PT923298E - Processo para o revestimento de enchidos de longa duracao e queijos duros - Google Patents

Processo para o revestimento de enchidos de longa duracao e queijos duros Download PDF

Info

Publication number
PT923298E
PT923298E PT97936692T PT97936692T PT923298E PT 923298 E PT923298 E PT 923298E PT 97936692 T PT97936692 T PT 97936692T PT 97936692 T PT97936692 T PT 97936692T PT 923298 E PT923298 E PT 923298E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
sausages
coating
polyamide
aqueous
Prior art date
Application number
PT97936692T
Other languages
English (en)
Inventor
Heinz Stemmler Jr
Andreas Stemmler
Original Assignee
Heinz Stemmler Jr
Andreas Stemmler
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Heinz Stemmler Jr, Andreas Stemmler filed Critical Heinz Stemmler Jr
Publication of PT923298E publication Critical patent/PT923298E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L77/00Compositions of polyamides obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C13/00Sausage casings
    • A22C13/0013Chemical composition of synthetic sausage casings
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • A23C19/14Treating cheese after having reached its definite form, e.g. ripening, smoking
    • A23C19/16Covering the cheese surface, e.g. with paraffin wax
    • A23C19/163Covering the cheese surface, e.g. with paraffin wax with a non-edible liquid or semi-liquid coating, e.g. wax, polymer dispersions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L93/00Compositions of natural resins; Compositions of derivatives thereof
    • C08L93/02Shellac

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • Packging For Living Organisms, Food Or Medicinal Products That Are Sensitive To Environmental Conditiond (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • Polyamides (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
PROCESSO PARA O REVESTIMENTO DE ENCHIDOS DE LONGA DURAÇÃO E
QUEIJOS DUROS A invenção refere-se a um processo para o revestimento de produtos alimentares, que são seleccionados de entre enchidos de longa duração, que apresentam um invólucro feito de tripa natural ou artificial, e de queijos duros, com uma composição de goma-laca/poliamida compreendendo goma-laca e poliamida em solução aquosa-etanólica, bem como aos produtos alimentares obtidos pelo processo de acordo com a invenção, revestidos com a composição de goma-laca-poliamida.
Os enchidos de longa duração correntes (=enchidos crus) apresentam, apesar do seu invólucro de tripa natural ou artificial, a desvantagem de, devido a uma perda de suco de carne através do invólucro de tripa, resultar uma perda de peso mensurável. Como resultado, estes artigos de charcutaria distinguem-se por apresentarem uma superfície oleosa. Além disso, dependendo do tempo de duração usual, acontece que um revestimento insuficiente, neste aspecto, dá lugar a uma coloração irregular na secção transversal do enchido envolvido pelo revestimento, de dentro para fora do enchido, a qual, especialmente ao cortar o enchido, na forma de orlas de larguras maiores ou menores, se torna nitidamente visível na zona próxima do revestimento. Esta formação de orlas é muitas vezes imediatamente reconhecível nos salames e fica muitas vezes ainda mais reforçada depois do corte.
Os queijos duros são normaimente revestidos com uma camada de parafina, para lhes conferir resistência. Esta, no entanto, torna-se ao fim de algum tempo friável e quebradiça, pelo que o objectivo de conferir resistência ao queijo duro deixa de ser alcançado. Além disso, surge muitas vezes, apesar do revestimento, a formação de orlas no queijo por ele envolvido.
Constitui assim um objecto da presente invenção, proporcionar um processo para o revestimento da superfície de enchidos de longa duração, bem como de queijos duros, com uma composição de revestimento, que resulta num revestimento uniforme, liso, transparente e suficientemente elástico, que impede o aparecimento das desvantagens 1 acima mencionadas. Além disso, este revestimento deverá estar bem aderente à superfície dos produtos alimentares referidos. O processo deverá ser simples e económico e prover, de forma completa e permanente, os referidos produtos alimentares com este revestimento.
Verificou-se agora que este objectivo é alcançado por meio de uma composição que contém, em solução aquosa-etanólica (a) 1-99 % em peso de goma-laca e (b) 99-1 % em peso de pelo menos uma poliamida solúvel em etanol aquoso, sempre em referência às quantidades totais de (a) e (b).
