PT674050E - Suporte de rolos para uma lamina da agulha agregada a um carril de encosto - Google Patents
Suporte de rolos para uma lamina da agulha agregada a um carril de encosto Download PDFInfo
- Publication number
- PT674050E PT674050E PT95108465T PT95108465T PT674050E PT 674050 E PT674050 E PT 674050E PT 95108465 T PT95108465 T PT 95108465T PT 95108465 T PT95108465 T PT 95108465T PT 674050 E PT674050 E PT 674050E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- support
- roller
- rail
- arms
- needle
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E01—CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
- E01B—PERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
- E01B7/00—Switches; Crossings
- E01B7/02—Tongues; Associated constructions
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E01—CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
- E01B—PERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
- E01B2202/00—Characteristics of moving parts of rail systems, e.g. switches, special frogs, tongues
- E01B2202/02—Nature of the movement
- E01B2202/027—Including a component perpendicular to the plane of the rails
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E01—CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
- E01B—PERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
- E01B2202/00—Characteristics of moving parts of rail systems, e.g. switches, special frogs, tongues
- E01B2202/04—Nature of the support or bearing
- E01B2202/044—Rolling
- E01B2202/046—Rolling with rolls on fixed part
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E01—CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
- E01B—PERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
- E01B2202/00—Characteristics of moving parts of rail systems, e.g. switches, special frogs, tongues
- E01B2202/04—Nature of the support or bearing
- E01B2202/044—Rolling
- E01B2202/048—Rolling with rolls on moving part
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Architecture (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Railway Tracks (AREA)
- Push-Button Switches (AREA)
- Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)
- Seats For Vehicles (AREA)
- Soil Working Implements (AREA)
- Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
- Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
- Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
- Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)
- Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
- Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)
- Rotary Switch, Piano Key Switch, And Lever Switch (AREA)
- Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
- Knitting Machines (AREA)
- Sewing Machines And Sewing (AREA)
- Massaging Devices (AREA)
- Position Input By Displaying (AREA)
- Harvesting Machines For Root Crops (AREA)
- Percussion Or Vibration Massage (AREA)
- Vibration Prevention Devices (AREA)
- Discharge Of Articles From Conveyors (AREA)
- Pusher Or Impeller Conveyors (AREA)
Description
DESCRIÇÃ Ο
'SUPORTE DE ROLOS PARA UMA LÂMINA DA AGULHA AGREGADA A UM CARRIL DE ENCOSTO" O presente invento diz respeito a um suporte de rolos para uma lâmina da agulha agregada a um carril de encosto que parte directa ou indirectamente de um apoio, como, por exemplo, de uma chulipa, compreendendo, pelo menos, um elemento de rolos destinado a apoiar a lâmina da agulha com base de lâmina da agulha, que, de preferência, deverá estar apoiado sobre um elemento com características elásticas.
Com vista a reduzir a fricção registada quando as lâminas das agulhas são deslocadas, estas podem estar apoiadas sobre rolos. Assim, e segundo uma solução já nossa conhecida, de um dispositivo de fixação partem dois elementos de rolos sobre os quais se apoia parcialmente uma lâmina da agulha que se abre. Tanto o dispositivo de fixação como os elementos de rolos são mantidos a uma distância fixa do carril de encosto disposto sobre o dispositivo de fixação. Na medida em que a distância entre o carril de encosto e a lâmina da agulha aberta sofre uma redução da ponta da lâmina da agulha para o talão da lâmina da agulha, tomam-se necessários vários suportes de rolos diferentes para permitir o apoio.
Da patente DE-B 1 056 641 é já nosso conhecido um apoio de rolos anti-vibratório e regulável em altura para lâminas das agulhas. Neste caso, o apoio de rolos utilizado limita-se a exercer uma mera função de suporte. O rolo propriamente dito está apoiado sobre um suporte para rolos que está instalado numa gaiola de um apoio. Como a mola não exerce qualquer função de amortecimento, podem vir a ter lugar pancadas entre o suporte para rolos e o 2
apoio. O que, por sua vez, dá azo a que a lâmina da agulha seja submetida a cargas intermitentes. O presente invento tem por objectivo o aperfeiçoamento de um suporte de rolos do tipo do descrito no início da presente, de modo a assegurar que a lâmina da agulha, nem mesmo quando a lâmina da agulha está aberta, não possa bater contra um apoio como, por exemplo, uma placa de deslizamento da agulha quando ocorre um estímulo que provoque uma vibração.
De acordo com o presente invento, trata-se de um objectivo que é essencialmente alcançado através de o facto de o elemento de rolos partir de um dispositivo de fixação, no qual a lâmina da agulha, quando está aberta, possa ser fixada de modo a se impedir o bater da lâmina da agulha.
De acordo com o presente invento, quando a lâmina da agulha está aberta, ela pode ser fixada através de uma união positiva. Isto permite que, como é usual, o próprio dispositivo de fixação seja unido ao carril de encosto e, de preferência, ao apoio como, por exemplo, à chulipa. Esta última medida provoca um desacoplamento adicional em relação ao carril de encosto.
Através da fixação da lâmina da agulha quando se encontra aberta assegura-se que as vibrações que possam ser originadas não provoquem pancadas indesejáveis da lâmina da agulha as quais, por sua vez, poderiam dar azo a um desgaste indesejável. O dispositivo de fixação propriamente dito inclui um elemento de suporte passível de ser prendido ou fixado ao carril de encosto, como, por exemplo, um braço de suporte, que dispõe de um orifício oblongo que se estende na horizontal para permitir a deslocação horizontal do suporte. O ideal, porém, será existirem dois braços de suporte, colocados a certa distância um do outro e unidos entre si por meio de um elemento de distanciamento, que disponham de orifícios oblongos que se estendam na horizontal e que estejam voltados um para o outro. O ou os braços de suporte estão fixados contra o patim do carril do carril de encosto por meio de um elemento de aperto de modo a poderem ser puxados, sendo que o referido elemento de aperto, do lado oposto, está encostado ao patim do carril.
