PT812589E - "farmaco combinado antipiretico e analgesico" - Google Patents

"farmaco combinado antipiretico e analgesico" Download PDF

Info

Publication number
PT812589E
PT812589E PT95902295T PT95902295T PT812589E PT 812589 E PT812589 E PT 812589E PT 95902295 T PT95902295 T PT 95902295T PT 95902295 T PT95902295 T PT 95902295T PT 812589 E PT812589 E PT 812589E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ibuprofen
isopropylantipyrine
granules
tablets
tablet
Prior art date
Application number
PT95902295T
Other languages
English (en)
Inventor
Takashi Fujitsu
Kikuko Yoneda
Isao Ikebe
Original Assignee
Fujisawa Pharmaceutical Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=26416787&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT812589(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Fujisawa Pharmaceutical Co filed Critical Fujisawa Pharmaceutical Co
Publication of PT812589E publication Critical patent/PT812589E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/185Acids; Anhydrides, halides or salts thereof, e.g. sulfur acids, imidic, hydrazonic or hydroximic acids
    • A61K31/19Carboxylic acids, e.g. valproic acid
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/395Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
    • A61K31/41Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins having five-membered rings with two or more ring hetero atoms, at least one of which being nitrogen, e.g. tetrazole
    • A61K31/4151,2-Diazoles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/20Pills, tablets, discs, rods
    • A61K9/2072Pills, tablets, discs, rods characterised by shape, structure or size; Tablets with holes, special break lines or identification marks; Partially coated tablets; Disintegrating flat shaped forms
    • A61K9/2086Layered tablets, e.g. bilayer tablets; Tablets of the type inert core-active coat
    • A61K9/209Layered tablets, e.g. bilayer tablets; Tablets of the type inert core-active coat containing drug in at least two layers or in the core and in at least one outer layer
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P23/00Anaesthetics
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P29/00Non-central analgesic, antipyretic or antiinflammatory agents, e.g. antirheumatic agents; Non-steroidal antiinflammatory drugs [NSAID]