Em pormenor, a invenção refere-se a um processo para o revestimento de produtos alimentares, seleccionados de entre enchidos de longa duração, que apresentam um invólucro feito de tripa natural ou artificial, e de queijos duros, com um revestimento uniforme, permanente, de uma composição que compreende (a) 1-99% em peso de goma-laca e (b) 99-1% em peso de pelo menos uma poliamida solúvel em etanol aquoso, através do tratamento da superfície dos enchidos ou queijos com uma composição que compreende, em solução aquosa-etanólica (a) 1 -99 % em peso de goma-laca e (b) 99-1 % em peso de pelo menos uma poliamida solúvel em etanol aquoso, sempre em referência às quantidades totais de (a) e (b) A composição pode ser utilizada para o revestimento de enchidos de longa duração, que apresentam um invólucro de tripa natural ou artificial, e de queijos, resultando enchidos de longa duração, que apresentam, por cima do invólucro de tripa natural ou artificial, um revestimento permanente, uniforme, liso, transparente e elástico, que compreende goma-laca e poliamida e que está firmemente aderente ao revestimento de tripa natural ou artificial. O mesmo se aplica para o revestimento de queijos duros, em que o revestimento é colocado directamente sobre a superfície do queijo duro, anteriormente não revestido.
Numa forma de realização preferida, a invenção refere-se ao revestimento completo, ou seja à aplicação do revestimento sobre a superfície externa total dos referidas enchidos de longa duração e queijos duros. 2
Por enchidos de longa duração (=enchidos crus) que se podem revestir, entendem-se todos os tipos de enchidos crus (enchidos duros), desde os macios aos duros, em especial o “Rugenwalder Teewurst" (enchido cru macio), salame ou salame de cozer (enchido cru, duro).
Como tipos de queijo duro podem-se utilizar todos os tipos de queijo duro conhecidos.
Como goma-laca de acordo com a invenção pode-se utilizar, em princípio, qualquer goma-laca vulgar no comércio. Prefere-se, no entanto, goma-laca a que foi removida a cerca e descorada com carvão activado. a goma-laca é muito solúvel em álcool, em especial etanol ou etanol aquoso. Como exemplos de goma-laca utilizáveis no âmbito da invenção podem-se referir em particular aqueles a que foi removida a cera e os que apresentam pontos de fusão na gama 65-85 °C, um número de saponificação de 180-240 e um conteúdo de cera de até 0,5% em peso, de preferência um máximo de 0,2% em peso.
As poliamidas solúveis em etanol aquoso são poliamidas lineares, sintéticas, que são desde há muito conhecidas e estão disponíveis no mercado. Estas poliamidas são bastante solúveis em álcool, por exemplo etanol, em especial misturas de etanol-água (por exemplo etanoliágua 80:20 em partes em peso), ou seja em parte em quantidades de até 50% em peso. Por "solúvel em etanol" ou "solúvel em etanol aquoso", entendem-se as poliamidas que à temperatura de ebulição (1013 mbar, pressão normal) do etanol, ou de uma mistura de etanol/água, são solúveis a pelo menos 5% em peso.
Em pormenor, as poliamidas solúveis em etanol aquoso são polímeros que são constituídos por (a) (i) pelo menos uma di-, tri-, tetra- ou pentamina C2-Ci8, de preferência C4-C12, alifática, C4-C18 cicloalifática, C6-C18 aromática ou alquilaromática, que pode ser substituída em pelo menos um átomo de azoto com um grupo alquilo de cadeia linear, ramificado, cíclico ou cicloalifático com até 8 átomos de carbono, ou um grupo alquilenoxi CrCs-alquiloCrCe, (ii) pelo menos um ácido dicarbónico C4-C12 alifático ou C8-C2o aromático ou ácido gordo dimérico C2S-C44 e eventualmente 3 (iii) pelo menos ácido aminocarbónico saturado, de cadeia linear, de preferência um ácido ω-aminocarbónico que contém de 4 a 20 átomos de carbono, em que o grupo amino pode ser substituído com um substituinte, como descrito em (a), ou (b) ácidos aminocarbónicos definidos em (a) (iii) sozinhos, ou também os seus derivados adequados para a formação de amidas.
Exemplos de derivados adequados para a formação de amidas são em especial os ésteres, nitrilos, anidridos, lactamas, sais e aductos (por exemplo aducto de diamina/diácido) dos compostos acima referidos, desde que existentes.
Exemplos típicos de diaminas são a etilenodiamina, tetra-, penta-, hexa-, octa-, ou decametilenodiamina, 1,2-, 1,3-, ou 1,4-xililenodiamina.
Exemplos típicos de ácidos dicarbónicos são o ácido succínico, glutárico, adípico, pimélico, extraído do sobreiro, azealínico, sebácico, nonan-, decan-, undecan- e dodecandicarbónico. Também se podem referir o ácido ciclohexano-, 1,2-, 1,3- ou 1,4-diacético, ácido isoftálico ou ácido tereftálico.
