PT810314E - Processo de tratamento de um suporte textil para fixacao em tela termocolante a base de fios texturados - Google Patents

Processo de tratamento de um suporte textil para fixacao em tela termocolante a base de fios texturados Download PDF

Info

Publication number
PT810314E
PT810314E PT97490016T PT97490016T PT810314E PT 810314 E PT810314 E PT 810314E PT 97490016 T PT97490016 T PT 97490016T PT 97490016 T PT97490016 T PT 97490016T PT 810314 E PT810314 E PT 810314E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
treatment
fabric
textile support
face
upper face
Prior art date
Application number
PT97490016T
Other languages
English (en)
Inventor
Pierrot Groshens
Original Assignee
Lainiere De Picardie Bc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lainiere De Picardie Bc filed Critical Lainiere De Picardie Bc
Publication of PT810314E publication Critical patent/PT810314E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06CFINISHING, DRESSING, TENTERING OR STRETCHING TEXTILE FABRICS
    • D06C13/00Shearing, clipping or cropping surfaces of textile fabrics; Pile cutting; Trimming seamed edges
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06CFINISHING, DRESSING, TENTERING OR STRETCHING TEXTILE FABRICS
    • D06C27/00Compound processes or apparatus, for finishing or dressing textile fabrics, not otherwise provided for
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D27/00Details of garments or of their making
    • A41D27/02Linings
    • A41D27/06Stiffening-pieces

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Details Of Garments (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Knitting Of Fabric (AREA)
  • Manufacturing Of Multi-Layer Textile Fabrics (AREA)

Description

-1- / ///
DESCRICÀO " PROCESSO DE TRATAMENTO DE UM SUPORTE TÊXTIL PARA FIXAÇÃO EM TELA TERMOCOLANTE À BASE DE FIOS TEXTURADOS" O presente invento diz respeito ao processo de fixação em tela de peças de vestuário, nomeadamente fixação em tela termocolante, segundo o qual um suporte têxtil contem, sobre uma das suas faces, depósitos de polímeros termofusíveis. Mais cspecifícamente, o invento diz respeito a um processo de tratamento dc um suporte têxtil destinado a fixação em tela termocolante e constituído por fios texturados, nomeadamente por jactos de ar.
Entre os suportes para fixação em tela termocolante, distingue-se, duma parte, os suportes têxteis propriamente ditos e, doutra parte, os não tecidos. Os suportes têxteis propriamente ditos são obtidos por fiação ou tricotagem de fio, ao passo que os não tecidos são obtidos por constituição e consolidação de uma trama de fios ou filamentos.
Para execução do suporte têxtil destinado à fixação em tela, já se utilizou fios sintéticos texturados, obtidos quer pelo processo de torção fixa falsa, quer pela técnica de texturação por jactos de ar.
Segundo esta técnica específica da texturação por jactos de ar, um primeiro fio designado por fio de alma e um segundo fio designado por fio de efeito penetram em conjunto numa tubeira de texturação, com uma sobrealimentação em fio de efeito superior à do fio de alma. A tubeira de -2- texturação contem uma câmara iiilerioi alimentada por um fluxo de ar comprimido capaz de provocar um efeito de turbilhão, realizando um entrelaçamento dos filamentos que constituem os fios de alma e de efeito, de maneira tal que se formem anéis irregulares a partir dos filamentos do fio de efeito que são inseridos e bloqueados pelos filamentos do fio de alma. A utilização desta técnica para produzir um suporte têxtil tendo um bom poder de cobertura, como o que pode ter um não tecido, e uma boa voluminosidade , é já reconhecida pelo documento EP 578.527 (preâmbulo da reivindicação 1) do requerente.