Description

%izsrí Γ u
DESCRICAO "FARMACO COMBINADO ANTIPIRÉTICO E ANALGÉSICO"
ÁREA TÉCNICA
Esta invenção relaciona-se com uma nova composição analgésica e antipirética que contém ibuprofeno e isopropilantipirina e que produz excelentes efeitos antipiréticos e analgésicos e, mais particularmente, com comprimidos com três camadas e comprimidos revestidos a seco, que têm utilização no campo da medicina.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 0 ibuprofeno (ácido 2-(4-isobutilfenil)propiónico) é um agente anti-inflamatório não esteroidal e possui excelentes actividades anti-inflamatória, analgésica e antipirética. Também é muito utilizado na forma de fármacos de venda livre que o contêm só ou em associação com um ou mais outros princípios activos.
Por outro lado, a isopropilantipirina (4-isopropil-2,3-dimetil-l-fenil-3-pirazolin-5-ona) é um analgésico antipirético do tipo das pirazolonas. Utiliza-se não só tal e qual como também em associação com um ou mais outros agentes analgésicos, antipiréticos e/ou anti-inflamatórios, tais como fenacetina, bromodietilacetilureia, butilisopropilureia, efedrina, acetaminofeno, etenzamida, cafeína, etc.
Contudo, não é conhecida nenhuma composição de mistura que compreenda ibuprofeno e isopropilantipirina. 1 u Γ
Para desenvolver um agente analgésico antipirético como um fármaco, em particular como um fármaco de venda livre, que esteja livremente disponível para os consumidores, é necessária uma preparação com a qual seja reduzida a manifestação de efeitos adversos e se possa obter efeitos antipiréticos e analgésicos satisfatórios.
Contudo, o ibuprofeno provoca efeitos adversos tais como perturbações gastrointestinais, por exemplo náuseas, vómitos, anorexia, pirose e outros semelhantes. A isopropilantipirina também tem os seus inconvenientes, já que causa perturbações gastrointestinais semelhantes, se bem que as perturbações sejam menos severas, comparadas com as do ibuprofeno.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Como resultados de investigações exaustivas realizadas pelos autores da presente invenção com o objectivo de resolver o problema anteriormente mencionado, verificou-se agora que quando se utiliza em forma associada o ibuprofeno (daqui em diante por vezes designado como "IBP") e a isopropilantipirina (daqui em diante por vezes designada como "IPA"), são produzidos efeitos analgésicos e antipiréticos acentuadamente elevados, comparados com os casos em que se utiliza IBP e IPA por si sós, separadamente, com o que se torna possível reduzir as perturbações gastrointestinais e os demais efeitos adversos. A proporção de ibuprofeno para isopropilantipirina na composição da mistura desta invenção está preferencialmente na gama de 5:1 até 1:5, mais preferencialmente na gama de 3:1 até 1:3, com base no peso. 2 ! 1
Lei ^^
Exemplos preferidos da referida proporção, com base no peso, de IBP para IPA são, pois, 5:1, 4:1, 3:1, 2:1, 3:2, 1:1, 2:3, 1:2, 1:3, 1:4 e 1:5.
Para utilização como medicamento de venda livre no Japão, por exemplo, a composição de mistura desta invenção contém IBP e IPA numa proporção tal como a referida anteriormente, tomando-se como dose diária máxima de qualquer delas 450 mg. A composição de mistura desta invenção pode ser preparada misturando um ou mais dos adjuvantes referidos mais adiante, cada um deles numa quantidade apropriada, com ibuprofeno e isopropilantipirina. Em seguida, pode forma-se em qualquer das formas de dosagem adequadas para administração oral, por exemplo, comprimidos, cápsulas duras, cápsulas moles, pós, grânulos, grânulos finos, soluções e xaropes, por um método conhecido per se, por exemplo, um dos métodos descritos na 12a edição de Farmacopeia Japonesa, Regras gerais para preparações.
Os adjuvantes que são utilizados na produção da forma de dosagem incluem, por exemplo, excipientes (e.g., lactose, amido de milho, ácido silícico anidro leve, celulose microcristalina), aglutinantes (e.g., metilcelulose, carboximetilcelulose, hidroxipropilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose, polivinil-pirrolidona), desintegrantes (e.g., carboximetilcelulose de cálcio, carboximetilcelulose de sódio, hidroxipropilcelulose substituída por um grupo inferior), lubrificantes (e.g. estearato de magnésio, talco), agentes edulcorantes (e.g., sacarose, D-sorbitol, sacarina sódica), conservantes (e.g., benzoato de sódio, parabenos), agentes espessantes (e.g., metilcelulose).
No caso de comprimidos, grânulos ou grânulos finos, estes podem ser revestidos por um método conhecido per se para mascarar o sabor e/ou manter a sua estabilidade. O agente de revestimento a utilizar para esse fim é, por exemplo, 3
hidroxipropilmetilcelulose, hidroximetilcelulose, hidroxipropil-celulose ou polioxietilenoglicol. Quando apropriado, pode adicionar-se a este uma matéria corante tal como talco, óxido de titânio ou sesquióxido de ferro amarelo e/ou outros aditivos.
Para produzir comprimidos convencionais que contêm ibuprofeno e isopropilantipirina associados, o contacto entre ambos os componentes resulta numa descida do ponto de fusão e, em consequência, o calor de fricção produzido durante a armazenagem, a mistura e o ajustamento do tamanho dos grânulos provoca a fusão dos componentes. 0 calor no passo de secagem também provoca a referida fusão.
Além disso, o calor de fricção produzido no passo de compressão provoca a aderência do material à placa giratória da máquina de compressão, perturbando o processo de produção.
Além disso, é um problema que ocorre mesmo durante a armazenagem, em que os comprimidos, se estiverem expostos a uma temperatura que exceda os 40°C, perdem a sua forma como resultado da referida fusão.
Convencionalmente, estes problemas resolvem-se utilizando grandes quantidades de um excipiente adsorvente. Contudo, isso aumenta o tamanho do comprimido, tornando-o difícil de engolir.
Os autores desta invenção fizeram investigações exaustivas para resolver os problemas anteriores e, como resultado, conseguiram resolver os problemas anteriormente referidos do processo e de estabilidade à armazenagem a temperaturas elevadas, ao evitar o contacto do ibuprofeno com a isopropilantipirina por meio da produção de comprimidos com três camadas, que compreendem uma primeira camada que contém ibuprofeno, uma terceira camada que contém isopropilantipiridina e uma segunda camada constituída por um ou mais componentes inactivos que está localizada entre a primeira e a terceira 4 ^ ^t camadas, ou através da produção de comprimidos revestidos a seco, que têm internamente um comprimido central que contém ibuprofeno e isopropilantipirina. Além disso, os autores da invenção conseguiram produzir comprimidos com três camadas e comprimidos revestidos a seco, que requerem quantidades reduzidas de um excipiente e de outros componentes semelhantes e que são fáceis de engolir.
