PT8495U - Fieira - Google Patents

Fieira Download PDF

Info

Publication number
PT8495U
PT8495U PT8495U PT849592U PT8495U PT 8495 U PT8495 U PT 8495U PT 8495 U PT8495 U PT 8495U PT 849592 U PT849592 U PT 849592U PT 8495 U PT8495 U PT 8495U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
capillary tubes
holes
plate
support plate
spinning
Prior art date
Application number
PT8495U
Other languages
English (en)
Other versions
PT8495T (pt
Inventor
Dieter Eichinger
Stephan Astegger
Karin Weinzierl
Stefan Zikeli
Hermann Koberger
Raimund Jurhovic
Bernd Wolschner
Heinrich Firgo
Original Assignee
Chemiefaser Lenzing Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chemiefaser Lenzing Ag filed Critical Chemiefaser Lenzing Ag
Publication of PT8495T publication Critical patent/PT8495T/pt
Publication of PT8495U publication Critical patent/PT8495U/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01DMECHANICAL METHODS OR APPARATUS IN THE MANUFACTURE OF ARTIFICIAL FILAMENTS, THREADS, FIBRES, BRISTLES OR RIBBONS
    • D01D4/00Spinnerette packs; Cleaning thereof
    • D01D4/02Spinnerettes
    • D01D4/027Spinnerettes containing inserts
    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01DMECHANICAL METHODS OR APPARATUS IN THE MANUFACTURE OF ARTIFICIAL FILAMENTS, THREADS, FIBRES, BRISTLES OR RIBBONS
    • D01D4/00Spinnerette packs; Cleaning thereof
    • D01D4/02Spinnerettes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Spinning Methods And Devices For Manufacturing Artificial Fibers (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Magnetic Heads (AREA)
  • Fuel-Injection Apparatus (AREA)
  • On-Site Construction Work That Accompanies The Preparation And Application Of Concrete (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Artificial Filaments (AREA)

