PT2285685E - Dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes - Google Patents

Dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes Download PDF

Info

Publication number
PT2285685E
PT2285685E PT97655591T PT09765559T PT2285685E PT 2285685 E PT2285685 E PT 2285685E PT 97655591 T PT97655591 T PT 97655591T PT 09765559 T PT09765559 T PT 09765559T PT 2285685 E PT2285685 E PT 2285685E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
filling
functional
channel
mandrel
protective cover
Prior art date
Application number
PT97655591T
Other languages
English (en)
Inventor
Bernd Hansen
Original Assignee
Bernd Hansen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bernd Hansen filed Critical Bernd Hansen
Publication of PT2285685E publication Critical patent/PT2285685E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B9/00Enclosing successive articles, or quantities of material, e.g. liquids or semiliquids, in flat, folded, or tubular webs of flexible sheet material; Subdividing filled flexible tubes to form packages
    • B65B9/10Enclosing successive articles, or quantities of material, in preformed tubular webs, or in webs formed into tubes around filling nozzles, e.g. extruded tubular webs
    • B65B9/24Enclosing successive articles, or quantities of material, in preformed tubular webs, or in webs formed into tubes around filling nozzles, e.g. extruded tubular webs the tubes being formed in situ by extrusion

Description

1
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO PARA A PRODUÇÃO E PARA O ENCHIMENTO DE RECIPIENTES" A presente invenção refere-se a um dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes, no qual pelo menos uma mangueira de material sintético plastificado pode ser extrudida num molde aberto, sendo que por meio de um dispositivo de enchimento, que apresenta vários canais funcionais separados uns dos outros, pelo menos o material de enchimento por meio de um mandril de enchimento atribuído a um molde correspondente pode ser introduzido em recipientes correspondentes.
No estado da técnica sob a marca Bottelpack® é conhecido um sistema, que possibilita uma moldagem (sopro ou moldagem por vácuo), um enchimento e um fecho automatizados de recipientes de modo económico. Quando são introduzidos produtos de elevada sensibilidade nos referidos recipientes como, por exemplo, produtos farmacêuticos, têm de ser cumpridos os padrões internacionais relativos à embalagem assética. Para este efeito nas soluções conhecidas o molde, quando está na posição de enchimento, encontra-se por baixo de um chamado espaço de enchimento esterilizado (ASR), no qual flui ar esterilizado sobre o orifício de enchimento aberto dos recipientes e forma uma proteção eficaz contra a penetração de germes, até que após a finalização do procedimento de enchimento os componentes de moldagem estejam fechados, para através de um procedimento combinado de vácuo-soldagem formar o fecho de cabeça desejado do recipiente. Os espaços de enchimento esterilizados da referida natureza e os respetivos dispositivos para o enchimento esterilizado de recipientes são conhecidos no 2 estado da técnica, por exemplo, da DE 196 48 087 AI ou da US 5,862,840.
Como medida adicional, para assegurar uma esterilidade durante a produção, que de acordo com a classificação internacional corresponde à classe 100, rotativamente e pelo menos no inicio de um ciclo de produção é realizada uma limpeza e uma esterilização cuidada tanto do dispositivo de enchimento com os respetivos canais funcionais como igualmente dos componentes que atuam conjuntamente com este. A presente invenção tem por objetivo disponibilizar um dispositivo da natureza acima referida, no caso do qual os procedimentos de limpeza e de esterilização possam ser realizados de forma particularmente simples e com uma eficiência melhorada relativamente ao estado da técnica.
De acordo com a presente invenção o referido objetivo é alcançado através das caracteristicas da reivindicação 1 na sua totalidade.
Por conseguinte a particularidade da presente invenção reside no fato de apresentar uma cobertura de proteção, que apresenta pelo menos um espaço funcional; que na respetiva posição de funcional estabelece uma ligação para a condução de meios para efeitos de limpeza e/ou de esterilização e/ou de secagem entre o respetivo espaço funcional e o respetivo canal funcional a atribuir do dispositivo de enchimento, e; que durante a produção e o enchimento dos recipientes é removida da respetiva posição funcional. Assim é concebida a possibilidade de, através de um respetivo canal funcional do dispositivo de enchimento, introduzir os meios no espaço 3 funcional ou nos espaços funcionais no interior da cobertura de proteção, que são considerados para a limpeza, a esterilização, o arrefecimento/a secagem. Por outras palavras, a cobertura de proteção forma um componente integrante de um dispositivo de limpeza, de esterilização e/ou de secagem, que pode ser operado através da alimentação de meios correspondente a partir do dispositivo de enchimento, para colocar o dispositivo num estado assético para o inicio do ciclo de produção.
