BR0117258B1 - dispositivo de travamento para um bocal interno de um vaso metalúrgico. - Google Patents

dispositivo de travamento para um bocal interno de um vaso metalúrgico. Download PDF

Info

Publication number
BR0117258B1
BR0117258B1 BRPI0117258-1A BR0117258A BR0117258B1 BR 0117258 B1 BR0117258 B1 BR 0117258B1 BR 0117258 A BR0117258 A BR 0117258A BR 0117258 B1 BR0117258 B1 BR 0117258B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
slot
retainer
nozzle
shoe
plate
Prior art date
Application number
BRPI0117258-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Luc Renard
Vincent Boisdequin
Calogero Lattuca
Mariano Collura
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8175733&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0117258(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0117258B1 publication Critical patent/BR0117258B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/50Pouring-nozzles
    • B22D41/56Means for supporting, manipulating or changing a pouring-nozzle

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)

Description

"DISPOSITIVO DE TRAVAMENTO PARA UM BOCAL INTERNO DEUM VASO METALÚRGICO"
Dividido do PIOl 10156-0, depositado em 20/04/2001
Descrição
A presente invenção se refere a um particular bocal interno,adaptado para ser usado com um dispositivo de travamento para um bocalinterno de um vaso metalúrgico, e a este novo dispositivo.
É conhecido que o lingotamento contínuo de um metal líquidoé geralmente realizado por meio de uma instalação que compreende várioscomponentes refratários formando um canal entre dois vasos metalúrgicossucessivos. Estes componentes executam várias funções, a saber, transportedo metal líquido, proteção do metal líquido contra resfriamento e ataquequímico pela atmosfera circundante e, onde apropriado, regulagem da vazãodo metal líquido. Estes componentes podem ser, por exemplo, um bocalinterno geralmente suportado sobre uma sede de válvula integral com o fundodo vaso metalúrgico superior, um bocal de entrada submerso ou um capuz devazamento, um bocal coletor, ou as placas fixas ou móveis de uma válvula degaveta.
Nos anos recentes, considerável esforço tem sido despendidoem uma tentativa de atingir a máxima simplicidade dos vários componentesrefratários que formam o canal de vazamento. Assim, com uma visão parareduzir o número de superfícies de junta entre os componentes refratários(todas das quais são pontos de ingresso de ar em potencial), tem sido feitocrescente uso freqüente, por exemplo, de componentes pré-montados oucomponentes formados a partir de um único bloco, constituindo o bocalinterno e a placa superior fixa, disposta logo abaixo do bocal interno e contraa qual é colocada ou a placa móvel de uma válvula de gaveta ou a placa deum bocal de entrada submerso, substituível, (que pode formar uma instalaçãocom o bocal de entrada submerso ou formar um componente em peça únicacom o último). Tais componentes em peça única estão descritos, porexemplo, no pedido internacional de patente WO 88/06500.
São conhecidos vários dispositivos que tornam possível ouregular a vazão ou introduzir e substituir o bocal de entrada submerso sem seter que interromper a operação de lingotamento, ou até mesmo combinarestas duas operações. Esses dispositivos podem ser divididos em duascategorias: um primeiro tipo em que a placa superior fixa (quer forme ou nãouma instalação em peça única com o bocal interno) é pressionada para cima eretida na posição por meio de um dispositivo que atua sobre sua face superior(ver, por exemplo, a patente norte-americana US 4.573.616). Em geral, oempuxo ascendente é transmitido pelos componentes refratários dispostos ajusante (placa móvel de uma válvula de gaveta ou placa de bocal de entradasubmerso), os quais são eles mesmos pressionados para cima, diretamente ou,de outra maneira, por meio de vários mecanismos de mola. De acordo comum segundo tipo de dispositivo, a placa superior fixa é pressionada parabaixo e retida na posição por meio de um batente flexionado, contra o qual asuperfície inferior da placa superior fixa se apóia (ver, por exemplo, o pedidointernacional de patente WO 91/03339). Este batente fixo define então, deuma maneira extremamente precisa, um plano de referência, no qual desliza ocomponente refratário móvel, situado imediatamente a jusante da placasuperior fixa (placa móvel da válvula de gaveta ou placa associada a umbocal de entrada submerso). É conhecido que é necessário se fazer umaconexão perfeitamente impermeável a ar entre os diferentes componentesrefratários que constituem o canal de vazamento; por conseguinte, éimportante que a pressão, com a qual os componentes inferiores sãopressionados rumo à placa superior fixa, seja constante e seja capaz de serdefinida com grande precisão. Dado que o empuxo ascendente sobre estescomponentes é realizado por meio de um dispositivo operado por mola, aaltura relativa destes componentes é um parâmetro que pode influenciarconsideravelmente a pressão. Em dispositivos do primeiro tipo, as dimensõesde todos componentes refratários envolvidos têm tolerâncias muito estreitas,de modo que sua altura relativa na instalação empilhada formada por eles éprecisamente definida. No segundo tipo de dispositivo, as tolerânciasdimensionais, particularmente da placa superior fixa, não mais têm qualquerinfluência sobre a pressão exercida entre os vários componentes refratários,porque o plano de referência, contra o qual os componentes dispostos ajusante se apoiam, é definido independentemente da dita placa.