Exemplos típicos de ácidos aminocarbónicos são os ácidos ω-aminocarbónicos, em especial o ácido 6-aminocapróico, 7-aminoheptanóico, 12-aminoestearínico ou 4-aminociclohexanocarbónico.
Os grupos amino primários dos compostos acima referidos podem também ser simplesmente substituídos com grupos alquilo ou cicloalquilo, que, de preferência, não contêm mais de 6 átomos de carbono. Podem-se referir em especial os grupos metilo, etilo, propilo, isopropilo, butilo, tert.butilo-, amilo ou ciclohexilo.
Os ácidos gordos diméricos são, em especial, os que se obtêm por dimerização de óleo de soja, óleo de linhaça e outros ácidos gordos, que se obtêm a partir dos seus glicéridos.
De preferência, a razão molar entre a diamina (i) e o ácido dicarbónico (ii) é de 1:1 e a razão molar entre a diamina e o ácido ω-aminocarbónico (quando presentes) pode ser entre 4:1 e 1:20. 4
Todos os tipos de poliamida acima referidos de entre as poliamidas solúveis em etanol aquoso, as suas propriedades e processos para a sua preparação são conhecidos na literatura. Em pormenor, citam-se, no entanto, as patentes US 2,285,009, US ,320,088, US 2,388,035, US 2,393,972 e a US 2,450,940, cuja publicação é aqui incorporada exclusivamente a título de referência. Preferem-se em especial as poliamidas comercializadas com a marca Elvamide® (produto comercializado pela firma Du Pont), em especial a Elvamide® 8063.
De preferência, a composição de acordo com a invenção compreende 99 a 10 % em peso de goma-laca (a) e 1 a 90 % em peso de poliamidas solúveis em etanol aquoso (b), preferindo-se especialmente 98,5 a 70 % em peso de goma-laca (a) e 30 a 1,5 5 em peso de poliamidas solúveis em etanol aquoso (b), sempre em referência às quantidades totais de goma-laca e poliamida [(a) + (b)]. A concentração (a + b) de goma-laca (a) e poliamida (b) na solução aquosa-etanólica de acordo com a invenção, após a solubilização e separação dos componentes tendo em consideração a viscosidade desejada da solução, situa-se entre 1 e 60 % em peso, de preferência 10 a 50 % em peso, muito preferencialmente 20-40 % em peso. Para o revestimento com camadas de espessuras muito reduzidas, sobre os enchidos de longa duração, são utilizadas concentrações menores, para o revestimento de queijos duros podem-se utilizar concentrações mais elevadas, a fim de se conseguirem camadas de maior espessura. Para isso a concentração em poliamida e goma-laca na solução pode ir até 60 % em peso. A solução aquosa-etanólica, em que, de acordo com a invenção, goma-laca e a poliamida são dissolvidos, contém pelo menos 50 % em peso, de preferência pelo menos 70 % em peso e, muito preferencialmente, 75 a 98 % em peso de etanol. A concentração de etanol é dependente essencialmente da razão de solubilidade da poliamida e pode ser ajustada conforme as necessidades pelo perito na técnica
Pode-se obter uma composição especialmente preferida misturando uma solução etanólica de goma-laca de 40-60 % em peso, em especial 45-55 % em peso (mais de 99 % em peso de etanol) com uma solução aquosa-etanólica a 10-20 % em peso, em especial 12-18 % em peso (etanohágua cerca de 75:25 % -partes em peso) de poliamida, 5 em especial Elvamide® 8063 em proporção em peso de 1:20 a 20:1, de preferência de 1:10 a 10:1, preferindo-se especialmente 1:1. A composição de acordo com a invenção pode ainda conter na solução aquosa-etanólica até 20% em peso, especialmente até 15% em peso, de corantes e/ou pigmentos, por exemplo dióxido de titânio ou óxido de ferro, ou, em especial para queijos duros, os pigmentos amarelo e vermelho. A composição de acordo com a invenção pode ser obtida por dissolução dos componentes individuais em etanol aquoso, ou por mistura de cada solução (etanólica ou aquosa-etanólica) dos componentes individuais. Pode dar-se o caso de a solução aquosa-etanólica necessitar de ser aquecida, de preferência com agitação, a fim de dissolver completamente os componentes individuais. Eventualmente, pode também utilizar-se a solução aquecida para o revestimento dos produtos alimentares.