De acordo com a presente invenção a cobertura de proteção apresenta um primeiro espaço funcional e um segundo espaço funcional, deslocados um relativamente ao outro na direção do deslocamento longitudinal do respetivo mandril de enchimento e dos quais o primeiro aloja a secção de extremidade do respetivo mandril de enchimento, na qual se encontra a saída do canal funcional que se estende centralmente no mandril de enchimento, que durante o enchimento serve de canal de enchimento. Devido aos meios que fluem da saida de material de enchimento e que fluem através do canal de enchimento por conseguinte a secção de extremidade do mandril de enchimento é diretamente circundada, de modo que durante a produção do estado assético do canal de enchimento em si simultaneamente é tratado o lado exterior da secção de extremidade do respetivo mandril de enchimento.
No caso das formas de realização do dispositivo para uma produção racional o pelo menos um mandril de enchimento pode ser posicionado em posições operacionais selecionadas por deslocamento longitudinal e na posição operacional que atua conjuntamente com a cobertura de proteção ser alojada uma secção longitudinal em pelo menos um espaço funcional 4 da cobertura de proteção que se encontra na posição funcional. Por conseguinte o meio previsto para o procedimento de limpeza, de esterilização ou de secagem/arrefecimento a realizar pode fluir diretamente através dos canais funcionais correspondentes, que se estendem no interior ou ao longo do respetivo mandril de enchimento, para o espaço correspondente no interior da cobertura de proteção. Assim não é apenas realizada a limpeza, a esterilização e a secagem dos canais funcionais do sistema atravessados pelos meios, mas os meios correspondentes atuam igualmente sobre o lado exterior do mandril de enchimento que se encontra no espaço funcional da cobertura de proteção, de modo que os procedimentos de limpeza, de esterilização e de secagem atuam igualmente sobre as superfícies exteriores das respetivas secções de mandril de enchimento, as quais estão alojadas na cobertura de proteção.
Preferencialmente o segundo espaço funcional da cobertura de proteção é concebido para o alojamento da secção longitudinal do respetivo mandril de enchimento que está conectada à secção de extremidade e apresenta um orificio de entrada, através do qual na posição operacional correspondente e na posição funcional da cobertura de proteção se estende o respetivo mandril de enchimento e através do qual pode ser estabelecida a ligação entre o segundo espaço funcional e um canal funcional adicional do dispositivo de enchimento. Os canais da referida natureza podem estar previstos por exemplo para a alimentação de ar esterilizado, que durante o procedimento da formação da mangueira serve como ar de suporte, ou, como canal de alimentação para meios de arrefecimento. Considerando que entre a secção longitudinal do mandril de enchimento 5 alojado no segundo espaço funcional da cobertura de proteção e o pelo menos um canal de alimentação para meios da referida natureza é estabelecida uma ligação, a alimentação de meios de limpeza, de esterilização e de secagem não conduz apenas aos tratamento correspondente dos canais para alimentação de meios, mas atua igualmente sobre o lado exterior do mandril de enchimento correspondente alojado no segundo espaço funcional da cobertura de proteção.
De acordo com as formas de realização, nas quais o respetivo mandril de enchimento se estende a partir da cabeça de extrusor, que preferencialmente apresenta uma forma de realização alongada com válvulas de extrusor formadoras da mangueira dispostas em série, às quais é atribuída uma série correspondente de mandris de enchimento, a cabeça de extrusor preferencialmente apresenta uma superfície frontal, na qual a parede de cobertura que apresenta o orifício de entrada (51) do respetivo segundo espaço funcional da cobertura de proteção na respetiva posição funcional assenta de forma nivelada. De acordo com exemplos de realização particularmente vantajosos neste caso a disposição é realizada, de modo que o canal funcional adicional se estende ao longo do lado exterior do mandril de enchimento através da cabeça de extrusor e desemboca na respetiva superfície frontal, de modo que através do orifício de entrada na parede de cobertura da cobertura de proteção assentada é formada a ligação para o respetivo segundo espaço funcional, nomeadamente pelo fato de o canal funcional adicional se prolongar ao longo do lado exterior do mandril de enchimento através do orifício de entrada para o interior da cobertura de proteção. 6
Preferencialmente cada espaço funcional da cobertura de proteção apresenta uma saida para meios, através da qual podem ser evacuados para o exterior os respetivos meios alimentados através da ligação com canais funcionais do dispositivo de enchimento como, por exemplo, meios de limpeza e/ou meios de esterilização e/ou meios de arrefecimento/secagem.