Surpreendentemente, verificou-se além disso que se pode obter uma Cmax (concentração plasmática máxima) acrescida e uma biodisponibilidade acrescida de ibuprofeno com os referidos comprimidos com três camadas, em comparação com os comprimidos convencionais.
Os comprimidos com três camadas desta invenção são caracterizados por proporcionarem uma segunda camada constituída só por um ou mais componentes inactivos localizada entre uma primeira camada que contém ibuprofeno e uma terceira camada que contém isopropilantipirina.
Os comprimidos com três camadas desta invenção são produzidos do modo seguinte.
Primeiramente, adiciona-se um excipiente (e.g., lactose, amido de milho, ácido silícico anidro leve, celulose microcristalina), um aglutinante (e.g., metilcelulose, carmelose, hidroxipropilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose, polivinilpirrolidona), um desintegrante (e.g., carmelose cálcica, croscarmelose sódica, carmelose, hidroxipropilcelulose substituída com um grupo inferior), e outros semelhantes, e mistura-se com ibuprofeno e, após a adição de água purificada e etanol na quantidade necessária, a mistura é amassada e depois é granulada de modo convencional utilizando um granulador, granulador cilíndrico, tamiz ou outros semelhantes, seguida de secagem e ajuste do tamanho dos grânulos, para produzir grânulos. 5
Na produção desses grânulos que contêm ibuprofeno, pode incorporar-se além disso um componente tal como cafeína anidra, bromovalerilureia, alilisopropilacetilureia, bromodiacetilureia, butilisopropilureia ou efedrina.
Em seguida, adiciona-se aos referidos grânulos um lubrificante (e.g., estearato de magnésio, talco) e, quando desejado, uma pequena quantidade do excipiente, aglutinante e/ou desintegrante anteriormente referidos, e mistura-se tudo para produzir grânulos para comprimir que contêm ibuprofeno.
Separadamente, produz-se grânulos para comprimir que contêm isopropilantipirina, do mesmo modo que os grânulos para comprimir que contêm ibuprofeno.
Além disso, produzem-se grânulos para comprimir que são constituídos só por componentes inactivos, misturando o excipiente anteriormente referido, aglutinante, desintegrante, lubrificante, etc. A expressão "componente inactivo" tal como aqui utilizada, significa qualquer componente diferente de ibuprofeno e isopropilantipirina e, por isso, inclui não só simples excipientes, aglutinantes, desintegrantes e lubrificantes, mas também componentes farmacologicamente activos tais como os referidos anteriormente, a saber cafeína anidra, bromovalerilureia, alilisopropilacetilureia, bromodietilacetilureia, butilisopropi-lureia e efedrina.
Assim, pode adicionar-se, por exemplo, cafeína anidra aos grânulos para comprimir anteriormente referidos. A produção de comprimidos com três camadas é realizada colocando os grânulos para comprimir que contêm ibuprofeno, produzidos da forma anterior, num molde da máquina para comprimidos, pré-comprimindo-os ligeiramente, deslocando o molde 6 f- para a posição seguinte na placa giratória, colocando sobre os grânulos pré-comprimidos os grânulos para comprimir com componente inactivo, pré-comprimindo-os ligeiramente, deslocando depois o punção da posição seguinte na placa giratória, colocando os grânulos para comprimir que contêm isopropilantipirina na massa de duas camadas pré-comprimida e submetendo o conteúdo total do punção a uma compressão adequada.
Deste modo, produz-se comprimidos com três camadas que têm uma segunda camada de componentes inactivos formada entre uma primeira camada que contém ibuprofeno e uma terceira camada que contém isopropilantipirina.
No passo de compressão, também é possível colocar os grânulos para comprimir que contêm isopropilantipirina primeiro num molde da máquina para comprimidos, pré-comprimi-los, adicionar logo os grânulos dos componentes inactivos para comprimir, pré-comprimi-los, e adicionar finalmente os grânulos para comprimir que contêm ibuprofeno e submeter o conteúdo total do molde a uma compressão adequada.
Os comprimidos revestidos a seco desta invenção çaracterizam-se por terem internamente um comprimido central que contém ibuprofeno ou isopropilantipirina.
Os comprimidos revestidos a seco desta invenção são produzidos do modo seguinte.
Primeiramente, após a adição do excipiente, aglutinante, desintegrante e lubrificante anteriormente referidos ao ibuprofeno, são produzidos comprimidos centrais comprimindo do modo habitual.
Estes comprimidos centrais são preferencialmente submetidos a um revestimento superficial com um agente de 7 1 ι revestimento tal como hidroxipropilmetilcelulose, hidroximetilcelulose, hidroxipropil-celulose.
Separadamente, produz-se grânulos para comprimir que contêm isopropilantipirina, tal como foi referido anteriormente. Os comprimidos revestidos a seco são produzidos colocando uma porção dos grânulos para comprimir contendo isopropilantipirina num molde de uma máquina para comprimidos, colocando sobre eles um dos comprimidos centrais que contêm ibuprofeno, referidos anteriormente, e colocando ainda sobre eles os grânulos para comprimir que contêm isopropilantipirina, e em seguinda comprimindo-os.
Também é possível preparar comprimidos centrais a partir de isopropilantipirina e fazer com que os grânulos para comprimir que contêm ibuprofeno rodeiem cada comprimido central, para produzir comprimidos revestidos a seco. Preferencialmente, os comprimidos centrais contêm a menor quantidade possível dos dois componentes ibuprofeno e isopropilantipirina.
Os teores de ibuprofeno e de isopropilantipirina em cada comprimido com três camadas estão, respectivamente, dentro da gama de 10 mg até 150 mg, preferencialmente desde 25 mg até 150 mg, e a proporção em peso entre eles é preferencialmente de 5:1 até 1:5, mais preferencialmente de 3:1 até 1:3, como já aqui foi anteriormente referido.
Na produção de preparações sólidas tais como cápsulas duras, pós, grânulos e grânulos finos, a simples mistura de IBP e IPA tende a produzir fusão devido ao abaixamento do ponto do fusão.
Consequentemente, estas preparações sólidas são preferencialmente produzidas, tal como os comprimidos com três camadas anteriormente referidos, preparando separadamente os grânulos que contêm ibuprofeno e os grânulos que contêm 8 \
