BR112012006960A2 - "bomba para aparelho de limpeza de alta pressão" - Google Patents

"bomba para aparelho de limpeza de alta pressão" Download PDF

Info

Publication number
BR112012006960A2
BR112012006960A2 BR112012006960-8A BR112012006960A BR112012006960A2 BR 112012006960 A2 BR112012006960 A2 BR 112012006960A2 BR 112012006960 A BR112012006960 A BR 112012006960A BR 112012006960 A2 BR112012006960 A2 BR 112012006960A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
line
valve
segment
pump
valve body
Prior art date
Application number
BR112012006960-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Nathan
Jürgen Erdmann
Sven Dirnberger
Original Assignee
Alfred Kärcher Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alfred Kärcher Gmbh & Co. Kg filed Critical Alfred Kärcher Gmbh & Co. Kg
Publication of BR112012006960A2 publication Critical patent/BR112012006960A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B49/00Control, e.g. of pump delivery, or pump pressure of, or safety measures for, machines, pumps, or pumping installations, not otherwise provided for, or of interest apart from, groups F04B1/00 - F04B47/00
    • F04B49/22Control, e.g. of pump delivery, or pump pressure of, or safety measures for, machines, pumps, or pumping installations, not otherwise provided for, or of interest apart from, groups F04B1/00 - F04B47/00 by means of valves
    • F04B49/24Bypassing
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/8593Systems
    • Y10T137/85978With pump

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Details Of Reciprocating Pumps (AREA)

Abstract

BOMBA PARA APARELHO DE LIMPEZA DE ALTA PRESSÃO. A presente invenção refere-se a uma bomba para um aparelho de limpeza de alta pressão para transportar um líquido de limpeza com ao menos uma câmara de bomba, na qual mergulha ao menos um pistão móvel em vai e vem e que ao menos uma válvula de admissão está unida com uma linha de sucção e ao menos uma válvula de saída está unida com uma linha de pressão e com uma linha bypass que se estende a partir da linha de pressão até a linha de sucção, sendo que nesta linha de bypass está integrada uma válvula de transbordamento. O corpo da válvula de transbordamento está unido com um componente regulador o qual, na dependência da taxa do fluxo do líquido de limpeza na linha de pressão desloca o corpo de válvula para uma posição fechada ou para uma posição aberta e com um percussor de comutação, acoplado com o corpo de válvula, que promove o deslocamento para uma primeira ou segunda posição. A fim de que o percussor de comutação, na passagem da bomba no regime de ciclo possa vencer de modo seguro um determinado trecho do percurso para a ativação de um elemento de comutação, mas o líquido de limpeza, com um regime cíclico mais prolongado, sofra as menores possíveis perdas de fluxo, é proposto que o corpo da válvula, ao passar da sua posição fechada para sua posição aberta libere a montante da sede da válvula, uma passagem que pode ser atravessada por líquido de limpeza e cuja seção transversal de fluxo se alarga quando o corpo da válvula ocupar uma distância predeterminada em relação a sede da válvula.

