BR102015031452A2 - dispositivo de redução de vibração de torção - Google Patents

dispositivo de redução de vibração de torção Download PDF

Info

Publication number
BR102015031452A2
BR102015031452A2 BR102015031452A BR102015031452A BR102015031452A2 BR 102015031452 A2 BR102015031452 A2 BR 102015031452A2 BR 102015031452 A BR102015031452 A BR 102015031452A BR 102015031452 A BR102015031452 A BR 102015031452A BR 102015031452 A2 BR102015031452 A2 BR 102015031452A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
contact
outer peripheral
portions
rolling bodies
peripheral surface
Prior art date
Application number
BR102015031452A
Other languages
English (en)
Inventor
Atsushi Honda
Fusahiro Tsukano
Hiroyuki Amano
Morihiro Matsumoto
Yu Miyahara
Yuji Suzuki
Original Assignee
Toyota Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Toyota Motor Co Ltd filed Critical Toyota Motor Co Ltd
Publication of BR102015031452A2 publication Critical patent/BR102015031452A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F15/00Suppression of vibrations in systems; Means or arrangements for avoiding or reducing out-of-balance forces, e.g. due to motion
    • F16F15/10Suppression of vibrations in rotating systems by making use of members moving with the system
    • F16F15/14Suppression of vibrations in rotating systems by making use of members moving with the system using masses freely rotating with the system, i.e. uninvolved in transmitting driveline torque, e.g. rotative dynamic dampers
    • F16F15/1407Suppression of vibrations in rotating systems by making use of members moving with the system using masses freely rotating with the system, i.e. uninvolved in transmitting driveline torque, e.g. rotative dynamic dampers the rotation being limited with respect to the driving means
    • F16F15/145Masses mounted with play with respect to driving means thus enabling free movement over a limited range

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Mechanical Operated Clutches (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Rolling Contact Bearings (AREA)
  • Support Of The Bearing (AREA)

Abstract

resumo “dispositivo de redução de vibração de torção” um dispositivo de redução de vibração de torção inclui um corpo rotativo, corpos de rolamento, e um elemento de conexão. o corpo rotativo inclui furos guia, e o elemento de conexão inclui porções de acomodação que têm pelo menos duas porções de contato. as porções de acomodação são posicionadas nos furos guia, e os furos guia acomodam os corpos de rolamento. as porções de acomodação estão configuradas para manter a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento com as porções de contato, em uma direção na qual o corpo de rolamento fica em movimento alternado.