Description

a menos importante a resistência necessária da fieira visto que esta fica sujeita, durante a fiação da massa, a enormes esforços de pressão. Em especial no caso das massas de fiação de soluções de celulose, altamente viscosas, é necessária a utilização de tubeiras ou de materiais das tubeiras com uma elevada resistência, visto que as pressões cie fiação podem ir até aos 200 bar.
Estes problemas surgem especialmert.e no caso das soluções de celulose que são fabricadas pelo processo NMMO. Este processo é conhecido, por exemplo, dos Exemplos dados na patente DE-OS 29 13 589. NMMO significa aí "N-Methylmorpholin-N-oxid", um Amin-N-óxido terciário que aetua ccmo solvente da celulose. Devido aos valores elevados da viscosidade de fiação, as fieiras têm de ser usadas com placas de fiação reforçadas.
Por outro lado, há a tendência para aumentar a densidade de tubos capilares das fieiras, a fim de aumentar o rendimento por unidade de área do posto de fiação. 0 problema que então surge consiste no facto de os fios tenderem a colar-se uns aos outros. A fim de, apesar disso, poder aumentar-se a densidade dos capilares, tem portanto de diminuir-se a colabili-dade dos fios. Isso consegue-se aplicando à superfície exterior dos fios extrudidos de fresco um liquido não solúvel a fim de reduzir a acção do solvente (ver a patente DE-AS 28 4-A 163).
Além disso, pode adicionar-se ao aminóxido terciário um polialquilenoéter, em especial polietilenoglicol (ver a patente DD-PS 218 121).
Existe portanto a necessidade de uma fieira com um diâmetro relativamente grande e uma elevada densidade de capilares e o maior numero de tubos capilares daí resultante, a fim de fazer de maneira económica a fiação da solução de celulose.
Ao mesmo tempo, a fieira deve suportar pressões elevadas (até 130 bar).
As fieiras conhecidas apresentam de facto, em parte, uma elevada densidade de tubos capilares, mas não suportam as pressões de fiação elevadas: a placa de fiação encurva-se ou estala. Tais fieiras são usadas no processo da 2
viscose.
Por outro lado, são conhecidas fieiras feitas de tipos especiais de aço, que podem suportar solicitações elevadas. Tais fieiras são utilizadas nos processos de fiação a se co, para materiais plásticos em fusão. Esta construção das fiei ras tem, por outro lado, o inconveniente de, devido à colocaçã<j> complicada dos furos da tubeira na placa da tubeira para os respectivos tubos capilares, ser necessária uma perfuração pré via num material duro mas sólido, para poder então colocar os tubos capilares de pequeno diâmetro. Devido à perfuração prévia com diâmetro maior é possível apenas um pequeno numero de „ i tubos capilares de fiaçao, de modo que resulta de novo uma me-|
I nor densidade de tubos capilares. j 0 objectivo do presente modelo de utilidade consi£ te em proporcionar -uma fieira que, por um lado, suporte pressões de fiação elevadas e, por outro lado, apresente uma elevada den 2 ~ sidade de tubos capilares (tubos capilares/mm ).
Este problema é resolvido por uma fieira do tipo indicado inicialmente segundo a presente invenção se a fieira for constituída por uma placa de suporte estável, na qual se prevem furos e se se introduzirem ou meterem forçadamente nos ! furos plaquetas, nas quais se fazem os tubos capilares. É então conveniente que a placa de suporte seja constituída por um material com uma dureza inferior à do aço, em especial de um metal nobre. De preferencia utilizam-se o ouro, a prata e o tântalo.
Segundo o presente modelo de utilidade, utiliza-se: portanto uma placa de suporte cuja resistência pode ser dimensionada de modo tal que resista a pressões de fiação elevadas.j Ela pode também ser feita de qualquer material resistente, pois ela própria não apresenta qualquer tubo capilar. Nos furos da
# I placa de suporte ha plaquetas, por exemplo plaquetas de metais nobres, inseridas ou metidas à força, nas quais - conforme a macieza do metal - pode fazer-se de maneira relativamente simples o námero de furos necessários áe tubos capilares, sem uma furação prévia.
De preferencia, os furos da placa de suporte são furos com um degrau, encontrando-se o degrau junto da superfície - 3 -
exterior da placa de suporte e estando o menor diametro na superfície exterior da placa de suporte. Desse modo obtém-se uma retenção adicional das plaquetas inseridas ou metidas à força e podem suportar-se pressões de fiação elevadas. ί
Finalmente, e conveniente que seja prevista no lado inferior da placa de suporte uma placa perfurada e colocar entre a placa de suporte e a placa perfurada um filtro. Os furos da placa perfurada adaptam-se então à disposição das plaquetas, de modo tal que a solução de celulose ou o polímero em fusão se distribuam de acordo com os fins em vista. Por meio do filtro retêm-se as partículas de sujidade ou os fragmentos do polímero não dissolvidos.
Com base nas figuras anexas vai descrever-se com mais pormenor, a título de exemplo, a presente invenção. As figuras dos desenhos anexos representam: i A fig. 1, uma fieira segundo a presente invenção, em corte; A fig. 2, a placa de suporte da fieira segundo a fig. 1, um pouco ampliada em relação à fig. 1 e parcialmente em corte; e A fig. 3, uma plaqueta para ser utilizada na placa ide suporte segundo a fig. 2, ampliada relativamente à fig. 2, com corte parcial. A cabeça de fieira (1) (fig.l) é constituída de preferência por aço inoxidável, resistente à corrosão. Ela possui canais de aquecimento (6) para regulação da temperatura e forma a parte superior da fieira, para a qual se fornece a solução de celulose e cuja temperatura é regulada continuamente durante a fiação.
Ma cabeça (1) da fieira é introduzida uma placa perfurada (3), um filtro (4) e uma placa de suporte (2). Estes três elementos são apertados por meio de uma porca roscada (3) na cabeça (1) da fieira. Para a vedação pode utilizar-se uma vedação macia (não representada). A placa de suporte (2) (fig.2) apresenta vários furos (7) feitos como furos com um degrau. (Na fig. 2 representou-se, para simplificar, apenas um furo (7)). Nestes furos são 4

