BR102015028844A2 - estribo lateral de veículo - Google Patents

estribo lateral de veículo Download PDF

Info

Publication number
BR102015028844A2
BR102015028844A2 BR102015028844A BR102015028844A BR102015028844A2 BR 102015028844 A2 BR102015028844 A2 BR 102015028844A2 BR 102015028844 A BR102015028844 A BR 102015028844A BR 102015028844 A BR102015028844 A BR 102015028844A BR 102015028844 A2 BR102015028844 A2 BR 102015028844A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stirrup
automobile
end portion
car body
portions
Prior art date
Application number
BR102015028844A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015028844B1 (pt
Inventor
Nishio Nobuya
Taira Kensuke
Original Assignee
Mitsubishi Motor Eng
Mitsubishi Motors Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mitsubishi Motor Eng, Mitsubishi Motors Corp filed Critical Mitsubishi Motor Eng
Publication of BR102015028844A2 publication Critical patent/BR102015028844A2/pt
Publication of BR102015028844B1 publication Critical patent/BR102015028844B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R3/00Arrangements of steps or ladders facilitating access to or on the vehicle, e.g. running-boards
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R3/00Arrangements of steps or ladders facilitating access to or on the vehicle, e.g. running-boards
    • B60R3/002Running boards

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Passenger Equipment (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)

Abstract

resumo “estribo lateral de automóvel” um estribo lateral de automóvel o qual deve ser colocado em uma porção inferior de um corpo do automóvel, inclui: uma porção de estribo semelhante a placa que é colocada na porção inferior do corpo do automóvel, e que é configurada para se projetar em direção a um lado lateral do corpo do automóvel; um membro de parede vertical que se estende para cima a partir de uma porção de extremidade da porção do estribo, a porção de extremidade estando em um lado do corpo do automóvel, e uma porção de extremidade superior da qual é colocada em uma proximidade de uma porção de extremidade inferior de um membro de estrutura do corpo do automóvel que é colocado na porção inferior do corpo do automóvel, e que se alonga em uma direção anteroposterior do corpo do automóvel; e uma porção de parede recuada que é colocada na porção de extremidade superior do membro de parede vertical, que é formado em um formato rebaixado para cercar, a partir de um lado inferior, uma periferia da porção de extremidade inferior do membro de estrutura do corpo do automóvel.