Para que o dispositivo de fixação não possa escorregar, de forma incontrolada, na direcção do carril de encosto, o braço de suporte apresenta uma abertura com o feitio de um bico para recepção, pelo menos parcial, do patim do carril. O próprio elemento de aperto dispõe também de uma abertura com o feitio de um bico semelhante, sendo que o referido elemento de aperto, por sua vez, deverá ser preferencialmente constituído por dois braços unidos por meio de uma peça de distanciamento, braços esses que se estendem no espaço entre os braços de suporte.
Um outro aperfeiçoamento do presente invento prevê que do elemento de distanciamento que une os braços de suporte parta um elemento do tipo de um pino, como, por exemplo, um parafuso, que se introduza numa secção do elemento de aperto e que possa ser apertado contra este elemento de aperto, para desta forma prender de forma não positiva o elemento de aperto e o dispositivo de fixação ao patim do carril de que o carril de encosto dispõe. O ideal será que a secção do elemento de aperto acima referida seja a peça de distanciamento, sendo que, entre a peça de distanciamento e a porca do parafuso poderá estar instalada uma mola, como, por exemplo, uma mola de disco. A cabeça do parafuso ou do pino está soldada ao elemento de distanciamento, como, por exemplo, uma peça rectangular, que une os elementos de suporte, a cuja superfície inferior se podem apoiar secções dos braços do elemento de 4 aperto e cuja superfície superior está encostada à face inferior do patim do carril de encosto.
Com vista a permitir a regulação do elemento de rolos em altura, o suporte apresenta, pelo menos, um orifício oblongo que se prolonga na vertical, no qual está introduzido um pino ou por um parafuso, através do qual, por sua vez, se leva a cabo a união não positiva entre o suporte e o dispositivo de fixação. O ideal será o referido pino ser constituído por um parafuso caracterizado por uma resistência elevada. O suporte propriamente dito deverá ser preferencialmente constituído por dois braços ou duas pernas colocados a certa distância um do outro, entre os quais está instalado, por um lado, o elemento de rolos de forma a se poder rodar e que, pelo outro lado, estão unidos por meio de uma secção de tubo, secção essa que, por sua vez, envolve o pino ou o parafuso a certa distância.
Um outro aperfeiçoamento do presente invento prevê que o exterior dos elementos de suporte sejam parcialmente envolvidos pelos elementos de guia ou pelos elementos de ligação, de corte em forma de "UM e nos quais estão introduzidos os pinos ou os parafusos. Estes elementos de guia ou de ligação asseguram que o pino ou parafuso possa ser deslocado, sempre devídamente alinhado, nos orifícios oblongos que se estendem na horizontal de que os braços de suporte dispõem, sem que isso dê azo a um apoio numa das margens dos orifícios oblongos.
Como já tivemos oportunidade de referir, o ideal será o elemento de fixação do tipo de um pino ser constituído por um parafuso cuja cabeça seja soldada a um dos elementos de ligação. Além disso, entre a porca passível de ser aparafusada ao parafuso e o outro elemento de ligação deverá estar colocado um elemento elástico como, pelo menos, uma mola de disco e, de preferência, um conjunto de molas de disco. 5
Através de todas estas medidas consegue assegurar-se uma união' não positiva entre o dispositivo de fixação e o suporte para o elemento de rolos ao longo de uma dada extensão, de modo a evitar uma deslocação ou uma inclinação incontrolada. O ideal será partirem dois elementos de rolos do suporte. Para tal, os braços de fixação destes elementos de rolos deverão preferencialmente ter o feitio de um triângulo equilátero, cuja superfície de base se estende paralelamente ou de forma essencialmente paralela em relação ao percurso de deslocação da lâmina da agulha e em cujos cantos está apoiado um dos elementos de rolos de forma a se poder rodar. Desta forma, na zona do outro vértice do triângulo estende-se o elemento de distanciamento, com o feitio de uma secção de tubo, que é atravessado pelo elemento de fixação do tipo de um pino e, mais concretamente, pelo parafuso.
Desde que tenha lugar uma fixação a um apoio como, por exemplo, uma chulipa, o dispositivo de fixação, que tanto pode constituir uma unidade com o suporte como inclusive pode servir de suporte, pode ser mudado de posição a fim de assim se obter a pretendida alteração da distância em relação ao carril de encosto.
Será desejável o elemento de rolos estar apoiado sobre, pelo menos, dois elementos elásticos com curvas características diferentes, sendo que um dos elementos elásticos se caracteriza por uma rigidez essencialmente constante, enquanto que o outro elemento elástico se deverá caracterizar por uma rigidez variável, devendo ainda os elementos elásticos estar mecanicamente acoplados um ao outro de modo a que, quando os elementos de rolos são submetidos a uma carga pela lâmina da agulha, cada um dos elementos elásticos apresente um curso de mola eficaz. Este aperfeiçoamento do presente invento caracteriza-se ainda e de modo especial pelo facto de os elementos elásticos se estenderem ao longo de lados opostos de um elemento de suporte a de a respectiva distância um em relação ao outro poder ser 6 ί
regulada por meio de um elemento de união como, por exemplo, um parafuso; este aperfeiçoamento caracteriza-se ainda pelo facto de um elemento elástico que exerce um amortecimento e que é caracterizado por uma rigidez passível de ser variada se estender do lado do elemento de suporte que está virado para a lâmina da agulha, pelo facto de o elemento elástico caracterizado pela rigidez variável, quando o elemento de rolos não está a ser submetido a qualquer carga, ser apertado pelo elemento de união contra o elemento de suporte de modo a que seja total ou quase totalmente excluída qualquer acção elástica; por fim, este aperfeiçoamento caracteriza-se ainda pelo facto de, quando o elemento de rolos está sob carga, cada um dos elementos elásticos apresentar comprimentos de curso de mola aptos a enfrentarem as cargas e as reduções das cargas adicionais normais a que o elemento de rolos está sujeito.