Conseqüentemente, este segundo tipo de dispositivo pode acomodarteoricamente placas superiores fixas (quer formem ou não uma instalação empeça única com o bocal interno) tendo tolerâncias substancialmente menosestritas e, por conseguinte, menos onerosas.
Na prática, todavia, as soluções mecânicas que permitem que aplaca superior fixa seja pressionada para baixo (contra o batente fixo que amantém em posição) não são totalmente compatíveis com o uso de placas queapresentam irregularidades dimensionais desnecessariamente grandes. Emparticular, mesmo se uma certa tolerância puder ser aceita na espessura, énecessário que a superfície superior da placa superior fixa seja perfeitamenteplana e paralela à superfície inferior. Um dos objetivos da presente invençãoé, por conseguinte, prover um dispositivo de travamento para a placa superiorfixa (quer forme ou não uma instalação em peça única com o bocal interno), oqual acomoda placas superiores fixas com amplas tolerâncias dimensionais.
Onde é feito uso de um bocal interno em peça única, tambémpode não ser fácil desmontar o mecanismo acima referido, quando aseqüência de vazamento está completa e quando é necessário realizar adesmontagem para facilitar operações de manutenção no dito mecanismo ousubstituir componentes refratários gastos ou recondicionar o vasometalúrgico superior para a próxima seqüência, na qual ele será empregado.
Com efeito, no fim da seqüência pode aparecer uma situação, em que metallíquido se solidifica no bocal interno e liga o último ao fundo do vasometalúrgico superior. No caso de uma instalação de placa superior fixa /bocal interno, isto não impõe um problema real, pois tudo o que é requerido éa separação destes dois componentes a fim de remover o mecanismo quedeixa o bocal interno cheio na parede de fundo do vaso metalúrgico superior.Com um bocal interno em peça única, isto não mais é possível, porque, comoindicado acima, a placa superior fixa ou é mantida no topo (dispositivos doprimeiro tipo) ou pressionada para baixo (dispositivos do segundo tipo). Emambos casos, a presença de um dispositivo que atua sobre a superfíciesuperior da placa fixa previne o desengatamento do mecanismo. Em adição, olimitado espaço disponível dificulta consideravelmente, ou até mesmoimpossibilita, operações para desmontar o dispositivo de retenção ou depressionamento para baixo da placa superior fixa.
O objetivo da presente invenção é precisamente um novodispositivo de travamento para o bocal interno, em que o último é mantidoseguramente e precisamente no local, na sede de válvula, mas que, todavia,permite a desmontagem simples e rápida do dispositivo de travamento. Emvirtude deste novo dispositivo, a regulação de fluxo ou o mecanismo dealteração de tubo ou o mecanismo que executa estas duas operações pode sermuito facilmente destacado do distribuidor.
De acordo com a invenção, o dispositivo de travamento incluipelo menos duas instalações, cada uma composta de um retentor que pivotaem torno de um eixo geométrico horizontal e provido com uma fenda querecebe uma sapata com forma geralmente cilíndrica, incorporando umasuperfície plana paralela ao eixo geométrico do dito cilindro, a dita sapatasendo capaz de pivotar para dentro da fenda. A sapata é disposta, porconseguinte, de modo deslizante ou deslizantemente somente na fenda doretentor.
Em virtude da presença da sapata de pivotamento, o contatoentre o retentor e a superfície do bocal interno suportando-se sobre o ditoretentor é estabelecido, automaticamente e sem a intervenção de operador,com a parte plana da sapata, orientada em um plano paralelo a uma superfíciesuperior da placa do bocal interno. Isto resulta em aperto substancialmentemelhorado do bocal sem a geração de grandes esforços no bocal interno. Serátambém notado que o sistema de aperto, de acordo com a invenção, écomposto de várias instalações (retentor/sapata), as quais são totalmenteindependentes uma da outra, de modo que o dispositivo de travamento éadequado para bocais internos com tolerâncias muito amplas, e até mesmoonde as dimensões (espessura) variam de um lado para o outro de sua seçãotubular.
Preferivelmente, a fenda tem a forma geralmente cilíndrica eseu eixo geométrico está disposto a uma distância pelo menos maior do que oraio do dito cilindro. Desta maneira, a sapata é retida na fenda e somentepode ser removida através de uma abertura lateral. Em uma maneiraaltamente preferida, o eixo geométrico do cilindro é situado a uma distânciapouco ligeiramente maior (por exemplo, na ordem de 1 a 10%) do que o raiodo dito cilindro.