Todavia, surge uma dificuldade quando se põe em prática uma fixação em tela termocolante, cujos fios texturados formam anéis irregulares proeminentes nas duas faces. Esta dificuldade aparece por altura das duas operações que entram na preparação das peças de fixação em tela termocolante para a confecção das peças de vestuário correspondentes. Entre estas operações, há nomeadamente a apresentação do suporte têxtil na forma de um acolchoado, que consiste na sobreposição de uma série de camadas formadas pelo suporte têxtil para fixação em tela termocolante, bem como o recorte do acolchoado assim formado e compactado para obtenção de uma variedade de peças para fixação em tela termocolante de forma determinada. Esta variedade de peças, que ficam na forma de um acolchoado sobreposto e compactado, é dirigida para um posto ulterior de confecção, onde cada peça de fixação em tela termocolante é retirada individualmente do referido acolchoado. O acolchoamento inicial do suporte têxtil em grande escala é efectuado, de maneira geral, por formação de pregas sucessivas e sobrepostas. Esta forma de execução faz com que sejam sempre as mesmas faces que ficam em frente umas das outras nas pregas sucessivas. Noutros termos, numa -3- dctcrminada prega, a face do suporte têxtil que contem os depósitos de polímero tcrmofusivel encontra-se em frente de, e portanto em contacto com, a face da r prega adjacente que igualmente contem os depósitos de polímero termofusível. E evidente que o mesmo acontece com as faces opostas que estão frente-a-frente e cm contacto umas com as outras. O requerente verificou que quando a fixação em tela termocolante era feita a partir de um suporte têxtil constituído por um tecido ou por uma trama tricotada compreendendo fios sintéticos texturados, nomeadamente por jactos de ar, formando ancis irregulares proeminentes na face superior que apresentavam os pontos de cola e na a face inferior oposta, se podia produzir fenómenos de enganchamcnto aquando da colheita individual de uma peça de fixação em tela termocolante sobre o acolchoado recortado, fenómeno de enganchamento este que toma difícil a preensão das peças sobre o acolchoado. O objectivo visado pelo requerente é suprimir estes fenómenos de enganchamento aquando da preensão de uma peça fixação em tela termocolante a partir do acolchoado recortado.
Este objectivo é perfeitamente atingido pelo processo de tratamento dc um suporte têxtil para fixação em tela termocolante, que é constituído por um tecido ou por uma trama tricotada compreendendo fios sintéticos texturados, nomeadamente por jactos de ar, formando anéis irregulares na face superior destinada a receber os pontos de cola e na a face inferior oposta.
De maneira característica, o processo do invento consiste em se submeter o referido suporte têxtil, antes da aplicação dos pontos de cola, a um pré-tratamento de esmerilamento ou equivalente na face inferior e um pré-tratamento de redução da altura dos anéis irregulares na face superior. -4-
Estes dois pré-tratamentos, realizados em cada uma das faces do suporte têxtil, antes da aplicação dos depósitos de polímero termofusível, reduzem de maneira consequente, ou mesmo suprimem os fenómenos de enganchamento entre faces opostas no acolchoado recortado. A mesma melhoria é constatada quando o acolchoado é feito por sobreposição simples, sem formação de pregas, segundo a qual a face superior de uma determinada camada está em frente de, ou em contacto com, a face inferior de uma camada adjacente.
De preferência, o pré-tratamento de redução da altura dos anéis irregulares, na face superior, é um tratamento de queima, isto é, um tratamento segundo o qual a face superior é sujeita à acção de uma chama formada a partir de uma rampa alimentada a gás, colocada transversalmente à deslocação do suporte (ver, por exemplo, FR-A 2176941).
Esta queima traduz-se por um choque térmico localizado à superfície, que tem por efeito a retracção parcial dos anéis irregulares sujeitos a esse choque.
Segundo uma outra variante de realização, o pré-tratamento de redução da altura dos anéis irregulares, na face superior, consiste num tratamento térmico por radiação ou por contacto. É óbvio que as condições operatórias, tanto da queima como do tratamento térmico, devem ser determinadas de forma a obter uma redução superficial dos anéis irregulares na face superior, sem alteração das outras características do suporte têxtil. -5-
Quanto ao pré-tratamento de esmerilamento ou equivalente na face inferior, isto é, na face que não contem depósito de polímero termofusível, ele tem como resultado desdobrar os anéis irregulares e abrir os anéis irregulares de maior altura.