Description

“DISPOSITIVO DE REDUÇÃO DE VIBRAÇÃO DE TORÇÃO” FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO 1. Campo da Invenção [001 ]A invenção refere-se a um dispositivo que reduz a vibração de torção pelo movimento alternado de um corpo de rolamento. 2. Descrição da Técnica Relacionada [002] Um exemplo deste tipo de dispositivo é descrito na Publicação do Pedido de Patente Japonesa NQ 2014-47805. O dispositivo inclui um elemento de placa que está fixado em um eixo de manivela de um motor. Uma porção de acomodação rebaixada que é formada em uma forma anular é formada no elemento de placa. Uma pluralidade de corpos de massa que ficam em movimento alternado por flutuações em torque transmitido é disposta na porção de acomodação. Os corpos de massa são conectados por elementos de conexão que são dispostos ao longo das superfícies laterais opostas dos corpos de massa.
[003] Além disso, a Publicação do Pedido de Patente Japonesa N^ 2013-148211 descreve um dispositivo de redução da vibração de torção incluindo um corpo de massa de inércia composto de um primeiro elemento do pêndulo e um segundo elemento do pêndulo. Elementos de conexão são fornecidos nas superfícies laterais opostas de cada um dos elementos do pêndulo. Os elementos de conexão dos elementos do pêndulo são conectados um ao outro através de uma mola.
[004] Em uma configuração descrita na JP 2014-47805 A, quando os corpos de massa ficam em movimento alternado pelas flutuações no torque, as superfícies laterais dos corpos de massa e os elementos de conexão, possivelmente, entre em contato uns com os outros. Quando os corpos de massa ficam em movimento alternado em um estado no qual as superfícies laterais dos corpos de massa e os elementos de conexão estão em contato uns com os outros, a fricção deslizante entre as superfícies laterais dos corpos de massa e os elementos de conexão produz re- sistência para impedir o movimento alternado dos corpos de massa. O desempenho do amortecimento é desse modo possivelmente deteriorado. A inconveniência como descrita acima também pode ser semelhantemente causada na invenção descrita na JP 2013-148211 A.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[005] A invenção fornece um dispositivo de redução da vibração de torção que tem um excelente desempenho do amortecimento pela redução da fricção deslizante entre corpos de rolamento e um elemento que liga os corpos de rolamento.
[006] Um dispositivo de redução da vibração de torção é fornecido. O dispositivo de vibração de torção inclui um corpo rotativo, uma pluralidade de corpos de rolamento, e um elemento de conexão. O corpo rotativo está configurado para receber o torque e rodar. O corpo rotativo tem uma pluralidade de furos guia. A pluralidade de furos guia é fornecida em um intervalo predeterminado em uma direção circunferen-cial do corpo rotativo. A pluralidade de corpos de rolamento é acomodada na pluralidade de furos guia, respectivamente. Cada uma da pluralidade de corpos de rolamento é configurada para movimento alternado na direção circunferencial do corpo rotativo quando o torque flutua em um estado no qual o corpo rotativo está girando. O elemento de conexão está configurado para ligar a pluralidade de corpos de rolamento. O elemento de conexão inclui uma pluralidade de porções de acomodação. A pluralidade de porções de acomodação é posicionada na pluralidade de furos guia, respectivamente. Cada uma da pluralidade das porções de acomodação está configurada para manter cada um dos corpos de rolamento sobre uma superfície periférica externa do corpo de rolamento. A largura de cada uma das porções de acomodação em uma direção axial do corpo rotativo é maior do que um comprimento de movimento do centro de gravidade de cada um dos os corpos de rolamento na direção axial do corpo rotativo quando o corpo de rolamento fica em movimento alternado. Cada uma das porções de acomodação está configurada para manter a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento da superfície periférica externa lateral dentro de uma faixa incluindo o comprimento do movimento. Uma superfície interior de cada uma das porções de acomodação inclui pelo menos, duas porções de contato. As porções de contato estão configuradas para entrar em contato com a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento em uma direção, na qual o corpo de rolamento fica em movimento alternado.
[007] De acordo com o aspecto acima da invenção, as porções de contato estão configuradas para entrar em contato com a linha da superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento na direção na qual o corpo de rolamento fica em movimento alternado.
[008] De acordo com o aspecto acima da invenção as porções de contato estão configuradas para entrar em contato de ponto com a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento na direção na qual o corpo de rolamento fica em movimento alternado.
[009] De acordo com o aspecto acima da invenção, as respectivas porções de contato estão configuradas para entrar em contato com cada um dos corpos de rolamento sobre a superfície periférica externa do corpo de rolamento sobre um lado externo com respeito ao centro de gravidade do corpo de rolamento em uma direção radial do corpo rotativo. As porções de contato estão em ambos os lados do centro de gravidade na direção circunferencial do corpo rotativo. As porções de contato estão configuradas para entrar em contato de linha com a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento.
[010] De acordo com o aspecto acima da invenção, as respectivas porções de contato estão configuradas para entrar em contato com cada um dos corpos de rolamento sobre a superfície periférica externa do corpo de rolamento sobre um lado externo com respeito ao centro de gravidade do corpo de rolamento em uma direção radial do corpo rotativo. As porções de contato estão em ambos os lados do centro de gravidade na direção circunferencial do corpo rotativo. As porções de contato estão configuradas para entrar em contato de ponto com a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento.