Description

Relatório Descritivo da Patente de lnvenção para "BOMBA PA- RA APARELHO DE LIMPEZA DE ALTA PRESSÃO". +
A presente invenção refere-se a uma bomba para um aparelho de limpeza de alta pressão para transportar um líquido limpador com ao me- . 5 nos uma câmara de bomba na qual mergulha ao menos um pistão que pode ser movido em vai e vem e que ao menos através de uma válvula de admis- são com uma linha de sucção e ao menos através de uma válvula de saída está unida com uma Iinha de pressão e com uma linha bypass que conduz da linha de pressão até a linha de sucção estando integrado uma válvula de 10 transbordamento na Iinha de bypass cujo corpo de válvula através de uma haste de pistão está unido com um componente de ajuste que desloca o
& corpo da válvula, na dependência da taxa do fluxo da limpeza de líquido na linha de. pressão, para uma posição fechada ou para uma posição aberta e
· um percussor de comutação, acoplado com o corpo da válvula, destinado a 15 ativar um elemento comutador sendo feito o deslocamento para uma primei- ra ou para uma segunda posição comutada.
Bombas deste tipo são conhecidas do documento DE 196 07 881 Al.
Com seu auxílio o líquido de limpeza, por exemplo, água pode ser pressurizada e, em seguida, por exemplo, através de uma mangueira de 20 pressão acoplável na linha de pressão, e uma cabeça de bocal disposta na livre extremidade da mangueira de pressão, poderá ser direcionada para um objeto.
Para que possa ser reduzida a carga mecânica da bomba bem como perdas de calor, o líquido de limpeza transportada pela bomba, com a cabe- ça do bocal fechada, será conduzida com menor possÍvel resistência de flu- 25 xo em um ciclo, isto é, será retornada da linha de pressão até a linha de sucção de maneira que pode ser reduzida a pressão dentro da linha de pressão.
Para esta finalidade, a Iinha de pressão está unida com a linha de secção através de uma linha bypass e na linha de bypass está integrada uma válvula de transbordamento.
No serviço da bomba, isto é, com a cabe- 30 ça do bocal aberta, a válvula de transbordamento fecha a ligação de fluxo entre a linha de pressão e a linha de sucção.
No serviço da bomba, isto é com a cabeça do bocal aberta, a válvula de transbordamento fecha a ligação de fluxo entre a linha de pressão e a linha de sucção.
Se a cabeça do bocal for fechada, então a válvula de transbordamento libera a ligação de fluxo " entre a linha de pressão e a linha de sucção, de maneira que é reduzida a pressão reinante na linha de pressão.
Para esta finalidade, o corpo da válvu- . 5 la de transbordamento, através de uma haste de pistão, está unido com um componente regulador, o qual, na dependência da taxa de fluxo do líquido de limpeza na linha de pressão, conduz o corpo de válvula para uma posição fechada ou para uma posição aberta.
A taxa de fluxo do líquido de limpeza na linha de pressão depende de estar aberta a cabeça do bocal ou fechada. 10 Caso a cabeça do bocal for fechada, cairá a taxa de fluxo e isto faz com que componente regulador o corpo de válvula de transbordamento para a sua m posição aberta, de maneira que o líquido de Iimpeza pressurizado possa fluir com menor possÍvel resistência de fluxo até a linha de sucção.
Se a cabeça
· do bocal for aberta, aumentará a taxa de fluxo na linha de pressão e isto faz 15 com que o componente regulador desloque o corpo da válvula e transbor- damento para a posição fechada de maneira que a bomba passa ao regime de trabalho normal.
Em aditamento a sua função de controlar a válvula de transbor- damento, cabe a função ao componente regulador deslocar um percussor de 20 comutação acoplado com o corpo da váfvula.
Por meio do percussor de co- mutação poderá ser ativado um elemento de comutação.
O elemento de comutação pode, por exemplo, ligar e desligar um conjunto de acionamento da bomba, preferencialmente um motor elétrico.
Pela ativação do percussor de comutação, a bomba poderá, portanto ser ativada e desativada.
Caso o 25 fluxo do 1Íquido na linha pressurizada for suprimido, então por um lado a vál- vula de transbordamento libera a ligação de fluxo entre a linha de pressão e a linha de sucção, de maneira que pode ser reduzida a pressão reinante na linha de pressão e, por outro lado, o percussor de comutação será desloca- do até uma primeira posição comutada, de maneira que o elemento comuta- 30 dor desliga a bomba.
Para alcançar esta posição de comutação, o percussor de comutação, não obstante, deverá vencer um determinado trecho do per- curso.
Para tanto, dentro das modalidades, o corpo da válvula deverá ser sujeito com um diferencial de pressão maior possÍvel a fim de apoiar um mo- vimento do percussor de comutação com ele acoplado.
Uma pressão dife- " rencial dessa espécie, todavia tem por consequência que o líquido de limpe- za sofra consideráveis perdas de fluxo na linha bypass. lsto resulta em per- . 5 das de calor da bomba e em uma solicitação mecânica considerável desta unidade.
Desde que após a liberação da ligação de fluxo entre a linha de pressão e a linha de sucção esteja assegurado que a bomba será desligada de modo confiável, pode ser tolerada uma solicitação curta da bomba na operação sicrica.
Por outro lado se a bomba não for desligada, por exemplo, 10 em virtude de danos do elemento comutador, então com a continuada alta diferença na pressão no corpo de válvula de transbordamento, a operação sicrica continuada da bomba pode resultar em danos. ^ Constitui, portanto objeto da presente invenção ampliar de tal
- maneira uma bomba da espécie inicialmente mencionada que o percussor 15 de comutação, quando a bomba passa para o regime de trabalho de cÍrculo, possa vencer de modo confiável um determinado trecho do percurso para ativação do elemento comutador, mas que o líquido de limpeza, com opera- ção sicrica mais prolongada, sofra as menores possÍveis perdas de fluxo.
Em uma bomba da espécie inicialmente citada de acordo com a 20 invenção, esta tarefa solucionada pelo fato de que o corpo da válvula, ao passar de sua posição fechada para sua posição aberta, a montante da sede da válvula libera uma passagem que pode ser atravessada pelo líquido de Iimpeza cuja seção de fluxo transversal se alarga quando o corpo da válvula ocupar uma distância predeterminada para com a sede da válvula. 25 Se na bomba de acordo com a invenção o fluxo do líquido será suprimido na linha pressurizada, então o corpo da válvula de transborda- mento passa de sua posição fechada para sua posição aberta, quando se levanta da sede da válvula e libere uma passagem que pode ser atravessa- da pelo líquido de limpeza.
A seção transversal de fluxo da passagem se 30 alarga quando o corpo de válvula ocupar uma distância predeterminada em relação a sede da válvula.
A seção transversal de fluxo da passagem pode- rá, portanto, na suspensão do corpo de válvula da sede da válvula, inicial-
mente ser mantida muito reduzida, de maneira que se apresenta no corpo da válvula uma queda de pressão considerável e o líquido de limpeza pode es- " coar da Iinha de pressão somente lentamente na linha de sucção. lsto tem por consequência que inicialmente o percussor de comutação será desloca- . 5 do sobre um determinado trecho do percurso até que o corpo da válvula o- cupe uma distância predeterminada em relação a sede da válvula.
Depois se alargará a seção transversal de fluxo da passagem liberada pelo corpo da válvula de maneira que o llquido de limpeza em seguida, na região da válvu- la de transbordamento, sofre apenas perdas de pressão relativamente redu- lO zidas.
Portanto, o percussor de comutação poderá confiavelmente ser deslo- cado para sua primeira posição comutada na qual pode ativar o elemento de comutação para o desligamento da bomba, e somente depois será conduzi- . do um líquido de limpeza, com menor possÍvel resistência ao fluxo, desde a
- linha pressurizada, sobre a linha bypass, até a linha de sucção.
Caso o ele- 15 mento comutador estiver montado de forma danificada ou com falhas na bomba, de maneira não obstante a ativação pelo percussor de comutação não desliga a bomba então o líquido de limpeza, na operação em regime cÍclico que então terá continuação da bomba, será conduzido em forma cÍcli- ca com perdas de fluxo relativamente reduzidas.
A solicitação térmica e 20 também mecânica da bomba na operação cÍclica contínua pode, portanto ser mantida em uma extensão muito reduzida.
Por outro lado, fica assegura- do que o percussor de comutação de qualquer maneira na suspensão do corpo da válvula da sede da válvula, inicialmente vença um trecho de per- curso predeterminado.
Este trecho de percurso corresponde a distância 25 predeterminada do corpo da válvula em relação a sede da válvula, no qual a seção transversal de fluxo da passagem que pode ser atravessada pelos líquido de limpeza na válvula de transbordamento registra aumento.
Portanto, por um lado a bomba de acordo com a invenção se destaca pelo fato de que na supressão do fluxo de líquido na linha de pres- 30 são, o percussor de comutação vence de modo confiável um trecho de per- curso predeterminado de maneira que o elemento de comutação possa ser ativado sem restrição.
Por outro lado, a bomba de acordo com a invenção se destaca pelo fato de que no caso de um regime cÍclico contínuo, que pode se apresentar, por exemplo, no caso de danos do elemento de comutação, o líquido de limpeza pode fluir com reduzidas perdas de fluxos desde a linha de pressão até a linha de sucção e, portanto, a bomba, no regime de cÍclico 5 continuado, está exposta a uma solicitação reduzida de calor e de pressão.
De preferência, a passagem que pode ser atravessada pelo IÍ- quido de limpeza, na suspensão do corpo de válvula de transbordamento da sede da válvula apresenta, em um primeiro trecho parcial do movimento do curso do corpo da válvula, uma primeira seção transversal de fluxo uniforme.
Na transição de sua posição fechada para a sua posição aberta, o corpo da válvula realiza um movimento de curso.
Durante uma primeira região parcial do movimento de curso, seção transversal do fluxo da passagem que é libe- rado pelo corpo da válvula, preferencialmente permanece inalterado.
Fica assim assegurado que não obstante a transição progressiva do corpo da válvula da posição fechada para a posição aberta, inicialmente somente uma quantidade inalterada de líquido de limpeza, por unidade de tempo, poderá passar pela válvula de transbordamento, de maneira que após a supressão do fluxo de líquido na Iinha de pressão, a pressão na linha pressurizada so- mente pode diminuir progressivamente, embora o corpo da válvula de transbordamento ocupe uma distância crescente em relação a sede da vál- vula.
A queda de pressão que inicialmente se realiza apenas de uma manei- ra lenta assegura que o corpo da válvula é deslocado pelo componente re- gulador mais adiante na direção da posição aberta e, portanto também será deslocado o percussor de comutação, acoplado com o corpo da válvula, mais adiante na direção de sua primeira posição de comutação.
Somente quando houver sido alcançada esta posição, isto é, quando o corpo da vál- vula tiver ocupado uma distância predeterminada em relação a sede da vál- vula, se alargará a seção transversal de fluxo da passagem liberada pelo corpo da válvula, de modo que agora uma quantidade maior de líquido de limpeza pode passar por unidade de tempo pela passagem, podendo, por- tanto ser reduzido a pressão na linha de pressão.
Em uma modalidade vantajosa, a passagem, em um segundo trecho parcial sequencial ao primeiro trecho parcial, relativo ao movimento 0 de curso do corpo da válvula, apresenta uma segunda seção transversal de " fluxo inalterada que é maior do que a primeira seção transversal de fluxo.