De preferência, o processo segundo o invento consiste em sujeitar um suporte têxtil primeiramente a um pré-tratamento de esmerilamento ou equivalente na face inferior e a seguir a um pré-tratamento de queima na face superior. O presente invento será melhor entendido com a leitura da descrição que vai ser feita de um exemplo de realização, em que se utiliza um processo de tratamento de um suporte têxtil para fixação em tela termocolante composto por fios texturados por jactos de ar, com um pré-tratamento de queima na face destinada a receber os pontos de polímero termofusível e um pré-tratamento de esmerilamento na outra face, ilustrado pelo esquema anexo, em que: - A figura 1 é uma representação esquemática em corte de um acolchoado constituído pela sobreposição em pregas de um suporte têxtil para fixação em tela termocolante, - A figura 2 é uma representação em corte de uma fixação em tela termocolante que não foi sujeita ao tratamento do invento, - A figura 3 é uma representação esquemática em corte de um suporte têxtil cuja trama é constituída por fios texturados por jactos de ar após um pré-tratamento de esmerilamento numa face, - A figura 4 é uma representação esquemática em corte do suporte têxtil da figura 3 após um pré-tratamento de queima na outra face e, - A figura 5 é uma fixação em tela termocolante obtida por depósito de pontos -6- de polímeiu termufusível na face queimada do suporte têxtil da figura 4.
Quando da confecção das peças de vestuário, as peças de fixação em tela são retiradas pelo operador sobre um acolchoado de peças sobrepostas e recortadas da forma requerida. Este acolchoado é obtido numa operação precedente, a partir do suporte de fixação em tela em grande escala, que é colocado em forma de pregas sucessivas e sobrepostas, como ilustrado na figura 1. Para uma melhor compreensão, deixou-se entre cada prega 1 um espaço 2, que, evidentemente, não existe na realidade.
Tratando-se de uma fixação em tela termocolante, cada prega 1 contem sobre uma das suas faces la. pontos 3 de polímero termofusível.
No exemplo ilustrado na figura 1, na sequência da formação por pregas sucessivas do acolchoado, a face la contendo os pontos 3 de polímero de uma determinada prega 1 está sempre de frente para, e em contacto com, a face la que apresenta igualmente pontos 3 de polímero da prega adjacente. A mesma observação deve ser feita no que concerne à outra face lb isenta de pontos de polímero, que se encontra sempre de frente para, e em contacto com, a face lb equivalente das pregas adjacentes.
Quando a fixação em tela termocolante é realizada a partir de um suporte têxtil que é um tecido ou uma trama tricotada constituída a partir de fios sintéticos texturados e, em particular, a partir daqueles fios obtidos pela técnica de texturação por jactos de ar, o requerente verificou que havia riscos de enganchamento entre as peças fixação em tela que constituíam o acolchoado recortado. Isto representa um problema importante aquando da confecção da peça de vestuário, quando o operador deve retirar uma peça de fixação em tela sobre o acolchoado. De facto, acontece que esta peça fica parcialmente enganchada na -7- peça seguinte, o que obriga a uma intervenção suplementar do operador, geradora de perda de tempo e igualmente de uma má apresentação do acolchoado aquando da operação de preensão seguinte. O requerente crê que estes fenómenos de enganchamento são análogos aos que são voluntariamente praticados em sistemas de encerramento mecânicos, auto-fixantes, conhecidos, nomeadamente sob a designação de Velcro. Em tais sistemas, obtém-se um enganchamento eficaz entre duas superfícies opostas, uma que apresenta elementos do tipo de ganchos ou garras e outra que apresenta anéis irregulares entrelaçados, de maneira a que o enganchamento se faça por penetração dos elementos do tipo de ganchos ou garras nos anéis irregulares. Segundo o requerente, no caso presente, não se trata propriamente de falar de elementos do tipo de ganchos ou garras, mas a presença de anéis irregulares proeminentes à superfície do suporte têxtil provenientes dos fios sintéticos texturados provoca um entrelaçamento relativo dos anéis irregulares das camadas sobrepostas aquando do acolchoamento, entrelaçamento este que é ainda acentuado aquando da operação de recorte do acolchoado.