[011]De acordo com a invenção, as duas porções de contato formadas na superfície interior de cada uma das porções de acomodação do elemento de conexão entre em contato de linha ou contato de ponto com a superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento. Portanto, uma área de contato entre o corpo de rolamento e o elemento de conexão pode ser reduzida quando comparada a um caso, no qual o elemento de conexão é disposto ao longo de uma superfície lateral do corpo de rolamento e o corpo de rolamento e o elemento de conexão estão em contato de superfície uns com os outros. Consequentemente, é possível reduzir a fricção deslizante entre o corpo de rolamento e o elemento de conexão quando o corpo de rolamento fica em movimento alternado pelas flutuações no torque transmitido. Também é possível suprimir uma situação na qual a fricção deslizante produz resistência para impedir o movimento alternado do corpo de rolamento. Além disso, cada uma das porções de acomodação sé formada com uma largura maior que o comprimento do movimento do centro de gravidade de cada um dos corpos de rolamento na direção axial do corpo rotativo quando o corpo de rolamento fica em movimento alternado, e cada uma das porções de acomodação mantém a faixa incluindo o comprimento do movimento na superfície periférica externa de cada um dos corpos de rolamento da superfície periférica lateral externa do corpo de rolamento. Isto é, a porção de acomodação suporta o centro de gravidade do corpo de rolamento. Desse modo, uma carga associada ao contato entre o elemento de conexão e o corpo de rolamento é aplicada ao centro de gravidade do corpo de rolamento. Portanto, mesmo quando a carga é aplicada ao corpo de rolamento, é possível suprimir a inclinação do corpo de rolamento com respeito ao movimento alternado da direção com um momento de guinada sendo gerado no corpo de rolamento pela carga. Co- mo resultado, o corpo de rolamento pode ficar estavelmente em movimento alternado, e o desempenho do amortecimento pode ser melhorado.
[012] Além isso, de acordo com a invenção, um aumento em um comprimento axial do dispositivo de redução da vibração de torção pode ser suprimido quando comparado ao caso em que o elemento de conexão é disposto ao longo da superfície lateral do corpo de rolamento. Além disso, não é necessário fornecer uma configuração para conectar os corpos de rolamento no corpo de rolamento, e um custo de usinagem do corpo de rolamento pode ser correspondentemente reduzido. As duas porções de contato entram em contato de linha ou contato de ponto com a superfície periférica externa sobre o lado externo com respeito ao centro de gravidade do corpo de rolamento na direção radial do corpo rotativo e sobre os lados opostos através do centro de gravidade do corpo de rolamento na direção circunferencial do corpo rotativo. Consequentemente, mesmo quando o corpo de rolamento é movido para fora na direção radial do corpo rotativo, a superfície periférica externa do corpo de rolamento é capturada pelas duas porções de contato. Assim, é possível suprimir o escape do corpo de rolamento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[013] Características, vantagens, e significado técnico e industrial das modalidades exemplares da invenção serão descritos abaixo com referência aos desenhos anexos, nos quais numerais semelhantes indicam elementos semelhantes, e nos quais: [014] A figura 1 é uma vista em seção em uma direção axial do corpo rotativo que ilustra uma porção em um exemplo de uma modalidade de um dispositivo de redução da vibração de torção;
[015] A FIGURA 2 é uma vista ampliada de uma porção em um exemplo da modalidade do dispositivo de redução da vibração de torção como visto axialmente;
[016] A FIGURA 3 é uma vista em seção na direção axial do corpo rotativo que ilustra uma porção em um exemplo, no qual um corpo de rolamento mostrado na FIGURA 1 é alterado para um corpo de rolamento que tem um formato de H em seção;
[017] A FIGURA 4 é uma vista em seção na direção axial do corpo rotativo que ilustra uma porção em outro exemplo da modalidade do dispositivo de redução da vibração de torção;
[018] A FIGURA 5 é uma vista em seção na direção axial do corpo rotativo que ilustra uma porção em um exemplo, no qual um corpo de rolamento mostrado na FIGURA 4 é alterado para um corpo de rolamento que tem um formato de H em seção; e [019] A FIGURA 6 é uma vista em seção na direção axial do corpo rotativo que ilustra uma porção ainda em outro exemplo da modalidade do dispositivo de redução da vibração de torção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
[020] A FIGURA 1 é uma vista em seção em uma direção axial do corpo rotativo que ilustra uma porção em um exemplo de uma modalidade de um dispositivo de redução da vibração de torção. A FIGURA 2 é uma vista ampliada de uma porção em um exemplo da modalidade do dispositivo de redução da vibração de torção como visto axialmente. O dispositivo de redução da vibração de torção inclui um corpo rotativo 1 que é fixado a um objeto a ser amortecido. O corpo rotativo 1 é um elemento em forma de disco. Furos guia 2 circunferencialmente longos são formados passando através do corpo rotativo 1 em uma direção de placa de espessura nas posições radialmente deslocadas do centro de rotação do corpo rotativo 1. Os furos guia 2 são formados em intervalos predeterminados em uma direção circunferencial do corpo rotativo 1. Como um exemplo, o número dos furos guia 2 é oito.
[021 ]Um corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado por uma força de inércia quando o torque transmitido ao corpo rotativo 1 flutua é disposto dentro de cada um dos furos guia 2. O corpo de rolamento 3 é pressionado contra uma superfície interior do furo guia 2 sobre um lado externo em uma direção radial do corpo rotativo 1 para fora das superfícies interiores do furo guia 2 por uma força centrífuga quando o corpo rotativo 1 roda. O corpo de rolamento 3 gira ao longo da superfície interior. Na descrição seguinte, a superfície interior do furo guia 2 sobre o lado externo na direção radial do corpo rotativo 1 para fora das superfícies interiores do furo guia 2 é referido como uma superfície guia 4. Uma porção do corpo de rolamento 3 em contato com a superfície guia 4 tem uma seção em forma circular na direção radial do corpo rotativo 1. Portanto, o corpo de rolamento 3 pode ser um elemento que tem um disco simples ou forma cilíndrica como mostrado na FIGURA 1. O corpo de rolamento 3 também pode ser formado em uma seção em forma "H" na direção axial do corpo rotativo 1 de modo a não escapar do furo guia 2 na direção axial como mostrado na FIGURA 3. Isto é, porções de flange em forma de disco 3b, 3c que têm um diâmetro externo maior do que um diâmetro externo de uma porção de corpo em forma de disco ou cilíndrica 3a pode ser fornecido sobre a porções das extremidades opostas da porção do corpo 3a. As porções de flange 3b, 3c podem ser capturadas pelas superfícies laterais do corpo rotativo 1. O corpo rotativo 1 e o corpo de rolamento 3 são preferivelmente formados de um material de metal para satisfazer requisitos de resistência e massa para o corpo rotativo 1 e o corpo de rolamento 3.