De acordo com exemplos de realização vantajosos a disposição pode ser realizada, de modo que a cobertura de proteção forma um corpo de proteção, a cujo respetivo orifício de entrada está ligado o segundo espaço funcional, que está separado do primeiro espaço funcional coaxialmente subsequente através de uma inserção de vedação, que forma uma passagem central para a entrada da secção de extremidade do tipo agulheta de enchimento do mandril de enchimento, que forma a saída para o material de enchimento, para o primeiro espaço funcional. A cobertura de proteção através do deslocamento da respetiva parede de cobertura ao longo da superfície frontal da cabeça de extrusor pode ser disposta de forma deslocável para dentro e para fora da posição funcional, o que é possibilitado através de uma forma de realização simples pelo fato de apenas ser necessário um acionamento linear para o movimento de deslocamento da cobertura de proteção.
De acordo com formas de realização, caracterizadas por uma conceção particularmente compacta, o dispositivo de enchimento adicionalmente além do dispositivo de dosagem atribuído ao canal para material de enchimento central do 7 respetivo mandril de enchimento apresenta igualmente os dispositivos de alimentação, através dos quais tanto o canal para material de enchimento como igualmente os restantes canais funcionais facultativamente podem ser alimentados com meios de tratamento e/ou de trabalho como, por exemplo, meios de limpeza, meios de esterilização, meios de secagem ou meios de arrefecimento.
De acordo com formas de realização particularmente vantajosas pelo menos um canal funcional localizado no exterior do mandril de enchimento, que forma uma trajetória de fluxo conduzida ao longo do lado exterior do mandril de enchimento, pode ser alimentado com um meio gaseiforme esterilizado, que no decurso do procedimento de extrusão que forma a mangueira pode ser evacuado na superfície frontal da cabeça de extrusor e no lado interior da mangueira serve como ar de suporte estabilizador da mangueira. Assim não é apenas prevenido um colapso da mangueira antes do procedimento de moldagem do recipiente, como o ar esterilizado forma um espaço esterilizado no interior da mangueira. Por outras palavras, tanto o interior da mangueira como o molde, na posição de enchimento, encontram-se num chamado espaço de enchimento esterilizado (ASR), no qual flui ar esterilizado sobre o orifício de enchimento aberto dos recipientes e forma uma proteção eficaz contra a penetração de germes, até que após a finalização do procedimento de enchimento os componentes de moldagem estejam fechados, para através de um procedimento combinado de vácuo-soldagem formar o fecho de cabeça desejado do recipiente.
Em seguida a presente invenção é mais detalhadamente explicada com base num exemplo de realização apresentado nas figuras. Em que:
Fig.l apresenta uma representação geral altamente esquematicamente simplificada e parcialmente em corte vertical de um exemplo de realização do dispositivo de produção de acordo com a presente invenção, em que é apresentado o estado operacional no procedimento de produção, no qual o único mandril de enchimento visível com a respetiva extremidade do tipo agulheta se estende para dentro de um molde com componentes de moldagem móveis;
Fig.2 apresenta uma representação ligeiramente ampliada relativamente à Fig.l e parcialmente em corte vertical apenas da cabeça de extrusor e de um mandril de enchimento com dispositivo de enchimento associado, em que o mandril de enchimento é apresentado numa posição operacional, na qual é alojado numa cobertura de proteção com uma secção longitudinal, que se encontra na superfície frontal da cabeça de extrusor na respetiva posição funcional;
Fig.3 apresenta uma representação de acordo com a Fig.2, em que contudo o mandril de enchimento está recolhido para uma posição operacional para a cabeça de extrusor, em que a cobertura de proteção pode ser deslocada para fora da respetiva posição funcional;
Fig.4 apresenta um corte parcial vertical altamente ampliado relativamente às Figs. 2 e 3 e parcialmente desmontado, em que são apresentadas as posições operacionais e funcionais, e;
Fig.5 apresenta um corte vertical esquematicamente simplificado, em que tal como na Fig.l é apresentada a posição de enchimento do único mandril de enchimento visível e em que é evidenciado um espaço esterilizado que 9 se estende no interior da mangueira ao longo do respetivo lado exterior entre a cabeça de extrusor e o molde.
Na Fig.l uma estrutura de dispositivo como um todo é assinalada com 1. Na respetiva estrutura de base 3 está alojada uma cabeça de extrusor 5, que no caso de dispositivos da referida natureza em si conhecidos apresenta pelo menos uma matriz de extrusão (50 nas Figs. 4 e 5) , da qual numa superfície frontal 7 da cabeça de extrusor 5 durante a operação sai uma mangueira (52 na Fig.5), a qual é formada por um material sintético plastificado alimentado na cabeça de extrusor 5. Considerando que os dispositivos de extrusão da referida natureza, por exemplo sob a forma de dispositivos que trabalham de acordo com o processo Bottlepack®, são em si conhecidos, resta fazer uma explicação mais detalhada da cabeça de extrusor 5. Note-se apenas que o dispositivo de enchimento 9 apresenta pelo menos um mandril de enchimento 11, que se estende na cabeça de extrusor 5 numa direção longitudinal. Embora nas Figs. apenas seja apresentado um dispositivo de enchimento 9 com um mandril de enchimento 11 respetivamente, é evidente, que a cabeça de extrusor 5 preferencialmente na direção perpendicular relativamente ao plano de desenho se estende longitudinalmente, e, que pode apresentar uma multiplicidade de dispositivos de enchimento 9 com mandris de enchimento 11 dispostos em série na direção perpendicular relativamente ao plano de desenho.