Na figura 2, ilustrou-se uma fixação em tela termocolante 4 que é composta por um tecido ou trama tricotada, cuja trama (que é apenas representada na figura 2) é constituída por fios sintéticos texturados obtidos por texturação por jactos de ar. Mais precisamente, estes fios 5 contêm pelo menos dois fios multi-filamentares 6,7, a saber, um primeiro fio denominado fio de alma 6 e um segundo fio denominado fio de efeito 7 que forma anéis irregulares 8 proeminentes, que ultrapassam largamente o fio de alma 6 e que formam um emaranhamento com os filamentos que constituem o referido fio de alma 6. A face superior 4a, na figura 2, da fixação em tela 4, contem pontos 9 de polímero termofusível. -8-
Entre os anéis irregulares 8 formados pelo fio de efeito 7, notam-se anéis irregulares 10 mais proeminentes que os outros sobre a face 4a, que contem os pontos 9 de polímero e, igualmente, sobre a outra face 4b.
Segundo o requerente, os fenómenos de enganchamento entre duas peças de fixaçào cm tela adjacentes no acolchoado recortado, seriam provenientes da imbricação dos anéis irregulares 8 e, nomeadamente, dos anéis irregulares 10 mais proeminentes das duas faces 4a, 4bLque estão frente-a-frente e em contacto uma com a outra, não excluindo que a presença dos pontos 9 de polímero termofusívcl possam igualmente ser um factor agravante no que concerne ao enganchamento dc 2 faces 4a frente-a-frente.
Para obviar a este inconveniente, o suporte têxtil 11, antes da operação de depósito dos pontos 9 de polímero termofusível sobre a face 4a é submetido a um primeiro tratamento que consiste num esmerilamento da face 4b que não receberá qualquer ponto 9 de polímero termofusível. Uma operação de esmerilamento, aliás bem conhecida, consiste em submeter um artigo têxtil à acção mecânica de uma superfície rugosa do tipo de tela esmeril; esta acção tem como efeito modificar o estado da superfície do artigo. Mais particularmente, este artigo contem anéis irregulares, como no caso presente, o esmerilamento desenvolve estes anéis irregulares até aos abrir, libertando a extremidade livre de alguns anéis irregulares em relação ao seu aprisionamento no fio de alma 6, mesmo até ao ponto de os cortar. Assim, como ilustrado na figura 3, obtém-se, na sequência do esmerilamento, anéis irregulares 8' que são mais abertos e extremidades livres 11.
De preferência, a operação de esmerilamento é suficientemente intensa para que a face 4b assim tratada tenha uma estrutura próxima duma trama de fibras cortadas. Ela é, por exemplo, realizada numa máquina de esmerilar -9- destinada ao tratamento da malha, equipada de múltiplos cilindros e de um controlo da tensão.
Uma tal configuração da face 4b, aplicada sobre uma outra face tendo a mesma estrutura, não dá mais lugar às forças de enganchamento para imbricação de anéis irregulares susceptíveis de dificultar a separação de duas peças de fixação em tela sobre um acolchoado a recortar.
Este primeiro tratamento do suporte têxtil 13 é seguido de um segundo tratamento de queima na face 4a destinada a receber os pontos 9 de polímero. A técnica da queima, aliás bem conhecida, consiste em submeter a superfície de um artigo têxtil à acção de uma chama aquando da passagem do referido artigo diante de uma rampa de bicos de gás. Tradicionalmente, esta operação é destinada a eliminar o borboto superficial que se encontra à superfície dos tecidos.