, W Depois de ter vencido o primeiro trecho parcial do movimento de curso, o 5 corpo da válvula libera uma seção transversal de fluxo maior para a passa- gem que pode ser atravessada pelo líquido de Iimpeza. A seção transversal de fluxo ampliada será depois mantida de forma inalterável durante a fase de ultrapassagem do segundo trecho parcial do movimento do curso de corpo de válvula. Desta maneira, aumenta a seção transversal de fluxo da passa- lO gem, depois de o corpo da válvula tiver alcançado uma distância predeter- minada em relação a sede da válvula, e a seção transversal de fluxo amplia- da não sofrerá, todavia, durante o segundo percurso parcial do movimento m de curso do corpo de válvula, outras alterações. É vantajoso que o corpo de válvula seja conformado como um ~ 15 alargamento radial da haste de pistão, sendo que a haste de pistão transfixa um alojamento de válvula de transbordamento e o alojamento da válvula conforma uma série de válvula, sendo que o diâmetro da haste de pistão a montante do corpo da válvula se estreita em uma distância predeterminada. A conformação do corpo da válvula como um alargamento radial da haste de 20 pistão possibilita uma produção a custo especialmente vantajoso. A altera- ção da seção transversal de fluxo da passagem que pode ser atravessada na suspensão do corpo da válvula da sede da válvula pelo líquido de limpe- za, vantajosamente poderá ser alcançado por uma variação do diâmetro da haste de pistão. A haste de pistão poderá apresentar em uma distância pre- 25 determinada do corpo da válvula, a montante deste corpo, um estreitamento. O estreitamento assegura que a seção transversal de fluxo da passagem liberada pelo corpo da válvula seja aumentada na distância predeterminada. Pode ser previsto, por exemplo, que a haste de pistão apresente um primeiro segmento cilíndrico com diâmetro uniforme que se segue a 30 montante ao corpo na válvula. Na passagem do corpo da válvula de sua po- sição fechada, na qual encosta na sede da válvula do alojamento de válvula, para sua posição aberta, na qual ocupa uma distância em relação à sede da válvula, define inicialmente o primeiro segmento cilíndrico sequencial a mon-
e tante do corpo da válvula, segmento cilíndrico este da haste de pistão, em " combinação com o alojamento da válvula transfixada pela haste de pistão, e que pode ser atravessada pelo líquido de limpeza.
Esta seção -
5 transversal de fluxo pode ser mantida relativamente reduzida, sendo que o diâmetro do primeiro segmento cilíndrico é apenas pouco menor do que o diâmetro da abertura do alojamento da válvula transfixado pela haste de pis- tão.
Entre a abertura do alojamento da válvula e o primeiro segmento cilín- drico se formará então uma fenda anelar, cuja largura é determinada pelo 10 diâmetro da abertura e pelo diâmetro do segmento cilíndrico.
Preferencialmente o diâmetro do primeiro segmento cilíndrico será no mínimo 90°/o, especialmente cerca de 95% do diâmetro da abertura da válvula. + Vantajosamente, a montante do primeiro segmento cilíndrico, a 15 haste de pistão apresenta um segundo segmento cilíndrico de diâmetro uni- forme, sendo que o diâmetro do segundo segmento cilíndrico é menor do que o diâmetro do primeiro segmento cilíndrico.
Na suspensão do corpo da válvula da sede da válvula, inicialmente o primeiro segmento cilíndrico da haste de pistão ocupa uma posição dentro da abertura do alojamento da vál- 20 vula transfixada pela haste de pistão e define, portanto uma primeira fenda anelar que pode ser bastante estreita.
No movimento adicional do corpo da válvula na direção de sua posição aberta, o segundo segmento cilíndrico da haste de pistão alcançará então uma posição dentro da abertura do aloja- mento da válvula.
Como o segundo segmento cilíndrico apresenta um diâ- 25 metro menor do que o primeiro segmento cilíndrico define uma fenda anelar maior, isto é, a passagem liberada pelo corpo na válvula no alojamento da válvula abrange uma seção transversal de fluxo, de maneira que o líquido de limpeza pode fluir pela válvula de transbordamento com menores perdas de fluxo. 30 Preferencialmente o diâmetro do segundo segmento cilíndrico será no máximo 8Õ°/o especialmente cerca de 75% do diâmetro da abertura da válvula.
O percussor de comutação acoplado com o corpo da válvula, segundo uma modalidade preferida da invenção, está conformado como um " prolongamento axial da haste de pistão através do qual o corpo da válvula está unido com o componente regulador.
Em uma forma de realização deste e
5 tipo da haste de pistão consoante a invenção, a haste de pistão se salienta no lado do corpo da válvula afastada em relação ao componente regulador, ultrapassando o corpo da válvula e forma nesta região saliente o percussor de comutação.
Com sua livre extremidade percussor de comutação poderá pe- lO netrar em um encaixe da bomba onde está integrado o elemento comutador.
Preferencialmente a haste do pistão está alinhada em paralelo para com a Iinha de pressão. - Segundo uma modalidade preferida da invenção, a bomba apre-
- senta uma seção de alojamento dorsal e uma seção de alojamento dianteira 15 que estão bem unidos em uma região de junta e um segmento da linha de sucção estende-se na região desta junta entre as duas seções do alojamen- to e alinha bypass desemboca no segmento da linha de sucção.
A parte dor- sal do alojamento está voltada na direção de um conjunto de acionamento da bomba, por exemplo, motor elétrico, sendo que entre o motor elétrico e a 20 seção dorsal do alojamento podem estar previstos uma engrenagem e/ou um disco cambaleante bem como uma condução de pistão.
A seção diantei- ra do alojamento está montada na seção posterior do alojamento e no con- junto de acionamento que está afastada em relação ao conjunto de aciona- mento da bomba.
Na região da junta entre as duas seções do alojamento, 25 isto é, na região onde as duas seções do alojamento estão bem justas pos- tas, conforme esta modalidade da invenção está prevista um segmento da linha de sucção no qual desemboca a linha bypass.
O segmento da linha de sucção pode ser produzido a custo vantajoso e simples antes da junção das duas partes do alojamento.
Desta maneira, podem ser reduzidos os custos 30 de produção da bomba.
Além disso, pela disposição do segmento da linha de sucção na região de junção entre as duas seções do alojamento, a linha bypass poderá ser escolhida muito curta.
Isto apresenta a vantagem de que as perdas de fluxo de líquido na linha bypass podem ser mantidas em redu- zidas extensão. No segmento da linha de sucção previsto entre as duas se- " ções do alojamento pode apresentar uma seção transversal de fluxo relati- vamente grande. Desta maneira, as perdas de fluxo do líquido de limpeza na
W 5 operação cÍclica da bomba podem ser adicionalmente reduzidas. A disposição do segmento da linha de sucção na região da jun- ção entre a seção do alojamento dianteiro e dorsal apresenta, além disso, a vantagem de que o traçado geométrico do segmento da linha de sucção está sujeito a condições marginais menores porque antes da junção das duas 10 seções do alojamento, a região da junção oferece acesso direto para usina- gem e perfilação. Para o segmento da linha de sucção previsto entre as du- as seções do alojamento, portanto, em caso de necessidade, também pode- - rá ser selecionado um percurso curvilíneo sem que desta maneira sejam - majorados essencialmente os custos de produção. lsto por sua vez oferece 15 ao construtor a possibilidade de otimizar a disposição das linhas restantes e compartimentos de recepção da bomba, tendo em vista uma altura construí- da menor possÍvel e também menor possível emprego de material. Especi- almente o traçado da linha bypass poderá ser otimizado no sentido de que a linha bypass apresenta uma resistência ao fluxo menor possÍvel. 20 A vedação do segmento da linha de sucção que se estende en- tre as duas seções do alojamento poderá ser feita de modo a oferecer custo vantajoso, por meio de anéis vedantes, integrados entre as duas seções do alojamento. Poderá ser especialmente previsto que o segmento da linha de 25 sucção integrado entre as duas seções do alojamento, se estenda entre um primeiro anel vedante e um segundo anel vedante posicionados entre as duas seções do alojamento. Os dois anéis vedantes não somente pode a- presentar a função de fecharem de modo estanque o segmento da Iinha de sucção disposta entre as duas seções do alojamento, mas podem adicio- 30 nalmente aceitar a função de vedar a região da junção entre as duas seções do alojamento. É vantajoso quando o segmento da linha de sucção que se es-
tende entre as duas seções do alojamento, conforme um segmento de saída da Iinha de sucção.
O segmento de saída pode ser seguido ao menos uma " linha de admissão que recebe uma válvula de admissão e conduz até uma câmara de bomba.
Através do segmento da linha de sucção integrado na ~ 5 região da junção entre as duas seções do alojamento, portanto, a linha by- pass está unida com ao menos uma linha de admissão que conduz até uma câmara da bomba.
Desta maneira, podem ser reduzidas as perdas de fluxo do líquido de limpeza na operação cíclica da bomba, em caráter adicional.
Vantajosamente a linha de sucção abrange um segmento de en- lO trada disposto na seção dianteira do alojamento e o segmento da iinha de sucção previsto na região da junção entre as duas seções do alojamento, forma um segmento de saída da linha de sucção.
O segmento de entrada de admissão pode se projetar a partir de uma conexão de sucção da bomba,
- estando alinhado, por exemplo, transversalmente para com a Iinha de pres- 15 são.
No segmento de admissão pode-se seguir diretamente o segmento de saída disposto entre as duas seções do alojamento.
O segmento da linha de sucção que se estende na região da junção preferencialmente, em ao menos um segmento parcial, está curvado de forma arqueada.
A curvatura em forma de um arco é vantajosa, especi- 20 almente tendo em vista as condições de espaços estreitas da bomba, por- que desta maneira o segmento da linha de sucção poderá envolver compar- timento de recepção para as válvulas de admissão e de saída e para o com- ponente regulador e, em caso de necessidade, também para a linha de pressão.
Especialmente um traçado circular arqueado do segmento da Iinha 25 de sucção, integrada na região da junção mostrou ser vantajoso.
Segundo uma conformação especialmente preferida àa bomba de acordo com a invenção, o segmento da linha de sucção que se estende na área da junção está conformado como um anel fechado.
Em uma modali- dade desta natureza, na região da junta entre a seção do alojamento poste- 30 rior e a seção do alojamento dianteiro pode se estender um compartimento anelar que constitui todo o segmento da linha de sucção mencionado.
O compartimento anelar pode apresentar uma seção transversal de fluxo rela-
tivamente grande de maneira que para ao menos uma câmara da bomba do líquido de limpeza a ser transportado possa ser conduzido com resistência " de fluxo reduzida.
Especialmente em regime de ciclo da bomba, o líquido de limpeza pode ser alimentado com reduzidas perdas de fluxo, partindo da m
5 câmara de bomba através da linha de pressão, a linha bypass e a linha de sucção sendo reciclado assim até a câmara da bomba.
A seção dianteira do alojamento da bomba apresenta uma face divisória dorsal, a qual, com intercalação de ao menos um elemento vedan- te, estão aplicadas sobre uma face divisória frontal da seção dorsal do alo- lO jamento.
De modo preferido, em ao menos uma das faces divisórias está conformado um canal que conforma ao menos uma parte do segmento da linha de sucção disposta na região da junção entre as duas seções do alo- - jamento.
Em um lado externo o canal está disposto em um Iado externo de
- ao menos uma das seções do alojamento e desta maneira pode ser produzi- 15 do a custo muito vantajoso.
É vantajoso que na face divisória dorsal da seção dianteira do alojamento esteja perfilado um canal que é recoberto pela face divisória fron- tal da seção traseira do alojamento e que conforma o segmento da linha de sucção, disposta entre as duas seções do alojamento. 20 Alternativamente, pode ser previsto, por exemplo, que na face divisória frontal da seção traseira da seção dorsal do alojamento esteja perfi- lado um canal que é recoberto pela face divisória traseira da seção dianteira do alojamento e que conforma a linha de sucção.