De acordo com o processo da invenção para revestimento de enchidos de longa duração, que apresentam um invólucro de tripa natural ou artificial, e de queijos, a superfície destes produtos alimentares é tratada com a solução aquosa-etanólica de acordo com a invenção. Este tratamento pode ser feito aspergindo ou untando os enchidos ou queijos com a solução aquosa etanólica de acordo com a invenção, eventualmente aquecida, ou mergulhando os enchidos ou os queijos na mesma
Após este tratamento, deixam-se os enchidos ou queijos tratados secar ao ar, formando-se uma camada contendo goma-laca e poliamida sobre o invólucro de tripa natural ou artificial do enchido de longa duração ou sobre o queijo duro, a qual contém na sua composição de goma-laca/poliamida, a composição de goma-laca/poliamida da solução aquosa-etanólica respectlva, utilizada.
Após a aspersão, unção ou imersão do artigo pode-se deixar pingar a solução em excesso e podem-se fazer passar os artigos tratados por uma instalação de secagem adequada, em que o solvente é vaporizado na corrente de ar, a 10 a 50 °C, conforme o artigo em causa. O revestimento que permanece nos artigos trata-se de uma película uniforme que aderiu firmemente, mecanicamente estável e transparente, e que também está indicada para 6 superfícies lisas especialmente problemáticas, como por exemplo as dos “Riigenwalder Teewurst", apresentando-se de forma aderente, de aspecto liso duradouro e transparente.
Os enchidos de longa duração, bem como os queijos duros, obtidos por meio dos processos de acordo com a invenção podem apresentar uma película de protecção, com uma espessura da camada até 1 mm. Nos artigos de charcutaria são aplicadas, no entanto, camadas de espessura até 0,5 mm. de preferência até 0.2 m e muito preferencialmente até 0,1 mm, enquanto que, pelo contrário, no caso dos queijos duros, se aplica na superfície um revestimento de poliamida/goma-laca, cuja espessura é de até 0,7, de preferência até 0,5 e muito preferencialmente até 0,4 mm. A espessura mínima da camada é de 0,001 mm, de preferência de 0,005 mm, muito preferencialmente de 0,01 mm. A espessura das camadas referida pode ser alcançada através do ajuste das concentrações de poliamida/goma-laca correspondentes da solução aquosa-etanólica e portanto, da viscosidade da solução. Esta deve, no entanto, ser decidida para cada caso particular e depende essencialmente do artigo a ser revestido. A combinação de goma-laca com poliamida para o revestimento dos produtos alimentares acima referidos tem, em relação ao revestimento do produto alimentar com películas apenas de solução de poliamida, a vantagem de a película de acordo com a invenção constituir uma "pele" aderente ao invólucro de tripa natural ou artificial da superfície do enchido, evitando-se assim uma contaminação da superfície do enchido no espaço entre a superfície do enchido e a película de poliamida. Em particular, sob condições de temperatura elevada observa-se uma variação de qualidade considerável nos produtos alimentares revestidos apenas com película de poliamida. Pela não adesão semelhante à de uma pele, resultante da utilização de uma película de apenas poliamida, pode verificar-se um aumento na quantidade de suco de carne entre o invólucro e a película de poliamida
Apenas com um revestimento de goma-laca não se consegue evitar uma variação não uniforme das cores dos enchidos e queijos envolvidos pelo revestimento (formação de orlas). 7
Os artigos de charcutaria e queijos revestidos de acordo com a invenção são substancialmente mais resistentes e também não apresentam após armazenamento mais prolongado a formação de orlas nos enchidos ou queijos envolvidos pelo revestimento. O revestimento adere bem à superfície do enchido ou queijo. A invenção descreve, através do exemplo seguinte o revestimento de um enchido cru, duro (salame). Os resultados obtidos no que respeita à perda de peso ao longo de um determinado período de tempo, bem como a formação de orlas e sabor, são idênticos, em proporção e qualidade, aos obtidos com o revestimento de outros enchidos de longa duração e queijos duros com a composição de acordo com a invenção. A invenção não se limita, portanto, a este exemplo concreto.
Exemplo
Para a realização do exemplo a seguir descrito, utilizou-se goma-laca (classificação E904, temperatura de fusão 65-85 °C, número de acidez 65-80, número de saponificação 180-240, teor em cera máximo de 0,2 % em peso, perda por secagem máxima de 2,0 % em peso, produto comercializado pela firma Wolff & Olsen, Hamburg) sob a forma de solução etanólica a 50% em peso (etanol >99 % em peso) (= solução L), a poliamida Elvamide® 8063 como solução aquosa-etanólica de cerca de 15% em peso (etanoliágua cerca de 75:25 em peso) (= solução E).