No caso presente, o efeito procurado da queima consiste em reduzir a altura dos anéis irregulares proeminentes na face 4a do suporte têxtil 11 e, em particular, a altura dos anéis irregulares 10 mais proeminentes. A regulação dos parâmetros de queima, nomeadamente velocidade de deslocação do artigo, altura e temperatura da chama ... são determinados de maneira que pelo menos os anéis irregulares mais proeminentes 10 em contacto com a chama sofram um choque térmico capaz de provocar a sua retracção. Obtém-se então, como representa a figura 4, uma face 4a muito mais plana, regular e homogénea em termos de altura. Esta operação de queima não altera sensivelmente a voluminosidade do suporte têxtil 13 nem as suas outras características. Mais particularmente, importa que o choque térmico na face 4a seja suficientemente superficial para -10- nao fazer fundir, de maneira demasiado significativa, os fios que constituem os anéis irregulares 8, cuja fusão provocaria uma rigidez do suporte têxtil 13. Para isso. a instalação dc queima deve estar equipada com meios precisos de controlo da temperatura da chama e, de preferência, a velocidade de desfiamento do suporte durante a operação de queima deve ser de pelo menos 80m/mn.
Uma vez estes dois tratamentos realizados, o suporte têxtil assim pré-tratado pode ser submetido a uma operação, aliás bem conhecida, de depósito de pontos 9 de polímero termofusível, de forma a obter a fixação em tela tcrmocolantc 12 tal como ilustrada na figura 5. Pode tratar-se de pontos obtidos a partir dc pó ou de pasta ou ainda de pontos duplos. Na figura 5, observa-se, na face 12a_ contendo os pontos 9 de polímero termofusível, anéis irregulares 8" dispostos simetricamente e uniformes em altura e, na outra face 12b, anéis irregulares 8' amplos e dispostos simetricamente, bem como as extremidades livres 11 de filamentos.
Segundo o requerente, nesta estrutura, o resultado procurado é obtido, a saber, nada mais existe entre as faces frente-a-frente e em contacto de duas peças sucessivas num acolchoado recortado, seja das faces 12a_ contendo os pontos 9 de polímero seja das outras 12b, de enganchamento significativo susceptível de ser uma limitação para a boa preensão das peças de fixação em tela sobre o acolchoado. O presente invento não está limitado ao modo de realização que acaba de ser descrito a título de exemplo não exaustivo. Em particular, o tratamento de esmerilamento pode ser substituído por um tratamento equivalente, por exemplo, por uma raspagem, isto é, um escovamento mecânico da superfície do suporte por meio de cilindros guarnecidos com agulhas metálicas recurvadas. Por outro lado, o tratamento de queima pode igualmente ser substituído por um -11- tratamento equivalente, nomeadamente por um tratamento térmico quer por radiação quer por contacto. 0 processo do invento é particularmente vantajoso no quadro das fixações em tela termocolontes de acordo com as instruções do documento EP.578.527. Ele pode entretanto ser interessante para outros tipos de fixação em tela, constituídos por fios sintéticos texturados, que apresentem o fenómeno de enganchamento anteriormente descrito.
Lisboa, 26 de Novembro de 2001 LUIS SILVA CARVALHO '
Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para o tratamento de um suporte têxtil para fixação em tela termocolante, que é constituído por um tecido ou por uma trama tricotada contendo fios sintéticos texturados, nomeadamente por jactos de ar, formando anéis irregulares na face superior destinada a receber os pontos de cola e na face inferior oposta, caracterizado por consistir em submeter o referido suporte têxtil (13,12), previamente à aplicação dos pontos de cola (9), a um pré-tratamento de esmeiilamento ou equivalente na face inferior (12b) e a um pré-tratamento de redução da altura dos anéis irregulares na face superior (12a).
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o pré-tratamento de redução da altura dos anéis irregulares na face superior (12a) ser um tratamento de queima.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o pré-tratamento de redução da altura dos anéis irregulares na face superior (12a) consistir num tratamento térmico por radiação ou por contacto.