De acordo com o que é conhecido relativamente a dispositivos da referida natureza o mandril de enchimento 11 respetivamente pode ser posicionado em diferentes posições operacionais selecionadas na direção longitudinal, por exemplo, de modo que com o respetivo dispositivo de 10 enchimento 9 fica alojado no suporte de estrutura 13 de forma reposicionável. Em qualquer dos casos os mandris de enchimento 11 são reposicionados com um controlo por pulsos nas posições operacionais necessárias para o procedimento de produção e de enchimento assim como para a limpeza, a esterilização e a secagem.
As Figs. 1 e 5 apresentam o mandril de enchimento 11 numa posição operacional deslocada para um procedimento de enchimento, em que a secção de extremidade adelgaçada do tipo agulheta de enchimento 15 é deslocada para um molde que ainda não está fechado no lado da frente 17. Neste caso numa disposição tipo carrossel componentes de moldagem individuais 19 em pares são aproximados um na direção do outro numa trajetória em arco ficticia, para produzir um molde de produção fechado, e, para a respetiva abertura, voltam a ser afastados um do outro. Para uma alimentação dosificada de material de enchimento da secção de extremidade 15 cada mandril de enchimento 11 apresenta um canal funcional centralmente disposto sob a forma de um canal de enchimento assinalado com 21 nas Figs. 4 e 5. A partir de uma linha de material de enchimento central 23 podem ser alimentadas unidades de dosagem controladas 25 de cada dispositivo de enchimento 9 com o produto a encher. As unidades de dosagem 25 respetivamente dispensam as quantidades de dosagem necessárias para o procedimento de enchimento de forma controlada por pulsos para o canal de enchimento 21 associado.
Ao contrário das Figs. 1 e 5 as Figs. 2 a 4 apresentam posições operacionais, que o referido mandril de enchimento 11 assume, enquanto são realizadas medidas de preparação, antes de ser iniciado um procedimento de produção. 11
Relativamente a isto as Figs. 2 a 4 apresentam uma posição operacional, na qual o mandril de enchimento 11, que está recolhido para fora da área do molde 17, com uma área longitudinal é alojado no interior de uma cobertura de proteção 27. Neste caso, conforme é evidente na Fig.4, trata-se da secção de extremidade do tipo agulheta de enchimento 15 com a saída para material de enchimento e uma secção longitudinal 29 conectada a esta (Fig.4). A secção de extremidade 15 encontra-se num primeiro espaço funcional 31 no interior da cobertura de proteção 27, sendo que o canal de saída 33 forma uma saída para meios para fora do espaço 31. A secção longitudinal 29 conectada à secção de extremidade 15 na cobertura de proteção 27 está alojada num segundo espaço funcional 35, a partir do qual um canal de saída (não apresentado) permite uma evacuação de meios para o exterior. Os espaços 31 e 35 estão separados um do outro através de um conjunto vedante 37, através do qual se estende a secção de extremidade do tipo agulheta de enchimento 15 para o interior do primeiro espaço 31, quando o mandril de enchimento 11 assume a posição operacional apresentada nas Figs. 2 e 4. Além dos canais funcionais que se estendem no mandril de enchimento 11 em dispositivos da referida natureza em si conhecidos, tal como o canal de enchimento central 21, está previsto pelo menos um canal funcional adicional, que serve como canal para alimentação de meios, conforme apenas é mais evidente nas Figs. 4 e 5, em que o referido canal é assinalado com 39. 0 referido canal funcional adicional 39 estende-se ao longo do lado exterior dos referidos mandris de enchimento 11, conforme é evidente nas Figs. 4 e 5, a partir de uma ligação de alimentação de influxo 41 (Fig.5), continuamente até a uma tubeira de saída 40 na superfície frontal 7 da cabeça de extrusor 5. As ligações previstas para eventuais canais 12 funcionais adicionais, tais como entradas de arrefecimento do mandril e saídas de arrefecimento do mandril, na Fig.5 são assinaladas com 42 e 44.
No estado operacional apresentado nas Figs.2 e 4 o corpo de proteção 42 da cobertura de proteção 27 com a respetiva parede de cobertura 47 assenta de forma nivelada na superfície frontal 7 da cabeça de extrusor 5. Neste caso o bordo do orifício de entrada 51 na parede de cobertura 47 do corpo de proteção 45 está direcionado para a tubeira 40 do canal funcional 39, de modo que o canal funcional 39 através do orifício de entrada 51 se prolonga para o interior do segundo espaço funcional 35. Simultaneamente o primeiro espaço funcional 31 da cobertura de proteção 27 através do orifício de enchimento na secção de extremidade 15 está em ligação com o canal de enchimento 21.