O segmento da linha de sucção que se estende na região da 25 junta entre as duas seções do alojamento, em uma modalidade vantajosa da invenção envolve a linha de pressão a uma distância . Especialmente pode ser previsto que o segmento da linha de sucção previsto na região da junta envolva a linha de pressão em formato anelar.
Em uma modalidade vantajosa da invenção, o componente regu- 30 lador está conformado como pistão de comando que subdivide uma câmara de comando da seção dianteira do alojamento entre uma câmara de baixa pressão e uma câmara de alta pressão, estando deslocavel dentro da câma-
ra de comando e através da haste de pistão está unido com o corpo da vál- vula de transbordamento, sendo que a câmara de baixa pressão, através de " uma linha de comando, está unida a jusante de um ponto de estrangulamen- to com a linha de pressão e a linha de alta pressão, através de um compo- . 5 nente parcial previsto a montante da válvula de transbordamento e a câmara de alta pressão, através de um segmento parcial da linha bypass, disposto a montante da válvula de transbordamento, está unido com a linha de pressão.
Em uma conformação deste tipo, na linha de pressão da bomba está dispos- to um ponto de estrangulamento, por exemplo, um injetor, com cujo auxílio 10 pode ser aspirado produto químico de limpeza e pode ser misturado junta- mente com o líquido de limpeza pressurizado.
Na presença de uma corrente de um fluxo de líquido na Iinha de pressão, o ponto de estrangulamento terá por consequência que a pressão a jusante do ponto de estrangulamento se
· diferencia da pressão a montante do ponto de estrangulamento.
Como a 15 câmara de baixa pressão, através da linha de comando, a jusante do ponto de estrangulamento, está em contato com a linha de pressão, ao passo que a câmara de alta pressão a montante do ponto de estrangulamento, através de um primeiro segmento parcial da Iinha bypass está unida com a linha de pressão, o pistão de comando, na presença de um fluxo de líquido pela linha 20 de pressão, será sujeito como uma pressão diferencial.
Em virtude da pres- são diferencial atuante sobre esta unidade, o pistão de comando, através da haste de pistão, desloca o corpo da válvula de transbordamento contrário a direção de fluxo reinante na linha bypass, até uma posição fechada, na qual o corpo da válvula encosta na sede da válvula de transbordamento.
Caso o 25 fluxo do líquido seja interrompido, o ponto de estrangulamento não produzirá uma queda de pressão e a pressão na câmara de baixa pressão correspon- de a pressão reinante na câmara de alta pressão.
Na ausência de uma pres- são diferencial entre as duas câmaras, o pistão de comando poderá ser su- jeito com uma força resultante das faces de pressão das duas câmaras atra- 30 vés da qual será de tal modo deslocado na câmara de comando que o corpo da válvula com ele unido através da haste da válvula passa para uma posi- ção aberta, isto é, passa a ocupar para uma distância em relação a sede da válvula e desta forma libera a ligação de fluxo entre a linha de pressão e a linha de sucção para um regime de operação cÍclica da bomba.
* O movimento do pistão de comando será transferido através da haste de pistão para o corpo da válvula. Preferencialmente o pistão de co- . 5 mando pode ser deslocado em paralelo para com a linha de pressão e a haste de pistão está alinhada em paralelo para com a linha de pressão. Em uma modalidade preferida da invenção, o percussor de co- mando mergulha em um primeiro encaixe perfilado na seção dorsal do alo- jamento onde está disposto o elemento de comutação. Desta maneira o per- lO cussor de comando transfixa a região da junção entre as duas seções do alojamento. É de especial vantagem quando a linha bypass apresente um - segmento parcial que recebe a válvula de transbordamento sendo que este - segmento parcial desemboca no segmento da linha de sucção que se es- 15 tende na região da junção entre as duas seções do alojamento estando ali- nhado para com a câmara de comando. O segmento parcial mencionado da linha bypass pode ser imediatamente sequencial a câmara de comando e baseado no posicionamento do segmento da linha de sucção na região de junção entre as duas seções do alojamento, o segmento parcial que recebe 20 a válvula de transbordamento poderá ser selecionado bastante curto. Vantajosamente a câmara de comando e o segmento parcial da linha bypass que recebe uma válvula de transbordamento estão alinhados em paralelo para com a linha de pressão. Em uma modalidade vantajosa da bomba de acordo com a in- 25 venção, a câmara de comando e o segmento parcial da linha bypass que recebe a válvula de transbordamento, estão integrado em um canal de pas- sagem que transfixa a seção dianteira do alojamento a partir de um lado frontal até uma face divisória dorsal. lsto simplifica a produção da bomba e reduz desta maneira os custos de produção. Além disso, pela disponibiliza- 30 ção do canal de passagem será simplificada a montagem da bomba porque tanto válvula de transbordamento como também o pistão de comando pode ser introduzido no canal de passagem em direção axial.
A subsequente descrição de uma modalidade preferida da in- venção seNe para melhor explicação detalhada em conexão com o dese- nho.
As figuras mostram: figura 1 — corte longitudinal por uma bomba de acordo com a in- 5 venção. figura 2 - representação da bomba da figura 1 em sentido obli- quo pela seção dianteira em perspectiva abrangendo a seção dianteira do alojamento em corte parcial. figura 3 — representação da bomba da figura 1 em sentido obli- lO quo pela seção dorsal em perspectiva e corte parcial na seção dorsal do alo- jamento. figura 4 - representação de corte parcial d bomba da figura 1 na região de uma válvula de uma válvula de transbordamento cujo corpo de
. válvula ocupa uma posição fechada. 15 figura 5 - apresentação de corte parcial ampliado da bomba da figura 1 na região da válvula de transbordamento sendo que o corpo da vál- vula ocupa uma posição fechada. figura 6 - apresentação de corte parcial ampliado da bomba cor- respondendo a figura 5, sendo que o corpo de válvula cobriu um primeiro 20 curso parcial do seu movimento de curso desde a sua posição fechada até a sua posição aberta e figura 7- vista e corte parcial ampliado da bomba corresponden- do a figura 5, sendo que o corpo da válvula ocupa sua posição aberta.
A figura apresenta esquematicamente uma bomba 10 para um 25 aparelho de limpeza de alta pressão.
A bomba 10 abrange um alojamento de bomba 12 com uma seção dorsal do alojamento 14 e uma seção frontal do alojamento 16. Preferencialmente as duas seções do alojamento são con- formadas na forma de componentes forjados sob pressão de alumínio.
A seção dianteira do alojamento 16 possui uma face divisória 20 dorsal que 30 está aplicada sob uma face divisória 22 frontal da seca dorsal do alojamento 14, mediante intercalação de um anel vedante externo 24 e de um anel ve- dante interno 26. Os dois anéis vedantes 24 e 26 estão dispostos em sentido recíproco concêntrico na borda externa e interna de um canal anelar 28 per- filado na face divisória traseira 20 da seção dianteira do alojamento 16. O " canal anelar 28 é especialmente visível na figura 3. Ele forma um segmento de saída 30 de uma linha de sucção, cujo segmento de entrada 32 está per- . 5 filado na forma de um furo cego na parte dianteira do alojamento 16. A seção dorsal do alojamento 14 recebe câmaras de bombas 34 nas quais mergulha sempre um pistão cilíndrico 36 a, 36b.
Os pistões 36a, 36b são vedados por uma vedação anelar 38a, 38b em forma de lábio em relação a respectiva câmara da bomba 34. Ao todo, a seção dorsal do alo- lO jamento 14 apresenta três câmaras de bombas nas quais sempre mergulha um pistão.
Para obter melhor visão, na figura estão representados apenas
+ uma câmara de bomba 34 e dois pistões 36a e 36b.
Todos os pistões são introduzidos na respectiva câmara da bomba 34 por um disco cambaleante
· já conhecido e com ação oscilante, e por uma mola eiiquiodal 40 que circun- 15 da o respectivo pistão, serão novamente extraídos da câmara da bomba de maneira que o volume das câmaras de bomba 34 se altera periodicamente.
Cada câmara de bomba 34, através de uma linha de entrada 42 perfilada no componente do alojamento posterior 14 do alojamento, linha de entrada esta na qual está introduzida uma válvula de admissão 44, está em 20 contacto com o segmento de saída 30 anelar da linha de sucção, estando em contacto de fluxo.
Para tanto, a linha de admissão 42 desemboca na face divisória 22 frontal da seção dorsal do alojamento 14. lsto passa a ficar claro, por exemplo, da figura 2. Através de uma linha de saída 46 perfilada na seção posterior do 25 alojamento 14, linha esta onde está introduzida uma válvula de saída 48, cada câmara de bomba 34 está em conexão de fluxo com uma linha pressu- rizada 50 que se estende em direção longitudinal da bomba 10 e que está integrada de modo perfilado na seção dianteira do alojamento 16. A linha de saída 46 desemboca neste sentido na face divisória frontal 22 do segmento 30 dorsal do alojamento e a linha de pressão 50 parte da face divisória dorsal 20 da seção dianteira do alojamento 16 estendendo-se até uma face frontal 52, afastada em relação a seção dorsal do alojamento e pertencente a seção do alojamento dianteira 16. O lado frontal 52 forma a extremidade dianteira da bomba 10. A região entre as linhas de saída 46 das câmaras da bomba ° 34 e da linha de pressão 50 será radialmente vedada para o exterior pelo anel vedante 26 interno.
W 5 Na linha de pressão 50 está integrada uma válvula de pressão central 54 e ajuzante da válvula de pressão 54, a linha de pressão 50 recebe um elemento estrangulador na forma de um injetor 56. Este envolve comu- mente, uma perfuração transfixante 58 que na direção de fluxo inicialmente se estreita e em seguida novamente se alarga, e cujo ponto mais estreito se 10 ramifica uma perfuração transversal 60. Em paralelo para com a linha de pressão 50 estende-se desde o lado frontal 52 até a face de separação 20 posterior um canal de passagem . 62 escalonados que transfixa a seção dianteira do alojamento 16. A região terminal frontal do canal de passagem 62 recebe uma rolha de fechamento 15 que fecha de modo estanque o canal de passagem 62 na parte frontal. Na região que se segue a rolha de fechamento 64, o canal de passagem 62 de- fine uma câmara de comando 66 que é seguida através de um degrau 68 por uma peça parcial inferior 70 de uma linha bypass que a seguir será ex- plicada mais detalhadamente. O componente parcial 70 inferior recebe uma 20 válvula de transbordamento 72 e desemboca no canal anelar 28 e, portanto no segmento de saída 30 da linha de sucção previsto na região da junta en- tre as duas seções do alojamento 14, 16. A câmara de comando 66 é de conformação cilíndrica e recebe uma luva deslizante 74, a qual, mediante intercalação de um anel vedante 25 76 encosta na parede da câmara de comando 66. Na luva deslizante 74 está mantido deslocavel um componente regulador na forma de um pistão de comando 78 em paralelo para com o eixo longitudinal da linha de pressão
50. O pistão de comando 78 subdivide a câmara de comando 66 e uma câ- mara de baixa pressão 80 voltada na direção da rolha de fechamento 64 e 30 uma câmara de alta pressão 82, afastada em relação a rolha de fechamento 64, que é seguida pelo segmento parcial 70 inferior da linha bypass. Mediante intercalação de um anel vedante 84, no segmento par-
cial inferior 70 da linha bypass está integrado um alojamento de válvula de transbordamento 72, na forma de uma luva de válvula 86 que circunda uma " abertura de válvula cilíndrica 87 e conforma uma sede 88 da válvula de transbordamento 72. Na sede da válvula 88 pode ser aplicado de modo ve- - 5 dante um corpo de válvula 90 da válvula de transbordamento 72 em uma posição fechada, apresentada nas figuras 4 e 5. O corpo de válvula 90 é formado por um alargamento radial de uma haste de pistão 92 que se esten- de em paralelo para com o eixo longitudinal da linha de pressão 50 e com sua extremidade, voltada na direção da rolha de fechamento 64, está unida 10 com uma haste perfilada no pistão de comando 78. A haste de pistão transfi- xa a abertura de válvula 87. No lado do corpo da válvula 90, afastada em relação a haste 94, . a haste de pistão 92 conforma um percussor de comutação 96 que é condu-