Os elementos elásticos a que nos estamos a referir são constituídos, por um lado, por uma mola de suspensão e, pelo outro, por uma mola de amortecimento, sendo que pelo menos esta última mola, mas de preferência as duas, são molas de elastómero. A mola de amortecimento caracteriza-se por uma rigidez que, de preferência, deverá ser dez vezes inferior à rigidez da mola de suspensão.
Quando os elementos elásticos são submetidos a uma tensão prévia, ou seja, sempre que o elemento de rolos não está submetido a qualquer carga, a mola de amortecimento é regulada de modo a ficar bloqueada ou praticamente bloqueada, de modo a que, quando o elemento de rolo é colocado sob carga pela lâmina da agulha, assuma uma posição de trabalho (ponto de trabalho) que permita, sempre que o elemento de rolos seja colocado sob carga e aliviado pela lâmina da agulha que actua sobre ele, o ponto de tensão prévia, ou, por outras palavras, a posição de bloqueio, não seja atingida.
No ponto de trabalho, e graças à acção da mola de amortecimento, tem lugar uma suspensão elástica e, por conseguinte, um amortecimento em ambas as direcções, de modo a ser excluída uma pancada activa da lâmina da agulha
sobre uma base, como, por exemplo, a placa da agulha. Simultaneamente, e devido às características amortecedoras da mola de amortecimento, é provocada uma redução rápida da vibração da própria lâmina da agulha. A rigidez da mola de suspensão assegura a posição de trabalho do elemento de rolos, ou seja, o nível em que a lâmina da agulha fica em descanso.
Das reivindicações de patentes, das respectivas características - isoladamente e/ou em conjunto - e também dos exemplos de execução preferenciais representados no desenho obtêm-se informações sobre as demais particularidades e vantagens do presente invento.
Assim, as figuras mostram: a figura 1. mostra um corte através de uma agulha com uma primeira versão de um elemento de rolos, a figura 2. mostra um corte ao longo da linha ABCD na figura 1, a figura 3. mostra uma perspectiva vista na direcção da seta X da figura 1, a figura 4. mostra um outro corte através de uma agulha com uma segunda versão de um elemento de rolos, a figura 5. mostra um terceiro corte através de uma agulha com o elemento de rolos apresentado na figura 4, mas numa posição rodada 180°, a figura 6. a-d mostra um diagrama de curvas características elásticas do elemento elástico de suporte do elemento de rolos com as respectivas posições e a figura 7. mostra um diagrama de princípio de elementos de rolos que partem de uma chulipa e que podem ser apoiados sobre elementos elásticos.
Nas figuras 1 a 5, nas quais os mesmos elementos são identificados pelas mesmas referências, são apresentadas em corte um carril de encosto (10) e uma lâmina da agulha (12) agregada ao referido carril de encosto, sendo que o corte apresentado na figura 1 ocorre na zona da ponta da lâmina da agulha, o 8 corte apresentado na figura 4 ocorre a uma maior distância da ponta da lâmina da agulha e o corte que é apresentado na figura 5 tem lugar a uma distância ainda maior da ponta da lâmina da agulha. Um facto que se pode constatar, por um lado, através da geometria da própria lâmina da agulha (12) e, pelo outro, através da distância existente entre a lâmina da agulha (12) e o carril de encosto (10), seja quando está fechada, seja quando está aberta (representação a tracejado), ou seja, estando a agulha aberta ou fechada. A fim de que, na altura em que a agulha é aberta, a lâmina da agulha (12) se possa apoiar sobre um ou mais elementos de rolos (14) ou (16), para, por um lado, reduzir a resistência à deslocação e, pelo outro, poupar o agente antigripante, o presente invento prevê as construções que se seguem.
De acordo com a figura 1, os elementos de rolos (14) e (16), concebidos como elementos cilíndricos abaulados, estão sempre instalados num veio (18) e (20), de modo a se poderem rodar, sendo que os veios, por sua vez, são fixados, sem se poderem rodar, em pernas ou braços (22) e (24) de um suporte (26) para os elementos de rolos (14) e (16).
As pernas (22) e (24) estão unidas por meio de um elemento de distanciamento constituído por uma secção de tubo (28). Esta secção de tubo (28) está soldada às superfícies das pernas ou dos braços (22) e (24) que estão voltadas uma para a outra. Dentro das zonas dos braços (22) e (24) delimitadas pelo elemento de distanciamento (28) existe sempre um orifício oblongo (30) e (32) que se estende na vertical, para que desta forma o suporte (26) e, por conseguinte, os elementos de rolos (14) e (16) possam ser regulados em altura em relação ao carril de encosto. Poderão igualmente ser adoptadas outras versões construtivas. O suporte (26), pelo seu lado, está colocado entre os braços de suporte (34) e (36) de um dispositivo de fixação (40), estando preso ao primeiro através de uma união não positiva da forma que em seguida se descreve. 9
Cada um dos braços de suporte (34) e (36) apresenta um orifício oblongo que se estende na horizontal (38), para deste modo permitir uma alteração da distância dos elementos de rolos (14) e (16) em relação ao carril de encosto, em função da posição em que a lâmina da agulha se encontra (lâmina da agulha fechada ou aberta), sem que para tal tenham de ser utilizados dispositivos de rolos que sejam construtivamente diferentes um do outro.