[022]Os corpos de rolamento 3 são conectados entre si por um elemento de conexão 5 de modo a ficar em movimento alternado sobre as superfícies guia 4. O elemento de conexão 5 é preferivelmente formado de, por exemplo, um material de resina sintética de modo a não impedir o movimento alternado dos corpos de rolamento 3. O elemento de conexão 5 inclui uma porção de suporte anular 6. A porção de suporte 6 é disposta ao longo uma superfície lateral do corpo rotativo 1. As porções de acomodação 7 que retêm os corpos de rolamento 3 são fornecidas em posições correspondentes aos furos guia 2 em uma direção circunferencial da porção de suporte 6. Por exemplo, o número das porções de acomodação 7 fornecidas na direção circunferencial da porção de suporte 6 é oito. No exemplo mostrado na FIGURA 1, a porção de acomodação 7 é formada de modo a ser deslocada na direção axial do corpo rotativo 1 a partir da porção de suporte 6, e é disposta no furo guia 2. Além disso, a porção de acomodação 7 está configurada para manter o corpo de rolamento 3 em um plano passando através de um centro de gravidade do corpo de rolamento 3 e perpendicular à direção axial do corpo rotativo 1. Para ser mais específico, o corpo de rolamento 3 pode se mover na direção axial do corpo rotativo 1 quando o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado pelas flutuações no torque transmitido. O movimento axial do corpo de rolamento 3 é referido como movimento para trás e para frente na descrição seguinte. Isto é, uma posição do centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 sobre a superfície guia 4 é alterada na direção axial. Uma largura 7w da porção de acomodação 7 na direção axial é formada para ser igual ou maior do que um comprimento do movimento gl do centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 na direção axial. A porção de acomodação 7 também é disposta no furo guia 2 de modo a manter uma faixa incluindo o comprimento do movimento gl do centro de gravidade g em uma superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3 do lado da superfície periférica externa 3s. Consequentemente, a porção de acomodação 7 suporta o centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 que fica em movimento alternado na direção circunferencial do corpo rotativo 1 pelas flutuações de torque, e se move para trás e para frente na direção axial do corpo rotativo 1.
[023]Além disso, cada uma das porções de acomodação 7 é formada em um formato quase semicircular se abrindo para fora na direção radial do corpo rotativo 1 como mostrado na FIGURA 2. O corpo de rolamento 3 é encaixado na porção de acomodação 7. Isto é, o corpo de rolamento 3 é mantido a partir do lado da superfície periférica exterior 3s. Uma porção da superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3 é exposta a partir de uma abertura da porção 7a que se abre para fora na direção radial. Consequentemente, quando o corpo de rolamento 3 se move para fora na direção radial do corpo rotativo 1 por uma força centrífuga, uma porção da superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3 é exposta a partir da abertura da porção 7a, e a superfície periférica externa 3s exposta é pressionada contra a superfície guia 4.
[024]No exemplo mostrado na FIGURA 2, as porções de uma superfície interior da porção de acomodação 7 sobre o lado externo na direção radial do corpo rotativo 1, isto é, as porções das extremidades opostas da porção de abertura 7a na direção circunferencial do corpo rotativo 1 tem superfícies de arco que tem um raio maior de curvatura do que um raio de curvatura do corpo de rolamento 3 de modo a entrar em contato de linha ou contato de ponto da superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. As porções das extremidades opostas são porções de contato na invenção. Na descrição seguinte, as porções das extremidades opostas da porção de abertura 7a são referidas como porções de contato 7b, 7c. A porção de acomodação 7 é formada tal que as porções de contato 7b, 7c são dispostas sobre o lado externo com respeito ao centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 na direção radial do corpo rotativo 1 e sobre os lados opostos do centro de gravidade g na direção circunferencial do corpo rotativo 1 quando o corpo de rolamento 3 é movido para uma posição mais distante do centro do corpo rotativo 1 no furo guia 2 por uma força centrífuga. Consequentemente, é possível suprimir o escape do corpo de rolamento 3 da porção de acomodação 7 do elemento de conexão 5 para o lado externo na direção radial do corpo rotativo 1, e geração de som anormal com o esca-pamento do corpo de rolamento 3 colidindo com as superfícies interiores do furo guia 2. Quando o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado, as porções de contato 7b, 7c alternadamente, entram em contato de linha ou contato de ponto com a superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Em um caso em que o cor- po de rolamento 3 que tem uma seção em forma "H" como mostrado na FIGURA 3 é usado, a superfície periférica externa 3s da porção de corpo do corpo de rolamento 3 é retida pela porção de acomodação 7 do elemento de conexão 5.
[025] Como mostrado nas figuras 1,3, uma porção do corpo rotativo 1 a partir de uma porção radialmente intermediária até uma extremidade periférica externa é cricundada por um invólucro 8. Os furos guia 2, os corpos de rolamento 3, e o elemento de conexão 5 descritos acima são dispostos em uma porção oca do invólucro 8. O invólucro 8 é composto de um primeiro elemento de caixa 8a e um segundo elemento de caixa 8b que, por exemplo, são projetados para fora na direção axial e totalmente formados em uma forma anular. As porções periféricas laterais interiores dos elementos de caixa 8a, 8b estão posicionadas próximas umas das outras para encaixar uma porção periférica interior do corpo rotativo 1. Os elementos de caixa 8a, 8b são desse modo, integrados com o corpo rotativo 1. Uma porção de extremidade sobre um lado periférico externo do primeiro elemento de caixa 8a cobre uma superfície de extremidade periférica externa do corpo rotativo 1 e se estende até o segundo elemento de caixa 8b. As porções de extremidade periférica externa dos elementos de caixa 8a, 8b são integrados entre si.