- zido deslizante em uma luva condutora 98 mediante intercalação de um anel 15 vedante 100. A luva de condução 98 está disposta de modo alinhado com o aiojamento 86 da válvula de transbordamento 72 e distante do componente do alojamento 16 dianteira em relação a unidade no canal anelar 28 da face divisória dorsal 20. Com sua livre extremidade o percussor de comutação 96 pene- 20 tra em um encaixe 102 que está perfilado na parte lateral na seção dorsal do alojamento 14 e que apresenta um elemento comutador 104 conhecido e representado na figura 1 por traços e pontos e que pode ser ativado pelo percussor de comutação 96. O percussor de comutação transfixa a região de junção entre as duas seções do alojamento 14 e 16. 25 O injetor 50 disposto na linha de pressão 56, apresenta na sua face externa uma ranhura anelar 106 na qual desemboca a perfuração trans- fixante 60. A ranhura anelar 106 é seguida de· uma linha de comando 108 através da qual a ranhura anelar 106 está em ligação de fluxo com a câmara de baixa pressão 80. 30 A montante do injetor 56 e da válvula de pressão central 54 es- tende-se a partir da linha de pressão 50 até a câmara de alta pressão 82 um segmento parcial 110 superior da Iinha bypass.
O segmento parcial superior
110 é seguido no canal de passagem 62 pelo segmento parcial 70 inferior já mencionado na linha bypass. A linha bypass formada pelos dois segmentos " parciais 70 e 110 define uma Iigação de fluxo entre a linha de pressão 50 e o segmento de saída 30 da linha de sucção. Esta ligação de fluxo, na depen- . 5 dência da posição do corpo 90 da válvula de transbordamento 72 poderá ser liberada e suprimida. Como fica especialmente claro com base na figura 3, o canal anelar 28 e, portanto o segmento de saída 30 da linha de sucção envolvem tanto a linha de pressão 50 como também todas as linhas de saída 46 das 10 diferentes câmaras de bomba 34 em direção circunferencial. Um segmento de alta pressão disposto em sentido radial central da região da junta entre as duas seções do alojamento 14, 16 está, portanto circundado pelo canal ane- - lar e será vedado diante do canal anelar por meio do anel vedante interno
26. O anel vedante interno 26 separa o segmento de alta pressão da região 15 da junta, disposta em sentido radial central, de um segmento de baixa pres- são em formato anelar da região da junta. O segmento de baixa pressão cir- cunda o segmento de alta pressão. Ele está conformado como o canal ane- lar 28, estando vedado em sentido radial externo pelo anel vedante externo
24. 20 Através do segmento terminal 32 e um segmento de saída 30 da linha de sucção e as linhas de entrada 42 sequenciais do segmento de saída 30 na região da junção podem ser abastecidas as câmaras da bomba 34 com líquido de limpeza a ser transportado. Nas câmaras de bomba 34 o IÍ- quido de limpeza, em virtude do movimento oscilante dos pistões, será pres- 25 surizado e através de linhas de saída 46 o líquido pressurizado será condu- zido para a Iinha de pressão 50. Na operação normal da bomba 10, o líquido de limpeza pressu- rizada passa pelo injetor 56. Este forma na linha de pressão 50 um ponto de estrangulamento no qual o Iíquido de limpeza e fluxo de passagem sofre 30 uma queda de pressão de maneira que a região da linha de pressão 50, dis- posta a montante do injetor 56, apresenta maior pressão do que a região da linha de pressão na altura da perfuração transversal 60 do injetor 56. En-
quanto a linha de pressão 50 for atravessada com líquido de limpeza, será portanto através da câmara de baixa pressão 80, unida pela linha de co- " mando 108 com a perfuração transversal 60, será sujeita com pressão me- nor do que a câmara de alta pressão 82 que está unida através do segmento « 5 parcial superior 110 da linha bypass com a região da admissão da linha de pressão 50. lsto tem por consequência que o pistão de comando 78 é deslo- cado na direção da rolha de fechamento 64, de maneira que o corpo 90 da válvula de transbordamento 72 encosta justaposto na sede da válvula 88, sendo assim interrompida a ligação de fluxo entre a linha de pressão 50 e o 10 segmento de saída 30 da linha de sucção. O movimento do pistão de co- mando 78 na direção da rolha de fechamento 64 será apoiado por uma mola
U de pressão 116 que envolve a haste 94 e que por um lado encosta no pistão de comando 78 e por outro lado na Iuva de válvula 86. Se o fluxo do líquido de limpeza pela linha de pressão 50 for in- 15 terrompido, por exemplo, por ser fechado uma cabeça de bocal, acoplada através de uma mangueira de pressão na linha de pressão 50, então resulta na região do estreitamento do injetor 56 nenhuma queda dinâmica de pres- são, e a pressão ao contrário nesta região é igual como a pressão reinante a montante da válvula de pressão 54. Nesta hipótese resulta uma câmara de 20 baixa pressão 80 e na câmara de alta pressão 82 pressões iguais e de modo correspondendo a um dimensionamento adequado das faces de pressão atuantes do pistão de comando 78, este será assim deslocado, contrário a ação da mola de pressão 116, na direção afastada em relação a rolha de fechamento 64. Por conseguinte, o corpo da válvula 90 é suspenso da sede 25 da válvula 88 de maneira que a válvula de transbordamento 72 libera a liga- ção de fluxo dentro da linha de pressão 50 sobre o segmento parciais 70 e 110 da linha bypass até o segmento de saída 30 da linha de sucção. Desta maneira, poderá ser reduzida a pressão reinante na Iinha de pressão 50. A movimentação do pistão de comando 78 e da haste de pistão 30 92 com ele unida resulta através do percussor de comutação 98 também a uma ativação do elemento comutador 104. Desta maneira poderá ser desli- gado o acionamento da bomba 10. Uma operação desnecessária do acio-
namento com a cabeça de bocal fechado será assim evitada. Conforme já mencionado, o corpo 90 da válvula de transborda- " mento 72 está conformado como um alargamento radial da haste de pistão
92. VoItada na direção da sede da válvula 88, o corpo da válvula 90 forma . 5 uma face obliqua 118 em formato de cone obtuso, com a qual, na posição fechada da válvula de transbordamento 72, encosta de modo justa posto na sede da válvula 88. lsto fica claro especialmente nas figuras 4 e 5. A montante da face obliqua 118, o corpo de válvula 90 é seguido de um primeiro segmento cilíndrico 120 da haste de pistão 92 que se esten- lO de na direção do pistão de comando 78 com diâmetros externo de inalterado pelo comprimento axial L da haste de pistão 92. O primeiro segmento 120 cilíndrico é seguido na direção do pistão de comando 78, através de um es- . treitamento 122 cônico, um segundo segmento cilíndrico 124 da haste de - pistão 92. O segundo segmento cilíndrico 124 estende-se na direção do pis- 15 tão de comando 78 com diâmetro externo d inalterado através de um com- primento l axial da haste de pistão 92. lsto fica claro especialmente das figu- ras 5, 6 e 7. O diâmetro D do primeiro segmento cilíndrico 120 é apenas se- lecionado um pouco menor do que o diâmetro da abertura de válvula cilíndri- ca 87 da válvula de transbordamento 72, ao passo de que o diâmetro d do 20 segundo segmento cilíndrico 124 é nitidamente selecionado menor. Por e- xemplo, o diâmetro d do segundo segmento cilíndrico pode ser inferior a 80%, especialmente cerca de 75% do diâmetro da abertura de válvula cilín- drica 87, ao passo o diâmetro D do primeiro segmento 120 cilíndrico é supe- rior a 90%, especialmente cerca de 95 °/) de diâmetro da abertura de válvula 25 ciiíndrica 87. Na passagem do corpo da válvula 90 da posição fechada mos- tradas nas figuras 4 e 5, para a posição aberta mostrada na figura 7, o corpo da válvula libera uma passagem que pode ser atravessada pelo líquido de limpeza. A passagem é definida pela fenda anelar entre a abertura de válvu- 30 la 87 cilíndrica e o diâmetro externo da haste de pistão 92. Na suspensão do corpo de válvula 90 da sede da válvula 88, inicialmente o primeiro segmento cilíndrico 120 ocupa uma posição dentro da abertura da válvula 87 de manei-
ra que entre o primeiro segmento cilíndrico 120 e a abertura de válvula cilín- drica 87 é formada uma fenda anelar muito estreita que está disponível co- " mo passagem para o líquido de limpeza. Somente quando o corpo de válvu- la 90 ocupar uma distância predeterminada em relação a sede da válvula 88
P 5 que é determinada pelo comprimento L do primeiro segmento cilíndrico 120, aumenta a passagem disponível ao líquido de limpeza sendo que agora o segundo segmento 124 cilíndrico ocupa uma posição na abertura de válvula 87 cillndrica e desta maneira libera uma fenda anelar consideravelmente maior. A seção transversal de fluxo da passagem que é liberada pelo corpo 10 de válvula 90 na suspensão da sede da válvula 88, se alarga, portanto de- pois de o corpo de válvula 90 tiver vencido um primeiro percurso parcial na forma do comprimento L axial do primeiro segmento cilíndrico 120. No conti- . nuado movimento de curso do corpo da válvula 90 verifica-se então no se- - gundo segmento cilíndrico 124 nenhum outro aumento da seção de fluxo 15 transversal. Na suspensão do corpo de válvula 90 da sede de válvula 88 po- derá inicialmente apenas uma quantidade relativamente reduzida de líquido de limpeza passar por unidade de tempo pela válvula de transbordamento
72. O líquido de limpeza que atravessa a válvula de transbordamento 72 so- 20 fre, portanto aos suspender seu corpo de válvula 90 da sede de válvula 88 inicialmente uma resistência o fluxo intensa e inalterada nas hastes de pis- tão 92 verifica-se na região da válvuia de transbordamento 72 uma conside- rável queda de pressão. lsto tem por consequência que o pistão de comando 78 e a haste de pistão 92 sejam deslocados na direção afastada em relação 25 a rolha de fechamento 64, de maneira que o percussor de comutação 96, formado pela região terminal livre da haste de pistão 92, é deslocado de mo- do confiável dentro do encaixe 102. Fica assim assegurado que o elemento comutador 104 disposto no encaixe 102 possa ser ativado para desligar a bomba 10. 30 Somente depois de o corpo da válvula 90 ter sido deslocado em tal extensão para sua posição aberta que o segmento 124 cilíndrico ocupe uma posição dentro da abertura da válvula 87, se reduzirá a resistência ao fluxo do líquido de limpeza e assim também a queda da pressão na haste de pistão 92. A reciclagem de líquido de limpeza da linha de pressão 50 sobre o " segmento espaciais 70 e 110 da linha bypass até o segmento de saída 30 da linha de sucção poderá agora se produzir cQm reduzidas perdas de fluxo. ©
5 Caso em virtude de um posicionamento errado do elemento comutador 104, ou em virtude de danos do elemento comutador 104, a bomba não tenha sido antes fechada, então a operação continuada cÍclica da bomba pode a- gora se produzir com perdas de pressão muito reduzidas. lsto apresenta vantagem de que no regime de operação cÍclica dentro da bomba 10 forma- lO se apenas uma pressão relativamente reduzida, por exemplo, uma pressão de no máximo 1 MPa (10 bar) de maneira que em regime de operação cÍcli- ca se apresenta apenas perdas de calor reduzidas e uma solicitação mecâ- nica reduzida da bomba 10. B A operação cÍclica será terminada sendo novamente aberta a 15 cabeça do bocal porque desta maneira, através da cabeça do bocal, poderá ser liberado líquido de limpeza de maneira que no injetor 56 se forma um fluxo de líquido e em virtude do efeito do estrangulamento do injetor 56 na câmara de baixa pressão 80 é reduzida a pressão.
Por conseguinte o pistão de comando 78 sobre o efeito das relações de pressão e da mola de pres- 20 são 116 será novamente deslocado na direção voltada na direção da rolha de fechamento que o corpo de válvula 90 ocupa sua posição fechada na qual encosta na sede da válvula 88. Além disso, pelo deslocamento do pis- tão de comando 78 também o percussor de comutação 96 será deslocado na direção voltada na direção da rolha de fechamento 64 de maneira que 25 através do elemento de comutação 104 o acionamento da bomba 10 poderá ser novamente reativado.