Description

“ESTRIBO LATERAL DE AUTOMÓVEL” ANTECEDENTES
[001 ]A presente invenção refere-se a um estribo lateral de automóvel o qual deve ser colocado em uma porção inferior de um corpo do automóvel.
[002] Em alguns dos automóveis (veículos) nos quais o nível do piso da cabine é alto, tais como veículos off-road, um estribo lateral é disposto abaixo de uma porta, i.e., em uma porção inferior do corpo do automóvel de modo a permitir que um passageiro entre facilmente ou saia fora da cabine. Às vezes, um estribo lateral tem uma configuração onde uma porção de estribo semelhante a placa se projeta em direção ao lado lateral do corpo do automóvel, e um membro de parede vertical que se estende a partir de uma porção de extremidade da porção do estribo que está no lado do corpo do automóvel, para a porção inferior do corpo do automóvel bloquear um espaço entre a porção do estribo e a porção inferior do corpo do automóvel.
[003] Em muitos desses estribos laterais, somente uma configuração simples é empregada onde uma porção de extremidade superior do membro de parede vertical é colocada nas proximidades de um membro de estrutura do corpo do automóvel que é colocado na porção inferior do corpo do automóvel, como uma porção de flange na extremidade inferior do membro de soleira lateral. Durante a viagem na chuva ou semelhantes, por conseguinte, a água barrenta respingada a partir da roda dianteira, e que flui para baixo ao longo do membro de soleira lateral entra em direção ao estribo lateral através de um espaço entre a porção de extremidade superior do membro de parede vertical e a porção de flange do membro de soleira lateral, e então flui sobre a superfície superior da porção do estribo, contaminando assim a porção do estribo com água barrenta.
[004] Como também divulgado na Patente Japonesa Ns. 3069238 (JP-A-H07-300084), portanto, a mesma propos que, ao invés de impedir que a água barrenta flua para uma porção do estribo, uma porção de extremidade superior de um membro de parede vertical se estende para cima até se tornar nivelado com uma porção de flange, fazendo assim com que a água barrenta dificilmente entre em direção à porção do estribo.
[005] No entanto, um espaço permanece entre o membro de parede vertical e a porção de flange. Portanto, é difícil impedir que a água barrenta respingada a partir da roda dianteira, e que flui para baixo ao longo do porção de flange flua sobre a superfície superior da porção do estribo.
SUMÁRIO
[006] É um objeto da invenção fornecer um estribo lateral de automóvel no qual a água barrenta é impedida de passar através de um espaço entre uma porção de extremidade superior de um membro de parede vertical e um membro de estrutura de corpo do veículo para fluir sobre a porção do estribo.
[007] Para conseguir o objeto acima, de acordo com um aspecto da invenção, é fornecido um estribo lateral de automóvel o qual deve ser colocado em uma porção inferior de um corpo do automóvel, o estribo lateral de automóvel compreendendo: uma porção de estribo semelhante a placa que é colocada na porção inferior do corpo do automóvel, e que é configurada para se projetar em direção a um lado lateral do corpo do automóvel; um membro de parede vertical que se estende para cima a partir de uma porção de extremidade da porção do estribo, a porção de extremidade estando em um lado do corpo do automóvel, e uma porção de extremidade superior da qual é colocada em uma proximidade de uma porção de extremidade inferior de um membro de estrutura do corpo do automóvel que é colocado na porção inferior do corpo do automóvel, e que se alonga em uma direção anteroposterior do corpo do automóvel; e uma porção de parede recuada que é colocada na porção de extremidade superior do membro de parede vertical, que é formado em um formato rebaixado para cercar, a partir de um lado inferior, uma periferia da porção de extremidade inferior do membro de estrutura do corpo do automóvel.
[008] O membro de estrutura do corpo de veículo pode incluir uma porção de flange que é configurada por juntar as porções de extremidade de uma pluralidade de membros de painel, e que é configurada para se projetar para baixo, e a porção de parede recuada pode ser posicionada de modo a cercar, a partir de um lado inferior, uma periferia de uma porção de extremidade inferior da porção de flange, e pode ser configurada para bloquear um espaço entre uma porção de extremidade inferior da porção de flange e a porção de extremidade superior do membro de parede vertical.
[009] A porção de flange pode incluir uma porção guia que, enquanto conduz a água barrenta que flui para baixo ao longo do porção de flange em direção a um lado oposto à porção do estribo, é configurada para guiar a água barrenta para a porção de parede recuada.
[010] A porção de parede recuada pode incluir uma porção de drenagem que é configurada para drenar a água coletada na porção de parede recuada, para uma parte externa.