Na zona de sobreposição dos orifícios oblongos que se estendem na horizontal (38) com os orifícios oblongos que se estendem na vertical (30) e (32), e dentro do elemento de distanciamento (28), preferencialmente constituído por uma secção de tubo, estende-se um parafuso (42), que assegura a união não positiva dos braços de suporte (34) e (36) ao suporte (26) para os elementos de rolos (14) e (16). O parafuso (42), que no caso vertente é constituído por um parafuso de elevada resistência, tem a sua cabeça (44) soldada a um elemento de guia ou de ligação (46), que, do lado de fora, se prolonga pancialmente ao longo do braço de suporte (36) e que, visto em corte, tem o feitio de um ”U". Os braços laterais estendem-se parcialmente ao longo das arestas longitudinais do braço de suporte (36), de modo a permitir um movimento controlado exclusivamente na direcção horizontal dos braços de suporte (34) e (36), o que assegura que a haste do parafuso (42) se estenda à distância das arestas longitudinais dos orifícios oblongos (38).
Ao braço de suporte (36) está igualmente agregado um elemento de guia ou de ligação (50) de perfil em "U", atravessado pelo parafuso (42). Entre a porca (48) de aperto do parafuso (42) e a superfície exterior do elemento de guia ou de ligação (50) está instalado um conjunto de molas de disco (52). Quando o parafuso (42) é apertado a fundo, depois de o suporte (48) ter sido devidamente alinhado tanto na direcção horizontal como na direcção vertical, tem lugar uma união não positiva entre o dispositivo de fixação (40) e o suporte
1U (26), ο que exclui assim qualquer hipótese de um deslizamento ou de uma inclinação incontrolados.
No exemplo de execução que é apresentado na figura 1 os braços ou as pernas (24), (26) foram concebidos com o feitio de triângulos, tendo preferencialmente sido seleccionado um feitio em que os lados do triângulo têm todos a mesma dimensão. A superfície de base (54) estende-se paralelamente ou quase paralelamente em relação ao percurso de deslocação da lâmina da agulha (12). Nos cantos estão instalados os veios (18) e (20) e, por conseguinte, os elementos de rolos (14) e (16). O vértice do triângulo, sobre o qual o dito triângulo está assente, por assim dizer, é atravessado pelo parafuso (42).
Com vista a assegurar uma fixação segura do dispositivo de fixação (40), está previsto um elemento de aperto (56), que dispõe de dois braços (60) e (62) em "L", ligados um ao outro por meio de uma peça de distanciamento (58). Os braços (60) e (62) estendem-se dentro dos elementos ou braços de suporte (34) e (36) que estão unidos por meio de um elemento de distanciamento (64) de feitio rectangular.
Tanto os braços de suporte (34) e (36) como os braços (60) e (62) dispõem de aberturas com o feitio de um bico (66) e (68), para recepção das zonas das margens do patim do carril (70) do carril de encosto (10).
Com vista a se poder unir, através de uma união não positiva, o dispositivo de fixação (40), ou seja, os respectivos braços de suporte (34) e (36), que, na zona dos rolos de suporte (14) e (16), apresentam um degrau, ao carril de encosto (10), parte um parafuso (72) do elemento de distanciamento (64) cuja cabeça (74) está soldada ao referido elemento de distanciamento (64). A porca (76) do parafuso (72) também está encostada, por meio da acção de uma mola de disco (78), por exemplo, ao lado exterior da peça de 11 distanciamento (58) do elemento de aperto (56). Através do aperto do parafuso (72), as aberturas em forma de bico (66) e (68) são forçadas na direcção das bordas do patim do carril, de modo a que, desta forma, ocorre uma união não positiva. Nestas circunstâncias a superfície superior (80) do elemento de distanciamento (64) fica encostada à superfície inferior do patim do carril do carril de encosto. Também as bordas dos braços em "L" (60) e (62) do elemento de aperto (56) que estão voltadas para o patim do carril se apoiam contra o elemento de distanciamento (64), e, mais concretamente, à sua superfície inferior.
Sempre que a lâmina da agulha (12) tenha de se deslocar ao longo de um percurso grande, ou seja, na zona da ponta da lâmina da agulha, e tal como se pode ver no exemplo de execução que é apresentado na figura 1, estão instalados dois elementos de rolos (14) e (16). Quanto maior for a distância em relação à ponta da lâmina da agulha, tanto mais pequeno será o percurso de deslocação, pelo que, nestas circunstâncias, já só se torna necessário um elemento de rolos, como se toma claro nas figuras 4 e 5. A constituição dos dispositivos de fixação e dos elementos de aperto apresentados nas figuras 4 e 5, e a constituição básica dos suportes identificados pelas referências (82) para o elemento de rolos (84) corresponde à constituição dos mesmos elementos apresentados nas figuras 1 a 3, pelo que, por conseguinte, estes elementos são identificados pelas mesmas referências. Torna-se assim desnecessário proceder aqui a uma descrição mais detalhada desses mesmos elementos.
Ao contrário do que sucede no caso do exemplo de execução que é apresentado na figura 1, os braços ou pernas (86) ou (88) que recebem o elemento de rolos (84) caracterizam-se por uma geometria semelhante a um rim, pelo que as linhas de ligação entre o parafuso (42) e o veio no qual está instalado o elemento de rolos (84) se estendem diagonalmente na vertical. Desta constituição resulta a possibilidade de, se o suporte (82) for rodado 180°, 12 Λ ο elemento de rolos (84) se encontrar seja mais próximo do carril de encosto (figura 4), seja mais distante do carril de encosto (10) (figura 5). Obtém-se desta forma uma alteração objectiva da distância, pelo que se toma possível utilizar dispositivos de rolos similares em diversas secções da agulha, para apoio rolante da lâmina da agulha (12).