  4. 4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por consistir em submeter o referido suporte têxtil, primeiramente a um pré-tratamento de esmeiilamento ou equivalente na face inferior (12b) e a seguir a um pré-tratamento de queima na face superior (12a). Lisboa, 26 de Novembro de 2001 luís silva carvalho ' Agente Oficisl da Propriedade Industrial RUA VfCTOR CORDON, 14
PT97490016T 1996-05-29 1997-05-29 Processo de tratamento de um suporte textil para fixacao em tela termocolante a base de fios texturados PT810314E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9606832A FR2749135B1 (fr) 1996-05-29 1996-05-29 Procede de traitement d'un support textile pour entoilage thermocollant a base de fils textures

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT810314E true PT810314E (pt) 2002-02-28

Family

ID=9492676

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97490016T PT810314E (pt) 1996-05-29 1997-05-29 Processo de tratamento de um suporte textil para fixacao em tela termocolante a base de fios texturados

Country Status (19)

Country Link
US (1) US5924179A (pt)
EP (1) EP0810314B1 (pt)
JP (1) JPH1088468A (pt)
KR (1) KR100428062B1 (pt)
CN (1) CN1124093C (pt)
AT (1) ATE207148T1 (pt)
AU (1) AU714857B2 (pt)
CA (1) CA2206378A1 (pt)
CZ (1) CZ293970B6 (pt)
DE (1) DE69707354T2 (pt)
ES (1) ES2167695T3 (pt)
FR (1) FR2749135B1 (pt)
HU (1) HUP9700962A3 (pt)
NO (1) NO310367B1 (pt)
PL (1) PL183533B1 (pt)
PT (1) PT810314E (pt)
RU (1) RU2181250C2 (pt)
TR (1) TR199700443A2 (pt)
UA (1) UA46748C2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU754162B2 (en) * 1999-02-03 2002-11-07 Kufner Textilwerke Gmbh Elastic insert, method for the production and use thereof
DE19904265C2 (de) * 1999-02-03 2001-02-22 Kufner Textilwerke Gmbh Elastische Einlage, Verfahren zu deren Herstellung und Verwendung
KR100879185B1 (ko) * 2002-05-23 2009-01-16 한라공조주식회사 수액기의 건조제 백 제조방법 및 상기 방법에 의해 제조된수액기 건조제 백
DE102007006568A1 (de) 2007-02-09 2008-08-14 Kufner Textil Gmbh Elastische Einlage, Verfahren zu deren Herstellung und Verwendung
US9498003B2 (en) * 2010-09-03 2016-11-22 Trusox Llc Construction of a gripping fabric
CN105386200B (zh) * 2015-10-13 2017-05-24 南通海汇科技发展有限公司 双面起绒漂白树脂衬及其生产方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3837051A (en) * 1972-03-21 1974-09-24 Osthoff Fa Walter Apparatus for singeing textile fabrics
KR840002493B1 (ko) * 1982-06-08 1984-12-31 김용원 무선전화기의 녹음기 원격제어장치
KR840002245A (ko) * 1982-11-15 1984-06-25 에이. 엔. 케이. 비이탈라 인체의 자세를 결정하는 근육단련기구
IT1183992B (it) * 1985-12-03 1987-10-22 Gianpiero Quaglino Conglomerato tessile ad uso quale rinforzo nelle confezioni saldabile perimetralmente al tessuto metodo per la sua realizzazione e procedimento di applicazione
JPS6321981A (ja) * 1986-07-11 1988-01-29 日東紡績株式会社 接着芯地およびその製造方法
DE3904003A1 (de) * 1989-02-10 1990-08-16 Sucker & Franz Mueller Gmbh Schmirgelmaschine
JPH03130434A (ja) * 1989-07-13 1991-06-04 Asahi Chem Ind Co Ltd 芯地
FR2693211B1 (fr) * 1992-07-06 1994-10-14 Picardie Lainiere Support Textile pour entoilage thermocollant comportant en trame des fils texturés par jet d'air.