isopropilantipirina, revestindo uma ou ambas as espécies de grânulos com um agente de revestimento tal como hidroxipropilmetilcelulose e misturando depois ambas as espécies de grânulos.
Cada preparação assim produzida é administrada oralmente aos doentes uma a três vezes por dia.
Os exemplos de ensaio seguintes ilustram os efeitos da composição de mistura desta invenção.
Exemplo de ensaio 1 (Efeito de eliminação da dor) Substâncias de ensaio e doses:
Suspendeu-se IPA e IBP, respectivamente, numa solução aquosa a 0,5% de metilcelulose (MC) a uma concentração de 8 mg/mL. As suspensões de ensaio para os grupos 2 e 3 foram preparadas misturando a suspensão de IPA e a suspensão de IBP conjuntamente numa proporção de 3:1 (grupo 2) ou 1:3 (grupo 3). As doses utilizadas estão apresentadas adiante. Cada suspensão foi administrada oralmente numa dose volumétrica de 5 iriL/kg.
Grupo 1: 40 mg/kg de IPA + 0 mg/kg de IBP
Grupo 2: 30 mg/kg de IPA + 10 mg/kg de IBP
Grupo 3: 10 mg/kg de IPA + 30 mg/kg de IBP
Grupo 4: 0 mg/kg de IPA + 40 mg/kg de IBP Método de ensaio:
Utilizou-se murganhos da estirpe SD, machos, com seis semanas de idade (Nippon SLC), mantidos em jejum durante 24 horas antes da experiência, em grupos de 10. Foram agrupados de modo a que os quatro grupos fossem uniformes quando ao peso corporal médio. 9 (H ^^ \1
De acordo com ο método de Randall-Selitto, aplicou-se um estimulo de pressão crescente na pata traseira direita de cada animal, utilizando um analgesimetro (Ugo Basile), e mediu-se como dor limiar o peso sob o qual o animal mostrava uma primeira resposta de evitação. Primeiro, mediu-se o valor limiar de dor antes de uma estimulação térmica (valor às 0 horas). Depois, provocou-se edema por acção do calor na pata traseira direita do murganho submergindo a referida pata em água quente (54°C) só mesmo até ao tornozelo fibular (mostrando o limite uma alteração repentina na densidade do pelo) durante 12 segundos. Duas horas mais tarde, mediu-se o limiar de dor da pata traseira direita (valor às 2 horas) e imediatamente a seguir administrou-se a substância de ensaio. Passado um intervalo de mais duas horas, mediu-se o limiar de dor da pata traseira direita (valor às 4 horas). A eliminação percentual da dor foi calculada a partir da fórmula seguinte: valor às 4 horas - valor às 2 horas
Eliminação da dor = -x 100 (%) valor às 0 horas - valor às 2 horas
Os resultados assim obtidos estão apresentados na Tabela 1.
Tabela 1
Dose (mq/kq PO) Eliminação da dor (%) IPA IBP 40 0 25,8 ± 15,9 30 10 49,0 ± 8,7 10 30 55,4 ± 8,6 0 40 32,3 ± 7,5 (Média ± desvio padrão) 10
Como é evidente da Tabela 1, a administração combinada de IPA e IBP em proporções em peso de 3:1 até 1:3, mantendo-se constante a dose total, deu como resultado efeitos de eliminação da dor superiores, em comparação com a administração isolada de IPA ou IBP. A composição de mistura desta invenção é, portanto, útil como um agente analgésico e antipirético. Além disso, uma dose total de IBP e IPA que for mais pequena do que a dose eficaz de IBP ou IPA utilizados isoladamente pode produzir substancialmente o mesmo nível de efeito analgésico do que a referida dose eficaz de IBP ou IPA, pelo que é de esperar que em consequência a manifestação dos seus efeitos adversos seja reduzida.
Exemplo de ensaio 2 (Ensaio de dissolução)
Preparação de ensaio: A: Comprimidos com três camadas do Exemplo 3, aqui referido mais adiante; B: comprimidos do Exemplo de referência 1, aqui referido mais adiante. Método de ensaio:
Farmacopeia Japonesa, 12§ edição, Ensaio de dissolução II (método das pás). (Primeira solução, 900 mL, 37°C, 100 r.p.m.) 11
V
U
Resultados do ensaio: Tabela 2
Dissolução de ibuprofeno (¾) (min) 5 10 15 20 30 40 50 60 A 29,3 46,2 55,4 61,5 69,1 74,1 77,5 80,1 B 29,9 48,0 57,6 63,9 71,8 76,9 80,6 83,4 (Média de 3 determinações)
Os resultados do ensaio de dissolução indicam que a solubilidade de ibuprofeno a partir da preparação A de ensaio é boa e quase igual ao caso de B.
Exemplo de ensaio 3 (Ensaio de absorção)
Seis cães sabujos (peso corporal: aproximadamente 10 kg), mantidos em jejum durante uma noite, receberam oralmente cada um um comprimido das preparações A e B anteriormente referidas juntamente com 100 mL de água pelo método cruzado (com um intervalo de 2 semanas).
Aos tempos de 0,25, 0,5, 1, 2, 3, 4, 6 e 8 horas após a administração, recolheu-se amostras de sangue em tubos heparinizados.
Após centrifugação, mediu-se os níveis plasmáticos de ibuprofeno por cromatografia líquida de alta resolução e, além disso, determinou-se os valores de Cmax (concentração plasmática máxima), Tmax (tempo necessário para produzir a concentração plasmática máxima) e AUC (área sob a curva durante um período de 8 horas após a administração). 12 |--- L-Cj
II
Resultados do ensaio:
Tabela 3
Preparação Concentração plasmática de ibuprofeno (pg/mL) de ensaio 0,25 h 0,5 h 1 h 2 h 3 h 4 h 6 h 8 h A 3,93 13,24 22,60 17,49 11,94 8,15 4,38 2,41 ±4,13 ±8,38 ±5,89 ±3,24 ±4,14 ±3,11 ±2,40 ±1,57 B 8,20 12,37 14,91 13,76 10,44 8,14 5,39 2,94 ±8,65 ±10,07 ±6,45 ±2,58 ±2,89 ±3,33 ±3,35 ±2,04
Preparação cmax Tmax AUC de ensaio (pg/mL) (h)_ 0-8 h A 24,47 1,08 75,72 ±4,27 ±0,49 ±17,33 B 17,04 1,50 68,00 ±5,25 ±1,00 ±23,46 (média de 6 cães ± desvio padrão)
Os comprimidos com três camadas (preparação de ensaio A) desta invenção dão um valor de Cmax significativamente mais elevado, em comparação com os comprimidos convencionais (preparação de ensaio B) (análise de variância, P < 0,01).
Portanto, pode produzir-se absorção de ibuprofeno acrescida com os comprimidos com três camadas desta invenção, em comparação com a preparação com um componente activo único.
Os seguintes exemplos ilustram esta invenção com mais pormenor. 13
Exemplo 1 (1) Misturou-se ibuprofeno, isopropilantipirina, lactose, hidroxipropilcelulose substituída com um grupo inferior e hidroxipropilcelulose e a mistura resultante foi granulada utilizando um granulador PharmaMatrix (Nara Kikai Seisakusho). Em seguida, os grânulos foram secos sob vácuo a 40°C e foram ajustados para um tamanho apropriado utilizando um ajustador de tamanho de grânulos múltiplos (Hata Tekkosho), adicionou-se estearato de magnésio aos grânulos e a mistura completa foi comprimida utilizando uma máquina para comprimidos P-18 (Hata Tekkosho) para dar comprimidos não revestidos, tendo cada um a seguinte composição: (Composição por comprimido não revestido)