Para a preparação da solução aquosa-etanólica, compreendendo goma-laca e poliamida, misturam-se as soluções L e E em diferentes proporções em peso e estas são, eventualmente, ligeiramente aquecidas, até a solução estar isenta de turvação.
Como enchidos a revestir utilizaram-se salames frescos (enchidos crus com tripa artificial) de um mesmo produtor, com a mesma data de preparação e pesos equivalentes.
Os enchidos secos exteriormente foram mergulhados nas soluções alcoólicas e deixados a secar durante 2 horas, pendurados no laboratório à temperatura ambiente normal. Dois dos enchidos permaneceram não tratados, para comparação (comparação 1 e 2).
Por fim, os enchidos são embrulhados em papel celofane e armazenados em caixas de cartão. 8
Após 4,16 e 20 dias retiraram-se amostras de pesagem dos enchidos Apreciação dos enchidos
Os enchidos foram cortados e analisados quanto à cor, cheiro e sabor. Não se verificou esfolamento da camada semelhante a uma película no ponto de corte. As películas aderiram muito bem e não foi possível removê-los com facilidade da superfície da tripa artificial. O revestimento dos enchidos por cima da tripa artificial era, em todos os casos, uniforme e fechado, bem como transparente.
Teste de apreciação (após 20 dias de armazenamento^
Os grupos de enchidos revestidos de acordo com a invenção apresentavam os melhores resultados de apreciação.
Todos os enchidos revestidos com a composição de acordo com a invenção apresentavam uma coloração positiva invulgar depois de cortados e não apresentavam o mais pequeno sinal de formação de orlas. Isto é atribuível à reduzida perda de suco de carne. O sabor e cheiro dos enchidos revestidos de acordo com a invenção apresentavam, em comparação com os enchidos não revestidos(comparação 1 e 2), os melhores resultados.
Os enchidos não revestidos (comparação 1 e 2) obtiveram uma apreciação negativa. A coloração era deficiente, com uma formação de orla relativamente forte, em direcção ao bordo do enchido de cerca de 2 cm. O sabor não era satisfatório e demasiado salgado, o que é atribuível à elevada perda de suco de carne. A tabela seguinte mostra os resultados obtidos: 9
Tabela
Solução de mistura solução L: solução E (fracção em peso) L95/5E L80/20É L65/35L L5W5UE L45/55E L3O/70E L15E/Ô5E L5/93E Compaia- ção 1 Comparação 2 peso do enchido sem película (g) 872,4 877,6 871,4 870,4 875,5 873,5 873 877,8 874,2 873,5 peso do enchido com película (g) 875,7 881,2 874,4 873,2 878,7 876,3 876,5 880,9 perda de peso %, 4 dias 1,6 1,66 1,9 2,2 2,65 3,25 3,5 3,85 6,1 5,45 perda de peso%, 16 dias 3,8 3,95 4,75 5,05 6,05 6,85 8,2 10,3 15,7 15,4 perda de peso %, 20 dias 4,1 4,3 5,1 5,25 6,9 7,5 8,7 11,9 18,9 18,3
Lisboa, 27 MAR. 2001
Por Stemmler, Heinz, Jr.; Stemmler, Andreas
Arco da Conceição, 3, K - 1100 US8vjA 10

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para o revestimento de produtos alimentares, seleccionados de entre enchidos de longa duração, que apresentam um invólucro de tripa natural ou artificial, e de queijos com um revestimento permanente, uniforme de uma composição compreendendo (a) 1-99 % em peso de goma-laca e (b) 99-1 % em peso de poliamida por tratamento da superfície dos enchidos ou queijo com uma composição compreendendo uma solução aquosa-etanólica de (a) 1 -99 % em peso de goma-laca e (b) 99-1 % em peso de pelo menos uma poliamida solúvel em etanol aquoso, sempre em referência às quantidades totais de (a) e (b).
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a solução aquosa-etanólica compreender os componentes (a) e (b) numa concentração de 1 a 60% em peso.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a solução aquosa-etanólica conter pelo menos 50% em peso de etanol.
  4. 4. Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a composição compreender (a) 10-99 % em peso de goma-laca e (b) 90-1 % em peso de poliamida solúveis em etanol aquoso, sempre em referência às quantidades totais dos componentes (a) e (b).
  5. 5. Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a composição conter adicionalmente corantes e/ou pigmentos.