De acordo com uma forma de realização preferida, o retentorincorpora um orifício em uma direção ortogonal ao eixo geométrico da fenda,o orifício situando-se alinhado com a superfície da fenda, e a sapataincorpora uma fenda em uma direção ortogonal a seu eixo geométrico e comtamanho similar ao orifício no retentor, esta fenda sendo situada oposta àparte plana da sapata. Desta maneira, por meio da introdução de um elementocom forma geralmente tubular, tal como uma chaveta ou um parafuso, atravésdo orifício de retentor e fenda de sapata, é prevenido o movimento lateral dasapata na fenda de retentor. Com efeito, tal movimento tem preferivelmenteque ser evitado, pois ele poderia resultar na queda da sapata enquanto omecanismo está sendo manipulado.Pela mesma razão, a sapata é impedida de realizar ummovimento rotacional no interior da fenda. Com efeito, é preferível evitarrotação indevida da sapata, a qual, se a parte plana ficasse acidentalmenteposicionada no interior da fenda, não mais poderia se adaptarautomaticamente à superfície de contato do bocal interno.
O contato entre o retentor e a superfície do bocal suportando-se sobre o dito retentor é feito por meio de movimento de pivotamento doretentor em torno de um eixo geométrico horizontal. De acordo com umaforma de realização preferida, o movimento de pivotamento é induzido pormeio de um came, cuja parte excêntrica engaja em um rasgo no retentor depivotamento. Quando o came se move para dentro do rasgo, ele força oretentor a pivotar e, simultaneamente, causa com que a sapata gire no interiorda fenda do dito retentor, de modo que ela se adapta a uma superfíciesuperior da placa do bocal interno.
Vantajosamente, a face de suporte do came, destinada a fazercontato com o retentor, não é paralela ao eixo geométrico de rotação do came,de modo que as forças de cisalhamento ou de flexão no dito eixo geométricosão reduzidas.
De acordo com uma forma de realização da invenção, oretentor é mantido na posição simplesmente pelas forças de fricção entre ocame e o rasgo no retentor. De acordo com esta forma de realização, o came éforçado para dentro do rasgo de retentor, por exemplo, por meio de ummalhete. Como uma variante, é possível prover meios no componenteexcêntrico para permitir a provisão de uma haste de metal que estendesuficientemente o came, de modo que, por meio da operação da alavancaassim formada, o came pode ser forçado para dentro do rasgo. A remoção docame para liberar o retentor de pivotamento é realizada na seqüência inversa.
A presente invenção também se refere a um bocal interno empeça única, particularmente adaptado para uso com um tal dispositivo detravamento. O termo bocal interno em peça única designa um bocalinterno/instalação de placa superior fixa (esta sendo a placa dispostaimediatamente abaixo do bocal interno e contra a qual é colocada ou a placamóvel de uma válvula de cursor ou a placa de um bocal de entrada submerso,substituível.), formado a partir de um único bloco. O bocal interno em peçaúnica, de acordo com a invenção, é composto assim de uma parte tubular quedefine um canal de vazamento e de uma parte ou placa plana que provêcontato com o componente a jusante do canal de vazamento. A característicado bocal de acordo com a invenção é que a placa é geralmente conformadacomo um prisma, o qual pode ser definido por suas bases conformadas comopolígono e a superfície prismática que elas interceptam perpendicularmente,as ditas bases conformadas como polígono compreendendo uma basesuperior, cujo deslocamento dentro da superfície prismática define a interfacecom a parte tubular e uma base inferior, paralela à base superior e, emqualquer lado da base superior, dois lados que formam um ângulo obtusocom a base superior.
Esta forma particular do bocal interno em peça única éparticularmente vantajosa por várias razões. Em primeiro lugar, ela permite afixação muito precisa e rápida do bocal interno. De acordo com uma forma derealização particular da invenção, é possível, com efeito, travar um dosretentores na posição fechada e deslizar o bocal contra este retentor, de modoque a sapata de pivotamento se apóia perfeitamente sobre a superfícieinclinada do bocal e imobiliza o último no deslocamento horizontal, em umaposição perfeitamente definida. O retentor oposto pode ser então fechadopara completar o aperto do bocal, sem se ter que mover ainda mais o último.
Uma outra vantagem considerável, conferida pela formaoriginal do bocal em peça única, é que os retentores de pivotamento sedobram em afastamento, automaticamente, sem requererem intervençãohumana durante a desmontagem do dispositivo de troca de tubo oudispositivo de regulação. Após a soltura dos retentores (por exemplo, pormeio do desengatamento dos carnes), é suficiente abaixar o dito dispositivo eos retentores simplesmente se movem em afastamento por meio dopivotamento em torno seu eixo geométrico. Pode ser facilmente entendidoque um tal efeito não poderia ser obtido com um bocal interno em peça única,no qual a superfície superior da placa é perfeitamente horizontal. Neste caso,o retentor teria, com feito, que pivotar através de um grande ângulo, a fim dedesengajar da placa e um espaço considerável teria que ser provido entre aplaca e a parede de fundo do vaso metalúrgico, para esta finalidade. Emqualquer caso, a distância entre dois vasos metalúrgicos sucessivos égeralmente limitada e tal espaço raramente é disponível.