No caso do estado apresentado nas Figs. 2 e 4 o corpo de proteção 45 da cobertura de proteção 27 com a respetiva parede de cobertura 47 assenta de forma nivelada na superfície frontal 7 da cabeça de extrusor 5, e, nomeadamente no interior do bordo do referido orifício de matriz de extrusão 50, relativamente à qual este é vedado através de uma disposição de vedação 49 alojada na parede de cobertura 47. No interior da disposição de vedação 49 a parede de cobertura 47 do corpo 45 apresenta um orifício de entrada 51, através do qual se estende a secção longitudinal 29 do mandril de enchimento 11 para o interior da cobertura de proteção 27. A dimensão do orifício de entrada 51 é calculada, de modo que a tubeira 40 do canal para alimentação de meios 39 no bordo do orifício de entrada 51 está em ligação com o segundo espaço funcional 35 na cobertura de proteção 27. Simultaneamente o primeiro 13 espaço funcional 31 da cobertura de proteção 27 através do orifício de material de enchimento na secção de extremidade 15 está em ligação com o canal de enchimento 21.
No caso deste estado operacional podem ser realizadas várias medidas relativas à limpeza e à esterilização através da ligação entre os canais 21,39 do mandril de enchimento 11 com os espaços 31 e 35 da cobertura de proteção 27. Neste caso pode proceder-se, de modo que através da ligação de alimentação 23 e do dispositivo de dosagem 25 posicionado num estado de passagem de fluxo é alimentado fluído de limpeza, que limpa o canal de enchimento 21, no espaço funcional 31, a partir do qual o fluido é evacuado através do canal 33. Através da ligação entre o canal para a alimentação de meios 39 e o segundo espaço funcional 35 a partir da ligação de alimentação 41 do dispositivo de enchimento 9 é possível uma alimentação de meios adicional, pelo que a secção longitudinal 29 do mandril de enchimento 11 é limpa ou esterilizada. Na mesma posição operacional do mandril de enchimento 11 e no caso da cobertura de proteção 27 se encontrar na posição funcional subsequentemente à limpeza do canal de enchimento 21 pode ser iniciado o procedimento de esterilização, no qual através do dispositivo de enchimento 9 é alimentado vapor quente a pelo menos 121°C através do canal de enchimento 21, que não esteriliza apenas o lado interior do canal de enchimento 21 mas igualmente no interior do espaço 31 da cobertura de proteção 27 o lado exterior da secção de extremidade 15. De modo correspondente através do canal para alimentação de meios 39 pode ser alimentado vapor quente esterilizador para o espaço 35 da cobertura de proteção 27, de modo que é igualmente esterilizado o lado exterior da secção 29. 14
Conforme é convencional no caso de procedimentos de limpeza e de esterilização subsequentemente através das mesmas ligações para meios pode ser realizado o procedimento de secagem/arrefecimento, em que o condensado do vapor de esterilização é afastado por sopro com ar esterilizado. A seguir à secagem o referido mandril de enchimento 11 é recolhido para a posição operacional apresentada na Fig. 3, de modo que a cobertura de proteção 27 é deslocada para fora da posição funcional apresentada nas Figs. 2 a 4, sendo que a cobertura de proteção 27 é, por exemplo, deslocada na direção perpendicular relativamente ao plano de desenho na superfície frontal 7 da cabeça de extrusor 5.
Após a remoção da cobertura de proteção 27 da posição funcional o dispositivo está preparado para o início do ciclo de produção. Considerando que durante a fase de produção apresentada nas Figs. 1 e 5 a tubeira 40 do canal funcional 39 que se estende ao longo do lado exterior do mandril de enchimento 11 está disposta no interior da mangueira 52 (Fig. 5) que sai do orifício da matriz de extrusão 50, o meio alimentado através do canal funcional 39 flui para o interior da mangueira 52. Durante a respetiva trajetória da cabeça de extrusor 5 até ao interior do molde 17 esta forma um espaço fechado. Por conseguinte durante a entrada de ar esterilizado através do canal funcional 39 é formado um espaço de enchimento esterilizado 53, no interior do qual é realizada a totalidade do procedimento de produção, quer dizer, até à formação do fecho de cabeça no recipiente cheio, o que é realizado através do fecho dos referidos componentes de molde 17. Considerando que os mecanismos de moldagem são em si conhecidos, nas figuras o molde assinalado com 17 na 15 íntegra apenas é apresentado de forma esquematicamente simplificada, sem representação particular de componentes principais e de componentes de cabeça. Devido à conceção de acordo com a presente invenção através da tubeira de saída 40 não é apenas alcançada uma estabilização da mangueira por meio de ar de suporte introduzido, mas igualmente, através da introdução de ar esterilizado, a formação de uma zona esterilizada, de modo que o dispositivo cumpre os padrões internacionais relativos à embalagem assética (classe 100).
Lisboa, 18 de Julho de 2013