Ibuprofeno 120 mg Isopropilantipirina 40 mg Lactose 14 mg Hidroxipropilcelulose substituída com um grupo inferior 20 mg Hidroxipropilcelulose 4 mg Estearato de magnésio 2 mg Total 200 mg (2) Os comprimidos não revestidos obtidos anteriormente em (1) foram revestidos com uma solução de revestimento que tinha a composição indicada mais adiante, utilizando um aparelho de revestimento HiCoater HCT-55 (Freund Sangyo) em condições de temperatura de ar de alimentação de 55°C e temperatura de gás de escape de 40°C para dar comprimidos revestidos com película. 14
(Composição da solução de revestimento)
Hidroxipropilcelulose 5,9 mg Sesquióxido de ferro amarelo 0,1 mg (Água destilada) (100 pL) Total 6 mg Exemplo 2 Obteve-se comprimidos não revestidos, tendo cada um a composição indicada mais adiante, procedendo do mesmo modo que no Exemplo 1-(1). Ibuprofeno 40 mg Isopropilantipirina 120 mg Lactose 14 mg Hidroxipropilcelulose substituída com um grupo inferior 20 mg Hidroxipropilcelulose 4 mg Estearato de magnésio 2 mg Total 200 mg
Exemplo 3 (1) Misturou-se ibuprofeno, cafeína anidra, lactose, croscarmelose sódica e hidroxipropilmetilcelulose, adicionou-se água purificada à mistura e a mistura completa foi granulada e seca de modo convencional.
Aos grânulos obtidos adicionou-se celulose cristalina, ácido silícico anidro leve, estearato de magnésio e talco, seguido por mistura para dar grânulos para comprimir que continham ibuprofeno, para formar a primeira camada de um comprimido com três camadas, com a seguinte composição: 15
(Composição da primeira camada)
Ibuprofeno Cafeína anidra Lactose
Croscarmelose sódica Hidroxipropilmetilcelulose Celulose cristalina Ácido silicico anidro leve Estearato de magnésio Talco 50 mg 50 mg 48 mg 20 mg 4 mg 20 mg 2 mg 1 mg 5 mg
Total 200 mg (2) Misturou-se e processou-se lactose, celulose cristalina e estearato de magnésio para dar grânulos para comprimir constituídos pelos componentes inactivos sós e destinada a formar a segunda camada do comprimidos com três camadas, com a seguinte composição: (Composição da segunda camada)
Lactose 44,85 mg
Celulose cristalina 5 mg
Estearato de magnésio 0,15 mg
Total 50 mg (3) Obteve-se grânulos para comprimir, que continham isopropilantipirina, para formar a terceira camada do comprimido com três camadas, procedendo do mesmo modo que no Exemplo 3-(1), com a seguinte composição: 16 (Composição da terceira camada)
Isopropilantipirina 150 mg Croscarmelose sódica 20 mg Hidroxipropilmetilcelulose 4 mg Celulose cristalina 18 mg Ácido silícico anidro leve 2 mg Estearato de magnésio 1 mg Talco 5 mg Total 200 mg (4) Os grânulos para comprimir que continham ibuprofeno, obtidos anteriormente em (1) (200 mg), foram colocados no punção de uma máquina para comprimidos e foram pré-comprimidos ligeiramente. Depois, deslocou-se o punção sobre a placa giratória e colocou-se no punção 50 mg dos grânulos para comprimir constituídos por componentes inactivos, que foram obtidos anteriormente em (2), e em seguida pré-comprimiu-se ligeiramente. Finalmente, deslocou-se o punção na placa giratória, colocou-se no punção 200 mg dos grânulos para comprimir que continham isopropilantipirina, obtidos anteriormente em (3), e o conteúdo total do punção foi submetido a uma compressão adequada para dar um comprimido com três camadas, com um peso total de 450 mg.
Exemplo de referência 1
Os grânulos para comprimir que continham ibuprofeno obtidos no Exemplo 3-(l) foram comprimidos numa máquina para comprimidos para dar comprimidos de ibuprofeno, contendo cada um 50 mg de ibuprofeno.
Exemplo 4 (1) Misturou-se ibuprofeno, lactose, croscarmelose sódica e hidroxipropilmetilcelulose, adicionou-se água purificada à mistura e a mistura completa foi granulada e seca de modo convencional.
Aos grânulos, adicionou-se celulose cristalina, ácido silicico anidro leve, estearato de magnésio e talco, e seguidamente misturou-se e comprimiu-se de forma convencional.
Em seguida, os comprimidos assim obtidos foram revestidos com uma solução de revestimento preparada dissolvendo hidroxipropilmetilcelulose em água purificada, para dar comprimidos centrais, tendo cada um a seguinte composição; (Composição por comprimido central)
Ibuprofeno 50 mg Lactose 30 mg Croscarmelose sódica 10 mg Hidroxipropilcelulose 2,5 mg Celulose cristalina 10 mg Ácido silicico anidro leve 1 mg Estearato de magnésio 0,5 mg Talco 3 mg Hidroxipropilmetilcelulose 3 mg Total 110 mg (2) Obteve-se grânulos para comprimir que continham isopropilantipirina procedendo do mesmo modo que no Exemplo 3-(1)· 18
(Composição dos grânulos para comprimir) 150 mg 50 mg 32 mg 6.5 mg 29 mg 3 mg 1.5 mg 8 mg
Isopropilantipirina Cafeína anidra Croscarmelose sódica Hidroxipropilmetilcelulose Celulose cristalina Ácido silícico anidro leve Estearato de magnésio Talco
Total 280 mg ( 3 ) Os grânulos para comprimir que continham isopropilantipirina obtidos no Exemplo 4-(2) (140 mg), foram colocados num punção de uma máquina para comprimidos, o comprimido central que continha ibuprofeno, obtido no Exemplo 4-(1), foi colocado sobre ele, e sobre este colocou-se 140 mg dos grânulos para comprimir que continham isopropilantipirina, obtidos no Exemplo 4-(2). 0 conteúdo total do punção foi submetido a uma compressão adequada para dar um comprimido revestido a seco com um peso total de 390 mg.
Exemplo 5 (1) Produziu-se grânulos misturando isopropilantipirina, cafeína anidra, lactose, croscarmelose sódica e hidroxipropilcelulose, adicionando a esta água purificada, granulando a mistura resultante e secando os grânulos de modo convencional.
Revestiu-se os grânulos com uma solução de revestimento preparada dissolvendo hidroxipropilmetilcelulose em água purificada para dar grânulos que continham isopropilantipirina. 19 50 partes em peso 50 partes em peso 48 partes em peso 20 partes em peso 4 partes em peso 3 partes em peso
Isopropilantipirina Cafeína anidra Lactose
Croscarmelose sódica
Hidroxipropilcelulose
Hidroxipropilmetilcelulose (2) Produziu-se grânulos que continham ibuprofeno (não revestidos), com a composição indicada mais adiante, do mesmo modo que no Exemplo 5-(l). Os grânulos foram misturados com os grânulos que continham isopropilantipirina do Exemplo 5-(l) para dar uma composição granulada.
Ibuprofeno 150 partes em peso Croscarmelose sódica 20 partes em peso Hidroxipropilcelulose 4 partes em peso
Exemplo 6
Adicionou-se ibuprofeno (5 g) e isopropilantipirina (15 g) a água purificada (400 mL) e a mistura foi agitada. Depois da adição posterior de sacarose (300 g), D-sorbitol (200 g), sacarina sódica (3 g), citrato de sódio (3 g), benzoato de sódio (2 g) e aroma de morango (1 mL), a mistura completa foi agitada e diluída com água purificada até um volume total de 1 litro. Obteve-se assim um xarope em suspensão.
Lisboa, 30 de Agosto de 2000
O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
20