[011] O membro de parede vertical pode ser configurado por um membro de parede que é formado separadamente a partir da porção do estribo, e o membro de parede pode incluir: uma pluralidade de peças divididas que são divididas junto com a porção de parede recuada na direção anteroposterior do corpo do automóvel; e uma porção de acoplamento que é configurada para juntar as porções de extremidade das peças divididas.
[012] A porção de acoplamento pode incluir uma porção de encaixe côncava-convexa que é configurada para juntar as porções de extremidade das peças divididas de modo a bloquear um fluxo de água em uma direção da largura do corpo do automóvel.
[013] As superfícies laterais das peças divididas, as superfícies laterais sendo opostas à porção do estribo, podem incluir um par de porções de frisos que ficam de pé respectivamente a partir de ambos os lados através da porção de junção onde as porções de extremidade das peças divididas são unidas.
[014] De acordo com a invenção, a porção de parede recuada cobre a periferia da porção de extremidade inferior do membro de estrutura do corpo do automóvel, e bloqueia o espaço entre a porção de extremidade inferior do membro de estrutura do corpo do automóvel e a porção de extremidade superior do membro de parede vertical. Portanto, a trajetória de entrada da água barrenta respingada a partir da roda dianteira é bloqueada, e a água barrenta que flui para baixo ao longo da porção de flange chega somente em uma porção de parede recuada.
[015] Portanto, a água barrenta pode ser impedida de fluir sobre a porção do estribo através do espaço entre a porção de extremidade superior do membro de parede vertical e o membro de estrutura do corpo de veículo, e, durante a viagem do veículo, a porção do estribo pode ser impedida de ser contaminada pela água barrenta.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[016] Fig. 1 é uma vista em perspectiva que mostra umk veículo que é fornecido com um estribo lateral de uma modalidade da invenção.
[017] Fig. 2 é uma vista em perspectiva que mostra todo o estribo lateral, junto com uma porção que deve ser presa ao corpo do veículo.
[018] Fig, 3 é uma vista em perspectiva ampliada do estribo lateral.
[019] Fig. 4 é uma vista seccional tomada ao longo da linha A-A na Fig. 1.
[020] Fig. 5 é uma vista em perspectiva ampliada que mostra as porções de uma estrutura de acoplamento de peças divididas (membro de parede vertical) do estribo lateral, junto com porções de friso.
[021 ]Fig. 6 é uma vista em perspectiva que mostra o acoplamento das peças divididas na estrutura de acoplamento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES EXEMPLARES
[022] Doravante, a invenção será descrita por meio de uma modalidade mostrada nas Figs. 1 a 6.
[023] Fig . 1 mostra a aparência de uma parte de um automóvel (veículo) de piso elevado tal como um veículo off-road, especificamente a parte lateral do automóvel. Na figura, 1 denota o corpo do veículo, 5 denota uma porta dianteira que abre e fecha um vão de porta dianteiro (não mostrado) existente em uma porção lateral do corpo do automóvel 1,7 denota uma porta traseira que abre e fecha um vão de porta traseiro (não mostrado) existente na porção lateral do corpo do automóvel 1, e 9 denota um pára-choque dianteiro. Uma roda dianteira (não mostrada) é colocada no pára-choque dianteiro 9, e uma roda traseira (não mostrada) é colocada sobre o lado traseiro da porta traseira 7.
[024] No corpo do veículo 1, um conjunto de estribo lateral 11 é disposto junto com um enfeite do estribo lateral 13 sob os vãos de porta dianteiros e traseiros.
[025] O conjunto de estribo lateral 11 inclui um estribo lateral 15. A vista em perspectiva da Fig. 2 mostra a aparência do conjunto de estribo lateral 11, e aquele da Fig. 3 mostra as estruturas de várias porções do conjunto de estribo lateral 11. Fig. 4 mostra seções (ambas tomadas ao longo da linha A-A) do conjunto de estribo lateral 11 e enfeite do estribo lateral 13 mostrado na Fig. 1.
[026]No conjunto de estribo lateral 11, como mostrado nas Figs. 2 a 4, por exemplo, uma estrutura na qual uma cobertura de estribo 17 e apoios de estribo laterais 19 são montados para o estribo lateral 15 é empregada. Especificamente, o estribo lateral 15 é formado em um formato similar a L tendo: uma porção de estribo de banda semelhante a placa 21 na qual a perna de um passageiro deve estar apoiada, e que se alonga na direção anteroposterior do veículo; e um membro de parede vertical 23 que bloqueia o espaço entre a porção do estribo e o corpo do veículo 1, e que se estende para cima a partir de uma porção de extremidade da porção do estribo 21 que está no lado do corpo do automóvel. Para conseguir uma estrutura econômica, particularmente, o estribo lateral 15 empega uma estrutura onde a porção do estribo 21 na qual ênfase é colocada na rigidez é formada separadamente a partir do membro de parede vertical 23 no qual não é dada ênfase à rigidez. Como mostrado nas Figs. 3 e 4, especificamente, uma estrutura é empregada onde uma parede de assento de recepção 25 que é integralmente contínua com a porção do estribo 21, e que é formada por uma porção de parede vertical que é baixa na altura é formada em uma porção lateral da porção do estribo 21 no lado do corpo do automóvel, e porções de encaixe/inserção recuadas 27 que são encaixadas na parede de assento de recepção 25 são formadas em uma pluralidade de posições na direção longitudinal da porção de extremidade inferior do membro de parede vertical 23. Quando a porção de extremidade inferior do membro de parede vertical 23 (correspondente ao membro de parede formado separadamente a partir da porção do estribo na invenção) que é separadamente formada, e a parede de assento de recepção 25 são encaixadas uma na outra, o membro de parede vertical 23 e a parede de assento de recepção 25 são contínuos da direção vertical. As extremidades do membro de parede vertical 23 e parede de assento de recepção 25 que se sobrepõe umas às outras são acopladas por membros de fixação como membros de rebite 26 (mostrados na Fig. 4), configurado assim todo o estribo lateral 15. Na porção de encaixe/inserção 27, como mostrado na Fig. 4, o lado da extremidade inferior do membro de parede vertical 23 é inclinada em direção a um lado da direção da espessura, porções de garra em forma de L 29 são formadas no lado oposto (outro lado), e porções de sulco dentro das quais a porção de extremidade inferior do membro de parede vertical 23 é encaixada são formadas entre a porção de extremidade inferior inclinada do membro de parede vertical 23 e as porções de garra 29. Na Fig. 5, 26a denota furos de rebite que são dispostos no membro de parede vertical 23.
[027] Como a porção do estribo 21 na qual ênfase é colocada na rigidez, e a parede de assento de recepção 25, produtos moldados por extrusão de um metal como alumínio são usados. Como o membro de parede vertical 23 no qual não é dada ênfase a rigidez, um produto de uma resina sintética, como um produto moldado por injeção de uma resina sintética é usado de modo a reduzir o custo. No membro de parede vertical 23, como mostrado na Fig. 3, especificamente, um componente é usado no qual as peças divididas similares a placa de banda 31 (na modalidade, três peças, incluindo as porções de encaixe/inserção 27) que são produtos moldados por injeção, e que são divididos a partir um do outro na direção anteroposterior do corpo do automóvel são usados, e porções de extremidade das peças divididas 31 estão encostadas uma contra as outras em porções de acoplamento 33 onde os membros de rebite 26 são usados.
[028] Como mostrado nas Figs. 2 e 3, a extremidade distai e porções laterais da porção do estribo 21 são cobertas pela cobertura do estribo de lado longo 17 que é formada por um produto moldado por injeção. Os apoios de estribo laterais 19 que são formados em um formato similar a L são anexados a uma pluralidade de lugares, por exemplo, três lugares da porção inferior da porção do estribo 21, respectivamente, configurando assim todo o conjunto de estribo lateral 11.
[029] Nos apoios de estribo laterais 19, porções de extremidade superiores que se projetam para cima são fixos a um membro de estrutura de corpo do veículo como um membro de soleira lateral 35 que se alonga na direção anteroposterior do veículo ao longo das porções inferiores dos vãos de porta dianteiros e traseiros. Como mostrado nas Figs. 1 e 4, a porção do estribo 21 é presa em uma atitude na qual se projeta a partir da porção inferior do corpo do automóvel em direção ao lado lateral do corpo do automóvel.
[030] Porções de extremidade superiores das peças divididas 31 (membro de parede vertical 23) são colocadas nas proximidades da porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral 35. Como mostrado nas Figs. 2 e 4, especificamente, o membro de soleira lateral 35 é configurado por um componente de seção transversal fechada configurado, por exemplo, pela união de um painel interno da soleira lateral 37a, um painel externo da soleira lateral 37b, e um painel de reforço 37c (todos os painéis correspondem aos membros de painel na invenção). A porção de flange 37d que é configurada por juntar as porções de extremidade inferiores dos painéis se projeta para baixo. As porções de extremidade superiores das peças divididas 31 (membro de parede vertical 23) são colocadas nas posições na parte externa (na direção da largura do corpo do automóvel) da porção de flange 37d, para bloquear um espaço entre o estribo lateral 15 e a porção inferior do corpo do automóvel.
[031 jO enfeite do estribo lateral 13 é interposto entre a porção do estribo 21 e a porção inferior do corpo do automóvel 1. O enfeite do estribo lateral 13 bloqueia os espaços entre as peças divididas 31 (membro de parede vertical 23) e a porção inferior do corpo do automóvel, aquelas entre as porções laterais 17a da cobertura de estribo 17 que cobrem a porção lateral da porção do estribo 21, e a porção inferior do corpo do automóvel, e os lados de extremidade inferiores das peças divididas 31 (membro de parede vertical 23), garantindo assim uma boa aparência. As porções laterais 17a da cobertura de estribo 17 tem pedestais 17b nos quais ambas as porções laterais 13a do enfeite do estribo lateral 13 são encaixadas, respectivamente (Figs. 2 e 3).
[032] Como mostrado nas Figs. 2 a 6, meios para impedir que a água barrenta entre através de um espaço α entre a porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral 35 que forma a porção inferior do corpo do automóvel, e a porção do estribo 21 é disposta na porção de extremidade superior do membro de parede vertical 23. Nos meios, uma estrutura é empregada onde uma porção de parede recuada 41 é formada nas porções de extremidade superiores das peças divididas 31 que formam a porção de extremidade superior do membro de parede vertical 23.
[033] Como mostrado nas Figs. 2 a 6, especificamente, a porção de parede recuada 41 é configurada por estender as porções de extremidade superiores das peças divididas 31 (membro de parede vertical 23), dobrando as porções estendidas em um formato similar a L para se estender até elas se cruzarem com uma direção que se estende imediatamente abaixo da porção de flange 37d do membro de soleira lateral 35, e, com início a partir de uma região imediatamente abaixo da porção de flange 37d, dobrando as porções estendidas em um formato rebaixado, na modalidade um formato similar a C (formato rebaixado) de modo a cercar a totalidade do lado da extremidade distai da porção de flange 37d que forma a porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral 35. O espaço a entre a porção de extremidade inferior da porção de flange 37d (porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral 35) e as peças divididas 31 (membro de parede vertical 23) é bloqueado pela porção similar a C 42b incluindo a porção em forma de L 42a. Isto é, uma estrutura é configurada onde a trajetória de entrada da água barrenta que pode entrar através do espaço a para a porção do estribo 21 é bloqueada, e a água barrenta que flui para baixo ao longo da porção de flange 37d é coletada na porção de parede recuada 41. Furos de drenagem 43 (Figs. 4 a 6) que funcionam como a porção de drenagem são dispostos nas partes da porção de parede recuada 41, por exemplo, porções inferiores dos lados de extremidade na direção anteroposterior, e uma estrutura é formada onde a água barrenta coletada em uma porção de parede recuada 41 é drenada para fora.
[034] A porção guia 45 que leva a água barrenta que flui para baixo ao longo da porção de flange 37d em direção ao lado oposto à porção do estribo 21 para guiar a água barrenta para dentro da porção de parede recuada 41 é formada na porção de extremidade distai (porção de extremidade inferior) da porção de flange 37d. Por exemplo, a porção guia 45 é formada por uma inclinação que é configurado por estender a extremidade inferior da porção de flange 37d, e inclinar a porção estendida para o lado oposto à porção do estribo 21. A água barrenta que flui para baixo ao longo da porção de flange 37d é guiada pela superfície inclinada a partir da porção do estribo 21 para dentro da porção de parede recuada 41.
[035] Nas porções de união 32 (incluindo uma porção de parede recuada 41) nas quais as extremidades das peças divididas 31 são unidas umas às outras, uma contramedida para impedir que a água barrenta entre através das portas de união 32 é tomada. Na contramedida, como mostrado nas Figs. 5 e 6, as porções de encaixe côncavo-convexo 47 que são unidas umas às outras enquanto bloqueiam a fluxo de água na direção da largura do corpo do automóvel são usadas como parte das porções de acoplamento 33 nas quais as peças divididas 31 são unidas umas às outras. Especificamente, uma estrutura é configurada onde uma primeira porção de encontro 49a é formada em uma porção de extremidade de uma das peças divididas 31 que devem ser unidas, pelo corte da porção de extremidade em um formato similar a L na direção da espessura, uma segunda porção de encontro 49b é formada em uma porção de extremidade da outra peça dividida, pelo corte da porção de extremidade em um formato similar a L invertido que é complementar ao formato da primeira porção de encontro 49a, e a primeira porção de encontro 49a e a segunda porção de encontro 49b são encaixadas uma na outra de uma maneira côncava-convexa. Em cada uma das porções de acoplamento 33, isto é, peças de projeção 51 as porções de encontro 49a, 49b se sobrepõe umas às outras na direção da largura do corpo do automóvel. Estes blocos sobrepostos (interceptam) um fluxo de água na direção da largura do corpo do automóvel, e fornecem uma estrutura onde a água barrenta dificilmente flui passando através das porções de união 32 das peças divididas 31.