Claims (3)

  1. . introduzidas à força plaquetas (8) (fig.3) de material relativamente macio. Neste material macio podem facilmente fazer-se muitos tubos capilares (9), muito próximos uns dos outros (na fig.3, para simplificar, está representado apenas um só tubo capilar (9)). Os furos da placa perfurada (3) estão dispostos exactamente como os furos da placa de suporte (2), ficando entre elas o filtro (4-). Os filtros (4) podem - em função da solução de celulose ou do polímero em fusão - ter dimensões dos poros fortemente diferentes e ser feitos de materiais diferentes. Preferem-se velos de fibras metálicas resistentes à corrosão. A massa de fiação é distribuída sobre a placa perfurada (3), filtrada e entra depois nos furos (7) ou furos escalonados e daí para os tubos capilares (9) das plaquetas (8). Numa tubeira formada segundo a presente invenção podem obter-se densidades elevadas de tubos capilares, apesar da resistência elevada á pressão. Assim, por exemplo, foi desenvolvida uma fieira que, com um diâmetro de 45 mm, apresenta 1 147 tubos capilares (o que corresponde a 0,72 capilares/mm ) e que foi dimensionada para uma pressão de serviço de cerca de 85 bar.
  2. 2 Uma outra fieira tinha 1,19 capilares/mm e foi calculada para uma pressão de serviço de cerca de 55 bar. A construção de tipo elementar do pacote de fieiras permite uma substituição individual das placas de suporte por plaquetas de aço inoxidável, nas quais se encontram tubos capilares com diâmetros, comprimentos e secções transversais diferentes. REIVINDICAÇÕES i - 15 - j Fieira com uma cabeça, de preferência provida de . canais para a regulação da temperatura, e uma placa de fiação 5 que apresenta tubos capilares, caracterizada por a placa de fiação ser constituída por uma placa de suporte na qual «e prevâm furos e por nos furos se inserirem ou introduzirem por pressão plaquetas nas quais são feitos os tubos capilares. - 2fi - Fieira de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por as plaquetas serem feitas de um material com uma dureza menor que a do aço, em especial de um metal precioso, ouro ou prata, ou em tantalo.
  3. - 3» - Fieira de acordo com qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizada por os furos na placa de suporte serem furos com um degrau, encontrando-se o degrau junto da superfície exterior da placa de suporte e o diâmetro menor estar Junto da superfície exterior da placa de suporte. - 4S - Fieira de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por se prever na face interior da placa de suporte uma placa perfurada e por entre a placa de suporte e a placa perfurada se colocar um filtro. A requerente reivindica a prioridade do pedido de patente austríaco apresentado em 29 de Novembro de 1989, sob o Ne. A 2724/89. Lisboa, 8 de Maio de 1992
    RESUMO "FEIRA" O modelo de utilidade refere-se a uma fieira, ma qual a placa de fiação, que possui os tubos capilares (9)» é constituida, de acordo com a invenção, por uma placa de suporte (2) com furos (7), em especial furos com um degrau, nos quais se inserem, ou introduzem à pressão, plaquetas| (8) que conem os tubos capilares (9)· A placa de suporte (2) pode portanto ter uma espessura qualquer e ser feita de qualquer material sólido, para conseguir uma elevada resistência à pressão, sem dificultar a fabricação de tubos capilares (9) dispostos densamente, visto que os tubos capilares são feitos nas plaquetas (8), mais macias. Figuras 2 e 3 Fig. 2
    9
PT8495U 1989-11-29 1992-05-08 Fieira PT8495U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0272489A AT397392B (de) 1989-11-29 1989-11-29 Spinndüse

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT8495T PT8495T (pt) 1992-11-30
PT8495U true PT8495U (pt) 1995-08-09