Como, no que toca aos demais elementos, a constituição dos suportes (82) corresponde à do suporte (26), também o suporte (82) é deslocado nos orifícios oblongos (38) ou (30) e (32) da forma que já anteriormente referimos, o mesmo se aplicando no que respeita à união ao dispositivo de fixação (40) por meio de uma união não positiva.
As figuras 6 e 7 apresentam-nos características particulares do presente invento, que tornam possível que a lâmina da agulha a ser apoiada sobre os elementos de rolos e a deslocar-se sobre estes elementos possa ser submetida a um amortecimento que exclui qualquer possibilidade de pancadas contra bases, como, por exemplo, contra placas de deslizamento de agulhas. Simultaneamente, estas características asseguram não sejam exercidas quaisquer pancadas sobre os elementos de rolos que possam dar origem a perturbações, uma desvantagem inerente aos elementos de rolos de acordo com a tecnologia mais recente existente até à data.
Os elementos de rolos (90), (92) e (94) patentes na figura 7, bem como um outro elemento de rolos (96), partem de um dispositivo de fixação (98) que, visto de lado, apresenta o feitio de um "U" deitado com braços de comprimentos diferentes. O braço mais comprido (100) está voltado para um outro dispositivo de fixação (106). O dispositivo de fixação (98) está apoiado sobre elementos elásticos (102) e (104), que, por sua vez, estão fixados ao outro dispositivo de fixação (106) que, no exemplo de execução aqui apresentado, parte de uma chulipa (108). O segundo dispositivo de fixação (106) pode ser deslocado tanto na direcção de um carril de encosto (108) como na direcção oposta ao mesmo. Para esse efeito, os braços laterais do segundo 13 dispositivo de fixação (106) dispõem de orifícios oblongos (110) e (ÍÍ2), que podem ser atravessados pelos elementos de fixação, como parafusos, por exemplo, que unem o segundo dispositivo de fixação (106) à chulipa (108). O dispositivo de fixação (98) propriamente dito deverá preferencialmente ser constituído por duas pernas em "U", nas quais estão apoiadas os elementos de rolos (90), (92), (94) e (96) e que estão unidos por meio de uma secção plana, por exemplo, que está fixada aos elementos elásticos (102) e (104).
Na figura 7 é-nos apresentada uma lâmina da agulha (114) agregada ao carril de encosto (10) tanto na posição fechada (linha a cheio) como na posição aberta (linha a tracejado). Quando a lâmina da agulha está na posição aberta, uma secção do patim do carril da lâmina da agulha (116) fica parada entre os rolos (94) e (96), o que equivale portanto a dizer entre o braço curto (118) e o braço comprido (100) do dispositivo de fixação (98) que, visto de lado, tem o feitio de um ”U", e que se destina à fixação dos elementos de rolos (90), (92), (94) e (96). Esta medida faz com que, quando a lâmina da agulha está aberta, ela esteja simultaneamente quase bloqueada, evitando desta forma que ela possa bater.
Graças aos elementos elásticos (102) e (104), que são sempre constituídos por duas molas (120) e (122) caracterizadas por uma rigidez diferente, as oscilações a que a lâmina da agulha (114) está submetida são amortecidas, sendo que, simultaneamente, quando a lâmina da agulha (114) está parada, é disponibilizado um apoio quase estático.
Na figura 6, estão representados tanto um dos elementos elásticos (102) e (104) de constituição preferencialmente idêntica e as características dos próprios elementos elásticos individuais. Cada elemento elástico (102) ou (104) é constituído por um elemento de disco superior e inferior (124) e (126), preferencialmente feitos de metal, e uma placa de suporte (128), que se estende entre os discos, placa essa que parte do segundo dispositivo de fixação (106). Entre a placa de suporte (128) e o disco superior (124), por um lado, e entre a placa de suporte (128) e o disco inferior, ou seja, o disco (126) que está voltado para o carril de encosto (108), pelo outro, estendem-se os elementos elásticos (122) ou (120) caracterizados por uma rigidez diferente.
As características de rigidez dos elementos elásticos (120) e (122), que, no caso vertente, são constituídos por molas de elastómero, que estão unidos, como que por vulcanização, aos discos (124), (126), (128) ou a secções que partem deles mas que não se encontram referidos de forma mais detalhada, podem ser consultadas na figura 6a.
Os elementos elásticos (120) e (122) estão acoplados mecanicamente através de um elemento de ligação. Este elemento de ligação atravessa os elemento elásticos (120) e (104) centralmente. No exemplo de execução aqui apresentado trata-se de um parafuso (130), cuja cabeça (132), com o feitio de um disco, está encostada à superfície exterior do disco (124) e cuja porca (134) está encostada à superfície exterior do disco (126), a fim de, através do aperto do parafuso (130), regular o comprimento eficaz do parafuso (130) compreendido entre os discos (124) e (126). O elemento elástico (120) é constituído por uma moía de amortecimento caracterizada por uma rigidez passível de ser alterada. O ideal será o elemento elástico (120) caracterizar-se por uma curva característica progressiva, como se pode verificar do lado esquerdo da figura 6a. O elemento elástico (122) superior, que está colocado mais perto do carril de encosto (108), apresenta uma curva característica da elasticidade caracterizada por uma rigidez constante e deverá responsabilizar-se pela função de suporte e suspensão propriamente dita.