Além disto, uma vantagem adicional, associada com apresença das superfícies inclinadas da placa do bocal interno, é que as forçascompressivas, exercidas pelo dispositivo de travamento, são orientadas parauma região da face inferior da placa do bocal interno, localizada em torno docanal de vazamento, esta sendo uma área na qual é indispensável assegurar omaior possível contato impermeável a ar entre os elementos refratários. Estasforças compressivas têm o efeito de redução do aparecimento de fissurasnesta região ou, se tais fissuras apesar disto aparecem, a prevenção de queelas se ampliem ou se propaguem.
O polígono mais simples que corresponde à definição dadaacima é um trapézio. Todavia, é geralmente preferido evitar arestas agudasque podem se quebrar facilmente. Por conseguinte, de acordo com uma formapreferida da nervura, as bases poligonais incluem pelo menos dos ladosadicionais, de modo que os polígonos não têm quaisquer ângulos agudos.Preferivelmente, estes lados adicionais são substancialmente perpendicularesà base inferior, de modo que o bocal interno pode simplesmente deslizar até obatente projetado para retê-lo verticalmente e, assim, que ele se apóia sobre oúltimo com a área superficial máxima disponível.De acordo com uma outra forma de realização, as arestas quecorrespondem às bases superiores de cada uma das bases poligonais doprisma são também truncadas. Desta maneira, é possível reter o bocal internocom quatro retentores de pivotamento, o que é vantajoso na medida em quequalquer movimento relativo entre o bocal interno e o mecanismo é evitado.
Nesta forma de realização, a placa pode ser representada por umparalelepípedo encimado por uma pirâmide com uma base retangular ouquadrada, truncada em um plano paralelo a esta base. Todavia, por razões deconveniência, a forma deste tipo de placa será referida pelo termo geral deprisma (com arestas truncadas).
Vantajosamente, a placa do bocal interno é não simétrica, demodo que existe somente uma posição de aperto do bocal contra omecanismo. O fato de que existe somente uma posição de aperto éparticularmente vantajosa quando o bocal interno tem que ser conectado comum sistema de fornecimento de gás ou sistema para a injeção de um agenteselante em um fluido transportador, como descrito, por exemplo, nos pedidosinternacionais de patente WO 98/17420 e WO 98/17421. Esta não simetria daplaca do bocal interno pode ser atingida, por exemplo, pelo uso de uma placageralmente conformada como um prisma, cujas bases poligonais sãopolígonos irregulares. Todavia, de acordo com uma forma preferida, a nãosimetria da placa é atingida por meio da modificação da forma de seus cantos,por exemplo, truncando-se os mesmos ou fazendo-os com formaarredondada. Vantajosamente, a não simetria da placa é realizada pelo fato deque os cantos da placa são arredondados com um diferente raio de curvaturapara cada par.
Além disto, será notado que a combinação do dispositivo detravamento e do bocal interno em peça única, acima descrito, em virtude desua ação cooperativa, proporciona uma vantagem particularmente importante.Com efeito, até agora foi invariavelmente indispensável equipar bocaisinternos em peça única com um invólucro ou carcaça de metal. Em primeirolugar, a carcaça de metal facilita a distribuição dos esforços impostos pelosdispositivos de aperto sobre uma maior área superficial, deste modo evitandoa geração de esforços localizados no material refratário, e, em segundo lugar,pelo uso de carcaças pré-fabricadas de dimensões possíveis é possível, poralguma extensão, acolher certas tolerâncias. Todavia, a presença destacarcaça não é desejável na medida em que ela acarreta custos adicionais deprodução (da carcaça propriamente dita, de equipagem, uso de cimento, etc.).
Em virtude da presente invenção, é possível usar bocaisinternos em peça única que não são acompanhados por um tal carcaça deproteção. De fato, foi verificado que a presença da parte plana na sapata depivotamento, de auto-ajuste, permite que um contato do tipo de superfícieseja estabelecido entre a placa e retentor, em todos casos. Por conseguinte, afunção da carcaça como um distribuidor de tensões não é mais requerida.Similarmente, o dispositivo de travamento permite o uso de componentesrefratários que têm muito mais amplas tolerâncias dimensionais. Porconseguinte, a função da carcaça na compensação de certas tolerâncias não émais requerida.
Para facilitar uma melhor compreensão da invenção, esta seráagora descrita com referência às figuras que ilustram formas de realizaçãoparticulares da invenção, sem todavia, limitar de qualquer maneira, ainvenção.
Nestas figuras, a figura 1 mostra uma seção de cortetransversal de um mecanismo de troca de tubo, fixado sob o fundo de umdistribuidor de lingotamento contínuo, incorporando o dispositivo detravamento de bocal interno de acordo com a presente invenção. A figura 2mostra uma vista ampliada da figura 1, mostrando os detalhes do dispositivode travamento. A figura 3 mostra uma vista de cima sobre o dispositivo detravamento. A figura 4 mostra respectivamente uma vista seccional axial deum bocal interno de acordo com a invenção.