Claims (13)

REIVINDICAÇÕES
1. Bomba para aparelho de limpeza de alta pressão para trans- " porte de um líquido de limpeza com ao menos uma câmara de bomba na
W qual mergulha ao menos um pistão que pode ser movido em vai e vem e que 5 ao menos uma válvula de admissão está unida com uma Iinha de sucção e ao menos uma válvula de saída está unida com uma linha de pressão, e com uma linha bypass que conduz desde a Iinha de pressão até a linha de sucção, linha bypass esta na qual está integrada uma válvula de transbor- damento, cujo corpo está unido através de uma haste de pistão com um 10 componente regulador o qual, na dependência da taxa de fluxo do líquido de limpeza na linha de pressão, desloca o corpo de válvula para uma posição fechada ou para uma posição aberta e com um percussor de comutação, acoplado com o corpo da válvula, destinado a ativar um elemento comutador · para uma primeira ou segunda posição comutada, caracterizado pelo fato de 15 que o corpo de válvula (90), na passagem de sua posição fechada para sua posição aberta, a montante da sede da válvula (88) libera uma passagem que pode ser transpassada pelo líquido de limpeza e cuja seção transversal de fluxo se alarga quando o corpo da válvula (90) ocupar uma distância (L) predeterminada em relação a sede da válvula (88)- 20 2. Bomba, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a passagem apresenta em um primeiro percurso parcial do mo- vimento de curso do corpo da válvula (90) uma primeira seção transversal de fluxo inalterada.
3. Bomba, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo 25 fato de que a passagem em um segundo percurso parcial do movimento de curso, sequencial ao primeiro percurso parcial, do corpo de válvula (90) a- presenta uma segunda seção transversal de fluxo inalterada que é maior do que a primeira seção transversal de fluxo.
4. Bomba, de acordo com uma das reivindicações precedentes, 30 caracterizada pelo fato de que o corpo de válvula (90) está conformado co- mo um alargamento radial da haste de pistão (92), sendo que a haste de pistão (92) transfixa um alojamento de válvula (86) da válvula de transbor-
damento (72), sendo que o alojamento de válvula (86) conforma uma sede de válvula (88) e o diâmetro da haste de pistão (92) a montante do corpo de ' válvula (90) se estreita em uma distância (L) predeterminada.
5. Bomba, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo
W 5 fato de que a haste de pistão (92) apresenta um primeiro segmento cilíndrico (120) com diâmetro (D) inalterado que é sequencial a montante ao corpo de válvula (90).
6. Bomba, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a haste de pistão (92) apresenta a montante do primeiro seg- lO mento cilíndrico (120) e um segundo segmento (124) cilíndrico de diâmetro (d) inalterado, sendo que o diâmetro (d) do segundo segmento (124) cilíndri- co do que o diâmetro (D) do primeiro segmento cilíndrico (120). -
7. Bomba, de acordo com uma das reivindicações precedentes, . caracterizada pelo fato de que o percussor de comutação (96) é conformado 15 como um prolongamento axial da haste de pistão (92).
8. Bomba, de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a bomba (10) apresenta um componente de alojamento dorsal (14) e um componente de alojamento (16) dianteiro que estão justa postos em uma região de junta, sendo que um segmento da Iinha 20 de sucção (30) se estende entre as duas seções do alojamento (14, 16) na região da junção e a linha bypass (70, 110) desemboca no segmento da Ii- nha de sucção (30).
9. Bomba, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o segmento da linha de sucção (30) está conformado como o 25 anel fechado.
10. Bomba, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizada pelo fato de que o componente regulador está conformado como pistão de comando (78) que subdivide uma câmara de comando (66) da seção diantei- ra do alojamento (16) em uma câmara de baixa pressão (80) e em uma câ- 30 mara de alta pressão (82), estando deslocavel dentro da câmara de coman- do (66) e através de uma haste de pistão (92) está Iigado com o corpo de válvula (90) da válvula de transbordamento (72), sendo que a câmara de baixa pressão (80) através de uma linha de comando (108) a montante de um ponto de estrangulamento está ali ligada com a Iinha de pressão (50) e a " câmara de alta pressão (82) através de um segmento parcial (110) da linha bypass, disposto a montante da válvula de transbordamento (72), está unido
W 5 com a linha de pressão (50).
11. Bomba, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pe- lo fato de que a linha bypass apresenta um segmento parcial (70) que rece- be a válvula de transbordamento (72) que desemboca no segmento da linha de sucção (30) disposto na região da junta entre as duas seções do aloja- lO mento (14, 16) estando alinhado para com a câmara de comando (66).
12- Bomba, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pe-
W lo fato de que a câmara de comando (66) e o segmento parcial (70) da linha bypass que recebe a válvula de transbordamento (72), estão alinhados em · paralelo para com a linha de pressão (50). 15
13. Bomba, de acordo com a reivindicação 11 ou 12 caracteriza- da pelo fato de que a câmara de comando (66) e o segmento parcial (70) da linha bypass que recebe a válvula de transbordamento (72), estão integra- dos em um canal de passagem (62) que transpassa a seção dianteira do alojamento (16) desde um lado frontal (52) até uma face divisória (20) poste- 20 rior.
BR112012006960-8A 2009-10-01 2010-09-24 "bomba para aparelho de limpeza de alta pressão" BR112012006960A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009049096.5 2009-10-01
DE102009049096A DE102009049096A1 (de) 2009-10-01 2009-10-01 Pumpe für ein Hochdruckreinigungsgerät
PCT/EP2010/064156 WO2011039114A1 (de) 2009-10-01 2010-09-24 Pumpe für ein hochdruckreinigungsgerät