  6. 6. Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os enchidos ou queijos tratados serem, no fim, secos numa corrente de ar, a 10 °C a 50 °C. 1
  7. 7. Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o revestimento ser realizado por meio de aspersão, unção ou imersão na referida solução etanólica.
  8. 8. Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os enchidos de longa duração ou os queijos duros apresentarem, após secagem, a composição, contendo poliamida e poliamida, numa camada com uma espessura de até 1 mm.
  9. 9. Produtos alimentares, seleccionados de entre enchidos, que apresentam um invólucro de intestino natural ou artificial, e de queijos, obtidos através do processo definido numa ou mais das reivindicações 1 a 8.
  10. 10. Utilização de uma composição compreendendo, em solução aquosa-etanólica (a) 1 -99 % em peso de goma-laca e (b) 99-1 % em peso de pelo menos uma poliamida solúvel em etanol aquoso, sempre em referência às quantidades totais de (a) e (b), para o revestimento de produtos alimentares, seleccionados de entre enchidos de longa duração, que apresentam um invólucro de tripa natural ou artificial, e de queijos duros. Lisboa, 2 7 MAR. 2001 Por Stemmler, Heinz, Jr.; Stemmler, Andreas
    ;ial da Proprisdade Ind'
    2
PT97936692T 1996-08-09 1997-08-08 Processo para o revestimento de enchidos de longa duracao e queijos duros PT923298E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19632171 1996-08-09

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT923298E true PT923298E (pt) 2001-06-29

Family

ID=7802226

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97936692T PT923298E (pt) 1996-08-09 1997-08-08 Processo para o revestimento de enchidos de longa duracao e queijos duros

Country Status (19)

Country Link
US (1) US6224923B1 (pt)
EP (1) EP0923298B1 (pt)
AT (1) ATE199479T1 (pt)
AU (1) AU3942897A (pt)
BR (1) BR9713164A (pt)
CZ (1) CZ291779B6 (pt)
DE (2) DE19734407A1 (pt)
EA (1) EA000957B1 (pt)
EE (1) EE03734B1 (pt)
ES (1) ES2156636T3 (pt)
GR (1) GR3035944T3 (pt)
LT (1) LT4630B (pt)
LV (1) LV12266B (pt)
PL (1) PL185212B1 (pt)
PT (1) PT923298E (pt)
SI (1) SI9720052A (pt)
SK (1) SK282683B6 (pt)
WO (1) WO1998006271A1 (pt)
YU (1) YU6299A (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1151671A1 (de) * 2000-05-03 2001-11-07 Stemmler, Heinz Zusammensetzung zur Beschichtung von Dauerwürsten und Hartkäsen
US20040024094A1 (en) * 2000-05-03 2004-02-05 Heinz Stemmler Composition for coating sausages and hard cheeses
KR100733788B1 (ko) 2005-08-16 2007-07-02 이기학 은경막 형성방법
US7476409B2 (en) * 2006-03-03 2009-01-13 Conagra Foods Rdm, Inc. Color stable meat product for an egg product
US7476410B2 (en) * 2006-03-03 2009-01-13 Conagra Foods Rdm, Inc. Stable meat product for a food product environment and a method for making such a product
LT6103B (lt) 2013-02-13 2014-12-29 Petras Linkevičius Rūkytų gaminių apvilkimo būdas
DE102015204309A1 (de) * 2014-08-01 2016-02-04 Deutsches Institut Für Lebensmitteltechnik E.V. Verfahren zur Behandlung und zum Inverkehrbringen von Lebensmitteln

Family Cites Families (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2320088A (en) 1939-09-25 1943-05-25 Du Pont Water-alcohol solution of amino acid-diamine-dibasic acid interpolymers
US2285009A (en) * 1941-02-24 1942-06-02 Du Pont Interpolyamide
US2388035A (en) 1942-02-11 1945-10-30 Bell Telephone Labor Inc Polyamides
US2393972A (en) 1942-06-03 1946-02-05 Du Pont Polyamides and process for obtaining them
US2450940A (en) 1944-04-20 1948-10-12 John C Cowan Polyamides from polymeric fat acids
US2556278A (en) * 1948-04-10 1951-06-12 Union Carbide & Carbon Corp Coated food
US2849319A (en) * 1954-06-01 1958-08-26 Ritchard C Weinmann Coated food product and coating composition therefor
US2864708A (en) * 1954-09-22 1958-12-16 Tee Pak Inc Coated food product and method of producing same