Quando não está submetido a qualquer carga, o elemento elástico (102), (104) apresenta uma posição correspondente à que se pode ver na figura 6b. Os discos (124) e (126), dos quais partem, por um lado, a mola de suspensão (122) e, pelo outro, a mola de amortecimento (120), estão distantes da placa de suporte (128). Na figura 6a, estas circunstâncias coincidem com a origem das coordenadas do diagrama, no qual está registado a força (tensão/carga) exercida contra o curso da mola. A figura 6c mostra como colocar o elemento elástico (102) e (104) na posição de trabalho, que possibilita uma elevação do suporte (98) para uma posição situada acima da posição básica, em que o suporte (98) fica sob carga, ou seja, quando a lâmina da agulha (114) está apoiada sobre os elementos de rolos (90), (92) e (94). Para tal há que apertar o parafuso (130) até o elemento elástico (120) ficar colocado na posição de bloqueio ou quase na posição de bloqueio, ou seja, fique de tal modo comprimido que já não sejam evidenciadas quaisquer características elásticas. Este estado corresponde ao ponto de tensão prévia 2 da figura 6a.
Na figura 6d encontra-se representada de forma meramente esquemática a posição em que a lâmina da agulha (114) está apoiada sobre os elementos de rolos (90), (92) e (94). A mola de amortecimento (120) é aliviada ao longo de um curso de mola - que, na figura 6a, corresponde a simples 5 unidades, por exemplo. Ao mesmo tempo, a mola de suspensão (122) é submetida a uma tensão correspondente ao mesmo curso de mola, ou seja, curso esse que no desenho corresponde a 5 unidades de curso. Esta posição corresponde ao ponto 3 da figura 6, que, por sua vez, equivale ao ponto de trabalho.
Assim, se na lâmina da agulha (114) forem desencadeadas quaisquer oscilações, estas poderão ser totalmente assumidas pelos elementos elásticos (102) e (104) e ser amortecidas, de modo especial através do elemento elástico (120), sem que haja lugar a pancadas; isto porque o ponto de trabalho 3 está de tal modo regulado relativamente às curvas características que a mola de amortecimento (120) nunca pode alcançar uma posição de bloqueio. Desta 16 's forma, quer a lâmina da agulha (114) esteja sob carga ou não, o èltado elástico dos elementos elásticos (102) e (104) está sempre garantido.
Lisboa, 2 8 MAIO 2001
Dra. Maria Agente R./ 'ς;’ν'η-ι Ferreira !rj^: trial L;s
- ' ;cV,5B0A
Claims (9)
- Λ REIVINDICAÇÕES 1. Suporte de rolos para uma lâmina da agulha (12, 114) agregada a um carril de encosto (10, 108) que parte directa ou indirectamente de um apoio, como, por exemplo, de uma chulipa (110), compreendendo, pelo menos, um elemento de rolos (14, 16, 84, 90, 92, 94, 96) destinado a apoiar a lâmina da agulha com base da lâmina da agulha, que, de preferência, deverá estar apoiado sobre um elemento com características elásticas (120, 122), caracterizado pelo facto de o elemento de rolos (90, 92, 94, 96) partir de um dispositivo de fixação (98), no qual, quando a agulha (114) está aberta, esta pode ser prendida de modo a evitar qualquer pancada da agulha.
- 2. Elemento de rolos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o dispositivo de fixação (98), quando visto de lado, apresentar uma geometria semelhante a um "U" deitado com braços de comprimentos diferentes e ainda caracterizado pelo facto de a base da lâmina da agulha (116) poder ser firmemente prendida entre os braços (100, 116) e, de preferência, entre elementos de rolos (94, 96) que partem destes.
- 3. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o elemento de rolos (14, 16, 84) partir de um suporte (26, 82), que, para permitir a alteração da distância entre o elemento de rolos e o carril de encosto (10) poder ser unido a um dispositivo de fixação (10) em duas posições diferentes, equivalentes a uma rotação de 180° desse dispositivo.
- 4. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de 2 o dispositivo de fixação (40) dispor de, pelo menos, um elemento de suporte (34, 36), como, por exemplo, um braço de suporte, passível de ser fixado ou prendido ao carril de encosto (10) ou ao apoio, elemento de suporte esse que, para permitir o seu posicionamento ou para permitir a deslocação horizontal do suporte (26, 82), dispõe de um orifício oblongo (38) que se estende na horizontal.
- 5. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de existirem dois braços de suporte (34, 36), colocados à distância um do outro e unidos por meio de um elemento de distanciamento (64), que apresentam orifícios oblongos (38) que se estendem na horizontal e estão voltados um para o outro, caracterizado pelo facto de o ou os braços de suporte (34), (36) poderem ser empurrados contra o patim do carril (70) do carril de encosto (10) por meio de um elemento de aperto (56), que, do lado oposto, fica encostado ao patim do carril, e ainda caracterizado pelo facto de tanto o braço de suporte (34, 36) como o elemento de aperto (56) apresentarem uma abertura (66) com o feitio de um bico para, pelo menos, uma recepção parcial de uma secção do patim do carril.
- 6. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o elemento de aperto (56) ter dois braços (60,62), unidos um ao outro por meio de uma peça de distanciamento (58), braços esses que se estendem parcialmente na zona situada entre os braços de suporte (34, 36), e ainda caracterizado pelo facto de do elemento de distanciamento (64) que une os braços de suporte (34, 36) partir um elemento do tipo de um pino, que atravessa uma secção (58) do elemento de aperto (56) e que pode ser apertado contra ele. anteriores, caracterizado pelo facto de o suporte (26, 82) apresentar, pelo menos, um orifício oblongo (30, 32) que se prolonga na vertical, que é atravessado por um elemento de ligação como, por exemplo, um elemento semelhante a um pino (42), que prende firmemente o suporte entre os elementos de suporte (34, 36).