Nas figuras 1 e 2 está ilustrada a parede de fundo 1 de umdistribuidor (não mostrado), penetrada por um bocal interno em peça única 2,suportado em uma sede de válvula 3 e formando um canal 4 para ovazamento de metal líquido para dentro de um molde de lingotamentocontínuo ou lingoteira (não mostrado). Embora isto nem sempre seja o caso, aparte inferior do bocal interno 2 pode ser equipado com uma carcaça de metal5 (ver a figura 4). O bocal interno 2 é composto de uma parte tubular 6 e deuma placa 7, cuja face inferior 7' provê um contato superficial com ocomponente a jusante 8 do canal de vazamento 4. Neste caso, o componentediretamente a jusante do bocal interno é um bocal de entrada submerso 8,cuja extremidade inferior é inserida no banho de metal líquido na lingoteira.
Um dispositivo de troca de tubo 9 está também mostradoesquematicamente, o qual é usado para substituir um bocal de entradasubmerso 8, gasto, por um novo bocal de entrada submerso sem se ter queinterromper as operações de lingotamento. O bocal interno 2 é mantido naposição e retido em relação ao dispositivo de troca de tubo 9 por meio de umdispositivo de travamento que inclui um retentor 10 que pivota em torno deum eixo geométrico horizontal 11. O retentor de pivotamento 10 incorporauma fenda 12, apta a receber uma sapata 13 capaz de realizar, pelo menosparcialmente, um movimento rotacional na fenda 12. A sapata depivotamento 13 incorpora uma superfície plana 14. Quando o retentor semove para a posição fechada, a sapata de pivotamento 13 executa então ummovimento rotacional na fenda 12, de modo que a parte plana 14 da sapataassume uma orientação em um plano paralelo à superfície superior da placa 7do bocal interno. O retentor 7 se move para a posição retida sob o efeito derotação do came 15 que pivota em torno de um eixo geométrico vertical 16. Aextremidade inclinada 50 da parte excêntrica do came 15 engaja em um rasgo20 no retentor IOe causa com que o último se incline à medida que se moveao longo do rasgo 20.
Um orifício 17 está também ilustrado no retentor 10, alinhadocom a superfície da fenda 12. Uma fenda 18 na sapata de pivotamento 13 estátambém mostrada. A inserção de uma chaveta 19 (não mostrada) no orifício17 e fenda 18 previne o movimento translacional e reduz a rotação da sapatade pivotamento 13 na fenda 12.
A figura 3 provê uma melhor compreensão do dispositivo detravamento propriamente dito. Esta figura mostra a placa 7 do bocal interno 2em contato com os dois retentores 10 que pivotam em torno dos eixosgeométricos horizontais 11, dispostos em cada lado do bocal 2. A fenda 13 ea sapata de pivotamento 13 não são visíveis nesta figura. Sob o efeito de ummovimento rotacional, em torno de seu eixo 16, do came 15 (cuja face deapoio 50 no retentor 10 é inclinada em relação ao eixo geométrico 16), queengaja no rasgo 20 do retentor 10, o último é forçado para se inclinar, demodo que a sapata 13 pi vota na fenda 12 e se apóia firmemente contra umasuperfície superior da placa 7 do bocal interno.
A figura 4 mostra um bocal em peça única 2 incluindo umaparte tubular 6 e uma placa 7. A parte inferior do bocal é encerrada em umacarcaça de metal 5. A figura mostra uma vista diretamente sobre uma dasbases poligonais do prisma que geralmente define a placa 7. Este polígonoinclui uma base inferior 21 (na qual as linhas da superfície prismática que seapóia sobre ela formam a face inferior 7'da placa), uma base superior 22 (naqual as linhas da superfície prismática que se apóia sobre ela formam umplano interceptando a junção entre a extremidade inferior da parte tubular 6 ea parte superior da placa 7) e, em qualquer lado da base superior, dois lados(23, 23') formando um ângulo obtuso (a) com a base superior (em que aslinhas da superfície prismática que se apóia sobre ela formam a superfície daplaca, contra a qual as sapatas de pivotamento 13 do retentor 10 são levadas ase encostarem). Para evitar a presença de arestas agudas (ângulo a), a baseinferior 21 é conectada com os lados inclinados 23, 23' por meio de ladosintermediários 24, 24' substancialmente perpendiculares à base inferior 21.
A figura 3 também ilustra o bocal 2, em que a parte tubular 6 ea placa 7 estão mostradas. Os cantos 25, 25' são arredondados com um raiode curvatura diferente do raio de curvatura dos cantos arredondados 26, 26',de modo que existe somente uma posição na qual o bocal 2 pode ser montadona parede de fundo 1 do distribuidor.REFERÊNCIAS
1. Parede de fundo do distribuidor
2. Bocal interno
3. Sede de válvula
4. Canal de vazamento
5. Carcaça de metal
6. Parte tubular
7. Placa
7'. Face inferior de placa
8. Bocal de entrada submerso
9. Mecanismo de Troca de Tubo
10. Retentor
11. Eixo geométrico de pivotamento de retentor
12. Fenda de retentor
13. Sapata de pivotamento
14. Parte plana de sapata
15. Came
16. Eixo geométrico de pivotamento de came
17. Orifício de retentor
18. Fenda de sapata
19. Chaveta
20. Rasgo de retentor
21. Base inferior
22. Base Superfície
23, 23'. Lados inclinados
24, 24'. Lados intermediários
25, 25', 26, 26'. Cantos de placa
50. Extremidade inclinada do came