US2812259A (en) * 1954-11-01 1957-11-05 Tee Pak Inc Coated food product and method of producing same
US2961322A (en) * 1957-02-01 1960-11-22 Winterberg Alexander Method of preserving perishable foodstuffs
US2840475A (en) * 1957-06-17 1958-06-24 Dow Chemical Co Method of coating articles of food and product obtained thereby
DE1417507A1 (de) 1957-11-16 1969-10-09 Gerlach Gmbh E Verfahren zur Herstellung von Tabak-Folien
US2909434A (en) * 1957-12-23 1959-10-20 Dow Chemical Co Method of coating articles of food and product obtained thereby
US2955043A (en) * 1958-11-07 1960-10-04 Morey L Rosenthal Method of packaging frozen meats
NL129519C (pt) * 1963-11-05
US3765907A (en) * 1971-07-22 1973-10-16 Us Army Blocking microleaks in flexible food packages
US3886979A (en) * 1972-08-01 1975-06-03 Union Carbide Corp Shirred tubular food casings having a barrier coating
DE2447757C3 (de) * 1974-10-07 1979-10-25 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur Beschichtung der Oberfläche eines Formkörpers auf Basis von Cellulosehydrat mit einem Überzug aus chemisch modifiziertem Eiweiß sowie Cellulosehydratformkörper mit Überzug aus chemisch modifiziertem Eiweiß
DK153504C (da) 1976-06-25 1988-12-12 Dexter Ltd C H Papir med god absorptionsevne og alkaliresistens og en fremgangsmaade til dets fremstilling
US4293572A (en) * 1978-02-28 1981-10-06 International Telephone And Telegraph Corporation Process for applying a moisture barrier coating to baked and fried food products
DE2832926A1 (de) * 1978-07-27 1980-02-07 Hoechst Ag Cellulosehydratschlauch mit alterungsbestaendiger sperrschicht aus synthetischem copolymerisat auf der aussenseite sowie verfahren zu seiner herstellung
DE3012192C2 (de) 1980-03-28 1982-11-04 Heinz 5000 Köln Stemmler Pigmentierter Schutzüberzug für Fleischwaren
DE3030036A1 (de) * 1980-08-08 1982-05-06 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Schlauchfoermige verpackungshuelle aus cellulosehydrat mit wasserdampfungurchlaesigem filmueberzug aus synthetischem polymerisat auf der aussen- und haftvermittelnder, fuer wasser durchlaessiger schicht aus synthetischem, waermegehaertetem chemischem kondensationsprodukt auf der innenseite
US4486200A (en) 1980-09-15 1984-12-04 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method of making an abrasive article comprising abrasive agglomerates supported in a fibrous matrix
US4355489A (en) 1980-09-15 1982-10-26 Minnesota Mining And Manufacturing Company Abrasive article comprising abrasive agglomerates supported in a fibrous matrix
DE3108795A1 (de) * 1981-03-07 1982-09-16 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Fuer lebensmittel, insbesondere wurstwaren, geeignete faserverstaerkte schlauchhuelle und verfahren zu ihrer herstellung
JPS5824094A (ja) * 1981-08-05 1983-02-12 株式会社大林組 潜在硬化性泥状物を使用した土圧系シ−ルド掘進工法
JPS58107160A (ja) * 1981-12-17 1983-06-25 Eikou Shokuhin Kk 吸湿性食品の保存性改善方法
DE3208283A1 (de) * 1982-03-08 1983-09-15 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Schlauchfoermige lebensmittelhuelle mit ueberzug auf ihrer innenseite, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als wursthaut
CA1190786A (en) * 1982-03-26 1985-07-23 George M. Glasser Moisture resistant coating for food products
JPS6125465A (ja) * 1984-07-13 1986-02-04 Toho Serofuan Kk 練製品の製造方法
US4661359A (en) 1985-06-03 1987-04-28 General Mills, Inc. Compositions and methods for preparing an edible film of lower water vapor permeability
US4820533A (en) 1985-10-16 1989-04-11 General Mills, Inc. Edible barrier for composite food articles
US4874618A (en) 1985-12-27 1989-10-17 General Mills, Inc. Package containing a moisture resistant edible internal barrier
JPH01230414A (ja) 1987-11-20 1989-09-13 Osaka Gas Co Ltd 活性炭及びその製造方法
US4855184A (en) 1988-02-02 1989-08-08 Minnesota Mining And Manufacturing Company Radiation-curable protective coating composition