[026] Uma operação e um efeito do dispositivo de redução da vibração de torção que tem a configuração acima serão descritos. Quando o corpo rotativo 1 roda, o corpo de rolamento 3 é movido para uma posição mais distante do centro do corpo rotativo 1 na furo guia 2 por uma força centrífuga. Quando o torque do corpo rotativo 1 flutua, o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado no furo guia 2, isto é, em um estado, em que, o corpo de rolamento 3 é pressionado contra a superfície guia 4 por uma força de inércia. A vibração de torção do corpo rotativo 1 é reduzida pelo movimento alternado do corpo de rolamento 3 como acima descrito. O elemento de conexão 5 fica em movimento alternado juntamente com o movimento alternado do corpo de rolamento 3. Quando as flutuações no torque são aumenta- das, uma amplitude do movimento alternado do corpo de rolamento 3 é correspondentemente aumentada, e o corpo de rolamento 3 possivelmente se aproxima das superfícies interiores do furo guia 2 na direção circunferencial do corpo rotativo 1. No entanto, na configuração acima, uma vez que a porção de acomodação 7 que retém o corpo de rolamento 3 está disposta no furo guia 2, contato direto ou colisão entre o corpo de rolamento 3 e as superfícies interiores do furo guia 2 diferentes da superfície guia 4 é suprimida. Assim, é possível suprimir a geração de som anormal devido ao contato ou colisão. Aqui, quando o corpo rotativo 1 e o corpo de rolamento 3 são formados de um material de metal, e o elemento de conexão 5 é formado de um material de resina sintética como acima descrito, é possível prevenir a geração de som anormal devido ao contato entre os metais, e permitir ao elemento de conexão 5 funcionar como um material de amortecimento. A geração de som anormal pode ser desse modo, mais eficazmente suprimida. Além disso, a deterioração na durabilidade do corpo de rolamento 3 e a furo guia 2 pode ser desse modo, suprimida.
[027]Como acima descrito, o corpo de rolamento 3 pode se mover na direção axial do corpo rotativo 1 quando o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado. A porção de acomodação 7 do elemento de conexão 5 está configurada para manter a faixa incluindo o comprimento do movimento gl do centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 na direção axial na superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Portanto, mesmo quando o corpo de rolamento 3 se move para trás e para frente na direção axial quando fica em movimento alternado ao longo da superfície guia 4, o centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 é suportado pela porção de acomodação 7. Portanto, uma carga associada com contato entre a superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3 e cada uma das porções de contato 7b, 7c do elemento de conexão 5 é aplicada a uma porção axialmente central do corpo de rolamento 3, isto é, o centro de gravidade g. Assim, mesmo quando a carga associada ao contato é aplicada ao corpo de rolamento 3, é difícil para um momento de guinada que roda o corpo de rolamento 3 com respeito a uma direção, em que o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado ser gerado. É possível suprimir inclinação do corpo de rolamento 3 quando o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado. Além disso, cada uma das porções de contato 7b, 7c entra em contato de linha ou contato de ponto com a superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Portanto, uma área de contato entre o corpo de rolamento 3 e o elemento de conexão 5 pode ser reduzida como comparada a um caso, no qual o elemento de conexão 5 é disposto ao longo de uma superfície lateral do corpo de rolamento 3 e o corpo de rolamento 3 e o elemento de conexão 5 estão em contato de superfície entre si. É possível suprimir a fricção deslizante entre o corpo de rolamento 3 e o elemento de conexão 5. Também é possível suprimir uma situação na qual a fricção deslizante produz resistência para impedir o movimento alternado do corpo de rolamento 3. Como resultado, o corpo de rolamento 3 pode ficar esta-velmente em movimento alternado, e o desempenho do amortecimento pode ser melhorado.
[028]Por outro lado, quando a força centrífuga aplicada ao corpo de rolamento 3 é reduzida juntamente com uma diminuição na velocidade de rotação do corpo rotativo 1 para ser menor do que a gravidade aplicada ao corpo de rolamento 3, o corpo de rolamento 3 é movido para uma porção inferior no furo guia 2 pela gravidade. Os corpos de rolamento 3 são retidos nas porções de acomodação 7 do elemento de conexão 5, respectivamente. Os corpos de rolamento 3 retidos nas porções de acomodação 7 são equilibrados uns com os outros de modo a ser ponto simétrico sobre o eixo central de rotação do corpo rotativo 1 como o centro de simetria. Portanto, o movimento do corpo de rolamento 3 para a porção inferior no furo guia 2 torna-se lento, e uma carga associada ao contato entre o corpo de rolamento 3 e as superfícies interiores do furo guia 2 através do elemento de conexão 5 torna-se pequena. Como acima descrito, a superfície periférica externa 3s do corpo de rolamen- to 3 é difícil estar em contato direto com as superfícies interiores do furo guia 2 diferente da superfície guia 4. Como resultado, a geração de som anormal em associação ao contato entre o corpo de rolamento 3 e as superfícies interiores do furo guia 2 pode ser suprimida. Além disso, a durabilidade do corpo de rolamento 3 e da superfície guia 4 pode ser desse modo, melhorada.
[029] No dispositivo de redução de vibração de torção que tem a configuração acima, uma vez que o elemento de conexão 5 está disposto em modo sobreposto em um lado interno do corpo de rolamento 3 na direção radial do corpo rotativo 1, um aumento em um comprimento axial do dispositivo de redução de vibração de torção pode ser suprimido quando comparado ao caso no qual o elemento de conexão 5 está disposto ao longo da superfície lateral do corpo de rolamento 3. Além disso, a porção de acomodação 7 do elemento de conexão 5 está disposta no furo guia 2, e retém a superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Assim, um espaço no furo guia 2 na direção radial do corpo rotativo 1 pode ser reduzido. Isto é, movimento livre do corpo de rolamento 3 no furo guia 2 pode ser limitado, de modo que a geração de som anormal acima descrita também possa ser suprimida. Além disso, não é necessário mudar uma forma do corpo de rolamento 3 para conectar a pluralidade de corpos de rolamento 3. Assim, é possível facilitar o design, produção, e usi-nagem do corpo de rolamento 3, e correspondentemente suprimir um custo do corpo de rolamento 3.