Claims (4)

1. Dispositivo de travamento para um bocal interno de um vasometalúrgico, incluindo em lados opostos do bocal interno, pelo menos duasinstalações, cada uma composta de um retentor (10) que pivota em torno de umeixo geométrico horizontal (11), caracterizado pelo fato de que o retentor (10) eprovido com uma fenda (12) que recebe uma sapata (13) com forma cilíndrica,incorporando uma superfície plana (14) paralela ao eixo geométrico do cilindro,sendo a sapata (13) capaz de pivotar dentro da fenda (12) para cooperar com oslados truncados de um bocal interno.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a fenda (12) no retentor (10) tem forma cilíndrica e o eixo geométricoda fenda (12) é disposto a uma distância da superfície do retentor pelo menosmaior do que o raio do cilindro.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que: o retentor (10) incorpora um orifício (17) em uma direção ortogonalao eixo geométrico da fenda (12), com o orifício (17) situando-se alinhado com asuperfície da fenda (12); e, a sapata (13) incorpora uma fenda (18) em uma direçãoortogonal a seu eixo geométrico e tem tamanho igual ao orifício (17) no retentor,estando a fenda (18) oposta à parte plana (14) da sapata (13), o orifício (17) doretentor e a fenda (18) da sapata sendo capazes de receber um elemento (19) comforma tubular.
4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o retentor (10) é provido com um rasgo (20), nointerior do qual engaja a extremidade inclinada (50) da parte excêntrica de umcame (15) que pivota em torno de um eixo geométrico vertical (16).
BRPI0117258-1A 2000-04-21 2001-04-20 dispositivo de travamento para um bocal interno de um vaso metalúrgico. BR0117258B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP00870078 2000-04-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR0117258B1 true BR0117258B1 (pt) 2010-09-21

