCT/IB2011/051664 WO2011158132A1 (en) 2010-06-16 2011-04-18 Handle-forming machine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012032081A2 BR112012032081A2 (pt) 2016-11-08
BR112012032081B1 true BR112012032081B1 (pt) 2019-12-10

Family

ID=43067125

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012032081A BR112012032081B1 (pt) 2010-06-16 2011-04-18 máquina de formação de alça

Country Status (13)

Country Link
US (1) US9314988B2 (pt)
EP (1) EP2397318B1 (pt)
JP (1) JP5766793B2 (pt)
KR (1) KR101805233B1 (pt)
CN (1) CN103038057B (pt)
BR (1) BR112012032081B1 (pt)
DK (1) DK2397318T3 (pt)
ES (1) ES2401049T3 (pt)
HK (1) HK1165372A1 (pt)
PL (1) PL2397318T3 (pt)
PT (1) PT2397318E (pt)
SI (1) SI2397318T1 (pt)
WO (1) WO2011158132A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102529166B (zh) * 2012-02-14 2017-09-12 保定市汉德新材料科技有限公司 纸箱提手自动安装机
CN103085336B (zh) * 2013-01-28 2014-12-03 厦门市创凌包装设备有限公司 一种环保纸袋贴挽机的手挽校正定位装置
NL2010246C2 (en) * 2013-02-05 2014-08-07 Jasa Packaging Systems B V Apparatus for pre-applying a strap handle to a continuous web.
CN107962819A (zh) * 2013-06-08 2018-04-27 杭州跟策科技有限公司 转盘式手挽成型装置及手挽成型方法
CN105034451B (zh) * 2015-07-14 2017-07-07 厦门翰林彩印股份有限责任公司 一种将纸箱提手在输送过程中向内拱起的装置
CN106965497B (zh) * 2017-03-30 2017-12-22 江苏鼎固薄钢有限公司 一种环保手提带制备机
IT201800002993A1 (it) * 2018-02-23 2019-08-23 Bartoli Packaging S R L Macchina e metodo di lavorazione di un elemento scatolare o simile
CN108656637B (zh) * 2018-03-28 2019-09-10 江苏南江智能装备股份有限公司 一种引导片式手提成型装置及手提成型方法
CN108582887B (zh) * 2018-03-28 2019-11-22 江苏南江智能装备股份有限公司 一种环保型纸质提手机及其折叠装置
CN108568994B (zh) * 2018-03-28 2019-11-22 江苏南江智能装备股份有限公司 一种纸制提手加工设备
CN108515733B (zh) * 2018-03-28 2019-07-19 江苏南江智能装备股份有限公司 一种锥台拨片式提手折叠下料装置及加工方法
CN108673954B (zh) * 2018-04-04 2019-09-20 江苏南江智能装备股份有限公司 一种引导式手提成型机及手提成型方法
CN108688227A (zh) * 2018-04-12 2018-10-23 东莞市福莱利机械科技有限公司 一种保证纸箱提手正确折弯成形的成形装置
CN108688228B (zh) * 2018-04-12 2023-12-29 厦门吉宏包装工业有限公司 一种用于纸箱提手穿插机上的穿插下拉装置
CN109130312B (zh) * 2018-10-31 2023-10-27 温州临界科技有限公司 一种手提袋穿绳机的负压引绳机构
CN110370730B (zh) * 2019-07-01 2021-05-11 电子科技大学中山学院 一种护角自动装订机
KR102631477B1 (ko) * 2021-12-28 2024-02-08 (주)지피피 포장박스용 종이손잡이 조립체의 제조방법
CN117301630B (zh) * 2023-10-31 2024-04-30 合睿智能装备(佛山)有限公司 一种纸质提手成型装置和自动生产设备