Claims (6)

  1. (P L-i REIVINDICAÇÕES 1. Composição de mistura, que compreende ibuprofeno e isopropilantipirina.
  2. 2. Composição de mistura de acordo com a reivindicação 1, em que a proporção de ibuprofeno para isopropilantipirina é de 5:1 até 1:5 em peso.
  3. 3. Composição de mistura de acordo com a reivindicação 2, em que a proporção de ibuprofeno para isopropilantipirina é de 3:1 até 1:3 em peso.
  4. 4. Composição de mistura de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, em que a referida composição tem a forma de dosagem de um comprimido com três camadas, que compreende uma primeira camada que contém ibuprofeno, uma terceira camada que contém isopropilantipirina, e uma segunda camada constituída por um ou mais componentes inactivos sós, situada entre as referidas primeira e terceira camadas.
  5. 5. Composição de mistura de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, em que a referida composição tem a forma de dosagem de um comprimido revestido a seco, que tem internamente um comprimido central que contém ibuprofeno. 1
  6. 6. Composição de mistura de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, em que a referida composição tem a forma de dosagem de um comprimido revestido a seco, que tem internamente um comprimido central que contém isopropilantipirina. Lisboa, 30 de Agosto de 2000 0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    2
PT95902295T 1993-12-10 1994-12-02 "farmaco combinado antipiretico e analgesico" PT812589E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP31080393 1993-12-10
JP7563894 1994-04-14