Family

ID=8175733

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0110156-0A BR0110156B1 (pt) 2000-04-21 2001-04-20 bocal interno em peça única para um vaso metalúrgico.
BRPI0117258-1A BR0117258B1 (pt) 2000-04-21 2001-04-20 dispositivo de travamento para um bocal interno de um vaso metalúrgico.

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0110156-0A BR0110156B1 (pt) 2000-04-21 2001-04-20 bocal interno em peça única para um vaso metalúrgico.

Country Status (23)

Country Link
US (1) US6772922B2 (pt)
EP (1) EP1289696B1 (pt)
JP (1) JP4602630B2 (pt)
KR (1) KR100817697B1 (pt)
CN (1) CN1247351C (pt)
AR (1) AR028344A1 (pt)
AT (1) ATE295241T1 (pt)
AU (2) AU5204901A (pt)
BR (2) BR0110156B1 (pt)
CA (1) CA2411170C (pt)
CZ (1) CZ304439B6 (pt)
DE (1) DE60110784T2 (pt)
DZ (1) DZ3300A1 (pt)
EA (1) EA003517B1 (pt)
ES (1) ES2238435T3 (pt)
MX (1) MXPA02010373A (pt)
PL (1) PL197788B1 (pt)
PT (1) PT1289696E (pt)
SK (1) SK287604B6 (pt)
TW (1) TW553788B (pt)
UA (1) UA73565C2 (pt)
WO (1) WO2001081028A1 (pt)
ZA (1) ZA200207842B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AUPQ056099A0 (en) * 1999-05-25 1999-06-17 Silverbrook Research Pty Ltd A method and apparatus (pprint01)
US7999964B2 (en) * 1999-12-01 2011-08-16 Silverbrook Research Pty Ltd Printing on pre-tagged media
EP1439016A1 (fr) * 2003-01-20 2004-07-21 Vesuvius Group S.A Tube de coulée, dispositif de clamage d'un tube de coulée et installation de coulée
JP4669888B2 (ja) * 2008-01-16 2011-04-13 品川リフラクトリーズ株式会社 浸漬ノズル支持交換機構
PL2269751T3 (pl) * 2009-07-01 2011-09-30 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co Kg Wylew kadziowy
EP2386368A1 (fr) * 2010-03-19 2011-11-16 Vesuvius Group S.A Busette interne pour le transfert de métal liquide contenu dans un récipient, système de clamage de cette busette et dispositif de coulée
EP2371471A1 (fr) 2010-03-19 2011-10-05 Vesuvius Group S.A Busette interne pour le transfert de métal liquide contenu dans un récipient métallurgique et dispositif de transfert de métal liquide.
KR101037405B1 (ko) * 2010-08-23 2011-05-30 박익로 스포이트가 체결된 생체 의료용 전극
CN101966582B (zh) * 2010-10-28 2012-07-04 黄石市火炬科技实业有限责任公司 一种具有通氩功能的连铸中间包快换水口装置
EP2692463B1 (en) * 2011-03-30 2016-03-02 Krosakiharima Corporation Plate fixing structure and plate
CH704928B1 (de) * 2011-05-06 2023-10-13 Stopinc Ag Vorrichtung zum Befestigen eines Lochsteins sowie Lochstein.
CN106111969A (zh) * 2016-08-31 2016-11-16 芜湖新兴铸管有限责任公司 一种连铸大包长水口自动垂直装置
CN109877307B (zh) * 2017-11-10 2021-11-02 维苏威集团有限公司 自锁式内管口系统
UA123573U (uk) * 2017-11-10 2018-02-26 Товариство З Обмеженою Відповідальністю "Шеффілд Рефракторіс Україна" Стакан-дозатор для розливання металів і сплавів
KR102171088B1 (ko) * 2018-10-31 2020-10-28 주식회사 포스코 용융금속 공급장치 및 용융금속 공급방법
JP2024522202A (ja) * 2021-07-07 2024-06-11 黒崎播磨株式会社 浸漬ノズル交換装置及び上ノズル

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1414526A (en) * 1973-03-14 1975-11-19 Flogates Ltd Cementing inner nozzle
US4573616A (en) * 1982-05-24 1986-03-04 Flo-Con Systems, Inc. Valve, clamp, refractory and method
US4526304A (en) 1983-05-16 1985-07-02 Allied Corporation Apparatus for rapid changing of nozzles
GB8704764D0 (en) * 1987-02-28 1987-04-01 Thor Ceramics Ltd Tubular refractory product
JPH0237491Y2 (pt) * 1987-08-26 1990-10-11
US5044533A (en) * 1990-10-01 1991-09-03 Flo-Con Systems, Inc. Clamp for bandless refractory and method
US5052598A (en) 1989-03-03 1991-10-01 Flo-Con Systems, Inc. Sliding gate valve method and replaceable retractories
CH683969A5 (de) * 1991-07-12 1994-06-30 Stopinc Ag Feuerfeste Verschlussplatte am Ausguss eines Metallschmelze enthaltenden Gefässes.
JP2626941B2 (ja) * 1992-03-26 1997-07-02 技研株式会社 形材の分離搬出装置
DE9408700U1 (de) * 1993-07-06 1994-09-08 Stopinc Ag, Baar Vorrichtung zum Anschließen und Wechseln eines Gießrohres an ein Metallschmelze enthaltendes Gefäß
JPH1047483A (ja) * 1996-08-06 1998-02-20 Haniyuuda Tekko:Kk 圧力容器のシール構造
JPH1077792A (ja) * 1996-09-02 1998-03-24 Nkk Corp 2方向コッター式継手金具の自動はずれ止め方法とその装置