FR2710078B1 (fr) * 1993-09-17 1995-12-01 Picardie Lainiere Support textile biodégradable, en tricot maille trame, pour entoilage thermocollant.
FR2711151B1 (fr) * 1993-10-11 1996-01-05 Picardie Lainiere Support pour entoilage comportant une nappe de fibres entremêlées dans des fils de trame et son procédé de fabrication.
JP3138906B2 (ja) * 1995-04-27 2001-02-26 日本バイリーン株式会社 接着芯地及びその製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
DE69707354D1 (de) 2001-11-22
HUP9700962A2 (hu) 1999-05-28
RU2181250C2 (ru) 2002-04-20
CA2206378A1 (en) 1997-11-29
KR970075028A (ko) 1997-12-10
DE69707354T2 (de) 2002-06-27
AU2368897A (en) 1997-12-04
KR100428062B1 (ko) 2004-07-30
HUP9700962A3 (en) 1999-12-28
AU714857B2 (en) 2000-01-13
CZ293970B6 (cs) 2004-09-15
TR199700443A3 (tr) 1997-12-21
PL183533B1 (pl) 2002-06-28
CN1170546A (zh) 1998-01-21
PL320102A1 (en) 1997-12-08
ES2167695T3 (es) 2002-05-16
CZ162897A3 (en) 1997-12-17
TR199700443A2 (xx) 1997-12-21
JPH1088468A (ja) 1998-04-07
NO972430L (no) 1997-12-01
UA46748C2 (uk) 2002-06-17
NO310367B1 (no) 2001-06-25
NO972430D0 (no) 1997-05-28
CN1124093C (zh) 2003-10-15
EP0810314A1 (fr) 1997-12-03
HU9700962D0 (en) 1997-07-28
EP0810314B1 (fr) 2001-10-17
US5924179A (en) 1999-07-20
FR2749135A1 (fr) 1997-12-05
FR2749135B1 (fr) 1998-08-21
ATE207148T1 (de) 2001-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1207545A (en) Double faced knit fabric and method
US4900605A (en) Bristle pile textile for garment applications
US5855125A (en) Method for constructing a double face fabric and fabric produced thereby
ES2048845T5 (es) Cortinas de ventanas.
ES2164288T3 (es) Genero para cierres textiles de tipo bucle, metodo de su produccion y procedimiento para su tratamiento.
US3874958A (en) Method of making burned-out fabric
PT99229A (pt) Suporte textil, tecido ou de malha tricotada em trama, para entretela termocolante
PT810314E (pt) Processo de tratamento de um suporte textil para fixacao em tela termocolante a base de fios texturados
JPH0130938B2 (pt)
JP2018192071A (ja) カーテン用レース編地
GB2151269A (en) Fabric material and a process for its production
GB2439797A (en) Method of forming patterned textile fabric with textured surface
US3377231A (en) Needled textile laminates and method for producing same
JPS61252339A (ja) 織編物およびその製造方法
KR20050086561A (ko) 내부 연결 요소를 갖는 엮이지 않은 얀을 포함하는 천
CN2349224Y (zh) 一种纵向编织坯料
JPS6026104Y2 (ja) たて編地によるすそ上げ用接着テ−プ
ATE140492T1 (de) Verfahren zur automatischen herstellung einer textilbahn mit dekorativen effekten und vorrichtung zur durchführung des verfahrens
JP3035485U (ja) リングパイルとシャーリングパイルが混在した経編地
CS255164B1 (cs) Osnovnf pletenina 8 efektním vzorem
JPH02182203A (ja) 滑り止め加工方法
JPS6212341B2 (pt)
JPH0268336A (ja) ゴム編組織を有する編地
JPH0579223B2 (pt)
JPH01272853A (ja) 起毛経編地