Family

ID=3539303

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96019A PT96019A (pt) 1989-11-29 1990-11-28 Fieira
PT8495U PT8495U (pt) 1989-11-29 1992-05-08 Fieira

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96019A PT96019A (pt) 1989-11-29 1990-11-28 Fieira

Country Status (23)

Country Link
EP (1) EP0430926B1 (pt)
JP (1) JPH03174006A (pt)
KR (1) KR0157408B1 (pt)
CN (1) CN1052155A (pt)
AT (2) AT397392B (pt)
AU (1) AU6657690A (pt)
BR (1) BR9006022A (pt)
CA (1) CA2030043A1 (pt)
CZ (1) CZ283858B6 (pt)
DE (1) DE59009625D1 (pt)
DK (1) DK0430926T3 (pt)
ES (1) ES2024388T3 (pt)
FI (1) FI92845C (pt)
GR (1) GR910300097T1 (pt)
IE (1) IE69038B1 (pt)
IL (1) IL96314A0 (pt)
NO (1) NO176445C (pt)
PL (1) PL165105B1 (pt)
PT (2) PT96019A (pt)
RO (1) RO108011B1 (pt)
RU (1) RU1838462C (pt)
TR (1) TR27239A (pt)
YU (1) YU48011B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATA53792A (de) * 1992-03-17 1995-02-15 Chemiefaser Lenzing Ag Verfahren zur herstellung cellulosischer formkörper, vorrichtung zur durchführung des verfahrens sowie verwendung einer spinnvorrichtung
US5652001A (en) * 1993-05-24 1997-07-29 Courtaulds Fibres Limited Spinnerette
ZA943387B (en) * 1993-05-24 1995-02-17 Courtaulds Fibres Holdings Ltd Spinning cell
US5984655A (en) * 1994-12-22 1999-11-16 Lenzing Aktiengesellschaft Spinning process and apparatus
DE10043297B4 (de) * 2000-09-02 2005-12-08 Thüringisches Institut für Textil- und Kunststoff-Forschung e.V. Verfahren zur Herstellung von Cellulosefasern und Cellulosefilamentgarnen
RU2215071C1 (ru) * 2002-05-18 2003-10-27 Открытое акционерное общество "Чепецкий механический завод" Фильера для формования химических нитей и волокон из растворов
AT413545B (de) 2003-07-14 2006-03-15 Chemiefaser Lenzing Ag Verfahren zur herstellung cellulosischer formkörper
EP2565304A1 (de) 2011-09-02 2013-03-06 Aurotec GmbH Extrusionsverfahren und -vorrichtung
EP2565303A1 (de) 2011-09-02 2013-03-06 Aurotec GmbH Extrusionsverfahren
CN103352258A (zh) * 2013-07-08 2013-10-16 常熟市沪联印染有限公司 一种带有滤网的喷丝装置
CN104762671B (zh) * 2015-04-16 2017-01-04 湖州旭彩高新纤维有限公司 一种纤维加热喷丝装置
KR102002726B1 (ko) 2018-05-08 2019-07-23 조승형 용융방사 시스템용 노즐 고정장치
CN108525282B (zh) * 2018-06-15 2024-05-14 广东工业大学 一种脑萎缩老年人康复器材
EP3702496A1 (de) 2019-02-26 2020-09-02 Lenzing Aktiengesellschaft Formwerkzeug und verfahren zur herstellung eines formwerkzeugs zur extrusion cellulosischer formkörper
EP3901333A1 (de) 2020-04-22 2021-10-27 Aurotec GmbH Herstellung von filamenten mit kontrollierter gasströmung

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE360000C (de) * 1920-06-11 1922-09-28 Romuald Kuehnel Spinnduese und Verfahren zu ihrer Herstellung
BE477016A (pt) * 1946-12-02
DE808872C (de) * 1948-10-02 1951-07-19 Degussa Spinnduese zur Herstellung vollsynthetischer Faeden
BE498674A (pt) * 1949-11-23
NL6600025A (pt) * 1966-01-04 1967-01-25
GB1126609A (en) * 1966-07-20 1968-09-11 Du Pont Spinneret
US3737506A (en) * 1970-04-03 1973-06-05 Viscose Suisse Soc D Process and apparatus for continuous extrusion of highly-viscous melts