Also Published As

Publication number Publication date
PL358054A1 (en) 2004-08-09
ATE295241T1 (de) 2005-05-15
WO2001081028A1 (en) 2001-11-01
ES2238435T3 (es) 2005-09-01
JP4602630B2 (ja) 2010-12-22
EP1289696A1 (en) 2003-03-12
PT1289696E (pt) 2005-09-30
EA003517B1 (ru) 2003-06-26
CN1247351C (zh) 2006-03-29
ZA200207842B (en) 2003-09-30
DE60110784T2 (de) 2006-05-04
CN1424949A (zh) 2003-06-18
BR0110156B1 (pt) 2009-05-05
BR0110156A (pt) 2002-12-31
CA2411170A1 (en) 2001-11-01
KR100817697B1 (ko) 2008-03-27
TW553788B (en) 2003-09-21
DZ3300A1 (fr) 2001-11-01
AU5204901A (en) 2001-11-07
UA73565C2 (uk) 2005-08-15
US20030102611A1 (en) 2003-06-05
DE60110784D1 (de) 2005-06-16
CA2411170C (en) 2009-06-30
KR20030003729A (ko) 2003-01-10
EP1289696B1 (en) 2005-05-11
MXPA02010373A (es) 2003-04-25
EA200201009A1 (ru) 2003-02-27
SK14782002A3 (sk) 2003-09-11
US6772922B2 (en) 2004-08-10
PL197788B1 (pl) 2008-04-30
JP2003531012A (ja) 2003-10-21
CZ304439B6 (cs) 2014-05-07
AU2001252049B2 (en) 2004-12-23
SK287604B6 (sk) 2011-03-04
AR028344A1 (es) 2003-05-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0117258B1 (pt) dispositivo de travamento para um bocal interno de um vaso metalúrgico.
KR960015336B1 (ko) 연속 주조 주형에 선행 배치된 주입관
AU2001252049A1 (en) One-piece inner nozzle and clamping device for holding such a nozzle
CA2123253A1 (en) Well block centering tool
US4687186A (en) Gripping device for a wearing element
US20140103080A1 (en) Chop gate and nozzle
BR0208910B1 (pt) conjunto de válvula de gaveta.
BR112012022121B1 (pt) Armação para um dispositivo para conter e trocar placas para lingotar metal fundido e conjunto de dispositivo de pressionamento e de uma armação
TW477734B (en) Clamp for a clamping device and process for clamping a plate
US6092701A (en) Fireproof plate and a clamping device for a sliding gate at the outlet of a vessel containing molten metal
AU2009317592A1 (en) Ladle pipe for liquid metal casting plant
BR112012022126B1 (pt) Dispositivo para conter e substituir uma placa de lingotamento, conjunto de uma placa de lingotamento e um dispositivo para conter e substituir uma placa de lingotamento, revestimento metálico, placa de lingotamento e método para produzir uma placa
JPS5841142B2 (ja) 溶融金属の流れを制御する摺動ゲ−ト閉鎖機構
JP2000318754A (ja) ノズル
JP2003225757A (ja) 溶融金属搬送容器
JP4648564B2 (ja) マンホールの断熱方法およびその装置
JP2554124Y2 (ja) スライドバルブ装置の浸漬ノズル強制押下げ機構
KR950005276Y1 (ko) 주형동판 기울기 측정장치
US4821790A (en) Apparatus for pouring molten metal
EP1085112A3 (en) Method of fabricating a single crystal
KR960001355Y1 (ko) 연주기용 턴디쉬의 센(sen) 보온장치
JPS599715Y2 (ja) 噴霧機用タンク
JP2001225314A (ja) L形ブロックの型枠
CN111326475A (zh) 晶圆基座安装工具
JP2005169446A (ja) 容器

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/04/2001, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: VESUVIUS USA CORPORATION (US)

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 20.04.2021