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes, no qual pelo menos uma mangueira de material sintético plastificado pode ser extrudida num molde aberto (17), em que por meio de um dispositivo de enchimento (9), que apresenta vários canais funcionais (21, 39) separados uns dos outros, pelo menos o material de enchimento por meio de um mandril de enchimento (11) atribuido a um molde (17) correspondente pode ser introduzido em recipientes correspondentes, caracterizado por apresentar uma cobertura de proteção de mandril (27), que apresenta pelo menos um espaço funcional (31, 35) ; que na respetiva posição de funcional estabelece uma ligação para a condução de meios para efeitos de limpeza e/ou de esterilização e/ou de secagem entre o respetivo espaço funcional (31, 35) e o canal funcional (21, 39) do dispositivo de enchimento (9) a atribuir respetivamente, e; que durante a produção e o enchimento dos recipientes é removida da respetiva posição funcional, e por a cobertura de prpteção (27) apresentar um primeiro espaço funcional (31) e um segundo espaço funcional (35), deslocados um relativamente ao outro na direção do deslocamento longitudinal do respetivo mandril de enchimento (11) e dos quais o primeiro (31) aloja a secção de extremidade (15) do respetivo mandril de enchimento (11), na qual se encontra a saida do canal funcional que se estende centralmente no mandril de enchimento (11), que durante o enchimento serve de canal de enchimento (21).
2. Um dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o pelo menos um mandril de enchimento (11) poder ser posicionado em posições operacionais 2 selecionadas por deslocamento longitudinal e no qual na posição operacional que atua conjuntamente com a cobertura de proteção (27) ser alojada uma secção longitudinal (15, 29) em pelo menos um espaço funcional (31, 35) da cobertura de proteção (27) que se encontra na posição funcional.
3. Um dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o segundo espaço funcional (35) da cobertura de proteção (27) ser concebido para o alojamento da secção longitudinal (29) do respetivo mandril de enchimento (11) que está conectada à secção de extremidade (15) e apresentar um orificio de entrada (51), através do qual na posição operacional correspondente e na posição funcional da cobertura de proteção (27) se estende o respetivo mandril de enchimento (11) e através do qual pode ser estabelecida a ligação entre o segundo espaço funcional (35) e um canal funcional adicional (39) do dispositivo de enchimento (9).
4. Um dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o respetivo mandril de enchimento (11) se estender através de uma cabeça de extrusor (5), que apresenta uma superfície frontal (7), na qual a parede de cobertura (47) que apresenta o orificio de entrada (51) do respetivo segundo espaço funcional (35) da cobertura de proteção (27) na respetiva posição funcional assenta de forma nivelada, e, por o canal funcional (39) adicional se estender ao longo do lado exterior do mandril de enchimento (11) através da cabeça de extrusor (5) e desembocar na respetiva superfície frontal (7), de modo que através do orifício de entrada (51) na parede de cobertura (47) da cobertura de proteção (27) assentada estabelecida a ligação para o respetivo segundo espaço funcional (35). 3
5. Um dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado por cada espaço funcional (31, 35) da cobertura de proteção (27) apresentar uma saida para meios (33), através da qual podem ser evacuados para o exterior os respetivos meios alimentados através da ligação com canais funcionais (21, 39) do dispositivo de enchimento (9) como, por exemplo, meios de limpeza e/ou meios de esterilização e/ou meios de arrefecimento/secagem.
6. Um dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a cobertura de proteção (27) formar um corpo de proteção (45), a cujo respetivo orificio de entrada (51) está ligado o segundo espaço funcional (35), que está separado do primeiro espaço funcional (31) coaxialmente subsequente através de uma inserção de vedação (37), que forma uma passagem central para a entrada da secção de extremidade do tipo agulheta de enchimento (15) do mandril de enchimento (11), que forma a saida para o material de enchimento, para o primeiro espaço funcional (31) .
7. Um dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a cobertura de proteção (27) através do deslocamento da respetiva parede de cobertura (47) ao longo da superfície frontal (7) da cabeça de extrusor (5) poder ser colocada dentro e fora da posição funcional.
8. Um dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por o dispositivo de enchimento (9) adicionalmente além do dispositivo de dosagem (25) atribuído ao canal para material de enchimento central do respetivo mandril de enchimento apresentar 4 igualmente os dispositivos de alimentação (23, 41), através dos quais tanto o canal para material de enchimento (21) como igualmente os restantes canais funcionais (39) facultativamente podem ser alimentados com meios de limpeza, meios de esterilização, meios de secagem ou meios de arrefecimento.
9. Um dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por pelo menos um canal funcional (39) localizado no exterior do mandril de enchimento (11), que forma uma trajetória de fluxo conduzida ao longo do lado exterior do mandril de enchimento (11), poder ser alimentado com um meio gaseiforme esterilizado, que no decurso do procedimento de extrusão que forma a mangueira (52) pode ser evacuado na superfície frontal (7) da cabeça de extrusor (5) e no lado interior da mangueira tanto serve como ar de suporte estabilizador da mangueira (52) como forma igualmente uma zona esterilizada nesta. Lisboa, 18 de Julho de 2013
PT97655591T 2008-06-17 2009-06-10 Dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes PT2285685E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008028754A DE102008028754A1 (de) 2008-06-17 2008-06-17 Vorrichtung zum Herstellen und Befüllen von Behältern