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT812589E true PT812589E (pt) 2000-11-30

Family

ID=26416787

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95902295T PT812589E (pt) 1993-12-10 1994-12-02 "farmaco combinado antipiretico e analgesico"

Country Status (13)

Country Link
US (1) US5686109A (pt)
EP (1) EP0812589B1 (pt)
JP (1) JP3168582B2 (pt)
KR (1) KR100347631B1 (pt)
CN (1) CN1094756C (pt)
AT (1) ATE195418T1 (pt)
DE (1) DE69425589T2 (pt)
DK (1) DK0812589T3 (pt)
ES (1) ES2148470T3 (pt)
GR (1) GR3034434T3 (pt)
PT (1) PT812589E (pt)
TW (1) TW279799B (pt)
WO (1) WO1995015751A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6348216B1 (en) * 1996-06-10 2002-02-19 Knoll Pharmaceutical Company Ibuprofen and narcotic analgesic compositions
US6361794B1 (en) 1996-06-12 2002-03-26 Basf Corporation Method of making ibuprofen and narcotic analgesic composition
US6812985B1 (en) 1996-09-23 2004-11-02 Lg.Philips Lcd Co., Ltd. Liquid crystal display device
KR100251512B1 (ko) 1997-07-12 2000-04-15 구본준 횡전계방식 액정표시장치
JP4828707B2 (ja) * 2000-02-28 2011-11-30 武田薬品工業株式会社 固形圧縮製剤
EP1240897B1 (en) * 2001-03-14 2006-06-21 Pfizer Products Inc. Pharmaceutical tablet and process for making thereof
GB0113839D0 (en) * 2001-06-07 2001-08-01 Boots Co Plc Therapeutic agents
JP2003095944A (ja) * 2001-09-27 2003-04-03 Kowa Co 鎮痛剤
EP1631263B1 (fr) * 2003-06-06 2014-02-26 Ethypharm Comprime orodispersible multicouche
FR2855756B1 (fr) * 2003-06-06 2005-08-26 Ethypharm Sa Comprime orodispersible multicouche
EP1750647B1 (en) * 2004-05-21 2014-11-19 Accu-Break Technologies, Inc. Pharmaceutical tablets having a separation mark positioned on the side of said tablets
WO2007058660A1 (en) * 2005-11-18 2007-05-24 Accu-Break Technologies, Inc. Segmented pharmaceutical dosage forms
WO2008002529A2 (en) * 2006-06-26 2008-01-03 Capricorn Pharma, Inc. Orally disintegrating layered compositions
WO2008021875A2 (en) * 2006-08-08 2008-02-21 Accu-Break Technologies, Inc. Pharmaceutical tablets containing a plurality of active segments
EP2070520A1 (en) 2007-12-11 2009-06-17 LEK Pharmaceuticals D.D. Pharmaceutical composition comprising at least one active agent and a binder, which swells in an acidic media
JP2013121948A (ja) * 2011-11-07 2013-06-20 Daiichi Sankyo Healthcare Co Ltd 眠気が改善された感冒薬
JP6307874B2 (ja) * 2012-12-27 2018-04-11 大正製薬株式会社 レイヤリング粒子
JP7419057B2 (ja) 2019-12-27 2024-01-22 ライオン株式会社 錠剤及びコーティング錠