- 8. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o eixo ou eixos de rotação (18, 20, 88) do ou dos elementos de rolos (14, 16, 84), relativamente ao elemento de ligação, do tipo de um pino (42), que une o suporte ao dispositivo de fixação, se prolongar(em) entre este elemento de ligação e o carril de encosto (10) e/ou se prolongarem) do lado que está virado para o carril de encosto.
- 9. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o elemento de rolos (90, 92, 94, 96) estar apoiado sobre, pelo menos, dois elementos elásticos (120, 122) com curvas características diferentes, caracterizado pelo facto de um dos elementos elásticos (122) apresentar uma rigidez essencialmente constante e o outro elemento elástico (120) apresentar uma rigidez variável e ainda caracterizado pelo facto de os elementos elásticos estarem mecanicamente acoplados um ao outro de modo a que, quando o elemento de rolos (90, 92, 94) é colocado sob carga pela lâmina da agulha (114), cada um dos elementos elásticos se encontrar num estado capaz de evidenciar elasticidade.
- 10. Elemento de rolos de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações anteriores. 4caracterízado pelo facto de o dispositivo de fixação (98) partir do apoio (100), o qual poderá ser constituído, por exemplo, pela chulipa. Lisboa, 2 8 MAIO 2001Dra. Maria FHvína Ferreira Agente C ' .. k inòsirial R. Ca:J -:" . .j - too USBOA Teícis. 2'UcõlO’jí) - 2138150 50
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE9109182U DE9109182U1 (de) | 1991-07-25 | 1991-07-25 | Rolleinrichtung für eine einer Backenschiene zugeordneten Zunge einer Weiche |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT674050E true PT674050E (pt) | 2001-08-30 |
Family
ID=6869643
Family Applications (2)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT95108465T PT674050E (pt) | 1991-07-25 | 1992-07-22 | Suporte de rolos para uma lamina da agulha agregada a um carril de encosto |
PT99116994T PT964100E (pt) | 1991-07-25 | 1992-07-22 | Suporte de rolos para uma lamina de uma agulha agregada a um carril de encosto |
Family Applications After (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT99116994T PT964100E (pt) | 1991-07-25 | 1992-07-22 | Suporte de rolos para uma lamina de uma agulha agregada a um carril de encosto |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
EP (3) | EP0964100B1 (pt) |
AT (3) | ATE139816T1 (pt) |
DE (4) | DE9109182U1 (pt) |
DK (3) | DK0674050T3 (pt) |
ES (3) | ES2155863T3 (pt) |
GR (1) | GR3035872T3 (pt) |
PT (2) | PT674050E (pt) |
Families Citing this family (17)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP0593409B1 (de) * | 1992-10-16 | 1997-01-15 | VAE Aktiengesellschaft | Einrichtung zum Erleichtern der Umstellbewegung von beweglichen Schienen oder Schienenteilen |
CZ279264B6 (cs) * | 1993-05-25 | 1995-03-15 | Pavel Ing. Vršecký | Skluz kolejových výměn |
DE9317723U1 (de) * | 1993-11-19 | 1994-01-20 | Enzesfeld-Caro Metallwerke Ag, Enzesfeld | Weiche für Gleise des schienengebundenen Verkehrs |
DE4405115A1 (de) * | 1994-02-17 | 1995-08-24 | Butzbacher Weichenbau Gmbh | Rolleneinrichtung |
DE4410086C2 (de) * | 1994-03-23 | 1997-08-21 | Krupp Ag Hoesch Krupp | Rollvorrichtung für eine Weichenkonstruktion bei Eisenbahnen im Gleisoberbau |
DE4424392A1 (de) * | 1994-07-13 | 1996-01-18 | Schreck Mieves Gmbh | Zungenhebevorrichtung |
DE29617504U1 (de) * | 1996-10-09 | 1996-12-19 | Schreck-Mieves GmbH, 44225 Dortmund | Rillenschienen-Zungenvorrichtung für eine Rillenschienenweiche und Zungenrolleinrichtung für eine derartige Zungenvorrichtung |
GB9713302D0 (en) * | 1997-06-25 | 1997-08-27 | Bicc Plc | Railway turnout |
DE19922211A1 (de) | 1999-05-14 | 2000-11-16 | Butzbacher Weichenbau Gmbh | Abstützung für eine erste Schiene wie Zungenschiene |
AT410331B (de) * | 1999-05-27 | 2003-03-25 | Vae Ag | Einrichtung zum erleichtern der umstellbewegung und zum elastischen verriegeln von beweglichen schienen oder schienenteilen |
DE10110868B4 (de) * | 2001-03-07 | 2009-12-17 | Walter Hundhausen Gmbh | Rollvorrichtung |
DE10229566A1 (de) * | 2002-07-01 | 2004-01-29 | Schreck-Mieves Gmbh | Rollvorrichtung für Weichenzungen |
DE102004013347A1 (de) | 2003-08-15 | 2005-04-14 | Bwg Gmbh & Co. Kg | Anordnung zum Umstellen einer Zungenschiene zu einer Backenschiene |
DE102005032417B4 (de) * | 2005-07-12 | 2014-12-11 | Jörg Lorenz | Rollvorrichtung zur Abstützung einer Weichenzunge |
JP4909717B2 (ja) * | 2006-11-20 | 2012-04-04 | 公益財団法人鉄道総合技術研究所 | 微少変位定圧機構及び転てつ減摩器 |
AT519128B1 (de) * | 2016-12-29 | 2018-04-15 | Amstetten Buntmetall | Vorrichtung zum bewegen einer zungenschiene einer weiche |