[030] A FIGURA 4 é uma vista em seção que ilustra uma porção em outro exemplo da modalidade do dispositivo de redução de vibração de torção. O exemplo mostrado na mesma é um exemplo no qual uma porção externa do corpo rotativo 1 na direção radial do corpo rotativo 1 no qual a superfície guia 4 é formada, é formada em uma posição deslocada na direção axial do corpo rotativo 1 a partir de uma porção interior do corpo rotativo 1. Por outro lado, o elemento de conexão 5 é formado em um formato de disco plano. Isto é, a porção de suporte 6 é formada em uma for- ma anular plana. As porções de acomodação 7 são formadas nas posições correspondentes aos furos guia 2 na direção circunferencial da porção de suporte 6 semelhantemente à configuração mostrada na FIGURA 1. No exemplo mostrado na FIGURA 4, o corpo de rolamento 3 é formado em um formato cilíndrico ou de disco simples.
[031 ]A FIGURA 5 mostra um exemplo em que o corpo de rolamento 3 que tem um formato de “H" em seção é disposto no furo guia 2 em vez do corpo de rolamento 3 que tem um formato cilíndrico ou de disco simples mostrado na FIGURA 4. A porção de acomodação 7 do elemento de conexão 5 mostrado na FIGURA 5 retém a superfície periférica externa 3s do porção de corpo do corpo de rolamento 3.
[032] Em configurações mostradas nas Figuras 4, 5, a porção de acomodação 7 do elemento de conexão 5 também retém a faixa incluindo o comprimento do movimento gl do centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 na direção axial na superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Portanto, mesmo quando o corpo de rolamento 3 se move para trás e para frente na direção axial quando fica em movimento alternado ao longo da superfície guia 4, o centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 é suportado pela porção de acomodação 7. Além disso, quando o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado, cada uma das porções de contato 7b, 7c do elemento de conexão 5 entra em contato de linha ou contato de ponto da superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Portanto, uma operação e efeito similares àqueles dos exemplos mostrados nas Figuras 1, 3 também podem ser obtidos nas configurações mostradas nas FIGS. 4, 5.
[033] A FIGURA 6 é uma vista em seção que ilustra uma porção ainda em outro exemplo da modalidade do dispositivo de redução de vibração de torção. O exemplo mostrado na mesma é um exemplo no qual o elemento de conexão 5 é composto de dois elementos anulares que tem a mesma forma. Para ser mais específico, uma espessura de placa de cada um de um primeiro elemento anular 501 e um segundo elemento anular 502 é formada para ser menor do que uma espessura de placa do elemento de conexão 5 acima. Portanto, porções de suporte 601, 602 são formadas em uma forma anular plana fina. As porções de acomodação 701,702 semelhantemente tendo uma espessura de placa pequena são fornecidas nas posições correspondentes aos furos guia 2 na direção circunferencial das porções de suporte 601, 602. No exemplo mostrado na FIGURA 6, as porções de acomodação 701, 702 são formadas de modo a serem deslocadas na direção axial do corpo rotativo 1 a partir das porções de suporte 601,602, respectivamente. Consequentemente, as porções de acomodação 701,702 são dispostas no furo guia 2. Cada uma das porções de acomodação 701, 702 está configurada semelhantemente à porção de acomodação 7 mostrada nas Figuras 1, 3 exceto que a espessura de placa é menor do que uma espessura de placa da porção de acomodação 7 mostrada nas FIGS. 1, 3.
[034]O primeiro elemento anular 501 e o segundo elemento anular 502 são dispostos sobre os lados opostos do corpo rotativo 1 na FIGURA 6, isto é, de modo a ser simétricos com respeito ao corpo rotativo 1. Neste caso, as porções de acomodação 701,702 são posicionadas próximas uma a outra de modo a sobrepor-se entre si para que um intervalo 7w entre as porções de acomodação 701,702 seja igual ou maior do que o comprimento do movimento gl do centro de gravidade g do corpo de rolamento 3. Os elementos anulares 501, 502 são conectados um ao outro por um pino (não mostrado). Isto é, o centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 é suportado pelas porções de acomodação 701, 702. Embora o corpo de rolamento 3 seja formado em um formato cilíndrico ou de disco simples no exemplo mostrado na FIGURA 6, o corpo de rolamento 3 que tem um formato de "H" em seção como mostrado nas Figuras 3, 5 pode ser empregado. Neste caso, a superfície periférica externa 3s da porção de corpo 3a do corpo de rolamento 3 que tem um formato de "H" em seção é retida pelas porções de acomodação 701,702.
[035] Em uma configuração mostrada na FIGURA 6, as porções de acomodação 701, 702 também mantêm a faixa incluindo o comprimento do movimento gl do centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 na superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Portanto, mesmo quando o corpo de rolamento 3 se move para trás e para frente na direção axial quando fica em movimento alternado ao longo da superfície guia 4, o centro de gravidade g do corpo de rolamento 3 é suportado pelas porções de acomodação 701, 702. Além disso, quando o corpo de rolamento 3 fica em movimento alternado, cada uma das porções de contato 7b, 7c do elemento de conexão 5 entra em contato de linha ou contato de ponto da superfície periférica externa 3s do corpo de rolamento 3. Portanto, uma operação e efeito similares àqueles dos exemplos mostrados nas Figuras 1,3, 5 também podem ser obtidos na configuração mostrada na FIGURA 6.
[036] Note que a superfície guia 4 pode ser continuamente formada na direção circunferencial do corpo rotativo 1. Para ser mais específico, uma porção oca passando através do corpo rotativo 1 na direção da espessura de placa é formada através de toda uma periferia do corpo rotativo 1, e uma superfície interior da porção anular oca no lado externo na direção radial do corpo rotativo 1 para fora das superfícies interiores da porção anular oca é formada como uma superfície curva que é alterada continuamente para formas côncava e convexa na direção circunferencial do corpo rotativo 1. Uma superfície interior da porção oca sobre o lado interno na direção radial do corpo rotativo 1 para fora das superfícies interiores da porção oca é formada como uma superfície simples de arco. Uma porção definida entre porções com um pequeno espaço entre a superfície interior sobre uma extremidade periférica externa lateral e a superfície interior sobre um lado periférico interior pode ser empregada como o furo guia 2 em que o corpo de rolamento 3 é inserido. A superfície interior sobre o lado periférico externo pode ser empregada como a superfície guia 4.
REIVINDICAÇÕES