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112012006960A2 true BR112012006960A2 (pt) 2020-08-11

Family

ID=43501791

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012006960-8A BR112012006960A2 (pt) 2009-10-01 2010-09-24 "bomba para aparelho de limpeza de alta pressão"

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8439653B2 (pt)
EP (1) EP2483561B1 (pt)
CN (1) CN102656365B (pt)
BR (1) BR112012006960A2 (pt)
DE (1) DE102009049096A1 (pt)
DK (1) DK2483561T3 (pt)
WO (1) WO2011039114A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2011379616B2 (en) * 2011-10-28 2015-12-03 Alfred Karcher Gmbh & Co. Kg High pressure cleaning apparatus
WO2016015763A1 (de) * 2014-07-30 2016-02-04 Alfred Kärcher Gmbh & Co. Kg Kolbenpumpe und hochdruckreinigungsgerät mit einer solchen kolbenpumpe
EP3645885B1 (de) 2017-06-29 2021-06-02 Alfred Kärcher SE & Co. KG Hochdruckreinigungsgerät
WO2019001720A1 (de) * 2017-06-29 2019-01-03 Alfred Kärcher SE & Co. KG Hochdruckreinigungsgerät
EP4115998A1 (de) 2021-07-05 2023-01-11 Andreas Stihl AG & Co. KG Hochdruckreinigungsgerät