CN112575629B (zh) * | 2019-09-30 | 2021-12-07 | 比亚迪股份有限公司 | 台阶处理装置及平移式道岔 |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE314265C (pt) * | ||||
US1965803A (en) * | 1933-07-25 | 1934-07-10 | Welles M Post | Railway switch |
DE1056641B (de) * | 1957-02-25 | 1959-05-06 | Carl Dan Peddinghaus Kommandit | Federnde, in der Hoehe einstellbare Rollenlagerung fuer Weichenzungen |
DE1658366A1 (de) * | 1967-10-16 | 1970-10-22 | Wolfen Filmfab Veb | Weichenzungenleitvorrichtung |
-
1991
- 1991-07-25 DE DE9109182U patent/DE9109182U1/de not_active Expired - Lifetime
-
1992
- 1992-07-22 PT PT95108465T patent/PT674050E/pt unknown
- 1992-07-22 AT AT92112528T patent/ATE139816T1/de not_active IP Right Cessation
- 1992-07-22 AT AT99116994T patent/ATE254696T1/de active
- 1992-07-22 DE DE59209988T patent/DE59209988D1/de not_active Expired - Lifetime
- 1992-07-22 DE DE59206648T patent/DE59206648D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1992-07-22 ES ES95108465T patent/ES2155863T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1992-07-22 PT PT99116994T patent/PT964100E/pt unknown
- 1992-07-22 EP EP99116994A patent/EP0964100B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1992-07-22 EP EP92112528A patent/EP0532860B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1992-07-22 AT AT95108465T patent/ATE199415T1/de not_active IP Right Cessation
- 1992-07-22 ES ES92112528T patent/ES2090424T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1992-07-22 DK DK95108465T patent/DK0674050T3/da active
- 1992-07-22 EP EP95108465A patent/EP0674050B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1992-07-22 DK DK92112528.2T patent/DK0532860T3/da active
- 1992-07-22 DE DE59209892T patent/DE59209892D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1992-07-22 DK DK99116994T patent/DK0964100T3/da active
- 1992-07-22 ES ES99116994T patent/ES2212434T3/es not_active Expired - Lifetime
-
2001
- 2001-05-15 GR GR20010400725T patent/GR3035872T3/el not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0532860B1 (de) | 1996-06-26 |
ATE254696T1 (de) | 2003-12-15 |
DK0674050T3 (da) | 2001-06-18 |
EP0674050A1 (de) | 1995-09-27 |
GR3035872T3 (en) | 2001-08-31 |
DE59206648D1 (de) | 1996-08-01 |
EP0964100A3 (de) | 1999-12-29 |
DE59209892D1 (de) | 2001-04-05 |
DE9109182U1 (de) | 1991-11-14 |
EP0532860A1 (de) | 1993-03-24 |
ES2090424T3 (es) | 1996-10-16 |
ES2155863T3 (es) | 2001-06-01 |
ATE139816T1 (de) | 1996-07-15 |
DE59209988D1 (de) | 2003-12-24 |
ES2212434T3 (es) | 2004-07-16 |
ATE199415T1 (de) | 2001-03-15 |
DK0532860T3 (da) | 1996-11-04 |
DK0964100T3 (da) | 2004-03-29 |
PT964100E (pt) | 2004-04-30 |
EP0964100A2 (de) | 1999-12-15 |
EP0964100B1 (de) | 2003-11-19 |
EP0674050B1 (de) | 2001-02-28 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT674050E (pt) | Suporte de rolos para uma lamina da agulha agregada a um carril de encosto | |
ES2371907T3 (es) | Fijación elástica de carril para instalaciones de vías férreas. | |
ES2336612T3 (es) | Dispositivo para guiar un cuerpo y columna de direccion para un vehiculo de motor. | |
ES2566541T3 (es) | Sistema para la fijación de un carril | |
BR112014033029B1 (pt) | Sapata de rolo-guia para conduzir uma cabine de elevador ou um contrapeso de uma instalação de um elevador e instalação de elevador | |
KR20080000289A (ko) | 차량용 스태빌라이저 바의 마운팅 장치 | |
ES2220518T3 (es) | Dispositivo de apriete para soportes. | |
BRPI1010632B1 (pt) | fixação de elementos de suspensão para elementos de suspensão em um sistema de elevador | |
JPH08510021A (ja) | 鉄道レールの支持及び固定装置 | |
ES2400556T3 (es) | Guía de rodillo de ascensor | |
ES2728938T3 (es) | Dispositivo para la fijación de un carril para vehículos sobre carriles | |
KR102255438B1 (ko) | 레일을 지면에 고정하기 위한 텐션 클램프 및 고정점 | |
BR102020007741A2 (pt) | sistema de fixação de trilhos | |
US6116565A (en) | Horizontal glide damper | |
KR101951734B1 (ko) | 교량의 핑거 조인트 | |
US20060237622A1 (en) | Combination of an height-adjustable foot and an adjusting tool | |
ES2230885T3 (es) | Dispositivo de soporte para railes de via ferrea. | |
KR100373436B1 (ko) | 궤도레일시트 | |
ES2297548T3 (es) | Dispositivo absorbedor de vibraciones. | |
PL176589B1 (pl) | Urządzenie rolkowe | |
PT89084B (pt) | Dispositivo de fixacao de um carril de caminho de ferro sobre uma travessa, constituido por um garrote e uma cunha | |
ES2321182T3 (es) | Sistema de fijacion de una cuchilla para una debastadora de disco. | |
BR112021005027A2 (pt) | suporte para um trilho | |
JP2984677B1 (ja) | 免震支承装置 | |
ES2355236T3 (es) | Apoyo lateral. |