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2285685E true PT2285685E (pt) 2013-07-24

Family

ID=40984874

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97655591T PT2285685E (pt) 2008-06-17 2009-06-10 Dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes

Country Status (16)

Country Link
US (1) US8480390B2 (pt)
EP (1) EP2285685B1 (pt)
JP (1) JP5432248B2 (pt)
KR (1) KR101498517B1 (pt)
CN (1) CN102066199B (pt)
AU (1) AU2009259653B2 (pt)
BR (1) BRPI0915322B1 (pt)
CA (1) CA2725907C (pt)
DE (1) DE102008028754A1 (pt)
ES (1) ES2425376T3 (pt)
HK (1) HK1154374A1 (pt)
MX (1) MX2010013376A (pt)
PL (1) PL2285685T3 (pt)
PT (1) PT2285685E (pt)
RU (1) RU2503595C2 (pt)
WO (1) WO2009152979A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2199298A1 (en) * 2004-11-17 2010-06-23 Protiva Biotherapeutics Inc. Sirna silencing of Apolipoprotein B
WO2007051303A1 (en) * 2005-11-02 2007-05-10 Protiva Biotherapeutics, Inc. MODIFIED siRNA MOLECULES AND USES THEREOF
DE102011008132A1 (de) * 2011-01-04 2012-07-05 Khs Corpoplast Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Blasformung von sterilen Behältern
EP2741962B1 (en) * 2011-08-08 2019-10-30 Discma AG Method of degasification of a carbonated beverage-filled container
EP2744709B1 (en) * 2011-08-08 2015-10-07 Discma AG Rotary system for simultaneously blowing and filling plastic containers
JP6309959B2 (ja) * 2012-10-16 2018-04-11 コッヒャー−プラスティック マシーネンバウ ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツング プラスチック材料から容器製品を形成する装置
DE102015007690A1 (de) * 2015-06-11 2016-12-15 Kocher-Plastik Maschinenbau Gmbh Verfahren zum Herstellen eines befüllten und geschlossenen Behälters sowie Vorrichtung zum Durchführen des Verfahrens und ein danach hergestellter Behälter
DE102017008803A1 (de) * 2017-09-20 2019-03-21 Kocher-Plastik Maschinenbau Gmbh Vorrichtung zum Herstellen und Befüllen von Behältererzeugnissen
DE102017008802A1 (de) 2017-09-20 2019-03-21 Kocher-Plastik Maschinenbau Gmbh Vorrichtung zum Herstellen und Befüllen von Behältern
CN109204946B (zh) * 2018-10-08 2023-12-15 广州达意隆包装机械股份有限公司 灌装分配器及灌装设备