FR2628299B1 (fr) * 1988-03-11 1990-12-07 Luissier Bordeau Chesnel Procede de finition de produits alimentaires et produits alimentaires obtenus par la mise en oeuvre du procede
US4917924A (en) 1988-12-16 1990-04-17 Viskase Corporation Food body with surface color indicia
US5032416A (en) 1988-05-06 1991-07-16 Viskase Corporation Method for producing a food body with surface color indicia
US5085890A (en) 1988-05-06 1992-02-04 Viskase Corporation Method for preparing indicia-containing article
US4985260A (en) 1988-05-06 1991-01-15 Vitas Niaura Food body with surface color indicia
US5049399A (en) 1988-12-16 1991-09-17 Viskase Corporation Edible food product
US5030486A (en) 1988-12-16 1991-07-09 Viskase Corporation Processable food package
US5021252A (en) 1988-12-16 1991-06-04 Viskase Corporation Vindicia containing food manufacturing method
GB8902929D0 (en) 1989-02-09 1989-03-30 Ici Plc Insecticide treatment & compositions therefor
EP0503112A1 (de) 1991-03-13 1992-09-16 Töpfer Kulmbach GmbH Mechanisch ablösbares Etikett für handelsfähige Gegenstände aller Art, wie Flaschen u.dgl. mehr
JPH0678664A (ja) * 1992-09-02 1994-03-22 Ribu Internatl:Kk 寿司種の品質保存方法

Also Published As

Publication number Publication date
EP0923298B1 (de) 2001-03-07
EE9900045A (et) 1999-08-16
LT99022A (en) 1999-10-25
EA199900154A1 (ru) 1999-08-26
CZ41599A3 (cs) 1999-07-14
DE59703115D1 (de) 2001-04-12
SK282683B6 (sk) 2002-11-06
LV12266A (lv) 1999-05-20
US6224923B1 (en) 2001-05-01
LT4630B (lt) 2000-02-25
AU3942897A (en) 1998-03-06
PL331511A1 (en) 1999-07-19
DE19734407A1 (de) 1998-02-12
SK13999A3 (en) 2000-05-16
YU6299A (en) 1999-11-22
PL185212B1 (pl) 2003-04-30
SI9720052A (sl) 1999-06-30
BR9713164A (pt) 2000-02-01
ATE199479T1 (de) 2001-03-15
LV12266B (lv) 1999-10-20
GR3035944T3 (en) 2001-08-31
ES2156636T3 (es) 2001-07-01
EP0923298A1 (de) 1999-06-23
WO1998006271A1 (de) 1998-02-19
EA000957B1 (ru) 2000-08-28
CZ291779B6 (cs) 2003-05-14
EE03734B1 (et) 2002-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI64267B (fi) Roekfaerg givande oeverdraget foedoaemneshoelje och foerfarande foer dess framstaellning
US6730340B1 (en) Edible casing film formulation
CA2518673C (en) Flavor release casing
PT923298E (pt) Processo para o revestimento de enchidos de longa duracao e queijos duros
JPS62248445A (ja) 食肉用ケ−シング及びその製法
US4780326A (en) Composition for making pigmented protective coatings on meat products
BR112017019470B1 (pt) Método para fabricar salsicha de emulsão fina e salsicha de emulsão fina compreendendo invólucro de alginato
US20040024094A1 (en) Composition for coating sausages and hard cheeses
Ket-On et al. Properties and storage stability of whey protein edible film with spice powders
FI60523C (fi) Oeverdraget slangformigt foedoaemneshoelje
PT86478B (pt) Processo para a preparacao de um agente formador de pelicula e processo de revestimento de alimentos com o referido agente
US3899600A (en) Additive composition for reduced particle size meats in the curing thereof
US2811453A (en) Coated sausage and method of preparing same
US20100003376A1 (en) Sausage casing having improved sausage emulsion adhesion
ES2897792T3 (es) Composición de plisado y usos de la misma
JPH11164648A (ja) 燻製食品ケーシング用フィルム
JP2968454B2 (ja) ソーセージの製造方法
US20040043166A1 (en) Release coating for food casing
RU2240006C2 (ru) Состав для защиты пищевых продуктов и способ его применения для защиты пищевых продуктов от потерь и микробиологической порчи
CA2372642A1 (en) Edible casing film formulation
RU2781133C1 (ru) Экологически безопасный способ пролонгирования срока хранения баранины в биоразлагаемом пищевом пленочном покрытии
RU2091030C1 (ru) Защитный состав для пищевых продуктов
US2963374A (en) Process for suppressing food spoilage and composition therefor
JP2022147912A (ja) 高重合度メタリン酸塩を用いた、畜肉臭矯臭剤、食肉組成物、畜肉矯臭方法および食肉製品の製造方法。
RU2039467C1 (ru) Способ производства мясных полуфабрикатов