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2018119A (en) * 1933-11-22 1935-10-22 Service Station Equipment Comp By-pass valve for liquid dispensers
US2562615A (en) * 1948-12-06 1951-07-31 New York Air Brake Co Hydraulic control system responsive to pressure and flow rate
US2806430A (en) * 1952-03-22 1957-09-17 Bendix Aviat Corp Positive displacement variable volume delivery pump and associated control system
US3362335A (en) 1966-03-07 1968-01-09 Borg Warner Control system for fluid pressure source
ES445020A1 (es) 1976-02-10 1977-06-01 Bendiberica Sa Perfeccionamientos en valvulas de limitacion de presion.
DE3138211A1 (de) 1981-09-25 1983-04-07 Robert Bosch Gmbh, 7000 Stuttgart Kraftstoff-einspritzpumpe fuer brennkraftmaschinen
DE3248622C2 (de) * 1982-12-30 1985-10-17 Alfred Kärcher GmbH & Co, 7057 Winnenden Hochdruckreinigungsgerät
DE8514497U1 (de) * 1985-05-15 1985-07-18 Kränzle, Josef, 7918 Illertissen Hochdruckkolbenpumpe
DE3634827A1 (de) * 1986-10-13 1988-04-21 Ideal Standard Selbstschlussventil fuer sanitaere anlagen
US5409032A (en) * 1989-01-17 1995-04-25 Shop Vac Corporation Pressure washer bypass valve
CA2007850A1 (en) 1989-01-17 1990-07-17 Clive R. Paige Pressure washer with spring-less outlet to inlet bypass
DE3936155C2 (de) 1989-10-31 1995-04-13 Kraenzle Josef Vorrichtung zur Steuerung von Pumpen für Flüssigkeitsförderanlagen
IT1253784B (it) * 1991-07-05 1995-08-23 Annovi & Reverberi Dispositivo per l'avviamento e l'arresto automatici del gruppo motore-pompa in particolare di idropulitrici
US5397054A (en) * 1992-08-26 1995-03-14 Dolmar Gmbh Pressure jet cleaning appliance
DE9300831U1 (de) 1993-01-22 1993-04-22 WAP Reinigungssysteme GmbH & Co, 7919 Bellenberg Druck-Saugverteiler eines Hochdruckreinigungsgerätes mit zusätzlichem Steuerventil
DE9301796U1 (de) 1993-02-09 1993-03-25 Alfred Kärcher GmbH & Co, 7057 Winnenden Hochdruckreinigungsgerät
DE4404925A1 (de) 1994-02-16 1995-08-17 Kaercher Gmbh & Co Alfred Hochdruckreinigungsgerät
DE4445519C1 (de) * 1994-12-20 1996-06-05 Kaercher Gmbh & Co Alfred Kolbenpumpe für ein Hochdruckreinigungsgerät
DK34695A (da) * 1995-03-30 1996-11-20 Kew Ind As Højtryksrenser med omløbsventil for pumpen
IT239544Y1 (it) 1995-07-14 2001-03-05 Lavorwash S R L Struttura di pompa a piattello rotante particolarmente peridropulitrici
DE19607881C2 (de) 1996-03-01 2003-07-17 Kaercher Gmbh & Co Kg Alfred Pumpe für ein Hochdruckreinigungsgerät
DE19617778C2 (de) * 1996-04-13 1998-12-17 Suttner Gmbh & Co Kg Ventilpistole für eine Hochdruckreinigungseinrichtung sowie Hochdruckreinigungseinrichtung mit einer solchen Ventilpistole
DE29703009U1 (de) 1997-02-20 1997-04-30 Rowenta-Werke GmbH, 63071 Offenbach Flüssigkeitspumpe
DE19706591A1 (de) 1997-02-20 1998-08-27 Bosch Gmbh Robert Druckventil
DE19728225A1 (de) 1997-07-02 1999-01-07 Omb Oberdorfer Maschinenfabrik Regelsicherheitsblock
DE29712659U1 (de) * 1997-07-17 1997-09-18 Alfred Kärcher GmbH & Co, 71364 Winnenden Hochdruckreinigungsgerät
DE29811791U1 (de) 1998-07-02 1999-11-18 Bosch Gmbh Robert Druckventil
DE19859336C1 (de) * 1998-12-22 2000-06-29 Kaercher Gmbh & Co Alfred Hochdruckreinigungsgerät
JP3679300B2 (ja) * 1999-06-10 2005-08-03 日立建機株式会社 可変容量型液圧回転機の容量制御弁
DE10053248A1 (de) * 2000-10-26 2002-05-08 Kaercher Gmbh & Co Alfred Hochdruckreinigungsgerät
DE20103142U1 (de) 2001-02-22 2001-05-10 Kaercher Gmbh & Co Alfred Pumpeneinheit für ein Hochdruckreinigungsgerät
ITPD20030053U1 (it) 2003-07-10 2005-01-11 Lavorwash Spa Struttura di pompa idraulica a pistoni assiali
CN2694014Y (zh) 2003-12-25 2005-04-20 上海亿力电器有限公司 用于高压清洗机泵内靠间隙泄压的关枪停机型溢流阀
JP4319667B2 (ja) 2006-05-09 2009-08-26 ユニシア ジェーケーシー ステアリングシステム株式会社 可変容量形ポンプ
US20070267063A1 (en) 2006-05-22 2007-11-22 Greg Davis Unloader valve for pressurized fluid delivery system
DE102007017970A1 (de) 2007-04-11 2008-10-16 Alfred Kärcher Gmbh & Co. Kg Hochdruckreinigungsgerät
CN201100464Y (zh) * 2007-08-22 2008-08-13 陈吉明 一种用于高压清洗机的溢流阀
DE102008059782A1 (de) 2007-12-13 2009-06-18 Luk Lamellen Und Kupplungsbau Beteiligungs Kg Hydraulischer Zylinder

Also Published As

Publication number Publication date
DE102009049096A1 (de) 2011-04-07
US20120216890A1 (en) 2012-08-30
DK2483561T3 (en) 2015-03-23
EP2483561A1 (de) 2012-08-08
EP2483561B1 (de) 2015-01-14
WO2011039114A1 (de) 2011-04-07
CN102656365B (zh) 2014-11-19
US8439653B2 (en) 2013-05-14
CN102656365A (zh) 2012-09-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012006960A2 (pt) "bomba para aparelho de limpeza de alta pressão"
BR112012007599A2 (pt) bomba para aparelho de limpeza de alta pressão
CN103672157B (zh) 多层螺旋式多孔降压调节阀
CN103261762A (zh) 流体分配阀及具备该阀的流体供给系统及其制造方法
CN105246668B (zh) 包括可在清洁位置中运动的中心杆的注射设备
KR102191738B1 (ko) 전자식 팽창 밸브 및 이를 구비하는 냉장 시스템
CN102606770A (zh) 三通电磁阀
CN204239828U (zh) 可控单向阀
CN102510949B (zh) 用于高压清洁设备的泵
CN107743459A (zh) 用于机动车的阀和清洁装置
CN116099364B (zh) 一种反渗透膜过滤组件
CN217963028U (zh) 一种微气泡出水装置
KR100481409B1 (ko) 심정 펌프용 제어밸브 시스템
CN109737111A (zh) 一种具有基于单向或双向液压锁同体补油功能的多路阀
US20200385913A1 (en) Dual drain system with y-hose
KR101395839B1 (ko) 보일러 회수관용 개폐장치
US1844668A (en) By-pass valve for motor pumps
CN110027810B (zh) 一种真空系统高效排液装置
KR20160115365A (ko) 공기압에 의해 개폐되는 밸브장치
CN208634474U (zh) 一种具有高密封性的热锻丝杆暖气阀
CN207470516U (zh) 一种用于摆缸点动油路的改进型液压换向装置
KR100527522B1 (ko) 자동펌프
CN219413606U (zh) 一种换向阀及具有该换向阀的清洁系统
CN218552288U (zh) 一种用于清洗机的排水结构及清洗机
KR100583402B1 (ko) 자동펌프

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]