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1054597A (pt) * 1964-07-10
FR2091884B1 (pt) * 1970-03-27 1974-05-03 Raffinage Cie Francaise
JPS618595U (ja) * 1984-06-20 1986-01-18 澁谷工業株式会社 充填バルブの洗滌装置
JP2668398B2 (ja) * 1988-07-09 1997-10-27 株式会社南陽製作所 練状化粧剤用多色充填機
DE3834184C1 (pt) * 1988-10-07 1989-12-28 Bernd 7166 Sulzbach-Laufen De Hansen
JP2698929B2 (ja) * 1989-04-10 1998-01-19 四国化工機株式会社 包装機械の充填装置における洗浄装置
DE4205655C2 (de) * 1992-02-25 1999-12-16 Bosch Gmbh Robert Verfahren zum Sterilisieren einer Verpackungsmaschine und Vorrichtung zum Durchführen des Verfahrens
JP3359351B2 (ja) * 1992-05-11 2002-12-24 日立造船株式会社 自己洗浄機能付充填ノズル
IT1262305B (it) * 1993-02-23 1996-06-19 Procedimento e impianto per confezionare prodotti fluidi o semifluidi entro contenitori in resina sintetica termoformabile.
DE4409617A1 (de) * 1994-03-21 1995-09-28 Bernd Hansen Einrichtung zum sterilen Befüllen von Behältnissen
US5862840A (en) 1994-03-21 1999-01-26 Hansen; Bernd Device for sterile filling of containers
DE4411629A1 (de) * 1994-04-02 1995-11-02 Tetra Laval Holdings & Finance Ventil zum Abfüllen von Flüssigkeiten in Verpackungen
DE4422713B4 (de) * 1994-06-29 2004-04-08 Robert Bosch Gmbh Verfahren zum Sterilisieren von Teilen einer Verpackungsmaschine sowie eine Vorrichtung zum Durchführen des Verfahrens
IT1281670B1 (it) * 1996-01-16 1998-02-26 Gruppo Bertolaso Spa Metodo ed apparato di sanificazione per macchine ed impianti di riempimento in particolare di prodotti alimentari
DE19904131C2 (de) * 1999-02-03 2001-01-04 Hassia Verpackung Ag Füllstation für eine Aseptik-FFS-Verpackungsmaschine
DE10063282C2 (de) * 2000-12-19 2003-06-18 Bernd Hansen Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen und Befüllen von Behältern
DE50103428D1 (de) * 2001-11-07 2004-09-30 Hassia Verpackung Ag Verfahren zum vorsterilisieren einer schlauchbeutel-verpackungsmaschine
CN2576608Y (zh) * 2002-09-17 2003-10-01 哈尔滨赛德技术发展有限公司 立式袋加盖全自动液体包装机
DE10323335A1 (de) * 2003-05-23 2004-12-16 Hansen, Bernd, Dipl.-Ing. Herstellvorrichtung
ITBO20030411A1 (it) 2003-07-03 2005-01-04 Stk Stocchi Progetti S R L Rubinetto per il riempimento sterile di liquidi alimentari.
DE102004004755A1 (de) * 2004-01-30 2005-08-25 Bernd Hansen Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen und Befüllen von Behältern

Also Published As

Publication number Publication date
CA2725907C (en) 2015-01-06
RU2503595C2 (ru) 2014-01-10
BRPI0915322A2 (pt) 2015-10-27
HK1154374A1 (en) 2012-04-20
AU2009259653A1 (en) 2009-12-23
US20110076355A1 (en) 2011-03-31
CN102066199A (zh) 2011-05-18
DE102008028754A1 (de) 2009-12-24
CA2725907A1 (en) 2009-12-23
ES2425376T3 (es) 2013-10-15
BRPI0915322B1 (pt) 2019-08-06
KR20110017386A (ko) 2011-02-21
US8480390B2 (en) 2013-07-09
JP2011524840A (ja) 2011-09-08
WO2009152979A1 (de) 2009-12-23
CN102066199B (zh) 2013-04-03
PL2285685T3 (pl) 2013-12-31
JP5432248B2 (ja) 2014-03-05
MX2010013376A (es) 2010-12-21
AU2009259653B2 (en) 2013-09-05
KR101498517B1 (ko) 2015-03-04
RU2010153051A (ru) 2012-07-27
EP2285685B1 (de) 2013-07-10
EP2285685A1 (de) 2011-02-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2285685E (pt) Dispositivo para a produção e para o enchimento de recipientes
ES2251522T3 (es) Procedimiento y dispositivo para elaborar y llenar recipientes.
BRPI1012357B1 (pt) Dispositivo com uma câmara de trabalho através da qual recipientes sãomovimentados de um lado de entrada para um lado de saída e método
JP5291082B2 (ja) 酸素含有量を最小限に抑える装置
DE60202995T2 (de) Maschine zum aseptischen Abfüllen
US10456954B2 (en) Method and apparatus for shaping plastics material pre-forms into plastics material containers
PT1989117E (pt) Recipiente e aparelho para a produção do mesmo
JP2019501086A (ja) 包装容器内への好ましくは液状の食品の充填時に滅菌するための装置および方法
EP3096802B1 (en) Sterilization system for a blow/fill/seal machine
BR112016008322B1 (pt) Dispositivo para produção de pelo menos um produto de recipiente de material plástico e processo para produção de produtos de recipiente de material plástico moldados por sopro e enchidos
ES2277136T3 (es) Maquina de llenado y procedimiento para el llenado con productos alimenticios.
PT1708923E (pt) Método e dispositivo para a produção e o enchimento de recipientes
US20170043894A1 (en) Sterilization unit for a filling machine
GB1590612A (en) Method and apparatus for the production by blow-moulding of hollow plastics articles which are closed and sterile
KR102557523B1 (ko) 용기 제품을 제조 및 충전하기 위한 디바이스
CN212290649U (zh) 灭菌装置
PT1700071E (pt) Recipiente e aparelho para a produção do mesmo
ITPR960039A1 (it) Valvola di riempimento in testa riempitrice di contenitori in ambiente asettico per prodotti alimentari
ITBO20110223A1 (it) Dispositivo dosatore per prodotti liquidi