Also Published As

Publication number Publication date
CZ283858B6 (cs) 1998-06-17
KR0157408B1 (ko) 1998-12-01
TR27239A (tr) 1994-12-20
EP0430926A3 (en) 1992-05-13
JPH03174006A (ja) 1991-07-29
YU48011B (sh) 1996-08-13
GR910300097T1 (en) 1991-12-10
PL287957A1 (en) 1991-12-02
YU217990A (sh) 1994-06-10
IL96314A0 (en) 1991-08-16
FI92845C (fi) 1995-01-10
AT397392B (de) 1994-03-25
NO176445C (no) 1995-04-05
NO905145D0 (no) 1990-11-28
ATA272489A (de) 1993-08-15
RU1838462C (ru) 1993-08-30
PL165105B1 (pl) 1994-11-30
DK0430926T3 (da) 1995-10-23
CS542790A3 (en) 1992-03-18
KR910009969A (ko) 1991-06-28
PT96019A (pt) 1992-08-31
IE904289A1 (en) 1991-06-05
CA2030043A1 (en) 1991-05-30
EP0430926A2 (de) 1991-06-05
FI905437A (fi) 1991-05-30
CN1052155A (zh) 1991-06-12
IE69038B1 (en) 1996-08-07
EP0430926B1 (de) 1995-09-06
NO176445B (no) 1994-12-27
BR9006022A (pt) 1991-09-24
PT8495T (pt) 1992-11-30
FI92845B (fi) 1994-09-30
ES2024388A4 (es) 1992-03-01
RO108011B1 (ro) 1994-01-31
FI905437A0 (fi) 1990-11-02
DE59009625D1 (de) 1995-10-12
NO905145L (no) 1991-05-30
ATE127542T1 (de) 1995-09-15
AU6657690A (en) 1991-06-06
ES2024388T3 (es) 1995-11-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT8495U (pt) Fieira
DE60124925T2 (de) Hohlfaserkartusche, diese verwendendes hohlfaserfilmmodul und reservoirfilter
EP0817873B1 (de) Verfahren zum herstellen von cellulosischen fasern
RU2573974C2 (ru) Сопловая пластина
US1310509A (en) Apparatus for making filament from viscid or viscous substance.
US4278415A (en) Apparatus for melt spinning hollow fibers
PT94765B (pt) Dispositivo para a fiacao de fibras com nucleo e manto
JPS6332883B2 (pt)
JP2020532664A (ja) 繊維形成用ノズルプレート
EP0195860A1 (en) Porous membranes and processes for producing the porous membranes
CN211199494U (zh) 一种海岛型喷丝板组件
KR20020054266A (ko) 방사구
DE2728572C3 (de) Vorrichtung zum Ziehen von Glasfasern aus einer Düse
CN216913950U (zh) 一种编织袋生产用裁剪装置
CN211335153U (zh) 一种方便清理的印刷电路板用印刷装置
JPH07118913A (ja) 海島繊維の紡糸口金装置
MXPA01007326A (es) Punta de matriz de soplado con fusion con vasos capilares para cada contraorificio.
CN2628549Y (zh) 多路分丝器
JPH0364509A (ja) 紡糸口金の毛細管をシールする方法およびその装置
ES483587A1 (es) Procedimiento para hilar por fusion fibras de polimero de acrilonitrilo
SU1625902A1 (ru) Устройство дл формовани химических волокон из раствора полимера
JPH01246406A (ja) メルトブロー法による紡糸方法並びにメルトブロー用ダイ
JP3148682B2 (ja) 液体混合装置
DE20117403U1 (de) Kühldorn
SU51496A1 (ru) Устройство дл пр дени медно-аммпачного шелка

Legal Events

Date Code Title Description
FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19950410

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 20001031