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2529976A (en) * 1945-08-24 1950-11-14 Strandberg Oscar Mauritz Method for manufacturing handles for carrying bags and the like
US3034409A (en) * 1958-05-14 1962-05-15 Finke Arno Method and apparatus for producing and applying bag handles
DE1181035B (de) * 1960-09-22 1964-11-05 Windmoeller & Hoelscher Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Tragtaschen aus Beuteln und U-foermigen Traggriffen aus Papier od. dgl.
GB1146978A (en) * 1965-06-23 1969-03-26 Coloroll Ltd Carrier bag handle forming machine
DE1532830B1 (de) * 1965-09-23 1970-09-03 Holweg Const Mec Verfahren und Maschine zum fortlaufenden Herstellen von Tragtaschen
DE1761880B1 (de) * 1968-07-17 1972-02-03 Windmoeller & Hoelscher Verfahren und Vorrichtung zum Aufbringen von Papier- oder Kunststofftraggriffen auf eine Werkstoffbahn
FR2014910A1 (pt) * 1968-08-02 1970-04-24 Windmoeller & Hoelscher
US3554099A (en) * 1968-10-10 1971-01-12 Frederick T Rodley Process and apparatus for making shopping bag
BE755472A (fr) * 1969-08-29 1971-02-01 Lehmacher Hans Sac ainsi que procede et dispositifs pour sa fabrication
US3753824A (en) * 1970-03-13 1973-08-21 Windmoeller & Hoelscher Process of manufacturing carrying bags which comprise u-shaped carrying handles of plastics material sheeting
CA900240A (en) * 1970-10-07 1972-05-16 Elwyn D. Jones Machine for fabricating bag handles
DE2225671C2 (de) 1972-05-26 1974-03-14 Windmoeller & Hoelscher, 4540 Lengerich Vorrichtung zum Herstellen eines U-förmigen Traggrifles für Tragtaschen aus einer Kunststoffolie
JPS5232307B2 (pt) * 1973-06-06 1977-08-20
JPS544317A (en) 1977-06-14 1979-01-13 Nissin Electric Co Ltd Oilltight device for elecric machinery containing noncombustible oil
DE4205062A1 (de) * 1992-02-19 1993-08-26 Windmoeller & Hoelscher Traggriff fuer saecke oder beutel mit flaechigen boeden sowie verfahren und vorrichtung zu deren herstellung
DE4238655C2 (de) * 1992-11-16 2002-10-24 Windmoeller & Hoelscher Verfahren zur Herstellung von Beuteln aus Papier
JP3169829B2 (ja) * 1996-05-16 2001-05-28 王子製袋株式会社 手提袋
ES2178559B1 (es) * 2000-08-04 2003-09-01 Daumar Talleres Perfeccionamientos en las maquinas envasadoras de productos en bolsas de malla con asa.
GB2405373B (en) * 2003-08-14 2005-08-31 Dempson Packaging Ltd Method and apparatus for manufacturing handles for bags
ITBO20040491A1 (it) * 2004-07-30 2004-10-30 Aetna Group Spa Macchina e metodo per la formazione di spezzoni tubolari di film da imballaggio
US8137253B2 (en) * 2009-06-30 2012-03-20 Hood Packaging Corporation Automatic bag handling system for precisely securing a plastic handle to a plastic bag

Also Published As

Publication number Publication date
JP5766793B2 (ja) 2015-08-19
WO2011158132A1 (en) 2011-12-22
CN103038057B (zh) 2015-05-06
EP2397318A1 (en) 2011-12-21
KR101805233B1 (ko) 2017-12-05
HK1165372A1 (en) 2012-10-05
PT2397318E (pt) 2013-03-14
BR112012032081A2 (pt) 2016-11-08
US20130203577A1 (en) 2013-08-08
KR20130133154A (ko) 2013-12-06
EP2397318B1 (en) 2012-12-05
SI2397318T1 (sl) 2013-04-30
ES2401049T3 (es) 2013-04-16
PL2397318T3 (pl) 2013-05-31
JP2013532080A (ja) 2013-08-15
DK2397318T3 (da) 2013-03-18
US9314988B2 (en) 2016-04-19
CN103038057A (zh) 2013-04-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012032081B1 (pt) máquina de formação de alça
BR122019014548B1 (pt) máquina de rebobinar e método para a produção de rolos de material de tela
US9573713B2 (en) Method and a device for changing carrier units with flat packaging material wound on supply rolls within a packaging machine
ITBO20080426A1 (it) Macchina per la realizzazione di articoli assorbenti.
BRPI1103197A2 (pt) tambor para cortar e transferir etiquetas sem revestimento de uma tira contìnua para um recipiente móvel e aparelho equipado com o dito tambor
TWI756327B (zh) 切割連續胎條之一長度以形成輪胎元件之切割裝置及方法
JP5828925B2 (ja) 袋底形成装置
JP7161525B2 (ja) 吸収性物品のセグメントを貼り付けるための装置
CN106586662A (zh) 卫生材料纱布折叠机
US9701507B2 (en) Method and device for the production of a number of coiled foil rolls
JP2017132199A (ja) 紐誘導装置
JP6886461B2 (ja) シャーシウェブにタブを貼り付けるためのユニット
JP6475010B2 (ja) 折り畳み装置、及び、食品用敷紙の集積体
JP4598262B2 (ja) 抽出物用フィルタバッグの製造機械
US5108085A (en) Apparatus and method for the production of flexible products
JP2019001466A (ja) 包装機における紙継ぎ補助装置
PL239524B1 (pl) Urządzenie do transferowania artykułów prętopodobnych przemysłu tytoniowego
EP2523881A1 (en) Method for rolling up articles
CN218289874U (zh) 布料折叠装置
ES2581882T3 (es) Dispositivo para manipular tiras de papel y máquina para producir librillos de hojas de papel
JP7217047B2 (ja) 取っ手部材製造装置
JP2814277B2 (ja) スリッターリワインダー
ES2784906T3 (es) Máquina para formar bolsas filtrantes para productos de infusión con estaciones dobladoras
US435524A (en) Paper-bag machine
CN205932641U (zh) 一种塑料包装袋收料装置

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: B31D 1/06 (2006.01), B31B 70/86 (2017.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/04/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/04/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS