BR0204851B1 - estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico. - Google Patents

estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico. Download PDF

Info

Publication number
BR0204851B1
BR0204851B1 BRPI0204851-5A BR0204851A BR0204851B1 BR 0204851 B1 BR0204851 B1 BR 0204851B1 BR 0204851 A BR0204851 A BR 0204851A BR 0204851 B1 BR0204851 B1 BR 0204851B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
vehicle
electrical
vibration
coupling member
Prior art date
Application number
BRPI0204851-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0204851A (pt
Inventor
Harumi Takedomi
Osamu Hasegawa
Toshiyuki Matsuoka
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0204851A publication Critical patent/BR0204851A/pt
Publication of BR0204851B1 publication Critical patent/BR0204851B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K1/00Arrangement or mounting of electrical propulsion units
    • B60K1/04Arrangement or mounting of electrical propulsion units of the electric storage means for propulsion
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K1/00Arrangement or mounting of electrical propulsion units
    • B60K2001/003Arrangement or mounting of electrical propulsion units with means for cooling the electrical propulsion units
    • B60K2001/005Arrangement or mounting of electrical propulsion units with means for cooling the electrical propulsion units the electric storage means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA À PROVA DE VIBRAÇÃO PARA UMA CAIXA METÁLICA DE ACONDI- CIONAMENTO ELÉTRICO".
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a uma estrutura à prova de vibra- ção para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico na qual peças eletrônicas de alta voltagem usadas para veículos híbridos, por exemplo, podem ser acomodadas. Mais especificamente, a presente invenção refere- se a uma estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondi- cionamento elétrico por meio da qual o silêncio no interior de um veículo po- de ser mantido.
Descrição da Técnica Relacionada
Veículos, como, por exemplo, veículos híbridos, nos quais o mo- tor é acionado sendo auxiliado pelo motor e o motor é usado como um gera- dor durante a desaceleração a fim de coletar força elétrica, são convencio- nalmente conhecidos. Estes veículos são normalmente providos com peças elétricas grandes de alta voltagem, por exemplo, uma bateria e um inversor, exclusivos para os veículos, e vários dispositivos são produzidos para a dis- posição destas peças eletrônicas (por exemplo, o objeto exposto no pedido de patente europeu EP 1 034 956 A2). É eficaz se utilizar um espaço dispo- nível no veículo para a disposição das peças eletrônicas, e é feita uma pro- posta no sentido de acomodar as peças eletrônicas de alta voltagem em uma caixa metálica de acondicionamento elétrico, por exemplo, e colocar a mesma em uma porção traseira do interior de um veículo.
No entanto, se tal caixa metálica de acondicionamento elétrico grande for simplesmente colocada no veículo, a caixa metálica de acondi- cionamento elétrico pesada poderá vibrar devido à vibração provocada pelo motor ou ao se rodar na rua, e um barulho do tipo zumbido é gerado a partir da caixa de acondicionamento elétrico. Por conseguinte, ocorre o problema que o silêncio dentro do veículo não pode ser mantido. Ainda, embora se- ja concebível melhorar a rigidez da caixa metálica de acondicionamento elétrico por meio do aumento da espessura de uma placa que forma a pare- de externa da caixa a fim de impedir o barulho do tipo zumbido, isto resultará em um aumento significativo no peso da caixa. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Por conseguinte, um objetivo da presente invenção é prover uma estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico por meio da qual a geração de um barulho do tipo zunido poderá ser certamente impedido sem aumentar o peso da caixa, e que poderá ser pron- tamente fixada no veículo.
A fim de se alcançar o objetivo acima, o primeiro aspecto da presente invenção provê uma estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico incluindo uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico (por exemplo, uma caixa de acondicionamento elé- trico de alta voltagem 20 em uma modalidade descrita a seguir), e um mem- bro de acoplamento (por exemplo, os membros de acoplamento 40 e 50 na modalidade descrita a seguir) que conecta uma parede externa (por exem- plo, um invólucro exterior 21 na modalidade descrita a seguir) da caixa metá- lica de acondicionamento elétrico e um membro (por exemplo, uma caixa de rodas 9 na modalidade descrita a seguir) que forma uma parede lateral do veículo.
De acordo com a estrutura à prova de vibração acima para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico, uma vez que a caixa metálica de acondicionamento elétrico pode ser sustentada pelo membro que forma a parede lateral do veículo via os membros de acoplamento, a freqüência de ressonância da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem é au- mentada, e a geração de um barulho do tipo zunido devido à ressonância estrutural pode ser certamente impedida. Por conseguinte, o silêncio no inte- rior do veículo pode ser mantido com toda certeza.
Ainda, de acordo com os membros -de acoplamento acima que conectam a parede externa da caixa metálica de acondicionamento elétrico, que pode ser colocada na porção traseira do interior do veículo, os membros de acoplamento permitem se evitar o aumento do peso dos mesmos e tornar estreito o espaço interior do veículo.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, o membro de acoplamento da estrutura à prova de vibração acima para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico inclui uma porção de engate (por exemplo, as projeções 46 e 56 da modalidade descrita a seguir) usada de modo a fixar temporariamente o membro de acoplamento, a porção de engate sendo disposta em uma extremidade do membro de acoplamento, e uma porção de engate de inserção (por exemplo, as porções de fixação 47 e 57 da modalidade descrita a seguir) que fica engatada em uma porção do membro que forma a parede lateral do veículo, a porção de engate de inser- ção sendo disposta em uma outra extremidade do membro de acoplamento.
De acordo com a estrutura à prova de vibração acima para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico, torna-se possível fixar tempora- riamente os membros de acoplamento prontamente e com toda a certeza na posição de montagem da mesma por meio do engate da porção de engate formada em uma extremidade do membro de acoplamento com a parede externa da caixa metálica de acondicionamento elétrico ou do membro que forma a parede lateral do veículo, e por meio do deslizamento e engate da porção de engate de inserção formada na outra extremidade do membro de acoplamento com o membro que forma a parede lateral do veículo ou com a parede externa da caixa metálica de acondicionamento elétrico. Por conse- guinte, o processo de montagem para o membro de acoplamento pode ser prontamente executado.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, o membro que forma uma parede lateral do veículo é uma caixa de rodas.
De acordo com a estrutura à prova de vibração acima para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico, torna-se possível se reduzir o tamanho dos membros de acoplamento por meio da utilização efetiva das caixas de roda, que se estendem em direção ao interior do veículo e se Ioca- lizam nas proximidades da caixa de acondicionamento elétrico de alta volta- gem. Por conseguinte, o aumento de peso no veículo pode ser evitado.
De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a estru- tura à prova de vitrificação acima para uma caixa metálica de acondiciona- mento elétrico inclui ainda um membro de vedação que é provido com a cai- xa metálica de acondicionamento elétrico.
De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, a caixa metálica de acondicionamento elétrico é colocada entre um assento traseiro e um porta-malas do veículo.
De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, a estrutu- ra á prova de vibração para a caixa metálica de acondicionamento elétrico é aplicada em um dispositivo de refrigeração.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Algumas das características e vantagens da presente invenção foram descritas, e outras tornar-se-ão aparentes a partir da descrição deta- lhada que se segue e a partir dos desenhos em anexo, nos quais:
A Figura 1 é um diagrama esquemático de modo a explicar uma vista lateral de um veículo híbrido no qual uma estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico de acordo com uma modalidade da presente invenção é aplicada;
A Figura 2 é um diagrama que mostra a caixa de acondiciona- mento elétrico de alta voltagem acima e dali em diante a partir da parte tra- seira da mesma;
A Figura 3 é um diagrama que mostra uma vista em perspectiva de uma porção da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem nas proximidades de uma caixa de roda esquerda vista a partir da parte traseira do interior do veículo;
A Figura 4 é um diagrama que mostra uma vista em perspectiva de uma porção da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem nas proximidades de uma caixa de roda direita vista a partir da parte traseira do interior do veículo;
A Figura 5 é um diagrama que mostra uma vista lateral do mem- bro de acoplamento no lado esquerdo de acordo com a modalidade da pre- sente invenção;
A Figura 6 é um diagrama que mostra o membro de acoplamen- to acima visto a partir da direção indicada pela seta A da Figura 5;
A Figura 7 é um diagrama que mostra uma vista lateral do mem- bro de acoplamento no lado direito de acordo com a modalidade da presente invenção; e
A Figura 8 é um diagrama que mostra o membro de acoplamen- to acima visto a partir da direção indicada pela seta B da Figura 7.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção resumida acima e definida pelas reivindica- ções enumeradas pode ser melhor entendida por meio da referência à des- crição detalhada a seguir, que deve ser lida com referência aos desenhos em anexo. Esta descrição detalhada das modalidades preferidas particula- res, apresentadas abaixo a fim de possibilitar que uma pessoa construa e use as implementações particulares da presente invenção, não pretende limitar as reivindicações enumeradas, mas, sim, se prestar como exemplos particulares da mesma.
A seguir, a estrutura à prova de vibração para uma caixa metáli- ca de acondicionamento elétrico para uma modalidade da presente invenção será descrita com referência aos desenhos em anexo.
A Figura 1 é um diagrama esquemático para a explicação de uma vista lateral de um veículo híbrido ao qual uma estrutura à prova de vi- bração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico de acordo com a modalidade da presente invenção se aplica. Conforme mostrado na Figura 1, um painel de piso 1 inclui um piso de porta-malas 4 que se estende para cima a partir de um piso interior 2 via uma porção inclinada 3. Uma es- trutura lateral 10 que se estende na direção de frente para trás do veículo é ligada a cada lado da superfície inferior do painel de piso 1, e forma a estru- tura principal de um veículo juntamente com um membro transversal 11 que é provido de modo a cruzar as estruturas laterais 10 na superfície superior da porção inclinada 3 do painel de piso 1.
Uma caixa de rodas 9, que é provida de modo a se projetar em direção ao lado interno do veículo, é soldada e ligada a cada periferia lateral do piso de porta-malas 4 do painel de piso 1 explicado acima. A caixa de rodas 9 funciona também como um membro de parede lateral de veículo a fim de sustentar uma caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20, a qual será descrita a seguir.
Um assento traseiro 15 fica disposto em uma porção traseira do piso interior 2 do painel de piso 1, e uma grande caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 é disposta na parte de trás do assento traseiro 15 de modo a se encaixar ao longo de uma parte traseira de assento 17 do assento traseiro 15.
A caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20, que fica disposta na porção traseira do veículo, acomoda uma caixa de bateria 27 em um lado esquerdo, e uma caixa de refrigeração 28 em um lado direito em um invólucro exterior 21 feito de uma folha de aço, e um membro de tampa 29 é fixado na frente da caixa 20 de modo a prender hermeticamente a caixa 20.
Observa-se que uma bateria, que é uma peça eletrônica de alta voltagem, fica acomodada na caixa de bateria 27, e um inversor, um conver- sor de corrente direta / alternada, uma unidade de controle elétrico (ECU)1 etc, que são também peças eletrônicas de alta voltagem, são fixados na cai- xa de refrigeração 28.
A Figura 2 é um diagrama que mostra a caixa de acondiciona- mento elétrico de alta voltagem acima mencionada 20 e assim por diante a partir da parte de trás da mesma. Conforme mostrado na Figura 2, a caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 fica disposta entre as cai- xas de roda 9, e o invólucro exterior 21 se localiza nas proximidades de cada uma das caixas de roda direita e esquerda 9.
Um duto de entrada de ar 35 e um duto de saída de ar 36 usa- dos para uma refrigeração interna são ligados à porção superior da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20. Uma entrada de ar 35a do duto de entrada de ar 35 fica disposta no interior do veículo, e um ventilador 37 é disposto em uma saída de ar 36a do duto de saída de ar 36. Quando o ventilador 37 é operado, o ar dentro do interior do veículo é arrastado via a entrada de ar 35a e passa pela caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem fechada 20 conforme indicado pela seta da figura a fim de resfriar as peças eletrônicas de alta voltagem.
Conforme mencionado acima, a caixa de acondicionamento elé- trico de alta voltagem 20 através da qual o ar refrigerante flui, inclui uma es- trutura de vedação em várias peças da mesma de modo a aumentar a efici- ência refrigerante, e o invólucro exterior 21 é integralmente formado de mo- do a se assegurar o hermetismo ao ar.
Conforme mostrado na Figura 2, um membro de emenda 60 pa- ra a fixação de um membro de acoplamento 40, o qual será explicado a se- guir, é soldado e fixado a um lado esquerdo superior de uma parede traseira 22 do invólucro exterior 21. Da mesma forma, um membro de emenda 65 para a fixação de um membro de acoplamento 50, o qual será explicado a seguir, é soldado e fixado a um lado direito superior da parede traseira 22 do invólucro exterior 21.
Cada um dos membros de emenda 60 e 65 inclui uma porção de flange que se estende ao longo da parede traseira 22 e de uma parede late- ral 23 do invólucro exterior 21, e a porção de flange é ligada à parede trasei- ra 22 e à parede direita 23, respectivamente, por meio de solda de ponto. Em particular, a porção de flange no lado inferior de cada um dos membros de emenda 60 e 65 se estende ao longo da parede traseira 22 em direção ao centro da mesma a fim de aumentar o efeito de prevenção à decapagem da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20.
Um furo 62 provido com uma porca de solda 62a na parte de trás é feito substancialmente na porção de centro do membro de emenda 60. Ainda, uma porção de cremalheira de engate 63 fica disposta acima do furo 62, conforme mostrado na Figura 2.
De maneira similar, um furo 67 provido com uma porca de solda 67a na parte de trás é feito substancialmente na porção de centro do mem- bro de emenda 65. Ainda, um furo de engate 68 é feito acima do furo 67.
Observa-se que os furos 62 e 67 providos com os membros de emenda 60 e 65, respectivamente, são feitos com um intervalo constante a partir da parede traseira 22 do invólucro exterior 21. Por outro lado, os suportes 70 e 75 são soldados e fixados no lado esquerdo e no lado direito das caixas de roda 9, respectivamente, de modo a corresponder aos membros de emenda 60 e 65.
Cada um dos suportes 70 e 75 forma uma parede lateral, que é quase vertical ao painel de piso 1 e à parede traseira 22 do invólucro exterior 21, e os furos 72 e 77 providos com as porcas de solda 72a e 77a, respecti- vamente, são feitos no interior do veículo.
Observa-se que o suporte 75 é posicionado ainda mais para trás com relação ao suporte 70 a fim de impedir a interferência com o ventilador 37.
Na caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 ten- do a configuração acima, a porção superior da mesma é sustentada pela bandeja traseira 7 e por um membro de reforço 8, e a porção inferior da mesma é sustentada pelos membros de estrutura direito e esquerdo 30 e pelas estruturas laterais direita e esquerda 10 e pelo membro transversal 11 via uma viga transversal 31, conforme mostrado na Figura 1.
A Figura 3 é um diagrama que mostra uma vista em perspectiva de uma porção da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 nas proximidades de uma caixa de roda esquerda vista a partir da parte de trás do interior do veículo. Conforme mostrado na figura, o membro de aco- plamento 40 é fixado de modo a poder se soltar, usando os parafusos 80 e 81 entre o membro de emenda 60 no lado esquerdo superior da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 e do suporte 70 da caixa de roda esquerda 9. Ainda, conforme mostrado na Figura 4, o membro de aco- plamento 50 é fixado de modo a se soltar, usando os parafusos 80 e 81 en- tre o membro de emenda 65 e o lado direito superior da caixa de acondicio- namento elétrico de alta voltagem 20 e o suporte 75 da caixa de roda direita 9.
A Figura 5 é um diagrama que mostra uma vista lateral do mem- bro de acoplamento 40 no lado esquerdo, e a Figura 6 é um diagrama que mostra o membro de acoplamento 40 visto a partir da direção indicada pela seta A na Figura 5. Nas figuras, o membro de acoplamento 40 é um membro que pode ser formado por meio de moldagem de pressão, e inclui três vigas 42 tendo um formato em seção transversal semicircular dispostas no centro e nas duas porções de periferia, e as vigas 42 são ligeiramente curvadas em uma direção quase vertical de modo a formar uma porção de parede frontal 43 e uma porção de parede lateral 44.
Um furo alongado 45, o qual é alongado na direção da largura do veículo, é feito na porção de extremidade superior da parede frontal 43 em uma posição correspondente ao furo 62 do membro de emenda 60 a fim de absorver um erro de fixação na direção da largura do veículo. Ainda, uma projeção 46 (uma porção de engate) usada para uma fixação temporária, a qual corresponde à porção de cremalheira de engate 63 do membro de e- menda 60, é formada acima do furo alongado 45 de modo a ficar quase ver- tical à parede frontal 43.
A fim de se obter uma superfície de mancai para o parafuso 80, a área ao redor do furo 45 é ligeiramente alargada, e a viga 42 no centro desaparece em torno do furo 45. Da mesma maneira, as vigas 42 das por- ções de periferia são formadas de modo a envolver o furo 45 a fim de au- mentar a rigidez da porção de extremidade superior da parede frontal 43.
Observa-se que os entalhes 46a para uma moldagem à pressão são providos nos dois lados da projeção 46. Por conseguinte, a projeção 46 se localiza na extremidade mais superior da parede frontal 43 devido à pre- sença dos entalhes 46, e, sendo assim, fica fácil engatar a projeção 46 na porção de cremalheira de engate 63 do membro de emenda 60 em um pro- cesso de montagem que será descrito a seguir.
Por outro lado, uma porção de fixação 47 (uma porção de enga- te) é formada em uma porção de extremidade traseira da parede lateral 44 em uma posição correspondente ao furo 72 do suporte 70. Uma porção de guia 48, que se abre no lado periférico inferior da parede lateral 44 e se es- tende em um formato em V, é conectada à porção de fixação 47, conforme mostrada na Figura 5.
A fim de se garantir uma superfície de mancai para o parafuso 81, a área ao redor da porção de fixação 47 é ligeiramente alargada, e a viga 42 no centro desaparece em torno da porção de fixação 47. Da mesma ma- neira, as vigas 42 das porções de periferia são formadas de modo a circun- dar o furo 45 a fim de aumentar a rigidez da porção de extremidade traseira da parede lateral 44.
Observa-se que a porção de guia 48 acima mencionada funcio- na como uma guia quando a porção de fixação 47 desliza e engata no para- fuso 81, o qual fica temporariamente fixado no suporte 70 em um processo de montagem para o membro de acoplamento 40, o qual será descrito a se- guir. Ainda, a porção de fixação 47 é formada de modo a ficar maior na dire- ção frontal e traseira do veículo com relação ao tamanho debaixo do parafu- so 81 de modo que um erro de fixação na direção de comprimento de veícu- lo pode ser absorvido.
Ainda, o membro de acoplamento 40, a forma da porção curva- da, que conecta a parede frontal 43 e a parede lateral 44, é projetado de modo a ficar suavemente curvado na direção descendente em um ângulo quase vertical a fim de impedir uma interferência com os membros dentro do interior do veículo, os quais não são mostrados na figura.
Aqui, se o membro de acoplamento 40 tiver resistência e rigidez suficientes para suportar a caixa de acondicionamento elétrico de alta volta- gem 20, é possível se reduzir o peso do membro de acoplamento 40 ou im- pedir a interferência com as demais peças por meio da diminuição da largura em seção transversal do mesmo ao invés da porção de extremidade superior da parede frontal 43 e a porção de extremidade traseira 44 tenha uma super- fície de mancai para os parafusos 80 e 81, respectivamente.
A Figura 7 é um diagrama que mostra uma vista lateral do mem- bro de acoplamento 50 no lado direito, e a Figura 8 é um diagrama que mos- tra o membro de acoplamento 50 visto a partir da direção indicada pela seta B da Figura 7.
Nas figuras, o membro de acoplamento 50 é um membro que pode ser formado por meio de moldagem à pressão da mesma maneira que o membro de acoplamento 40, e inclui três vigas 52 tendo um formato em seção transversal semicircular dispostas no centro e nas duas porções de periferia, e as vigas 52 são ligeiramente curvadas em uma direção quase vertical de modo a formar uma porção de parede frontal 53 e uma porção de parede lateral 54. Nesta modalidade, conforme mencionado acima, uma vez que o suporte 75 se localiza ainda mais para trás com relação ao suporte 70, a porção de parede lateral 54 do membro de acoplamento 50 em particular estende-se em direção à parte de trás, em comparação ao membro de aco- plamento 40.
Um furo alongado 55, o qual é alongado na direção da largura do veículo, é feito na porção de extremidade superior da parede frontal 53 em uma posição correspondente ao furo 67 do membro de emenda 65 a fim de absorver um erro de fixação na direção da largura do veículo. Ainda, uma projeção 56 (uma porção de engate) usada para uma fixação temporária, a qual corresponde ao furo de engate 68 do membro de emenda 65, é forma- da acima do furo alongado 55 de modo a ficar quase vertical com relação à parede frontal 53.
Similar ao membro de acoplamento 40, a área ao redor do furo 55 é ligeiramente alargada, e a viga 52 no centro desaparece ao redor do furo 55. Ainda, as vigas 52 nas porções de periferia são formadas de modo a circundar o furo 55 a fim de aumentar a rigidez da porção de extremidade superior da parede frontal 53.
Por outro lado, similar ao membro de acoplamento 40, uma por- ção de fixação 57 (uma porção de engate) e uma porção de guia 58 são formadas na porção de extremidade traseira da parede lateral 54. Ainda, a porção de fixação 57 é formada de modo a ficar grande na direção frontal e traseira do veículo com relação ao tamanho debaixo do parafuso 81 de mo- do que um erro de fixação na direção de comprimento de veículo possa ser absorvido.
Ainda, similar ao membro de acoplamento 40, a área ao redor de um entalhe é formada de modo a ficar ligeiramente maior. A viga 52 no cen- tro desaparece no meio, e as vigas 52 nas porções de periferia são forma- das de modo a circundar o furo 55. Observa-se, ainda, que se o membro de acoplamento 50 tiver uma resistência e rigidez suficientes para suportar a caixa de acondiciona- mento elétrico de alta voltagem 20, será possível reduzir o peso do membro de acoplamento 50 ou impedir a interferência com as demais peças por meio da diminuição da largura em seção transversal das porções do mesmo dife- rentes da porção de extremidade superior da parede frontal 53 e da porção de extremidade traseira da parede lateral 54 que têm a superfície de mancai para os parafusos 80 e 81, respectivamente.
A seguir, o procedimento de montagem do membro de acopla- mento 40 será explicado com referência à Figura 3.
Primeiro, a orientação do membro de acoplamento 40 é mantida de modo a ficar em um estado mais inclinado em direção à frente em com- paração ao estado montado do mesmo, e a projeção 46 usada para uma fixação temporária é engatada na porção de cremalheira de engate 63 for- mada com o membro de emenda 60 do invólucro exterior 21.
Neste momento, a porção de fixação 47 localiza-se em uma cremalheira de rotação ao redor da projeção 46 conforme o centro visto a partir da direção lateral, e se localiza acima do suporte 70 da caixa de rodas 9.
A partir deste estado, o membro de acoplamento 40 gira em tor- no da projeção 46, e a porção de fixação 47 desliza a partir do lado superior de modo a ficar engatada na porção superior do parafuso 81, que é tempora- riamente fixado no furo 72 do suporte 70. Neste momento, conforme expli- cado acima, uma vez que a porção de guia 48 funciona como uma guia quando a porção de fixação 47 desliza e engata no parafuso 81, o processo de montagem pode ser prontamente realizado. Desta maneira, o membro de acoplamento 40 é temporariamente fixado à sua posição de fixação.
Em seguida, a porção de extremidade superior da parede frontal 43 do membro de acoplamento 40 é fixada ao membro de emenda 60 do invólucro exterior 21 por meio do aperto do parafuso 80 usando a porção de solda 72a. Ainda, a porção de extremidade traseira da parede lateral 44 do membro de acoplamento 40 é fixada ao suporte 70 da caixa de rodas 9 por meio do aperto do parafuso 81 usando a porca de solda 72a. Desta maneira, o processo de montagem do membro de acoplamento 40 se completa.
Em seguida, o procedimento de montagem do membro de aco- plamento 50 será explicado com referência à Figura 4.
Primeiro, a orientação do membro de acoplamento 50 é mantida de modo a ficar em um estado mais inclinado em direção à frente em com- paração ao estado montado do mesmo, e a projeção 56 usada para uma fixação temporária é engatada com o furo de engate 68 formado no membro de emenda 65 do invólucro exterior 21.
Em seguida, similar ao procedimento de montagem para o membro de acoplamento 40, o membro de acoplamento 50 gira ao redor da projeção 56, e a porção de fixação 57 desliza a partir do lado superior de modo a ficar engatado na porção superior do parafuso 81, que é temporari- amente fixado ao furo 77 do suporte 75, de modo a fixar temporariamente o membro de acoplamento 50 em sua posição de fixação. Após isso, a porção de extremidade superior da parede frontal 53 do membro de acoplamento 50 é fixada no membro de emenda 65 do invólucro exterior 21 por meio do a- perto do parafuso 80 usando a porca de solda 67a. Ainda, a porção de ex- tremidade traseira da parede lateral 54 do membro de acoplamento 50 é fi- xada no suporte 75 da caixa de rodas 9 por meio do aperto do parafuso 81 usando a porca de solda 77a. Desta maneira, o processo de montagem do membro de acoplamento 50 se completa.
De acordo com a modalidade da presente invenção explicada acima, uma vez que a caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 pode ser sustentada pelas caixas de roda 9 via os membros de acopla- mento 40 e 50, a freqüência de ressonância da caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 aumenta, e a geração de um barulho do tipo zu- nido devido à ressonância estrutural poderá ser evitada.
Ainda, uma vez que os membros de acoplamento 40 e 50 são curvados no lado de fora da caixa de acondicionamento elétrico de alta vol- tagem 20 e são conectados à caixa de roda correspondente 9, os membros de acoplamento 40 e 50 não se projetam em direção ao lado de dentro do interior do veículo. Por conseguinte, os membros de acoplamento 40 e 50 não ocupam e diminuem o espaço interior. Ainda, o uso dos membros de acoplamento 40 e 50 de acordo com a presente invenção tem a vantagem de impedir o aumento em seu peso em comparação à caixa na qual a es- pessura da chapa que forma o invólucro exterior 21 é maior.
Além disso, uma vez que os membros de acoplamento 40 e 50 são fixados de modo a poderem se destacar usando os parafusos 80 e 81, um processo de manutenção para a caixa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 pode ser prontamente executado.
Além disso, de acordo com a modalidade da presente invenção explicada acima, torna-se possível se fixar temporariamente os membros de acoplamento 40 e 50 prontamente e de maneira segura na posição de mon- tagem dos mesmos por meio do engate das projeções 46 e 56 formadas na porção superior da parede frontal 43 e 53 do membro de acoplamento 40 e 50, respectivamente, com os membros de emenda 60 e 65 do invólucro ex- terior 21, e por meio do deslizamento e engate das porções de fixação 47 e 57 formadas na porção de extremidade traseira das paredes laterais 44 e 54, respectivamente, com o parafuso 81, temporariamente fixado nos suportes 70 e 75 da caixa de rodas 9 correspondente.
Além disso, uma vez que o desvio posicionai relativo entre a cai- xa de acondicionamento elétrico de alta voltagem 20 e as caixas de roda 9 na direção de largura de veículo, e a direção de comprimento de veículo é absorvida pelos furos alongados 45 e 55 alongados na direção de largura de veículo e pelas porções de fixação 47 e 57 alargadas na direção de compri- mento de veículo, os membros de acoplamento 40 e 50 não sendo distorci- dos depois de serem fixados usando os parafusos. Por conseguinte, torna- se possível impedir a geração de uma tensão residual.
Ainda, de acordo com a modalidade da presente invenção expli- cada acima, o tamanho dos membros de acoplamento 40 e 50 pode ser re- duzido e o aumento em peso pode ser suprimido ao limite mínimo por meio da utilização das caixas de roda 9, que se estendem em direção ao lado in- terno do veículo e se localizam nas proximidades da caixa de acondiciona- mento elétrico de alta voltagem 20.
Observa-se que a presente invenção não se limita às modalida- des acima mencionadas por nenhum meio, e uma estrutura pode ser adota- da na qual os membros de acoplamento 40 e 50 são fixados por meio de soldagem ao invés de por meio do uso dos parafusos 80 e 81, por exemplo.
Ainda, embora os membros de acoplamento 40 e 50 nas moda- lidades acima mencionadas sejam feitos por meio de moldagem de pressão de uma chapa de aço e apresentem um formato em seção transversal parti- cular conforme mencionado acima, é possível se usar outros materiais e um formato em seção transversal para os membros de acoplamento 40 e 50 contanto que os membros resultantes possuam uma resistência e uma rigi- dez no mesmo grau.
Além disso, os membros de acoplamento 40 e 50 não são ne- cessariamente fixados às caixas de roda 9, e podem ser fixados, por exem- pio, em uma fenda interna traseira.
Além disso, embora as projeções 46 e 56 estejam dispostas na porção de extremidade superior da parede frontal 43 e 53 do membro de acoplamento 40 e 50, respectivamente, como membros de engate para uma fixação temporária, e a porção de cremalheira de engate 63 e o furo de en- gate 68 correspondentes às projeções 46 e 56 fiquem dispostos no invólucro exterior 21, é possível que o furo de engate seja formado na porção de ex- tremidade superior da parede frontal 45 e 53 do membro de acoplamento 40 e 50, respectivamente, e que a projeção correspondente seja disposta no invólucro exterior 21.
Além disso, e similar ao acima, a fixação dos membros de aco- plamento 40 e 50 entre a porção de extremidade traseira das paredes late- rais 44 e 45 e a caixa de roda correspondente 9 pode ser revertida.
Ainda, é possível que a estrutura dos membros de acoplamento 40 e 50 na porção de extremidade superior das paredes frontais 43 e 53 possa ser substituída pela sua estrutura na porção de extremidade traseira das paredes laterais 44 e 54.
Tendo assim descrito as modalidades exemplares da presente invenção, tornar-se-á aparente que várias alterações, modificações, e aper- feiçoamentos prontamente ocorrerão aos versados na técnica. Estas altera- ções, modificações, e aperfeiçoamentos, embora não expressamente descri- tos acima, pretende-se e implica-se, contudo, que estejam dentro do espírito e escopo da presente invenção. Por conseguinte, a apresentação acima tem a intenção de ser apenas ilustrativa, a presente invenção sendo limitada e definida somente pelas reivindicações a seguir e seus equivalentes.

Claims (7)

1. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico usada em um veículo, compreendendo: uma caixa metálica de acondicionamento elétrico (20); um membro de acoplamento (40, 50) que conecta uma parede externa (21) da dita caixa metálica de acondicionamento elétrico (20) e um membro (9) que forma uma parede lateral (23) do dito veículo; um membro de reforço (8) que sustenta uma porção superior da dita caixa metálica de acondicionamento elétrico (20); e uma estrutura lateral (10) que sustenta uma porção inferior da dita caixa metálica de acondicionamento elétrico (20), caracterizada pelo fato de que a dita caixa metálica de acondi- cionamento elétrico (20) que é então sustentada pelo dito membro de aco- plamento (40, 50), pelo dito membro de reforço (8) e pela estrutura lateral (10) é disposta diagonalmente ao longo da parte de trás do assento traseiro (15).
2. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dito membro de acoplamento (40, 50) inclui: uma porção de engate (46, 56) usada para fixar temporariamen- te o dito membro de acoplamento (40, 50), a dita porção de engate (46, 56) sendo formada em uma extremidade do dito membro de acoplamento (40, -50); e uma porção de engate de inserção (47, 57) que é engatada em uma porção do dito membro (9) que forma a dita parede lateral (23) do dito veículo, a dita porção de engate de inserção (47, 57) sendo formada em uma outra extremidade do dito acoplamento.
3. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dito membro (9) que forma a dita parede lateral (23) do dito veículo é uma caixa de rodas (9).
4. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o dito membro (9) que forma a dita parede lateral (23) do dito veículo é uma caixa de rodas (9).
5. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda: um membro de vedação que é provido com a dita caixa metálica de acondicionamento elétrico (20).
6. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a- condicionamento elétrico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: a dita estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico é colocada entre um assento traseiro (15) e um porta-malas do dito veículo.
7. Estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de a - condicionamento elétrico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que: a dita estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico é aplicada a um dispositivo de refrigeração.
BRPI0204851-5A 2001-11-28 2002-11-25 estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico. BR0204851B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2001363355A JP3828000B2 (ja) 2001-11-28 2001-11-28 金属製電装ケースの防振構造

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0204851A BR0204851A (pt) 2004-06-15
BR0204851B1 true BR0204851B1 (pt) 2011-09-20

Family

ID=19173712

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0204851-5A BR0204851B1 (pt) 2001-11-28 2002-11-25 estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico.

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6988575B2 (pt)
JP (1) JP3828000B2 (pt)
BR (1) BR0204851B1 (pt)
CA (1) CA2412100C (pt)
GB (1) GB2382550B (pt)
TW (1) TW589258B (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3571704B2 (ja) * 2002-03-29 2004-09-29 本田技研工業株式会社 蓄電装置の配置構造
JP4078998B2 (ja) * 2003-02-04 2008-04-23 トヨタ自動車株式会社 車両用バッテリ搭載構造
US7503585B2 (en) * 2004-09-08 2009-03-17 Nissan Motor Co., Ltd. Rear vehicle structure
JP2006311723A (ja) 2005-04-28 2006-11-09 Yazaki Corp 取付ブラケット構造
JP2007069801A (ja) * 2005-09-08 2007-03-22 Toyota Motor Corp 電源装置の車両搭載構造
JP4363391B2 (ja) * 2005-10-13 2009-11-11 トヨタ自動車株式会社 電気部品の取り付け構造
US7734384B2 (en) * 2006-09-05 2010-06-08 Ford Global Technologies, Llc Tuned battery pack damper for a hybrid electric vehicle
US8006626B2 (en) * 2007-05-07 2011-08-30 General Electric Company System and method for cooling a battery
KR20090062380A (ko) * 2007-12-13 2009-06-17 현대자동차주식회사 하이브리드 배터리시스템의 출구덕트
GB0811321D0 (en) * 2008-06-19 2008-07-30 Tennant Scotland Ltd Cleaning machine
JP4919102B2 (ja) * 2008-11-17 2012-04-18 本田技研工業株式会社 車両用電源ユニットの冷却構造
JP5418901B2 (ja) * 2009-10-14 2014-02-19 スズキ株式会社 自動車の燃料容器支持装置の固定構造
KR101534873B1 (ko) * 2009-12-04 2015-07-08 현대자동차주식회사 하이브리드 차량용 배터리팩 마운팅 브라켓
US7913788B1 (en) * 2010-02-09 2011-03-29 Gm Global Technology Operations, Llc Integrated energy storage and rear suspension assembly
JP5769091B2 (ja) * 2010-05-18 2015-08-26 スズキ株式会社 電源装置保護構造
JP5574249B2 (ja) * 2010-05-26 2014-08-20 スズキ株式会社 車体後部構造
JP5643327B2 (ja) * 2010-10-15 2014-12-17 日立オートモティブシステムズ株式会社 物理量検出装置
JP5713177B2 (ja) * 2010-12-21 2015-05-07 スズキ株式会社 車両の荷室構造
JP5632299B2 (ja) * 2011-01-14 2014-11-26 本田技研工業株式会社 車両の防音構造
JP2013199196A (ja) * 2012-03-26 2013-10-03 Suzuki Motor Corp 電気自動車のバッテリパック搭載構造
JP5983058B2 (ja) * 2012-06-05 2016-08-31 スズキ株式会社 電気自動車のバッテリパック搭載構造
DE112013005203T5 (de) * 2012-10-31 2015-08-27 Honda Motor Co., Ltd. Elektrisches Fahrzeug
JP6201381B2 (ja) * 2013-04-05 2017-09-27 日産自動車株式会社 バッテリの支持構造
EP3064388B1 (en) * 2013-10-28 2019-02-20 Nissan Motor Co., Ltd Battery protection structure
CN104385895B (zh) * 2014-11-26 2017-01-11 奇瑞商用车(安徽)有限公司 一种汽车动力电池更换结构
JP6535569B2 (ja) * 2015-10-20 2019-06-26 本田技研工業株式会社 車両
JP6215905B2 (ja) * 2015-12-22 2017-10-18 本田技研工業株式会社 車体後部構造
JP6729341B2 (ja) * 2016-12-14 2020-07-22 株式会社デンソー 電池パック
JP6870588B2 (ja) * 2017-11-16 2021-05-12 トヨタ自動車株式会社 車両後部構造

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1552320A (en) * 1920-09-07 1925-09-01 Gen Motors Corp Battery mounting
JPH03139454A (ja) 1989-10-25 1991-06-13 Matsushita Electric Ind Co Ltd カーライフエンジョイ電子機器搭載自動車
US5836412A (en) * 1993-11-22 1998-11-17 Textron, Inc. Method of assembling a golf car
JP3161666B2 (ja) 1994-04-20 2001-04-25 スズキ株式会社 制御機器用ボックスの取付構造
JP3052843B2 (ja) * 1996-07-03 2000-06-19 住友電装株式会社 電気接続箱
JPH1053028A (ja) 1996-08-09 1998-02-24 Nissan Motor Co Ltd 電気自動車のモータルーム内部品搭載構造
JP3792412B2 (ja) * 1998-10-15 2006-07-05 カルソニックカンセイ株式会社 電気制御機器の防水機器ケース構造
JP3817953B2 (ja) 1999-02-22 2006-09-06 マツダ株式会社 車両のバッテリ搭載構造
JP3533979B2 (ja) 1999-03-05 2004-06-07 日産自動車株式会社 電気自動車のパワーヘッド取付構造
JP2001283803A (ja) * 2000-03-31 2001-10-12 Matsushita Electric Ind Co Ltd 電動車輌に用いる組電池システム
JP3777981B2 (ja) * 2000-04-13 2006-05-24 トヨタ自動車株式会社 車両用電源装置
JP2002205556A (ja) 2001-01-05 2002-07-23 Suzuki Motor Corp 車両のバッテリ固定構造

Also Published As

Publication number Publication date
GB2382550B (en) 2004-02-04
CA2412100C (en) 2006-06-13
US20030098191A1 (en) 2003-05-29
TW589258B (en) 2004-06-01
JP2003165398A (ja) 2003-06-10
TW200300394A (en) 2003-06-01
BR0204851A (pt) 2004-06-15
GB0227528D0 (en) 2002-12-31
CA2412100A1 (en) 2003-05-28
GB2382550A (en) 2003-06-04
US6988575B2 (en) 2006-01-24
JP3828000B2 (ja) 2006-09-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0204851B1 (pt) estrutura à prova de vibração para uma caixa metálica de acondicionamento elétrico.
KR100769809B1 (ko) 차량의 전자 기기 부착 구조
JP4361438B2 (ja) バッテリ冷却システム
JP6700674B2 (ja) 電動圧縮機用モータハウジングおよびそれを用いた車載用電動圧縮機
WO2021140712A1 (ja) 車両用駆動装置
JP2003146088A (ja) 高圧電装ボックスの車載構造
JP2003112531A (ja) 高圧電装部品の冷却構造
JPH10138956A (ja) 電気自動車の車体構造
JP2012035744A (ja) 車両
JP2002096646A (ja) 車両用モータアシスト装置の冷却構造
JP7431529B2 (ja) 車両の駆動装置
US20210206231A1 (en) Vehicle air conditioner
JP5476805B2 (ja) トレーラ用冷凍装置
JP3800374B2 (ja) エンジン発電機
JP5706819B2 (ja) トレーラ用冷凍装置
JP3053947B2 (ja) 回転電機
JPH10119814A (ja) 電気自動車のバッテリトレイ取付部補強構造
BRPI0410815B1 (pt) dispositivo de posicionamento angular de um arranque sobre o suporte de interface com o motor térmico de combustão do veículo
WO2022208910A1 (ja) 駆動モータモジュール
TW202234792A (zh) 驅動馬達模組
TW202236779A (zh) 驅動馬達模組
JPS6291308A (ja) 自動車用ク−リングユニツトの取付装置
JP2002187507A (ja) バッテリの固定構造
JP2022072240A (ja) 車両用発電ユニットの構造
JPH10138766A (ja) 電気自動車のバッテリー保持構造

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/11/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)