Claims (5)

1. Dispositivo de redução de vibração de torção CARACTERIZADO pelo fato de que: um corpo rotativo (1) configurado para receber o torque e rodar, o corpo rotativo (1) que tem uma pluralidade de furos guia (2), a pluralidade de furos guia (2) sendo fornecida em um intervalo predeterminado em uma direção circunferencial do corpo rotativo (1); uma pluralidade de corpos de rolamento (3) que estão acomodados na pluralidade de furos guia (2), respectivamente, cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) sendo configurado pelo movimento alternado na direção circunferencial do corpo rotativo (1) quando o torque flutua em um estado no qual o corpo rotativo (1) está girando; e um elemento de conexão (5) configurado para conectar a pluralidade de corpos de rolamento (3), o elemento de conexão (5) incluindo uma pluralidade de porções de acomodação (7), a pluralidade de porções de acomodação (7) sendo posicionada na pluralidade de furos guia (2), respectivamente, cada uma da pluralidade de porções de acomodação (7) sendo configurada para manter cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) sobre uma superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3), uma largura de cada uma da pluralidade de porções de acomodação (7) em uma direção axial do corpo rotativo (1) sendo maior do que um comprimento do movimento (gl) de um centro de gravidade (g) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) na direção axial do corpo rotativo (1) quando cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) fica em movimento alternado, cada uma da pluralidade de porções de acomodação (7) sendo configurada para manter a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) de um lado da superfície periférica externa (3s) em uma faixa incluindo o comprimento do movimento (gl), e uma superfície interior de cada uma da pluralidade de porções de acomodação (7) incluindo pelo menos duas porções de contato (7b, 7c), as porções de contato (7b, 7c) sendo configuradas para entrar em contato com a superfície periférica externa (3s) de cada uma da pluralidade de corpos de rolamento (3) em uma direção na qual cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) fica em movimento alternado.
2. Dispositivo de redução de vibração de torção de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as porções de contato (7b, 7c) estão configuradas para entrar em contato de linha com a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) na direção na qual cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) fica em movimento alternado.
3. Dispositivo de redução de vibração de torção de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as porções de contato (7b, 7c) estão configuradas para entrar em contato de ponto com a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) na direção na qual cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) fica em movimento alternado.
4. Dispositivo de redução de vibração de torção de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as respectivas porções de contato (7b, 7c) estão configuradas para entrar em contato com cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) sobre a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) sobre um lado externo com respeito ao centro de gravidade (g) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) em uma direção radial do corpo rotativo (1), as porções de contato (7b, 7c) estão em ambos os lados do centro de gravidade (g) na direção circunferencial do corpo rotativo (1), e as porções de contato (7b, 7c) estão configuradas para entrar em contato de linha com a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3).
5. Dispositivo de redução de vibração de torção de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as respectivas porções de contato (7b, 7c) estão configuradas para entrar em contato com cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) sobre a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) em um lado externo com respeito ao centro de gravidade (g) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3) em uma direção radial do corpo rotativo (1), as porções de contato (7b, 7c) estão em ambos os lados do centro de gravidade (g) na direção circunferencial do corpo rotativo (1),e as porções de contato (7b, 7c) estão configuradas para entrar em contato de ponto com a superfície periférica externa (3s) de cada um da pluralidade de corpos de rolamento (3).
BR102015031452A 2014-12-16 2015-12-15 dispositivo de redução de vibração de torção BR102015031452A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2014253728A JP6176232B2 (ja) 2014-12-16 2014-12-16 捩り振動低減装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015031452A2 true BR102015031452A2 (pt) 2016-09-27

Family

ID=56081936

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015031452A BR102015031452A2 (pt) 2014-12-16 2015-12-15 dispositivo de redução de vibração de torção

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9739341B2 (pt)
JP (1) JP6176232B2 (pt)
CN (1) CN105697640B (pt)
BR (1) BR102015031452A2 (pt)
DE (1) DE102015121624A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6361617B2 (ja) * 2015-09-14 2018-07-25 トヨタ自動車株式会社 捩り振動低減装置
JP6471737B2 (ja) * 2016-10-31 2019-02-20 トヨタ自動車株式会社 捩り振動低減装置
JP6791057B2 (ja) 2017-08-09 2020-11-25 トヨタ自動車株式会社 振り子式捩り振動低減装置
US10816058B2 (en) 2018-03-16 2020-10-27 Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha Torsional vibration damper and manufacturing method thereof
CN109760100B (zh) * 2019-01-08 2020-07-17 成都百胜野牛科技有限公司 一种关节机构及井下工具检测装置

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH07280037A (ja) * 1994-04-08 1995-10-27 Unisia Jecs Corp 遠心振り子式吸振器
DE19635797C2 (de) * 1996-06-12 2003-02-27 Zf Sachs Ag Torsionsschwingungsdämpfer mit Wälzkörpern als Koppelelemente
DE19734322B4 (de) * 1997-08-08 2004-05-27 Zf Sachs Ag Torsionsschwingungsdämpfer mit Wälzkörpern als Koppelelemente
DE19911560A1 (de) * 1999-03-16 2000-09-21 Mannesmann Sachs Ag Schwingungsdämpfungsvorrichtung
DE19911564B4 (de) * 1999-03-16 2009-03-19 Zf Sachs Ag Schwingungsdämpfungsvorrichtung
JP2000297843A (ja) * 1999-04-16 2000-10-24 Nok Vibracoustic Kk ダイナミックダンパ
US9032837B2 (en) * 2009-08-05 2015-05-19 Chrysler Group Llc Pendulum absorber system
CN102762887B (zh) * 2009-12-21 2016-07-20 舍弗勒技术股份两合公司 离心力摆装置
DE102010054294A1 (de) 2009-12-22 2011-06-30 Schaeffler Technologies GmbH & Co. KG, 91074 Drehschwingungstilger
CN103097765B (zh) * 2010-09-08 2014-12-10 爱信艾达工业株式会社 动态吸振器
US8708116B2 (en) * 2010-10-15 2014-04-29 Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha Vibration damping device
DE112011104590B4 (de) * 2010-12-24 2022-01-05 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Fliehkraftpendeleinrichtung
JP2013148211A (ja) 2012-01-23 2013-08-01 Toyota Motor Corp 振子ダンパ
WO2013125050A1 (ja) * 2012-02-26 2013-08-29 トヨタ自動車株式会社 捩り振動減衰装置
JP5991085B2 (ja) * 2012-08-29 2016-09-14 アイシン精機株式会社 トルク変動吸収装置
CN104781580A (zh) * 2012-11-01 2015-07-15 丰田自动车株式会社 扭转振动衰减装置
JP6094242B2 (ja) * 2013-02-06 2017-03-15 アイシン精機株式会社 動吸振器
CN105899843B (zh) * 2014-01-08 2018-04-03 丰田自动车株式会社 扭转振动降低装置
JP6201974B2 (ja) * 2014-12-16 2017-09-27 トヨタ自動車株式会社 振り子式捩り振動低減装置
JP6176231B2 (ja) 2014-12-16 2017-08-09 トヨタ自動車株式会社 捩り振動低減装置

Also Published As

Publication number Publication date
DE102015121624A1 (de) 2016-06-16
CN105697640B (zh) 2018-04-06
US9739341B2 (en) 2017-08-22
US20160169319A1 (en) 2016-06-16
JP6176232B2 (ja) 2017-08-09
JP2016114170A (ja) 2016-06-23
CN105697640A (zh) 2016-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015031399A2 (pt) dispositivo de redução de vibração torcional
BR102015031452A2 (pt) dispositivo de redução de vibração de torção
US10514080B2 (en) Torsional vibration reducing device
US20150316135A1 (en) Gearwheel for a backlash-free transmission stage and transmission stage equipped therewith
KR102236715B1 (ko) 기어 전동 장치
JP6471737B2 (ja) 捩り振動低減装置
WO2014033992A1 (ja) ブッシュ軸受及びそれを用いた自動車のラック-ピニオン式操舵装置
JP2017020615A (ja) ダンパ装置
JP6921469B2 (ja) コロ軸受式波動発生器を備えた波動歯車装置
JP5838957B2 (ja) 捩り振動減衰装置
JP2017002913A (ja) 捩り振動低減装置
JP2015086934A (ja) 捩り振動減衰装置
JP6186840B2 (ja) トリポード型等速ジョイント
JP2014081077A (ja) 転がり軸受の輪のためのクリープ防止装置、及び当該クリープ防止装置を具備する軸受
JP2007327617A (ja) トリポード型等速ジョイント
JP2016118234A (ja) トリポード型等速ジョイント
JP2012013207A (ja) トリポード型等速ジョイント
JP2019510169A (ja) ティルティングパッド軸受
JP2016186317A (ja) 一方向クラッチ
JP2016118233A (ja) トリポード型等速ジョイント
US1183132A (en) Ball-retainer for ball-bearings.
JP2017044271A (ja) スラストニードルベアリング
JP2010014198A (ja) 摺動式トリポード型等速ジョイント
JP2018091422A (ja) 円すいころ軸受
JP2018076883A (ja) 捩り振動低減装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time