[036]Nas superfícies traseiras das peças divididas 31 (superfície lateral oposta à porção do estribo 21), considerando o caso onde a água barrenta respingada a partir da roda dianteira é direcionada na direção anteroposterior do veículo em direção às porções de união 32, como mostrado nas Figs. 4 a 6, um par de paredes de friso 53 (correspondentes às porções de friso na invenção) permanecem nas posições que estão em ambos os lados através de cada uma das porções de união 32. Na modalidade, as paredes de friso 53 são dispostas somente nas superfícies de parede de cada uma das porções onde há uma possibilidade de que a água barrenta possa fluir para a porção do estribo 21, por exemplo, nas superfícies de parede de ambos os lados de cada uma das partes de união 32a que se estendem de uma porção basal da porção de parede recuada 41 para a porção de extremidade superior (porções de encaixe/inserção recuadas 27) da parede de assento de recepção 25 para formar o formato similar a L invertido (porque as outras porções são protegidas pelo interior da porção de parede recuada 41, a parede de assento de recepção 25, e similares). Especificamente, cada uma das paredes de friso 53 usa uma parede tendo um formato externo que corresponde ao formato similar a L invertido, e é disposta de modo a dividir o espaço interno da porção em forma de L 42a que está entre uma porção superior do membro de parede vertical 23 e a porção de parede recuada 41. O par de paredes de friso 53 que se apoiam a partir das proximidades da parte de união 32a fornecem uma estrutura onde, mesmo quando os respingos da água barrenta são direcionados na direção anteroposterior do veículo em direção à parte de união 32a, as paredes de friso 53 bloqueiam a água barrenta.
[037] Em seguida, os efeitos de bloquear a entrada de água barrenta pela contramedida serão descritos (Fig. 4).
[038] Assume-se que o automóvel viaja na chuva. Neste caso, a água barrenta é respingada a partir da roda dianteira para a área circundante, particularmente, uma área diagonalmente traseira. Como indicado pelas setas a e b na Fig. 4, portanto, a água barrenta δ respingada a partir da roda dianteira é direcionada para o espaço α entre as peças divididas 31 (membro de parede vertical 23) do estribo lateral 15, e a porção de flange 37d do membro de soleira lateral 35 que forma a porção inferior do corpo do automóvel, e água barrenta δ que adere à superfície inferior do membro de soleira lateral 35 flui para baixo a partir da porção de flange 37d.
[039] Em um estribo lateral convencional, a água barrenta δ flui para a porção do estribo 21 através do espaço a. Na modalidade, a porção de parede recuada 41 cobre a partir do lado inferior a periferia da porção de flange 37d que forma a porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral 35, e bloqueia ainda o espaço a.
[040] Portanto, a entrada de água barrenta δ que é direcionada a partir da porção inferior do corpo do automóvel em direção ao espaço α é bloqueada. Além disso, a água barrenta δ que flui para baixo ao longo da porção de flange 37d é guiada para dentro da porção de parede recuada 41 pela porção guia 45, e coletada na porção de parede recuada 41. A água barrenta δ coletada na porção de parede recuada 41 é drenada para fora através dos furos de drenagem 43.
[041] Portanto, é certamente possível evitar que a água barrenta δ flua para a porção do estribo 21 através do espaço a. Consequentemente, a porção do estribo 21 pode ser impedida de ser contaminada pela água barrenta δ. No caso onde o membro de parede vertical 23 do estribo lateral 15 é colocado nas proximidades da porção de flange 37d do membro de soleira lateral 35, particularmente, a porção de parede recuada 41 é solicitada a cercar somente a porção de flange 37d, e portanto a contramedida pode ser facilmente tomada.
[042] Além disso, a água barrenta δ que flui ao longo da porção de flange 37d é guiada a partir da lateral da porção do estribo 21 para a porção de parede recuada 41 pela porção guia 45, e portanto não há possibilidade de que a água barrenta δ pode ser direcionada em direção à porção do estribo 21.
[043] Além disso, a água barrenta δ coletada na porção de parede recuada 41 é drenada para fora através de furos de drenagem 43 (porção de drenagem), e portanto não há possibilidade de que a água barrenta δ na porção de parede recuada 41 possa fluir para a porção do estribo 21.
[044] O membro de parede vertical 23 que não requer a rigidez é formado separadamente a partir da porção do estribo 21, e as peças divididas 31 que são divididas, a fim de melhorar a redução de custos são acopladas pelas porções de acoplamento 33. Portanto, uma estrutura econômica na qual muitos membros de resina são usados pode ser empregada.
[045] Ainda, as peças divididas 31 são acopladas pelo uso das porções de encaixe côncava-convexa 47 que bloqueiam um fluxo de água na direção da largura do corpo do automóvel. Portanto, a água barrenta δ não flui para a porção do estribo 21 através das superfícies de acoplamento.
[046] O par de paredes de friso 53 (porções de friso) se mantém nas superfícies traseiras (superfícies laterais opostas à porção do estribo 21) das peças divididas 31 através da porção de união 32. Mesmo quando a água barrenta δ é respingada na direção anteroposterior do veículo 1 em direção à porção de união 32, as paredes de friso 53 funcionam como um barreira para bloquear a trajetória direcionada para a porção de união 32, e daqui a água barrenta δ não flui para a porção do estribo 21. Além disso, o par de paredes de friso 53 aumenta a força da rigidez nas porções de extremidade das peças divididas 31, e portanto há uma vantagem de que o chocalhar nas extremidades das peças divididas 31 é suprimido. Já que a estrutura nas quais as porções de extremidade inferiores das peças divididas 31 são encaixadas à parede de assento de recepção 25 da porção do estribo 21 é empregada, particularmente, as paredes de friso 53 são solicitadas somente para estarem dispostas nas partes de união 32a que estão entre uma porção basal da porção de parede recuada 41 e a porção de extremidade superior da parede de assento de recepção 25.
[047]Na modalidade descrita acima, várias configurações, combinações, e similares são meros exemplos. É natural que a adição, a omissão, substituição, e outras modificações da configuração podem ser feitas sem se afastar do espírito da invenção. Aiém disso, é natural que a invenção não é limitada pela modalidade, e limitada apenas pelas "REIVINDICAÇÕES" anexas. Na modalidade descrita acima, por exemplo, a porção de parede recuada que tem um formato similar a C é usada. No entanto, a porção pode ter outro formato na medida em que o formato bloqueia o espaço entre a porção de extremidade superior do membro de parede vertical e a porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral (membro da estrutura do corpo do veículo) enquanto cerca a periferia da porção de extremidade inferior do membro de soleira lateral.
REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1. Estribo lateral de automóvel o qual deve ser colocado em uma porção inferior de um corpo do automóvel, o estribo lateral de automóvel CARACTERIZADO pelo fato de compreender: uma porção de estribo semelhante a placa que é colocada na porção inferior do corpo do automóvel, e que é configurada para se projetar em direção a um lado lateral do corpo do automóvel; um membro de parede vertical que se estende para cima a partir de uma porção de extremidade da porção do estribo, a porção de extremidade estando em um lado do corpo do automóvel, e uma porção de extremidade superior da qual é colocada em uma proximidade de uma porção de extremidade inferior de um membro de estrutura do corpo do automóvel que é colocado na porção inferior do corpo do automóvel, e que se alonga em uma direção anteroposterior do corpo do automóvel; e uma porção de parede recuada que é colocada na porção de extremidade superior do membro de parede vertical, que é formado em um formato rebaixado para cercar, a partir de um lado inferior, uma periferia da porção de extremidade inferior do membro de estrutura do corpo do automóvel.
2. Estribo lateral de automóvel, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o membro de estrutura do corpo de veículo inclui uma porção de flange que é configurada por juntar as porções de extremidade de uma pluralidade de membros de painel, e que é configurada para se projetar para baixo, e a porção de parede recuada é posicionada de modo a cercar, a partir de um lado inferior, uma periferia de uma porção de extremidade inferior da porção de flange, e é configurada para bloquear um espaço entre uma porção de extremidade inferior da porção de flange e a porção de extremidade superior do membro de parede vertical.
3. Estribo lateral de automóvel, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção de flange inclui uma porção guia que, enquanto conduz a água barrenta que flui para baixo ao longo da porção de flange em direção a um lado oposto à porção do estribo, é configurada para guiar a água barrenta em uma porção de parede recuada.
4. Estribo lateral de automóvel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção de parede recuada inclui uma porção de drenagem que é configurada para drenar a água coletada na porção de parede recuada, para uma parte externa.
5. Estribo lateral de automóvel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o membro de parede vertical é configurado por um membro de parede que é formado separadamente a partir da porção do estribo, e o membro de parede inclui: uma pluralidade de peças divididas que são divididas junto com a porção de parede recuada na direção anteroposterior do corpo do automóvel; e uma porção de acoplamento que é configurada para juntar as porções de extremidade das peças divididas.
6. Estribo lateral de automóvel, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção de acoplamento inclui uma porção de encaixe côncava-convexa que é configurada para juntar as porções de extremidade das peças divididas de modo a bloquear um fluxo de água em uma direção da largura do corpo do automóvel.
7.Estribo lateral de automóvel, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, CARACTERIZADO pelo fato de que as superfícies laterais das peças divididas, as superfícies laterais sendo opostas à porção do estribo, incluem um par de porções de frisos que ficam de pé respectivamente a partir de ambos os lados através da porção de junção onde as porções de extremidade das peças divididas são unidas.
BR102015028844-1A 2014-11-17 2015-11-17 Estribo lateral de veículo BR102015028844B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2014232472A JP6432734B2 (ja) 2014-11-17 2014-11-17 車両のサイドステップ
JP2014-232472 2014-11-17