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS609752B2 (ja) * 1979-11-09 1985-03-12 東邦新薬株式会社 新規な2−アセトキシベンズアミド誘導体、その製法及びそれを有効成分とする医薬
JPS5697224A (en) * 1979-12-28 1981-08-05 Kaken Pharmaceut Co Ltd Antipyretic analgesic composition
JPS6143108A (ja) * 1984-08-03 1986-03-01 Nippon Shinyaku Co Ltd 医薬品製剤及びその製造法
JPS61134315A (ja) * 1984-12-05 1986-06-21 Taisho Pharmaceut Co Ltd 解熱鎮痛剤
GB8623557D0 (en) * 1986-10-01 1986-11-05 Boots Co Plc Therapeutic agents
US4999226A (en) * 1988-06-01 1991-03-12 Merrell Dow Pharmaceuticals Inc. Pharmaceutical compositions for piperidinoalkanol-ibuprofen combination
DE69017915T2 (de) * 1989-10-26 1995-07-27 Nippon Shinyaku Co Ltd Zubereitung für den magen.
US5213807A (en) * 1990-05-03 1993-05-25 Chemburkar Pramod B Pharmaceutical composition containing ibuprofen and a prostaglandin
WO1992017166A1 (en) * 1991-04-08 1992-10-15 Nippon Shinyaku Co., Ltd. Capsule
US5431916A (en) * 1993-04-29 1995-07-11 The Procter & Gamble Company Pharmaceutical compositions and process of manufacture thereof

Also Published As

Publication number Publication date
CN1094756C (zh) 2002-11-27
EP0812589B1 (en) 2000-08-16
CN1142766A (zh) 1997-02-12
US5686109A (en) 1997-11-11
ATE195418T1 (de) 2000-09-15
EP0812589A1 (en) 1997-12-17
TW279799B (pt) 1996-07-01
DE69425589T2 (de) 2001-01-04
KR960706335A (ko) 1996-12-09
DK0812589T3 (da) 2000-11-13
ES2148470T3 (es) 2000-10-16
EP0812589A4 (en) 1999-06-23
DE69425589D1 (de) 2000-09-21
GR3034434T3 (en) 2000-12-29
JP3168582B2 (ja) 2001-05-21
WO1995015751A1 (fr) 1995-06-15
KR100347631B1 (ko) 2002-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT812589E (pt) "farmaco combinado antipiretico e analgesico"
JP4435424B2 (ja) 口腔内で速やかに崩壊する錠剤
CA2301185C (en) Pharmaceutical preparation comprising clodronate as active ingredient and silicified microcrystalline cellulose as excipient
BRPI0924136B1 (pt) Composição farmacêutica sólida compreendendo amlodipina e losartan e método para a preparação da mesma
FI117373B (fi) Parasetamolia ja domperidonia sisältävä kalvopäällysteinen tabletti
BRPI0612245A2 (pt) formulações de diclofenaco e métodos de uso
JPH04210919A (ja) ピモベンダン経口投与製剤
CZ287558B6 (en) Pharmaceutical preparation
KR100846945B1 (ko) 파라세타몰을 포함하는 연하 정제
CN111278431A (zh) 普利多匹定的高浓度剂型
JP7428356B2 (ja) 高いバイオアベイラビリティを有するソラフェニブの医薬組成物、ソラフェニブ経口固形製剤、及びその使用
FI117374B (fi) Hyperglykemian vastaisesti vaikuttavat lääkeaineet
JP6803250B2 (ja) エレトリプタン臭化水素酸塩含有口腔内崩壊錠
KR101960357B1 (ko) 벤즈이미다졸 유도체를 포함하는 신규한 제제
JP4519444B2 (ja) 口腔内崩壊錠
KR102233986B1 (ko) 라푸티딘 및 이르소글라딘을 함유하는 고형 약제학적 조성물 및 이의 제조방법
US20040204475A1 (en) Pharmaceutical combination
WO2019230937A1 (ja) 溶出性に優れた経口固形製剤
JPWO2003075919A1 (ja) 塩酸ピルジカイニド含有錠剤(乾式)
AU2006282506A1 (en) Sustained-release preparation
JP6529822B2 (ja) トリプタン系化合物を含有する口腔内崩壊錠
US20130035344A1 (en) Pharmaceutical composition for oral administration
JP5791817B2 (ja) 溶出性及び/又は吸収性が改善された経口投与用医薬組成物
KR102579095B1 (ko) 에스오메프라졸 또는 이의 약학적으로 허용 가능한 염을 포함하는 약제학적 제형
EP1615635A1 (en) Pharmaceutical combination comprising eletriptan and sodium bicarbonate