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015028844A2 true BR102015028844A2 (pt) 2016-08-02
BR102015028844B1 BR102015028844B1 (pt) 2022-06-14

Family

ID=55980199

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015028844-1A BR102015028844B1 (pt) 2014-11-17 2015-11-17 Estribo lateral de veículo

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP6432734B2 (pt)
CN (1) CN105599686B (pt)
BR (1) BR102015028844B1 (pt)
RU (1) RU2666484C2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106741384A (zh) * 2016-12-16 2017-05-31 江门市大长江集团有限公司 踏板车底盖及踏板车
CN108583445B (zh) * 2018-05-24 2023-10-13 广东东箭汽车科技股份有限公司 侧踏板
JP7428096B2 (ja) 2020-07-27 2024-02-06 株式会社アイシン 車両用ステップ装置
CN112265584A (zh) * 2020-10-30 2021-01-26 东风商用车有限公司 一种商用车前轮包覆结构

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4848821A (en) * 1988-06-20 1989-07-18 Llewellyn Anthony S Tailgate ladder
JP3069238B2 (ja) * 1994-05-02 2000-07-24 日野自動車株式会社 サイドステップ構造
US5501475A (en) * 1994-07-29 1996-03-26 Mid-America Automotive, Inc. Universal stainless steel truck step and adjustable support rod
JP3148919B2 (ja) * 1994-12-27 2001-03-26 日野自動車株式会社 車両のオ−バフエンダとサイドステツプ間のスプラツシユ防止構造
JPH11310083A (ja) * 1998-04-28 1999-11-09 Aisin Seiki Co Ltd 車両ステップ構造
KR100466100B1 (ko) * 2002-10-21 2005-01-13 김문건 차량용 사이드 스텝
JP4648997B2 (ja) * 2004-12-28 2011-03-09 プレス工業株式会社 シャシフレーム
CN201080159Y (zh) * 2007-09-10 2008-07-02 东风汽车有限公司 汽车轮罩踏步
JP5198906B2 (ja) * 2008-03-05 2013-05-15 株式会社オーテックジャパン 車両用ステップのカバー
FR2928334B1 (fr) * 2008-03-05 2010-05-07 Renault Sas Agencement de renfort de bouclier de vehicule automobile.
CN101837761B (zh) * 2010-04-23 2012-03-14 北汽福田汽车股份有限公司 用于车辆的踏板以及包括该踏板的车辆
JP5803644B2 (ja) * 2011-12-13 2015-11-04 トヨタ自動車株式会社 車両用電池搭載構造
CN203844850U (zh) * 2014-04-24 2014-09-24 广东任我通汽车用品有限公司 用于汽车的踏板组件
CN203920588U (zh) * 2014-04-30 2014-11-05 富阳田园健身器材配件厂 汽车踏板

Also Published As

Publication number Publication date
RU2015149055A (ru) 2017-05-22
BR102015028844B1 (pt) 2022-06-14
JP6432734B2 (ja) 2018-12-05
JP2016094142A (ja) 2016-05-26
RU2666484C2 (ru) 2018-09-07
RU2015149055A3 (pt) 2018-06-26
CN105599686A (zh) 2016-05-25
CN105599686B (zh) 2018-01-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015028844A2 (pt) estribo lateral de veículo
JP4486673B2 (ja) 車体構造
JP5461715B2 (ja) 車体アンダカバー
BR102015007255A2 (pt) estrutura traseira de veículo
JP2008265399A (ja) 自動車の前部構造
BR112018069368B1 (pt) Estrutura inferior de carroceria de veículo
RU150683U1 (ru) Устройство для противодействия образованию вмятины двери транспортного средства
JP2010030555A (ja) リヤコンソール
US20160304036A1 (en) Harness protector
US3034823A (en) Vehicle body
JP3978711B2 (ja) スプラッシュガードの構造
JP5009103B2 (ja) 車両用ドアのドアライニング
CN108016505B (zh) 车体前部结构
US5139304A (en) Rear bumper structure of a motor vehicle
JP2009184403A (ja) 車体前部構造
JP4081635B2 (ja) 車両のルーフ構造
JP6350902B2 (ja) 車両前部構造
WO2015050015A1 (ja) 車体前部構造
JP2006001352A (ja) 車両のシート設置構造
JP6299721B2 (ja) 車両の下部構造
JPH04119248U (ja) 自動車におけるルーフレールの取付構造
JP6405921B2 (ja) 車体構造
JP4706964B2 (ja) フードラッチ取付ブラケット構造
JP6712832B2 (ja) 車両構造
JP7488206B2 (ja) カウルカバー装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS